ACTA NÚMERO UM

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA SEIS DE JANEIRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos seis dias do mês de Janeiro, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

ORDEM DO DIA CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LEUCEMIAS E LINFOMAS - Foi presente à reunião um ofício a solicitar a utilização dos meios de comunicação que a Câmara dispõe para apresentação do LusoCord, Banco Público de Células Estaminais do Cordão Umbilical. Os espaços que a APLL pretendia que fossem cedidos para o efeito seriam os Mupies Outdoors e publicações pertencentes à Câmara Municipal. A Câmara autorizou.

FESTA DO QUEIJO 2009

A Câmara deliberou, por unanimidade que a Festa do Queijo para 2010, se realizará no próximo dia 7 de Fevereiro (Domingo), nos moldes a definir na próxima reunião de Câmara.

1

ÁGUA DAS FORCADAS /ALTERAÇÃO DOS VALORES DO ACORDO

Na sequência do acordo celebrado entre o Município e os proprietários respectivos, António Freitas do Amaral e António dos Santos e dado que a vigência do mesmo terminou em 31 de Dezembro de 2008, e tendo em conta que a Câmara está a negociar com as Águas dos Zêzere e Côa o problema do abastecimento de água àquela freguesia, a Câmara deliberou, por unanimidade alterar o valor da compensação aos proprietários, ali prevista, para 250 Euros / ano (duzentos e cinquenta Euros), com efeitos retroactivos a partir de 2009 e durante o presente mandato, dando plenos poderes ao Senhor Presidente para negociar com o rendeiro do terreno, alguma eventual compensação. Mais deliberou a Câmara, por unanimidade, anular a deliberação tomada em 19 de Agosto de 2009.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário ______

2

ACTA NÚMERO DOIS

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA VINTE DE JANEIRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos vinte dias do mês de Janeiro, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas da Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

ORDEM DO DIA CORRESPONDÊNCIA DIVERSA GOVERNO CIVIL DA GUARDA – Foi presente à reunião um oficio a sugerir a inclusão do nome “Republica “ ou “5 de Outubro” na toponímia local. A Câmara remeteu à Comissão de Toponímia. JUNTA DE FREGUESIA DE VILA SOEIRO DO CHÃO – Foi presente à reunião um ofício, datado de 6 de Janeiro, a solicitar o reembolso da despesa efectuada com a substituição da Auxiliar da Acção Educativa, no Jardim de Infância de Vila Soeiro do Chão. A Câmara remeteu À Contabilidade para pagamento. COMISSÃO DE FINALISTAS DA ESCOLA E.B. 2,3/S DE FORNOS DE ALGODRES - Foi presente à reunião um ofício, datado de 12 de Janeiro, a solicitar a atribuição de um subsídio para a realização do baile de finalistas. Analisado o assunto, a Câmara deliberou informar que a Câmara apenas pode ceder para o efeito, os meios logísticos ao dispor.

3 LACABEIRAS, LACAGEM DE ALUMÍNIOS, LDA – Foi presente à reunião um ofício a dar conta da manutenção do interesse da firma, pela aquisição do terreno, sito na Zona Industrial de Juncais, referindo em simultâneo, algumas questões processuais que originaram a sua ausência de resposta nesta matéria. Analisado o assunto, a Câmara deliberou remeter aos serviços técnicos para repor a situação formalmente (cedência do lote 1 da Zona Industrial de Juncais, ao preço de um Euro/metro quadrado), devendo ser legalizada toda a situação do lote, até ao final do mês de Fevereiro de 2010. MÉDICOS DO MUNDO – Foi presente à reunião um mail, datado de 15 de Janeiro, a solicitar a contribuição do município, para a intervenção imediata no Haiti. A Câmara deliberou, por unanimidade arquivar. COMISSÃO MUNICIPAL DE TOPONIMIA – Foi presente à reunião a acta da Comissão Municipal de Toponímia, bem como a proposta de Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade submeter o projecto regulamento em causa à apreciação da Assembleia Municipal, para posterior submissão a inquérito público.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Clarinda Veiga Ribeiro e Agostinho Veiga Ribeiro, residentes em Cortiçô, a solicitar a emissão de certidão de compropriedade do prédio rústico , sito em Chão do Bairro, na freguesia de Cortiçô. Analisado o assunto e com base na informação dos Serviços Técnicos, a Câmara deliberou emitir parecer favorável à compropriedade em causa. Foi presente à reunião um requerimento de Patrícia Isabel Frias de Almeida Marques e de Cristina Frias de Almeida Coelho, a solicitar a emissão de parecer favorável quanto à constituição de compropriedade. Analisado o assunto e com base na informação dos Serviços Técnicos, a Câmara deliberou emitir parecer favorável. Foi presente à reunião um requerimento de José Martins Leitão, com domicilio profissional na E.N. 16, em Fornos de Algodres, a requerer que lhe seja concedido estacionar o seu veiculo, na zona condicionada em frente

4 ao seu escritório, mediante o pagamento de uma quantia mensal. A Câmara remeteu ao Dr. Ângelo para informação. Foi presente à reunião um requerimento de Guilherme Andrade dos Santos, residente em Maceira, a solicitar a emissão de certidão de compropriedade dos prédios rústicos inscritos na matriz da freguesia de Vila Chã sob os artigos 217 e 1806. Analisado o assunto e com base na informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de José Moreira Gomes dos Santos, na qualidade de gerente da empresa CABAS – Casa Agrícola das Beiras, a solicitar que lhe seja cedida a loja nº 10, no Mercado Municipal, anteriormente usada como talho, a fim de instalar, provisoriamente, o escritório da sua empresa. Analisado o assunto, a Câmara deliberou ceder nas condições do Regulamento do referido espaço para os efeitos pretendidos, a título excepcional e provisório. Foi presente à reunião um requerimento de Madalena da Costa Arêlo Moreira, residente em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação de cartão de vendedor ambulante. A Câmara deferiu.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião um requerimento de Francisco Rafael dos Santos Ribeiro Torres, residente em Fornos de Algodres, a solicitar licença para a instalação de um estabelecimento destinado a comércio e ou serviços. Analisado o assunto e com base na Informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de José Manuel da Costa e Sousa Ferreira Ribeiro, residente em Muxagata a solicitar licença para ampliação de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto, a Câmara deliberou deferir conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Fernando Reis Gonçalves, residente em Fornos de Algodres, a solicitar licença para a reconstrução de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos.

5 Foi presente à reunião um requerimento de António Abade, residente em Muxagata, a solicitar licença para a remodelação de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto, a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente á reunião um requerimento de Luís Pina Lagarto, residente em Fornos de Algodres, a solicitar licença para a construção de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto, a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos.

OPÇÃO GESTIONÁRIA

Foi presente à reunião uma Informação do Técnico Superior, José Ângelo Duarte Andrade, acerca de posições assumidas pelo STAL, no que toca à aplicação da opção gestionária, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara tomou conhecimento e concorda com o teor da informação, constatando e decidindo não ser possível a aplicação da opção gestionária no corrente ano.

PRIMEIRA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E PRIMEIRA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Primeira Alteração ao Orçamento e a Primeira Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade aprovar as referidas alterações.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas.

6 Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário ______

7 ACTA NÚMERO TRÊS

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA QUATRO DE FEVEREIRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos quatro dias do mês de Fevereiro, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas catorze horas e trinta minutos, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

VISITA DE UMA COMITIVA DE SAINTE CONSORCE – FRANÇA

O Senhor Presidente deu conhecimento à Câmara do Programa de Recepção à Comitiva de Sainte-Consorce, França que, no âmbito da Festa do Queijo 2010, tendo convidado os Senhores Vereadores para os actos oficiais em que a sua presença se revelava adequada. A Câmara tomou conhecimento e aprovou o respectivo programa.

ORDEM DO DIA CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS LIMITADOS DA VOZ – Foi presente à reunião um ofício número 843572, datado de 20 de Janeiro, a solicitar a concessão de um subsídio ou outra forma de colaboração para melhorar a missão de servir a comunidade e o doente laringectomizado de uma forma

8 assertiva e altruísta. Analisado o assunto a câmara deliberou informar que não tem disponibilidades financeiras para o efeito. GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DAS FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL – Foi presente à reunião um ofício, datado de 3 de Fevereiro, a comunicar que irá estar presente na Festa do Queijo da 2010. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião uma circular número 13/2010, datada de 19 de Janeiro, a propor a adesão ao pacto de Autarcas. Analisado o assunto a Câmara deliberou subscrever a adesão. ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião o orçamento para o ano económico de 2010. A Câmara tomou conhecimento. INFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS – Foi presente à reunião uma Informação, acerca de um requerimento apresentado por José Martins Leitão, no qual solicitava a concessão de um lugar de estacionamento fixo, com carácter de permanência. Analisado o assunto e em face da informação, a Câmara entende que não é possível tal cedência por falta de enquadramento no Regulamento em vigor. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião uma circular número 15/2010, datada de 22 de Janeiro, referente ao apoio à Institucionalização do Poder Local Democrático em Timor – Leste. Analisado o assunto a Câmara deliberou louvar a iniciativa mas não tem disponibilidades financeiras para o efeito. MAIRIE DE SAINTE-CONSORCE – Foi presente à reunião um ofício, a comunicar que na sequência do convite formulado, irá estar presente na Feira do Queijo uma comitiva de Sainte-Consorce, composta por cinco pessoas. A Câmara tomou conhecimento.

REGULAMENTO INTERNO DE VOLUNTARIADO

Foi presente à reunião o Regulamento Interno do Banco de Voluntariado de Fornos de Algodres, bem como as respectivas fichas de

9 Inscrição da organização promotora e da inscrição do Voluntário. Analisado o assunto a Câmara homologou.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Maria Rosa Amaral Pinto, residente em Trancoso, a solicitar a emissão de certidão de compropriedade do prédio rústico sito na Ladeira, com a área de 14,200 metros quadrados, inscrito na matriz da freguesia de Fuinhas sob o artigo 615. Analisado o assunto e com base na informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Maria Rosa Amaral Pinto, residente em Trancoso, na qualidade de cabeça de casal e em representação dos herdeiros, a solicitar a emissão de certidão de compropriedade do prédio rústico sito no Carvalho, com a área de 9.970 metros quadrados, inscrito na matriz da freguesia de Fuinhas sob o artigo 186. Analisado o assunto e com base na informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Maria Rosa Amaral Pinto, residente em Trancoso, na qualidade de cabeça de casal e em representação dos herdeiros, a solicitar a emissão de certidão de compropriedade do prédio rústico sito em Valongo, com a área de 31.230 metros quadrados, inscrito na matriz da freguesia de Fuinhas sob o artigo 369. Analisado o assunto e com base na informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião um requerimento de João Batista Ribeiro Lucas, residente em Figueiró da Granja, a solicitar a emissão de alvará de loteamento, de acordo com o artigo 37º do regulamento Municipal de Urbanização. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços.

10 SEGUNDA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E SEGUNDA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Segunda Alteração ao Orçamento e a Segunda Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade aprovar as referidas alterações.

APOIOS SOCIAIS ESCOLARES

Por Proposta da Senhora Vereadora a Tempo Inteiro, Drª Isabel Santos, que referiu ser necessário, em face da actual crise e das necessidades das famílias, que a Câmara Municipal adoptasse algumas medidas de carácter excepcional, no âmbito dos apoios escolares, foram aprovadas por unanimidade, as seguintes medidas: 1 – Isentar do pagamento de transportes escolares as famílias que possuem mais do que um filho a usufruir do mesmo, pagando apenas pelo primeiro, ficando os restantes, abrangidos pela isenção; 2 – Todos os carenciados, usufruem de refeições gratuitas, contempladas como até aqui, nos termos da Lei; 3 – Isentar, em 50%, o pagamento das refeições dos alunos oriundos de famílias numerosas; 4 – Isentar do pagamento das refeições os alunos provenientes de famílias com dois ou mais filhos a frequentar estabelecimentos de ensino oficial, pagando apenas 1 filho. 5 – Esta proposta teria efeitos retroactivos a Janeiro de 2010.

QUESTÕES DIVERSAS COLOCADAS PELO SENHOR VEREADOR LUÍS MIGUEL GINJA

a) Qual a posição do senhor Presidente da Câmara perante o abandono da construção do IC7; b) A falta de eficácia na recolha de lixo;

11 c) Qual a situação dos concursos para atribuição de licenças de táxi, para Infias e Muxagata; d) Criação de uma Comissão Para as Comemorações do Centenário da República; e) Qual a posição do senhor Presidente da Câmara perante a proposta do PIDDAC para o Município, contemplado no Orçamento de Estado; f) Qual o motivo da não distribuição aos Senhores Vereadores do Relatório da Inspecção efectuada pelo IGAL, uma vez que a Lei assim o previa.

ADJUDICAÇÃO DO EMPRÉSTIMO

Na sequência da autorização concedida pela Assembleia Municipal, em Sessão de 21 de Janeiro de 2010, foram presentes à reunião as propostas apresentadas no âmbito do processo de contratação de um empréstimo a médio e longo prazo. Analisado o assunto e tendo em conta a especificidade do empréstimo, a Câmara deliberou, por unanimidade, aceitar as propostas em causa, em virtude de serem as únicas apresentadas e de ambas, conjuntamente, perfazerem o valor autorizado no Âmbito do Plano de Reequilíbrio Financeiro do Município.

CONDECORAÇÕES AOS FUNCIONÁRIOS NO ÂMBITO DO REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE CONDECORAÇÕES PELA CÂMARA MUNICIPAL

Dando cumprimento ao disposto no artigo 18º do Regulamento de Concessão de Condecorações pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a Câmara verificou que os funcionários José António Fonseca Cruz Nevoeiro, José Mário Almeida Fonseca, José Carlos Gomes Guerra, Maria Fernanda Ribeiro Silva Almeida, Teresa Cristina Paulo Silva Henriques, - 25 anos de Serviço – Alfinete de lapela em ouro e António José Nunes da Costa Rebelo, José Pina Rodrigues e João Luís Sequeira, - 15 anos de Serviço - Alfinete de

12 lapela em prata, reúnem as condições para lhes ser atribuída a distinção ali prevista. Nestes termos, foi atribuída aos funcionários em causa as condecorações correspondentes ao tempo de serviço indicado.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 17,00 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário ______

13 ACTA NÚMERO QUATRO

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA DEZASSETE DE FEVEREIRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos dezassete dias do mês de Fevereiro, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas catorze horas e trinta minutos, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE UM LUGAR DE TÁXI COM ESTACIONAMENTO NA FREGUESIA DE INFIAS

Tendo em conta o tempo decorrido desde a abertura do Concurso para atribuição de um lugar de Táxi com Estacionamento na freguesia de Infias, iato que, a ter em conta as mudanças sociais e económicas da freguesia, poderá tornar questionável a continuidade do procedimento concursal, e em face das indefinições processuais subjacentes a questões surgidas no âmbito do concurso citado, a Câmara deliberou, por unanimidade, anular o processo do concurso em causa, devendo, no entanto, serem questionados os órgãos autárquicos da freguesia de Infias sobre a pertinência e utilidade prática para a população, da abertura de novo concurso para atribuição da licença em causa.

14 ORDEM DO DIA CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL – Foi presente à reunião um ofício, datado de 12 de Fevereiro, a informar que o edifício da ex – Casa do Povo de Fornos de Algodres, foi transferido para o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social. A Câmara tomou conhecimento. SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS – Foi presente à reunião um ofício número 1556, datado de 12 de Fevereiro, a solicitar a intervenção do Município politicamente, no sentido de a curto prazo o Serviço de Finanças de Fornos poder vir a ser encerrado. A Câmara tomou conhecimento. JUNTA DE FREGUESIA DE MACEIRA – Foi presente à reunião um ofício, datado de 6 de Fevereiro a solicitar o reembolso das facturas da EDP, relativo ao fornecimento de energia eléctrica ao Jardim de Infância de Maceira, no ano de 2009. A Câmara deliberou por unanimidade transferir a importância solicitada, anulando-se o subsídio atribuído para aquisição de lenha, a qual será compensada pela atribuição de um aparelho de ar condicionado. PAULO ALEXANDRE PINHEIRO – Foi presente à reunião um mail, datado de 8 de Fevereiro, a propor a aquisição de uma medalha comemorativa dos 100 anos Implantação da República. A Câmara deliberou arquivar. LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO – Foi presente à reunião um ofício a solicitar o apoio através de um donativo. A Câmara deliberou informar que não tem disponibilidades financeiras.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de José Cabral de Sousa, residente em Fornos de Algodres, a solicitar o averbamento dos alvarás higio-sanitários dos veículos de transporte de venda de pão, para o nome da firma Padaria Pastelaria Delícia das Beiras, Lda, com sede na Zona Industrial de Fornos de Algodres. Analisado o assunto a Câmara deferiu.

15 TERCEIRA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E TERCEIRA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Terceira Alteração ao Orçamento e a Terceira Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade aprovar as referidas alterações.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião uma informação dos Serviços Técnicos acerca de um pedido de parecer sobre o procedimento de Propriedade Horizontal, requerido pela firma António Caetano & Moreira, Lda, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou concordar com o teor da informação e deliberou informar o interessado. Foi presente à reunião um requerimento de José Amaral Pinto, a solicitar o licenciamento para construção de uma edificação “tipo tellheiro”, em Fornos de Algodres. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento da Associação de Promoção Social, Cultural e Desportivo de Fornos de Algodres, a solicitar o licenciamento de reconversão do Centro de Noite da Muxagata, para Lar. Analisado o assunto, a Câmara deferiu, conforme informação dos Serviços Técnicos.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 16,45 horas.

16 Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário ______

17 ACTA NÚMERO CINCO

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA TRÊS DE MARÇO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos três dias do mês de Março, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

O Senhor Presidente em relação às questões colocadas na reunião anterior, pelo Senhor Vereador Luís Miguel Ginja, disse que qualquer assunto que se pretenda discutir com mais profundidade, terá de ser agendado nos termos da Lei.

