O Núcleo de Artes Cênicas apresentou em 2007:

1. Programa Mostra Rumos Itaú Cultural Dança – 3ª Edição 2006−2007 O Rumos Itaú Cultural Dança é um programa que realiza um diagnóstico da situação atual da dança contemporânea no cenário cultural do país, com dados coletados com base no mapeamento da produção artística emergente e da pesquisa dos fatores conjunturais que interagem nessa produção.

No ano passado, o Itaú Cultural lançou o edital da terceira edição. Para a abertura das inscrições, realizaram-se seminários em 16 cidades para definir conceitos como investigação em dança contemporânea e dança para câmera. Os seminários foram acompanhados de mostra de vídeos e doação de livros de dança lançados nos últimos anos, assim como de DVDs de videodanças.

Foram recebidas 534 inscrições de todo o país para o apoio ao desenvolvimento de pesquisa coreográfica e 128 inscrições para a realização de videodanças. Foram selecionados, por uma comissão de seleção independente, 25 projetos de obra coreográfica e 5 de videodança.

De 2 a 11 de março, realizou-se a Mostra Rumos Itaú Cultural Dança com a apresentação de 25 espetáculos e performances e o lançamento de 5 videodanças. A programação da mostra incluiu encontros com os artistas, lançamento do livro Húmus e exposição de fotos de Gil Grossi, da primeira e da segunda edição do Rumos. Incluiu, ainda, o lançamento da Base de Dados Rumos Dança que compõe um mapa das dinâmicas culturais de 22 estados brasileiros, com informações sobre a produção artística e intelectual da área.

Durante dez dias, estarão reunidos em São Paulo 115 artistas e pesquisadores de todo o Brasil, além de programadores e curadores de festivais especialmente convidados.

No ano em que o Itaú Cultural completou 20 anos de atuação, marcada pelo objetivo de apoiar e divulgar a arte e a cultura brasileiras, tivemos a grande oportunidade de analisar resultados e refletir sobre eles e criar ações seqüentes que respondam às necessidades dessa produção.

1.1 Programação (2 a 11 de março)

Sala Itaú Cultural Semana Di Horário a Sexta 2 Lançamento videodanças: Sensações contrárias, Ff >>, 20h Jornada ao umbigo do mundo, Fora de campo e Passagem Sexta 2 E eu disse:, Leticia Sekito 22h Domingo 11 Por si só, Helder Vasconcelos 17h Domingo 11 Lançamento do livro Húmus 18h Apresentações Teatro Gazeta Semana Di Horário a Sábado 3 Degelo, Siameses (Mauricio de Oliveira) 20h Sábado 3 Bom de quebrar, Verônica de Moraes 20h40 Sábado 3 Pequena subversão, Valéria Vicente 21h20 Domingo 4 Deslimites, Clara Trigo 20h Domingo 4 OP1, Cia Phila 7 20h45 Domingo 4 Desmundos, Luis Ferron 21h30 Segunda 5 Ruído, Núcleo Artérias 20h Segunda 5 Imagens deslocadas, MOVASSE 21h Terça 6 Spiro, D.A.M. 20h Apresentações Sala Crisantempo Semana Di Horário a Terça 6 O poste, a mulher e o bambu, Grupo Dimenti 22h Quarta 7 Magno_pirol, Graco Alves 20h Quarta 7 Outras partes, Vanilton Lakka 21h Quarta 7 Mania de ser profundo ou por que parei de jogar futebol?, João 21h45 Fernando Cabral Quinta 8 Maria José, Helena Vieira 20h Quinta 8 Amarelo, Elisabete Finger 20h30 Quinta 8 Solução para todos os problemas do mundo, Stéphany Mattanó 21h15 e Neto Machado Sexta 9 In-organic, Marcela Levi 20h Sexta 9 Gêmeos, Alex Cassal e Michelle Moura 20h45 Sexta 9 Vapor, Helena Bastos e Raul Rachou 21h30 Sábado 10 Alcântara, Daniela Dini 20h Sábado 10 Organizador de carne, Sheila Ribeiro e Josh S. 21h Sábado 10 Pele pelo osso, Daniel Fagundes 21h50 Domingo 11 Um corpo do qual se desconfia, Juliana Moraes e Anderson 14h30 Gouvêa

