Habilidades Escoteiras

1. Demonstrar que conhece a história do fundador do Movimento Escoteiro, Baden- Powell, destacando os principais marcos de sua vida, incluindo fatos da sua infância, carreira militar e atuação no Escotismo.

Lord Baden-Powell of Gilwell, fundador do Movimento Escoteiro e escoteiro-chefe mundial

Se você deseja compreender bem o Escotismo, tem que saber algo sobre o homem que fundou o Movimento Escoteiro, um dos mais autênticos “homens-meninos” que já viveram: - Lord Baden- Powell of Gilwell, Escoteiro-Chefe Mundial, conhecido por todos os Escoteiros pelo apelido afetuoso de “B.-P.”.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, a 22 de fevereiro de 1857 – no dia em que os americanos celebravam o 125º aniversário de nascimento de George Washington.

Seu pai era o Reverendo H. G. Baden-Powell1, professor em Oxford. Sua mãe era filha do Almirante inglês W. T. Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para New Jersey (América do Norte) mas, voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.

Baden-Powell era, pois, descendente, por um lado, de um Ministro Evangélico, e por outro lado, de um colonizador aventureiro do Novo Mundo.

B-P na Juventude

Seu pai morreu, quando Robert tinha perto de três anos, deixando sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho não tinha, ainda, quatorze anos. Havia com frequência momentos difíceis para uma família tão grande, mas o amor mútuo entre mãe e filhos ajudava-os a continuar para a frente.

Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.

Em 1870 B-P. ingressou na Escora Charterhouse em Londres com uma bolsa de estudos. Não era estudante que se destacasse especialmente dos outros – mas era um dos mais vivos. Estava sempre metido em tudo que acontecia no pátio do colégio, e cedo se tornou popular pela sua perícia como goleiro da equipe de futebol de Charterhouse. Habilidades Escoteiras

Seus camaradas da escola muito apreciavam suas habilidades como ator. Sempre que pediam, ele improvisava uma representação que fazia a escola toda morrer de riso. Tinha também vocação para a música e seu dom para o desenho permitiu-lhe, mais tarde, ilustrar todas as suas obras.

B-P na Índia

Aos dezenove anos B-P colou grau na Escola Charterhouse e aceitou imediatamente uma oportunidade para ir à Índia como Subtenente do Regimento que formara a ala direita da Cavalaria na célebre “Carga da Cavalaria Ligeira” da Guerra da Criméia.

Além de uma carreira excelente no serviço militar – chegou a Capitão aos vinte e seis anos – ganhou o troféu esportivo mais desejado de toda a Índia – o troféu de “sangrar o porco”, caça ao javali selvagem, a cavalo, tendo como única arma uma lança curta. Vocês compreenderão como este esporte é perigoso ao saber que o javali selvagem é habitualmente citado como “o único animal que se atreve a beber água no mesmo bebedouro com um tigre”. Habilidades Escoteiras

Combatendo na África

Em 1887 encontramos B-P na África participando da campanha contra os Zulus, e mais tarde contra as ferozes tribos dos Ashantis e os selvagens guerreiros Matabeles. Os nativos o temiam tanto que lhe davam o nome de “Impisa”, o “lobo-que-nunca-dorme”, devido a sua coragem, sua perícia como explorador e sua impressionante habilidade em seguir pistas.

As promoções de Baden-Powell na carreira militar eram quase automáticas, tal regularidade com que ocorriam até que, subitamente, se tornou famoso.

Corria o ano de 1899 e Baden-Powell tinha sido promovido a Coronel.

Na África do Sul estava se fermentando uma agitação. As relações entre a Inglaterra e o governo da República de Transval tinha chegado ao ponto do rompimento. Baden-Powell recebeu ordens de organizar dois batalhões de carabineiros montados e marchar para Mafeking, uma cidade no coração da África do Sul. “Quem tem Mafeking, tem as rédeas da África do Sul”, era um dito corrente entre os nativos, que se verificou ser verdadeiro.

O Cerco de Mafeking Habilidades Escoteiras

Veio a guerra, e durante 217 dias – a partir de 13 de outubro de 1899 – B-P. defendeu Mafeking cercada por forças esmagadoramente superiores do inimigo, até que tropas de socorro conseguiram finalmente abrir caminho lutando para auxiliá-lo, no dia 18 de maio de 1900.

A Inglaterra estivera de respiração suspensa durante estes longos meses. Quando finalmente chegou a notícia: “Mafeking foi socorrida” ficou louca de alegria. Procure “Mafeking” em seu dicionário de inglês e junto a esta palavra você encontrará duas outras criadas neste dia tumultuoso, derivadas do nome da cidade africana: “Maffick” e “Maffication”, significando “celebração tumultuosa”.

B-P. promovido agora ao posto de Major-General, tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas.

Nasce o Escotismo

Foi como um herói dos adultos e das crianças que, em 1901, ele regressou da África do Sul à Inglaterra, para ser cumulado de honrarias e para descobrir, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares – “Aids to ” – “Ajudas à exploração militar”. O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas. Habilidades Escoteiras

B-P. viu nisto uma provocação e um desafio. Compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar os rapazes de sua Pátria a se desenvolverem para uma robusta varonilidade. Se um livro para adultos sobre as atividades dos exploradores podia exercer tal atração sobre os rapazes e servir-lhes de fonte de inspiração, outro livro, escrito especialmente para os rapazes, poderia despertar muito maior interesse!

Pôs-se então a trabalhar, aproveitando e adaptando sua experiência na Índia e na África, entre Zulus e outras tribos selvagens.

