FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

TÍTULO DO PROJETO E NÚMERO DE INSCRIÇÃO: WOC444/02/2015 - Fui Bandido

ÁREAS/SEGMENTOS: Audiovisual

PRINCIPAL PRODUTO CULTURAL: Série de tv, no estilo docudrama, com 8 episódios de 22 minutos, cada, mostrando os desdobramentos da vida de 8 ex-chefes do tráfico no .

REALIZAÇÃO (ESPAÇO CULTURAL, REGIÃO E BAIRRO DA CIDADE): Rio de Janeiro

BAIRROS: Abolição, Acari, Água Santa, , Anchieta, Andaraí, Anil, Bancários, Bangu, Barra da , Barra de , , Benfica , Bento Ribeiro, , , Brás de Pina, , , Caju, , Campinho, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cascadura, Catete, , Cavalcanti, Centro, Cidade de Deus , Cidade Nova, Cidade Universitária, Cocotá, Coelho Neto, Colégio, Complexo do Alemão , Copacabana, , , Cosmos, , , , Deodoro, Encantado, , , , , Estácio, Flamengo, , Freguesia (Jacarepaguá), Galeão, Gamboa, Gardênia Azul, Gávea , Gericinó, Glória, Grajaú, , Guadalupe, Guaratiba, Higienópolis , Honório Gurgel, Humaitá, Imperial de São Cristóvão, Inhaúma (4), Inhoaíba, , Irajá, Itanhangá, Jacaré , Jacarepaguá, Jacarezinho, Jardim América, Jardim Botânico, , , , Joá, Lagoa, Lapa, , , Leme, , Madureira, Magalhães Bastos, , Manguinhos, Maracanã, Maré , , Maria da Graça, , Moneró, Olaria, Oswaldo Cruz, Paciência, Padre Miguel, Paquetá, , , Parque Colúmbia , , , , Penha, , Piedade, , Pitangueiras, Portuguesa, Praça da Bandeira, Praça Seca, , Quintino Bocaiúva, Ramos , , , Riachuelo, Ribeira, , Rio Comprido, Rocha, , , Sampaio , Santa Cruz, Santa Teresa, Santíssimo, Santo Cristo, São Conrado, São Francisco Xavier, Saúde, Senador Camará, , , , Taquara , Tauá, Tijuca, Todos os Santos, Tomás Coelho, Turiaçu, , Vargem Grande, , Vasco da Gama, , Vicente de Carvalho, Vidigal, Vigário Geral, , , , , , Vista Alegre, Zumbi

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Entre janeiro e dezembro de 2016.

OBJETIVO DO PROJETO:

2015-07-16 10:37:35 Página 1/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

O que faz uma pessoa escolher a vida do crime? E o que a destaca dos outros criminosos, a ponto de ser tornar um líder de sua quadrilha? Essa e outras perguntas serão respondidas na série documental “Fui Bandido”, produzida pelo Grupo Cultural AfroReggae, baseada nas história reais de vida de oito ex-chefes do tráfico.

RECURSOS FINANCEIROS

Valor total do projeto: R$ 832.239,13

Valor Solicitado a Lei de incentivo : R$ 832.239,13

2015-07-16 10:37:35 Página 2/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

DADOS DO PRODUTOR CULTURAL (Pessoa Jurídica)

Natureza Jurídica: ONG

Razão Social (Nome, n° do CNPJ, n° da Inscrição Municipal): GRUPO CULTURAL AFRO REGGAE,73.322.240/0001-86,1837281

Endereço: RUA BULHOES MARCIAL, RUA SANTO ANTONIO 11, Rio de Janeiro - RJ CEP:

Contato (Nome, n° do RG, n° CPF, função na empresa, telefones, e-mail) Fabiana Guzman, 200281988, 05508040722, Coordenadora de Audiovisual Tels.: 2130957201(Comercial), (Fax) Email: [email protected]

DADOS DO AUTOR

Nome, RG, CPF: Jose Pereira de Oliveira Junior,05720418-2,00210189797

Endereço: Rua da Lapa Nº 180, Cobertura, Lapa, Rio de Janeiro RJ - RJ CEP: 20.021-18

Contato (Nome, n° do RG, n° CPF, função na empresa, telefones, e-mail) Fabiana Guzman, 200281988, 05508040722, Coordenadora de Audiovisual Tels.: 20957201(Residencial), 20957200(Comercial), (Fax) Email: [email protected]

2015-07-16 10:37:35 Página 3/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PRODUTOR CULTURAL NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS (Pessoa jurídica) As conexões são urbanas, mas acima de tudo, as conexões são humanas. E a produtora de audiovisual do AfroReggae retrata realidades fora de foco. Com mais de 115 episódios (x 24min) exibidos no Multishow. O Conexões Urbanas, apresentado por José Junior, leva para a TV personagens anônimos e famosos para contar, com abordagens diretas, os dois lados da história. Assim, o programa fala de soluções e problemas, paz e violência e inclusão e exclusão.

