A Valor é uma empresa que tem como objetivo oferecer JORNAL CINFORMONLINE EDIÇÃO 152 | ANO 4 | 7/9/2020 aos seus parceiros e clientes um serviço personalizado e avançado na gestão de vendas de imóveis.

79 3226-4222 Ligue pra gente VIVER BEM A NOVA ERA DA NOTÍCIA Endereço: Augusto Maynard, 163

PESQUISA ECM – DATAFORM PRÉ-CANDIDATO LÚCIO FLÁVIO SURPREENDE E FIRMA ALIANÇA COM GOVERNO FEDERAL Representante do governo Bolsonaro apontou nome para vice na chapa do Avante ACESSE P. 26

Com 18 equipes, a Série A2 do Campeonato Sergipano de futebol será iniciada no dia 31 de outubro P.123 ELEIÇÕES APERTADAS ENTRE DOIS PRÉ-CANDIDATOS EM LARANJEIRAS : ZÉ BODEGA X JUCA BALA ACESSE P. 97 A NOVA ERA DA NOTÍCIAS

IMPORTANTE Para ler e navegar melhor no seu jornal CINFORMONLINE digital, instale a versão gratuita do Adobe Acrobat Reader, acessando o Play store ou Apple store do seu celular, table ou computador.

TOQUE NOS ÍCONES ABAIXO E FAÇA O DOWNLOAD

Receba o seu jornal CinformOline digital GRÁTIS toda semana através do WhatsApp, às segundas-feiras CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 2 A NOVA ERA DA NOTÍCIA

ÍNDICE t ÍNDICE CADERNO 1 TOQUE E ACESSE

OPINIÃO EDITORIAL – Independência ou morte 7

Depois de “desprezar” seus antigos aliados, cenáriocomeça a ficar desfavorável para Edvaldo Nogueira 11

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 3 POLÍTICA Pré-candidato lúcio flávio surpreende e firma aliança com governo federal 26

Câmara aprova projeto que muda regras do mercado de gás natural 34

GERAL SEAGRI abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar pelo PAA 44

PROPAGANDA & NEGÓCIOS Dicas para ajudar o seu negócio a decolar 50

OFICINA DE ADVOCACIA Os lucros cessantes e juros compensatórios na desapropriação e a justa indenização 56

CANTINHO DA CRÔNICA In natura 61

FALANDO DE MODA E agora? Quais as tendências para essa primavera 2020? 65

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 4 STREAMING Dicas da semana 67

ESPÇO REFLEXÃO Primavera em oitava sinfonia 76

ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES uElenaldo Santana (79) 99949-9262 uEmail: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 5

E ACESSE TOQUE ÍNDICE GERAL

ANOANO 38 4 - -ED. ED. 1942 152 -7/9/2020 -29/6/2020 - 6 - 6 OPINIÃO 1/4 EDITORIAL INDEPENDÊNCIA OU MORTE

Os brasileiros que foram crianças ou adolescente nos anos 1950, 1960, 70, até 80, acostumaram-se com um quadro de Pedro Américo em que soldados, comandados por Pedro I, arrancavam seus laços doirados dos ombros, símbolos da ligação cívica com Portugal, e os atiravam fora em um manifesto de libertação.

O quadro é pintado às margens do Rio Ipiranga, e Pedro I, sobre um belo cavalo que empina, empunha garboso uma espada e parece gritar “Laços fora, soldados, as cortes portuguesas querem escravizar o Brasil, por isso, independência ou morte será a nossa divisa”.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 7 OPINIÃO EDITORIAL 2/4

Foi assim que se aprendeu do Grito do Ipiranga nos grupos escolares e nos colégios, e todos os cadernos da época ostentavam o quadro de Pedro Américo. Tudo isso fascinava a alma juvenil e motivava um sentimento de amor à pátria.

Nossos jovens esqueceram os heróis nacionais e passaram a admirar genocidas como Mao Tsé-Tung e Stálin, ou criminosos como Che Guevara e Fidel Castro, desde que estivessem alinhados com o comunismo

Com o passar das décadas, esse sentimento foi sendo esquecido, os modismos que se renovam a cada ano foram obnubilando a mente das novas gerações, que perderam a base do patriotismo seduzidas por ventos de doutrinas que vieram do leste europeu, ao mesmo tempo em que festivais de rock confundiam a tradição, a família, a religião, os costumes.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 8 OPINIÃO EDITORIAL 3/4

Hoje, de patriotismo, resta muito pouco, de tanto que a grande mídia e as universidades martelaram para desmoronar as instituições mais caras da República Federativa do Brasil, que são, historicamente, Deus, pátria e liberdade, valores garantidos pela Constituição e pelas Forças Armadas.

Nossos jovens esqueceram os heróis nacionais e passaram a admirar genocidas como Mao Tsé-Tung e Stálin, ou criminosos como Che Guevara e Fidel Castro, desde que estivessem alinhados com o comunismo. A ponto de o sociólogo francês Raimondo Aron denunciar, no seu trabalho O ópio dos intelectuais, o absurdo de professores que, conhecendo acerca dos cerca de 100 milhões de assassinados pelo regime comunista ainda buscarem justificativas para os responsáveis pela matança.

Com a eleição do Presidente Bolsonaro, um pálio de luz parece ter despontado

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 9 OPINIÃO EDITORIAL 4/4 no que se refere ao retorno das tradições brasileiras e ao crepúsculo do movimento fomentado pelo Fórum de São Paulo, que pretendia criar uma infeliz República Bolivariana na América do Sul.

Entretanto, fortemente incomodadas, as hienas que assaltam o tesouro e as tradições do País tentam a todo custo desestabilizar o governo, simplesmente por ele tentar reestabelecer a lei e a ordem republicanas, com base em uma democracia de verdade, e não em uma republiqueta de troca de favores entre os que têm assento à mesa do poder.

Que voltem com ardor as comemorações de nossas datas cívicas, com cânticos de hinos e celebrações militares e escolares, com participação ativa da sociedade, e que volte o orgulho de ser brasileiro, e que tremule bem alto a nossa bandeira verde, amarela, azul e branca, com a divisa Ordem e Progresso e todas as suas estrelas.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 10 OPINIÃO 1/15

Habacuque Villacorte CINFORMANDO

DEPOIS DE “DESPREZAR” SEUS ANTIGOS ALIADOS, CENÁRIO COMEÇA A FICAR DESFAVORÁVEL PARA EDVALDO NOGUEIRA

Por HABACUQUE VILLACORTE | [email protected]

Na política há tempo de “plantar, de colher e de viver”, mas em determinados momentos também chega o “tempo de recolher”, “de recuar” e perceber que as coisas mudam! Para muita gente o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), em sua terceira passagem pela Prefeitura de , é um pré-candidato natural para as próximas eleições, quando vai pleitear

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 11 OPINIÃO CINFORMANDO 2/15 sua quarta experiência a frente do Executivo Municipal; havia, inclusive, quem desse como “certa” sua reeleição, em especial antes da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Hoje o cenário político para a capital está completamente indefinido, com pré- candidatos a prefeito “para todos os gostos”! Além de Edvaldo, que busca a reeleição, um segmento importante da oposição aglutinou forças (PSDB, PL e PSB) em torno do nome da delegada Danielle Garcia (Cidadania); o Partido dos Trabalhadores, que tem militância e história nas sucessões de Aracaju, decidiu apostar em Márcio Macedo, que agora já tem o apoio do PROS e ainda articula uma composição com a REDE e o pré-candidato Henri Clay.

PSOL e PSTU devem seguir com chapas “puro-sangue” e o mesmo encaminhamento será do Democracia Cristã com o pré- candidato e delegado Paulo Márcio; do PRTB com o ex-senador Almeida Lima; e o Avante com o publicitário Lúcio Flávio; o DEM segue em conversações políticas, mas não abre

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 12 OPINIÃO CINFORMANDO 3/15 mão da pré-candidatura da delegada Georlize Teles; mesmo sem muito alarde, quem ainda está “vivo” no jogo e com possibilidade de colocar seu nome à disposição do aracajuano é o deputado estadual Zezinho Sobral (PODE). Sem esquecer do PTB e o PSL com o deputado Rodrigo Valadares que ainda buscam formalizar composições.

Nesse contexto temos uma “indefinição” pelo comportamento político do prefeito Edvaldo Nogueira. Desde que reassumiu a PMA, deixou políticos decisivos para sua vitória em 2016 em segundo plano; fez isso com o então governador Jackson Barreto (MDB); com o Partido dos Trabalhadores; com Zezinho Sobral e o Podemos; e mais recentemente com o PROS e o ex-deputado Róbson Viana. Edvaldo só “abraçou” o PSD de Fábio Mitidieri e o PSC do ex-deputado André Moura. Ninguém mais parecia ser “relevante” para o gestor...

Agora, de olho na reeleição, Edvaldo conseguiu atrair apenas o Partido Verde e

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 13 OPINIÃO CINFORMANDO 4/15 o Republicanos, sendo que este último ele “ignorou” durante um bom tempo e só decidiu “valorizar” e “reconhecer” agora, quando da composição para sua pré-candidatura. Essa “indiferença” de Edvaldo intensificou as críticas à sua gestão, que diga-se de passagem, está longe de colocar Aracaju no posto de “cidade da qualidade de vida”! O transporte público ainda sofre com problemas históricos, como a coleta de lixo, as feiras livres e a prestação dos serviços de saúde, por exemplo.

Depois de “desprezar” seus antigos aliados, o cenário começa a ficar desfavorável para Edvaldo Nogueira, que vê uma unidade de discursos se constituído contra a sua reeleição. Por mais que Aracaju tenha diversos pré-candidatos a prefeito, há quase que um consenso por um desejo por mudança, por uma necessidade por renovação. Em um provável, segundo turno, há uma tendência de descontinuidade! É evidente que o cenário é “mutável”, mas é a realidade do momento. Cabe agora o prefeito saber ou não administrar as “escolhas” que fez...

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 14 OPINIÃO CINFORMANDO 5/15

Veja essa! Em convenção partidária realizada nesse domingo (6), o Cidadania confirmou a candidatura da delegada Danielle Garcia a prefeita de Aracaju, com Valadares Filho (PSB) candidato a vice e com o apoio do PSDB e do PL, formando a coligação “Unidos por Aracaju”. Na oportunidade, também foram apresentados os nomes da chapa proporcional que disputarão as vagas no Legislativo Municipal.

E essa! Danielle Garcia agradeceu a confiança em seu nome para comandar o projeto e falou dos desafios que deve encontrar durante a campanha eleitoral, que este ano terá que se ajustar por conta da pandemia. “Respeitando as normas de distanciamento social, vamos intensificar nossas visitas às comunidades para ouvir as demandas locais e apresentar nosso projeto para Aracaju. Também usaremos bastante nossas redes sociais e os programas eleitorais no rádio e na TV para que a nossa mensagem chegue a todos”, destacou Danielle.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 15 OPINIÃO CINFORMANDO 6/15

Novo tempo A delegada do Cidadania reafirmou seu compromisso de promover uma gestão que proporcione um novo tempo para Aracaju. “Uma gestão que tem como prioridade os aracajuanos e a resolução dos problemas da cidade, em especial os que já duram anos e que as últimas gestões se esquivaram. Alguns, inclusive, viraram até caso de polícia. Mas nós vamos mudar essa realidade, pois não estamos aqui para administrar preocupados em agradar aliados. Montamos um plano de governo com propostas que irão proporcionar uma Aracaju melhor em todas as áreas”, ressaltou a candidata.

Exclusiva! Chega a informação que enquanto vários empresários se humilham para ter acesso a linha de crédito pelo “Banco dos sergipanos”, uma locadora de veículos teve um crédito liberado “a toque de caixa” durante as “águas de março”. Falam que o empresário é amigo de todas as horas de um nome forte da atual diretoria do Banco...

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 16 OPINIÃO CINFORMANDO 7/15

Bomba! Galeguinho, galeguinho! O Banese precisa de sua atenção. Cuidado com velhos lobos em pele de cordeiro! Ajude o Banese a crescer e ser um banco de todos. Será que o novo presidente terá forças para acabar com a velha política do Banese? Ou será que “Tio Fernando”, deitado no sofá, continua com o controle...remoto?

Olho nele! Chega a coluna a reclamação de alguns servidores da Secretaria de Estado de Inclusão Social, que não gostam do “tratamento dispensado” por João Andrade, aquele mesmo que foi secretário estadual e que hoje parece ser o “braço direito” da vice- governadora Eliane Aquino (PT). Além das perseguições reclamadas, a informação é que coube a João Andrade acomodar o pessoal de Eliane que havia sido exonerado da Prefeitura de Aracaju por Edvaldo Nogueira.

Mande em tudo A informação, segundo os servidores, é que

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 17 OPINIÃO CINFORMANDO 8/15 enquanto a secretária da Pasta ainda se preocupa em encontrar políticas públicas e programas sociais, quem realmente manda de fato por lá é João Andrade, inclusive quem paga e quem contrata.

Entenda o caso! Para que o leitor entenda: se ele desejar contratar uma empresa “X” por dispensa de licitação ou a empresa “IAC”, por exemplo, como tem “carta branca”, João Andrade vai e executa! Os servidores defendem que a secretária de Ação Social precisa ficar atenta ao que acontece e verificar a prestação dos serviços que são contratados...

PT & PROS O PROS torna-se o primeiro partido a se juntar à caminhada do PT nas eleições deste ano. Dividindo, conforme declarou o pré- candidato a prefeito de Aracaju, Márcio Macêdo, o protagonismo na retomada do projeto iniciado pelo ex-governador e ex- prefeito da capital, Marcelo Déda.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 18 OPINIÃO CINFORMANDO 9/15

Mitidieri e a delegada Gerou muitos comentários nas redes sociais o anúncio do PSD de que a indicação do partido para compor a chapa com Edvaldo Nogueira é a delegada de Polícia, Katarina Feitoza. Nada demais se o presidente do diretório municipal do PSD, deputado Fábio Mitidieri (PSD), em recente postagem em suas redes sociais, não tivesse criticado os delegados de polícia que pretendem disputar a Prefeitura de Aracaju. Pelo visto Mitidieri já tem sua candidata para o “concurso” do dia 15 de novembro...

Jason Neto Pegou a sociedade sergipana de surpresa na quarta-feira (2) o infarto fulminante que resultou no falecimento do vereador de Aracaju, Jason Neto (PDT). Ele se encontra em sua residência, quando sentiu o mal súbito. O Samu chegou a ser acionado, mas o radialista e jornalista não resistiu e veio à óbito. A coluna externa votos de pesar aos amigos e familiares por esta perda irreparável.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 19 OPINIÃO CINFORMANDO 10/15

Posse de Vieira Depois de uma série de especulações e rumores em torno de quem teria o direito de assumir o mandato na Câmara Municipal de Aracaju, o suplente Sargento Vieira recebeu um comunicado do presidente da CMA lhe convocando para uma solenidade de posse, discreta por conta da pandemia, nesta terça-feira (8), às 11 horas.

Alô Capela! O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PSD), em decisão em consenso com seus familiares, decidiu não disputar a eleição para prefeito do município em 2020. Dentro de um entendimento político, Ezequiel e seu agrupamento vão apoiar o pré-candidato Astrogildo da Farmácia (PODE), que disputará o pleito.

Com Astrogildo Ezequiel agradece as manifestações de apoio que recebeu dos amigos capelenses, que vinham incentivando sua pré-candidatura, mas ele entende que o

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 20 OPINIÃO CINFORMANDO 11/15 momento é de unificar a oposição “pelo bem de Capela” e reconhece em Astrogildo a única alternativa ética e que tem compromisso com o erário público.

Ezequiel Leite I “Deixei a prefeitura de Capela no final de 2016 com os salários em dia, com os serviços públicos funcionando a contento, assim como a frota de veículos, e honrando todos os compromissos com os fornecedores. Não tivemos uma mancha sequer, atravessamos momentos difíceis, crises financeiras, mas priorizamos a gestão”, disse o ex-prefeito.

Ezequiel Leite II Em seguida, Ezequiel lembra que foi sucedido por uma gestão desastrosa, com pessoas que já foram processadas e, até condenadas pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, por mau uso do dinheiro público. “Capela perdeu seu brilho, a cada dia a população está mais entristecida, o sofrimento é grande. Temos uma prefeita que não vive a cidade, que não tem compromisso com os mais pobres e com as tradições”.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 21 OPINIÃO CINFORMANDO 12/15

Ezequiel Leite III “Como líder de um agrupamento, entendi que poderia contribuir novamente, mas os números mostravam um cenário favorável a Astrogildo. Sempre disse que tenho profissão, que não fiz e nem faço a política como meio de vida, de sobrevivência. E para unificar e ajudar a oposição, entendi que o momento é dele e vamos apoiá-lo”, completou o ex-prefeito.

Consenso familiar Ezequiel explicou que a decisão de não disputar a eleição foi em consenso com sua mãe, sua esposa e seus filhos. “O que me conforta neste momento é receber o apoio de minha família. Quero dizer também que continuarei trabalhando e morando em Capela, tocando meus negócios, participando ativamente da vida política da cidade. Tenho compromisso com essa gente! A cidade precisa sair do atraso e vamos nos dedicar à campanha de Astrogildo de agora em diante rumo à vitória nas urnas”.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 22 OPINIÃO CINFORMANDO 13/15

Alô Estância! Quem está determinado a vencer a eleição este ano é o jornalista Cláudio Vasconcelos (PSC), o “Cláudio da Colônia Rio Fundo III”. Ele disputa uma cadeira na Câmara Municipal de Estância e quer ser a referência da zona rural da cidade.

Olha o CIC! Os deputados estaduais aprovaram, por maioria, o projeto do Poder Executivo que dispõe sobre a autorização para a outorga de concessão de uso do Centro de Convenções de Sergipe (CIC). Durante a votação do mesmo gerou-se uma discussão sobre a “participação” do Estado quando da privatização daquele espaço público.

30 anos Mas logo se levantaram alguns questionamentos, dentre eles, por quais razões o Executivo gastou milhões na reforma de um espaço que seria privatizado, que seria entregue ao setor privado? A vigência do contrato a ser

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 23 OPINIÃO CINFORMANDO 14/15 celebrado é de 30 anos, “podendo ser prorrogado mediante o interesse público”...

Foi abandonado Agora o que muita gente não percebeu, mas chamou a atenção deste colunista, está no teor do projeto, em sua mensagem, quando o Executivo revela que o CIC está sem funcionar desde meados de 2014, ou seja, já são seis anos sem aquele espaço que poderia fomentar o turismo, o negócio e até a cultura do Estado.

Incompetência? E, como perguntar não ofende nunca, quando o Estado gasta milhões em uma obra interminável como a do CIC, e simplesmente a entrega para a gerência do setor privado, não fica evidente além de uma falta de priorização, certa incompetência em gerir o que é de sua responsabilidade?

