06 . JAN 201606 . JAN º EDIÇÃO N PORTA-A-PORTA Porque o município faz parte de cada um de nós!

VALE DO LEÇA , ÁGUA LONGA, , MONTE CÓRDOVA, UNIÃO DAS FREGUESIAS DE REFOJOS E CARREIRA E UNIÃO DAS FREGUESIAS DE EDITORIAL Decorridos mais de dois anos após a Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte tomada de posse deste executivo a que Córdova, União das Freguesias de Re­ tenho a honra de presidir, permitam que fojos e Carreira, União das Freguesias vos deixe aqui uma palavra de esperan­ de Lamelas e Guimarei. Esta proximi­ ça e de incentivo para que, todos juntos, dade está espelhada em diversas inicia­ continuemos a trabalhar em prol de um tivas e nos investimentos que realiza­ concelho cada vez mais justo e solidário, mos. Temos uma política centrada nas mais próspero e desenvolvido. pessoas. A Câmara Municipal de Santo Tirso é Dado o período de crise que o país atra­ constituída por uma equipa que trata vessa, a Coesão Social é uma das nossas todos os cidadãos, entidades, Juntas prioridades. Assim, e muito para além de Freguesia e instituições por igual, do “betão”, temos apostado no apoio dando sempre especial atenção aos às famílias, desde o programa munici­ Munícipes que, por várias razões, atra­ pal de vacinação, até aos subsídios mu­ vessam hoje momentos de dificuldade. nicipais ao arrendamento; atendimento Procuramos cumprir os compromissos descentralizado da Ação Social; edu­ assumidos e herdados do executivo cação e formação; transportes; saúde; anterior, com rigor, transparência, com­ cultura, desporto e lazer. Milhares de petência e honestidade. Por isso, este euros investidos em bens imateriais, boletim informativo visa “prestar con­ que pretendem melhorar a qualidade tas” daquilo que vamos fazendo e que, de vida dos nossos munícipes. a nosso ver, melhora significativamente É com este orgulho e com sentido de a qualidade de vida dos Munícipes. responsabilidade que assumimos o A Câmara Municipal de Santo Tirso dever de fazer, de fazer bem, de fazer tem tido uma forte preocupação nas mais. Queremos continuar a apoiar as políticas que adota e na gestão com Juntas de Freguesia, as instituições, os as juntas de freguesia, nomeadamen­ serviços sociais, a cultura, o desporto, te com a zona do Vale do Leça, mais a educação, as obras, e sobretudo, a concretamente com as freguesias de população!

Joaquim Couto Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso PROJETOSPROJETOS EE OBRASOBRAS NASNAS FREGUESIASFREGUESIAS DODO VALEVALE DODO LEÇALEÇA SANEAMENTO 3 MILHÕES EUROS

EQUIPAMENTOS 58,5 MIL EUROS

PEQUENAS INTERVENÇÕES 53 MIL EUROS

Investimento da Câmara nas freguesias de Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte Córdova, União das Freguesias de Refojos e Carreira e União das Freguesias de Lamelas e Guimarei.

São vários os projetos e obras que es- fojos e Carreira e União das Fregue- tão a desenvolver-se nas freguesias de sias de Lamelas e Guimarei, por ini- Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte ciativa da Câmara Municipal de Santo Córdova, União das Freguesias de Re- Tirso. Fique a saber quais:

3 MILHÕES DE EUROS INVESTIDOS EM OBRAS DE SANEAMENTO – As obras contemplaram as freguesias de Lamelas, Guimarei, Carreira e Monte Córdova, desde o início do atual mandato.

303 MIL EUROS NA REQUALIFICAÇÃO DE RUAS - Valor do investimento em 2014 e 2015 de obras realizadas em diferentes artérias na zona do Vale do Leça, entre as quais alargamento e pavimentação da Rua de Lavatães e Rua de Adufe – Refojos; arruamento de ligação de Couto a Valinhas e alargamento de um troço da Rua de Santa Luzia - CM 1115 – Monte Córdova; retificação e pavi- mentação da Rua da Degodinha – Guimarei; pavimentação da Rua da Lameira, beneficiação da Rua dos Emigrantes e reparação de Pontão na Rua da Ponte de Pau – Agrela; e pavimentação da Rua de Marnortes – Água Longa.