Reuniu uma biblioteca especial e estudou nestes livros os métodos usados em todas as épocas para a educação e o adestramento dos rapazes – desde os jovens espartanos, os antigos bretões e os peles-vermelhas, até os nossos dias.

Lenta e cuidadosamente B-P. foi desenvolvendo a ideia do Escotismo.

Queria estar certo de que a ideia podia ser posta em prática e por isso, no verão de 1907, foi com um grupo de vinte rapazes para ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou. O acampamento teve um completo êxito.

“Escotismo para Rapazes”

E a seguir, nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o “Escotismo para rapazes” – sem sequer sonhar que este livro ia por em ação um Movimento que iria afetar a juventude do mundo inteiro.

Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornal o “Escotismo para rapazes”, e já surgiam Patrulhas e Tropas Escoteiras – não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países. Habilidades Escoteiras

Capa do 1º fascículo de “Escotismo para Rapazes” (janeiro 1908)

A segunda vida de B-P

O movimento cresceu tanto e tanto, e tinha em 1910, atingido tais proporções que B-P. compreendeu que o Escotismo seria a obra a que dedicaria sua vida. Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país adestrando a nova geração para a boa cidadania do que preparando um punhado de homens para uma possível futura guerra.

E, assim, pediu demissão do Exército onde havia chegado a Tenente-General, e ingressou na sua “segunda vida” – como costumava chamá-la – sua vida de serviço ao mundo por meio do Escotismo.

Os frutos que colheu como recompensa desta decisão foram o crescimento do Movimento Escoteiro e o amor e o respeito dos rapazes do mundo inteiro. Habilidades Escoteiras

Fraternidade Mundial

Em 1912, fez viagem ao redor do mundo para se por em contato com os Escoteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escotismo uma Fraternidade Mundial.

Veio a Primeira Guerra Mundial e momentaneamente interrompeu este trabalho; mas com o fim das hostilidades foi recomeçado, e em 1920 os Escoteiros de todas as partes do mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração internacional de Escoteiros – O Primeiro Mundial. Habilidades Escoteiras

Na última noite deste Jamboree, a 6 de agosto, B-P. Foi proclamado “Escoteiro-Chefe-Mundial”, pelos aplausos da multidão de rapazes.

O Movimento Escoteiro continuou a crescer. No dia em que atingiu a “maioridade” completando vinte e um anos, contava com mais de dois milhões de membros em praticamente todos os países civilizados do mundo.

Nesta ocasião B-P. recebeu de seu Rei, Jorge V, a honra de ser elevado a Barão, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell.

Mas, apesar deste título, para todos os Escoteiros ele continuou e continuará sendo sempre – B- P., o Escoteiro-Chefe-Mundial.

O Primeiro Jamboree Mundial foi seguido por muitos outros – em 1924 na Dinamarca, em 1929 na Inglaterra, em 1933 na Hungria, em 1937 na Holanda.

Em cada um destes Baden-Powell foi a figura principal, tumultuosamente saudado pelos “seus” rapazes onde quer que estivesse.

Mas os Jamborees eram apenas uma parte do esforço no sentido de se formar uma Fraternidade Mundial de Escoteiros. B-P. fez longas viagens cuidando dos interesses do Escotismo, mantinha correspondência com os dirigentes escoteiros de numerosos países e continuou a escrever sobre assuntos escoteiros, ilustrando com seus próprios desenhos, artigos e livros. Habilidades Escoteiras

Os últimos anos de B-P

Quando suas forças afinal começaram a declinar, depois de completar oitenta anos de idade, regressou à sua amada África com a sua esposa, Lady Baden-Powell, que fora uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era o Chefe Mundial das “” (Bandeirantes) – movimento também iniciado por Baden-Powell.

Fixaram residência em Kenia, num lugar tranqüilo, com um panorama maravilhoso: florestas de quilômetros de extensão, tendo ao fundo montanhas de picos cobertos de neve.

Foi lá que morreu B-P., em 8 de janeiro de 1941 – faltando pouco mais de um mês para completar oitenta e quatro anos de idade.

Datas Magnas da vida de B-P e da história do Escotismo Mundial

1857 – Nasceu em 22 de fevereiro.

1868 – Estudou em Rose Hill.

1869 – Ganhou uma bolsa de estudos para a Escola Charterhouse.

1876 – Passou nos exames de admissão do Exército e é comissionado no 13º Regimento de Hussardos, que se encontra na Índia.

1889 – Designado como oficial do Serviço Secreto na área do Mediterrâneo.

1895 – Expedição contra os Ashantis.

1896 – Tenente Coronel, Chefe do Estado Maior do Major General Sir Frederick Carrington, na Campanha dos Matabeles. Habilidades Escoteiras

1897 – Designado comandante do 5º Regimento de Dragões da Guarda, na Índia.

1899 – Publicou o livro “Ajudas à Exploração Militar”. Guerra dos Boers e Sítio de Mafeking.

1900 – Promovido a Major General, o mais jovem do Exército. Organização do Corpo da Polícia Sul-Africana.

1903 – Designado Inspetor Geral da Cavalaria. Presidiu a demonstração da Brigada no Albert Hall.

1904 – Passou em revista a Brigada de Rapazes em Glasgow.

1906 – Preparou um plano esquemático de adestramento Escoteiro para rapazes, a pedido do fundador da Brigada de Rapazes, a pedido do fundador da Brigada de Rapazes.

1907 – Acampamento Experimental da Ilha de Brownsea.

1908 – É publicado o “Escotismo para Rapazes” (de janeiro a março). Começa a publicação de “O Escoteiro” um semanário para rapazes.

1909 – Concentrações Escoteiras no Palácio de Cristal e em Glasgow. Recebeu a Ordem do Banho no grau de Knight Commander (K.C.B). Recebeu a Ordem Vitoriana no grau de Knight Commander (K.C.V.O.).

