05

Os clubes do futebol brasileiro durante a pandemia do novo coronavírus

Antonio Ribas Reis UFBA

Maria de Fátima Hanaque Campos UNEB

Jerisnaldo Matos Lopes UNEB

10.37885/210303921 RESUMO

No início da segunda quinzena do mês de março de 2020, as competições de futebol no Brasil foram suspensas por tempo indeterminado, em virtude do isolamento social, con- sequência da pandemia do novo coronavírus. O objetivo deste estudo foi relatar algumas ações do Esporte Clube , no início da suspensão das atividades a 17 de maio 2020. Considerando o objetivo estabelecido, foi realizada uma pesquisa exploratória visando proporcionar maior proximidade com o tema e torná-lo mais compreensível, envolvendo levantamento bibliográfi co e análise de exemplos estimulando a compreensão, classifi - cadas como: pesquisa bibliográfi ca e estudo de caso. E, também, a pesquisa descritiva, um tipo de estudo que visa descrever os fatos e os fenômenos de determinada realidade, por meio da pesquisa documental e da pesquisa ex-post-facto. Verifi cou-se que o promoveu ações relevantes, tais como: empréstimo do centro de treinamen- to ao Governo do Estado para dar suporte à rede de saúde da Bahia; a construção do monumento “Juntos Venceremos!”; a ação concedendo descontos das mensalidades dos sócios com o slogan “não queremos te perder”. A pesquisa demonstrou como um clube de futebol do nordeste brasileiro está conseguindo lidar com um cenário que trouxe consequências signifi cativas nas receitas do clube.

Palavras-chave: Ações, Bahia, Coronavírus.

83

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 INTRODUÇÃO

No início da segunda quinzena do mês de março de 2020, as competições de futebol no Brasil foram suspensas por tempo indeterminado, em virtude do isolamento social decretado pelos governos estaduais e municipais do país, consequência da pandemia do novo corona- vírus. No âmbito internacional, em relação às competições que envolvem clubes brasileiros, a Confederação Sul-Americana de Futebol suspendeu suas competições, a CONMEBOL Libertadores e a CONMEBOL Sul-Americana (CONMEBOL, 2020). De acordo com o Ministério da Saúde (2020)1 o coronavírus “é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, que provoca a doença chamada COVID-19”. A transmissão ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções, e pode acontecer por meio do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020). Trata-se de um cenário que poderá impactar seriamente as fi nanças dos clubes, pois deverá afetar as relações comerciais com patrocinadores, sócios-torcedores, contratos com as TV, bilheteria e premiação. Um panorama imprevisível e com abalos que ainda não podem ser mensurados (KFOURI, 2020). O jornalista Juca Kfouri, em seu blog2, abordando as incertezas relacionadas ao re- torno das atividades esportivas, destaca que “não se sabe quando e em quais condições atletas e competições retornarão”. O que se sabe, no entanto, aponta o jornalista, é que “o impacto causado pela pandemia, seja de cunho econômico, esportivo ou social será forte e sem precedentes”. É senso comum que enquanto o COVID-19 não tiver uma cura confi rmada, eventos que envolvam aglomeração, como as partidas de futebol, não poderão acontecer normal- mente. A Comissão Nacional de Clubes (CNC), órgão estatutário da CBF, de atuação inde- pendente, representando os clubes das Séries A, B, C e D do futebol brasileiro, realizou em 26 de março de 2020, por videoconferência, uma reunião para decidir medidas em razão da suspensão dos campeonatos pela pandemia do coronavírus (, 2020). Conforme apresentado pelo Esporte Interativo (2020), ao fi nal da conversa, fi cou de- fi nido, por unanimidade, que

“Todos os jogadores estarão de férias entre 1 e 20 de abril, sendo responsabi- lidade dos clubes a manutenção das atividades dentro deste período; Garantia

1 https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao Acesso em 13 de abr. de 2020, às 19h10. 2 https://blogdojuca.uol.com.br/2020/04/o-futebol-nos-tempos-de-pandemia-o-que-o-surto-de-gripe-suina-em-2009- explica-para-o-fu- turo-do-futebol-brasileiro-na-era-pos-coronavirus/ Acesso em 14 de abr. de 2020, às 20h. 84

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 de 10 dias de férias ao fi nal de 2020 ou início de 2021, completando os 30 dias anuais; Permanecer com reuniões pelos próximos 20 dias para novas decisões emergenciais, se necessário; Aguardar novas medidas dos Gover- nos Federal e Estadual perante ao decreto de calamidade pública, avaliando possíveis reduções salariais”.

Os dez dias restantes seriam concedidos ao fi nal do ano de 2020, após a conclusão do campeonato brasileiro da série A, ou início de 2021, dependendo do calendário de jogos após o reinício das competições. Contudo, no fi nal do mês de abril, diante da manutenção do isolamento social no mês de maio de 2020, a CBF autorizou o retorno dos atletas aos treinos, aproveitando o fi m das férias coletivas dos mesmos, a critério de cada equipe. Além disso, “é de responsabilidade dos clubes a negociação com jogadores e outros funcionários para o caso de novas questões que possam ser adotadas durante o período de paralisação” (ESPORTE INTERATIVO, 2020). Em 14 de abril de 2020, a CNC comunicou a decisão de “estender as férias dos jogadores até o dia 30 de abril de 2020, segundo a entidade, o objetivo é preservar o calendário e todas as competições, desde os estaduais ao Brasileirão” (FOX SPORTS, 2020). Este artigo se propõe a relatar algumas ações do Esporte Clube Bahia, no período de 17 de março de 2020, data de início da suspensão das atividades no Centro de Treinamento , em virtude da evolução da pandemia, a 17 de maio 2020, data de en- cerramento desta pesquisa. Considerando o objetivo estabelecido, foi realizada uma pesquisa exploratória, visan- do proporcionar maior proximidade com o tema e torná-lo mais compreensível, envolvendo levantamento bibliográfi co e análise de exemplos estimulando a compreensão, classifi cadas como: pesquisa bibliográfi ca e estudo de caso (GIL, 2007). E, também, a pesquisa descritiva, um tipo de estudo que visa descrever os fatos e os fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 1987), por meio da pesquisa documental e da pesquisa ex-post-facto. Segundo Fonseca (2002, p. 32), a pesquisa bibliográfi ca deve ser feita a partir do levan- tamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e telefônicos, como livros, artigos científi cos, páginas de web sites.