58,5 MIL EUROS PARA EQUIPAMENTOS – Valor referente a outubro de 2013 até novembro de 2015, relativo às Eco escolas, à manutenção de equipa- mentos/parques infantis, manutenção de extintores, equipamento de proteção individual, beneficiação da rede viária florestal e avaliação técnica de árvores. 53 MIL EUROS PARA PEQUENAS INTERVENÇÕES E APOIOS LOGÍSTI­ COS – Valor referente ao período de outubro de 2013 a novembro de 2015, envolvendo trabalhos ao nível de calceteiros nas vias municipais, entre outros.

MIL EUROS PARA MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS AJARDINADOS – Ver­ ba investida pela Câmara Municipal de Santo Tirso em manutenção de relva­ dos, fornecimento de plantas e manutenção do arbóreo.

220 MIL EUROS NA REQUALIFICAÇÃO DE ESCOLAS - Valor investido pela Câmara Municipal em diferentes obras nas Escolas EB1/JI de Quinchães e EB1/ JI de Santa Luzia – Monte Córdova; Escola EB da Igreja – Guimarei; Escola EB/ JI de Campinhos e Escola EB 2,3 (ligação à rede de esgotos) – Agrela; requa- lificação da Escola de Parada – Carreira; e intervenção na Escola da Carreira para retirada do amianto.

89 MIL EUROS PARA RECONSTRUÇÃO DE MUROS DE SUPORTE - Rua de Vilar - Monte Córdova (obra em curso); Travessa Nossa Senhora de Fátima e Travessa da Liberdade - Reguenga.

40 MIL EUROS EM OBRAS NO EDIFÍCIO DA ASSOCIAÇÃO DE SOLIDA­ RIEDADE HUMANITÁRIA DE MONTE CÓRDOVA.

33 MIL EUROS NA REQUALIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO DOS BALNEÁRIOS DA ZONA DESPOSTIVA DE REFOJOS – União de Freguesias de Refojos e Carreira.

25 MIL EUROS PARA TRABALHOS DE REPARAÇÃO EM CAPELAS MOR­ TUÁRIAS – Valor investido nas freguesias da Reguenga e Agrela.

15 MIL EUROS – Subsídio atribuído à Junta de Freguesia de Monte Córdova, para intervenção no Caminho Municipal 1115: alargamento do troço de Santa Luzia.

9 MIL EUROS PARA LIGAÇÃO À REDE DE SANEAMENTO – PMR da Agrela.

7,5 MIL EUROS PARA A CONSTRUÇÃO DE SALAS DE CATEQUESE – PA­ RÓQUIA DE S. PEDRO DE AGRELA

15,4 MIL EUROS NA BENEFICIAÇÃO DA IGREJA PAROQUIAL DE REFO­ JOS E DA IGREJA PAROQUIAL DE S. TIAGO DA CARREIRA – União de Freguesias de Refojos e Carreira.

5,7 MIL EUROS NA REPARAÇÃO DE MINA NA RUA DO TOMÁS – União de Freguesias de Lamelas e Guimarei. Para além das obras e investimen- de projetos que prevê realizar na tos em curso, a Câmara de Santo zona do Vale do Leça: Tirso tem em estudo uma série

1 MILHÃO DE EUROS – Valor estimado para a requalificação da E.M. 558, na freguesia da Reguenga. Obra em preparação de concurso.

372 MIL EUROS – Obra prevista para a reabilitação da EN 318.

295 MIL EUROS – Pavimentação da Rua da Liberdade, Monte Córdova - Última Fase – O estudo desta intervenção está a desenvolver-se.

140 MIL EUROS – Valor de investimento previsto para o alargamento e pavimentação da Rua Senhora da Guia, na freguesia da Agrela.

140 MIL EUROS – Valor previsto para trabalhos de drenagem e pavi- mentação das Ruas dos Frinjos e Rua das Mourenças, na freguesia da Carreira.

131 MIL EUROS – Beneficiação da Rua de Forjães – EM 558-2, Lamelas – União de Freguesias de Lamelas e Guimarei. O estudo desta interven- ção está a desenvolver-se.

87 MIL EUROS – Valor previsto para o alargamento e pavimentação da Rua de Lavatães – 3ª Fase, na freguesia de Refojos.

48 MIL EUROS – Valor estimado para a beneficiação da Rua do Covelo – Freguesia da Agrela. O estudo desta intervenção está a desenvolver-se.

46 MIL EUROS – Valor estimado para Drenagem de Águas Pluviais e Águas Residuais na Rua do Rancho Típico – Reguenga. O estudo desta intervenção está a desenvolver-se.