1910 – Criação da Modalidade de Mar. Criação das “Girls Guides” – Bandeirantes.

1911 – O Rei Jorge V passa em revista os escoteiros em Windsor. Nomeado Coronel Honorário do 13º Regimento de Hussardos. Habilidades Escoteiras

1912 – Viagem pelas Índias Ocidentais, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Casamento com Miss Olave St. Clair Soames. É outorgada a Carta Real de Organização à Associação de Escoteiros da Inglaterra (Boy Scouts Association).

1913 – Exposição e concentração de Birmingham.

1914 – Mobilização dos Escoteiros como Guarda-Costas e outras tarefas na 1a Guerra Mundial.

1916 – Criação do ramo de Lobinhos.

1918 – Lady Baden-Powell torna-se Bandeirante-Chefe (Chef Guide). Doação de – na floresta de Epping.

1919 – 1º Curso da Insígnia de Madeira em Gilwell.

1920 – 1º Jamboree Mundial em Olímpia, Inglaterra, e 1ª Conferência Escoteira Internacional. B-P é clamado Escoteiro-Chefe do Mundo (Chief of the World). 1921 – Viagem pela Índia. Elevado a Baronete.

1922 – É publicado o “Caminho para o Sucesso”. 2º Conferência Escoteira Internacional em Paris, França. Criação do Escritório Internacional Escoteiro.

1923 – Visitou o Canadá e os Estados Unidos. Recebeu a Grã Cruz da Ordem Vitoriana.

1924 – 2º Jamboree Mundial e a 3ª Conferência Escoteira Internacional, em Dinamarca, Compenhague. Jamboree Imperial em Wembley Habilidades Escoteiras

1926 – Viagem pela África do Sul. 4ª Conferência Escoteira Internacional, Kandersteg, Suíça.

1929 – 3º Jamboree Mundial (Jamboree da Maioridade) em Arrowe Park, Birkenhead. 5ª Conferência Escoteira Internacional, Birkenhead, Inglaterra. Elevado a Barão Baden-Powell of Gilwell (LORD).

1931 – 6ª Conferência Escoteira Internacional Baden-bei-wien, Áustria. 1º Rover-Moot Mundial, Kandersteg, Suissa.

1933 – 4º Jamboree Mundial e 7ª Conferência Escoteira Internacional em Godolo, Hungria.

1934 – 1º Serviço Religioso do dia de S. Jorge na Capela de Windsor.

1935 – Viagem pelo Canadá. 8ª Conferência Escoteira Internacional, Estocolmo, Suécia. 2º Rover-Moot Mundial, Ingaro, Suécia.

1936 – Presente ao Jamboree Sul-Africano

1937 – Recebeu a Ordem do Mérito. Última presença pública para os Escoteiros de todo o mundo, no 5º Jamboree Mundial em Vogelezang, Holanda. 9ª Conferência Escoteira Internacional, Haia, Holanda. Repousou em Kenia, durante o inverno.

1938 – Mudou-se definitivamente, para Kenia.

1939 – 10ª Conferência Escoteira Internacional, Edinburgh, Escócia. 3º Rover-Moot Mundial, Monzie Crieff, Escócia. Habilidades Escoteiras

1941 – Morreu em 8 de janeiro.

1947 – 6º Jamboree Mundial, Moisson, França. 11ª Conferência Escoteira Internacional, Rosny, França.

1949 – 12ª Conferência Escoteira Internacional, Elvesaeter, Noruega. 4º Rover-Moot Mundial, Sjak, Noruega.

1951 – 7º Jamboree Mundial, Bad Isch, Áustria. 13ª Conferência Escoteira Internacional, Salzburg, Áustria.

1952 – 1ª Indaba Mundial, Gilwell Park, Inglaterra

1953 – 14ª Conferência Escoteira Internacional, Vaduz, Liechtenstein. 5º Rover-Moot, Kandersteg. Suíça.

1955 – 8º Jamboree Mundial, Niagara-on-the-lake, Canadá, 15ª Conferência Escoteira Internacional, Niagara Falls, Canadá.

1957 – J.I.M. 9º Jamboree Mundial, 2ª Indaba 6º Rover-Moot, Sutton-Coldfield, Inglaterra. 16ª Conferência Escoteira Internacional, Cambridge, Inglaterra.

1959 – 10º Jamboree Mundial, Makilling, Filipinas. 17ª Conferência Escoteira Internacional, Índia.

1960 – 3ª Indaba, Ommen, Hollanda.

1961 – 18ª Conferência Escoteira Internacional, Lisboa, Portugal. 7º Rover-Moot, Clifford Park, Austrália. Habilidades Escoteiras

Se quiser saber mais sobre a história de BP e do Escotismo, você também pode encontrar na nossa página no Instagram @orientacaoescoteira

2. Apresentar a história das origens do Escotismo, destacando o primeiro acampamento na Ilha de Browsea. A apresentação deve ser ilustrada através de cartazes, fotos, vídeos ou outro recurso.

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra, BP aproveitou os elementos positivos de promoção à amizade, iniciativa, coragem, autodisciplina e técnicas militares que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional.

A partir de saberes e habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, ele escreveu, em 1899, um livro chamado “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting), que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo. O sucesso foi tanto que os jovens ingleses usaram para se divertir e viver novas aventuras.

Após perceber o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-las para ser utilizadas pelas escolas britânicas e ser algo que trabalhasse na educação e formação dos jovens.