“Qualquer trabalho científi co inicia-se com uma pesquisa bibliográfi ca, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Exis- tem, porém, pesquisas científi cas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfi ca, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta” (2002, p. 32).

Gil (2007, p. 54) destaca que o Estudo de Caso é uma modalidade de pesquisa am- plamente usada nas ciências sociais e biomédicas 84 85

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 Um estudo de caso pode ser caracterizado como um estudo de uma entida- de bem defi nida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e caracterís- tico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe. O estudo de caso pode decorrer de acordo com uma perspectiva interpretativa, que procura compreender como é o mun- do do ponto de vista dos participantes, ou uma perspectiva pragmática, que visa simplesmente apresentar uma perspectiva global, tanto quanto possível completa e coerente, do objeto de estudo do ponto de vista do investigador (FONSECA, 2002, p. 33).

De acordo com Fonseca (2002, p.32), a Pesquisa Documental trilha os mesmos cami- nhos da pesquisa bibliográfi ca, não sendo fácil por vezes distingui-las.

“A pesquisa bibliográfi ca utiliza fontes constituídas por material já elaborado, constituído basicamente por livros e artigos científi cos localizados em bibliote- cas. A pesquisa documental recorre a fontes mais diversifi cadas e dispersas, sem tratamento analítico, tais como: tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos ofi ciais, cartas, fi lmes, fotografi as, pinturas, tapeçarias, relatórios de empresas, vídeos de programas de televisão, etc”.

Sobre a Pesquisa Ex-Post-Facto, Fonseca (2002, p.32), diz que o objetivo desse tipo de pesquisa é

“investigar possíveis relações de causa e efeito entre um determinado fato identifi cado pelo pesquisador e um fenômeno que ocorre posteriormente. A principal característica deste tipo de pesquisa é o fato de os dados serem coletados após a ocorrência dos eventos. A pesquisa ex-post-facto é utilizada quando há impossibilidade de aplicação da pesquisa experimental, pelo fato de nem sempre ser possível manipular as variáveis necessárias para o estudo da causa e do seu efeito”.

Como informa o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a série A do cam- peonato brasileiro é constituída por 20 clubes. O Esporte Clube Bahia faz parte desse grupo, classifi cado pelo ranking da CBF em décimo lugar (CBF, 2019). Conforme seu estatuto, o Esporte Clube Bahia (ECB) foi fundado em 1º de janei- ro de 1931. Sua sede3 está localizada na Rua Antônio Fernandes, sem número, bairro Jardim das Margaridas, Salvador/Bahia, CEP:41.502-590. Trata-se de uma associação desportiva sem fi ns econômicos, com personalidade jurídica própria, organizada na forma das leis civis do país e sujeita às disposições da legislação federal, estadual, municipal e

3 O ECB, mudou-se para a Estrada Cidade Tricolor, s/n, Camaçari-BA, onde foi construído o Centro de Treinamento Evaristo de Ma- cedo, CNPJ: 15.193.923/0001-84. O clube ainda não fez a mudança oficialmente porque no estatuto ainda consta o endereço antigo (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020a). 86

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 dos desportos. O ECB tem por fi nalidade desenvolver, difundir e aprimorar os desportos e a educação física em todas as suas modalidades, em particular no futebol (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2018). No dia 17 de março de 2020, o Esporte Clube Bahia comunicou que foram ofi cializa- das as suspensões da e do , competições das quais o clube participa, além da CONMEBOL Sul-Americana. Neste mesmo dia, o presidente Guilherme Bellintani concedeu entrevista ao Programa do Esquadrão e falou das ações preventivas adotadas, dentre as quais destacou a paralisação das atividades do clube por 15 dias, sujeita a alterações a depender da evolução da pandemia e das consequentes determi- nações das autoridades estaduais e municipais. Em seguida, informou que conversou com os patrocinadores e que estes asseguraram o pagamento do patrocínio. Acrescentou que, em seu diálogo com o representante da TV Globo, este também assegurou o pagamento. Belllintani destacou que esperava o mesmo da TNT (Turner Network Television), canal de televisão por assinatura (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020b). Na noite do dia 17 de março de 2020, o ECB publica uma nota informando como fi caria o plano de sócio em decorrência da suspensão dos jogos. Basicamente a nota diz que “os jogos que foram suspensos nesse momento de crise serão remarcados para um momento futuro”. Por isso, o Esporte Clube Bahia informa que “desse modo, não haverá desconto no valor atual, bem como não haverá acréscimo nos meses em que os jogos forem repos- tos”. Em seguida, a nota mostra a importância do sócio para o Clube: “O programa de sócios é a segunda maior fonte de renda do Esquadrão, atrás apenas dos direitos de transmissão de TV. Só sairemos saudáveis deste momento, física e fi nanceiramente, com o apoio e a compreensão de todos”. (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020c). Ao fi nal, a nota traz um texto do presidente Guilherme Bellintani, dirigindo-se aos sócios:

“É nesse momento que o clube mais precisa da torcida e tenho certeza que ela vai mostrar ao Brasil que nosso programa de sócio não é uma mera re- lação de consumo, que não é como aqueles programas que o torcedor paga uma ou duas mensalidades e depois abandona. O que a gente tem mostrado nos últimos anos é que o sócio é o dono do clube e nesse momento o dono tem que estar junto, abraçar, votar pra presidente em dezembro, aproveitar a rede de descontos. Nesse momento de difi culdade, a união de todos vai fazer o Bahia mostrar ao Brasil que faz um clube diferente” (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020c).

