Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Monitoramento das Notícias da UNISUL

Dia 18 de Dezembro de 2015

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 18/12/2015 Editoria: Esporte – Eduardo Ventura Página: 10

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 18/12/2015 Editoria: Diversão – Ramires Linhares Página: 15

Veículo: Site Notisul Data: 18/12/2015 Link: http://www.notisul.com.br/n/geral/protocolo_de_intencao_e_assinado-55639

Protocolo de intenção é assinado

Os representantes da Tractebel confirmaram o interesse em atuar no setor de GNL na região do porto.

Um protocolo de intenções para a construção de um terminal de regaseificação foi assinado. - Foto: James Tavares/Governo SC/Divulgação/Notisul.

O interesse em investir na área do Porto de Imbituba não é apenas dos estrangeiros, como os noruegueses que visitaram o local nesta semana. Ontem, os representantes da Tractebel Energia, em Capivari de Baixo, confirmaram interesse em atuar no setor de Gás Natural Liquefeito (GNL) na região do porto. Um protocolo de intenção foi assinado pelo presidente da empresa, o engenheiro Manoel Arlindo Zaroni Torres, o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira.

"A partir de agora, a empresa vai realizar os estudos necessários para aprofundar o projeto", destacou o presidente da Tractebel. O presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa, e os secretários de estado do desenvolvimento econômico sustentável, Carlos Chiodini, e da comunicação, Walter Bier, acompanharam a audiência.

Ontem, empresários da Noruega visitaram o porto. A empresa, que fabrica contêineres para gás, demonstrou interesse em se instalar na cidade, especialmente na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Desde setembro é avaliada a vinda da multinacional para a região.

A empresa tem interesse em 19 hectares da ZPE. Com isso, o investimento pode chegar a mais de R$ 3 bilhões ao longo dos anos, que ajudaria a movimentar uma área hoje improdutiva.

Para o presidente do porto, Luis Rogério Pupo Gonçalves, a vinda é uma movimentação que eles pretendem que seja efetiva. “Gostariam de ter praticamente um berço específico para eles, então envolve um processo de construção. Tudo agora depende efetivamente deles apresentarem projeto, nós detalharmos essas variáveis todas e entendermos melhor como isso pode ser adequado a nossa realidade”, relata Luis. Estrutura Desde 2012 sob administração do governo do estado por meio da SCPar, o Porto de Imbituba conta atualmente com armazéns cobertos para carga geral, tanques para granéis líquidos, áreas de pátio para granéis sólidos, área de contêineres, além de armazéns frigoríficos e de grãos.

Estudos Por meio da Unisul de Tubarão foram realizados diversos estudos de zoneamento do porto para facilitar a instalação de empresas como essa no local. Segundo o pró-reitor de operações e serviços acadêmicos, Valter Alves Schmitz Neto, o processo faz parte das estratégias de ação da universidade, em especial do mapa estratégico que a reitoria definiu como meta de trabalho dos próximos cinco anos. “Estamos aqui cumprindo a missão institucional e, em especial, dando a nossa contribuição para ajudar na proporção do desenvolvimento regional”, destaca.

Veículo: Site Press Floripa Data: 17/12/2015 Link: http://www.pressfloripa.com.br/site/noticia/18821/2015/12/17/Curso-de- Cinema-e-Audiovisual-da-Unisul-esta-com-inscricoes-abertas.html

Curso de Cinema e Audiovisual da Unisul está com inscrições abertas

O curso de Cinema e Audiovisual da Unisul – campus Pedra Branca – está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2016. De modalidade presencial, as aulas são no período noturno e tem duração de oito semestres, conferindo ao aluno formado o título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.

O curso de Cinema e Audiovisual da Unisul é considerado o segundo melhor do Brasil na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Um dos diferenciais do curso é contar com professores experientes e atuantes na área cinematográfica. Como resultado, muitos dos filmes realizados pelos alunos circulam em festivais nacionais e internacionais.

O objetivo do curso é oportunizar a formação de competências e habilidades de cineastas e de realizadores de audiovisuais aptos a produzir, analisar e propor criações audiovisuais sustentadas criticamente nas teorias do cinema e de outras artes, partindo da constante pesquisa por experiências técnicas e estéticas inovadoras.

O profissional do audiovisual desenvolve projetos de produção de obras de diferentes gêneros e formatos, destinados à veiculação nas mídias contemporâneas. Está apto a atuar profissionalmente nas áreas de produção, direção, roteiro, fotografia, som, edição/montagem, cenografia e figurino, animação e infografia. Pode ainda desenvolver e gerenciar projetos voltados para gestão e a produção, a distribuição e a exibição, as políticas públicas para o setor, a legislação, a organização de mostras, cineclubes e acervos, e as questões do campo ético e político. No âmbito acadêmico, pode desenvolver pesquisa nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação.

Quem quiser mais informações sobre o curso, a coordenação está sob responsabilidade da professora Mara Salla, e-mail [email protected]. Mais informações sobre a universidade pelo número 0800 970 7000.

Veículo: Site JI News Data: 17/12/2015 Link: http://jinews.com.br/home/ver.php?id=274249

TCC Startup Unisul são selecionados no Sinapse da Inovação

A Unisul submeteu projetos no Sinapse da Inovação e teve 4 deles selecionados. Do projeto TCC Startup, foram selecionadas a startup Climero: plataforma colaborativa para alerta de desastres naturais do ex-aluno do Curso de Sistemas de Informação do Campus Tubarão, Guilherme Antunes Bitencourt, e; a MilkBox: aplicativo para monitoramento e localização de pessoas desaparecidas, dos estudantes Rodrigo Dias Javornik e Gustavo R. dos Santos, ambos do Curso de Sistemas de Informação do Campus da Grande Florianópolis.

Da Incubadora CRIE de Tubarão foi selecionada a UP Nerd: o Nerd em outro nível do estudante de MBA em Gestão de Negócios Lucas Fernandes e de Thiago Marcelino, que também participam do Núcle de e-Sports do iLAB – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL na Pedra Branca. E startup Aprendizes de Valor, de Thiago Bonetti.

“O TCC Startup é um projeto que tem como objetivo transformar os TCCs em possíveis negócios, bem como desenvolver competências para a Inovação e Empreendedorismo em nossos alunos. Com apenas 60 dias de projeto já estamos colhendo os frutos da metodologia adotada e do empenho dos estudantes”, afirma o professor. Flávio Cecci, Assistentes de Inovação e Empreendedorismo e líder do TCC Startup no Campus da Grande Florianópolis.

O Sinapse da Inovação foi idealizado pela Fundação CERTI com o objetivo de transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso. Tem como objetivo ampliar o surgimento de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador em uma região. O programa está dividido em 3 grandes etapas, sendo: etapa 1 de Capacitação e Seleção; Etapa 2 de Pré- incubação e a última de Auditória. O programa está na sua 5ª edição e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da FAPESC e do SEBRAE.

Na Unisul, o Sinapse da Inovação tem sido difundido entre os alunos e professores pelo Núcleo de Empreendedorismo da AGETEC em conjunto com as Gerências de Ensino, Pesquisa e Extensão nos campi. Das 300 ideias de negócios selecionadas na primeira etapa 4 são startups de estudantes da Unisul.

Gustavo Bitencourt ressalta que o TCC é um trabalho extenso ao qual se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação. “Sendo assim, espera-se que de tal projeto algo complexo e com grande relevância seja construído. O meu TCC em conjunto com meu colega Rahony, foi o Climero, um aplicativo baseado em comunidade para alerta de desastres naturais. Sabendo do potencial do mesmo, resolvemos então dar início a uma Startup com o mesmo, porém, não tínhamos conhecimento satisfatório em temas relacionados a empreendedorismo, startus e afins. Foi aí que o TCCStartup entrou e começou a fazer toda a diferença. Ficamos muito feliz por ter recebido o convite em participar do TCCStartup, pois desde então, evoluímos tanto tecnologicamente quando em meios relacionados a negócios e empreendedorismo”

Gustavo R. dos Santos também comenta que o projeto TCC Startup iniciado pela Unisul, foi de grande importância para o desenvolvimento da MilkBox. “Este projeto proporcionou o desenvolvimento de competências essenciais para empreendedores além gerar um ambiente onde empreendedores mais experientes compartilhavam suas experiências conosco.