50 MIL EUROS – Valor estimado para a implementação do projeto de requalificação dos balneários do Parque Desportivo da Reguenga.

39 MIL EUROS – Valor estimado para intervenções na Escola Básica da Reguenga. O estudo da intervenção está a desenvolver-se. 34 MIL EUROS – Construção de garagem de apoio ao edifício da sede da Junta de Freguesia da Agrela. Obra em preparação de concurso.

16 MIL EUROS – Cobertura do Edifício da Escola Básica de Santa Luzia, Monte Córdova. O estudo desta intervenção está a desenvolver-se.

5 MIL EUROS – Investimento previsto para trabalhos de drenagem de águas residuais no Loteamento da Guarda, na freguesia da Reguenga. Obra a aguardar consignação. COESÃOCOESÃO SOCIAL:SOCIAL: ASAS PESSOASPESSOAS SÃOSÃO AA NOSSANOSSA PRIORIDADEPRIORIDADE

Investimento da Câmara em subsídios para 80 MIL EUROS 31 MIL EUROS instituições e arrendamento nas Freguesias Apoio Apoio de Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte Instituições Arrendamento Córdova, União das Freguesias de Refojos e Carreira e União das Freguesias de Lamelas e Guimarei.

A Câmara de Santo Tirso tem vindo a por todo o concelho e que, obviamente, reforçar a aposta nos apoios sociais di- também abrangem a população das fre- retos e indiretos. Aliás, 67 por cento do guesias de Agrela, Água Longa, Reguen- orçamento do Município tem sido apli- ga, Monte Córdova, União das Fregue- cado na Coesão Social. Surgem, assim, sias de Refojos e Carreira e União das uma série de medidas implementadas Freguesias de Lamelas e Guimarei. 80 MIL EUROS PARA SUBSÍDIOS A INSTITUIÇÕES DAS FREGUESIAS DO VALE DO LEÇA – Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Cór- dova, Associação Social de Guimarei, Paróquia da Reguenga, Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Agrela, Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel do Couto, Casa de Acolhimento Sol Nascente.

31 MIL EUROS APLICADOS EM BENEFÍCIO DE 26 FAMÍLIAS DA ZONA DO VALE DO LEÇA NO SUBSÍDIO MUNICIPAL AO ARRENDAMENTO

46 FAMÍLIAS 26 FAMÍLIAS C/ Plano de Emergência Social C/ Apoio na Renda

7,4 MIL EUROS E 46 FAMÍLIAS ABRANGIDAS PELO PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA SOCIAL – Destinado aos agregados familiares das fregue- sias de Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte Córdova, União das Freguesias de Refojos e Carreira e União das Freguesias de Lamelas e Guimarei que apre- sentam graves problemas económicos. Apoio concedido entre novembro de 2013 e novembro de 2015.

207 FAMÍLIAS DA ZONA DO VALE DO LEÇA RECEBERAM CABAZES DE NATAL – Cabazes destinados a apoiar famílias carenciadas e identificadas pe- las Juntas de Freguesia de Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte Córdova, União das Freguesias de Refojos e Carreira, União das Freguesias de Lamelas e Guimarei e pelas associações locais, entre 2013 e 2014.

VACINAS PAGAS PELA CÃMARA

As crianças nascidas a partir de 1 de janeiro de 2015 podem beneficiar do apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso para a aquisição das vacinas Rotateq ou Rotarix. Embora excluídas do Plano Nacional de Vacinação, estas vacinas são recomendadas pelos médicos e podem custar até 300 euros. Esta é uma medida de grande impacto social e de saúde pública e que também beneficia a população das freguesias de Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte Córdova, União das Freguesias de Carreira e Refojos, União das Freguesias de Lamelas e Guimarei. A Câmara Munici- pal comparticipou a Prevenar até junho, uma vez que a partir desta data esta vacina passou a integrar o Plano Nacional de Vacinação. 796796 MILMIL EUROSEUROS PARAPARA AA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO

278 MIL EUROS em refeições escolares 291 MIL EUROS em transportes escolares

59 MIL EUROS em prolongamentos de horário

De outubro de 2013 a agosto de 2015, ensino, a Câmara Municipal tem vin- foram investidos cerca de 796 mil do a desenvolver estratégias de inter- euros em Educação, nas freguesias venção neste setor, particularmente de Agrela, Água Longa, Reguenga, nos transportes escolares, ação so- Monte Córdova, União das Fregue- cial escolar, atividades de animação sias de Refojos e Carreira e União socioeducativa, refeições e lanches das Freguesias de Lamelas e Gui- escolares, prolongamento de horário marei. Com o objetivo de criar mais do ensino pré-escolar e atividades de e melhores condições de acesso ao complemento escolar.