ORDEM DO DIA CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

SINDICATO NACIONAL DOS BOMBEIROS PROFISSIONAIS – Foi presente à reunião um ofício número 362, datado de 22 de Fevereiro, a divulgar uma Campanha de Solidariedade para ajudar os Bombeiros da Madeira. A Câmara deliberou arquivar. CENTRO DE ALCOÓLICOS RECUPERADOS DA GUARDA – Foi presente à reunião um ofício, datado de 24 de Fevereiro, a remeter o Plano de Actividades para o ano de 2010, bem como solicitar a atribuição de um subsídio. Analisado

18 o assunto a Câmara deliberou informar que não existem disponibilidades financeiras para o efeito. TURISMO SERRA DA ESTRELA – Foi presente à reunião o ofício número 23, datado de 18 de Fevereiro, a remeter excertos de notícias de órgãos de comunicação social sobre o discurso do Sr. Presidente da República aquando da sua visita à Serra da Estrela. A Câmara tomou conhecimento. DEPUTADOS DO PSD ELEITOS PELO CIRCULO ELEITORAL DA GUARDA – Foi presente à reunião um mail, a remeter para divulgação questões colocadas ao Governo acerca da Rede Rodoviária da Serra da Estrela. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO CULTURAL MUSICAL E RECREATIVA BATUTA DA ALEGRIA – Foi presente à reunião um ofício datado de 25 de Fevereiro, a solicitar um apoio para a compra de uniformes. A Câmara deliberou arquivar. REPRESENTANTE DOS CTT – Foi presente à reunião uma proposta de novo horário de atendimento ao Publico dos CTT. Analisado o assunto a Câmara tomou conhecimento e não vê inconveniente.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Carlos da Costa, residente em Vila Cova do Covelo, a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Álvaro Veiga Monteiro, residente em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Herdeiros de Maria de Lurdes Ribeiro Ruas, a solicitar que lhe seja passada certidão de compropriedade do prédio rústico sito em Muxagata inscrito na matriz sob o artigo 419. A Câmara deferiu conforme informação.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião um requerimento de Luís Miguel Gomes Ventura, residente em Fornos de Algodres, a solicitar licença para

19 reconstrução de uma habitação unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Rodrigo António Gomes de Sousa, a solicitar licença para construção de uma garagem em Fornos de Algodres. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos.

TERRENO NA ZONA INDUSTRIAL DE JUNCAIS

Em face do incumprimento, por parte da firma Lacabeiras, Lacagem de Alumínios, Lda, da exigência formulada através do ofício número 66, datado de 5 de Fevereiro de 2010, a Câmara deliberou, por unanimidade informar a empresa em causa que deverá agendar a reunião com os Serviços Técnicos, no prazo de quinze dias, sob pena de não o fazendo, ser anulada a deliberação pela qual lhe foi autorizada a venda do terreno na Zona Industrial.

CONTRATO DE REEQUILÍBRIO FINANCEIRO DO MUNICÍPIO / EMPRÉSTIMO A MÉDIO E LONGO PRAZO ATÉ 35.000.000,00 EUROS / APROVAÇÃO DAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS

Foi presente à reunião o Contrato de Reequilíbrio Financeiro do Município de Fornos de Algodres, celebrado entre este Município, a Caixa Geral de Depósitos, S.A. e o Banco Comercial Português S.A., celebrado no âmbito da autorização concedida através do Despacho Conjunto Número 20854/09, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças, publicado no Diário da República nº 181, II Série, de 17 de Setembro de 2009, documento que aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto, a Câmara deliberou, por unanimidade aprovar o Contrato de Reequilíbrio Financeiro citado, assim como o clausulado respectivo, tendo por objecto a contratação do Empréstimo a Médio e Longo Prazo , até ao valor de 35.000.000,00 Euros, nos termos do Plano de Reequilíbrio Financeiro do Município de Fornos de Algodres.

20 QUARTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E QUARTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Quarta Alteração ao Orçamento e a Quarta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade aprovar as referidas alterações.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 11,45 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário ______

21 ACTA NÚMERO SEIS

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA DEZASSETE DE MARÇO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos dezassete dias do mês de Março, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

TURISMO SERRA DA ESTRELA – Foi presente à reunião um mail, datado de 5 de Março, a remeter as estatísticas do Ministério da Economia a confirmar o crescimento de dormidas na Serra da Estrela. MUNICÍPIO DE – Foi presente à reunião o ofício número 1876, datado de 2 de Março, a remeter a moção, aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal, com o fundamento de repudiar a decisão do Governo em suspender a execução dos traçados IC6, IC7 e IC37, exigindo, por direito próprio e por dever de justiça, que os mesmos traçados sejam executados e, de imediato, integrados nas opções do Governo. A Câmara tomou conhecimento e subscreve a referida moção. JOÃO BATISTA RIBEIRO LUCAS – Foi presente à reunião um ofício datado de 3 de Fevereiro, a solicitar que o pagamento relativo à licença do alvará de loteamento nº 2/07, seja efectuado aquando do pagamento da factura nº 196, de 08 de Março de 2008. Analisado o assunto a Câmara tomou conhecimento

22 e ratificou a decisão do Sr. Presidente da Câmara, pela qual autorizava a emissão do alvará de loteamento. COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS – Foi presente à reunião um ofício número 10, datado de 15 de Março, a solicitar a atribuição de um subsídio para a comemoração do dia Mundial da Criança, conforme orçamento em anexo. A Câmara tomou conhecimento e aprova o montante da despesa proposta 1.650,00 Euros (mil seiscentos e cinquenta Euros). E.D.P. DISTRIBUIÇÃO – Foi presente à reunião um ofício número 209, datado de 4 de Março, a dar conhecimento das obras executadas no Município. A Câmara tomou conhecimento.

APOIO AOS PRODUTORES DE QUEIJO DA SERRA, DO MUNICÍPIO

Foi presente à reunião uma informação do Engº João Pina Gomes, responsável pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Ovinicultor, a solicitar a atribuição de um apoio financeiro (cerca de 5.000,00 Euros anuais) aos produtores de queijo, no sentido de incentivar a adesão ao processo de certificação, suportar os encargos resultantes das análise laboratoriais, e pagamento da taxa de controlo oficial. A Câmara concorda com a informação, dando plenos poderes ao Sr. Presidente da Câmara para autorizar o plano e implementá-lo.

INFORMAÇÃO DO GABINETE TÉCNICO FLORESTAL

Foi presente à reunião uma informação do Gabinete Técnico Florestal, a propor que a plantação de uma árvore do centenário seja plantada no dia 5 de Outubro, no largo do Mercado, em virtude de nesta data os Serviços estarem na Coordenação do Programa Limpar . Analisado o assunto a Câmara deliberou: “Cumpra-se a informação dos Serviços”.

23 PROJECTO DE REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE FORNOS DE ALGODRES

Foi presente à reunião o Projecto de Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Fornos de Algodres, documento que aqui se dá como reproduzido e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade remeter a todos os membros da Assembleia Municipal, bem como colocá-lo em apreciação pública.

QUINTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E QUINTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Quinta Alteração ao Orçamento e a Quinta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade aprovar as referidas alterações.

SEXTA ALTERAÇÃO AO ORÇAMENTO

Foi presente à reunião a Sexta Alteração ao Orçamento, a qual aqui se dá como reproduzida e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade aprovar as referidas alterações.

VENDA EM HASTA PÚBLICA DE EQUIPAMENTOS DIVERSOS

Tendo em conta o estado de obsolescência de algumas viaturas e equipamentos, a Câmara deliberou, por unanimidade, proceder à venda , em hasta pública, dos seguintes equipamentos: a) Autocarro de marca M.A.N. - matrícula 20-06-CN b) Viatura marca Nissan – matrícula PF – 99 – 05 c) Máquina Rectroescavadora – Fermec 760

24 d) Dois pavilhões pré-fabricados, sitos nas imediações do antigo Ciclo, não sendo fixado a base de licitação, aceitando-se a melhor proposta.

ESTUDOS DE IMPACTE AMBIENTAL

Foram presentes à reunião os Estudos de Impacte Ambiental do Aproveitamento Hidroeléctrico de Girabolhos, bem como da Construção do Gasoduto, obra promovida pela REN, documentos que aqui se dão como reproduzidos e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. A Câmara tomou conhecimento.

RESIDÊNCIA DOS MAGISTRADOS / POSSE ADMINISTRATIVA

Foi presente à reunião uma Informação prestada pelo Chefe de Divisão de Obras Públicas, dando conta dos constantes incumprimentos por parte do adjudicatário da obra de Construção da Residência dos Magistrados de Fornos de Algodres, apontando para a eventual posse administrativa da obra, documento que aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto, a Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade, decidir o assunto em causa na próxima reunião.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,15 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

25 O Presidente da Câmara

______

O Secretário ______

26 ACTA NÚMERO SETE

ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA DEZANOVE DE MARÇO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos dezanove dias do mês de Março, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência da Srª Vice – Presidente Drª Maria Isabel Batista Martins e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas onze horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, passou-se ao ponto único da Ordem do Dia:

SÉTIMA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E SEXTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Sétima Alteração ao Orçamento e a Sexta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 11,45 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

27 A Vice- Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

28 ACTA NÚMERO OITO

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA TRINTA E UM DE MARÇO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos trinta e um dias do mês de Março, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício número 103, datado de 21 de Março, a enviar o Balancete da Gerência e balancete geral financeiro do ano 2009. A Câmara tomou conhecimento e congratula-se com os resultados positivos da Conta de Gerência. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício circular número 42/2010, datado de 26 de Março, a dar conhecimento da assinatura do protocolo de cooperação entre a A.N.M.P. e o Provedor da Justiça. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício circular número 43/2010, datado de 25 de Março, a solicitar ao Município uma manifestação de solidariedade para com o

29 Funchal que se poderá traduzir em ajuda financeira ou envio de materiais. A Câmara deliberou informar que neste momento não tem disponibilidades financeiras para o efeito. INDUSTRIAIS DE TÁXIS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício, datado de 25 de Março, a comunicar que os industriais decidiram estabelecer a regra da prioridade, a partir do dia 1 de Abril de 2010. Analisado o assunto a Câmara deliberou solicitar informação sobre o assunto à ANTRAL e demais órgãos representativos do sector. ANTHONY GRAHAM CONWAY – Foi presente à reunião um ofício datado de 31 de Março, a solicitar a isenção de IMT. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade considerar relevante para a economia local a actividade ali referida, pelo que deliberou emitir parecer favorável à isenção de IMT. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL - Foi presente à reunião uma informação da Técnica de Serviço Social, dando conta que após a avaliação das medidas de carácter excepcional promovidas pela autarquia, no âmbito dos apoios escolares, era necessário proceder-se a algumas alterações, nomeadamente: 1 – Isentar do pagamento de transportes escolares, as famílias que possuem mais do que um filho a usufruir do mesmo , pagando apenas pelo primeiro, ficando os restantes, abrangidos pela isenção. 2 – Isentar do pagamento de refeições, os alunos provenientes de famílias com dois ou mais filhos a frequentar os estabelecimentos de ensino do 1º CEB, pagando apenas por um filho. Analisado o assunto, a Câmara concordou com a informação.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Nelson Cabral Correia Miranda, residente em Oliveira do Hospital, a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante de carnes frescas. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Cesaltina M. Santos Loureiro, residente em Oliveira do Hospital, a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante de tecidos a retalho. A Câmara deferiu.

30 Foi presente à reunião um requerimento de Norberto da Conceição, residente em , a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante de tecidos a retalho. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Pomar da Presa – Produtos Agrícolas, com sede em Aguiar da Beira, a solicitar a concessão de cartão de vendedor ambulante de fruta, na freguesia de Queiriz. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Júlio Oliveira Cunha, residente em Casal Vasco, a solicitar que lhe seja passada certidão de compropriedade do prédio rústico sito no lugar de Carvalhais, freguesia de Casal Vasco, inscrito na matriz sob o artigo 565. A Câmara deferiu conforme informação. Foi presente à reunião um requerimento de Virgínia Oliveira Cunha, residente em Casal Vasco, a solicitar que lhe seja passada certidão de compropriedade do prédio rústico sito em Urgueira no Ramirão, freguesia de Casal Vasco, inscrito na matriz sob o artigo 667. A Câmara deferiu conforme informação. Foi presente à reunião um requerimento de Sérgio Augusto Moreira da Fonseca, residente em Fornos de Algodres, a solicitar que lhe seja passada certidão de destaque de uma parcela de terreno com a área de 1.200 m2. A Câmara deferiu conforme informação.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião um requerimento da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Matança, a solicitar licença para construção de uma casa mortuária. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos.

PROPOSTA DE APROVAÇÃO POR DESPACHO EM OBRAS PARTICULARES (CANDIDATURAS)

Foi presente à reunião uma informação do Arquitecto Carlos Gomes, a informar que os processos relacionados com as Comissões

31 Fabriqueiras ou Associações, no Âmbito das candidaturas (TNS e Medidas I), projectos esses elaborados pelos Serviços Técnicos da Câmara, deverá a respectiva aprovação de arquitectura ser efectuada por despacho do Sr. Presidente da Câmara, com eventual delegação nos Vereadores, dando conhecimento posterior à Câmara Municipal. Analisado o assunto a Câmara deliberou delegar no Sr. Presidente da Câmara as competências previstas na informação.

CONSTRUÇÃO DE UMA RAMPA DE ACESSO AO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO MUNICÍPIO PARA PESSOAS COM MOBILIDADE CONDICIONADA

NA sequência das várias hipóteses já analisadas, foi presente à reunião a solução arquitectónica para construção de uma rampa de acesso ao edifício dos Paços do Município Para Pessoas com Mobilidade Condicionada, documento que aqui se dá como reproduzido e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. A Câmara aprovou, por unanimidade, a solução em causa.

POSSE ADMINISTRATIVA

Tendo em conta os sucessivos incumprimentos por parte da empresa adjudicatária, a qual apesar de todos os contactos e diligências, efectuadas, quer formalmente, quer através dos Serviços Técnicos Municipais, não deu seguimento às legais exigências desta Câmara Municipal, tornando insustentável a manutenção dos vínculos contratuais estabelecidos com esta Autarquia, a Câmara deliberou, por unanimidade requerer a posse administrativa das seguintes obras: - Construção da Residência dos Magistrados de Fornos de Algodres; - Recuperação e Valorização do Património Classificado do Centro Histórico de Algodres e respectiva Zona de Protecção.

32 LOTE DE TERRENO NA ZONA INDUSTRIAL DE JUNCAIS

Em face da ausência de resposta às solicitações que, no âmbito do processo relativo ao lote de terreno na Zona Industrial de Juncais, lhe foram efectuadas, quer, formalmente, por esta Câmara Municipal, quer, informalmente, pelos Serviços Técnicos da Autarquia, a Câmara deliberou, por unanimidade, entender tal procedimento como manifesto desinteresse na aquisição do referido lote de terreno, conforme pretensão oportunamente formulada, anulando, em consequência disso, a deliberação tomada em 4 de Março de 2009, através da qual lhe havia sido autorizada a respectiva venda, ficando, também, sem quaisquer efeitos, todas as deliberações já tomadas sobre tal matéria.

ALIENAÇÃO DE BENS DIVERSOS

Tendo em conta o estado de obsolescência de diversos equipamentos e bens e dado que, economicamente, não se justifica qualquer reparação, a Câmara deliberou, por unanimidade, proceder à alienação, em hasta pública, os seguintes bens, fixando a base de licitação: a) Autocarro de marca M.A.N. - matrícula 20-06-CN – base de licitação – 2.500 Euros; b) Viatura marca Nissan – matrícula PF – 99 – 05 – base de licitação – 1.000,00 Euros; c) Máquina Rectroescavadora – Fermec 760 – base de licitação – 9.000,00 Euros; d) Dois pavilhões pré-fabricados, sitos nas imediações do antigo Ciclo, não sendo fixado a base de licitação, aceitando-se a melhor proposta. e) Compressor – base de licitação – 500 Euros; f) Dois cofres – base de licitação 250 Euros.

OITAVA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E SÉTIMA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

33 Foi presente à reunião a Oitava Alteração ao Orçamento e a Sétima Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

34 ACTA NÚMERO NOVE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA VINTE E UM DE ABRIL DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos vinte e um dias do mês de Abril, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA

ESCOLA PROFISSIONAL DE TRANCOSO – Foi presente à reunião um ofício, datado de 14 de Abril, a solicitar parecer quanto à pertinência e oportunidade da criação de novos cursos. A Câmara deliberou nada ter a opor. ESCOLA PROFISSIONAL SERRA DA ESTRELA – Foi presente à reunião um ofício número 222, datado de 13 de Abril, a solicitar a emissão de parecer quanto à criação de novos cursos. A Câmara deliberou nada ter a opor. ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DA GUARDA – Foi presente à reunião um ofício número 107, datado de 9 de Abril, a solicitar a concessão de um subsídio para a comemoração do 10º aniversário da Associação. A Câmara deliberou informar que não tem disponibilidades financeiras para o efeito. ANTÓNIO CAETANO & MOREIRA LDA – Foi presente à reunião um ofício datado de 14 de Abril, a solicitar que lhes conceda prazo até ao próximo mês

35 para acabar as duas obras “Construção dos Magistrados de Fornos de Algodres (2ª fase) e “Recuperação do Património Classificado do Centro histórico de Algodres e respectiva Zona de Protecção.” A Câmara deliberou suspender a decisão da reunião anterior, pelo prazo solicitado.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Jorge Antunes Saraiva, residente em Dornelas, a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de António Dias Sequeira Lopes, residente em Vila Ruiva, a solicitar certidão de destaque de uma parcela de terreno, descrita na Conservatória do Registo Predial sob o número 16726 e descrita na matriz predial sob o artigo 239, da freguesia de Vila Ruiva. Analisado o assunto a Câmara deliberou deferir conforme Informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Guilherme Andrade dos Santos, residente em Maceira a solicitar certidão de destaque de uma parcela de terreno, descrita na matriz predial sob o artigo 1295, da freguesia de Maceira. Analisado o assunto a Câmara deliberou deferir conforme Informação dos Serviços Técnicos.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião um requerimento de Emília Lopes Costa, residente em Vila Chã, a solicitar licença para construção de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Diana Almeida Pereira, residente em Furtado, a solicitar licença para construção de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. INFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS TÉCNICOS – Foi presente à reunião uma informação acerca das obras de urbanização do Processo de Loteamento

36 Número 18/92, a qual aqui se dá como reproduzida e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise, a Câmara deliberou notificar o proprietário, o qual deverá dar início às obras de urbanização, impreterivelmente até ao dia 31 de Maio do corrente ano, sob pena de ser accionada a garantia bancária prestada para o efeito.

