16/11/2020

Resultado das Eleições Municipais 2020 O que vimos no primeiro turno

O momento do país devido à crise deflagrada pelo • Dos seis candidatos apoiados pelo presidente Jair corona-vírus colocou a corrida eleitoral em outro plano, Bolsonaro, nas disputas por prefeituras de capitais, com amplitude diferente de possibilidades. Vivemos três seguem para o segundo escrutínio: Capitão um cenário que, certamente, alterou a natureza do Wagner (PROS), Delegado Federal Eguchi (Patriotas) debate eleitoral. e Marcelo Crivella (Republicanos).

A situação fiscal das cidades brasileiras limitou bastante Também cabe destacar que há expectativas de que o poder de proposição dos candidatos. Grande parte Centrão exigirá mais contrapartidas do governo, dos concorrentes ao pleito incorporaram a escassez de principalmente devido a agenda econômica, que está em recursos como condição de partida das suas narrativas andamento no Legislativo e que já foi apontada como eleitorais. Os candidatos foram instados a tratar mais prioritária para os próximos dias. Ela inclui medidas em do futuro e das perspectivas de melhoria da vida real – torno da atração de investimentos privados, como a Lei dado todos os acontecimentos ao longo do ano de 2020. do Gás, BR do Mar, Lei de Falências e Plano Mansueto.

Os resultados das urnas demonstraram que: É oportuno reforçar que o início do segundo turno eleitoral determina novas composições de forças • Os partidos DEM, PP, PSD e MDB se sobressaíram. políticas, que terão impacto direto nas alianças não apenas do próximo dia 29 de novembro, como, também, • Em meio à crise econômica asseverada pela nas próximas eleições, em 2022. Essas definições pandemia do coronavírus, o eleitor privilegiou nomes também serão determinantes para o avanço dos debates conhecidos, tendo sido baixa a renovação e indicando sobre as reformas, que estão paradas no Congresso sua preferência por não eleger outsiders. Nacional e seguem com a promessa de serem retomadas • O fortalecimento do Centrão. Os candidatos do bloco, após o pleito. citar a Reforma Tributária e a que é formado por , PSD, PL, PTB, Reforma Administrativa. Republicanos, PSC, Solidariedade, Avante, Patriota Considerando o amplo interesse de nossos clientes e PROS, conseguiram avançar em importantes pelos resultados das urnas em todo o território cidades do país. E este é um importante recado para o nacional, a equipe Necton Política apresenta o Retrato Governo, a respeito de como conduzirá suas alianças das Eleições Municipais 2020, que traz o cenário e o a partir de agora, para se preparar para 2022. resultado do processo eleitoral nas 25 capitais. Confira! • O enfraquecimento do PT e do PSL. O PT chega ao segundo turno com apenas duas disputas, quando André Perfeito consideramos as capitais do país: Recife e Vitória. Economista chefe da Necton Investimentos Já o PSL, que ainda conta com grande número de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, não levou Mariana Brasil nenhuma prefeitura nas capitais e também não MB Consultoria & Relacionamento. chegou ao segundo turno.

• Boa parte dos prefeitos eleitos em primeiro turno está ligada a partidos que apoiam a agenda econômica liberal, de Estado mínimo, e pró privatização, além do respeito ao teto fiscal.

002 Eleições municipais 2020 | Resultados das urnas

• Cerca de 147,9 milhões de eleitores estavam aptos a • Salvador também teve o pleito definido em primeiro votar. Destes, cerca de 31 milhões de brasileiros não turno. A capital baiana elegeu Bruno Reis (DEM), vice comparecem às urnas, no último domingo (15), em do atual prefeito ACM Neto. 5.567 municípios, para eleger seus prefeitos. • Já as capitais que levaram a disputa para prefeitura • Foram 25 capitais com disputa à prefeitura. Brasília ao segundo turno são: Aracaju (SE); Belém (PA); (DF) não tem prefeito e, em Macapá, as eleições Boa Vista (RR); Cuiabá (MT); Fortaleza (CE); Goiânia foram adiadas por causa do apagão no Amapá. (GO); João Pessoa (PB); Maceió (AL); (AM); Porto Alegre (RS); Porto Velho (RO); Recife (PE) Rio • Sete capitais estaduais finalizaram o resultado já Branco (AC); Rio de Janeiro (RJ); São Luís (MA); São no primeiro turno: Prefeitos Reeleitos: em Belo Paulo (SP); Teresina (PI); e Vitória (ES), totalizando Horizonte, o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD); 18 cidades. e em Campo Grande, o atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD). Na região sul, Rafael Greca (DEM), em Curitiba, e Gean Loureiro (DEM), em Florianópolis; Em Natal, Álvaro Dias (PSDB); e em Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB).

