RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DE RACIONAMENTO Nº GFO-09/2017

SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE PRESTADOR: COPASA

Gerência de Fiscalização Operacional

Coordenadoria Técnica de Regulação Operacional e Fiscalização dos Serviços

Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de

Maio de 2017

Diretoria Colegiada: Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso Gustavo Cunha Gibson

Coordenadoria Técnica de Regulação Operacional e Fiscalização dos Serviços (CTROFS): Rodrigo Bicalho Polizzi

Gerência de Fiscalização Operacional (GFO): Henrique Pereira Barcelos

Equipe Técnica: Denise Rodrigues Avelar – GFO/CTROFS – Analista Fiscal e de Regulação de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário Josianne Leandro Rodrigues – GFO/CTROFS – Analista Fiscal e de Regulação de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário Lucas Oliveira Cesar – GFO/CTROFS – Analista Fiscal e de Regulação de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário

Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARSAE-MG Cidade Administrativa – Rodovia Papa João Paulo II, Nº 4.001, Edifício Gerais, 12º andar Bairro Serra Verde Minas Gerais CEP: 31.630-901.

Tel: (31) 3915-8119 Fax: (31) 3915-2060 Site: www.arsae.mg.gov.br

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – 05/2017

RESUMO INFORMATIVO

De acordo com a Copasa, o município de Montes Claros tem uma demanda de água próxima de 1000L/s. Atualmente, a Copasa tem conseguido distribuir a vazão média de 792 L/s, cerca de 20% abaixo da demanda. A vazão dos sistemas produtores tende a cair ao longo do ano de 2017 caso a região não apresente melhoras nas condições pluviométricas, dessa forma, o Prestador prevê diminuição na captação do sistema de de 545 L/s para 350 L/s, para que a barragem tenha chance de se recuperar (Foto 01).

A COPASA estuda ainda a instalação de uma captação sazonal no rio Verde Grande, já autorizada pela Agência Nacional de Águas. Há também o estudo para a instalação de nova captação no rio Pacuí, a 40km do ponto de captação atual, com vazão de 350 L/s, que demandaria também a construção de uma nova ETA.

No momento da fiscalização a ETA Morrinhos estava recebendo 21 L/s da captação Pacuí/Porcos (Fotos 02 e 03), 103,70 L/s da captação Rebentão dos Ferros, 25,78 L/s da captação Pai João e 136,88 L/s da captação Lapa Grande. Estando, portanto, com uma vazão de entrada de 287 L/s.

De acordo com o Prestador a ETA Morrinhos (Foto 04) tem capacidade nominal de 400 L/s1 e está passando por obras. Ela é responsável por atender 36% da cidade, enquanto a ETA Verde Grande abastece os outros 64%.

A ETA Verde Grande (Foto 05) possui capacidade nominal de 600 L/s, opera com uma vazão média de 550 L/s e, atualmente está passando por obras de duplicação. Há 4 poços na ETA, apenas um em operação. O poço tem vazão de 10 L/s e é interligado diretamente na ETA.

1 De acordo com o Formulário de descrição técnica do SAA preenchido pelo Prestador, a capacidade nominal da ETA Morrinhos é 250 l/s.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – 05/2017

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ...... 5

2. HISTÓRICO DE MONTES CLAROS PERANTE À ARSAE-MG ...... 5

3. ÁREAS, SEGMENTOS E UNIDADES FISCALIZADAS ...... 6

4. ENTREVISTAS REALIZADAS ...... 6

4.1. PREFEITURA MUNICIPAL ...... 6

4.2. REPRESENTANTES DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS ...... 7

4.3. USUÁRIOS DO SISTEMA ...... 7

5. FATOS LEVANTADOS ...... 7

5.1. FISCALIZAÇÃO DOCUMENTAL DO PLANO DE RACIONAMENTO: ...... 7

5.2. ADOÇÃO DAS MEDIDAS APRESENTADAS NO PLANO ...... 8 5.2.1. Medidas de racionamento ...... 8 5.2.2. Medidas para garantir o abastecimento aos usuários de caráter essencial ...... 10 5.2.3. Ações para assegurar ampla divulgação ...... 10 5.2.4. Ações educativas e medidas de incentivo à redução de consumo ...... 10 5.2.5. Medidas para melhoria do abastecimento de água ...... 10