Primeiro Acampamento – Ilha de Brownsea

Com o objetivo de testar suas ideias, no começo de Junho de 1907, Baden-Powell começou a escrever cartas a alguns velhos amigos do Exército e suas esposas, que eram pais de rapazes de 11 a 14 anos de idade, convidando os seus filhos para participar de um acampamento com ele.

Poucos dias depois, em 17 de junho, ele enviou convites semelhantes para as Companhias das Brigadas de Meninos de Bournemouth e para as Brigadas dos Meninos de Poole para juntar-se a ele, meninos de escolas secundárias, meninos de fazendas e filhos de famílias da classe operária. Mais tarde B-P decidiu levar o sobrinho de 9 anos também, órfão de pai. E também convidou seu companheiro de armas, o Major Kenneth McLaren para ser seu Assistente. Habilidades Escoteiras

Tendo os convites sendo aceitos com bastante entusiasmo, no dia 1º de agosto de 1907, Baden- Powell levou 20 rapazes para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o que viria ser o primeiro acampamento escoteiro do mundo.

Os 20 garotos foram divididos em 4 patrulhas: Maçarico, Corvo, Lobo e Touro (o sobrinho de Baden-Powell foi nomeado ajudante). Ao longo de oito dias, ele aplicou diversos ensinamentos sobre o trabalho em equipe, atividades ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação, boas ações e diversos outros temas. Ele havia pensado nessa diversidade de práticas para que os jovens pudessem voltar para casa mais independentes e com novas habilidades.

E no dia 8 de agosto de 1907, chegava ao fim o primeiro acampamento escoteiro, ele terminou com um cabo-de-guerra entre as patrulhas de passarinhos (Maçarico e Corvo) contra as patrulhas de animais (Lobo e Touro).

O acampamento foi um sucesso e, no início do ano seguinte, Baden-Powell lançou as seis edições do guia “Escotismo para Rapazes”, sem sonhar que estaria fundando o maior movimento educacional de jovens do planeta. A busca pelos manuais foi tão grande que ocasionou o surgimento de Tropas Escoteiras por toda parte. Em vista dessa inesperada expansão do Movimento, B-P afastou-se do exército e se dedicou à sua “segunda vida”, como chamava o Escotismo. Passou, então, a viajar por diversos países, para orientar a constituição e o trabalho das associações escoteiras e para fazer do Escotismo uma grande fraternidade mundial.

CURIOSIDADE: O Término do acampamento foi um dia de atividades esportivas. Terminou com o jogo cabo-de-guerra entre os passarinhos ( Maçarico e Corvo) contra os "animais" (Lobo e Touro) e os pássaros venceram. Habilidades Escoteiras

Imagem de cima: Ilha de Brownsea.

Pedra comemorativa do primeiro acampamento, colocada na Ilha de Brownsea. Habilidades Escoteiras

3. Identificar os principais momentos da história do Escotismo no Brasil, demonstrando conhecimentos básicos sobre cada um deles, enfatizando as primeiras iniciativas e a fundação da União dos Escoteiros do Brasil.

A primeira notícia sobre o Escotismo publicada no Brasil foi no dia 1º de dezembro de 1909, no número 13 da revista Ilustração Brasileira, editada no Rio de Janeiro. A reportagem fora preparada na Inglaterra, pelo Tenente da Marinha de Guerra, Eduardo Henrique Weaver. À época encontrava-se na Inglaterra um contingente de oficiais e praças da Marinha do Brasil que se preparava para guarnecer os novos navios da esquadra brasileira em construção.

No retorno os militares, que traziam consigo uniformes escoteiros ingleses, a maioria embarcada no encouraçado “Minas Gerais”, que chegou ao Rio de Janeiro em 17 de abril de 1910. No dia 14 de junho do mesmo ano, reuniram-se todos 13 os interessados pelo escotismo e foi oficialmente fundado o “Centro de Boys Scouts do Brasil” na rua do Chichorro n° 13, no Rio de Janeiro.

Em 1914 em São Paulo, é fundada a A.B.E - Associação Brasileira de Escoteiros. Seu fortalecimento ajudou a irradiar o Movimento pelo país. Em 1915 o Escotismo já estava presente em quase todos os Estados da Federação.

No início da década de 20, havia considerável número de instituições escoteiras. Naqueles anos, o Chefe Benjamim Sodré, conhecido como “Velho Lobo”, mantinha uma Seção sobre Escotismo na revista Infanto - Juvenil “O TICO TICO”.

Na Edição do dia 23 de janeiro de 1924, publicou um artigo que refletia a conjuntura do Escotismo naquela época e propunha a criação de uma confederação geral. Após assistir a um discurso do padre Leovigildo Franca, vice-presidente da Associação de Escotismo Católico, sobre o Jamboree Mundial de 1924, renovou o seu apelo remetendo cartas e fazendo contatos pessoais com os principais responsáveis pelas Instituições Escoteiras do Brasil, convocando-os para se reunirem com o fim de criar uma Associação Nacional do Escotismo Brasileiro.

Passaram se reunir seguidamente, incentivados pelo próprio Fundador, e dado o grande interesse e a boa vontade de todos, a tarefa foi concluída em 4 de novembro de 1924, com a fundação da União dos Escoteiros do Brasil – UEB, sendo a única organização escoteira no país reconhecida por B-P, além de acompanhar o desejo de B-P de ver o senso de unidade entre os diversos grupos escoteiros em cada país. Habilidades Escoteiras

4. Fazer uma exposição de fotos históricas do Movimento Escoteiro em sua sede escoteira, incluindo fotos locais e de eventos internacionais. As fotos devem conter legendas explicativas, indicando o ano e os detalhes sobre o fato.

ITEM PRÁTICO. Confira em nosso Instagram! Lá temos várias fotos de acontecimentos ao longo de toda a história do escotismo.

