PROGRAMA DE GOVERNO - MG

2020-2024

“TURMALINA FELIZ”

Zilmar Pinheiro Lopes

Warlen Francisco da Silva

Equipe da construção do programa de governo

• Coordenador do programa de governo: Ismael Alves de Oliveira Rocha • Nome dos integrantes da equipe de coordenação • Vagner Alves de Abreu • Germano Eugênio Filho

Nome dos colaboradores do programa de governo

• Zilmar Pinheiro Lopes; • Warlen Francisco • Simone Pinheiro Aparecida Alves Pinheiro • Aloísio Gotardo Cordeiro Maciel; • Viviane Ribeiro • Kely Cristina Cesar Godinho

MENSAGEM DO CANDIDATO A PREFEITO

Prezados companheiros, cidadãos e políticos,

Apresentamos agora o resultado do trabalho da equipe de planejamento de campanha, que visa a atender as demandas do nosso município para um período de quatro anos, e que se inicia na próxima legislatura.

O trabalho agora apresentado busca atender as necessidades de nosso município, apresentando os principais problemas e quais as medidas deverão ser adotadas para que se amenize ou resolva a situação encontrada. Não será possível resolver todos os problemas de nosso município, no período de 4 anos, mas buscaremos trabalhar com eficiência para oferecer soluções para o máximo de questões, utilizando o mínimo possível de recursos, sobretudo com muito respeito ao dinheiro público.

Devemos ressaltar que o município não dispõe de recursos financeiros suficientes para resolução de todas as demandas vivenciadas pela nossa comunidade, mas trabalharemos com todo afinco, buscando a participação da iniciativa privada e de outras esferas do governo na busca da resolução da maioria dos problemas detectados.

Dessa forma, para efetivar um governo com uma grande quantidade de realizações que satisfaça nossa população, visamos à participação popular, por meio de mutirões e/ou outras formas, para que possamos atender nossos objetivos, que são a melhoria da qualidade de vida de nossos munícipes de forma geral, sem benefícios a determinados setores da sociedade, buscando o desenvolvimento do município em sua totalidade.

O programa de governo aqui apresentado configura um esboço inicial, que busca identificar e diagnosticar os principais problemas enfrentados por nossa população. Não se trata de um produto acabado, uma vez que será aperfeiçoado durante o período eleitoral, após as eleições, e na transição de governo, haja vista que novas demandas vão sendo conhecidas, buscando sempre o atendimento das principais necessidades apresentadas por nossos munícipes.

Contamos com a participação de todos os cidadãos, com sugestões para que possamos aprimorar essa ferramenta de planejamento, que visa trazer melhores condições de vida para toda a nossa população.

Atenciosamente

______

Zilmar Pinheiro Lopes Warlem Francisco da Silva Coligação: “ Turmalina Feliz”.

1.0. INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE GOVERNO / DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO1

1.1. Histórico

Turmalina tem a sua história ligada ao “Ciclo do Ouro”, no século XVIII, porque a sua povoação primitiva foi influenciada pela Bandeira de Sebastião Leme do Prado, que havia fundado a cidade de em 29.06.1727.

Em 1730 já estavam residindo na Fazenda da Piedade da Água Suja o Alferes Antônio Godinho da Silva Manso Júnior, o Sargento-mór Domingos Alves de Macedo e o cabo de tropa João Soares de Araújo, que também assinava como João de Araujo Ribeiro. São esses os primitivos fundadores da povoação que veio a se tornar o Arraial de Nossa Senhora da Piedade de São Pedro dos Fanados das Minas Novas do Bomsucesso do Araçuaí.

Em 1734, os primitivos moradores, chefiados pelo Alferes Antônio Godinho, solicitaram ao Arcebispo baiano a autorização para a construção do primeiro orago da povoação, em honra da Virgem da Piedade, padroeira da fazenda. A capela foi construída entre 1735 e 1736, e benzida em 1º de janeiro de 1737, pelo padre Pedro Rodrigues Machado, pároco de São Pedro do Fanado das Minas Novas. Eis o aludido documento:

"Dizem o Sargento mor Antônio Godinho da Silva Manso e tenente Domingos Alves de Macedo que residem a mais de três léguas da Matriz de São Pedro dos Fanados que está na vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso, e como bons cristãos e fiéis cumpridores das leis da Santa Igreja de Roma vem rogar a vossa excelência reverendíssima que Deus guarde e proteja, para o bom mister da santa religião Católica romana, seja concedido levantar na povoação em que habitam e tem o nome de Piedade da Água Suja, por dito sargento mor possuir em seu sítio de morada pequena ermida com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, uma capela para o culto a mãe de Deus que se ornará as custas dos ditos suplicantes. Fazenda da Piedade da Água Suja, 31 de janeiro de 1734".

Tão logo a autorização foi dada, os moradores começaram as obras. A começar pela medição dos terrenos e pelo empenho do Alferes Antônio Godinho e João Soares de Araújo, que eram membros da Câmara da Vila de Minas Novas. Veja a transcrição desse documento que foi encontrado no Arquivo Público de Minas Novas:

"Certifico que, em fé do cargo que ocupo, e por despacho, fui medir no arraial de Nossa Senhora da Piedade os terrenos concedidos pelo sargento mor Antônio Godinho da Silva para a construção da capela de Nossa Senhora da Piedade Mãe de Deos, os quais medi 38 braças para cada lado, que vem a ser 76 braças de largura; aonde chegarão as ditas braças lhe puz 2 marcos de pedra, em cada hum lhe puzerão 5 pedras mais pequenas para que sirvam de testemunhas da dita arruação e por ser pedida passo a presente certidão. Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso, 12 a 20setembro de 1735. Joaquim Pereira dos Santos, arruador e medidor do Conselho desta vila do

1 Dados disponíveis no site do IBGE: www.ibge.gov.br

BomSucesso". [Todos esses documentos se acham em maços avulsos no Arquivo Municipal de Minas Novas – MG].