E não paramos por aí, o Papo de Polícia (35 episódios x 12min), mostra o lado humano e frágil de quem escolheu servir e proteger ao revelar o cotidiano e a tensão de operações policiais. Com um olhar cuidadoso, levamos ao canal GNT, histórias de amor que sobreviveram mesmo atrás das grades em duas temporadas de Paixão Bandida (8 episódios x24min) e, em, Órfãos da Violência (4 episódios x24min) contamos histórias de vida de perda e superação.

Só que para tirar tudo isso do papel, apostamos em uma equipe que conhece a realidade de nossos personagens. Do roteiro à edição, moradores de favelas cariocas, egressos do sistema prisional e profissionais de mercado trabalham para produzir um novo olhar para o mercado audiovisual.

2015-07-16 10:37:35 Página 4/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

DESCRIÇÃO DO PROJETO Fui Bandido é uma série documental que levará o público a entender os motivos que levam uma pessoa a escolher a vida do crime? E o que a destaca dos outros criminosos, a ponto de ser tornar um líder de sua quadrilha? Essa e outras perguntas serão respondidas na série documental “Fui Bandido”, produzida pelo Grupo Cultural AfroReggae, baseada nas história reais de vida de oito ex-chefes do tráfico.

Narrando, através de depoimentos intimistas envolvendo os próprios protagonistas, como eles entraram nessa vida, as histórias, particularidades e desdobramentos destas escolhas, tais como prisões, tiros, fugas. Até chegar à mudança de pensamento, de comportamento, as oportunidades de transformarem completamente suas trajetórias e de seus familiares até agarrarem com afinco suas segundas chances. De temidos, caçados e periculosos a exemplos de transformação e aliados da segurança pública.

Contará com depoimentos de terceiros, como policiais, delegados, juízes e até mesmo jornalistas que participaram da cobertura e da prisão destes ícones do crime organizado.

Terá oito episódios (uma para cada ex-chefe) com aproximadamente 22 minutos, cada. A ordem de exibição será: Francisco Testas Tuchinha (Mangueira) que será representado por gigantografia (espécie de boneco de papelão desses que ficam estáticos na porta dos cinemas, promovendo os filmes); Alexander Polegar (Mangueira), Rose Peituda (Vigário Geral), Diego Mister M (Alemão), Claudio Gaúcho (Pedra do Sapo), João Paulo “JP” (Caju), Ademir Ziquinho (Vigário Geral) e Washington Feijão (Acari).

O grande diferencial desse projeto para os demais envolvendo este tema será a preocupação e a qualidade estética que será apresentada ao longo da série:

Na abertura, a imagem contendo os oito protagonistas, lado a lado, mas que darão um passo a frente fazendo uma espécie de apresentação dos seus respectivos episódios. Com uma pegada de artes estilo quadrinhos, usado principalmente nas simulações/reconstituições e em preto e branco (referência: Carlos Zefiro).

Também serão utilizadas fotos mais em tons pastéis. Em cada início de episódio o protagonista abrirá uma porta cenográfica que servirá também de corte para as cenas seguintes. Essa porta será móvel, e conduzida entre todas as locações necessárias. Sempre em um local descampado (Mirante , Parque Lage, etc) além dos locais onde os ex-chefes protagonizaram suas vidas no crime, é claro.

A série tem formato para exibição na TV por assinatura, totalmente apta ao canais que cumprem cota na lei 12.485 e por se tratar de conteúdo qualificado, inédito e independente. Alguns canais já indicaram interesse em exibi-la.

