ANUÁRIO 2019

MODALIDADE BOLA 3 TOQUES

Diretoria 2019:

Vice-Presidente: Bruno Machado

Diretoria Técnica e Financeira: Marcelo Virgílio

Diretoria Jurídica: Armando Mercadante

Diretoria de Comunicação: Wendel Cordeiro

1

ÍNDICE

SAÍDA DE JOGO ------P.4

1 - ADMINISTRATIVO

1.1 - INVESTIMENTOS

1.1.1 - FORTALECIMENTO DA INFRAESTRUTURA ------P.5

1.1.2 - PROJETO DE EXPANSÃO E FOMENTO ------P.6

1.2 – BALANÇO FINANCEIRO ------P.8

1.3 - NÚMERO DE FILIADOS ------P.10

2 - COMPETIÇÕES DA MODALIDADE

2.1 - COMPETIÇÕES NACIONAIS ------P.12

2.2 - COMPETIÇÕES REGIONAIS ------P.17

2.3 - COMPETIÇÕES ESTADUAIS ------P. 18

ÚLTIMO LANCE ------P.26

2

Em homenagem a Bruno de Castro.

3

SAÍDA DE JOGO

Caros amigos,

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE MESA - MODALIDADE BOLA 3 TOQUES, vem, pelo terceiro ano consecutivo, trazer ao conhecimento de todos resumo das principais atividades realizadas pela Vice-Presidência da modalidade no ano de 2019.

Assim, em seu primeiro capítulo, este anuário traz as principais realizações e acontecimentos relacionados à parte administrativa da nossa modalidade, notadamente no que tange ao investimento em infraestrutura.

Já no segundo capítulo trataremos, de forma sintética, das competições realizadas em 2018. Como destaques do ano passado temos a dobradinha Liberdade F.M. e Lorival Ribeiro, campeões respectivamente da Interclubes e do Campeonato Brasileiro Individual, além do primeiro título nacional conquistado pela equipe do União Independente de Bilac/SP, Campeã Brasileira Interclubes.

Por fim, o último capítulo dará espaço a breves considerações da Vice- Presidência da modalidade.

Esperamos que os amigos leitores apreciem o Anuário 2019 e que sigamos, juntos e participativos, no ano de 2020.

BRUNO S. G. MACHADO VICE-PRESIDENTE CBFM - MODALIDADE BOLA 3 TOQUES

4

I - ADMINISTRATIVO

No primeiro capítulo, trataremos dos aspectos mais importantes relacionados à atuação administrativa da atual gestão da modalidade Bola 3 Toques no ano que se encerra.

Como já é de conhecimento geral, a Diretoria da modalidade planejou sua atuação em torno de três principais eixos de desenvolvimento, a saber: a) "fortalecimento da infraestrutura"; b) "comunicação e disseminação" e c) "desenvolvimento sustentável".

Cabe ressaltar que, nos termos de resolução administrativa anteriormente editada pela Vice-Presidência da modalidade, os recursos recebidos pela Vice- Presidência da modalidade são distribuídos na seguinte proporção: a) "fortalecimento da infraestrutura" (50% dos recursos recebidos); b) "comunicação e disseminação" (5% dos recursos recebidos) e c) "desenvolvimento sustentável" (45% dos recursos recebidos).

Deste modo, com relação aos investimentos e iniciativas tomadas pela Vice- Presidência da modalidade, serão detalhadas as ações empreendidas no ano que se encerra.

Por fim, será exposto estudo comparativo do número de filiados na nossa modalidade nos últimos anos, um dos dados mais concretos que melhor podem aferir o grau de êxito dos esforços empreendidos pela atual Diretoria.

1.1 - INVESTIMENTOS

1.1.1 - FORTALECIMENTO DA INFRAESTRUTURA

Inicialmente, cabe transcrever o que dispõe o artigo 4º da Resolução Administrativa B3T001/2017, com relação aos objetivos do eixo denominado "fortalecimento da infraestrutura":

Artigo 4º "O primeiro eixo estratégico, doravante denominado “Fortalecimento da Infraestrutura”, tem como diretriz: I – Fortalecer a prática da modalidade Bola 3 Toques em seus núcleos já consolidados. A partir dessa diretriz, espera-se alcançar os seguintes objetivos;

5

a) Garantir que a prática da modalidade, nos núcleos já consolidados dentro do território nacional, se dê com a utilização de equipamentos e materiais adequados e modernos. b) Promover melhores condições de conforto interno no âmbito dos eventos realizados nos referidos núcleos, enfatizando fatores ambientais, tais como a climatização. c) Assegurar melhores condições de conforto externo, como alimentação, hospedagem e etc. que possam elevar a qualidade dos eventos realizados nos mencionados núcleos."