5. Pesquisar e apresentar a história da criação do Ramo Lobinho, do Ramo Sênior e do Ramo Pioneiro.

Ramo Lobinho

Quando B-P criou o Escotismo, ele não definiu uma idade específica, geralmente eram meninos de 9 a 18 anos. Porém, os irmãos mais novos dos escoteiros e outras crianças também queriam participar (alguns até “participavam” das reuniões escondidos), e pediram a B-P para criar uma “Seção” para eles.

As primeiras tentativas ocorreram por volta de 1909, com os jovens tentando incluir os pequenos (como “Junior Scouts”), mas todas as tentativas deram errado. A partir da Primeira Guerra Mundial, mulheres começaram a ser aceitas no Movimento, para suprir a demanda. Foi quando B- P, em 1916, conheceu Vera Barclay (conhecida mais tarde como a primeira Akelá). Vera começou a organizar um manual para os lobinhos (termo que veio do chefe A. R. Brow, em 1913). Nesse meio tempo, B-P solicitou à Rudyard Kipling, autor de “O Livro da Selva” (1904), para que pudesse usar a história de seu livro como “pano de fundo” e motivação e educação dos lobinhos. Assim, o primeiro manual do Ramo Lobinho, o “The Wolf-Cub’s Handbook”, foi publicado em 2 de dezembro de 1916, considerado o marco da fundação do Ramo Lobo. Porém, foi apenas em 1923 que as regras completas foram reconhecidas.

Ramo Sênior

B-P criou os ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro, e esses foram os 3 ramos implementados inicialmente no Brasil. Assim permaneceu durante vários anos, até que, no início da década de 40, o chefe João Ribeiro dos Santos, percebeu a necessidade de criar um ramo que dividisse o Ramo Escoteiro. Essa necessidade surgiu devido à longa duração deste ramo, que comportava jovens de 11 a 18 anos, onde se notavam inúmeras disparidades no desenvolvimento dos jovens. Habilidades Escoteiras

João Ribeiro dos Santos acreditava que os jovens com idades de 15 a 18 anos precisavam de um programa, objetivos e incentivos diferentes daqueles existentes para os jovens de 11 a 14 anos. Pesquisando sobre o assunto, ele descobriu que nos EUA já existia um ramo que solucionava esse problema, denominado “Senior Scouts”. Pediu, então, autorização à UEB para implementar esse ramo em seu grupo escoteiro. Logo, em 20/11/1945, foi criada a Tropa Sênior do GE Guilhermino Guinle - Fluminense F.C. (hoje, Grupo Escoteiro João Ribeiro dos Santos, no Rio de Janeiro), a 1ª Tropa Sênior do Brasil.

A UEB começou então a regulamentar o Ramo Sênior, que utilizava na passadeira de seu uniforme um debrum marrom. As etapas deste ramo eram uma sequência das do Ramo Escoteiro, por exemplo: se o garoto chegou a Segunda Classe no Ramo Escoteiro, ao passar para o Ramo Sênior, já inicia como Segunda Classe e passa diretamente para a etapa de Primeira Classe. As especialidades do Ramo Sênior eram uma ampliação das do Ramo Escoteiro. Para ser especialista no Ramo Sênior era necessário conquistar primeiro a especialidade equivalente no Ramo Escoteiro e complementar com alguns itens.

A progressão dos dois ramos permaneceu contínua até os anos de 1975/1976, quando só então foi autorizada a criação de etapas diferenciadas para o Ramo Sênior. Foi, então, criada a Investidura Sênior. O Escoteiro da Pátria já existia, só que para o Ramo Escoteiro, passou então a ser vinculado ao Ramo Sênior e a Lis de Ouro foi criada para substituí-lo no Ramo Escoteiro. A cor do Ramo Sênior mudou então de marrom, sua cor inicial, para grená, como é até hoje.

Ramo Pioneiro

A ideia de um ramo que pudesse atender aos jovens “maiores” surgiu em 1914, com o apoio de B-P, mas foi somente em 1917 que ele criou o “Ramo Rover”, com a proposta de fazer com que os jovens pudessem manter vínculos entre eles por iniciativa própria (uma alegre fraternidade ao ar livre, explicou B-P), conservar nos mais velhos o ideal de boa cidadania, e atrair aqueles jovens que não tinham sido escoteiros.

A proposta tomou forma e expandiu-se, de fato, a partir da publicação, em 1922, do livro “Rovering to Success”, e que foi traduzido por Bonifácio Antônio Borba (o “Polvo Velho”) e publicado no Brasil em 1939, com o título de “Caminho para o Sucesso”, dando um impulso ao novo “Ramo Rover” em nosso país, no qual recebeu a denominação de Ramo Pioneiro. Habilidades Escoteiras

6. Escolher um escotista que tenha sido importante para o desenvolvimento do Escotismo (excetuando-se Baden-Powell) e pesquisar a sua biografia, relatando oralmente ou por escrito.

ITEM PESSOAL

7. Pesquisar e apresentar uma palestra sobre o Escotismo no mundo, incluindo a estrutura mundial, o Escritório Mundial e os Centros Internacionais de Escotismo.

Organização Mundial do Movimento Escoteiro

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME ou WOSM, sigla de World Organization of the Scout Movement) é uma organização internacional, não governamental, composta por suas Organizações Escoteiras Nacionais (NSO - National Scout Organization) reconhecidas. Os órgãos da OMME são:

- A Conferência Mundial Escoteira;

- O Comitê Mundial do Movimento Escoteiro;

- O Escritório Mundial do Escotismo.