Comparecimento

• O primeiro turno das eleições municipais 2020 foi • Somada ausência, brancos e nulos, cerca de marcado pelo elevado índice de abstenções. Embora 30,6% dos eleitores registrados não escolheram o voto seja obrigatório no Brasil, pouco mais de 23% um candidato para prefeito e vereador de suas dos 147,9 milhões de eleitores aptos a votar não respectivas cidades. O novo recorde superou compareceram. Este é o maior número de abstenção a eleição municipal anterior, que teve 27,8% de no país desde 1996, segundo dados do TSE. ausentes, brancos e nulos somados em 2016.

003 Eleições municipais 2020 | Índice Região Norte Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul Região Sudeste

São Paulo (SP)

O segundo turno das eleições para prefeito de São Paulo já foi deputado federal, secretário do Meio Ambiente da será disputado entre os candidatos Bruno Covas (PSDB) gestão Alckmin, e deputado estadual. O vice na chapa de e Guilherme Boulos (PSOL). Segundo a Justiça Eleitoral, Covas é o vereador Ricardo Nunes (MDB). Covas teve 32,85% e Boulos, 20,24%. Guilherme Boulos é coordenador nacional do Movimento O resultado confirmou o que projetavam as últimas dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e membro da pesquisas, quando os principais nomes eram Covas, direção do movimento “Frente Povo Sem Medo”. Filósofo, Boulos e Celso Russomanno (Republicanos), que professor, ativista e psicanalista. Em 2018, concorreu à contava com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e Presidência da República pelo PSOL, mas não obteve decaiu de 16 para 11%, nas últimas pesquisas realizadas. êxito. A vice na chapa de Boulos é a deputada federal e Márcio França (PSB) também figurava disputando o ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSOL). segundo lugar, com 12% nas últimas pesquisas. Na Câmara dos Vereadores os números são expressivos. Bruno Covas é o atual prefeito da capital paulista, tendo Foram eleitos 55 vereadores. O PSOL elegeu 6 assumido a gestão em 2018, quando o então prefeito, vereadores e se tornou a terceira maior bancada João Dória (PSDB), deixou o cargo para disputar o da Câmara Municipal de São Paulo. O PSDB e o PT governo do estado. Covas é neto do ex-governador de permanecem sendo os partidos com as maiores São Paulo Mário Covas. Graduado em Direito e Economia, bancadas, com 8 vereadores cada.

35 30 25 20 15 10 5 33% 20% 16% 0

Brancos e Nulos

Bruno Covas Boulos (PSDB) (PSOL) 2o turno 2o turno

005 Eleições municipais 2020 | Região Sudeste

Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro, a disputa para a prefeitura da Capital Crivella é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino será entre Eduardo Paes (DEM) e o atual prefeito da de Deus (Iurd), cantor gospel e engenheiro civil. Foi cidade, Marcelo Crivella (Republicanos). ministro da Pesca e Aquicultura entre 2012 e 2014 no Governo Dilma. E já foi também senador por dois Paes, que já foi prefeito do Rio de Janeiro, somou 37,01% mandatos. Durante seu mandato, Crivella enfrentou 5 dos votos, enquanto o republicano, que recebeu apoio tentativas de abertura de processo de impeachment, o do presidente Jair Bolsonaro, somou 21,90%. que reflete em sua alta rejeição.

Eduardo Paes, 51 anos, já foi eleito vereador, deputado Na Câmara Municipal, foram eleitos 51 vereadores. federal, secretário do Meio Ambiente da cidade do Mas, diferente de outros estados, o índice de renovação Rio de Janeiro durante a gestão do ex-prefeito Cesar é baixo, já que apenas 17 não compõem o parlamento Maia; bem como prefeito da cidade, por dois mandatos atualmente. Entre os reeleitos, os mais bem votados consecutivos. foram Tarcísio Motta (PSOL), Carlos Bolsonaro (Republicanos) e Cesar Maia (DEM).