Deste modo, cabe destacar que a direção da modalidade tem buscado investir na melhoria das condições de prática da nossa regra, seja por meio de investimento em material de jogo, seja com o apoio prestado às sedes de nossas competições nacionais. Nesta seara, no ano que se encerra, merecem destaque os seguintes pontos:

- Copa do Brasil Interclubes (/MG): contando com o precioso apoio dos amigos do Grêmio Mineiro e Liberdade F.M., a competição foi realizada, com grande êxito, nas dependências do ginásio “Minerinho”. Como destaques, tivemos os investimentos em premiação diferenciada, mesário, higienização e serviço de terceiros relacionado à área dos banheiros, frete e carregamento das mesas de jogo, dentre outros;

- Campeonato Brasileiro Individual (Rio de Janeiro/RJ): foi providenciado o frete de mesas de outros clubes para a sede do Departamento de Futebol de Mesa do Botafogo, localizada no Estádio Olímpico Nílton Santos, local da competição. Além disso, foram contratados mesário e faxineira para auxílio no evento, dentre outros.

- Campeonato Brasileiro Interclubes (Brasília/DF): investimento em premiação diferenciada e na confecção de brindes, além da aquisição de 4 (quatro) mesas novas utilizadas na competição.

Por fim, cabe ressaltar que, ainda no presente capítulo, seguem todos os demonstrativos financeiros relacionados à nossa modalidade no ano de 2020.

1.1.2 - PROJETO DE EXPANSÃO E FOMENTO

Cuidar-se-á, neste segmento, das atividades empreendidas no eixo de atuação denominado "desenvolvimento sustentável".

Nessa linha, inicialmente cabe destacar o que prevê o artigo 6º da Resolução Administrativa B3T001/2017:

6

Artigo 6º "O terceiro eixo estratégico, doravante denominado “Desenvolvimento Sustentável”, tem como diretriz: I – Promover meios e condições necessárias para o desenvolvimento de novos núcleos de prática da modalidade Bola 3 Toques. A partir dessas diretrizes, espera-se alcançar os seguintes objetivos: a) Consolidar novos núcleos de prática da modalidade, por meio de ações ordenadas de fomento. b) Retomar, de forma sustentável, o desenvolvimento local e nacional da modalidade. c) Ampliar significativamente o número de praticantes da modalidade."

Assim, nesta área de atuação, o ano de 2019 foi de fundamental importância, visando à consolidação e fortalecimento dos novos núcleos de fomento.

Com efeito, todos os novos núcleos, além de consolidados e em pleno funcionamento, se encontram em franco desenvolvimento com relação ao número de praticantes.

Além disso, o número de clubes vinculados aos mencionados polos tem crescido. Nessa linha, destacamos o fortalecimento do Caraça Futmesa, da cidade de Santa Bárbara/MG, a criação da Agremiação Morenense, de Moreno/PE e a consolidação dos clubes de Manaus na modalidade Bola 3 Toques (Banca Forte, Jocamar, S. Raimundo e Wermes).

E as boas novas para o ano de 2020 não param por aí! Existem grandes possibilidades de um grande clube de futebol pernambucano também passar a integrar a modalidade! Além disso, Santa Bárbara sediou, nos dias 01 e 02/02/2020, o Torneio Rio-Minas, tradicional competição da modalidade, bem como Manaus sediará, nos dias 05, 06 e 07/09, a Copa do Brasil Individual!

Além das atividades mencionadas, a atual Diretoria se encontra em permanente disponibilidade acerca da possível inclusão de novos núcleos de fomento para prática da regra Bola 3 Toques.

Caso você, estimado leitor, tenha interesse em iniciar a prática da modalidade na sua cidade, ou já jogou e deseja “voltar aos trabalhos”, basta entrar em contato com a Vice-Presidência por meio do seguinte e-mail: [email protected].

Contamos com todos, nosso objetivo é ver a 3 Toques cada vez maior!

7

1.2 - BALANÇO FINANCEIRO 2019

Neste ponto, cumpre divulgar todo o balanço financeira da modalidade Bola 3 Toques no ano de 2019, devendo ser registrado, desde já, o agradecimento ao incansável Marcelo Virgílio, Diretor Financeiro da Vice-Presidência da modalidade.

8

9

1.3 - NÚMERO DE FILIADOS

Finalizada a abordagem acerca da parte administrativa e financeira da nossa modalidade, fechamos o presente capítulo com uma análise do número de filiados à nossa modalidade nos últimos anos.

Deste modo, vale destacar que, após um expressivo aumento, no ano de 2018, no número de praticantes, no ano de 2019 tal número permaneceu constante, o que denota o grande interesse de botonistas de diversas partes do país em fazer parte do nosso movimento. Assim, enquanto em 2018 tivemos 222 botonistas, em 2019 estabelecemos o número de 228 botonistas inscritos nas respectivas federações.

