DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA , quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019. PRO 1

PROJETO DE LEI Nº 124/2018 Deputado(a) Ernani Polo + 11 Deputado(s)

Institui a ROTA DAS OLIVEIRAS no Estado do .

Art. 1º Fica instituída a ROTA DAS OLIVEIRAS no Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de estimular o Olivoturismo e promover o desenvolvimento do Setor Produtivo da Olivicultura.

Art. 2º A ROTA DAS OLIVEIRAS será formada por Municípios com expressão no cultivo de olivais, bem como na produção de azeites e conservas.

§ 1º. Ficam incluídos na ROTA DAS OLIVEIRAS os seguintes Municípios: Bagé, , , Caçapava do Sul, Camaquã, , Canguçu, , , , , Pantano Grande, , , Rosário do Sul, , , São Gabriel, São Sepé, e .

§ 2º. A inclusão de novos Municípios na ROTA DAS OLIVEIRAS, assim como o calendário de eventos e pontos turísticos e de referência da olivicultura poderão ser propostos pela Câmara Setorial das Oliveiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, pela Secretaria de Cultura e Turismo e pelo Instituto Brasileiro da Olivicultura – IBRAOLIVA.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em 19 de junho de 2018.

Deputado(a) Ernani Polo

Deputado(a) Adolfo Brito Deputado(a) Elton Weber

Deputado(a) Fábio Branco Deputado(a) Frederico Antunes

Deputado(a) Luiz Fernando Mainardi Deputado(a) Sérgio Turra

Deputado(a) Silvana Covatti

JUSTIFICATIVA

A oliveira é uma árvore da família das oleáceas, que produz azeitona utilizadas para produção de conservas e azeite de oliva, produtos de consumo altamente populares no Brasil. É originária da parte oriental do Mar Mediterrâneo e mais a leste no norte, na região do extremo sul do Mar Cáspio, atual Irã, antiga Pérsia. É desde antiguidade clássica difundida em toda a bacia do Mar Mediterrâneo, chegando as Ilhas Canárias na costa oeste da África. Era uma árvore venerada por diversos povos, o que indica a sua grande relevância econômica.

No período do Império Romano já existiam grandes plantações de oliveira no território que hoje é Portugal. Em Santa Iria de Azoia, Portugal, há uma oliveira com 2850 anos. Os visigodos, sucessores dos romanos na Península Ibérica, na proteção à agricultura aplicavam multas superiores para quem arrancassem DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019. PRO 2 as oliveiras do que às restantes árvores. Contudo, foi no período do Islã Ibérico que a olivicultura teve o maior impulso, com introdução de técnicas de produção e classificação das oliveiras desenvolvidas no Oriente Médio, acima das outras árvores em termos de valor econômico.

Com a Reconquista Cristã em Portugal a olivicultura não só teve continuidade como houve aumento da sua importância econômica, especialmente pela utilização do azeite de oliva como combustível para iluminação. Portugal no Século XVI exportava azeite de oliva para os mercados do Norte da Europa e até para a Índia, no Extremo Oriente. Era produção comercial no espírito e na dinâmica da economia capitalista.

Azeite de oliva e o vinho eram os principais produtos de exportação de Portugal na Era do Antigo Regime. Isto explica o não desenvolvimento da olivicultura na ultramar portuguesa para não concorrer com a produção metropolitana. Assim, o mais antigo registro de plantio de oliveira só ocorreram no Brasil no século início do Século XIX, trazidas por açorianos para serem plantadas com sucesso no Rio Grande do Sul. Minas Gerais e São Paulo também tiveram plantações de oliveiras e chegaram a produzir azeite de oliva de qualidade, genuinamente brasileiro.

Pelos laços históricos que unem Brasil e Portugal, não é de se admirar o gosto dos brasileiros pelo consumo de azeitonas em conservas e de azeite de oliva. O Brasil é um dos maiores consumidores mundial de azeite de oliva.

O Rio Grande do Sul, que foi o pioneiro na introdução das oliveiras no Brasil, atualmente tornou-se um grande produtor nacional, com destaque para os Municípios da Metade Sul do Estado, que possuem condições de clima, solo e pluviométricas que se assemelham em muitos aspectos aos da Bacia do Mar Mediterrâneo.

Não é necessário destacar a importância da olivicultura para o agronegócio gaúcho, tema esse suficientemente debatido e conhecido por todos os membros deste Parlamento, até pela substituição das importações de azeite de oliva no mercado interno.

A proposta ora apresentada visa estimular a Cadeia Produtiva do Agronegócio da Olivicultura, através da criação de uma rota do agroturismo - ROTA DAS OLIVEIRAS - formada pelos seguintes Municípios com expressão no cultivo e beneficiamento das oliveiras: Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São Sepé, Sentinela do Sul e Vila Nova do Sul.

A A inclusão e a exclusão de Municípios na ROTA DAS OLIVEIRAS, assim como o calendário de eventos e pontos turísticos e de referência da olivicultura serão propostos pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Olivicultura, como fórum das forças produtivas desse setor.

O agroturismo é cada vez mais uma força dinâmica na economia. Muitas pessoas procuram locais da zona rural como forma de lazer e mesmo cultura, num panorama de qualidade de vida positiva. Pela grande aceitação tanto do azeite de oliva e das azeitonas em conservas pelos brasileiros e as plantações de oliveiras que muito lembram os mesmos cultivares de oliveira no Velho Mundo, a criação da ROTA DAS OLIVERIAS tem grande potencial para agregar renda pelo agro turismo a Cadeia Produtiva da Olivicultura no Rio Grande do Sul.

Essa é nossa contribuição de momento para fortalecimento dessa dinâmica cultura no agronegócio gaúcho, seja familiar ou empresarial. DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019. PRO 3

Sala das Sessões, em 19 de junho de 2018.

Deputado(a) Ernani Polo

Deputado(a) Adolfo Brito Deputado(a) Elton Weber

Deputado(a) Fábio Branco Deputado(a) Frederico Antunes

Deputado(a) Luiz Fernando Mainardi Deputado(a) Sérgio Turra

Deputado(a) Silvana Covatti

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado Nesta Casa

O Deputado signatário requer, com base no art. 178, § 5º, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado, o desarquivamento do PL 124 2018 que: “Institui a ROTA DAS OLIVEIRAS no Estado do Rio Grande do Sul”.

Porto Alegre, 01 de fevereiro de 2019.