. .00

'

141i4 4%d& 1,711/i/Dt, U4 V arb-,,tk " i A t4L,i11t0,_ 1/1/U- . Latta Gt._. Ut T6-144,4-- fs, /3CR, VI ir747,r''i 4- ,arl'' ievfrete4 - el rytet.)14 ' à4L&4 cta- (4/V1 O. aotelit-t (,•) etc,

=Al) CL:i 016 0) Cet. loAtit'AA Ciairt 114v - • tatkit. (cif: át , Ft 01..1i4 t,J,.i L ci 44: (L./4SO • '&4'6 ske NCS 3.4(16)

Inventário do Arquivo Pessoal

nelson Coelho Senna

ARQUIVO PIMLICO OA CIDADE Belo Horizonte OE BELO HORIZONTE 2000 Rua Itambé 221

CEP 30150-150 • B ol o Horizonte• MO Prefeito Célio de Castro

Secretária Municipal de Cultura Mariza Rezende Afonso

Diretora do Arquivo Publico da Cidade de Belo Horizonte Maria do Carmo Andrade Gomes

Coordenadora do Projeto Nelson de Senna Clotildes Avelar Teixeira

A772

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (MG) Inventário do arquivo pessoal Nelson Coelho de Senna (1876-1952). - Belo Horizonte: APCBH, 2000 100p. : il.

1. Senna, Nelson C. de, 1876-1952 - Arquivos. 2. Arquivos privados - Inventário. I. Título

CDD: 025.1714 Coordenação Editorial Clotildes Avelar Teixeira

Consultoria Arquivística Marta Eloísa Melgaço Neves

Equipe Técnica Leandro Araújo Nunes Ana Maria Leão

Estagiários Daniel Wanderson Ferreira Raquel Chaves Mascarenhas Sara Villas

Revisão de Texto Eliane Márcia Jesuíno

Digitação Cláudio Santos Cendon

Projeto Gráfico IMAGO Design crp

... O-' : s. de., ...tat v(0.1-/{L:WI. , o ,,.J Laser/ z.A.f g.V 411111 ^ - 7}>! ^ i 3.—,^y-Q,.yevf,-:eu r ..0 á-e. ¡f, s . < .t ^r ► .. / . Jc ri;. t^n.Js L =•^G.....'J[f,(^i., 2.. ,^ 4 <. ^r.F i Lc , .- /_ _ ^^^,,° - f• 6w^a. •""" ^^.^e.^..^..:i^^^. 3., .4' 14-,-.44:0

{ó we r_.a }, ac ?,,44.4,..,..,.0...e : ..,; x

NCS.7(4) 1253 O TPr o/elo

O Projeto Nelson de Senna, realizado em parceria com o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e patrocinado pelo Banco Itaú através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura pro- moveu o tratamento especializado que foi dispensado ao conjunto de documentos do Arquivo Pessoal Nelson Coelho de Senna.

Como resultado, além da publicação deste instrumento de pesquisa, foi realizada a descrição analítica da série "Correspondências", que se encontra disponível na sala de consultas do APCBH e uma exposição com pa rte dos documentos do ace rvo acompanhada de uma ca rtilha pedagógi- ca a ser distribuída aos alunos visitantes.

Um dos primeiros arquivos pa rticulares a ser recolhido por essa instituição, o Arquivo Pessoal Nelson Coelho de Senna, agora disponível para a consulta pública, vem ce rtamente contribuir para elevar o volume de trabalhos sobre a história da cidade, do estado e do país.

Projeto Nelson de Senna 07

^presenlav¢o

O Arquivo Pessoal Nelson de Senna foi doado ao Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte pela sua família, na pessoa de sua neta Eliana Ahouagi, em abril de 1999. Produto de suas inúmeras atividades, reúne parte significativa do legado intelectual e político do titular, no qual destacamos os manuscritos de seus trabalhos sobre a toponímia indígena e africana, entre outros estudos sobre as heranças Iingúísticas em . A iniciativa de disponibilizar o ace rvo aos pesquisadores e público em geral neste ano em que se completam os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil partiu da convicção de que as "comemorações" deveriam traduzir-se em oportunidades concretas de reflexão e produção de trabalhos que enriqueçam o conhecimento sobre o tema e seus desdobramentos.

Nesse sentido o arquivo apoiou efetivamente o projeto de preservação, organização e acesso ao ace rvo, coordenado pela historiadora Clotildes Avelar Teixeira e aprovado pela Lei Municipal de

Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco Itaú. O inventário aqui apresentado resultou do rigoroso tratamento arquivístico dispensado à documentação, sob a orientação técnica de Marta

Melgaço Neves, Leandro Araújo Nunes e Ana Maria Carneiro Leão. O instrumento agora publicado dá plenas condições de acesso e pesquisa ao rico ace rvo de Nelson de Senna.

Com a doação desse arquivo pessoal e a realização do projeto de sua organização, o APCBH inaugura um novo momento na relação com seu público consulente e com a sociedade belori- zontina em geral. Ao fazer valer a abertura de sua linha de ace rvo, já prevista em sua legislação original, e promover parcerias que assegurem sua organização e acesso, o Arquivo da

Cidade apresenta-se como instituição capacitada a desenvolver uma política para a preservação dos ace rvos privados de interesse para a história da cidade de Belo Horizonte.

Maria do Carmo Andrade Gomes

Diretora do APCBH

Apresentação 09

Cscreueno6 a kslórid

"Passamos o tempo a arquivar nossas vidas:

arrumamos, desarrumamos, reclassificamos.

Por meio dessas práticas minúsculas, construímos

uma imagem para nós mesmos e às vezes para os

outros".

PHILIPPE ARTIÈRES, 1998

A escrita da história, pautada por abordagens que privilegiam a experiência de homens e mulheres em seu tempo e lugar, trabalha hoje com novas fontes e objetos, renovando, a cada dia, as práticas historiográficas e o trato com os documentos para a construção da memória social e cultural. Os arquivos pessoais constituem-se, em grande parte, nessas novas fontes e necessitam ser prese rvados como bens culturais, principalmente se guardados por instituições públicas, que devem garantir o acesso qualificado aos documentos.

O desafio reside, como adve rte Angela de Castro Gomes, em não "cair nas malhas do feitiço". Quando discute o encantamento dos documentos pessoais como a "ilusão da verdade", a autora denomina como feitiço do arquivo a crença de que "uma documentação pessoal, produzida com a marca da personalidade e não destinada explicitamente ao espaço público, revela seu produtor de forma verdadeira'' . Assim, é ingenuidade acreditar que os arquivos não sofrem a interferên- cia do acumulador na seleção dos documentos, seja ele o produtor ou não. Muitas vezes, quan- do no trabalho com os arquivos privados manifesta-se a intimidade e a cumplicidade, estabelece- se uma relação de proximidade com o autor, na medida em que se busca seguir, passo a passo, a sua trajetória.

Tem-se sempre a impressão de conviver com informações confidenciais que apontam para uma imagem "verdadeira". Nos documentos pessoais, os "nossos 'atores' aparecem de forma fantasticamente 'real' e sem disfarces" 2. O historiador sente-se, então, inserido naquele contexto,

' GOMES, Angela de Castro. Nas malhas do feitiço. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.I 1, n.21 ,1998,p.125. GOMES, Angela de Castro. Nas malhas do feitiço. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.I I, n.21,1998,p.126.

Escrevendo a histt, 1 1 participante e confidente, numa relação profunda e virtualmente próxima do autor. Porém, os atores constroem sempre as suas personagens. E se toda personagem é construção, é represen- tação, também o processo de acumulação de informações pessoais - inclusive aquele que diz respeito a nós mesmos - sofre a interferência da seleção. Trata-se da construção de uma imagem daquilo que acreditamos ser ou queremos que acreditem que somos. Mesmo um diário íntimo sofre de censura quando se imagina a possibilidade de leitura por outra pessoa, qualquer que seja ela. Guardam-se apenas os registros daquilo que merece ser lembrado.

Qualquer coleção de objetos, principalmente aquelas que acompanham grandes períodos da vida de seus colecionadores, sofre periodicamente um processo de organização, chamado de "limpeza', onde passam pela eliminação daquilo que, naquele momento, julga-se pertinente não lembrar, que não deve ser visto, simplesmente porque deixou de ser importante, ou porque se quer esquecer. "O que guardamos registro ou arquivamos é sem- pre em função de um leitor, autorizado ou não (nós mesmos, nossa família, nossos amigos ou ainda nossos colegas)." 3 Neste sentido trabalhar arquivos pessoais constitui-se sim num desafio, tanto para o arquivista, que arranja e descreve a documentação, como para o historiador, que se utiliza das fontes para escrever a história.

Assim, como o documento apresenta-se ao historiador repleto de significados que devem ser entendidos a partir do questionamento sobre o que ele fala e sobre o que ele cala, os arquivos pessoais repetem, em certa medida, o mesmo movimento. A partir da seleção feita durante o processo acumulativo, elegendo os registros que "merecem" ser guardados, o autor constrói a sua versão.

O professor, pesquisador e político Nelson Coelho de Senna, ao que parece, preocupou-se em guardar principalmente os registros de sua trajetória intelectual. Encontram-se em seu arquivo pessoal vários estudos sobre o mesmo tema, o que indica várias elaborações do mesmo trabalho. Como é que ele escrevia tanto? Em entrevista gravada pela equipe do Projeto Nelson de Senna, Eliana Nelson Silviano Brandão Ahouagi trouxe à cena algumas lembranças do "Vovô Nelson", em especial a imagem do homem sentado atrás da mesa do seu escritório/ biblioteca, cercado de livros, escrevendo, escrevendo, escrevendo...

Contudo, apesar de privilegiar os trabalhos de pesquisa e a experiência de vida, o Arquivo Pessoal Nelson de Senna retrata ainda, através de correspondências, sua trajetória de homem público no exercício da advocacia, do magistério e na vida política. Mas a grande massa de documentos diz respeito às pesquisas para publicação. Estudos linguísticos, geográficos e históricos das popu- lações, mais precisamente sobre índios e negros em Minas Gerais, constituem-se nos seus

ARTIERES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vil, n.21,1998, p.10

2 Escrevendo historia. principais trabalhos. Foi essa massa de documentos que chamou minha atenção quando, em meados de 1997, envolvida num trabalho de pesquisa sobre a ilistória da cidade, conheci a biblioteca dos Ahouagi e suas prateleiras repletas de envelopes contendo manuscritos, reco rtes de jornais e vários cadernos. O projeto foi elaborado, após muitas visitas acompanhadas de agradáveis e dive rtidas conversas, em função da eminente necessidade de se promover o tratamento especializado da documentação, para garantir a sua integridade e, ainda, possibilitar o acesso público aos documentos. Todo o conjunto documental foi, então, doado pela família e recolhido pelo APCBH que tornou-se parceiro no desenvolvimento do projeto.

O Inventário do Arquivo Pessoal Nelson de Senna, fruto de um trabalho coletivo e sistemático, é um impo rtante instrumento de pesquisa desse depósito de fontes para a escrita da história belo-horizontina, mineira e brasileira.

Clotildes Avelar Teixeira

Coordenadora do Projeto Nelson de Senna

NCS.7(10)1437

Escrevendo a histc 13

O ¢cerco ^ejson od Senna

Tudo começou em 3 de fevereiro de 1894, quando Nelson de Senna deixou a cidade de São João

Evangelista, onde residia com sua família. Durante oito dias, viajou a cavalo, até chegar a Ouro

Preto, para completar seus estudos e ingressar na Faculdade Livre de Direito.

Mais de 100 anos depois, damo-nos conta de que o relógio do tempo não pode parar e que frutos cuidadosamente sazonados, amadurecem e não podemos "guardar egoisticamente, fragmentos empoeirados de riquezas que precisam brilhar à luz de gerações futuras".

Fo rtalecida por esse pensamente resolvi, apoiada por toda família Nelson de Senna, entregar aos cuidados do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, o precioso ace rvo de Nelson de

Senna que, por trágica circunstância, há mais de 40 anso se encontrava sob meus cuidados e responsabilidade.

Infelizmente, uma pequena parte, incluindo preciosa correspondência, perdeu-se independente de nossa vontade.

Após o falecimento de Nelson de Senna, em 1952, seu filho, Lúcio Otávio, ficou responsável pela coordenação do valioso ace rvo do pai e sua consequente destinação. Mas uma terrível tragédia abalou toda a família, com um acidente em que vieram a falecer o próprio Lúcio Otávio, sua mulher Ceres, seu filho Pedro, assim como seu irmão Fábio e a esposa Mercedes.

Em consequência, muita coisa ficou à deriva. Mas felizmente, antes que tudo se perdesse, minha mãe Yolanda, em momento precioso, conseguiu salvar o que restou, entregando a meus cuidados tudo que foi salvo.

Em 6 de abril de 1999, o ace rvo Nelson de Senna foi, finalmente, entregue aos cuidados do então

diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Carlos Rodrigues, mediante projeto elaborado pela historiadora Clotildes Avelar.

O acervo Nelson de Senna 15 Desde então, Clotildes Avelar e sua equipe vêm desenvolvendo o projeto com o apoio da atual diretora do arquivo, Maria do Carmo Gomes e da equipe de colaboradores. Já tendo sido realizada parte do referido projeto, esperamos que novos incentivos sejam obtidos e possibilitem o melhor desempenho de tão impo rtante contribuição à cultura de Minas Gerais.

Como muito bem sintetizou o ilustre amigo Mello Cançado, era Nelson de Senna "varão de múltiplos carismas e de cultura incomum" acrescentando: "como se fazia no tempo em que o latim não era ainda mal amado:

Virtute vixit - viveu virtuosamente Glorua vivit - viveu gloriosamente Memoria vivei - viverá eternamente"

Continuando, diz Mello Cançado "Ainda como na Idade Média, a Nelson poderíamos aplicar o impressionante interrogatório que, então, se dirigia aos pro-homens?

Sapiens est - Doceat nos (É sábio? - Ensine-nos) Prudens est - Regat nos (É prudente? - Dirija-nos) Sanctus est - Oret pro nobis (É santo? - Reze por nós)"

Fica o registro, e que me perdoem os que não tiveram o privilégio de compreender e saborear toda a riqueza na nossa língua mater, mesmo quando "última flor do Lácio... inculta e bela"

Eliana Nelson Silviano Brandão Ahouagi

... ■ P s a x.v.... A. s..._. - ...^_^ •

NCS.7(1)302

16 0 ace rv o Nelson de Senna U3 0 ceJí)n en/os mefoo/ofó9icos

O filósofo Renato Janine Ribeiro, em texto recente, apresentado em um seminário de arquivos pessoais, discute que estes conjuntos documentais "podem atestar o que o desejo de guardar os próprios documentos pode indicar, será esse anseio de ser, a posteriori, reconhecido por uma identidade digna de nota."' O desenvolvimento das atividades de organização do arquivo de Nelson Coelho de Senna (arranjo e descrição) sugeriu que o seu processo de acumulação foi marcado por vários movimentos, nos quais o desejo de ser reconhecido a posteriori, como explici- ta Janine, não é ausente, mas certamente se constituiu no último, provavelmente, fruto da reflexão da finitude da vida.

O trabalho de organização deste arquivo pessoal possibilitou perceber outras perspectivas, não apenas a de um conjunto final, mas de um processo de acumulação onde é possível identificar movimentos diferenciados. O início da acumulação esteve diretamente vinculado às atividades cotidianas de Nelson de Senna. Em um segundo momento o processo de acumulação transforma-se em uma ação conscientizada, impondo o desenvolvimento de tra- balhos sistematizados que garantissem o controle e o uso adequado do ace rvo que se avoluma- va, levando a elaboração de dois catálogos. Estes catálogos encontram-se acondicionados na série "Obras do Autor" contendo os seguintes títulos atribuídos pelo próprio Senna: "Catálogo da Biblioteca do Dr. Nelson de Senna (/ 904)" e "Catálogo da Biblioteca Brasiliana do Professor Nelson de

Senna (da Universidade Mineira)." 2

Um outro momento neste processo de acumulação é quando, ainda em vida, Senna decide doar parte expressiva de seu arquivo a instituições como o Arquivo Público Mineiro (APM), o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e a Academia Mineira de Letras. Vale destacar que a pa rte do ace rvo que coube ao APM possui um valor informativo expressivo, principalmente no que diz respeito às fotografias. Estas foram cuidadosamente identificadas, como se o doador antevisse como é minucioso, ou mesmo penoso, a realização deste trabalho neste tipo de registro, principalmente quando sobre ele o tempo se acumula. Se ainda não é possível uma explicação precisa para este gesto de doação, é possível esboçar a hipótese de que ele se liga de

'RIBEIRO, Renato Janine. Memórias de si, ou...Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.1 I,n.21,p.35.

2 APCBH/ NCS.6. I (39),(40).

Procedimentos Metodológíc 17 forma consciente ao desejo de contribuir para a disseminação de fontes que possibilitassem a produção historiográfica a respeito de Minas Gerais.

Ainda assim, o processo de acumulação não é interrompido neste momento. Ao que tudo indica a interrupção se faz pelos anos 50 do século XX, bem próximo do falecimento de Senna. A este respeito existem dois registros que hoje integram o arquivo e que podem ser considerados como elucidativos para se compreender a interrupção do processo de acumulação. O primeiro registro é um recorte de jornal, contendo notas biográficas do autor, assinado por Roberto da Macedônia, de I .° de fevereiro de 1950, onde é mencionada a venda de sua biblioteca:

"Pletórico de cultura, vendeu a biblioteca. E o comprador, com um só volume, obteve mais

de metade da quantia dispendida." 3

E o segundo registro trata-se de uma anotação manuscrita do próprio Senna dirigida aos filhos onde de ele apresenta o seguinte alerta:

"Atenção Meus Filhos Estes meus pacientes "Índices Vocabulares" para a língua portuguesa fundada no Brasil - são os mais ricos em vozes e expressões colhidas, em milhares de fontes, durante 50 anos de pesquisas e estudos constantes. Passem a limpo tudo e publiquem, ou entreguem aos Institutos e Academias a que pertenci, caso o governo não os resolva editar." 4

A leitura destes registros sugere que a interrupção do processo de acumulação se inscreve como um ato consciente. Talvez pressentindo a proximidade da morte, Nelson de Senna promove uma última orga- nização no ace rvo; e conclui que parte dele poderia ser desmembrada - a biblioteca. E a outra parte que representava as pesquisas por ele desenvolvidas deveriam ser mantidas, uma vez que buscavam a iden- 1 tificação de aspectos singulares da nação brasileira e se filiavam diretamente a um projeto concebido e implantado desde o século XIX pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O estudo das singulari- dades brasileiras constituía- se em um exercício capaz de garantir ao país uma identidade para apresen- tar-se no cenário mais amplo das "nações", compondo-se assim com a dinâmica internacional do período, certamente será a crença na necessidade de continuidade deste projeto de formatação do caráter nacional que levou Nelson de Senna a imp rimir uma ordem aos seus papeis e solicitar a seus filhos a sua preservação.

Aliando as reflexões do filósofo Janine à experiência da organização do arquivo pessoal de Nelson de Senna criaram-se condições para formular uma compreensão um pouco mais completa a

3 APCBH/ NCS. 4(42) 4 APCBH/ NCS 3.4(16)

18 ocedimentos Metodológicos respeito do que a atividade de acumular documentos pôde significar para este personagem. Tornou-se possível a percepção de que Nelson de Senna certamente julgava-se uma personalidade "digna de nota', mas este merecimento, para ele, fundamentava-se em sua própria capacidade de comprometer-se com o meio social através de um projeto relevante, no caso o da materialização da nação brasileira. Assim o processo de acumulação do seu arquivo, bem como a sua transmissão à posteridade se vincula a um desejo do personagem de demonstrar como suas ações tanto de professor, jornalista parlamentar e jurista foram concebidas e executadas através de procedimentos sistematizados de pesquisa.

A estruturação do arranjo, representada de modo esquemático na página 25, desenvolveu-se a partir da observação de três critérios básicos. O primeiro consistiu na identificação de séries já consideradas como clássicas em arquivos pessoais quais sejam: as de Documentos Pessoais, Correspondências, Iconografia e Exéquias.

A série "Documentos Pessoais" abriga os papéis de caráter mais íntimo como o "Livro de Família para meos filhos" ou os que possibilitam o exercício de atividades civis como os "Passaportes para viagens emitidos pela Secretaria de Polícia'.

A série "Correspondência" compõe-se tanto das comunicações mantidas com familiares e amigos como as que deram suporte ao desenvolvimento de suas atividades profissionais. Destaca-se que Nelson de Senna, de modo geral, não arquivou cópias das correspondências emitidas.

A série "Iconografia" remete de uma maneira geral aos documentos de caráter não textual onde se destacam as imagens em variadas formas de suportes, e acondicionadas pelo próprio Nelson de Senna em álbuns ou mantidas em folhas avulsas. Estes documentos foram agrupados em temas como "indigenismo", "localidades", "personalidades", etc. Foi relevante, mais uma vez, a realização do trabalho sistemático de Senna na identificação destas imagens, que foram mantidas no Inventário que ora se publica.

A série "Exéquias" obviamente foi acumulada pelos familiares e responsáveis pela guarda do ace rvo. Contém as homenagens prestadas a Nelson de Senna após o seu falecimento.

O segundo critério consistiu em identificar os documentos que representavam as atividades específicas desenvolvidas por Senna, estes foram agrupados em três séries distintas.

A série "Estudos Temáticos" permite identificar que a atividade de pesquisa de Senna inicia-se em torno dos temas indígenas e africanos no começo do século XX, tendo como recorte espacial a história de Minas, e se concentrando na origem dos nomes locais, o titular passa a pesquisar os nomes de elementos constituintes da geografia do território mineiro, passando assim

Procedimentos Metodológicos 19 a ocupar-se da corografia de Minas Gerais, trabalho que seria publicado em 1922, e dando origem a subsérie Toponímia e Corografia Mineira e Brasileira .. .

Em 1922, data de sua ida ao Rio de Janeiro, como deputado federal, quando passa a envolver-se em temas de caráter nacional, entre eles, a mineração e siderurgia estudos que dão origem à subsérie de mesmo nome.

Em 1930, de volta a Minas, continua suas pesquisas voltadas para as influências africanas no Brasil. Desde o seu retorno, trata de iniciar uma obra síntese aproveitando todos os vocábulos pesquisados até então. À reunião destes vocábulos, denomina de "Brasilidades Idiomáticas" ou

"Vocabulário Brasileiro" , agrupados na subsérie "Brasilidades Idiomáticas".

A subsérie "Biografia" é formada por ensaios de outros autores sobre Nelson de Senna e dele, sobre a sua família e algumas personalidades.

A subsérie "Mineração e Siderurgia" remete a exploração mineral em Minas Gerais, na Região do Rio Doce, o pedido de concessão para exploração privada, as discussões sobre a lei e a implantação de indústrias siderúrgicas no país realizadas pela Comissão Nacional de Siderurgia.

A subsérie "Estudos para Anuários"compõem-se de diversas pastas contendo recortes e documentos que seriam utilizados nas edições do 'Annuario de Minas Gerais'.

A subsérie "Estudos Literários" revela outra característica de Nelson de Senna: a paixão pela literatura, através de textos assinados sob pseudônimos como João Tapuya ou Pelayo Serrano, além de trabalhos de outros autores.

As duas outras séries que agrupam documentos relativos às atividades desempenhadas por Nelson de Senna são identificadas por 'Atividades Parlamentares" e 'Atividades Acadêmicas". A série 'Atividades Parlamentares" é constituída por projetos de lei, pareceres, emendas constitu- cionais e discursos parlamentares. E a série 'Atividades Acadêmicas", por ensaios e discursos acadêmicos, programas e teses de curso, cadernos de alunos e alguns pareceres, produzidos enquanto membro do Conselho Superior de Instrução Pública de Minas Gerais.

O terceiro critério, de certa forma, foi ditado pelo próprio processo de acumulação do titular. Uma vez que este opta na maioria das vezes em usar cadernos tanto para fazer as suas anotações ou neles colar informações contidas em supo rtes de natureza variada. Ganha destaque a prática de encadernar a rtigos e discursos tanto os de autoria do titular como os de terceiros, muito comum, e tais procedimentos continuaram sendo respeitados tanto no processo de arranjo quanto de descrição. A série identificada por "Publicações" constitui-se em um exemplo, principalmente deste último procedimento descrito.

20 Procedimentos Metodológico' . Os descritores utilizados para identificar as séries e subséries geralmente compõem o próprio vocabulário do titular. Após a identificação dos documentos em suas séries e subséries correspondentes, estes foram ordenados cronologicamente e numerados. Em obediência a um procedimento do titular, ao final de cada série foram agrupados os recortes de jornais cujos con- teúdos se equivalem.

O processo de descrição privilegiou a forma do Inventário, sendo que todas as séries e subséries do fundo Nelson Coelho de Senna sob a guarda do APCBH foram descritas, respeitando a ordem do arranjo. Porém, não se adotou padrão único para a descrição de todas as séries. Destacam-se os documentos da série Correspondência que são apresentados em primeiro lugar a partir de sua tipologia, seguidos de uma classificação dos assuntos e também de uma classificação cronológica. Para a classificação dos assuntos foram definidos os seguintes descritores: Associações Científicas/ Culturais e Beneficentes; Familiar/ Assuntos Pessoais; Atuação Política; Assuntos Acadêmicos e Assuntos Jurídicos.

Para a descrição da série "Publicações" observou-se os procedimentos da referência bibliográfica. 5 Tal opção se vincula diretamente ao formato e a natureza dos registros.

Diante deste quadro onde se optou por descrever as séries utilizando critérios diferenciados é que se justifica a não opção da equipe em qualificar o Inventário de sumário ou analítico como tem sido a prática dos arquivistas brasileiros.

Marta Eloísa Melgalço Neves Leandro Araújo Nunes Ana Maria Leão

NCS.7(8) 5 NBR 6023 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 1989.

Procedimentos Metodológicos 21

▪•

,. O,' -'•- '-r —

— 2h

z4

d-4

yr .!LtLOd 't'T' '4 •,_Q ,/ ,a-L-1 LÉ2/a4 '? 4- - /__/ "—/ /O //L

é O & 4c d -"C-44 £ I- -I- i - tU'° 4 '- iea€ d

Q. /',e4 te Y}. - L7 I*4'''4 'k

44%O • d /y,

.u-o)'a4 I.- £&riA 4// L, it• iT itr. • 10 r 'jjj'e '4Ç'i4' ,i^e- &t $et A _

&,44 y hIzi 4(2

- r ;::1/4 d44, 4'//(

d Ca WIg4 4- . •-. II I- ,o4o• ,,/ -'• - €(-,1 I 4 %"

4z.f( 'I7' I

/ZO/..'/,.) ,i :-

- - , —, r- • OI1uII1 A4I

22 b a d os Bwrfk' ^Qo^os iJiográ/icos

Nelson Coelho de Senna nasceu na cidade mineira do Serro em 11 de outubro de 1876. Estudou

em São João Evangelista, Diamantina e em Ouro Preto, onde se formou no Curso de Ciências

Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito de Minas, em 1897.

Em 1893, dirigiu a sua primeira publicação, o quinzenário "O aprendiz" ainda em Diamantina. Em

Ouro Preto, dirigiu "A Academia" e publicou "Memória Histórica e Descritiva da Cidade e do

Município do Serro", "Serranos Ilustres" e "Páginas tímidas", coletânea de contos e escritos

literários.

Após a inauguração da nova capital e já casado com D. Emilia Gentil Horta Gomes Cândido, Nelson de Senna transferiu-se para Belo Horizonte para lecionar no Ginásio Mineiro, onde já tra-

balhava. Continuou ligado à imprensa. Foi redator-chefe de "O Belo Horizonte", do quinzenário

"A Província" e do jornal "Diário de Minas".

Em 1906, fundou o "Anuário de Minas Gerais" com estudos sobre história, geografia, literatura ,

estatística. No primeiro volume, defende a criação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas

Gerais, que vem acontecer em 1907, ano do seu ingresso na política, quando é eleito deputado

estadual. Seu mandato foi renovado para as legislaturas seguintes, até o ano de 1921, quando

então, foi eleito deputado ao Congresso Nacional onde permaneceu até 1929. No ano de 1930,

Nelson de Senna, então candidato aliancista, foi afastado da sua atividade parlamentar.

Foi autor do projeto de lei, nascido da proposta de criação de um museu histórico, artístico,

arqueológico e etnográfico do estado de Minas Gerais, que criou o Museu Mineiro em 20 de Setembro de 1910. Em 1914, propôs que fossem doadas ao homem do campo as terras devolu-

tas do estado, e em 1923, no senado, aborda o importante tema da siderurgia no Brasil, sobre a

1Ja40s üoogi-aficos 23 exploração de ferro em Minas Gerais. Foi um dos signatários do documento "Manifesto dos Mineiros" em 1943.

A partir de seu afastamento da vida política, o pesquisador retomou suas atividades intelectuais. Voltou a assumir em Belo Horizonte o seu cargo de professor, retornou ao exercício da advocacia, às suas pesquisas e trabalhos literários. Fazendo e ref azendo listas de palavras, topônimos, classificando, escrevendo e reescrevendo, construiu e reconstruiu sua obra ao longo do tempo. Sócio-fundador, benemérito, correspondente, honorário ou membro efetivo de diversas instituições culturais do Brasil e do exterior, o professor Nelson de Senna realizou viagens a congressos científicos, por todo o país e no exterior, muitas vezes representando o Brasil. Faleceu em Belo Horizonte no dia 2 de junho de 1952.