Atualmente somos cerca de 40 milhões de escoteiros organizados em 161 Organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Existem 26 territórios onde o Escotismo está presente por meio de “filiais” de Organizações Escoteiras Nacionais, como na Antártica, Ilhas Malvinas e Gibraltar.

Existem ainda 27 países onde o Escotismo existe, mas não há uma Organização Escoteira Nacional reconhecida como membro da OMME, como no Irã, Congo e Timor Leste. Habilidades Escoteiras

Por fim, existem apenas 6 países no mundo onde o Escotismo ainda não existe e/ ou não é permitido: Andorra, República Popular da China, Cuba, Coréia do Norte, Laos e Myanmar.

No Brasil a União dos Escoteiros do Brasil é membro-fundadora da Organização Mundial desde 1922, e a única Organização Escoteira do país reconhecida pela OMME.

Escritório Mundial do Escotismo

O Escritório Mundial do Escotismo, mais conhecido como Bureau Mundial Escoteiro (World Scout Bureau - WSB), é o secretariado da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

O Bureau é dirigido pelo secretário-geral da OMME. Ele é nomeado pelo Comitê Mundial e é o principal gerente administrativo da Organização. Praticamente todas as pessoas que lá trabalham são profissionais à serviço do Escotismo.

O Bureau Mundial foi criado e sediado em Londres, Inglaterra, em 1920. Em 1959 foi transferido para Ottawa, no Canadá, e em 1968 foi transferido para Genebra, na Suíça. A partir de 2014 passou a ter uma nova estrutura formada por uma rede de escritórios sendo dois “Centros de Apoio Globais” em Genebra e em Kuala Lumpur, Malásia, e outros sete “Centros de Apoio Regionais”.

Como secretariado da OMME, o Bureau Mundial tem diversas funções constitucionalmente definidas. São elas:

- Apoio às Conferências Mundiais e Regionais, aos Comitês Mundial e Regionais e aos seus órgãos subsidiários no cumprimento de suas funções;

- Preparação das reuniões e apoio para a execução das decisões destes diversos órgãos;

- Promoção do Escotismo em todo o mundo; Escotismo Mundial 19

- Manter relações com as Organizações Escoteiras Nacionais; Habilidades Escoteiras

- Apoio no desenvolvimento do Escotismo nos países;

- Promover o desenvolvimento do Escotismo em países onde ele não existe ou ainda não é reconhecido;

- Supervisão de eventos mundiais e regionais tal como Jamborees;

- Manter relações com organizações internacionais cujas atividades são relacionadas com a juventude.

O Bureau Mundial realiza estas funções de diversas maneiras:

- Dando apoio para comitês, forças tarefa e grupos de trabalho;

- Desenvolvendo e conduzindo cursos;

- Auxiliando técnica e consultivamente;

- Publicando boletins regulares com notícias do Escotismo.

Centros Escoteiros Internacionais

Em diversos países do mundo existem centros escoteiros que podem ser visitados ou onde é possível realizar um intercâmbio, atuando no dia a dia, conforme as necessidades locais.

Gilwell Park: localizado a apenas uma hora do centro de Londres, Gilwell Park é mantido pela Associação Escoteira Inglesa. Desde 1919, Gilwell Park é utilizado para atividades e treinamentos, e seu nome está para sempre ligado aos cursos de formação de adultos no mundo inteiro. Além das atividades programadas durante o ano, Gilwell Park está disponível para atividades de patrulha, tropa ou grupos escoteiros que queiram acampar em seus belos campos, mediante reserva. Habilidades Escoteiras

Kandersteg International Scout Centre: depois do sucesso do 1° Jamboree Mundial, em 1920, Baden-Powell imaginou um lugar onde escoteiros do mundo inteiro pudessem se encontrar para fazer atividades em conjunto, em uma espécie de mini-Jamboree permanente. Localizado nos Alpes Suíços, a 65 km de Berna, Kandersteg é um dos três Centros Escoteiros Mundiais administrados diretamente pelo Bureau Mundial. Mais de 10 mil escoteiros de 40 países visitam o KISC todos os anos, fazendo atividades que vão desde excursões e arco e flecha, até esqui na neve durante o inverno.

Suncheon Asia-Pacific Scout Centre: localizado na Coréia do Sul, o Centro Escoteiro da Ásia- Pacífico Suncheon (SAPSC) é um centro escoteiro internacional estabelecido em 2008. Seus primeiros programas educacionais começaram a operar em março de 2009. Adultos voluntários de todo o mundo são os responsáveis pelos mesmos. Além dos escoteiros, alunos das escolas sul- coreanas também participam de atividades neste centro.

Cairo International Scout Centre: o Centro Escoteiro Internacional do Cairo, no Egito, é aberto a escoteiros e membros de outras organizações relacionadas a temas como juventude, esportes, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. Possui um centro de convenções e diversas salas de reuniões com sistemas de comunicação, áudio visual e de tradução simultânea de última geração, que comportam cerca de mil pessoas reunidas simultaneamente. Escotismo Mundial 67 Seu albergue possui mais de 50 quartos com todas as comodidades para os hóspedes, incluindo uma lavanderia e um restaurante. Abriga também uma biblioteca e um museu.

The Summit Betchel Reserve: o Summit Bechtel Family National Scout Reserve é um dos quatro centros de aventura da Boy Scouts of America e, desde 2013, passou a ser o local permanente para a realização dos seus Jamborees Nacionais, que ocorrem de 4 em 4 anos. A propriedade tem 4,3 mil hectares e fica localizada no estado de West Virginia. É neste local que será realizado o 24º Jamboree Escoteiro Mundial, em julho de 2019.

B-P House: na Inglaterra, também é utilizado como hostel e centro de convenções, e contém vários itens que pertenceram a Baden-Powell, incluindo o documento original da “Última carta de B-P aos escoteiros”.