Para 2020 nossa meta é manter o crescimento no número de praticantes de nossa modalidade, obviamente que de maneira sustentável, ou seja, oferecendo o suporte adequado para que tenhamos uma quantidade de praticantes consolidada.

Desta forma, pedimos a todos os botonistas o máximo de empenho, seja em seus clubes ou por meio de novos núcleos de fomento, para que tenhamos cada vez mais praticantes. E que, principalmente os botonistas mais experientes em nossa modalidade sempre estejam a postos para atrair e apoiar os novos praticantes, de modo que todos possam usufruir do prazer de jogar a 3 Toques!

Finalizando, e para efeitos de uma análise comparativa, segue gráfico de evolução do número de filiados na modalidade Bola 3 Toques, desde o ano de 2010:

250

200

150 Atletas 100

50

0 2010 2012 2014 2016 2018

10

Número de atletas filiados por ano:

- 2010: 141 filiados;

- 2011: 98 filiados;

- 2012: 112 filiados;

- 2013: 86 filiados;

- 2014: 115 filiados;

- 2015: 136 filiados;

- 2016: 133 filiados;

- 2017: 143 filiados;

- 2018: 222 filiados;

- 2019: 228 filiados.

11

II - COMPETIÇÕES

2.1 - COMPETIÇÕES NACIONAIS

2.1.1 – COPA DO BRASIL INTERCLUBES

Realizada na cidade de Belo Horizonte/MG, nos dias 06 e 07 de abril, no Ginásio do “Mineirinho”, a X Copa do Brasil Interclubes contou com a participação de 21 equipes, sendo 12 de Minas Gerais (Grêmio Mineiro-A, B, C, D, e E, Liberdade-A, B, C e D, Tupi F.C., FCA/Pequeriense e Vetor Norte), 4 do Rio de Janeiro (C.R. Vasco da Gama, Botafogo F. R., Fluminense F. C. e Clube dos 500), 4 do Distrito Federal (BSB40-A, B, C e D) e 01 de São Paulo (União Independente de Bilac).

Com a bola rolando, na primeira fase tivemos como destaques as campanhas das fortes equipes do Botafogo e BSB40-A, que venceram seus grupos com 100% de aproveitamento, o que fez com que a equipe de Brasília, por ter a melhor campanha no saldo de vitórias, ficasse de “bye” nas oitavas, passando diretamente para a fase de quartas de final. Além disso, foi digna de nota a performance do Liberdade-A, que fez 16 dos 18 pontos possíveis em seu grupo.

Na segunda fase, as 16 equipes classificadas disputaram a fase de oitavas de final, em sistema eliminatório. As demais disputaram a Taça de Prata. Os resultados das oitavas de final foram os seguintes (as equipes da esquerda jogaram com a vantagem do empate):

- BSB40-A 3 X 0 “Bye”;

- Botafogo 2 X 0 Liberdade-D;

- Liberdade-A 3 X 0 Liberdade-B;

- Tupi 3 X 0 FCA/Pequeriense;

- União Independente 3 X 0 Grêmio Mineiro-E;

- BSB40-C 0 X 1 Liberdade-C;

- Grêmio Mineiro-A 0 X 2 BSB40-B;

- Vasco da Gama 1 X 1 Fluminense.

Assim, as 8 equipes classificadas se enfrentaram pela fase de quartas de final, que possuiu os seguintes resultados: 12

- BSB40-A 0 X 1 Vasco da Gama;

- Botafogo 3 x 0 Liberdade-C;

- Liberdade-A 1 X 1 BSB40-B;

- Tupi 0 X 1 União Independente.

Definidos, assim, os semifinalistas, os confrontos colocaram, de um lado, um clássico carioca (Botafogo X Vasco da Gama). Do outro lado da chave, por sua vez, o Liberdade-A enfrentou a equipe do União Independente, de Bilac. Os resultados das semifinais foram:

- Botafogo 0 X 2 Vasco da Gama;

- Liberdade-A 1 x 1 União Independente.

Deste modo, a finalíssima apontou um duelo MG X RJ: Liberdade-A, contando com a vantagem do empate, versus Vasco da Gama, que quebrara duas vantagens de empate dos seus adversários nas fases anteriores.

E foi um confronto emocionante! Na primeira mesa, Carlos Henrique contra Henrique Madeira, adversários para lá de conhecedores um do jogo do outro... O resultado não poderia ser diferente: empate por 2 a 2.

Na mesa três, Lorival Ribeiro e Evandro Gomes fizeram um jogaço, com grandes lances e gols. Novo empate de 2 a 2, o que deixava a decisão na mesa do confronto disputado entre Breno Ribeiro e Nando Ferreira.