1.2 Laboratórios teórico práticos para pré-selecionados do Rumos

A comissão de seleção para desenvolvimento de obras coreográficas, formada por Alejandro Ahmed (SC), Eduardo Bonito (RJ), Adriana de Faria (PE) e Paulo Paixão (PA), pré-selecionou 38 projetos marcados pela busca de novas práticas e testes. Para tanto, necessitava de condições seguras para arriscar estratégias e novos métodos de organizar o conhecimento.

Foram contemplados 25 projetos para receber apoio e ser apresentado na Mostra Rumos Dança e 16 para participar de laboratórios teórico-práticos para incentivar a prática, o método e a reflexão sobre as pesquisas, que serão direcionadas pelos coreógrafos Vera Sala e Alejandro Ahmed e pelos professores e pesquisadores Adriana Farias Gehres e Paulo Paixão. Exclusivo para esse grupo de artistas, os laboratórios acontecem no período da manhã.

Nome artístico pré-selecionado Cidade, UF Andréa Sales e Possidônio Montenegro Fortaleza, CE Claudio Souza Maceió, AL Gilbas Piva Florianópolis, SC Isabel Botelho Fortaleza, CE José W. Júnior Recife, PE Kleber Damaso e Letícia Ramos Goiânia, GO Marilene Melo Belém, PA Matheus Brusa e Katherine Brusa Caxias do Sul, RS Sabrina Gizela Florianópolis, SC Sandra Oka e Luiza Souza São Luís, MA Wenderson Godoy e Leila Cunha Ipatinga, MG 1.3 Base de Dados Rumos Dança

A Base de Dados Rumos Dança foi produzida para o lançamento do programa em 2000. Em 2003, a Base de Dados foi atualizada e ampliada e o número de cidades mapeadas chegou a 60. As informações foram selecionadas de acordo com critérios de cada um dos 13 pesquisadores com base no conceito estabelecido em 2000, e os resultados sujeitos à disponibilidade das fontes entrevistadas.

Atualizada em 2006, essa Base de Dados é um condutor de informações sobre dança contemporânea e uma ferramenta de trabalho que se destina, sobretudo, a bailarinos e coreógrafos; professores e pesquisadores; curadores e programadores. Ela traz informações relacionadas a produção e a difusão de conhecimento; produção e difusão artística; ensino; eventos; organizações de classe; iniciativas de apoio à dança; e tradição histórica.

2. El Puerto 27 a 29 de abril Com coreografia inspirada nas obras de e José Leonilson, o espetáculo de Marcos Sobrinho refletiu sobre a passagem do tempo.

3. Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo 22 a 26 de maio A quinta edição do encontro contou com as parcerias do British Council, do Consulado Geral da França, do Instituto Goethe e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional. Reuniu artistas e intelectuais brasileiros e estrangeiros, que ministraram palestras, minicursos [com Oscar Cornago (Espanha); Helga Finter (Alemanha); e Béatrice Picon-Vallin (França)] e oficinas (com o grupo Improbable).

Programação 22/3/2007 Abertura Súmula do trabalho com os grupos e relato sobre Devolted and Disgruntled: encontros semelhantes, realizados por iniciativa do Improbable, fomentando o fortalecimento de uma rede de grupos teatrais no Reino Unido. Participaram Rosyane Trotta (Br); Julian Crouch, Phelim Mcdermott e Lee Simpson, diretores do Improbable.

23/3/2007 Mesa: Teatro e Grupo Poéticas, com Béatrice Picon-Vallin e Kil Abreu

24/3/2007 Mesa: Teatro de Grupo e Cidade, com Helga Finter e Paulo Arantes

25/3/2007 Encontro com representantes das escolas de teatro para debate sobre influências dos modos de produção do teatro de grupo no ensino do teatro. Convidada especial Helga Finter, diretora do Instituto de Teatro – Universidade de Giessen, Alemanha. Mesa: Teatro de Grupo e Engajamentos, com Oscar Cornago e Peter Pál Pelbart.