Convenção do PTB O presidente municipal do PTB em Aracaju, Daniel Moraes de Carvalho, convoca para

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 24 OPINIÃO CINFORMANDO 15/15 o próximo dia 14, das 18 às 22 horas, no Hotel Delmar, para a convenção quando será deliberada a escolha dos candidatos da legenda aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Também serão discutidas as propostas de coligações majoritárias com outras agremiações e o sorteio dos números dos candidatos a vereador.

Américo na Energisa O vereador de Aracaju, Américo de Deus (PSD), esteve na sede da empresa Energisa para protocolar um ofício informando à instituição sobre a publicação em Diário Oficial da lei municipal proibindo o corte do fornecimento de energia elétrica na capital durante o período em que Aracaju se encontra em estado de calamidade pública.

CRÍTICAS E SUGESTÕES [email protected] e [email protected]

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 25 1/8 POLÍTICA

FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS DIVULGAÇÃO

EXCLUSIVO PRÉ-CANDIDATO LÚCIO FLÁVIO SURPREENDE E FIRMA ALIANÇA COM GOVERNO FEDERAL

lRepresentante do governo Bolsonaro apontou nome para vice na chapa do Avante

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 26 POLÍTICA 2/8

Um furo de reportagem dado no último Sábado pelo jornalista Diógenes Brayner, do portal Fax Aju, gerou frisson no cenário político sergipano. A matéria desfazia as especulações e rumores e confirmava a candidatura do empresário e publicitário Lúcio Flávio Rocha, trazendo finalmente a chancela de seu presidente estadual, Clóvis Silveira. O ato será oficializado na cerimônia de convenção partidária, a ser realizada na manhã deste próximo sábado, dia 12. A pré-candidatura de Lúcio Flávio é, sem sombra de dúvidas, a grande surpresa destas eleições. Sem nunca ter participado de nenhum pleito, atuando apenas nos bastidores das disputas eleitorais, ele surge agora como um nome novo, alinhado ao estilo de governo do presidente Jair Bolsonaro e com apoios muito importantes.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 27 POLÍTICA 3/8

Amigo de ícones nacionais da chamada “ala mais alinhada à Direita”, como os empresários Luciano Hang (Havan) e Flávio Rocha (Riachuelo), e o ex-Senador Magno Malta, Lúcio Flávio se tornou um expoente político bastante promissor em Sergipe ao assumir a coordenação o agrupamento chamado Brasil200. Seu crescimento passou

‘‘INDEPENDÊNCIA OU MORTE’’ Dom Pedro

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 28 POLÍTICA 4/8 a impressionar lideranças políticas locais. “A velha política e os coronéis não me queriam no páreo e tentaram sabotar e desacreditar a minha candidatura desde o início”, afirma o publicitário.

Sua pré- candidatura recebeu rápido e crescente apoio de grupos católicos e evangélicos, além de grandes associações de empresários das áreas industriais, comerciais, de serviço e até de gigantes ruralistas do estado. A classe de empreendedores está tão empolgada com o nome que já informaram ao presidente estadual do partido que darão todo o apoio necessário à campanha. Um grande

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 29 POLÍTICA 5/8 número de pessoas do chamado grupo de Bolsonaristas de Aracaju também já embarcou na pré-campanha que, silenciosa e sem estardalhaço, cresce de forma orgânica. “A população está cansada dos mesmos velhos nomes de sempre nas eleições, as mesmas caras, as mesmas famílias. Não dá mais. Aracaju quer experimentar algo novo de verdade. Sem maquiagem e sem enrolação”, disse o pré-candidato.

Lúcio Flávio é filiado ao Avante, que é da base de apoio do Presidente da República. O líder nacional do partido, o deputado Federal Luis Tibé, foi inclusive um dos convidados para comitiva de visita à Aracaju, no avião presidencial, na ocasião de inauguração da termoelétrica. Dada a proximidade de Tibé ao Governo Bolsonaro, o presidente nacional do Avante se tornou um dos maiores entusiastas da campanha em Aracaju, dando a orientação para que os presidentes locais impulsionem o nome na majoritária.

Lúcio Flávio é também amigo da Ministra

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 30 POLÍTICA 6/8

Damares Alves, e conta com o apoio dela e de outros ministros do Governo Federal. Damares inclusive indicou o Pastor Antônio dos Santos para ser o grande articulador e os olhos dela nesta campanha. A ministra comunicou a Bolsonaro e aos seus filhos o carinho que tem por Aracaju e pediu uma atenção especial para esta cidade. O presidente deu carta branca à Damares, sergipana de coração.

Depois de muita especulação acerca

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 31 POLÍTICA 7/8 da candidatura do publicitário, o partido agora confirma o seu nome e traz uma novidade que certamente mexerá com o tabuleiro destas eleições: a indicação de um candidato a vice-prefeito apontado e avalizado pelo time de Bolsonaro. Lúcio Flávio anunciou essa indicação na última Sexta-feira para os empresários e para os presidentes estadual e municipal.

O nome apontado faz parte do Governo Federal. Trata-se do assessor da Ministra Damares, o sergipano Davi Calazans, que atuava no Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos. Para ajudar na campanha, desembarcará em Aracaju nas próximas semanas o ex-senador Magno Malta, amigo de Lúcio Flávio e um grande defensor das pautas conservadoras no país. Magno apoia a candidatura de Lúcio e participará de encontros com empresários e lideranças religiosas para tratar da conscientização do voto.

“Faremos uma campanha limpa, honesta,

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 32 POLÍTICA 8/8 decente e daremos à população de Aracaju o direito de se orgulhar do seu voto, de não ter vergonha de dizer em quem votou, de não se arrepender por quatro anos. Daremos o direito do aracajuano estar no lado certo, a chance de não ter que votar no menos pior”, disse Lúcio Flávio à nossa equipe.

“Nossa plataforma é pensar na população mais necessitada, suprindo todos os seus direitos básicos ligados à educação e saúde e com um foco especial voltado à geração de empregos, moradia e especialmente à família. Temos o compromisso da diminuição da máquina pública; da facilitação de negócios; da redução dos cargos comissionados; da transparência dos gastos e da não criação de impostos.

Nossa maior vantagem é estar aliado ao Governo Federal, o que abrirá as portas para um salto grande de desenvolvimento da nossa cidade”, afirma o pré-candidato. Parece que até o dia 15 de novembro o jogo eleitoral sofrerá muitas mudanças.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 33 POLÍTICA 5/6 CÂMARA APROVA PROJETO QUE MUDA REGRAS DO MERCADO DE GÁS NATURAL

lParlamentares dizem que texto facilita a entrada de novos agentes no mercado e dá segurança jurídica para quebra de monopólio da Petrobras; conheça ponto a ponto.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (1º), por 351 votos a 101, o projeto de lei conhecido como Nova Lei do Gás, que altera as regras do mercado de gás natural. O texto seguirá para o Senado. Segundo os parlamentares, o texto facilita a entrada de novos agentes no mercado e dá segurança jurídica

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 34 POLÍTICA 6/6

FOTOS DIVULGAÇÃO

para a quebra de monopólio da Petrobras, o que, conforme defensores da proposta, deve baratear o gás natural. Uma das mudanças permite, por exemplo, que outras empresas acessem a infraestrutura já existente, que pertence à estatal. Além disso, a proposta proíbe relações societárias entre a empresa que contrata o serviço de transporte e a transportadora, com o objetivo de vedar privilégios na contratação e acesso aos serviços.

O QUE DIZ O TEXTO Pela proposta, a construção de gasodutos será feita pelo regime de autorização, não mais de concessão. Isto é, a empresa que

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 35 POLÍTICA 5/6 quiser construir um gasoduto deverá somente pedir permissão para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O novo modelo também vale para ampliação, operação e manutenção das instalações.

A legislação atual, de 2009, determina o regime de concessão para a implantação de novos gasodutos de transporte, o que, segundo representantes do setor, dificulta investimentos na construção dos gasodutos e limita a oferta de gás natural no país. Segundo o relator da proposta na Câmara, deputado Laércio Oliveira (Progressistas-SE), a mudança é vista com “bons olhos” pelos investidores.

“Por incrível que pareça, o Brasil tem aproximadamente 9 mil quilômetros de dutos apenas, a Argentina tem 14 mil, para você ver como estamos atrasados nesse contexto”, afirmou. O governo estima que, com a abertura do mercado, o preço do gás natural poderá cair e, consequentemente, o preço da energia elétrica. Isso porque parte das usinas térmicas usa o combustível para gerar eletricidade.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 36 POLÍTICA 6/6

Nova Lei do Gás repercute pelo mundo afora

RECURSOS Alvo de resistência de alguns partidos, o novo marco legal do setor é prioridade do governo federal para a retomada da economia após a pandemia do novo coronavírus. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que, com a aprovação do projeto, haverá incremento de R$ 60 bilhões por ano em investimentos e a geração de 4,3 milhões de empregos nos próximos anos. O projeto de lei foi apresentado em 2013 e tramita desde então

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 37 POLÍTICA 5/6 na Câmara. Ele passou a fazer parte do programa Novo Mercado de Gás, lançado em julho do ano passado pelo governo Jair Bolsonaro. Em 2019, a Petrobras fechou acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em que se comprometeu a uma série de medidas para estimular a concorrência no mercado de gás natural, como o fim do monopólio nos gasodutos de transporte.

OUTROS PONTOS u Acesso às estruturas: o texto permite acesso de novos agentes a gasodutos de escoamento, instalações de tratamento ou processamento de gás natural e a terminais de GNL;

u Tarifas: as tarifas de transporte de gás natural serão propostas pelo transportador e aprovadas pela ANP, após consulta pública;

u Processo seletivo: se houver mais de um transportador interessado, a ANP deve realizar processo seletivo público para escolha do projeto mais vantajoso.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 38 POLÍTICA 6/6

Pela proposta, a agência também pode, a qualquer momento, conduzir processo seletivo para identificar transportadores interessados na construção ou ampliação de gasoduto, se houver necessidade;

u Abastecimento nacional: ANP pode designar outro transportador para operar e manter as instalações, se for necessário para o abastecimento nacional;

u Revogação: o texto estabelece possibilidades para revogar a autorização: liquidação ou falência; pedido da empresa autorizada; desativação da instalação; descumprimento das obrigações, contratos e regulações;

u Independência: o projeto proíbe qualquer relação societária, direta ou indireta de controle ou coligação, transportadores e empresas responsáveis pela exploração, desenvolvimento, produção, importação, carregamento e comercialização de gás natural;

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 39 POLÍTICA 5/6

u Regulações estaduais: o Ministério de Minas e Energia (MME) e a ANP deverão se articular com os estados e o Distrito Federal para harmonizar e aperfeiçoar as regulações estaduais, inclusive a regulação do consumidor livre;

u Estocagem subterrânea: a empresa pode receber autorização da ANP para fazer a estocagem subterrânea de gás natural, sob sua conta e risco;

u Modelo de entrada e saída: pela proposta, os serviços de transporte serão oferecidos pelo regime de contratação de capacidade por entrada e saída, com a permissão de uma ser contratada independentemente da outra.

‘IMPORTANTE PASSO’ Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou que a aprovação do projeto é um “importante passo na direção da abertura do mercado de gás natural” e que a mudança é “essencial” para o Brasil superar a crise econômica.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 40 POLÍTICA 6/6

“A abertura do mercado à competição e a queda do preço do gás natural de forma consistente são cruciais para o país superar a grave crise provocada pela Covid-19. Com oferta e tarifas adequadas às demandas da indústria, o Brasil terá melhores condições para atrair investimentos, enfrentar a acirrada concorrência externa, retomar o crescimento econômico e criar empregos no pós-pandemia”, afirmou a entidade.

Segundo a CNI, a indústria brasileira tem potencial para se tornar uma grande consumidora de gás natural, com possibilidade de triplicar a demanda em uma década em um cenário de queda dos preços de gás pela metade.

“Diante desse cenário, os investimentos no país poderiam chegar a R$ 150 bilhões em 2030”, destaca.

Link da matéria clique aqui:

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 41 Reformamos e estendemos a promoção dos pacotes para até o final do ano. Lembramos ainda que o nosso expediente externo é das 8 às 14 e, nos sábados das 9 às 12.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 42 ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 43 GERAL 1/5 GERAL SEAGRI ABRE CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PELO PAA

lAlimentos serão distribuídos entre famílias beneficiárias do Projeto Dom Távora, no Baixo São Francisco

Prazo para habilitação de propostas de vendas vai até as 09h de 24 de setembro de 2020. A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI)

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 44 GERAL 2/5 FOTOS DIVULGAÇÃO

torna público o aviso de licitação na modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, sob a forma de (SHOPPING Nº 02/2020), para contratação de fornecedor especializado no fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar, como medida de mitigação de efeitos da pandemia de Covid-19 no Estado de Sergipe. Os alimentos serão distribuídos entre as famílias beneficiárias do Projeto Dom Távora, residentes nos municípios do Território do Baixo São Francisco, por apresentarem menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 45 GERAL 3/5

Os alimentos deste PAA são adquiridos com recursos originados do Acordo Internacional I-883/BR, celebrado entre o Estado de Sergipe e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A aquisição tem como interveniente executora a Secretaria de Estado da Agricultura que realiza o procedimento seguindo os normativos do acordo internacional, bem como a Lei nº 8.666/93 e suas alterações.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 46 GERAL 4/5

Os interessados deverão enviar ou apresentar documentação para habilitação e Proposta de Vendas até as 09h da manhã do dia 24 de setembro, em dias úteis, no horário das 7h às 13h, na sala da CPL/ Grupo de Trabalho Técnico/ Projeto Dom Távora, na Rua Vila Cristina 1.051, 1º andar, Bairro São José, Aracaju/SE, ou através do e-mail: [email protected]

A íntegra do Edital poderá ser conferida no site da SEAGRI [seagri.se.gov.br]. Mais informações e cópia da Comparação de Preços (Shopping) poderão ser obtidas, sem custo para o proponente, no mesmo endereço

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 47 GERAL Fale conosco

ESTE É O NÚMERO DOESTE ATENDIMENT É O NÚMEROO CINFORM: DO ATENDIMENTO CINFORM: (79)(79)(79) 3304-5413304-54199949-926244 PARA MAIS INFORMAÇÕES, TIRAR DÚVIDAS,SUGESTÕES, OUPARA ME MAISSMO PAINFORMARA ANUNCIARÇÕES, TIRAR,SOLICIT DÚVIDANDOAS ,SUMAUG ESTVISITÕEA.S, OU MESMO PARA ANUNCIAR,SOLICITANDO UMA VISITA.

ANUNCIE AQUI CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES

CláudioElenaldo Sous Santanaa (79)99971-91 (79)79 999499262 Email: [email protected]

Acesse mais notícias www.cinform.com.br

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 48 GERAL 5/5 eletrônico; através do e-mail cpl@seagri. se.gov.br; ou na sede da Seagri, de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Clique nos link abaixo: Link do Edital de Licitação referente ao processo nº 146/2020 (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA):

Link do Aviso de Licitação publicado no Diário Oficial em 03 de setembro 2020:

Os links estão disponíveis no Portal Transparência da SEAGRI:

Receba o seu jornal CinformOline digital GRÁTIS toda semana através do WhatsApp, às segundas-feiras CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

A NOVA ERA DA NOTÍCIAS

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 49 GERAL PROPAGANDA & NEGÓCIOS 1/6 PROPAGANDA & NEGÓCIOS

Nathalie Fontes PUBLICITÁRIA

DICAS PARA AJUDAR O SEU NEGÓCIO A DECOLAR

Diversos empresários tiveram que inovar para conseguir manter seu negócio durante essa pandemia. Foi preciso realizar adaptações como home office, reuniões online, relatórios digitais e atendimento a cliente via delivery.

O que permanecerá após a pandemia? Com certeza, iremos aproveitar vários processos que conseguimos adaptar para esta nova realidade. Nesta semana, quero apresentar 10 dicas que vão ajudar seu negócio a decolar. Caso você ainda não tenha utilizado, faça o teste.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 50 GERAL PROPAGANDA & NEGÓCIOS 2/6

DIVULGAÇÃO

1 – Conheça cada vez mais o seu negócio. Para escolher a melhor decisão diversos empresários reuniram seus times, conversaram e juntos descobriram a essência do negócio. Nesta pandemia, eles ficaram com o que era essencial. Conhecer seu negócio é fundamental. Aproveitem e registrem tudo o que aconteceu com sua empresa nesses meses e anote as lições aprendidas.

2 – Tenha uma proposta simples. Foi necessário enxugar vários processos, adaptar rotinas e aprender a solucionar

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 51 GERAL PROPAGANDA & NEGÓCIOS 3/6 problemas usando a criatividade. Mas já não era assim? Com certeza! Porém, nesses meses foi necessário ficar com o simples, realizar o que era possível naquele momento. Continue com essa mentalidade, não complique!

3 – Entregue a sensação de segurança ao seu cliente. É normal que os consumidores fiquem preocupados em sair de casa e expor sua saúde. Por isso, entregue essa sensação de segurança. Divulgue tudo que você estiver fazendo para garantir o cuidado durante a compra.

4 – Ofereça a oportunidade de compras coletivas. Antes a preferência era a compra presencial. Durante a pandemia, se descobriu que é possível somente uma pessoa realizar a compra no supermercado. Não é tão necessário provar roupas e acessórios. É possível comprar pelo telefone, whatsapp ou site. Hoje os clientes passaram por essa experiência, continue oferecendo essa comodidade.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 52 GERAL PROPAGANDA & NEGÓCIOS 4/6

5 – Ficar mais atento à concorrência Aconteceu o aumento de desemprego e com isso, diversas pessoas buscaram abrir o seu próprio negócio. Pequenas empresas que estão começando apostam em capacitação, relacionamento e muita inovação para atrair os clientes. A concorrência aumenta e uma boa ideia pode atrair o consumidor.

BÔNUS - Utilize canais ativos de contato com seu cliente As empresas precisam continuar dando atenção ao retorno pelo whatsapp. Directs pelo instagram precisam de respostas. Coloque no perfil do instagram o link direto para seu whatsapp. Utilize o site https://mywhats.net para gerar esse link do seu número. Logo após, insira o endereço no seu perfil no instagram.

- Utilize o cartão de visita interativo. Agregar ferramentas que agilizem o processo de contato e de compra é fundamental. Quando for divulgar seu produto ou serviço no whatsapp,

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 53 GERAL PROPAGANDA & NEGÓCIOS 5/6 envie um cartão interativo com o seu contato. Isso irá agilizar e pular etapas para que o cliente concretize a compra. Quer saber mais sobre isso? Converse comigo via whatsapp. Clique no link:

EM SERGIPE: SEGURANÇA Visualizei diversos estabelecimentos em Aracaju que realizaram vídeos mostrando a preocupação com a segurança dos clientes. O salão @maiscabelo e a @ocatreino realizaram com perfeição essa divulgação.

