ESTADO DO GABINETE DO GOVERNADOR

Of. nº 261-9/2021/GC/GG/RS , 30 de junho de 2021.

Às Regiões Covid-19 de Santa Maria (R01, R02) Comitê Técnico Regional Municípios listados ao final

Assunto: Manutenção do Alerta.

Prezados(as), Ao cumprimentá-los(as), conforme o Decreto Estadual nº 55.882, que institui o Sistema 3As para fins de monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia Covid-19, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, o GT Saúde encaminhou a sugestão da manutenção do Alerta, seguindo o Art. 5º, inc. II, § 2º, para a Região de Santa Maria, R01, R02. Após reunião no dia 30 de junho de 2021, o Gabinete de Crise deliberou pela manutenção do Alerta. O Alerta se deve em razão do diagnóstico de tendência grave de piora na situação epidemiológica ou outra situação grave que demande especial atenção no âmbito da Região citada. Em anexo, seguem o retorno com o relatório e a conclusão técnica de que justificam a manutenção do Alerta. Também é possível acessar o Boletim Regional Diário no link disponível no site do Sistema 3As de Monitoramento https://bit.ly/boletimregionalcovid-19 . Em que pese as medidas já implementadas e as dificuldades em mensurar sua imediata efetividade, entende-se que estas poderiam ser melhor aprofundadas e com maiores detalhamentos nas ações. Sugerimos que a Região permaneça sendo acompanhada em todos os seus indicadores e com a maior periodicidade possível (diário), devendo ainda acompanhar se as suas ações estão sendo efetivas. Reforço que mantenham a avaliação diária do seu boletim e de outras informações relevantes a fim de, a qualquer momento, adotar outras medidas complementares para conter o agravamento da pandemia nos municípios da Região Covid-19. O Gabinete de Crise solicita que, assim que revisada ou sempre que atualizada, o Plano de Ação nos seja remetido para a contínua avaliação. O Gabinete de Crise, bem como toda a equipe técnica do Estado, se coloca à disposição para apoiar e atuar no que for necessário para uma construção continua e coletiva de ações efetivas para o enfrentamento da pandemia. Por fim, registro que, em qualquer tempo, podem ser agendadas reuniões com o responsável técnico regional do Estado, na intenção de ajustar, de forma conjunta e participativa, o Plano de Ação já implementado. Sendo o que se apresenta para o momento, subscrevo-me. Atenciosamente, MARCELO ALVES Secretário Executivo do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia COVID-19 Chefe de Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Palácio , Praça Marechal Deodoro, s/nº – 90010-282 – Porto Alegre – RS Fone: 51 3210-4100

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GABINETE DO GOVERNADOR

Listagem dos municípios das Regiões da Saúde – R01, R02 Of. nº 261-9/2021/GC/GG/RS

Agudo Capão do Cipó Dilermando de Aguiar Ivorá Jari Júlio de Castilhos Mata Nova Esperança do Sul Paraíso do Sul Santa Maria Santiago São Francisco de Assis São João do Polêsine São Martinho da Serra São Pedro do Sul São Sepé São Vicente do Sul

2

Palácio Piratini, Praça Marechal Deodoro, s/nº – 90010-282 – Porto Alegre – RS Fone: 51 3210-4100

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GABINETE DE CRISE PARA O ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA COVID-19

AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO REGIONAL REGIÃO COVID-19 – R01 e R02 – Santa Maria

À Região Covid-19 de Santa Maria (R01, R02) Porto Alegre, 30 de junho de 2021.

Assunto: Resposta à Região Covid-19 sobre o Plano de Ação Regional apresentado.

Prezados(as) Prefeitos(as) e Integrantes do Comitê Técnico Regional,

Ao cumprimentá-los(as), conforme o Decreto Estadual nº 55.882, que institui o Sistema 3As para fins de monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia Covid-19, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, o Gabinete de Crise decidiu pela emissão de Alerta, seguindo o Art. 5º, inc. II, § 2º, para a Região de Santa Maria, R01 e R02, após reunião no dia 26 de maio de 2021.