NONA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E OITAVA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Nona Alteração ao Orçamento e a Oitava Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

REGULAMENTO MUNICIPAL DE TOPONÍMIA E NUMERAÇÃO DE POLÍCIA

Na sequência da aprovação do Projecto de Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia do Concelho de Fornos de Algodres, e tendo decorrido o período de discussão pública a que, nos termos da lei, o mesmo e encontrava obrigado, a Câmara verificou que, durante o período referido, não foram apresentadas quaisquer reclamações ou sugestões, estando, por conseguinte, reunidas todas as condições legais para que o Regulamento citado seja submetido à aprovação final da Assembleia Municipal. Nestes termos, a Câmara deliberou, por unanimidade, submeter o documento à aprovação final da Assembleia Municipal.

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO

Encontrando-se em fase terminal o período de submissão à discussão pública do Projecto de Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município, e não tendo sido registadas, até à presente data, quaisquer reclamações ou sugestões, a Câmara deliberou, por unanimidade,

37 propor à Assembleia Municipal a aprovação final do documento em causa, devendo ser apresentadas àquele órgão todas as reclamações e sugestões que, eventualmente, possam vir a ocorrer na parte final do período de discussão pública em causa.

APROVAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS RELATIVOS A 2009

Foram presentes à reunião os documentos de Prestação de Contas relativos a 2009, os quais aqui se dão como reproduzidos e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisados os documentos em causa e após terem sido prestados alguns esclarecimentos, a Câmara deliberou, por maioria, com os votos contra dos Senhores Vereadores do Partido Socialista, aprovar aqueles documentos. Deliberou, ainda, a Câmara, por unanimidade, ao abrigo do disposto no artigo 64º, número 2, alínea e), da Lei Número 169/99, de 18 de Setembro, com a redacção introduzida pela Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro, submetê-los à apreciação e votação da Assembleia Municipal, nos termos do artigo 53º, número 2, alínea c), do diploma legal atrás citado. Para justificar a tomada de posição, os Senhores Vereadores do Partido Socialista apresentaram a seguinte declaração de voto: “Do ponto de vista técnico o relatório obedece ao POCAL e está devidamente implementado, revela-se um instrumento, fundamental e essencial à gestão. Entendemos porém que a Prestação Contas e o Relatório de Gestão 2009, demonstram que apesar e com a condicionante da crise económica e social que se verificou no País, não foi dado pelo Município um contributo para uma melhor qualidade de vida no nosso Concelho. Entendemos também que o Relatório de Gestão não sintetiza a actividade municipal desenvolvida ao longo de 2009. A Prestação de Contas e Relatório de gestão 2009, confirmam em nosso entender a não aposta numa estratégia de desenvolvimento local integrada, e não dirigida a toda a população do Concelho.

38 Não houve preocupação de equilibrar as despesas correntes com as receitas correntes. Seria importante que os resultados líquidos fossem positivos, pois são eles que nos indicam a viabilidade económica e consequentemente o desenvolvimento municipal”. Em face da presente declaração de voto, o Sr. Presidente da Câmara, dirigiu-se aos Srs. Vereadores do Partido Socialista, sugerindo-lhes que, ao invés de referirem não ter a Câmara apostado numa estratégia de desenvolvimento integrado, deveriam antes apontar qual a estratégia de desenvolvimento a implementar e quais os recursos a afectar à mesma bem como a respectiva proveniência.

APROVAÇÃO DA PRIMEIRA REVISÃO AOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS DE 2010

Tendo em conta a recente conclusão do processo de submissão do Plano de Reequilíbrio Financeiro do Município de Fornos de Algodres à fiscalização preventiva do Tribunal de Contas e dado que se revela necessário e de superior interesse para o Município, a realização imediata de uma Revisão aos Documentos Previsionais de 2010, nesta data já em preparação, a Câmara deliberou, por unanimidade, propor à Assembleia Municipal a aceitação da discussão e aprovação da Revisão em causa, na Sessão de 30 de Abril, assumindo o compromisso de proceder ao envio dos documentos de suporte respectivos, logo que elaborados e aprovados pela Câmara Municipal.

ESTÁGIOS DE FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIO DE BAÍA FARTA

O Senhor Presidente deu conhecimento que, no âmbito do relacionamento privilegiado que esta Autarquia tem com o Município de Baía Farta – Angola, fora contactado no sentido de poderem ser acolhidos, em regime de estágio, dois funcionários daquele Município reforçando o intercâmbio de diferentes experiências profissionais, assim como o espírito de colaboração já existente. Analisado o assunto a Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade, aceitar o estágio dos funcionários em causa,

39 danado poderes ao Senhor Presidente para criar as condições necessárias para o efeito.

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE AMORTIZAÇÃO DO EMPRÉSTIMO A CURTO PRAZO NÚMERO 151687641, CONTRATADO JUNTO DO BCP MILLENIUM, ATÉ AO VALOR DE €414.000,00

Tendo em conta que a prorrogação autorizada pela Assembleia Municipal, em Sessão de 21 de Dezembro de 2009, não se revelou temporalmente suficiente para fazer face, quer à demora na aprovação do Plano de Reequilíbrio Financeiro do Município, quer na contratação do empréstimo a ele subjacente, dependendo deste a amortização do Empréstimo a Curto Prazo Número 151687641, até ao valor de €414.000,00, a Câmara deliberou, por unanimidade, solicitar à Assembleia Municipal, autorização para proceder à prorrogação do empréstimo citado até 31 de Maio de 2010.

ENCERRAMENTO DA ESCOLA DO 1º CEB DE ALGODRES

A Senhora Vice-Presidente deu conhecimento à Câmara da intenção do encerramento da Escola do 1º CEB de Algodres, a qual irá fundamentar intransigentemente a defesa do não encerramento. A Câmara tomou conhecimento.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

40

______

O Secretário

______

41 ACTA NÚMERO DEZ

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA VINTE E OITO DE ABRIL DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos vinte e oito dias do mês de Abril, do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas catorze horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA

TREZEME – Produção – Foi presente à reunião uma proposta de espectáculo “Super Silva”, a realizar no Município de Fornos de Algodres. A Câmara tomou conhecimento. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício , datado de 21 de Abril, a solicitar a atribuição de um apoio para suportar os custos com a realização do referido Sarau. A Câmara deliberou atribuir um subsídio de cem Euros, desde que haja cabimento orçamental. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião um ofício circular número 58/2010, datado de 19 de Abril a solicitar apoio para os Municípios afectados com as intempéries. A Câmara deliberou,

42 por unanimidade informar que neste momento, não tem disponibilidades financeiras. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL – Foi presente á reunião uma informação da Técnica de Serviço Social, acerca do pedido de isenção do pagamento de refeições escolares apresentado por Ana Maria Ferreira, encarregada de educação doa Diogo Sousa Ferreira, residente em Matança, a qual aqui se dá como reproduzida e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou deferir conforme a Informação. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL – Foi presente à reunião uma Informação da Técnica de Serviço Social, acerca de um pedido e isenção do pagamento da baixada de água e prestação gratuita do serviço de ligação à rede pública de saneamento, apresentado por Fernanda Soares Marques, residente em Vila Chã, a qual aqui se dá como reproduzida e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou deferir conforme informação.

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA

Foi presente à reunião uma proposta de normas de funcionamento para a organização de um evento temático supra municipal promotor do Queijo Serra da Estrela. A Câmara tomou conhecimento.

DÉCIMA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E NONA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Alteração ao Orçamento e a Nona Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

43 IMT RELATIVO À COMPRA E VENDA DE FRACÇÃO AUTÓNOMA CORRESPONDENTE A PARTE DO EDIFÍCIO DO ANTIGO CICLO

Mediante Hasta Pública e por deliberação de 10 de Dezembro de 2008, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres vendeu à Fabrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Fornos de Algodres, a fracção B, resultante da submissão ao regime de Propriedade Horizontal do edifício do Antigo Ciclo Preparatório, transacção que, por força de algumas normas legais, é passível de isenção de IMT. Assim, tendo em conta que: a) Reconhecidamente , a transacção em causa seria passível de Isenção de IMT; b) A Fábrica da Igreja Paroquial solicitou, há já vários meses, junto da Direcção Geral dos Impostos, a isenção do IMT relativo a tal transacção, entidade que tarda em reconhecer o direito à isenção referida; c) A compradora considerou da máxima urgência a aquisição do imóvel, com vista a nele desenvolver as suas actividades, tendo, por esse facto procedido ao pagamento do IMT devido, importância que foi ou viria a ser arrecadada pelo Município; d) A Câmara reconhece a importância do edifício na prossecução dos fins da entidade citada, assim como, o direito à isenção referida. A Câmara deliberou, por unanimidade, proceder ao desconto, no preço global da venda do imóvel, da importância paga pela Fábrica da Igreja a título de IMT, na referida transacção.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 17,30 horas.

44 Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

45 ACTA NÚMERO ONZE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA DOZE DE MAIO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos doze dias do mês de Maio do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA

A Senhora Vereadora Drª Isabel Santos deu conhecimento que fora contactada por um grupo de pessoas que têm por objectivo a construção de uma unidade de repouso para professores aposentados. A Câmara tomou conhecimento.

ORDEM DO DIA

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DE DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS – Foi presente à reunião um ofício número 1443/2010, datado de 27 de Abril, a solicitar informação sobre a possibilidade de colocar pessoal constante das listagens em situação de mobilidade especial. A Câmara deliberou informar que não está interessada. ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL – COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA SERRA DA ESTRELA – Foi presente à reunião um ofício número 29/2010, datado de 27 de Abril a remeter a moção aprovada, por unanimidade, relativa

46 aos itinerários complementares da Serra da Estrela. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA GUARDA – Foi presente à reunião um ofício número 306, datado de 27 de Abril, a manifestar o reconhecimento pela colaboração que o Município acolheu a Final da 2ª divisão Distrital. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião um mail, datado de 28 de Abril, acerca da alteração ao regime jurídico do exercício da Tutela Administrativa sobre as Autarquias Locais e entidades equiparadas. A Câmara tomou conhecimento. GRUPO PARLAMENTAR DO PCP – Foi presente à reunião um mail, datado de 7 de Maio, contendo a interpelação ao Governo sobre privatizações (por um sector público forte e dinâmico, contar as privatizações. A Câmara tomou conhecimento. FERNANDO JOSÉ FERNANDES ANTÓNIO, E JOSÉ MARIA PINA FIGUEIREDO ALVES - Foi presente à reunião um ofício a solicitar a marcação de uma reunião com os investidores ingleses, a Câmara, um representante da Junta de Freguesia, representante do Episcopado, responsável da Remax e outros. A Câmara tomou conhecimento. INFORMAÇÃO DO SERVIÇO DE APOIO À FLORESTA - Foi presente à reunião uma informação, sobre um pedido de cedência de instalações do estádio Municipal (relvado), efectuado pelo Courelas Sports Club de Campo, para a realização do VIII Fornos Cup Ibérica Foot Festival, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou que em face do parecer técnico, a Câmara disponibiliza o campo pelado para os três dias e o campo relvado para um dos dias à escolha para a realização eventual.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente á reunião um requerimento de Maria Fernanda Amaral Dias Matos, residente em Chãs de Tavares, datado de 29 de Abril, a solicitar a renovação de cartão de vendedor ambulante. Analisado o assunto a Câmara deferiu.

47 Foi presente à reunião um requerimento de José Esteves Marques, residente em Forninhos, a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante de frutas e hortaliças. Analisado o assunto a Câmara deferiu.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião um requerimento de Movifornos – Comércio de Móveis Lda, com sede em Fornos de Algodres, a solicitar licença para construção de uma Edificação destinado a exposição de móveis. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de A. Oliveira & Agostinho, Transportes Lda, com sede em Fornos de Algodres, a solicitar licença para a construção de uma edificação destinada a armazéns. A Câmara deferiu conforme informação os Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Paulo Jorge Cardoso de Almeida Nunes, residente em Fornos de Algodres, a solicitar licença para ocupação da via pública. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos.

DÉCIMA PRIMEIRA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Primeira Alteração ao Orçamento e a Décima Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

SARAU CULTURAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES

Por proposta da Srª Vice Presidente Drª Isabel Santos a Câmara deliberou por unanimidade, manifestar junto da organização do Sarau Cultural

48 do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, o regozijo por aquele feito desportivo e cultural.

PROPOSTA PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE UPGRADE E SOFTWARE

Foi presente à reunião a proposta da firma AIRC – Associação de Informática da Região Centro, para aquisição de upgrade e software, para o Serviço de Águas, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise, a Câmara deliberou adquirir o respectivo software tendo em conta a necessidade e urgência originada pela nova Tabela de Taxas e Licenças.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

49 ACTA NÚMERO DOZE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA VINTE E SEIS DE MAIO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos vinte e seis dias do mês de Maio do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÂO DO CENTRO – Foi presente à reunião um ofício, datado de 20 de Maio, a informar que as salas de apoio não deverão funcionar no próximo ano lectivo. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade informar que, embora reconhecendo a vantagem pedagógica da integração dos catorze alunos da EB1 de Algodres num grupo mais alargado de alunos da EB 1 de Fornos de Algodres, deverá ser mantido o funcionamento da EB1 de Algodres, em virtude de não considerarmos pedagogicamente adequada a integração de alunos numa escola que vai entrar em obras. Assim sendo, estando ainda a tentar encontrar uma solução para o acolhimento provisório dos alunos da EB1 de Fornos de Algodres enquanto decorrerem as obras de requalificação, que poderá passar pela instalação dos alunos em contentores, não nos parece aceitável a transferência dos alunos da EB1 de Algodres para a EB1 de Fornos de Algodres no ano lectivo de

50 2010/2011, declinando esta Câmara Municipal qualquer responsabilidade pela falta de qualidade na recepção dos alunos provenientes da EB1 de Algodres, face às razões atrás aludidas. ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício número 175/BVFA/2009, datado de 20 de Maio, a informar que procederam naquela data à liquidação dos empréstimos. JOSÉ ALEXANDRE GOMES DE ABREU – Foi presente à reunião o Auto de Declarações, relativamente ao Processo de Contra-Ordenação nº 07/2010, por plantação de eucaliptos sem licença da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a qual aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta Deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade mandar arquivar, tendo em conta os motivos aduzidos.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Maria de Lurdes Silva Ferreira, residente em S. Romão, a solicitar a concessão de um lugar no Mercado Municipal para exercer a actividade de vendedor de calçado. Analisado o assunto, a Câmara indeferiu, tendo em conta a inexistência de espaço, conforme informação do Fiscal Municipal. Foi presente à reunião um requerimento de Luísa Gomes Pacheco, Sociedade Unipessoal, Lda, com sede em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação da licença para a ocupação da via pública com esplanada, com uma área de 16m2. Analisado o assunto a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Luísa Gomes Pacheco, Sociedade Unipessoal, Lda, com sede em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação da licença para a ocupação da via pública com grelhador. Analisado o assunto a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Luísa Gomes Pacheco, Sociedade Unipessoal, Lda, com sede em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação da licença para a ocupação da via pública com um toldo. Analisado o assunto a Câmara deferiu.

51 Foi presente à reunião um requerimento de Carlota de Jesus Primavera Felício Pereira, residente em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação da licença para a ocupação da via pública com esplanada, com uma área de 15m2. Analisado o assunto a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Snack Bar Pizza Mota, Lda, com sede em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação da licença para a ocupação da via pública com esplanada, com uma área de 10m2. Analisado o assunto a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Manuel José Simões Cardoso, com sede em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação da licença para a ocupação da via pública com esplanada, com uma área de 20m2. Analisado o assunto a Câmara deferiu.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião um requerimento de Rui Pais de Andrade, residente em Cortiçô, a solicitar licença para a reconstrução de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto e conforme informação dos Serviços, a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de J. Ribeiro e Filho Lda, com sede em Muxagata, a solicitar licença para a construção de uma edificação “Armazém”. Analisado o assunto e conforme informação dos Serviços a Câmara deferiu.

DÉCIMA SEGUNDA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA PRIMEIRA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Segunda Alteração ao Orçamento e a Décima Primeira Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

52 PLANTAÇÕES DE EUCALIPTOS

Constatando-se que o crescente abandono de terrenos agrícolas, devido à desvalorização dos preços do mercado dos produtos e à enorme concorrência dos produtores externos, tem levado os proprietários florestais à adopção de medidas de aproveitamento dos seus recursos fundiários sem que, nem sempre, sejam respeitadas as aptidões dos nossos solos violando por vezes as disposições legais em vigor, em especial no que toca à plantação de espécies de crescimento referido, a Câmara deliberou por unanimidade reforçar as acções de vigilância a incidir sobre a temática em questão, despoletando sem quaisquer excepções todos os mecanismos de averiguação e posteriores medidas sancionatórias, sempre que não seja feita prova das autorizações necessárias à execução das acções respectivas, não dispensando contudo, quaisquer outras medidas tomadas por entidades que a respeito da matéria em causa tenham poder interventivo e/ou decisório.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

53 ACTA NÚMERO TREZE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA NOVE DE JUNHO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos nove dias do mês de Junho do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Faltou a Srª Vereadora do Partido Social Democrata Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES - Foi presente à reunião um ofício circular número 85/2010, datado de 1 de Junho, a informar que foi solicitado ao Senhor Presidente da República que possa equacionar a possibilidade de verificação da constitucionalidade da proposta de lei nº 26/XI, quando a mesma lhe for remetida pela Assembleia da República para promulgação. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUES – Foi presente à reunião uma circular a remeter as medidas complementares ao PEC, bem como a análise da proposta de Lei 26/XI. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião uma circular número 86, datada de 1 de Junho referente às transferências das autarquias para o Serviço Nacional de Saúde.

