COLIGAÇÃO

RECONSTRUIR PARA O POVO

PLANO MUNICIPAL DE GOVERNO

QUADRIÊNIO

(2017 A 2020)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A: Formação continuada para professores e demais servidores da educação.

B: Reformar e ampliar todas as escolas melhorando o ambiente interno das salas de aula para uma condição de ensino do sistema mec.

C: Implantação de um sistema de segurança interna para todo alunado e profissionais das escolas.

D: Aquisição de um kit escolar para os alunos, contendo: fardamento, mochila, tênis, livros, cadernos, lápis, canetas, borrachas e demais acessórios para o alunado da rede municipal.

E: Transporte escolar com qualidade e em cada veículo terá um monitor de segurança.

F: Transporte universitário com segurança e rotas nos turnos manhã, tarde e noite, para onde o aluno estiver matriculado. Posteriormente será implantado um campus universitário através de um convênio com universidades para atender aos alunos universitários que se deslocam de pacajus á .

G: Universalizar o ensino infantil nos níveis creche e pré-escola garantindo a matricula de 100% dos alunos do ensino fundamental nas escolas.

H: Fazer um levantamento no município de todas as crianças de 1 á 5 anos para implantação de creches de tempo integral.

I: Melhorar o programa PSE (programa saúde na escola).

J: Implantação do NAED (núcleo de ação educativa descentralizada) e formação de professores para o atendimento de crianças portadoras de necessidades especiais.

K: Manter parceria com o governo do estado no atendimento ao ensino médio.

L: Reformular o currículo escolar nas escolas municipais. Trabalhar disciplinas relacionadas ao meio ambiente, esportivas, tecnológicas e artes. M: Criar um centro musical para atender o currículo escolar seguindo a orientação do mec.

N: Implantação de uma escola técnica profissionalizante no município em parceria com ministério da educação.

O: Implantar no município uma política de educação de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo. Criando programas de bolsa de estudo para o adulto que concluir o curso de alfabetização.

P: Ampliação da frota de veículos da secretaria de educação inclusive o transporte escolar.

Q: Melhorar o cardápio da merenda escolar já existente com alimentação de qualidade e número de refeições.

SECRETARIA DE SAÚDE

EIXO 01 –DIREITO A SAUDE GARANTIA DE ACESSO E ATENÇÃO DE QUALIDADE

1 – Ampliar, manter e qualificar o acesso aos serviços de saúde de qualidade, com ênfase nos princípios do SUS, respeitando as diversidades ambientais, sociais e sanitárias da região no atendimento das necessidades de saúde, aprimorando a política de atenção primaria e secundária e garantindo o acesso a medicamento no âmbito do sus em parceria com ente federal e estadual.

2 – Realizar um cadastramento de todos os servidores da secretaria municipal de saúde com suas respectivas lotações. Com o objetivo de fortalecer e implementar os serviços já existentes e futuros.

3– Promover para todos os profissionais de saúde, educação continuados.

4 – Implantar, garantir e efetivar a política de humanização em todos os serviços de saúde.

5 – Ampliar a estratégia de saúde da família, saúde bucal, núcleo de assistência saúde da família (NASF) aumentando as unidades de saúde de 19 para 32 no mínimo, garantindo 100% de cobertura.

6 – Assegurar que todas as unidades tenham um regime de plantão de 12 horas (07:00 as 19:00), implantar nas unidades de saúde da sede o terceiro turno, com equipe completa de médico, enfermeiro, odontólogos, ambulância de plantão nas unidades das zonas rurais implantar uma equipe de enfermagem com enfermeiro e técnico de enfermagem para realizar os primeiros socorros garantindo também a ambulância nos serviços noturnos.

7 – Reformar e ampliar todas as unidades de saúdes existentes.

8 – Realizar uma nova estratégia, para o cadastro único em todo o município. Posteriormente implantar um sistema de prontuário eletrônico do paciente contendo todo o histórico e anamnese da vida do paciente. 9 – Criar a assistência e o atendimento ao paciente em seu domicilio. Buscando projeto do ministério EMAD (assistência domiciliar), assegurando uma equipe multidisciplinar para atender o paciente em seu domicilio.

10 – Implantar um centro de saúde para cuidar do paciente com doenças sexualmente transmissíveis e vivendo com HIV/AIDS.