26/3/2007 Mesa: Teatro de Grupo: Entre a Adesão, a Autonomia e o Confronto, com Rosyane Trotta e José Fernando Azevedo. Público: 742 pessoas.

4. Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro Ampliação da obra virtual com o acréscimo de 63 verbetes e 300 imagens. Atualmente a enciclopédia cobre até o ano de 2007 e conta com 726 verbetes. Contou com mesa sobre histórico da pesquisa teatral no Brasil e panorama do legado de e com releitura de cenas dos segundo e terceiro atos da peça Vestido de Noiva, com a Companhia de Teatro Os Satyros e a atriz Norma Bengell. Data: 28 a 30 de junho. Público: 470 pessoas.

5. Por Si Só Espetáculo integrante da exposição Memória do Futuro apresentou o músico, ator e dançarino Helder Vasconcelos. O trabalho foi um dos 25 selecionados do programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006–2007. Data: 10 a 12 de agosto. Público: 168 pessoas.

6. Organizador de Carne A bailarina e coreógrafa Sheila Ribeiro e o músico Josh S. apresentaram espetáculo integrante da mostra Memória do Futuro, Organizador de Carne – um dos 25 selecionados do programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006–2007. A performance trata de temas como tabu, racismo, o politicamente correto, publicidade, entre outros. Data: 7 a 9 de setembro. Público: 211 pessoas.

7. Show: sobre O quê a Gente Vê (volume 1) Em espetáculo integrante da programação da exposição Futuro do Presente, os bailarinos Cristian Duarte e Thelma Bonavita transitam por metáforas, questionando as condições que nos tornam o que somos. Data: 13 a 16 de dezembro. Público: 181 pessoas.

8. Difusão Rumos Dança Eventos por todo o Brasil promoveram seminários, workshops, bate-papos, espetáculos de dança e o lançamento da coleção caixa Rumos Cartografia da Dança.

8.1 Agosto

Local: Curitiba, PR Evento: Rumo Danças apóia palestras e oficinas sobre dança no evento Couve-flor Convida Data: 1, 2, 4 e 5/8/2007

Local: Bonito, MS Evento: Exibição de videodanças no Festival de Inverno de Bonito Data: 3/8/2007

Local: , RJ Evento: Exibição de videodanças no Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança Data: 31/8/2007 8.2 Setembro

Local: Maceió, AL Evento: Fórum de Dança de Alagoas – Seminário sobre Ensino da Arte, promoção de seminário, workshop, lançamento da coleção Rumos Dança e espetáculo de dança Data: 3 a 8/9/2007 Programação 3/9/2007 Apresentação das publicações do Rumos Dança

6/9/2007 Performance Vapor, com o grupo de dança Musicanoar

7 e 8/9/2007 Workshop com Helena Bastos e Raul Rachou, do Musicanoar

Local: Corumbá, MS Evento: 7ª Mostra Corumbá – Santuário Ecológico da Dança Data: 5 a 8/9/2007

Programação 5/ 9/2007 Solução para Todos os Problemas do Mundo, com Neto Machado e Stéphany Mattanó Lançamento das publicações do Rumos Dança Dança Contemporânea em Domicílio, com Claudia Müller Workshop com Claudia Müller

6/9/2007 Dança Contemporânea em Domicílio, com Claudia Müller Exibição de videodanças Workshop com Claudia Müller

7/9/2007 Exibição de videodanças Workshop com Claudia Müller

8/9/2007 Exibição de videodanças

Local: Recife, PE Evento: I Play Rec – Mostra Internacional de Videodança do Recife, exibição de videodanças e promoção de seminário Data: 3/9/2007 Mesa: Caminhos para a Produção de Videodança, com Tatiane Gentile Exibição de videodanças Rumos Dança