40 35 30 25 20 15 10 5 37% 22% 19% 0

Brancos e Nulos

Eduardo Paes Crivella (DEM) (Republicanos) 2o turno 2o turno

006 Eleições municipais 2020 | Região Sudeste

Belo Horizonte (MG) O atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), partido do prefeito, será o com o maior número de foi reeleito ao cargo para os próximos quatro anos, com vereadores, totalizando 6. Em seguida está o PP, com 4. 63,36% dos votos. O segundo e o terceiro lugar ficaram Avante, Novo e PDT têm 3 cada um. com Bruno Engler (PRTB), com 9,95%, e João Vitor 80 Xavier (Cidadania), com 9,22%. 70 60 50 Alexandre Kalil tem 61 anos, é empresário e tem ensino 40 superior incompleto. Já foi presidente do Atlético-MG. 30 20 10% 11% Tem como vice da chapa Fuad Noman (PSD). Os dois 10 63% 0 fazem parte da coligação „Coragem e Trabalho“, formada pelos partidos MDB, DC, PP, PV, REDE, Brancos AVANTE, PSD e PDT. e Nulos

Para Câmara Municipal, foram eleitos 41 vereadores. Destes, apenas 17 conseguiram a reeleição para os Alexandre Kalil Bruno próximos quatro anos no Legislativo municipal. O PSD, (PSD) Eleito Engler (PRTB)

Vitória (ES) Na capital do Espírito Santo, o Delegado Pazolini Foram 15 vereadores eleitos para compor a Câmara (Republicanos) e João Coser (PT) vão decidir em 2o Municipal da cidade, onde seis foram reeleitos e nove turno, no próximo dia 29, quem será o próximo prefeito são novos nomes. O partido com mais vereadores eleitos de Vitória (ES). Pazolini teve 30,95% neste primeiro em Vitória foi o Cidadania. turno e João Coser ficou com 21,82% dos votos. 35 30 Pazolini atualmente é deputado estudal, cargo que 25 exercerá até 2022, caso não alcance a prefeitura. É 20 15 formado em Direito e pós-graduado em Segurança 10 Pública. Já foi auditor do Tribunal de Contas e é delegado 5 31% 22% 9% 0 da Polícia Civil. Brancos Coser é advogado. Um dos fundadores do PT, em 1980, e Nulos já foi eleito por duas vezes deputado estadual e por duas vezes deputado federal. Já foi prefeito em Vitória por duas vezes consecutivas, entre 2004 e 2008. Delegado Pazolini João Coser (Republicanos) (PT) 2o turno 2o turno

007 Eleições municipais 2020 | Região Norte

Belém (PA) 35 30 Na capital do Pará, Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), 25 que tem como vice Edilson Moura (PT), alcançou 248.751 20 15 de votos, e segue para o 2o turno com o Delegado 10 Federal Eguchi (Patriota), com o vice Sargento Quemer 5 34% 23% 9% 0 (Patriota), que recebeu 167.599 de votos. Edmilson conta com a coligação que integra o PT, REDE, PCdoB, Psol e Brancos PDT. Já o Patriota não fez coligação. e Nulos

Edmilson Del. Eguchi Rodrigues (PSOL) (Patriota) 2o turno 2o turno

Boa Vista (RR) 50 Em Boa Vista (RR), os candidatos colocados para o 2o 40 turno são Arthur Henrique (MBD) com 49,64% e Ottaci 30 (Solidariedade) com 10,59%. Nesse 1o turno Arthur 20 10 5% recebeu 78.425 votos e Ottaci recebeu 16.735 votos. 49,6% 11% 0 Ottaci nasceu em (AM) e tem 43 anos. Em 2018, foi eleito deputado federal pelo partido Solidariedade. Arthur Brancos Henrique é natural de Boa Vista, tem 39 anos e é vice- e Nulos prefeito do município.

