PARECER Nº , DE 2008

Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 727, de 2007, que denomina “Contorno Oeste Ottomar de Souza Pinto” o trecho do Contorno Oeste de Boa Vista, no Estado de , que faz a ligação da BR- 174 Norte à BR-174 Sul.

RELATORA: Senadora FÁTIMA CLEIDE

I – RELATÓRIO

De autoria do Senador ROMERO JUCÁ, o Projeto de Lei do Senado nº 727, de 2007, destina-se a denominar “Contorno Oeste Ottomar de Souza Pinto” o trecho do Contorno Oeste de Boa Vista que faz a ligação da BR-174 Norte à BR-174 Sul, no Estado de Roraima. Com sua iniciativa, o autor da proposição pretende homenagear a memória do Governador Ottomar de Souza Pinto, recentemente falecido.

Nascido em , , em 19 de janeiro de 1931, Ottomar Pinto, após concluir os estudos primários e secundários em seu Estado natal, optou pela carreira militar, que exerceu na Aeronáutica, iniciada no , de onde seguiu para a região amazônica. Formado em vários campos do conhecimento, como a engenharia civil, o direito e a economia, Ottomar Pinto, após aperfeiçoar-se como oficial em São Paulo, pós-graduou-se nos Estados Unidos, onde concluiu os mestrados em transportes, na Universidade de Berkeley, na Califórnia, e em pavimentação, na Universidade do Texas.

2

De volta ao Brasil, fez cursos de Estado-Maior, tornando-se coronel aos 42 anos de idade e chegando, mais tarde, ao posto de brigadeiro. Permanentemente dedicado a alargar seus estudos e aprofundar conhecimentos, em 1995, quando já contava 64 anos, concluiu os cursos de MBA (Master of Business Administration) para Executivo, Políticas Públicas e Governo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e de Direito da Economia e da Empresa, na Fundação Getúlio Vargas.

Dedicou-se com igual intensidade à vida pública. Nomeado governador do então Território de Roraima, exerceu o mandato de 1979 a 1983. Em 1986, elegeu-se deputado-constituinte e, nessa condição, participou do processo de transformação do Território em Estado, do qual tornou-se, em 1990, o primeiro governador eleito, cargo a que retornaria, em 2004, em função da perda do mandato do governador eleito em 2002.

Na condição de prefeito de Boa Vista, eleito em 1996, Ottomar Pinto idealizou o traçado do Contorno Rodoviário da capital roraimense, como meio para elevar a fluidez e a segurança do trânsito e dos serviços de transportes de passageiros e cargas, cada vez mais avolumados por veículos que, ao circularem entre os Estados do Amazonas e de Roraima e a Venezuela, vêem-se obrigados a adentrarem a área urbana de Boa Vista. A obra, que se encontra em execução, trará incontáveis benefícios para a população e a economia do Estado, razão pela qual o autor do projeto pretende prestar a homenagem que ora examinamos.

Distribuída a esta Comissão para deliberação de natureza terminativa, a proposição não recebeu emendas no prazo regimental.

II – ANÁLISE

O projeto em causa encontra abrigo, cumulativamente, no art. 22, XI, no tocante à reserva de competência legislativa da União, e nos arts. 48 e 61, da Constituição Federal, relativamente ao âmbito da iniciativa parlamentar para a proposição de leis.

jc0228a1-200800732 3

Do mesmo modo, guarda consonância com as exigências da Lei nº 6.682, de 27 de agosto de 1979, para a denominação de vias do Plano Nacional de Viação (PNV). A mencionada norma admite expressamente a possibilidade de que, ao lado da nomenclatura oficial do PNV, trecho de via possa ter a designação supletiva de “nome de pessoa falecida que haja prestado relevante serviço à nação”. De fato, as realizações de Ottomar de Souza Pinto, ao participar ativamente da luta pela consolidação de Roraima e pelo desenvolvimento da Amazônia, fazem-no credor da singela, mas significativa homenagem proposta.

III – VOTO

Ante as razões expostas, voto pela aprovação do PLS nº 727, de 2007.

Sala da Comissão, em 27 de agosto de 2008.

jc0228a1-200800732