Local: Araraquara, SP Evento: Rumos Dança no Festival de Dança de Araraquara Data: 6/9/2007 Espetáculo In-Organic, com Marcela Levi Local: Ipatinga, MG Evento: Corpo e Barbárie – 5ª Edição ENATCI/2007 traz apresentações de dança, debates e exibição de videodanças do programa Rumos Dança Data: 7 a 9/2007

Programação 7/9/2007 Espetáculo Desmundos Diálogo 01, com Luis Ferron

8/9/2007 Lançamento das publicações do programa Rumos Dança com Sonia Sobral, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural

9/9/2007 Exibição de videodanças. Espetáculo Solução para Todos os Problemas do Mundo, com Neto Machado e Stéphany Mattanó

Local: Teresina, PI Evento: Espetáculo e workshop Data: 11 a 15/9/2007

Programação 11 e 12/9/2007 Workshop com Sheila Ribeiro e Josh S.

13/9/2007 Espetáculo: Organizador de Carne, com Sheila Ribeiro e Josh S.

14/9/2007 Workshop com Sheila Ribeiro e Josh S. Espetáculo: Organizador de Carne, com Sheila Ribeiro e Josh S.

15/9/2007 Workshop com Sheila Ribeiro e Josh S.

Local: Belo Horizonte, MG Evento: 1, 2 na Dança Convida Mostra Rumos Itaú Cultural Dança Data: 19 a 23/9/2007

Programação 19/9/2007 Espetáculo: Dança Contemporânea em Domicílio, com Claudia Müller

20/9/2007 Espetáculo: Dança Contemporânea em Domicílio, com Claudia Muller Espetáculo: E Eu Disse:, com Letícia Sekito Espetáculo: Deslimites, com Clara Trigo Exibição de videodanças

21/9/2007 E Eu Disse:, com Letícia Sekito Espetáculo: Deslimites, com Clara Trigo Exibição de videodanças

22/9/2007 Espetáculo: Imagens Deslocadas, com Movasse

23/9/2007 Espetáculo: Imagens Deslocadas, com Movasse

Local: Suzano, SP Evento: Rumos Dança na 3ª Mostra de Referências Teatrais Data: 22/9/2007 Espetáculo: Desmundos, com Luis Ferron

Local: Curitiba, PR Evento: III Mostra de Dança da FAP Data: 24 a 28

Programação 24/9/2007 Lançamento do livro Rumos Itaú Cultural Dança e conversa sobre a Base de Dados Rumos Dança, com Sonia Sobral, Ítala Clay e Giancarlo Martins

25/9/2007 Espetáculo: E Eu Disse:, com Letícia Sekito Exibição de videodanças

26/9/2007 Oficina: Corpo, Imagem e Ação – Estratégia Artística, com Letícia Sekito Espetáculo: Solução para Todos os Problemas do Mundo, com Neto Machado e Stéphany Mattanó Espetáculo: Amarelo, com Elisabete Finger Exibição de videodanças

27/9/2007 Oficina: Corpo, Imagem e Ação – Estratégia Artística, com Letícia Sekito

28/9/2007 Oficina: Corpo, Imagem e Ação – Estratégia Artística, com Letícia Sekito

8.3 Outubro

Local: Florianópolis, SC Evento: Múltipla Dança – Seminário Internacional de Dança Contemporânea Data: 3 a 6/10

Programação 3/10/2007 Exibição de videodanças selecionadas pelo Rumos Dança 2006–2007

4/10/2007 Espetáculo: Solução para Todos os Problemas do Mundo, com Neto Machado e Stéphany Mattanó Workshop: Cia Eficiente de Dança, Luis Ferron e Núcleo de Criação do Dirceu

5/10/2007 Lançamento da caixa Rumos Cartografia da Dança 2006–2007, com Cristina do Espírito Santo e Jussara Xavier Espetáculo: Solução para Todos os Problemas do Mundo, com Neto Machado e Stéphany Mattanó