EXPERIÊNCIA Comentamos sobre inovação e a experiência que sua marca traz para o cliente. Quero aqui parabenizar o salão @maiscabelo que inovou com sua linha de produtos específicos para a necessidade do cliente. Entregar a solução para o cliente e incentivar a continuar cuidando de si durante sua rotina em casa mostra essa preocupação e adaptação do novo mercado. Parabéns pela iniciativa!

HUMOR Muitas academias realizaram a divulgação

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 54 GERAL PROPAGANDA & NEGÓCIOS 6/6 dos cuidados com o protocolo de segurança para a volta dos treinos. Porém, a @ocatreino vem realizando vídeos diferentes. Um vídeo de 8 minutos acaba prendendo sua atenção no IGTV quando é realizado com muito bom humor. Vale a pena conferir os vídeos no instagram. Parabéns Felipe Wine pela atuação!

PASSOS PARA O DIGITAL Continua o desafio das lives no meu instagram @nathaliefontes vou te ajudar a entrar e melhorar no digital. Essa semana o tema será sobre aplicativos que vão facilitar sua vida.

Participe! Quarta às 20h07.

Sugestões para a Coluna? Converse comigo no 79 9 8115-2779 ou pelo instagram @nathaliefontes. Que sua semana seja abençoada!

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.Provérbios 3:6 lNathalie Fontes – é graduada em Publicidade e Propaganda pela UNIT, atua na área há mais de 10 anos. Seu propósito é auxiliar empresas e pessoas a terem mais resultados unindo estratégias de gestão da inovação em negócios com marketing digital e produtividade.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 55 GERAL 1/5

Dr. EDUARDO RIBEIRO

OS LUCROS CESSANTES E JUROS COMPENSATÓRIOS NA DESAPROPRIAÇÃO E A JUSTA INDENIZAÇÃO

Por Ailton Alves Nunes Junior

O ato expropriatório, por se curvar aos ditames constitucionais vigentes, deverá se submeter ao pagamento de prévia e justa indenização. Logo, o preço a ser pago pelo imóvel cujo domínio será transferido ao Poder Público refletirá não apenas o valor venal do bem, mas também, a depender do caso, deverá suplantar os infortúnios sofridos, bem como remunerar o período no qual o administrado esteve sem a propriedade do imóvel e sem o quantum

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 56 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 2/5 indenizatório. A verba indenizatória, assim, detém caráter equitativo, tencionando arrefecer os efeitos que o ato expropriatório deságua sobre o expropriado, que vê sua esfera patrimonial ser afetada por conduta da Administração Pública, porém receberá valor equivalente com o fito de repor a perda. Maria Sylvia Zanella di Pietro (2004, p. 166) assim predica:

A indenização é exigência que se impõe como forma de buscar o equilíbrio entre o interesse público e o privado; o particular perde a propriedade e, como compensação, recebe o valor correspondente ao dinheiro (agora, em algumas hipóteses, substituído por títulos da dívida pública).

Partindo-se dessa premissa, a natureza reparatória da indenização por desapropriação: recompor o patrimônio do particular cujo imóvel fora abraçado pelo interesse público. Prevista a justa indenização no bojo constitucional, o seu recebimento pelo expropriado reverte-se em direito subjetivo que poderá ser judicialmente pleiteado. Daí nascer

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 57 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 3/5 a discutida aplicabilidade de juros (moratórios e compensatórios), de danos emergentes, de lucros cessantes e de atualização da moeda como forma de ceder justeza à verba indenizatória, nos termos do comando fundamental corrompido. Os juros moratórios, os juros compensatórios, os danos emergentes, os lucros cessantes, a correção monetária e os honorários de advogado, nestes moldes, surgem como verbas de naturezas distintas, não se confundindo umas com as outras.

Com efeito, os lucros cessantes, que, como destaca Maria Helena Diniz (1997, p. 63), são alusivos “à privação de um ganho pelo lesado, ou seja, ao lucro que ele deixou de auferir, em razão do prejuízo que lhe foi causado”, acrescem o valor da indenização e não por força do Decreto- Lei n.º 3.365/41, mas do art. 402 do Código Civil, porque este diploma prevê a obrigação de ressarcimento dos valores que a vítima deixou de ganhar com o ilícito perpetrado pelo autor, não fugindo à regra a Administração Pública.

De cunho eminentemente civil, os lucros

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 58 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 4/5 cessantes aplicam-se à desapropriação como forma de compor a constitucional justa indenização, somando-se às demais verbas pecuniárias que comporão o montante indenizatório, conforme ressalta Diogenes Gasparini (2000, p. 613):

Se a Constituição exige uma justa indenização, e se justa é a que deixa indene o patrimônio do expropriado, é natural que deva cobrir as despesas efetivadas por ele e que têm como causa direta de sua realização a desapropriação. Não fosse assim, a indenização não seria justa nem deixaria imodificável o patrimônio do expropriado. Então, além do valor do bem expropriado, considerar-se-ão as despesas judiciais e as civis, sempre que vencido o Poder Público. (...) As civis dizem respeito, por exemplo, ao desmonte e transporte de maquinário instalado e em funcionamento (RDA, 99:237), à sub-rogação de vínculo que pesa sobre o imóvel, ao lucro cessante e às indenizações trabalhistas (RDA, 103:202). (destaques nossos)

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 59 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 5/5

Neste cenário, acaso venha o administrado a sofrer revezes financeiros relativos a valores que deixou de perceber com a expropriação de seu bem pelo Poder Público, poderá buscar aqueles valores perante o Poder Judiciário, com o fim de recompor, por completo, o patrimônio abalado. O que não se poderá, repita-se, é confundir os lucros cessantes com quaisquer outros elementos componentes da justa indenização. Os lucros cessantes, conforme visto, integram o valor indenizatório, porém o fazem escorados na legislação civil, atrelando-se aos ditames do direito privado.

Sua natureza, em que pese também integrem o valor reparatório, é de direito privado, previsto na Codificação Civil. De outro giro, os juros compensatórios, aplicáveis à desapropriação indireta, refletem aura de direito público, eminentemente administrativo, expressamente previsto na legislação especial que rege a hipótese. (CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO) lDr. Eduardo Ribeiro - Advogado, Sócio do escritório Eduardo Ribeiro Advocacia e da ADVOGAR, Oficina de Advocacia. [email protected][email protected]

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 60 Cantinho da 1/4

Ednalva F. Caetano Cantinho da

IN NATURA

Ontem, depois de quase seis meses, saí pela primeira vez do meu confinamento - prefiro chamar pelo nome certo, uma vez que distanciamento social implica em convivência com outras pessoas e eu vivo só. A sensação era de que um algo inusitado estava para acontecer e como tal me vi ensaiando algumas cenas como se estivesse me preparando para um grande evento, afinal como afirmou Saint Exupéry, é preciso ritos. A primeira coisa que ocorre a uma mulher quando ela se prepara para algo assim é “com que roupa que eu vou?” e aí todas as fórmulas desenvolvidas ao longo do tempo começaram a cair por terra. Não, não seria a mais bonita, nem aquela que eu mais gosto, afinal quando voltar pra casa ele

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 61 Cantinho da 2/4 vai, traje completo, pra máquina de lavar posto que, a essa altura, eu não tenho mais paciência pra lavar com o cuidado devido as roupas mais finas e delicadas. A opção então teria que ser pela praticidade, consequentemente a mais simples e não a mais bonita. In Natura.

Depois do banho e adequadamente vestida para os padrões atuais, começo a pensar em algum tipo de maquiagem para lembrar em seguida que devo usar máscara e portanto o batom, companheiro inseparável desde a minha adolescência, também não se adequa à máscara pois além de não ser percebido pelo outro, já que meu sorriso estará escondido, ainda tem a inconveniência de manchar a máscara. O que antes embelezava, agora suja.

Descartado o batom parto então para alguns adereços que sempre fizeram parte dessa composição mas me dou conta que terei que usar frequentemente o álcool em gel que com certeza além de estragar os anéis também não combina com relógios e pulseiras. É mais sensato evitá-los e sair. In Natura.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 62 Cantinho da 3/4

Os sapatos e a bolsa que deverão ser higienizados na volta também não são escolhidos de forma a combinar com o conjunto da obra, mas nos termos da moda atual cujo “dernier cri” é segurança acima de tudo. Os sapatos estão ficando na soleira da porta, hábito que os japoneses cultivam deixando-os numa área chamada genkan, localizada sempre um degrau abaixo da entrada principal da casa.

Para eles é uma questão de limpeza física mas também espiritual pois você não suja a casa, nem a sua nem a dos outros, e também se liberta das impurezas que estão no mundo fora do seu espaço privado. O genkan é uma espécie de fronteira entre o mundo exterior e a casa, espaço que agora precisamos cultivar com extremo cuidado pois tudo parece contaminado à nossa volta e portanto é necessário entrar em casa limpos. In Natura.

Vencida a maratona, encontro-me lá fora carregando tantos medos posto que tudo agora soa ameaçador e vou me desviando

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 63 Cantinho da 4/4 do próximo costurando em zig zag o meu caminho pois o toque se configura nas circunstâncias atuais numa das maiores ameaças à integridade física mesmo que, em alguns casos como o meu, a ausência do mesmo possa se tornar uma grave ameaça à estrutura psicológica.

O prazer da saída vai aos poucos sendo substituído pela angústia da divisão dos espaços com o outro, um exercício de egoísmo agora tão necessário numa contradição flagrante com a extrema necessidade de solidariedade, e de repente bate aquela vontade de voltar para a segurança da casa.

Mas voltar pra casa também não é uma coisa simples pois todo um trabalho reverso tem que ser feito e emerge aquela vontade louca de, em chegando em casa, deixar na porta não só os sapatos mas todas as coisas que carrego como um fardo, e poder finalmente viver In Natura.

lEdnalva Freire Caetano – É pedagoga e mestra em Educação pela UFS

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 64 GERAL1/2

Helen Anjos Empresária

E agora? Quais as tendências para essa primavera 2020?

Esse ano a primavera será recebida de forma diferente né? Com um sorriso meio amarelado e ainda um pouco de receio de irmos às ruas e renovarmos o guarda-roupa, já que a vida está agora, pouco a pouco, voltando ao normal. Porém, nada nos impede de já começarmos a nos inspirar nas tendências que virão com força total para a primavera-verão 2020.

Esse ano veremos muito as peças fluidas e que transmitem leveza, mas também peças mais sóbrias e elegantes em alfaiataria, com decotes e formas mais definidas e acinturadas. A famosa

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 65 GERAL FALANDO MODA 2/2 elegância básica que vem para corroborar com o momento pós-pandemia. Como o momento ainda é de aquecimento da economia e do mercado, muitas de nós estamos “pisando no freio” nas despesas. Mas isso não significa que precisaremos ficar de fora das tendências, pois muita coisa permanece em alta como as peças utilitárias, as mangas bufantes e babados que retratam o estilo neo vitoriano. O importante é estarmos antenadas desde já para aproveitarmos as oportunidades que forem surgindo.

O empoderamento feminino continua forte e em alta e, por isso, os blazers acinturados e com cinto e as ombreiras também serão peças fundamentais nesse período em que nós estaremos voltando às ruas, às saidinhas e ao trabalho. Eu sigo dizendo veementemente que o importante é nos sentirmos bem ao nos olharmos no espelho e fazermos da moda uma das nossas principais aliadas na manutenção e elevação da autoestima. Contem comigo! lHelen Anjos – É Graduada em Letras Português-Inglês pela UFS. Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Inglês (Atlântico), Língua Portuguesa e Docência do Ensino Superior (Faveni). Empresária do ramo da moda feminina, proprietária da Loucas por Tudo Fashion Store.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 66 GERAL 1/9 FOTOS DIVULGAÇÃO

“42: A HISTÓRIA DE UMA LENDA” Em seu primeiro filme de destaque, Chadwick Boseman interpretou o primeiro jogador de beisebol negro a atuar na principal liga do país, reservada aos brancos

Por Kreitlon Pereira | [email protected]

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 67 GERAL DICAS DA SEMANA 2/9

Nos anos 1940, existiam duas ligas de beisebol nos Estados Unidos. Uma reservada para jogadores brancos - onde nomes famosos como Joe Di Maggio atuavam - e aquela onde os jogadores negros deveriam jogar. Porém, essa segregação racial não se limitava ao campo de beisebol. Prevalecia no país uma noção de “separados mas iguais”, que defendia o afastamento entre negros e brancos em espaços de convívio social, sendo demarcadas áreas separadas para o uso exclusivo de pessoas segundo a sua cor de pele. Essa ideia só seria derrubada pela Suprema Corte do país nas décadas de 1950 e 1960. É nesse contexto que se passa o filme “42: A História de Uma Lenda”. O longa conta sobre a jornada do primeiro jogador de beisebol negro a jogar na liga principal, que até então eram reservadas para homens brancos. Jackie Robinson (Chadwick Boseman) foi contrato por Branch Rickey (Harrison Ford), presidente do Brooklyn Dodgers (atual Los Angeles Dodgers), entrado em campo pelo time pela primeira vez em 1947. Vestindo a camisa de número 42, Robinson se tornou uma lenda do esporte norte-americano e da luta pela igualdade

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 68 GERAL DICAS DA SEMANA 3/9 racial no país ao quebrar barreiras que pareciam intransponíveis, dando espaço para que outros grandes atletas negros viessem depois dele.

Disponível no YouTube, no Google Play e no Looke, “42: A História de Uma Lenda” foi o primeiro filme de destaque do ator Chadwick Boseman, que surpreendeu o mundo com a notícia de sua morte no último dia 28 de agosto, causada por um câncer de cólon. O ator de 43 anos se tornou um ícone mundial da luta por igualdade racial ao protagonizar “Pantera Negra”, o primeiro filme de super-herói com um homem negro no papel principal. Ao longo de sua curta carreira, Chadwick sempre defendeu as causais do movimento negro, lutando por igualdade, visibilidade e representatividade dentro (e fora) do cinema. Além de T’Challa e Jackie Robinson, o ator viveu outros personagens importantes na história da luta racial nos Estados Unidos, como o cantor James Brown (em “Get on Up”) e o juiz-associado da Suprema Corte Thurgood Marshall (em “Marshall”). Link para o trailer de “42: A História de Uma Lenda” clicando aqui:

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 69 GERAL DICAS DA SEMANA 4/9

SONHO DISTANTE Para realizar seu sonho de viajar para Marte, uma astronauta americana deverá se afastar das pessoas que ama por três anos na nova série original Netflix, “Away”

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 70 GERAL DICAS DA SEMANA 5/9

O universo para além do planeta Terra sempre foi um tópico que despertou profunda curiosidade nas civilizações humanas. Mesmo com os diversos avanços científicos atuais, muito ainda não se sabe sobre o que acontece no universo. Por conta de todo esse desconhecimento, são várias as produções artísticas e cinematográficas que exploram os mistérios do espaço exterior. Produção original Netflix, “Away” não é diferente. Com estreia marcada para o dia 4 de setembro, a série de dez episódios gira em torno de uma missão espacial internacional para Marte, um marco na história mundial por ser a primeira vez que humanos são enviados ao planeta.

Nesse contexto é apresentada a protagonista da série. Emma Green (Hilary Swank) é uma astronauta americana cujo sonho é embarcar na viagem para Marte. Porém, para tal, ela deve passar três anos longe da filha adolescente (Talitha Bateman) e de seu marido (Josh Charles). Como comandante da nave, Emma e os outros membros da equipe - que é formada

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 71 GERAL DICAS DA SEMANA 6/9 por pessoas de diversas nacionalidades - embarcam em uma viagem que, por si só, já seria extremamente desafiadora. Porém, nada poderia preparar os personagens frente à dor de se afastarem daqueles que amam em prol de seguirem seus sonhos.

Apesar de uma mulher ser a comandante da missão especial à Marte, esse não é o tópico central de “Away”. Também muito menos é um filme com grandes cenas de ação no espaço. Na verdade, o longa é um drama de ficção científica que, no seu cerne, fala sobre a condição humana e como ela se comporta quando testada em condições drásticas. É também sobre as relações entre as pessoas e como elas constroem e moldam a vida de alguém. Apesar de declaradamente celebrar os avanços científicos feitos pela humanidade, “Away” também traz consigo uma reflexão sobre os sacrifícios que são feitos ao longo do caminho em direção a um objetivo final.

Link para o trailer de “Away” clicando aqui:

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 72 GERAL DICAS DA SEMANA 7/9

SUSTOS DA MENTE Novo original Netflix desafia o convencional e entrega uma história aterrorizante sobre o subconsciente

Charlie Kaufman é um roteirista americano conhecido pelo surpreendente “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” e seu fascínio pela tortuosa relação entre a vida e a mente. Em suas produções, temas que envolvem a consciência humana são habitualmente retratados com uma ironia

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 73 GERAL DICAS DA SEMANA 8/9 perversa, de quem acredita que o egoísmo é uma condição intrínseca à existência. Por isso, não foi um choque para ninguém quando a Netflix anunciou que ele estava à frente de “Estou Pensando em Acabar com Tudo”, um filme original da plataforma, que estreia dia 4 de setembro e é baseado no livro homônimo de Iain Reid.

A história acompanha uma estudante (Jessie Buckley) inicialmente apresentada como Lucy, mas cujo nome varia ao longo do filme, que aceita embarcar numa viagem de carro para conhecer os pais do namorado Jake (Jesse Plemons). Ela não consegue lembrar exatamente há quanto tempo estão juntos, algo entre sete e seis semanas, mas também não enxerga nenhum futuro para relação e é constantemente tomada pela vontade de terminar com tudo. Talvez por descrença em seus sentimentos, ou por curiosidade, o fato é que a jovem deseja desvendar os mistérios de Jake, um homem desajeitado e por vezes entediante, que possui uma visão idealizada de Lucy.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 74 GERAL DICAS DA SEMANA 9/9

Após uma longa viagem, recheada de momentos constrangedores, os dois finalmente chegam à fazenda da família do namorado, onde as incertezas de Lucy apenas se agravam. A casa possui um ar sombrio, compartilhado pelos pais dele, que possuem um senso cômico perturbador. Sua mãe (Toni Collette) ria muito alto e prolongadamente de piadas sem sentido, por vezes incapaz de pronunciar corretamente as palavras em decorrência de um declínio cognitivo misterioso, e seu pai (David Thewlis) recorre a pequenos discursos críticos sobre arte abstrata para atestar sua presença. Ao longo do filme, fica claro que não existe uma linha temporal fixa, nem uma motivação para os personagens, mas sim uma história que deixa os espectadores numa dúvida constante sobre onde se pretende chegar.