O projeto conta com um teaser que poderá ser visto no seguinte link: https://vimeo.com/123861126

2015-07-16 10:37:35 Página 5/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

senha: teaser

2015-07-16 10:37:35 Página 6/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

ALCANCE DO PROJETO CULTURAL

1)Qual a relevância do Projeto Cultural para a cidade do Rio de Janeiro? A cidade do Rio de Janeiro possui cerca de 1023 favelas, aproximadamente. Apenas 37 possuem Unidades de Polícia Pacificadoras. Em sua grande maioria, há presença do tráfico de drogas, nas suas diversas facções e da milícia. Este tema, pouco abordado na tv, será esmiuçado através de histórias reais de pessoas que foram levadas a entrar no mundo do crime. Desta forma, podemos entender como funciona este universo, o que na prática pode resultar em uma ferramenta e um expertise, únicos, de combate a criminalidade.

2)De que maneira o Projeto Cultural contribui para a democratização do acesso à cultura na cidade? Uma vez que o programa reflete a situação de egressos do sistema prisional e a consequente mudança de vida deles, isso vai gerar uma reflexão e quebra de preconceitos e mudança do ponto de vista dos telespectadores. Fomentando um impacto na cultura dos cariocas e brasileiros, através de um efeito positivo, graças às histórias de recuperação e superação de cada um deles.

3)De que maneira o Projeto Cultural contribui para a acessibilidade da pessoa com deficiência? De acordo com a programadora e os aparelhos de tv dos telespectadores, o acesso das pessoas com deficiência, se dará através do recurso "Close Caption".

4)De que maneira o Projeto Cultural pretende reduzir o impacto ambiental? Como todo material será gravado/captado de maneira digital (equipamentos/cartões de memória, etc), não serão utilizadas fitas, filmes, em películas, entre outros materiais prejudiciais ao meio ambiente.

2015-07-16 10:37:35 Página 7/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

PRODUÇÃO

Recursos Materiais e Direitos do Autor: Como o AfroReggae tem entrada facilitada em todas as favelas do Rio, graças ao trabalho social e cultural desenvolvido ao longo de duas décadas, e a vida desses ex-criminosos que serão personagens, se passou, em sua grande maioria, dentro dessas comunidades, teremos a facilidade de gravar nessas áreas, através de entendimentos com as associações de moradores e lideranças locais. Estas organizações, não possuem documentos oficiais para realização destas filmagens.

Recursos humanos envolvidos no projeto:(Ficha Técnica com os nomes dos chefes de equipe) 1) Autor: José Junior, criador e fundador do AfroReggae, também produtor executivo e apresentador dos programas produzidos pelo Grupo Cultural, como, há oito anos do "Conexões Urbanas", do Multishow. 2) Produtor associado - Luis Erlanger começou a carreira de jornalista pelo O GLOBO em 1974, com passagens pelas editorias de Cidade, Polícia, Esporte, Cultura e Política. Depois, em Brasília, esteve encarregado da cobertura de fatos relevantes no processo de redemocratização no Brasil, como de eleições, da morte do presidente Tancredo Neves, do Palácio do Planalto, da nova Constituição de 88, do impeachment do presidente Collor e de planos econômicos que mudaram o país. Após quatro anos como editor-chefe’do jornal, em 1995, foi para a TV Globo, como diretor editorial de Jornalismo. A partir de 2000, por 13 anos, dirigiu a Central Globo de Comunicação (CGCOM) - responsável pelas das divisões de Propaganda e Produção Audiovisual (sendo responsável pela produção de cerca de cem produções audiovisuais por ano). 3-Roteiro - Felipe Pena é jornalista, psicólogo e professor de roteiro na Universidade Federal Fluminense. Doutor em Literatura pela PUC, com pós-doutorado em Semiologia da Imagem pela Universidade de Paris/Sorbonne III, trabalha como comentarista do Estúdio I, na Globo News. É autor de 15 livros, entre eles os romances “Fábrica de Diplomas”, “O marido perfeito mora ao lado” e “O verso do cartão de embarque”, que compõem a Trilogia do Campus. Finalista do prêmio Jabuti(2x).

1. Período Geral de realização do projeto (etapas de pré produção, produção e pós-produção) e 2. Período de lançamento do produto cultural (Mês/ano de lançamento, inauguração, estreia, temporada, apresentações): 1) O projeto terá 8 meses de duração, sendo pré-produção (pesquisa e roteiro): mês 1,2 e 3. Produção: mês 3,4 e 5. Pós-produção: montagem, animação e finalização: mês 5,6,7 e 8. 2) O lançamento se dará de acordo com a disponibilidade da grade de programação do canal exibidor.