Lucas Fernandes explica que a UpNerd foi uma das 300 ideias selecionadas (de 1719) para a segunda fase do Sinapse da Inovação. “Apresentamos o projeto para a incubação da empresa na Incubadora da Unisul (Crie). Buscamos apoio do pessoal da Crie Unisul para melhorar o desenvolvimento da ideia, conseguindo, assim, o contato do professor Max Pereira, que nos ajudou a aprimorar alguns quesitos de nosso projeto e a revisar o modelo enviado para o Sinapse. A Unisul cumpre, dentro do nosso projeto, uma parte fundamental para o desenvolvimento da empresa: a transmissão de conhecimento.

Agora os estudantes e suas startups selecionadas passarão pela etapa de projeto do empreendimento por meio de um Plano de Negócio e poderão participar de capacitações on line oferecidas pelo programa. O Núcleo de Empreendedorismo da AGETEC realizará assessorias paras os selecionados no iLAB da Pedra Branca. “Não existe férias para quem quer empreender. Precisam agora amadurecer a ideia, desenvolver o plano de negócio até o dia 05 de janeiro, e para isto é necessário trabalhar”, comenta o professor Geraldo Campos, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da AGETEC.

Veículo: Site JI News Data: 17/12/2015 Link: http://jinews.com.br/home/ver.php?id=274228

Seletiva olímpica reúne os melhores na Unisul Pedra Branca

O Complexo Aquático da Unidade Pedra Branca recebe até sábado, 19, os melhores atletas do Brasil com uma série de blocos novos, da marca Myrtha, nos dois lados da piscina. Uma nova série de placas da Colorado também estão à disposição para aferir com precisão os tempos dos atletas. Alunos e atletas da Unisul participam das duas competições simultâneas, o 25º Brasileiro Senior e o 11º Torneio Open Correios- CBDA, em que apenas os oito melhores de cada prova da competição senior, podem disputar.

Após sete anos, os dois campeonatos estão de volta à Unisul. Em 2008, o clube Pinheiros venceu ambos. O aluno de Nutrição e nadador da equipe da Unisul, Eduardo Duarte disputou a competição. “A estrutura de hoje não se compara a nem uma outra, está impecável. Piscina, raia e bloco. Tudo de última geração”, orgulha-se.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) também investiu em acessórios para a saída no estilo costas para que nada falte aos atletas que buscam vaga na equipe brasileira na primeira Olimpíada a ser realizada na América do Sul. Para Felipe de Souza Martins, nadador do Minas Tênis Clube, a estrutura da Unisul é fantástica. “Além da universidade e da área em volta. Os estudantes de diversas áreas também podem ter contato com esse esporte de alto rendimento. Isso é muito legal porque geralmente a área acadêmica se distancia muito da parte prática. Aqui tem a possibilidade dos estudantes exercitarem o que aprendem e inclusive ter contato com outros técnicos olímpicos, de seleção brasileira e tudo mais. Fora que eu sou muito fã de Floripa, então nas competições aqui ainda posso curtir uma praia e passear pela cidade que é linda”, diz.

Outro aluno do curso de Nutrição que pratica natação é Vinícius Perini. Ele não está competindo e concordo com o atleta do Minas Tênis. “É ótimo para os alunos de natação daqui, pois o evento nacional está acontecendo no próprio ambiente de treino, com feras do Brasil todo”, diz. Do curso de Direito, André Felipe também é atleta da Unisul. “É muito importante essa vivencia com atletas de fora porque podemos trocar experiências, ver e entender o treino deles, a maneira como nadam, como se preparam”, avalia.

O estudante da Universidade de Santa Cecília, de São Paulo, Rafael Oliveira Rodrigues, que treina com o Albertinho, head couch da Seleção Brasileira, está pela terceira vez na Unisul. ”Em 2008 vim depois da Olimpíada e 2009 após o Mundial de Roma. Agora felizmente estou voltando, é um espaço muito legal, uma piscina muito bacana para ter a oportunidade de disputar essa vaga olímpica”, diz. A nadadora Renata Sander, do Minas Tênis Clube, veio de Belo Horizonte. Ela começou a nadar quando era apenas um bebê. Com cinco anos começou a competir. “Agora faz dez anos que eu participo de campeonatos brasileiros. Venho pela terceira vez no Complexo da Unisul. É muito bacana isso porque geralmente esses eventos se resumem em Rio e São Paulo. Ter a oportunidade, pela natação, de conhecer outros lugares do Brasil é muito gratificante”, finaliza.

A segunda e última seletiva será o Brasileiro Absoluto/ Troféu Maria Lenk-Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no , Cidade-Olímpica.

Veículo: Site Palavra Palhocense Data: 17/12/2015 Link: http://palhocense.com.br/online/esporte/unisul-recebe-as-feras-da- nata%C3%A7%C3%A3o-brasileira-1.1861717

Unisul recebe as feras da natação brasileira

A Unisul recebe a primeira seletiva da natação brasileira rumo aos Jogos do Rio–2016 desde esta quarta-feira, dia 16, até sábado, dia 19. O Complexo Aquático passou por melhorias, como uma segunda série de blocos novos nos dois lados da piscina, novas placas para aferir com precisão os tempos dos atletas e acessórios para a saída no estilo costas. O investimento foi feito pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), para que nada falte aos nadadores (as) que buscam vaga na equipe brasileira na primeira Olimpíada da América do Sul.

Até sábado, os melhores nadadores do país tentarão os índices estipulados para obter uma vaga no time olímpico durante o 25º Brasileiro Senior/Troféu Daltely Guimarães e o 11º Torneio Open Correios–CBDA, disputado apenas pelos oito melhores de cada prova da competição senior. Estarão na Unisul, na Pedra Branca, feras como Cesar Cielo, Joana Maranhão, Felipe França e Tiago Pereira. caiu na piscina logo na manhã de ontem e foi o primeiro nadador brasileiro a conseguir o índice olímpico, ao vencer os 200m em 1min57seg43. Mais tarde, o velocista fez o melhor tempo da carreira e conseguiu o índice nos 50 metros livres com 21seg37 – foi o segundo melhor tempo do ano no mundo.

Veículo: Site Sala de Notícias Data: 17/12/2015 Link: http://www.saladenoticias.net/?p=182632

Unisul auxilia instalação de empresas no porto de Imbituba

Empresários noruegueses visitaram o porto de Imbituba dia 15, de dezembro. A empresa, que fabrica contêineres para gás, demonstrou interesse em se instalar na cidade, especialmente na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Desde o mês de setembro é avaliada a vinda da multinacional para região.

Essa é uma das ações realizada pelo governo de Santa Catarina na intenção de capitar companhias que tenham interesse em fazer movimentações em Imbituba. Durante a visita os representantes da empresa tiveram a oportunidade de fazer as primeiras tratativas e relatar quais são os passos para que a instituição possa vir a se instalar no município.

Para o presidente do porto, Luis Rogério Pupo Gonçalves, a vinda é uma movimentação que eles pretendem que seja efetiva. “Gostariam de ter praticamente um berço especifico para eles, então envolve um processo de construção e de obra. Então tudo agora depende efetivamente deles apresentarem projeto, nós detalharmos essas variáveis todas e entendermos melhor como isso pode ser adequado a nossa realidade”, relata Luis.

A empresa tem interesse em 19 hectares da zona de processamento de exportação na ZPE. Com isso o investimento pode chegar a mais de R$ 3 bilhões de reais ao longo dos anos, que ajudaria a movimentar uma área que hoje é improdutiva em Imbituba.