Em resposta ao alerta emitido, no dia 28/05/2021, os representantes dos municípios que integram a Região de Saúde de , através da Associação de Municípios da Região Centro - AMCENTRO, enviaram o Plano de Ação da região com as medidas adotadas na tentativa de alcançar a melhora dos indicadores na referida Região de Saúde.

Em 01/06/2021, frente estabilidade na incidência de novos casos e óbitos por Covid-19, em patamares altos e apresentando leve aumento de 4,4% na incidência acumulada de casos dos últimos sete dias, a avaliação técnica do Plano de Ação deliberou o plano da região necessitava de revisão para inclusão de medidas adicionais, uma vez que o plano não abordava outros aspectos importantes para o controle da pandemia na região. Em 11/06/2021 a Associação de Municípios da Região Centro - AMCENTRO em ofício direcionado ao Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia COVID-19 informou da aprovação do novo Plano de Ação das regiões COVID R01 e R02 e informando a ativação de 20 novos leitos clínicos na região.

No anexo 01 do Plano de Ação Região R01 e R02 o Comitê Técnico Regional apresentou as medidas restritivas a serem seguidas pelos municípios da região. Entre as alterações em relação ao Plano de Ação do dia 02/06/2021 estão: - Altera o horário máximo de entrada de clientes em bares e restaurantes para as 21h (anteriormente as 22h) e limita até 4 clientes por mesa; - Altera a limitação máxima em eventos infantis, sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares para até 30 pessoas (limitada também a 25% da capacidade do PPCI/alvará de funcionamento). Juntamente ao Ofício 060/2021 da AMCENTRO, foi enviado o Plano de Ação seguindo o modelo disponibilizado pelo Sistema de Monitoramento 3As, incluindo ações para o controle da pandemia na região em diferentes frentes.

Para esse plano citado, em 16/06/2021 foi enviada à região o parecer da avaliação pelo GT Protocolos com os seguintes apontamentos: “...apresenta a indicação de novas ações para o controle da pandemia além das medidas restritivas apresentadas na região..” “No entanto, necessita-se que o plano apresentado pela região, o qual foi baseado no modelo sugerido pelo Sistema 3As, seja mais detalhado e descreva que medidas específicas serão adotadas em cada ação. Da mesma forma, que seja descrito de forma clara como serão avaliados e apresentados as métricas de avaliação dessas ações.”

Atendendo a revisão supracitada, a Região de Santa Maria enviou um plano atualizado na data de 25/06/2021. O Plano de Ação, detalhou o modelo de acompanhamento diário dos indicadores de novos casos, óbitos e doses de vacina desenvolvido pelo comitê técnico da região, além de decretos de municípios que atuam com protocolos mais restritos em determinadas atividades (Toropi, Tupanciretã, São Vicente do Sul e Mata).

Na data de hoje (30/06/2021) a A região apresenta estabilidade na incidência de casos na última semana (368,7 casos por 100 mil habitantes), registrou uma queda no número de óbitos nos últimos sete dias (-35,7%) e teve queda na lotação dos leitos de UTI (-3,18%) que agora se encontra em 90,5% e de -28,4% nos leitos clínicos O plano de ação vigente da região apresenta ações para o controle da pandemia além das medidas restritivas apresentadas na região, tais como: aumento da testagem, ações de educação em saúde e aumento da fiscalização do cumprimento das medidas adotadas. As medidas implementadas são condizentes com a situação epidemiológica da região e o comitê regional tem demonstrado monitorar a situação dos indicadores regionais.

Quanto às medidas restritivas adotadas não há como se afirmar, neste momento, se as medidas já implementadas são suficientes para a mudança definitiva do quadro, sugerindo-se que a região seja acompanhada em todos os seus indicadores passíveis de acompanhamento

Reforçamos ainda a necessidade da região manter a avaliação diária do seu boletim regional disponibilizado pelo Sistema 3As e de outras informações relevantes a fim de, a qualquer momento, adotar outras medidas complementares para conter o agravamento da pandemia nos municípios da Região Covid-19.

Sendo o que se apresenta para o momento, subscrevo-me.