6/10/2007 Espetáculo: Dança Contemporânea em Domicílio, com Cláudia Müller Espetáculo: Deslimites, de Clara Trigo

Local: Teresina, PI Evento: Múltipla Dança – Seminário Internacional de Dança Contemporânea Data: 3 a 5/10/2007 e 24 a 28/10/2007

Programação 3/10/2007 Workshop com Cia Eficiente de Dança, Luis Ferron e Núcleo de Criação do Dirceu

4/10/2007 Workshop com Cia Eficiente de Dança, Luis Ferron e Núcleo de Criação do Dirceu Espetáculo: Desmundos – Diálogo 1, com Luis Ferron e bailarinos convidados

5/10/2007 Workshop com Cia Eficiente de Dança, Luis Ferron e Núcleo de Criação do Dirceu Espetáculo: Desmundos – Diálogo 1, com Luis Ferron e bailarinos convidados

24/10/2007 Espetáculo: Mania de Ser Profundo ou Porque Eu Parei de Jogar Futebol, com João Fernando Cabral Workshop com João Fernando Cabral, Núcleo de Criação do Dirceu e Cia Teatro Renascer

25/10 a 28/10/2007 Workshop com João Fernando Cabral, Núcleo de Criação do Dirceu e Cia Teatro Renascer

Local: Recife, PE Evento: Festival Internacional de Dança de Recife Data: 15 a 20/10/2007

Programação 15 e 16/10/2007 Workshop com Vanilton Lakka

17/10/2007 Espetáculo: Outras Partes, com Vanilton Lakka e bailarinos convidados Workshop com Vanilton Lakka 18/10/2007 Espetáculo: Outras Partes, com Vanilton Lakka e bailarinos convidados Workshop com Vanilton Lakka

19/10/2007 Lançamento da caixa Rumos Cartografia da Dança 2006–2007, com Sonia Sobral

20/10/2007 Espetáculo: Outras Partes, com Vanilton Lakka e bailarinos convidados

Local: Fortaleza, CE Evento: Bienal Internacional de Dança do Ceará Data: 21, 22, 25 e 26

Programação 21/10/2007 Espetáculo Por Si Só, com Helder Vasconcelos

22/10/2007 Lançamento da caixa Rumos Cartografia da Dança 2006–2007, com Sonia Sobral Espetáculo: In-Organic, com Marcela Levi.

25 e 26/10/2007 Espetáculo: Outras Partes, com Vanilton Lakka e bailarinos convidados

8.4 Novembro

Local: Rio de Janeiro, RJ Evento: Festival Panorama do Rio de Janeiro Data: 5, 6, 7, 9 e 10

Programação 5/11/2007 Lançamento da caixa Rumos Cartografia da Dança, com Sonia Sobral

6/11/2007 Espetáculo: Um Corpo do Qual se Desconfia, com Anderson Gouvêa e Juliana Moraes

7/11/2007 Espetáculo: Um Corpo do Qual se Desconfia, com Anderson Gouvêa e Juliana Moraes Espetáculo: Solução para Todos os Problemas do Mundo, com Neto Machado e Stéphany Mattanó Espetáculo: Amarelo, com Elisabete Finger

9 e 10/11/2007 Espetáculo: Solução para Todos os Problemas do Mundo, com Neto Machado e Stéphany Mattanó Espetáculo: Amarelo, com Elisabete Finger 9. Rumos Cartografia da Dança 2006–2007 A publicação é o resultado dos mapeamentos artístico e contextual do programa Rumos. É constituído por um livro, com textos e ensaios fotográficos, e DVDs, compostos de espetáculos, videodanças e entrevistas com os artistas da edição.

Para marcar o lançamento em São Paulo, foram apresentados os espetáculos Alcântara, de Daniela Dini, Degelo, de Mauricio de Oliveira, e Pele pelo osso, de Daniel Fagundes. Também foi lançado o trabalho audiovisual Entre tantos, de Nelson Enohata, Ricardo Carioba e Sonia Sobral, realizado com base no acompanhamento dos artistas em seus ensaios e apresentações.

