Depois de seis anos de tratativas, a implantação do Campus Veranópolis do IFRS foi aprovada pelo Ministério da Educação em 11 de março de 2014. No segundo semestre do mesmo ano, passou a oferecer cursos rápidos (de Espanhol Básico) e deu início a discussões com a comunidade sobre alternativas para a oferta futura de cursos técnicos de níveis médio e superior. Posteriormente, passou a oferecer também os cursos de extensão em Informática e em Robótica. No final de 2015, ofereceu vagas no processo seletivo para seus primeiros cursos técnicos, em Administração e em Informática, na modalidade subsequente.

A unidade tem o objetivo de beneficiar a comunidade da microrregião, que abrange aproximadamente 20 municípios da Serra Gaúcha, descentralizando o ensino federal público e gratuito e, dessa forma, estimulando a permanência das pessoas em seu local de origem, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno.

O campus está implantado na área do Colégio Agrícola do município, com 4,7 hectares, doada pela prefeitura para o IFRS. As instalações ficam na BR-470, km 172, 6.500, bairro Sapopema.

Sobre a região

A região soma cerca de 175 mil habitantes, compreendendo os municípios de Veranópolis, , Fagundes Varela, Cotiporã, , , , Nova Araçá, Parai, Casca, Montauri, Serafina Correa, Guaporé, São Valentin do Sul, São Domingos do Sul, , André da Rocha, Protásio Alves, Antônio Prado, Ipê. São cidades de importância econômica para o estado e país.

Veranópolis detém a maior produtora de biodiesel do e possui significativa produção de maçã em nível nacional; Nova Bassano tem uma das mais renomadas empresas de estruturas metálicas; e Nova Prata é sede de uma das maiores indústrias de derivados de borracha do Brasil. Guaporé encontra-se entre os maiores produtores de moda íntima e semi-joias do país; Cotiporã possui a maior fábrica individual de joias em ouro; e Casca encontra-se na primeira posição dos maiores tambos leiteiros do Rio Grande do Sul. A maior produtora de cadernos do Estado encontra-se em Serafina Correa.

Além disso, praticamente todos esses municípios da Serra Gaúcha trabalham o setor de turismo, serviços e eventos, sendo reconhecidos em todo o país por suas belezas naturais. Possuem uma ampla diversidade econômica, perpassando os principais setores da economia como indústria, serviços e comércio, e tendo o setor primário como base da economia, representada pela agricultura familiar, segmento no qual Fagundes Varela se destaca pelo cultivo de produtos orgânicos.

Linha do Tempo do Câmpus Veranópolis

• 2008 - Começam as tratativas para a instalação de um câmpus do IFRS em Veranópolis. • 13 de janeiro de 2014 - É realizada audiência pública para discutir possibilidades de o IFRS instalar-se no município. • 11 de março de 2014 - O Câmpus Veranópolis é autorizado pelo Ministério da Educação a entrar em funcionamento a partir do segundo semestre do ano. • 18 de março de 2014 - A Câmara de Vereadores de Veranópolis aprova o Projeto de Lei que autoriza a doação de área para a instalação do IFRS em Veranópolis. • 16 de junho de 2014 - Em audiência pública, é oficializada a doação do imóvel para o câmpus, através da escritura pública. • 4 de agosto de 2014 - Começam as aulas do primeiro curso do câmpus: Espanhol Básico. • 17 de novembro de 2014 - Têm início as aulas do curso de Cuidadora de Idosos, pelo Pronatec - Mulheres Mil, no município de Veranópolis/RS, em parceria com o Centro de Referência em

1/2 Assistência Social (Cras) do município. • 19 de novembro de 2014 - Começam as aulas do curso de Cuidadora Infantil, no município de Nova Bassano/RS, e as aulas do curso de Cuidadora de Idosos, em Serafina Corrêa/ RS, pelo Pronatec - Mulheres Mil, em parceria com os Cras desses municípios. • 01 de dezembro de 2014 - Começam as aulas do curso de Operadora de Computador / Pronatec - Mulheres Mil, em Nova Prata/RS, em parceria como Cras da cidade. • 20 de dezembro de 2014 - É realizado o primeiro encontro Mulheres Mil, no município de Nova Bassano. • 06 de abril de 2015 - Começam as aulas do curso FIC de extensão em Espanhol Básico /2015. • 09 de abril de 2015 - Começam as aulas do curso FIC de extensão em Espanhol Básico - nível II. • 13 de abril de 2015 - Inicia-se o curso de Cabeleireira - Mulheres Mil (Pronatec) no município de Serafina Corrêa/RS, em parceria como Cras do município. • 25 de abril de 2015 - É realizado o segundo encontro Mulheres Mil, em Veranópolis/RS. • 01 de setembro de 2015 - Começa o curso FIC de extensão em Introdução à Robótica. • 15 de fevereiro de 2016 - Começam as aulas dos primeiros cursos técnicos do campus: Técnico em Administração e Técnico em Informática, na modalidade subsequente ao Ensino Médio.

2/2