Naquele momento, o Esporte Clube Bahia não considerava a possibilidade de promover descontos nas mensalidades dos sócios e já destacava que necessitava muito da receita do programa de sócios. A seguir, apresentam-se algumas ações desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia no 86 período de 17 de março de 2020, data de início da suspensão das atividades no Centro de 87

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 Treinamento Evaristo de Macedo, em virtude da evolução da pandemia, a 17 de maio 2020, data do encerramento desta pesquisa.

AÇÕES DO ESPORTE CLUBE BAHIA

“Big Bróder”

Em 23 de março de 2020, o Esporte Clube Bahia (2020d), informa em suas redes sociais que “visando entreter e conscientizar a Nação Tricolor sobre os cuidados a serem tomados para evitar o contágio do novo coronavírus, o Esquadrão elaborou uma programação especial para o período da quarentena”. Em seguida, comunica o lançamento do “Big Bróder Bahêa Minha Porra (BBBMP!)”, trata-se de uma série de quadros envolvendo jogadores, torcedores e demais profi ssionais do clube em atividades e competições. O BBBMP contará com Lives pelo Instagram, indicações de atividades e exercícios físicos para serem feitos em casa, bastidores da vida dos atletas em suas residências, desafi os musicais, além de uma competição envolvendo atletas dos times principais, femi- nino e de transição.

CT Fazendão para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus

O Fazendão, Centro de Treinamentos do Esporte Clube Bahia até janeiro, tem 125.000m² e 3 pavilhões com salas e 28 quartos, foi colocado, pelo Clube, à disposição do Governo do Estado da Bahia, pelo tempo que for necessário, o equipamento servirá como mais uma das bases de apoio para combate ao avanço do novo coronavírus (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020e). Em 30 de março de 2020, o GloboEsporte.com (2020a) publica uma matéria informando que a estrutura montada no Centro de Treinamentos do Fazendão para dar suporte à rede de saúde da Bahia “já recebe seus primeiros pacientes. Como forma de desafogar o sistema estadual, o CT do Esporte Clube Bahia abrigará pacientes de baixa complexidade, que não estejam contaminados com o coronavírus”. De acordo com o GloboEsporte.com (2020a)

“O Hospital Fazendão, como está sendo chamado o local, conta com uma equipe de 130 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, seguranças e pro- fi ssionais de higienização. Além dos 44 leitos, conta também com uma sala de parada, completamente equipada para o caso de haver alguma emergência entre os pacientes internados no Fazendão”.

88

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 O pesquisador compreende que houve ganho econômico na cessão do Fazendão, porém não foram obtidos dados econômicos para citar neste artigo científi co. O simples fato de o Esporte Clube Bahia não ter que desembolsar valores para o serviço de segurança patrimonial, por exemplo, já é um ganho econômico.

Monumento “Juntos Venceremos!”

O Esporte Clube Bahia vai construir o monumento “Juntos Venceremos!” no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo. “Será um grande escudo com o nome de todos os sócios que conseguirão permanecer em dia e sem mudar o plano, em um momento de tanta difi culda- de. Seu nome será eternizado como parte dessa história” (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020f). Além disso, o Esporte Clube Bahia anunciou um desconto na mensalidade da maioria dos seus planos para aqueles que querem ter seu nome no monumento, mas passa por casos de difi culdade fi nanceira. O sócio pode solicitar o desconto até o dia 10 de abril de 2020, por e-mail, apresentando apenas nome completo, CPF e número de matrícula. Não será necessário comprovar a difi culdade fi nanceira (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020).

Nova Etapa da Campanha “Juntos Venceremos!”

O clube criou uma nova etapa para a Campanha “Juntos Venceremos!”, antes voltada exclusivamente para o Sócio, agora em uma versão que o Esporte Clube Bahia busca retribuir o esforço dos torcedores, intermediando quem precisa e quem poder fazer contribuições. Qualquer pessoa e empresa que quiser ajudar pode contatar o Clube para conduzir o processo. Para tanto, basta enviar um e-mail para o endereço eletrônico juntosvenceremos@ esporteclubebahia.com.br. A primeira empresa que participou da campanha, ao lado do Esporte Clube Bahia, foi a Canaã Alimentos, doando 3 (três) toneladas de frango para Cooperativas de Reciclagem e Abrigos de Moradores de Rua (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020g).

Promoções na Loja Virtual4

O Clube fez duas grandes promoções exclusivas para os sócios em dia. A primeira com um grande desconto nas camisas ofi ciais 1 e 2. Camisas que são ven- didas por R$ 219,99 (duzentos e dezenove reais, noventa e nove centavos) foram vendidas por R$ 129,99 (cento e vinte e nove reais, noventa e nove centavos) e mais 31% de desconto em todos os outros produtos da Loja Virtual.

88 4 https://www.lojaesquadrao.com.br/ Acesso em 08 de abr. de 2020, às 15h10. 89

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 Em seguida, as camisas de goleiro 1, 2 e 3 tiveram os preços reduzidos de R$ 219,99 (duzentos e dezenove reais, noventa e nove centavos) para R$ 119,90 99 (cento e dezeno- ve, noventa e nove centavos). O mesmo aconteceu com as camisas polo de atleta e staff que passaram de R$ 149,99 (cento e quarenta e nove reais e noventa e nove centavos) para R$ 99,90 (noventa e nove reais e noventa centavos). O clube enviou cupom de desconto para o endereço eletrônico de todos os sócios em dia (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020h).