A Unisul realizou diversos estudos de zoneamento do porto para facilitar a instalação de empresas, como essa, no local. Segundo o Pró-Reitor de Operações e Serviços Acadêmicos, Valter Alves Schmitz Neto, o processo faz parte das estratégias de ação da Universidade, em especial do mapa estratégico que a reitoria definiu como meta de trabalho dos próximos cinco anos. “Estamos aqui cumprindo a missão institucional e em especial dando a nossa contribuição para ajudar na proporção do desenvolvimento regional”, conta. A possibilidade da instalação dessa empresa poderia ajudar o estado, que hoje importa mais de dois milhões de metros cúbicos do gasoduto Brasil – Bolívia. Atualmente existe a carência de um porto que possa receber o gás líquido, o que seria possível com a vinda da multinacional norueguesa.

“A região sul é uma região que precisa de empreendimentos para se desenvolver de forma mais acelerada e esse é o objetivo. Não tenha dúvida de que essa empresa vai promover um desenvolvimento econômico social mais rápido”, afirma o vice- governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

Veículo: Site Floripa News Data: 17/12/2015 Link: http://www.floripanews.com.br/noticia/9597-cesar-cielo-fala-sobre-sua- perspectiva-para-os-jogos-do-rio

Cesar Cielo fala sobre sua perspectiva para os Jogos do Rio

Foto: Satiro Sodre / SSPress

A primeira seletiva da natação brasileira rumo aos Jogos Rio 2016 teve início nesta quarta-feira, 16 e vai até sábado, 19, no Complexo Aquático da Unidade Pedra Branca. Os melhores nadadores do país tentam os índices estipulados para obter uma vaga no time olímpico. A equipe do jornal Unisul Hoje acompanha o evento e falou com o campeão olímpico Cesar Cielo sobre sua perspectiva para os Jogos do Rio.

O técnico do Minas Tênis Clube, clube de Cielo, Scott Volkers, diz que a prioridade é fazer os índices olímpicos e espera bons resultados. “Vamos ver o que vai vir nos resultados. Temos um número bom de atletas que tem possibilidades de fazer o índice olímpico”, projeta.

O campeão olímpico, tricampeão mundial e recordista mundial dos 50m livre, César Cielo, representa o Minas Tênis Clube e já conquistou seu primeiro ouro na Unisul no revezamento. Essa é a primeira competição que ele faz desde o mundial, foi mais para dar um choque físico. “Hoje foi mais para entrar bem na competição e quebrar o gelo, mas agora a ideia é amanhã dar uma descansada, passar o barbeador e sexta-feira vir bem para o 100m livre. Eu vou usar as eliminatórias já para treinar a estratégia dos 100m. Ver quanto mais ou menos eu pretendo fazer a passagem, ver qual vai ser a dor no final e tentar fechar bem o ano. Acho que o importante agora acima de tudo é nadar bem, ficar bem no corpo e tentar tirar um tempo legal aqui”, comenta.

Desde fevereiro deste ano o treinador de César Cielo é Arilson Soares da Silva, que já começou a preparação do atleta para os Jogos Olímpicos e a avaliação para melhorar cada vez mais. “A expectativa é avaliar o começo da preparação que estamos fazendo até os jogos olímpicos. Então essa é uma fase de treinamento e preparação”, afirma. O atleta , que atualmente está no clube Unisanta, de Santos/SP, foi campeão mundial em Istambul, nos 50m borboleta, além de vice-campeão no mundial de e, 2012. Em Kasan, Russia, nesse ano foi vice-campeão mundial e semi- finalista no 50m livre em . O atleta já esteve na Unisul em um campeonato brasileiro, em 2009. Nesta quarta-feira, venceu a prova de 50m borboleta e na quinta- feira vai nadar os 100m borboleta. “Agora vou nadar, na verdade, para repetir o resultado e não me desgastar tanto, pois amanhã é a prova de que eu estou disputando a vaga para a olimpíada”, revela.

O primeiro a garantir vaga nos Jogos do Rio foi o bicampeão e recordista pan- americano dos 200m borboleta, recordista do sul-americano no 400m livre, semi- finalista olímpico e finalista do mundial, Leonardo de Deus, do Clube do Corinthians, de São Paulo/SP. Ele ganhou a prova dos 200m costas e já tem um pezinho nas olimpíadas. “A expectativa é obter todos os índices fortes para me dar uma tranquilidade para o ano que vem. Aí será possível treinar focado somente nas Olimpíadas. Hoje já ganhei os 200m costas, então já estou com um pezinho lá nas olimpíadas, mas ainda não acabou. A competição ainda está rolando e tem mais provas pela frente. Então é continuar focado que tem muita coisa para acontecer ainda”, comenta.

Já a atleta Jhennifer da Conceição, também do Clube do Corinthians é campeã do 50m, vice-campeã do Maria Lenk, 5° lugar no pan-americano, junto com o 3° lugar no 4 por 100m no revezamento, 21° lugar no mundial de Kasan, campeã do 100m e do 50m no Troféu José Finkel. É a segunda vez dela na Unisul e tem boas recordações daqui. “Aqui foi onde eu conquistei a minha primeira medalha de ouro, então aqui é um lugar muito especial para mim” conta.

Jhennifer espera alcançar seu objetivo já que tem treinado forte desde o início do ano. “O meu objetivo é abaixar 90 centésimos do meu tempo para conquistar o índice para estar nas Olimpíadas participando mais uma vez do time do Brasil”, idealiza.

Veículo: Site Jornal Cruzeiro Data: 17/12/2015 Link: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/663435/nicolas-e-joao-de-lucca- conseguem-indice-nos-200-m-livre

Nicolas e João de Lucca conseguem índice nos 200 m livre

Nicolas Oliveira e João de Lucca, ambos nos 200 m livre, obtiveram índice para os Jogos do Rio-2016 na manhã desta quinta-feira (17), no segundo dia da seletiva olímpica nacional que é realizada em Palhoça, Santa Catarina, na piscina da Unisul.

Oliveira, que defende o Minas Tênis Clube, completou a distância em 1min47s09. De Lucca, que foi medalhista de ouro nesta prova no Pan de , registrou o tempo de 1min47s81. As duas marcas são superiores ao índice estabelecido pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Ambos devem nadar mais uma bateria dos 200 m livre à tarde, onde poderão melhorar os tempos.

Também nesta quinta, assegurou momentaneamente vaga olímpica nos 100 m costas com 53s41.

A competição em Palhoça é a primeira seletiva nacional do país para a natação. A segunda e definitiva ocorrerá no Troféu Maria Lenk, no Rio, em abril, já no centro aquático dos Jogos de 2016.

Na quarta (16), no primeiro dia de competição, Lorrane Ferreira (50 m livre), Bruno Fratus (50 m livre) e Leonardo de Deus (200 m costas) já haviam obtido índices.

Veículo: Site Diário Online Data: 17/12/2015 Link: http://www.diarioonline.com.br/esporte/brasil/noticia-353680-.html

Thiago Pereira abdica de "maratona"

(Foto: Reprodução)

A tática de , 29, para a disputa do Brasileiro Sênior/Torneio Open, primeira seletiva olímpica da natação brasileira, está traçada: poupar esforços. O medalhista olímpico pretende cair apenas uma vez na água durante a competição, que ocorre até sábado (19) na piscina da Unisul, em Palhoça, Santa Catarina.

Pereira nadará apenas os 200 m medley, na sexta-feira (18). Ele tentará fazer um tempo expressivo já na parte da manhã para cravar o índice e não ter de competir à tarde. O fluminense é conhecido por encarar uma maratona de provas em competições nacionais e internacionais. Nos Pans de 2007, no Rio, e 2011, em , por exemplo, conquistou oito medalhas em cada um.

Agora, porém, até por não possuir mais a resistência de temporadas passadas, mudou a estratégia. Quer disputar menos provas.

Se para Londres-2012 obteve classificação para quatro eventos (200 m medley, 400 m medley, 200 m costas e 100 m costas), agora ele quer se dedicar apenas naquela que é sua distância favorita.

"Estou bastante motivado. Meu grande foco é os 200 m medley e tentarei de tudo para garantir a classificação já agora", afirmou o atleta, que defende o Minas Tênis Clube e até esta terça-feira estava nos EUA, participando de campanha de seu fornecedor de material esportivo.