Arthur Henrique Ottaci (MBD) (Solidariedade) 2o turno 2o turno

Manaus (AM) 25 Em Manaus (AM), seguirão para o 2o turno, o ex-prefeito, 20 governador e senador, Amazonino Mendes (Podemos) 15 com 23,91% de votos válidos. Ele tem como vice Wilker 10 Barreto (Podemos) e conta com a coligação do PSL, 5 24% 22% 10% Cidadania, Pode e MDB. 0

Segue também na disputa, David Almeida (Avante), que Brancos foi presidente da assembleia legislativa e governador e Nulos da cidade, com 22,36% dos votos, recebeu 218.929 de votos. Tem como vice na chapa o ex-deputado federal e estadual do Amazonas e atual vice-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes David Marcos Rotta (DEM) e conta com a coligação do Avante, (Podemos) Almeida (Avante) PMB, PTC, PRTB, PV, DEM e PROS. 2o turno 2o turno

008 Eleições municipais 2020 | Região Norte

Palmas (TO) 40 35 Na capital de Tocantins, Palmas, a atual prefeita, Cinthia 30 25 Ribeiro (PSDB), foi eleita com 36,24% dos votos válidos, 20 assim confirmando as pesquisas de intenções de votos. 15 10 Ela contou com o apoio de partidos de centro e direita, 5 36% 15% 8% 0 como o PSDB, MDB, REDE, DEM, PATRIOTA e Avante. Seu vice é o policial civil André Gomes (Avante), irmão Brancos do líder do governo no Congresso. Cinthia assumiu o e Nulos mandato de prefeita em 2018 após Carlos Amashta (PSB) ter renunciado ao cargo para disputar o governo do estado, tendo sido derrotado. Cinthia Ribeiro Prof. Júnior Geo (PSDB) (PROS) Eleita

Porto Velho (RO) 35 30 Em Porto Velho (RO), disputarão o 2o turno, o atual 25 prefeito Hildon Chaves (PSDB), que teve 34,01% dos 20 15 votos válidos, nessa primeira rodada. A candidata 10 Cristiane Lopes (PP) teve 14,32% dos votos válidos. 5 34% 14% 9% 0

Brancos e Nulos

Hildon Chaves Cristiane (PSDB) Lopes (PP) 2o turno 2o turno

009 Eleições municipais 2020 | Região Norte

Rio Branco (AC) Na capital de Rio Branco, Acre, segue ao segundo em 2018 assumiu a prefeitura de Rio Branco. Ela conta turno, Tião Bocalom (PP) que recebeu 87.987 de votos com o apoio de uma coligação maior PSB, PODEMOS, na primeira rodada, representando 49,58% dos votos PROS, PDT, PV, SOLIDARIEDADE, DEM e PTC. O válidos. E a atual prefeita, Socorro Neri (PSB), que candidato a vice-prefeito é Eduardo Ribeiro (PDT). recebeu 40.250 de votos, o que representa 22,68% 50 dos votos. 40 Tião Bocalom já foi prefeito de Acrelândia (AC) e também 30 vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde 20 10 5% começou sua carreira política. Nesta candidatura tem 49,6% 23% 0 como vice Marfisa Galvão (PSD) e conta com o apoio da coligação PSD e PP. Brancos e Nulos Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza (PSB) foi secretária municipal de Assistência Social de Rio Branco, superintendente estadual da Legião Brasileira Tião Socorro de Assistência Social (governo federal), diretora do Bocalom (PP) Neri (PSB) Departamento de Ensino Supletivo (governo federal) e 2o turno 2o turno

Macapá (AP) Na capital Macapá (AP), devido aos percalços que a região enfrenta, após incêndio em uma subestação de energia, a votação foi adiada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ainda não há data para realização do pleito na localidade.

0010 Eleições municipais 2020 | Região Nordeste

Aracajú (SE) Em Aracajú, a delegada Danielle Garcia (Cidadania) 50 disputará com o candidato à reeleição Edvaldo Nogueira 40 (PDT) na segunda etapa da disputa. Edvaldo, atual 30 20 prefeito, teve 45,57% dos votos válidos e conta com 10 a coligação Pela Vida, pela Cidade (PCdoB, PSD, PDT, 46% 21% 13% 0 MDB, PV, PP, PSC, SOLIDARIEDADE e Republicanos). Já, Danielle, que é servidora pública estadual, tem 21,31% Brancos dos votos válidos e conta com a coligação Compromisso, e Nulos Esperança e Verdade (Cidadania/PSB/PL/PSDB).

Na câmara dos vereadores houve uma renovação, dos Edvaldo Nogueira Danielle Garcia 24 que foram eleitos, 9 já eram vereadores e 15 são (PDT) (Cidadania) novos candidatos. 2o turno 2o turno

Fortaleza (CE) Em Fortaleza (CE) são concorrentes para o segundo 3 do PSB; 2 do Republicanos; 2 do PMB, do PP; do PL; turno, José Sarto (PDT) e o deputado estadual Capitão do PSD; do PSC; do Psol; e 1 do PSDB; do PODEMOS; do Wagner (Pros), que já foi vereador da cidade. Rede; do DEM e do PSL.

