ATIVIDADE DE REVISÃO DE LITERATURA ROMANTISMO POESIA PROFESSORA ROSANA 2º ANO

01 - Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:

1. primeira geração

2. segunda geração

3. terceira geração

( ) abolicionismo

( ) condoreirismo

( ) autocomiseração exacerbada

( ) obsessão pela morte

( ) indianismo

( ) nacionalismo

Agora, escolha a alternativa que apresenta a seqüência correta dos numerais: a) 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1; b) 1 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3; c) 3 - 2 - 2 - 1- 2 - 2; d) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1; e) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1;

02 - Assinale a alternativa que completa adequadamente a asserção:

O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por

a) teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença.

1

b) etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade.

c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.

d) teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.

e) egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro

03 - A palavra de seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta à realidade da nação, indignando-se o poeta com o problema do escravo e entusiasmando-se com o progresso e a técnica que já atingiam o meio rural. Esse último aspecto permite afirmar que Castro Alves

a) identifica-se aos poetas da segunda geração romântica no que se refere à concepção da natureza como refúgio.

b) afasta-se, nesse sentido, de outros poetas, como , que o consideram o campo um antídoto para os males da cidade;

c) trata a natureza da mesma forma que o poeta árcade que o antecedeu;

d) antecipa o comportamento do poeta parnasiano que se entusiasma com a realidade exterior;

e) idealiza a natureza da pátria, buscando preservar a sua simplicidade e pureza, tal como Gonçalves Dias.

04 - Leia os textos abaixo Texto 1

Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes Embuçado nos céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, Senhor Deus?...

Texto 2

Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudade morreria Se eu morresse amanhã!

Os poemas acima pertencem a ______e ______

a) e b) Junqueira Freire e Fagundes Varela c) Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu d) Castro Alves e Casimiro de Abreu e) Castro Alves e Álvares de Azevedo 05 -Assinale a alternativa falsa: a) Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo. b) Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época. c) Romantismo, como estilo de época, consistiu basicamente num fenômeno estético-literário desenvolvido 2 em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII. d) Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários. e) Romantismo caracterizou-se por um complexo de características, como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.

06 – Leia o poema abaixo

No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos - cobertos de flores, Alteiam-se os tetos d’altiva nação; São muitos seus filhos, nos ânimos fortes, Temíveis na guerra, que em densas coortes Assombram das matas a imensa extensão. São rudos, severos, sedentos de glória, Já prélios incitam, já cantam vitória, Já meigos atendem à voz do cantor: São todos Timbiras, guerreiros valentes! Seu nome lá voa na boca das gentes, Condão de prodígios, de glória e terror!

Denominado de ______

Pertence a que geração? ______

Chamada de ______

07 - Considerado pela crítica brasileira o escritor modelo de sua geração, Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa? a) Conde Lopo; b) Amor de Perdição; c) Espumas Flutuantes; d) Noite na Taverna; e) Os sofrimentos de Pedro Ivo.

08 - Assinale a alternativa que contém três poetas representantes, respectivamente, das três gerações românticas: a) Tobias Barreto - Fagundes Varela - Joaquim M. de Macedo. b) Casimiro de Abreu - José de Alencar - Bernardo Guimarães. c) Gonçalves Dias - Álvares de Azevedo - Castro Alves. d) Junqueira Freire - Castro Alves - Tobias Barreto. e) Álvares de Azevedo - Bernardo Guimarães - José de Alencar.

3

09 - Leia o excerto de poema abaixo:

Eras na vida a pomba predileta Que sobre um mar de angústias conduzia O ramo da esperança. — Eras a estrela Que entre as névoas do inverno cintilava Apontando o caminho ao pegureiro. Eras a messe de um dourado estio. Eras o idílio de um amor sublime. Eras a glória, — a inspiração, — a pátria, O porvir de teu pai! — Ah! no entanto, Pomba, — varou-te a flecha do destino! Astro, — engoliu-te o temporal do norte! Teto, caíste! — Crença, já não vives!

Julgue os itens a seguir empregando V para aas afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em virtude dos aspectos linguísticos e estilísticos e do modo como o eu lírico se comporta em função de uma provável recusa sentimental da mulher amada, o poema é um exemplar típico do byronismo no Romantismo Brasileiro.

( ) O eu lírico, depois de ter visto os “olhos verdes”, perde sua identidade, lamenta sua condição e julga-se infeliz.

( ) O eu lírico, nas duas últimas estrofes, dirige-se aos amigos dele e ordena-lhes que, se perguntados sobre si, descrevam o estado de morto-vivo em que se encontra.

( ) O eu lírico emprega a verborragia, exagero e ironia, sendo facilmente identificado. Trata-se de Castro Alves.

10 – Leia os textos abaixo

Texto 1

Pálida, à luz da lâmpada sombria Sobre o leito de flores reclinada, como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor, ela dormia!”

Texto 2

. “Uma noite, eu me lembro... Ela dormia Numa rede encostada molemente... Quase aberto o roupão... solto o cabelo E o pé descalço no tapete rente”.

Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher.

Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema?

______4