11 – Adquirir um transporte adequado e equipado para transportar os pacientes de hemodiálise para a clínica, inclusive com um profissional de enfermagem acompanhando.

12 – Criar a farmácia viva com medicamentos fitoterápicos.

13 – Implantar e implementar na sede do município os seguintes serviços de saúde:

13.1 – Centro de diagnostico com exames laboratoriais e imagens e outro como endoscopia, teste ergométricos, audiometria, exames de vista e outros

13.2 – Centro de reabilitação a toda população da criança ao idoso.

13.3 – Centro pediátrico para diagnosticar, atender e acompanhar as crianças especiais contendo uma equipe multiprofissional (neuropediatra, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e outros.)

13.4 – Programa de atenção integral a saúde do homem, com atendimento especializado, exames laboratoriais e de imagem na prevenção do câncer de prostata.

13.5 – Centro da saúde da mulher onde vai contemplar desde o planejamento familiar até o pós-parto.

14– Implementar o CAPS i e ampliar a rede de atenção psicossocial (CAPS ii, CAPS adulto e infanto juvenil) garantindo ao usuário o acesso integral a saúde mental.

15 – Fortalecer a política de assistência farmacêutica municipal, e o acesso a população aos medicamentos necessários, e implantar o sistema do Hórus nas farmácias das unidades básicas de saúde município. 16 – Ampliar e fortalecer o quadro de especialistas no município como: cardiologista, pediatra, dermatologista e etc.

17 – Ampliar e fortalecer as academias de saúdes nas praças do município.

18 – Reformar, reequipar e “setorializar” o hospital municipal:

18.1 – Reabrir o centro de parto garantindo obstetra/gineco, enfermeiro obstetra e técnicos de enfermagem nas 24 horas para realizar partos vaginais, curetagens e outros procedimentos.

18.2 – Reabrir o centro cirúrgico para realizar cirurgias de pequenos e médios portes programados, assegurando cirurgião, anestesista, neonatologista.

18.3 – Criar um banco de sangue.

18.4 – Implantar e fortalecer a rede de urgência/emergência criando a sala de estabilização

18.5 – Assegurar no plantão de 24 horas no hospital 02(dois) clínicos, 01(um) pediatra, 01(um) gineco/obstetra.

18.6 – Assegurar plantão de assistente social 24 horas.

19 – Adquirir 02(dois) UTI móvel e 03 (três) ambulâncias com suporte básico para poder realizar atendimento pré-hospitalar.

20 – Implantar o serviço de traumatologia no hospital municipal.

21 – Pleitear futuramente junto a esfera federal, estadual e municipal a construção de um novo hospital equipado que seja referência para outros municípios vizinhos.

22 –Será implantado o SOS saúde.

23 – Será implantada a unidade móvel hospitalar em parceria com a secretaria de ação social para atendimento hospitalar, que é composto por médico, dentista, auxiliares, exame de vista, documentos, identidade, fotos, carteira de trabalho, vacinas para cães, gatos, corte de cabelo e outras ações que referenciam Ação Global. EIXO 02 –PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 – Garantir o fortalecimento e estruturação do controle social de acordo com as leis orgânicas de saúde.

2 – Reativar os conselhos distritais, como o interesse na população nas localidades.

3 – Qualificar os conselheiros de saúde, para fortalecer os espaços de controle social.

4 – Aprimorar e fortalecer a ouvidoria, como mecanismo de participação e controle social, e divulgar os resultados das avaliações dos serviços de saúde.

5 – Realizar encontro populares periódicos, levando as comunidades mais distantes a “saúde mais perto de você” com a parceria de outras secretarias, oferecendo diversos serviços.

Eixo 03 – valorização do trabalho e educação em saúde.

1 – Fortalecer a política de educação permanente com vistas a participação e construção coletiva na gestão dos serviços de saúde do município, garantindo o destino e a aplicação de recursos do sus para a qualificação dos profissionais de saúde de todos as categorias (superior, médio e elementar – ACS: agência comunitário de saúde e ACE: agência combate a endemias), firmando parcerias com instituições públicas de ensino.

2 – Fortalecimento do trabalho em saúde, democratizando as relações de trabalho e garantindo espaços de negociação permanente entre trabalhadores e gestores da saúde, e implementação do plano de carreira, cargos e salários (PCCS).