PERFIL DO PÚBLICO-ALVO (faixa etária; classe social; regiões da cidade do Rio de Janeiro) O público atingido deverá ser a partir dos 16 anos, abrangendo todas as classes sociais, devido à relevância do tema, poucas vezes abordado na televisão brasileira.

PLANO DE DIVULGAÇÃO/COMUNICAÇÃO (estimativa de impressos e suas respectivas tiragens; n° de spots na TV e rádio; trailers; divulgação eletrônica, entre outros)

2015-07-16 10:37:35 Página 8/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Plano de divulgação/Comunicação As séries de TV exibidas em canais de TV por assinatura sempre contam com divulgação própria do canal. Essa estratégia será definida posteriormente, uma vez fechado o canal exibidos. Dentro de nosso projeto está prevista a contratação de um analista de redes sociais para divulgação de posts patrocinados convidando o público para a estreia da série e falando sobre a relevância de seu conteúdo. Além disso, será contratada a mídia de 30 "busdoors" para divulgar pela cidade a estréia da série, bem um anúncio em jornal de grande circulação, com o mesmo objetivo.

PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO CULTURAL: O programa poderá ter desdobramentos, através de exibição seguida de debates realizados em escolas, universidades, centros culturais, entre outros, com a presença de autores, diretores e os respectivos personagens/protagonistas.

2015-07-16 10:37:35 Página 9/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

ORÇAMENTO FÍSICO-FINANCEIRO DO PROJETO

Orçamento 1. Pré-produção N.º Unidade Quant. Valor Unitário Orçamento Geral específico Lei ISS Remuneração incluindo encargos sociais Direção Artística 1 meses 2 R$ 12.500,00 R$ 25.000,00 R$ 25.000,00 Diretor de produção 1 unitário 1 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 Assistente de direção 1 meses 1 R$ 3.200,00 R$ 3.200,00 R$ 3.200,00 Seguro (pessoas, obras e equipamentos - 1 unitário 1 R$ 300,00 R$ 300,00 R$ 300,00 especificar) Serviços de Terceiros Produtor 1 meses 1 R$ 3.000,00 R$ 3.000,00 R$ 3.000,00 Pesquisador 1 meses 2 R$ 4.000,00 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 Produtor Executivo 1 meses 2 R$ 4.000,00 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 Roteirista 1 unitário 8 R$ 12.000,00 R$ 96.000,00 R$ 96.000,00 Transporte de material 1 unitário 1 R$ 3.000,00 R$ 3.000,00 R$ 3.000,00 alimentação 1 unitário 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 Verba de produção 1 meses 2 R$ 750,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Subtotal ( 1 ) R$ 159.000,00 R$ 159.000,00

Orçamento 2. Produção N.º Unidade Quant. Valor Unitário Orçamento Geral específico Lei ISS Remuneração incluindo encargos sociais Direção Artística 1 meses 3 R$ 12.500,00 R$ 37.500,00 R$ 37.500,00 Diretor de produção 1 unitário 1 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 Assistente de direção 1 meses 3 R$ 3.200,00 R$ 9.600,00 R$ 9.600,00 Produtor 1 meses 3 R$ 3.000,00 R$ 9.000,00 R$ 9.000,00 Assistente de produção 2 meses 3 R$ 1.000,00 R$ 6.000,00 R$ 6.000,00 Diretor de fotografia 1 dias 20 R$ 1.000,00 R$ 20.000,00 R$ 20.000,00 Cachê entrevistados 1 unitário 8 R$ 1.000,00 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 Produtor Executivo 1 meses 3 R$ 4.000,00 R$ 12.000,00 R$ 12.000,00 Material Câmera profissional CCD 1/3 2 dias 20 R$ 500,00 R$ 20.000,00 R$ 20.000,00 Microfone sem fio 2 dias 20 R$ 200,00 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 Refletores e acessórios 1 dias 20 R$ 400,00 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 Lentes Anamórphica 2 dias 20 R$ 200,00 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 Serviços de Terceiros