Link para o trailer de “Estou Pensando em Acabar com Tudo” clicando aqui:

Curta a página da coluna “Via Streaming” no Facebook clicando aqui: www.facebook.com/colunaviastreaming

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 75 GERAL 1/9

 Shirley Vidal Jornalista

Primavera em oitava sinfonia

Setembro é um mês muito especial para mim. Neste mês completo oito anos que me lancei ao empreendedorismo, pois celebro oito anos da fundação da agência que piloto, a VIP. Como muitos sabem, a empresa surgiu após uma demissão. Era um sonho recorrente, mas cadê coragem de largar uma ficção de certo pelo incerto? O fato é que quando a semente é lançada em sonho, já existe em algum lugar.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 76 GERAL 2/9

Uma empresa de comunicação que iniciou com o sol no signo de virgem em sua primeira versão: aterrada, metódica, detalhista, com todas as características predominantes de tal signo de terra. Este ano, com as mil e umas adequações que precisei implementar, a VIP mudou a identidade e ressurgiu com o sol em aquário, signo de ar, livre e muito inovador. Parece uma coisa surreal eu falar aqui de horóscopo em meio a um papo empresarial? Reflexo do novo modelo mental da VIP, e convenhamos, da liderança que a conduz: euzinha.

Nestes últimos oito anos refleti sobre fechamento de ciclos e início de outros. Dos clientes que temos maior sinergia e que atraímos. A maioria está conosco a médio e longo prazos. Marketing e comunicação são áreas altamente intuitivas, subjetivas, que prevalece estudo do comportamento do consumidor, sem abrir mão de entender de economia, sustentabilidade e estatística. Quando me perguntam no que a VIP é especializada, respondo que é em relacionamento.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 77 GERAL 3/9

E uso esse espaço não para falar apenas do meu trabalho, mas para afirmar que seu sonho é viável, está ao seu alcance, tá latejando dentro de cada um(a). Não me considero modelo, mas estou sempre em processo de evolução. E a agência ‘plasma’ no plano físico todas as transformações de vida por quais eu passei nesses oito anos. Percebo nos meus clientes mais antigos, alguns com quase oito anos também de parceria, como evoluímos nos processos, na forma de lidar com burocracias, de enfrentar problemas. Nos tornamos verdadeiros agentes da solução.

E quanto mais essas relações de trabalho fluem considero-me uma verdadeira privilegiada por estar entre essas pessoas. É a minha rede de energia diária. Mas nem sempre foi assim. Sem contar os estágios, meu primeiro emprego foi em loja de shopping, numa franquia. Ali me tornei vendedora de qualquer jeito: de domingo a domingo, às vezes trabalhando de 10h às 22h. Eu dependia daquele trabalho para

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 78 GERAL 4/9 pagar aluguel e dar conta de terminar a faculdade. Também entendo o quanto essa jornada exaustiva me fez dar valor a todos os trabalhos honestos e onde se ganha o pão de cada dia. Eu pensava assim: não é o ideal agora, mas o suficiente para continuar subindo a escada.

E esses degraus, que muita gente pode interpretar como ascensão de carreira, podem ser degraus qualitativos ao invés de quantitativos. Eu já precisei “demitir” cliente ao invés de aceitar comportamento abusivo. É quando o menos vale mais. Vale mais saúde, vale a harmonia da equipe, vale paz, que interage com a criatividade. O líder não é o que está ali para agradar, mas se o mesmo consegue se fazer entender, dar significado, propósito e humanizar o trabalho, tem mais chances de acertar.

Tenho ex-funcionária que se tornou amiga, há profissionais brilhantes que viveram ciclos na VIP que quando os vejo em atuação hoje, sinto uma felicidade tamanha. Os líderes que

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 79 GERAL 5/9 tive me influenciaram bastante. Alguns foram verdadeiros mentores de como conduzir uma orquestra. Minha última líder, Carol, também a considero amiga, pessoa que mais me influenciou a abrir a agência. Então o que preciso trazer a luz neste momento tão difícil para tantos empreendedores é que os nossos sonhos são importantes: investimos suor, persistência, vontade e gratidão a eles.

Independente do ciclo que você esteja vivendo, é significante olhar para as nossas histórias pessoais e saber que fizemos tudo ao nosso alcance. O que não foi tão legal assim, porque erros todos nós cometemos, nos perdoemos e ressignifiquemos. Há janelas e portas que só se abrem através da dor mesmo. Eu nunca havia sido demitida até o momento de concretizar a VIP. Sou extremamente responsável com meu trabalho e já tive ex-líder que ficou magoado comigo quando pedi demissão. Hoje somos amigos porque num momento de necessidade, eu estava lá apoiando. Sou dessas (ele deve tá lendo isso e rindo!).

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 80 GERAL 6/9

Quando a dificuldade nos pega pela mão e descortina-se um cenário, a vida lhe cobra uma mudança (geralmente é interna e que vai desdobrar no externo). Eu nem fui educada para ser empresária. Meu avô materno tinha um comércio, vendia tecidos, mas nem cheguei a conviver com ele e nem a família deu continuidade.

Então culturalmente empreender não é uma coisa que tá no ‘sangue’. Empresas gigantescas, com alto faturamento, podem fechar as portas diante de uma crise de imagem séria, por exemplo.

Sinceramente eu não me impressiono com tamanho de marcas, mas com as causas que elas abraçam. Um mercado de causas tem sustentabilidade e se propõe a resolver problemas da sociedade. E dentro do exercício de ‘Oceano Azul’ (leiam este livro!), onde a concorrência se torna irrelevante, uma marca com causa, propósito e que encontra seu nicho segmentado, tem mais longevidade.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 81 GERAL 7/9

Contudo, não se engane: esteja atento aos ditos ‘sinais do tempo’ anunciados há mais de dois mil anos por aquele que sempre cito aqui, Jesus. A nuvem pesada vem e você sabe que virá tempestade.

Por isso a intuição será mais cobrada de todos que atuam no ramo empresarial. Um amigo jornalista, que foi convidado para fazer assessoria política de um candidato, veio me contar que havia três trabalhos para escolher e ele estava tentando ‘ajeitar’. Eu já o indaguei se não seria a hora de abrir uma agência de marketing político. Fica com os três clientes e se torna logo Pessoa Jurídica. A ideia não havia se passado na cabeça dele. É o sinal dos tempos: faça sua colheita!

Quando desenvolvemos mentoring assumimos muitos riscos e responsabilidades, mas junto a estes, recebo de presente o desabrochar de vários profissionais. E a partir daí percebo o quanto sucesso é algo infinitamente compartilhado. O sucesso solo, nesta era, é apenas ego gritando. Não

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 82 GERAL 8/9 acreditamos mais em semideuses, em promessas de pessoas que não trazem seus testemunhos de glórias e derrotas, mas sim pessoas reais, que têm suas dificuldades e estão dispostas a encarar com coragem e humildade os desafios. Também tenho meus mentores, minha terapeuta e professores. O processo nunca acaba.

E neste reset a partir deste 8º ano, considero-me recomeçando. Assim como foi um dia, trabalhando em home office desde o início da pandemia do coronavírus, mas agora com muito mais experiência e consciência do que outrora. E quando me perguntam novamente o que a VIP faz, respondo que é gerar confiança a partir de relacionamentos. E confiança gera credibilidade. E credibilidade gera caixa. Continuo subindo as escadas, mas com menos bagagem. Eliminei os pesos até em mim (42 off pós-bariátrica).

E com o simbolismo do 8 deitado, que se torna infinito, vejo a minha vida e da minha filha, VIP, como um rio fluindo para o mar. É

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 83 GERAL 9/9 o símbolo do equilíbrio, possui um valor de mediação entre o círculo e o quadrado, entre a terra e o céu, representa a inexistência de um começo ou fim. É uma ligação entre o físico e o espiritual, o divino e o terreno. Concluo nosso Espaço Reflexão com uma colocação profunda de Dalai Lama a respeito do sucesso, fazendo votos de que você que me lê encontre sucesso a cada dia, e desfrute-o, comemorando cada pôr do sol como quem sentiu gratidão por todos que ajudou neste dia através da bênção do trabalho.

“O planeta não precisa de mais pessoas de sucesso. Precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todo tipo. Precisa de pessoas com coragem moral dispostas a aderir à luta para tornar o mundo habitável e humano. Essas qualidades têm pouco a ver com o sucesso tal como a nossa cultura o tem definido”. lShirley Vidal – É mãelabarista, cronista, jornalista e designer gráfico. Pilota a agência VIP há 8 anos. É especialista em Comunicação Organizacional e MBA em Marketing Digital pela ESPM. E-mail: [email protected] | Instagram: @shirley_vidal

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 84 EDIÇÃO 152

ELEIÇÕES APERTADAS ENTRE DOIS PRÉ-CANDIDATOS EM LARANJEIRAS: ZÉ BODEGA X JUCA BALA ÍNDICE TOQUE E ACESSE

POLÍTICA Estreia no caderno municípios 88

Eleições apertadas entre dois pré-candidatos em Laranjeiras: Zé Bodega x Juca Bala 97

GERAL Com mais de 99% de casos curados, Capela conta com apenas 04 casos ativos de COVID-19 104

Tremores de terra foram registrados em municípios sergipanos 108

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 86 Convenções partidárias 112

Maruim registra queda de 70% no número de homicídios 116

Concurso define Mister Sergipe CNB 2020 e Miss Grand Sergipe 2021 118

ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES

uElenaldo Santana (79) 99949-9262 uEmail: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 87 POLÍTICA 1/9 FOCO NO INTERIOR

Keizer Santos JORNALISTA ESTREIA NO CADERNO MUNICÍPIOS

Há quase dois meses estou no comando do caderno de Esportes, que traz semanalmente a coluna Arena Sergipana com notícias sobre o esporte local. Agora, com muito orgulho e com muita responsabilidade, também assumo o caderno Municípios deste conceituado e tradicional veículo jornalístico sergipano, o

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 88 POLÍTICA 2/9

Cinform. Agradeço ao diretor de Jornalismo, Sr. Edvar Freire, pela confiança.

O caderno Municípios também traz a coluna FOCO NO INTERIOR com tópicos sobre notícias gerais do cotidiano do interior sergipano. Um canal disponível para participação popular com espaço aberto para diversidade e pluralidade jornalística.

Envie sua sugestão de pauta via e-mail: [email protected]. Até mais!

JAPOATÃ Um morador relatou que falta água há quase 15 dias, no Povoado Projeto Ladeirinhas B, em Japoatã. A denúncia foi realizada no programa Jornal da Fan, apresentado pelo radialista George Magalhães, na Fan FM de Carmópolis. Além da falta de água, também existe problema na iluminação pública e na infraestrutura. O morador alerta que a responsabilidade do abastecimento de Ladeirinha A é da Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, mas em Ladeirinha B a

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 89 POLÍTICA 3/9 responsabilidade é da Prefeitura. Buscamos a resposta da Prefeitura de Japoatã, por meio da Assessoria de Comunicação, mas até o momento não recebemos nenhuma resposta.

JAPOATÃ II O problema da falta de água no Povoado Ladeirinhas é recorrente. Em março de 2019, a reclamação foi alvo de matéria no programa Balanço Geral, da TV Atalaia.

Na oportunidade, moradores reclamavam que estavam há três meses sem água. Se naquela época já era difícil ficar sem água, imagine neste período de pandemia do novo coronavírus, que o cidadão precisa adotar os protocolos sanitários.

CONVENÇÕES Conforme as novas mudanças estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções, que definirão os candidatos aos cargos de prefeito, vice- prefeito e vereador já estão sendo realizadas desde o dia 31 de agosto e seguem até 16 de

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 90 POLÍTICA 4/9 setembro. O novo prazo foi estabelecido pelo TSE após votação de Emenda Constitucional no Congresso Nacional, que alterou o calendário eleitoral em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

ARAUÁ

A ex-prefeita Dona DIVULGAÇÃO Ana lançou o seu filho, o advogado Fábio Costa (Solidariedade), como pré- candidato a prefeito de Arauá. Fábio foi vereador por dois mandatos e deve ter apoio do PT, PRB e PSB. Este último, deve indicar o nome do vereador mais votado no último pleito, Bernardo Lima, que deixou o PDT e migrou para o PSB da família Valadares.

NOSSA SENHORA DA GLÓRIA Na quarta-feira (2), o Partido Social Democrático (PSD) de Nossa Senhora da Glória homologou a candidatura da ex-prefeita Luana Oliveira para o cargo majoritário. Luana,

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 91 POLÍTICA 5/9

irmã do ex-prefeito Serginho Oliveira (PSD), também conta com o apoio do PL e do PT do atual prefeito Chico do Correio. O atual prefeito indicou a vereadora Vaneide de Nivaldo da feirinha (PSD) como vice na chapa majoritária, que provocou um mal-estar dentro Partido dos Trabalhadores. A deputada estadual Janier Mota (PL) e os deputados federais Fábio Mitidieri (PSD) e Bosco Costa (PL).

NOSSA SENHORA DA GLÓRIA II Em 2009, Luana Oliveira, então filiada ao PR, que hoje denomina-se Partido Liberal (PL), venceu a eleição suplementar de

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 92 POLÍTICA 6/9

Nossa Senhora da Glória, com 10.406 votos ao derrotar o então candidato, Chico do Correio (PT), que obteve 6.060 votos. Em 2008, Serginho Oliveira venceu o pleito, mas teve a candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

ROSÁRIO DO CATETE O processo eleitoral no município de Rosário do Catete tem um histórico de ser um dos mais acirrados no Vale do Cotinguiba. No pleito

BAIXE NOSSO JORNAL DIRETAMENTE DO SITE: www.cinform.com.br/edicoes

Todas as notícias do CINFORM na palma da sua mão, a qualquer hora, em qualquer lugar

A NOVA ERA DA NOTÍCIAS

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 93 POLÍTICA 7/9 deste ano não será diferente e a prova está nas articulações e manifestações em redes sociais. Três pré-candidatos a prefeito colocaram os nomes à disposição: o empresário César Resende (PDT), o ex-prefeito Laércio Passos (PT) e o atual prefeito Etelvino Barreto (DEM) devem homologar seus nomes nas convenções municipais, que deve acontecer até 16 de setembro.

ATRASO EM CARMÓPOLIS Após o afastamento do prefeito Alberto Narcizo da Cruz Neto, Beto Caju, do Solidariedade, pela Polícia Federal a partir de operações coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Sergipe, o Município de Carmópolis vive um dilema não muito agradável com o caos instalado no Poder Executivo.

O prefeito interino, o presidente da Câmara, o vereador José Augusto (PSD), que assumiu no dia 20 de agosto, enfrenta diversos problemas administrativos, como por exemplo, atrasos salariais dos servidores, que estão há três meses sem receber.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 94 POLÍTICA 8/9

SINDETC

GREVE DOS CORREIOS Em greve há duas semanas, os servidores dos Correios realizaram manifestações na cidade de Lagarto. A ação coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Sergipe (Sintect) faz parte do processo de interiorização das atividades sindicais. Os trabalhadores alegam que a estatal pode ser privatizada e defendem a garantia dos direitos trabalhistas.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 95 POLÍTICA 9/9

ANA LAURA FARIAS

UFS LAGARTO O campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe divulgou a informação, que o Departamento de Farmácia já produziu, desde março deste ano, dois mil litros álcool gel e álcool 70%. A medida visa atender famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou instituições que demandam um volume maior dos materiais, que passaram a integrar o nosso dia a dia.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 96 1/6 POLÍTICA ELEIÇÕES APERTADAS ENTRE DOIS PRÉ- CANDIDATOS EM LARANJEIRAS: ZÉ BODEGA X JUCA BALA lDADOS EXIGIDOS PELO TRE Universo pesquisado: Município de Laranjeiras, estado de Sergipe;Tamanho da amostra: 400 entrevistas; Margem de Erro: 4,85% Intervalo de Confiança: 95% Trabalho de Campo: dia 29 e 30 de agosto de 2020 Pesquisa Registrada: SE 07455/2020

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 97 1/6

Zé Bodega Juca Bala Esta semana a publicação de pesquisa é do município de Laranjeiras, cidade quase anexa à Grande Aracaju. A disputa se apresenta apertada entre Zé Bodega e Juca Bala, mas com aparência mais favorável a Zé Bodega, em função do seu reduzido índice de rejeição.

Os dois, Zé Bodega e Juca Bala, estão correndo lado a lado, com vantagens ora de um, ora e de outro, dependendo dos aspectos avaliados. Entretanto, quando se pergunta “em quem o(a) senhor(a) não votaria?”, enquanto o índice de rejeição é muito alto contra Paulão das Varzinhas (mais de 34%) e Juca Bala (Mais de 15%), os percentuais de rejeição de Zé

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 98 POLÍTICA 2/6

Bodega e de Alexandre Sobral são muito baixos (2,75%), aliás, um dos mais baixos entre os pré- candidatos já pesquisados no Estado.

As questões mais essenciais da pesquisa – Tratando diretamente das eleições que se aproximam, é feita a pergunta: “se a Eleição fosse hoje em quem o/a Sr/a votaria para Prefeito de Laranjeiras?” (ESPONTÂNEA) Aqui vale lembrar que a pesquisa espontânea é aquela em que o eleitor não recebe do entrevistador os nomes dos candidatos. Ele indica o seu favorito para as eleições a partir de sua motivação pessoal.

Os resultados foram os da tabela abaixo:

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 99 POLÍTICA 3/6

Pela tabela acima, dá para perceber que os dois candidatos estão rigorosamente em empate técnico, com diferença de 1,5% em favor de Juca Bala.

Em seguida, é feita a questão em que o entrevistador indica os nomes já conhecidos de pré-candidatos, que é chamada de pesquisa induzida: “E se a Eleição fosse hoje em quem o/a Sr/a votaria para Prefeito de Laranjeiras? (INDUZIDA)

1º Juca Bala: 22,75% (correspondente a 91 entrevistados); 2º Zé Bodega: 21,75% (correspondente a 87 entrevistados); 3º Paulão das Varzinhas: 8,75% (correspondente a 35 entrevistados); 4º Alexandre Sobral: 6% (correspondente a 24 entrevistados); 5º Deninha Almeida: 2,25% (correspondente a 9 entrevistados); 6º Canela: 1,5% (correspondente a 6 entrevistados); A disputa acirrada entre Juca Bala e Zé Bodega fica ainda mais evidente, com apenas 1% de

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 100 POLÍTICA 4/6 diferença em favor de Juca Bala. Na tabela abaixo podem ser observadas as performances dos dois candidatos nas zonas rural e urbana. Juca Bala é mais forte na zona urbana enquanto Zé Bodega é forte nas duas zonas.

Aqui surge uma questão crucial em qualquer eleição, pois se demonstra o espírito do eleitor e pode decidir o voto dos nulos e indecisos, como segue: “E se a Eleição fosse hoje em quem o/a Sr/a NÃO votaria para Prefeito Laranjeiras?”