3 – Realizar concurso público, para os profissionais de nível superior e médio.

4 – Realizar concurso, para os ACS (agência comunitário de saúde) e ACE (agencia de combate a endemias).

Eixo 04-financiamento do sus e relação público –privado.

1 – Garantir o financiamento estável e sustentável para o serviço do sus no município, otimizando o padrão do gasto e qualificando o financiamento (união, estado e município) e os processos de transferência de recursos.

2 – Manter contratos e convenio com serviços de assistência secundaria e terciaria, ambulatoriais e hospitalares de referência, e serviços das redes de saúde.

Eixo 05 –gestão do sus e modelo de atenção a saúde.

1 – Fortalecimento do controle, avaliação, regulação e auditoria, visando a garantia da qualidade dos serviços oferecidos pelos prestadores de serviços para a saúde.

2 – Implantar e implementar as redes de saúde (rue, cegonha, psicossocial, pessoas com deficiência, doenças crônicas, oncologia), em consonância com os entes da união e estadual.

3 - Ampliar e garantir o transporte sanitário para os usuários do sus e serviços da saúde no município.

Eixo 06 – informação, educação e política de comunicação do SUS.

1 – Fortalecer o portal da saúde para da transparência na gestão municipal da saúde.

2 – Garantir ampla divulgação e efetividade de ações em saúde, nas políticas nacionais de saúde já existentes, e que atendam grupos populacionais especificos em suas campanhas.

Eixo 07 – ciência, tecnologia e inovação do SUS.

1 – Fortalecer as parcerias com instituições de ensino, incentivando a pesquisa, o financiamento, as ações e a multiplicação de experiências bem-sucedidas.

2 – Aprimorar os recursos tecnológicos e a pesquisa que se realize nos estabelecimentos da saúde do sus do município, garantindo a incorporação dos mesmos pelos serviços e ações de saúde. 3 – Fortalecer e ampliar sistema de informatização que permita a comunicação e o fluxo de informação entre os serviços de saúde do município, ao estado e união como garantia de medidas de controle e financiamento.

Secretaria de Ação Social

A: Será reestruturada e funcionará de acordo com o modelo adotado e praticado pela Secretaria de Ação Social do . Ou seja, todos os serviços fornecidos pela Secretaria estadual, que se adequem á municipal, serão atendidos beneficiando as pessoas nas quais necessitam dos serviços e preenchem os requisitos para tê-los.

B: Os benefícios serão doados as pessoas carentes.

C: Cadeira de rodas, sapato ortopédico, botas ortopédicas, aparelhos que sejam indicados ao paciente por um profissional de saúde que ele não tenha condições par ter, serão doados pelo referido órgão

D: Doação de materiais de construções como tijolos, cimento, telha, linha, caibo, ripa, pregos, porta, janela, acessórios para tranca de portas, etc.

E: Será doado próteses dentarias, medicamentos com receita e que não sejam encontrados nos postos de saúde e nem no hospital.

F: Serão doadas fotografias, haverá o encaminhamento de CPF, carteira de entidade, registro e segunda via de registro. Quem possuiu terrenos ou lotes que foram doados a pessoas carentes pelo o município e que não receberam o título de terra, para que seja feito a escritura e o registro, será encaminhado ao sem- terra ou ao sem teto o título de domínio do lote através da secretaria de ação social para que o mesmo, configurado como pobre, na forma da lei, e que seu salário seja apenas o mínimo, tenha seu bem regularizado. Exemplo: um cidadão conseguiu um lote de terra e construiu a sua casa, e que dentro do perfil que esse proprietário é considerado como sem condições financeiras, a secretaria de ação social doará o título de terra ao mesmo, porém a escritura e o registro serão custeados pelo próprio.

G: Será doado aos pacientes que vão ter neném o kit bebê, o teste do pezinho e o registro do bebê, como também, se for necessário e comprovado que a mãe não tem condições de amamentar, a secretaria doará o leite necessário para os primeiros dias de alimentação. H: Será doado as pessoas carentes que não tem condições de conseguir um veículo para fazer mudanças um transporte com esse serviço.

I: Será doado as pessoas carentes a urna funerária para quem não tem plano funerário.

J: Será adquirido um veículo entre a secretaria de saúde e secretaria de educação um veículo para transporte de crianças especiais.