E a partida teve emoção até o final! Contando com a vantagem do empate no confronto geral e com os empates obtidos nas outras duas mesas, mais um empate daria o troféu para a equipe de BH. E, no fim do jogo e com o placar apontando 0 a 0, Nando faz excelente jogada, cava um escanteio, acerta o passe e tem o derradeiro chute da partida... Se converte o “meio prego”, leva o caneco para São Januário. Se concentra para o chute... Mas a bola não entra! Título do Liberdade F.M., campeão da X Copa do Brasil Interclubes, contando com o empate das três partidas disputadas!

Pela Taça de Prata, sagrou-se campeã a equipe BSB40-D, empatando com o Clube dos 500 na final, pelo placar de 1 a 1.

Segue abaixo a classificação final da X Copa do Brasil Interclubes:

13

PG PP SG V E D GP GC J % 1º LIBERDADE - A 22 8 12 6 4 0 16 4 10 73% 2º VASCO DA GAMA 18 12 7 5 3 2 14 7 10 60% 3º BOTAFOGO 24 3 13 8 0 1 15 2 9 89% UNIÃO 4º 20 7 11 6 2 1 15 4 9 74% INDEPENDENTE 5º BSB40 - A 21 3 15 7 0 1 17 2 8 88% 6º TUPI 16 8 11 5 1 2 14 3 8 67% 7º BSB40 - B 14 10 6 4 2 2 12 6 8 58% 8º LIBERDADE - C 13 11 1 4 1 3 8 7 8 54% 9º BSB40 - C 12 9 5 4 0 3 9 4 7 57% 10º GRÊMIO MINEIRO - A 12 9 3 4 0 3 10 7 7 57% 11º FLUMINENSE 11 10 4 3 2 2 10 6 7 52% 12º FCA/PEQUERIENSE 9 12 -5 3 0 4 7 12 7 43% 13º GRÊMIO MINEIRO - E 9 12 -5 3 0 4 7 12 7 43% 14º LIBERDADE - B 5 16 -7 1 2 4 5 12 7 24% 15º LIBERDADE - D 5 16 -9 1 2 4 4 13 7 24% PRATA

1º BSB40 - D 11 16 0 3 2 4 12 12 9 41% 2º CLUBE DOS 500 9 18 -1 2 3 4 10 11 9 33% 3º GRÊMIO MINEIRO - C 6 18 -10 2 0 6 4 14 8 25% 4º GRÊMIO MINEIRO - B 5 19 -8 1 2 5 5 13 8 21% 5º GRÊMIO MINEIRO - D 0 21 -15 0 0 7 2 17 7 0% 6º VETOR NORTE 0 21 -19 0 0 7 1 20 7 0%

2.1.2 - CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL

Realizado, nos dias 15 e 16 de junho de 2019, o XXXII Campeonato Brasileiro Individual da modalidade Bola 3 Toques foi um sucesso total! Foi muito elogiada a estrutura oferecida pelo Botafogo F.R., cuja sede se encontra localizada no Estádio Olímpico Nilton Santos, bem como a infraestrutura hoteleira, próxima ao local de competição e toda organização do evento.

Ao todo, 62 botonistas estiveram presentes, representando as cidades de Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, -MG, Pequeri-MG, São José do Rio Preto- SP, Bilac-SP, Duque de Caxias-RJ, além do próprio Rio de Janeiro-RJ. 14

Em uma competição extremamente disputada e definida nos detalhes, na finalíssima Lorival Ribeiro (Liberdade F.M.) venceu Diego Américo (Botafogo F.R.), pelo placar de 2 a 1. Na terceira colocação ficou Leonardo Duguet (Grêmio Mineiro), seguido por Antônio Ornelas (C.R. Vasco da Gama).

Pela Taça de Prata, o troféu ficou com Leonardo Stumpf (Tupi F.C.), seguido por Marcelo Vasques (BSB40), Rafael Pena e Marcelo Virgílio, estes do Liberdade F.M.

Por fim, pela Taça de Bronze, o campeão foi Cláudio Figueiredo (Clube dos 500), seguido por João Francisco (Liberdade F.M.), Paulo César (BSB40) e Armando Mercadante (Tupi F.C.).

Confira matéria e classificação final detalhada do XXXII Campeonato Brasileiro Individual aqui.

2.1.3 – CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES

Disputado nos dias 15, 16 e 17 de novembro, o XXXIX Campeonato Brasileiro Interclubes de Futebol de Mesa, Modalidade 3 Toques foi organizado pela CBFM em conjunto com a FBFM – Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, tendo por sede a AABB/DF.

Aqui cabe um grande agradecimento aos amigos Alcides Figueira, José Ricardo Almeida, Paulo Caruso, Antônio Carlos e outros que trabalharam, sem descanso, para que tivéssemos a grande competição que acabamos presenciando.

Nas mesas, vinte e duas equipes travaram grandes confrontos, em um clima de amizade e saudando, animadamente, o recente ingresso à modalidade de dois novos pólos de prática: Manaus-AM, representada pela equipe da Wermes e Moreno-PE, representada pelo Morenense. E as equipes novatas mostraram que não viajaram a passeio, conquistando ótimos resultados frente a gigantes da Modalidade 3 Toques.