291 MIL EUROS PARA TRANSPORTES – A partir deste ano letivo, 2015/2016, a Câmara Municipal alargou a comparticipação dos transportes aos alunos do ensino secundário, numa medida para a poiar as famílias. Nos últimos dois anos letivos, foram investidos 291 mil euros em transportes com alunos pertencentes às seis freguesias que constituem a zona do Vale do Leça. 278 MIL EUROS EM REFEIÇÕES ESCOLARES – Abrange todos os alunos do 1º ciclo e educação pré-escolar das freguesias de Agrela, Água Longa, Re- guenga, Monte Córdova, União das Freguesias de Refojos e Carreira e União das Freguesias de Lamelas e Guimarei, nos anos letivos 2013-2014 e 2014-2015.

59 MIL EUROS PARA PROLONGAMENTO DE HORÁRIO – Atribuídos pela Câmara Municipal ao JI da Carreira, JI de Refojos, JI de Guimarei, JI de Água Longa e JI da Reguenga para a gestão dos prolongamentos de horário, nos anos letivos de 2013-2014 e 2014-2015.

30 MIL EUROS PARA EXPEDIENTE, LIMPEZA/CONSERVAÇÃO E MANU­ TENÇÃO DAS ESCOLAS – Despesas relacionadas com a aquisição de mate- rial de expediente e limpeza, para as escolas do 1º ciclo e educação pré-escolar e para conservação e manutenção dos edifícios escolares, em 2014 e 2015.

15 MIL EUROS PARA LIVROS E MATERIAL ESCOLAR – Subsídio atribuído aos alunos de famílias carenciadas do 1º ciclo a frequentar as escolas localiza- das nas freguesias do Vale do Leça, para a aquisição de livros e material escolar.

9 MIL EUROS NA IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME DE FRUTA ESCOLAR – Comparticipação assumida pela Câmara Municipal no âmbito da implemen- tação do regime de fruta escolar, nas escolas das freguesias de Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte Córdova, União das Freguesias de Refojos e Carreira e União das Freguesias de Lamelas e Guimarei.

7 MIL EUROS PARA ATIVIDADES DE COMPLEMENTO CURRICULAR – Apoio ao desenvolvimento de atividades complementares, como visitas de estudo.

3 MIL EUROS PARA COLÓNIAS DE FÉRIAS – Auxílio concedido no âmbito da realização de colónias de férias para os alunos das seis freguesias do Vale do Leça.

PROGRAMA MIMAR

A Câmara Municipal garante a ocupação saudável dos tempos livres dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico nas freguesias de Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte Córdova, União das Freguesias de Refojos e Carreira e União das Freguesias de Lamelas e Guimarei nos períodos de interrupção letiva, proporcionando-lhes experiências lúdico-pedagó- gicas diversificadas, em diferentes áreas temáticas. Entre o Natal de 2013 e as férias de verão de 2015, a Câmara investiu cerca de 104 mil euros ao implementar o programa Mimar nas freguesias do Vale do Leça. DESPORTODESPORTO ATIVOATIVO

A Câmara de Santo Tirso aposta no mento da atividade física, quer através desporto como veículo de promoção do programa Santo Tirso Ativo, ou dis- de estilos de vida saudável. Neste sen- ponibilizando os equipamentos des- tido, a autarquia garante uma oferta portivos municipais às associações e desportiva para toda a população do instituições. Nas freguesias do Vale do concelho, quer através do desenvolvi- Leça, estes são os números:

9,5 MIL EUROS DE SUBSÍDIOS E CONTRATOS PROGRAMA PARA AS AS­ SOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES DESPORTIVAS – Usufruíram deste apoio, no ano de 2014, a Associação Cultural e Desportiva de Lamelas; Associação Des- portiva de Guimarei; Associação Desportiva e Cultural da Reguenga; Associa- ção Desportiva de Refojos; Associação Estrelas da Serra – Agrela; Centro Re- creativo e Popular da Juventude de Água Longa; Futebol Clube Caldas; Monte Córdova Futebol Clube e Clube Recreativo Cultural de Pesca de Refojos.