2015-07-16 10:37:35 Página 10/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Cenógrafo 1 unitário 1 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 Cinegrafista 1 dias 20 R$ 600,00 R$ 12.000,00 R$ 12.000,00 Assistente de câmera 1 dias 20 R$ 300,00 R$ 6.000,00 R$ 6.000,00 Técnico de som direto 1 dias 20 R$ 700,00 R$ 14.000,00 R$ 14.000,00 Assistente de som 1 dias 20 R$ 300,00 R$ 6.000,00 R$ 6.000,00 Logger 1 dias 20 R$ 250,00 R$ 5.000,00 R$ 5.000,00 Transporte Local / Locação de Automóvel 2 dias 20 R$ 500,00 R$ 20.000,00 R$ 20.000,00 Alimentação 1 dias 20 R$ 450,00 R$ 9.000,00 R$ 9.000,00 Cenografia/material/confecção 1 unitário 1 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 Cartão de memória 1 unitário 4 R$ 250,00 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 Verba de produção/imprevistos 1 dias 20 R$ 250,00 R$ 5.000,00 R$ 5.000,00 Subtotal ( 2 ) R$ 254.100,00 R$ 254.100,00

Orçamento 3. Finalização N.º Unidade Quant. Valor Unitário Orçamento Geral específico Lei ISS Remuneração incluindo encargos sociais Direção Artística 1 meses 3 R$ 12.500,00 R$ 37.500,00 R$ 37.500,00 Diretor de produção 1 unitário 1 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00 Produtor 1 meses 3 R$ 3.000,00 R$ 9.000,00 R$ 9.000,00 Produtor Executivo 1 meses 3 R$ 4.000,00 R$ 12.000,00 R$ 12.000,00 Assistente de editor 1 meses 3 R$ 2.000,00 R$ 6.000,00 R$ 6.000,00 Editor montador 1 horas 320 R$ 60,00 R$ 19.200,00 R$ 19.200,00 Assistente de direção 1 meses 1 R$ 3.200,00 R$ 3.200,00 R$ 3.200,00 Material Ilha digital 1 horas 320 R$ 60,00 R$ 19.200,00 R$ 19.200,00 Serviços de Terceiros Videografista 1 unitário 8 R$ 9.000,00 R$ 72.000,00 R$ 72.000,00 Trilha sonora 1 unitário 1 R$ 15.000,00 R$ 15.000,00 R$ 15.000,00 Finalizador 1 unitário 8 R$ 4.500,00 R$ 36.000,00 R$ 36.000,00 Transporte Local / Locação de Automóvel 1 meses 3 R$ 500,00 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Verba de produção/Imprevistos 1 meses 3 R$ 1.500,00 R$ 4.500,00 R$ 4.500,00 Subtotal ( 3 ) R$ 245.100,00 R$ 245.100,00

Orçamento 4. Divulgação/Distribuição N.º Unidade Quant. Valor Unitário Orçamento Geral específico Lei ISS Serviços de Terceiros Designer gráfico 1 unitário 1 R$ 4.500,00 R$ 4.500,00 R$ 4.500,00 Jornalista 1 unitário 1 R$ 3.000,00 R$ 3.000,00 R$ 3.000,00 Busdoor (vidro traseiro) 1 unitário 30 R$ 500,00 R$ 15.000,00 R$ 15.000,00

2015-07-16 10:37:35 Página 11/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Anúncio de 1/2 de página 1 unitário 1 R$ 14.000,00 R$ 14.000,00 R$ 14.000,00 Gestão de redes sociais 1 unitário 1 R$ 4.000,00 R$ 4.000,00 R$ 4.000,00 Subtotal ( 4 ) R$ 40.500,00 R$ 40.500,00

Orçamento 5. Despesas Diversas N.º Unidade Quant. Valor Unitário Orçamento Geral específico Lei ISS Assessoria Jurídica (Contratos 1 unitário 1 R$ 15.000,00 R$ 15.000,00 R$ 15.000,00 Inclusive) Contador 1 unitário 1 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 R$ 8.000,00 CRT + CPB Ancine 1 unitário 1 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 Motoboy 1 unitário 1 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 Aquisição de equipamento de escritório 1 unitário 1 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 Agenciamento - máximo 5% do orçamento 1 unitário 1 R$ 36.460,00 R$ 36.460,00 R$ 36.460,00 específico Lei do ISS Impostos NF 1 unitário 1 R$ 66.579,13 R$ 66.579,13 R$ 66.579,13 Subtotal ( 5 ) R$ 133.539,13 R$ 133.539,13

Justificativa de rubricas orçamentárias:

2015-07-16 10:37:35 Página 12/13 FORMULÁRIO - EDITAL LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Síntese

A. Custo Total: R$ 832.239,13

B Orçamento específico Lei ISS: R$ 832.239,13

C. diferença entre A-B : R$ 0,00

D. 30% do valor de B: R$ 249.671,73

2015-07-16 10:37:36 Página 13/13