Falando nisso, desde o início da competição seis equipes mostraram que vinham com as palhetas afiadas: BSB40-A (DF), União Independente de Bilac (SP), Liberdade e Tupi (MG) e Vasco da Gama e Botafogo (RJ).

Ao final da primeira e segunda fases, jogadas em sistema de grupos, 8 equipes se qualificaram aos confrontos eliminatórios, que se iniciaram com as quartas de final. Os resultados das quartas foram os seguintes (as equipes da esquerda jogaram com a vantagem do empate):

15

– Vasco da Gama 3 x 1 BSB40-C;

– Botafogo 2 x 0 Comary;

– Liberdade-A 2 x 2 BSB40-A;

– Tupi 0 X 1 União Independente-A.

Deste modo, as semifinais apontaram os seguintes confrontos e resultados:

– Vasco da Gama 3 x 1 Liberdade-A

– Botafogo 1 x 2 União Independente-A

Assim, na finalíssima o Vasco da Gama, detentor da melhor campanha geral enfrentaria o União Independente de Bilac (SP), que desde as quartas de finais derrubara as vantagens do empate dos seus adversários.

Na mesa 1, Beto Magrini (UIB) aproveitou as oportunidades criadas e venceu Antônio Ornelas (CRVG), pelo placar de 2 a 1. Na mesa 2, Juliano Gomes (UIB) empatou com Henrique Madeira (CRVG) por 1 a 1, placar repetido na mesa 3 entre Marcelo “Aranha” (UIB) e Éder Patrocínio (CRVG) e na mesa 4, na partida disputada entre Emerson Claudino (UIB) e Evandro Gomes (CRVG).

Deste modo, com o placar geral de 1 a 0, a equipe do União Independente de Bilac conquistou seu primeiro titulo nacional, seguida por Vasco da Gama, Botafogo e Liberdade. E a festa foi completa para os paulistas, pois pela Taça de Prata a equipe “B” do União Independente levantou o caneco, batendo na final o Grêmio Mineiro. O pódio foi completado pelo Morenense (PE), já em sua primeira competição nacional, o que demonstra a força do escrete pernambucano.

Por fim, o título da Taça de Bronze ficou em casa, com a equipe do BSB40-D. Foi uma competição histórica, comemorativa dos 40 anos da Modalidade Bola 3 Toques no DF, que trouxe a presença de novos praticantes e demonstrou a força e fôlego da Bola 3 Toques país afora.

A classificação final da competição ficou assim:

16

Confira matéria e classificação final detalhada do XXXIX Campeonato Brasileiro Interclubes aqui.

2.2 - COMPETIÇÕES REGIONAIS

2.2.1 - TORNEIO RIO-MINAS

Realizada na sala de Futebol do Botafogo F.R., localizada no Estádio Nilton Santos, nos dias 16 e 17 de fevereiro, a sexta edição do Torneio Rio-Minas contou com a participação de 33 atletas.

Os 33 botonistas foram divididos em cinco grupos: três grupos com sete atletas e dois grupos com seis. Estariam classificados para as oitavas de final os três primeiros colocados de cada grupo juntamente com o melhor quarto colocado. Após dois dias de intensas disputas, chegamos enfim às semifinais, reunindo Marcus Motta (Tupi-MG) contra Eduardo Guerra (Liberdade-MG) e Juninho (Botafogo-RJ) contra Leonardo Duguet (Grêmio Mineiro).

Foram jogos recheados de grandes jogadas e muitos gols. Marcus venceu Eduardo por 4x2 e Juninho derrotou Duguet por 3x2. Dessa forma, Tupi e Botafogo se enfrentariam na grande final, consolidando um duelo legítimo entre RJ e MG.

17

O resultado da grande final não refletiu de maneira fiel o que foi a partida. Marcus, um dos maiores vencedores da história da modalidade, venceu por 3x0. Contudo, de forma nenhuma tratou-se de um jogo fácil. Ainda assim, há que se ressaltar a irretocável campanha do botonista juizforano, que sagrou-se campeão com inacreditáveis 100% de aproveitamento, vencendo, portanto, todas as dez partidas que disputou.

É o segundo título da competição conquistado por Marcus, o que já o transforma no maior campeão até o momento. Das seis edições, cinco foram vencidas por atletas de Minas Gerais.

Marcelo Virgílio, do Liberdade-MG, foi campeão da Taça de Prata ao vencer Mário Barreti (Tupi-MG) por 3x2 na final.

2.2.2 - COPA CENTRO-OESTE

Nos dias 9 e 10 de março de 2019, nas dependências da AABB-DF, foi realizada a V Copa Centro-Oeste da Modalidade Bola 3 Toques. Contando com a participação de atletas do Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, a competição transcorreu em clima de muita amizade e espírito esportivo.