Ele foi medalha de prata nesta prova no Mundial de , na Rússia, em agosto. Desde o final de 2013, Pereira tem como base Los Angeles, na Califórnia, onde treina com os técnicos Dave Salo e Jon Urbanchek -este, antigo treinador de .

Pereira abriu mão, por ora, de disputar os 400 m medley, na qual foi vice-campeão olímpico em Londres. A adição ou não dela ainda será considerada para a segunda e definitiva seletiva olímpica, que ocorrerá em abril, no Troféu Maria Lenk, no Rio. A competição também servirá como evento-teste olímpico.

Veículo: Blog De Primeira Data: 17/12/2015 Link: http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=143656

Nicolas Oliveira e João de Lucca conseguem índice nos 200 m livre

(FOLHAPRESS) – Nicolas Oliveira e João de Lucca, ambos nos 200 m livre, obtiveram índice para os Jogos do Rio-2016 na manhã desta quinta-feira (17), no segundo dia da seletiva olímpica nacional que é realizada em Palhoça, Santa Catarina, na piscina da Unisul.

Oliveira, que defende o Minas Tênis Clube, completou a distância em 1min47s09. De Lucca, que foi medalhista de ouro nesta prova no Pan de Toronto, registrou o tempo de 1min47s81. As duas marcas são superiores ao índice estabelecido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Ambos devem nadar mais uma bateria dos 200 m livre à tarde, onde poderão melhorar os tempos. Também nesta quinta, Guilherme Guido assegurou momentaneamente vaga olímpica nos 100 m costas com 53s41.

A competição em Palhoça é a primeira seletiva nacional do país para a natação. A segunda e definitiva ocorrerá no Troféu Maria Lenk, no Rio, em abril, já no centro aquático dos Jogos de 2016.

Na última quarta (16), no primeiro dia de competição, Lorrane Ferreira (50 m livre), Bruno Fratus (50 m livre) e Leonardo de Deus (200 m costas) já haviam obtido índices.

Veículo: Site Cesar Cielo Data: 17/12/2015 Link: http://www.cesarcielo.com.br/home/?p=3312

Cesar Cielo abre Open no revezamento 4×50 m livre e com ouro para o Minas

Para ‘quebrar o gelo’ o campeão olímpico nada o revezamento antes das disputas dos 100 m e dos 50 m, no estilo livre: ‘Não fixei tempo, mas quero nadar bem’

Ouro no revezamento 4×50 m para a Fiat/Minas

Palhoça, Santa Catarina – Cesar Cielo, campeão olímpico, tri mundial e recordista mundial dos 50 m livre, estreou nesta quarta-feira (16/12/2015) no Open de Natação, no Parque Aquático da Unisul, nadando o revezamento da distância para “quebrar o gelo” na sua primeira competição depois do Mundial de Kazan. Cielo optou por não abrir a prova – o tempo do primeiro atleta vale como índice – na primeira seletiva olímpica da natação. Foi o segundo homem no grupo do Minas Tênis Clube a cair na água (fez 21s44), com Alan Vitória, Ítalo Duarte e Felipe Martins, e garantiu o ouro do 4×50 m livre com 1min27s67. O Pinheiros ficou em segundo (1min27s95) e a Unisanta com o bronze (1min31s83).

“Foi legal, mais para entrar na competição, quebrar o gelo. Agora a ideia é vir bem para os 100 m livre. Eu tinha dito ao Minas que preferia não abrir o revezamento, por ser a primeira prova. Era mais para dar um ‘choque’ físico, entrar na competição e, aí sim, dar uma descansada, passar o barbeador e tentar nadar bem os 100 m livre”, disse. Cesar Cielo nada os 100 m livre no Brasileiro Senior – Troféu Daltely Guimarães e Torneio Open de Natação na sexta-feira (18/12) e os 50 m livre no sábado (19/12).

O nadador garantiu que está bem da lesão do ombro que o atrapalhou em Kazan. “Fisicamente, me senti bem. Eu voltei a treinar faz pouco tempo, depois da fisioterapia para o ombro, até o meio de outubro… Mas treinei bem. Não estou colocando um tempo como parâmetro, nem nada, mas quero nadar bem. Estou com uma expectativa legal para os 100 m livre e quero fechar bem o ano.”

Cesar Cielo, segundo no revezamento 4×50 m pela Fiat/Minas

Cesar Cielo é atleta da Fiat/Minas, tem patrocínio da Unicred, Gatorade, adidas, Embratel, Furnas, Jeep e Correios e apoio do Bolsa Pódio/Ministério do Esporte e Time Brasil.

Veículo: Site Sesi SP Data: 16/12/2015 Link: http://www.sesisp.org.br/noticias/sesi-sp-conquista-tres-podios-na-abertura- do-brasileiro-senior-e-do-open-de-natacao

Sesi-SP conquista três pódios na abertura do Brasileiro Sênior e do Open de Natação

A equipe de natação do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) começou bem no primeiro dia de competições do 25º Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e no 11º Torneio Open Correios-CBDA, no parque aquático da Unisul, em Palhoça/SC. Das quatro finais disputadas nesta quarta-feira (16/12), os atletas subiram ao pódio em três provas.

Daynara de Paula, nadou duas vezes os 50m borboleta, prova que não faz parte do programa olímpico, e garantiu dois pódios. Pela manhã a atleta do Sesi-SP fez o segundo melhor tempo (26s91) e ficou com a prata pelo Brasileiro Sênior. Bruna Rocha, do Corinthians, ficou em terceiro (27s16), e , do Minas Tênis foi a campeã, com 26s78. À tarde, Daynara voltou para a piscina, e competindo pelo Open, garantiu o ouro na mesma prova com 26s47, baixando seu tempo anterior.

“Eu gostei muito do meu resultado, essa não é a minha especialidade, nunca foi, eu sou nadadora dos 100m borboleta, mas eu gosto de nadar os 50m, condigo avaliar o que eu posso melhorar para a minha prova principal. Eu me senti muito bem hoje, gostei de ver como estou na competição, gosto de começar nadando em uma prova mais tranquila, quebrar o gelo ao invés de já começar na minha. É muito importante para mim, tira todo meu nervosismo e fortalece o meu psicológico para amanhã”, comentou Daynara, que nada amanhã os 100m borboleta de olho no índice olímpico.

Nos 800m livre feminino, também nadando pelo Torneio Open, Bruna Primati fez o segundo melhor tempo (8m42s15) e ficou com a prata. Joanna Maranhão do Pinheiros levou o ouro (8mm35s93), e Samantha Salinas, do Fluminense (8m42s33), o bronze.

Resultados

50m borboleta Fem (Brasileiro Sênior) 1) Daiene Dias – Minas Tênis – 26s78 / 2) - Sesi/SP – 26s91 / 3) Bruna Rocha – Corinthians – 27s16

50m borboleta Fem (Open)

1) Daynara de Paula – Sesi – 26s47 / 2) Bruna Rocha – Corinthians – 27s06 / 3) Roberta Albino – Minas Tênis – 27s23

800m Livre Fem

1) Joanna Maranhão – Pinheiros – 8mm35s93 / 2) Bruna Primati – Sesi/SP – 8m42s15 / 3) Samantha Salinas – Fluminense – 8m42s33

Veículo: Site Repórter Diário Data: 17/12/2015 Link: http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/547296/joanna-maranhao-guido- e-mais-cinco-fazem-indice-para-a-olimpiada/

Joanna Maranhão, Guido e mais cinco fazem índice para Olimpíada

O segundo dia da primeira seletiva da natação brasileira para os Jogos do Rio-2016 começou muito bem em Palhoça (SC), nesta quinta-feira. Sete nadadores fizeram índice para a Olimpíada do ano que vem, em quatro provas diferentes. Na quarta, quando a seletiva começou, haviam sido apenas três índices. Marcos Antônio Macedo, Henrique Martins, Nicholas Santos, Guilherme Guido, João de Lucca, Nicolas Nilo Oliveira e Joanna Maranhão agora engrossam a lista.