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...... 12

7. CONSTATAÇÕES E NÃO CONFORMIDADES ...... 14

8. RECOMENDAÇÕES ...... 15

9. AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DA ARSAE-MG ...... 16

APÊNDICE A. REGISTROS FOTOGRÁFICOS ...... 17

ANEXO I. PROGRAMAÇÃO DO RACIONAMENTO DISPONÍVEL NO SÍTIO ELETRÔNICO DA COPASA-MG ...... 21

ANEXO II. PROGRAMAÇÃO DO RODÍZIO NO PLANO DE RACIONAMENTO ENVIADO À ARSAE-MG ...... 22

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – 05/2017

1. INTRODUÇÃO

Em decorrência da baixa disponibilidade hídrica, como também da consequente iminência de colapso em vários Sistemas de Abastecimento de Água no Estado, a ARSAE-MG publicou a Resolução nº 68 no dia 28 de maio de 2015, alterada pela Resolução nº 83 de 25 de maio de 2016, que discorre sobre a adoção do plano de racionamento de água.

Tais Resoluções estabelecem as diretrizes gerais para a adoção de medidas de racionamento do abastecimento público de água potável a serem observados pelos Prestadores de Serviço de Abastecimento regulados por esta Agência. Sendo assim, a ARSAE-MG normatizou o rito dos procedimentos, o planejamento das ações, o monitoramento das variáveis e dos resultados obtidos, de forma a permitir que o usuário tenha o conhecimento detalhado das medidas a serem implantadas, os impactos, a duração e a previsão de restabelecimento dos serviços durante o período de racionamento.

Consta na referida Resolução que os Prestadores de Serviço, mediante prévia e expressa comunicação à ARSAE-MG, poderão adotar medidas de racionamento quando houver comprometimento do abastecimento de água em quantidade e qualidade adequadas. Para tanto, os Prestadores deverão seguir as diretrizes da Resolução, entre as quais se inclui a elaboração de um documento denominado “Plano de Racionamento”, que contenha o detalhamento das medidas a serem adotadas.

Em virtude das citadas exigências, a COPASA elaborou o Plano de Racionamento do Sistema de Abastecimento de Água de Montes Claros, que foi encaminhado à ARSAE-MG.

Desse modo, no intuito de analisar o cumprimento das medidas contidas no Plano de Racionamento ora citado a ARSAE-MG realizou, nos dias 13 e 17 de março de 2017, fiscalização in loco e análise do Plano de Racionamento.

2. HISTÓRICO DE MONTES CLAROS PERANTE À ARSAE-MG

No período de 23 a 25 de novembro de 2015 o município de Montes Claros passou por fiscalização do Plano de Racionamento, elaborado em outubro de 2015 em face à Resolução ARSAE-MG 68/2015. Na ocasião foi observado o baixo nível do reservatório da barragem de Juramento, que estava com sua torre de tomada d’água acima do nível de água disponível. Foram solicitadas adequações no documento Plano de Racionamento e foram recomendados ao Prestador que intensificasse a divulgação das medidas de racionamento e fosse realizado o monitoramento da eficácia dessas medidas e das principais fontes de captação do município.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 5/22 MONTES CLAROS – 05/2017

3. ÁREAS, SEGMENTOS E UNIDADES FISCALIZADAS

As unidades operacionais que constam no quadro 2, a seguir, foram fiscalizadas durante o procedimento descrito neste relatório.

Quadro 1. Segmentos operacionais e unidades fiscalizadas

Área Segmento Operacional Unidade Fiscalizada Captações Superficiais: - Porcos - Pacuí - Juramento Captações Subterrâneas - C-30 - C-34 - C-54 Abastecimento Captação - C-56 - C-03 de Água - C-06 - C-29 - C-35 - C-36 - C-38 - C-57

ETA Morrinhos Tratamento de água ETA Verde Grande

4. ENTREVISTAS REALIZADAS

As entrevistas realizadas com a Prefeitura Municipal, com representantes dos serviços essenciais e usuários do sistema foram subsídio para a execução da fiscalização.