Jambville: na França, conta com infraestrutura completa para receber escoteiros interessados em praticar Escotismo.

BP International: em Hong Kong, é um hotel com instalações modernas, preparado para receber famílias inteiras. Habilidades Escoteiras

Philmont Scout Rach: nos Estados Unidos, combina desafios e as melhores atividades praticadas no velho oeste.

Florida Sea Base: também nos Estados Unidos, oferece uma série de atividades aquáticas para escoteiros de todo o mundo.

Você também pode encontrar mais informações aqui: https://www.escoteiros.org.br/mundo/

8. Realizar um esquete de fogo de conselho, ou peça teatral, que represente algum fato histórico do Movimento Escoteiro ou da vida de Baden-Powell. Os personagens devem estar todos caracterizados.

Personagens: Baden-Powell; Jovens que farão parte das 4 patrulhas e Major Kenneth McLaren

A história:

Ao ver que os jovens estavam interessados em aprender as técnicas do livro “aids to scouting” BP resolveu adaptá-las para que essas fossem utilizadas para educar os jovens.

Para testar essas suas ideias Baden-Powell escreveu algumas cartas para alguns velhos amigos do Exército que eram pais de rapazes de 11 a 14 anos, os convidando a participar de um acampamento com ele.

Ele também resolveu enviar convites para as Companhias das Brigadas de Meninos de Bournemouth e para as Brigadas dos Meninos de Poole. Ele também chamou seu sobrinho de 9 anos que era órfão de pai e seu companheiro de armas, o Major Kenneth McLaren para ser seu Assistente.

Após aceitarem seus convites, no dia 1° de agosto de 1907, BP levou 20 rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiros acampamento escoteiro do mundo. Habilidades Escoteiras

Os garotos foram divididos em 4 patrulhas: Maçarico, Corvo, Lobo e Touro e durante 8 dias ele aplicou diversos ensinamentos sobre trabalho em equipe, atividades ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação, boas ações e diversos outros temas. Todas essas diferentes atividades foram feitas para que os jovens pudessem voltar mais independentes para suas casas.

O acampamento acabou no dia 8 de agosto de 1907 com um cabo de guerra entre as patrulhas de passarinhos (Maçarico e Corvo) contra as de animais (Lobo e Touro) onde os pássaros ganharam

Sugestão de como fazer:

- No começo BP vai perceber interesse dos jovens pelo seu livro e então resolve aplicar suas técnicas para educar jovens

- BP então convida filhos de seus velhos amigos do exército, jovens das Companhias das Brigadas de Meninos de Bournemouth e Brigadas dos Meninos de Poole, seu sobrinho e o Major Kenneth McLaren

- Eles vão para a ilha e ficam 8 dias realizando atividades propostas por BP

- No último dia eles fazem o cabo de guerra e terminam o acampamento

9. Montar e apresentar um álbum de fotografias e/ou gravuras sobre Gilwell Park, contando suas histórias.

Gilwell Park é um local de acampamento e centro de atividades para grupos escoteiros, bem como um local para treinar e um centro de conferência para chefes escoteiros.

O local está situado em Sewardstonebury, Epping Forest, perto de Chingford, Londres. Habilidades Escoteiras

Nos finais da Idade Média era um área agrícola, um crescente patrimônio que caiu em ruínas em 1900. Ele foi comprado em 1919 pelo comissário escoteiro William de Bois Maclaren que tempos depois a doou para a Associação Escoteira do Reino Unido para fornecer campismo para os escoteiros de Londres e formação de Escotistas.

Chefes escoteiros de todos os países do mundo vêm a Gilwell Park para o curso de Insígnia da Madeira, que é um dos marcos do Movimento Escoteiro Mundial.

O Local conta com espaços para acampar pequenas patrulhas ou para mais de 1200 pessoas, alojamento indoor, locais históricos, monumentos do escotismo, e atividades apropriadas para todos os ramos do Movimento Escoteiro. Ele pode acomodar eventos com mais de 10 mil pessoas. O alojamento em Gilwell Park pode ser contratado para atividades não escoteiras, tais como acampamentos escolares, recepções de casamentos e conferências.

Gilwell Park é um dos cinco centros nacionais britânicos para atividades escoteiras da Associação Escoteira, junto com a Baden-Powell House, Downe, Youlbury e o Centro de Atividades Escoteiras Hawkhirst.

OBS: caso queira saber mais sobre a Insígnia de Madeira, achamos um texto interessante sobre, segue o link: https://escoteirosdf.org.br/2016/06/20/historia-da-insignia-de-madeira/ Habilidades Escoteiras

Acampamento em Gilwell Parl. Verão de 2006. Habilidades Escoteiras

10. Conhecer a história de seu Grupo Escoteiro, identificando os principais fatos históricos relevantes, demonstrando conhecimentos sobre as cores de seu lenço, sua bandeira, sua sede e principais personagens.

ITEM PESSOAL

11. Pesquisar e apresentar, através de esquete ou peça teatral, a história de Caio Viana Martins. Os personagens devem estar todos caracterizados.

Nessa esquete tente fazer com toda a sua tropa já que assim todos terão esse item e são muitos personagens na história.

Personagens: Caio Viana Martins; Alguns escoteiros; 1 ou 2 chefes; Alguns feridos e Alguns enfermeiros.

A história:

Caio Viana Martins era escoteiro do grupo escoteiro Afonso Arinos e monitor da patrulha lobo de sua tropa.

Caio estava em uma excursão de Belo Horizonte até São Paulo com outras 24 pessoas de seu grupo escoteiro.