Reunião Online do Conselho Deliberativo

No dia 18 de abril de 2020, o Conselho Deliberativo realizou reunião com a presença do presidente Guilherme Bellintani e do vice-presidente Vitor Ferraz para dar prossegui- mento às suas atribuições durante o período de quarentena. O objetivo do encontro foi ter conhecimento das medidas que o Esporte Clube Bahia vem adotando durante a pandemia e apresentar outras sugestões.

Foto: Divulgação / EC Bahia – 18 de abril de 2020

O presidente do órgão fi scalizador, Carlos Eduardo Guimarães, disse que: “Hoje inau- guramos uma nova etapa evolutiva do nosso clube. Em que pese estarmos realizando uma reunião virtual por força das circunstâncias, creio que esse caminho, mais cedo ou mais tarde, tornar-se-á uma realidade frequente” (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020i).

Interrupção do Time de Transição

O Esporte Clube Bahia anunciou, em 21 de abril de 2020, a interrupção do Projeto do Time de Transição. O clube destacou que a decisão foi tomada devido à crise econô- mica que se instalou com a pandemia do novo Coronavírus, causadora da paralisação 90

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 do futebol. O Esporte Clube Bahia destacou também a incerteza sobre a realização do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, além da suspensão do Campeonato Baiano, que era disputado pelos atletas desse time. A seguir texto do comunicado publicado pelo Esporte Clube Bahia em seu site5:

“O Esporte Clube Bahia comunica que, em razão das consequências da pande- mia causada pelo novo coronavírus, o projeto do Time de Transição precisará sofrer prematura e indesejada interrupção. Com o Campeonato Brasileiro de Aspirantes ainda incerto no calendário 2020, o contrato do técnico Dado Ca- valcanti se encerra nesta segunda-feira (20) e infelizmente não será renovado. Dado, o auxiliar Pedro Gama e o treinador de goleiros Daniel Crizel chegaram há um ano e vinham realizando trabalho de excelência dentro e fora de campo. No período, a equipe sub-23 alcançou a semifi nal do Brasileiro de Aspirantes 2019 e liderava o Campeonato Baiano da categoria profi ssional. O Esquadrão agradece os serviços prestados e deseja o melhor no prosseguimento de suas carreiras”.

O time de transição é uma espécie de time B, formado por jovens atletas e utilizado para reduzir a quantidade de jogos que seriam realizados pelo time principal. Antes da paralisação dos campeonatos, o Esporte Clube Bahia estava participando de três competições, a Copa Sul-Americana, a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano. Enquanto o time principal fo- cava nas Copas e havia realizado oito jogos e se classifi cado para a segunda fase de duas das três competições das quais estava participando, o time B competia no Campeonato Baiano com sete jogos realizados e estava na primeira colocação, de forma invicta, tendo ainda se classifi cado para a segunda fase da competição.

Reprise de Jogo Histórico6

O site7 GloboEsporte.com anunciou que “o Bahia encontrou uma forma de engajar a torcida a todo vapor durante o isolamento por causa da pandemia do coronavírus” com a transmissão, às 14h30, do dia 25 de abril de 2020, “pelo SporTV do segundo jogo da semifi nal do Campeonato Brasileiro de 88, quando o Esporte Clube Bahia venceu o Fluminense por 2 a 1, o clube tem feito a torcida reviver a campanha do segundo título brasileiro da equi- pe”. Em Ingresso especial emitido pelo Bahia para transmissão do jogo. Foto: Divulgação/E.C. Bahia – 25 de abril de 2020 suas redes sociais, o Esporte Clube Bahia anunciou que os sócios que comprassem ingressos ganhariam mais R$ 200,008 em descontos, em compras,

5 https://www.esporteclubebahia.com.br/comunicado-103/ Acesso em 24 de abr. de 2020, às 16h20. 6 https://www.esporteclubebahia.com.br/88euvou/ Acesso em 22 de abr. de 2020, às 17h05 7 https://globoesporte.globo.com/ba/futebol/times/bahia/noticia/bahia-faz-torcida-reviver-campanha-de-88-emovimenta-a-internet.ght- ml Acesso em 25 de abr. de 2020, às 16h. 90 8 https://twitter.com/ECBahia/status/1254059880559886337 Acesso em 28 de abr. de 2020, às 10h. 91

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 junto aos Parceiros de Aço9, empresas parceiras que oferecem descontos e vantagens na aquisição de produtos e serviços.

Ingresso especial emiti do pelo Bahia para transmissão do jogo. Foto: Divulgação/E.C. Bahia – 25 de abril de 2020

A renda será destinada ao projeto Dignidade aos Ídolos, que auxilia jogadores do pas- sado do Esporte Clube Bahia. Após o anúncio, o Clube fez diversas ações ligadas à partida. “Através das redes sociais, o perfi l ofi cial do clube e o presidente Guilherme Bellintani têm interagido como se estivessem às vésperas da decisão” (GLOBO.ESPORTE.COM, 2020b). O jogo foi o segundo da semifi nal entre Bahia e Fluminense. Na partida de ida, em- pate em 0 a 0 no Maracanã. No retorno, em Salvador, triunfo do Bahia por 2 a 1, na Fonte Nova. O Bahia começou perdendo, mas virou o jogo e conseguiu a classifi cação para a fi nal. O público registrado no jogo, 110.348 (cento e dez mil, trezentos e quarenta e oito) torcedores, foi o maior registrado no estádio (GLOBO.ESPORTE.COM, 2020b). O Esporte Clube Bahia anunciou, em suas redes sociais, que, nessa ação mais de 10.000 (dez mil) ingressos foram vendidos10.