4.1. Prefeitura Municipal

As agentes de fiscalização da ARSAE-MG foram recebidas pelo Chefe de Gabinete, Sr. José Gonzaga Pereira, e pelo Prefeito, Sr. Humberto Guimarães Souto. O prefeito demonstrou insatisfação quanto a três questões: a falta de investimentos e planejamento da COPASA ao longo dos 42 anos de concessão, que fez com que o município chegasse à situação de colapso hídrico que está hoje; a não operação da COPASA nos distritos de Montes Claros, já previsto no contrato; e o alto índice de perdas na distribuição, que não é compatível com a situação de racionamento vivenciada no município. Ademais, o gestor considera que a COPASA presta o serviço de abastecimento de água de forma satisfatória, com boa qualidade da água distribuída.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 6/22 MONTES CLAROS – 05/2017

4.2. Representantes dos serviços essenciais

Foram realizadas entrevistas com os representantes do posto de saúde Estratégia Saúde da Família São Judas I, II, EFSFB Cidade Cristo Rei, e ESFSB Nova Morada

A representante do posto de saúde São Judas I e II informou ter faltado água em alguns momentos, e que foi necessário acionar a COPASA para que enviassem caminhão pipa. Ela considerou demorado o atendimento à sua solicitação, e relatou ter havido problema no abastecimento já que a caixa d’água do Posto de Saúde é alta, tendo sido necessário que o vizinho emprestasse uma escada, uma vez que a COPASA não estava preparada para atender nessas condições.

Representante do EFSFB Cidade Cristo Rei informou não ter conhecimento da programação do rodízio e do procedimento para solicitação de caminhão pipa. Relatou não ter sido necessário solicitar o caminhão pipa, embora o hospital seja atingido pela interrupção do abastecimento de água. Dessa forma, os serviços prestados não foram interrompidos, mas algumas dependências como os banheiros, são interditados.

Representante do EFSFB Nova Morada informou não ter conhecimento da programação do rodízio e do procedimento para a solicitação de caminhão pipa. Não houve ocorrência de falta d’água no local.

4.3. Usuários do sistema

Em campo, pôde-se perceber que os moradores têm compreensão quanto ao início e término do abastecimento de água. Embora os moradores digam não estar cientes da programação divulgada do rodízio, informaram que de forma geral, as casas são abastecidas de 24 em 24 horas.

5. FATOS LEVANTADOS

5.1. Fiscalização documental do Plano de Racionamento:

No que se refere ao Plano de Racionamento apresentado à ARSAE-MG, considera-se que o referido documento contemplou todos os itens dispostos no Art. 7º da Resolução ARSAE-MG nº 83/2016.

Atualmente, o cronograma encontra-se disponível no arquivo do Plano de Racionamento de Montes Claros e é disponibilizado semanalmente no sítio eletrônico da COPASA-MG.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 7/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Observou-se que a setorização das regiões do município disponibilizados nos avisos semanais no sítio eletrônico difere da divisão de regiões do Plano de Racionamento atualizado entregue à Agência (Anexos I e II).

5.2. Adoção das medidas apresentadas no Plano

5.2.1. Medidas de racionamento

Como ação de contingência, foi implantado o rodízio no abastecimento. A programação do rodízio dividiu a cidade em 5 regiões. As regiões 1, 2, 4 e 5 são abastecidas em dias alternados, com interrupção de 22 horas, e a região 3 é abastecida diariamente, com interrupção de abastecimento por 7 horas diárias.

De acordo com o prestador, o distrito industrial não é setorizado.

