c a p a

Allianz Parque

Por Adriano Degra Projeto de iluminação valoriza Fotos: Rubens Campo e Algeo Cairolli arena multiuso na capital paulista

Para coroar o encerramento da seção Iluminação lugar do saudoso e célebre Palestra Itália, onde o clube teve impor- de Estádios, após a divulgação de 12 estádios brasileiros – entre tantes conquistas como a Taça Libertadores da América de 1999 e eles, muitos utilizados na Copa do Mundo FIFA 2014 – a Lume o em 2008, o estádio foi um “presente” aos Arquitetura traz na capa desta edição a moderna arena multiuso palmeirenses em pleno ano do centenário do clube. Parque, nova casa da Sociedade Esportiva Palmeiras ou, Erguida nos padrões FIFA para receber grandes eventos simplesmente, Palmeiras, um dos times mais vitoriosos da história oficiais, a arena tem capacidade para 43 mil torcedores senta- do futebol nacional. Construído pela construtora WTorre no mesmo dos; 160 camarotes; área de imprensa para mil profissionais;

18 L U M E A R Q U I T E T U R A L U M E A R Q U I T E T U R A 19 À esquerda, área de aquecimento os melhores desempenhos, em termos observado pelos torcedores do lado exter- dos atletas iluminada por de facilidade de reposição e consumo no do estádio é reflexo da produzida embutidos no teto equipados com T5 de 14W a 4000K. de energia, tendo em vista não apenas o internamente. Porém, isso não impede a LEED, como também os custos de opera- administradora da arena de solicitar uma ção e as manutenções futuras”, explicou. iluminação específica para a fachada no Já o projeto de iluminação do campo de futuro. jogo ficou a cargo da Osram, em conjunto “Apesar do aspecto mais rústico com a Siteco, da Alemanha. do teto, paredes e piso de concreto, que compreendem a área de circulação Fachada e área de circulação interna, conseguimos criar uma atmosfera mais motivadora, o que foi muito gratifi- Segundo o lighting designer, o projeto cante para nós”, disse. Contradizendo as arquitetônico da fachada permite que soluções habitualmente aplicadas em am- a própria iluminação de algumas áreas bientes com pé-direito elevado, Mingrone internas crie destaque necessário para o utilizou luminárias herméticas equipadas exterior, eliminando, dessa forma, qual- com fluorescentes tubulares T5 de 54W a quer necessidade de solução “front light” 4000K, com grande facilidade de limpeza no espaço. Portanto, o efeito luminoso e alto rendimento.

um restaurante panorâmico, mais de 30 projetos do escritório. O detalhe ficou por concessões como fast foods, sorveterias, conta da cobertura metálica da arena, que bares e lanchonetes; estacionamento e proporciona conforto térmico e acústico um anfiteatro com capacidade para até 12 aos espectadores e ainda permite a cap- mil pessoas. Além disso, todo o complexo tação de água da chuva para a irrigação da arena possui memorial temático do do campo e uso nas dependências do clube; loja de artigos esportivos; quadra complexo. O projeto foi agraciado nas de tênis; ginásio poliesportivo; entre outros categorias Esporte e Prêmio Máster, do XI atrativos. Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, A obra é mais uma opção, na cidade organizado pela Flex Eventos. de , para a realização de impor- A iluminação da área interna, como tantes eventos esportivos, corporativos e camarotes, vestiários, sala de imprensa shows, tanto que está sendo cotada para e área de circulação, foi projetada pelo receber em 2015 a NBA, o UFC e o Brasil arquiteto e lighting designer Antonio Carlos Open de Tênis, com grande possibilidade Mingrone, titular do escritório Mingrone de vir a ser a sede paulista do futebol nos Iluminação, e teve como premissa conce- Jogos Olímpicos do Rio 2016 (o evento ber sistemas de iluminação apropriados terá também como sede as cidades de às diferentes exigências e funcionalidades Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Rio de impostas por cada espaço. “As luminá- Janeiro). rias deveriam se resumir a um número Assinado pelo arquiteto Edo Rocha, ti- muito reduzido de tipologia para atingir tular do escritório Edo Rocha Arquiteturas, o projeto arquitetônico teve como conceito criar uma identidade exclusiva com carac- terísticas próprias e deixar o estádio com aspecto de caldeirão. “Tivemos a inten- ção de desenvolver uma arquitetura que valorizasse este espaço, que se tornará A direita, três recortes no forro de madeira com T5 de 28W a 3000K um ícone e referência para a capital paulis- proporcionam luz indireta no ta”, disse Alexandre Mirandez, gerente de camarote da WTorre.