ClotiIdes Avelar Teixeira

t,l 4-FX:

"---

NCS.7(4)1253

24 Dados Biográficos Csfrufur¢ ofo ^rrdnjo

NCS. I Documentos Pessoais (1887. I I.03-1956.03.27) pág.29 NCS.2 Correspondências (1829.01.28-1952.05.20) pág.35 NCS.3 Estudos Temáticos (1892.04-1947.07.02) pág.39

NCS.3. I Biografia (1906.06.30- 1947.07.02) pág.39 NCS.3.2 Indigenismo (1904.07-1930?) pág.40 NCS.3.3 Africanismo (1931-1942) pág.42

NCS.3.4 Brasilidades Idiomáticas (1930-1945) pág.45

NCS.3.5 Toponímia e Corografia Mineira e Brasileira (1892.04-1945) pág.47

NCS.3.6 Mineração e Siderurgia (1900.10.05-1933.04.25) pág.49 Mineração na Região do Rio Doce (1900.10.05- 1 924.08.10) Siderurgia no Brasil (1903.03.3 I -1933.04.25) NCS.3.7 Estudos para Anuários (I 91 I -1942) pág.51 NCS.3.8 Estudos Literários (I 888-1921. I I) pág.5 I

NCS.4 Atividades Parlamentares (1903.03.19-1931.04.04) pág.53 NCS.5 Atividades Acadêmicas (1897-1946.1 1.21) pág.57 NCS.6 Publicações (1824-1952) pág.63 NCS.6. I Obras do Autor (1895-1949) pág.63 NCS.6.2 Obras de Terceiros (1872-1951) pág.7 I NCS.6.3 Periódicos (1824-1952) pág.76 Folhetos

Jornais

Revistas

NCS.7 Iconografia pág.81

NCS.8 Exéquias (1952.06-1976) pág.1 15

Estrutura do Arrar, 25

LIsfa de aóreUlafuTa e sl9las

NCS Fundo Nelson Coelho de Senna

NCS.3 série estudos temáticos

NCS.3.1 subsérie biografia

NCS.3.I(I) item documental n° I da subsérie biografia

s.I. sem local

s.d. sem data

[ 1952?] ano provável

[ 193_?] década provável

[ca. 1938] data aproximada

28 Lista de Siglas e Abreviaturas NCS.I ^ ocumenfos 33 essoQls

(1887.11.03-1956.03.27)

(I) Exercícios de caligrafia. Folhas avulsas. São João Evangelista. 1887.1 1.03 - 1890.01.I

(2) Exercícios escolares. Caderno. São João Evangelista. 1888.05.13

(3) Caderneta de anotações: anotações sobre os modos de trabalhar como

ourives. São João Evangelista. 1889.10.13

(4) Apontamentos feitos na Escola Normal. Caderno. Diamantina. 1892

(5) Caderneta de anotações diversas. s.l. 1892

(6) ÁLBUNS DE REFERÊNCIAS - 15 álbuns com recortes de jornais, fotos e

anotações pessoais, sobre Nelson de Senna e temas do seu interesse. 1892- [1945?]:

ÁLBUM I: 1892 a 1930

Senna. Cartas e escriptos (Periodo escolar, em Diamantina).1892 1893 Contém este

caderno muitas notas de Familia que interessam a meos Filhos. N de S."

ALBUM 2: 1894-1896

"Album (n°11). Estudos historicos, critica, artigos diversos meus. Referencias

e Noticias" e "Ephemerides Mineiras por Nelson C. de Senna. Trabalho

elaborado durante os anos de ... (1894-1895-1896)".

ALBUM 3: 1894-1930 (137 pg. + I doc. avulso)

"Livro de Família- Para meos filhos. Nelson de Senna. Notas biographicas e Assentamentos íntimos."

ÁLBUM 4: 1895.08

"Meos I os. trabalhos literários (em Diamantina, 1891 a 1893)". Artigos literários diversos. I caderno.

ÁLBUM 5: 1900 em diante

"Album (n°111) anno de 1900, em Deante. Referências, Criticas e Noticias

(a mim, pessoalmente, ou a meus trabalhos). Nelson C. de Senna."

ÁLBUM 6: [1904 até 1930]

Documentos Pessoais 29 ÁLBUM 7: 1907 a 1935 "Recordações Nelson de Senna. 1907 a 1935. Advogado. Referencias e notícias pessoaes."

ÁLBUM 8: 1909 a 1911 "1909-1911 (1909-1910). N°IV - Álbum de referências e juízos críticos sobre Nelson de Senna."

ÁLBUM 9: 1913 a 1918 "Album de referencias ao Dr. Nelson de Senna. Advogado. anno [...] 1913-1918."

ÁLBUM 10: 1916 a 1919 "Album de referencias ao Dr. Nelson de Senna (Retratos e illustrações). Annos de 1916 a 1919. Bello Horizonte."

ÁLBUM I I : década de 1920

ÁLBUM 12: 1922 a 1928 "Caderno de Pensamentos, Referencias e Idéas. 1922 a 1928. Nelson de Senna."

ÁLBUM 13: 1922 a 1940 "Vida Pública do Dr. Nelson de Senna. 1922-1940. Caderno de referências pela Imprensa (Contém muitas notas de Família)."

ÁLBUM 14: 1930 a 1934 "Referencias de Imprensa. Notas e recórtes de varios jornaes. Nelson de Senna. 1930 -1934."

ÁLBUM 15: até 1935 "Album de Referencias ao Dr. Nelson de Senna. Recórtes e noticias de jornaes e publicações até 1935 (Inclusive referencias e noticias tiradas de publicações nacionaes e extrangeiras, em datas anteriores a 1935)."

ÁLBUM 16: 1941 a 1942 "Recordações da minha viagem ao Nordéste e Norte do Brasil (Cruzeiro Turístico Rio-Manaus). Referencias de imprensa Dr. Nelson de Senna. 1941- 1942. Album de noticias."

ÁLBUM 17: 1943 a [1945?] "Caderno de referencias da Imprensa ao Dr. Nelson de Senna. 1943 a 194..." e "Caderno de excerptos de jornaes, com referências a mim e a meos filhos. Nelson de Senna. Bello Horizonte, 6 de Outubro de 1943."

ÁLBUM 18: s.d. (63 fls. + 13 doc. avulsos) "Coleção de Charadas, enigmas e perguntas enigmáticas."

ÁLBUM 19: s.d. "Caderno n° I: Miscellanea (Notas, Idéas, pensamentos)".

ÁLBUM 20: s.d. "Caderno n° II: Miscellanea (Notas, Idéas, pensamentos)" e "II Parte: Livro de Familia".

30 Documentos Pessoais (7) Anotações feitas na aulas de aritmética, álgebra e geometria. I Caderno. Diamantina 1893.03.20

(8) Desenhos anatômicos do corpo humano e paisagísticos. I Caderno. Diamantina. 1893.04.01

(9) Passaportes para viagens emitidos pela Secretaria de Polícia. Distrito Federal e Ouro Preto. s I 1894.06.02-1894.07.02

(l0) Boletim escolar. Ouro Preto. 1894.09.24

(I I) Autógrafo da senhora Nelson de Senna. s I 1896

(12) Recibos assinados por Maria Brasilina C. Senna. São João Evangelista. 1897.05.19-1898.11.20

(13) Recibo de emolumentos pagos para a expedição do diploma de bacharel em ciências jurídicas e sociais, emitido pela Secretaria da Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais. 1897.11.26

(14) Homenagem dos alunos da Escola Normal ao Major Cândido Senna. Cidade de Minas Novas. 1900.07.28

(15) Requerimento e certidão de registro da carta de bacharel em ciências jurídicas e sociais. Belo Horizonte. 1904.04.18

(16) Recibo da sua contribuição como membro do Ill Congresso Científico Latino- americano. Rio de Janeiro. 1904.08.12

(17) Título de habilitação para o cargo de juiz de direito. [Belo Horizonte] 1904.11.12

(18) Requerimento e certidão de habilitação ao cargo de juiz de direito. Belo Horizonte. 1904.11.22

(19) "Attestados e documentos": comprovante de curriculum. s I 1905.07.25

(20) Relação de documentos apresentados ao Supremo Tribunal de Contas para o concurso ao cargo de juiz federal no Estado do Pará. s.l 1905.07.25

(21) Carta Patente: nomeação para o posto de Coronel Comandante da 1 a Brigada de Infantaria da Guarda Nacional da comarca de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Rio de Janeiro. 1905.10.24

(22) Memorandum: caderneta de anotações. Belo Horizonte. 1906.08.04-1908.03.08

(23) Homenagem do Congresso Mineiro à Francisco Antônio de Salles. Belo Horizonte 1906.09.06

Documentos Pessoais 31 (24) Boletim escolar de seu filho Múcio Emílio. Belo Horizonte. 1907.07.02

(25) Atestado de nascimento e batismo. Belo Horizonte. 1907.09.24

(26) Recibo de Antônio Pinheiro Brandão para construção do prédio do grupo escolar. São João Evangelista. 1908.06.14

(27) Patente de admissão do Dr. Nelson Coelho de Senna à Pia União de Santo Antônio como sócio benemérito da arquidiocese de Mariana. Diamantina 1908.09.20

(28) Carta-fiança de João Gonçalves Dias, afiançada pelo Dr. Nelson de Senna para possíveis dívidas do mesmo. Belo Horizonte. 1910.09.12

(29) Registro de lavradores, criadores e profissionais de indústria conexas do Dr. Nelson de Senna. Rio de Janeiro.. 1911.04.05

(30) Relação de reco rtes de jornais enviados ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 1912.01.03

(31) Certificado de celebração de missa em homenagem aos pais do Dr. Nelson de Senna. São João Evangelista. 1912.06.04

(32) Ce rtificado de sócio da National Geographic Society. Inglês. Washington. 1913.05.12-1938.12.19

(33) Carteira de Identidade expedida na Secretaria da Polícia do Estado de Minas Gerais. Cadernetas. [Belo Horizonte]. 1915.04.19

(34) Passaporte Diplomático. Francês. Montevidéu. 1915.06.10

(35) Recibo de pagamento do diploma de sócio do Brasil Histórico. São Paulo 1915.07.26

(36) Certificado de participação do V Congresso Brasileiro de Geografia. Bahia. 1916.02.12

(37) Título de Sócio Honorário da Biblioteca Caldense. Cidade de Caldas. 1918.02.24

(38) Passes Livres: autorização da Estação de Ferro Central do Brasil, dando-lhe o direito de viajar gratuitamente em todas as linhas de trem por ser Deputado Federal. 5 cadernetas. s.l. 1922.03.22-1925.01.09

(39) Diploma de Congressista Benfeitor do Congresso Eucarístico do centenário. Rio de Janeiro. 1922.10.01

32 Documentos Pessoais (40) Documento de apresentação para os participantes do II Congresso Internacional de Mutualidade e Previdência Social. Caderneta. Rio de Janeiro. 1923

(41) Carta aberta aos cidadãos de Júlio Prestes e Getúlio Vargas. São Paulo. 1929.10.05

(42) Carteira de Identidade da Ordem dos Advogados do Brasil. Caderneta. Rio de Janeiro. 1933.04.28

(43) Título de Eleitor da Dona Emilia Gentil de Senna. Belo Horizonte. ... 1934.09.08

(44) Lista de mudas de plantas. s.l. 1934.12

(45) Certidão de Batismo de Francisco. Caeté. 1935.06.25

(46) Certidão de Óbito de Francisco de Paula Ramos Horta. Transcrição. Leopoldina. 1935.07.01

(47) Certificado de excursão à Gruta de Maquiné. Belo Horizonte. 1938.03.19

(48) "Convite ao povo" para a reorganização da Santa Casa. Patrocínio. 1938.04

(49) Passaportes para viagens expedidos pelo departamento Federal de Segurança Pública do Ministério das Relações Exteriores. 2 cadernetas. Rio de Janeiro. 1940.04.27-1947.09.12

(50) Certidão de Nascimento. Transcrição. Rio de Janeiro. 1941.03.20

(51) Guia de recebimento de aposentadoria. [Belo Horizonte?]. 1946.08 - 1951.06.07

(52) Certidão de Casamento. Cópia. Ouro Preto. 1955. 10.29

(53) Certidão de casamento verbo ad. verbum. Cópia. Ouro Preto. 1956.03.27

(54) Anotações de Nelson de Senna quando estava enfermo. s.l. s.d.

(55) Exercícios escolares de Milota de Senna. Caderno. s.l. s.d.

(56) Anotações de despesas pessoais. Caderno. s.l. s.d.

(57) Diário de Viagem do V Cruzeiro Turístico ao Norte. s.d.

(58) Requerimento de matrícula para o 3° ano do ginasial de Caio Nelson de Senna. s.l. s.d.

(59) Quadro da dívida proveniente da construção de casas para funcionários públicos. [Belo Horizonte]. ...... s.d.

Documentos Pessoais 33 (60) Lista contendo obras publicadas por Nelson Coelho de Senna. s.l. s.d. (61) "Rua Santa Rita, 910" e mais 3 anotações sobre Belo Horizonte feitas por Lúcio de Senna. Folhas avulsas. s.d.

(62) Recortes de jornais. s.d.

C?^ Ls,C, 1,"`

4e,

-- ( 4,47á 2 ^^ ^ ^^.^, ^ eve-,

Z, 7/g-7 ofe:

.^Cl//^{ . d' ^Gii/l^+- ^i l➢ -C^-✓ -

// G /^ v ,V7 dt • ..c. • --

, - d%c4.ei^-ra-o'' > i>l"s^I ..9! H.TL c7s,- ^iul-GJ

0.7.--0:-.CE ^i✓,!L ^^ /^-

.9^.•6y-y - -

/ `.. ^

^Q^r-^.^s+v • i -a, a^-. ,//^-^r_. /?os rs

^< < ^___._^ -^ ) • ^ - - -, --^ / /^.4:.--L

NCS.I (25)

34 Documentos Pessoais NCS.2 Corresp on c/in elas

(1829.01.28 - 1952.05.20)

ABAIXO-ASSINADO (5 documentos) 5 Atuação política (1903.03.18 - 1903.03.25)

ATA (3 documentos) 2 Associações científicas, culturais e beneficentes (1907.01.28 - 191 1.02.26) I Atuação política (1917.06.28)

AVISO (I documento) I Assuntos acadêmicos (1916.08.17)

BILHETE (59 documentos) 2 Associações científicas, culturais e beneficentes (1937.05.14 - s.d.) 5 Assuntos Acadêmicos (1902.02.15 - 1952.05.04) 6 Atuação política (1904.09.19 - 1949.08.02) 46 Familiar e assuntos pessoais (1894.01. 1 7 - 1952.05.20)

CARTA (527 documentos) 52 Associações científicas, culturais e beneficentes (1829.01.28 - 1951.02.22) 25 Assuntos acadêmicos (1895.05.21 - 1949.08.24) 5 Assuntos jurídicos (1910.12.11 - 1949.04.30) 76 Atuação Política (1890.12.19 - 1949.09.15) 374 Familiar e assuntos pessoais (1890.12.19 - 1951.07.20)

CERTIDÃO (2 documentos) I Assuntos jurídicos (1896.12.09) I Familiar e assuntos pessoais (1913.07.24)

CERTIFICADOS (30 documentos) 30 Familiar e assuntos pessoais (1897.10.12 - 1917.02.09)

CIRCULAR (2 documentos) I Associações científicas, culturais e beneficentes (191 1.09.07) Atuação política (1903.10.15)

Corrrspendèncias 35 CONVITE (12 documentos) 2 Associações científicas, culturais e beneficentes (1917. I I.13- 1950.06.09) I Atuação política (1895.1 1.06) 9 Familiar e assuntos pessoais (1903.05.08 - 1917.11.11)

EXTRATO DE LIVRO (I documento) I Associações científicas, culturais e beneficentes (s.d.)

LISTA (I documento) I Imprensa (1907)

MOÇÃO (I documento) I Atuação política (1951.09.26)

NOTA (I documento) Associações científicas, culturais e beneficentes (1946.06.05)

OFICIO (516 documentos) 331 Associações científicas, culturais e beneficentes (1849.1 1.27 - 1951.09.17) 70 Assuntos acadêmicos (1897.07.29 - 1951.09.01) 07 Assuntos jurídicos (1900.1 1.08 - 1916.03.15) 73 Atuação política (1903.03.27 - 1949.1 1.21) 36 Familiar e assuntos pessoais (1905.09.28 - 1951.08.03) 01 Imprensa (1912.03.20)

PARECER (2 documentos) 2 Assuntos acadêmicos (1898.08.01 - 1898.08.04)

PORTARIA (I documento)

I Assuntos acadêmicos . (1903.01.12)

POSTAL (3 documentos) 2 Familiar e assuntos pessoais (1916.04.18 - s.d) I Associações científicas, culturais e beneficentes (1915.10.28)

PROSPECTO (15 documentos) 8 Associações científicas, culturais e bene ficentes (1905.03.27 - 1 917.05.23) 5 Assuntos acadêmicos (1902.04.02 - 1918.03.01) 2 Familiar e assuntos pessoais (1917.09.15 - s.d.)

36 RECIBO (9 documentos)

5 Associações científicas, culturais e beneficentes (1901.09.20 - 1907.08.01)

2 Assuntos acadêmicos (1897.08.05 - 1897.09.03)

2 Familiar e assuntos pessoais (1920.02.23 - 1931.07.31)

REPRESENTAÇÃO (25 documentos)

2 Associações científicas, culturais e beneficentes (1913.07.30 - 1914.03.10) I Assuntos acadêmicos (1913.08.13)

21 Atuação política (1903.03.31 - 1920.07.10)

I Familiar e assuntos pessoais (1912.04.03 )

REQUERIMENTO (3 documentos)

2 Atuação política (1904.09.20 - 1949.07.09) I Assuntos acadêmicos (1897.1 1.26)

RESOLUÇÃO (I documento) I Associações científicas, culturais e beneficentes (1911.01.26)

TELEGRAMA (78 documentos)

6 Associações científicas, culturais e beneficentes (1912.06.05 - 1951.08.08)

6 Assuntos acadêmicos (191 1.02.18 - 1941.12.06)

29 Atuação política (191 1.05.03 - 1949.08.02)

37 Familiar e assuntos pessoais (1905.07.15 - 1948.12.22)

Encontra-se à disposição na sala de consultas do APCBH a descrição analítica desta série de documentos.

NCS.7( I 0) 1443

37

NCS.3 CS/ticks 7em dflcos

(1892.04-1945)

NCS.3.1 JJ1oyrdfia (1906.06.30- 1947.07.02)

(1) Biografia: notas biográficas sobre José Coelho da Rocha e José Coelho de Magalhães, enviadas pelo alferes Luiz Antônio da Silva. 1906.06.30

(2) FLORIVAL, Romeu [Antônio Valentim de Gouvêa]. Traços biográficos do Dr. Nelson Coelho de Senna. Rio de Janeiro: Typographia Leuzinger, 1914. 20p.

(3) Esboço da folha de rosto do livro "Alguns perfis históricos". Contém anotação sobre a entrega dos originais à Companhia Nacional Editora em 17 de abril de 1935.

(4) Exéquias de Múcio de Senna: textos biográficos e recortes de jornais. Folhas avulsas. 1938

(5) SENNA, Nelson de. Algumas notas genealógicas. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1939. (acrescida de anotações do autor)

(6) SYNTESE biographica do escriptor e publicista brasileiro Dr. Nelson de Senna (natural de Minas Geraes). Belo Horizonte: [s.n.], 1945. 47p.

(7) Biografia: notas biográficas escritas pelo Dr. Nelson de Senna. Folhas avulsas. 1947.07.02

(8) Notas e estudos diversos para biografia do Dr. Nelson de Senna. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(9) Lição de mineiridade: dados biográficos sobre o intelectual do Dr. Nelson de Senna. Folha avulsa. s.d.

(10) Genealogia da família Coelho: notas diversas sobre a família Coelho. Folhas avulsas. s.d.

(I I) Biografia: notas sobre os ascendentes de Caio Nelson de Senna e seus irmãos. Incompleto. 4 exemplares. s.d.

Estudos Temáticr. 39 (12) Um brasileiro ilustre: texto biográfico sobre o conselheiro Francisco de Paula Cândido. Folhas avulsas, reco rtes de jornal. s.d.

(13) Biografia: índice de biografia de mineiros ilustres, publicadas no Anuário de Minas e no Dicionário Biográfico de brasileiros célebres. s.d.

(14) Biografia: notas biográficas sobre o Padre Bartholomeo Lourenço de Gusmão. Folhas avulsas. s.d.

(15) Genealogia: notas genealógicas da família Bueno de Azevedo Filho e Julmira Rezende Rodrigues. s.d.

(1 6) Biografia: dados para a Biografia do Dr. Nelson de Senna. Folhas avulsas. s.d.

(17) Biografia: notas biográficas sobre Dona Emilia Gentil de Senna. 2 exemplares. s.d.

(18) Marcos Antônio de Souza: nota biográfica sobre Marcos Antônio de Souza. Incompleto. Folha avulsa. s.d.

(19) Biografia: notas sobre a vida do Professor Klier. Incompleto. Folha avulsa. s.d.

(20) Reprodução de verbete da "Biographical Encyclopedia of the World" sobre Nelson Coelho de Senna. Folha avulsa. s.d

NCS.3.2 51201gC e121S1120 ( 1904.07-1 930?)

(I) Índios do Brasil: lista das tribos indígenas existentes e extintas. Letra A. Incompleto. I caderno. Reco rtes de jornais. 1904.07

(2) Apelidos e Cognomes Indígenas usados por Famílias e Vultos Brasileiros: relação por ordem alfabética de apelidos e cognomes indígenas usados por famílias brasileiras. Letras A-Z. Folhas avulsas e cadernos. s.d. OBS: Os exemplares foram organizados pelos fi lhos em 1952.11

(3) Estudos sobre os Índios do Brasil: relação de palavras de origem indígenas. Letras A-Z. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(4) Notas para "Os Índios do Brasil": apontamentos sobre povos indígenas brasileiros. Letra A-Z. I caderno. Manuscritos e reco rtes de jornal. s.d.

40 Estudos Temáticos (5) Indigenismos brasileiros: índice de termos indígenas. Letra A. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(6) Índice de termos indígenas: relação de nomes indígenas. Letra C. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(7) Índice sistemático dos índios do Brasil: relação por ordem alfabética de povos indígenas brasileiros. Letras A-B. Incompleto. I caderno. s.d.

(8) Índice de termos indígenas: relação por ordem alfabética de nomes indígenas. Letra A-B.Incompleto. s.d.

(9) Índice sistemático dos índios do Brasil: relação por ordem alfabética do povos indígenas brasileiros ou com eles relacionados no continente americano. Letra A-Z. Incompleto. 8 cadernos. s.d.

(1o) Nomenclatura das principais tribos: lista das principais tribos do Brasil, extintas ou ainda existentes. Letras A-Z. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(I I) Estudo de indianologia: trabalho de temática indígena para o almanaque brasileiro Gamier. Folhas avulsas. s.d.

(12) Índios do Brasil: notas sobre a tese "Distribuição Geográfica do Índios do Brasil" e sua distribuição. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(13) Nomes próprios femininos: relação por ordem alfabética de nomes femininos e variantes na linguagem popular brasileira. Letras A-D. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(14) Vocabulário de tribos indígenas: relação por ordem alfabética de nomes de tribos indígenas e de nomes próprios femininos indígenas. Letras A-Z. Folhas avulsas. Manuscritos e recortes de jornais. s.d.

(15) Distribuição Geográfica do Índios do Brasil: tese apresentada no Ill Congresso Científico Latino-americano no Rio de Janeiro. Folhas avulsas. Manuscritos e recortes de jornais. s.d.

(16) Estudo sobre Indigenismo: estudo indianológico regional e índices alfabético de tribos. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(17) Vocabulário tupi: partes do corpo, doenças, curativos, armas, enfeites, designações geográficas entre outros. Folhas avulsas. Manuscritos. s.d.

Estudos Temáticos 41 (18) "Inscripções rupestres de São Thomé das Letras". Rio de Janeiro: Boletim do

Museu Nacional, n.4, vol.V, 1929

(19) Etnografia brasileira. "Os índios'Charruás' do Sul. (Breve Estudo Ethnographico)".

Folhas avulsas. s.d.

(20) SCHULLER, Rudolf. "Zur Affinitãt der Tapúya-indianer des 'Theatrum rerum

naturalim brasiliae'." Folhas avulsas. s.d.

(21) Recortes de jornais. s.d.

NCS.3.3 ✓Z^TICQIZISII2 0 (1931-1942)

(I) Vocabulário de africanismos na língua portuguesa: índice alfabético das vozes,

palavras e expressões primitivas e derivadas das línguas africanas. Letras A-Z.

cadernos. Manuscrito e recortes de jornais. 1931

(2) A Linguagem dos Africanos e sua influência na língua portuguesa do Brasil: tese

apresentada na semana de estudos afro-brasileiros em comemoração do

cinqüentenário da Lei Aurea. Folhas avulsas. 1938

(3) Elucidário de Africanismos: vocabulário de africanismos e afro-negrismos usados

no Brasil e na Africa colonial lusitana. Letra A-Z. Incompleto. Folhas avulsas.

Manuscrito, recortes de jornais. 1938

(4) Vocabulário de africanismos e afro-negrismos: índice de termos africanos

presentes na linguagem popular brasileira. Letras A-Z. 16 cadernos. 1940-1942

(5) Notas para o Elucidário de Africanismos: crendices e cultos dos afro-negros no

Brasil, denominações de locais brasileiros de origem afro-negro e verbetes

diversos. Folhas avulsas. Manuscrito e recortes de jornais. s.d.

(6) Bibliografia para o Elucidário de Afronegrismos: relação por ordem alfabética das

obras consultadas para a elaboração do Elucidário de afro-negrismos do Brasil. 2

exemplares. I Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(7) Introdução do vocabulário de africanismos: texto introdutório do vocabulário de

africanismos. Folhas avulsas. s.d.

42 Estudos Temáticos NCS.3.4(14)

Estudos Temáticos 43 .1/ C LS wt ^-^_ R-aw_ . t tL

üGG r . -+^ ^ L^J^ r-^-cc. i.cr ^ Cc.r-J ^ , ^2 .^Gar.^iy^l. Gfa,p^ ^.4 ^ )) ^^ ^/ °a- ) e ¡ C ✓%^vG^M i^^L GYM^i ^ ^L.E.I►

^ Zr. CG sv:r e.t.c 'C^ u^vi c e r. Go s r,u. P. [.. ` L r,üh t4%fJZ

^:'•l^^ e 7'-!y y,•,ZC:S J 2 cw-16;se12,C u.^d eLlr..L6 tt e.,4t .^83 (4✓ C^^za^'^2.^^ e.a!- ¢^

• .20c-aás cLd o,s a.•^ C cc euu uo / '• 'Lé3++

tdeo G(L 144[4 ff ,.^,DC íi+' (130[o—e kft,,^a^i, a. 4{ é 7YPo4r^rhià>^ ^^ g^Q !,Velloso & C. J^i •^

Livro s rr.^• brc.. o • m::•c=.: -.I .s.,.^., < . ^

RUA DA BAHIA N. 99B /

TeIephrroe Ill ^ .. : lsttr.^ ^[Ir^rS^ -^^ A. ►^+^+^ r^ ^/e .V , ^iOSrL>s.L.J ^L^/L^Z ^

( u^ .?/^.:.r.^lYf^f ú ^-f :^> %f=LPx, YI • / e :..C"^GC'f 41"G^YiZ+^.T "YL -(/G C^Á ^^ .*-

2tee)1 /OGá^^%t.c-^ . ^ .' r CCa_ ^ d '{^lG^ t t Lt?i.4*1 GC -L2-CtLC«"O n ZL^iyfáa d ^G tY-E^d ^6C ^ y-Ql^ti / ^ z...44-4644; r -. ^,cï:444 L f^C. _ ^f . . O ^ .2s c : ,.^ r r . r^1

;:..d r^hAr^ ^ -^?/cr.^ ^^c.^-O / ^ i^o7JlSe sy4o-í`7`?r 12.4464. áC^ j .^

NCS.3.4i 15)

44 Estudos Temáticos (8) Adagiário afro-negro brasileiro: relação em ordem alfabética de adágio, ditos ou provérbios afro-negros brasileiros. Letra A-Z. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(9) Africanismos na linguagem brasileira: comentário do livro de Danti Iaytanao, "Os africanismos do dialeto gaúcho". Folhas avulsas. s.d.

(10) Relação alfabética dos afro-negrismos que se encontram na linguagem popular brasileira: verbetes afro-negros presentes na linguagem popular brasileira. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(1 1) Vocabulário de africanismos: dicionário de termos africanos. Letras B-D; F-J; N-R. Folhas avulsas. s.d.

(12) Vocabulário de africanismos: índice (A-Z) e verbete (letra A) de termos afro-negros. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(13) Vocabulário de africanismos: verbetes em ordem alfabética de termos de origem africana. Letras A;C;D;K;M;Q-Z. Incompleto. Folhas avulsas, recorte de jornal. s.d.

(14) Elucidário de africanismos: verbetes em ordem alfabética de termos africanos. Letras A-Z. 2 cadernos. s.d.

(15) Contribuição literária brasileira à cultura afro-negra: comentário sobre a contribuição de literários brasileiros à cultura afro-negra no Brasil. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(16) Índices alfabéticos de africanismos freqüentes na língua portuguesa. Folhas avulsas. s.d.

Termos africanos: relação de termos africanos ou de origem africana. Letras A-H. Incompleto. Folhas avulsas. Manuscritos e recortes de jornal. s.d.

(18) Recortes de jornais. s.d.

NCS.3.4 JJI'QSIllOdO'2S 5060122QfICQS (1930-1945)

(I) "Notas sobre brasileirismos correntes em nossa linguagem: vocábulos, expressões e modos de dizer". I caderno. Manuscritos e reco rtes de jornais. 1930

Estudos Temáticos 4s

(2) "Notas para o vocabulário brasileiro: coleção, em ordem alfabética, de termos e expressões regionais em uso no Brasil. Letra A-Z. I caderno. 1931

(3) "Achegas para um vocabulário brasileiro: lista alfabética de expressões, palavras e termos empregados na linguagem brasileira". Letra A. Incompleto. I caderno. 1932.06.20-1932.10.27

(4) "Notas para o vocabulário brasileiro: coleção de termos e expressões da língua falada no Brasil e o seu sentido no país". Letras A-Z. I caderno. 1934

(5) Brasilidades idiomáticas "Originais do meu vocabulário brasileiro": índice sistemático organizado por ordem alfabética abrangendo as palavras, termos e expressões, em uso corrente, na linguagem popular brasileira. Letras A-Z. Folhas avulsas. 1934-1945

(6) Índice de vocabulário brasileiro de origem luso-indígena. Letras A-I. Incompleto. 28 cadernos. s.d.

(7) Vocabulário de brasilidades idiomáticas: termos indígenas e portugueses presentes na flora, na fauna e no folclore. Incompleto. Folhas avulsas. s d

(8) Vocabulário de brasilidades idiomáticas: nomenclatura dos termos indígenas usados no Brasil. Letras F-Z. Incompleto. 3 cadernos. s.d.