54 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUES – Foi presente à reunião uma circular número 86, datada de 28 de Maio, referente á análise sobre um conjunto de iniciativas legislativas, nas quais se destacam o regime da tutela administrativa. Crime urbanístico. Crimes da responsabilidade dos titulares de cargos políticos. A Câmara tomou conhecimento. ADRUSE – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DA SERRA DA ESTRELA – Foi presente à reunião um ofício número 503, datado de 1 de Junho, a informar a constituição dos órgãos sociais. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUES – Foi presente à reunião um mail a solicitar a emissão de parecer quanto ao projecto de portaria que regulamenta o registo Nacional de Turismo. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUES – Foi presente à reunião um mail a solicitar a emissão de parecer quanto ao projecto de lei 23/XI Regime da pratica de naturismo e da criação de espaços de naturismo. A Câmara tomou conhecimento. AUTO DE NOTÍCIA DE CONTRA ORDENAÇÃO Nº 47/2010 - Foi presente à reunião o Auto de Declarações, relativamente ao Processo de Contra- Ordenação nº 47/2010, a qual aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta Deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade mandar arquivar, tendo em conta que foi reposta a legalidade. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL – Foi presente à reunião uma informação da Técnica de Serviço Social, acerca de um pedido de isenção da taxas camarárias referentes ao processo de licenciamento de obra particular de Maria Teresa Frias de Matos, residente em Infias, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação do Serviço Social. PROTOCOLO DO PROGRAMA DE EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR – Foi presente à reunião uma alteração ao Protocolo do Programa na componente de apoio à família, no que diz respeito ao fornecimento de refeições, a qual aqui se dá como reproduzida e se

55 considera como fazendo parte integrante desta deliberação. A Câmara autorizou.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de José dos Santos Andrade, a solicitar a renovação da licença para ocupação da via pública com mesas e cadeiras com uma área de 3 metros quadrados. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de António Rocha, residente em Sobral Pichorro, a solicitar que seja passada certidão de desanexação de uma parcela de terreno, para construção de uma habitação, descrita na matriz predial sob o artigo 1142, da freguesia de Sobral Pichorro. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de José Andrade, residente em Fornos de Algodres e Aida de Jesus Conceição Andrade, residente em Queiriz, a solicitar que lhes seja passada certidão de compropriedade do prédio rústico sito em “Soitinho”, Casal do Monte, freguesia de Queiriz, inscrito na matriz sob o artigo 1493. A Câmara deferiu conforme informação.

REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE FORNOS DE ALGODRES

Foi presente à reunião o relatório de apreciação das propostas referentes ao procedimento de ajuste directo para a contratação da empreitada “Remodelação e Ampliação do Centro Escolar de Fornos de Algodres”, o qual aqui se dá como reproduzido e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade adjudicar à empresa Montalvia S.A., conforme a Informação da Comissão de Análise das Propostas.

56 ILUMINAÇÃO DE PROPRIEDADES PARTICULARES

Em face da difícil conjuntura económica que nos encontramos a atravessar e na sequência de várias reclamações apresentadas, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade retirar as lâmpadas de iluminação pública que se encontrem a servir propriedades privadas, deixando apenas em funcionamento aquelas que, por se encontrarem junto a casas de habitação, infra-estruturas ou equipamentos, se revelem imprescindíveis.

DÉCIMA TERCEIRA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA SEGUNDA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Terceira Alteração ao Orçamento e a Décima Segunda Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO.

Tendo em conta alguns desajustamentos verificados na aplicação prática do Regulamento de Taxas e Outras Receitas do Município de Fornos de Algodres, tanto ao nível da aplicação e cobrança de algumas taxas ali previstas, como da não fixação de preços para alguns serviços prestados pelo Município, designadamente, para execução de ramais de água e saneamento, ligações, cortes e restabelecimentos, assim como verificação de contadores, a Câmara deliberou, por unanimidade, propor à Assembleia Municipal a aprovação de alterações aos Capítulos V e VI do Anexo I – Tabela de Taxas Municipais, integrado no Regulamento referido, nos termos da Proposta de Alteração, que foi presente à reunião e que aqui se dá como reproduzida, considerando-se como fazendo parte integrante desta deliberação.

57

DOAÇÃO DAS CASAS DOS MAGISTRADOS AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Tendo em conta que as obras de construção das Casas dos Magistrados de Fornos de Algodres se encontram concluídas, a Câmara deliberou, por unanimidade, nos termos do protocolo celebrado entre o Estado Português, representado pelo Ministério da Justiça, e o Município de Fornos de Algodres, doar ao Estado Português os imóveis referidos, os quais correspondem aos prédios urbanos sitos ao “Chão do Fonseca”, descritos na Conservatória do Registo Predial de Fornos de Algodres sob os números 00167/170388 – D e 00167/170388 – E, e inscritos na respectiva matriz sob os artigos 1634 –D e 1634 – E, respectivamente.

RESULTADOS DESPORTIVOS DA ASSOCIAÇÂO DESPORTIVA DE FORNOS DE ALGODRES

Tendo em conta a classificação obtida pela Associação Desportiva de Fornos de Algodres, na época desportiva de 2009/2010, e na disputa do campeonato de futebol da III Divisão Nacional Série D, 3º Lugar, a Câmara deliberou, por unanimidade manifestar junto da Direcção, massa associativa, simpatizantes e desportistas, o seu apreço e satisfação pelo mérito do trabalho realizado e dos esforços, aos mais variados níveis, desenvolvido.

CAMPEONATO DO MUNDO DE KARATÉ

Em face dos resultados obtidos pelos atletas Ariana Nunes Paraíso e Gonçalo Emanuel Paraíso Bento, no Campeonato do Mundo de Karaté realizado em Lisboa, nos dias 13 a 15 de Maio, a saber, medalhas de prata e bronze e medalha de bronze, respectivamente, a Câmara deliberou, por unanimidade, congratular-se com estes êxitos desportivos, bem como manifestar aos atletas, familiares e treinador, a satisfação e apreço pelo mérito dos resultados obtidos, formulando votos de incentivo na prossecução e desenvolvimento daquela actividade desportiva.

58

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

59 ACTA NÚMERO CATORZE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA DEZOITO DE JUNHO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos dezoito dias do mês de Junho do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA – Foi presente à reunião um ofício número 144/AB/2010, datado de 9 de Junho, a agradecer a atribuição de produtos regionais para a feira Mostra de Produtos Regionais. A Câmara tomou conhecimento. LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO - Foi presente à reunião um ofício, datado de 8 de Junho, a solicitar o apoio da autarquia na divulgação da Campanha de Prevenção de Cancro da Mama da LPCC. A Câmara remeteu à Drª Isabel para tratar do assunto em conformidade. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião um ofício circular número 89/2010, datado de 09 de Junho, referente ao processo de encerramento de escolas. A Câmara tomou conhecimento. PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA – Foi presente à reunião um ofício, datado de 9 de Junho, a remeter o comunicado sobre o PSD e o Hospital Central da Beira Interior. A Câmara tomou conhecimento.

60 INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO DE ACÇÃO SOCIAL – Foi presente à reunião uma informação sobre os valores das rendas das habitações sociais que se estão a praticar, bem como propor que se inicie o processo de actualização dos rendimentos, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. A Câmara tomou conhecimento. Mais deliberou a Câmara, por unanimidade, proceder apenas à actualização das rendas em Janeiro de 2011, com base nos rendimentos auferidos pelos agregados familiares em 2010. AUTO DE DECLARAÇÕES – Foi presente à reunião o Auto de Declarações, referente ao Processo de Contra-Ordenação Nº 22/2010, o qual aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou arquivar em face dos argumentos apresentados.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Solar dos Cáceres – Hotel Rural, Lda, com sede em Casal Vasco, a solicitar certidão em como o edifício que estão a construir no Casal Vasco, destinado a turismo rural é de interesse municipal. A Câmara deliberou: “Certifique-se que o referido edifício é de interesse municipal. Ao arquitecto Gomes para proceder em conformidade com a Lei.” Foi presente à reunião um requerimento de Sérgio Manuel Ferreira Simões, residente em Vila Chã a solicitar licença para construção de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deliberou proceder em conformidade com a informação . Foi presente à reunião um requerimento de Maria Rita Costa Melo Carvalho de Almeida, residente em Linda - a – Velha, a solicitar que lhe seja passada certidão de destaque de uma parcela de terreno para construção de uma habitação, descrita na matriz predial sob o artigo 1142, da freguesia de Sobral Pichorro. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Abel Paulo de Almeida Sequeira, residente em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação da licença

61 para ocupação da via pública com mesas e cadeiras, com a área de 3 m2. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços. Foi presente à reunião um requerimento de Manuel José Simões Cardoso, residente em Fornos de Algodres a solicitar licença para ocupação da via pública com mesas e cadeiras, com a área de 6 m2. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços.

PROPOSTAS CONCORRENTES À HASTA PÚBLICA PARA VENDA DE UM AUTOCARRO

Foi presente à reunião a acta de abertura das propostas concorrentes à Hasta Pública para venda de um autocarro, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou aceitar a única proposta concorrente - Celoritel - Sociedade Hoteleira Lda, pelo valor de €2.515,00.

PROPOSTAS CONCORRENTES À HASTA PÚBLICA PARA VENDA DE UMA RECTROESCAVADORA

Foi presente à reunião a acta de abertura das propostas concorrentes à Hasta Pública para venda de uma rectroescavadora, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou aceitar a única proposta concorrente - Luís Sousa, Lda, pelo valor de €9.025,00.

SEGUNDA REVISÃO AOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS DE DOIS MIL E DEZ.

Tendo em conta a existência de despesa resultante de obras e projectos diversos, não incluída no Plano de Reequilíbrio Financeiro, situação que irá originar a não utilização total do empréstimo contraído no âmbito do Contrato de Reequilíbrio Financeiro, celebrado entre o Município e a Caixa Geral de Depósitos /Millennium BCP, a Câmara verificou a necessidade de

62 acautelar o pagamento da mesma, incluindo-a nos Documentos Previsionais Para 2010. Nestes termos, foi presente à reunião a documentação de suporte à Segunda Revisão aos Documentos Previsionais Para 2010, a qual aqui se dá como reproduzida e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisados, os documentos citados, a Câmara deliberou por unanimidade, submeter a Revisão em causa, à aprovação da Assembleia Municipal

ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO À ASSOCIAÇÂO DESPORTIVA DE FORNOS DE ALGODRES, PARA A ÉPOCA DESPORTIVA 2010/2011

A Câmara deliberou, por maioria com as abstenções dos Senhores Vereadores do Partido Socialista, atribuir um subsídio à Associação Desportiva de Fornos de Algodres, para a época desportiva de 2010/2011, a pagar em dez mensalidades, desde que verificada a legalidade contabilística e nos demais seguintes termos: - 5.000,00 Euros, por cada camada jovem; - Seniores - 1.000,00 Euros por cada jogador natural do Concelho de Fornos de Algodres inscrito. Os Senhores Vereadores do Partido Socialista apresentaram a seguinte declaração de voto: “Em virtude de não conhecermos a realidade financeira correcta da aplicação do Plano de Reequilíbrio Financeiro. E em virtude de verificarmos que nos anos transactos o subsídio atribuído em reunião de Câmara nunca ter sido cumprido, o nosso sentido de voto é a abstenção.”

DÉCIMA QUARTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA TERCEIRA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Quarta Alteração ao Orçamento e a Décima Terceira Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão

63 como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

OCUPAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS EDIFÍCIOS DAS ESCOLAS DO 1º CEB ENCERRADAS

Em face da degradação evidenciada por uma grande parte das Escolas do 1º CEB, encerradas nos últimos tempos, a Câmara deliberou, por unanimidade solicitar informação às Juntas de Freguesia respectivas, sobre a eventual adesão a um projecto conjunto, visando a recuperação de tais edifícios para fins de turismo rural.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

64 ACTA NÚMERO QUINZE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DAI SETE DE JULHO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos sete dias do mês de Julho do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

NOVA GUARDA – Foi presente à reunião um ofício a informar que se vai realizar a VIII Gala Empresarial do Distrito da Guarda – Prémios Estela Côa 2010, solicitando a colaboração do Município. A Câmara tomou conhecimento e deliberou informar que o Município não tem disponibilidades financeiras para o efeito. CASA DO OUVIDO - Foi presente à reunião um oficio a informar que é uma empresa prestadora de serviços na área da reabilitação auditiva estando receptivos a propostas para colaboração na área da reabilitação auditiva. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente á reunião uma circular número 96/2010, datada de 17 de Junho, a remeter a redacção final da Proposta de Lei nº 26/XI. A Câmara tomou conhecimento. ANTRAL – ASSOCIAÇÂO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES RODOVIÁRIOS EM AUTOMÓVEIS LIGEIROS - Foi presente à reunião um

65 ofício número 149, datado de 8 de Abril, a remeter parecer sobre a organização dos estacionamentos de táxi, em Fornos de Algodres, o qual aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. A Câmara tomou conhecimento e aguarda a opinião da Federação Portuguesa de Táxis, para efeitos de uma decisão final. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente á reunião um mail, datado de 5 de Julho, a solicitar comentários sobre o Projecto de diploma que cria o Conselho Nacional para a Economia Social. A Câmara tomou conhecimento. GUARDA NACIONAL REPUBLICANA – Foi presente à reunião um ofício número 153, datado de 16 de Junho a remeter o Auto de Contra-Ordenação nº 48/10, levantado à Autoridade Florestal Nacional. Analisado o assunto a Câmara deliberou arquivar tendo em conta que se trata de uma entidade pública.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Virgílio Pinto Batista, residente em Carapito, a solicitar a renovação de cartão de vendedora ambulante. Analisado o assunto a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de António Manuel Jesus Ferreira, residente em Prado, a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante. Analisado o assunto a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Zona Sul, Bares e Restauração, Lda a solicitar licença para ocupação da via pública com mesas e cadeiras com a área de 30 metros quadrados. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços. Foi presente á reunião um requerimento de Zona Sul, Bares e Restauração, Lda a solicitar renovação da licença para ocupação da via pública com grelhador numa área de 3 metros quadrados. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços. Foi presente à reunião um requerimento de Porta 7 – bares e Restauração, Lda a solicitar renovação da licença para ocupação da via pública

66 com mesas e cadeiras numa área de 10 metros quadrados. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços. Foi presente à reunião um requerimento de Luís Miguel Pina Ferreira, residente em Fornos de Algodres, a solicitar a renovação da licença de ocupação da via pública com mesas e cadeiras numa área de 14 metros quadrados. A Câmara deferiu conforme Informação dos Serviços. Foi presente à reunião um requerimento de José Manuel Saraiva Costa, residente em Pêra Aguda – Muxagata, a solicitar licença para construção de uma Edificação Unilateral. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade deferir conforme informação dos Serviços. Foi presente à reunião um requerimento de Celso Leonel de Carvalho Menezes e Castro, residente em Vila Soeiro do Chão, a solicitar licença para remodelação de uma edificação unifamiliar . Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade deferir conforme informação dos Serviços.

ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Foi presente à reunião uma informação do Técnico João Gomes, a alertar para o facto da Zona Agrária de Fornos de Algodres, se encontrar quase sempre encerrada e sem funcionar, o que acarreta prejuízos para os agricultores, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara concordou com a informação devendo-se dar conhecimento ao Senhor Director Regional de Agricultura da Beira Interior.

MINUTA DO CONTRATO DE EMPREITADA DE REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR

Foi presente à reunião a minuta do Contrato da Empreitada de “Remodelação e Ampliação do Centro Escolar de Fornos de Algodres”, a qual aqui se dá como reproduzida e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou por unanimidade aprovar a presente minuta

67 DÉCIMA QUINTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA QUARTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Quinta Alteração ao Orçamento e a Décima Quarta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

CEDÊNCIA DA ESCOLA DO 1ª CEB DA MATA (SOBRAL PICHORRO)

O Senhor Presidente comunicou à Câmara que fora contactado pelos responsáveis da Associação de Melhoramentos Social, Cultural e Recreativa da Mata, os quais lhe haviam manifestado o seu interesse na utilização da escola do 1º CEB daquela localidade, uma vez que, até à presente data, tal espaço não havia sido reivindicado por nenhuma das entidades locais. Acrescentou, o Senhor Presidente, que a deliberação existente sobre esta matéria, apenas contempla a possibilidade de cedência de edifícios de escolas encerradas a Juntas de Freguesia, pelo que, em face deste pedido, seria necessário que a Câmara abrisse uma excepção e autorizasse a cedência a uma entidade de cariz associativo. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade, ceder, em regime de comodato à Associação de Melhoramentos Social, Cultural e Recreativa da Mata, o edifício para fins próprios da Associação nas demais condições já em vigor para as Juntas de Freguesia.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas.