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

A – Toda e qualquer construção, recuperação ou revitalização, reforma e saneamento, abastecimento de água em parceria com a CAGECE, iluminação pública, construção de ruas em pedra tosca, asfalto, estradas vicinais, pinturas de meio fio, batimentos de estrada vicinais em pé de cerca, construção de bueiros, construções de pontes, urbanização, plantio de árvores, limpeza nos açudes públicos, limpeza pública, restauração e melhoramento nos mercados públicos, organização da feira livre, construção de estádios, campos socytes, quadra de esportes, ginásio coberto em parceria coma secretaria de educação construção de creches e escolas do ensino fundamental em parceria com a secretária de educação, podar árvores em praças e avenidas, capinar toda a área do município, esgotamentos de fossas dos órgãos públicos através de 2 veículos oficiais do município, construções da minha casa minha vida em parceria com a secretária das cidades e com o ministério das cidades, toda e qualquer casa de taipo será substituída pela minha casa minha vida em parceria com a secretaria de ação social municipal, as casas construídas através dos investidores, no sistema em parceria com a caixa econômica, será feito junto a secretária de infra estrutura uma parceria dentro do sistema que é regido pela legislação municipal, realizar incentivos do município para que seja desenvolvido a implantação de mais casas dentro do nosso município.

B – Com referência aos poços artesianos existente no nosso município será feito um cadastramento, para que se tenha conhecimento de todos esses como está o seu funcionamento, e que todos passem por uma reforma dentro de um critério que venha ser satisfatório a população de cada localidade e que todos venham a funcionar dentro do rito normal, como também será perfurado em toda área do município de Pacajus, que seja realmente necessário, uma demanda de 50 poços para que não se venha usar caminhões pipas com água que não tenha qualidade ao uso da população.

C – Taxa de iluminação pública, será feito um levantamento sobre os atuais valores da taxa que é paga para que seja colocado um novo projeto de lei ao legislativo, e que esse custo, que é considerado a taxa de iluminação mais cara do país, seja revisto e adequado dentro de uma posição que o usuário não passe mais a reclamar

D – Será adquirido pelo município uma área que seja localizada no centro da cidade de Pacajus para ser construído o local para todos os feirantes livres da nossa cidade e os que venham de fora para dar um melhor conforto de trabalho a eles e aos consumidores que frequentam a nossa grande feira de Pacajus.

E – Será feito uma parceria de infraestrutura com a vigilância sanitária e secretaria de saúde com referência aos caminhões limpa fossa, onde será estabelecido um horário para os limpas fossas municipais e lima fossas particulares para limpeza dos sumidouros existentes no nosso município, de 00:00 as 05:00 da manhã, por que esse horário é o mais adequado para a atividade

F – Será construído um matadouro público com todas as exigências sanitárias e adequadas para o abate do bovino, do suíno e do caprino, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos ambientais e os órgãos de saúde e que o mesmo será entregue no plano da reconstrução do município no prazo de 180 dias e 180 noites.

G – Será feito o alargamento da Avenida Expedito Chaves que tem início na lagoa cacimbão ao alto do cumaru, dentro de um planejamento que será alargada três metros e meio para o lado esquerdo, três metros e meio para o lado direito com um canteiro central que terá um metro e meio de largura, e de ambos os lados terão um calçadão para pedestre com uma ciclovia. A iluminação adequada em todos os âmbitos e a revitalização das árvores já existente de um lado e do outro da Avenida Expedito Chaves também será feito. Na Avenida Expedito Chaves que nasce em frente ao campo florestal até o “alto do estrela”, terá o mesmo perfil, que é do lado direito três metros e meio de largura do lado esquerdo três metros e meio de largura, só essa metragem terá início após o Posto Monte Mor, com direito a uma calçadão em ambos os lados para pedestre, com uma ciclo via e no meio da avenida com um canteiro central de um metro e meio de largura, será feito a iluminação do canteiro central da avenida Santos Dumont (br 116) da extrema do município de horizonte até o alto do cumaru, e estendendo na lateral direita de norte a sul a continuação da Avenida Santos Dumont (br 116) até a Fazenda Guarany.

H - Será construído dentro da área urbana e rural 80km de calçamento em pedra tosca, que dá um total de metros quadrados de 560.000m

I - Será construído 50km de asfalto entre área urbana e área rural do município que dá no total de 400.000 metros quadrados.