Sarto teve como principais apoiadores os irmãos Ciro e 40 35 Cid Gomes, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Já 30 foi eleito deputado estadual por sete vezes, desde 1994. 25 20 Antes, em 1988, ele foi eleito vereador de Fortaleza pelo 15 10 Partido Democrata Cristão (PDC). 5 36% 33% 10% 0 Capitão Wagner foi o candidato apoiado pelo presidente Brancos Jair Bolsonaro em Fortaleza e pelo senador Eduardo e Nulos Girão (Podemos). Já foi o vereador de Fortaleza mais votado em 2012 e o deputado estadual do Ceará mais votado em 2014. Em 2018, ele se candidatou a deputado José Sarto Capitão Wagner federal pelo Ceará, sendo mais uma vez o mais votado (PDT) (Pros) no estado. 2o turno 2o turno

Foram eleitos 43 vereadores que ficarão à frente do Legislativo no quadriênio 2021-2024. Dentre os eleitos, 10 são do PDT; 5 do PROS; 3 do PT; 3 do Cidadania;

0011 Eleições municipais 2020 | Região Nordeste

João Pessoa (PB) Em João Pessoa, o estreante e radialista Nilvan Ferreira 20 (MDB) foi ao segundo turno e enfrenta o experiente Cícero 15

Lucena (PP), que já foi prefeito e governador. Cícero 10 Lucena começou a carreira política em 1990, quando foi 5 eleito vice-governador. Já foi governador da Paraíba, 21% 17% 11% 0 senador e prefeito de João Pessoa. Nilvan Ferreira está tentando pela primeira vez um cargo eletivo. Brancos e Nulos Foram eleitos 27 vereadores para a próxima legislatura da Câmara Municipal de João Pessoa, na Paraíba. Os partidos com mais vereadores eleitos para a legislatura Cícero Nilvan Ferreira 2021-2024 em João Pessoa foram o Avante, Cidadania Lucena (PP) (MDB) e Patriota, ambos com três cadeiras. Outros 13 partidos 2o turno 2o turno tiveram vereadores eleitos.

Maceió (AL) Na capital de Alagoas, Maceió, Alfredo Gaspar de 30 Mendonça (MDB) e JHC (PSB) vão decidir em 2o turno, 25 20 no próximo dia 29, quem será o próximo prefeito de 15 Maceió. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral 10 (TSE), Gaspar teve 110234 votos (28,87%), e JHC teve 5 29% 28,5% 14% 109053 votos (28,56%). 0 Brancos Alfredo Gaspar de Mendonça Neto foi procurador-geral e Nulos de Justiça e secretário estadual da Segurança Pública no primeiro mandato do governador Renan Filho (MDB). Ele conta com o apoio da coligação PL, AVANTE, MDB, Alfredo Gaspar de JHC (PSB) PRTB, PSC, PTC, PV, PSD e Pode. Seu vice é Tácio Melo Mendonça (MDB) 2o turno (PODE). João Henrique Holanda Caldas, o JHC, foi eleito 2o turno em 2014 e 2018 deputado federal. Seu vice é Ronaldo Lessa (PDT) e fez coligação com PSB, PDT e PSDB.

A Câmara Municipal de Maceió será composta por 25 vereadores, sendo 12 novos nomes, e 13 vereadores que se reelegeram. A renovação é de 48%. O MDB passa a ser o partido com o maior número de vereadores. Em seguida está o PSB, PSD, PODE e PSC com três cada um.