Arraial voltado à agricultura, Piedade de Minas Novas manteve-se até o meado do século XIX como de encontro de fazendeiros que tinham suas casas somente para o exercício da Religião nos dias santos, feriados e domingos. Em 1756, a capela teve seu primeiro cura (padre) designado pelo vigário geral. E em 1831, obedecendo ao diploma legal de 1828 (Lei da divisão territorial do Brasil em distritos de paz), foi o primeiro juiz de paz, divididos os quarteirões e nomeados inspetores para cada um, sendo eleito o padre João Gonçalves Mendes o primeiro juiz de paz e o alferes o primeiro escrivão de paz o senhor da Costa, além do primeiro subdelegado, capitão Miguel Godinho da Silva. TPela lei provincial (mesmo que estadual) 184, de 03 de abril de 1840, o curato foi elevado a distrito e freguesia conjuntamente, pelos esforços do deputado padre Carlos Pereira Freire de Moura e do já coronel Miguel Godinho da Silva. Fato importante na história de Piedade de Minas Novas, hoje Turmalina, foi a eleição de seu vigário Braz Vieira da Silva, pároco desde 1842, para representar o vale do na Assembleia Provincial de Minas, na legislatura compreendida entre 1860 e 1861.

Depois, em 07 de março de 1894, monsenhor Sérgio Pinheiro Torres, outro grande turmalinense, foi eleito senador ao Congresso Estadual mineiro (antes de 1930, o sistema era bicameral também nos estados). Antes, ele havia sido eleito bispo da diocese de Belém do Pará, no consistório de 17 de janeiro do mesmo ano. Não tomou posse, por haver falecido pouco depois, a 17 de abril de 1894.

Dois outros filhos de Turmalina também foram eleitos deputados estaduais, o advogado João Pinheiro de Miranda França (*1882—†1967), que teve mandato de 1907 a 1910, e o professor Demóstenes Ferreira César (*1874—†1936), que teve mandato de 1915 a 1918. 21

Casas históricas: podem ser citadas o antigo sobrado dos França, construído na Praça Sebastião Sobrinho, em frente a matriz; o sobrado JM, onde funciona a gráfica Imagem Verdadeira, antiga propriedade do coronel Acácio Aarão dos Santos, que a comprou do doutor José Pinheiro Ferreira França Junior (Cazuza do Juca Pinheiro); o Hotel Lopes, construído pelo senhor Luiz Lopes de Macedo, o primeiro prefeito de Turmalina.

A lei estadual de nº 02, de 14 de setembro de 1892, após a proclamação da República em 1889, confirmou a povoação como distrito de Minas Novas na divisão territorial daquele ano. Por decreto-lei 843, de 07 de setembro de 1923, o distrito passou a se chamar Turmalina, nome dado em homenagem ao estado de , conforme exposição enviada ao Congresso Estadual pelo doutor de Moura, então presidente do estado.

Após intensa campanha emancipacionista entre 1947-48, foi criado o município pela nº 336, de 27 de dezembro de 1948, sancionada pelo doutor Milton Campos, então governador de Minas Gerais.

Em divisão territorial datada de 1960, o município era constituído por três distritos: Turmalina, Caçaratiba e , assim permanecendo até 31 de dezembro de 1995, quando o distrito de Veredinha foi elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 12.030. Hoje o Município de Turmalina possui três distritos: Turmalina (sede), Caçaratiba e Buriti.

1.2. Formação Administrativa

Dados disponiveis no site do IBGE

1.3. Caracterização

O município Turmalina está localizado no Estado de Minas Gerais, na mesorregião do vale do Jequitinhonha, e inserido na Microrregião de .

Segundo dados do IBGE (2010), Turmalina possui uma área de 1.153,111 km² e uma densidade demográfica de 15,66 hab/Km². Quem nasce em Turmalina é turmalinense. Encontra-se a uma distância de aproximadamente, 490 km de , capital do estado. Os municípios limítrofes são Capelinha, Minas Novas, Veredinha, Leme do Prado e Grão Mogol.

Turmalina localiza-se em uma área de clima tropical semiúmido. A temperatura média anual oscila entre 20º e 24º C, com índice de umidade entre 60 e 80%. O índice pluviométrico está na faixa de 900 a 1.300 mm por ano, sendo o período chuvoso de novembro a março.

A sede do Município de Turmalina está em uma altitude de 715 metros acima do nível no mar e, assim como o restante do Alto Jequitinhonha, sua paisagem é marcada por chapadas intercaladas por grotas profundas. O relevo é montanhoso (40%), plano (40%) e ondulado (20%). O bioma dominante no Município de Turmalina é o Cerrado, com esparsos pontos de Mata Atlântica. Conforme dados do IBGE, Turmalina tinha, em 2010, uma população de 18.055 habitantes. Sendo que 71,59% dessa população residiam na área urbana, nesse mesmo ano, de acordo com o Atlas PNUD. A estimativa de população em 2015, para Turmalina, segundo o IBGE foi de 19.454 habitantes. Ainda de acordo com o IBGE, o PIB per capita a preços correntes de 2013 era de R$ 10.541,02.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral na cidade de Turmalina existem atualmente 14.921eleitores.

2.0. DIRETRIZES DO PROGRAMA DE GOVERNO

Em seguida, demonstramos as diretrizes gerais para os próximos quatro exercícios financeiros, que nortearão a elaboração dos programas de governo que serão executados no município.

2.1. DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO.

O desenvolvimento econômico do município é o principal instrumento para o financiamento dos programas do governo. Será dado estímulo ao desenvolvimento da indústria atraindo novas empresas para o município, com

o objetivo de aumentar o nível de emprego e melhorar a distribuição de renda da população. Também, buscaremos estimular os microempreendedores individuais para que esses se consolidem em suas atividades.

