Mais de 5 mil imóveis vistoriados no Mutirão da dengue

Secretaria da Saúde Publicado em 22/03/2020

24 municípios receberam foram vistoriados no mutirão da dengue realizado neste sábado, 21, com apoio de soldados do Exército Brasileiro, militares estaduais, radioamadores voluntários, e agentes estaduais e municipais de endemias.

O trabalho em campo, começou logo cedo, com visita nos bairros que apresentavam maiores índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue.

“Foi mais uma ação do Comitê Intersetorial de Controle à Dengue no Paraná, com a participação das Secretarias da Saúde e da Segurança Pública, da Defesa Civil do Paraná , com o apoio dos municípios e, principalmente, com a presença de mais de 280 soldados do Exército”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.

“Tivemos um dia de luta contra a dengue e nosso objetivo, chegando mais perto da casa do paranaense, é sensibilizá-lo para a importância deste trabalho de verificação de possíveis criadouros nos domicílios; 90% destes focos encontram- se nas residências , precisamos eliminá-los para reduzir a proliferação do mosquito e , assim, reduzirmos também os casos de dengue que passam de 65 mil casos confirmados e 49 óbitos no estado, segundo o ultimo boletim da dengue divulgado pela Sesa”, afirmou Beto Preto.

Ação - A mutirão nas 24 cidades foi coordenada no Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual, em , com representantes das instituições envolvidas na ação, que acompanharam o status da operação em campo, direcionando demandas e dúvidas que surgiram .

O mutirão se estendeu durante todo o dia e a principal atividade foi a remoção mecânica dos criadouros.

“Destacamos o trabalho de todos, incluindo os radioamadores voluntários que permitiram o contato direto com o pessoal nas cidades e acompanhamento de toda movimentação das equipes”, disse o coordenador da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig.

Resultados– 528 pessoas participaram da mobilização, que contou com agentes municipais , representantes dos municípios e das Regionais de Saúde, bombeiros militares , militares do Exército Brasileiros e radioamadores voluntários. Ao todo, foram 5707 imóveis vistoriados com a retirada de 13 caminhões repletos de entulhos. “Além da retirada de todo este lixo, o que mais importa, é que eliminamos tecnicamente centenas de criadouros da dengue e, desta forma tentamos reduzir a proliferação do mosquito que transmite a doença, pois a dengue é grave e mata”, ressalta Beto Preto.

Cidades participantes – Altônia, Alto Paraíso, , , Brasilândia do Sul, , Colorado, Douradina, Floraí, Guaíra, Icaraíma, Itaguajé, , Ivaté, Jacarezinho, Lupionópolis, Marechal Cândido Rondon, Munhoz de Mello, Nova Olímpia, , Ouro Verde do Oeste, Santa Fé, Tupãssi e Xambrê.