J - Será construído 10 ginásios cobertos entre a área urbana e área rural do município em parceria com a secretaria de educação do município.

L – Será feito o alargamento da Avenida Guarany nascendo na Rua Grande e terminando na BR 116.

M – Será construído uma escola técnica profissionalizante em parceria com a secretaria de educação.

N- Será revitalizado a primeira etapa do complexo turístico do Beira Açude e construída a segunda e a terceira etapa que termina na Avenida Expedito Chaves Cavalcante.

O- Será construído várias praças em diversos bairros da área urbana da nossa cidade no sistema integrado com área para cupê, parque para criança, área para academia, uma lanchonete e outros posicionamentos para uma praça funcional para a área urbana e rural.

P- Será construído em toda a plenitude da lagoa cacimbão um calçadão de 9 metros de largura, arborizado, com bancos, e área para cupê, e também para ser um ponto de lazer. Será construído ao lado do antigo Hotel Guaratu, que também fica as margens da lagoa cacimbão, uma praça integrada. Será construído do lado norte da lagoa cacimbão, quiosques, parque para crianças e uma grande praça para os eventos das datas tradicionais do nosso município. Será construído uma adutora que terá início na praia da lama para transportar água até a lagoa cacimbão para mantê-la no seu nível de água. Na própria lagoa cacimbão será construído uma fonte luminosa com o intuito da entrada da cidade de Pacajus ser um castão postal. Q- Será adquirido pra o município o Guaratu ,antigo clube CRP, local da casa da saudosa dona Antônia, e o terreno pertencente à família do saudoso Manoel Paysandu, para neste local ser construído um terminal rodoviário central, para abrigar, topiques, taxistas e ônibus que fazem a linha Pacajus a fortaleza e outros da região, dentro de um planejamento arquitetônico, na parte térreo será o abrigo dos mesmo, na parte de cima, que e o primeiro andar, será um shopping com várias lojas e praças de alimentação com a vista para a lagoa cacimbão.

R- Com referência a todas as obras que foram iniciadas em outras gestões e não foram concluídas, todas elas, serão reconstruídas e terão uma atenção especial para serem construídas e colocadas para funcionar; exemplo: posto de saúde, construção de casa, calçamentos, asfaltos, etc.

S- Todas as ruas que tem acesso a BR 116, do lado leste serão construídos asfalto e iluminação, como também entre as Ruas Tabelião José Gama Filho e Avenida Guarany, elas passaram a ter sentido único com faixa para ciclista.

T- Será construído um Estádio dentro das categorias oficiais em parceria com a secretaria de cultura e desporto para que tenhamos uma praça de esportes para a disputa dos campeonatos cearenses. O já existente, será transformado em um centro de treinamento para a escolinha de crianças e dos jovens que tem amor ao futebol.

U - Implantação do aterro sanitário com tecnologias ambientais de tratamento e destino final dos resíduos sólidos.

V- Implantação da sistemática de coleta, transporte, tratamento e destino final de resíduos sólidos.

X- Expansão de toda rede de distribuição de água tratada da Cagece, bem como a análise do processo de concessão do município com a CAGECE.

SECRETÁRIA DE TRANSPORTE

A - Será reestruturado e adequado dentro do sistema atual todos os veículos pertencentes ao município.

B - Será feito um projeto de engenharia de trânsito em toda a área urbana de nossa cidade, como também nos distritos com referência a sinalização e placas de identificação para todas as áreas necessárias.

C - Será produzido e colocado em vários pontos da área urbana e rural pontos com uma coberta de estrutura metálica para que o usuário tenha seu ponto de apoio para ser conduzido pelos transportes alternativos e ônibus que fazem as linhas para determinados locais.

D - A secretaria de transporte trabalhará em parceria com o departamento do DEMUTRAN do município.

E- Serão recadastrados todos os moto-taxistas, os oficiais que tem seu ponto de apoio como também os que ainda não possuem seu ponto de apoio oficial do município, mas que fazem pontos em diversos locais da área urbana e rural da cidade.

F – Será aberto uma linha de crédito em parceria: município, bando e empresas oficiais que vedem motos; para que seja feita a renovação da frota.

G – Para quem aluga moto e faz o transporte alternativo e não tem condição de ter o seu próprio transporte para realizar seu trabalho, ele terá a oportunidade de adquiri-lo através da secretaria de transporte com o acima citado.