Só nos 100 metros borboleta para homens foram três índices, o que significa que um dos atletas qualificados ficará fora da Olimpíada. A marca mínima necessária é 52s36 e nadaram abaixo disso Marco Antônio Macedo (do Minas, com 52s17), Henrique Martins (também do Minas, com 52s25) e Nicholas Santos (da Unisanta, com 52s31).

Agora os três voltam a nadar à tarde, quando é disputado o Torneio Open, com uma única bateria por prova (não há final B) reunindo os oito melhores tempos da manhã, incluindo os nadadores com mais de 20 anos (que competiram no Brasileiro Sênior pela manhã) e os mais jovens (que nadaram em observação pela manhã, sem disputar medalha).

Macedo, Henrique Martins e Nicholas terão mais três chances para melhorar suas marcas e definir os dois que irão à Olimpíada. Além do Open, eles ainda nadam o Troféu Maria Lenk, outra seletiva da natação brasileira, em abril do ano que vem, no Rio, com eliminatórias e final. O mais rápido ainda entrará no revezamento 4x100 metros medley no Rio-2016.

Nos 100m costas, só Guilherme Guido fez índice. O atleta do Pinheiros nadou o Brasileiro Sênior em 53s41, batendo o recorde do torneio e superando com relativa folga o índice de 54s36. Daniel Orzechowski, também do Pinheiros, ficou perto da qualificação: 54s67, recebendo nova chance no Open.

Entre as mulheres, , do Sesi-SP, ficou muito perto de se qualificar para a Olimpíada nos 100m costas, mais exatamente a seis centésimos. Venceu o Brasileiro Sênior com 1min00s31, enquanto o índice é 1min00s25. Ela colocou quatro segundos de vantagem sobre a segunda colocada, bateu recorde do torneio, e deverá ser a única brasileira na prova no Rio-2016.

Nos 100m borboleta feminino, duas atletas têm boas chances de fazer o índice à tarde. Daynara de Paula (Sesi) marcou 58s87, enquanto Daiene Dias (Minas) completou em 58s93. O índice é 58s74. As duas também disputam a titularidade no revezamento 4x100m medley. REVEZAMENTOS - Nos 200m livre, vale não só a tomada de índice para a prova individual, mas também a formação do ranking que vai definir os quatro (ou mais) atletas que vão ser convocados para nadar o 4x200m livre tanto no feminino quanto no masculino.

Entre os homens, Nicolas Nilo Oliivera (Minas, 1min47s09, novo recorde do campeonato) e João de Lucca (Pinheiros, 1min47s81) saíram na frente obtendo índice olímpico para a prova individual. Luiz Altamir Melo (Flamengo) e Leonardo de Deus (Corinthians) fizeram o terceiro e quarto melhores tempos, respectivamente.

No feminino não houve índice (1min58s96), mas Manuella Lyrio (Pinheiros) bateu o recorde do campeonato, com 1min59s24. Depois, quatro atletas nadaram na casa de 2min00: Maria Paula Heitamnn (Minas), Jéssica Cavalheiro (Sesi), (Pinheiros) e Rafaela Raurich, de apenas 15 anos (Curitibano).

MEDLEY - Depois de ficar a 3 segundos do índice nos 800m na quarta-feira à tarde, Joanna Maranhão se qualificou para a Olimpíada nesta manhã, nos 400m medley, completando a prova no Brasileiro Sênior em 4min40s78. A veterana do Pinheiros, que ainda nada três provas em Palhoça, baixou o índice em quase 3 segundos e deve ser a única brasileira nos 400m medley no Rio.

Já entre os homens apenas quatro atletas competiram no Brasileiro Sênior nos 400m medley. Os demais que caíram na água ainda não têm 20 anos. Nessa lista está o corintiano Brandonn Almeida, que não forçou pela manhã. Fez o melhor tempo, mas ficou a quase 15s do índice. Thiago Pereira não se inscreveu.

BOM SINAL - As únicas provas não-olímpicas disputadas pela manhã foram de 50m peito. No feminino, Ana Carla Carvalho (Pinheiros) bateu o recorde da competição, em 31s42. A flamenguista Jheniffer Conceição, de 18 anos, fez recorde pessoal em 31s44. O peito feminino é o estilo mais fraco da natação brasileira e elas brigam por uma vaga no 4x100m medley.

Já no masculino a briga é de "cachorro grande". No Brasileiro Sênior, venceu João Luiz Gomes Júnior, do Pinheiros, com 27s25, seguido de Felipe França (Corinthians), Pedro Cardona (Pinheiros) e Felipe (Minas), todos na casa de 27s. Dos quatro, só dois vão ao Rio-2016 nos 100m peito, que será nadado no sábado.

Veículo: Site Portal do Holanda Data: 17/12/2015 Link: http://www.portaldoholanda.com.br/esportes/sete-nadadores-alcancam- indice-para-olimpiadas-5

Sete nadadores alcançam índice para as Olimpíadas

Apenas na manhã desta quinta-feira, sete atletas alcançaram o índice exigido para a natação dos Jogos Olímpicos de 2016: Nicolas Oliveira e João de Lucca, nos 200m livre; Guilherme Guido, nos 100m costas; , Henrique Martins e Nicholas Santos, nos 100m borboleta; e Joanna Maranhão nos 400m medley. As disputas do Torneio Brasileiro, em Palhoça (SC), a primeira seletiva olímpica da natação brasileira, continuam no período da tarde.

Em uma das disputas mais acirradas, nos 100m borboleta, Marcos Antônio Macedo (52s17) e Henrique Martins (52s25) levaram ouro e prata e largaram na frente na briga pelas vagas. O veterano Nicholas Santos, de 35 anos, terminou a prova em terceiro, com 52s31, também abaixo do índice olímpico de 52s36.

Apenas dois atletas, os mais rápidos, podem disputar as Olimpíadas. Assim, após a segunda seletiva olímpica, que será o Torneio Maria Lenk, em abril, a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos definirá a seleção.

— Eu queria um tempo mais baixo. Nadar para 52, hoje em dia na realidade do nado borboleta, está fora. Quem quer pegar uma final olímpica tem que nadar pra 51 segundos médio. De qualquer forma, o resultado foi bom e é o primeiro passo para as Olimpíadas — afirmou Macedo. — À tarde vou tentar corrigir o que errei e buscar a prova que acho que ainda dá pra eu fazer. Porque acredito que vem mais gente com índice.

Já Guilherme Guido, do Pinheiros, fez 53s41 nos 100m costas, cujo índice é 54s36. Também quebrou seu próprio recorde do campeonato, 53s53, que vinha desde 2009.

— Foi bacana fazer o índice logo de manhã e passar o ano sem aquela tensão de tentar na última seletiva. O tempo é forte e acho que deu pra me garantir. No ano que vem quero me dedicar mais aos 200m costas e conquistar a vaga olímpica no Troféu Maria Lenk — revelou Guido.

Nos 200m livre, Nicolas Oliveira, do Minas Tênis, e João de Lucca, do Pinheiros, voaram baixo na piscina da Unisul. Nilo marcou 1m47s09 e João, 1m47s81, únicos a nadar nesta casa, a mesma do índice olímpico, 1m47s97

E na última prova feminina da manhã, 400m medley, Joanna Maranhão, mais uma vez, fez história na natação brasileira alcançando o índice olímpico e garantindo presença em sua quarta olimpíada. Com 4m40s78 Joanna fez tempo melhor do índice estabelecido (4m43s46) e ainda registrou o novo recorde de campeonato, superando em um centésimo (4m40s79) a marca antiga, feito por ela mesma, no Torneio Open de 2011.

— Eu amo essa prova de um jeito que não sei explicar. Posso até ficar um pouco nervosa no começo, mas quando estou atrás do bloco eu sinto uma felicidade imensa. Estar feliz assim e conquistar minha quarta olimpíada é muito bom — comemorou Joanna.

Na abertura da competição, na quarta-feira, Bruno Fratus (50m livre), Lorrane Ferreira (50m livre) e Leonardo de Deus (200m, costas) já haviam obtido índices.