(9) Vocabulário de brasilidades idiomáticas: sínteses separadas por grupos temáticos da influência das línguas indígenas no vocabulário brasileiro. Folhas avulsas. Manuscritos e recortes de jornais. s.d.

(10) "Vocabulário brasileiro: relação em ordem alfabética de expressões, locuções, palavras, termos e vocábulos usados na língua brasileira". Letra A. Incompleto. 3 cadernos. s.d.

(I I) Relação de nomes femininos, suas derivações e apelidos usados na linguagem popular brasileira. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(12) Nomes próprios femininos: relação de nomes próprios femininos brasileiros sua variação, procedência e composição. Incompleto. Folhas avulsas. .. s.d.

(13) Índices de nomes femininos. Letras D-Z. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(14) "Notas e achegas para vocabulário brasileiro (vocabulário brasileiro da língua portuguesa como é falada no Brasil...)". I caderno. s.d.

46 Estudos Temáticos (15) "Estudos lingüísticos e de antropogeografia: notas para vocabulário brasileiro". I caderno. s.d.

(16) Instruções deixadas aos seus fi lhos para publicação de suas obras. Folhas avulsas. s.d.

(17) Vocabulário dos bugres do Rio Doce. Folhas avulsas. Peçanha. s.d.

NCS.3.5 .JOpOnimia e LJOro9rdfid 976neird e :Brasllelra

(1892.04-1945)

(I) "A palavra Peçanha. Origens". Folhas avulsas. 1892.04

(2) "Vocabulário Geográfico indígena : nomes de locais mineiros, originados das línguas tupi e africana. Letra A-Z. I caderno. 1919

(3) 'Toponímia geográfica indígena em Minas Gerais": índices e vocabulário de topônimos indígenas da corografia mineira. Folhas avulsas. Volumes I-II. 1920

(4) Toponímia geográfica indígena: índice geral do vocabulário de topônimos geográfico indígena de Minas Gerais em ordem alfabética. Letra A-Z. Volumes 1-XII e XIV. 13 cadernos. 1920

(5) 'Toponímia geográfica no Brasil": estudo sobre denominações locais, apresentada no VIII Congresso Brasileiro de Geografia na Paraíba do Norte. Incompleto. I caderno. 1921

(6) Toponímia geográfica brasileira: estudos sobre denominações locais do Estado de Minas Gerais e do território brasileiro. Incompleto. Folhas avulsas e I caderno. Manuscritos e recortes de jornais. Rio de Janeiro. 1927-1945

(7) "In fl uência africana na toponímia brasileira. Nomes e locais de acentuada origem afro-negra ou compostos com elementos africanos": relação de verbetes e estudos histórico-etimológicos de topônimos afro-brasileiros. 2 volumes. 1940.04.18

(8) Influência africana e indígena na toponímia brasileira: texto introdutório da nomenclatura geográfica de origem africana e indígena no território brasileiro. Belo Horizonte. 1940.04.18

Estudos Temátic 47 (9) "Nomes de Locais Brasileiros": notas histórico-etimológicas sobre toponímia geográfica de origem indígena e afro-negra. 3 cadernos. Manuscritos e recorte de jornal. 1 945

(10) Relação de nomes de estradas e estações férreas brasileiras. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(I I) Dicionário corográfico mineiro: relação por ordem alfabética de localidades mineiras. Letras A-Z. I caderno. s.d.

(12) Índice de topônimos: relação por ordem alfabética de topônimos de origem brasileira e africana presentes na corografia de Minas Gerais. Letras A-Z. Folhas avulsas. s.d.

(13) Topônimos geográficos indígenas em Minas Gerais: índice por ordem alfabética de nomes de localidades mineiras de origem indígena. Letras A-Z. Folhas avulsas. s.d.

(14) Cópia da certidão de posse da Vila de São Bento de Tamanduá. Folhas avulsas. s.d.

(15) Índice "Geografia do Brasil". Livro I e II. Folhas avulsas. s.d.

(16) "Localidades e Povoações Mineiras": relação por ordem alfabética das localidades e povoações do Estado de Minas, com nomes atuais e antigos. Incompleto. Folhas avulsas. Manuscritos e recortes de jornais. s.d.

(17) Relação por ordem alfabética de localidades mineiras. Letras P-Z.Folhas avulsas. s.d.

(18) Cidades brasileiras: índice de cidades e municípios brasileiros de nomes indignas. completo. Folhas avulsas. s.d.

(19) Índice de estações férreas brasileiras: relação por ordem alfabética das estações férreas do Brasil. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(20) Vocabulário de localidades mineiras: relação por ordem de cidades do Estado de Minas Gerais. Letras A-C. Incompleto. Folhas avulsas. Manuscritos e recortes de jornais. s.d.

(21) Toponímia geográfica brasileira: relação de nomes de localidades brasileiras. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(22) Nomenclatura geográfica indígena em Minas Gerais: relação por ordem alfabética do topônimos indígenas na corografia mineira. Letras A-Z. Folhas avulsas. s.d.

48 studos Temático, (23) Estudos sobre topônimos brasileiros: relação de alguns topônimos brasileiros. Letras D-E. Folhas avulsas. s.d.

(24) Notas sobre topônimos brasileiros: relação de localidades brasileiras da região central, toponímia geográfica brasílico-indígena. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(25) Toponímia geográfica brasileira: verbetes explicativos sobre significado e origem de termos toponímicos brasileiros. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(26) Estudos sobre localidades mineiras: Índice de topônimos mineiros (P-Z). Folhas avulsas. s.d.

(27) Recortes de jornais. s.d.

NCS 3.6 M'neravao e cSloerur9la (1900.10.05 - 1933.04.25)

MINERAÇÃO NA REGIÃO DO RIO DOCE (1900.10.05-1924.08.10)

(1) Dossiê contendo correspondências, artigos de jornais e revistas, procurações, contratos, concessão de licença, petições, escritura de compra e venda de imóveis, termo de compromisso, requerimento, relatórios, pareceres, laudos técnicos, regulamento do serviço de mineração.

SIDERURGIA NO BRASIL (1903.03.31 - 1933.04.25)

(2) Folhetos do Congresso Agrícola Industrial e Comercial. Belo Horizonte. Folhas avulsas. [1903.03.311-1903.04.26

(3) Certificados da Anglo Brazilian Corporation Limited. Inglês. Folhas avulsas 1906.1 1.08

(4) Texto sobre estradas que ligam redes mineiras do norte da República, e sobre a importância da mineração de alguns locais mineiros. Folhas avulsas. 1907.1 1.24

(5) "Synopse das principais quedas d'agua existentes no Estado de Minas Gerais e installações hiydro-electricas nella realisadas". Incompleto. Folhas avulsas. 191 1.08.18

Estudos Temáticos 49 (6) "Notas sobre minas de cobre no Brasil": texto sobre os principais jazidas de minério de cobre. Folhas avulsas. 1920.03.08

(7) Contrato celebrado entre o governo da União e a Itabira Iron Ore Company Limited para construção e exploração de usina siderúrgica e linhas férreas. Industriais. Folhas avulsas. 1920.05. I 1

(8) Ministério da Guerra: memorial sobre os antecedentes e a situação legal do dire- ito de exportação dos minérios de ferro brasileiro. 1930.12.30

(9) Comissão Nacional de Siderurgia: Texto em resposta aos quesitos da comissão de revisão do contrato da Itabira Iron Co. Ltda. Rio de Janeiro. Folhas avulsas. 1931.12.02

(10) Comissão Nacional de Siderurgia: memorial sobre a uniformização de taxação da indústria siderúrgica e demais forças produtivas. Folhas avulsas. 1932.04.19

(I I) Comissão Nacional de Siderurgia: texto versando sobre a implantação da indús- tria básica de ferro e aço e a defesa da segurança nacional. Folhas avulsas. 1933.04.24

(12) Processo W. H. Smith: - Cópia de ofício (anexo a ata da qüinquagésima segunda reunião): apresenta dados estatísticos e explicações sobre o emprego do processo Smith. Rio de Janeiro. Folha avulsa 1933.04.25

- Apresentação e estudo do processo siderúrgico Smith. Folhas avulsas. s.d.

- O Processo W. H. Smith como solução do problema Siderúrgico Brasileiro: Parecer da comissão nacional de siderurgia sobre o processo siderúrgico W. H. Smith. Folhas avulsas. s.d.

(13) "Parecer da Comissão Nacional de Siderurgia sobre a Exportação de Sucata" apontando os estudos da comissão sobre os problemas da indústria metalúrgica. Folhas avulsas. s.d.

(14) "Normas para o Incremento da Siderurgia": texto sobre concessões e proteções à siderurgia no país. Folhas avulsas. s.d.

50 Estudos Temáticos NCS. 3.7 CSfuoOS pdra .J7nuár10S (1911-1942)

(I) Anotações de diversos assuntos para os anuários mineiros de 191 1,1914,1923 e 1942. Folhas avulsas. s.d.

(2) "Corografia Mineira de Município": estudo de localidades mineiras para o anuário de 1935. Folhas avulsas. s.d.

(3) "Oficiais mineiros do Exército e marinha de Guerra': comentários sobre as Forças Armadas e relação dos oficiais mineiros do exército para anuário de 1935. Folhas avulsas s.d.

(4) "Força Pública- Guarnição Federal": recortes de jornais sobre a Guarnição Federal para o anuário de 1935. Folhas avulsas. s.d.

(5) "Notas de Fatos Históricos Mineiros": recortes de jornais sobre fatos Históricos Mineiros, para o anuário de 1935. Folhas avulsas. s.d.

(6) Divisão Eclesiástica: notas sobre religião, cultos e prelados para o anuário de 1935. Folhas avulsas. s d

(7) Anotações sobre "situação, limites, superfície, clima, aspecto geral, salubridade, estações de cura" para o anuário de 1935. Folhas avulsas. s.d.

(8) "Titulares Mineiros": relação de titulares mineiros para o anuário de 1935. s.d.

(9) "Curiosidades": notas sobre curiosidades diversas para o anuário de 1935. Folhas avulsas. s.d.

NCS.3.8 '3SfuO'OS LIfezQriOS (1888-1921.11)

(I) Caderno de versos. São João Evangelista. 1 888.03

(2) "Confissão...". Texto literário. Folha avulsa. 1896

(3) "Lendo e commentando 'O Morto' de Coelho Netto". Comentário sobre a obra "O Morto" de Coelho Netto. Folhas avulsas. 1898.08.

(4) "Fantaisie maritime". Texto literário. Francês. Folha avulsa. 1898. I I.28

Estudos Temáticos 51 (5) "Natal de Outrora". Texto literário. Folhas avulsas. 1901.12

(6) "Flora". Texto literário. Folhas avulsas. 1904.01.27

(7) "Notas e apontamentos para o estudo sobre Marília e Gonzaga (1916 - 1917) ". Folhas avulsas. [1917?l

(8) "Lendo Selecta". Texto literário. Incompleto. Folhas avulsas. 1919.01.04

(9) Carta de João Tapuya ao Sr. Duque Estradeiro. Folha avulsa. 1921.11

(10) "De quando em vez ...". Texto literário. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(I I) "Incontáveis designios". Texto literário. Incompleto. Folha avulsa. s.d.

(12) "Trabalhos Litterarios". Lista com metas literárias estabelecidas. Folha avulsa. s.d.

(13) "Tendências Literárias Contemporâneas". Estudo sobre literatura. Folhas avulsas. s.d.

(14) "Engeitado". Texto literário. Incompleto. Folha avulsa. s.d.

(15) Memória. Texto sobre literatura clássica e bibliografia. Folhas avulsas. s.d.

(16) Textos literários diversos. Reunião de fragmentos de textos de outros autores, citações e estudos, sendo alguns sem identificação. Folhas avulsas. s.d.

(I 7) Recortes literários diversos. Reunião de fragmentos do autor e de outros autores. s.d.

NCS.7(9) 1407

52 Estudos Temáticos NCS.4 ^ 17f10104Ci0'eS rP Qr^^zmenfQres

(1903.03.19 - 1931.04.04)

(I) Pan fl eto de apoio à candidatura do Dr. Nelson de Senna. Folha avulsa. 1903.03.19

(2) Projetos de lei, emendas e pareceres apresentados na Câmara dos Deputados. Folhas

avulsas. 1903.09.19-1922.09.05

(3) Listas de apuração de deputados estaduais. Folha avulsa. 1904.1 1.01

(4) Relação dos membros das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Folhas

avulsas. 1907-1919

(5) Pareceres da Câmara de Deputados. Folhas avulsas. 1907.06.27-1920.08.02

(6) Moção de apoio da Câmara do Estado de Minas Gerais à eleição do marechal Hermes

Rodrigues da Fonseca, presidente, e Wenceslau Braz Pereira Gomes, vice-presidente.

Folha avulsa. 1910.08.01

(7) Relatório das teses XII e XIII apresentados no Congresso das Municipalidades do Norte de

Minas. Folhas avulsas. [1910.10.03-1928.08.31?]

(8) Decreto de aprovação de regulamento para subvenção de aperfeiçoamento técnico. Folhas

avulsas. 191 1 .10

(9) "Declaração de Voto". Folhas avulsas. 1912.08.02

(10) Ata de fundação do Partido Republicano Mineiro do Distrito de Cachoeira de Pajehu.

Folhas avulsas. 1918.03.20

(I I) Ata de reorganização do Diretório do Partido Republicano Mineiro de Teófilo Otoni. Folhas

avulsas. 1918.05.04

(12) Mensagem do Congresso Mineiro. 2 exemplares. Folhas avulsas. 1919.01

(13) "Conferencia proferida na Escola de Minas de Ouro Preto". Folhas avulsas. 1920.04.21

(14) Listas de apuração de deputados federais. Folhas avulsas. [1922-1930?]

(15) "Aspectos Economicos Nacionais". Discurso pronunciado na Câmara Federal sobre o

desenvolvimento econômico do Brasil. Folhas avulsas. 1925.10.14

Atividades Parlamentares 53

(16) Proposta de projeto de lei: "Remuneração do pessoal docente e administrativo dos institutos de ensino secundario e superior". Folhas avulsas. 1925 t I7) Discursos pronunciados na Câmara Federal. Folhas avulsas. 1926.06.08-1929

(18) Texto: "A Defesa Nacional". Artigo de fundo de 'La Nación' de Buenos Aires sobre a organização das instituições armadas. Folhas avulsas. 1926.08.02

(19) Discurso proferido na Escola Naval de Guerra sobre a História da Marinha e sua importância nacional. Folhas avulsas. 1927. 12.16

(20) Discurso dirigido ao Congresso das Municipalidades No rt e Mineiras, em Diamantina: as vias de comunicação férreas, as riquezas naturais do norte de Minas e outros assuntos. Folhas avulsas. 1928.10.03

(21) Discurso pronunciado na Câmara Federal: "Congresso das Municipalidades Norte Mineiras em Diamantina'. Folhas avulsas. 1928.10.12

(22) Discurso na Câmara Federal: discurso patriótico transcrito pelo seu filho. Incompleto. Folha avulsa. 1928.10

(23) (22) Discurso proferido na sessão da Câmara Federal sobre "a presença do Espírito de Brasilidade nos políticos mineiros e sua contribuição para a política nacional." 3 versões. Folhas avulsas. 1929.08

(24) Discursos pronunciados no Congresso Mineiro. Folhas avulsas. 1929.09.10-1929. 12.08

(25) Instrução do Pa rt ido Republicano Mineiro. Folhas avulsas. 1930.02.17

(26) Consulta sobre a data de realização da eleição para presidente e vice-presidente do Estado. Contém parecer de Affonso Penna Júnior e Estevão Pinto. Folha avulsa. 1930.03.13

(27) Requerimento apresentado à comissão de inquérito a respeito das eleições para Deputados Federais. Folhas avulsas...... 1930.04.26

(28) Discurso de saudação à realeza inglesa no Brasil: "Bem Vindos sejam a Minas Gerais os Príncipes Reais Ingleses". Folhas avulsas. 1931.04.04

(29) Manifesto dos mineiros: "Ao Povo Mineiro". Belo Horizonte, 1943.10.24

(30) Discurso proferido ao pa rtido "PRM". Folhas avulsas. s.d.

(31) Texto sobre a reforma da Constituição Republicana de 1891. Folhas avulsas. s.d. (32) Texto: "Finalidade Econômica da Política Brasileira". Folhas avulsas. s.d.

54 Atividades Parlamentares

(33) Discurso de saudação ao presidente Arthur Bernardes. Folhas avulsas. s.d.

(34) Discurso de saudação a Wenceslau Braz. Folhas avulsas. sd

(35) Anotações para discursos parlamentares. Folhas avulsas. s.d.

(36) "Justificação de anteprojeto de lei de debêntures". Texto de Sizínio Rodrigues, advogado da Companhia Brasileira de Energia Elétrica. Folhas avulsas. s.d.

(37) Parecer da Comissão de Diplomacia e Tratados apresentado à Câmara dos Deputados.

Folhas avulsas. , s.d. e 5e Cvii aa r, a (38) A instrução primária em Minas: considerações sobre o ensino primári o é Minas. Folhas avulsas. s.d.

(39) Emendas constitucionais: sugestões do Presidente do estado de Minas Fernando Mello Viana. Folhas avulsas. s.d.

(40) Emenda constitucional "sobre o uso ou emprego da bandeira nacional". Folhas avulsas. s.d.

(41) Listas de apuração de deputados. Folhas avulsas. s.d.

(42) Participação dos deputados brasileiros nas Cortes portuguesas de 1821. Textos diversos sobre a obra comemorativa do centenário da Câmara dos Deputados. Incompleto. s.d.

(43) "[Criação] da Villa e mun° com sede no Districto de S. João Evangelista do Peçanha". Folhas avulsas. s.d.

(44) Reco rtes de jornais. s.d.

NCS.7(3) 1202

Atividades Parlamentares 55

NCS.S ^ÌI UIdQO' eS ^cdo^émlcds i (1897-1946.11.21)

( I ) Programa de História do Brasil apresentado no Externato do Ginásio Mineiro.

Folhas avulsas. 1897

(2) "Notas para um estudo sobre o Clero Catholico no Brasil' e "O Clero Brasileiro

perante a Historia, nas luctas pela conquista da Liberdade Pátria pelo Dr. Nelson de Senna'. I caderno. 1898.

(3) Conferência no Club Literário: notas sobre educação e psicologia. Folha avulsa.

1901.08.29

(4) "Methodo de calligraphia organizado para o curso primário por Heitor Guimarães".

I caderno. 1902.01.03

(5) "Notas estatísticas do Estado de Minas Geraes (Republica do Brasil) por Nelson de

Senna, membro da Commissão official encarregada de angariar productos no

Estado de Minas Geraes, para figurarem no pavilhão do Brasil, em São Luis. 1904.

Exposição de São Luiz (E. U. da A. do N.)". Incompleto. I caderno. 1904.02.05

(6) Caderno de História do Brasil do aluno Raymundo Levi Neves do 6° ano do

Externato do Ginásio Mineiro, aluno do professor Nelson de Senna. 1905.03

(7) "A edade da pedra no Brasil'. Folhas avulsas. 1905.05.17

(8) Linhas gerais do programa fundamental de História Mineira, adotado pelo

Conselho Superior de Instrução Pública do Estado. Folhas avulsas. 1906.10

(9) Inconfidência Mineira: tese do Dr. Nelson de Senna ditada aos alunos do 6° ano.

Folhas avulsas. 1907-1908

(10) I Congresso Brasileiro de Geografia: pareceres e relatórios das comissões de

geografia, economia, hidrografia, matemática e cartografia. 1909.09.11- 1909.09.14

( I I ) Programa de História do Brasil, do Externato do Ginásio Mineiro, anotado no

verso de um ofício do secretário, Márcio de Lima. Folha avulsa. 1913.05.23

Atividades Acadêmicas 57

12) Programas de História Universal do Externato do Ginásio Mineiro. Folhas avulsas. 1915.11.30

13) Programa de História do Brasil. Folhas avulsas. 1915.12.31

( 14) Programa de noções de História do Brasil para exames de admissão no Externato do Ginásio Mineiro. Folhas avulsas. 1916.01.17

( 15) Conferência no Club Acadêmico: notas sobre diversos assuntos. Folhas avulsas. 1916.05.28

(16) "Minas e a sua acção preponderante para a defesa da Patria". Ensaio para o periódico 'O Momento Nacional'. Folhas avulsas. 1917.12.17

(17) Programas de Economia Política, Direito Administrativo e Estatística do curso de engenharia civil. Folhas avulsas. 1918.04.01

(18) Sumário da tese "Da colonização em geral. Suas causas e sistemas" do curso de Legislação de Terras e Colonização. Folhas avulsas. 1919.08.16

(19) Pontos do curso de Legislação de Terras da Escola de Engenharia de Belo Horizonte. I caderno. 1919

(20) Projetos de programa de História Geral e do Brasil, do Externato do Ginásio Mineiro. Folhas avulsas. [191_?]

(21) Resumo da conferência proferida na Escola de Minas de Ouro Preto. 1920.04.21

(22) Discurso proferido ao Centro Acadêmico de Ouro Preto. Folhas avulsas. 1920.04.21

(23) Alocução do aluno Clovis Magalhães Pinto do curso de Engenharia Civil. Folhas avulsas. 1920.10.16

(24) Legislação de terras e princípios gerais de colonização: matéria do curso da Escola de Engenharia de Belo Horizonte. Folhas avulsas. 1920.1 1.29

(25) Pontos de exame de Economia Política, Direito Administrativo, Estatística, Legislação de Terras e Princípios de Colonização. Folhas avulsas. 1920.11

(26) "Fronteira Marítima do Brasil": anotações para aulas de Geografia do Ginásio Mineiro. Folhas avulsas. 1921.12.05

58 Atividades Acadêmicas (27) "Estranhos Misterios Historicos - Lendária Ilha num Mapa do Mundo Antigo - A Hi-Brasil ou Ilha dos Pousos". Tradução feita por Lúcia Furquim Lahmeyer, bibliotecária do Instituto Histórico. Folhas avulsas. 1927.10.15

(28) "In Memorian de Felício dos Santos": discurso proferido no Círculo Católico. Folhas avulsas. 1932.01.08

(29) Anotações do curso de Engenharia sobre contabilidade e organização das indús- trias. Folhas avulsas. [ 1934.08.05?]

(30) Saudação proferida pelo universitário J. J. Guimarães Porto, ao encerrar o curso de Economia Política da Escola de Engenharia. Folha avulsa. 1934. I 1

(3 1) Programa de Economia Política, Ciências das Finanças e Estatística, do curso Engenharia Civil. Folhas avulsas. 1935.02.14

(32) "Aspectos Typicos das Varias Regiões e Estados do Brasil (dos 'Meos estudos brasileiros). I caderno. 1936

(33) Saudação do Grêmio L. Euclides da Cunha a Nelson de Senna. Folhas avulsas. 1938.08.25

(34) Lista dos patronos das cadeiras da Academia Mineira de Letras enviada ao Dr. Affonso Costa. Folhas avulsas. 1939.02.25

(35) Discurso dirigido ao VIII Congresso Científico Americano. Inglês. Folhas avulsas. 1940.05 .17

(36) Dados sobre o Instituto Histórico Mineiro: incluindo uma lista de nomes que compunham a diretoria e os sócios efetivos. Folhas avulsas. 1941.08

(37) Oração proferida na comemoração do centenário de Diogo de Vasconcellos, em nome da Academia Mineira de Letras, no auditório da Escola Normal Modelo de Belo Horizonte. Folhas avulsas. 1943.05.08

(38) "Côusas Brasilêiras (série de Estudos Históricos - Alguns Perfis Biographicos, Políticos e literários - Episódios e Tradições Brasilienses - Riquêzas Naturaes do Brasil)". Folhas avulsas. 1946

(39) Discurso oficial proferido na sessão de encerramento do II Congresso de História da Revolução de 1894. Folhas avulsas. 1946.1 1.21

Atividades Acadêmi: 59 (40) Discurso proferido na "semana de Lund" na reitoria, como representante da Escola de Engenharia. Incompleto. Folhas Avulsas. s.d.

(41) Súmula do ponto sorteado: "Napoleão Bonaparte e o I° império francês". Folha avulsa. s.d.

(42) Considerações sobre o ensino primário em Minas. Folha avulsa. s.d.

(43) Sumário de História do Brasil. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(44) "Fatos mineiros do século XVIII". Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(45) Notabilidades científicas do Brasil: lista de nomes de cientistas brasileiros. Folhas avulsas. s.d.

(46) Discurso de formatura de alunos do curso ginasial do colégio Santa Maria. Folhas avulsas. s.d.

(47) Pontos de Historia do Brasil. Folha avulsa. s.d.

(48) "Pontos de Historia do Brasil" dados no sexto ano do curso de bacharelado em letras do Ginásio Mineiro. I caderno. s.d.

(49) Programa de História Universal. Folha avulsa. s.d.

(50) Programa de História Universal, de Escragnolle Doria e João Ribeiro. Folha avulsa.s.d.

(51) Programa da cadeira de História. Folha avulsa. s.d.

(52) Apontamentos para a criação do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Minas Gerais e proposição de nomes para sócios efetivos e correspondentes. Folhas avulsas. s.d.

(53) "Memória Histórica": relação de intelectuais mineiros e objetos de estudo. Folha avulsa. s.d.

(54) "Saudação ao eminentíssimo legado-pontifício": discurso de saudação ao Cardeal Dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio de Janeiro. Folhas avulsas. s.d.

(55) Discurso proferido na Academia Mineira de Letras. Incompleto. Folha avulsa. s.d.

(56) Texto sobre escritores, obras literárias, pintura, folclore, teatro e música brasileira. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

60 Atividades Acadêmica , (57) "Publicações e escriptos inéditos. Originais para um livro Salve Brasil! (Paginas de Historia e litteratura)". Folha contendo indicações sobre quais ensaios históricos e literários formavam a obra. s.d.

(58) Ensaio sobre a pré-história no Brasil e no mundo. Incompleto. Folhas avulsas. s.d.

(59) "Belo Horizonte". Texto sobre a mudança da capital de Minas Gerais de Ouro Preto para Belo Horizonte. Folhas avulsas. s.d.

(60) "Documentos para a historia local do Serro Frio (tempos coloniaes); Familias povoadoras". I caderno. s.d.

(61) "O que deve o Brasil à cultura e à cooperação germânicas". Cadernos. s.d.

(62) Anotações diversas. Notas e fragmentos sobre assuntos diversos. Folhas avulsas. s.d.

(63) "História do Brasil-Reino e Brasil-Império (págs. 313 a 323). Estudo de Mello Moraes. I caderno. s.d.

(64) Recortes de jornais. s.d.

NCS.7(8) 1362

Atividades Académic 61

NCS.6 ^u6ficQvões

(1824-1952)

NCS.6. I VOI'QS OO ✓1 (11O1' (1895 - 1949)

(I) SENNA, Nelson C. de. Páginas tímidas: contos e escritos. Ouro Preto: Silva Cabral, 1896. 164p.

(2) SERRANO, Pelayo [Nelson Coelho de Senna]. Contos sertanejos: lendas e

fragmentos. Belo Horizonte; Porto: Typographia Universal, 1902. 243p.

(3) SERRANO, Pelayo [Nelson Coelho de Senna]. Contos sertanejos. Belo Horizonte;

Porto: Typographia Universal, 1903. 243p.

(4) SENNA, Nelson C. de. Bacia do Rio Doce: descrição dos municípios de Peçanha e

Caratinga. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1905. 14p.

(5) SENNA, Nelson C. de. O Rio Doce: descrição de alguns municípios da Bacia em

Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1905. 15p.

(6) SENNA, Nelson C. de. Bacia do Rio Doce. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas, 1906. 34p. (Relatório)

(7) SENNA, Nelson C. de et al. Description of some of the township of its basin

travellers, engineers, brazilian and foreign naturalists in the valley of the Rio

Doce. Rio de Janeiro: Comp. Graphica do , 1907. 45p.

(8) SENNA, Nelson C. de. Notas e chronica; páginas da história religiosa do Brasil:

seculos XVI a XX. São Paulo: A Campos, 1907. 118p.

(9) SENNA, Nelson C. de. Os índios do Brasil. Belo Horizonte: Imprensa Official do

Estado de Minas Gerais, 1908. 74p. (Apresentado no Ill Congresso Scientifico Latino

Americano no Rio de Janeiro, em agosto de 1905)

(lo) SENNA, Nelson C. de. Annuario de Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa

Official do Estado de Minas Gerais,1909. 1158p. Incompleto

Publicações 63 I) SENNA, Nelson C. de. Discursos proferidos na Câmara Estadual Mineira. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1909. 69p.

(12) SENNA, Nelson C. de. A hulha branca em Minas Gerais: synopse das quédas d'agua existentes no Estado. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de M i nasGerais, 1911. 18p.

(13) SENNA, Nelson C. de. Annuario de Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas Gerais, 1913. 998p.

14) SENNA, Nelson C. de. A hulha branca em Minas Gerais: quadros synopticos contendo 1.160 quedas d'agua, em Minas Gerais. 2.ed. il . aum. Belo Horizonte: Imp. Off. do Estado de Minas Gerais, 1914. 87p.

(15) SENNA, Nelson C. de. A proteção aos trabalhadores nacionais. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1914. 31p. (Discurso)

(16) SENNA, Nelson C. de. A contribuição ethnographica dos padres da companhia de Jesus e dos chronistas leigos dos primeiros séculos. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1915. 3 I p.

(17) SENNA, Nelson C. de. Pátria e raça. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1916. 23p. (Conferência)

(18) SENNA, Nelson C. de. Annuario de Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas Gerais, 1918. Tomo 1, 2.

(19) SENNA, Nelson C. de. Reforma do sistema tributário mineiro. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1919. 3 I p. (Discurso)

(20) SENNA, Nelson C. de. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello & C., 1922. v. I 0 (Parte da publicação Geographia do Brasil. Comemorativa do I° Centenário da Independência 1822-1922)

(21) SENNA, Nelson C. de. Primeiro centenário da independência do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1922. 33p. (Discurso)

(22) SENNA, Nelson C. de. Alguns aspectos econômicos brasileiros. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1925. 35p. (Discurso)

(23) SENNA, Nelson C. de. Pela marinha mercante br as ileira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1926. 48p. (Discurso)

64 (24) SENNA, Nelson C. de. Pela unidade da pátria. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1926. 26p. (Discurso)

(25) SENNA, Nelson C. de. A terra mineira. 2.ed. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1926. Tomo I , 2.