H – Será criado através do município um padrão oficial para batas, capacetes e a cor da moto.

I – Será criado uma linha de crédito para os taxista afim que os mesmos façam a renovação da frota, como também a abertura de vagas.

J – Será criado no âmbito do município linhas municipais para o transporte alternativo do nosso município.

SECRETÁRIA DE CULTURA E DESPORTO

1 – Resgate da história cultural do município

2 – Incentivar a cultura da atividade da comunidade quilombola existente ainda em nosso município na localidade de base e base cipó

3 – Criar um calendário de eventos culturais:

 Carnaval  Festival de quadrilhas  Festa do município  7 de setembro  Semana da criança  Semana do professor  Dia do servidor público  Festas natalinas  Dia das mães  1 de maio, dia do trabalhador, que será resgatado a corrida de ciclistas.

4 – Incentivo ao esporte amador, participação dos times para os intermunicipais para classificação na segunda divisão.

5 – Incentivar a criação de escolinhas que englobem esportes como capoeira, futebol, caratê, balé, que serão praticados em ginásios cobertos construídos pela secretaria infraestrutura.

6 – Criar escolinhas de futebol que serão praticados nas arenas que serão construídas pela secretaria de infraestrutura.

7- Preservar o patrimônio cultural do município

8- ApoiaR e incentivar as bandas marciais e musical do município.

9 – Criação de núcleos culturais: teatro, cinema e música. 10 – Será criado o espaço jovem para que os adolescentes de Pacajus possam se encontrar e interagir.

SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO

1 – Reestruturar o setor de RH (recursos humanos) para adequar a demanda de pessoal, as necessidades do município.

2 – Formação continuada para os servidores para melhorarar o atendimento ao público. Reestruturar o plano de cargos e carreiras dos servidores municipais.

3 – Auditoria no fundo de previdência própria.

4 – Levantamento de todos os servidores que já atingiram o seu tempo de trabalho para a aposentadoria.

5 – Concurso público para servidores municipais.

6 – Implantar um calendário único de pagamento para todos os servidores concursados e contratados.

7 – Construir um centro administrativo que nele vai compor o gabinete do prefeito com todos os seus assessores, a secretária de educação, a secretária de saúde, a secretária de infra estrutura, a secretária de cultura e desporto, a secretária de turismo, a secretária de indústria e comercio, a secretária de ação social, secretária de segurança, na mesma será colocado o departamento fazendário e demais departamentos que auxiliam as secretárias, um auditório que comporte 200 pessoas sentadas, restaurante, banco, estacionamento, etc.

8 – Será feito uma auditoria fiscal, financeira e patrimonial em todos os órgãos da prefeitura municipal de Pacajus.

9 - Será incluído junto a secretaria de administração o departamento de comunicação. Nele será gerido todo e qualquer assunto que se referece a comunicação.

A - Wi-Fi pública na Praça Carlos Jereissati.

B – Será feito uma parceria entre os meios de comunicação da cidade que através dele serão informados todas as noticiais das secretarias municipais. SECRETARIA DE SEGURANÇA

A – Será preparado 200 homens que vão compor a guarda municipal, a ronda dos bairros e a ronda rural, e a segurança escolar

B – Será feito uma parceria com a secretaria de segurança do estado e o comando da polícia militar para ser implantado no município de Pacajus um quartel com 100 policiais e os mesmos serem distribuídos para nossa região assim como município de Chorozinho, município de Horizonte, o município de Cascavel, município de Barreira e o município de , ficando em Pacajus o contingente necessário para nossa segurança.

C – Será transferido do presidio que está localizado no centro da cidade de Pacajus os presidiários para um local digno, isso será realizado em 30 dias se a coligação, reconstruir Pacajus para o povo for vitoriosa, e, no prédio existente será reformado e revitalizado para ser implantado a delegacia da mulher.

D – Será feito uma parceria do município, governo do estado e secretária de segurança para ser construído uma delegacia com sistema integrado entre polícia civil, polícia militar e ronda do quarteirão e que funcione 24 h de domingo a domingo, que atualmente para se registrar uma ocorrência no final de semana o pacajuense tem que se deslocar de Pacajus para Fortaleza ou para cidades metropolitanas, no caso Eusébio, Maracanaú ou .