0012 Eleições municipais 2020 | Região Nordeste

Natal (RN) Em Natal (RN), o candidato à reeleição, Álvaro Dias cadeiras: quatro. Já o PL teve o vereador mais votado: (PSDB), venceu neste domingo com 56,58% dos votos Herberth Sena, com 6.029 votos. Mesmo com apenas válidos. Álvaro Dias foi apoiado informalmente pelos 1.886 votos, Roberio Paulino, do PSOL, conquistou uma ministros do governo Jair Bolsonaro, Rogério Marinho vaga, sendo o vereador menos votado na cidade. (Desenvolvimento Regional), também tucano, e Fábio Faria (Comunicações). 60 50 40 Álvaro Dias é médico, lidera a coligação Avança Natal, 30 formada por PSDB, MDB, Avante, PL, Republicanos, 20 Rede, DEM, PDT e PSD. Ele foi eleito vice-prefeito em 10 57% 15% 15% 0 2016, na chapa liderada por Carlos Eduardo Alves (PDT). No entanto, Dias assumiu o cargo em abril de 2018, pela Brancos renúncia do titular. Ele também foi vice-prefeito de Caicó, e Nulos deputado estadual por cinco legislaturas e deputado federal pelo estado do Rio Grande do Norte. Alvaro Dias Senador Foram eleitos 29 vereadores para Natal, a capital do Rio (PSDB) Jean (PT) Grande do Norte. O PDT ficou com o maior número de Eleito

Recife (PE) A disputa pelo cargo de prefeito do Recife no segundo 30 turno está acirrada entre os primos João Campos (PSB) e 25 20 Marília Arraes (PT), que obtiveram 29,17% e 27,95% dos 15 votos, respectivamente, no pleito deste domingo (15). 10 5 29% 28% 14% João Campos é deputado federal em primeira legislatura. 0 Na campanha para prefeito, ele conta com o apoio do Brancos governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), e do prefeito e Nulos do Recife, Geraldo Júlio (PSB). Marília também é deputada federal em primeira legislatura e foi três vezes vereadora em Recife. João Campos Marília (PSB) Arraes (PT) Para compor a Câmara Municipal do Recife pelos 2o turno 2o turno próximos quatro anos, foram eleitos 39 vereadores, 17 deles são novos nomes. O PSB elegeu 12 vereadores e, por mais uma legislatura, segue sendo o partido com o maior número de cadeiras na Câmara.

0013 Eleições municipais 2020 | Região Nordeste

Salvador (BA) Em Salvador (BA), Bruno Reis (DEM) foi eleito para segunda legenda que mais conseguiu vereadores para o prefeito de Salvador (BA), para os próximos quatro anos. legislativo municipal foi o Partido dos Trabalhadores (PT), Ao fim da apuração, Bruno Reis teve 64,20% dos votos. com quatro cadeiras. Foram reeleitos 19 vereadores e Foram 779.408 votos no total. Sua vice é Ana Paula outros 24 vereadores são novatos. Matos (PDT). Os dois fazem parte da coligação „Salvador 80 não pode parar“, formada pelos partidos DEM, PDT, MDB, 70 Republicanos, Solidariedade, Cidadania, PL, PSL, PSC, 60 50 Patriota, PSDB, PV, DC, PMN e PTB. 40 30 20 13% Bruno foi deputado estadual pela Bahia entre 2010 e 10 64% 19% 0 2014. Também atuou como Secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza em Salvador. Brancos e Nulos Na eleição para vereadores, o DEM conquistou o maior número de cadeiras na Câmara Municipal de Salvador para a próxima legislatura, com 7 das 43 vagas. A Bruno Reis (DEM) Major Eleito Denice (PT)

São Luís (MA) A eleição para a Prefeitura de São Luís será entre os Foram eleitos 31 nomes que vão compor a Câmara candidatos Eduardo Braide (PODE) e Duarte Júnior Municipal da capital maranhense de 2021 a 2024. (Republicanos). Eduardo Braide tinha 193.578 votos Dentre eles há 14 que foram reeleitos para um segundo (37,81% dos votos) e Duarte Júnior tinha 113.430 votos mandato. Este ano, cinco mulheres devem compor a (22,15%). Câmara da capital maranhense e em votação inédita, um coletivo de candidatos também foi eleito. O PDT, Eduardo Braide está no primeiro mandato como Podemos, PCdoB e PMN foram os partidos que mais deputado federal e já foi deputado estadual por dois elegeram vereadores. mandatos. Esta é a segunda vez que ele concorre à 40 35 prefeitura de São Luís. A vice é a Professora Esmênia 30 (PSD), e contam com o apoio da coligação integrada pelo 25 20 PODE, PSD, PMN, PSC, e PSDB. 15 10 8% 5 38% 22% Já Duarte Júnior está no primeiro mandato de deputado 0 estadual. Ele ingressou na carreira política em 2017 e, Brancos anteriormente, foi presidente do Instituto de Proteção e e Nulos Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon). A vice é Fabiana Vilar (PL) e contam com o apoio da coligação integrada por Avante, PL, PTC, Eduardo Braide Duarte Júnior REPUBLICANOS e Patriota. (PODE) (Republicanos) 2o turno 2o turno