2.2. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

A Educação é a base para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com o estímulo à educação, alcançaremos melhores níveis de renda, além de destacáveis índices nas áreas da saúde pública. Por isso, precisamos ofertar à população, principalmente a crianças e jovens, educação de qualidade, proporcionando maior acesso às informações do mundo globalizado, para que tenham mais facilidade de integração ao mercado trabalho.

2.3. QUALIDADE NAS AÇÕES DE SAÚDE

A Saúde será prioridade e foco de nossa Gestão, com a implantação de programas de atenção básica voltados para a saúde, diminuindo o tempo de espera nos postos e unidades médicas, além de promover melhorias no programa de saúde da família e na assistência farmacêutica básica, buscando também o combate e prevenção de doenças endêmicas.

2.4. DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Diminuir a desigualdade e assegurar serviços de proteção social entre as diversas camadas da população principalmente as mais vulneráveis e sujeitas à exclusão. Buscar parcerias público-privadas para funcionar como agentes catalisadores da promoção do bem-estar coletivo.

2.5. MELHORIAS NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO RURAL

Proporcionar aos moradores da Zona Rural melhores condições para acesso aos serviços públicos essenciais e inclusão nas políticas de geração de renda, como também criar condições de desenvolvimento sustentável com a preservação do meio ambiente.

2.6. PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Garantir a preservação dos recursos naturais e a qualidade do meio-ambiente para a presente e para as futuras gerações, buscando vencer o desafio de conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação da natureza.

2.7. INTEGRAÇÃO COM OS PROGRAMAS DO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL

Buscar integrar as ações municipais com os programas de governo estabelecidos pela União e pelo Estado de Minas Gerais, como forma de garantir o desenvolvimento municipal e melhorar a qualidade dos serviços públicos ofertados à população.

2.8. QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO INTERNA

Implantar no município gestão interna otimizada, de forma a maximizar a quantidade e qualidade de ações governamentais com o menor dispêndio possível. Elaborar instrumentos de planejamento estruturados em Programas Estratégicos e que tenham como objetivo a melhoria contínua da eficiência, qualidade e continuidade dos serviços prestados aos cidadãos.

A Gestão Pública eficiente e eficaz busca constante redução dos gastos públicos, em especial nas atividades administrativas que diretamente não agregam valor ou benefício para a solução das necessidades das pessoas em geral.

2.9. VALORIZAÇÃO DA CULTURA REGIONAL

A Cultura será valorizada, não somente com a divulgação da música, da dança, da gastronomia, de nosso artesanato, mas também com a valorização dos nossos artistas e do patrimônio histórico e cultural da cidade.

2.10. INCENTIVO À PRÁTICA DE ESPORTES

O Esporte e o Lazer, além de educar a mente, são fundamentais para que a população cuide do seu corpo, neste sentido, será dado estímulo às pessoas para se manterem ativas, independente da sua idade.

O Esporte, o Lazer e a Cultura juntos também podem contribuir com o futuro da nossa juventude, oferecendo ocupação e oportunidade.

3.0. PROGRAMAS DE GOVERNO

Os programas de governo foram elaborados de acordo com as diretrizes gerais estabelecidas para o desenvolvimento do município. A seguir, apresentamos nossos programas de governo.

3.1. QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO INTERNA

DIRETRIZ: 3.1. -QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO INTERNA CODIGO DO 3.1.1 PROGRAMA: NOME DO MANUTENÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROGRAMA: VIABILIZAR E ORGANIZAR AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DE OBJETIVO DO FORMA A PROVER OS MEIOS FÍSICOS, FINANCEIROS E DE RECURSOS PROGRAMA: HUMANOS, POSSIBILITANDO AOS ÓRGAOS EXECUTAREM SUAS FUNÇÕES COM A MÁXIMA EFICIÊNCIA POSSÍVEL. PÚBLICO ALVO: POPULAÇÃO GERAL TIPO DO PROGRAMA: APOIO ADMINISTRATIVO Manutenção das atividades do gabinete do prefeito Manutenção das secretarias gerais e assessoria do gabinete Manutenção da Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças Divulgação de atos oficiais e administrativos Celebração e manutenção de convênio com o sistema "S" SEBRAE, SENAC, SESC, SESI SENAR, SENAT,SENAI ,etc. Manutenção do setor de Recursos Humanos Manutenção da casa dos conselhos municipais AÇÕES QUE SERÃO Manutenção dos serviços e compras e licitação DESENVOLVIDAS Manutenção dos serviços de cantina, vigilância e zeladoria Manutenção dos serviços de transparência pública Manutenção das atividades dos serviços de telefonia Despesas com cerimonial, recepções, hospedagens e homenagens Manutenção contribuição para associações de apoio ao município Celebrar convênio com PROCON Contribuir e participar da Confederação Nacional dos Municípios Contribuir com consórcios públicos municipais

Manutenção das obrigações previdenciárias e sociais Manutenção das atividades administrativas da saúde Despesa com contratações de alugueis e seguros para a saúde Manutenção das obrigações previdenciárias e sociais dos serviços da saúde Manutenção dos serviços relacionados à gestão do SUS Manutenção atividades de administração do ensino municipal Pagamento das obrigações previdenciárias servidores da educação Manutenção atividades dos serviços de administração serviços esporte, lazer e

turismo Manutenção das atividades da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos Manutenção e reparos em prédios públicos municipais Manutenção dos serviços de indústria e comércio Aquisição de equipamentos diversos para Secretaria Geral e assessorias do gabinete Aquisição de veículo para gabinete do prefeito Aquisição de equipamentos diversos para Secretarias de Planejamento, Administração e Finanças Aquisição de equipamentos e veículos para manutenção serviços administrativos Aquisição de equipamentos para os Recursos Humanos Aquisição de equipamentos diversos para os serviços de compras e licitação Aquisição de equipamentos para serviços de cantina, vigilância e zeladoria Aquisição de equipamentos e veículos para administração dos serviços de saúde Construção e ampliação de prédio para administração da saúde Aquisição de equipamentos para a administração do ensino Construção, ampliação e melhorias no prédio para funcionamento da Secretaria de Educação Aquisição de equipamentos diversos para administração secretaria educação Aquisição de veículos e equipamentos para o setor de obras, viação e serviços urbanos Construção e melhoramento em prédios públicos municipais Aquisições de imóveis de interesse da municipalidade Aquisição de equipamentos para a Secretaria de Indústria, Comércio e Agropecuária Equipamentos diversos para serviços de assistência social municipal