APOIOS NA ORGANIZAÇÃO/PROMOÇÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS – Iniciativas entre 2014 e 2015 como 6º e 7º Raid BTT Estrelas da Serra da Agrela; ORI BTT – ORI Pedestre – Caminhada – Trampolins de Santo Tirso; ORI BTT/ PEDESTRE – Trail Orientação – Caminhada de S. Martinho – Núcleo Associa- tivo de Santo Tirso. SANTO TIRSO ATIVO

Este programa visa promover a prática desportiva de forma regular, es- timulando hábitos de vida saudável e, ao mesmo tempo, dinamizar o convívio da população com mais de 60 anos. As aulas de manutenção decorrem no Salão Paroquial da Reguenga; Junta de Freguesia de La- melas; Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova; Salão Paroquial de Água Longa; Junta de Freguesia de Agrela; Parque Desportivo de Refojos.

31,1 Mil EUROS DE SUBSÍDIO PARA OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DOS BALNEÁRIOS DO CAMPO DE FUTEBOL DE REFOJOS – Verba atribuída em 2015 à União de Freguesias de Carreira e Refojos.

29 MIL EUROS PARA UTILIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS – Usufruem deste valor a União de Freguesias de Refojos e Carreira e União de Freguesias de Lamelas e Guimarei. A verba reporta ao período entre 2014 e 2015.

330 EUROS DE APOIO A OUTRAS COLETIVIDADES – Subsídio atribuído em 2015 ao Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1291 – Água Longa.

JOVENS CHAMADOS A PARTICIPAR

O Orçamento Participativo Jovem coloca as pessoas com idades entre os 12 e os 30 anos a pensar a cida- de. Desde a sua implementação em 2014, a iniciativa tem registado uma forte participação. CULTURACULTURA: MOTORMOTOR TÚRISTICOTURÍSTICO EE ECONÓMICOECONÓMICO

A cultura pode e deve ser uma das ima- Os resultados que Santo Tirso tem vin- gens de marca do nosso concelho. Para do a alcançar na hotelaria e no turismo tal, é crucial apostar sistematicamente mostram que a Cultura é um importan- numa política cultural ativa e ambiciosa. te motor turístico.

3,6 MIL EUROS DE APOIOS ÀS FESTAS E COMISSÕES DE FESTAS NAS FREGUESIAS DO VALE DO LEÇA – Apoios para a Comissão de Festas de Santa Luzia, Monte Córdova; Comissão de Festas N. S. de Valinhas, Monte Cór- dova; Comissão de Festas de Santa Eulália de Lamelas; Comissão de Festas em Honra de N. S. Rosário e S. José, Água Longa; e Comissão de Festas de N. S. das Dores, Reguenga. Verbas que dizem respeito ao período de 2012 a 2015.

32 MIL EUROS PARA OS RANCHOS E GRUPOS ETNOGRÁFICOS – Grupo Etnográfico S. Paio de Guimarei, Rancho Folclórico S. Salvador de Monte Cór- dova, Rancho Folclórico Santa Eulália de Lamelas e Rancho Típico Santa Maria da Reguenga. Valor atribuído entre 2012 e 2015.

2,2 MIL EUROS PARA APOIO ÀS COLETIVIDADES – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Cabanas e Grupo de Teatro Amador de Monte Córdova. Valor atribuído entre 2012 e 2015. OUTROSOUTROS INVESTIMENTOSINVESTIMENTOS

760 MIL EUROS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA – Valores referentes ao pe- ríodo compreendido entre outubro de 2013 a dezembro de 2015, relativamente a todas as freguesias que compõem o Vale do Leça.

132 MIL EUROS PARA A PROTEÇÃO CIVIL – Verba aplicada no apoio à AHBVA; à Equipa de Sapadores Florestais e à Equipa DFCI. Valores referentes ao período de junho de 2015 até junho de 2016.

407 MIL EUROS NA RECOLHA E TRATAMENTO DO LIXO – Valor investido pela Câmara na recolha e no tratamento do lixo nas freguesias de Agrela, Água Longa, Reguenga, Monte Córdova, União das Freguesias de Refojos e Carreira e União das Freguesias de Lamelas e Guimarei.

7 MIL EUROS PARA OS ESPAÇOS DO CIDADÃO – Realização de obras para a instalação dos espaços que estão já a funcionar nas sedes das Juntas de Fre- guesia de Água Longa e União de Freguesias de Refojos e Carreira, cuja gestão e funcionamento, compete a estas Juntas de Freguesia.