0014 Eleições municipais 2020 | Região Nordeste

Teresina (PI)

Em Teresina (PI) vão para a disputa do segundo turno, o 35 deputado e médico Dr. Pessoa (MDB) que recebeu 34,53% 30 25 e 142.769 votos. E Kleber Montezuma (PSDB) com 26,70% 20 e 110.395 votos. 15 10 5 35% 27% 8% Dr. Pessoa é médico e candidato da coligação Pra Cuidar 0 da Nossa Gente (PRTB/MDB/PSB). Já Kleber Montezuma é economista e apoiado pela coligação O Povo Faz Brancos Acontecer (PSDB/PP/PSL/Avante/PDT/DEM/PMB/PV/ e Nulos Podemos). Dr. Pessoa Kleber Foram eleitos 31 vereadores para a próxima legislatura (MDB) Montezuma (PSDB) da Câmara Municipal de Teresina. O partido com mais 2o turno 2o turno vereadores eleitos para a legislatura 2021-2024 em Teresina, no Piauí, foi o PSDB com quatro eleitos seguido de MDB, PDT, PP e PT com três candidatos cada.

0015 Eleições municipais 2020 | Região Centro-Oeste

Campo Grande (MS) O atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD), foi reeleito ocupa no Ministério Público do estado (MPMS) e não ao cargo neste domingo, com 52,58% dos votos. As apenas ter se licenciado da função, como fez. pesquisas já apontavam para este possível resultado. O segundo colocado, Promotor Harfouche (Avante) teve Foram eleitos 29 vereadores para compor a Câmara pouco mais de 11% dos votos. A vice-prefeita reeleita é Municipal. O partido com mais sucesso dentre os Adriane Lopes (Patriota). vereadores eleitos foi o PSD, com 5 nomes. 60 Marquinhos Trad tem 56 anos. É de família tradicional 50 40 na política, filho do ex-deputado federal Nelson Trad 30 (já falecido) e de Therezinha Mandetta Trad. É, também, 20 9% irmão do senador Nelsinho Trad (PSD). Ele é advogado 10 53% 12% e já foi vereador, deputado e secretário de Assuntos 0 Fundiários na administração de André Puccinelli. Brancos e Nulos O promotor Harfouche teve sua candidatura indeferida, mas recorreu da decisão. A decisão final não influencia no resultado que elegeu Marquinhos Trad. O Marquinhos Trad Promotor indeferimento se baseia na alegação de que o candidato (PSD) Eleito Harfouche seria obrigado a abdicar do cargo de procurador que (Avante)

Cuiabá (MT) Na capital de Mato Grosso, Cuiabá, a corrida à prefeitura Foram eleitos 25 vereadores, onde o partido que chega irá ao segundo turno. Na disputa, seguirão Abílio mais elegeu foi o Cidadania, com 3 candidatos. Houve Moumer (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB). Segundo mudança no cenário de participação feminina, com a a contagem de votos, Abílio recebeu 33,72% e Emanuel eleição de duas mulheres. Em 2016, nenhuma foi eleita. ficou com 30,65%. 35 30 Emanuel Pinheiro é o atual prefeito da cidade e concorre 25 20 à reeleição. Ele tem 55 anos e é advogado. Já foi 15 vereador, deputado estadual e secretário municipal de 10 5 34% 30% 9% Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá 0

Já Abílio Moumer tem 36 anos e é arquiteto, urbanista. Brancos Atualmente, é vereador na cidade e disputa o cargo de e Nulos prefeito pela primeira vez. Teve seu mandato cassado em março deste ano, por quebra de decoro parlamentar, pela Câmara dos Vereadores. Entretanto, a justiça anulou a Abílio Emanuel Pinheiro cassação em maio, o que o tornou elegível novamente. (PODEMOS) (MDB) 2o turno 2o turno

0016 Eleições municipais 2020 | Região Centro-Oeste

Goiânia (GO) Na capital Goiana, a disputa em segundo turno será vereadores reeleitos e 22 novos nomes, o que indica entre os candidatos Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan grande taxa de renovação. O MDB de Maguito Vilela Cardoso (PSD). Maguito recebeu 36,02% dos votos foi o partido que elegeu o maior número de candidatos, válidos. Já Vanderlan teve 24,67%. seis nomes.

