PRODUÇÃO DE MANDIOCA NO TERRITÓRIO LENÇÓIS MARANHENSES/MUNIM - MARANHÃO

Elimilton Pereira Brasil2, Ricardo Ferreira Eloi2, Ana Maria Aquino dos Anjos Ottati3, Leonardo Magno Leite Brandão4, Ronald Marques Furtado2, Klayton Antonio Lins Ferreira2, Hellen Cristina Andrade dos Santos2, Jéssica Camila Marmanillo Pereira2

1Financiado pela Pibex/UEMA. 2Graduando em Agronomia - UEMA, [email protected]. 3Prfa. Adjunta do Departamento de Economia Rural/CCA/UEMA. 4Graduado em Agronomia

Resumo O Território Rural dos Lençóis Maranhenses/Munim, são caracterizados como rurais com um insignificante nível de pluriatividade e forte insegurança alimentar. A mandioca tem posição de destaque dentre as culturas cultivadas nesses municípios sendo responsável pela geração de renda e emprego nos municípios. Este trabalho teve como objetivo conhecer e caracterizar o panorama da cultura da mandioca no Território, para identificar os avanços e retrocessos, assim como a problemática da comercialização enfrentada pelos agricultores. O trabalho foi realizado no Território Lençóis Maranhenses/Munim está localizado na Mesorregião Norte Maranhense, foi utilizado dados primários e secundários. As variáveis descritas: área cultivada (hectare) e quantidade produzida (toneladas). Os municípios de destaque são , Humberto de Campos, Rosário e Icatu, sendo o município Barreirinhas o maior produtor de mandioca do território e no estado. Dificuldades no escoamento da produção tendo em vista que a produção de farinha é a única fonte de renda em algumas comunidades.

Palavras Chave: Território Rural, Produção, comercialização, Agricultura familiar.

CASSAVA PRODUCTION IN TERRITÓRIO LENÇÓIS MARANHENSES/MUNIM - MARANHÃO

Abstract The Território Rural dos Lençóis Maranhenses/Munim, are characterized as rural with a negligible level of pluriactivity and strong food insecurity. Cassava has a prominent position among the crops grown in these counties is responsible for generating income and employment in the cities. This work aimed to identify and characterize the cassava crop outlook in the Territory, to identify advances and setbacks, as well as the issue of marketing faced by farmers. The study was conducted in the Território Rural dos Lençóis Maranhenses/Munim is located in North Mesoregion Maranhense, we used primary and secondary data. The variables described: cultivated area (ha) and quantity produced (tons). Featured municipalities are Barreirinhas, Humberto de Campos, Rosario and Icatu, and the Barreirinhas city the largest cassava producer of the territory and state. Difficulties in the production flow in order that the production of flour is the only source of income in some communities.

Keywords: Rural Territory, production, commercialization, family agriculture.

Introdução Historicamente, a agricultura praticada nessa região é à agricultura itinerante e de subsistência, apesar das limitações dos solos da região. A sua adaptação as condições da região e historicamente ser cultivada como base da alimentação, assim se constitui uma cultura de grande importância. O Território Rural dos Lençóis Maranhenses/Munim, apresenta um baixo nível de desenvolvimento humano e de escolaridade assim como um alto nível de pobreza. Seus municípios constituintes são caracterizados como rurais com um insignificante nível de pluriatividade e forte insegurança alimentar. A mandioca tem posição de destaque dentre as culturas cultivadas nesses municípios sendo responsável pela geração de renda e emprego nos municípios. Este trabalho teve como objetivo conhecer e caracterizar o panorama da cultura da mandioca no Território Rural dos Lençóis Maranhenses/Munim, para identificar os avanços e retrocessos, assim como a problemática da comercialização enfrentada pelos agricultores.

Cidade Universitária Paulo IV – Tirirical - São Luís/MA Fone: (98) 3244-0419 / site: www.semanadasagrarias.com.br E-mail: [email protected] ou [email protected] Material e Métodos O trabalho foi realizado no Território Lençóis Maranhenses/Munim localizado na Mesorregião Norte Maranhense, contemplando a microrregião Lençóis Maranhenses os municípios de Humberto de Campos, , Santo Amaro, Barreirinhas e ; e a microrregião de Rosário os municípios de Axixá, , , Icatu, , Presidente Juscelino e Rosário. A área total do território 14.374,9 km², a população total do território é de 201.574 habitantes, dos quais 64,65% vivem no meio rural. Este estudo foi realizado com a utilização de dados primários e secundários. Os dados primários foram obtidos a partir da visita em comunidades, observação in loco. Os dados secundários foram obtidos através da pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental em arquivos públicos e fontes estatísticas, tais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As variáveis descritas: área cultivada (hectare) e quantidade produzida (toneladas). Após a coleta e tabulação dos dados, foi realizada a análise estatística. Todas as análises estatísticas foram realizadas através dos Programas Excel (Microsoft Office Excel). Os resultados estão apresentados em gráficos.