Diretriz: 3.1. - QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO INTERNA Código do 3.1.2 Programa: Nome do Programa: DEFESA DA ORDEM JURÍDICA Objetivo do VIABILIZAR E ORGANIZAR AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS FISCAIS, Programa: DE FORMA A POSSIBILITAR A DEFESA JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL DO MUNICÍPIO EM MATÉRIA FISCAL E ADMINISTRATIVA.

Público Alvo: POPULAÇÃO GERAL Tipo do Programa: APOIO ADMINISTRATIVO Manutenção das atividades da assessoria jurídica e procuradoria municipal Ações que serão Celebração e manutenção de convênio com o poder judiciário e com a Justiça Eleitoral

desenvolvidas: Equipamentos diversos para funcionamento da assessoria jurídica e procuradoria

Diretriz: 3.1 - QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO INTERNA Código do 3.1.3 Programa: Nome do Programa: ADMINISTRAÇÃO DE RECEITAS Objetivo do DESENVOLVER ATIVIDADES RELATIVAS AO LANÇAMENTO, Programa: ARRECADAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE TRIBUTOS, MANTENDO ATUALIZADOS OS RESPECTIVOS CADASTROS, OBSERVANDO AS NORMAS LEGAIS E REGULAMENTARES Público Alvo: POPULAÇÃO GERAL Tipo do Programa: APOIO ADMINISTRATIVO Fiscalização das atividades municipais que geram tributos para o município Ações que serão Apurar e fazer a cobrança administrativa e judicial de todos os créditos municipais desenvolvidas: inscritos em dívida ativa Treinamento do pessoal envolvido na fiscalização das receitas públicas municipais Aquisição de equipamentos para o setor de administração de receitas.

Diretriz: 3.1 - QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO INTERNA Código do 3.1.4 Programa: Nome do Programa: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Objetivo do APOIAR OS ORGÃOS SETORIAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS Programa: FINANCEIROS, BUSCANDO A REALIZAÇÃO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS COM EFICIÊNCIA E ECONOMICIDADE. Público Alvo: POPULAÇAO EM GERAL Tipo do Programa: APOIO ADMINISTRATIVO Manutenção atividades dos serviços de tesouraria e tributação Ações que serão Pagamento de despesas de exercício anteriores não quitadas e que estejam de acordo desenvolvidas: com a lei. Manutenção das atividades dos serviços de contabilidade Equipamentos diversos para serviços de tesouraria, tributação e de contabilidade

Diretriz: 3.1 - QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO INTERNA Código do 3.1.5 Programa: Nome do Programa: CONTROLE INTERNO

Objetivo do ACOMPANHAR E FISCALIZAR OS ATOS PRATICADOS NA GESTÃO DAS Programa: FINANÇAS PÚBLICAS E AINDA OS ATOS PRATICADOS PELOS AGENTES PÚBLICOS.

Público Alvo: POPULAÇÃO GERAL Tipo do Programa: APOIO ADMINISTRATIVO Ações que serão Manutenção das atividades do sistema de controle interno desenvolvidas: Aquisição de equipamentos para o controle interno

3.2. TODAS AS DIRETRIZES/AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA

Diretriz: 3.2- TODAS AS DIRETRIZES Código do 3.2 Programa: Nome do Programa: AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA Objetivo do BUSCAR MEIOS NECESSÁRIOS PARA GARANTIR, APERFEIÇOAR E Programa: MODERNIZAR AS TÉCNICAS DE ATUAÇÃO, OBJETIVANDO MELHORIAS NA SEGURANÇA PÚBLICA, POR MEIO DA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS COM A POLÍCIA CIVIL, MILITAR E EXÉRCITO BRASILEIRO. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALISTICO Manutenção atividades da junta de Serviço Militar Ações que serão Celebração e manutenção de convênio com a Polícia Civil desenvolvidas: Celebração e manutenção de convênio com a Polícia Militar Aquisição de equipamentos para a junta de Serviço Militar

3.3. DESENVOLVIMENTO SOCIAL/ASSISTÊNCIA AO IDOSO

Diretriz: 3.3 - Desenvolvimento Social. Código do 3.3 Programa: Nome do Programa: ASSISTÊNCIA AO IDOSO Objetivo do PLANEJAR, GERIR, MONITORAR E AVALIAR A POLÍTICA DE Programa: ASSISTÊNCIA SOCIAL MUNICIPAL VOLTADA PARA OS IDOSOS. Público Alvo: PESSOAS DA 3ª IDADE Tipo do Programa: FINALÍSTICO Implantação e manutenção de um asilo no município Criação e manutenção de atividades voltadas para as pessoas da "Melhor Idade". Ações que serão desenvolvidas: Aquisição de equipamentos para auxiliar na implantação de atividades para as pessoas da melhor idade. Fomento à formação de Clubes da “Melhor Idade”

3.4. DESENVOLVIMENTO SOCIAL E INTEGRAÇÃO COM OS PROGRAMAS DOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL

Diretriz: 3.4 - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E INTEGRAÇÃO COM OS PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL. Código do 3.4 Programa: Nome do Programa: ASSISTÊNCIA A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE Objetivo do PLANEJAR, GERIR, MONITORAR E AVALIAR A POLÍTICA DE Programa: ASSISTÊNCIA SOCIAL MUNICIPAL VOLTADA PARA A ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE. Público Alvo: CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO Tipo do Programa: FINALÍSTICO Apoio à rede de serviços sócio- assistenciais do SUAS Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF (CRAS) Ações que serão Manutenção de benefícios eventuais desenvolvidas: Aquisição de equipamentos para o CRAS Construir o centro de recuperação de depedentes químicos.