Observar bem esta tabela abaixo porque o nome com mais votos é o que está em pior situação, porque retrata a quantidade percentual de eleitores que não vota nele. Neste quesito a melhor situação é a de Zé Bodega.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 101 POLÍTICA 5/6

Outra questão muito importante é a que mede o “espírito” da população, poia trata do imaginário popular, a saber: “ Independente do seu voto, quem o/a Sr/a acha que ganha para Prefeito Laranjeiras? (INDUZIDA).

Receba o seu jornal CinformOline digital GRÁTIS toda semana através do WhatsApp, às segundas-feiras CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

A NOVA ERA DA NOTÍCIAS

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 102 POLÍTICA 6/6

Outra vez aqui leva uma pequena vantagem (1%) o pré-candidato Zé Bodega sobre Juca Bala, porque agrega a imagem de potencialidade para vencer.

Tudo isso demonstra uma eleição duramente disputada, e que pode ser decidida nas últimas semanas, ou mesmo na última, como acontece de forma estranha em Sergipe, no Brasil e na América Latina.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 103 | GERAL 1/4 GERAL COM MAIS DE 99% DE CASOS CURADOS, CAPELA CONTA COM APENAS 04 CASOS ATIVOS DE COVID-19

lCidade registrou mais de 700 casos da doença, mas há quase 30 dias não registra óbitos nem internamentos em decorrência da pandemia.

O município de Capela, localizado a 61km da capital, atingiu nesta semana um patamar só visto no início da pandemia. Além de não registrar novos óbitos causados por complicações no Covid-19, agora a cidade conta com apenas 04 casos ativos de 703 casos confirmados da doença. “Estamos cada

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 104 | GERAL 2/4

FOTOS CARLOS WALKER

vez mais próximos de zerar o número de casos ativos de Covid-19 em nosso município graças ao trabalho de uma equipe comprometida no combate e o apoio da população, que não apenas tem sido testada constantemente, como atendido as orientações em caso de testagem positiva”, explicou Larissa Mamlak, secretária de Saúde do município.

“Em Capela, não temos novos quadros de internamento há semanas e desde o último dia 09 de agosto não temos casos de óbitos por complicações no Covid-19. Mesmo assim,

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 105 | GERAL 3/4

os cuidados precisam continuar para que os casos não voltem a crescer”, complementou a secretária. Segundo Elouizy Dória, Coordenadora da Unidade de Combate às Síndromes Gripais, os dados são muito positivos. “O resultado é reflexo de nossas ações de combate ao Covid-19 em nosso município, que vão desde o monitoramento dos casos à testagem de nossa população, adotando os protocolos necessários para minimizar o impacto da doença nos casos confirmados”, afirmou.

Para Dr. Marcos Henrique, médico responsável pelos atendimentos na Unidade

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 106 | GERAL 4/4

as medidas foram importantes. “Além do empenho da gestão, que tem disponibilizado medicações e testes para o Covid-19, além de realizar ações preventivas constantes para conscientizar a população de nosso município”, explicou. Mesmo diante do cenário positivo, é importante ressaltar que os cuidados continuam, o uso de máscara é obrigatório, de acordo com a legislação estadual e os protocolos de retomada econômica seguirão as orientações do Comitê Gestor de Emergência (CGE) e Comitê de Retomada da Economia (COGERE), coordenados pelo Governo

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 107 | GERAL 5/8

LABSIS

TREMORES DE TERRA FORAM REGISTRADOS EM MUNICÍPIOS SERGIPANOS

lO Município de Canhoba, no Baixo São Francisco, registrou sucessivos tremores de terra.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 108 | GERAL 6/8

Municípios sergipanos do Baixo São Francisco, Canhoba e Amparo de São Francisco registraram abalos sísmicos, que são fenômenos naturais conhecidos como tremores de terra, que foram confirmados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). O último registro aconteceu na noite da quinta-feira (3), na divisa entre Sergipe e Alagoas.

O fenômeno ocorre na região desde o último dia 30 de agosto, onde foram registrados oito tremores em dois dias. O tremor do dia de setembro, com magnitude preliminar 2.1 mR, ocorreu às 23h30. Segundo o LabSis, o tremor foi sentido por moradores dos municípios sergipanos de Canhoba e Amparo do São Francisco, e no município alagoano de São Brás.

Às 08h32 da terça-feira (1º), o Laboratório de Sismologia registrou um tremor de terra com magnitude preliminar 2.7 mR na região do Baixo São Francisco.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 109 | GERAL 7/8

UFRN

No dia 2 de setembro ocorreu um novo tremor de magnitude preliminar 1.8 mR registrado às 23h22.

O Laboratório Sismológico segue com o monitoramento da atividade sísmica na região Nordeste em tempo real. Além do site do LabSis [http://www.labsis.ufrn.br/], as informações também são divulgadas no blog Sismo do Nordeste [http://sismosne. blogspot.com/], sob a responsabilidade do laboratório potiguar, do Departamento de Geofísica (DGEF) e Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 110 | GERAL 8/8

LABSIS

ABALOS SÍSMICOS NA BAHIA Nos dias 30 e 31 de agosto foram registrados diversos tremores de terra no estado da Bahia. A informações foram divulgadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN a partir de dados coletados nas estações sismográficas da rede RSISNE, pertencente à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Um sismo com magnitude 4.6 mR foi o maior identificado no período relatado. Os tremores foram sentidos em diversos municípios do Recôncavo baiano, Baixo sul e Vale do Jequiriçá.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 111 | GERAL 1/4

Ludwig Junior Sala jurídica

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS

Caros Leitores!

Até o próximo dia 16, os partidos políticos podem realizar as suas Convenções Partidárias para definição dos candidatos que irão concorrer nas eleições de 2020 e deliberar sobre eventual coligação para a disputa do cargo de Prefeito. O prazo se estende até o dia 16 de Setembro de 2020. Entre as principais novidades para esta eleição, está a

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 112 | GERAL 2/4 possibilidade de realização de convenções virtuais, medida permitida em razão da pandemia de covid-19.

Os partidos devem ficar atentos e acessar o Sistema CANDex, de utilização obrigatória desde 2004 pelos partidos, coligações e candidatos que vão disputar as Eleições Municipais deste ano. Esse sistema, desenvolvido pelo TSE, é o meio de entrada das informações do registro de candidatura – incluindo os atos ligados à convenção partidária – e já está disponível para download no site do TSE, com todas as instruções para o usuário.

Após a realização das Convenções, deve ocorrer o registro dos candidatos definidos pelos partidos. É importante que os partidos e candidatos não deixem “para a última hora”, principalmente em razão de outra novidade para as Eleições 2020, que é o uso do processo judicial eletrônico (PJe) para todos os procedimentos envolvendo registro de candidaturas e prestações de contas. Um

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 113 | GERAL 3/4 eventual volume maior de acessos na reta final pode acarretar uma sobrecarga do sistema e gerar dificuldades para os usuários.

O prazo para os pedidos de registro de candidatos termina às 8h do dia 26 de Setembro, mediante transmissão pela internet do arquivo completo gerado pelo CANDex, acompanhado de toda a documentação que instrui o pedido de registro do partido que concorre isoladamente, da coligação (somente nas eleições para prefeito) e dos candidatos. Quem não fizer a solicitação on-line terá até as 19h do dia 26 para fazer a entrega em mídia física (preferencialmente pen drive) diretamente no cartório eleitoral do município onde disputará as eleições.

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS VIRTUAIS - Para as eleições de 2020, foi admitida a possibilidade de realização de convenções partidárias por meio virtual para a escolha dos candidatos. Aos partidos, é assegurada autonomia para utilização das ferramentas

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 114 | GERAL 4/4 tecnológicas que entenderem mais adequadas para a realização das convenções (art. 1º, parágrafo único, da Resolução TSE nº 23.623/2020).

As decisões tomadas na convenção serão consignadas em ata digitada no Sistema CANDex, que funcionará como livro-ata da convenção virtual, registrando-se diretamente no sistema as informações relativas à ata e à lista dos presentes.

Outra informação importante é o prazo para encaminhamento da ata à Justiça Eleitoral. Até o dia seguinte ao da realização da convenção, o arquivo contendo o inteiro teor da ata de convenção deverá ser transmitido via internet pelo próprio sistema CANDex ou, na impossibilidade, ser gravado em mídia e entregue no cartório eleitoral.

Fiquem ligados! *Ludwig Oliveira Junior, é Advogado especializado em Direito Eleitoral, devidamente registrado na OAB de sob nº 5750

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 115 | GERAL 1/2 MARUIM REGISTRA QUEDA DE 70% NO NÚMERO DE HOMICÍDIOS Fonte Polícia Civil

A cidade de Maruim registrou uma diminuição de 70% no número de homicídios em comparativo entre janeiro e agosto de 2019 e de 2020. Enquanto que, neste ano, foram três crimes desse tipo, no mesmo período do ano passado foram dez homicídios.

O delegado Ataíde Alves destacou que o resultado positivo é fruto do trabalho integrado entre as Polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal de Maruim. Ele ressaltou também que prisões, como as de nove integrantes de associações criminosas envolvidas em

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 116 | GERAL 2/2

DIVULGAÇÃO

homicídios e tráfico de drogas, contribuíram para a queda nos índices. Essas detenções ocorreram no ano passado.

A atuação da população também foi fundamental para a elucidação de crimes. Informações e denúncias que possam levar a identificação e localização de suspeitos de ações criminosas podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 117 | GERAL 1/3 CONCURSO DEFINE MISTER SERGIPE CNB 2020 E MISS GRAND SERGIPE 2021

Fonte Assessoria de Imprensa

Victor Maquiavel e Bianca Donata, foram os vencedores do concurso Mister Sergipe CNB 2020 e Miss Grand Sergipe 2021, respectivamente. O concurso foi realizado no dia 29 de agosto, em Aracaju.

A nova Miss é estudante do curso de Medicina Veterinária, na Universidade Federal de Sergipe, e novo mister é modelo e produtor. Donata já havia participado do Miss Sergipe Universo 2019 e Maquiavel se destaca no mundo da moda.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 118 | GERAL 2/3

Bianca utilizou as redes sociais para agradecer a oportunidade e expressou sua felicidade em representar o Estado de Sergipe. “Essa é uma nova fase em minha

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 119 | GERAL 3/3 vida e uma nova oportunidade de levar minha mensagem para um público bem maior, não irei desperdiçá-la!”, pontuou.

“Posso continuar defendendo as causas e as ideias com as quais me identifico, porem de forma muito mais abrangente. Busco informar e aprender junto com voces, mais e mais, a cada dia! Quem me conhece sabe em quais causas estou envolvida como o feminismo e a causa animal. Vamos juntos desenvolver um dialogo para quebrar tabus que circundam essas e outras lutas tao importantes e necessarias para a nossa sociedade! Muito, muito, muito obrigada e vamos com tudo”, afirmou emocionada a Miss Grand Sergipe 2021, Bianca Donata, que se prepara para representar o estado na etapa nacional.

Maquiavel também expressou sua gratidão a várias pessoas, em especial ao Luiz Plínio, que segundo o modelo, acreditou em seu sucesso e potencial neste segmento.

ACESSE MAIS NOTÍCIAS EM WWW.CINFORM.COM.BR

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 120 EDIÇÃO 152

EsporteSarena sergipana

FEDERAÇÃO SERGIPANA DE FUTEBOL ANUNCIA INÍCIO DA SÉRIE A2 Com 18 equipes, a Série A2 do Campeonato Sergipano de futebol será iniciada no dia 31 de outubro ÍNDICE TOQUE E ACESSE

Federação sergipana de futebol anuncia início da série A2 123

Confiança consegue empate fora de casa 126

ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES

uElenaldo Santana (79) 99949-9262 uEmail: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 122 ESPORTES 2/4 MARCÍLIO NOCRATO FOTOS DIVULGAÇÃO FSF

FEDERAÇÃO SERGIPANA DE FUTEBOL ANUNCIA INÍCIO DA SÉRIE A2

Por JORNALISTA KEIZER SANTOS | DRT/SE 2099

Por meio do Departamento de Competições, a Federação Sergipana de Futebol anunciou na quarta-feira (2) a tabela básica e o regulamento da Série A2 do Campeonato Sergipano de Futebol 2020, que vai ter início no dia 31 de outubro e seguirá até dia 22 de dezembro. Nesta edição, 18 equipes, divididas em quatro

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 123 ESPORTES 3/4 grupos, disputarão duas vagas para participar da divisão principal do futebol sergipano. O grupo “A” é formado pelo Atlético Gloriense, Canindé, Força Jovem de Aquidabã e Guarany de Porto da Folha; o grupo “B” é formado pelo Amadense de Tobias Barreto, Coritiba de Itabaiana, Rosário Central de Rosário do Catete e Santa Cruz de Riachuelo. No grupo “C” estão Aracaju, Barra, Maruinense, Socorrense e Socorro. No grupo “D”, Boquinhense, Estanciano, Independente de Simão Dias, Olímpico de Itabaianinha e Sete de Junho de Tobias Barreto.

Na primeira fase as equipes se enfrentarão nos seus grupos em jogos de ida e volta. Os dois melhores classificam-se para as quartas de final em jogos de ida e volta. O mesmo sistema com dois jogos, ida e volta, será adotado nas semifinais. Porém, a grande final será em partida única dentro da arena Batistão, em Aracaju. Os dois finalistas estarão automaticamente garantidos no Campeonato Sergipano da Série A1 de 2021.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 124 ESPORTES 4/4

Segundo a Federação Sergipana de Futebol, todas as partidas serão disputas com portões fechados. Os mesmos protocolos de segurança sanitária do “Jogo Seguro” serão adotada na competição de acesso.

1ª RODADA Grupo A 31/10 (Sábado) 15h15: Canindé x Força Jovem 15h15: Atlético Gloriense x Guarany

Grupo B 31/10 (Sábado) 15h15: Coritiba x Amadense 15h15: Rosário Central x Santa Cruz

Grupo C 01/11 (Domingo) 15h15: Barra x Socorrense 15h15: Maruinense x Socorro

Grupo D 01/11 (Domingo) 15h15: Estanciano x Boquinhense 15h15: Independente x Olímpico

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 125 ESPORTES 1/5 ARENA SERGIPANA

Keizer Santos E-mail: [email protected]

CONFIANÇA CONSEGUE EMPATE FORA DE CASA

Por JORNALISTA KEIZER SANTOS | DRT/SE 2099

A Associação Desportiva Desportiva empatou com a equipe do Centro Sportivo Alagoano (CSA). A partida válida pela oitava

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 126 ESPORTES 2/6

MIKAEL MACHADO

rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de futebol ocorreu no sábado (5), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O atacante Pedro Júnior marcou para o CSA aos 42 minutos do segundo tempo. O atacante Ari Moura, do Confiança, empatou a partida aos 29 minutos do segundo tempo.

CONFIANÇA II Com o empate, o Dragão do Bairro Industrial segue sem vencer fora de casa. Com 7 pontos, o clube ocupa a 15ª posição na classificação geral. Na zona de rebaixamento, o CSA é o penúltimo colocado da competição.O próximo confronto do time sergipano será contra o

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 127 ESPORTES 3/5

Juventude, na terça-feira (8), às 19h15, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS.

CONFIANÇA III LUIZ NETO

Não podemos deixar de registrar a primeira vitória do Confiança na Série B na terça-feira (1º). Em partida válida pela sétima rodada o clube sergipano recebeu o Vitória da Bahia, na arena Batistão. O gol do Dragão foi marcado pelo iluminado Leandro Kível.

SÉRIE D A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela completa com os jogos das equipes sergipanas na Série D do Campeonato

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 128 ESPORTES 4/5

Brasileiro. A Associação Olímpica Itabaiana vai estrear no dia 20 de setembro, às 16h, em Itabaiana, contra o ABC/RN. No mesmo dia, às 15h30, a Associação Desportiva Freipaulistano enfrentará em Mossoró, a forte equipe do Potiguar.

OLÍMPICO Na sexta-feira (4), em live comandada pelo jornalista Rômulo Oliveira, do blog Esporte SE, o presidente do Olímpico de Itabaianinha, Fabrício Varjão, falou dos projetos para o clube nas temporadas 2020/21.

A equipe que disputará a Série A2 do Campeonato Sergipano. O presidente falou sobre o lançamento da campanha de sócio- torcedor, melhorias no gramado do estádio Souzão e a negociação com um técnico experiente, que conhece o futebol sergipano.

JASON NETO Infelizmente perdemos na quarta-feira (2), o companheiro de imprensa Jason Góis da Silva Neto, 51 anos. A Federação Sergipana

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 129 ESPORTES 5/5

DIVULGAÇÃO

de Futebol decretou três dias de luto em respeito ao falecimento de Jason Neto, que morreu após sofrer um infarto. Jason era vereador de Aracaju, jornalista, radialista e funcionário público do Ipesaúde.

Por muito anos foi setorista do e apresentador de programas esportivos na Rádio Cultura AM. Nossa solidariedade aos amigos e familiares.

ACESSE MAIS NOTÍCIAS EM WWW.CINFORM.COM.BR

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 130 EDIÇÃO 152

O AUTOMOBILISMO BRASILEIRO ÍNDICE TOQUE E ACESSE O automobilismo Brasileiro 133

Arrefecimento = temperatura ideal do seu motor! 143

Manutenção preventiva de seu carro: entenda as vantagens 150

Carros antigos! Hobby crescente 156

Opala SilverStar: um antigo inesquecível 164

Vitrificação Automotiva-um diferencial para o seu carro 169 ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES

uElenaldo Santana (79) 99949-9262 uEmail: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 132 2/11 O automobilismo brasileiro Quem é apreciador de automobilismo normalmente também se interessa pelo universo das corridas esportivas. E não é só da Fórmula 1 ou das conhecidas provas americanas, Nascar e Fórmula Indy, que o esporte é feito. O Brasil possui campeonatos e provas importantíssimas em seu calendário. Essa matéria é para informar e mostrar quais são as principais modalidades. Veja abaixo:

FÓRMULA TRUCK

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 133 3/11

A Fórmula Truck é uma competição nacional que é disputada por caminhões preparados para as corridas. A modalidade teve início em 1987, com o nome de Copa Brasil de Caminhões. Nove anos mais tarde, foi homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo e passou a ter o nome atual.

As provas mais tradicionais ocorrem nos autódromos de Cascavel, Tarumã, Interlagos, Goiânia e Londrina. As corridas são compostas de 30 a 35 voltas. Entre os pilotos que mais se destacaram ao longo da história da Fórmula Truck estão: Felipe Giaffone (4 títulos), Leandro Totti (3 títulos) e Wellington Cirino (3 títulos).