Desconto na Mensalidade dos Sócios

Com o slogan “não queremos te perder”, visando o sócio que estiver com difi culda- de para pagar a mensalidade, o Esporte Clube Bahia promoveu uma ação concedendo descontos da mensalidade de abril e prorrogou a ação para as mensalidades do mês de maio. A seguir tabela11 divulgada pelo Esporte Clube Bahia com os valores dos planos e os respectivos descontos:

9 https://www.socioesquadrao.com.br/beneficios/parceiros/ Acesso em 28 de abr. de 2020, às 10h20. 10 3 https://twitter.com/ECBahia/status/1254035601994776578 Acesso em 28 de abr. de 2020, às 11h 11 https://www.esporteclubebahia.com.br/juntosvenceremos-3/ Acesso em 30 de abr. de 2020, às 15h. 92

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 Fonte: Esporte Clube Bahia, 27 de abril de 2020.

Atletas e Diretoria Reduzem Salários

No dia 29 de abril de 2020, o Esporte Clube Bahia publicou12 um comunicado infor- mando que “em razão das consequências da pandemia do novo coronavírus, a diretoria e o elenco profi ssional tiveram seus salários reduzidos em 25%”. Segundo o Clube, a decisão se deu em comum acordo com os jogadores, que compreenderam a situação de difi culdade enfrentada em todo o mundo. A medida está vigorando desde o início da suspensão das atividades do clube, no dia 17 de março de 2020 até o fi nal do mês de maio, quando serão avaliados, por exemplo, prazo de retorno do futebol, contrato de TV, repactuações com os fornecedores e todo o cenário para defi nição de novo posicionamento. Em relação aos demais funcionários e atletas da divisão de base, o Esporte Clube Bahia informou que “após acordo com os respectivos sindicatos da categoria (Senalba e Sindap), estão sendo realizadas medidas como redução de jornada e suspensão de contra- tos”. Os descontos, porém, chegarão ao máximo de 20% das remunerações, sendo mantida a integralidade de quem recebe até 1,5 salário (ESPORTE CLUBE BAHIA, 2020m).

Atletas Voltam aos Treinos

A CBF autorizou o retorno dos atletas aos treinos, aproveitando o fi m das férias cole- tivas dos mesmos, a critério de cada equipe. O Esporte Clube Bahia13 decidiu, a partir da consulta a autoridades sanitárias e ao departamento médico do Clube, “por um planejamento dividido em três fases. Na primeira, a partir de segunda-feira, 04/05/2020, os jogadores iniciarão um programa de controle de atividades a distância, em casa, sob orientação de especialistas”. Neste período, tanto o elenco quanto a comissão técnica serão submetidos a testes para COVID-19. A fase seguinte, ainda sem data defi nida, é de início dos treinos presenciais no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, voltados para a parte física e respeitando o distanciamento

12 https://www.esporteclubebahia.com.br/comunicado-105/ Acesso em 30 de abril de 2020, às 16h40. 92 13 https://www.esporteclubebahia.com.br/nota-oficial-41/ Acesso em 13 de maio de 2020, às 12h15. 93

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 entre os profi ssionais. A terceira fase só ocorrerá depois de autorização dos órgãos compe- tentes e do departamento médico do Clube, quando será promovida a realização de trabalhos reunindo o grupo completo na Cidade Tricolor. O Clube informou que “todos receberão protocolo com detalhes e orientações de con- duta para cada estágio acima”.

“Carta Histórica14”

A partir de uma campanha iniciada por sócios do Bahia residentes em Brasília, que decidiram antecipar o pagamento de suas mensalidades de sócios com o objetivo de ajudar o clube, o Esporte Clube Bahia lançou a campanha “Carta Histórica”, contemplando todos os sócios que anteciparem seus pagamentos com uma carta personalizada assinada pelo presidente Guilherme Bellintani. O texto da carta diz o seguinte:

Os sócios do Bahia sempre foram importantes para o clube. Mas agora, du- rante a pandemia do novo coronavírus, ganharam contornos decisivos e im- prescindíveis.

Não é exagero afi rmar: neste momento, mais do que em qualquer outro da nossa história, os funcionários tricolores e as manutenções básicas do CT Evaristo de Macedo dependem de associação.

E foi nesse cenário tão delicado que você se mostrou indispensável ao Esporte Clube Bahia. Não só manteve a mensalidade em dia, como antecipou parcelas e foi determinante para mais uma etapa da reconstrução de um gigante. Seu amor será crucial para ultrapassarmos esta fase de pé.

Você marcou um gol histórico.

A gente entende quem não está em condições de manter os pagamentos, porém não pode deixar de agradecer a torcedores como você.

Parabéns e muito obrigado.

O Bahia se orgulha de ter você como sócio.

Forte abraço, Guilherme Bellintani

ORÇAMENTO 2020

O Esporte Clube Bahia apresentou seu Plano de Gestão para 2020 ao Conselho Deliberativo (SECRETARIA DO CONSELHO DELIBERATIVO, 2020), projetando um

14 https://www.esporteclubebahia.com.br/nota-oficial-41/ Acesso em 13 de maio de 2020, às 12h15. 94

