Em , Secretaria da Justiça, Família e Trabalho destaca ações para gerar empregos

Justiça Publicado em 03/09/2021

A instalação de novos postos avançados das Agências do Trabalhador no Interior, as parcerias com as empresas para oferta de empregos, o programa Carretas do Conhecimento, unidade móvel que leva às cidades cursos de capacitação profissional, e uma série de outras ações da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho foram apresentadas nesta quinta-feira (2), em Guarapuava, para os gestores municipais da região. O evento fez parte do programa de interiorização dos serviços da pasta.

Técnicos da Secretaria, representantes dos municípios e a comunidade debateram os programas e as possibilidades de implantação na região. Participaram da etapa 36 municípios das regiões de Guarapuava, Irati e União da Vitória. O encontro também tratou da adesão de novos municípios ao programa Nossa Gente Paraná, destinado ao atendimento e promoção de famílias e indivíduos por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais,

Governador sanciona lei que amplia para 21 anos a idade para o Cartão Futuro 92% dos municípios têm saldo positivo na geração de empregos em 2021

“É importante integrar as pessoas que fazem o atendimento de ponta nos municípios, com a estrutura de funcionamento da Secretaria”, afirmou o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Ele explicou que o programa de interiorização deveria ter iniciado no primeiro trimestre de 2020, mas teve que ser adiado devido à pandemia. “Sabemos o quanto foi difícil esse período para o setor produtivo. Mas lembremos que sempre em períodos após calamidades, guerras e pandemias, o mundo teve grande desenvolvimento e essa é a nossa esperança”, afirmou Leprevost.

Empresários da região também participaram para debater parcerias na área de ofertas de vagas de emprego, através das Agências do Trabalhador, e também na formação de mão de obra, com o programa Carretas do Conhecimento. “Os setores comercial e industrial estão aqui reunidos para discutir esses assuntos. Todos aqui, certamente, estão percebendo as transformações pelas quais a nossa cidade vem passando nos últimos tempos”, disse a presidente da Associação Comercial de Guarapuava, Elaine Scartezini Soares de Meirelles.

Além da área de emprego, a interiorização envolve programas e projetos das áreas de assistência social, proteção à mulher, com o Ônibus Lilás, e da criança e do adolescente, com a Força-Tarefa Infância Segura. “O Governo do Paraná tem nos auxiliado em tudo, temos as portas abertas em , reflexo nas ações desenvolvidas aqui na cidade. Guarapuava tem vivido um momento de desenvolvimento, graças a ações como essas”, disse o vice-prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas de Abreu.

Jovens internados nas unidades socioeducativas ganham 28 laboratórios Paraná e União assinam protocolos para reforçar proteção de crianças

Nessa etapa houve a adesão de 39 municípios aos programas da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho: Guarapuava, , Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, , , Foz do Jordão, , Goioxin, Guamiranga, Antônio Olinto, Inácio Martins, Irati, Laranjal, Mallet, Marquinho, Palmital, , , Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, , São Mateus do Sul, , Turvo, União da Vitória, , , , Porto Vitória e .

NORTE PIONEIRO – O primeiro evento de interiorização foi realizado no dia 18 de agosto, em Cornélio Procópio, com a participação de municípios do Norte Pioneiro. Na oportunidade foram assinados protocolos para a instalação de mais 15 postos avançados das Agências do Trabalhador.

Programa Caixa d'Água Boa chega a mais 33 municípios do Paraná Mais afetados pela pandemia, comércio e serviços lideram alta de empregos

Além disso, foram estabelecidas novas parcerias para a qualificação de mão de obra, com as Carretas do Conhecimento, e a adesão de 36 municípios para participar do Programa Nossa Gente Paraná, que tem a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e atende com programas sociais as famílias de baixa renda. As cidades aderiram, ainda, à Força-Tarefa infância Segura (Fortis)

O programa Carretas do Conhecimento, que disponibiliza cursos de qualificação gratuitos, estará presente em mais 12 municípios, assim como o programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi).