Autores JOÃO PAULO JUNQUEIRA SANCHES (1) GABRIEL GARCIA ALVES (1) JOÃO PAULO LOPES DE OLIVEIRA (1) ANGELO CASAGRANDE JUNIOR (1) HUMBERTO SÉRGIO CAVALCANTE MARCOLINO (7)

Categoria Trabalho Acadêmico

Introdução A Panair do Brasil S.A. foi uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil. Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-), em 1929. Incorporada pela em 1930, teve seu nome modificado de NYRBA do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways). Por décadas dominou o setor de aviação no Brasil. Encerrou suas atividades em 1965, por determinação do governo militar. O nome PANAIR era o endereço telegráfico da Pan American em Nova Iorque. O "tempo Panair" inspirou mesmo algumas músicas no Brasil, uma das quais, interpretada por Elis Regina, fez sucesso: "Conversando no Bar" (Saudade dos Aviões da Panair), composta por Milton Nascimento e Fernando Brant. Os versos dizem: "A primeira Coca-cola, foi, me lembro bem agora, nas asas da Panair"

Objetivo Temos como objetivo fazer com que o público conheça mais sobre a história da Panair do Brasil, mostrando suas qualidades e seus objetivos alcançados.

Metodologia Pela pesquisa histórica e bibliográfica, como subsidiária da Pan American Airways, a Panair utilizou diversos tipos de aeronaves. Começou operando oito modernos hidroaviões: quatro e quatro Sikorsky S-38.

Finda a Segunda Guerra, a frota da Panair chegava a 23 Douglas DC-3, 12 Lockheed L-049/149 Constellation e 8 PBY-5 Catalina.

Nos anos 60, foi também a introdutora da aviação a reação no Brasil operando o Sud-Aviation SE-210 Caravelle em operação e terminou seus dias nas asas dos Douglas DC-8, que eram quadrimotores bem avançados na época. A Panair também operou com os Douglas DC-6 e DC -7.

Resultado Discutimos e chegamos a um resultado, que dentre as histórias contadas, uma diz que no inicio da década de 1960 o presidente da Ruben Berta procurou Celso da Rocha Miranda e exigiu a transferência imediata das ações da Panair para alguém de sua confiança. Simplesmente ordenava que os proprietários da Panair entregassem a empresa a VARIG, caso contrário esta faria de tudo para destruir a concorrente. Mesmo exigir a venda já seria algo duvidoso, agora exigir a transferência das ações sob ameaça beira a loucura das teorias de conspiração. Outra da conta que o Ruben Berta teria enviado um telegrama ao então presidente Castelo Branco exigindo que ele desse um fim na Panair e transferisse a empresa a VARIG. A maioria das histórias mostram que a VARIG teria exigido que o governo federal fechasse a Panair, com o intuito de herdar suas linhas para a Europa.

Conclusão Concluimos através de muitas horas de estudos e pesquisas, que a Panair fez um ótimo trabalho sendo a pioneira da aviação comercial brasileira. Logo após alguns acontecimentos trágicos, teve seu fim passando suas ações de responsabilidade da VARIG.

Bibliografia Revista Flap Internacional, numero: 350 - ano 39; Revista O Cruzeiro, 22 de abril de 1961; Internet: Wikipédia, a enciclopedia livre: A PanAir Do Brasil.

Legenda (1) Aluno Graduação Unopar (7) Docente Unopar

CONGRESSO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2.; ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS DA UNOPAR, 11., 2008, LONDRINA. ANAIS... LONDRINA: UNOPAR, 2008. 1 CD-ROM. ISBN 978-85-87686-33-6.