20 L U M E A R Q U I T E T U R A L U M E A R Q U I T E T U R A 21 Camarotes Vestiários

O Allianz Parque possui camarotes Para que os vestiários tivessem ilumi- exclusivos da WTorre e outros destinados ao nância adequada durante as atividades Palmeiras. A iluminação dos camarotes da exercidas pelos profissionais do esporte, construtora contou com três recortes no forro foram utilizadas luminárias de embutir para de madeira, equipados com fluorescentes T5 forro modulado, quadradas, com quatro de 28W a 3000K, proporcionando luz indi- lâmpadas fluorescentes tubulares T5 de reta. Já para realçar o mobiliário e permitir 14W a 4000K, com difusor em acrílico trans- maior iluminância, foram aplicados embutidos lúcido, para iluminação geral. redondos – com filtros alargadores de facho – Ainda nos vestiários, a iluminação dos equipados com dicroicas de 35W/36º também banheiros teve uma mescla de temperatura a 3000K. de cor quente e fria. No teto, acima da pia, a De acordo com Mingrone, a solução apli- solução ficou por conta de embutidos circu- cada nesse ambiente contou não apenas com lares com máscaras metálicas quadradas, aspecto atrativo esteticamente como também equipadas com fluorescentes compactas funcional. “Projetamos um padrão luminotécni- duplas de 26W a 3000K. Já no espaço onde co para os camarotes com foco em uma ilumi- ficam os chuveiros, a solução contou com Abaixo, teto do banheiro do nação geral e uniforme, além da possibilidade luminárias retangulares, também no teto, vestiário com embutidos circulares equipados com de o contratante, em caso de necessidade, com fluorescentes tubulares T5 de 28W a fluorescentes compactas reformular integralmente os espaços” disse. 4000K. duplas de 26W a 3000K.

Sala de imprensa Luminárias de embutir para forro modulado, quadradas, com quatro T5 de 14W a 4000K, atuam para Segundo Mingrone, visando aten- iluminação geral do vestiário. der as exigências de luz para a sala de imprensa, foram aplicadas luminárias com refletores e aletas parabólicas, no teto, equipadas com fluorescentes tubulares Ficha técnica T5 de 14W a 4000K, e também, luminárias com difusores de policarbonato de baixa Projeto luminotécnico das áreas internas: luminância – com a mesma fonte de luz no Antonio Carlos Mingrone/ forro modulado, para evitar qualquer tipo Mingrone Iluminação de ofuscamento. Projeto luminotécnico do campo: Iluminação do campo Osram/Siteco novo estádio palmeirense nada deve para O projeto de iluminação do gramado as demais arenas. “O sistema de ilumina- Projeto arquitetônico: Edo Rocha/ utilizou 274 projetores de IP 66 equipados ção utilizado no Allianz Parque é o mesmo Edo Rocha Arquiteturas com lâmpadas de multivapores metálicos aplicado nas principais arenas esportivas de 2000W a 5000K e IRC 90. O nível de da Europa, como o , de Gerente de projetos iluminância atingido no plano vertical foi de Munique, e o San Siro, de Milão. A solução arquitetônicos: Alexandre Mirandez/ 2100 lux; já o plano horizontal ficou com atinge todos os requisitos necessários da Edo Rocha Arquiteturas 2800 lux. FIFA para iluminação com uniformidade e Para Rafael Sanches, arquiteto da boas condições para filmagem em HD”, Lâmpadas: Osram Osram Brasil, a iluminação do campo do finalizou.

22 L U M E A R Q U I T E T U R A L U M E A R Q U I T E T U R A 23