68 Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

69

ACTA NÚMERO DEZASSEIS

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA VINTE E TRÊS DE JULHO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos vinte e três dias do mês de Julho do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

ESCOLA PROFISSIONAL DE TORREDEITA – Foi presente à reunião um ofício número 349, datado de 30 de Junho, a agradecer o acolhimento do aluno em que fez estágio no Município. A Câmara tomou conhecimento. COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício, datado de 05 de Maio, a solicitar um subsídio no valor de trezentos Euros, para custear as despesas resultantes do Encontro de trabalho com as CPCJ’s. A Câmara deliberou transferir a importância solicitada. MIFAL – MATADOURO INDUSTRIAL DE FORNOS DE ALGODRES, LDA – Foi presente à reunião um ofício datado de 21 de Julho a solicitar que o valor das facturas de água relativas ao mês de Maio e Junho, sejam pagas em seis prestações mensais. Analisado o assunto a Câmara deliberou ratificar o

70 despacho do Senhor Presidente, o qual autorizou o pagamento em seis prestações mensais.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Anthony Graham Conway, na qualidade de sócio gerente da firma Korashan, Lda, com sede em Sobral Pichorro, a solicitar a isenção do pagamento de IMT, referente às aquisições de vários prédios urbanos e rústicos. Analisado o assunto a Câmara deliberou estar receptiva, mas necessita de mais informações sobre o preço total e postos de trabalho a criar. Foi presente à reunião um requerimento de Ricardo Jorge Rodrigues Pacheco, residente em Rio de Mouro, a solicitar que lhe seja passada certidão de compropriedade dos prédios rústicos da freguesia de Queiriz com os seguintes números 487, 644, 1062, 1245, 1336, 1533 e 1544. Analisado o assunto e com base na informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu Foi presente à reunião um requerimento de Fernando Miguel Sousa Ramos, residente em Chãs de Tavares, a solicitar a concessão de cartão de vendedor ambulante de frutas, no concelho de Fornos de Algodres. Analisado o assunto a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Maria de Fátima A. Gouveia, a solicitar a renovação de cartão de Vendedor Ambulante número 84/07. Analisado o assunto a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Maria de Fátima Martins Duarte Pacheco, a solicitar licença para reapreciação de licença relativo ao processo de obras número 76/08. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Maria Teresa Frias de Matos, a solicitar licença para construção de um edificação unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme Informação dos Serviços Técnicos.

71 INFORMAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO

Foi presente à reunião uma Informação da Fiscalização, a dar conhecimento do número de feiras (26) que efectuaram os pesadores de queijo, os Senhores António Ferreira Faia e Virgílio Anacleto Lima.

DÉCIMA SEXTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA QUINTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Sexta Alteração ao Orçamento e a Décima Quinta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

72 ACTA NÚMERO DEZASSETE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA SEIS DE AGOSTO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos seis dias do mês de Agosto do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Faltou a Srª Vereadora Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos, por se encontrar em gozo de férias. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA

ASSOCIAÇÂO HUMANITÀRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FORNOS DE ALGODRES - Foi presente à reunião um ofício número 257, datado de 4 de Agosto, a solicitar a atribuição do subsídio para a realização das Festas Nossa Senhora da Graça nas condições propostas pelo Município: - Subsídio - 10.000,00 Euros - Artista de Domingo - 2.800,00 +IVA - Banda Musical 500 - Euros + IVA. Analisado o assunto, a Câmara deliberou, por unanimidade anular a deliberação de 25 de Novembro de 2009, pela qual era atribuída a organização da Festa Nossa Senhora da Graça ao Centro de Desporto e Cultura de Fornos de Algodres, e atribuir o subsídio agora proposto à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.

73 AUGUSTO MANUEL REIS – Foi presente à reunião um ofício, datado de 2 de Agosto, a dar conta da tomada de posição em face da informação elaborada pelo Serviço de Ovinicultor da Câmara Municipal de Fornos de Algodres. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS COMBATENTES DO ULTRAMAR - Foi presente à reunião um ofício número 369, datado de 4 de Agosto, a solicitar a atribuição de um donativo para a construção de um Gabinete Médico de Stress de Guerra. Analisado o assunto a Câmara deliberou informar que a não tem disponibilidades financeiras para o efeito. COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício, datado de 05 de Maio, a solicitar um subsídio no valor de trezentos Euros, para custear as despesas resultantes do Encontro de trabalho com as CPCJ’s. A Câmara deliberou pagar as despesas inerentes. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião um oficio circular número 129, relativa ao ordenamento da rede escolar. A Câmara tomou conhecimento. STAR NATURA – Foi presente à reunião uma proposta de parceria para reconversão, reutilização e dinamização dos edifícios escolares primários devolutos, tendo como objectivo a promoção e dinamização do concelho de Fornos de Algodres, nas áreas ligadas ao ecoturismo, turismo cultural e gastronómico e turismo na natureza. Analisado o assunto a Câmara deliberou: “Remeta-se o interessado para a deliberação da Câmara Municipal sobre o assunto”- ÁGUAS DO ZÊZERE E CÔA – Foi presente à reunião um ofício número 3612/2010, datado de 16 de Julho, a remeter informação sobre a qualidade da água no Município de Fornos de Algodres. A Câmara tomou conhecimento. EDP – DISTRIBUIÇÃO – Foi presente à reunião um ofício número 506, datado de 29 de Julho, a informar as obras efectuadas e a efectuar no concelho de Fornos de Algodres. A Câmara tomou conhecimento. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL – Foi presente à reunião um informação da Técnica de Serviço Social acerca de um pedido de permuta de arrumos no 1º bloco , Cave Esqº do Bairro do Ténis, apresentado por António Ferreira Arrais Pina, a qual aqui se dá como transcrita e se considera

74 como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara concorda com a informação.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Arquimodern – Engenharia Lda, com sede em Fornos de Algodres, a solicitar a cedência de um lote de terreno na futura Zona Industrial de Juncais, para construir a sua sede e armazém. A Câmara remeteu ao Sr. Arquitecto para Informação. Foi presente á reunião um requerimento de Alfredo Lourenço de Jesus Fresta, residente em , a solicitar concessão de lugar no mercado Municipal para vendedor de vestuário e miudezas. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Maria Isabel de Pina Gouveia, residente em Penalva do Castelo, a solicitar a renovação de cartão de vendedor ambulante nº 86. A Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Maria da Graça Paulo Domingues Dos Santos, residente na Quinta vale da Verga, a solicitar licença para reconstrução de Edificação Unifamiliar. A Câmara deferiu, conforme informação.

INFORMAÇÂO DA DIVISÃO DE OBRAS MUNICIPAIS, AMBIENTE E SERVIÇOS URBANOS

Foi presente à reunião uma Informação, acerca de um oficio remetido pelo Sr. Luís Virgílio Martins Anastácio, no qual propunha a venda de terrenos adjacentes ao Campo de Futebol Dr. Moreira da Cruz, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise, a Câmara deliberou concordar com a informação dos Serviços Técnicos, com vista à aquisição de uma parcela de terreno com a área de 16.858 metros quadrados, destacada do prédio sito no Vale do Gulho, em Fornos de Algodres, pelo preço total de € 25.287,00 (vinte e cinco mil duzentos e oitenta e sete euros).

75 FESTAS NOSSA SENHORA DA GRAÇA 2009

Foram presentes à reunião as contas relativas às Festas Nossa Senhora da Graça 2009. A Câmara tomou conhecimento.

FESTAS DO QUEIJO 2010

Foram presentes à reunião as contas relativas à Festa do Queijo 2010. A Câmara tomou conhecimento.

DÉCIMA SÉTIMA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA SEXTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Sétima Alteração ao Orçamento e a Décima Sexta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

APOIOS ESCOLARES AOS ALUNOS DO 1ªCICLO DO ENSINO BÁSICO DO CONCELHO DE FORNOS DE ALGODRES

Em face das actuais dificuldades sentidas pelos agregados familiares com filhos a frequentar escolas do 1º CEB do Município, e tendo em conta a proposta já apresentada pela Senhora Vice Presidente em reunião de quatro de Fevereiro de 2010, foi presente à reunião uma listagem do número de alunos e dos manuais adoptados para o próximo ano lectivo, documento que aqui se dá como reproduzido e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto, a Câmara deliberou, por unanimidade subsidiar, na sua totalidade, o valor dos manuais escolares de todos os alunos do 1º CEB que frequentam escolas do Município, devendo as importâncias em causa, por questões de comodidade dos agregados familiares e de funcionalidade desta medida, pagar directamente aos fornecedores escolhidos.

76 ANULAÇÃO DE SUBSÍDIO

Em face da impossibilidade de recebimento por parte do destinatário, Associação de Estudantes da Escola E.B 2,3/ S de Fornos de Algodres 2007, a Câmara deliberou por unanimidade anular o subsídio de 300 Euros, concedido por deliberação tomada em reunião de 28/02/2007.

TARIFAS RELATIVAS AOS CONSUMOS DE ÁGUA / ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO Tendo verificado que a aplicação prática dos preços da água, actualmente em vigor, criou algumas disparidades em termos de valor de facturação a Câmara deliberou, por unanimidade propor à Assembleia Municipal a aprovação de alteração ao artigo 20º números 1 e 2 do Capítulo IV do Anexo I – Tabela de Taxas Municipais, integrado no Regulamento referido: SECÇÃO II Preço Variável Artigo 20º 1- Fornecimento de Água a Utilizadores Domésticos 1º escalão (0 a 5m3) …………….0,50€ 2º escalão (5 a 10m3)……………0,80€ 3º escalão (10 a 20 m3) …………1,00€ 4º escalão (20 a 30 m3)………….1,60€ 5º escalão (superior a 30 m3)…...1,80€ 2- Fornecimento de Água a Utilizadores Não Domésticos 1º escalão (0 a 100m3) ………………….1,00€ 2º escalão (100 a 200m3)………………..1,50€ 3º escalão (superior a 200 m3) …………1,80€

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas.

77 Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

78 ACTA NÚMERO DEZOITO

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA DEZOITO DE AGOSTO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos dezoito dias do mês de Agosto do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha. Faltaram Os Senhores Vereadores Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Luís Miguel Ginja da Fonseca por se encontrarem em gozo de férias. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ATRIBUIÇÃO DE LOUVOR À ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FORNOS DE ALGODRES

Na sequência da actuação do Corpo Activo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, senhor Presidente da Câmara Municipal, propôs a atribuição do voto de Louvor, cujo teor abaixo se transcreve, proposta que, colocada à votação, foi aprovada, por unanimidade. « A Câmara Municipal de Fornos de Algodres louva publicamente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres pelo abnegado e meritório desempenho do seu corpo activo no combate ao incêndio florestal que percorreu uma vasta área do Município nos dias 10 e 11 de Agosto de 2010.

79 Sem possibilidades de recurso a quaisquer outros meios do DCIF - Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais, estes empenhados no combate a outros incêndios, o Corpo Activo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, de forma denodada e persistente, foi capaz de acudir a todas as situações de maior cuidado e perigo, reduzindo, ao mínimo possível, o alastramento do incêndio e os prejuízos do mesmo decorrentes, revelando uma coordenação e eficácia dignas de relevo, que granjearam o reconhecimento e estima da população, a quem, em última instância, lhes cumpre servir.”

ORDEM DO DIA

MT - CONSULTORES ASSOCIADOS – Foi presente á reunião um ofício número 10/031, datado 19 de Julho, a informar que a quantia em dívida (€174,34) à empresa, seja doada a uma entidade de solidariedade social ou cultural sem fins lucrativos do Concelho. A Câmara deliberou por unanimidade que a quantia em causa seja doada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres. VICTOR MANUEL SOARES CASTELO LOPES – Foi presente á reunião um mail a contestar os estacionamentos pagos na Vila. A Câmara tomou conhecimento. INFORMAÇÃO DO SERVIÇO DE ACÇÃO SOCIAL – Foi presente à reunião uma informação do Serviço de Acção Social, acerca dos apoios a conceder no âmbito da acção social escolar, designadamente, o fornecimento de refeições às crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou por unanimidade: -“Cumpra-se a Informação do Serviço Social”.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Maria Odete Deus Porfírio Marques, residente em Maceira, a solicitar licença para remodelação de uma edificação. Analisado o assunto e com base na informação dos

80 Serviços Técnicos a Câmara deliberou: -“Cumpra-se a Informação dos Serviços”. Foi presente à reunião um requerimento de Vânia Raquel Lobo de Aguiar, residente em Fornos de Algodres, a solicitar que seja reapreciado o pedido de instalação de um gabinete de Estética. Analisado o assunto e com base na informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de João Batista Ribeiro Lucas, residente em Figueiró da Granja, a solicitar licença para a construção de um edificação unifamiliar. Analisado o assunto e com base na Informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de João Cardoso, residente em Matança, a solicitar licença para a construção de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto e com base na Informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu. Foi presente à reunião um requerimento de Bruno Miguel Pereira Rocha, residente em Sobral Pichorro, a solicitar licença para construção de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto e com base na Informação dos Serviços Técnicos a Câmara deferiu.

LANÇAMENTO DE DERRAMA

Prevendo a Lei Número 2/2007, de 15 de Janeiro (Lei das Finanças Locais), no seu artigo 14º, a possibilidade de os municípios lançarem uma derrama até ao limite máximo de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas, medida comummente adoptada pelos municípios para acudir a situações de dificuldades financeiras, conjunturais ou estruturais, que aconselhem a participação e o esforço solidários dos agentes económicos sedeados no espaço municipal onde obtêm os seus lucros, e tendo em conta as dificuldades que, tanto o Município, como o País atravessam, a Câmara deliberou por unanimidade, lançar uma derrama, fixando o respectivo valor nos seguintes termos: a) Até €4.999,00 de lucro tributável – Isento (0%). b) A partir de €5.000,00 de lucro tributável – 1,5%.

81 Mais deliberou a Câmara, por unanimidade, submeter o lançamento da derrama citada à aprovação da Assembleia Municipal.

TAXA MUNICIPAL DE DIREITOS DE PASSAGEM

Nos termos do artigo 106º da Lei Número 5/2004, de 10 de Fevereiro (Lei das Comunicações Electrónicas), na qual se prevê a possibilidade de fixação de uma taxa municipal de direitos de passagem, a Câmara deliberou por unanimidade aplicar a referida taxa, no corrente ano, fixando o valor respectivo, em 0,25%. Mais deliberou a Câmara, por unanimidade, submeter a presente deliberação à aprovação da Assembleia Municipal.

FIXAÇÃO DAS TAXAS DO IMI

Para cumprimento do disposto no artigo 112º, número 4, do Código do Imposto Municipal Sobre Imóveis, com as alterações aprovadas pela Lei Número 64/2008, de 5 de Dezembro, dentre as quais se destaca a alteração das taxas máximas de IMI de 0,8 e 0,5 para 0,7 e 0,4, a Câmara deliberou, por unanimidade, manter os valores máximos fixados, ou seja: a) – Prédios urbanos – 0,7%. b) – Prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI – 0,4% Mais deliberou, por unanimidade, submeter as taxas referidas à aprovação da Assembleia Municipal.

DÉCIMA OITAVA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA SÉTIMA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Oitava Alteração ao Orçamento e a Décima Sétima Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

82 ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

83 ACTA NÚMERO DEZANOVE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA DOIS DE SETEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos dois dias do mês de Setembro do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas quinze horas e trinta minutos, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÁXI – FPT – Foi presente à reunião um ofício número 10, datado de 20 de Agosto, a manifestar que apoiam incondicionalmente a posição assumida pelos industriais de táxi (suportada em abaixo assinado), os quais defendem a regra da prioridade, ou seja, saída do táxi que se encontre em primeiro lugar. Analisado o assunto a Câmara concorda com o teor do ofício devendo dele ser dado conhecimento a todos os taxistas de Fornos de Algodres. LACABEIRAS , LDA - Foi presente à reunião um ofício datado de 25 de Agosto, a solicitar a isenção do valor correspondente à taxa de lixo que foi cobrada no recibo de água. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade autorizar o pagamento da dívida em causa (dois mil trezentos e quarenta euros e oitenta cêntimos), em doze prestações mensais, sem juros de

84 mora, devendo pagar a primeira prestação até ao próximo dia 15 de Setembro. Em caso de incumprimento do acordo, eventualmente celebrado, a dívida será paga coercivamente. JUNTA DE FREGUESIA DE QUEIRIZ – Foi presente à reunião um ofício datado de 1 de Setembro, a solicitar a atribuição de um apoio financeiro no valor de 9.000,00 Euros, para aquisição de uma viatura para o transporte dos alunos do 1º Ceb que foram transferido para Escola de Figueiró da Granja. Analisado o assunto a Câmara deliberou por unanimidade transferir a importância solicitada logo que a verba seja cabimentada. DRª MARIA ISABEL BATISTA MARTINS DOS SANTOS – VEREADORA DA CÂMARA MUNICIPAL - Foi presente à reunião a Justificações das faltas dadas às reuniões de 6 e 18 de Agosto, por motivo de gozo de férias. Analisado o assunto a Câmara justificou as referidas faltas. CASA DA GUINÉ BISSAU – SAÚDE EM PORTUGUÊS - Foi presente à reunião um ofício datado de 20 de Agosto, a solicitar um apoio para as comemorações do 36º Aniversário da Independência da Guiné Bissau em Coimbra. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade informar que a Câmara não possui disponibilidades financeiras para o efeito. ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício datado de 31 de Agosto, a solicitar o subsídio adicional de 5.000,00 Euros referente à época 2009/2010, bem como solicitar o pagamento do subsídio atribuído à presente época. Analisado o assunto a Câmara deliberou manter todas as deliberações já tomadas sobre esta matéria. COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DA REGIÃO CENTRO – Foi presente à reunião um ofício número 812, datado de 27 de Agosto, a enviar cópia integral da proposta de protocolo a assinar no final do corrente ano entre a Presidência do Conselho de Ministros, o Ministro da Defesa Nacional e o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, relativo ao emprego da engenharia militar em missões de interesse público. Analisado o assunto a Câmara nada tem a opor. ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO SOCIAL CULTURAL E DESPORTIVA DE FORNOS DE ALGODRES - Foi presente á reunião um ofício, datado de 31 de Agosto, dando conta da utilização, por parte do Município, de algumas viaturas, as quais embora ao serviço permanente da Autarquia, são propriedade

85 daquela Associação que, sucessivamente, vem suportando os custos com seguros, inspecções, entre outros, documento que aqui se dá como reproduzido e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto, a Câmara deliberou, por unanimidade conceder o subsídio solicitado, logo que contabilisticamente possível, aceitando a doação das viaturas Mercedes matrícula 08-34-SR e do tractor de marca John Deere, matrícula 18-30-SB. Durante esta votação o Sr. Presidente da Câmara, ausentou-se da sala de reuniões, por fazer parte dos órgãos sociais daquela Associação. JLL SANTOS, LDA – TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DE MERCADORIAS – foi presente à reunião um ofício, datado de 27 de Agosto, a solicitar a aquisição de um terreno na Zona Industrial de Juncais para instalação da sede da sua empresa. A Câmara tomou conhecimento. QUEIJARIA ARTESANAL DO ILÍDIO, LDA – Foi presente à reunião um ofício datado de 2 de Agosto, a solicitar a aquisição de um lote de terreno na Zona Industrial de Juncais, para implementação de uma unidade industrial. A Câmara tomou conhecimento. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL – Foi presente à reunião uma Informação da Técnica de Serviço Social, acerca da avaliação efectuada aos pedidos de atribuição de habitação social apresentado por onze famílias, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou remeter à Drª Rosa para proceder à selecção dos candidatos. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL – Foi presente à reunião uma Informação da Técnica de Serviço Social, acerca dos pedidos de benefícios escolares apresentados para o corrente ano lectivo, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Maria Augusta dos Santos Florêncio Pereira, residente em Fornos de Algodres a solicitar que lhe seja passada uma certidão de desanexação de uma parcela de terreno para

86 construção de uma habitação, descrita na matriz predial sob o artigo 657, da freguesia de Fornos de Algodres e descrita na Conservatória do registo Predial sob o número 348. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Artur António da Fonseca residente na freguesia de Maceira, a solicitar que lhe seja passada uma certidão de desanexação de uma parcela de terreno, que ficará com 2.301 m2 e descrita na matriz predial sob o artigo 1093, da freguesia de Maceira e descrita na Conservatória do registo Predial. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Luís Virgílio Martins Anastácio, residente na Guarda, a solicitar que lhe seja passada uma certidão de desanexação de uma parcela de terreno, que ficará com 750 m2 e descrita na matriz predial sob o artigo 195 da freguesia de Fornos de Algodres e descrita na Conservatória do Registo Predial. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente á reunião um requerimento de Maria Leonor Paulo da Silva Pina, residente em Infias, a solicitar licença para construção de uma Edificação Unifamiliar inserida no Loteamento nº 01/08 – AUGI de Infias. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme Informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Associação para o desenvolvimento da Muxagata, com sede em Muxagata, a solicitar licença para a reconstrução de uma edificação destinada a arrumos. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme Informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Manuel de Jesus Santos, residente em Fornos de Algodres, a solicitar licença para construção de uma Edificação Unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Maria de Fátima Araújo da Costa Fernandes, residente em Juncais, a solicitar licença para construção de uma edificação unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme Informação dos Serviços Técnicos.