Após dois dias de fortes emoções, na final da Taça de Ouro, Alcides Figueira superou Marcelo Ferreira, por 4 a 0, levando o caneco.

Tarcizio Dinoá venceu Thiago José, da AFUMEG-GO, pela final da Taça de Prata, pelo placar de 3 a 1. Pela Taça de Bronze, Antônio Pimental venceu Luiz Gomes (1 a 0).

2.3 - COMPETIÇÕES ESTADUAIS

2.3.1 - AMAZONAS

Rolou muita emoção no estado do Amazonas pela modalidade Bola 3 Toques em 2019.

Inicialmente, pelo Campeonato Amazonense Interclubes, só deu JOCAMAR.

Com efeito, a tradicional equipe manauara fez barba e cabelo, ficando com o título (equipe “A”) e o vice-campeonato (equipe “B”).

A classificação final do Campeonato Amazonense Interclubes 2019 foi a seguinte:

18

- Campeão: Jocamar-A

- Vice-Campeão: Jocamar-B

- 3º lugar: Banca Forte

- 4º lugar: Wermes.

Já pelo Campeonato Amazonense individual, o título ficou com Marlon Maior!

Encerrada no dia 14 de setembro, a competição contou com a participação de 18 técnicos, que abrilhantaram o evento.

A classificação final da competição, após emocionantes partidas, foi a seguinte:

Campeão: Marlon Maior (Wermes);

2º lugar: Lioney Cabral (Banca Forte);

3º lugar: Alex Jota (Wermes);

4º lugar: Paulo Souza (Wermes);

5º lugar: Winnetou Almeida (Banca Forte);

6º lugar: Ulisses Monteiro (Banca Forte);

7º lugar: Sérgio Luís (Banca Forte);

8º lugar: Raimundo Miranda (Jocamar).

3.3.2 - DISTRITO FEDERAL

O ano de 2019 foi sui generis no futebol de mesa do Distrito Federal. Isto porque, em homenagem aos 40 anos da modalidade 3 Toques no DF, os atletas dos dois clubes praticantes da modalidade e integrantes da Federação Brasiliense resolveram se unir, formando uma grande equipe única, denominada “BSB 40”.

Pelo Campeonato Brasiliense Interclubes, seis equipes se inscreveram para a disputa.

Após excelentes jogos e muita emoção, assim ficou a classificação final da competição:

19

- Campeão – BSB40-A: (Alcides Figueira, Antônio Carlos, Adolpho Parente e Tarcizio Dinoá);

- Vice-campeão – BSB40-C: (Magno, Marcelo Ferreira, André e Marquinho);

- 3º lugar – BSB40-D: (Marcelo Vasques, Marcelo Porto, Antônio Pimentel e Sérgio Motta);

- 4º lugar – BSB40-B: (José Ricardo, Paulo Caruso, Rodrigo Caruso e Paulo César);

- 5º lugar – BSB40-E: (Jan Buarque, Jean Buarque, Luiz Gomes e Márcio);

- 6º lugar – BSB40-F: (Paulo Holanda, Roberval, Eduardo Farneze e Bocão).

Por seu turno, a Taça Brasília, maior competição individual do DF, definiu o atleta Campeão Brasiliense de 2019.

A competição foi dividida em dois turnos, sendo que, caso obtivéssemos vencedores diferentes, os campeões de cada turno disputariam uma final geral.

No primeiro turno, Antônio Carlos Almeida e seu “Verdão” conquistaram o troféu, batendo na final Marcelo Ferreira (“Izalci”), por 1 a 0.

Já no segundo turno da Taça Brasília, as coisas se mostrariam diferentes. Diversos botonistas atrás do caneco e da oportunidade de realizar a final geral contra Toninho, que vencera o primeiro turno.

Após jogos disputados, a final do segundo turno apontou um confronto entre dois irmãos: Paulo Caruso X Rodrigo Caruso, dois fanáticos santistas.

E deu o irmão mais novo! Com a vitória por 2 a 1, Rodrigo Caruso se credenciou a disputar a finalíssima.

E, confirmando a ótima fase, Digão não deu chances a Toninho, vencendo a final geral por 2 a 0 e sagrando-se, pela primeira vez, campeão da Taça Brasília.

3.3.3 - MINAS GERAIS

Disputado nos dias 16 e 17 de março de 2019, na sede do Tupi F.C., em Juiz de Fora, o XXIX Interclubes contou com a participação de onze equipes, representando os seguintes clubes: Grêmio Mineiro e Liberdade (Belo Horizonte), Tupi (Juiz de Fora), ACFB-Pequeriense (Pequeri) e Caraça Futmesa (Santa Bárbara). 20

Após confrontos emocionantes, a classificação final da competição ficou assim:

1º GRÊMIO MINEIRO - A

2º LIBERDADE - A

3º TUPI - A

4º TUPI - C

5º TUPI - B

6º LIBERDADE - B

7º FCA/PEQUERIENSE

8º LIBERDADE - C

9º GRÊMIO MINEIRO - B

10º GRÊMIO MINEIRO - C

11º CARAÇA

Já no XXXII Campeonato Mineiro Individual, deu Leonardo Stumpf!

