Rock in Rio inicia comemorações por seus 30 anos com mega ação em Times Square

 Organização confirma datas da edição do Rio de Janeiro: de 18 a 20 e de 24 a 27 de setembro de 2015  Bandas das edições USA e Brasil começam a ser anunciadas

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2014 – Em janeiro de 2015, o completa 30 anos, mas as comemorações pelo aniversário do maior festival de música e entretenimento do mundo já começaram. Para celebrar, a organização do evento preparou uma mega ação na Times Square, em Nova York. O quarteirão mais famoso do coração de Manhattan foi tomado pelo festival, com uma superexposição da marca 100% brasileira: cerca de 50 telões da avenida foram tomados por mensagens e imagens do Rock in Rio. Além de coquetel no prédio do Nasdaq para 200 convidados, entre clientes e imprensa dos Estados Unidos, Brasil e Portugal, e a divulgação das primeiras atrações das edições de 2015 — em Las Vegas, nos dias 8, 9, 15 e 16 de maio, e no Rio de Janeiro, em 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro —, a ação contou ainda com shows de John Mayer e Sepultura & Tambours du Bronx. A banda No Doubt, confirmada para a edição americana do festival, também participou do evento.

“São muitos os motivos para comemorarmos. Ao longo desses 30 anos, já realizamos 14 edições e, em 2015, além da edição brasileira, onde tudo começou, estaremos em Las Vegas. Somos o maior festival de música e entretenimento do mundo e chegar aos Estados Unidos, maior mercado do show business mundial, era uma consequência inevitável”, afirma Roberto Medina, presidente do Rock in Rio. Segundo ele, exportar o talento brasileiro na realização de um evento grandioso, sobretudo para o país do entretenimento, é consequência de inúmeros anos de um amplo trabalho de construção de marca. “Em 1985, o Rock in Rio abriu as portas do país para os grandes shows internacionais e, de lá para cá, leva o Rio no nome para onde quer que vá evidenciando o Rio de Janeiro e o Brasil”.

Atrações A organização do Rock in Rio anunciou, durante o evento na Times Square, as primeiras atrações para as duas edições de 2015 do Rock in Rio. No Brasil, Katy Perry voltará ao Palco Mundo do festival. Nos Estados Unidos, o será um dos headliners do fim de semana dedicado ao rock. Para a edição americana, também já foram confirmados e No Doubt.

Rock in Rio - Brasil Katy Perry volta ao Rock in Rio em 2015. A artista, que se apresentou na edição de 2011 do festival, sobe ao Palco Mundo, pronta para mostrar ao público a irreverência que já virou sua marca registrada, levando a cantora a se transformar num fenômeno que extrapola a música e influencia até mesmo o modo de se vestir dos seus fãs. Com seus cabelos coloridos e muitas trocas de figurino, Katy apresentará no festival o show Prisma, que atualmente está rodando os Estados Unidos.

Rock in Rio – USA Metallica será um dos headliners da edição americana do Rock in Rio, em Las Vegas. A banda, que já tocou cinco vezes no Rock in Rio, se apresenta no fim de semana dedicado ao rock. Ao longo de 33 anos de carreira, o Metallica já produziu nove álbuns e é o terceiro artista mais vendido na era SoundScan, com mais de 54 milhões de álbuns vendidos até agora. Em 2013, a banda entrou para o livro dos recordes, por ser a primeira banda a se apresentar nos sete continentes: além de tocar ao vivo na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, Austrália e África, o Metallica fez show na Antartica, em 08 de dezembro de 2013, para um pequeno grupo de cientistas e pinguins, na Estação Carlini.

No line-up da mesma noite também está o Linkin Park. A banda, que já tocou em três edições do festival, se apresenta no Palco Mundo do Rock in Rio-USA. Com seis álbuns lançados em estúdio e mais de 60 milhões de discos vendidos em todo o mundo, o Linkin Park é uma das bandas com mais seguidores no Facebook: são 65 milhões. Seu álbum mais recente, The Hunting Party, é o #1 no Top Rock Albums da Billboard.

Pela primeira vez no Rock in Rio, a banda No Doubt também será um dos headliners da edição americana do evento. Durante a coletiva na Times Square, a banda disse que está “extremamente feliz por participar da primeira edição do Rock in Rio nos Estados Unidos e por fazer parte de uma história musical tão incrível, que já está celebrando 30 anos”. Com seis discos lançados e uma sequência de hits no topo das paradas, como Just a Girl, Don’t Speak, Hey Baby, o No Doubt tem mais de 33 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Vencedora de dois Grammys e cinco prêmios MTV Video Music Awards, a banda já se apresentou no intervalo do Super Bowl, para o presidente dos Estados Unidos no Kennedy Center Honors e para o músico Paul McCartney.

Ingressos Rock in Rio - USA A ação na Times Square marcou também o início da venda de ingressos para o Rock in Rio – USA. No total, pessoas de mais de 40 países já haviam reservado ingressos para a primeira edição do festival nos Estados Unidos.

Ingressos Rock in Rio-USA para brasileiros isentos de IOF- O Rock in Rio vai disponibilizar, a partir das 20h do dia 26 de setembro, uma venda nacional de ingressos para a edição americana do festival através do site Ingresso.com. Por ali, os bilhetes poderão ser adquiridos em Real, e os brasileiros ficam isentos de pagar IOF.

O Hotel Urbano, agência de viagens online líder no Brasil e operadora de turismo internacional oficial do Rock in Rio USA, será a única empresa brasileira que poderá comercializar pacotes de viagem com ingresso para as duas próximas edições do festival, nos Estados Unidos, em maio, e no Rio de Janeiro, em setembro do ano que vem. Os pacotes para USA já estão disponíveis para venda ao público.