87 TRANSFERÊNCIA DE VERBAS PARA O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES

O Senhor Vereador Dr. Artur Oliveira referiu que, em face das medidas de acolhimento dos alunos do 1º CEB de Fornos de Algodres, operadas enquanto decorrem as obras de ampliação / reconstrução na Escola EB 1 de Fornos de Algodres, os órgãos de gestão deste estabelecimento de ensino encaram com preocupação o acréscimo dos encargos originado pela presença de mais alunos, especialmente com água, aquecimento, refeições e logística em geral, pelo que propôs à Câmara a transferência, para aquele Agrupamento de Escolas, das verbas que a mesma teria que suportar caso os alunos se mantivessem nas suas escolas de origem. Analisado o assunto, a Câmara concordou, por unanimidade, com a proposta apresentada, deliberando transferir, logo que contabilisticamente possível, para aquele Agrupamento, a importância de €2.000,00 (dois mil Euros).

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DE TAXAS E OUTRAS RECEITAS DO MUNICÍPIO DE FORNOS DE ALGODRES

Dado que a actual Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Fornos de Algodres não contempla a utilização por parte de privados das Piscinas Municipais e tendo em conta o número crescente de solicitações, a Câmara deliberou por unanimidade propor à Assembleia Municipal a alteração ao Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município, na parte respeitante à Piscina Municipal, prevendo no mesmo a taxa referida nos seguintes termos: CAPÍTULO III SECÇÃO V 7 – Natação (aulas de 45 minutos) - IPSS, colectividades Culturais e/ou Outras Entidades. ……………………………………………………………………………………………. 7.10 – Utilização da Piscina – Particulares, entidades Privadas e/ou Empresas, IPSS e outras Colectividades (hora)…………………….………€15,00

88 PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DO SISTEMA DE ÁGUAS RESIDUAIS DO CONCELHO DE FORNOS DE ALGODRES.

Foi presente à reunião o Projecto de Regulamento Municipal do Sistema de Águas Residuais do Concelho de Fornos de Algodres, documento que aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade submeter o projecto de regulamento em causa à apreciação da Assembleia Municipal, para posterior submissão a inquérito público.

PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTES ESCOLARES DO CONCELHO DE FORNOS DE ALGODRES

Foi presente à reunião o Projecto de Regulamento Municipal de transportes Escolares do Concelho de Fornos de Algodres, documento que aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade submeter o projecto de regulamento em causa à apreciação da Assembleia Municipal, para posterior submissão a inquérito público.

CONTRATO DE PARCERIA ENTRE A JUNTA DE AGRICULTORES DE REGADIO DA MATA E O MUNICÍPIO DE FORNOS DE ALGODRES

Foi presente à reunião o Contrato de Parceria entre a Junta de Agricultores de Regadio da Mata e o Município de Fornos de Algodres, que formaliza a constituição da parceria candidata à acção 1.6.4 – Modernização dos Regadios Colectivos Tradicionais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), documento que aqui se dá como reproduzido e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade homologar.

DÍVIDA RELATIVA A CONSUMOS DE ÁGUA

89 Tendo em conta os sucessivos atrasos verificados no pagamento da dívida de 4.389,69 (quatro mil trezentos e oitenta e nove Euros e sessenta e oito cêntimos), relativa a consumos de água por parte da Empresa MIFAL- Matadouro Industrial do Casal Vasco, a Câmara deliberou por unanimidade autorizar o pagamento da dívida até à data limite de 20 de Setembro. Mais deliberou, por unanimidade, que findo tal prazo, será imediatamente suspenso o abastecimento de água, entrando a dívida em causa em processo de cobrança coerciva.

PAVILHÕES EXISTENTES JUNTO À ANTIGA ESCOLA PREPARATÓRIA

Não se tendo verificado a apresentação de qualquer proposta no âmbito da Hasta Pública aberta por deliberação de 31 de Março de 2010, a Câmara deliberou , por unanimidade, ceder, gratuitamente, os pavilhões em causa, devendo ser entregues ao primeiro interessado que, após publicitação desta decisão, se apresente para o efeito.

VENDA DE TERRENOS NA ZONA INDUSTRIAL DE JUNCAIS

Tendo em conta as solicitações diversas de cedência de terrenos na Zona Industrial de Juncais, a Câmara deliberou, por unanimidade o seguinte: a) Relativamente à empresa Lacabeiras a Câmara decidiu vender o lote de terreno pretendido, nas seguintes condições: - Polígono de implantação - €3,00 - Área do lote constante do P.P. – €1,00 - Área sobrante – €0,50 - A escritura de compra e venda deverá ser celebrada, impreterivelmente, até ao próximo dia 30 do corrente mês de Setembro. b) Vender à empresa Arquimodern, Engenharia, Lda., uma parcela de terreno com a área de 1.857,80 metros quadrados, pelo valor global de 8.525,40 Euros (oito mil, quinhentos e vinte e cinco Euros e quarenta cêntimos), a destacar do prédio rústico sito ao “Tubiu”, na freguesia de Juncais, deste Município, descrito na Conservatória do Registo Predial de Fornos de

90 Algodres, sob o número 627/20080627 e inscrito na matriz respectiva sob o número 842. b) Em relação aos demais pedidos, a Câmara e os Serviços Técnicos Municipais irão estudar a solução mais adequada aos investimentos pretendidos.

DÉCIMA NONA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA OITAVA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Décima Nona Alteração ao Orçamento e a Décima Oitava Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 18,00 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

91

ACTA NÚMERO VINTE

ACTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA OITO DE SETEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos oito dias do mês de Setembro do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas catorze horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida tratou-se do único ponto da Ordem do Dia:

TERCEIRA REVISÃO AOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS

O Senhor Presidente transmitiu à Câmara que, em consequência da morosidade do processo de aprovação do Plano de Reequilíbrio Financeiro, situação da qual a Tutela fora a principal responsável, e em face da dinâmica própria de uma autarquia local, a dívida do Município, existente à data da apresentação do Plano, foi sofrendo alterações, tanto qualitativas como quantitativas, especialmente no que toca ao pagamento antecipado de despesa reflectida no mesmo, o que originou, nesta fase, a necessidade de incluir, nos Documentos Previsionais de 2010, algumas despesas e projectos, a maioria deles complementares de obras executadas, substituindo, assim, a despesa entretanto paga nas condições referidas.

92 Acrescentou que, por outro lado, seria também necessário acautelar a arrecadação de algumas receitas, cuja previsão não fora efectuada aquando da elaboração dos documentos previsionais. Nestes termos, foram presentes à reunião os documentos de suporte à Terceira Revisão aos Documentos Previsionais Para 2010, os quais aqui se dão como reproduzidos e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisados, os documentos citados, a Câmara deliberou, por unanimidade, submeter a Revisão em causa à aprovação da Assembleia Municipal.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 15,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

93 ACTA NÚMERO VINTE E UM

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA OITO DE SETEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos catorze dias do mês de Setembro do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião um ofício circular número 139/2010-PB, referente às transferências das autarquias para o Serviço nacional de saúde (SNS). Analisado o assunto a Câmara remeteu ao Dr. José Ângelo para avaliar a situação e ponderar em caso de prejuízo do município accionar o Estado para o efeito. ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício número 303, datado de 09 de Setembro, a solicitar a atribuição de um subsídio para o funcionamento da Escola de Música, que conta neste momento, com 25 alunos. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade atribuir um subsídio de 5.000,00 Euros depois de cabimentada a verba. Durante esta votação, o Senhor Presidente da Câmara, ausentou-se da sala de reuniões, por pertencer aos órgãos sociais daquela Associação.

94

ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO SOCIAL, CULTURAL E DESPORTIVA DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício, datado de 10 de Setembro, a solicitar que seja deduzida a importância relativa o IMT (seis mil e quinhentos e seis Euros e cinquenta cêntimos), no pagamento global da venda do imóvel, fracção A do edifício do antigo ciclo preparatório, importância essa já liquidada pela Associação. Analisado o assunto e tendo em conta o procedimento já adoptado com a Paróquia de Fornos de Algodres, na venda da outra fracção, autorize-se a dedução , o reembolso solicitado. Durante esta votação o Senhor Presidente da Câmara ausentou-se da sala de reuniões por pertencer aos órgãos sociais daquela Associação. GRUPO DESPORTIVO E RECREATIVO DE FIGUEIRÓ DA GRANJA – Foi presente à reunião um ofício, datado de 10 de Setembro, a solicitar a atribuição de um subsídio para a época desportiva de 2010/2011. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade atribuir um subsídio no valor de 5.000,00 Euros (cinco mil Euros), depois de cabimentada a verba. CLUB FOOTBALL LUSITÂNIA – Foi presente à reunião um ofício número 2/2010, datado de 31 de Agosto, a solicitar a cedência das instalações desportivas para realização de jogos e treinos do Club. A Câmara deliberou ceder as instalações desportivas devendo ser conhecidos os respectivos calendários. GOVERNO CIVIL DA GUARDA – Foi presente à reunião um ofício, datado de 3 de Setembro, a dar conhecimento do projecto Localvisão TV e a solicitar o respectivo apoio. A Câmara louva a iniciativa, mas informa que não tem disponibilidades financeiras para o efeito. ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício número 302/BVFA, datado de 9 de Setembro, a remeter o programa das comemorações do dia mundial da música, bem como convite para os referidos festejos. A Câmara tomou conhecimento. MÁRIO NUNO ALVES DE SOUSA NEVES – Foi presente à reunião um ofício a remeter para conhecimento a cópia de artigo de opinião publicado no JN em 2 de Setembro de 2010 “É tempo dos Autarcas dizerem não”.

95 JUNTA DE FREGUESIA DE SOBRAL PICHORRO – Foi presente á reunião um ofício nº 3, datado de 6 de Setembro a informar que não concordam com a eventual a afectação da escola do 1º ciclo a um projecto conjunto de turismo rural, mas sim com a venda a um particular da freguesia. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS COVA DA BEIRA – Foi presente à reunião um ofício número 1106, datado de 3 de Setembro, a informar que foi aprovada a Resolução do Conselho de Ministros que autoriza a realização da despesa com a aquisição de serviços de execução de cadastro predial. A Câmara tomou conhecimento. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL - Foi presente à reunião uma informação da Técnica de Serviço Social, a informar que foram seleccionadas três famílias candidatas à habitação social do Bairro do Ténis, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou que se deve cumprir a informação dos Serviços Sociais.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Fernando Ernesto Viçoso Saraiva e António Fernando Viçoso Saraiva, residentes em Fornos de Algodres, a solicitar que lhe seja passada certidão em como a Câmara não vê qualquer inconveniente na constituição de compropriedade do prédio rústico sito à Pia, em Fornos de Algodres. A Câmara deferiu, conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Adelino Maximiano Figueiredo, residente em Sobral Pichorro, a solicitar licença para colocação de um tubo subterrâneo, para transporte de água de rega, na estrada municipal Sobral Pichorro Queiriz. Analisado o assunto, a Câmara deferiu conforme informação. Aos Serviços Técnicos para acompanhamento de todos os trabalhos previstos na informação.

96 SALÃO DE JOGOS “ZONA SUL”

Tendo em conta as diversas reclamações apresentadas em relação aos níveis de ruído produzidos pelo funcionamento do Salão de Jogos “Zona Sul” , em Fornos de Algodres, a Câmara deliberou, por unanimidade, solicitar ao proprietário a apresentação de testes dos níveis de sonorização do edifício, a fim de poder avaliar os fundamentos de tais queixas, assim como adoptar as medidas adequadas, caso se revele necessário.

FESTAS DE S. MIGUEL / 2010

Aproximando-se a data das Comemorações do feriado Municipal e dado que tem sido hábito a Câmara Municipal suportar os custos com a parte religiosa da Festa de S. Miguel, a Câmara deliberou, por unanimidade, em face da actual conjuntura económico/financeira, suportar apenas os custos com a Banda e as flores destinadas à decoração, quer da Igreja, quer do andor.

ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL /HORÁRIO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

Tendo em conta as sucessivas reclamações apresentadas por particulares, bem como as perturbações pontuais de ordem pública detectadas pelas autoridades, potenciadas pelo funcionamento tardio das esplanadas pertencentes a diversos estabelecimentos do Grupo V, a Câmara Municipal considerou oportuno e necessário ajustar as normas regulamentares vigentes sobre esta matéria, tendo deliberado, por unanimidade, propor à Assembleia uma alteração ao Regulamento Municipal de Horários de Abertura e Funcionamento de Estabelecimentos Comerciais, nos seguintes termos: ARTIGO 3º Regime Geral 1………………………………………………………………………………………… 1.1 – Grupo V a)……………………………………………………………………………………. b)…………………………………………………………………………………….

97 c)…………………………………………………………………………………… d) Poderá a Câmara Municipal, mediante razões atendíveis, fixar, para as esplanadas situadas no domínio público, horários distintos dos praticados pelo estabelecimento para o qual foram licenciadas.

VIGÉSIMA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E DÉCIMA NONA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Vigésima Alteração ao Orçamento e a Décima Nona Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

98 ACTA NÚMERO VINTE E DOIS

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA SETE DE OUTUBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos sete dias do mês de Outubro do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

JUNTA DE FREGUESIA DE SOBRAL PICHORRO – Foi presente à reunião um ofício número 4, datado de 15 de Setembro, a solicitar que as instalações da antiga Escola do 1º Ceb da Mata sejam cedidas à Associação de Melhoramentos Social, Cultural e Recreativa da Mata. Analisado o assunto a Câmara deliberou doar à Associação a referida Escola mediante o cumprimento dos requisitos já estabelecidos sobre a matéria. PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE MACEIRA – Foi presente à reunião um ofício, datado de 23 de Setembro, a comunicar a renúncia ao mandato de Presidente da Junta de Freguesia. A Câmara tomou conhecimento.