Richard Steiner Salvato, Especialista em Saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/SES-RS, Membro do Grupo Técnico Protocolos. Formulário para Emissão de Avisos e Orientação de Alertas do GT Saúde

Data da Reunião do GT: 29/jun Região: Santa Maria - R01 R02

Deliberação do GT: Manter o alerta à Região

Deliberação do Gab. de Crise: -

Relatório Considerando o disposto no Decreto 55.882, de 18 de maio de 2021, que instituiu o Sistema de avisos e alertas e ações para fins de monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia de COVID 19 no Âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, na data de 29/06/2021, vimos Manter o alerta à Região de Santa Maria - R01 R02.

A deliberação de Manter o alerta à Região está justificada por fatores regionais e macrorregionais. Observou-se, nesta data, a identificação de fatores que demonstram a necessidade de redobrar a atenção para o quadro da pandemia com possível adoção de medidas para modificação do quadro ora avaliado, cujos principais pontos seguem listados abaixo e no boletim que embasou este parecer, em anexo.

CASOS CONFIRMADOS A Região de Santa Maria - R01 R02, localizada na Macrorregião Centro-Oeste, apresentou incidência de novos casos de 368,7 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, representando um aumento de 0,6% frente à semana anterior. Esta incidência representa a 1ª maior do Estado entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 60,0% superior à média estadual.

UTI Ao longo da última semana, a Região de Santa Maria - R01 R02 apresentou um aumento de 0,8% internados em UTI, entre suspeitos e confirmados, o que representa uma variação de 1 pacientes. Com isso, a região possui 134 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 90,5%, com 19 leitos livres.

VACINAÇÃO Com o percentual de 14,1%, a Região de Santa Maria - R01 R02, apresenta a 7ª menor proporção da população vacinada com 2ª dose no Estado entre as 21 regiões Covid-19.

Conclusões Considerando os pontos referidos, nos termos do Decreto n. 55.882, de 15 de maio de 2021, em face da análise das informações estratégicas em saúde, tendência de piora na situação epidemiológica que demanda a atenção no âmbito da Região COVID-19, se faz necessária manter o estado de ALERTA para que a região adote providências com medidas adequadas para a preservação da saúde pública, de forma a reduzir a velocidade de propagação, incluindo ações tais como, mas não só: reforço nas campanhas de comunicação local com orientação sobre uso orientação correto de máscara, distanciamento e ventilação; orientação da vigilância em saúde para que estabelecimentos realizem busca ativa de funcionários com sintomas de síndrome gripal e encaminhamento de casos suspeitos para testagem adequada; ampliação da disponibilidade e de locais de testagem; orientação da vigilância em saúde para que estabelecimentos e a população em geral garantam e respeitem o isolamento dos suspeitos e confirmados, manutenção da vacinação com fortalecimento da completude do esquema vacinal (incluindo a busca ativa de cidadãos e reforço da comunicação para aplicação da segunda dose), além de forte ação de fiscalização não só de aglomerações, mas também do cumprimento dos protocolos mínimos obrigatórios, especialmente de lotação dos estabelecimentos, em diálogo com a população e o empresariado local.

Encaminhe-se cópia do presente para o Comitê Regional da Região Covid-19, bem como ao Gabinete de Crise para ciência. Boletim Regional Covid-19 Última atualização às 29/06/2021 16h23min. Data mais recente considerada: 29/06/2021

Centro-Oeste Em Alerta desde Santa Maria - R01, R02 26/05/2021 Macrorregião de Saúde Região Covid-19

REGIÃO COVID-19 RIO GRANDE DO SUL Casos Confirmados Óbitos Taxa de Ocupaçao UTI Casos Confirmados Óbitos Taxa de Ocupaçao UTI 58.475 1.304 90,5% 1.214.291 31.280 83,6% Incidência Acumulada Taxa de Mortalidade % Pop. Vacinada - 2ª dose Incidência Acumulada Taxa de Mortalidade % Pop. Vacinada - 2ª dose 10.445,2 232,9 14,1% 10.673,0 274,9 16,0% por 100 mil hab. por 100 mil hab. por 100 mil hab. por 100 mil hab.