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 orçamento no valor total de R$ 179.035.232,00 (centro e setenta e nove milhões, trinta e cinco mil, duzentos e trinta e dois reais), distribuídos da seguinte forma: Direito de Transmissão - R$ 68.475.426,00 Bilheteria - R$ 20.025.676,00 Venda de Atletas - R$ 30.329.000,00 Luvas - R$ 3.333.333,00 Programa de Sócio Torcedor - R$ 27.819.870,00 Patrocínio/Marketing - R$ 13.628.423,00 Loja Esquadrão - R$ 10.003.483,00 Demais Receitas - R$ 5.420.021,00 A receita com transmissão, no valor total de R$ 68.475.426,00 (sessenta e oito milhões, quatrocentos e setenta e cinco mil, quatrocentos e vinte e seis reais), entre os contratos da Rede Globo, TV Bahia e Esporte Interativo (Turner), tem as seguintes premissas de perfor- mance e distribuição: Campeonato Brasileiro – Arrecadar o valor de R$ 56.787.896,00 (Cinquenta e seis milhões, setecentos e oitenta e sete mil, oitocentos e noventa e seis reais). A projeção do Clube foi de chegar na 12ª colocação. – Arrecadar o valor de R$ 3.900.000,00 (Três milhões e novecentos mil reais). A projeção do Clube foi de avançar até três fases. Copa Sul-Americana – Arrecadar o valor de R$ 2.700.000,00 (Dois milhões e sete- centos mil reais). A projeção do Clube foi de avançar apenas uma fase. Copa do Nordeste – Arrecadar o valor de R$ 4.175.000,00 (Quatro milhões, cento e setenta e cinco mil reais). A projeção do Clube foi de chegar na semifi nal. Campeonato Baiano – Arrecadar o valor de R$ 912.530,00 (Novecentos e doze mil, quinhentos e trinta reais). As despesas foram projetadas no valor total de R$ 158.276.916,00 (centro e cinquenta e oito milhões, duzentos e setenta e seis mil, novecentos e dezesseis reais), distribuídas conforme tabela:

94 95

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 Fonte: Secretaria do Conselho Deliberati vo, 2020.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com a pesquisa realizada, o objetivo foi alcançado quando relatadas as ações mais relevantes do Esporte Clube Bahia, no período de 17 de março de 2020, data de início da suspensão das atividades no Clube, em virtude da evolução da pandemia, a 17 de maio 2020, data de fechamento da pesquisa. Seguem algumas ações: Empréstimo do centro de treinamento ao Governo do Estado para dar suporte à rede de saúde da Bahia; a constru- ção do monumento “Juntos Venceremos!” no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo; a ação concedendo descontos das mensalidades dos sócios com o slogan “não queremos te perder”, visando o sócio que estiver com difi culdade para pagar a mensalidade; etc. A realização deste estudo, com a aplicação do método aqui proposto, permitiu o acesso a publicações registradas nas páginas de websites com informações sobre o tema proposto. Foi defi nido que o Esporte Clube Bahia seria o clube a ser pesquisado, e, considerando as ações e a transparência do referido clube, foi possível identifi car e revelar, de forma bastante clara e objetiva, suas ações e situação diante do cenário em estudo. Utilizaram-se fontes, sem necessidade de tratamento analítico, publicadas em jornais da internet, no Youtube, em relatórios etc. Todos os dados foram coletados após a ocorrência dos eventos, demonstrando, portanto, que a proposta metodológica defi nida foi realizada com sucesso. Dois grandes fatores são importantes para defi nir como fi carão os clubes pós pande- mia: A questão macroeconômica e o momento de retorno do futebol. A situação é impre- visível, há muita dúvida. Será necessário trabalhar com premissas razoáveis, tais como: retenção de despesas, manutenção ao máximo de receitas etc. O clube precisará negociar 96

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 com fornecedores e repactuar valores. Será necessário também fazer outro planejamento de uma forma ainda mais cautelosa. A ação relacionada à redução de salário apresenta, na prática, um efeito pouquíssimo signifi cativo, pois não é sufi ciente para manter o equilíbrio do clube. O acordo de redução em 25% do salário dos atletas e da diretoria tem um impacto de, aproximadamente, menos de R$ 750.000,00 (setecentos mil reais) por mês. A receita de R$ 68.475.426,00 (sessenta e oito milhões, quatrocentos e setenta e cinco mil, quatrocentos e vinte e seis reais), pouco mais de 38% da receita projetada, está comprometida, pois a Turner não pagou e ameaçou rescisão de contrato, e a Rede Globo pagará com uma redução de 70%15. Uma outra fonte de receita importante, venda de atletas, projetada em R$ 30.329.000,00 (trinta milhões, trezentos e vinte e nove reais), quase 17% do orçamento apresentado, tam- bém está comprometida, pois dependerá da recuperação do futebol internacional. Se houver essa recuperação, é possível que o Esporte Clube Bahia consiga vender atletas, pois o Clube tem ativos que interessam muito ao mercado. A receita de bilheteria, projetada em R$ 20.025.676,00 (vinte milhões, vinte e cinco mil, seiscentos e setenta e seis reais), referentes a 15% do orçamento, não se realizará, pois não existe perspectiva de volta dos jogos, e, quando estes retornarem, deverá ser com portões fechados. Se for permitida a entrada de pessoas, essa entrada será restrita aos sócios, que já representa um percentual signifi cativo do estádio. Portanto, não haverá venda de ingresso tão cedo. Até a decretação do isolamento social, o Programa de Sócio Torcedor estava em plena ascensão. O clube tinha pouco mais de 44.000 (quarenta e quatro mil) sócios e projetava 50.000 (cinquenta mil) sócios para o fi nal do ano. A receita projetada era de R$ 27.819.870,00, 11% do orçamento apresentado. Mas, o presidente Guilherme Bellintani informou, em Live no Canal da Insper Sports Business16, no Youtube, que, em abril, a inadimplência chegou a 36%, considerado por ele uma queda grande. Bellintani destacou ainda que “o clube hoje vive de cada real que o sócio paga”. O Esporte Clube Bahia projetou o valor de R$ 13.628.423,00 de patrocínio e marke- ting, mas estava negociando o patrocínio Master, quando, no momento de concretizar a negociação, surgiu a pandemia e o negócio fi cou pendente. Portanto, essa receita projetada também está comprometida.