Foram instalados dois aparelhos “datalogger” a fim de verificar se a programação do rodízio está sendo cumprida. Foram realizadas medições instantâneas de pressão entre os dias 13/03/2017 e 16/03/2017, nos bairros São Judas II e , pertencentes às regiões 4 e 1, respectivamente, de acordo com as notificações semanais disponibilizadas no sítio eletrônico. Os gráficos 1 e 2 a seguir apresentam os resultados das medições realizadas:

Gráfico 1. Medição de pressão no bairro São Judas II

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 8/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Gráfico 2. Medição de pressão no bairro Alterosa

Figura 1 - Cronograma do rodízio em Montes Claros dos dias 14, 15 e 16 de março

A partir dos gráficos, observou-se os seguintes ciclos de abastecimento:

- No bairro São Judas II (Região 4)

• Dia 14/03 – 00 horas às 12 horas: abastecimento de água com pressões superiores a 10 mca. • Dia 14/03 – 12 horas às 00 horas: abastecimento de água interrompido • Dia 15/03 – 00 horas às 06 horas: aumento da pressão com curto período de abastecimento • Dia 15/03 – 06 horas às 00 horas: pressões abaixo de 10 mca • Dia 16/03 – 00 horas às 12 horas: abastecimento de água com pressões superiores a 10 mca.

- No bairro Alterosa (Região 1) • Dia 14/03 – 00 horas às 00 horas: abastecimento de água interrompido • Dia 15/03 – 00horas às 00 horas: abastecimento de água com pressões acima de 10 mca • Dia 16/03 – 00 horas às 12 horas: abastecimento de água interrompido

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 9/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Dessa forma, constata-se que os períodos de abastecimento dos referidos bairros estão em desacordo com o descrito no cronograma disponibilizado no sítio eletrônico. De forma geral, embora o abastecimento esteja sendo realizado dia sim dia não, os dias não coincidem com o programado.

5.2.2. Medidas para garantir o abastecimento aos usuários de caráter essencial

A COPASA-MG apresentou em anexo aos Planos de Racionamento enviados a lista dos serviços essenciais cadastrados junto à Companhia para fins de abastecimento complementar por meio de caminhão pipa em caso de desabastecimento. No entanto, nas entrevistas realizadas com representantes dos prestadores de serviços essenciais, foi possível constatar que estes não estão bem informados a respeito dos seus direitos quanto à solicitação de caminhão-pipa. Recomenda-se que a COPASA-MG reforce essa comunicação.

5.2.3. Ações para assegurar ampla divulgação

O Plano de Racionamento encontra-se disponível no site da COPASA e na Agência de Atendimento. A COPASA envia ainda spots para as rádios locais e utiliza carros de som para informar sobre a programação do rodízio. De acordo com o superintendente de operação norte Sr. Roberto Luiz Botelho, a COPASA identificou que o meio mais eficiente de divulgar a informação do racionamento no município é através de carros de som. A COPASA informou que irá disponibilizar um link em seu site para divulgar informações específicas da situação hídrica de Montes Claros, alertando a população sobre o volume das barragens e sobre a situação hídrica. Até o fechamento deste relatório, não foi observada alteração no sítio eletrônico da COPASA.

5.2.4. Ações educativas e medidas de incentivo à redução de consumo

As medidas de incentivo à redução de consumo, através do programa Chuá, apresentadas no Plano de Racionamento referem-se às atividades de educação ambiental já instituídas anteriormente à adoção de racionamento pela COPASA. Não foi verificada ação que tenha sido desenvolvida especificamente para contemplar o contexto do racionamento de água no município de Montes Claros.

5.2.5. Medidas para melhoria do abastecimento de água

De acordo com o Prestador, serão ligados na rede 8 poços profundos (C-30, C-34, C-54, C- 56, C-25, C-18, C-19, C-10) com previsão de incremento da vazão em 120L/s.

Estão em processo de licitação mais 7 poços profundos (C-03, C-06, C-29, C-35, C-36, C-38 e C-57) além da operação do C-27, com previsão de incremento de vazão em 60,7 L/s.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 10/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Os poços citados acima foram vistoriados em fiscalização e constatou-se que todos estão perfurados (Fotos 06 a 20). Alguns já estiveram em operação, mas atualmente estão desativados e outros ainda não foram equipados e interligados à rede.