A viagem era de trem e aconteceu entre os dias 18 e 19 de dezembro de 1938.

Durante a viagem, as 2 da manhã, o trem que ele estava acabou se chocando com um trem que vinha da direção oposta que estava nos mesmos trilhos.

Por causa do impacto muitas pessoas morreram e os escoteiros que conseguiram sair começaram a ajudar os feridos (fazendo macas para retirar os feridos e realizando os primeiros socorros) enquanto o resgate não vinha. Habilidades Escoteiras

No impacto o escoteiro Gerson Issa Satuf e o lobinho Hélio Marcos acabaram falecendo.

Após 5 horas o resgate finalmente chegou e os feridos começaram a ser levados ao hospital para serem tratados.

No impacto, Caio levou uma forte pancada na região da lombar que esmagou suas vísceras e causou uma hemorragia interna.

Quando os enfermeiros chegaram, eles não tinham condições de levar todos ao hospital mais próximo e um enfermeiro até ofereceu ajuda a Caio, mas ele ao perceber que haviam pessoas que também precisavam de ajuda disse ao enfermeiro: "Não. Há muitos feridos aí. Deixe-me que irei só. Um Escoteiro caminha com as próprias pernas".

Ao chegar no hotel com seus demais companheiros escoteiros, sangue saiu da boca de Caio devido ao esforço que ele fez ao ir andando até a cidade.

Ele foi levado as pressas a Santa Casa e infelizmente as 2 horas do dia 20 de dezembro de 1938 ele morreu na presença de seus pais.

Ele, Gerson e Hélio foram sepultados no cemitério de Bonfim em Belo Horizonte.

Sugestão de como fazer:

- Os escoteiros e os passageiros entram no trem e se sentam

- O trem bate e as pessoas se ferem por conta do acidente (2 escoteiros morrem)

- Os escoteiros resolvem sair, fazem fogueiras para iluminar o local já que são 2 da manhã e fazem macas para retirar os feridos e tratá-los com os primeiros socorros.

- A ajuda chega às 7 da manhã (5 horas depois do acidente) e os enfermeiros começam a levar os feridos à cidade mais próxima Habilidades Escoteiras

- Um enfermeiro oferece ajuda a Caio, mas ele recusa e diz: "Não. Há muitos feridos aí. Deixe- me que irei só. Um Escoteiro caminha com as próprias pernas".

- Os escoteiros vão a pé até a cidade e Caio cospe sangue ao chegarem no hotel

- Ele é levado ao hospital e morre no outro dia (dia 20) às 2 horas da manhã

- Depois disso Caio, Gerson e Hélio são sepultados no cemitério Bonfim.

12. Demonstrar que conhece a biografia de Benjamin de Almeida Sodré, o “Velho Lobo”.

Benjamin de Almeida Sodré (Mecejana, CE, nasceu em 10 de abril de 1892 — Rio de Janeiro, faleceu em 1 de fevereiro de 1982) foi um escoteiro e um futebolista brasileiro que ficou conhecido como “Mimi Sodré”. Campeão em 1910 e 1912, pelo Botafogo. Em 1912, também foi artilheiro do certame, com 12 gols.

Filho de Lauro Nina Sodré e Silva, mais tarde se tornaria um personagem muito importante na história do Escotismo brasileiro. Curiosamente, Benjamin Sodré, que mais tarde seria conhecido pelos escoteiros como “O Velho Lobo”, teve em sua vida muitas passagens e características semelhantes às de Robert Baden-Powell.

Ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro e depois de terminar seus estudos secundários prestou concurso para admissão na Escola Naval sendo aprovado em primeiro lugar. Fez brilhante carreira na Marinha Brasileira, sobrevivendo ao naufrágio do rebocador Guarani, em 1913 e chefiando a Comissão Naval Brasileira durante a II Guerra Mundial. Tornou-se almirante em 1954.

O Velho Lobo, assim como o fundador Baden-Powell, tinha uma série de talentos e interesses diferentes. Foi professor de astronomia, navegação e história da Escola Naval, publicou diversos trabalhos, foi jogador de futebol, ponta esquerda do time do América-RJ, do Botafogo e da Seleção Brasileira de Futebol entre 1910 e 1916. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil (1953- 1954). Habilidades Escoteiras

Desde que entrou em contato com o Movimento Escoteiro tornou-se um grande seguidor dos ideais de Baden-Powell, participando da fundação e organização dos Escoteiros do Mar, o primeiro Grupo Escoteiro de Belém, a Federação de Escoteiros paranaenses, entre outros. Escreveu o “Guia do Escoteiro” de 1925, uma das mais importantes obras do Escotismo brasileiro.

Os escoteiros do Brasil nesse período eram divididos em diversas federações e não constituíam uma unidade central. Desta forma, O Velho Lobo teve papel fundamental na idealização e criação da União dos Escoteiros do Brasil, a UEB, reunindo as quatro primeiras federações (a Federação de Escoteiros Católicos do Brasil, Federação Brasileira de Escoteiros do Mar, Federação dos Escoteiros do Brasil e Federação Fluminense de Escoteiros).

Foi honrado com uma série de títulos, entre eles o de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e outros Estados e medalhas de mérito, presidindo a Ordem do Tapir de Prata, a mais alta condecoração do Escotismo brasileiro.

Faleceu em 1 de fevereiro de 1982, pouco mais de dois meses antes de completar 90 anos. Atualmente vários Grupos Escoteiros, ruas e espaços municipais levam o nome de Almirante Benjamin Sodré, em sua homenagem. Os Escoteiros do Brasil que completam 50 anos de bons serviços para a instituição são reconhecidos com a “Medalha Velho Lobo”, em referência e homenagem a Benjamim Sodré.