Ingressos Rock in Rio-BR Na ocasião, também foi anunciada a volta do Rock in Rio Card. Contando com uma superprodução, com ar hollywoodiano, estrelada pelo ator Donald Sutherland, a venda antecipada de ingressos para a edição brasileira do festival terá início em novembro deste ano.

Por um mundo melhor Transformar sonhos em realidade. Este é o objetivo do projeto social do Rock in Rio em 2015, lançado no evento da Times Square. Com o tema “30 anos, muitos sonhos”, o projeto se destina a tornar realidade desejos que, para muitos, pareciam impossíveis.

“O Rock in Rio nasceu, em 1985, de um sonho do Roberto Medina. Era um período em que o Brasil passava por grandes transformações, após a ditadura militar, e o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. O festival foi um sonho de vida que deu certo e conquistou o mundo. Nada mais justo que comemorarmos nossos 30 anos retribuindo, ao nosso modo, tentando tornar realidade sonhos tão lindos que estamos identificando no Brasil, em Portugal e também nos Estados Unidos”, detalha Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

O projeto “30 anos, muitos sonhos” será realizado em três momentos distintos, um em cada mercado onde o festival acontece, começando pelos Estados Unidos. Em breve, será apresentado no Brasil e em Portugal.

O poder da marca Rock in Rio Além de um festival de música e entretenimento reconhecido mundialmente, o Rock in Rio também vem se consolidando como um agente econômico de peso, movimentando de forma significativa os mercados por onde é realizado. Muitas marcas se associam ao festival e veem

muitos benefícios nessa decisão. “Temos muito orgulho de ser o patrocinador máster do Rock in Rio desde a edição de 2011 e poder contribuir para a constante expansão desse que é o maior festival de música e entretenimento do mundo. Valorizamos plataformas como essa que contribuem para reforçar a reputação do Brasil pelo mundo. Expandir as fronteiras do Rock in Rio para o público dos EUA nos deixa ainda mais entusiasmados para fazer dessa celebração de 30 anos algo inesquecível” afirma Fernando Chacon, Diretor executivo de Marketing do Itaú.

A Pepsi será o refrigerante oficial do Rock in Rio em 2015. “Nosso objetivo é fazer com que o público viva, por meio de atrações inovadoras e experiências surpreendentes, o posicionamento ‘Pode Ser Agora’, que incentiva as pessoas a não deixar para depois as possibilidades que podem ser vividas agora”, afirma Nora Mirazon, Diretora de Marketing da PepsiCo. Há três edições a Heineken faz parte do Rock in Rio. “O Rock in Rio tem muito em comum com a nossa marca e, consequentemente, a nossa participação no evento contribuiu muito positivamente para que tivéssemos uma aproximação de nossos consumidores, que são pessoas que apreciam novidades e estão sempre na vanguarda quando se trata de tendências musicais e culturais”, Bernardo Spielman - Diretor da marca Heineken e de patrocínios da Heineken Brasil.

Para Axel Schröder, diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil, “a participação no Rock in Rio representa uma excelente oportunidade de contato com um público bem diversificado, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre o compromisso da Volkswagen com a inovação, a modernidade e a sustentabilidade”.

A Oi, patrocinadora oficial do último Rock in Rio, também já confirmou a renovação do patrocínio na edição especial de 2015, que comemorará os 30 anos do festival. “A Oi quer estar cada vez mais próxima dos jovens e unir suas soluções de telecomunicações e TI a opções de entretenimento e conteúdo para seus clientes. A parceria com a última edição do Rock in Rio foi um sucesso para selar essa nova estratégia e nosso intuito é repetir o feito daqui a um ano, em 2015”, prevê Bruno Cremona, Gerente de Patrocínios e Eventos da Oi.

Sobre o Rock in Rio Com 29 anos de história, o Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo por inúmeros fatores. O festival já conta com 14 edições, sendo cinco no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013), seis em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014) e três na Espanha (2008, 2010 e 2012). Em 2015, o festival completa 30 anos e, em maio, o Rock in Rio

acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, em maio, pela primeira vez. Em setembro, a sexta edição no Brasil será realizada na Cidade do Rock.

Somando todas as edições já realizadas, o evento contabiliza um público de 7,5 milhões de pessoas. Outro número que não para de crescer é o das redes sociais, onde o Rock in Rio é recordista: mais de 11 milhões de seguidores.

No quesito atrações, somando as edições brasileiras, portuguesas e espanholas, se apresentaram nos palcos do Rock in Rio 1.274 atrações, totalizando cerca de 1.200 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em praticamente todo o mundo, pela TV e pela Internet.

Ao longo de todos esses anos, o investimento na marca ultrapassou R$ 1,261 bilhão. Além disso, mais de R$ 55 milhões foram investidos em projetos socioambientais. Mais do que números expressivos de público e investimento, o Rock in Rio movimentou a economia dos lugares por onde passou: foram gerados mais de 148 mil empregos ao longo desses 29 anos. Na Espanha, o festival é top of mind, ultrapassando a Fórmula 1. Na edição de 2013, o Rock in Rio trouxe 46% do público de fora do estado do Rio. O impacto econômico da edição de 2013 para a cidade, divulgado pela Riotur, é de R$ 1 bilhão, e a ocupação hoteleira perto de 90% no período.

Informações para a imprensa: Approach Comunicação Integrada Fabiana Fuchs – [email protected] (21) 3461-4616 r. 209 / 99978-3449