REQUERIMENTO Nº DE 2017. (Da Sra. Marinha Raupp)

Requer a realização de Mesa Redonda com Visita Técnica na Rondônia Rural Show, a ser realizado nos dias 24 a 27 de maio, no Município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia.

Senhor Presidente,

Nos termos regimentais da Câmara dos Deputados, requeiro a Vossa Excelência, ouvido o plenário desta Comissão, que seja realizado Mesa Redonda com Visita Técnica a ser realizada na Rondônia Rural Show, nos dias 24 a 27 de maio, no Município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia.

Nesse sentido, solicito que sejam convidados o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Sr. ; o Ministro da Integração, Sr. ; o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Sr. ; o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sr. ; o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Sr. Marcos Pereira; o Ministro do Meio Ambiente, Sr. ; e o Secretário de Aquicultura e Pesca, Sr. Dayvson Franklin de Souza.

JUSTIFICATIVA

É de extrema relevância a realização de uma visita técnica in loco onde todas as temáticas do agronegócio serão abordadas durante a feira Rondônia Rural Show, considerada a maior feira de agronegócios da região Norte, reunindo tecnologia e oportunidade de negócios para o Estado.

A feira é realizada anualmente pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estadual da Agricultura (SEAGRI), no município de Ji-Paraná. Surgiu da necessidade em buscar novas práticas e tecnologia mais eficaz para a produção

agropecuária rondoniense, proporcionando assim o desenvolvimento econômico, social, ambiental e produtivo do Estado.

Inicialmente o foco era basicamente a agricultura familiar. Atualmente a feira ganhou grandes proporções recebendo importantes investidores e expositores de projeção nacional e internacional de todos os segmentos do agronegócio. Só na sua última edição, a Rondônia Rural Show contou com estrutura para 386 estandes com mais de 400 bandeiras expositoras. Os resultados nas suas cincos edições anteriores somaram mais de R$ 2 bilhões em negócios.

Uma das novidades para esta edição é o projeto piloto do Sistema Integrado Alternativo para a Produção de Alimentos da Agricultura Familiar, que consiste na produção de alimentos em pequena escala, de forma cooperada, como exemplo em um tanque de lona para criação de peixes se produz uma grande variedade de pequenos animais, legumes, hortaliças e frutas, em pequenas quantidades e com plantio escalonado.

Assim, com a certeza da importância da mesa redonda com visita técnica ora proposta, contamos com o apoio dos nobres pares para aprovação do nosso Requerimento.

Sala das Sessões, em 15 de maio de 2017.

MARINHA RAUPP Deputada Federal de Rondônia