E – Nesse sistema que será implantado pela secretária de segurança municipal todos esses órgãos vão trabalhar em parceria, fazendo com que nós possamos ter uma segurança que servirá de modelo para outros municípios.

F - Será construído um mirante para a segurança de ambos com referência a distribuição de todo este aparato de segurança. Vamos visualizar da seguinte forma: a Guarda municipal na entrada e saída de Pacajus para Cascavel, de Pacajus para Acarape, Pacajus para Chorozinho e de Pacajus para Horizonte teremos em cada entrada 2 guardas municipais, 1 no visor e 1 embaixo, equipados com moto, rádio de comunicação, câmaras filmadoras integrados com todo sistema o qual se falou. G – Na frente aos supermercados, aos bancos, as praças, aos mercado,s nos pontos de ônibus e onde tem mais movimento será distribuído uma dupla para dar segurança aos cidadãos, senhoras, jovens e crianças isso diurno e noturno

H – será implantado em todos os pontos com maior movimento de pessoas as câmeras filmadoras, como também terá uma sala de situação, para que na mesma seja verificado qualquer ato estranho que possa ser suspeita, onde estar segurança ou qualquer órgão de importância do municio, para fazer com que algum segurança que fique despercebido, através da sala de situação os profissionais que ali estão terão como avisar aquela segurança do local, mas, porém toda rede integrada no mesmo instante vai tomar conhecimento.

I – Para os bairros, cada bairro vai ter 4 guardas municipais fazendo a ronda do bairro em duas motos, um dirigindo e outro auxiliando, diurno e noturno, da mesma forma vamos ter a ronda rural, que funcionará de dia e de noite, que esse sistema está totalmente abandona em toda nossa região.

J – Todo este contingente próprio do município receberá treinamento militar.

L – Esse sistema receberá do município todo o equipamento adequado com referência a legislação, assim como motos, transporte, armamento necessário, fardamento, que será nas cores da bandeira do município, como também referenciando a legislação a segurança de trabalho para ambos porque são eles que vão lidar com a segurança de todos nós cidadãos pacajuenses, por esse fato terá que haver incentivos para essa vida militar municipal.

M – Será construído um quartel para abrigar todo esse contingente tanto a militar como a municipal em parceria com o governo do estado e a secretária de segurança do estado.

SECRETARIA DE TURISMO

A – A secretária de turismo do município fará parceria com a secretária de turismo do estado do Ceará para reerguer o turismo do município de Pacajus.

B- Revitalizar e construir toda área de lazer do complexo turístico beira açude

C – Construir o lazer e incentivar o turismo em toda área do município de Pacajus assim como em parceria com a secretaria de cultura e desporto, fazendo com que seja organizada todas as datas comemorativas do município para dentro dessa integração captar o turista que temos aqui vizinho a nossa cidade Pacajus e participarem da nossa vida cultural.

D – assim como 30 dias de quadrilha juninas, o dia 1º de maio com a tradicional corrida de ciclista de Pacajus a Chorozinho, fazer uma mídia nos meios de comunicação estadual, mostrando ao Ceará as belezas naturais que temos em Pacajus, assim como,4 km de água doce numa linha reta que temos a água renovada de segunda a segundo que é o complexo turístico beira açude, com isso vamos atrair o turista para desfrutar o laser dessa grande beleza natural, assim como a outra opção a lagoa cacimbão que estar implantada no centro da cidade de Pacajus assim como os parques florestais que será implantado no bairro Coaçu onde já existe um campo florestal, que será feito arquitetonicamente na entrada da nossa cidade ao lado da avenida expedito chaves um grande ponto de laser, como também na entrada da nossa cidade de quem vem do sertão ao lado esquerdo por trás da parede do açude banguê será também implantado um grande parque com toda sua infraestrutura o qual estar localizado no bairro cumaru que será mais uma opção de laser.

E - Revitalizar os pontos que faltam ser explorados como áreas de laser, assim como o açude dona dica em Paulicéia, a lagoa de Itaipaba em Itaipaba, a lagoa de Páscoal em Páscoal e a lagoa de Cavalaria em Cavalaria, em todas essas áreas será feito projetos para se captar e se preparar um ponto de laser ao povo daquela região.