15 https://youtu.be/A1NbzcnAd9c Acesso em 08 de maio de 2020, às 16h. 96 16 https://youtu.be/xUYbhD_R_Rk Acesso em 11 de maio de 2020, às 19h. 97

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 Ter a marca própria e as lojas virtual e física, esta última na Arena Fonte Nova está sen- do importante, pois o clube está conseguindo ter autonomia. Consegue vender com descon- tos, com maior prazo, numa estrutura própria. Permite reações mais estruturadas e dinâmicas. As ações de descontos, de fazer o monumento, camisa de sócios e demais ações deverão trazer um bom engajamento dos sócios e um retorno positivo. O clube vem de- monstrando ter uma estratégia de ciclos de novidades com promoções diversas, gerando vantagens econômicas e mobilização dos sócios. O Esporte Clube Bahia teve um aumento fi nanceiro vindo diretamente da sua torcida (Sócio Torcedor, Loja, PPV) em 54%, de acordo com a Pluri Consultoria (2020, p.7) a “receita vinda diretamente do torcedor subiu 54% para R$ 72,5 Milhões”. Os gestores do Esporte Clube Bahia sabem que a sua torcida tem muito poder, por isso estão utilizando e devem utilizar ainda mais a torcida ao seu favor. Será a torcida, mais uma vez, que fará a diferença no Esporte Clube Bahia.

Fonte: Balanço do Bahia / Elaboração: Pluri Consultoria.

Todos os clubes do futebol brasileiro sofrerão impactos fi nanceiros com a pandemia. Fernando Ferreira, CEO da Pluri Consultoria, estimou uma redução de, aproximadamen- te, 17% nas receitas17. Contudo, existe uma expectativa de que aqueles clubes que pos- suem uma gestão fi nanceira mais equilibrada sofram menos as consequências. É o caso do Esporte Clube Bahia. O Esporte Clube Bahia não possui fundo de reserva, ao contrário, assim como outros clubes no Brasil, apresenta passivo a descoberto há vários anos, não obstante tenha obti- do superávits em quatro dos últimos cinco anos. Com a pandemia, o clube luta para ter a menor perda possível de receita e ter a maior redução possível de despesa, dias difíceis que vivem todos os clubes e dias difíceis que virão. A receita do Esporte Clube Bahia caiu

17 https://twitter.com/Fernandopluri/status/1257845441472925698?s=20 Acesso em 08 de maio de 2020, às 15h. 98

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 de, aproximadamente, R$ 14.500.000,00 (quatorze milhões e quinhentos mil reais) mensais para, aproximadamente, R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais). Apesar da queda signifi cativa durante a pandemia do novo coronavírus, o plano de sócio, única receita corrente no momento, é o que está sustentando o Clube neste cenário de isolamento social. Esse fato justifi ca, ainda mais, a “Carta Histórica” enviada pelo Esporte Clube Bahia aos sócios, destacando como estão sendo importantes e como o amor deles será crucial para o Clube ultrapassar esta fase, um “gol histórico” da torcida. Conclui-se que o Esporte Clube Bahia passará por uma difi culdade importante, mas se conseguir manter os contratos das TVs, fazer bons negócios, vender atletas no meio e no fi nal do ano, é possível que o clube acabe a temporada em situação difícil, com um certo grau de endividamento controlado, mas capaz de reagir e se manter no caminho de evolução que estava percorrendo e, assim, nas palavras de Bellintani, “acaba o ano de pé”, mantendo a lógica de um clube com algum nível de robustez fi nanceira. O que está mantendo o Clube neste momento é a mensalidade dos sócios Contudo, se uma das duas coisas não acontecer, a situação deverá fi car difícil e se as duas não acontecerem a situação fi cará dramática, mas não só para o Esporte Clube Bahia, e sim para o futebol brasileiro. Mas, o Bahia é um clube com credibilidade junto aos outros clubes, patrocinadores, parceiros comerciais, atletas, agentes e a torcida está com autoestima lá em cima. O cenário é ruim, contudo, caberá ao Esporte Clube Bahia trabalhar para conseguir sobreviver a essa crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. A relevância da pesquisa está em demonstrar como um Clube de Futebol do nordeste brasileiro, o Esporte Clube Bahia, com um passivo descoberto considerável e dívidas men- sais que causam um grande comprometimento das receitas está conseguindo lidar com o cenário atual, considerando a suspensão das competições de futebol por tempo indetermi- nado, em virtude do isolamento social, efeito da pandemia do novo coronavírus, que trouxe consequências signifi cativas nas receitas do clube. Sugere-se, para pesquisas futuras, a investigação da situação do Esporte Clube Bahia após o isolamento social, ou seja, quais os impactos da pandemia do novo corona- vírus para o Clube.

98 99

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 REFERÊNCIAS

1. CANAL BAHÊA. Entrevista com Bellintani: Novidades, Contratos, Eleição no Bahia, Volta dos treinos e dos jogos. Disponível em: . Acesso em: 07 de maio 2020.

2. Confederação Brasileira de Futebol. Palmeiras lidera Ranking Nacional de Clubes da CBF 2020. , 10 de dezembro de 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 de abr. de 2020.

3. Confederação Brasileira de Futebol. Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A - 2020. Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 de abr. de 2020.

4. Confederação Sul-Americana de Futebol. CONMEBOL Libertadores é suspensa temporaria- mente até 05 de maio. Luque, 18 de março de 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 de abr. de 2020.

5. Esporte Clube Bahia. O estatuto tricolor é considerado um dos mais modernos entre os clubes brasileiros. Salvador, 17 de março de 2018. Disponível em: . Acesso em: 18 de abril de 2020.