Realizado nos dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte, com a participação de 40 (quarenta) botonistas na decisão da Série Ouro o botonista do Tupi bateu Leonardo Duguet, do Liberdade Futebol de Mesa, em duelo muito disputado, por 3 a 2.

Em nove jogos, foram oito vitórias e um empate durante o torneio, com 25 gols marcados e apenas quatro sofridos pelo botonista juizforano. Veja a classificação final:

1º Leonardo Stumpf

2º Leonardo Duguet

3º Vander Felipe

4º Brunno Gill

5º Carlos Henrique

6º Marcus Motta

7º Lorival RIbeiro

8º Rodrigo Terô

9º Rafael Pena

10º Eduardo Guerra

11º Alex Lage

21

12º Leonardo Guimarães

13º Marcelo Virgílio

14º João Eduardo

15º Armando Mercadante

16º José Pires

PRATA

1º Gustavo Heavy

2º Breno Castilho

3º Bernardo Pires

4º Marcos Lúcio

5º Vinícius Amaral

6º Fred Borja

7º Fernando Vianna

8º Alfredo Cavalleiro

9º Marcos Lisboa

10º Paulo Sérgio

11º Bruno Pinheiro

12º Rafael Lage

13º Edgar Allan

14º Robson Caixeta

15º Breno Paulo

16º Raul Ventura

BRONZE

1º Carlos Magno

2º Geici Barcelos

3º Daniel Oliveira

4º Gleison Ventura

5º Marcus Vinícius

6º Fábio Henrique

7º Rodrigo Tuba

8º Washington Oliveira

22

3.3.4 - RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro, o XXXVIII Campeonato Estadual Interclubes, mais uma vez utilizou a mesma fórmula do futebol nos campos, possuindo dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio).

Com efeito, no primeiro turno do estadual, realizado em maio, a equipe A do Botafogo F.R., composta por Diego Américo, Elinto Pires, Juninho e Sérgio Falcometa, havia conquistado a Taça Guanabara. Nova conquista no segundo turno significaria o título sem necessidade de final. Caso outra equipe vencesse o turno, haveria a disputa de uma partida decisiva entre os vencedores dos dois turnos.

Após 3 rodadas de jogos altamente técnicos e equilibrados, na última rodada do segundo turno o C.R. Vasco da Gama, que liderava a etapa, enfrentaria a equipe A do Botafogo. Em caso de empate, a equipe cruzmaltina, dona da casa, venceria o turno, levando o campeonato estadual à finalíssima. Vitória botafoguense daria o título direto ao clube de General Severiano.

E, com a vitória por 2 jogos a 1, o escrete vascaíno levou o segundo turno do estadual, acarretando novo jogo entre as mesmas equipes, desta vez decisivo. E mais: por possuir a melhor campanha geral nos dois turnos, o Vasco da Gama ainda contaria com a vantagem do empate na grande final.

Na finalíssima, em uma partida dominada pela equipe botafoguense no primeiro tempo, mesmo a virada de Evandro Gomes (CRVG) sobre Elinto Pires (BFR) não foi suficiente para a equipe da casa. Por 2 jogos a 1 o Botafogo F.R. venceu a final e sagrou-se campeão estadual. Os resultados finais dos jogos da final foram:

Diego Américo (BFR) 1 X 0 Antônio Ornelas (CRVG) Juninho (BFR) 1 X 0 Henrique Madeira (CRVG) Elinto Pires (BFR) 1 X 2 Evandro Gomes (CRVG)

A classificação final do XXXVIII Campeonato Estadual Interclubes – Modalidade Bola 3 Toques foi a seguinte:

1º – Botafogo F.R. 2º – C.R. Vasco da Gama 3º – Fluminense F.C. 4º – Botafogo F.R.-B 5º – Clube dos 500

23

Disputado nos dias 26 e 27/10/2019, nas dependências do Departamento de Futmesa do Clube de Regatas Vasco da Gama o XXXVII Campeonato Estadual Individual da Modalidade Bola 3 Toques, assim como a competição Interclubes, teve a “Estrela Solitária” no lugar mais alto do pódio.

No sábado ocorreu a fase classificatória da competição. Muitos gols, alguns resultados surpreendentes e uma certeza: seria difícil parar os botonistas alvinegros Elinto Pires e Diego Américo. Ambos se destacaram no primeiro dia de competições.

