REQUERIMENTO Nº /2005 (Do Sr. Luiz Carreira)

Requer o envio de Indicação ao Ministro de Estado da Fazenda, sugerindo a instalação de uma Agência ou Posto de Serviço da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil na sede dos Municípios de Encruzilhada, Ipecaetá, Tucano, , Conde e , no Estado da .

Senhor Presidente,

Nos termos do art. 113, inciso I e § 1º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, requeiro a V. Exa seja encaminhada ao Poder Executivo a indicação em anexo, sugerindo ao Ministro de Estado da Fazenda a instalação de uma Agência ou Posto de Serviço da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil na sede dos Municípios de Encruzilhada, Ipecaetá, Tucano, Maetinga, Conde e Camamu, no estado da Bahia.

Sala das Sessões, em de fevereiro de 2005.

Deputado LUIZ CARREIRA (PFL/BA) INDICAÇÃO Nº , DE 2005 (Do Sr. Luiz Carreira)

Sugere ao Senhor Ministro de Estado da Fazenda a instalação de uma Agência ou Posto de Serviço da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil na sede dos Municípios de Encruzilhada, Ipecaetá, Tucano, Maetinga, Conde e Camamu, no Estado da Bahia.

Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Fazenda,

Identificamos a existência de alguns municípios no Estado da Bahia que, gradualmente, vieram construindo um processo de desenvolvimento, angariando importância e prestígio econômico em suas regiões, mas que por fatores conjunturais, ainda não dispõem de um agente financeiro local que lhes possibilitem suporte bancário adequado. O Município de Encruzilhada, situado na fronteira com o Estado de Minas Gerais, na região do sudoeste baiano, destaca-se na pecuária com os rebanhos bovino, suíno, bubalino, eqüino e muar. Possui 54 indústrias e 326 estabelecimentos comerciais, com um parque hoteleiro registrando 22 leitos e um consumo elétrico residencial de 52,61 Kwh/hab.

O Município de Ipecaetá, se localiza na importante região de Paraguaçú, configurando-se como 7º maior produtor de fumo da Bahia, dispondo de oito indústrias e 20 estabelecimentos comerciais, parque hoteleiro pequeno, tendo sido constituído como município apenas em 1989 e, por ser próximo do grande Município de , obriga-se a uma dependência econômica não mais condizente com seu rápido desenvolvimento nos anos 90.

Em Tucano, um município da região nordeste do Estado com uma população de mais de 50 mil habitantes, possui produção agrícola expressiva de feijão. Na pecuária, destacam-se os rebanhos ovino e caprino, além da criação de suíno, eqüino, asinino e muar. É ainda grande produtor de galináceos e ovos de galinha. Conforme registros na Junta Comercial da Bahia, possui 43 indústrias e 642 estabelecimentos comerciais, além de ser grande produtor de pedras, com estruturado setor de bens minerais. Seu parque hoteleiro registra 507 leitos, além de um camping com espaço para 200 barracas.

Em Maetinga, cidade da região de Serra Geral, no sudoeste baiano, tem uma população de 15.000 habitantes, com destaque para sua relevante pecuária de suínos. Possui um pequeno parque hoteleiro e seu comércio se vê obrigado a utilizar o sistema bancário de Vitória da Conquista, distante quase 100 km. Em Conde, município do litoral norte da Bahia, observou-se uma forte expansão econômica em função do turismo, reflexo do enorme fluxo de visitantes da região desde a inauguração do parque hoteleiro internacional da Costa do Sauípe. Apesar de possuírem um posto de serviço do Banco do Brasil, demandam fortemente, face as peculiares condições turísticas do município, a instalação de um Caixa 24 horas.

Finalmente, Camamú, município que se encontra numa posição geográfica altamente privilegiada no litoral sul, vem experimentando um elevado índice de crescimento, sendo atualmente o 3º maior produtor de borracha do Estado e o maior produtor do minério barita. Vários empreendimentos de vulto se desenvolvem na região, que já conta com 69 indústrias e 578 estabelecimentos comerciais, situando-se em 86ª. posição dentre os municípios baianos, além de deter um parque hoteleiro com 134 leitos.

Atualmente, a crescente movimentação financeira registrada nesses municípios são efetuada por intermédio de agências localizadas em outros municípios, relativamente próximos, que acabam por ficar sobrecarregados, acarretando enormes transtornos para a população e os agentes econômicos que demandam os seus serviços.

Considerando estes aspectos e o grande alcance social da CEF e/ou do Banco do Brasil, sugerimos a V. Exa. que realize gestões junto à Presidência daquelas Instituições no sentido de que venha a examinar a viabilidade de instalar na sede dos municípios supracitados, com a possível brevidade, uma Agência, Posto da CEF ou do Banco do Brasil, atendendo, assim, a reivindicação das Prefeituras Municipais e aos anseios das populações locais.

Sala das Sessões, em de de 2005

Deputado LUIZ CARREIRA (PFL/BA)