Veículo: Site Yess Swim Data: 17/12/2015 Link: http://yesswim.com.br/blog/campeonatos-brasileiros/torneio-open-2015/os- melhores-do-segundo-dia-de-open/

Os melhores do segundo dia de Open

O segundo dia de Open teve mais nove marcas abaixo do índice olímpico e tempos muito fortes, com direito a recorde sul-americano de Guilherme Guido. Só não foi melhor porque alguns nadadores que já haviam nadado abaixo do índice não conseguiram repetir a marca e o índice vai ficar para o Maria Lenk – mas como disse lindamente Etiene Medeiros (que ficou acima da marca do 100 costas), isso é esporte, e ser atleta é perseverar.

6- 200 livre masculino

Prova com tradição para o Brasil (Gustavo Borges foi medalhista em 1996) e para a qual não tivemos nadadores fazendo índice para Londres-2012. Dessa vez, já foram logo dois: João de Lucca e Nicolas Oliveira. Ambos tem marcas melhores, mas índice olímpico é índice olímpico.

Nicolas Oliveira. Torneio Open de Natacao na Unisul. 17 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

5- O recorde mundial júnior de Brandonn

O próprio Brandonn falou: o recorde estava engasgado. Mesmo tendo feito tempo melhor que o recorde mundial júnior no PAN de Toronto, como Brandonn não fez antidoping, a marca não foi validada. “Eu dormia e acordava pensando nisso”, disse ele a após a prova de hoje, onde nadou para 4’14”07, seu melhor tempo da vida e índice olímpico.

Brandonn Almeida. Torneio Open de Natacao na Unisul. 17 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

4- Quatro vezes Joanna Maranhão

Joanna já nadou diversas vezes abaixo do índice olímpico do 400 medley; ainda assim, poucos comemoraram tanto quanto ela quando fez a marca e caminhou mais próximo de sua quarta Olimpíada. Além disso, Joanna não saiu da final e fez força de novo. 4’40”78 de manhã e 4’41”82 a tarde, seu terceiro e quarto melhores tempos deste 2015, o ano em que caiu o tabu do 4’40 e Joanna nadou para 4’38”07.

Joanna Maranhao. Trofeu Daltely Guimaraes na Unisul, Campeonato Brasileiro Senior. 17 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

3- O 200 livre feminino

A prova era tensa e podia ter comprometido a qualidade da final, mas não foi o que aconteceu. Manuella Lyrio foi a primeira a nadar abaixo de 2’00 pela manhã, e a tarde nadou abaixo do índice olímpico, com 1’58”43. É seu segundo melhor tempo do ano, atrás apenas do 1’58”03 feito no PAN de Toronto. Para uma atleta que foi fenômeno das categorias de base, foi destaque do PAN de 2007 e quase parou de nadar, é muito legal ver Manuella pegando o índice olímpico.

Muito bom também o 200 livre de Jessica Cavalheiro, que quebrou a barreira dos 2’00 pela primeira vez, nadando para 1’59”77. Até o momento, Jéssica tem a segunda vaga. A terceira está com Maria Paula Heitmann, de 16 anos, que fez 2’00”24 na final, sua melhor marca pessoal. A quarta vaga até o momento está com Larissa Oliveira, que fez 2’00”54 nas eliminatórias. Nadadora não fez uma boa prova, e só esse ano já nadou 5 vezes abaixo de 2’00. Bom também o 2’00”67 de Rafaela Raurich, feito tanto nas eliminatórias como na final.

Torneio Open de Natacao na Unisul. 17 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

2- Os três do 100 borboleta masculino

Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, não tivemos nenhum atleta do Brasil com índice para a prova de 100 borboleta. Muitos chegaram perto – caso de Marcos Macedo, que ficou a 7 centésimos do índice. Dessa vez, três nadadores já fizeram tempo abaixo da marca.Macedo, que está treinando com Albertinho, fez o melhor tempo pela manhã, com 52”17. Henrique Martins, que de manhã havia nadado para 52”25, fez 52”14 na final. Já Nicholas Santos, especialista no 50 borboleta e que começou a focar no 100 em busca da vaga olímpica, também nadou abaixo do índice com 52”31.

Henrique Martins. Torneio Open de Natacao na Unisul. 17 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

1- O recorde sulamericano de Guilherme Guido

Por essa não esperávamos. Guido já nadou bem pela manhã, fazendo 53”41, abaixo do índice olímpico. Depois de estar em Pequim-2008, Guido ficou fora das Olimpíadas de Londres. Mas o melhor ficou para a tarde, com Guido batendo o recorde sulamericano com 53”09. A marca é a nona melhor do mundo este ano e coroa um ótimo ano para o nadador, que chegou perto da final da prova no Mundial e foi medalha de prata no PAN. Aliás, a piscina de Palhoça é boa para Guido: em 2009, ele também bateu o recorde sul- americano do 100 costas, ajudando o Pinheiros a virar para cima do Minas e ser campeão do José Finkel.

Guilherme Guido. Torneio Open de Natacao na Unisul. 17 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Veículo: Site Swim Channel Data: 17/12/2015 Link: https://swimchannel.net/blog/open-registra-mais-nove-indices-para-o-rio- 2016/

Open registra mais nove índices para o Rio-2016

Se ontem o primeiro dia do Torneio Open foi morno com apenas um índice olímpico alcançado o segundo dia registrou uma chuva de marcas para o Rio-2016. Ao todo foram nove índices atingidos hoje na piscina da Unisul que nos deixa mais empolgados para o que pode acontecer nos próximos dois dias de disputa.

Os 200m livre abriram o dia de competição em Palhoça. No feminino Manuela Lyrio fez o único índice individual da distância na final com 1min58s43. Além da vaga individual, também esta em jogo um lugar no revezamento. Até o momento a equipe seria composta por Manuela, Jessica Cavalheiro, Maria Paula Heitmann e Larissa Martins, além de Rafaela Raurich que seria a primeira reserva.

Já no masculino houve índice individual, ou melhor, dois. Pela manhã Nicolas Oliveira e João de Lucca nadaram abaixo do índice com 1min47s09 e 1min47s97, respectivamente. Luiz Altamir chegou perto da marca ao nadar de manhã para 1min48s34. Com esse resultado ele tem o terceiro tempo na prova e estaria no revezamento olímpico, ao lado de Leonardo de Deus que tem o quarto tempo. Hoje o primeiro reserva seria Giovanny Lima.

Guilherme Guido bateu o recorde sul-americano nos 100m costas – Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Guilherme Guido mostrou estar em grande fase ao cravar o índice olímpico nos 100m costas pela manhã com expressivos 53s41. Na final ele foi ainda melhor com 53s09 e estabeleceu um novo recorde sul-americano. Já Etiene Medeiros ficou próxima da marca ao nadar pela manhã para 1min00s31. Se nos 100m costas foi apenas um índice, nos 100m borboleta foi o oposto. A piscina da Unisul registrou três índices. No masculino Henrique Martins (52s14), Marcos Macedo (52s17) e Nicholas Santos (52s31) conseguiram o tempo pela manhã. Já no feminino a dupla Daynara de Paula e Daiene Dias, com respectivos 58s87 e 58s93 ficaram perto, porém, não conseguiram.

Depois de raspar no índice olímpico dos 800m livre nas finais de ontem, Joanna Maranhão fez história hoje em Palhoça. Ano que vem no Rio de Janeiro ela se tornará a nadadora brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos. Pela manhã a nadadora nadou os 400m medley para 4min40s78 e garantiu índice para disputar sua quarta Olimpíada. Na prova masculina Brandonn Almeida mostrou que acertou ao deixar de nadar os 1500m livre para focar suas forças nesta prova e com 4min14s07 também garantiu índice para o Rio-2016 e superando sei próprio recorde mundial júnior.