6. ______. Apresentação: Detalhes da sobre a estrutura do novo CT tricolor. Salvador, 15 de janeiro de 2020a. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2020.

7. ______. Entrevista: Presidente fala sobre situação do clube em meio à pandemia. Salvador, 17 de março de 2020b. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2020.

8. ______. Aos sócios: Nossa união precisa ser mais forte que tudo. Salvador, 17 de março de 2020c. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2020.

9. ______. Big Bróder: Esquadrão lança programação durante a quarentena. Salvador, 23 de março de 2020d. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2020.

10. ______. Fazendão: CT recebe intervenções para ajudar no combate ao coronavírus. Salvador, 25 de março de 2020e. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2020.

11. ______. #JuntosVenceremos: Clube vai homenagear sócios com monumento no CT. Salvador, 26 de março de 2020f. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2020.

12. ______. #JuntosVenceremos: Canaã doou três toneladas de frango. Salvador, 08 de abril de2020g. Disponível em: . Acesso em: 24 de abril de 2020.

100

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 13. ______. Promoção: Loja Esquadrão dá novos descontos para sócios em dia. Salvador, 15 de abril de 2020h. Disponível em: . Acesso em: 24 de abril de 2020.

14. ______. Reunião online. Salvador, 18 de abril de 2020i. Disponível em: . Acesso em: 24 de abril de 2020.

15. . Participe: Tricolor faz ação especial para reprise de jogo histórico. Salvador, 21 de abril de 2020j. Disponível em: . Acesso em: 25 de abril de 2020.

16. ______. Comunicado sobre o time de transição. Salvador, 21 de abril de 2020j. Disponível em: . Acesso em: 24 de abril de 2020.

17. ______. Desconto: sócio que precisar poderá solicitar desconto na mensalidade. Salvador, 27 de abril de 2020l. Disponível em: . Acesso em: 30 de abril de 2020.

18. ______. Comunicado sobre remuneração. Salvador, 29 de abril de 2020m. Disponível em: . Acesso em: 30 de abril de 2020.

19. ______. Fim das férias: informações sobre volta aos treinos. Salvador, 02 de maio de 2020n. Disponível em: . Acesso em: 13 de maio de 2020.

20. (@ECBahia). Tá chegando a hora! Compre o ingresso simbólico a R$ 5 e ganhe mais de R$ 200 em cupons de desconto! Você ainda estará ajudando o programa Dignidade aos Ídolos. Acesse o App BBMP (seção de cupons). Salvador, 25 de abril de 2020a Disponível em: < https://twitter.com/ECBahia/status/1254059880559886337>. Acesso em: 28 de abril de 2020.

21. (@ECBahia). Cerca de 10 mil ingressos vendidos pra retransmissão das 14h30, no Sportv, além de mais de 17 mil cervejas da promoção. E atenção galera de fora da Bahia! Estamos buscando alternativas pra que vocês também possam assistir. Salvador, 25 de abril de 2020b. Disponível em: . Acesso em: 28 de abril de 2020.

22. Esporte Interativo. Comissão Nacional de Clubes defi ne novas medidas para a paralisação em reunião, São Paulo, 26 de março de 2020. Disponível em: . Acesso em: 17 de abril de 2020.

23. FERREIRA, Fernando (@Fernandopluri). Ainda vamos refi nar os números e divulgar relatório sobre, mas como números preliminares é possivel estimar redução (não perdas) de receitas da ordem de R$ 1.2 Bi com efeitos da COVID 19 sobre os 34 clubes que analisamos na @ pluriconsult. Ceteris Paribus. São Paulo, 05 de maio de 2020. Disponível em: . Acesso em: 05 de maio de 2020.

24. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científi ca. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila Fox Sports. Comissão Nacional de clubes anuncia extensão das férias aos jogadores; Flamengo, Vasco ainda não aderem. São Paulo, 15 de abril de 2020. Disponível em: . Acesso em: 17 abril de 2020.

25. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 100 101

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2 26. GloboEsporte.com. Em apoio ao combate ao coronavírus, Hospital Fazendão recebe primei- ros paciente. Salvador, 30 de março de 2020a. Disponível em: < https://globoesporte.globo. com/ba/futebol/times/bahia/noticia/em-apoio-ao-combate- ao-coronavirus-hospital-fazendao- -recebe-primeiros-pacientes.ghtml>. Acesso em: 20 de abril de 2020.

27. ______. Bahia faz torcida reviver campanha de 88 e movimenta a internet. Salvador, 24 de abril de 2020b. Disponível em: . Acesso em: 25 de abril de 2020.

28. INSPER SPORTS BUSINESS. Panorama Esportivo 2020.1: Os impactos do Covid-19 no fu- tebol brasileiro e perspectivas futuras. Salvador, 11 de maio de 2020. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2020.

29. KFOURI, Juca. O futebol nos tempos de pandemia: o que o surto de gripe suína em 2009 explica para o futuro do futebol brasileiro na era pós Coronavírus. Blog do Juca Kfouri. São Paulo, 08 de abril de 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 de abr. de 2020.

30. Ministério da Saúde. Sobre a doença. Brasília, fevereiro de 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 de abr. de 2020.

31. Pluri Consultoria. As fi nanças do Bahia em 2019. São Paulo, 22 de abril de 2020. Disponível em: . Acesso em: 23 de abril de 2020.

32. SECRETARIA DO CONSELHO DELIBERATIVO. Orçamento 2020 [mensagem pessoal]. Men- sagem recebida por em 29 abr. 2020.

33. Sócio Esquadrão. Parceiros de Aço. Salvador, dezembro de 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 de abr. de 2020.

34. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

35. TV BAHÊA. Carta histórica de agradecimento. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2020.

102

Administração: Princípios de Administração e Suas Tendências - Volume 2