(26) SENNA, Nelson C. de. Vias marítimas de communicação. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1928. 38p. (Conferência)

(27) SENNA, Nelson C. de. O que deve o Brasil à cultura e à cooperação germânicas. Rio Grande do Sul: Rotermund & Co., 1935. 59p.

(28) SENNA, Nelson C. de. Alguns estudos brasileiros. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado, 1937. 118p. Separata da "Revista do Archivo Público Mineiro".

(29) SENNA, Nelson C. de. Africanos no Brasil (Estudos sobre os nêgros africanos e

influências afro - nêgras sobre a linguagem e costumes do povo brasileiro). Be1IO Horizonte: Typ. Queiroz Breyner, 1938. 297p.

(30) SENNA, Nelson C. de. A influência do índio na linguagem brasileira. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Proteção aos Indios, 1947. 34p. (Conferência)

(31) SENNA, Nelson C. de. O cinqüentenário de Belo Horizonte (12 de dezembro de 1947). Rio de janeiro: [s.n.], 1948. 56p. (Conferência)

(32) SENNA, Nelson C. de. O cinqüentenário de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado, 1948. 70p. (Conferência)

(33) SENNA, Nelson C. de. Mensagem à Bahia. Rio de Janeiro: Jornal do Comércio, 1949. 29p.

Cofeyões

(34) COLETÂNEA I : "DIVERSAS OBRAS DO AUTOR 1895- 1935"

SENNA, Nelson C. de. Memória histórica descritiva da cidade e município do Serro. Ouro Preto: Ferreira Lopes & C., 1895. 22p.

SENNA, Nelson C. de. Discursos pronunciados em diversas solenidades. Ouro Preto: Typographia Silva Cabral,1895.

65 SENNA, Nelson C. de. Discurso de saudação ao Sr. Dr. Bias Fortes. Cidade de Minas: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1899. 9p.

SENNA, Nelson C. de. Serranos ilustres. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1905. 37p.

SENNA, Nelson C. de. A idade da pedra no Brasil. Belo Horizonte: Typographia Beltrão,1905. 29p.

SENNA, Nelson C. de. Bacia do Rio Doce: descrição dos municípios do Peçanha e Caratinga. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1905. I4p.

SENNA, Nelson C. de. Bacia do Rio Doce. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1906. 34p. (Relatório)

SENNA, Nelson C. de et al. Minning concession on the Rio Doce. Rio de Janeiro: Comp. Graphica do Brazil, 1907. 45p.

SENNA, Nelson C. de. Discurso pronunciado na inauguração do Grupo Escolar da Cidade de Pitangui. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1907. 15p.

SENNA, Nelson C. de. Os índios do Brasil. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1908. 74p. (Memória)

SENNA, Nelson C. de. Um futuro município mineiro. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1908. 34p.

SENNA, Nelson C. de. Districto de Antônio Dias Abaixo. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1908. 2I p.

SENNA, Nelson C. de. Discurso pronunciado na sessão inaugural do primeiro co gresso brasileiro de geografia. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1909. 15p.

SENNA, Nelson C. de. A proteção aos trabalhadores nacionais. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1914. 31p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. A contribuição ethnográfica dos padres da companhia de Jesus e dos chronistas leigos dos primeiros séculos. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1915. 29p. (Tese)

66 Publicações SENNA, Nelson C. de. Homenagem prestada ao Dr. Assis Brasil. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas, 1916. 19p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Pátria e Raça. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1916. 23p. (Conferência)

SENNA, Nelson C. de. O Brasil e a guerra. In: CONGRESSO DA MOCIDADE. 1917. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas, 1918. 35p. (Conferência)

SENNA, Nelson C. de. Reforma do systema tributário mineiro. Belo Horizonte. Imprensa Official de Minas Gerais, 1919. 31 p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Discurso comemorativo proferido na Câmara Federal. Rio de Janeiro. Imprensa Nacional, 1922. 33p.

SENNA, Nelson C. de. Riquezas naturaes, desenvolvimento econômico e expa são industrial do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1923. 25p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. O problema da siderurgia nacional. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1924. 47p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Alguns aspectos econômicos brasileiros. Rio de Janeiro. Imprensa Nacional, 1925. 35p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Pela marinha mercante brasileira. Rio de Janeiro. Imprensa Nacional, 1926. 48p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Pela unidade da pátria. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1926. 26p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Vias marítimas de comunicação. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1928. 38p. (Conferência)

SENNA, Nelson C. de. O que deve o brasil à cultura e à cooperação germânicas. Rio Grande do Sul: Officinas Graphicas Rotermund & Co., 1935. 59p.

(35) COLETÂNEA 2: "OBRAS DIVERSAS - COLETÂNEA: 1905-1933"

SENNA, Nelson C. de. Traços bibliográficos de Serranos ilustres. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1905. 37p.

Publicações 67 SENNA, Nelson C. de. Bacia do Rio Doce. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas, 1906. 34p. (Relatório)

SENNA, Nelson C. de. São João Evangelista: um futuro município mineiro na mata do Peçanha. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1906. 34p. (Relatório)

SENNA, Nelson C. de. Notas chorographicas do districto de Antônio Dias Abaixo no valle do Piracicaba e Comarca de Itabira do Matto Dentro. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1908. 2I p.

SENNA, Nelson C. de. Balanço de forças: junta central Pro-Hermes Wenceslau. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1909. 19p. (Autoria discutível)

SENNA, Nelson C. de. A proteção aos trabalhadores nacionaes. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1914. 31p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. A contribuição ethnographica dos padres da companhia de Jesus e dos chronistas leigos dos primeiros séculos. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1915. 31p. (Tese)

SENNA, Nelson C. de. Pátria e Raça. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1916. 23p. (Conferência)

SENNA, Nelson C. de. O Brasil e a guerra In: CONGRESSO DA MOCIDADE, 1917. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas, 1918. 35p.

SENNA, Nelson C. de. Declaração de voto. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas Gerais, 1919. 17p.

SENNA, Nelson C. de. Reforma do systema tributário mineiro. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1919. 23p. (Discurso)

SENNA. Nelson de. Reforma do systema tributário em Minas. 1919. 3 I p. [Incompleto]

SENNA, Nelson C. de et al. Projeto n° 97, Câmara dos Deputados, 1921. 3p.

SENNA, Nelson C. de. Riquezas naturaes, desenvolvimento econômico e expansão industrial do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1923. 25p.

68 SENNA, Nelson C. de. O problema da siderurgia nacional. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1924. 47p. (Discurso)

REVISTA DA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: [s.n.], tomo 29, 1924. 92p.

SENNA, Nelson C. de. Alguns aspectos econômicos brasileiros. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1925. 35p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Pela marinha mercante brasileira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1926. 48p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. O que deve o Brasil à cultura e à cooperação germânicas. Rio Grande do Sul: Rotamund & Co., 1935. 59p.

(36) COLETÂNEA 3: "FOLHETOS"

SENNA, Nelson C. de. Homenagem prestada ao Dr. Assis Brasil pela Sociedade Mineira de Agricultura. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas, 1916. I 9p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Notas e chronicas; páginas da história religiosa do Brasil: séculos XVI a XX. São Paulo: A. Campos, 1907. 118p.

SENNA, Nelson C. de. O Brasil e a guerra. In: CONGRESSO DA MOCIDADE. 1917. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas, 19 18. 35p.

SENNA, Nelson C. de. Riquezas naturaes, desenvolvimento econômico e expansão industrial do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1923. 25p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Alguns Aspectos Econômicos Brasileiros. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1925. 35p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. O problema da siderurgia nacional. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1924. 47p. (Discurso)

(37) COLETÂNEA 4: "COLLECÇÃO"

SENNA, Nelson C. de. O Brasil e a guerra. In: CONGRESSO DA MOCIDADE. 1917. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas, 1918. 35p.

Publicações 69 SENNA, Nelson C. de. Brasil industrial e agrícola. A salubridade do Planalto Mineiro. As fontes de águas mineraes e thermaes. In: A terra mineira. [s.n.t.]

SENNA, Nelson C. de. O problema da siderurgia nacional. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1924. 47p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Riquezas naturaes, desenvolvimento econômico e expansão industrial do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1923. 25p. (Discurso)

SENNA, Nelson C. de. Os índios do Brasil, In: TERCEIRO CONGRESSO SCIENTÍFICO LATINO-AMERICANO. Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1924. 74p. (Memória)

REVISTA DA SOCIEDADE DE GEOGRAPHIA DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: [s.n.], tomo 29, 1924. 92p.

MINAS GERAIS. Camara dos deputados. Projeto n. 97-1991. Art. I° - Fica aberto o credito de 500:000$000 ao Poder Executivo, para applica-lo em serviços, auxilios e custeio das despesas com as festividades e homenagens em comemo- ração do I° Centenário da Independencia Nacional (...). Camara dos deputados. [Belo Horizonte]: Imprensa Official do Estado de Minas Geraes, 1921 [Projetde Lei]

BRASIL. Camara dos Deputados. Projeto n. 643-10 de novembro de 1927. Dispõe que as missões diplomaticas do Brasil, na Colombia e na Venezuela, sejam ocu- padas por enviados extraordinarios e ministros plenipotenciários, e dá outras providências. Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1927.

SENNA, Nelson C. de. Missão do professorado. A ESCOLA PRIMÁRIA. [Rio de Janeiro]. v.8, n.9, out. 1924.

SENNA, Nelson C. de. Advogados e juizes. Belo Horizonte. dez. 1901.

04ras- áe reftréncra

(38) SENNA, Nelson C. de. Catálogo da Bibliotheca do Dr. Nelson de Senna. Belo Horizonte, 1904.

(39) SENNA, Nelson C. de. Catálogo da "Bibliotheca Brasiliano-Americana" do profe sor Nelson de Senna (da Universidade de Bello Horizonte). Belo Horizonte, 1936.

70 Publicações (40) SENNA, Nelson C. de. Notas bibliográphicas. Belo Horizonte: [s.n.], 1944. 23p.

NCS.6.2 VOrds aie 7ercerros ( I 872 - 195 I )

(I) ABINADER, Luiz. Os Libanêses: estudo analítico dos habitantes da República Libanêsa e tratamento etiológico dos males endêmicos que os acometem. São Paulo: [s.n.], 1951. 185p.

(2) AGASSIZ, (M. et. Mme.). Voyage au Brésil. 3e ed. Paris: Hachette, 1882. 268p. (Bibliothèque Rose Illustrée).

(3) AGASSIZ, Luiz, AGASSIZ, Elizabeth Cary. Viagem ao Brasil: 1865-1866. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938. 654p.

(4) ALBÉNIZ, Nicasio, NAPAL, Salvador. Nociones de Historia de la Religión Cristiana. Madrid: Acción Católica Espanola, 1946. 428 p.

(5) ALBERTO Dürer e a gravura alemã. [Rio de Janeiro?]: Museu Nacional de Belas Artes/Ministério da Educação e Saúde, 1941. 58p.

(6) ANCHIETA, Padre Joseph de. Cartas. informações, fragmentos históricos e sermões do padre Joseph de Anchieta, S. J. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933. 567p.

(7) ANNAES da Câmara dos Deputados: quarta sessão da quinta legislatura no anno de 1910. Bello Horizonte: Imprensa Official, 1911. 42I p.

(8) ANUÁRIO genealógico brasileiro. São Paulo: Instituto Genealógico Brasileiro, 1947. v.9.

(9) ARAUJO, Carlos da Silva. Contos do Rio Verde. Rio de Janeiro: A Noite, 1947. 203p.

(10) ARINOS, Affonso. O contractador dos diamantes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1917. I24p.

(I I) ARINOS, Affonso. O mestre de campo; romance do século dezoito. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1918. 167p.

Publicações 71 (12) ARQUIVO NACIONAL. Leão XIII e o Brasil; discurso pronunciado pelo Bispo do Pará em 28 de setembro de 1888 na Capela Imperial por ocasião da entrega da Rosa de Ouro a sua Alteza a Senhora Princesa D. Isabel. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. 29p.

(13) BARBOSA, Jeronymo Soares. Grammatica philosophica da lingua portugueza; ou principios da grammatica geral applicados á nossa linguagem. 6.ed. Lisboa: Academia Real das Sciencias, 1875. 320p.

(14) BARRETO, Henrique L. de Mello. Regiões fitogeográficas de Minas Gerais. Belo Horizonte: Departamento Geográfico, 1942. 30p. (Boletim 4)

(15) BI-CENTENARIO da imperial irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. Rio de Janeiro: [s.n.], 1944, 5 I p.

(16) BRANDÃO, Thomaz. Marilia de Dirceu. Bello Horizonte: Guimarães, 1932 456p. [Incompleto]

(17) CABRAL, Mário V. da Veiga. Compêndio de História do Brasil; adoptado no Collegio Pedro II, Collegios Militares, Escolas Normaes, e em muitos outros estabelecimentos de ensino secundário. 6.ed. Rio de Janeiro: Jacintho Ribeiro do Santos, 1929. 366p.

(18) CASAIS, José. Congonhas do Campo. Rio de Janeiro: F. Timon, 1942. 72p.

(19) CASTRO, Araújo. Instrução Moral e Cívica. Rio de Janeiro: Leite Ribeiro, 1925. I49p.

(20) CREDO de liberdade: a constituição dos Estados Unidos e outros documentos históricos. [s.l.]: U.S. Gouernment printing Office, 1945.

(21) DEZOBRY, C., BACHELET, T. Dictionnaire general de biographie et d'histoire: de mythologie, de geógraphie ancienne et moderne comparée, des antiquités et des institutions grecques, romaines, françaises et étrangères. 8e ed. Paris: Ch. Delagrave, 1880. 2v.

(22) ENNES, Ernesto. As guerras nos Palmares (subsídios para a sua história). São Paulo: Editora Nacional, 1938. v. I .

(23) FAURE, Gabriel. Rome. Grenoble: Arthaud, 1933. 146p.

(24) FIX, Theodoro. História da Guerra do Paraguai. Rio de Janeiro: Gamier. 1872. 255p.

72 (25) FREYRE, Gilberto. Guerra, paz e ciência. Rio de Janeiro: Ministério das Relações Exteriores, 1948. 35p.

(26) GALVAO, Ramiz. Vocabulário etymologico, orthographico e prosodico das palavras portuguezas derivadas da lingua grega. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1909. 607p.

(27) GARCIA, Rodolfo. Exotismos franceses originários da língua Tupi. Rio de Janeiro: [s.n.], 1943. 5Ip. Separata da REVISTA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Rio de Janeiro: [s.n.], 1943.

(28) GONZAGA, Tomaz Antônio [Critilo]. Cartas Chilenas. Rio de Janeiro: Ministério de Educação e Saúde/Biblioteca Nacional, 1940. 294p.

(29) GOTHAILCHER. Genealogischer Hofkalender. Gotha: Justus Perthes, 1914.1208p.

(30) LATIF, Miran de Barros. As Minas Gerais. Belo Horizonte: Cultura Brasileira, [s.d.]. 208p.

(31) LEITE, Aureliano. Influência de uma família paulista do século XVI nos destinos do Brasil. São Paulo: [s.n.], 1949. 59p. (Contribuição ao IV Congresso de História Nacional)

(32) LEITE, Serafim (S.I.). Obra e assuntos gerais: séculos XVII-XVIII. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943. 440p. (História da Companhia de Jesus no Brasil, 4)

(33) LEROY-BEAULIEU, Paul. Précis d'économie politique. 10e ed. rev. Paris: Librairie Ch. Delagrave, [s.d.]. 409p.

(34) LIRA, Mariza. Migalhas folklóricas. Rio de Janeiro: Laemmert, 1951. 200p.

(35) LIVRO velho do tombo do Mosteiro de São Bento da cidade de Salvador. Bahia: Tipografia Beneditina, 1945. 5 13p. (Documentos históricos da Congregação Beneditina Brasileira, I )

(36) LOBATO, Monteiro. Problema vital. São Paulo: Revista do Brasil, 1918. 105p.

(37) MICHAELE, Faris Antônio S. Manual de conversação da língua tupi. Ponta Grossa: Centro Cultural "Euclides da Cunha", 195 I. 5 I p.

Publicações 73 38) MINAS GERAIS. Camara dos Deputados. Regimento interno da Camara dos Deputados do Estado de Minas Gerais. Bello Horizonte: Imprensa Official do E. de Minas Gerais, 1917. 149p.

(39) MINAS GERAIS. Departamento Estadual de Estatística. Dicionário Topononímico. Belo Horizonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1945. 150p.

(40) MINAS GERAIS. Departamento Geral de Estatística. As grutas em Minas Gerais. Belo Horizonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1939. 278p.

(41) MINAS GERAIS. Departamento Geral de Estatística. População de Minas Gerais em 1936. Belo Horizonte: Oficinas Gráficas da Estatística, 1938. 19p.

(42) MORAES, Hilarino. Almanach do Municipio de Passos. São Paulo: Espíndola, Siqueira, 1898. I99p.

(43) NABUCO, Joaquim. Um Estadista do Império; Nabuco de Araújo, sua vida, suas opiniões, sua época; 1813-1857. Rio de Janeiro: Garnier, [s.d.]. v. I .

NABUCO, Joaquim. Um Estadista do Império; Nabuco de Araújo, sua vida, suas opiniões, sua época; 1857-1866. Rio de Janeiro: Garnier, [s.d.]. v.2.

NABUCO, Joaquim. Um Estadista do Império; Nabuco de Araújo, sua vida, suas opiniões, sua época; 1866-1878. 2.ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1927. v.3.

(44) NAS fronteiras do Brasil (Missões Salesianas do Amazonas). Rio de Janeiro: [s.n.], 1950. 49p.

(45) OLIVEIRA, Almir de. Gonzaga e a Inconfidência Mineira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1948. 274p. (Brasiliana, 260)

(46) OLIVEIRA, Armando de Sales. Carta aos brasileiros. Buenos Aires: [s.n], 1943. 22p.

(47) PEIXOTO, Afrânio. Minha terra e minha gente. 2.ed. cor. e. dim. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1916. 246p.

(48) PIRES, Homero. As melhores paginas de Bernardes. Rio de Janeiro: Guanabara, [ 1933?]. 284p.

(49) RANGEL, Alberto. Gastão de Orléans: o último Conde d'Eu. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935. 428p.

74 Publicações (50) REHFELD, Paulo. O amigo de Duclerc; romance brasileiro - princípios do século XVIII. Belo Horizonte: Queirós Breyner, 1936. 354p.

(51) REIS, Carlos (Org.). Álbum Ilustrado de São Paulo. São Paulo: Mófreita, 1904.136p.

(52) RIBEIRO, João. Satyricos portuguezes; collecção de poemas heroi-comico- satyricos. Rio de Janeiro. Garnier, 1910. 305p.

(53) RODRIGUES, E. Contreiras. Traços da economia social e politica do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Ariel, 1935. 300p.

(54) RONDON, Cândido Mariano da Silva. Esbôço gramatical e vocabulário da língua dos índios Borôro: algumas lendas e notas etnográficas da mesma tribo. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Proteção aos Índios, 1948. 209p.

(55) RONDON, Cândido M. S. Esboço gramatical; vocabulário; lendas e cânticos dos índios Ariti (Parici). Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Proteção aos índios, 1948. I 1 op.

(56) RUIZ DE MONTOYA, P. Antonio. Arte de la lengua guarani, ó mas bien tupi. Nueva edición: mas correcta y esmerada que la primera, y com las voces indias en tipo diferente. [s.l.:s.n.], 1876.

(57) SAMPAIO, Theodoro. O tupi na Geographia nacional. 2.ed. cor. aum. São Paulo: O Pensamento, 1914. 285p.

(58) SAMPAIO, Theodoro. O tupi na Geographia nacional. 3.ed. cor. aum. Bahia: Escola de Aprendizes Artifices, 1928. 352p.

(59) SANTOS, Joaquim Felicio dos. Memorias do Districto Diamantino da Comarca do Serro Frio (Provincia de Minas Geraes). Rio de Janeiro: Castilho, 1924. 408p.

(60) SANTOS, Lúcio José dos. A Inconfidência Mineira; papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira. São Paulo: Lyceu Coração de Jesus, 1927. 629p.

(61) SANTOS, Luiz Gonçalves dos. Memórias para servir à História do Reino do Brasil. Rio de Janeiro: Zelio Valverde, 1943. 2v.

(62) SENNA, Caio Nelson de. "Gongo Socco". Belo Horizonte: Côrte de Appelação do Estado de Minas Gerais, 1935. 24p. (Appellação Civel n.8.441)

(63) SENNA, Caio Nelson de. João Pinheiro da Silva; sua vida - sua obra - seo exemplo. 1860 a 1908. Belo Horizonte: [s.n.], 1941. 265p.

75 (64) SENNA, Lúcio O. N. de. Medicos mineiros: no Brasil-colonia - no Imperio e na Republica. Rio de Janeiro: Agir, 1947. 1 19p.

(65) SILVA, Augusto Freire da. Grammatica Portugueza. São Paulo: Augusto Siqueira, 1906. 478p.

(66) SILVA, J. Norberto de Sousa. História da Conjuração Mineira. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1948. 2v. (Biblioteca PopularBrasileira, 26)

(67) SOARES, José de Souza. Minas-Geraes. Rio de Janeiro: A. Coelho Branco E°, 1931. 47p.

(68) SOCIEDADE de Geographia do Rio de Janeiro. Indicações gerais sobre a confecção da Geographia do Brazil commemorativa do Centenario da Independencia. 1919. Rio de Janeiro: Rohe, 1920. 23p.

(69) SOCIEDADE de Geografia do Rio de Janeiro. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello & C., 1922. v.1. (Publicação Comemorativa do 1° Centenário da Independência 1822-1922)

(70) SYMPSON, Pedro Luiz. Grammatica da lingua brasileira (Brasilica, Tupi ou Nheêngatú). 3.ed. Rio de Janeiro: Fernandes e Neiva, 1926. 80p.

(71) TAUNAY, Visconde de. Paizagens Brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, [1926?]. 134p.

(72) VARGAS, Getúlio. Documentos historicos: revolução de outubro; discursos e maifestos do Exmo. Sr. Dr. Getulio Vargas, Chefe do Govêrno Provisorio -1932. Rio de Janeiro: Serviço de Publicidade, I933. 96p.

(73) VASCONCELLOS, Diogo de. Historia antiga d as Minas Geraes. Bello Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Geraes, 1904. 324p.

NCS.6.3 [P2TIÓ0'ICOS (1824-1952)

FOLHETOS: PROPAGANDAS DE REVISTAS E PROGRAMAS DE FESTAS POPULARES.

Sumário da revista Rio Atl as. I folheto. Rio de Janeiro, out. 1906 Programa de festejos para a colocação da imagem de Cristo Crucificado no salão do júri de Itaúna. I folheto. Cidade do Pará, 1920.02.26 Programa da revista Brasil - Rio de La Plata. Sobre Comercio, Economia, Finanças e Sociologia. Incompleto. I folheto. Buenos Aires, s.d.

76 (4) Programa de festejos populares de sábado de aleluia e domingo de páscoa em Belo Horizonte. I folheto. [Belo Horizonte], s.d.

JORNAIS: FOLHAS DE JORNAIS, JORNAIS NÃO ENCADERNADOS EJORNAIS ENCADERNADOS.

FOLHAS DE JORNAIS - AGRUPADAS SEGUNDO AS ATIVIDADES DO AUTOR.

Assuntos Pessoais:

(5) DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Belo Horizonte, 140, 4 ago. 1907, p. I -2. (6) MINAS GERAES. Belo Horizonte, 14, 28 jan. 1936, p.13-14. (7) MINAS GERAES. Belo Horizonte, 17, 20 mar. 1936, p. I 7-8.

Estudos Literários:

(8) MINAS GERAES. Belo Horizonte, 19 maio 1910, p.3-4. (9) MINAS GERAES. Belo Horizonte, 10 jun. 1928, p.5-I2.

Atividades Acadêmicas:

(10) DIÁRIO OFFICIAL. Rio de Janeiro, 10 maio 1922, p.9183-9188. (I I) ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte, 31 mar. 1935, p.3-6. (12) A NOITE. Rio de Janeiro, 4908, 22 jul. 1925, p.1-2.

Atividades Parlamentares:

(13) CONGRESSO NACIONAL. Rio de Janeiro, 27 set. 1923, p.3361-3366. (14) CONGRESSO NACIONAL. Rio de Janeiro, 27 out. 1923, p.4127-4128. (15) CONGRESSO NACIONAL. Rio de Janeiro, 20 out. 1926, p.4227-4230. [Danificado] (16) CONGRESSO NACIONAL. Rio de Janeiro, 25 dez. 1927, p.8265-8272. (17) CONGRESSO NACIONAL. Rio de Janeiro, 21 maio 1930, p.591-592. (18) CORREIO DA MANHA. Rio de Janeiro, 5114, 30 jan. 1913, p.1-2. (19) DIARIO DA JUSTIÇA. Seção II. [s.1.], 18 set.1950, p.221-222. (20) DIARIO DE MINAS. Belo Horizonte, 5792, 12 out. 1928, p.1-4. (21) DIÁRIO DO CONGRESSO NACIONAL. Seção II. Rio de Janeiro, 13 abr. 1957, p.629-630. (22) O JORNAL. Rio de Janeiro, 13 nov. 1930, p.3-6. (23) MINAS GERAES. Belo Horizonte, 14 ago. 1910, p.5-6. (24) MINAS GERAES. Belo Horizonte, 13 e 14 jan. 1913, p.3-4. (25) MINAS GERAES. Belo Horizonte, 7 ago. 1920, p.5-6. (26) A PÁTRIA. Rio de janeiro, 896, 13 maio 1923, p. I -2.

77 Estudos Brasileiros

(27) MINAS GERAES. Ouro Preto, 106, 21 abr. 1895, P. 1-2.

Indigenismo:

(28) ABELHA DO ITACULUMI. Ouro Preto, 17 nov.1824. (Edição fac-similada)

Mineração e Siderurgia:

(29) 0 CORREIO DE MINAS. Juiz de Fora, 85, 12 abr. 1907. (30) O CORREIO DE MINAS. Juiz de Fora, 98, 27 abr. 1907 (31) DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Belo Horizonte, 54, 25 abr. 1907. (32) ECHO DA MATTA. Caratinga, 15, I out. 1905. (33) ECHO DA MATTA. Caratinga, 18 , I nov.1905 (34) GAZETA DE NOTÍCIAS. Rio de Janeiro, 106, 16 abr. 1907. (35) A IDEA NOVA. Diamantina, 35, 14 abr. 1907. (36) JORNAL DO COMMERCIO. Rio de Janeiro, 2 dez. 1906. p.3-4. (37) JORNAL DO COMMERCIO. Juiz de Fora, 3285, 24 abr. 1907, p.1-4. (38) JORNAL DO COMMERCIO. Rio de Janeiro, 115, 26 abr. 1907, p.I -2, 7-8. (39) 0 MINAS GERAIS. Belo Horizonte, 76, 4 abr. 1907. (40) 0 MUCURY. Teófilo Otoni, 389, 3 fev. 1907. (41) O NORTE. Diamantina, 56, 27 jun. 1907. (42) A PROVINCIA. Belo Horizonte, 2, 15 jan. 1907. (43) A PROVINCIA. Belo Horizonte, 6, 15 mar. 1907. (44) TRIBUNA DO NORTE. Belo Horizonte, 22, 06 jan. 1907.

JORNAIS INTEIROS AVULSOS

(45) 0 CRUZEIRO. Vapor "D. Pedro II", I , 28 jan. 1941. (46) 0 CRUZEIRO. Vapor "D. Pedro II", 2, 8 fev. 1941. (47) 0 CRUZEIRO. Vapor "D. Pedro II", 3, 12 fev. 1941. (48) DOMINGO. Belo Horizonte, 12, 27 jun. 1915. (49) A ENERGIA NACIONAL. Rio de Janeiro, 15, 3 jun. 1926. (50) 0 ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte, I, 7 mar. 1928. (51) LIBERAL DO SERRO. Itambé da Vila do Príncipe, 12 maio 1832. (52) O MUZAMBINHO. Muzambinho, 237, 8 dez. 1910. (53) 0 NORDESTINO. São João Evangelista, 10, I jul. 1929. (54) 0 NORDESTINO. Sao João Evangelista, 13, 16 set. 1929. (55) 0 NORDESTINO. São João Evangelista, 17, 16 nov. 1929. (56) RUA DO OUVIDOR. Rio de Janeiro, 742, 23 nov. 1912. (57) A VOZ DO NORTE. Vila de São João Evangelista, 69, 8 jun. 1923.

78 Publicações JORNAIS ENCADERNADOS

(58-84)0 PROPAGADOR MINEIRO. Belo Horizonte, 1-21, 23-25, 27,28, 30. 1907-1908. (85-96) A PROVÍNCIA. Belo Horizonte, 1-12. 1907.