De acordo com informações do Plano de Racionamento, outros oito poços estão em processo de avaliação e perfuração em áreas a serem negociadas em Montes Claros, com expectativa de incremento da vazão em 65 L/s, previstas para o mês de setembro de 2017. Além disso, serão perfurados e implantados outros três poços nas áreas do Parque Lapa Grande e um no Rebentão dos Ferros, com expectativa de incremento da vazão em 100 L/s, e outros sete poços serão perfurados e implantados em área rural, com expectativa de incremento da vazão em 48 L/s, até o mês de outubro de 2017.

Os gráficos 3 e 4 abaixo demonstram o cenário de oferta e demanda de água no município de Montes Claros de acordo com a realidade atual e o segundo é a expectativa após a implantação das melhorias do abastecimento previstas.

Observa-se que, caso sejam cumpridos os prazos propostos para a perfuração e implantação dos poços, o Prestador passará por período crítico entre os meses de junho e setembro, com recuperação da oferta de água a partir do mês de outubro. É recomendado que o Prestador seja rígido quanto aos cumprimentos dos prazos das medidas de melhoria, já que a não conclusão dessas obras implica queda contínua e significativa na disponibilidade de água, com possibilidade de agravar ainda mais a situação de racionamento que o município vive.

Oferta vs Demanda de água em Montes Claros 1000 900 800 700 600 500 400 300 200 100 0

Oferta Demanda

Gráfico 3 - Oferta vs Demanda – expectativa de acordo com a realidade atual

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 11/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Oferta vs Demanda de água em Montes Claros 1000 900 800 700 600 500 400 300 200 100 0

Oferta Demanda

Gráfico 4 - Oferta vs Demanda – expectativa após melhorias

Além da perfuração dos poços, no Plano de Racionamento o Prestador se compromete a trabalhar para reduzir as perdas, substituindo redes e ramais antigos nos bairros Edgar Pereira, Alto São João e São José, além de substituir registros e reparar estruturas nas ETA’s Morrinhos e Verde Grande. Outra ação de melhoria descrita é a implantação de uma captação sazonal no rio Verde Grande para captar água no período chuvoso (entre outubro e março), com previsão de conclusão em junho de 2017 – sendo, portanto, uma obra de melhoria com resultados em 2018.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A principal medida de racionamento em Montes Claros é o rodízio, tendo como base um cronograma de interrupções divulgado no sítio eletrônico da COPASA semanalmente. Importante salientar que a definição das regiões afetadas difere quando comparado o Plano de Racionamento enviado à Agência com os comunicados semanais divulgados em sítio eletrônico.

Dentre as medidas já adotadas pelo Prestador estão a operação dos poços C-07, C-41, C-32 e C-33. O poço C-27 Cristo Rei não estava operando no momento da fiscalização em virtude da qualidade da água captada. Além disso, estava prevista a implantação de poços profundos para ampliação da vazão de produção do Sistema Verde Grande com contribuição de 17 L/s. No momento da fiscalização apenas um poço estava operando com vazão de 10L/s. O Prestador também considera como concluídas as obras de interligação de pontas de rede e substituição de redes dos bairros Vila Itatiaia, Chiquinho Guimarães, Delfino Magalhães e Todos os Santos II.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 12/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Quanto à qualidade da água distribuída, as análises físico-químicas enviadas pelo Prestador à esta Agência demonstram que esses parâmetros estão de acordo com o preconizado na Portaria do Ministério da Saúde nº2.914/2011. Não foram enviadas as análises bacteriológicas e outras análises de maior complexidade.

Salientamos que a COPASA deve:

 Assegurar que as informações repassadas à população através do sítio eletrônico estejam em concordância em todos os meios de comunicação;  Garantir que a programação do rodízio seja cumprida dentro do previsto nos comunicados;  Aprimorar a forma de comunicação, a fim de informar devidamente os responsáveis pelos serviços essenciais;  Monitorar a eficácia das medidas apontadas no Plano de Racionamento;  Agilizar o processo de perfuração de poços para aumento da oferta de água;  Garantir a implantação de uma captação sazonal no rio Verde Grande com previsão de conclusão em junho de 2017.