CASOS CONFIRMADOS| DATA DE INCLUSÃO | POR REGIÃO COVID-19 Incidência Acum. 7 dias por 100 mil hab. - a partir de jan/2021 Santa Maria - R01, R02 Rio Grande do Sul 1000 368,7 230,4 Incidência Acum. 7 dias por 100 mil hab. Incidência Acum. 7 dias por 100 mil hab. 2.064 26.210 Casos Confirmados na semana Casos Confirmados na semana

Variação Semanal (%) | MÉDIA MÓVEL DE CASOS 500 450,5 421,2 434,2 +0,6% -22,2% Incidência +100% 227,0 368,7 292,4 276,3 243,5 241,9 201,1 67,3 0% 0 jan 2021 fev 2021 mar 2021 abr 2021 mai 2021 jun 2021 Var. Semanal(%) 16 de jun 23 de jun

Região Covid-19 Rio Grande do Sul Região Covid-19 Rio Grande do Sul

Nota: Os dados estão apresentados por Data de Inclusão, podendo variar ocasionalmente por oscilação nos registros e não corresponder de fato ao comportamento da propagação. Por este motivo, não deve ser analisado isoladamente.

ÓBITOS | DATA DE INCLUSÃO | POR REGIÃO COVID-19 Taxa de Mortalidade Acum. 7 dias por 100 mil hab. - a partir de jan/21 Santa Maria - R01, R02 Rio Grande do Sul 40 4,8 5,9 Tx. Mortalidade Acum. 7 dias por 100 mil hab. Tx. Mortalidade Acum. 7 Dias por 100 mil hab. 27 676 30 Óbitos na semana Óbitos na semana

Variação Semanal (%) | MÉDIA MÓVEL DE ÓBITOS 20 15,4 13,0 13,8 -35,7% -3,8% 10,4 +100%

Taxa de Mortalidade 10 5,4 4,8 2,5 2,3 2,1 6,4 6,1 0% 0 jan 2021 fev 2021 mar 2021 abr 2021 mai 2021 jun 2021 Var. Semanal(%) -100% 16 de jun 23 de jun

Região Covid-19 Rio Grande do Sul Região Covid-19 Rio Grande do Sul

Nota: Os dados estão apresentados por Data de Inclusão, podendo variar ocasionalmente por oscilação nos registros e não corresponder de fato ao comportamento da propagação. Por este motivo, não deve ser analisado isoladamente.

LEITOS CLÍNICOS | POR REGIÃO COVID-19 Internados por Covid-19 - a partir de jan/21 Variação Diária

330 20 6 316 313 4 300 299 306 287 291 5 300 273 273 275 261 264 248 249 244 242 248 247 0 236 233 229 229 235 227 222 223 219 218 215 210 213 214 210 215 210 218 207 205 -4 -2 -4 197 190 193 195 197 200 181 183 Var. Diária -3 171 169 -6 -12 -12 159 -7 142 149 -20 -6 124 -21 107 108 99 9896 9797 101 -28 92 93 9294 87 Nº deInternados 100 84 84 79 7372 16 de jun 23 de jun

Confirmados Suspeitos Média Móvel de 3 dias

0 Variação acum. 7 dias| Confirmados e Suspeitos por Covid-19 jan 2021 fev 2021 mar 2021 abr 2021 mai 2021 jun 2021 Nº de Internados Variação % Confirmados Suspeitos -59 -28,9%

UTI | POR REGIÃO COVID-19 Internados por Covid-19 - a partir de jan/21 Variação Diária

10 8 5 146 147 143 143 145 143 142 144 144 150 140 140 138 140 139 135 135 134 134 134 134 137 135 3 131 130 133 5 2 125 128 125 121 1 108 100 0 100 90 -1 -1

8483 Var. Diária 79 -3 74 -5 717170 67 66 66 67 62 6362 65 58595861 60 61 61 -3 -5 54 55 52 50 -10 -10

Nº deInternados 50 16 de jun 23 de jun

Confirmados Suspeitos Média Móvel de 3 dias

0 Variação acum. 7 dias| Confirmados e Suspeitos por Covid-19 jan 2021 fev 2021 mar 2021 abr 2021 mai 2021 jun 2021 Var. no Nº de Internados Variação % Confirmados Suspeitos +1 +0,8%