Brandonn Almeida conquistou o índice nos 400m medley – Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Servindo como uma espécie de aquecimento para as provas olímpicas os 50m peito registraram bons tempos em Palhoça. Os campeões foram Jhennifer Conceição no feminino e João Luiz Gomes no masculino com respectivos 31s17 e 27s18. Confira abaixo quem já obteve índice para o Rio-2016:

Masculino

200m livre: Nicolas Oliveira (1min47s09) e João de Lucca (1min47s97)

100m costas: Guilherme Guido (53s09)

200m costas: Leonardo de Deus (1min57s43)

100m borboleta: Henrique Martins (52s14), Marcos Macedo (52s17) e Nicholas Santos (52s31)

400m medley: Brandonn Almeida (4min14s07)

Feminino

200m livre: Manuela Lyrio (1min58s43)

400m medley: Joanna Maranhão (4min40s78)

Veículo: Site O Sol Diário Data: 17/12/2015 Link: http://osoldiario.clicrbs.com.br/sc/esporte/noticia/2015/12/nadadores-fazem- planos-para-encaminhar-em-palhoca-a-vaga-aos-jogos-olimpicos-do-rio- 4932096.html

Nadadores fazem planos para encaminhar em Palhoça a vaga aos Jogos Olímpicos do Rio

Complexo Aquático Unisul recebe até sábado primeira de duas chances para os atletas se garantirem na seleção brasileira

Leonardo de Deus foi o primeiro atleta a garantir índice olímpico na piscina da UnisulFoto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Ninguém quer deixar para depois a chance de ir à Olimpíada do ano que vem. Mesmo que a seletiva da natação nacional disputada até sábado no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, não garanta de forma definitiva a vaga, o plano dos principais competidores é claro: encaminhar a classificação na piscina da Unisul é a prioridade.

Principalmente, porque dá mais tempo de preparação exclusiva para o Rio 2016. Primeiro nadador a atingir índice olímpico por meio do Brasileiro Senior (uma das duas competições em disputa em Palhoça), o sul-matogrossense Leonardo de Deus, 24 anos, projeta fazer um treinamento mais adequado do que nos Jogos Olímpicos de Londres.

O atleta do Corinthians marcou 1m57s43 nos 200m costas, nesta quarta-feira, e a partir de agora terá atenção especial aos 200m borboleta.

- O objetivo é já fazer um índice bem forte, para no ano que vem trabalhar só voltado à Olimpíada. Em Londres não pude fazer isso. Tive de participar de duas seletivas. Não é o ideal. Os europeus treinam mais tempo para a Olimpíada. A gente, em vez de sete meses, acaba treinando três - avalia Leonardo.

Outra aposta olímpica da natação brasileira, o carioca Bruno Fratus, 26 anos, duas vezes medalhista de ouro nos 4x100m livres, competirá nesta e em outras duas provas: 100m livre e 50m livre. Vai em busca do índice e acredita que o treino forte feito até aqui vai ajudar nas águas catarinenses.

- A preparação para o Rio de Janeiro começou em Londres, quando acabou a última prova. A intenção é sair daqui com o índice - completa. Estrutura da Unisul é motivo de elogios

A poucos meses de receber as seleções da Holanda e da Alemanha na aclimatação para os Jogos Olímpicos, o Complexo Aquático Unisul deixou uma boa impressão no começo das provas, nesta quarta-feira. Tanto da parte da organização, como dos atletas.

Com melhorias de infraestrutura e instalação de novos equipamentos, o parque aquático ganha uma série de elogios.

- É uma estrutura muito boa. São 10 raias, uma área de soltura adequada (para atividades pós-competição), arquibancadas nos dois lados. E Palhoça ainda fica no nível do mar, como será na Olimpíada e nas principais competições. Tudo favorece o bom desempenho dos atletas e o conforto do público - opina Rômulo Noronha, coordenador de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que ainda elogia a qualidade da arbitragem catarinense, a serviço durante a seletiva.

Além disso, o complexo é coberto, uma condição que nem mesmo o Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, oferece. Por isso, o nadador Bruno Fratus acredita que a estrutura da Unisul esteja entre as melhores do pais.

Leonardo de Deus é outro atleta que faz avaliação positiva. Ele acrescenta dois pontos importantes: piscina de soltura e equipamentos de cronometragem de primeira.

Veículo: Site GNU Data: 17/12/2015 Link: http://gnu.com.br/2015/12/florencia-conquista-prata-nos-400m-medley/

Open 2015: Florencia conquista prata nos 400m medley

Três nadadores do Grêmio Náutico União nadaram nas disputas do Campeonato Open de Natação, nesta quinta-feira (17), no Parque Aquático Unisul, em Palhoça (SC). A 12º edição do torneio é a primeira seletiva brasileira para os Jogos Olímpicos 2016.

E como ocorrido nas provas de 200m Costas e eliminatórias 400m medley pela manhã, Florencia Perotti chegou em segundo lugar e conquistou a medalha de prata, com a marca de 4m50s. A argentina ainda deve disputar o Maria Lenk e o Campeonato Sul- Americano para buscar o índice olímpico.

Julia Volkmann nadou nos 200m Livre Feminino e chegou em sétimo. Mesma colocação de André Pereira, que disputou a final dos 200m Livre Masculino. Confira o desempenho dos unionistas neste segundo dia de disputas:

200m Livre Feminino

Julia Volkmann – 7º lugar ( 2m02s65)

200m Livre Masculino

André Pereira – 7º lugar ( 1m50s50)

400m Medley Feminino

Florencia Perotti 2º lugar ( 4m50s31)

Competições seguem até sábado (19)

Na sexta-feira, mais atletas do GNU nadam, pela manhã, no Campeonato Brasileiro Sênior, nas provas de 50m Costas Masculino, 100m Livre Feminino e Masculino, 200m Medley Feminino e Masculino. Os oito melhores tempos disputam o Open, durante a tarde, independente da categoria ( sênior ou júnior).

Veículo: Site Felipe Franca Data: 17/12/2015 Link: http://www.felipefranca.com.br/open-bronze-no-50m-peito/

Felipe conquista a medalha em dia para “quebrar o gelo” em Palhoça

Felipe França conquistou nesta quinta-feira (17) a medalha de bronze na prova dos 50m peito no Torneio Open Correios, que acontece no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, Santa Catarina.

O atleta do Corinthians fechou a prova na parte da tarde com 27s36, em terceiro lugar. O vencedor foi João Luiz Gomes Junior, do Pinheiros, com 27s18, à frente de , do Minas, com 27s26.

A competição vale como seletiva olímpica para os nadadores brasileiros, que buscam nadar abaixo do índice estabelecido pela Fina (Federação Internacional de Natação), que é o tempo do 16º colocado nos Jogos Olímpicos de Londres/2012.

Felipe volta a nadar no sábado, em sua prova mais importante, os 100m peito. O atleta do Corinthians, atual bicampeão pan-americano da prova, tentará bater o índice para chegar à sua terceira Olimpíada seguida, depois de Pequim 2008 e Londres 2012. O índice em questão é de 1min00s57, e Felipe já nadou para 59s21 neste ano.

Veículo: Site Liga Futsal Data: 17/12/2015 Link: http://ligafutsal.com.br/tambem-de-santa-catarina-vem-os-defensores-da- afsu-para-2016/

O Umuarama Futsal anunciou na manhã da última quarta-feira a dupla de goleiros que defenderão o gol Umuaramense no ano de 2016, ambos vindos do estado de Santa Catarina, além do “prata da casa” João Victor, e também do estado vizinho, virão os dois fixos para a próxima temporada.

Gava e Schneider são naturais do estado Catarinense, e mesmo com pouca idade já conta com passagens pela Seleção Brasileira de Futsal de base e títulos importantes na carreira.

Maiko Roberto Schneider ou Schneider como é conhecido no futsal, é natural de Timbó/SC e tem 22 anos de idade. O atleta já passou pelo Umuarama Futsal no ano de 2014 onde atuou em 42 jogos e marcou 18 gols, porém em 2015 voltou a Joinville para atuar pela Krona.

Schneider, pelas categorias de base, conquistou a Taça Brasil Sub-20 em 2012, foi bi- campeão Catarinense Sub-20 em 2010 e 2011, além de conquistar o Campeonato Sulamericano Sub-20 com a Seleção Brasileira de Futsal em 2013.