REVISTAS

(97) ACAIACA. Revista de Cultura. Belo Horizonte: [s.n.], n.33, dez. 1951. (98-100) AUTOMOVEL CLUB. Rio de Janeiro: Touring Club do Brasil, n.79-80-81, out./nov./dez. 1931. Número dedicado à 2. Convenção Turística Interestadual, 3 I out. - 9 nov. 1931, Rio de Janeiro. [Anexos: Programa da Convenção e Parecer do Relator Geral da 2. Secção do Programa "Excursionismo "] (101 - 103) BRAZILIAN ENGINEERING AND MINING REVIEW. Rio de Janeiro: [s.n.], 1906 (9-11). (104) GUIA DEL VERANEANTE. Revista de Turismo de los FF. CC del E. (Chile). Santiago do Chile: Empresa de los Ferrocarriles del Estado, 1942. (l05) GUIA DEL VERANEANTE. Revista de Turismo de los FF. CC del E. (Chile). Santiago do Chile: Empresa de los Ferrocarriles del Estado, 1944. (106) LA REVUE CRITIQUE DES IDEES ET DES LIVRES. Paris: [s.n.], v.30, n. 179, déc. 1920. (107) LIGA MARÍTIMA BRASILEIRA. Rio de Janeiro: [s.n.], n.23I, set. 1926. (108) NUEVA IDEA. Revista Ilustrada de Letras I Sociolojía. Chillan: Imp. del Comercio, n.3, jun. 1903. (109) REVISTA AGRICOLA COMMERCIAL E INDUSTRIAL MINEIRA. Belo Horizonte: Directoria Geral de Agricultura, Viação e Industria do Estado de Minas Geraes, v.2, n.6, jun. 1905. (110) REVISTA AGRICOLA COMMERCIAL E INDUSTRIAL MINEIRA. Belo Horizonte: Directoria Geral de Agricultura, Viação e Industria do Estado de Minas Geraes, v.2, n.7, jul. 1905. (111) REVISTA DAS ACADEMIAS DE LETRAS. Órgão da Federação das Academias de Letras do Brasil. Rio de Janeiro: [s.n.], n. 14, set. 1939. (112) REVISTA DE IDENTIFICAÇÃO E CIÊNCIAS CONEXAS. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, n. 15, 1. sem. 1952. (113) REVISTA GENEALÓGICA BRASILEIRA. São Paulo: Instituto Genealógico Brasileiro, n.4, 2. sem. 1941. (114) REVISTA GENEALÓGICA BRASILEIRA. São Paulo: Instituto Genealógico Brasileiro, n.14, 2. sem. 1946. (115) REVISTA GENEALÓGICA BRASILEIRA. São Paulo: Instituto Genealógico Brasileiro, n.17,18, I . e 2. sem. 1948. (116) REVUE FRANCO - ITALIENNE ET DU MONDE LATIN. Nápoles: F. Di Gennaro et A. Morano, n.14- 16, dec. 1901. (1 17) REVUE INTERNATIONALE ILUSTREE des Sciences Politiques et Sociales, Arts et Belles - Lettres. 2e ed. Paris: Société Académique d'Histoire Internationale. Numéro spécial dédié à S. M. le Roi Albert I er. [s.d.].

79 (118) SERVIÇO DE DEFESA DO CAFÉ DO ESTADO DE SÃO PAULO. A broca do café.

São Paulo: Navarro de Andrade/Secretaria de Agricultura, Commercio e Obras

Públicas, n.2, [s.d.].

(1 19 - 124) A UNIVERSAL. Revista das Revistas- resenha da vida nacional e estrangeira.

Rio de Janeiro: [s.n.], 1901 (2-7).

(125-135) A UNIVERSAL. Revista das Revistas - resenha da vida nacional e estrangeira. Rio

de Janeiro: [s.n.], 1902 (35, 37-39, 46-49, 51, 52, 55).

(i'Il J:49 ^L 7Y19 ✓ ad, tis- f,) o 644•t r.i

r s •

NC5.7 (8) 1357

80 NCS.7 .^cono rQ ICl 9

8. Reprodução impressa do quadro "Gonçalves Dias e a Ethnographia Brasileira', de Alípio de Miranda- (1) Album contendo recortes, impressos Ribeiro s.d. e fotografias de personalidades 9. Mimi Aguglia. México. Fotógrafo H.F. e localidades. Possui ainda Schlattman.(Cartão-postal) 1911.03.10 desenhos feitos por Nelson de 10. Itália Fausta. Belo Horizonte.(Cartão- Senna, um ex-libris utilizado postal) 1918.06.06

por ele, autógrafos, brasões e Il. Reprodução impressa do quadro

postais. Muitas imagens possuem "Maximiliano, Príncipe de Wied", de

anotações. Afrânio do Amaral. s.d.

Obs.: as folhas 1-7 perderam a 12. Reprodução impressa de um retrato

ordem original. de Francisco de Paula Cândido. Verso: reprodução impressa de Reprodução impressa do quadro autógrafos de 1555 e 1556. s.d.

"Tiradentes: a confirmação da 13. João Pinheiro. s.d. sentença', de Ed. de Sá. s.d. 14. Alfredo Maia. s.d.

2. Reprodução impressa de 3 pranchas 15. Francisco de Paula Bicalho; s.d de J. B. Debret, intitulad as " O Rio 16. Antônio Arnaldo de Oliveira. s.d. em 1820 - costumes de rua'. s.d. 17. Aurélio Pires. s.d. 3. Reprodução impressa do quadro 18. Conde de Prados. (foto). s.d. "Batalha do Riachuelo", de Victor 19. Barão Homem de Mello. s.d. Meirelles de 1865. s.d. 20. Bernardo Monteiro. s.d. 4. Reprodução impressa de fotos do 21. Benjamim Jacob. (foto). s.d. Quinto Congresso Nacional de 22. Antônio Olyntho dos Santos Pires. s.d. Estrad as e Rodagens s.d. 23. Sem identificação. . s.d. s. Festa no Count ry Club em 24. João Batista de Souza e Nelson de comemoração do aniversário de Senna. (foto). s.d.

Berenice Machado. s.d. 25. Alvaro da Silveira. s.d. 6. Concentração de escoteiros na 26. Josino de Araújo. (foto). s.d Esplanada do Castello. s.d. 27. Dom Cyrillo de Paula Freitas, Bispo.s.d.

7. Reprodução impressa de fotos dos 28. Noronha Guarany. s.d.

representantes do Governo 29. Domiciano Leite Ribeiro, Visconde Republicano no Primeiro Congresso de Araxá. s.d. Brasileiro de Geografia. s.d. 30. Gustavo Penna. (foto). s.d.

lcunogr 81

31. Alfredo Valadão. (Foto). s.d. da Cunha Pereira, Camillo Augusto 32. Carlos Chagas. (Foto). s d Maria de Brito, Coronel Francisco 33. Augusto Franco. s.d. Ferreira Alves, José Gonçalves de 34. Américo de Macedo. s.d. Souza, Coronel Júlio César Tavares 35. Arthur Goulart. s.d. Paes, Comendador Manoel Teixeira 36. Rodolpho Abreu. s.d. da Costa. s.d. 37. .. s d 59. Estado do Acre: parque e residência 38. Cristiano Ottoni. s.d. do Governador. s.d.

39. Arthur Lobo...... s.d. 60. Estado de Alagoas: vista panorâmica 40. Francisco Soucasseaux. s.d. de Maceió. s.d. 41. Alberto Delpino. s.d. 61. Estado da Bahia: panorama de 42. João Baptista de Castro. (Foto). s.d. Salvador. s.d. 43. Domingos José da Rocha. (Foto). s.d. 62. Estado do Ceará: avenida Caio 44. Luiz Cassiano Martins Pereira. s.d. Prado, em Fortaleza.; s.d. 45. Ildefonso Alvin. (Foto).. s.d. 63. Distrito Federal: morro de Santo 46. Josias de Azevedo. (Foto). s.d. Antônio. s d 47. Pedro Américo. s.d. 64. Estado do Espírito Santo: porto e 48. Afrânio de Mello Franco s d avenida Capixaba, em Vitória. s.d. 49. Grupo de Senadores: Cornélio Vaz de 65. Estado do Rio: vista de Niterói. s.d. Mello, Levindo Ferreira Lopes, João 66. Estado de Goiás: vista panorâmica da Bawden, Virgílio de Mello Franco, cidade de Santa Luzia. s.d. Francisco de Paula Rocha Lagoa, 67. Estado do Maranhão. s.d.

Epaminondas Esteves Ottoni. _ s.d. 68. José Antônio Saraiva. (foto). . s.d. 50. Afonso Penna. s.d. 69. Cesário Alvim. s.d. 51. Antônio Gonçalves Chaves. s d 70. Theophilo Benedicto Ottoni... .. s.d. 52. João Pinheiro. s d 71. José Feliciano Pinto Coelho da 53. Francisco A . de Salles. .... s.d. Cunha. s d 54. Ex-libris de Nelson de Senna.. s.d. 72. "O meu primeiro trabalho de 55. [Thom Matherley?], [Conde Girolamo desenho." Nelson de Senna. 1892.07 dei Rossi?], Nelson de Senna, 73. José Rodrigues Alves e Nelson de [Frederico Jaegher?]. Cordisburgo. Senna. (foto).... ...... s.d. (Foto). s.d. 74. Certidão de confirmação de ofício de 56. Recorte com antigo alfabeto maya e sapateiro de Albano da Silva Ribeiro. egípcio. s d. Mariana.(foto) .(1801.05.06) 157. Nelson de Senna e amigo. (Cartão- 75. Sobrado não identificado. (foto); s.d postal). s.d. 76. Guimarães Passos e Augusto de 58. Grupo de Senadores: Coronel Lima. s.d. Joaquim Baptista de Mello, Gaspar 77. McCormack, Ruffo, De Luca, Ferreira Lopes, José Pedro Elmam, Sousa. s.d. Drummond, Henrique Diniz, Nuno 78. Busto de Gonçalves Dias. s.d. da Cunha Mello, Comendador 79. Paderewski, Battistini, Martinelli, Francisco Ribeiro de Oliveira, Simão Jascha [Danificado], Chaliap

82 i-,":,, [Danificado]. s.d. General Souza Aguiar, Barão do Rio 80. Gluck, Melba, Caruso, Galli, Curci, Branco; s.d Farrar. s.d. 114-115. Dom Carlos I e Dom Luiz. 81. "Premiado. Meo primeiro desenho. Felippe; s d Escola Normal de Diamantina." 1893 116. Amélie; s.d 82. Salto de Itapura. Rio Paraná. (Foto).s.d. 117 Martim Affonso de Sousa; s.d 83. Rio Paraná. Estrada de Ferro do 118 Goiás: rua Moretti Foggia; s.d Noroeste. (Foto). s.d. 119 Sem identificação; s d 84. Desenho de Paulo Larches. Cuyethé. 120. Av. Central e Rua D' Ouvidor; s.d 1908.09 121. Casa Laemmert; .... s.d 85. Mapa do Município de Lavras. .. s.d. 122. Cardeal Arcoverde e Bispos de Rio 86. José Pedro Dias de Carvalho. .. s.d. Grande, Pouso Alegre, Espírito Santo, 87. João Gualberto Teixeira de Carvalho.s.d. Goyás, Diamantina, São Paulo; s.d 88. Francisco Diogo Pereira de 123. Dom Joaquim Silvério de Sousa; s.d Vasconcelos. s.d. 124. Dom Silvério; s.d 89-90.Couraçado Brasileiro Minas Gerais;s.d. 125. Dom Eduardo Duarte Silva; s.d 91-92. Anita Garibaldi. s d 126. Dom João Néry. (Foto); s.d 93. Marechal . s.d. 27. Padre Diogo Feijó; s d 94. Nilo Paçanha. s.d. 128. Bispo Camargo Barros; s.d 95. José Joaquim Seabra. s.d. 129. Sem identificação; s.d 96. Estátua de Tiradentes. s d. 130. Affonso Augusto Moreira Penna; s.d 97. Cartão com desenho. s d. 131. Epitácio da Silva Pessoa, Bueno de 98. "Uma venda no recife em 1821". Paiva, Pandiá Calógeras, Veiga Rugendas. s.d. Miranda, Pires do Rio, Estácio 99. Barão do Rio Branco, Afonso Penna, Coimbra, Carlos Sampaio, Geminiano Miguel [Caluuri], s d da Franca, Azevedo Marques, 100. " Um Sertanejo". s.d. Homero Baptista, Ferreira Chaves;s.d l ot. Antônio Felipe Camarão. s.d. 132. Manuel Thomaz de Carvalho Britto; 102. Theodor Wardenburg. s.d. s d 103 Vasco da Gama. s.d. 133. Francisco Salles s d 104. André Vidal de Negreiros s.d. 134. Rosa Maria Paulina da Fonseca e 105. Dom Pedro II. s d. filhos. s d. 106. Dom Duarte Leopoldo e Silva. s.d. 135. "O Grito do Ipyranga". s d 107. Dom Agostinho Francisco Benassi s.d. 136. J. Bueno Brandão. s.d. 108. Oswaldo Cruz. s.d. 137. Bernardo Pereira de Vasconscellos. 109. J. F. de Assis Brasil. s d (Cartão- postal). s.d. I to. Marechal Hermes da Fonseca.. s.d. 138. Honório Hermeto Carneiro Leão. 1 1 1 . Henrique Oswaldo. s.d. (Cartão -postal). s.d. 112. Lauro Muller Y Murature. .. s.d. 139. Conselheiro Ferreira Vianna. s.d. 113. Rodrigues Alves, Lauro Muller, 140. Cartão da atual Câmara Municipal de Pereira Passos, Paulo Frontim, Ouro Preto. 191 1.07.08

Iconografia 83 141. Cartão com membros da Câmara Ribeiro Campos Carvalho, João Municipal de Ouro Preto em Felício dos Santos, Manoel Procópio comemoração ao bicentenário da Alves Pereira, Vicente José de cidade. 191 1.07.0 Figueiredo, Francisco José Ferreira 142. Brasão do Estado do Paraná.. s.d. Torres, José Agostinho Vieira de 143 e 144. Cartão com poemas de Thomaz Mattos, Antônio Gabriel de Paula

. Antônio Gonzaga. s.d. Fonseca, João Vieira de Azeredo 145. Fac-similes de assinaturas. s.d. Coutinho, Francisco Corrêa Rabello, 146. Busto do Barão de Rio Branco. Rio João Moreira Maia, Antônio Thomaz de Janeiro.(Foto) 1912 de Godoy, Maximiano da Cunha 147. Marquez de Paranaguá. s.d. Rolim, Bernardino José Pereira de 148. [Albert Teeh?]. s.d. Queiroz. s.d. 149. Barão de Studart. (Foto). s.d. 168. Barão Homem de Mello. s.d. 150. João Pinheiro, Bueno Brandão, 169. A . de Aguiar. s.d. Carvalho Britto, João Braulio. Belo 170. Dario Vellozo. s.d. Horizonte. 1906. 09.07; 171. Cândido Rondon. s.d. 151. Busto de Frei Leandro do 172. Norberto Jorge. s.d. Sacramento. s.d. 173. Gilka da Costa Machado. s.d. 152. Fac-similes de assinaturas. s.d. 174. Affonso Augusto Moreira Penna. s.d. 153. Comissão organizadora do Primeiro 175. Presidente Wilson.. s.d. Congresso Brasileiro de Geografia: 176. Barão de Caxias. s.d. Thaumaturgo de Azevedo, A. Alves 177. Lorde Cochrane. s.d. Câmara, Barros Barreto, Barão de 178. Marquês de Pombal. s.d. Alencar, Carlos A. V. de Novaes, A. O. 179. Luiz de Vasconcelos. s.d. Viveiros de Castro, José A. Boiteux. 180. George Canning. s.d. s.d. 181. Branca de Carvalho. s.d. 154. Thomaz Antônio Gonzaga. (Cartão- 182. João Pinheiro e Comitiva na postal). s.d. campanha da Boa Vista. Diamantina 155. João Pinheiro da Silva. s.d. 1907 156. Arthur da Silva Bernardes. _ s.d. 183. Quadro a óleo de Henrique Den 157-I58.Albuquerque Lins, Jorge Tibiriçá.s.d. Dopper s.d. 159. Carlos Botelho.. s.d. 184. Almirante Salvador Corrêa de Si e

160. João Baptista Corrêa Nery . s.d. Benevides. s.d. 161. Benedito XV. s.d. 185. Almirante Cunha Moreira. s.d. 162. Fazenda de café em Silveira Lobo, 186. Almirante Theodoro Alexandre de Minas. s.d. Beaurepaire. s.d. 163. Alfredo de [Faria?]. s.d. 187. Almirante João Pascoe Grenfell. s.d. 164. Alfredo de Carvalho. s.d. 188. Santos Dumont. s.d. 165. Azevedo Júnior. s.d. 189. Busto de Auguste de Saint'Hilaire.s.d. 166. Não identificado; s.d. 90. Santos Dumont com a comissão de 167. Diamantinenses Ilustres falecidos: recepção na Capital Mineira. s.d. João Baptista da Fonseca, João 191. Ministério: Lauro Muller,

84 Alexandrino de Alencar, Caetano de 224-225 "Visão de Santo Alberto" de Marília Faria, Carlos Maximiliano, Sabino de Dirceu; "Como devem ser feitos Barroso, Pandiá Calógeras, Tavares os livros para crianças" artigo de de Lyra. s.d. Eduardo Frieiro. s.d. 192. Deputados Estaduais e Ministros. s.d. 226 "Um quadro autêntico de Marília de 193. Reprodução de um quadro a óleo de Dirceu" artigo. s.d.

Henrique Den Dopper. s.d. 227 Rainha Dona Amélia s d . 194. Escultura de Marino del Favero. s.d. 228 Caruso. s d 195. Vultos da Independência. s d 229 Farrar. s.d. 196. Terceiro Congresso Científico 230 Alphonse XIII, Amélie de Portugal, Latino-americano no Rio de Janeiro. Dom Carlos. s.d. (Foto). 1905.08.09 231. Galli-curse. s d 197. Congregação do Externato do 232. [Zimbaliste?]. s d Ginásio Mineiro em Belo Horizonte. 233. Martinelle. s d (Foto). s.d. 234. De Luca. s.d. 198. José Vieira Couto de Magalhães. s.d. 235-236. Ibrantina Cardona, Eliza Guillobel. 199. Floriano Peixoto. s.d. .. ...s.d.

200. Marquês do Sapucahy. s.d. 237. Camões. s.d. 201. J. P. Xavier da Veiga. s.d. 238. Castro Alves. s d 202. Henrique Gorceix. s.d. 239. Ruy Barbosa. s d 203. Dom Júlio Tonti. s.d. 240. Gastão da Cunha. s.d.

204. Monsenhor Nols. s.d. 241. Czar da Rússia e a família Real. s.d. 205. Padre José Marciano Gomes. s.d. 242. Dom Luiz Lasagna. s.d. 206. Bispo Dom João Nery. s.d. 243. Dom Joaquim Arcoverde. s.d. 207. Padre Mestre Corrêa e Almeida. s.d. 244. João Mendes de Almeida. ..... s.d. 208. Fundador do Correio Brasiliense. s.d. 245. Hilário Ribeiro. s.d. 209. Alexandre Erculano. s.d. 246. José Alexandre Teixeira de Me lio.s.d. 210. Evaristo da Veiga. s.d. 247. Clemente Barcelona Veja. s.d. 211. Rodrigues Alves. s.d. 248. Medalhas comemorativa das festas 212. Alexandre Erculano. s.d. Cardinalícias. s.d. 213. Campos Salles. s.d. 249. Quadro da Independência. s.d. 214. Silva Jardim. s.d. 250. Homero Baptista. s.d. 215. Marechal Hermes Rodrigues da 251. Dom Manoel II. s.d. Fonseca. s.d. 252. "Visão de Hamleto". s.d. 216. Hermes Ernésto da Fonseca. s.d. 253. [Medalhas comemorativa das festas 217. Parque Theóphilo Dantas. Sergipe. s.d. Cardinalícias]. s d 218. Barão de Rio Branco. s.d. 254. Afonso Penna. s d 219. Santos Dumont. s.d. 255. Não identificado. s.d. 220. Francisco A . de Salles. s.d. 256. Dom Luís de Orleans nos Andes. s.d. 221. Bernardino de Campos. s.d. 257. Dom João VI. s.d. 222. Dom Pedro II. s.d. 258. Príncipe Dom Luiz. s.d. 223 Não identificado. s.d. 259. Conde D'eu. s.d.

85

260. Figura da Bandeira do Brasil. s.d. 282. Piza e Almeida. s.d. 261. Brasão do Estado da Bahia. s.d. 283. Piauí: panorama da cidade. s.d. 262. Reunião Prelatícia em São Paulo: D. 284. Rio Grande do Norte: vista parcial da José, D. Joaquim, D. João Nery, D. cidade baixa. s.d. Cláudio, D. Duarte, D. J. Arcoverde, 285. Rio Grande do Sul: Instituto J. de D. Silvério, D. Eduardo, D. Castilho, Porto Alegre. s.d. Fernando, D.João Braga, D. Antônio, 286. Almirante Saldanha s.d. Mons. Alves, D. João d'Almeida, D. 287. Santa Catarina: vista noturna de Lúcio, D. A. F. Benassi, D. Prudêncio, Florianópolis. s.d. D. João Becker, D. Alberto, D. 288. São Paulo: vista do Parque D. Pedro Epaminondas, Mons. Benedicto; s.d. II, capital. s.d. 263. Homenagem do "Echo Ilustrado ": 289. Visconde de Cabo Frio. s.d. João Pinheiro, Bueno Brandão, 290. Afonso Celso de Assis Figueiredo.s.d. Carvalho Brito, João Bráulio 1906 291. Barão do Rio Branco. s.d. 264. Barão do Rio Branco R. David 292. Ruy Barbosa. s.d. Campista, Hermes da Fonseca, 293. Almirante Barroso. s.d. Miguel Calmon du Pin e Almeida, 294. Barão de Ivinheima. s.d. Alexandrino de Alencar, Tavares de 295. José Clemente Pereira. s d Lyra. s.d. 296. D. Pedro I. s.d. 265. Mato Grosso: Praça da República, 297. Condessa D'eu. s.d. capital. s.d. 298. Príncipe Dom Antônio. s.d. 266. Minas: panorama de Juiz de Fora; s.d 299. Múcio (filho). s.d. 267. Pará: Boulevard Castilhos França, 300. Nelson de Senna. s.d. Belém. s.d. 301. Lúcio Otávio (filho). s.d. 268. Sem identificação. s.d. 302. Casa de Nelson de Senna, na rua 269. Paraíba do Norte: cidade baixa, João Santa Rita Durão. (Foto). s.d. Pessoa. s.d. 303. Barão de Mauá. s.d. 270. Paraná: vista parcial de Curitiba. s.d. 304. Quintino Bocaiúva. s.d.

271. Pernambuco: vista parcial da cidade.s.d. 305 - 306. Nelson de Senna. s.d. 272. Bartolomeu de Gusmão. s.d. 307. Nelson de Senna, Milota e pessoa 273. José Bonifácio de Andrada e Silva.s.d. não identificada. s.d. 274. João Alfredo Correa de Oliveira, 308. Folha de assinaturas de Princesa Isabel, José Carlos do personalidades ilustres. s.d. Patrocínio. s.d. 275. Conde de Nova Friburgo. s.d. (2) "Museu e Collecção Nelson: retratos 276. José do Patrocínio. s.d. de personalidades mineiras no 277. João Bazin. s.d. Império e na República [do] Brasil": 278. Monumento Carlos Gomes. s.d. Album contendo recortes de jor- 279. Termo de Fundação do Instituto nais, revistas e fotografias de Histórico de Ouro Preto. (Foto). s.d. personalidades. Possui ainda um 280. Carlos Gomes. s.d. desenho a lápis mostrando Nelson 281. "Primeira Missa no Brasil". Quadro de Senna e 3 mapas de municípios do Victor Meireles. s.d.

86

mineiros. Muitas imagens possuem 345. Dr. Antônio Gonçalves Chaves. s.d. anotações. 346. Affonso Arinos de Mello Franco. s.d. 347. Deputado Afrânio de Mello Franco. 309. Costa Sena. .... s.d. sd

310. Santos Dumont. s.d. 348. Vianna do Castello. s d.

31 I. Arthur Bernardes. s.d. 349. Mello Viana s.d.

312. Antônio Carlos. s.d. 350. Olegário Maciel. s d. 313. Afranio de Melo Franco. s.d. 351. Francisco Bressane. s.d.

314. Nelson Coelho de Senna. s d 352. Arthur Bernardes. s.d.

315. Arthur Bernardes Mello Viana. s.d. 353. David Campista. s d. 316. Ex-libris do Dr. Nelson Coelho de 354. Carlos Peixoto. s d

Senna. s.d. 355. Affonso Pereira. s.d.

317. Mello Vianna. s.d. 356. Bernardo Monteiro s d

318. Nelson de Senna: a bordo do 357. Francisco de Paula Ramos Horta. s.d.

Itapagé. (Foto). ...... s.d. 358. D. Carlos Vasconcellos. s.d.

319. D. Manoel Nunes Coelho...... s.d. 359. D. João Antônio Pimenta...... s.d. 320. D. Manoel Nunes Coelho (1935). s.d. 360. D. Joaquim Silvério de Souza. .. s.d.

321. D. Otávio Chagas. s d. 361. D. Frei Luiz de Sant'Anna. s.d. 322. D. Epaminondas de Avila e Silva. s.d. 362. Dr. Manoel Thomaz de Carvalho 323. Bispo de Guaxupé. s.d. Britto. s.d. 324. Escudo de Minas. s.d. 363. Diogo de Vasconcellos. s.d. 325. D. Antônio Cabral. s d. 364. de Affonso Celso. s.d. 326. Mons. Augusto Júlio de Almeida. s.d. 365. Vital Brasil. s.d. 327. Cônego Manoel Alves Pereira. s.d. 366. Diogo Luiz Pereira de Vasconcellos. s.d. 328. Padre Dr. Júlio Maria. s.d. 367. Mendes de Oliveira. s.d. 329. Dr. Lúcio dos Santos. s.d. 368. Azevedo Júnior. sd 330. Sem identificação. s.d. 369. Antônio Olyntho. sd 331. Silviano Brandão. s.d. 370. Francisco Luiz da Veiga. s.d. 332. Júlio Bueno Brandão. s.d. 371. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.s.d. 333. Raul Soares. s.d. 372. José Gonçalves de Souza. s.d. 334. Delfim Moreira e Wesceslau Braz.s.d. 373. Francisco Antônio de Sales s.d. 335. e Nilo Peçanha. s.d. 374. Delfim Moreira da Costa Ribeiro s.d. 336. Visconde de Ouro Preto. s.d. 375. João Pinheiro da Silva. s.d. 337. Senador Bias Fortes. s.d. 376. Arthur da Silva Bernardes.. ... s.d. 338. Conselheiro Lafayette Rodrigues 377. Eduardo do Amaral s.d. Pereira. s.d. 378. Carvalho Brito. s.d.

339. Deputado Sabino Barroso. s.d. 379. Augusto Mário C. Brant. s.d. 340. Affonso Arinos de Mello Franco. s.d. 380. Carlos Chagas. s.d. 341. Francisco Sá. s.d. 381. Carlos Peixoto (filho) s.d.

342. Affonso Pena Júnior. s d 382. Arthur Bernardes. s.d. 343. Affonso Augusto Moreira Pena. s.d. 383. Francisco Silviano de Almeida 344. Augusto de Lima. s.d. Brandão. s.d.

Iconografia 87 384. Nelson de Senna. s.d. 425. Astolpho Dutra. s.d. 385. Gastão da Cunha. s.d. 426. Affonso Pena Júnior. s.d. 386. Conde Affonso Celso. s.d. 427. Afranio de Mello Franco. s.d. 387. Franco. s.d. 428. Pandiá Calogeras. s.d.

388 - 389. João Braulio e Bejamim Jacob. s.d. 429. Gabriel Santos. s.d. 390. Francisco Valadares. s.d. 430. Chistiano Brasil. s.d. 391. Conselheiro Matta Machado. s.d. 431. Theophilo Benedicto Ottoni. s.d. 392. Francisco Veiga, Henrique Salles e 432. Bernardo Monteiro. s.d. Mello Franco. s.d. 433. Henrique Sales. s.d. 393. Américo Gomes Ribeiro da Luz. s.d. 434. Bueno de Paiva. s.d. 394. Francisco Escobar. s.d. 435. Aureliano Magalhães. s.d. 395. Napoleão Reys. s.d. 436. José P Drummond. s.d. 396. Afrânio de Mello Franco. s.d. 437. Costa Senna. s.d. 397. Gomes Freire de Andrade. s.d. 438. Carvalho Britto. s.d. 398. Gastão da Cunha. s.d. 439. Domingos Rocha. s.d. 399. Zoroastro de Alvarenga. s.d. 440. Bueno de Paiva. s.d. 400. Odilon Andrade. s.d. 441. Olegário Maciel. s.d. 401. Mário de Lima. s.d. 442. David Campista. s.d. 402. Alaor Prata. s.d. 443. Pandiá Calógeras. s.d. 403. Augusto de Lima. s.d. 444. Assis Ribeiro. s.d. 404. Raul Soares de Moura. (foto). s.d. 445. Mendes Pimentel; s.d. 405. Carlos Peixoto Filho. s.d. 446. Hermenegildo de Barros. s.d. 406. Conselheiro Lafayette R. Pereira. s.d. 447. Edmundo Lins. s.d. 407. Pedro Lessa. s.d. 448. Carlos Ottoni. s.d. 408. Levindo Ferreira Lopes. s.d. 449. João Baptista Corrêa Nery. s.d. 409. Eduardo Ernesto da Gama 450. D. João Antônio dos Santos. s.d. Cerqueira. s.d. 451. D. Serafim Jardim. s.d. 410. Sabino Barroso. s.d. 452. D. Silvério Pimenta. s.d. 411. Wenceslau Braz Pereira Gomes. s.d. 453. Felício dos Santos. s.d. 412. Gastão da Cunha. s.d. 454. Antônio Olyntho dos Santos Pires.s.d. 413. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.s.d. 455. João Ribeiro de Oliveira e Souza. s.d. 414. Francisco Si. s.d. 456. Fernando Lobo. s.d. 415. Américo Lopes. s.d. 457. Francisco Bressane. s.d.

416. Xavier da Veiga. s.d. 458. A . R. Coelho Júnior. s.d. 417. Nelson de Senna.(foto). 1918.03.23 459. Alfredo Si. s.d. 418. Francisco Campos. s.d. 460. Gudesteu Pires. s.d. 419. Affonso Arinos. s.d. 461. Ribeiro Junqueira. s.d. 420. Francisco Mendes Pimentel. s.d. 462. Daniel S. de Carvalho. s.d. 421. Ephigenio de Salles. s.d. 463. Sandoval de Azevedo. s.d. 422. Astolpho Dutra. s.d. 464. Camillo Soares de Moura. s.d. 423. Affonso Arinos. s.d. 465. Carlos Leopoldo Prates. (Foto). s.d. 424. Delfim Moreira da Costa Ribeiro.s.d. 466. Virgílio Martins de Mello Franco. s.d.