No domingo, os oito atletas classificados para a série ouro foram divididos em dois grupos de quatro botonistas cada. No primeiro grupo, Elinto Pires obteve liderança, seguido por Éder Patrocínio (CRVG). Foram desclassificados nesta fase José Ricardo Lage (CRVG) e Marcelo Coutinho (BAC).

No segundo grupo da segunda fase do campeonato, os dois atletas do Botafogo F.R. conseguiram as vagas para as semifinais. Diego Américo foi o primeiro do grupo, seguido por Bruno Machado. Ainda integraram o grupo dois botonistas do Clube dos 500, Cláudio Figueiredo e Luiz Francisco.

Pelas semifinais, a dupla Elinto e Diego contava com a vantagem do empate. Em um jogo com chances para ambos os lados, Elinto superou Bruno Machado por 2 a 0, credenciando-se à finalíssima com a melhor campanha da competição, logo com a vantagem do empate na final. Na outra semifinal, Diego venceu Éder Patrocínio.

Deste modo, formou-se a final de atletas integrantes do Botafogo F.R.: Elinto Pires X Diego Américo.

Apesar de contar com a vantagem do empate, em um jogo extremamente tenso e equilibrado, Diego demonstrou mais sangue frio, vencendo Elinto por 2 a 0 e sagrando-se, pela segunda vez, campeão estadual da modalidade.

Pela Taça de Prata, Pablo Sidarta (Comary) abocanhou o caneco, vencendo Luiz Coelho (Bangu A.C.) na final.

3.3.5 - SÃO PAULO

Foi realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2019 a 25ª edição do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa Individual - Modalidade Bola 3 Toques.

Confirmando a grande fase, Juliano Gomes faturou o caneco, superando Emerson Claudino na final. O terceiro colocado foi Constâncio Moura, seguido por Beto Magrini e José Luiz Mendonça.

24

Pela Taça de Prata, Marcelo Matos, nosso conhecido “Aranha”, levou mais um troféu para casa, vencendo Felipe Brito na final. Marcelo Buzo foi o terceiro e Hélio Sampaio o quarto colocado.

3.3.6 - PERNAMBUCO

Em Pernambuco, a participação da equipe no Campeonato Brasileiro Interclubes e a organização do Campeonato Pernambucano foram os principais destaques do ano de 2019. Cabe destacar, principalmente a excelente colocação obtida no Brasileiro Interclubes (3º lugar da Série Prata), à frente de tradicionais equipes do futmesa nacional.

Pela Taça de Ouro do Campeonato Pernambucano 2019, tivemos a seguinte classificação final:

Campeão: Emerson

2º lugar: Gustavo

3º lugar: Crá

Por sua vez, a Taça de Prata contou com o pódio abaixo:

Campeão: Pedro

2º lugar: Demilson

3º lugar: Douglas

25

ÚLTIMO LANCE

Prezados amigos, encerramos mais um ano de atividades da nossa modalidade com excelentes resultados.

Além do crescente número de filiados, temos muito a comemorar com nossos novos núcleos de prática em pleno vapor, trazendo a certeza de nossa continuidade.

Também deve ser lembrado o esforço de toda a Diretoria para que fossem oferecidas, a cada competição, melhores condições para a prática da modalidade.

No entanto, o ano passado não foi apenas de alegrias. Por isso, queremos deixar aqui todo nosso carinho e homenagens a um mestre da modalidade 3 Toques que nos deixou em 2019. Um cracaço, dentro e fora das mesas. Para muitos, o maior jogador que já praticou a Modalidade 3 Toques: o saudoso Bruno de Castro.

Por isso, se tratando em primeiro lugar de um grande companheiro, além de excepcional botonista, deixamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos do grande Bruno, cuja falta será sempre sentida. Muita força a todos! E ficam os bons momentos, as risadas, brincadeiras, jogadas espetaculares e gols maravilhosos.

Por fim, cabe aqui um agradecimento especial da atual Direção a todos, sem exceção, que integram nosso movimento.

Muitos sabem que 2020 será o último ano de mandato da atual Diretoria. Como em todas as atividades humanas, os erros aconteceram. Muitos acertos também. Mas conseguimos, após períodos turbulentos, nosso principal objetivo: a coesão do movimento.

As diferenças existem, isso é natural. No entanto, pedimos a todos, acima de tudo, o bom senso e a tranquilidade necessários para que sigamos juntos, crescendo cada vez mais, como modalidade. Uma modalidade única! Em todos os sentidos.

Deste modo, agradecemos a todos pela paciência, compreensão e apoio durante nossa caminhada. Cabe um especial agradecimento a todos que integram ou integraram, em algum momento, nossa Diretoria. Além de vários amigos que, ainda que não tenham feito parte da Direção, auxiliaram constantemente nossos trabalhos.

Setembro já está aí, momento no qual teremos uma nova Diretoria. Que, desde já, conta com nosso apoio e consideração.

Muito obrigado!

26