FÓRMULA 3 BRASIL A Fórmula 3 é uma das categorias mais conhecidas do automobilismo mundial por suas provas realizadas na Inglaterra e no restante da Europa. O Brasil também possui seu campeonato de monopostos dentro desse tipo de conceito. A Origem da F3 brasileira é o extinto campeonato Sul-americano. Mas acontece que levar as provas para toda a América do Sul estava ficando

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 134 4/11

demasiadamente caro, o que gerou um intervalo de 17 anos sem corridas nessa categoria. Até que, em 2014, ficou estabelecido que a F3 seria realizada apenas no Brasil.

A Fórmula 3 foi a responsável por revelar vários talentos para a Fórmula 1, como Christian Fittipaldi, Cristiano da Mata e Ricardo Zonta.

STOCK CAR A Stock Car é uma das mais tradicionais categorias de automobilismo das que existem no Brasil. Trata-se de um dos torneios com maior

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 135 5/11

apelo comercial e cobertura da imprensa entre os campeonatos nacionais de automobilismo. Possui, inclusive, uma categoria de acesso, que é o Campeonato Brasileiro de Turismo (falaremos mais a respeito nos tópicos seguintes).

Os veículos da Stock Car se assemelham muito aos veículos de passeio, comuns em sua aparência, dada a origem histórica da competição iniciada em 1979, em que os Opalas eram a principal figura dos circuitos.

Ao longo da história, foram utilizados

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 136 6/11

Mitsubishis, Peugeots, e outros veículos da marca Chevrolet, que sempre dominou a categoria ao longo dos anos. Ingo Hoffman é o principal nome da Stock Car, colecionando 12 títulos. O segundo colocado nessa tabela é Cacá Bueno, com 5 títulos.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO

O Campeonato Brasileiro de Turismo é uma evolução das categorias de acesso da Stock Car — anteriormente chamadas de Stock Car Light, Pick Up Racing e Copa Montana. A competição teve seu início em 2013 e, até o momento, Márcio Campos é o seu maior campeão — seguido por Guilherme Sales e Felipe Fraga, que ganharam a competição nos anos anteriores.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 137 7/11

CAMPEONATO BRASILEIRO DE MARCAS Chamado anteriormente de Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, essa competição possui 3 fases distintas: entre 1983 e 1994, de 2004 até 2009, e depois de 2011 até os dias atuais.

O campeonato consiste em uma competição entre veículos conhecidos do grande público, mas sem todo o preparo existente nos veículos da Stock Car. Corolla, Lancer, Cruze, Astra, Civic, Focus, e outros veículos deram sua contribuição a esse torneio ao longo da história. O primeiro campeonato foi vencido por Toninho da Matta, em 1983, que dirigia um Fiat 147.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 138 8/11

Outra curiosidade do Campeonato Brasileiro de Marcas é que é bastante comum a participação de grandes nomes da Stock Car entre a relação de pilotos, como Xandy Negrão, Thiago Camilo, Andreas Mattheis e Ricardo Maurício.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE KART Diferentemente de outras modalidades do automobilismo brasileiro, o Campeonato Brasileiro de Kart é uma espécie de categoria- escola, ou um hobby para os pilotos mais experientes. Atualmente, o ingresso à categoria se dá por inscrições feitas pela internet.

São 18 categorias divididas por idades e níveis

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 139 9/11 de pilotagem, e cada uma delas aceita a inscrição de até 34 pilotos. A idade mínima para o início na modalidade mirim é de 8 anos de idade.

Todas as provas são realizadas entre a segunda e a terceira semana do mês de julho, no Kartódromo Internacional Beto Carreiro, em Penha, litoral de Santa Catarina.

A grande maioria dos pilotos brasileiros que se destacaram no automobilismo mundial se iniciou nesse campeonato de Kart, que é o mais importante do Brasil.

CORRIDA DO MILHÃO Apesar de muitos considerarem uma corrida festiva, a Corrida do Milhão faz parte do calendário oficial do automobilismo brasileiro.Trata-se de uma prova de Stock Car, realizada anualmente em diferentes circuitos, em que o vencedor

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 140 10/11 leva um milhão de reais para casa. O Piloto Thiago Camilo é o maior vencedor dessa prova, vencendo por 3 vezes.Outra questão interessante da Corrida do Milhão é que a pontuação referente às primeiras posições é dobrada.

RALLY Nem só de asfalto e autódromos vive o automobilismo brasileiro. As trilhas e estradas de terra dão o tom do Rally dos Sertões, que é uma importante etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, e também do Mundial Cross Country da Federação internacional de Automobilismo. A prova, de quase 5000 km em seu trajeto, é realizada desde 1993. Até 2001, o percurso partia do Estado de São Paulo, terminando em cidades do nordeste, como Natal

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 141 11/11 e Fortaleza. Nos eventos mais recentes, varia um pouco mais, terminando em Minas Gerais ou, até mesmo, na região sul do Brasil — mas sempre partindo de Goiânia.

Algo bastante interessante no Rally dos Sertões é o contexto ecológico e social em sua trajetória. Por onde passa, o Rally leva conscientização aos moradores das cidades, além de fortalecer consideravelmente a economia por meio do turismo e da geração de empregos.

Ao final concluímos que a prática dialogou com a construção da idéia de nação, do ponto de vista econômico, em sua relação com a industrialização, do ponto de vista político, expressando as tensões em diferentes setores nacionais, e do ponto de vista cultural, como uma releitura peculiar de um importante símbolo da modernidade.

Para os fãs do automobilismo fica o registro das provas que existem no Brasil, assim podem consultar o calendário de sua categoria preferida para assistir a prova ou mesmo acompanhar o andamento do campeonato.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 142 1/7

FOTOS DIVULGAÇÃO

Arrefecimento = temperatura ideal do seu motor! O bom desempenho de um veículo se dá devido a alguns fatores muito importantes, entre eles: o correto funcionamento do sistema de arrefecimento. Trata-se de algo fundamental para mantê-lo em uma temperatura ideal, de modo que não comprometa

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 143 2/7 a integridade das peças do motor. Quando não ocorre uma manutenção correta desse sistema (ou de maneira alguma), o calor e o constante atrito das peças metálicas do motor podem ocasionar danos irreversíveis em alguns casos.

Para entender um pouco melhor a importância do circuito de arrefecimento, é interessante entender que, quando há algum problema nele e isso afeta determinada peça, infelizmente o motor pode fundir. Nesse caso, o prejuízo é maior.

Para que consiga compreender o procedimento de forma mais clara, falaremos sobre a manutenção em uma ordem lógica. Logo, você deve estar atento às dicas a seguir e evitar pular qualquer uma das etapas para não comprometer a qualidade de seu motor.

ENTENDA OS COMPONENTES: A primeira coisa que você deve fazer ao iniciar o procedimento de manutenção do sistema de arrefecimento é analisar cada um dos componentes. Entenda se todos estão em condições ideais para o funcionamento do circuito ou se é necessária a substituição de algum deles.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 144 3/7

Veja abaixo os itens que devem ser verificados: uBomba d’água; uVálvula termostática; uReservatório de fluido; uRadiador; uCebolinha de temperatura; uVentoinha.

Agora, para que você possa entender os componentes listados acima, vamos falar de forma breve sobre cada um deles para maior clareza.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 145 4/7

BOMBA D’ÁGUA Trata-se de um componente essencial para a circulação do líquido por todo o sistema, de modo a refrigerar o motor. Estamos falando da troca de temperatura entre o sistema e o motor.

VÁLVULA TERMOSTÁTICA A válvula termostática exerce a função de fazer o motor funcionar sob uma temperatura constante. Ela analisa a temperatura do fluido de refrigeração que entrou em contato com o bloco do motor, com o objetivo de fazer com que ele atinja uma temperatura adequada.

Quando ocorre esse processo, a válvula libera o fluido de refrigeração, permitindo que ele retorne ao início do ciclo de resfriamento e continue circulando enquanto o veículo está em funcionamento.

RESERVATÓRIO O reservatório é um dos primeiros componentes a serem identificados quando se abre o capô de um veículo. Sua função é armazenar o fluido de refrigeração do sistema e, também, é onde se coloca o aditivo com a finalidade de evitar a corrosão.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 146 5/7

RADIADOR Trata-se do componente responsável pela troca de temperatura do fluido de refrigeração que sai quente do motor. O radiador aproveita a temperatura da atmosfera para enviar o fluido resfriado recém-saído da válvula termostática de volta ao início do ciclo (com uma temperatura mais baixa).

CEBOLINHA DE TEMPERATURA A cebolinha (ou sensor) conta com um transmissor interno e sua função é basicamente reportar a temperatura do veículo, enviando a informação para um centro de comando e seu painel. Isso faz com que seja possível identificar a temperatura pelo marcador.

VENTOINHA A ventoinha, também conhecida como eletro ventilador, é o componente responsável pela ventilação do radiador.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 147 6/7

Para tanto, utiliza-se o ar atmosférico que entra no sistema pelas aletas desse componente, o que torna o processo de troca de calor da água mais rápido e eficaz.

VERIFIQUE O NÍVEL DO RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE REFRIGERAÇÃO Para identificar o momento correto de efetuar o reabastecimento do reservatório, é necessário ficar atento ao marcador. Se preferir, olhe também o nível de água diretamente no reservatório, visto que algumas vezes o marcador pode estar desregulado. Caso seja constatado o baixo nível de água, apesar de o marcador apontar um nível adequado, provavelmente há um problema.

SUBSTITUA A PROTEÇÃO DO RADIADOR Após a avaliação de cada um dos componentes do sistema de arrefecimento, você também pode verificar o estado de proteção do radiador. Trata-se de uma tampa em formato de grade, situada na parte frontal.

Embora fique no radiador, essa proteção preserva todo o sistema, visto que impede a entrada de pedras e outros objetos volumosos no circuito. Isso causaria

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 148 7/7 danos, como vazamentos, e afetaria negativamente a temperatura do motor do veículo.

RESPEITE AS INDICAÇÕES DO FABRICANTE Quando for necessária a manutenção de um componente ou até mesmo a substituição (caso algum deles não esteja mais em condições de uso), é preciso seguir as indicações do fabricante para evitar um manuseio incorreto. Agindo de acordo com tais orientações, será possível efetuar o encaixe adequadamente, o que garantirá uma maior durabilidade.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM UM FORNECEDOR DE CONFIANÇA? Aproveitando que citamos o fabricante, ressaltamos que é de suma importância adquirir peças de um fornecedor de qualidade, com garantia e suporte técnico especializado. O principal benefício observado ao comprá-las em um estabelecimento confiável é evitar defeitos e retrabalhos. O sistema de arrefecimento do motor em uma boa temperatura de funcionamento, com certeza, vai garantir a durabilidade adequada de seu automóvel. Fique atento!!

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 149 1/6

FOTOS DIVULGAÇÃO

Manutenção preventiva de seu carro: entenda as vantagens

Uma das características da manutenção preventiva do carro é que ela precisa ser feita regularmente, de tempos em tempos. Mas você sabe como verificar? Independente da marca, modelo ou categoria, é sempre importante acompanhar a manutenção preventiva do seu carro, especialmente para os itens que exigem a troca periódica. A principal razão é que a falha em manter esses componentes em boas

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 150 2/6 condições pode levar a problemas mecânicos graves e, muitas vezes, caros. Por isso, Seu Nenê, proprietário da AutoLub, listou alguns itens de manutenção preventiva obrigatória para qualquer carro. Sigam estas dicas para se manterem atualizados sobre as condições do seu veículo. Podemos destacar: uFuncionamento e condições da palheta de para-brisa; uÓleo do motor; uFreios; uFiltro de ar; uFiltro do ar-condicionado; uLíquido de arrefecimento; uAlternador e fluido de bateria (quando necessário); uFluido de transmissão; uFluido da direção hidráulica; uSuspensão; uMolas; uAmortecedores; uEstado dos pneus; uPressão dos pneus; uAlinhamento e balanceamento.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 151 3/6

Comece fazendo uma consulta ao manual do proprietário do seu carro. Esses livretos trazem todas as informações sobre a manutenção preventiva de carros, e também determinam as especificações dos produtos que devem ser utilizados naquele modelo. Estar bem informado com relação ao que o veículo precisa também ajuda o motorista a escapar de problemas inesperados.

Seu Nenê, proprietário da AutoLub ressalta: “A manutenção preventiva é feita para que a manutenção corretiva não seja necessária, já que esse tipo de serviço existe para manter o veículo em boas condições de funcionamento. Aqui na AutoLub temos todos os equipamentos necessários para testar o seu veículo, inclusive o checkup através do scanner gratuito. Essas revisões evitam que o carro quebre e precise de uma manutenção corretiva, ou seja, um serviço de conserto de componentes que se danificaram e apresentam defeitos por falta de cuidado.”

Entenda que os itens de inspeção obrigatória também vão se degradar com o uso. Este é o caso

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 152 4/6

das embreagens, palhetas dos limpadores de para-brisa, pastilhas de freios e discos de freios, por exemplo. Sua vida útil vai depender de onde o carro é estacionado, do cuidado do motorista, e de outros fatores. Por isso, é necessário conferir seu estado com periodicidade.

Deve-se estar atento também aos períodos de troca, que podem mudar de acordo com o modelo do veículo e com a forma de utilização do mesmo.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 153 5/6

Existem alguns fatores que podem aumentar ou diminuir os períodos de troca dos itens da manutenção preventiva de carros. Um deles é o tipo de uso que se faz do veículo, que tem os nomes técnicos de “uso severo” e “uso leve”.

Considera-se que um carro tem uso severo quando ele anda na cidade, participa do para- e-anda de engarrafamentos, ou é utilizado por curtos períodos de tempo, várias vezes ao dia. Já o uso leve é, por exemplo, o carro que anda na estrada, como um veículo de transporte, e cobre percursos mais longos. Outra situação que é muito importante e que interfere no desgaste de componentes é a qualidade do

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 154 6/6 combustível. Álcool ou gasolina adulterados vão comprometer as condições do veículo, diminuindo a vida útil de mangueiras e peças de borracha, impregnando o filtro de combustível, e contaminando o óleo lubrificante.

Para quem está em dúvida sobre a revisão periódica, fica uma lição: deixar as manutenções preventivas de lado é um mau negócio. O barato que sai caro! Então, antes que seu carro comece a apresentar problemas e te deixe na mão, marque logo a sua revisão para não ser pego de surpresa por um defeito ou falha.

Receba o seu jornal CinformOline digital GRÁTIS toda semana através do WhatsApp, às segundas-feiras CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

A NOVA ERA DA NOTÍCIAS

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 155 1/8

Carros antigos! Hobby crescente

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 156 2/8

A paixão por carros que marcaram épocas, conhecida como antigomobilismo, é compartilhada por muitos brasileiros. Os eventos para reunir os quem têm o mesmo hobby crescem a cada ano. Há aqueles que só admiram e outros que realizam o sonho de adquirir um clássico. Existem também os colecionadores de carros antigos.

O antigomobilismo é uma mania que vem conquistando muitos admiradores e colecionadores bastante comprometidos. O charme retrô dos modelos clássicos e o resgate da estética de épocas passadas ganham novos fãs a cada dia. Os eventos e exposições dedicados à paixão por carros antigos se multiplicam por todo o país, promovendo a troca de experiências entre os veteranos e ótimas oportunidades para os novos adeptos desenvolverem mais seu interesse.

Os que são apaixonados por carros antigos sempre se deparam com aqueles que não compreendem o amor pela tradição do antigomobilismo. As razões para amar um carro antigo são inúmeras e incontáveis. Assim, listamos algumas razões para amar um carro antigo:

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 157 3/8

ELES SÃO ÚNICOS Hoje em dia, os carros são muito semelhantes. Possuem a mesma aparência, os mesmos adereços e funcionalidades. Não existe nada de especial no seu carro fora o fato de ele ser seu. Mesmo sendo o seu carro, você trocaria por outro que é melhor, se pudesse. Os carros antigos, não. Eles são únicos, cada um com sua beleza, seus atrativos e suas personalidades. Quantos Corollas, Civics ou Captivas você vê todos os dias? São belos carros, mas que não chamam mais a atenção. A mesma coisa não acontece se você vir um Porsche Spyder 550, um Puma gtb ou um Camaro antigo, pois serão admirados e percebidos nos detalhes, já que são carros incomuns, históricos.

ELES SÃO INTERESSANTES Cada marca, cada modelo tem sua história. Já viu aqueles carros que grande parte é feita em madeira? Isso tem uma história. Durante a guerra, havia escassez de aços e de metais. Assim, começaram a ser produzidos carros em madeira, com apenas os acabamentos reforçados. São elegantíssimos, mas também interessantes, não

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 158 4/8

são? Vá a uma exposição ou a um encontro de carros antigos e se depare com muitas relíquias e amostras de sua própria história. Carros que hoje existem apenas mais 10 ou menos pelo mundo, carros que foram fabricados por um tempo apenas com um objetivo específico e hoje são raridades, carros belíssimos que são ainda mais interessantes do que belos e talvez você nem saiba. Converse com o proprietário de um veículo antigo, ele, com certeza, saberá de coisas muito interessantes sobre seu carro que você nem imaginava.

ELES PERMITEM QUE VOCÊ VÁ A UM EVENTO OU ENCONTRO E SOCIALIZE Existem diversos encontros, exposições ou eventos de carros antigos. Encontros

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 159 5/8 semanais, mensais, semestrais, anuais. Do bairro, da cidade, do estado, do país. Há acontecimentos de todos os tipos. Aqueles que amam carros antigos têm sempre um motivo para sair de casa, ver carros únicos, com uma história. Conhecer novos carros, novos donos, novos adoradores. É sempre um motivo para conversar sobre essa paixão, socializar, fazer novas amizades, curtir novas vivências. A paixão pelo veículo antigo une aqueles que a têm.

É UM HOBBY QUE INCLUI TODA A FAMÍLIA Você já foi a um encontro de carros clássicos? Estarão lá senhores, senhoras, casais, adultos, jovens, crianças, bebês e, até mesmo, os animais de estimação, não é? Nunca foi a um encontro? Tudo bem, mas você provavelmente já foi almoçar fora em um domingo e viu uma família chegando em um carro antigo. O casal, o filho e até os avós. Isso porque a paixão pelo antigomobilismo é para todos em conjunto, une, agrega. É uma tradição que não é agradável só para homens e nem só para idosos ou jovens, é para todos. É uma preferência que conta com beleza, delicadeza, nostalgia, cuidado e carinho.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 160 6/8

ELES TRAZEM MEMÓRIAS SABOROSAS Quer coisa mais nostálgica que um automóvel clássico? Os mais velhos se lembram de sua juventude, suas aventuras, suas paixões. Traz um gosto de saudades. Os jovens se lembram de andar em um desses com o avô, de ajudá-lo a encerar o carro ou das histórias que ele contava. Traz gosto de carinho. Os pequenos se lembram da primeira vez que viram um carro tão diferente e seu pai lhe explicou sobre o carro e sua história, se lembram de quando aprenderam. Traz gosto de aprendizado. Todo mundo tem uma lembrança gostosa quanto o assunto é carro antigo e toda lembrança tem seu sabor.