88 467. Olyntho de Magalhães. s.d. 506. Hermenegildo de Barros. s.d. 468. Antônio Carlos. s d 507. Asarias de Andrade. s.d. 469. Bernardo Monteiro. s.d. 508. E. Valladares. s.d. 470. A . de Vianna do Castello. s.d. 509. Tito Fulgêncio. s.d. 471. Carlos Ottoni. s.d. 510. Manoel Fulgêncio. s.d. 472. Alberto Alvares. s.d. 511. Benjamim Jacob. s.d. 473. A. de Vianna do Castelo. s.d. 512. Felício dos Santos. s.d. 474. Mons. João de Almeida Ferrão. s.d. 513. Carlos Chagas. s.d. 475. Getúlio de Carvalho. s.d. 514. Abílio Machado. s.d. 476. Cônego João Pedro Ferreira Lopes. s.d. 515. Rodolpho Jacob. s.d. 477. Herculano César. .... s.d. 516. Baeta Neves. s.d. 478. João Luiz. ... s.d. ' 517. Carlos Prates. s.d. 479. Antônio Olyntho dos Santos Pires. s.d. 518. Francisco Si. s.d. 480. Theodomiro Santiago. s.d. 519. Edmundo Lins. s.d. 481. Vieira Marques. s.d. 520. Aurélio Pires. s.d. 482. Camillo Prates. s.d. 521. Olegário Maciel. s.d. 483. Bias Filho. s.d. 522. Belmiro Braga. s.d. 484. Gustavo Capanema. s d 523. Affonso Penna. 1907 485. Desembargador J. A . Saraiva.. s.d. 524. Affonso Penna Júnior, Bueno 486. Levindo Ferreira Lopes. s.d. Brandão e Vianna do Castello; s.d. 487. Affonso Penna Júnior. s.d. 525. Gustavo Penna. s.d. 488. Conde Affonso Celso. ..... s.d. 526-527. Diamantinenses Ilustres: João 489. Mesa organizadora do Segundo Baptista da Fonseca, João Ribeiro de Congresso de Instrução em Belo Campos Carvalho, João Felício dos Horizonte. 1912 Santos, Manoel Procópio Alves 490. Basílio de Magalhães. s.d. Pereira, Vicente José de Figueiredo, 491. Noraldino Lima. s.d. Francisco José Ferreira Torres, José 492-493. Grupo de Representantes do Agostinho Vieira de Mattos, Antônio Primeiro Congresso do Partido Gabriel de Paula Fonseca, João Vieira Republicano Mineiro. s.d. de Azeredo Coutinho, Francisco 494. Francisco Si. s.d. Corrêa Rabello, João Moreira Maia, 495. Theodomiro C. Santiago. s.d. Antônio Thomaz de Godoy, 496. José Vieira Marques. s.d. Maximiano da Cunha Rolim, 497. Christiano Machado. s.d. Bernardino José Pereira de Queiroz, 498. Caetano Lopes Júnior. s.d. Jacintho Ferreira Penna. s.d. 499. Odilon Braga. s.d. 528. José de Paula e Silva. s.d. 500. Urias de Mello Botelho. s.d. 529. Horácio de Paula e Silva. s.d. 501. Edmundo da Veiga. s.d. 530. Joaquim Libânio. s.d. 502. Olavo de Andrade. s.d. 531. Samuel Libânio. s.d. 503. Alcides Lins. s.d. 532. Horácio Ribeiro da Silva. s.d. 504. Carlos Chagas. s.d. 533. S. Maggi Salomon. s.d. 505. Cícero Ferreira. s.d. 534. Patapio Silva Fideles Reis. s.d.

89

535. Fidelis Reis.; s.d. 576. Abílio Machado. s.d. 536. Benedicto José dos Santos. s.d. 577. Abelardo Roças. s.d. 537. Arthur Ribeiro. s.d. 578. Sebastião Lima. s.d. 538. Lúcio dos Santos. s.d. 579. Arthur da costa Guimarães. s.d. 539. Dilermando Cruz. s.d. 580. Antônio Affonso de Moraes. s.d. 540. Mendes de oliveira. s.d. 581. Benedicto Valladares. s.d. 541. Albino Esteves. s.d. 582. Virgílio Alv. de Mello Franco. s.d. 542. Machado Sobrinho. s.d. 583. Luiz Cassiano Martins Pereira. s.d. 543. Benjamin Franklim Silviano Brandão. 584. Lamartine Delamare N. da Gama.s.d. s.d. 585. Manoel Basílio Furtado. s.d. 544. Desembargador Continentino. s.d. 586. Thomaz Pimentel de Ulhôa. s.d. 545. Tito Fulgêncio. s.d. 587. Epaminondas Esteves Ottoni. s.d. 546. João Olavo Eloy de Andrade. s.d. 588. Heitor de Souza. s.d. 547. Odilon de Andrade. s.d. 589. Gudesteu Pires. s.d. 548. Francisco Lins. s.d. 590. Padre Dr. Theophilo Bento Salgado. s.d. 549. Veiga Miranda. s.d. 591. Djalma Pinheiro Chagas. s.d.

550. Castorino Magalhães. s.d. 592. Maestro Martimiano Ribeiro. _ . s.d. 551. Agenor de Senna. s.d. 593. José Bento. s.d. 552. Noraldino Lima. s.d. 594. Jayme Gomes. s.d. 553. Francisco de Escobar. s.d. 595. E. Valadares. s.d. 554. Belmiro Braga. s.d. 596 Aureliano Pimentel. s.d. 555. Prado Lopes. s.d. 597 Gomes da Silva. s.d. 556. A.Gomes Carmo. s.d. 598 Costa Senna. s.d. 557. José Rangel s.d. 599 D. Lúcio Antunes. s.d. 558. Não identificado. s.d. 600 Marques do Sapucahy. s.d. 559. Napoleão Reys. s.d. 601 Christiano B. Ottoni. s.d. 560. João Braulio M. de Vilhena. s.d. 602 Henrique Gorceix. s.d. 561. Feliciano Penna. s.d. 603 Guido Thomaz Marsilière. s.d. 562. Costa Senna (caricatura). s.d. 604 Nelson de Senna. s.d. 563. Deputado Abelardo (caricatura). s.d. 605 Henrique Gorceix. s.d. 564. Hélio Lobo. s.d. 606 Odilon de Andrade. s.d. 565. Rocha Vaz. s.d. 607 Augusto Veigas. s.d. 566. Arthur Guimarães. s.d. 608 Júlio Octaviano Ferreira. s.d. 567. Alaor Prata Soares. s.d. 609 Henrique Lessa. s.d. 568. Carlos Campos. s.d. 610 J. C. da Costa Senna. s.d. 569. Gonçalves Barbosa. s.d. 611 Affonso Vaz de Mello. s.d. 570. Elpídio Cannabrava. s.d. 612 Manoel Teixeira da Costa. s.d. 571. Francisco Campos. s.d. 613 Olympio de Araújo. s.d. 572. Major Vieira. s.d. 614 Joaquim de Almeida Lustosa. s.d. 573. Affonso Arinos (Sobrinho). s.d. 615 Júlio Tavares. s.d. 574. Mário de Lima. s.d. 616 Hermenegildo Villaça. s.d. 575. Padre Eustáchio de Campos Nelson. 617 Juscelino Barbosa. s.d. s.d.

90 618. Bernardo Monteiro. s.d. 659. D. João Antônio Pimenta. s.d. 619. João Luiz Alves. s.d. 660. Monsenhor Manoel Nogueira 620. Raul Soares. s.d. Duarte. s d 621. Fernando Mello Vianna. s.d. 661. Dom Serafim Gomes Jardim. s.d. 622. Pandiá Calogeras. s.d. 662. Carlos de Campos. s.d. 623. Eduardo do Amaral. s.d. 663. Frei Pio Palacios. s.d. 624. Clodomiro de Oliveira. s.d. 664. J. J. do Carmo Gama. s.d. 625. Francisco Badaró. s.d. 665. 0 Mármore Mineiro: grupo de 626. Alfredo Balena. s.d. pessoas que assistiram à inauguração 627. Daniel Serapião de Ca rvalho. s.d. as Serraria de Mármore de 628. Manoel J. Carvalho de Mendonça. s.d. propriedade da empresa I. Caieir as 629. Epaminondas Ottoni. s.d. de Minas . 1916 630. Astolpho Vieira de Resende. s.d. 666.. Arthur Bernardes. s.d. 631. D. Epaminondas de Avila e Silva. s.d. 667. Sem identificação. s.d. 632.. D. Octávio Chagas de Miranda. s.d. 668. Rodrigues Caldas. s.d. 633. D. Eduardo Duarte Silva. s.d. 669. Padre Correia de Almeida. s.d. 634. Bispo D. Justino. s.d. 670-67 Brasão: Bispo de Goyaz. s.d. 635. Brasão: Arm as do bispo D. Eduardo. 672. Raul de Magalhães. s.d. s.d. 673. Olyntho Meirelles. s.d. 636. Bispo D. João Baptista Pimenta. s.d. 674. Assis das Chagas . s.d. 637. Cônego João Pio. s.d. 675. José Bonifácio Ribeiro de Andrada. s.d. 638. D. Silvério Gomes Pimenta. s.d. 676. Olyntho de Magalhães. s.d. 639. Arcebispo D. Antônio Cabral. s.d. 677. Augusto Barbosa da Silva. s.d. 640. D. João Pimenta. s.d. 678. Fernando de Mello Vianna. s.d. 641. Lauro Gentil Gomes Cândido. s.d. 679. Mapa do Município de Uberaba; 642. José Bonifácio. s.d. Desenho de Nelson de Senna pelo 643-644. Antônio Carlos; Gustavo Capane- pintor Belmiro de Almeida. Rio de ma. s.d. Janeiro. 1916.02.14 645. Francisco de Paula Cândido. s.d. 681. Noraldino Lima. s.d. 646. Nelson Coelho de Senna. s.d. 682. João Lúcio. s.d. 647. Caio Nelson de Senna. s.d. 683. L. Baeta Neves. s.d. 648. Augusto de Lima. s.d. 684. Aldo Delfino. s.d. 649. Afrânio de Mello Franco. s.d.. 685. Mapa reduzido da cidade de Belo 650. Padre Corrêa de Almeida. s.d. Horizonte. s.d. 651. Virgílio de Mello Franco. s.d. 686. Mapa de Minas Gerais. s.d. 652. Couto de Magalhães. s.d. 687. Agostinho Porto. s.d. 653. Caio Nelson. s.d. 688. Henrique Câncio. s.d• 654. Barcellos Corrêa. s.d. 689. Carneiro de Mendonça. s.d• 655. João Pinheiro da Silva. s.d. 690. José Monteiro Ribeiro Junqueira. s.d. 656. Cesário Alvim. s.d. 691. Valdomiro Magalhães. s.d. 657. Flávio dos Santos. s.d. 692. Ana Amélia de Queiroz G. s.d. 658. Padre José Theodoro. s.d. 693. Bernardo Guimarães. s.d.

' 91 694. Padre Mestre E F. Corrêa de 729. Visconde de Barbacena. s.d. Almeida. s.d. 730. Antônio Felício dos Santos. s.d. 695. João Pinheiro da Silva. s.d. 731. Cicero Ferreira. s.d. 696. D. Silvério. s.d. 732. Viera de Andrade. s.d. 697. D. João Antônio dos Santos. s.d. 733. Tiradentes: meio corpo da estatua 698. D. Silvério Gomes Pimenta. s.d. levantada ao Proto-Martyr da 699. J. N. de Azevedo Júnior. s.d. República, em Ouro Preto, I894 700. Aureliano Pimentel. s.d. 734. Lafayethe Reis Pereira. s.d. 701. Xavier da Veiga. s.d. 735. D. Antônio Cabral. s.d. 702. Francisco Campos. s.d. 736. Bernardo Pereira de Vasconcellos. s.d. 703. Aldo Delfino. s.d. 737. D. Epaminondas. s.d. 704. Pinto de Moura. s.d. 738. Estevam Ribeiro de Resende: 705. J. de Almeida Campos. s.d. Marquez de Valença. s.d. 706. Eduardo de Menezes. s.d. 739. Senador Padre José Bento L. E de 707. Heitor Guimarães. s.d. Mello. s.d. 708. Christiano Guimarães. s.d. 740. Senador Manoel Teixeira de Souza. s.d. 709. "Perfil de Tiradentes" quadro de A. 741. Antônio Luiz de Magalhães Delpino. s.d. Musqueira. s.d. 710. Academia Mineira de Letras os 742. José Vieira Couto de Magalhães. s.d. imortais mineiros: Noraldino Lima, 743. Antônio Ernesto Gomes Carneiro.s.d. Arduino Bolivar, Nelson de Senna, 744. Bias Fo rtes. s.d. Mário de Lima, Augusto de Lima, 745. Antônio Martins Ferreira da Silva.s.d. João Lucio, Carlos Góes, Aldo 746. Raul Soares. s.d. Delfino, Franklim de Magalhães. s.d. 747. Antônio Carlos. s.d. 711. Mendes de Oliveira. s.d. 748. Wenceslau Braz Pereira Gomes. s.d. 712. Belmiro Braga. s.d. 749. Raul Soares de Moura. s.d. 713. Luiz Cassiano Martins Pereira. s.d. 750. Bueno de Paiva. s.d. 714. Ernesto Cerqueira. s.d. 751. Olavo de Andrade. s.d. 715. Heitor Guimarães. s.d. 752. José Vieira Marques. s.d. 716. Mário de Mattos. s.d. 753. Mário Casasanta. s.d. 717. José Rangel. s.d. 754. Raphael Magalhães. s.d. 718. Estevam de Oliveira. s.d. 755. Aff. Vaz de Mello. s.d. 719. E. de Assis Vianna. s.d. 756. Clodomiro de Oliveira. s.d. 720. Padre Antônio Torres. s.d. 757. Júlio Octaviano. s.d. 721. . s.d. 758. Albertini D. s.d. 722. Vicente de Ouro Preto. s.d. 759. Carneiro de Rezende. s.d. 723. Francisco Brant. s.d. 760. Carvalho Mourão. s.d. 724. Emílio Jardim. s.d. 761. João Braulio Moinhos de Vilhena.s.d. 725. Chrispim Jacques Bias Fortes. s.d. 762. José Vieira de Rezende e Silva. s.d. 726. José Gonçalves de Souza. s.d. 763. Alphonsus de Guimarães. s.d. 727. Delfim Moreira. s.d. 764. Bernardo Guimarães. s.d. 728. João Teixeira Soares. s.d. 765. Archangelus de Guimarães. s.d.

92

766. Mário de Lima. s.d. 794. Reservatório de Cercadinho. Belo 767. osé Severiano de Rezende. s.d. Horizonte. s.d. 768. Affonso Guimarães. s.d. 795. Grupo Escolar D. Pedro II. Belo 769. Franklin Magalhães. s.d. Horizonte. s.d. 770. úlio Bueno Brandão. s.d. 796-797. Vista panorâmica da cidade de 771. D. Antônio Augusto de Assis. s.d. Ouro Preto. s.d. 772. Júlio Augusto Horta Barbosa. s.d. 798. Rua General Deodoro. Belo 773. úlio Cesar Pinto Coelho. s.d. Horizonte. s.d. 774. Christiano Machado. s.d. 799. Vista da cidade. Ouro Preto. s.d. 775. Caetano Werneck. s.d. 800. Panorama de Antônio Dias. Ouro 776. Heitor de Souza. s.d. Preto. s.d. 777. José J. Monteiro de Andrade. (Foto). 801. Vista de Ouro Preto. s.d. s.d. 802. Sem identificação. s.d. 778. Abílio Barreto. s.d. 803. Largo da Matriz do Arraial de 779. Teixeira Duarte. s.d. Cachoeira do Campo. s.d.

780. oão Pinheiro. (Foto). s.d. 804 . Cachoeira do Campo. s.d. 781. Israel Pinheiro. s.d. 805. Sem identificação. s.d. 782. Diogo de Vasconcelos. s.d. 806. Casa onde residiu Tiradentes a Rua 783. Rocha Vaz. s.d. São José. Ouro Preto. s.d. 784. Mello Franco. s.d. 807. Largo de Dirceu. Ouro Preto. s.d. 785. Sem identificação. s.d. 808. Capela do Morro de Sant' Ana. Ouro 786. Virgílio de Mello Franco. s.d. Preto. s.d. 787. Deputado Antônio. s.d. 809. Casa junto às catacumbas do Carmo. 788. Pedro Aleixo. s.d. Ouro Preto. s.d. 789. Antônio Carlos. s.d. 810. Cadeia. Ouro Preto. s.d. 811 . Chafariz da Matriz do Pilar. Ouro (3) Album contendo recortes de Preto. s.d. jornais, revistas, impressos e 812 Casa de Cláudio Manoel, Largo da fotografias de localidades mineiras, Sé, em Vila do Carmo. Mariana. s.d. destacando-se, sobretudo, o 813 Sem identificação. s.d. patrimônio histórico e artístico de 814 Casa de Tomaz Antônio Gonzaga, cada município. Rua do Ouvidor. Ouro Preto. s.d. 815 Casa de Cláudio Manoel da Cota. 790. Matriz de São José. Belo Horizonte; Ouro Preto. s.d. 791. Academia de Direito do Estado de 816-817. Sem identificação. s.d. Minas. Belo Horizonte. s.d. 818. Púlpito da Matriz do Pilar. Ouro 792. Secretaria de Polícia do Estado de Preto. s.d. Minas. Belo Horizonte. s.d. 819. Igreja de Santa Efigênia, Alto da 793. Inauguração da I Exposição Cruz. Ouro Preto. s.d. Agro - pecuária. Belo Horizonte. 820. Morro da Queimada. Ouro Preto.s.d. 1908.02.24 821. Sem identificação. s.d.

93

822. Hospedaria da Varginha; Caminho de 853. Vista do povoado de Biribiry. Ouro Preto a Queluz s d. Diamantina. s.d. 823. Igreja do Carmo. Ouro Preto. s.d. 854. Rio Jequitinhonha, Estrada do Serro 824. Escadaria da Casa dos Contos. Ouro para Diamantina. (Foto) s.d. Preto. s.d. 855. Vista da Fabrica Fiação e Tecido do 825. Praça da Independência Ouro Preto. Biribiry. Diamantina. s.d. s.d. 856. Rua Direita. Diamantina. s.d.

826 -827. Sem identificação. s.d. 857. [Diamantina] s.d. 828. Tiradentes Esquartejado. Quadro de 858. Rua Modesto de Almeida. Pedro Américo. s.d. Diamantina. s.d. 829. Sem identificação. s.d. 859. Hospício de Alienados. Diamantina.s.d. 830. Uma operação cirúrgica em 1850: 860. Prédio da União Operária. quadro de milagre na capela de Diamantina. s.d. Sant' Ana. Ouro Preto. sd 861. Recolhimento Santo Antônio dos 831. Vista do jardim em frente ao Pobres. Diamantina. s d

recolhimento do pobres de Santo 862 - 864. Rio Manso. Diamantina. s d Antônio. (Foto). s.d. 865. Igreja de Santa Rita. Serro. (Foto).s.d. 832. Vista geral da cidade. Diamantina.s.d. 866. "Hérnia' do Dr. Andrade. Serro. 833. Rua do Carmo. Diamantina. s.d. (Foto). s d

834 - 835 Vista parcial da cidade. 867. Auto do Gambá. Serro.(Foto). s.d. Diamantina. s.d. 868. Casa de caridade. Serro (Foto). s.d. 836. Morro do Grupiara. Diamantina. s.d. 869. Igreja do Matozinhos. Serro.(Foto).s.d.

837 - 838. Vista da cidade. Diamantina. s.d. 870. Sao Gonçalo do Rio das Pedras. 839. Rua Direita. Diamantina.(Foto). s.d. Serro (Foto). s.d. 840. Diamantina. s.d. Fotógrafo Francisco 871. Fazenda da Aurora. Serro. (Foto).s.d. A . Alkmim. (Foto). s.d. 872. Casa dos Ottoni. Serro. s.d. 841. Seminário e Igreja do S. Coração de 873. Viajante da Fábrica de Tecidos S. Jesus. Diamantina. s.d. Roberto, chegando na cidade. Serro.s.d.

842 - 843. Igreja do Rosário. Diamantina.s.d. 874. Meio de transporte. Norte de Minas. 844. Vista da cidade. Diamantina. s.d. s.d. 845. Cidade de Diamantina. (Foto). s.d. 875. Mendanha. Diamantina. s.d. 846. Trecho da cidade. Diamantina s.d. 876. Ponte metálica sobre o rio Pomba. 847. Recolhimento dos Pobres. Cataguases. sd

Diamantina. s.d. 877 - 878. Vista parcial da cidade. 848. Povoado da Formação. Diamantina. Cataguases. s.d. s.d. 879. Ponte sobre o Rio Pomba. 849. Colégio de Nossa Senhora das Cataguases. s.d. Dores. Diamantina. s.d. 880. Vista da cidade. Cataguases. s.d. 850. Casa de Caridade. Diamantina. s.d. 881. Ponte metálica sobre o Rio Pomba. 851. Interior da capela Colégio de Nossa Entre os Municípios de Cataguases e Senhora das Dores. Diamantina. s.d. Leopoldina (Foto). s.d. 852. Vista Parcial do Biribiry. Diamantina. s.d. 882. Planta cadastral da cidade. Cataguases. 1890

883. Vista parcial da cidade. Cataguases.s.d. 908. Fábrica de tecidos. Cataguases. s.d. 884. Trecho da rua da Estação. 909. Imprensa Oficial. Cataguases. _ s.d. Cataguases. s.d. 910. Teatro Recreio. Cataguases. s.d. 885. Trecho do Largo do Comércio e rua 911. Rua do povoado de Porto de S. da Estação. Cataguases. s.d. Antônio. Cataguases. s d 886. Jardim da praça Santa Rita. 912. Centro do povoado do Porto de S. Cataguases. 1906 Antônio. Cataguases. s.d. 887 Rua Coronel Vieira. Cataguases. s.d. 913. Paisagem nos subúrbios de S. 888 Largo da Estação. Cataguases. s.d. Antônio. Cataguases. s.d. 889 Igreja Matriz. Cataguases. 1906 914. Matriz de Cataguarino. s.d. 890 Paço Municipal. Cataguases. s.d. 915-916. Porto de Santo Antônio. 891 Estação inicial da antiga Estrada de Cataguases. s.d. Ferro. Cataguases. s.d. 917. Sede do distrito de Mirahy. s.d. 892. Fachada municipal do Paço 918. Igreja Matriz de Mirahy. s.d. Municipal. Cataguases. s.d. 919. Fazenda de Itaguassú. Mirahy. s.d. 893. Fábrica de tecidos. Cataguases. s.d. 920. Porto de Santo Antônio. 894. Trecho da rua Major Vieira. [Cataguases]. s.d. Cataguases. s.d. 921. I tamaraty. Cataguases s.d. 895. Fazenda do coronel A. M. Costa 922. Vista parcial de Sant'Ana. Cruz. Distrito de Cataguarino. Cataguases. s.d. [Cataguases]. s.d. 923. Itamaraty. Cataguases. s.d. 896. Cadeia. Cataguases. s.d. 924. Vista parcial de Sant'Ana. 897. Largo do Rosário, enchente. Cataguases. s.d. Cataguases 1906 925-926.Cataguarino [Cataguases]. s.d. 898. Estação da Leopoldina Railway. 927. Companhia Força e Luz Cataguazes- Cataguases. .. s.d. Leopoldina. Usina Maurício. s.d. 899. Fazenda do Rochedo. Distrito do 928. Colégio Boa Esperança. .. s.d. Sereno. s.d. 929. Aracaty. Cataguases. s.d. 900. Palacete Zeferino. Cataguases. s.d. 930. Vista Alegre. 1907 [Cataguases] s.d. 901. Trechos das ruas Intendências, 931. Vista parcial de Mirahy. s.d. Coronel Vieira e Nogueira Neves; 932-933. Sede do distrito de Vista Alegre. enchente. Cataguases. 1906 [Cataguases] s.d. 902. Rua Nogueira Neves, enchente. 934-935.Vista parcial do Laranjal. Cataguases. 1906 [Cataguases] s.d. 903. Prédio de Francisco José Cabral, rua 936. Vista parcial de Mirahy s d. Carlos Gomes. Cataguases. s.d. 937. Vista da cidade. Rio Branco. s.d. 904. Paço Municipal. Cataguases. s.d. 938. Rio Parahyba do Sul s.d. 905. Exposição regional, seção pecuária. 939. Sítios e personalidades. Barbacena. s.d. Cataguases. 1907 940. Vista da cidade, São João Del Rei.s.d. 906. Chácara de residência de João 941. Igreja de São Francisco de Assis. São Duarte Ferreira. s.d. João Del Rei. s.d. 907. Café da Imprensa. Cataguases. s.d. 942. Vista parcial da cidade. São João Del Rei s.d.

Iconogral , 95

Aprendizado agrícola. Barbacena. 971. Praça Rui Barbosa. Uberaba. ... s.d. 943. (Foto). s.d. 972. Gruta Santa Sacramento. 944. Trecho da estrada Belo Horizonte- Sacramento. s d. Rio, entre Barbacena e Palmira. s.d. 973-974.Ginásio. Lavras. s.d. 945. Rua Partada. São João Del Rei. s.d. 975. Vista parcial da cidade. Ponte Nova. 946. Internato do Ginásio Mineiro. 1929 Barbacena. (Foto). 1905.01.0 I 976. Vista parcial da cidade. Ponte Nova. 947. Vista panorâmica da cidade. 1928 Barbacena; s.d. 977. Vista da cidade. Ponte Nova. s.d. 948. Fonte dos amores. Poços de Caldas.s.d. 978. Vista parcial do arraial do Rio Doce.s.d. 949. Caixa de água. Poços de Caldas. s.d. 979. Escola Normal e vista do bairro 950. Igreja Matriz. Poços de Caldas. s.d. Palmeiras. [Ponte Nova]. s.d. 951. Prefeitura Municipal. Poços de 980. Colégio N.S. Auxiliadora. Ponte Caldas. s.d. Nova. s.d. 952. Estação E. F. Mogyana. Poços de 981. Fazenda Bandeiras. Ponte Nova. s.d. Caldas. s.d. 982. Alunas da Escola Normal N. S. 953. Vista geral da vila de Aguas Vi rtuosas; Auxiliadora. Ponte Nova. s.d. 954. Cassino de Águas Virtuosas. .. s.d. 983. Igreja Matriz. Ponte Nova. s.d. 955. Vila de Aguas Virtuosas do Lambary. 984-985.Colégio N. S. Auxiliadora. Ponte s.d. Nova. s.d. 956. Rua de Aguas Vi rtuosas. s.d. 986. Arraial de Bicudos. Rio Casca. s.d.

957. Uma residência em Aguas Virtuosas.s.d. 987. S. Ana do Rio Doce. . s.d. 958. Trecho da Vila de Aguas Virtuosas.s.d. 988. Estação da Saúde, ponto terminal da 959. Ginásio Paraisense. São Sebastião do Leopoldina R. Perto de Ponte Nova.s.d.

Paraíso . . . .. ... . ...... s.d. 989. Barra do Pião. s.d. 960. Usina da Ilha dos Pombos. Além 990. Grupo Escolar. s.d. Parahyba.. s.d. 991. Vista da cidade. Abre Campo. s.d. 961 Ponte metálica de Sobragy sobre o 992. Station of Margarida Southern Minas Rio Parahybuna. Juiz de Fora... s.d. Gerais. Manhuaçu. s.d. 962. Cachoeira de Guararema. Além 993. Vista do arraial de Santo Antônio do Parahyba. s.d. Grama. Abre Campo. s.d. 963. Vista parcial da cidade. São José do 994. Rio Matipó. Leste Mineiro.. s.d. Além Parahyba. s.d. 995. Matriz de Santa Ana do Taboleiro. 964. Vista da cidade. Palmira...... s.d. Caratinga. s.d. 965. ista da cidade e município. Rio 996. Vista da cidade. Caratinga. s.d. Branco. s.d. 997. Encerramento da Missão.Caratinga.s.d. 966-967. Vista parcial da cidade. Juiz de 998. Encerramento da Missão. Imbé. s.d. Fora. s.d. 999. Capela do Bom Jesus do Rio Preto. 968. Matriz, sacrário e residência Caratinga. s.d. paroquial. Cajuru de Itaúna. s.d. 1000. Arraial de S. Antônio do José Pedro.s.d. 969. Praça da Matriz. Itaúna. s.d. 1001. Fazenda do Pontão. s.d. 970. Coreto, Igreja. Vila Cláudio. s.d. 1002. Casa de Pedro da Costa, margem do Rio Urucum. s.d.

96 collo ¢i'alid

1003. São Domingos de Ubá. Caratinga.s.d. 1036. Largo municipal. Itapecerica. s.d. 1004. "Atravessando o palmeiral da serra 1037. Ru municipal. Itapecerica. s.d. João Pinto.". s.d. 1038. Termas medicinais. Araxá. s.d. 1005. Passagem do rio Manhuaçu. s.d. 1039. Largo do São Francisco e Alto de 1006. Conceição do Cuyethé. Caratinga.s.d. Rosário. Itapecerica. s.d. 1007. Capela do Cuyethé. [Caratinga]. s.d. 1040. Termas medicinais. Araxá. .. s.d. 1008. Empresa Balneária Thermopolis. 1041. Vista parcial de Barreiro. Araxá...s.d. Jacui. s.d. 1042. Vista parcial de Cambuquira...... s.d. 1009. Matriz N. Senhora do Monte 1043. Ponte metálica do Poço Feio sobre o Serrate. Baependy. s.d. rio Machado. s.d. 1010. Santa Casa de Misericórdia e vista 1044. Cascata das Antas. Poços de Caldas. geral da cidade. Passos. s.d. s.d. 1011. Sant'Ana do Sapucahy. Silvianópolis.s.d. 1045. Ponte de cimento armado, avenida 1012. Igreja Matriz. Queluz. s d Francisco Salles. Poços de Caldas. 1013-1014. Vista da cidade. Ouro Fino. s.d. s.d. 1015.-1016. Presidente de Minas em visita as 1046. Rua Marquez de Paraná. Poços de Escolas D. Bosco. Cachoeira do Caldas. s.d. Campo. s.d. 1047. Paço da Câmara municipal. Poços de 1017. Pátio do Colégio de Cachoeira do Caldas. s.d. Campo. s.d. (Foto). .... s.d. 1048. Termas. Poços de Caldas. s.d. 1018. Interior da velha Matriz de 1049.Termas de Macaço. Poços de Caldas. Cachoeira do Campo (Foto)...... s.d. s.d. 1019. Vista geral da cidade. Itabira. ... s.d. 1050. Jardim do Macaço. Poços de Caldas. 1020. Vista geral da cidade. Conceição. s.d. s.d. 1021. Vista geral da cidade. Caeté. .. s.d. 1051. Vista da cidade. Poços de Caldas. s.d. 1022. Fazenda Rio de S. João. Caeté.... s.d. 1052. Porto de Pirapora, rio São Francisco. 1023. Vista da cidade. Santa Ana dos s.d. (Foto). s.d. Ferros. s.d. 1053.Trecho do ribeirão que desce 1024-1026. Ponte de ferros sobre o rio seguindo a direção da avenida Santo Antônio. Ferros. s.d. Francisco Salles. [Poços de Caldas];s.d. 1027. Sabinópolis. s.d. (Foto). s.d. 1054. Vapor Joazeiro, da Empresa Viação de 1028. São Sebastião do Rio Preto. São Francisco. Porto de Januária. s.d. Conceição. s.d. 1055. "Ponta de Areia. Caravelas." s.d. 1029. Sabinópolis.(Foto). s.d. 1056. Ponte metálica sobre o rio Preto. Rio 1030. São José de Cubas. Ferros. s.d. Preto. s.d. 1031. Sabinópolis.(Foto). s.d. 1057. Estrada de rodagem Juiz de 1032. Arraial de Santa Maria. Itabira.....s.d. Fora-Bicas. s.d. 1033. Estrada rodoviária de Uberaba a São 1058. Estrada de rodagem Juiz de Fora Pedro. s.d. - Rio Novo. s d 1034. Estação telefônica na estrada de 1059. Teatro. Juiz de Fora. ..... s.d. Uberaba-Araxá; s.d. 1060. Rua Halfeld. Juiz de Fora. s.d. 1035. Cachoeira de Uberaba. Ituyutaba.s.d. 1061. Jardim Francisco Halfeld. Juiz de Fora; s.d.