99 PARÓQUIA DE INFIAS – Foi presente à reunião um ofício, datado de 17 de Setembro, a solicitar a atribuição de um subsídio para obras de recuperação de uma casa da paróquia que irá servir para actividades de catequese . A Câmara louva a iniciativa, mas de momento não possui disponibilidades financeiras para o efeito. JUNTA DE FREGUESIA DE SOBRAL PICHORRO – Foi presente à reunião um ofício número 3, datado de 6 de Setembro, a informar que relativamente à escola do 1º Ceb de Sobral Pichorro, concorda com a venda a um particular da freguesia. Analisado o assunto a Câmara deliberou solicitar deliberação dos órgãos autárquicos da freguesia sobre esta matéria. DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO CENTRO – Foi presente à reunião um mail a remeter proposta de protocolo com vista ao desenvolvimento de parcerias sólidas na área do património cultural. Analisado o assunto a Câmara deliberou homologar a proposta de protocolo, devendo dar plenos poderes ao Senhor Presidente para outorgar o presente protocolo. ASSOCIAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E RECREATIVA DE VILA SOEIRO DO CHÃO – Foi presente à reunião um ofício, datado de 16 de Setembro, a solicitar a atribuição de um subsídio para despesas de constituição da referida associação. Analisado o assunto a Câmara deliberou atribuir um subsídio no valor de 250 Euros, logo que a verba seja cabimentada. GRUPO PARLAMENTAR DO PCP - Foi presente à reunião um mail a remeter cópia da resposta governamental à pergunta formulada sobre o encerramento de escolas e impactos no Distrito da Guarda. A Câmara tomou conhecimento. JUNTA DE FREGUESIA DE MATANÇA – Foi presente à reunião um ofício com a referência JFM37/2010, a informar que estão receptivos quanto à proposta da Câmara em relação à escola do 1º ciclo. A Câmara deliberou: “Junte-se ao processo”. JUNTA DE FREGUESIA DE INFIAS – Foi presente à reunião um ofício número 12, datado de 27 de Setembro, a informar que estão receptivos quanto à proposta da Câmara em relação à escola do 1º CEB. A Câmara deliberou: - “junte-se ao processo”. JUNTA DE FREGUESIA DE FUINHAS - Foi presente à reunião um ofício, datado de 10 de Setembro, a informar que estão receptivos quanto à proposta

100 da Câmara em relação à escola do 1º CEB. A Câmara deliberou: - “junte-se ao processo”. PEDRO RAMOS - GRUPO PARLAMENTAR DO PCP – Foi presente à reunião o Projecto de Resolução com o objectivo de suspender a aplicação da resolução do Conselho de Ministros nº 44/2010. A Câmara tomou conhecimento. GOVERNADOR CIVIL DO DISTRITO DA GUARDA - Foi presente à reunião um ofício a felicitar a Câmara por ocasião do Feriado Municipal. A Câmara tomou conhecimento. ANABELA CUNHA - GRUPO PARLAMENTAR DO PCP – Foi presente à reunião um mail, datado de 15 de Setembro, a remeter cópia da declaração política proferida no Plenário da Assembleia da República sobre o inicio do ano escolar. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião uma circular número152/2010, datada de 30 de Setembro, sobre cortes nas transferências para as autarquias. A Câmara tomou conhecimento. PROCESSO DE CONTRA-ORDENAÇÃO Nº 45/2010 – Foi presente à reunião uma Informação da Fiscalização referente ao processo de contra-ordenação de António Dias S. Lopes, residente em Vila Ruiva, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou arquivar tendo em conta o teor da Informação. PROCESSO DE CONTRA-ORDENAÇÃO Nº 49/2010 – Foi presente à reunião uma Informação da Fiscalização, referente ao processo de Contra-Ordenação de Bernardino de Amaral, residente no Furtado, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou arquivar tendo em conta o teor da Informação. PROCESSO DE CONTRA-ORDENAÇÃO Nº 47/2010 – Foi presente à reunião uma informação da Fiscalização, referente ao processo de Contra-Ordenação de Mário José Ferreira Pereira, residente na freguesia de Vila Ruiva, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou arquivar tendo em conta o teor da Informação.

101 PROCESSO DE CONTRA-ORDENAÇÃO Nº 50/2010 – Foi presente à reunião uma informação da Fiscalização, referente ao processo de Contra-Ordenação de José Cruz, residente em Ramirão na freguesia de Casal Vasco, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou arquivar tendo em conta o teor da Informação. PROCESSO DE CONTRA-ORDENAÇÃO Nº 255/2010– Foi presente à reunião a defesa, relativa ao processo de Contra-Ordenação de Atilde Feliciano Alves Lapa Carreira, residente em Aguiar da Beira, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou arquivar tendo em conta o teor da Informação. GABINETE DE DESPORTO MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício, a dar conta do projecto “Festand de Andebol 2010”, bem como da celebração de um protocolo, no âmbito do Projecto referido, visando a prática desportiva daquela modalidade no Concelho de Fornos de Algodres. Analisado o assunto a Câmara tomou conhecimento dar plenos poderes ao Senhor Presidente para elaborar o Protocolo em causa.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Arminda Amaral Reis, residente na freguesia de Maximinos, concelho de Braga, a solicitar a emissão de parecer favorável para a constituição de compropriedade sobre o prédio rústico sito na Quinta do Inferno , freguesia de Algodres, sob o artigo 828. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de José Manuel de Carvalho da Costa Ferreira, residente em Fornos de Algodres, a solicitar licença para a construção de uma edificação unifamiliar. A Câmara deferiu conforme informação Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de João Batista Ribeiro Lucas, residente em Figueiró da Granja, a solicitar licença para construção de

102 uma edificação unifamiliar. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Filipe Miguel Melo Sequeira e Ana Cristina Pinto, residente em Infias a solicitar licença para construção de uma edificação unifamiliar. A Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de Isabel Maria de Pina Tomás, residente em Infias, a solicitar a concessão de um lugar no Mercado Municipal para venda de frangos assados. A Câmara deferiu conforme informação. Foi presente à reunião um requerimento de Isabel Maria de Pina Tomás, residente em Infias, a solicitar a concessão de cartão de vendedor ambulante, para venda de frangos assados. A Câmara deferiu conforme informação.

VIGÉSIMA PRIMEIRA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E VIGÉSIMA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Vigésima Primeira Alteração ao Orçamento e a Vigésima Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

LISTAGEM DE PAGAMENTOS

Para efeitos de acompanhamento de execução do Plano de Reequilíbrio Financeiro, foi presente à reunião a listagem de todos os pagamentos efectuados, até à presente data, no âmbito daquele Plano, assim como a listagem de todos os subsídios atribuídos até à presente data, documentos que aqui se dão como reproduzidos e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. A Câmara tomou conhecimento.

103 ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

104 ACTA NÚMERO VINTE E TRÊS

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA TREZE DE OUTUBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos treze dias do mês de Outubro do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA

Entrando-se no período “Antes da Ordem do Dia”, o Senhor Vereador Luís Miguel Ginja da Fonseca pretendeu fazer uso da palavra, tendo referido que, relativamente à listagem dos pagamentos efectuados no âmbito do Plano de Reequilíbrio Financeiro, analisada na reunião anterior e da qual não lhe fora permitido obter cópia, considera que desconhece a actual execução do Plano de Reequilíbrio Financeiro. Perante esta questão, o Sr. Presidente da Câmara retorquiu que não fora negado o acesso aos documentos, acrescentando que os mesmos se encontram disponíveis para consulta, não tendo apenas sido autorizada a extracção de cópias, tendo em conta o tipo de informação em causa.

ORDEM DO DIA CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

105 BELFACE, LDA – Foi presente à reunião um ofício, datado de 8 de Outubro, no qual era exposta a intenção de fazerem um investimento no Concelho de Fornos de Algodres, através da construção de um Lar de 3ª Idade. A Câmara deliberou estar disponível a conversar sobre o assunto, devendo ser informado o interessado. FREGUESIA DE MACEIRA – Foi presente à reunião um ofício a informar que o senhor Luis Filipe Rodrigues dos Reis, enquanto cidadão imediatamente a seguir na Lista do Partido Socialista nas eleições autárquicas, substituiu o anterior Presidente da Junta de Freguesia. INFORMAÇÃO DA TÉCNICA DE SERVIÇO SOCIAL – Foi presente à reunião uma informação a submeter à aprovação as alterações introduzidas ao anexo do respectivo protocolo de cooperação no âmbito do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-escolar. Analisado o assunto a Câmara deliberou aprovar as presentes alterações. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VENDAS NOVAS – Foi presente á reunião um ofício, datado de 8 de Outubro, a remeter a tomada de posição da Câmara Municipal de Vendas Novas sobre o PEC III. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião um mail, a informar que se encontram disponíveis, para consulta documentos aprovados pelo Conselho Directivo e relativos ao Orçamento de Estado para 2011. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS COVA DA BEIRA – Foi presente á reunião um ofício a remeter moção à decisão relativa à introdução de portagens na A23 e A25. A Câmara tomou conhecimento. CLUB FOOTBALL LUSITÂNIA - Foi presente à reunião um ofício número 3, a solicitar a atribuição de um apoio para a concretização dos objectivos que se propõem realizar. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade, atribuir à Associação em causa um subsídio de €1.000,00 (mil euros), sendo 250 Euros, atribuídos de uma só vez, a título de subsídio pela constituição da Associação nos termos da deliberação sobre esta matéria, e o remanescente, 750 Euros, a título de subsídio par a época desportiva 2010/2011, destinado a custear as despesas com o aluguer do pavilhão da Escola EB 2,3/S de Fornos de Algodres, dado que foi o local escolhido para a realização dos jogos.

106 REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento da empresa Terras Serranas, S.A., com sede na Mata Municipal – Serra da Esgalhada, a solicitar que lhe seja passada certidão de desanexação de uma parcela de terreno com a área de cento e vinte e três mil, setecentos e cinquenta e cinco metros quadrados, destaque esse a efectuar do prédio rústico sito em Mata Municipal, freguesia de Fornos de Algodres, com a área de cento e cinquenta e cinco mil, setecentos e cinquenta metros quadrados, inscrito na respectiva matriz predial sob o número 1303 e descrita na Conservatória do registo Predial de Fornos, sob o número 1111/20040315. Analisado o assunto a Câmara deferiu conforme informação dos Serviços Foi presente à reunião uma Informação dos Serviços Técnicos dando conta da necessidade de ser efectuado o destaque de uma parcela de terreno, com a área de 1.857,80 m2, localizada em espaço industrial, sito no lugar do “Tubiu”, freguesia de Juncais, inscrito na matriz predial com o número 842 e descrito na Conservatória do Registo Predial sob o número 627/20080627, cujo proprietário é o Município. Analisado o assunto a Câmara deferiu, por unanimidade, autorizar o referido destaque

CONSTRUÇÃO DE 12 FOGOS NO BAIRRO DO TÉNIS, EM FORNOS DE ALGODRES – ANTÓNIO CAETANO & MOREIRA, LDA

Foi presente à reunião um ofício, datado de 8 de Outubro, da firma António Caetano & Moreira Lda, no qual era formulado uma proposta no âmbito do Contrato do Desenvolvimento Habitacional celebrado com aquela empresa, visando a resolução de algumas questões relacionadas com as dificuldades da empresa na venda dos apartamentos, dado o período de crise em que o País se encontra a atravessar. Analisado o assunto, a Câmara deliberou, por unanimidade, contrapor uma solução assente na realização de todas as infra-estruturas necessárias ao empreendimento por parte da Autarquia, sendo o ressarcimento do valor destes trabalhos efectuado através da aquisição de um menor número de apartamentos, até se perfazer o valor das obras referidas.

107 LACABEIRAS, LDA VENDA DE TERRENO NA ZONA INDUSTRIAL DE JUNCAIS

Em face da deliberação tomada em 2 de Setembro de 2010, e dado que, até à presente data, a empresa Lacabeiras, Lda, não apresentou qualquer resposta à comunicação enviada, revelando, assim, total desinteresse na aquisição em causa, a Câmara deliberou, por unanimidade vender o lote em causa à empresa Queijaria Artesanal do Ilídio, nos termos da deliberação já tomada sobre o assunto.

ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO PARA EXPEDIENTE E LIMPEZA

À semelhança do procedimento dos anos anteriores, a Câmara deliberou, por unanimidade, fixar em 165,00 Euros (cento e sessenta e cinco Euros), por sala, o subsídio para expediente e limpeza a atribuir às Escolas e Jardins de Infância do Município, devendo tal importância ser paga ao Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, em duas tranches a primeira durante o mês de Outubro e a segunda em Fevereiro de 2011.

SUBSÍDIOS À ACTIVIDADE DESPORTIVA

Em face das restrições orçamentais decorrentes da crise que o país se encontra a atravessar e recentemente impostas pelo Governo às Autarquias Locais, este Município foi obrigado a reformular a política de apoios às actividades desportivas, para a época de 2010/2011, já decididos em reunião de Câmara de 18 de Junho e de 14 de Setembro, respectivamente, ficando o subsídio para a próxima época, nos seguintes termos: Associação Desportiva de Fornos de Algodres – €4.000,00, por cada camada jovem. Grupo Desportivo e Recreativo de Figueiró da Granja - €4.000,00.

108 ENCERRAMENTO DA ACTA

Antes do encerramento a reunião, o Senhor Vereador Luís Miguel Ginja, referiu concordar e estar solidário com a iniciativa da Câmara Municipal, tomada numa reunião em que não pudera estar presente, através da qual fora atribuído um voto de louvor à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres. E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,30 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

109 ACTA NÚMERO VINTE E QUATRO

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA VINTE E SETE DE OUTUBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos vinte e sete dias do mês de Outubro do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS COVA DA BEIRA - Foi presente à reunião um ofício, datado de 18 de Outubro a remeter moção de manifesto contra a decisão de introdução de portagens na A23 e A25. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião uma circular número 161/2010, datada de 21 de Outubro, a dar conhecimento do Parecer aprovado em Conselho Geral sobre a Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2011. A Câmara tomou conhecimento. RUI FERNANDES - AQUAFURO – Foi presente à reunião um ofício, datado de 19 de Outubro, a solicitar a aquisição de um terreno na Zona Industrial de Juncais, para as Sociedades Toputil – Demolições, Lda e Agrocoriscada, Lda,

110 destinando-se o terreno em causa para os estaleiros e escritórios das referidas sociedades, que passarão as sedes sociais para o Concelho de Fornos de Algodres. Analisado o assunto a Câmara remeteu ao Sr. Arquitecto Carlos Gomes para estudar a cedência de um terreno na Zona Industrial de Juncais, tendo em conta o ramo de actividade da empresa.

VIGÉSIMA SEGUNDA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E VIGÉSIMA PRIMEIRA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Vigésima Segunda Alteração ao Orçamento e a Vigésima Primeira Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

CONCURSOS PÚBLICOS

REQUALIFICAÇÃO DA ZONA INDUSTRIAL DE FORNOS DE ALGODRES E ÁREA ENVOLVENTE

A Câmara deliberou por unanimidade abrir concurso público para a realização da empreitada de requalificação da Zona Industrial de Fornos de Algodres e área envolvente, bem como solicitar autorização à DGAL.

COLOCAÇÃO DE RELVADO SINTÉTICO NO CAMPO PELADO DR. MOREIRA DA CRUZ

A Câmara deliberou por unanimidade abrir concurso público para a realização da empreitada para colocação de relvado sintético no campo pelado Dr. Moreira da Cruz, bem como solicitar autorização à DGAL.

111 RESULTADOS DOS EXAMES DO 12ºANO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES

A Câmara tomou conhecimento dos resultados dos exames do 12º ano, tendo verificado que o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres foi o estabelecimento de ensino do distrito onde se registou a média mais elevada no conjunto das disciplinas, bem como no top 100 a nível nacional. Em face daquele resultado , a Senhora Vereadora Drª Isabel Santos, propôs que a Câmara manifestasse, junto dos responsáveis por aquele estabelecimento de ensino, o seu reconhecimento pelo mérito do trabalho desenvolvido em prol da educação, o que foi aceite por unanimidade.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 13,00 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

112 ACTA NÚMERO VINTE E CINCO

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA DOZE DE NOVEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos doze dias do mês de Novembro do ano de dois mil e dez reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista, Luís Miguel Ginja da Fonseca. Faltaram os Senhores Vereadores Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Prof. António José Elvas do Rocha. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

CORRESPONDÊNCIA DIVERSA TERRAS SERRANAS DESENVOLVIMENTO TURISMO E IMOBILIÁRIO - Foi presente à reunião um ofício número 210, datado de 8 de Novembro, a solicitar a isenção de IMI e IMT em todos os investimentos executados e a executar por aquela empresa nos próximos 30 anos. Analisado o assunto a Câmara deferiu, por unanimidade. CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO – Foi presente à reunião um mail, a remeter o projecto de comunicado sobre a reunião de accionistas da Águas do Zêzere e Côa, realizada na Guarda. A Câmara tomou conhecimento. UNIÃO HUMANITÁRIA DOS DOENTES COM CANCRO – Foi presente à reunião um ofício, datado de 20 de Outubro a solicitar um apoio financeiro. Analisado o assunto a Câmara deliberou informar que não tem disponibilidades financeiras para o efeito.

113 ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TOMAR – Foi presente à reunião um ofício número 900894, datado de 19 de Outubro a remeter cópia da Deliberação referente à Moção “Portagens na A23”. A Câmara tomou conhecimento. ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO CENTRO, I.P. – Foi presente à reunião um ofício número 636232, datado de 5 de Novembro, a remeter a proposta de escalas de turnos de farmácias para o ano 2011. A Câmara deliberou homologar. ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO SOCIAL, RECREATIVA DESPORTIVA E HUMANITÁRIA DE MACEIRA – Foi presente à reunião um ofício número 137, datado 5 de Novembro a solicitar o apoio, através da atribuição de algum material ou cedência de mão de obra necessária aos arranjos exteriores do Lar de Idosos de Maceira. A Câmara deliberou informar que a Câmara não tem disponibilidades financeiras para o efeito. INFORMAÇÃO DO SERVIÇO DE ACÇÃO SOCIAL – Foi presente à reunião uma Informação, acerca de um pedido de parecer referente ao oficio remetido pelo Senhor Luís de Oliveira Guerra, residente no Bairro Social do Ténis. Analisado o assunto a Câmara deliberou concordar com a informação do Serviço Social, devendo ser mantido o preço das rendas. Deliberou, ainda remeter aos Serviços Técnicos para procederem à regularização da Propriedade Horizontal.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de Norberto Figueiredo Martins, residente em Cativelos, a solicitar a renovação do cartão de vendedor ambulante de peixe fresco. A Câmara deliberou deferir. Foi presente à reunião um requerimento de Manuel Paulo Ventura, residente em Fornos de Algodres, a solicitar que lhe seja passada certidão de destaque de uma parcela de terreno, do prédio sito na Lameira e descrito na Conservatória do registo Predial sob o número 1334/20091207 e inscrito na matriz predial da Freguesia de Fornos de Algodres sob os números 1326 da matriz rústica e 1476 da matriz urbana. Analisado o assunto e com base na Informação dos Serviços Técnicos a Câmara autorizou o destaque.

114 Foi presente à reunião uma informação dos Serviços Técnicos do Município de Fornos de Algodres a justificar a rectificação da área respeitante, à venda de terreno na freguesia de Juncais, descritas na proposta do Plano de Pormenor da Zona Industrial Juncais, inscrito na matriz predial com o número 842, e descrito na Conservatória do Registo Predial de Fornos de Algodres, sob o número 627/20080627, devendo a área total do lote destinada à venda ser de 1857,80 m2. A Câmara concorda com a informação.

VIGÉSIMA TERCEIRA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E VIGÉSIMA SEGUNDA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Vigésima Terceira Alteração ao Orçamento e a Vigésima Segunda Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, ratificar as referidas alterações, que já tinham sido aprovadas por Despacho do Senhor Presidente em 3 de Novembro.