No capítulo a seguir, são apresentadas todas as constatações e não-conformidades relativas à prestação do serviço de abastecimento de água e aplicação do Plano de Racionamento no município de Montes Claros, seguidas do relatório fotográfico.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 13/22 MONTES CLAROS – 05/2017

7. CONSTATAÇÕES E NÃO CONFORMIDADES

CONSTATAÇÕES NÃO CONFORMIDADES C1:  Ação educativa não desenvolvida especificamente NC1: O Prestador de Serviços está descumprindo o Artigo 5º da para a situação do racionamento Resolução Normativa ARSAE-MG nº 68, de 2015, o qual encontra- se transcrito abaixo: “Art. 5º Previamente à adoção de medidas de racionamento, o Prestador de Serviços deverá adotar medidas de incentivo à redução do consumo, especialmente campanhas educativas para uso racional de água e estímulo à economia de água para usos não associados ao consumo humano. Parágrafo Único. A adoção de medidas de incentivo à redução do consumo torna-se obrigatória quando for declarada situação crítica de escassez hídrica pela autoridade gestora de recursos hídricos.”

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – 05/2017 14/22

8. RECOMENDAÇÕES

1 – Tomar providência quanto às constatações mencionadas no capítulo 7 deste relatório a fim de atender à Resolução Normativa ARSAE-MG n° 68/2015;

2 – O Prestador de Serviços deve assegurar ampla divulgação aos usuários quanto aos períodos e de paralisação do abastecimento de água em virtude da execução de medidas de racionamento;

3 – O Prestador de Serviços deve informar à ARSAE-MG da conclusão das obras de interligação dos poços e da contribuição de vazão alcançada;

4 – É extremamente importante que o Prestador realize estudos e obras rápidas e eficientes, a fim de aumentar a oferta de água no município uma vez que as captações existentes já ofertam uma vazão menor do que a necessária para abastecer a população. Portanto, o Prestador deve enviar à ARSAE o estudo completo e resumido contendo:  Obras de captação e/ou tratamento de água que irão aumentar a oferta de água tratada e suas respectivas vazões apresentadas em formato de linha do tempo;  Prazo previsto para atendimento de 100% da demanda por água tratada;

O prazo para recebimento dessas informações é de 30 (trinta) dias após o recebimento desse relatório de fiscalização.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 15/22 MONTES CLAROS – 05/2017

9. AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DA ARSAE-MG

______Denise Rodrigues Avelar 1.371.772-3

______Lucas Oliveira Cesar 1.371.833-3

Belo Horizonte, abril de 2017.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 16/22 MONTES CLAROS – 05/2017

APÊNDICE A. REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Foto 1. Captação Juramento Foto 2. Captação Porcos

Foto 3. Captação Pacuí Foto 4. ETA Morrinhos

Foto 5. ETA Verde Grande Foto 6. C-03 Bairro Lourdes

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 17/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Foto 7. C-06 Vila Greyce – desativado Foto 8. C-10 Santa Eugênia – desativado

Foto 9. C-18 Lapa Grande – desativado Foto 10. C-19 Lapa Grande – desativado

Foto 11. C-25 São Geraldo II – desativado Foto 12. C-29 Independência – desativado

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 18/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Foto 13. C-30 Rodoviária – desativado Foto 14. C-34 Santo Inácio II – desativado

Foto 15. C-35 JK/Santa Cecília – não equipado Foto 16. C-36 Dona Gregória – não equipado

Foto 17. C-38 Independência – não equipado Foto 18. C-54 Delfino Magalhães – não equipado

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 19/22 MONTES CLAROS – 05/2017

Foto 19. C-56 Cidade Jardim – não equipado Foto 20. C-57 Morada do Sol – não equipado

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 20/22 MONTES CLAROS – 05/2017

ANEXO I. Programação do Racionamento disponível no sítio eletrônico da COPASA-MG

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 21/22 MONTES CLAROS – 05/2017

ANEXO II. Programação do rodízio constante no Plano de Racionamento enviado à ARSAE-MG

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO DO PLANO DE RACIONAMENTO DA SEDE MUNICIPAL DE 22/22 MONTES CLAROS – 05/2017