Como os produtos do instituto são destinados a acervos públicos, o lançamento foi dirigido a um pequeno grupo de artistas, críticos e professores.

Artes Visuais

Eventos

Exposição fotográfica Portfólio Rodrigo Braga Curadoria: Eder Chiodetto Local: Museu da Universidade Federal do Pará – Belém, PA Data: 27 de fevereiro a 15 de abril Público: aproximadamente 700 pessoas

Exposição Itaú Contemporâneo Curador: Teixeira Coelho Concepção espacial: Bia Lessa Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Data: 20 de março a 27 de maio Público: 55.998 pessoas

Seminário Internacional de Artes Visuais – Investigações na Contemporaneidade Participantes: Teixeira Coelho, Bia Lessa, Hans Christ, Mark Gisbourne, Maarten Bertheux, Christine Mello, Luisa Duarte, Daniela Bousso e Mila Chiovatto Mediação: Cauê Alves Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Data: 3 a 5 de maio Público: 240 pessoas

Exposição fotográfica Portfólio Cia de Foto Curador: Eduardo Brandão Local: Itaú Cultural – São Paulo, SP Data: 12 de maio a 24 de junho Público: não computado

Exposição fotográfica Portfólio Helga Stein Curador: Eder Chiodetto Local: Casa da Ribeira, Natal, RN Data: 18 de maio a 1º de julho Público: aproximadamente 700 pessoas

Portfólio Daniel Santiago Curador: Eduardo Brandão Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Data: 14 de julho a 26 de agosto Público: não computado

Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participante: Almerinda da Silva Lopes (ES) Local: Museu de Arte e de Cultura Popular – Cuiabá, MT Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas

Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participante: Angélica de Moraes (SP) Local: Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – Rio Branco, AC Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas

Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participante: Fernando Cocchiarale (RJ) Local: Fundação Iaripuna – Velho, RO Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas

Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participantes: Jorge Coli (SP) Local: Fundação Cultural Monsenhor Chaves – São Luís, MA Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas

Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participante: Maria de Fátima M. Couto (SP) Local: Museu Histórico e Artístico do Piauí – Teresina, PI Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas

Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participantes: Maria Elizia Borges (GO) Local: Fundação Cultural do Estado do Tocantins – Palmas, TO Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas

Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participante: Milton Machado (RJ) Local: Pinacoteca Universitária/Universidade Federal de Sergipe – Aracaju, SE Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participante: Regina Teixeira de Barros (SP) Local: Biblioteca Pública Epifânio Dória – Maceió, AL Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas

Curso de História da Arte Rumos 2005–2006 Participante: Stella Teixeira de Barros (SP) Local: Núcleo de Arte Contemporânea/Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa, PB Data: agosto 2007 Público: aproximadamente 300 pessoas

Exposição Futuro do Presente Curador: Agnaldo Farias Local: Itaú Cultural – São Paulo, SP Data: 13 de novembro de 2007 a 10 de fevereiro de 2008 Público: 37.368 pessoas [até 24 de janeiro de 2008]

Bolsa Ateliê Rumos Artes Visuais 2005–2006 Artista: Nicolás Robbio Local: Künstlerhaus Bethanien – Berlim, Alemanha Data: 1º semestre de 2007

1º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo Curador: Iatã Cannabrava Participantes: Pedro Karp Vasquez, Maya Goded, Eduardo Gil, Roberto Harcaya, Miguel Chikaoka, Martin Parr, Leandro Mello, Millard Schisler, Patricia di Fillipi, Sandra Baruki, Alejandro Castellanos, , Daniel Sosa, Eduardo Saron, Pedro Karp Vasquez, Brenda Kenneally, Juan José Infante, Susan Meiselsa, Marcos López, Claudi Carreras, Horácio Fernandez, Nadja Peregrino, Tadeu Chiarelli, Ronaldo Entler, Aléxis Fabry, Eduardo Brandão, Márcia Fortes, Ramón Lopez Quiroga, Milagros de La Torre, Fernando Tacca, Alejandro Castellote, Luiza Interlenghi, Maria Iovino, Rubens Fernandes, Pedro Meyer, , Boris Kossoy, Pablo Ortiz Monastério, José Antonio Navarrete, Milton Guran e Marcelo Brodsky Local: Itaú Cultural – São Paulo, SP Data: 2 a 6 de outubro Público: 2.700 pessoas