Iconografia 97

1062. Igreja Matriz. Juiz de Fora. s.d. 1092. Igreja Matriz. Pará. s.d. 1063. Cervejaria José Weiss. Juiz de Fora;s.d. 1093. Igreja de São Domingos. Uberabá.s.d. 1064-1065. Ponte sobre o rio Piau. Coronel 1094. Culto de Santo Antônio. Diamantina. Pacheco. s.d. s.d. 1066. Itatiaia. Aguas Negras. s.d. 1095. Matriz de Dores do Aterrado. Sul de 1067. Serra do Caparaó. s.d. Minas. s.d. 1068. Itatiaia. Serra dos Ramos. s.d. 1096. Santuário Episcopal de Nossa 1069. Serra do Caparaó. s.d. Senhora da Abadia de Agua Suja. s.d. 1070. Vista da Barragem de Sete Lagoas. 1097. Rua Coronel Adolpho. Araxá. s.d. Ulha Branca s.d. 1098. Casa de Banhos Barreiro. Araxá. s.d. 1071. Cachoeira do Rio da Pedra Pequena; 1099. Escola Normal. Belo Horizonte. s.d. s.d. 1100. Santa Casa de Misericórdia e fachada 1072. Colheita de café em uma fazenda.s.d. lateral da antiga Estação Central. 1073. Agulhas Negras do Itatiaia. Fotógrafo Belo Horizonte. s.d. J. Mubueyer. (foto). 1912 1101.Igreja de Boa Viagem. Belo 1074. Diamante descoberto na Bagagem, Horizonte. s.d. Estado de Minas. s.d. 1102 Fazendas primitivas da Gameleira. 1075. Pico da Bandeira.... s.d. Arredores de Belo Horizonte. (foto). 1076. Um lote de brilhantes. Diamantina.s.d. s.d. 1077. Proximidades do Pico do Itatiaya.s.d. 1103. Faculdade Livre de Direito. Belo 1078. Exploração de diamantes. s.d. Horizonte. s.d. 1079. Vista da cidade. Fortaleza, norte de 1104. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Minas. s.d. Boa Viagem. Belo Horizonte. s.d. 1080. Aspecto geral da praça Dr. Carlos 1105. Santuário de Lourdes. Belo Versiani. Montes Claros. s.d. Horizonte. s.d. 1081. Rua Tiradentes. Montes Claros. s.d. 1106. Faculdade de Medicina. Belo 1082. Vista parcial da cidade. Arassuaí. s.d. Horizonte. s.d. 1083. Vista parcial da cidade. Itabira do 1107-1108. Colégio Arnaldo. Belo Mato Dentro. s.d. Horizonte s d. 1084. Colégio do Caraça. s.d. 1109. Fachada principal da Fábrica 1085. Nas águas de São Lourenço (foto). Camerdel. Belo Horizonte. .. s.d. 1929.03 1110. Vista panorâmica da cidade. Sabará.s.d. 1086. Vista panorâmica da cidade. 1 1 1 1 . Congresso de laticínios. Sabará. Caxambu. s.d. 19905.01.29

1087. Praça Coronel Breves. Além Paraíba. 1 11 2. Rancho antigo de Sabará. . s.d. 1088. No parque da fontes de Caxambú. 1113. Paisagem às margens do rio das (Foto) 1929.03 Velhas. Santa Luzia. s.d. 1089. Vista da praça Barão de Queluz. 1114. Estrada de rodagem Belo Horizonte-

Conselheiro Lafaiete. s.d. Conceição do Serro. . s.d. 1090. Igreja Matriz de São Francisco. São 1 1 15. Coroação de N. S. Imaculada na João Del Rei s.d. Matriz. Sete Lagoas. s.d. 1091. Chafariz histórico. [São João Del 1116. Nossa Senhora da Abadia. Agua Suja. Rei]. s.d. s.d.

98 Iconografia

1117. Colégio Conde D. Eduardo de 1141. Vista panorâmica. Ouro Preto. s.d. Nossa Senhora da Abadia de Agua 1142 Casa de Thomaz Antônio Gonzaga.

Suja. s.d. Ouro Preto. s.d. 1 1 8. Vista da cidade. Palma. s.d. 1143. Vista suburbana. Ouro Preto. s.d. 1 1 I9. Primeiro arranha céu, à praça Rui 1144. Vista parcial. Ouro Preto. s.d. Barbosa. Belo Horizonte. s.d. 1145. Vista parcial. Ouro Preto. s.d. 1 120. Escola Normal. Belo Horizonte. s.d. 1146 Cultura do chá. Ouro Preto. s.d. 1 12 1. Rua da Bahia. Belo Horizonte. s.d. 1147. Vista parcial. Ouro Preto. s.d. 1 122. Vista panorâmica da cidade. Belo 1 148. Igreja São José. Ouro Preto. s.d. Horizonte. s.d. 1149. Vista panorâmica. Ouro Preto. s.d. 1 123. Trecho da praça da estação. Viçosa.s.d. 1150 Santa Casa de Misericórdia. Ouro 1 124. Ponte sobre o rio Casca. Viçosa. s.d Preto. s.d. 1 125. Edifício da Câmara Municipal; São 1151 Lavabo de pedra sabão da Sacristia João d'el Rey. .. s.d. da Igreja de São Francisco. Ouro 11 26. Vista panorâmica da cidade.São João Preto. s.d. d'el Rey. s.d. 1152. Vista parcial. Ouro Preto...... s.d. 1127 Sem identificação. s.d. 1153 Casa de Bernardo Guimarães Ouro 1128. Teatro Municipal. São João d'el Rey s.d. Preto s.d. 1129. Igreja Matriz. Viçosa. s.d. 1154 Altar da Igreja Nossa Senhora da 11 30. Interior da Igreja Matriz. Viçosa s.d. Conceição. Ouro Preto s.d. 1 13 1. Grupo escolar. Viçosa. s.d. 1155. Fachada da Igreja Nossa Senhora da 1 1 32. Fórum. Viçosa. s.d. Conceição. Ouro Preto. s.d. 1 133. Fábrica de tecidos Santa Maria. 1 156. Vistas panorâmicas. Mariana. s.d. Viçosa. s.d. 1 157. Palácio do Conde de Assumar. 1 134. Coreto do jardim da praça Silviano Mariana. s.d. Brandão. Viçosa. s.d. 1158. Igreja de São Francisco. Mariana; s.d. 1 135. Ginásio. Viçosa s.d. 1159. Igreja de São Francisco. São João Del 1 136. Cachoeira produtora da Força e Luz Rei. s.d. da Empreza Pedro Nicola. 1160. Igreja de São Francisco. Sio João Del Muzambinho. s.d. Rei. s.d. 1137. Interior do Ginásio Paraisense. São 1 161. Chafariz histórico. São João Del Rei. Sebastião do Paraíso.. s.d. s.d. 1138. Fachada do Ginásio Paraisense. São 1 162. Colégio do Caraça. Santa Bárbara;s.d. Sebastião do Paraíso s.d. 1163. Represa e usina hidroelétrica do Rio 1139. Vista geral dos prédios em que de Pedra. s.d. funciona o Liceu Municipal. 1164. Represa do Rio de Pedras...... s.d. Muzambinho. s.d. 1165. Trecho da estrada Belo Horizonte- 1140. Praça Tiradentes. Ouro Preto; Lago Rio de Janeiro. s.d. Guanabara. Aguas Virtuosas; Jardim 1166. Trecho da estrada Belo Horizonte- Pedro Sanches. Poços de Caldas; Rio de Janeiro. s.d. Igreja São Francisco de Assis. Ouro 1167. Trecho da estrada de Vaccaria. Serra Preto. s.d. do Cipó s.d.

Iconografia 99

1168 Palmeira de babaçu. Triângulo Vianna.(foto). 1925.06 Mineiro. s.d. 1194.Surubins pescados no Rio São 1169. Ponte Affonso Penna. Rio Paranaíba s.d. Francisco para o presidente Mello 1170 Ponte Affonso Penna. Rio Paranaíba. Vianna.(foto). 1925.06 1909 1195 Cidade de Januária: recepção do 1171. Ponte Affonso Penna. Rio Paranaíba. presidente Mello Vianna. (foto). s.d. s.d. 1196. Ponte da estrada de ferro central 1172 Ponte Affonso Penna. Rio Paranaíba; sobre o Rio São Francisco. (foto). s.d. 100 1197. A cidade inundada pela enchente do 1 00 Rio São Francisco. Januária.(foto) 1173. Vista panorâmica. Cambuquira. s.d. 1926.01 174. Vista parcial. Cambuquira. s.d. 1198. Porto sobre o Rio São Francisco. 1175 Hotel. Passa Quatro. s.d. Pirapora (foto). s.d. 1176. Vista panorâmica. Poços de Caldas.s.d. 1199. Porto fluvial de Pirapora. (foto). s.d. 1177. Vista parcial. Poços de Caldas. s.d. 1200. Cais do porto de Januária. (foto) s.d. 1178 Avenida Francisco Salles. Pocos de 1201. Aspectos de Fortaleza. Minas Gerais. Caldas. s.d. s.d. 1179. Alto do Palácio. Serra do Cipó. s.d. 1202-1206.Januária.(foto) [1926.01] 1 180. Vista parcial. Itajubá. s.d. 1207. Rua Cônego Marinho. Januária. (foto) 11 81. Vista parcial. Itajubá. s.d. [1926.01] 1182. Grupo escolar. Itajubá. s.d. 1208. Rua Visconde de Ouro Preto. 1183. Clube Itajubense. Itajubá. s.d. Januária. (foto) [1926.01] 1184. Residência do Dr. Wenceslau Braz. 1209. Rua Conego Levina. Januária. (foto) Itajubá. s.d. [1926.01] 1185. Ponte de cimento armado Rio 1210. Rua Matta Machado. Januária. (foto) Sapucahy. Itajubá. s.d. [1926.01] 1 186. Ponte metálica sobre o Rio Sapucahy. 1211. Pç. João Pinheiro. Januária. (foto) Itajubá s.d. [1926.01] 1187. Rua Bocayuva. Montes Claros. s.d. 1212. Pç. Arthur Bernardes. Januária. 1188. Edifício da Sociedade Industrial (foto) [1926.01] Norte Ltda. Montes Claros. s.d. 1213. Pç. Raul Soares. Januária.(foto) 1189. Fachada da fábrica do Cedro. [ 1926.01 ] Montes Claros. s.d. 1214. Pç. 15 de Novembro. Januária. (foto) 1190. Cheia do rio São Francisco. Januária. [1926.01] 1926 1215. Pç. João Pinheiro e Rua Francisco 1 191. Rio São Francisco. ... s.d. Salles. Januária. (foto) [1926.01] 1192. Nas margens do Rio São Francisco, 1216. Rua 13 de Maio. Januária.(foto)[1926.01] Norte de Minas, recepção do 1217-1218. Cidade de São João Evangelista. presidente Mello Vianna.(foto) (foto) s.d. 1925.06 1219. Panorama visto do auto do João 1193. Nas margens do Rio São Francisco, Pedro. São João Evangelista.(foto) excursão do presidente Mello s.d. 1220. Matriz. São João Evangelista.

100 Iconografia NCS.7(8) 1360

I 01 NCS.7(8) 1363

102 Iconografia (foto) s.d. Fotógrafo Simeão Mauro... [ 1896 ?] 1221. "Primitivo". Grupo Escolar. São João 240. Francisco Salles. s.d. Evangelista. (foto).... ...... s.d. 1241. Mariazinha e Juca s.d. 1222. Rua João Pinheiro. São João 1242. Mariazinha. s.d. Evangelista. (foto) s.d. 1243. Maria Brazilina, Maria e Ageda 1223. Cachoeira do Torres. São João Coelho. s.d. Evangelista. (foto) s.d. 1244. Lauro Gentil Gomes Cândido. s.d. 1224. Rua Dom Pedro II. São João 1245. João de Paula Ramos Hort. Fotógrafo Evangelista.(foto) s.d. Maximino Riberí. s d 1225. São João Evangelista. (foto) s.d. 1246. Cel. Francisco de Paula Ramos 1226. Matriz nova de São João Evangelista. Horta. s.d. (foto) s.d. 1247. Dr. Francisco de Paula Ramos Horta. 1227. Primeira pedra do prédio do Fórum. s.d. São João Evangelista. (foto) s.d. 1248. Cândido de Senna Coelho. 1228. Chegadas das turbinas e caldeiras Diamantina. 1875.1 1.12 para a usina hidroelétrica. São João 1249. Agenor (Irmão). s d. Evangelista. (foto) s.d. 1250. Cândido Senna Filho. Serro. 1229. Assentamento da primeira pedra do 1875.12.02 prédio do Fórum. São João 1251. Cândido de Senna e neto. Belo Evangelista.(foto) s.d. Horizonte. Fotógrafo O. Belém. s.d. 1230. São João Evangelista. (foto) s.d. 1252. Múcio Emílio. 1900 1231. Vista do campo arado em Uma 1253. Nelson de Senna. Ouro Preto. fazenda agrícola. São João Fotógrafo S. Mauro. 1876 Evangelista.(foto) s.d. 1254. Maria Emilia. Fotógrafo Carlos Lotti. 1232. Roça de milho. S. Nicolau Grande. 1880 (foto) s.d. 1255. Cândido Senna Eponina e Maria 1233. Fazenda agrícola. São João Helena. Cidade de Minas.Fotógrafo Evangelista.(foto) s.d. Raymundo Pinto. 1903

1234. Grupo Escolar. Exercícios Ginásticos 1256. Ignez, Dina e Quita. Guanhães . s.d. do alunos. São João Evangelista. 1257. Anninha de Sousa. Guanhães...... s.d. (foto) s.d. 1258. Levy Coelho da Rocha. Rio de 1235. Primeira pedra da construção do Janeiro.Fotógrafo Bastos, Dias e C. Fórum. São João Evangelista.(foto)s.d. 1900.12.17 1236. Sem identificação.(foto) s.d. 1259. Gomes Freire de Almeida. Fotógrafo Valério Vieira. s.d. (4) Album de fotografias de familiares e 1260. Polycarpo de Senna Normanha. amigos. 1875 1261. Joaquim Coelho. s.d. 1237. Nelson de Senna. 1896 1262. Carlos Coelho. s.d. 1238. Nelson de Senna. Belo Horizonte. 1263. Maria Brasilina. s d Fotógrafo O. Belem. s.d. 1264. Pedro Rocha e Mariquinha s.d. 1239. Nelson de Senna. Ouro Preto. 1265. Carlos Coelho da Rocha. s.d.

Iconogra 103

1266. Maria Angélica Laborão. Juiz de Fora. Preto].Fotógrafo Guilherme Liebenau.

Fotógrafo Albert Cohen. s.d. . 1882.01.05 1267. Regina Breyner. s.d. 1290. Antônio Camillo. Rio de Janeiro. 1268. Joaquim Coelho da Rocha. Belo Fotógrafo Teixeira e Vazquez Horizonte. Fotógrafo O. Belém. 1891.08.21 1 906.09 1291. Família Laborão: Mattias, Cocota e 1269. Júlia. Rio de Janeiro. Fotógrafo filhos. Rio de Janeiro. Fotógrafo Carneiro e Tavares. s.d. Lopes. s.d. 1270. Maria Emilia. Guanhães.Fotógrafo 1292. Filhos de tio Bento e tia Henriqueta. Raymundo Pinto. .. 1906.07.2 1 Cidade de Minas. Fotógrafo 1271. Regina Braga Brayner.... s.d. Raymundo Pinto. s.d. 1272. Amanda Buzelin. Ouro Preto. 1293. Dina Flora de Macedo. Guanhães. s.d. Fotógrafo Valério Vieira. s.d. 1294. Dina Flora de Macedo. s.d. 1273. Padre de Santa Bárbara. Capital 1295. Duduta e Lili. Fotógrafo H.Barandier. Federal. Fotógrafo Carlos Alberto. s.d. 1883. 1296. Tia Quiterinha. s.d. 1274. Innocente de Leão Freire. S. Miguel. 1297. Padre Venâncio Café. Ouro Preto. 1874.01.28 Fotógrafo Guilherme Liebenau. 1275. Saltes. s.d. 1882.09.13 1276. Antônio R. Coelho. 1871 09.24 1298. Zizinha (Senhora Gomes Freire).

1277. Innocente de Leão Freire. s.d. Fotógrafo J. F. Oliver. . s.d. 1278. Mathias Laborão. Rio de Janeiro. 1299. Adelina e Olinda Coelho. Cidade de Fotógrafo Pacheco. 1866 Minas. Fotógrafo Raymundo Pinto.s.d. 1279. Tristão Pereira da Fonseca. Ouro 1300. Tia Gueda e seus filhos. Cidade de Preto. Fotógrafo Guilherme Liebenau Minas. Fotógrafo Raymundo Pinto. s.d. 1883.04.03 1301. José E. H. Buzelin. Ouro Preto. 1280 Oscar Horta. [Ouro Preto]. Fotógrafo Waldemar Lange... s.d. Fotógrafo Guilherme Liebenau. s.d. 1302. Amélia Meilbutta Itabirano...... s.d. 1281. Ubaldo R. Horta. s.d. 1303. Alfredo Luz. Rio de Janeiro. 1282. Cel. Severiano Rezende. São João. Fotógrafo Guimarães e Ca. s.d. 1873.1 1.08 1304. Adília Ramos Horta. s.d. 1283. Torquato O . M. e Castro e Dona 1305. Eliza Horta Buzelin. Ouro Preto. Ritinha. s.d. Fotógrafo Mauro. s.d. 1284. Lauro Gentil [Gomes]. Ouro Preto. 1306. Agostinho e Zizi. São Paulo. Fotógrafo Luiz Costa...... s.d. Fotógrafo Valério. 1903.03.04 1285. Joaquim Braga Breyner.. s.d. 1307. Agostinho Horta. Ouro Preto. 1286. Bispo Dom Viçoso. Rio de Janeiro. Fotógrafo Valério e Riberi. s.d. Fotógrafo Cristiano Júnior e Pacheco. 1308. Theresa Furst Horta. Ouro Preto. s.d. Fotógrafo Mauro. s.d. 1287. Barão de Camargos. s.d. 1309. Nelsina e Emílio. [Itatiopoam]. 1288. Severiano Rezende e Dona Custódia. 1899.01.01 Mariana. 1 869.04.04 1310. Levy Coelho. Ouro Preto. Fotógrafo 1289. João Bassden e irmã Cocota [Ouro S. Mauro. 1894.09

104 Iconografia 131 I . José coelho Pinto. Cidade de Minas. 1328. Cel. E Paoliello. Musambinho. Fotógrafo Raymundo Pinto. 1902.11.16 Fotógrafo J. Brantes. 1871.03.14

1312. Márcio Burlarmaqui. Rio de Janeiro. 1329. Sem identificação. Ouro Preto.

Fotógrafo G. Uebener Amaral. Fotógrafo Mauro s.d.

1918.07.29 1330. V. Carvalhães. Ouro Preto.

1313. Antônio de Paula Castro. s.d. Fotógrafo Alfredo Franco.

1314. Padre Felício. s.d. 1897.07.30

1315. Miguel M. Gomes Cândido. Belo 1331. Sem identificação. São João

Horizonte. Fotógrafo O . Belém Evangelista. Fotógrafo José Felíppe.

1910.07.12 1906.07.21

1316. Agostinho Horta. Ouro Preto. 1332. Sem identificação. Cidade de Minas.

Fotógrafo Valério e Riberi. Fotógrafo Raymundo Pinto., s.d.

[ 1910?].09.27 1333. Sem identificação. Rio de Janeiro.

1317. Telemaco Coelho Mourão. Belo Fotógrafo Pinho & Comp. s.d.

Horizonte. Fotógrafo Francisco Tho 1334. Josafah Belo. Cidade de Minas.

Passig. 1904.1 1.26 Fotógrafo Magalhães Castro.

1318.Alfredo Furst. [Belo Horizonte]. 1900.04.17

Fotógrafo O . Belém. s d 1335. Não identificado. São Paulo. Fotógrafo J. Vollsack. 1896. I I.01

(5) Álbum de fotografias de familiares e 1336. Cel. Brandão. Roma .Fotógrafo

amigos. Baldelle & Montese. 1909 1337. Não identificado. Serro. . 1873.02.01

1319. Silhueta de Nelson de Senna. Rio de 1338. Cônego João Batista Pimenta.

Janeiro. s.d. 1888. 03. 29 1320. Miguel Gentil (sobrinho). Belo 1339. Vigário Alexandre Generoso.

Horizonte. Fotógrafo O . Belém.s.d. Gonhães. 1874

1321. Francisco Ferreira Alves Júnior, 1 340. Sem identificação. Fotógrafo Veiga.s.d. Antônio Monteiro Júnior, Levy 1341. Sem identificação. s.d. Coelho da Rocha Leão. Ouro Preto. 1 342. Theophilo Pereira Júnior. Ouro

Fotógrafo Simeão Mauro. 1901. 01 Preto. Fotógrafo Simeão Mauro. .s.d.

1322. Sem identificação. Fotógrafo Olinto 1343. Sem identificação. Ouro Preto.

Belém. s.d. Fotógrafo Waldemar Lange. s.d. 1323. Amanda Horta Buselim. Ouro Preto. 1344. Sem identificação. Ouro Preto.

Fotógrafo Simeão Mauro. s.d. Fotógrafo S. Mauro. 1895. 01.02

1324. Chiquita Laborão. Fotógrafo Valério 1345. José Bento N. Rio de Janeiro. Vieira. s.d. 1908.08.29

1325. Maricota Buzelin da Silva. Ouro Preto. Fotógrafo Simeão Mauro. s.d. .Jmayens ^/^- uulsas 1326. Zizinha Braga (Sra. Gomes Freire). Fotógrafo J. F. Oliver. s.d. (6) CROQUI:

1327. Sem identificação. Fotógrafo Alfredo Franco. s.d. 1346. Croqui dos jornais "A Gazetinha" e "O Mineiro". .. 1890.05.01

10s

Manoel Ernesto Pereira. . s.d. 1365. Indios Krenaks. Rio Doce.Fotógrafo golo9rafias Manoel Ernesto Pereira. s d 1366. Índios Botocudos [Krenaks] do

(7) ILUSTRAÇÕES: Norte do Rio Doce. Rio Doce.

Fotógrafo Manoel Ernesto Pereira.

1347. Conselheiro A. M. [Vasconcellos de s.d.

Drummond]. s d

1348. Conselheiro Paulo Barbosa da Silva. s.d. (9) LOCALIDADES, PATRIMÔNIO 1349. Tiradentes. (Cartão-postal). s d HISTÓRICO E ARTÍSTICO DOS 1350. "Prisão de Tiradentes". s d MUNICÍPIOS:

(8) ÍNDIOS E ARTEFATOS INDÍGENAS: 1367. Vista de Ouro Preto 1946.1 1.2 1368. Hotel Bragança. Caxambu (Cartão - 1351. Índios Misioneiros. Argentina.(Cartão- postal) s.d. postal). s d 1369. Parque. (Cartão - postal). s d. 1352. Família de índios Tobas. Argentina. 1370. Vista parcial do Serro. Serro. s d (Cartão - postal). s.d. 1371. Praça Dr. Tolentino. Serro s.d.

1353. Índias Matacos da Província de Salta. 1372. Serro Frio. 1913

Argentina.(Cartão-postal). s d. 1373. Igreja de Nossa Senhora do Carmo. 1354. Grupo de Índios Chiriguanos. Mariana. 1945

Argentina. (Cartão-postal).. .. s.d. 1374.IIha da Gipóia. Rio de Janeiro. 1355. "Pisando Maiz". Argentina (Cartão- Fotógrafo Harald Schultz. . . 1940 postal).. s.d. 1375. Casa sem identificação. .. s.d. 1356. Indio paraguaio. Paraguai (Cartão- 1376. Nelson de Senna e familiares, na casa postal). . 1906.01 da rua Octávio Corrêa, 8, Urca. Rio 1357. Índio do Triângulo Mineiro. (Cartão- de Janeiro. s d. postal). .. 1911.07.07

[Belo 3forrzonle Jnoi•s oro ^ro Doce.- 1377. Casa de Belo Horizonte, rua Frei 1358. Índios Pajichás. Próximo a José de Santa Rita Durão, 910 (antigo Itambacury. [Rio Doce]. (Cartão- n.906). Belo Horizonte. s.d. postal).. 1910.12.10 1378 - .1379.Grupo Escolar Silviano Brandão. 1359. Índios Pajichás. Itambacury. [Rio Belo Horizonte. s d Doce].(Cartão-postal). s.d. 1380. Automóvel Club de Minas Gerais. 1360- 1362. Índios Krenaks. [Rio Doce] s.d. Belo Horizonte.. s.d. 1363. Índios Botocudos do Norte do Rio 1381. Vista aérea do Colégio Estadual. Belo Doce (Krenaks). Rio Doce. Horizonte. s.d. 1912.05.24 I382.Cemitério do Bonfim. Belo 1364. Índios Krenaks do Rio Doce, pe rto Horizonte. s.d. de Resplendor. Rio Doce.Fotógrafo

106 Iconografia

Vitória - Minas. Rio Doce. s.d. Cscofa 976nas 1402. Largo da Barra do Rio Cuyeté (Caratinga). Rio Doce. s.d. 1383. Pteranodon. s.d. 1403-1404. Cachoeira do Bagoary (entre 1384. Quartzo. s.d. Peçanha e Guanhães). Rio Doce s.d. 1385. Mamute. s d 1405-1406. Corredeiras da Cachoeirinha 1386. Estalagmite. s.d. (entre Peçanha e Caratinga). Rio Doce. 1387. Insetos. s.d. s.d. 1388. Triceratops. s d 1407. Exploração na Derrubadinha. Rio 1389. Iguanodon. s.d. Doce. Fotógrafo Tito Alves Pinto 1390. Brontossauro lutando com Laelaps Júnior s d. aquilungus. s.d. 1408. Exploração na Derrubadinha. 1391 Caramujo. s d Engenheiros Antônio Tavares e Aff. 1392. Fóssil. s.d. Kupler. Rio Doce. s.d. 1393. Fósseis. s.d. 1394. Fazenda da "Palestina", de Antonino Gentil Gomes Cândido (ex- iejo cSão grancrsco.• proprietário). Distrito da Cidade de 1409. Porto fluvial de Pirapora. Rio São Ubá. s.d. Francisco. 1923.02.02 1410-1411. Nelson de Senna, Capitão %ió Doce Burlamaqui, Múcio de Senna, Carlos 1395. Rio Doce em frente à Serra do Moreira, Antônio Danda e o Ibituruna (Figueira). Rio Doce. jornalista Ramos Cézar em uma Fotógrafo Tito Alves Pinto Júnior. canoa. Pirapora. 1910.10.28 s.d. 1396. Aspecto da Região de Figueira. Rio (10) Personalidade Amigos e Familiares Doce. Fotógrafo Tito Alves Pinto Júnior. s.d. 1412. Sem identificação. s.d. 1397. Rio Doce abaixo de Figueira. Rio 1413. Walter Heilbuth casado na família Doce. Fotógrafo Tito Alves Pinto Horta-Furst. Fotógrafo Carneiro.s.d. Júnior. .. . s.d. 1414. Não identificado. Santiago. s.d. 1398. Cachoeira escura, próxima à Estação 1415. João Nepomuceno Kubitschek. de Ferro Vitória-Minas. Rio Doce. Ouro Preto. Fotógrafo [Guilherme?] s.d. Liebenau. 1884.1 1.18. 1399. Estação de barra do Manhaussú. Rio 1416. Dr. Martinot (Martineau), explorador Doce. s.d. francês do Rio Doce. São João 1400. Largo da Barra do Ribeirão João Evangelista. 1904.08.18 Pinto, abaixo de Cuyeté (Caratinga). 1417. Conde de Alto-Mearim (João José de Rio Doce. s.d. Pinho). Ouro Preto. Fotógrafo 1401. Rio Manhuassú, perto da ponte no Christiano Jr. & Pacheco. 1871.09.09 Km. 208 pela Estação de Ferro 1418. Príncipe francês Alexandre Gaston B.