Maguito, que está internado com Covid-19, disputa a 40 35 prefeitura da capital pela primeira vez. Ele tem 71 anos e 30 é advogado. Já foi eleito vereador, deputado estadual e 25 20 federal, vice-governador, governador, senador e prefeito 15 10 de Aparecida de Goiânia (GO). 5 36% 24% 10% 0 Vanderlan tem 57 anos, é empresário e, atualmente, Brancos é senador, com mandato até 2026. Ele já foi prefeito e Nulos de Senador Canedo (GO), na Região Metropolitana de Goiânia. É a segunda vez que concorre à prefeitura da Capital. Maguito Vilela Vanderlan (MDB) Cardoso (PSD) Na Câmara Municipal de Goiânia, foram eleitos 35 2o turno 2o turno vereadores, sendo 30 homens e 5 mulheres. São 13

0017 Eleições municipais 2020 | Região Sul

Curitiba (PR) 60 Na capital do Paraná, Curitiba, o atual prefeito, Rafael 50 40 Greca (DEM), foi reeleito com 59,74%, confirmando o 30 que diziam as pesquisas de intenções de voto. Para o 20 novo mandato, o vice dele será Eduardo Pimentel (PSD). 10 60% 13% 11% 0 Será o terceiro mandato do atual prefeito da capital. Na câmara dos vereadores, pode-se perceber um cenário Brancos de renovação, já que dos 38 vereadores eleitos, 18 são e Nulos novos candidatos. O partido de Greca foi o que mais elegeu, com cinco vereadores compondo a bancada. Rafael Greca Goura (DEM) Eleito (PDT)

Florianópolis (SC) 60 Em Florianópolis, o prefeito Gean Loureiro (DEM) 50 40 também foi reeleito já agora no primeiro turno, com 30 53,43% dos votos, como previam algumas pesquisas. O 20 10 7% vice-prefeito será Topázio Silveira Neto (Republicanos). 53% 18% 0 Na Câmara dos Vereadores, entre os 23 eleitos que vão Brancos representar os moradoresde Florianópolis, durante os e Nulos próximos quatro anos, 11 foram reeleitos e 12 estão no primeiro mandato. Gean Loureiro Professor (DEM) Eleito Elson (PSOL)

Porto Alegre (RS) 35 30 Porto Alegre foi a única capital da região sul em que a 25 definição para prefeitura ficou para o segundo turno. Lá, 20 15 Sebastião Melo (MDB), que ficou com 31,01% dos votos, 10 e Manuela D‘Ávila (PCdoB), com 29%, vão decidir em 2o 5 31% 29% 11% 0 turno, no próximo dia 29, quem será o próximo prefeito. Brancos É a terceira vez que Manuela concorre à prefeitura da e Nulos Capital. Também já foi vereadora, deputada federal e estadual. Seu vice é Miguel Rossetto (PT). Sebastião Melo Manuela D‘Ávila Sebastião Melo já foi vice-prefeito da Capital, no governo (MDB) (PCdoB) de José Fortunati. Chegou a concorrer nas últimas 2o turno 2o turno eleições, em 2016, mas perdeu para Nelson Marchezan Júnior (PSDB).

0018 Eleições municipais 2020 | Disclaimer

O conteúdo deste material foi elaborado pela MB Consultoria & Relacionamento e as opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Necton Investimentos S.A CVMC (“Necton”) não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A Necton e seu acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Necton, incluindo seus agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site da Necton. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Necton.

Atendimento: Ouvidoria: 0800 770 9936 0800 727 7764 [email protected] [email protected]

São Paulo Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355 - 22o andar Jardim Paulistano, São Paulo - SP (11) 3292-1309 Rio de Janeiro Av. Rio Branco, 110 - 32o andar Centro, Rio de Janeiro - RJ (21) 2101-8300

SAC MB Consultoria & Relacionamento São Paulo (11) 3292-1309 | (11) 2142-0409 Outras regiões 0800 770 9936 (61) 99121-8565 necton.com.br [email protected]

Acompanhe nas redes sociais

/necton

@invistanecton

/nectoninvestimentos

@nectoninvestimentos