3.5.MELHORIAS DE AÇÕES DE SAÚDE NO MUNICIPIO/ATENDIMENTO ODONTÓLOGICO

Diretriz: 3.5 - QUALIDADE NAS AÇÕES DE SAÚDE Código do 3.5 Programa: Nome do Programa: ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO Objetivo do PROMOVER O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO À POPULAÇÃO Programa: MUNICIPAL VISANDO À MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA. DA POPULAÇÃO. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção dos serviços de odontologia Ações que serão Manutenção do Programa Saúde Bucal desenvolvidas: Manutenção do Centro de Especialização de Odontologia - CEO Implantação do Centro de Especialização de Odontologia - CEO Funcionamento posto de saúde do bairro CAXAMBÚ até às 22 horas, incluindo atendimento odontológico.

3.6.DESENVOLVIMENTO SOCIAL E INTEGRAÇÃO COM OS PROGRAMAS DOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL

Diretriz: 3.6 - Desenvolvimento Social e Integração com os programas do Governo Federal e Estadual. Código do 3.6 Programa: Nome do Programa: ASSISTÊNCIA SOCIAL E COMUNITÁRIA Objetivo do PLANEJAR, GERIR, MONITORAR E AVALIAR A POLÍTICA DE Programa: ASSISTÊNCIA SOCIAL MUNICIPAL, VISANDO A REDUZIR OS FATORES DE VULNERABILIDADE E EXCLUSÃO SOCIAL DA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Serviço de proteção social para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa Ações que serão Serviço especializado em abordagem social desenvolvidas: Serviço especializado para pessoas em situação de rua Serviços de acolhimento institucional Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e emergências Funcionamento pleno dos PSF, inclusive com presença do medico.

3.7. MELHORIAS DE AÇÕES DE SAÚDE NO MUNICÍPIO

Diretriz: 3.7 - QUALIDADE NAS AÇÕES DE SAÚDE Código do 3.7.1 Programa: Nome do Programa: AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE Objetivo do PLANEJAR, EXECUTAR E ACOMPANHAR AS AÇÕES DE ATENÇÃO Programa: BÁSICA À SAÚDE, EM PARCERIA COM OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL, VISANDO À PREVENÇÃO E À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: Finalístico Melhoria do programa federal - Agentes Comunitários de Saúde Manutenção e reparos em unidades de saúde do município

Manutenção e ampliação do Programa de Saúde da Família - PSF

Melhorias e manutenção do Programa Saúde em Casa Manutenção de unidades médicas e postos de saúde

Manutenção do combate às carências nutricionais Ações que serão desenvolvidas: Aquisição de medicamentos para doação a pessoas carentes Manutenção da Assistência Farmacêutica Básica Manutenção do Conselho Municipal de Saúde Construção, melhorias e ampliação de unidades de saúde Construção da policlínica municipal

Aquisição de equipamentos PACS Aquisição de equipamentos para o programa Saúde Bucal Implantação e aquisição de equipamentos para o PSF Construção e Aquisição de equipamentos para o programa Saúde em Casa Implantação do banco de leite materno Aquisição de equipamentos para atendimento farmacêutico básico

Diretriz: 3.7 - QUALIDADE NAS AÇÕES DE SAÚDE Código do 3.7.2 Programa: Nome do ATENDIMENTO AMBULATORIAL, EMERGENCIAL E HOSPITALAR Programa: Objetivo do PLANEJAR, EXECUTAR E ACOMPANHAR AS AÇÕES DE ATENDIMENTO Programa: AMBULATORIAL, EMERGENCIAL E HOSPITALAR EM SAÚDE, EM PARCERIA COM OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL, VISANDO À PREVENÇÃO E À MELHORIA DAS CONDIÇÕES Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do FINALÍSTICO Programa: Participação no Consórcio Intermunicipal de Saúde. Assistência à saúde e ao Tratamento Fora do Domicílio - TFD Ações que serão Subvenções e auxílios a entidades de saúde desenvolvidas: Implantação e manutenção do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Manutenção do transporte de doentes para centros especializados Aquisição de veículos para transporte de doentes, inclusive UTI móvel Grantir ambulância nos distritos de Caçaratiba e Buriti

Diretriz: 3.7 - QUALIDADE NAS AÇÕES DE SAÚDE Código do 3.7.3 Programa:

Nome do Programa: AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Objetivo do ORGANIZAR E EXERCER A VIGILÂNCIA EM SAÚDE COMO FORMA DE Programa: COMBATER O APARECIMENTO DE DOENÇAS Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção da Vigilância Sanitária no Município, especilamente como forma de Ações que serão combate à Pandemia do Covid-19 desenvolvidas: Aquisição de equipamentos para o programa de vigilância sanitária

Diretriz: 3.7 – QUALIDADE NAS AÇÕES DE SAÚDE

Código do 3.7.4 Programa: Nome do Programa: AÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Objetivo do EXERCER A VIGILÂNCIA EM SAÚDE COMO FORMA DE COMBATER O Programa: APARECIMENTO DE DOENÇAS E PREVENIR A POPULAÇÃO PARA AS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO PÚBLICA. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção dos serviços de epidemiologia e controle de doenças Ações que serão Aquisição de equipamentos para o programa de epidemiologia e controle de doenças desenvolvidas:

3.8. MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA/TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DE RECURSOS-HUMANOS

Diretriz: 3.8 - MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Código do 3.8 Programa: Nome do Programa: TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Objetivo do PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO CORPO GERENCIAL DA Programa: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO POR RESULTADOS. Nome do Programa PROGRMA “VALE FEIRA”

Público Alvo: Servidores municipias que recebam até 1,5 sálario mínimo como forma de remuneração.