76,8 MIL EUROS PARA REGULAMENTO DE TRÂNSITO – Valor referente aos trabalhos de implementação do Regulamento de Trânsito, em todas as fre- guesias da zona do Vale do Leça. Inclui mobilidade, sinalização, segurança ro- doviária e mobiliário urbano. CÂMARA DELEGA COMPETÊNCIAS NAS JUNTAS Numa lógica de descentralizar e dar transferir para as juntas, as seis fre- maior autonomia às freguesias, a Câ- guesias do Vale do Leça beneficiaram mara Municipal delegou um conjunto de um valor de 110 MIL EUROS. Além de competências nas Juntas de Fre- disso, nos acordos de execução e guesia de Agrela, Água Longa, Re- protocolos de transferência de com- guenga, Monte Córdova, União das petências para as juntas de freguesias Freguesias de Refojos e Carreira e nas escolas e vias de comunicação, União das Freguesias de Lamelas e foram transferidos para as freguesias Guimarei. No que diz respeito ao Fun- do Vale do Leça um total de 84 MIL do de Financiamento das freguesias, EUROS. foram transferidas para as freguesias Assim, compete às Juntas de Fregue- do Vale do Leça, em 2015, verbas no sia de Agrela, Água Longa, Reguenga, valor de 150 MIL EUROS. Monte Córdova, União das Fregue- Já no âmbito de um reforço de verbas sias de Refojos e Carreira e União das que a Câmara de Santo Tirso decidiu Freguesias de Lamelas e Guimarei:

• Execução de pequenas reparações nos estabelecimentos do pré- escolar e 1º ciclo; • Manutenção dos espaços envolventes às unidades de ensino do pré-escolar e 1º ciclo; • Gestão, conservação e manutenção de vias e espaços verdes; • Limpeza das vias e espaços públicos, sargetas e sumidouros; • Manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público; • Gestão e manutenção do Espaço do Cidadão.

FUNDO DE FINANCIAMENTO 150 MIL EUROS

REFORÇO DE VERBAS 110 MIL EUROS

ESCOLAS 84 MIL EUROS CÂMARA BAIXA TAXAS MUNICIPAIS

Desde o início do mandato, a Câmara Municipal tem vindo a reduzir a carga fis- cal que incide sobre os munícipes de Santo Tirso, com vista a reforçar a coesão social e territorial e tornar o Município mais competitivo em matéria de atração de novos investimentos e manutenção dos já existentes.

Assim, a Câmara Municipal fixou a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,375%, ou seja, 25% abaixo do limite legal. Para 2016, a Câ- mara de Santo Tirso decidiu ainda reduzir o IMI para as famílias com filhos: cinco por cento para as famílias com um filho, oito por cento para as famílias com dois filhos e 15 por cento para as que têm três ou mais. Há cerca de 11 mil famílias do concelho que vão pagar menos IMI em 2016.

Apesar de a autarquia ter decidido baixar a taxa de IMI, muitas famílias foram confrontadas com a subida deste imposto, situação que se verificou não ape- nas no concelho de Santo Tirso mas em todo o país.

A subida da taxa de IMI é da inteira responsabilidade do anterior Governo, de coligação PSD/CDS-PP. Por duas razões:

1. Reavaliação dos prédios segundo critérios contestados pela DECO, que considera que os munícipes estão a pagar IMI a mais, por a idade e o valor da construção dos imóveis não se- rem revistos automaticamente; 2. O anterior Governo acabou com uma cláusula que limitava o aumento do IMI até 75 euros/ano. Com a decisão de reduzir a taxa de IMI, a Câmara Municipal aliviou a carga fiscal sobre as famílias do concelho em 2,2 milhões de euros.

Já quanto ao Imposto sobre o IRS, a redução atingiu os 5%. Por outro lado, a Câmara de Santo Tirso baixou também o valor da Derrama para empresas com um volume anual de faturação inferior a 150 mil euros e o IMT, no âmbito das intervenções realizadas nas Áreas de Reabilitação Urbana. IMI ABAIXO DO 25% LIMITE LEGAL

REDUÇÃO DA TAXA IRS 5%

REDUÇÃO DO IMI

1 FILHO 2 FILHOS 3 ou + FILHOS = Redução de 8% = Redução de 10% = Redução de 15%

Praça 25 de Abril, 4780-373 Santo Tirso, Tel +351 252 830 400

www.cm-stirso.pt

facebook.com/CMSantoTirso