ELES CRIAM LEMBRANÇAS Mais do que apenas memórias antigas e

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 161 7/8

gostosas, essa paixão é capaz de criar novas lembranças. Uma viagem com a família, um passeio com os amigos, um encontro romântico com seu parceiro(a), uma história engraçada, momentos de apuros, um momento de glória, um prêmio, um sonho realizado.

ELES TÊM A CARA DO DONO É muito interessante ver que cada carro antigo é a cara de seu dono. Há os apaixonados por todos os tipos, mas uma coisa é certa: o carro representa um pouco da personalidade de seu dono. Há aqueles que gostam dos esportivos, velozes e potentes. Há os que gostam dos grandes e elegantes. Há os que gostam dos pequenos e diferentes e há, ainda, os que gostam dos raros. Não importa do que você goste, o antigomobilismo pode te proporcionar um carro com essa característica e, tenha certeza, o carro vai ser a sua cara.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 162 8/8

É UMA TERAPIA. Tentar arrumar o carro antigo é uma terapia, seja arrumando uma peça quebrada, restaurando alguma parte para manter a originalidade, limpando, encerrando. Não importa o quê, mas trabalhar com isso traz tranquilidade, conforto e um momento de silêncio para uma higiene mental.

O carro se valoriza com o tempo. O investimento em um carro antigo pode até ser alto, depende do gosto, mas há mais um benefício. Percebam que usamos a palavra investimento. Sim, porque alguns carros antigos são raridades e, cada ano que passa, é mais difícil encontrar um modelo X ou Y bem cuidado, com peças originais. Assim, esse veículo é cada vez mais valorizado no mercado e seu hobby passa a ser também um valioso investimento.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 163 1/5

FOTOS DIVULGAÇÃO

Opala SilverStar: um antigo inesquecível

Não há dúvida que o Chevrolet Opala foi o carro da marca mais idolatrado no mercado brasileiro. Fruto de um projeto da Opel europeia, sua evolução ao longo de 23 anos no país como “carro de desejo” especialmente nos anos 1970 e 80 fez dele um veículo inesquecível. Desde o Opala quatro portas, o cupê ou a perua Caravan, cada um tem sua versão preferida do clássico General Motors. Vamos dar ênfase ao modelo

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 164 2/5

Opala SilverStar que foi uma série especial, mas durou apenas dois anos (1982-1983), surgindo do conceito da união de luxo e economia num cenário de crise econômica em sua época. A ideia era oferecer um modelo baseado na versão mais simples do Opala, contendo também alguns toques de sofisticação e elegância.

Assim, surgia em 1982 a edição limitada Opala e Caravan SilverStar - “os fora de série dentro do preço” - equipado com a mecânica 4 cilindros, eram vendidos em duas cores metálicas exclusivas: azul estelar e verde aquarius, além

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 165 3/5

de trazer um estilo mais despojado sem os tradicionais frisos. As rodas de ferro (tipo repolho) eram pintadas na mesma tonalidade do veículo, o interior, disponibilizado na cor cinza, trazia bancos dianteiros individuais com encosto alto, nos para-lamas havia o emblema SilverStar e, no volante, a inscrição: edição limitada, dentre outros novos itens disponibilizados nessa versão.

No ano seguinte, as novas propagandas traziam o conceito “uma série além da imaginação”, e a inscrição SilverStar passou por uma reestilização para equipar os modelos 1983. A nova logo

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 166 4/5

também foi introduzida no volante do veículo, substituindo a antiga inscrição: Edição limitada. Em 1983, o modelo passou a ser equipado com o motor 151 4cc a álcool, com o novo câmbio de 5 velocidades. Acredita-se que o lançamento da versão SilverStar foi um pretexto para testar o novo sistema de câmbio que, logo em seguida, passou a ser item de série na família Chevrolet.

Com uma produção limitada de 2.000 veículos, o Opala e a Caravan SilverStar caíram no esquecimento e, com o passar do tempo, foram desaparecendo. Na sua grande maioria, sofreram

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 167 5/5

com a descaracterização, fazendo com que os que são encontrados atualmente, e em boas condições, sejam considerados raros.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 168 1/8

FOTOS DIVULGAÇÃO

Vitrificação Automotiva- um diferencial para o seu carro

A vitrificação é o que há de mais moderno quando o assunto é proteger a pintura do seu carro. Considerada o nível mais elevado da Estética Automotiva, a vitrificação pode ser realizada em qualquer veículo, incluindo até mesmo aeronaves e embarcações.

Além de proteger seu carro, a vitrificação intensifica o brilho por muito mais tempo. Depois de todo o processo, a superfície do veículo se torna

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 169 2/8 repelente à água, extremamente agradável ao toque e mais resistente a riscos. Com a vitrificação, o carro demora muito mais para ficar sujo, pois repele a sujeira. Além do mais, na hora de fazer uma lavagem, a sujeira sai com muito mais facilidade. Ainda assim, existem alguns cuidados básicos que devem ser levados em consideração para fazer a vitrificação de modo correto e sem riscos de contaminação. Por isso, o serviço de vitrificação exige atenção dobrada e deve ser realizado somente por profissionais qualificados.

O QUE É VITRIFICAÇÃO? A vitrificação é um procedimento de estética automotiva que consiste na aplicação de um produto químico popularmente conhecido como vitrificador, utilizado para garantir o nano-revestimento e a proteção extra para a pintura do carro. O processo de vitrificação protege a pintura do carro contra raios UVA e UVB, fezes de aves, seivas das árvores e possíveis variações climáticas, que muitas vezes danificam o carro, além de outras impurezas.

Quando a vitrificação é feita, cria-se uma nano- camada de vidro (ou camada micrométrica de

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 170 3/8

vidro flexível) hidrorrepelente, preservando ao máximo a originalidade do verniz, protegendo e aumentando a vida útil da pintura, e intensificando o brilho da lataria.

COMO É FEITA A VITRIFICAÇÃO AUTOMOTIVA? Para realizar a vitrificação, primeiro é necessário preparar a superfície. Antes de tudo, é preciso realizar os processos de lavagem e descontaminação e o polimento técnico (este apenas para carros que possuam imperfeições na pintura), com correções

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 171 4/8 de riscos e marcas de lavagens incorretas (aquelas marcas circulares que são feitas quando se lava o carro em lava-rápido e a secam o veículo com “pano de chão”).

Importante: A superfície deve estar fria e a aplicação deve ser realizada em local coberto somente por profissionais especialistas em estética automotiva.

Após o preparo da superfície e realização dos processos iniciais, é aplicado o produto responsável pela vitrificação. Assim, cria-se uma película de alta resistência, que protege a pintura do carro.

Os produtos são aplicados por meio de boinas e flanelas especiais sobre a superfície pintada após a descontaminação da pintura e de polimento, quando necessário, o que deve ser feito por profissionais altamente capacitados, aliados a equipamentos adequados e precisos. É necessário respeitar todas as etapas e, após a aplicação do vitrificador, respeitar o tempo de cura (secagem completa). Recomenda-se que, após a vitrificação, a lavagem seja feita apenas

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 172 5/8

com água e shampoo automotivo neutro e secagem com flanela úmida, sem a necessidade utilização de qualquer tipo de cera ou polimento.

Por que fazer a vitrificação? Confira as vantagens da Vitrificação Automotiva: Um carro bem conservado e esteticamente apresentável faz toda a diferença, principalmente na hora de vender ou trocar. Um bom comprador está sempre atento ao estado do carro, e a pintura é um dos pontos que mais se destaca. Ao fazer a vitrificação, você protege a pintura do seu carro, além de reduzir custos.

É muito importante cuidar da pintura do seu

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 173 6/8 carro e a vitrificação é sim um investimento, pois é mais barato conservar do que reparar. Na capital sergipana, a Estética Automotiva Karangolimpo realiza esse serviço com muita competência.

Destacamos abaixo nove vantagens da vitrificação: 1. Confere alto poder de proteção ao verniz da pintura; 2. Garante maior durabilidade e resistência à cera ou ao selante; 3. Intensifica cor e brilho, atingindo o grau máximo que o verniz do veículo pode alcançar de brilho e espelhamento; 4. Aumenta a resistência à degradação dos raios UV; 5. Hidrorrepelência: Maior resistência aos efeitos e agressões do clima, temperaturas extremas, maresias; 6. Evita a degradação das cores originais; 7. Maior resistência a fezes de pássaros e seiva de árvores; 8. Maior resistência a produtos químicos com PH extremo; maior resistência à oxidação e corrosão; 9. Brilho profundo e duradouro.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 174 7/8

A vitrificação pode ser feita em todos os veículos, mesmo que sejam novos, afinal, todos estão sujeitos aos desgastes naturais, como por exemplo o do clima, e ajuda a preservar a beleza da pintura por mais tempo. Por conta disso, não pode se pensar que, por ser novo, o carro será protegido de demais problemas. É certo que os vernizes automotivos estão cada vez mais resistentes, mas eles são constituídos de uma matéria diferente do vitrificador, pois este não substitui o verniz, ele se integra ao mesmo, proporcionando aumento da resistência e intensificando o brilho e a cor da pintura.Recomenda-se que esse trabalho seja feito por um bom profissional para que seu veículo fique em perfeito estado.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 175 8/8

Cuidados da Vitrificação: Período de cura total e parcial da vitrificação automotiva.

A cura total ocorre após 72 horas. Nesse período, é importante evitar o contato com água, abrasivos e produtos químicos. Caso tenha contato com a água da chuva, retirar com uma flanela de microfibra limpa e macia, sem esfregar ou gerar atrito. A cura parcial ocorre em apenas 6 horas após aplicação do produto vitrificante, permitindo assim a utilização do veículo.

ATENÇÃO! O vitrificador não pode ser aplicado em superfícies repintadas em menos de 60 dias. Os fabricantes de vitrificador sugerem 45 dias. Porém, quando uma peça é repintada, é necessário respeitar o tempo de cura do verniz, que pode variar de acordo com a qualidade do material utilizado, para garantir a qualidade no serviço. Recomendamos esse tempo para que o verniz esteja em perfeitas condições!

ACESSE MAIS NOTÍCIAS EM WWW.CINFORM.COM.BR

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 176 EDIÇÃO 152

OLHO VIVO

SUPERANDO A PANDEMIA Grupo Tropicália se reinventa e fortalece o formato de comunicação de empresas ÍNDICE CLIQUE E ACESSE

Editorial 179 Capa da semana 183

Cabelos saudáveis no verão 189

Sociedade 191

Roteiro cultural 202

Circulando 203

ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES uElenaldo Santana (79) 99949-9262 uEmail: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 178 EDITORIAL 1/4

ARQUIVO PESSOAL

OLHO VIVO

FESTA EM CASA Por conta da alta disseminação do novo coronavírus, o Ministério da Saúde anunciou algumas orientações para combater a pandemia. Não é hora de pânico mas de seguir atitudes recomendadas pelo órgão como uma tentativa de minimizar o contágio pela doença. Todos precisam se cuidar usando máscaras, evitando aglomerações e abusando da higienização. A palavra de ordem é ‘positividade’ para atrair boas energias e respeitar a quarentena.

É hora de ficar em casa aproveitando a família e amigos. É hora de usar a tecnologia à favor. É hora de abusar das ligações e vídeochamadas para matar a saudade e manter o convívio social com quem amamos. Vamos aproveitar também as redes sociais para levar a mensagem de conscientização para todos. Juntos, vamos vencer essa batalha!

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 179 EDITORIAL 2/4

Em Sergipe, as instituições de ensino das redes federais, estaduais, municipais e particulares paralisaram as atividades de forma temporária durante este período. Com as crianças em casa, muitas mães e pais estão tendo que conciliar os afazeres profissionais e os cuidados com os filhos.

Confira formas de proceder com o trabalho em casa e proteger os pequenos da infecção. Pensando nisso, diversas empresas decidiram disponibilizar serviços e funcionalidades para as famílias, ajudando a contornar esta época de crise. Assim, os baixinhos podem se divertir – e quem sabe o período em casa passe até mais rápido, né? Confere só! O grupo The Walt Disney Company, em conjunto com as operadoras televisivas, abriu o sinal de seus canais de TV por assinatura no Brasil. Assim, os usuários podem assistir gratuitamente aos programas da Disney. A medida também libera o acesso ao Nat Geo Kids, ESPN, FOX e National Geographic. Ou seja, diversão pra família toda.

Além do canal queridinho pelos baixinhos, outros que normalmente funcionam por assinatura estão temporariamente gratuitos. Os seis da rede Telecine, por exemplo, que possuem a programação voltada

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 180 EDITORIAL 3/4 para a exibição de filmes, estarão disponíveis em todas as operadoras de TV por assinatura por tempo indeterminado. O serviço de streaming do canal, o Telecine Play, que conta com mais de 2 mil filmes, também estará disponível para uso gratuito por 30 dias para novos assinantes. Dentre os destaques para o público infantil, está o longa “Turma da Mônica”.

A plataforma de streaming Globoplay fará o mesmo. Durante um mês inteiro, todos os conteúdos poderão ser acessados sem assinatura. A maioria do conteúdo é infantil, tendo em vista que os baixinhos ficarão mais tempo em casa nesta época. Dentre os mais de 30 títulos, estão o seriado “Detetives do Prédio Azul”, a telenovela “Escola de Gênios” e a animação “Mya Go”. Quem também liberou o acesso foi a Spcine, empresa de fomento ao cinema da prefeitura de São Paulo. Na plataforma de streaming, a Spcine Play, existe uma categoria chamada “comKids”. Lá, os pais encontram diversos curtas infantis produzidos por brasileiros, muitos deles tratando de temas como diversidade e inclusão social de forma leve – como o título “Bá”, que trata da dinâmica familiar de uma família japonesa.

A plataforma infantil PlayKids resolveu disponibilizar

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 181 EDITORIAL 4/4 conteúdos educativos gratuitos para as crianças no período de suspensão das aulas. Além das atividades lúdicas, os pequenos poderão ter acesso a materiais sobre higiene pessoal, conscientização e outros temas importantes para a prevenção do coronavírus.

Os conteúdos estão disponíveis na plataforma da PlayKids, compatível com smartphone ou tablet. Basta baixar o aplicativo pelo Play Store ou pelo App Store. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a ideia é ficar mais em casa. Mas haja repertório de brincadeira pra entreter as crianças o dia todo! Neste quesito, uma boa iniciativa é a da A Tribo Educação, comandado pela educadora Aline França, e de seu parceiro Colorê Espaço Criativo, ambiente infantil dedicado ao aprendizado por meio da criatividade.

De segunda à sexta-feira, das 14h30 às 15h30, Aline faz lives nas redes sociais para que as crianças acompanhem de suas casas. Já o Colorê Espaço Criativo, postará todos os dias uma ideia de atividade brincante para as famílias. As intervenções são pensadas para auxiliar no desenvolvimento natural das crianças, e por isso envolvem o uso de arte e criatividade. Clique nos links acima para não perder nenhuma brincadeira!

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 182 CAPA DA SEMANA 1/6 FOTOS DIVULGAÇÃO

Empresários garantem que durante crise é possível encontrar oportunidades

GRUPO TROPICÁLIA SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA EM COMUNICAÇÃO DE EMPRESAS

EM APENAS UM ANO NO MERCADO, GRUPO DEU VOLTA POR CIMA E DRIBLOU A PANDEMIA

É fato que a pandemia mudou a rotina não só dos brasileiros, mas de pequenas, médias e grandes empresas, principalmente na sua forma de se comunicar diante das mídias

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 183 CAPA DA SEMANA 2/6 digitais. Neste momento, uma das principais mudanças no comportamento das empresas é em repensar as prioridades de investimento e, consequentemente, suas estratégias de comunicação, assim como, explica o CEO do Grupo Tropicália, Danillo França.

“Hoje, a principal mudança no comportamento das marcas não é em relação com o consumo de mídia e, sim, na forma como elas estão se relacionando com as pessoas e, como devem se comunicar com seus diferentes públicos neste momento”, enfatiza Danillo França.

O empresário, que ajudou diversas marcas sergipanas a se reerguerem durante a pandemia do novo coronavírus, comenta que um dos grandes desafios neste processo foi de incutir na mente de empreendedores que o foco não estaria em apenas vender por vender, mas de como a marca poderia ajudar o consumidor.

“Um dos pontos que martelei foi na questão da expansão do relacionamento. Os usuários estão cansados de serem respondidos por robôs,

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 184 CAPA DA SEMANA 3/6 com mensagens automáticas, frias. Acredito que as marcas que fizeram a diferença para a sociedade e que são verdadeiramente úteis na vida das pessoas, jamais serão esquecidas, pois além de ‘Novo normal’ exige estreitarem seus adaptações com ajuda da tecnologia laços, a forma como seu conteúdo de valor foi expandido e de que maneira foi direcionado tornaram-se destaque”, diz França.

E como conteúdo diferenciado e de valor são a bola da vez, principalmente no Tik Tok e no Instagram, Danillo França comenta que outra estratégia usada para fortalecer o formato de comunicação das empresas foi analisar como os usuários se comportaram com determinados tipos de post.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 185 CAPA DA SEMANA 4/6

“Conteúdos mais humanizados, que trouxeram uma experiência nova, seja por meio de dicas, enquetes animadas ou algum sentimento de lembrança foram, sem dúvidas, os mais engajados, proporcionando, assim, um plus na comunicação Danillo França e no faturamento dessas explica alternativas de superar a crise empresas de alguma forma. A chave foi descobrir quais foram as reais necessidades desses usuários diante do que eles precisavam consumir neste momento de pandemia”, revela o CEO do Grupo Tropicália, que tem como sócio o jornalista e social media, Marcelo Efron.

Como a internet tornou-se a grande saída para as empresas continuarem no mercado, Danillo afirma ainda que outra solução dada aos empresários foi apostar em tráfego pago.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 186 CAPA DA SEMANA 5/6

“O tráfego pago na verdade é um dos pilares mais primordiais para que qualquer negócio fique de pé na esfera digital. Através dele podemos atrair novos clientes, conquistar mais seguidores, ter mais leitores e fãs. Esse tipo de tráfego pode ser realizado através de anúncios no Google ou espaços publicitários”, informa.

Grupo Tropicália Criado em 2019, o Grupo Tropicália é uma agência digital especializada em fotografia, designer, marketing digital, assessoria de imprensa e produção de vídeos. Segundo Danillo, a ideia da empresa é levar a alegria e a diversidade do verão para as outras empresas. “Acredito que nosso maior diferencial hoje é como apresentamos a nova forma de se comunicar. Vivemos em uma sociedade que consome conteúdo de forma instantânea e se não nos adequarmos a essa realidade ficaremos para trás”, diz Danillo.