Público Alvo: SERVIDORES MUNICIPAIS Tipo do Programa: APOIO ADMINISTRATIVO Ações que serão Programa de treinamento e qualificação dos servidores municipais para atingir melhor desenvolvidas: resultado nos serviços públicos

3.9. DESENVOLVIMENTO SOCIAL/ASSISTÊNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Diretriz: 3.9 - DESENVOLVIMENTO SOCIAL Código do 3.9 Programa: Nome do Programa: ASSISTÊNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL Objetivo do ASSEGURAR ASSISTÊNCIA ALIMENTAR AOS SEGMENTOS Programa: POPULACIONAIS BIOLOGICAMENTE VULNERÁVEIS À DESNUTRIÇÃO, COMO AS CRIANÇAS, IDOSOS, GESTANTES E DESABRIGADOS. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção da merenda escolar nas escolas municipais, priorizando a compra direto do produtor rual do município.

Ações que serão Preparo de refeições para pessoas em situação de risco, como idosos, gestantes e desenvolvidas: desabrigados.

3.10. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Diretriz: 3.10 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Código do 3.10.1 Programa: Nome do Programa: ENSINO FUNDAMENTAL Objetivo do DESENVOLVER AÇÕES PARA OFERECER ENSINO FUNDAMENTAL DE Programa: QUALIDADE, BUSCANDO DIMINUIÇÃO GRADATIVA DA REPETÊNCIA, EVASÃO ESCOLAR E GARANTIR O NÚMERO DE VAGAS PARA TODA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR. Público Alvo: ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Pagamento das obrigações previdenciárias e sociais dos servidores vinculados ao Ensino Fundamental Manutenção e reparos em prédios escolares

Subvenções a entidades de promoção ao Ensino Fundamental Manutenção do Ensino Fundamental

Despesas com remuneração dos profissionais da educação básica Ações que serão desenvolvidas: Aquisição de material didático e pedagógico p/doação a estudantes Manutenção do núcleo de apoio pedagógico Construção, melhoria e ampliação de quadras poliesportivas em unidades de ensino Aquisição de imóveis para ampliação da rede escolar Construção, ampliação e melhoria de prédios escolares Aquisição de equipamentos diversos para o Ensino Fundamental Criar Programas que garantam, de fato, toda criança e adolescente na escola.

Desenvolver políticas ousadas para garantir maior participação do município no novo FUNDEB

Diretriz: 3.10 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Código do 3.10.2 Programa: Nome do Programa: TRANSPORTE ESCOLAR Objetivo do PERMITIR E FACILITAR O ACESSO DE TODOS OS ESTUDANTES Programa: MUNICIPAIS À ESCOLA, COM TRANSPORTE FREQUENTE E DE QUALIDADE. Público Alvo: ESTUDANTES Tipo do Programa: FINALÍSTICO Ações que serão Manutenção do transporte de estudantes desenvolvidas: Aquisição veículos para o transporte de estudantes

Diretriz: 3.10 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Código do 3.10.3 Programa: Nome do Programa: AÇÕES DE ENSINO MÉDIO Objetivo do AUXILIAR O ESTADO COM AÇÕES DE EDUCAÇÃO QUE FACILITEM AOS Programa: ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO O ACESSO À ESCOLA. Público Alvo: ESTUDANTES Tipo do Programa: FINALÍSTICO Ações que serão Despesa com concessão de bolsa de estudo até ensino médio desenvolvidas: Despesas com transporte escolar para estudantes até ensino médio Programa jovem cidadão/aprendiz.

4 Diretriz: 3.10 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Código do Programa: 3.10.4 Nome do Programa: AÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PROMOVER AÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA QUE OS ALUNOS Objetivo do Programa: DO MUNICÍPIO TENHAM ACESSO À UNIVERSIDADE. Público Alvo: ESTUDANTES Tipo do Programa: FINALÍSTICO Ações que serão Implantação de projeto de apoio ao Ensino Superior, com bolsas de estudo e desenvolvidas: auxílio no transporte escolar para estudantes de família de baixa-renda. Programa de estágio para jovens universitários de Turmalina.

Diretriz: 3.10 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Código do 3.10.5 Programa: Nome do Programa: AÇÕES DE ENSINO INFANTIL Objetivo do CAPACITAR ALUNOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL, Programa: PROPORCIONANDO O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, FÍSICO E INTELECTUAL, GARANTINDO A OFERTA DO NÚMERO DE VAGAS PARA TODOS OS QUE SE ENCONTRAM NESSA FAIXA ESCOLAR Público Alvo: CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção das creches das 07h às 17h Manutenção das Atividades do Ensino Pré-Escolar Ações que serão Subvenções a entidades de promoção da Educação Infantil desenvolvidas: Construção, ampliação e melhorias de creches municipais, garantindo infraestrutura adequada para esse fim. Que ao final do mandato, cada bairro mais populoso tenha atendimento garantido, de forma adequada e cômoda. Construção, ampliação e melhorias de prédios do ensino pré-escolar

Diretriz: 3.10 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Código do Programa: 3.10.6 Nome do Programa: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Objetivo do PROMOVER AÇÕES DE COMBATE AO ANALFABETISMO

Programa: UNIVESALIZANDO A EDUCAÇÃO. Público Alvo: ANALFABETOS Tipo do Programa: FINALÍSTICO Ações que serão Manutenção e ampliação da EJA- Educação de Jovens e Adultos desenvolvidas: Despesas com implantação e equipamentos para Educação de Jovens e Adultos Desenvolvimento de projetos especiais para garantir a permanencia desse aluno na escola, incluindo pagamento de bolsas.