OCUPAÇÃO DAS UTIs | REGIÃO COVID-19 Perfil de Ocupação das UTIs | por Região Covid-19 Taxa de Ocupação da UTI - a partir de jan/21

99,4% 89,3% 90,5% 90%

80% 77,2% 71,1% 71,8% 67% 23% 10% 70%

60%

50% jan 2021 fev 2021 mar 2021 abr 2021 mai 2021 jun 2021 DATA 0% 20% 40% 60% 80% 100% Regiões Covid-19 | Macrorregião de Saúde % do Total de Leitos de UTI Região Covid-19 Total de Leitos Leitos Taxa de Confirmados e Suspeitos por Covid-19 Outras Causas Leitos Livres Leitos Ocupados Livres Ocupação  - R03 108 107 1 99,1% Santa Maria - R01, R02 199 180 19 90,5% Total de Leitos Leitos Ocupados Leitos Livres Taxa de Ocupação Total 307 287 20 93,5% 199 180 19 90,5%

VACINAÇÃO DOSE 1 | % População Vacinada Rio Grande do Sul DOSE 2 | % População Vacinada

Erechim - R16 46,3% 40,6% - R16 19,5% Santo Ângelo - R11 45,6% 40% Palmeira das Missões - R15, R20 18,9% Santa Rosa - R14 45,5% Porto Alegre - R10 18,8% Palmeira das Missões - R15, R20 45,0% Santa Rosa - R14 18,3% Cruz Alta - R12 43,9% Ijuí - R13 17,3% - R17, R18, R19 43,4% Santo Ângelo - R11 17,2% Capão da Canoa - R04, R05 42,8% 30% Cachoeira do Sul - R27 17,1% Ijuí - R13 42,5% Cruz Alta - R12 16,6% Cachoeira do Sul - R27 41,8% Lajeado - R29, R30 16,4% - R28 40,7% Passo Fundo - R17, R18, R19 16,3% Uruguaiana - R03 40,5% Capão da Canoa - R04, R05 16,1% Santa Maria - R01, R02 40,4% 20% Santa Cruz do Sul - R28 15,1% Bagé - R22 40,4% - R21 14,9%

Região Covid-19 16,0% Região Covid-19 Porto Alegre - R10 39,8% Uruguaiana - R03 14,3% Lajeado - R29, R30 39,7% Santa Maria - R01, R02 14,1% Pelotas - R21 38,1% Guaíba - R09 13,6% Guaíba - R09 37,3% 10% - R23, R24, R25, R26 13,5% - R08 37,2% Canoas - R08 13,4% Caxias do Sul - R23, R24, R25, R26 36,3% Bagé - R22 12,8% - R06 35,9% - R07 12,6% Novo Hamburgo - R07 35,6% Taquara - R06 11,4% 0% 0% 50% 1 2 0% 10% 20% % Total Pop. Vacinada DOSE % Total Pop. Vacinada