Resultados e Discussão A área cultivada (hectares) de mandioca pode ser vista na Figura 1. a área de produção se comportou diferente e em alguns municípios havendo um aumento de área cultivada em Paulino Neves de 1863 ha em 1997 para mais de 3000 ha em 2011, e uma redução em 2012 caindo para 2360 há. Santo Amaro um aumento significativo de 337 ha em 1997 para 1762 há em 2012 e Icatu passou por oscilações mas teve um aumento de mais de 600 ha de 1990 para 2012. Já Axixá, Rosário e Primeira Cruz tiveram uma diminuição drástica em sua área de cultivo de 1990 a 2012, de 1610 ha, 4000 há e 4000 ha para 400 há, 1540 ha e 671 ha respectivamente. Barreirinhas município com maior área, em 2009 alcançou 6900 há.

Figura 1 - Área cultivada em hectare da cultura da mandioca nos municípios do Território Lençóis maranhenses/Munim – MA.

Podemos perceber que há uma oscilação no decorrer dos anos avaliados, a menor quantidade produzida se encontra está em Santo Amaro e Axixá (Figura 2). Barreirinhas é o maior produtor do Território e maior do estado em segundo Humberto de Campos e em terceiro Rosário. Um caso a ser mencionado é a queda na produção nos anos de 1995 a 1997, onde muitos municípios perderam terras pelo fato da criação de novos munícipios, a exemplo de Barreirinhas, Humberto de Campos, Morros e Rosário, tiveram queda na produção significativa de 46.060, 21.970, 19.035 e 29.920 para 26.745, 9.054, 6.735 e 6.850 respectivamente. A maior redução ocorreu no munícipio de Primeira Cruz de 28.000 para 2.750. A produção de mandioca no território ainda se dá de forma exploratória e predatória no sistema de corte e queima como pode ser observado na Figura 3. Assim como as dificuldades de escoar a produção como falta de acesso as comunidades, dificulta e até mesmo imperam a comercialização por meio do intermediário, que ficam com a grande parte do valor pago pela produção. O cultivo se dá em pequenas áreas e que a mão de obra é em sua maioria familiar, a produção de farinha de mandioca para muitas famílias, a única fonte de renda.

Cidade Universitária Paulo IV – Tirirical - São Luís/MA Fone: (98) 3244-0419 / site: www.semanadasagrarias.com.br E-mail: [email protected] ou [email protected]

Figura 2 - Produção (toneladas) de mandioca nos municípios do Território Lençóis maranhenses/Munim – MA.

Figura 3 - Plantio de mandioca e Estrada de acesso as comunidades. Território Lençóis maranhenses/Munim – MA.

Conclusão Limitações no acesso as comunidades, dificulta o escoamento da produção é necessário que o poder público resolva os problemas das estradas e pontes assim como capacite os agricultores para um melhor uso da terra e diversificação da produção e por meio de políticas públicas venha valorizar a produção e seu agricultores. No que tange a produção os municípios de destaque são Barreirinhas, Humberto de Campos, Rosário e Icatu, sendo o município Barreirinhas o maior produtor de mandioca do território e no estado.

Agradecimentos Ao Laboratório de Extensão Rural – LABEX, pelo apoio nas viagens; À professora Ana Maria Aquino dos Anjos Ottati pela orientação; E ao Grupo de Pesquisa Estudos em Economia Rural/DER/CNPq

Bibliografia IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2010: Agricultura familiar. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. ______. IBGE Cidades. 2013. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=210237&idtema=125&search=maranha o|cachoeira-grande|produto-interno-bruto-dos-municipios-2011>. Acesso em: 12 de jul. de 2015.

Cidade Universitária Paulo IV – Tirirical - São Luís/MA Fone: (98) 3244-0419 / site: www.semanadasagrarias.com.br E-mail: [email protected] ou [email protected]