Exposição fotográfica Sutil Violento Curador: Iatã Cannabrava Local: Itaú Cultural – São Paulo, SP Data: 3 a 21 de outubro Público: não computado

NÚCLEO DE AUDIOVISUAL

Programação na sede

Mostra Audiovisual – É Tudo Verdade 26 a 29 de março Conferência Internacional do Documentário: ética e documentário. Mostra de vídeos.

Experiências da Imagem – Cinema, Vídeo e Televisão 8 a 13 de maio Os 20 anos do Itaú Cultural foram pretexto para pensar sobre o que aconteceu com a produção de audiovisual no país nas últimas duas décadas e neste início de século XXI. De lá pra cá, o cinema brasileiro retomou a produção, passando a representar em sua iconografia temas mais contemporâneos, ligados a nossas realidades urbana e periférica. Da mesma forma, a televisão brasileira sofreu o impacto positivo da redemocratização e da consolidação da liberdade de expressão. As novas tecnologias e a internet talvez sejam os dois mais importantes cenários para a aventura da imagem em movimento nos últimos anos, e essa transformação frenética dos meios e modos de produzir afetou os realizadores e artistas do vídeo mais atentos a tais possibilidades expressivas.

Em vez de uma retrospectiva, Experiências da Imagem exibiu trabalhos que representam alguns aspectos pertinentes ao modo de ver e representar a realidade brasileira contemporânea. Com base no ponto de vista dos curadores Arlindo Machado, Ivana Bentes e Yvanna Fechini, a mostra revelou questões relevantes para compreender o panorama dessas cinematografias. Filmes, vídeos e programas de TV que ilustram temas transversais e relevantes ao contexto desses 20 anos.

Além da mostra, Experiências da Imagem promoveu com os curadores, pesquisadores e críticos convidados debates com a participação especial de Alexandre Figuerôa, Cao Guimarães, Carlos Reichenbach, Cléber Eduardo, Guel Arraes e Rachel Rosalen.

Workshop de Experimentação Audiovisual 13 a 16 de junho Por meio de microdispositivos comunicacionais como celulares, câmeras digitais de uso doméstico e minitocadores de MP3 que gravam áudio, foram trabalhadas quatro temáticas distintas: câmera montagem com a captação de situações "não perceptíveis"; relação entre documentário e ficção; intervenções visíveis de uma segurança "invisível"; e publicação na internet. Workshop realizado pela ONG Oficina de Imagens, de Belo Horizonte (MG), da qual participaram 15 pessoas ligadas a projetos sociais nessa área de atuação. A oficina gerou um blog (http://www.microdispositivos.blogspot.com/) e dez vídeos.

ON_OFF – Experiências em Live Image [3ª edição] 26 a 29 de julho Música, vídeo, cinema, performance e imagens em movimento. A terceira edição do ON_OFF apresentou trabalhos de artistas que elaboram e experimentam meios e linguagens híbridas para compor e mixar imagens. Narrativas audiovisuais criadas com base no exercício de combinar e justapor imagens e sons em performances únicas que são processadas ao vivo. O Lugar Aonde os Carros Não Vão, videoperfomance inédita de Eder Santos, contou com a participação de Maria Luisa Mendonça e Mônica Ribeiro e trilha sonora de Paulo Santos. Constaram da programação ainda o trabalho de Cinejóquei (CJ), de Aléxis Anastasiou e Gen, e a performance Commento, do grupo Müvi.