REGIÕES COVID-19

PANORAMA GERAL | por Região Covid-19 Região Covid-19 População % Total População Total de Casos % Total de Casos Total de Óbitos % Total de Óbitos Letalidade Aparente  Porto Alegre - R10 2.369.210 20,8% 200.243 16,5% 7.783 24,9% 3,89% A Letalidade Aparente é o Canoas - R08 778.841 6,8% 85.187 7,0% 2.797 8,9% 3,28% resultado da divisão entre o Guaíba - R09 413.183 3,6% 34.612 2,9% 1.030 3,3% 2,98% Total de Óbitos e o Total de Santo Ângelo - R11 279.639 2,5% 29.842 2,5% 857 2,7% 2,87% Casos Confirmados. Taquara - R06 235.000 2,1% 24.392 2,0% 681 2,2% 2,79% Permite identificar quais regiões Pelotas - R21 878.951 7,7% 72.275 6,0% 2.016 6,4% 2,79% possuem menor incidência de Novo Hamburgo - R07 829.904 7,3% 94.216 7,8% 2.591 8,3% 2,75% casos, porém maior mortalidade, Uruguaiana - R03 458.083 4,0% 49.105 4,0% 1.328 4,2% 2,70% o que denota uma maior não- Capão da Canoa - R04, R05 397.063 3,5% 49.130 4,0% 1.313 4,2% 2,67% detecção de casos e decorrente Bagé - R22 188.345 1,7% 16.319 1,3% 394 1,3% 2,41% maior letalidade aparente. Santa Maria - R01, R02 559.829 4,9% 58.475 4,8% 1.304 4,2% 2,23% Por outro lado, regiões com Cruz Alta - R12 151.846 1,3% 20.933 1,7% 456 1,5% 2,18% Ijuí - R13 229.293 2,0% 27.639 2,3% 561 1,8% 2,03% maior incidência de casos não Palmeira das Missões - R15, R20 345.927 3,0% 40.724 3,4% 794 2,5% 1,95% necessariamente possuem maior Cachoeira do Sul - R27 203.016 1,8% 21.149 1,7% 398 1,3% 1,88% número de óbitos, o que indica Passo Fundo - R17, R18, R19 666.950 5,9% 96.806 8,0% 1.807 5,8% 1,87% uma maior capacidade de Caxias do Sul - R23, R24, R25, R26 1.227.667 10,8% 152.951 12,6% 2.817 9,0% 1,84% identificação de casos e, Santa Cruz do Sul - R28 351.490 3,1% 39.157 3,2% 712 2,3% 1,82% consequentemente, uma menor Lajeado - R29, R30 356.150 3,1% 44.436 3,7% 797 2,5% 1,79% letalidade aparente. Erechim - R16 232.942 2,0% 26.380 2,2% 399 1,3% 1,51% Santa Rosa - R14 223.910 2,0% 30.320 2,5% 445 1,4% 1,47% Total 11.377.239 100,0% 1.214.291 100,0% 31.280 100,0% 2,58%

CASOS CONFIRMADOS | por Região Covid-19 ÓBITOS | por Região Covid-19 Região Covid-19 Incidência Incidência Acum. 7 dias Var. Semanal de Região Covid-19 Tx. de Tx. Mortalidade Acum. 7 Var. Semanal Total Casos Confirmados Mortalidade dias Óbitos   Santa Maria - R01, R02 10.445 368,7 +0,6% Cachoeira do Sul - R27 196,0 12,8 +62,5% Cachoeira do Sul - R27 10.417 360,1 -16,7% Cruz Alta - R12 300,3 10,5 0,0% Santa Rosa - R14 13.541 360,0 -33,8% Passo Fundo - R17, R18, R19 270,9 9,0 +1,7% Ijuí - R13 12.054 358,1 -26,0% Bagé - R22 209,2 7,4 +27,3% Uruguaiana - R03 10.720 348,6 -27,6% Ijuí - R13 244,7 7,4 -10,5% Caxias do Sul - R23, R24, R25, R26 12.459 342,2 -21,5% Caxias do Sul - R23, R24, R25, R26 229,5 7,4 +21,3% Bagé - R22 8.664 334,5 +15,0% Pelotas - R21 229,4 7,4 0,0% Palmeira das Missões - R15, R20 11.772 332,2 -7,8% Capão da Canoa - R04, R05 330,7 6,0 +60,0% Passo Fundo - R17, R18, R19 14.515 308,6 -20,6% Santa Rosa - R14 198,7 5,8 -31,6% Cruz Alta - R12 13.786 304,3 -11,2% Santo Ângelo - R11 306,5 5,7 -15,8% Santo Ângelo - R11 10.672 289,7 -28,8% Novo Hamburgo - R07 312,2 5,3 -15,4% Erechim - R16 11.325 285,5 -19,4% Uruguaiana - R03 289,9 5,2 -47,8% Santa Cruz do Sul - R28 11.140 275,4 -6,7% Porto Alegre - R10 328,5 5,2 -5,3% Capão da Canoa - R04, R05 12.373 256,9 -23,5% Erechim - R16 171,3 5,2 -7,7% Pelotas - R21 8.223 193,8 -31,4% Canoas - R08 359,1 5,0 +25,8% Novo Hamburgo - R07 11.353 174,2 -27,9% Santa Maria - R01, R02 232,9 4,8 -35,7% Lajeado - R29, R30 12.477 171,8 -15,2% Taquara - R06 289,8 4,7 +83,3% Canoas - R08 10.938 121,7 -21,7% Palmeira das Missões - R15, R20 229,5 4,6 -48,4% Guaíba - R09 8.377 118,3 -49,0% Lajeado - R29, R30 223,8 3,9 +27,3% Porto Alegre - R10 8.452 117,8 -29,9% Santa Cruz do Sul - R28 202,6 3,4 -7,7% Taquara - R06 10.380 101,7 -12,5% Guaíba - R09 249,3 2,7 -15,4%