3.11. DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO

Diretriz: 3.11- DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Código do 3.11.1 Programa: Nome do Programa: DIFUSÃO CULTURAL Objetivo do INCENTIVAR A PRODUÇÃO E DIFUSÃO DAS ARTES E A PRESERVAÇÃO Programa: DOS BENS CULTURAIS E DOS COSTUMES ACUMULADOS AO LONGO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO E REGIÃO. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção atividades dos serviços culturais Preservação do patrimônio histórico-cultural, prédios públicos e outros

Manutenção de eventos culturais

Apoio à realização do Carnaval, festas cívicas, populares e tradicionais Ações que serão Subvenção às entidades de apoio à cultura municipal desenvolvidas: Manutenção das atividades da Biblioteca Pública Municipal Apoio a associações de artesãos e outras associações Construção e melhoramentos de Biblioteca Pública Municipal Implantação de centro cultural Implantação do museu municipal/ casa da cultura Aquisição de equipamentos para preservação do patrimônio histórico-cultural e artístico Realização das festas mais importantes na Praça Central ( Matriz), garantindo a participação plena de todos turmalinenes. Reforma/restruturação da Praça da Matriz e outras.

Diretriz: 3.11-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO

Código do 3.11.2 Programa: Nome do Programa: AÇÕES DE TURISMO

Objetivo do FOMENTAR E INCENTIVAR O TURISMO NO MUNICÍPIO COMO FORMA DE Programa DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção das atividades de apoio e incremento ao turismo no município Ações que serão Criação e treinamento de equipes de incentivo ao turismo desenvolvidas: Construção e melhoramentos em unidades turísticas Aquisição de equipamentos para unidades turísticas

Diretriz: 3.11-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Código do Programa: 3.11.3 Nome do Programa: SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA REALIZAÇÃO CONTÍNUA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA ASSEGURANDO PRESTAÇÃO DE Objetivo do SERVIÇOS COM QUALIDADE, REGULARIDADE E MÍNIMO IMPACTO Programa: AMBIENTAL, ALÉM DE PROMOVER CAMPANHAS EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA A MELHORIA DOS SERVIÇOS NO MUNICÍPIO. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção das atividades de limpeza pública municipal Ações que serão Equipamentos diversos para limpeza pública municipal desenvolvidas: Aquisição de veículo para coleta de lixo domiciliar

Garantir equipamntos de EPIs a trabalhadores que tem contato direto com o lixo

Diretriz: 3.11-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Código do Programa: 3.11.4 Nome do Programa: SERVIÇOS FUNERÁRIOS MUNICIPAIS Objetivo Do GARANTIR O FUNCIONAMENTO ADEQUADO DOS CEMITÉRIOS Programa: PÚBLICOS MUNICIPAIS Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Ações que serão Manutenção atividades dos serviços funerários municipais

desenvolvidas: Aquisição de equipamentos e melhoramentos nos serviços funerários municipais

Diretriz: 3.11-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Código do Programa: 3.11.5 Nome do Programa: SERVIÇOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Objetivo do ELABORAR PROJETOS E EXECUTAR OBRAS VISANDO À MELHORIA DA Programa: ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Ações que serão Manutenção da rede de iluminação pública municipal desenvolvidas: Extensão de rede iluminação pública urbana Ilumiar o acesso ao bairro Nova Turmalina e a ligação entre os Bairros Manga da Roda e São João Batista

Diretriz: 3.11-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Código do Programa: 3.11.6 Nome do Programa: AÇÕES DE URBANISMO ELABORAR PROJETOS E PROMOVER OS INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS Objetivo Do PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, PAISAGÍSTICO, SOCIAL E Programa: ECONÔMICO NO MUNICÍPIO Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção de praças, parques ecológicos e jardins Manutenção atividades dos serviços urbanos municipais

Ações que serão Manutenção dos serviços de pré-moldados e marcenaria desenvolvidas: Construção e melhoramentos de praças, parques ecológicos e jardins Aquisição de equipamentos para manutenção dos serviços urbanos municipais Construção e melhoramentos em vias urbanas municipais

3.12 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.1

Nome do Programa: SANEAMENTO BÁSICO PROMOVER O SANEAMENTO BÁSICO BUSCANDO MELHORIA DAS Objetivo Do CONDIÇÕES DE SALUBRIDADE DA POPULAÇÃO, POR MEIO DE Programa: MELHORIAS DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO E DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS E PAISAGÍSTICAS Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Ações que serão Manutenção e ampliação do sistema de abastecimento de água desenvolvidas: Manutenção e ampliação do sistema de captação esgotos sanitários Autuar a copasa para cumpra a lei municipal que prevê suspensão da taxa esgoto.

Investimentos em obras de saneamento geral Construção e recuperação de galerias pluviais e drenagem Contenção de encostas nos rios e córregos

Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.2 Nome do Programa: HABITAÇÃO POPULAR AUXILIAR AOS MUNÍCIPES COMPROVADAMENTE CARENTES A TEREM Objetivo Do ACESSO A CASA PRÓPRIA EM PARCERIA COM O PROGRAMA DO Programa: GOVERNO FEDERAL "MINHA CASA MINHA VIDA". Público Alvo: POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA Tipo do Programa: FINALÍSTICO Implantação de programas habitacionais no município Ações que serão Apoio desenvolvimento programa habitacional famílias de baixa renda desenvolvidas: Doação de lotes para pessoas constantes do cadastro municipal.

Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.3 Nome do Programa: GESTÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL PROMOVER A ELABORAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA Objetivo Do AMBIENTAL NO MUNICÍPIO, VISANDO A PROTEÇÃO, CONSERVAÇÃO E Programa: MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E O CONTROLE DA QUALIDADE AMBIENTAL EM TURMALINA.

Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Implantação e manutenção do Horto Cirar programa de arborização de ruas e praças do município, distritos e povoados, em parcerias com instituições afins Ações que serão Celebração e manutenção de convênio com o IEF desenvolvidas: Instalação e manutenção de usina de lixo Recuperação de áreas degradadas e proteção dos recursos hídricos Construção e manutenção da usina de compostagem de lixo

Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.4 Nome do Programa: DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO

MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E PROMOVER, COM Objetivo Do A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, A VALORIZAÇÃO DO PRODUTOR Programa: RURAL POR MEIO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Aquisição de sementes e insumos para programa de apoio produtor Incentivo ao produtor rural através de ações orientadoras

Prevenção e erradicação de doenças animais Manutenção as atividades dos serviços agropecuários Manutenção de convênio com IMA Manutenção do convênio com a EMATER Implantação e manutenção das atividades do parque de exposição Ações que serão Manutenção do convênio com o consórcio de fruticultura desenvolvidas: Manutenção de convênio com a EPAMIG Manutenção do convênio com INCRA Manutenção do convênio com ITER e a SUPRAM Celebrar e manter convênios com entidades públicas e privadas de apoio ao produtor rural Implantação e manutenção de horta comunitária Aquisição de equipamentos diversos para serviços do viveiro de mudas municipal Melhorias e ampliação do mercado e feiras livres

Aquisição de veículos e equipamentos agrícolas Implantação de centros comunitários rurais Implantação de telefonia rural Implantação e extensão na rede de eletrificação rural Garantir o funcionameto anual, sem interrupção, do Projeto Feirante

Criar programa municipal de costrução e recuperação de barraginha, procurando atingir a meta de costrução de 3000 barraginhas no município Legalização fundiária rural e urbana.

Regularização e entrega da documentação do bairro vila nova.

Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.5 Nome do Programa: AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA Objetivo Do PERMITIR A POPULAÇÃO DE MODO GERAL O ACESSO AOS MEIOS DE Programa: COMUNICAÇÃO, E TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA. Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção do convênio com correios Ações que serão Manutenção da torre de captação sinais de televisão desenvolvidas: Equipamentos e ampliação da torre de captação sinais de televisão

Manutenção do Portal de Transparência e Serviços de Atendimento ao Cidadão

Garantir o acesso gratuito à INTERNET nas principais praças da cidade e distritos.

Investimentos para implantação do Portal da Transparência e Serviços de Atendimento ao Cidadão Grantir o funcionameto pleno dos conselhos e associações no Municipio.

Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.6 Nome do Programa: AÇÕES DE TRANSPORTE E DE TRÂNSITO Objetivo Do OFERECER A POPULAÇÃO SISTEMA DE VIAS QUE PERMITA O TRÁFEGO Programa: SEGURO E SERVIÇOS DE TRANSPORTE PARA ATENDER O

DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO

Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção dos Serviços Municipais de Estradas de Rodagens/Vicinais Manutenção das Atividades do Terminal Rodoviário de Passageiros

Manutenção do Departamento de Transporte e Oficina Mecânica Equipamentos Diversos para Serviço Municipal Estradas de Rodagens Ações que serão desenvolvidas: Ampliação e Melhorias no Terminal Rodoviário de Passageiros Construção e Melhoramentos em Estradas Vicinais Aquisição de Veículo, Máquinas e Equipamentos Rodoviário Construção e Melhoramentos em Pontes e Mata-burro Equipamentos e Veículos P/ Transporte e Oficina Municipal

Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.7 Nome do Programa: DESPORTO COMUNITÁRIO E LAZER CRIAR ESPAÇOS DE LAZER E INCENTIVAR A PRÁTICA DE ESPORTES Objetivo Do COMO CONDIÇÃO DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO DO INDIVÍDUO, Programa: GARANTINDO INFRAESTRUTURA PARA A MELHORIA DA CONDIÇÃO DE VIDA DA POPULAÇÃO Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Manutenção das Atividades de Apoio ao Desporto Amador Ações que serão Ativar as escolinhas futebol na zona rural e urbana. desenvolvidas: Manutenção de Campos de Futebol e Unidades Esportivas

Subvenções a Entidades Esportivas

Aquisição de Equipamentos para Apoio ao Desporto Amador

Aquisição de Equipamentos p/ Campos Futebol e Unidades Esportivas Construção/ Ampliação de Campos de Futebol e Unidades Esportivas Construção de Ciclovias/ Pista de Cooper Construir Parque Público recreativo dotado de PISCINAS e outros equipamentos esportivos e com a manutenção de profissionais habilitados

Construção da sede Liga desportiva e G10.

Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.8 Nome do Programa: DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E ECONÔMICO APOIAR O PROCESSO DE DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E TECNOLÓGICA DOS SETORES Objetivo Do DINÂMICOS E SIMULTANEAMENTE INCENTIVAR PROGRAMAS QUE Programa: TENHAM COMO OBJETIVO O INCREMENTO DO EMPREGO E A GERAÇÃO DE RENDA NO MUNICÍPIO Público Alvo: POPULAÇÃO EM GERAL Tipo do Programa: FINALÍSTICO Convênio com a EMBRAPA Ações que serão Implantação do Distrito Industrial desenvolvidas: Promover a Incentivos Fiscais para Atrair Empresas Para o Município

Ampliacao da infraestrutura do Distrito Industrial

Diretriz: 3.12-DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E OUTRAS Código do Programa: 3.12.9 Nome do Programa: EDUCAÇÃO ESPECIAL PROMOVER A POLÍTICA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO, POR MEIO DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA Objetivo do Programa: DO CORPO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS E GARANTIA DE RECUROS FINANCEIROS Público Alvo: ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Tipo do Programa: FINALÍSTICO Implantação e manutenção do Ensino Especial Ações que serão desenvolvidas: Construção de salas de recursos multifuncionais para atendimento a estudantes da Educação Especial Contratação de um instrutor de Libras para a propagação entre estudantes e professores, por meio de oficinas e cursos, da Língua Brasileira de sinais, sobretudo em escolas e comunidades onde haja surdos.