Iconografia 107

de Verrugande. 1874.10.15 Janeiro. [Retirada do Caderno de 1419. Pedro Fernandes Pereira Corrêa. Pensamentos, Referências e Idéias, Fotógrafo João Salles. s.d. de 1922 a I 928]. s.d. 1420. Nenén Gomes Freire. Fotógrafo J. F. 1437. Nelson de Senna entre Oliver. s.d. companheiros de Faculdade. s.d. 1421. Gustavo Prado. Ouro Preto. 1438-1439. Nelson de Senna. s.d. Fotógrafo Alfredo Franco. 1440. Nelson de Senna. Rio de Janeiro. [ 1896.01.03?l 1934.08.25 1422. Sem Identificação. Fotógrafo Alfredo 1441. Nelson de Senna. s.d. Franco. s.d. 1442. Nelson de Senna e Juan Vucetich. 1423. Joaquim Braga Breyner. Fotógrafo Buenos Aires. 1915.05.30. Juan Gutierrez. s.d. 1443. Nelson de Senna (Segundo da esquer- 1424. Filhos do tio Pedro Coelho da Rocha. da para a direita) e outros.Fotógrafo E. Villa do Alegre. Fotógrafo A . Nunes. de Paula Souza. s.d. 1902.04.08 1444. Nelson de Senna (segundo da 1425. Francisca C. de Oliveira (Ambrozina) esquerda para a direita) e amigos. e família. s.d. Fotógrafo Simeão Diamantina. 1928. Mauro. s.d. 1445. Nelson de Senna (ao centro) em 1426. Valdomiro de Magalhães. Belo banquete em homenagem ao Horizonte. 1908 Ministro paraguaio Rogelio (barra no 1427. Antônio B. do Amaral e família. São Hotel Glória. Rio de Janeiro. João Evangelista.Fotógrafo Carlos 1928.10.06 Alberto & Filhos. 1904.09.04 1446. Nelson de Senna (ao centro) em sessão 1428. Simão da Cunha. s.d. solene no Instituto Histórico e 1429. Heitor. Belo Horizonte. (Cartão Geográfico Brasileiro em Homenagem 1913.10.11-postal). ao chanceler colombiano Luís Lopes 1430. Mathias L. G. Fotógrafo Arthur. Rio de Mesa. s.d. de Janeiro. (Cartão-postal) s.d. 1447. Nelson de Senna (segundo da direita 1431. João Pedro de Aquino. 1899.07.15 para a esquerda) em almoço no 1432. Dona Milota. Belo Horizonte. Palácio da Nunciatura Apostólica. Fotógrafo Dopper & Cines. s.d. Rio de janeiro. 1941.05.03 1433. Dona Francisca Elisa (sogra) com a 1448. Nelson de Senna (à direita) e turistas 1 filha Milota e as netas Yolanda e brasileiros em visita ao Palácio do Maria Emilia. s.d. Congresso. Buenos Aires. 1942.01.15 1434. Nelson de Senna, Lauro Gentil e 1449. Personalidades políticas de Minas Coronel Antonino Gentil, com suas Gerais. Banquete oferecido aos respectivas famílias. Belo Horizonte. Presidentes Rodrigues Alves e 1910.04.03 Francisco Salles pela Cia. Inglesa de 1435. Nelson de Senna e família em frente Morro Velho. Nova Lima. 1906 a sua casa. Rio de Janeiro. 450. Personalidades políticas de Minas 1931.10.11 Gerais. Banquete para a leitura da 1436. Nelson de Senna e família. Rio de plataforma de Raul Soares à

108

Presidência de Minas Gerais no Botocudos no Rio Grande de Grande Hotel. Belo Horizonte. s.d. Belmonte (Viagem do Príncipe de 1451. "Dr. Marcelo Silviano Brandão, Neuwied ao Brasil, I, Vol. I); s.d. procurador geral da República de 1473. Uma família de Botocudos em M.G. em comemoração na viagem (Viagem do Príncipe de Aeronáutica. Lagoa Santa. [193_1 Neuwied ao Brasil, I); s.d. 1452. Banquete em honra aos delegados 1474. Indios Patachos (Viagem do Príncipe de do Oitavo Congresso Científico Neuwied ao Brasil, Vol. I); s.d. Americano no Mayflower Hotel. 1475. Grupo de Camacans na floresta; s.d. Washington. Fotógrafo Schutz. 1476. Dança festiva do Camacans; s.d. 1940.05.16. 1477. Armas e utensílios dos Camacans (Viagem do Príncipe de Neuwied ao Brasil, Vol. 2); s.d. Impressos 1478. Armas, adornos e utensílios do Puris (Viagem do Príncipe de Neuwied ao (I I) Imagens Religiosas Brasil, I); s.d. 1479. Armas, adornos e utensílios do Puris, 1453. Madonna, o Menino e os Santos Botocudos, Machacaris e índios da (Quadro de Giovanni Bellini); s.d. costa (Viagem do Príncipe Neuwied ao 1454. Joanna Angélica (Abadessa do Brasil, Vol. I); s d Convento da Lapa - Bahia) s.d. 1480. "0 suplício de Cuautémoc' ...... s.d. 1455. Nossa Senhora; s.d. 1481. Estátua de Cuahtémoc s d 1456. "Viagem da Leitura" - Leonardo da Vinci;.. s.d. (13) localidades Patrimônio Histórico e 1457. Imagem: Senhor Morto - São João Artístico dos Municípios DelRey. s.d. 1482. Estrada velha de Paraybuna; s.d. (I 2) Indios e artefatos indígenas 1483. Colégio Imaculada Conceição de Barbacena; s.d. 1458-1459.Ataques aos índios coroados em 1484. Igreja do Rosário, em Ouro Preto; 1908; 1485. Igreja de Lourdes, em Belo 1460. Três índios Kaingangs; s.d. Horizonte; s.d. 1461-1464. Indios Botocudos; s.d. 1486. Vista de Itabira; s.d. 1465. Índios Uapixamas, do alto 1487. Reprodução impressa de desenho de Amazonas; s.d. igreja; s.d. 1466. Indios Cayua's em 191 I 1488. Fórum de Mariana; s.d. 1467. Urnas e Túmulos dos Auetô; s.d. 1489. Vista de Ouro Preto; s.d. 1468. Índio Auetô e índia Bacáirí; s.d. 1490. Casa dos Inconfidentes, em Ouro 1469. Bocairís de Cocoras;. s.d. Preto; s.d. 1470. 0 Bacáirí "Itzig". s.d. 1491. Reprodução impressa de desenho de 1471. Fisionomias de Botocudos; s.d. Lagoa Santa; s.d. 1472. Combates singulares entre 1492. Vistas de Fortaleza, norte de Minas;

Iconogr.. 109 1493. Reprodução impressa de desenho de 1523. "Primeira Missa no Brasil". Victor casa antiga; s.d. Meireles. (Preto e branco). s.d. 1494. Catedral de Aterrado; s d 1495. Colégio Osório, em Sumidouro; s.d. .?eproduçao óe -9rauuras 1496. Vista da Cia. Belgo-Mineira, em Sabará; s.d. 1524. Vista de Porto Seguro;. _ s.d. 1497. Praça Municipal de Santa Bárbara;s.d. 1525. Abertura, pelo capitão Bento 1498. Casa do Inconfidentes, em Ouro Lourenço, do caminho novo de Preto; s.d. Porto Alegre a Minas Novas através 1499. Exposição do Centenário, no Rio de do Mucurí (Viagem do Príncipe de Janeiro; s.d. Neuwied ao Brasil. I); s.d. 1500. Igreja Matriz de Vila Guaraciaba; s.d. 1526. Vista da Fazenda Tapebuçú; s.d. 1501. Vista de São Sebastião do Paraíso; 1527. Parada na Floresta (Viagem do Príncipe 1502. Vista de Mariana; s d de Neuwied ao Brasil, II, Vol. 5);. s.d. 1503. Praça da Independência, em 1528. Casa de campo à margem do Paraíba Mariana; s.d. (Viagem do Príncipe de Neuwied ao 1504. Brasão da Universidade de Minas Brasil, Vol. 5); s.d. Gerais s.d. 1529. Vista da vila e do porto de Ilhéus; s.d 1505. Vista das montanhas de Minas 1530. Panorama da embocadura do Rio Gerais; s.d. Santa Cruz (Viagem do Príncipe de 1506. Vista do Sertão de Minas Gerais; s.d. Neuwied ao Brasil, I); s.d. 1507. Reprodução de desenho do 1531. Vista da ilha de Cachoeirinha e do Pelourinho da Villa do Carmo; s.d. Quartel dos Arcos no Rio Grande de Belmonte (Viagem do Príncipe de 1508 - 1509. Conceição de ltanhaen; _ s.d. 1510. Cidade do Interior de Minas; .. s.d. Neuwied ao Brasil, I); s.d. 1532. Caçadores voltando à cidade - A 1511 - 1513. Frutas de Minas Gerais: café, caqui e manga; s.d. volta de um naturalista. J.B. Debret; 1533. Soldados índios de Mogí das Cruzes 1514 - 1516. Frutas (pinha e laranja) e ponte do interior de Minas Gerais s d. (S.Paulo) combatendo os Botocudos. 1517. Salto de Piracicaba, em São Paulo; s.d. J.B. Debret; s.d. 1518. Vista de Ouro Preto. s.d. 1534. Indios Charroás civilizados (vaqueiros). J.B. Debret; s.d. lfuslrações: 1535. Carga de cavalaria dos Guaicurús. J.B. Debret. s.d. 1519. Homens na caravela. E. Aurélio. 1900 &Yograouras: 1520. "O Ataque da Ilha da Redempção". Pedro Américo; s.d. 1536. "Sabará". Litogravura. Heaton & 1521. "Independência ou Morte !". Pedro Rensburg 1842; Américo; s.d. 537. "Arraial da Lagoa Santa". Litogravura. 1522. "Primeira Missa no Brasil". Victor Heaton & Rensburg. 1842; Meireles. (Colorido); s.d. 1538. "Villa de Queluz ". Litogravura.

1 I 0 Iconografia

Heaton & Rensburg. 1842; Magalhães (General). s.d. 1539. "Praça de Barbacena". Litogravura. 1572. Bernardo Guimarães. s.d. Heaton & Rensburg. 1842. 1573. Bernardo Macarenhas. s.d. 1574. Bernardo Pereira de Vasconcellos (14) Personalidades Amigos e Familiares (Político). s.d. 1575. Cangaceiro (Nordeste). s.d. 1540-1542. Abílio Machado. s.d. 1576. Capistrano de Abreu s.d. 1543. Academia Mineira de Letras: Milton 1577. Caretas Mineiras: sem identificação, Prates, Genesco Murta, Oswaldo de Levindo Lopes, Afranio de M. Araújo, Mendes de Oliveira, Nelson Franco, Cônego Rolim, Carlos de Senna, Alvaro da Silveira, João Peixoto, Costa Sena, Rafael Lúcio, Carlos Góes, Aldo Delfino, Magalhães, Abeilaro, Nelson de Fidelis Reis, Jayme Salse, Laércio Senna. s.d. Prazeres. s.d. 1578. Carlos Chagas.; s.d. 1544. Affonso Penna Júnior. .... .... s.d. 1579. Casimiro José Marques de Abreu 1545-1546. Afranio de Mello Franco. s.d (Poeta). ... s.d. 1547. Alaor Prata. s.d. 1580. Castro Alves. s.d. 1548. Alexandre Stockier. s.d. 1581. Clóvis Bevilacua. s d. 1549. Alfonso Augusto Moreira Penna. s.d 1582. Couto de Magalhães (General). s.d. 1550. Alfredo Dolabela Portela, Conde. s.d 1583. Crispim Jacques Bias Fortes 1551. Alphonsus de Guimaraens. s.d. (Presidente do Estado de MG) s.d. 1552. Alphonsus de Guimaraens (desenho). 1584. Cristóvão Colombo. s d. s.d. 1585. Cyro dos Anjos. s.d. 1553. Angyone Costa. s.d. 1586. D. M. do Monte Rodrigues de 1554. Antônio Affonso Lamounier Araújo, Conde d'Irajá. s.d. Godofredo. s.d. 1587. Daniel de Carvalho (Professor). s.d. 1555-1556. Antônio Carlos (Presidente). s.d. 1588. David Campista (Ex- Secretário do 1557. Antônio Celestino. s.d. Estado da Agricultura). s.d. 1558. Antônio Gonçalves Dias (Poeta). s.d. 1589. Deodoro da Fonseca, Marechal 1559. Antônio Olynto (Ministro da Agricultura). (Presidente). s d s.d. 1590. Diogo Antônio Feijó (Regente) s.d. 1560. Antônio Torres. s.d. 1591. Dolabella Portela, Conde. s.d. 1561. Antônio Vieira, Padre (J esuíta). s.d. 1592. Dom Alexandre Gonçalves do 1562-1563. Arthur Bernardes (Presidente). Amaral. s.d. 1564. Barão de Passos. s.d. 1593. Dom Antônio dos Santos Cabral.s.d. 1565. Bartholomeu de Gusmão. s.d. 1594. Dom Antônio Ferreira Viçoso, 1566. Belchior Pinheiro de Oliveira Conde da Conceição. s.d. (Padre). s.d. 1595. Dom Eduardo Duarte Silva, Conde.s.d 1567-1568. Belmiro Braga s d. 1596. Dom Francisco de Paula e Silva (Bispo 1569. Benedicto Ottoni (Primeiro Diretor da do Maranhão). s.d. Central do Brasil). s.d. 1597. Dom Helvécio Gomes de Oliveira 1570-1571. Benjamin Constant Botelho de (Arcebispo de Mariana). s.d.

Iconografia I I I

'1598. Dom João Antônio dos Santos 1628. Gustavo Capanema (Ministro). s.d. (Primeiro Bispo de Diamantina). s.d. 1629. Gustavo Capanema (Ministro).. s.d.

1599 - 1600. Dom José André Coimbra 1630. Gustavo Capanema (Secretário do (Bispo da Barra do Pirahy). _ s.d. Interior). s.d. 1601. Dom José Gaspar de Afonseca e 1631. Hélio Lobo (Ministro). s.d. Silva. s.d. 1632. Henrique Dias (Cabo). s.d. 1602. Dom José Manuel Balmaceda. s.d. 1633. Henrique Guilherme Fernando 1603. Dom Justino Sant'anna (Bispo de Juiz Halfeld. s.d. de Fora). s.d. 1634. Hermenegildo de Barros (Ministro).s.d. 1604-1606. Dom Pedro I. s.d. 1635. Hidelbrando de Araújo Pontes. s.d. 1607. Dom Pedro II. s.d. 1636. Honório Hermeto Carneiro Leão, 1608. Dom Silvério. s.d. Marques de Paraná. s.d. • 1609. Domingos José da Rocha (Professor).s.d. 1637. Ignácio Murta (Coronel); s.d. 1610. Domingos José Gonçalves de 1 638. Imagem de uma caravela portuguesa.s.d. • Magalhães, Visconde de Araguaia.s.d. 1639. Imagem sem identificação. s.d. 1611. Enseada Baptista das Neves, festa 1640. Inocêncio da Rocha Maciel. s.d. oferecida ao corpo de aspirantes da 1641. Israel Pinheiro (Secretário da Agricultura).s.d. Escola Naval. Almirante Alexandrino I 642. João Albino de Almeida, Sebastião de e Gamier, Deputados de Nelson de Melo Brandão, Francisco José Senna e Mangabeira, Comandante Mascarenhas Martins da Costa, Burlamaqui. s.d. Antônio Piascasteli Filho, Antônio 1612. Ernesto Corrêa. s.d. Carlos Cavalcanti e Lúcio Otávio M. 1613. Estanislau Zeballos. s.d. Senna. s.d. 1614. Eugênio de Barros Raja Gabaglia 1643. João Bley (Capitão).. s.d. (Professor) e Bernardo Pereira de 1644. João da Rocha (Conselheiro). s.d. Vasconcellos (fundador do colégio 1645. João Fernandes Vieira. s.d. Pedro II). s.d. 1646. João Franzen de Lima (Professor) s.d. 1615. F.P. Ferreira e Costa. s.d. 1647. João Pessoa e Getúlio Vargas. s.d. 1616. Fernando de Mello Vianna. s.d. 1648. João Pinheiro. s.d. 1617. Ferreira e Costa. s.d. 1649. Joaquim Furtado de Meneses; s.d. • 1618. Francisco Campos. s.d. 1650-1653. Joaquim José da Silva Xavier, 1619. Francisco de Paula Cândido. s.d. Tiradentes. s.d. 1620. Francisco Lins. s.d. 1654. Joaquim José da Silva Xavier, 1621. Francisco Manoel (Maestro). s.d. Tiradentes.(desenho de A. Delpino). s.d. 1622. Francisco Manoel (Maestro). s.d. 1655. Joaquim José de Almeida (Tenente 1623. Francisco Manoel Barroso, Barão do Coronel). s.d. Amazonas (Almirante). s.d. 1656. Joaquim José Rodrigues Torres, 1624. Frei Dom Luiz Maria de Sant'Anna; Visconde de Itaborahy. s.d. 1625. Getúlio Vargas (Presidente). s.d. 1657. José A Neves (Professor). s.d. • 1626. Gomes Freire de Andrada, Conde de 1658 - 1661 .Jose Bonifácio de Andrada e Silva, Bobadella. s.d. o Patriarca da Independência; s.d. 1627. Guiomar Novaes. s.d. 1662. José Bonifácio, o Patriarca e seus

112 irmãos Martim Francisco e Antônio 1694. Nelson de Senna no I II Congresso Carlos; s.d. Nacional de História. s.d. 1663. José Cândido da Costa Senna 1695. Núncio Apostólico. s.d.

(Professor) . s.d. 1696. Olavo Bilac. s.d. 1664. José Clemente Pereira (Ministro e 1697. Oscar Leal. s.d. Secretário do Império), General Darrego 1698. Osório Dutra. s.d. (Presidente da Argentina) e General 1699. Otacílio Negrão de Lima. s.d. Joaquim de Oliveira Alvarez (Ministro 1700. Padre Daniel Chávarri. s.d.

de Estado dos Negócios da Guerra do 1701. Padre Paraíso . s.d.

Brasil). s.d. 1702. Paulo Barbosa da Silva. . s.d. 1665. José Clemente Pereira. s.d. 1703. Pedro Aleixo. s.d. 1666. José da Silva Lisboa. s.d. 1704. Pedro Alvares Cabral. s.d. 1667- i668.José de Anchieta (Jesuíta). s.d. 1705. Pedro Alvares Cabral. s.d. 1669. José Eduardo da Fonseca (Professor). s.d. 1706. Pedro Augusto Carneiro Lessa; s.d. 1670. José Joaquim da Rocha (Conselheiro);s.d 1707. Pedro de Araújo Lima, Marquês de 1671. José Maria Silva Paranhos, Visconde Olinda. s.d. do Rio Branco. s.d. 1 708-17o9.Pedro Dias Paes Leme, Marques 1672. José Teixeira da Fonseca Vasconcellos, de Quixeramobim. s.d. Visconde de Caeté (Conselheiro). s.d. 1710. Peter Lund. s.d. 1673. Josepha Carneiro de Mendonça 1711. Prudente de Moraes. s.d. Franco. s.d. 1712. Ramiz Galvão, Barão. s.d. 1674. Juvêncio Maciel da Rocha. s.d. 1713. Raphael Magalhães (Desembargador). s.d. 1675. Juvenil da Rocha Vaz. s.d. 1714. Raul Soares. s.d. 1676. Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de 1715. Raymundo Moraes. s.d. Caxias. s.d. 1716. Representantes mineiros I:Tavares 1677. Luiz Pessanha. s.d. de Mello, Pedro Luiz, Nelson Senna, 1678. M. Viotti. s.d. Bernardino Figueiredo, Cônego 1679. Machado de Assis. s.d. Xavier Rolim, Coronel Manoel Alves 1680. Manoel Luiz Osório, Marques do Lemos s.d. Herval. s.d. 1717. Representantes mineiros II: 1681 Manoel Viotti. s.d. Fernando Mello Vianna, Edmundo da 1682 Marechal Deodoro da Fonseca. s.d. Veiga, Bueno de Paiva, João Luiz 1683 Mariano José Pereira da Fonseca, Alves, desembargador Montenegro, Marques de Maricá. s.d. Setembrino de Carvalho e Francisco 1684. Mariano Procópio (Fundador de Juiz Sá, Arnolpho Azevedo, Estacio de Fora). s.d. Coimbra, Antonio Azeredo, André 1685. Marie Amélie Du Brésil, Princesa.s.d. Cavalcanti, Sampaio Vidal, Miguel 1686. Medeiros e Albuquerque. s.d. Calmon, Felix Pacheco, Alaor Prata, 1687. Mme. Malibran. s.d. Bueno Brandão e Nelson de Senna. 1688. Monsenhor Silverio (Bispo de Mariana). s.d. 1718. Rocha Vaz (Professor) s.d. 1689- 1691.Nelson de Senna. s.d. 1719. Rodrigues Campos (Desembargador).s.d. 1692-1693.Nelson de Senna (Caricatura). s.d. 1720. Santos Dumont. s.d.

113 1721 - 1722. Thomaz A . Gonzaga. s.d. Distrito Federal. Organizada pelo 1723. Thomás Brandão (Professor). s.d. Prof. Everardo Backheuser. Rio de 1724. Ultimo Tamoyo (Pintura de Rodolfo Janeiro: Cardinale & Cia., 1925. Amoedo). s.d. (Mapa geológico. Escala I : 100.000). 1725. Viegas, padre. (trabalhos a Buri)....s.d. 1733. SAO PAULO. Associação Paulista 1726. Waldemar Luz (Engenheiro)...... s.d. Boas Estradas. nov.1929. (Mapa 1727. Sem identificação. s.d. rodoviário. Sem escala).

(15) MAPAS

1 728. BAHIA. Mapa que acompanha a monografia sobre o Estado da Bahia, mandado publicar pelo governo do Estado em 1925. [s.n.t.]. (Mapa físico e político. Escala 1:5.000.000). 1729. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Serviço de Geografia e Estatística Fisiográfica. Mapa do Brasil - edição comemorati- va do quinto recenseamento geral do Brasil, de setembro de 1940. [Rio de Janeiro], nov. 1940. (Mapa físico e político. Escala 1:6.500.000). 1730. M INAS GERAES. Secretaria de Agricultura. Serviço de Estatística Geral. Estado de Minas Geraes - esboço da divisão municipal vigente em I. de setembro de 1920 e car- togramma da respectiva densidade demographica. Belo Horizonte: Imp. Official Minas, 1920. (Mapa político e estatístico. Escala 1:3.000.000). 1731. MINAS GERAIS. Secretária da Agricultura. Departamento de Estatística e Publicidade. Carta física e política do Estado de Minas Gerais. São Paulo: Companhia Litográfica Ypiranga, 1930. (Mapa físico e político. Escala 1:15.000). 1732. RIO DE JANEIRO. Prefeitura do Distrito Federal. Carta geológica do

1 14 lconografia / NCS.B .XeQul QS

(1952.06-1976)

(1) Fotografias do enterro de Nelson Coelho de Senna. [Belo Horizonte] 1952.06

(2) Ofícios de Euripides da Costa Prazeres, presidente da Câmara Municipal de São Lourenço a Marcelo Silviano Brandão e Caio Nelson de Senna, comunicando o registro de profundo pesar em ata da Câmara. Belo Horizonte. Folha avulsa. 1952.06.06

(3) Carta de Aureliano Brandão a Pedrinho sobre a displicência da imprensa em relação ao falecimento do Dr. Nelson de Senna. s.l. Folhas avulsas 1952.06.06

(4) Carta de I. Sandoval Babo a Caio Nelson de Senna comunicando donativo de Luiz Haas à fundação São José, em homenagem a Nelson de Senna. Belo Horizonte. Folha avulsa 1952.06.07

(5) Ofício de Adalberto Pereira do Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Pedra Azul a Caio Nelson de Senna, comunicando a aprovação de voto de pesar proposto pelo vereador Lutero de Lucena Ruas. Pedra Azul. Folha avulsa. 1952.06.07

(6) Ofício da Câmara Municipal de Baependi à família de Nelson de Senna comunicando a aprovação do voto de pesar, proposto pelo vereador Ciro Brasílio de Araújo. Baependi. Folha avulsa. 1952.06.19

(7) Ofício do coronel Luiz Tenório de Brito, primeiro secretário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo a Caio Nelson de Senna, comunicando homenagens prestadas e lançamento em ata de voto pesar. São Paulo. Folha avulsa. 1952.07.14

(8) SENNA, Caio Nelson de. Discurso de agradecimento, em nome da família Nelson de Senna, pronunciado na Academia Mineira de letras, aos 7 de agosto de 1952. Belo Horizonte: Imprensa Official, 1952. 14p.

115 (9) Lei N° 138: aprovação e sanção sob forma de lei da denominação de uma rua da cidade do Serro como "Dr. Nelson de Sena", da prefeitura Municipal do Serro. I 1952.08.15 folha. Serro

(10) Justificativa do projeto de lei autorizando a dar o nome de Nelson de Senna a uma rua da capital. Folhas avulsas. Belo Horizonte 1953.01

(I I) Convite da Prefeitura Municipal de São João Evangelista para um programa de festividades de inauguração e solenidades em homenagem ao Dr. Nelson de Senna. I cartão 1961.05.01

(12) Coleção de recortes com homenagens a Nelson de Senna 1952-1965

(13) Discurso proferido pelo Dr. Advíncula Reis encerrando as solenidade do centenário do nascimento de Nelson de Senna. I caderno impresso 1976

NCS.7(9)

116 leefaçao de Jmayens

I- Instruções deixadas aos seus filhos para publicação de suas obras.

2- Nelson de Senna e Juan Vucetich. Buenos Aires. 1915.05.30

3- Nelson de Senna entre companheiros de faculdade. s.d.

4- Casa de Nelson de Senna, rua Santa Rita Durão. s.d.

5- Índios krenak do rio Doce. Rio Doce. Fotógrafo Manoel Ernesto Pereira. s.d.

6- Manuscritos agrupados

7- Nelson de Senna. Ouro preto. Fotógrafo S. Mauro. 1876

8- Índios krenak.[Rio Doce]. s.d.

9- Atestado de nascimento e batismo. Belo Horizonte. Í 907.09.24

10- Nelson de Senna (segundo da esquerda para a direita) e outros. Fotógrafo F. de Paula Souza. s.d.

11- "Notas e Achegos para vocabulário brasileiro (Vocabulário da Língua Portuguesa como é falada no Brasil...")

12 -"Estudos Linguisticos e Antrogeografia: notas para o vocabulário brasileiro"

3- Exploração na Derrubadinha. Rio Doce. Fotógrafo Tito Alves Pinto Júnior. s.d.

14-Januária. [1926.01]

15- Índios krenak.[Rio Doce]. s.d.

16- SERRANO, Pelayo [Nelsosn Coelho de Senna]. Contos Sertanejos: lendas e fragmentos. Belo Horizonte; Porto: Typographia Universal, 1902. 243p.

17- Indio do Triângulo Mineiro. (cartão postal). 191 1.07.07

18- Indio krenak.[Rio Doce]. s.d.

19- Índios botocudos do norte do Rio Doce (krenaks). Rio Doce.1912.05.24

20- Automóvel Clube de Minas Gerais. Belo Horizonte. s.d.

Relação de Imagens 117

-39z

À Eliana Nelson Silviano Brandão Ahouagi pelo gesto de doação do ace rvo. Carlos Roberto Rodrigues pela possibilidade da parceria com o APCBH. Arnaldo Godoy pelo apoio ao projeto. Marise Lamarch, funcionária do antigo BEMGE, pelo apoio ao patrocínio. Arthur Teixeira, Lídia Avelar Estanislau e Ricardo Cavalcante pelo companheirismo. Equipe de funcionários do APCBH, especialmente, Vilma Camelo Sebe e Cléia Gomes do Amaral. E todos que tornaram possível esta publicação.

Agradecimentos 1 19 ARQUIVO PORTICO DA CIDAOE 6E 8E10 HORIZONTE FR VS itEmoc 441

CUM 30150-150 • 8.1• Horimt•. MG

y wic^

^vy Os arquivos pessoais,

importantes depósitos de • i informação e essenciais à 07;ads.m de r 5enna)

reconstrução histórica,

revelam amplas possi- EE ' L .ARQUIVO Li bilidades de pesquisa I't`131.ICO ^ n quando integrados aos Bd. nt n in nt ft+yL-Q-GG t,^ G' arquivos públicos.

Nelson Coelho de Senna c ^!' •.cttG SG í^^htG Itaú (1876-1952), professor, i advogado, pesquisador e político nasceu na cidade do ^. . ^ Serro e veio morar em Belo

Horizonte logo após a /rrci c. , inauguração da nova capital. Foi membro ativo da comunidade intelectual e política mineira da época e autor de várias publicações. G'O "r I'Iil II III II \ 2; :-IÁ; e_fzt/y`tO BELO HORIZONTE

O inventário desse arquivo CULTURA pessoal, principal produto *<1‘ -- ^.. ^^í cIL Realizado com os benefícios da Lei Municipal do Projeto Nelson de de Incentivo i Cultura de Belo Horizonte Senna, permite o acesso

qualificado ao conjunto - . documental produzido pelo pesquisador durante dé- A ^^ ^ •^t.L-^ cadas. 1óactitw ^ B'etss pp^pl6BBB W ^, u tUty'ttt • Valy a. '-^^^ CBCY1B1191^ ..0.,...< - SC ^ ttK , t ^r:° ^" rT ^ Clotildes Avelar Teixeira t•^^tt• T1U wi°^iia'Q^ K1 ^ ^}^^. Coordenadora do projeto , °ep< ^F;^:^E: (.E^^r^^ ,µ. vG--.. ... C V^-:"¡^ a•t'd.w • 1 C ^ '^ ^ ^ ^°k

..-. ,da,. dr. 4.^.^L • °•' ..•^m ^t.u•° ^".^ NF Qánr, ^. rued- ^ti^" 4 ^ih L^Vyeyt!^`^C, ...... - -^slC•^^_^^ (/s s-CO Otta t y.° ...... r•••' •'4 .,$L ^i•G^ OO ✓'•. . L • W N ..u.^^e^,^,„w••ria `• ', \ µ° ' • ^,,c.^ G tta•c< . i

. t ^ V^^, ta°°p*°w;°J i/-9 ^yrY .cL= ACed ° ° ,,....,^`" 0 p^e.^or ^-(,^r1,^^''y"y i ^L7Nr po F°ruóc ^ neWt> rSt<\ó N/' d..e'E^t . °°^twÇ -tG=/41r,"5► ^4^`i Oe., 0 ^^- ✓ • Q%t °<

^