Rio Grande do Sul 10.673,0 230,4 -22,2% Rio Grande do Sul 274,9 5,9 -3,8% por 100 mil hab. por 100 mil hab. Var. Semanal por 100 mil hab. por 100 mil hab. Var. Semanal

Nota: Os dados estão apresentados por Data de Inclusão, podendo variar ocasionalmente por oscilação nos registros e não corresponder de fato ao comportamento da propagação. Por este motivo, não deve ser analisado isoladamente. Nota 2. Variações entre -5% e +5% são consideradas com sinal de estabilidade. CAPACIDADE HOSPITALAR - UTI | por Região Covid-19 Ocupação dos Leitos de UTI | por Macrorregião Região Covid-19 Total de % do Total de Internados Internados Leitos Variação Taxa de Leitos Leitos do RS por Covid-19 por Outras Livres Semanal na Ocupação Causas Média Móvel  Serra 71% 25% 100,0% Cachoeira do Sul - R27 20 0,6% 15 8 -3 -17,31% 115,0% Palmeira das Missões - R15, R20 50 1,5% 40 12 -2 -3,23% 104,0% Centro-Oeste 66% 27% 100,0% Passo Fundo - R17, R18, R19 166 4,9% 97 71 -2 -2,00% 101,2% Uruguaiana - R03 108 3,2% 70 37 1 -0,47% 99,1% Caxias do Sul - R23, R24, R25, R26 370 10,9% 263 91 16 -11,47% 95,7% Vales 65% 31% 100,0% Santa Cruz do Sul - R28 60 1,8% 39 18 3 4,50% 95,0% Cruz Alta - R12 42 1,2% 24 15 3 -15,48% 92,9% Santa Rosa - R14 61 1,8% 41 15 5 -6,57% 91,8% Missioneira 63% 25% 100,0% Lajeado - R29, R30 65 1,9% 40 19 6 -28,30% 90,8% Guaíba - R09 64 1,9% 55 3 6 -1,16% 90,6% Norte Pelotas - R21 200 5,9% 113 68 19 -3,86% 90,5% 63% 37% 100,0% Macrorregião deSaúde Santa Maria - R01, R02 199 5,9% 134 46 19 -3,18% 90,5% Erechim - R16 57 1,7% 34 17 6 -6,48% 89,5% Sul 54% 33% 100,0% Ijuí - R13 73 2,1% 45 19 9 -4,26% 87,7% Canoas - R08 260 7,7% 113 97 50 -14,85% 80,8% Santo Ângelo - R11 53 1,6% 34 8 11 -12,07% 79,2% Metropolitana 40% 35% 25% 100,0% Novo Hamburgo - R07 176 5,2% 79 53 44 -4,02% 75,0% Porto Alegre - R10 1.152 33,9% 379 479 294 -9,21% 74,5% Capão da Canoa - R04, R05 106 3,1% 53 20 33 -17,99% 68,9% 0% 50% 100% % do Total de Leitos de UTI Taquara - R06 79 2,3% 53 0 26 1,27% 67,1% Bagé - R22 35 1,0% 14 9 12 -17,02% 65,7% Confirmados e Suspeitos por Covid-19 Outras Causas Leitos Livres Total 3.396 100,0% 1.735 1.105 556 -8,20% 83,6%

Acesse a versão interativa: sistema3as.rs.gov.br/boletim-santa-maria