SECRETARIA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO

A – Através da secretaria de indústria e comercio municipal será preparado um sistema com bons técnicos de conhecimento para que se possa captar empresários que venha implantar sua indústria em Pacajus, o qual já temos algumas, mas é necessário que se possa expandir para esse fim.

B – Assim como, em primeira mão teremos que incentivar através do município todas empresas micro, pequenas e médias.

C- Com isso nós vamos crescer as micro pequenas e média empresas já existente em Pacajus como também dá mais emprego e renda.

D – Será feito uma parceria com outros estados e municípios para que todo o produto fabricado no município de Pacajus, que o consumo próprio do município não tenha como captar tudo isso, x por cento dessa industrialização que seja vendidas, para que se tenha um suporte de garantia no nosso mercado local, o que quero dizer com isso, é que queremos tornar Pacajus já que é uma cidade central, assim como ele estar a 48 km para a capital cearense fortaleza, ele estar a 30km para cascavel e as melhores praias do estado do Ceará ela estar a 30km para o início da área serrana do estado do ceara que é Acarape, Redenção, e ainda mais passa em Pacajus a rodovia Santos Dumont (BR 116) que liga de norte a sul do país, com todo essa posição geográfica com CES e rodovias federais todas asfaltadas tendo como ter um bom acesso, Pacajus com esse incentivo passará a ser um grande polo, principalmente com referência a confecção que já tem bom legado para se tornar pioneiro nesse seguimento

E – Pacajus é conhecido como a terra do caju, em parceria com a secretaria de agricultura vamos incentivar e revitalizar todos produtos alimentares que são feitos da nossa fruta saborosa, o caju será industrializado como já temos, que é o suco do brutão doce cristalizado, o doce de ameixa, o doce do caju em calda, a doce massa e outros sistema que se adapta a nossa fruta caju será incentivado. F – Serão construídos galpões para neles serem implantados as micro e pequenas industrias com incentivo e linhas de créditos financiados pelo município a todos aqueles que desejem montar seu próprio negócio.

G – Serão doados terrenos e dado os incentivos para toda e qualquer empresa que queira se instalar no município de Pacajus. Através desse posicionamento o emprego e renda para o pacajuense irá crescer.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

A – Será adquirido para o município de Pacajus 4 (quatro) tratores traçados acoplado cada um com uma carroça, grade roçadeira, roçadeira longa para roçar as estradas beneficiando na época do plantio o micro, o pequeno e o médio agricultor gradeando e roçando as suas terras.

B – De que forma será o critério para esse munícipio, a secretária de agricultura junto ao agricultor, o micro receberá da secretária a semente o adubo, a orientação técnica e o gradeamento da sua terra e a roçagem, dentro de um critério que ele tenha de 1 á 4 e quitares sem ter nenhum compromisso de pagar o óleo ou o tratorista ou qualquer algo que venha tirar de si aquilo que não deve, porém seu produto que seja adequado para merenda escolar ele também será beneficiado, o pequeno terá a mesma coisa do micro sendo que os e quitares será de 1 a 6 e quitares, o médio agricultor, também vai ter tudo isso e a quantidade de e quitares será é de 1 até 15 e quitares, se ele planta toda sua área por conta própria ele participará de uma ajuda de 50% do consumo do óleo do trator, se nas 15 e quitares ele tem meeiro, comprovado o combustível será por conta da secretária de agricultura.

C- Fazer um levantamento em toda área do município cadastrando todos agricultores da zona rural e ver o que cada área de sua terra produz, se temos o cajueiro nativo ou o cajueiro anão precoce se ele planta mandioca feijão o milho, se algum dia ele recebeu o incentivo do município e a quanto tempo mora na localidade esta é a base do cadastro.

D – Será feito juntamente a todos os agricultores do município um entendimento e um incentivo com referência um novo plantio do cajueiro precoce e que dependendo da área a secretaria de agricultura do município fará uma parceria para perfurar um poço, e irrigar a área dentro de um planejamento que será feito pelos técnicos da secretária de agricultura e se fazer um incentivo a renovação do nosso pomar de cajueiros da nossa região.

E – Todo agricultor que realmente cultiva a agricultura dentro do cadastro que será realizado ele vai ter a parceria na secretária de agricultura para receber todo incentivo e a ferramenta necessária para o trabalho desde do micro ao médio agricultor.

F –Será criado um espaço para a feira e comercialização dos animais de pequeno, médio e grande porte.