“Na empresa, por exemplo, nosso team além de consumir e produzir conteúdo voltado principalmente para a geração Z e Y, conhecidos

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 187 CAPA DA SEMANA 6/6 como os millennials, vem se destacando ainda pelas produções de vídeos, mérito dado tanto ao nosso parceiro Paulo Oliveira, que é um filmmaker incrível e super talentoso que vem realizando um trabalho diferenciado no estado com seu ‘Produção de vídeos é atrativo que olhar singular, funciona’, garante Danilo uma grande aposta e referência para nós.

Quanto ao meu sócio Marcelo Efron, que além de ser a cabeça pensante e está se especializando em comportamento digital, é ele quem também produz conteúdo para os nossos clientes”, finaliza.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 188 1/2

ECLEDSON CENTRO DE BELEZA

Não é difícil encontrar quem se delicie com horas na praia ou à beira da piscina, pena que a relação do cabelo com a estação mais vibrante do ano não seja assim tão bem resolvida. Pensando nisso, resolvemos mostrar alguns tratamentos para evitar que seu cabelo fique ressecado, com pontas duplas, fios quebrados e principalmente a queda .

Cauterização FOTOS DIVULGAÇÃO Vai trazer reconstrução do fio de dentro para fora, repondo á queratina e recuperando á maleabilidade. Tem o objetivo de devolver saúde aos cabelos, deixando os fios mais brilhantes e menos porosos. Tem a função de hidratar sem alisar, eliminando

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 189 2/2 o aspecto arrepiado e suavizando as pontas SOCIEDADE duplas e pode ser repetido á cada 1 mês.

Hidratação Profunda Trás o efeito de brilho e maciez imediato e pode ser feito com auxílio de tecnologias como laser ou secador de coluna para trazer ainda mais eficácia no resultado .

Tratamento Capilar É um dos tratamentos de reconstrução mais eficaz para quem tem fios extremamente danificados por químicas ou ação de pranchas e secadores. O procedimento age a um nível mais profundo da fibra capilar, repondo proteínas e preenchendo á porosidade dos fios, além de selar a cutícula.

Agende seu horário pelo (79) 3246-4011 ou (79) 99809- 2486 e venha conferir qual melhor tratamento pra seu cabelo.

Rua Teixeira de Freitas n°175 - Salgado Filho

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 190 1/11 SOCIEDADE FOTOS DIVULGAÇÃO

O Externato São Francisco de Assis manteve a tradição e realizou mais uma edição da ‘Feijoada Beneficente’ levando entretenimento ao público e captando recursos para manter o trabalho realizado pela instituição. Este ano vai foi diferente mas ainda mais especial e solidário. A festa foi realizada no último sábado através de uma Live direto do Canal do Youtube do Externato, e o público comprou a feijoada para almoçar em casa com a família e acompanhou toda a programação musical. A Live foi comandada pela cantora Joanna que é a madrinha da instituição e também pelos cantores Fábio Lima, Thiago Sol, Gustavinho Playboyzinho e pela banda Afro Menina Mariah. A mistura de ritmos garantiu a diversão do público e a feijoada foi sucesso. l

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 191 SOCIEDADE 2/11

A festa da solidariedade foi apresentada pelos jornalistas Fredson Navarro e Denise Gomes que se reencontraram na transmissão e o público elogiou a sintonia da dupla que tem uma história de sucesso juntos. Eles já trabalharam juntos durante anos e em 2018 dividiram a apresentação do show da cantora Joanna em Aracaju. Além de muitas afinidades, confiança, respeito e amor, eles têm mais algo em comum: são solidários, abraçam causas sociais e têm um amor muito grande por Irmã Mabel e pela obra realizada pelo Externato São Francisco de Assis, ou seja, dupla imbatível. Os seguidores já estão perguntando: quando será a próxima dobradinha?l

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 192 SOCIEDADE 3/11

O cantor Gustavinho Playboyzinho abriu a Live e a repercussão foi grande nas redes sociais com o sucesso ‘’Deixa eu superar’. Mas antes do evento, o músico visitou o Externato São Francisco de Assis, foi recebido por Irmã Mabel e na ocasião, o artista fez a doação das cestas básicas que foram arrecadadas durante a sua Live ‘Sextou com o Playboyzinho’ em prol da Instituição. Ser solidário é uma delícia! l

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 193 SOCIEDADE 4/11

O Boyzinho Devinho Novaes aceitou o convite de Lucas Aragão Estilizado e gravou com ele o hit ‘Ela é meu Mô’ que foi lançado nesta semana e já está estourado nas plataformas digitais. A dupla arrebentou e os fãs estão comemorando o grande sucesso. Já baixou? Então coloque na sua playlist e compartilhe com seus amigos agora mesmo.l

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe realizou a eleição para escolha do Defensor Público Geral para o Biênio 2020/2022. A votação foi eletrônica e o pleito contou com a participação de 88 membros.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 194 SOCIEDADE 5/11

José Leó de Carvalho Neto obteve 100% dos votos dos defensores públicos, um resultado inédito na história da instituição. No primeiro mandato, o membro da Defensoria Pública conquistou 93,5% dos votos e nesse pleito, todos os 88 defensores públicos disseram sim, não havendo abstenção e votos em branco. Para Leó Neto, o índice de 100% de aceitação mostra unidade na Defensoria Pública. l

Mãe, esposa, batalhadora e guerreira. Adjetivos de muitas mulheres no Brasil e entre elas a sergipana Manu. Aos 24 anos, a jovem tomou a importante decisão de ser pré-candidata a vereadora em Aracaju com o objetivo de lutar por um povo e uma classe que hoje só possui uma representante entre os 24 vereadores na Câmara Municipal. Manu vem de uma família engajada na política e acompanhou de perto a luta por melhorias para o povo aracajuano.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 195 SOCIEDADE 6/11

Filiada ao Partido dos Trabalhadores há quase dez anos, entre as suas bandeiras estão representar e defender os interesses das mulheres, dos jovens empreendedores, criar e fortalecer projetos culturais voltados à educação de crianças em situação de vulnerabilidade social e combater todos os tipos de violência contra a mulher serão os pontos mais fortes. l

Outra promessa do interior para as eleições municipais deste ano é o jovem Natanael da Lojinha que atua como vendedor de móveis em São Domingos e agora anunciou a sua pré-candidatura a vereador. Em pouco tempo, o comerciante conquistou

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 196 SOCIEDADE 7/11 a população com seu carisma, irreverência e atenção com todos. Ele ainda ficou popularmente conhecido por suas iniciativas de cunho social a favor dos moradores da cidade. Ele já recebeu o título de cidadania e agora sonha em conquistar uma vaga na Câmara Municipal. l

Lucas Matheus teve seu nome homologado para disputar a eleição deste ano na Convenção Municipal do Partido Liberal (PL) em Aracaju. A solenidade ocorreu na sede da sigla. Segundo o pré-candidato a vereador, seu desejo de ingressar na política surgiu pensando em ajudar quem ainda tem esperança em uma política sem privilégios. l

A biomédica esteta Rafaella Nascimento está revolucionando o mercado da estética com protocolos de emagrecimentos exclusivos .

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 197 SOCIEDADE 8/11

Com o poder das enzimas, ela é capaz de reduzir o tempo para que você conquiste o tão sonhado “Corpão de Verão” . Os cuidados com a saúde também são prioridades, já que são usados ativos que auxiliam na melhoria da saúde , disposição, energia , queima de gordura e fortalece a imunidade. l

Os aracajuanos ganharam mais uma opção para votar e eleger para trabalhar em prol da população na Câmara Municipal de Aracaju. Nesta semana, a cirurgiã-dentista Eroneide Souza de Brito Cardoso anunciou a sua pré-candidatura a vereadora da capital. Filiada ao Patriota, Eroneide tem 50 anos, é natural de Feira de Santana, na Bahia, e mora em Aracaju há 30 anos. Casada, mãe de dois filhos e muito comprometida com o social, a profissional da saúde se formou na Universidade Federal de Sergipe e é mestre

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 198 SOCIEDADE 9/11 em Ciências da Saúde. A baiana radicada em Sergipe também é professora e já trabalhou como PRF mas se destacou mesmo na coordenação do projeto ProVidas Sergipe, que durante a pandemia já protegeu, através dos protetores faciais, cerca de 3 mil profissionais na capital e interior. Filiada ao Patriota e tendo a vereadora Emília Corrêa como grande referência, Eroneide é membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. l

Receba o seu jornal CinformOline digital GRÁTIS toda semana através do WhatsApp, às segundas-feiras CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

A NOVA ERA DA NOTÍCIAS

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 199 SOCIEDADE 10/116/6

Pré-candidato à reeleição, o vereador Pequeno Soares está filiado ao PSB, mesmo partido do seu amigo, aliado e pré-candidato a prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana. Ambas as candidaturas deverão serem homologadas nas convenções municipais que serão realizadas nesta semana em Simão Dias. l

O 2º Beauty Day já tem data marcada para o próximo dia 17, Dr. Diego Borrajo está preparando várias condições especiais para os procedimentos de toxina botulínica, preenchimento e Clareamento Dental. Quer saber mais? entre em contato através do instagram: @dr.diegoborrajo e participe desse grande dia l

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 200 SOCIEDADE 11/11

O Le Depile Spa - Estética Avançada comandado pela esteticista e cosmetologa, Leide Santos, ganha mais um nome de peso para sua equipe. Desta vez, o cirurgião dentista e especialista em harmonização fácil, Hélio Ribeiro, fará parte do time. No espaço, serão oferecidos diversos procedimentos minimamente invasivos. Essa parceria já é grande sucesso, boa sorte! l

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 201 ROTEIRO CULTURAL DIVULGAÇAO

PROGRAMA EM CASA Todas as programações musicais e culturais foram canceladas ou adiadas por orientação do Ministério da Saúde e do Governo de Sergipe para evitar a contaminação do novo Coronavírus que está em pandemia. A situação é delicada e exige cuidados e muita atenção, mas não é motivo para pânico. É hora de aproveitar a família e ficar em casa. Além de ajudar as crianças nas atividades da escola, é hora de inovar e usar a criatividade para aproveitar esse tempo da melhor forma. Escolher bons filmes para assistir na NetFlix, Youtube ou GloboPlay são boas alternativas. Além de brincadeiras com videogames, contação de histórias e até mesmo jogos como ‘Banco Imobiliário’, ‘Xadrez’, ‘Dama’, ‘Cartas’ e ‘Dominó’ podem ser muito divertidos e vão entreter toda a família. Fica a dica!!! l

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 202 1/11 CIRCULANDO FOTOS DIVULGAÇÃO

MALHARIA VEOMAR Localizada no Centro de Nossa Senhora da Glória, a Malharia Veomar se destaca na

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 203 CIRCULANDO 2/11 produção de confecção de fardas, abadás e camisas personalizadas, jalecos, pijamas, baby-doll e máscaras que agora são acessórios obrigatórios e todos precisam usar para se proteger contra o novo coronavírus. Em pouco tempo, a malharia se tornou referência e passou a atender demandas de todo o estado. Em breve uma nova sede será inaugurada. O segredo do sucesso é o bom gosto, cuidado e comprometimento da proprietária Verônica. Faça agora mesmo seu pedido através do número (79) 99873-0024 e siga o Instagram @malharia_veomar l

INAUGURAÇÃO ‘HIGIENIZ’ Acaba de ser inaugurada em Aracaju a ‘Higieniz’, especializada em higienização de estofados, impermeabilização e sanitização de ambientes. Com treinamentos específicos e cientificidade, a ‘Higieniz’ está pronta para oferecer aos clientes um serviço com qualidade e segurança no conforto do lar. Pilotada pelo casal Antônio Simão Niz e Maristela Niz, a empresa é especialista na eliminação de ácaros, mofos, manchas e sujeiras de sofás, poltronas e estofados em geral. O

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 204 CIRCULANDO 3/11

serviço de impermeabilização ajuda a proteger ainda mais o estofado caso uma comida ou bebida caia nele por incidente. O serviço de sanitização agrega ainda mais qualidade com a desinfecção criteriosa de ambientes trazendo segurança no combate a vírus, bactérias e fungos. Siga agora mesmo a empresa no Instagram @ higienizz e contrate os serviços. O clique dos empresários é do fotógrafo Davi Villa. l

ANIVERSÁRIO FERREIRA COSTA O Olho Vivo parabeniza o Ferreira Costa por mais um aniversário. Desde que o empreendimento

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 205 CIRCULANDO 4/11 foi inaugurado na city, em 2015, o Home Center vem gerando diversos empregos diretos e indiretos aos aracajuanos. À família Ferreira Costa desejamos muito sucesso, já que a loja faz parte de um seleto grupo de empresas que conseguiu chegar aos seus 136 anos de existência. Parabéns!! l

FAÇA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR Aline Nascimento se reinventou nesta pandemia e se tornou uma grande empreendedora oferecendo os clientes uma melhor qualidade de vida

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 206 CIRCULANDO 5/11 com mais saúde com os produtos de primeira linha do ‘Ervas Finas’. Com muita atenção, carinho e dedicação, Aline orienta cada cliente como consumir corretamente os produtos para alcançar os resultados desejados. Ela conta com o apoio da filha, Anny Kandyce. Siga a musa fitness no Instagram @ervasfinas.vendedoraaju ou entre em contato através do número (79) 9 9918-8505. l

CESTAMOR AJU A Cestamor Aju acaba de ser inaugurada em Aracaju como uma opção de presentear com carinho e muito sabor em cestas artesanais de café da manhã, lanche da tarde e opções de

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 207 CIRCULANDO 6/11 frios e vinhos e cervejas. Além das cestas finas, também organiza kits recepções de maternidade e executivos. Os pedidos podem ser feitos via direct no Instagram @cestamoraju , pelo WhatsApp (79) 99135-3135 ou através e-mail [email protected]. l

LOJA SIBITE O empresário Ananias Fragoso é referência em moda masculina em Sergipe e se destaca como pioneiro com lojas virtuais com a Sibite que oferece aos clientes uma vasta variedade de roupas, sapatos e assessório com muito bom gosto e qualidade. Antenado com as tendências, Ananias está sempre pronto para ajudar o cliente a escolher o look que combina com seu perfil e estilo. A Loja Sibite também vende produtos para qualquer lugar do Brasil com a entrega imediata. Siga agora

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 208 CIRCULANDO 7/11 mesmo o Instagram @SibiteOficial e fique ligado nas novidades e promoções. O telefone para contato é (79) 9 9920-9354 l

IN SERGIPE O jornalista Pabulo Henrique e a trainer/coach de carreira Helana Braz comandarão o quadro Empreender, no In Sergipe. O produto mostrará histórias de empreendedores sergipanos, trará dicas e muito bate-papo com pessoas que entendem sobre o assunto e vivem na pele os desafios de ser empreendedor em Sergipe.

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 209 CIRCULANDO 8/11

Se depender dessa dupla, vocês terão muitos motivos para ficar, aprender e se envolver no mundo do empreendedorismo. l

TALENTO MIRIM A cantora mirim, Bia Aguiar, de 11 anos, vem conquistando um grande número de fãs pela sua linda voz e repertório eclético que vai do axé, música popular a ópera. Aluna aplicada do 6 ° ano do Colégio Módulo, Bia Aguiar, a cada dia vem se destacando no cenário musical sergipano. Recentemente fez uma live musical no Chica Chaves às margens do rio Sergipe e encantou a todos! Com o grande apoio e incentivo dos ‘paistrocínios’ a artista cumpre uma agenda de cursos com aulas vocais, de piano e muitos ensaios. l

IMPRENSA SERGIPANA Há 125 anos a Imprensa Oficial do Estado de Sergipe vem realizando da melhor forma seu

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 210 CIRCULANDO 9/11

papel para a sociedade sergipana. Mas qual é o seu papel? Apesar de muitos anos de existência há pessoas que ainda não conhecem seu funcionamento e qual sua finalidade.Sua função é publicar os atos do Governo do Estado, partindo dessa necessidade a Imprensa Oficial é criada em 1895. A lei nº 104, de 5 de dezembro de 1894, assinada pelo presidente de Sergipe da época, Manoel Prisciliano de Oliveira Valadão, autoriza a fundação da Imprensa Oficial do Estado de Sergipe. Sancionada a Lei em 24 de agosto de 1895, entra em circulação no dia 1º de setembro do mesmo ano, o primeiro número do Diário Oficial do Estado de Sergipe. l

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 211 CIRCULANDO 10/11

CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA A Associação dos Procuradores do Município de Aracaju (APMAJU), instituição conhecida por sua atuação em defesa dos direitos da categoria, que trabalha em prol da sociedade aracajuana, é também mais uma apoiadora da campanha “Sinal Vermelho contra a

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 212 CIRCULANDO 11/11

Violência Doméstica”, uma iniciativa lançada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A causa foi abraçada pela instituição e pelas Procuradoras Municipais de Aracaju, que se somaram à luta contra a violência doméstica, posando para as fotos com o símbolo, que se tornou um pedido silencioso de ajuda. l

ACESSE MAIS NOTÍCIAS EM WWW.CINFORM.COM.BR

Receba o seu jornal CinformOline digital GRÁTIS toda semana através do WhatsApp, às segundas-feiras CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

A NOVA ERA DA NOTÍCIAS

ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 213 PUBLICADO EM DIGITAL DESDE 17 DE JULHO DE 2017

CINFORMONLINE CNPJ 35.851.783/0001-00 Rua Sílvio César Leite nº 90 – CEP49055-540 Salgado Filho – Aracaju (SE) Diretor de Jornalismo Edvar Freire Caetano – DRT –591/SE [email protected] Jornalistas Fredson Navarro–DRT–1145–[email protected] (Freelancer) Habacuque Villacorte DRT – 947/SE [email protected] (Freelancer) Caderno de Veículos Jornalista Cris Mesquita e Nelson Rolim Editoração Eletrônica Altemar Oliveira – [email protected] Colunistas Dra. Ana Sarmento – Mediação & Arbitragem Dr. Eduardo Ribeiro – Oficina de Advocacia Dr. Roberto Wagner – Espaço Literário Flávia Lima Moreira – Artigo da semana Jornalista André Barros – Panorama Nathalie Fontes – Propaganda & Negócios Profª Ednalva F. Caetano – Cantinho da Crônica Jornalista Shirley Vidal – Espaço Reflexão Diretoria Comercial [email protected] Elenaldo Santana [email protected] WhatsApp (79) 99949-9262 Municípios Noel Lino Santos-ME – DRT 986/SE – Fone: 79 99645-6858

Estatística responsável: Drielly Rodrigues Registro CONRE 10.591 5° Região VOLTAR 1ª PÁGINA ANO 4 - ED. 152 -7/9/2020 - 214