Já pela categoria adulta, Schneider foi campeão defendendo a equipe do Joinville da Taça Brasil em 2011, Superliga em 2012, Catarinense e Jogos Abertos de Santa Catarina em 2012 e 2013, além de ser vice-campeão da Liga Nacional de Futsal em 2012.

Já Gava é dois anos mais velho que Schneider, natural de Nova Veneza/SC, Marcus Vinicius Canella Gava, hoje com 24 anos, tem títulos de destaque na carreira. Desde pequeno Gava já vinha colecionando conquistas, vencendo o Campeonato Catarinense nas categorias Sub-09,11,13 e 15 pela AABB de Joinville. Em 2007 transferiu-se para Jaraguá do Sul, para a multicampeã Malwee Futsal. Entre 2007 e 2010 Gava conquistou a OLESC em 2007, Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2008, além do Catarinense sub-17 em 2007 e o sub-20 em 2009. Além de passagens pela Seleção Brasileira de Futsal nas categorias de base onde também conquistou o Campeonato Sulamericano sub-20.

Pela equipe adulta de Jaraguá do Sul, Gava conquistou o Campeonato Sulamericano e a Liga Nacional de Futsal no ano de 2010. Em 2011 Gava voltou a conquistar a Liga Nacional de Futsal desta vez defendendo o Santos F.C., além da Copa Gramado de Futsal.

Depois disso o atleta teve passagens por Toledo/PR, Tubarão/SC, e foi para a Espanha em 2013. Retornou ao Brasil em 2014 para a equipe de Lages/SC onde conquistou a Taça Catarinense e, seguiu na mesma temporada para Concórdia. Em 2015 o fixo defendeu novamente a equipe de Tubarão/SC, a ADFT/Unisul.

A equipe do Umuarama Futsal faz parte do Projeto AFSU, Investindo Cada Vez Mais no Esporte de Umuarama, com patrocínio da Gazin, Usina Santa Terezinha e Sanepar através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, com o apoio da Prefeitura Municipal de Umuarama.

Veículo: Site Gazeta Web Data: 17/12/2015 Link: http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=278833

Thiago Pereira busca índice para Rio 2016

SELETIVA. Brasileiro tenta marca em Brasileiro Sênior, em SC

A tática de Thiago Pereira, 29, para a disputa do Brasileiro Sênior/Torneio Open, primeira seletiva olímpica da natação brasileira, está traçada: poupar esforços.

O medalhista olímpico pretende cair apenas uma vez na água durante a competição, que ocorre até amanhã na piscina da Unisul, em Palhoça, Santa Catarina. Pereira nadará hoje somente os 200m medley. Ele tentará fazer um tempo expressivo já na parte da manhã para cravar o índice e não ter de competir à tarde.

Thiago é conhecido por encarar uma maratona de provas em competições nacionais e internacionais. Nos Pans de 2007, no Rio, e 2011, em Guadalajara, por exemplo, conquistou oito medalhas em cada um.

Agora, porém, até por não possuir mais a resistência de temporadas passadas, mudou a estratégia. Quer disputar menos provas.

Se para Londres-2012 obteve classificação para quatro eventos (200 m medley, 400 m medley, 200 m costas e 100 m costas), agora ele quer se dedicar apenas àquela que é sua distância favorita.

Veículo: Site Jornal Pequeno Data: 17/12/2015 Link: http://jornalpequeno.com.br/2015/12/17/frederico-castro-participa-da- primeira-seletiva-olimpica-da-natacao-brasileira/

Frederico Castro participa da primeira seletiva olímpica da natação brasileira

A partir desta quinta-feira (17), o nadador maranhense Frederico Castro, do Sampaio Corrêa, participa da primeira seletiva olímpica da natação brasileira, que acontece no Parque Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), na cidade de Palhoça, na grande Florianópolis/SC. Na disputa, os melhores nadadores do país tentam chegar aos índices de desempenho nacional para obter uma vaga no time olímpico.

Nadador maranhense Frederico Castro

Essa é a primeira vez que o atleta vai fazer parte de uma competição desse porte. Frederico Castro, que treina em São Luís, vai competir com nadadores do Flamengo, Pinheiros, Corinthians, Minas Tênis, Fluminense, Unisanta, Botafogo e outros grandes times de natação do Brasil. Os oito melhores de cada prova do Brasileiro voltam às piscinas a partir das 17h30 (com exceção do último dia, sábado (19), que será a partir das 18 horas) para a disputa do 11º Torneio Open Correios/CBDA de Natação.

Desde o início do ano, os brasileiros estão se preparando intensamente para essa disputa, inclusive competindo em eventos no exterior. Em agosto, Frederico Castro disputou a Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação – FINA e conquistou o sexto lugar na prova dos 200m nado borboleta.

O nadador é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e conta com o incentivo da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), pela Lei de Incentivo ao Esporte.

“Ser o representante maranhense em uma prova que reúne os mais ilustres nadadores do país, serve de motivação para representar com afinco o nosso Estado. Estou treinado e determinado a fazer o meu melhor para defender a bandeira do Maranhão. Sei que meus resultados incentivam aqueles que estão começando no esporte, por isso estou concentrado para essa disputa e torço para que brevemente tenhamos mais atletas de diferentes modalidades nos representando em competições desse porte”, disse Frederico Castro.

A segunda e última seletiva olímpica da natação será o Brasileiro Absoluto/ Troféu Maria Lenk-Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no Rio de Janeiro, Cidade-Olímpica.

Veículo: Site Diário de Itabira Data: 18/12/2015 Link: http://www.diariodeitabira.com.br/materia/44117/pereira-abdica-de- 039maratona039-e-nada-1-prova-em-seletiva-

Pereira abdica de 'maratona' e nada 1 prova em seletiva

A tática de Thiago Pereira, 29 anos, para a disputa do Brasileiro Sênior/Torneio Open, primeira seletiva olímpica da natação brasileira, está traçada: poupar esforços. O medalhista olímpico pretende cair apenas uma vez na água durante a competição, que ocorre até amanhã na piscina da Unisul, em Palhoça, Santa Catarina.

Pereira nadará apenas os 200m medley, hoje. Ele tentará fazer um tempo expressivo já na parte da manhã para cravar o índice e não ter de competir à tarde.

O fluminense é conhecido por encarar uma maratona de provas em competições nacionais e internacionais. Nos Pans de 2007, no Rio, e 2011, em Guadalajara, por exemplo, conquistou oito medalhas em cada um.

Agora, porém, até por não possuir mais a resistência de temporadas passadas, mudou a estratégia. Quer disputar menos provas.

Veículo: Site Brasil Agro Data: 18/12/2015 Link: https://brasilagro.wordpress.com/2015/12/18/empresarios-noruegueses- visitam-o-porto-de-imbituba/

Empresários noruegueses visitam o porto de imbituba

Empresários noruegueses visitaram o porto de Imbituba no última terça-feira(15). A empresa, que fabrica contêineres para gás, demonstrou interesse em se instalar na cidade, especialmente na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Desde o mês de setembro é avaliada a vinda da multinacional para região.

A empresa tem interesse em 19 hectares da ZPE. Com isso o investimento pode chegar a mais de R$ 3 bilhões ao longo dos anos, que ajudaria a movimentar uma área que hoje é improdutiva.

Para o presidente do porto, Luis Rogério Pupo Gonçalves, a vinda é uma movimentação que eles pretendem que seja efetiva. “Gostariam de ter praticamente um berço especifico para eles, então envolve um processo de construção e de obra. Então tudo agora depende efetivamente deles apresentarem projeto, nós detalharmos essas variáveis todas e entendermos melhor como isso pode ser adequado a nossa realidade”, relata Luis.

Por meio da Unisul de Tubarão foram realizados diversos estudos de zoneamento do porto para facilitar a instalação de empresas, como essa, no local. Segundo o pró-reitor de operações e serviços acadêmicos, Valter Alves Schmitz Neto, o processo faz parte das estratégias de ação da universidade, em especial do mapa estratégico que a reitoria definiu como meta de trabalho dos próximos cinco anos. “Estamos aqui cumprindo a missão institucional e em especial dando a nossa contribuição para ajudar na proporção do desenvolvimento regional”, conta.