fls. 1

GAB DEP ADOLFO MENEZES

MOÇÃO Nº [mocao_numero1]

O Deputado que esta subscreve, vem, na forma regimental, inserir na Ata dos Trabalhos desta Casa, Moção de Congratulações em homenagem ao aniversário 31 anos de emancipação político-administrativa do município de comemorada no dia 24 de fevereiro.

O Deputado que esta subscreve, vem, na forma regimental, inserir na Ata dos Trabalhos desta Casa, Moção de Congratulações em homenagem ao aniversário de 31 anos emancipação político-administrativa do município de Umburanas comemorada no dia 24 de fevereiro.

Umburanas localiza-se no Piemonte da Chapada Diamantina, região oeste da , fica na micro região de , limitando-se com os Municípios Campo Formoso, Ourolândia, e Sento Sé. Sua população atualmente, é de pouco mais de 20.000 habitantes, segundo últimos dados do IBGE.

Sua história está relacionada à bravura e a determinação do povo sertanejo. Tudo teve inicio quando D. Benedita Maria da Silva Cruz teve noticia que, o então governador da Bahia, estava vendendo terras pertencentes à Sesmaria do Médio São Francisco. Assim foram compradas as fazendas Abobreira, Olho D'água, São Mauricio, Boa Vista, Alegre e Brejo da Brasida, reuniu-se em uma só fazenda e foi denominada Fazenda Gruna ou Granja de São Lourenço.

Com o esforço de D. Benedita e seus quatro filhos em comprar essas terras ao então governador da Bahia, a custo equivalente a 200 vacas. Iniciava ali a fundação de Umburanas. A escritura pública de compra e venda teve como outorgantes o Conde e a Condessa da Ponte e, como outorgados Benedita Maria da Cruz e seus 4 filhos.

Anos depois, estas terras passaram a pertencer ao senhor José Bruno da Cruz, neto de Dona Benedita. Conta-se que anos mais tarde, já em 1926, o senhor João Cardoso da Silva, popularmente conhecido como João Tropeiro, oriundo do sertão Pernambucano e residente em Alagadiço, convida alguns amigos para uma caçada. Ao adentrar a mata escura e alta, cujas árvores em sua maioria se constituia de umburanas de cheiro.

O que o encantou bastante no lugar, foi justamente as sombras e o cheiro desta árvore típica. Assim, seu João Tropeiro, resolve ficar e construir, sua pequena morada, onde é a atual Rua da Caixa D’água, plantando no quintal de casa alimentos para a própria sobrevivência e de sua família. A notícia de terra boa, logo se espalhou pelo interior da Bahia, atraindo outros moradores que denominaram a nova terra de Umburanas, em homenagem as árvores típicas do lugar.

ALBA - Assembleia Legislativa da Bahia Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. 1ª Avenida, 130, Centro Administrativo da Bahia. CEP 41745-001. Salvador - Bahia fls. 2

GAB DEP ADOLFO MENEZES

Inicialmente Umburanas pertencia ao município de Campo Formoso-BA. Umburanas só emancipou-se em 24 de fevereiro de 1989. A primeira eleição para prefeito e vereadores ocorreu em novembro do mesmo ano, ocasião em que foi eleito o seu primeiro prefeito, o Senhor Jeovando Lopes de Almeida, que tomou posse juntamente com a Câmara de Vereadores em 1990.

A presente Moção de Congratulações é um reconhecimento aos umburanenses, que é marcado por sua gente trabalhadora, que está no dia a dia buscando o sustento e o aumento da sua produção, fomentando a economia da região.Portanto, nada mais justo do que lhes homenagear pelos 31 anos de história desse importante município da Bahia.

Dê-se conhecimento desta Moção ao Prefeito municipal e a Câmara de Vereadores.

Sala das Sessões, 23 de fevereiro de 2021.

Deputado Adolfo Menezes

Presidente

ALBA - Assembleia Legislativa da Bahia Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. 1ª Avenida, 130, Centro Administrativo da Bahia. CEP 41745-001. Salvador - Bahia Quadro de Assinaturas

Assinado por ADOLFO EMANUEL MONTEIRO DE MENEZES em 23/02/2021 19:05

Sua autenticidade pode ser verificada no Portal ALBA através do QRCode abaixo ou endereço http://certdigital.alba.ba.gov.br:80/autenticacaodocumento/autenticacao?codigoAutenticacao=202100B843