VIGÉSIMA QUARTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E VIGÉSIMA TERCEIRA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Vigésima Quarta Alteração ao Orçamento e a Vigésima Terceira Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

CONSTRUÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Em face dos atrasos verificados na conclusão da empreitada de construção da Biblioteca Municipal, bem como da inconstância no andamento dos trabalhos, a Câmara deliberou, por unanimidade, notificar o adjudicatário para, no prazo de onze dias, apresentar uma nova programação física financeira da obra, sob pena de, não o fazendo, ser desencadeado o processo

115 de posse administrativa da obra em causa, e a submissão a concurso público dos trabalhos ainda por efectuar.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 13,00 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

116 ACTA NÚMERO VINTE E SEIS

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA VINTE E QUATRO DE NOVEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos vinte e quatro dias do mês de Novembro do ano de dois mil e dez, reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista, Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA FESTIVAL DAS SOPAS DA SERRA DA ESTRELA

Em face dos resultados obtidos pelos concorrentes oriundos do Município, no Festival das Sopas da Serra da Estrela, o Senhor Presidente congratulou-se com os êxitos alcançados e propôs que a Câmara Municipal manifestasse, junto dos premiados, o seu apreço pelo trabalho realizado, com a consequente divulgação do Município e da qualidade dos seus produtos. Na sequência desta proposta, que foi aprovada, por unanimidade, o Senhor Vereador Luís Miguel Ginja da Fonseca referiu concordar com o voto de louvor referido. Ainda no âmbito da sua intervenção, alertou o Executivo para os rumores sobre o desvio do nó do IC7 para , quando o mesmo se encontrava previsto ser construído em Fornos de Algodres.

117 Por fim, referiu que, em face da conclusão da obra da Central de Camionagem, seria conveniente, tal como inicialmente previsto, a mudança do estacionamento dos táxis para aquele local.

ORDEM DO DIA CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião um ofício circular número 168/2010, datado de 12 de Novembro, a remeter para conhecimento a aprovação de uma resolução relativa à Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2011. A Câmara tomou conhecimento. CHEFE DO GABINETE DO GRUPO PARLAMENTAR DO PCP – Foi presente à reunião um mail com a referência 36790-258/10, a remeter as várias propostas ao Orçamento de Estado para 2011 relativamente ao Poder Local Democrático. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS COVA DA BEIRA – Foi presente à reunião a um mail a remeter a proposta de Manifesto contra a intenção do governo incluir no Orçamento de Estado para 2011, o Artigo 158º, que se refere às transferências das autarquias locais para o Orçamento do Serviço Nacional de Saúde. A Câmara tomou conhecimento. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião uma circular número 170, datada de 19 de Outubro a sugerir aos Municípios ponderação quanto à celebração do Acordo de Cooperação da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares. A Câmara tomou conhecimento. COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA SERRA DA ESTRELA - Foi presente à reunião um mail a remeter a proposta de contribuições municipais para o Orçamento de 2011 da CIMSE. A Câmara tomou conhecimento. PROCESSO DE CONTRA-ORDENAÇÃO NÚMERO 39/2010 – Foi presente à reunião o Auto de Declarações, relativo ao Processo de Contra-Ordenação Nº 39/2010, o qual aqui se dá como transcrito e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara tomou conhecimento.

118 PROF. ANTÓNIO JOSÉ ELVAS DA ROCHA – Foi presente à reunião a justificação da falta à reunião ordinária do dia 12 de Novembro. Analisado o assunto a Câmara justificou a falta.

FESTA DO QUEIJO

Foi presente à reunião o Programa da Festa do Queijo Serra da Estrela, organizada conjuntamente pelos Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia. A Câmara tomou conhecimento.

REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

A Srª Vice-Presidente comunicou e propôs à Câmara que, no âmbito da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e do Programa Ler +, seria extremamente importante a adesão do Município à iniciativa, tendo em conta quer o seu significado, quer a possibilidade de leitura que se facultava aos jovens do Município. Analisado o assunto, a Câmara deliberou, por unanimidade, aderir ao Programa em causa, bem como aprovar os custos com a iniciativa, que rondam o valor de €2.900,00, em três anos.

DOAÇÃO DE TRACTOR AGRÍCOLA

Tendo em conta que o Município não necessita, para o desenvolvimento da sua actividade, do tractor agrícola, marca John Deere, com a matrícula 18-30-SB, até agora ao serviço da Associação de Produtores Florestais de Fornos de Algodres e, dado que, tendo em conta a idade do veículo, não se revela financeiramente atractiva a sua venda em hasta pública, a Câmara deliberou, por unanimidade, doá-lo à APROFFAL – Associação de Produtores Florestais de Fornos de Algodres, tendo em conta, quer o papel que a Associação representa para os habitantes do Município, quer o trabalho realizado para a Autarquia.

VIGÉSIMA QUINTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E VIGÉSIMA

119 QUARTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Vigésima Quinta Alteração ao Orçamento e a Vigésima Quarta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 13,00 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

120 ACTA NÚMERO VINTE E SETE

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA SEIS DE DEZEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos seis dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e dez, reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Presidente, Dr. José Severino Soares Miranda e a presença dos Senhores Vereadores do Partido Social Democrata, Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista, Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Pelas dez horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA ORDEM DO DIA

CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

GABINETE DO GRUPO PARLAMENTAR DO PCP - Foi presente à reunião um mail, datado de 26 de Novembro a remeter a intervenção do deputado António Filipe no debate de encerramento do Orçamento de Estado para 2011. A Câmara tomou conhecimento. CIRVA – CENTROS INTEGRADOS DE RECICLAGEM E VALORIZAÇÃO AMBIENTAL – Foi presente à reunião um mail datado de 25 de Novembro, a remeter a adenda à parceria entre as empresas CIRVA,A.C.E. e RESISTRELA, SA, que por lapso não tinha sido mencionado o valor do transporte. A Câmara tomou conhecimento.

121 REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento da Associação de Promoção Social, Recreativa e Desportiva de Vila Ruiva, a solicitar licença para alteração e ampliação do Centro de Dia e Centro de Noite em Lar de Idosos. Analisado o assunto a Câmara deferiu com base na Informação dos Serviços Técnicos. Foi presente à reunião um requerimento de José António Ribeiro Abade, residente em Muxagata, a solicitar licença para construção de uma edificação Unifamiliar. Analisado o assunto a Câmara deferiu com base na Informação dos Serviços Técnicos.

OBRAS MUNICIPAIS CONSTRUÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Foi presente à reunião uma Informação do Chefe de Divisão de Obras Municipais, Ambiente e Serviços Urbanos, acerca dos sucessivos atrasos verificados na execução da obra e na ausência de resposta ao pedido de novo plano de trabalhos, a qual aqui se dá como transcrita e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisado o assunto a Câmara deliberou, por unanimidade: “Cumpra—se a alínea b) da Informação: - Requerer a posse administrativa da obra, não autorizando o fiscal para proceder de acordo com alínea anterior”.

APROVAÇÃO PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DO SISTEMA DE ÁGUAS RESIDUAIS DO CONCELHO DE FORNOS DE ALGODRES.

Na sequência da aprovação do Projecto de Regulamento Municipal do Sistema de Águas Residuais do Concelho de Fornos de Algodres, e tendo decorrido o período de discussão pública a que, nos termos da Lei, o mesmo se encontrava obrigado, a Câmara verificou que, durante o período referido, não foram apresentadas quaisquer reclamações ou sugestões, estando, por conseguinte, reunidas todas as condições legais para que o Regulamento citado seja submetido à aprovação final das Assembleia Municipal.

122 Nestes termos, a Câmara deliberou, por unanimidade, submeter o documento à aprovação final da Assembleia Municipal.

APROVAÇÃO PROJECTO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE TRANSPORTES ESCOLARES DO CONCELHO DE FORNOS DE ALGODRES

Na sequência da aprovação do Projecto de Regulamento Municipal de Transportes Escolares do Concelho de Fornos de Algodres, e tendo decorrido o período de discussão pública a que, nos termos da Lei, o mesmo se encontrava obrigado, a Câmara verificou que, durante o período referido, não foram apresentadas quaisquer reclamações ou sugestões, estando, por conseguinte, reunidas todas as condições legais para que o Regulamento citado seja submetido à aprovação final das Assembleia Municipal. Nestes termos, a Câmara deliberou, por unanimidade, submeter o documento à aprovação final da Assembleia Municipal.

DOCUMENTOS PREVISIONAIS PARA 2011

Foram presentes à reunião as Grandes Opções do Plano – Plano Plurianual de Investimento e Actividades Mais Relevantes e Orçamento para dois mil e onze, documentos que aqui se dão como reproduzidos e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Analisados os documentos em causa e após a prestação de alguns esclarecimentos técnicos, a Câmara deliberou, por maioria, com o voto contra dos Senhores Vereadores do Partido Socialista, aprovar aqueles documentos. Justificando a sua tomada de posição, os Senhores Vereadores do Partido Socialista apresentaram uma declaração de voto, cujo teor a seguir se transcreve: “1 – Numa Autarquia com um endividamento que ronda os 35 milhões de Euros, discutir no Órgão Executivo um documento de Gestão, sem participar na sua elaboração, não é o mais sensato e correcto, tratando –se de um documento político não foram os Vereadores do Partido Socialista chamados a participar na respectiva elaboração.

123 2 – Perante a incerteza económica de 2011 e face ao aumento de desemprego que se adivinha, entendemos que este Orçamento deveria ser amplamente analisado nas vertentes económica, social e política, análise esta não possível devido aos prazos de aprovação que nos são impostos. 3 – A diferença de cerca de um milhão de Euros entre a receita corrente e a despesa corrente, condicionam logo à partida a Gestão e o investimento. 4 – Se tivermos em conta a falta de credibilidade do Orçamento que nos foi apresentado para 2010 que já por 23 vezes foi alterado, temos neste Orçamento para 2011, um documento que só é apresentado porque a Lei assim o obriga. 5 – Tendo por diversas vezes sido por nós solicitado que ao abrigo do Plano de Reequilíbrio nesta Autarquia nos fosse dada informação escrita sobre a execução do mesmo, nunca tal foi atendido. 6 – Importa ainda referir a criação, e bem, de uma técnica contabilística de verbas definidas e verbas por definir, assim como a previsão para os anos seguintes. Porém a previsão de 2011 só vincula o próprio ano, só nos documentos de prestação de contas se verá a conformidade da execução orçamental. Sendo o Orçamento uma previsão, em regra anual, de receitas e despesas, em que as segundas são cobertas pelas primeiras e em virtude das imposições do Plano de Reequilíbrio Financeiro, não vemos na aposta uma visão de desenvolvimento para o concelho. Embora não sendo nossa intenção elaborar futuros Orçamentos para apresentar ao Órgão Executivo, deveria o Sr. Presidente da Câmara ter- nos solicitado os contributos, como força política importante no Concelho, para a preparação do Orçamento. Pelo atrás exposto, o voto dos Vereadores do Partido Socialista é contra”. Mais deliberou, por unanimidade, ao abrigo do disposto no artigo 64º, número 6, alínea a), conjugado com o artigo 53º número 2, alínea b) ambos da Lei Número 169/99, de 18 de Setembro, com a redacção introduzida pela Lei Número 5-A/2002, de 11 de Janeiro, submeter aqueles documentos à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

124 VIGÉSIMA SEXTA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E VIGÉSIMA QUINTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Vigésima Sexta Alteração ao Orçamento e a Vigésima Quinta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

ALTERAÇÕES À TABELA DE TAXAS MUNICIPAIS

Tendo em conta a existência de algumas missões na Tabela de Taxas Municipais, de um modo especial no que toca a mudanças de contadores a solicitação dos consumidores, da construção de ramais de ligação a habitações colectivas e à ocupação da via pública com tubos e condutas subterrâneos, a Câmara deliberou, por unanimidade, alterar o documento citado e fixar as taxas devidas pelos Serviços em causa, nos seguintes termos: TABELA DE TAXAS MUNICIPAIS ARTIGO 1º ……………………………………………………………………………………………. 3- Ocupação do Domínio Público………………………………...... 3.17 – Tubos e condutas subterrâneas - Até 10ml/ano …………….…....€50,00 3.18 – Além de 10 ml ou fracção ……………………….…………. €0,40/ml /Ano CAPITULO VI Outros preços relativos aos Serviços de Abastecimento de água, saneamento e resíduos ARTIGO 25º ……………………………………………………………………………………………. 10 – Mudança de contador a pedido do utente – Até 5 ml de ramal taxa fixa… €75,00 10.1 – Acima de 5 ml e por metro de ramal ou fracção………...…………..€20,00 11 – Ligação de ramais em habitação colectiva …………………………………. 11.1- Ramais de água – taxa fixa……………………………………….. €300,00 11.2 – Ramais de Saneamento – taxa fixa…...... €300,00

125 12 – Ligação de fracções autónomas ……………………………………………… 12.1 – Ramal de água –taxa fixa por fracção ………………………………€50,00 12.2 – Ramal de saneamento – taxa fixa por fracção ……………………€50,00 Mais deliberou a Câmara, por unanimidade submeter as presentes alterações e taxas à aprovação da Assembleia Municipal.

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE FORNOS DE ALGODRES.

Em face do novo regime jurídico da organização dos serviços das autarquias locais, estabelecido pelo Decreto Lei Número 305/2009, de 23 de Outubro, torna-se obrigatório que os órgãos autárquicos do Município aprovem uma nova estrutura orgânica e regulamentem o funcionamento dos Serviços Municipais, de acordo com o citado regime jurídico, embora a relativamente recente revisão do Regulamento Interno contemplasse, já em larga escala, várias medidas e conceitos agora previstos no citado diploma legal. Nestes termos, foi presente à reunião uma proposta de Regulamento da Organização dos Serviços Municipais de Fornos de Algodres, documento que aqui se dá como reproduzido e se considera como fazendo parte integrante desta deliberação, tendo a Câmara deliberado, por unanimidade, propor à Assembleia Municipal, nos termos do disposto no artigo 6º do Decreto -Lei Número 305/2009, de 23 de Outubro, o seguinte: a) A aprovação do modelo de estrutura interna hierarquizada; b) A aprovação do Regulamento da Organização dos Serviços Municipais, apreciado nesta reunião; c) A fixação, como número máximo, de quatro unidades orgânicas flexíveis, a saber, Divisão de Administração e Finanças, Divisão de Gestão do Território e Obras Particulares, Divisão de Obras Municipais, Ambiente e Serviços Urbanos e Divisão de Intervenção Social. d) A fixação, também como número máximo, das subunidades orgânicas, constantes no Organograma anexo ao Regulamento citado.

126 ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 12,00 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

O Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

127 ACTA NÚMERO VINTE E OITO

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES, REALIZADA NO DIA VINTE DE DEZEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E DEZ

Aos vinte dias do mês de Dezembro do ano de dois mil e dez, reuniu a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, sob a Presidência da Excelentíssima Senhora Vereadora Drª Maria Isabel Batista Martins dos Santos e o Senhor Vereador do Partido Social Democrata, Dr. Artur Francisco Almeida de Oliveira e do Partido Socialista, Prof. António José Elvas do Rocha e Luís Miguel Ginja da Fonseca. Faltou o Senhor Presidente da Câmara. Pelas catorze horas, foi declarada aberta a presente reunião. De seguida, procedeu-se à leitura e votação da acta da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade dos presentes. De seguida trataram-se os seguintes assuntos:

PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA

ORDEM DO DIA

CORRESPONDÊNCIA DIVERSA

COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA SERRA DA ESTRELA – Foi presente à reunião um mail a informar que a audiência com o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural foi agendada para o dia 4 de Janeiro de 2011. A Câmara tomou conhecimento. SUBSTRUTURA DE MATEMÁTICA – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES – Foi presente à reunião um ofício a solicitar um apoio para ajudar a custear as despesas com a vinda da companhia de teatro “teatro azul”, com a peça “Querida Matemática”. A Câmara deliberou por unanimidade atribuir um subsídio no valor de 100 Euros. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – Foi presente à reunião uma circular número 180, datada de 14 de Dezembro, a enviar

128 documento sobre a aprovação do Orçamento Geral do Estado para 2011. A Câmara tomou conhecimento. COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO MÉDIO TEJO - Foi presente à reunião um ofício número 1886/2010, datado de 13 de Dezembro, a remeter, para conhecimento a moção aprovada por unanimidade na Assembleia Intermunicipal, sobre a inexistência de alternativas à A23. A Câmara tomou conhecimento e solidariza-se com a proposta de moção.

REQUERIMENTOS DIVERSOS

Foi presente à reunião um requerimento de António Simão Soares Pinto, residente em Quinta do Peso, em Nelas, a solicitar a concessão de um lugar no Mercado Municipal, para venda de confecções. A Câmara deferiu.

OBRAS PARTICULARES

Foi presente à reunião um requerimento de Maria João Castanheira Albuquerque, residente em Matança, a solicitar licença para a reconstrução de uma Edificação Unifamiliar. Analisado o assunto e com base na Informação dos Serviços Técnicos foi deferido. Foi presente à reunião um requerimento de Luís António Gil da Silva, a solicitar licença para a construção de uma garagem com cobertura acessível. Analisado o assunto a Câmara deferiu com base na Informação dos Serviços Técnicos.

VIGÉSIMA SÉTIMA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL E VIGÉSIMA SEXTA ALTERAÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES

Foi presente à reunião a Vigésima Sétima Alteração ao Orçamento e a Vigésima Sexta Alteração ao Plano de Actividades, as quais aqui se dão como reproduzidas e se consideram como fazendo parte integrante desta deliberação. Após a sua análise a Câmara deliberou, por unanimidade, aprovar as referidas alterações.

129 ENCERRAMENTO DA ACTA

E, não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a presente reunião. Eram 16,00 horas. Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente acta, que eu, José Ângelo Duarte Andrade, Técnico Superior Assessor Principal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, subscrevo.

A Vice Presidente da Câmara

______

O Secretário

______

130