Rumos Cinema e Vídeo 2006–2007 – Cinco sobre Cinco Documentários 21 a 26 de agosto Lançamento dos filmes Margem, de Maya Da-Rin, Memórias de Uma Mulher Impossível, de Márcia Derraik, Procura-se Janaína, de Miriam Chnaiderman, Eu Vou de Volta, de Camilo Cavalcante e Cláudio Assis, e Histórias de Morar e Demolições, de Andre Costa. Além das exibições, a programação contou com debate com os diretores.

Lançamento do livro Sobre Fazer Documentários, com textos de Cao Guimarães, Carlos Nader, Consuelo Lins, Cláudia Mesquita, Consuelo Lins, Érika Bauer, Francisco Elinaldo Teixeira, José Carlos Avellar, Liliana Sulzbach, Luis Eduardo Jorge, Paschoal Samora e Sheila Schvarzman.

Imagem da Imagem 3 a 23 de setembro A exposição Imagem da Imagem apresentou as memórias da fotógrafa, cineasta e artista visual Paula Gaitán, no período em que viveu na cidade portuguesa de Sintra com o cineasta .

Imagem da Imagem mostrou, pela primeira vez no Brasil, ensaios de um acervo pessoal que revelam momentos íntimos e familiares de Gaitán com Glauber e os filhos, Eryk e Ava Rocha.

Na abertura da exposição, foi exibido o documentário Diário de Sintra, realizado com o prêmio especial da quinta edição do Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo, com direção de Paula Gaitán.

Lançamento do livro Made in Brasil – Três Décadas do Vídeo Brasileiro 8 de outubro O livro reúne reflexões de autores que têm se destacado pela produção de conhecimento sobre o vídeo e suas relações com o cinema, a televisão, a literatura e as artes visuais. Com textos de Arlindo Machado (organizador), , Cacilda Teixeira da Costa, Carlos Nader, Christine Mello, Cláudia Mesquita, Fernando Cocchiarale, Francesca Azzi, Giselle Beiguelman, Ivana Bentes, Lucas Bambozzi, Marcelo Tas, Paulo Bruscky, Solange Farkas, Tadeu Jungle, Walter Zanini e Yvanna Fechine.

Futuro Mais-Que-Perfeito 15 a 20 de novembro Esta mostra de filmes relembrou o que já foi o futuro de nosso passado em obras que ainda trazem todas as referências de conjecturas visionárias próprias da ficção científica. Filmes em que a temporalidade é transversal, cruzando passado, presente e futuro, também foram apresentados.

Mostravídeo 10 Anos abril a novembro [sessões mensais] Desde que foi inaugurada a primeira sede de atendimento ao público, o Itaú Cultural já desenvolvia atividades de difusão e exibição da produção audiovisual brasileira. A primeira sala de vídeo foi aberta em 1991, em São Paulo, com uma programação periódica de vídeos, priorizando produções independentes e cumprindo papel fundamental de difundir o trabalho de artistas e videomakers.

Em 1997, em virtude da abertura de uma sala especial para a programação de vídeo em Belo Horizonte, um novo recorte foi dado à programação, inaugurando em julho daquele ano a Mostravídeo. Passaram-se dez anos e o projeto mantém-se perene e fiel a seu público, possibilitando aos realizadores exibir semanalmente filmes e vídeos que representem conceitualmente as mais instigantes produções nacionais e internacionais em meios audiovisuais (cinema, vídeo e novas mídias). Expandindo suas ações a Mostravídeo também realizou exibições periódicas em Campinas, Porto Alegre (Sala Mario Quintana) e Belém do Pará (Auditório do IAP). Nesta década contou com a colaboração dos curadores André Brasil (2006), Daniella Azzi (2002-2005) e Roberto Moreira S. Cruz (1997-2001), responsáveis pela seleção de trabalhos e elaboração de recortes curatoriais originais.

Em 2007, a Mostravídeo reformulou-se mais uma vez, enriqueceu a programação com a atuação de um grupo seleto de curadores (André Brasil, Arlindo Machado, Carlos Adriano, Daniela Azzi, Dellani Lima, Marcos Moraes, Marcus Vinícius Bastos e Roberto Cruz) e solidificou sua missão como um espaço de difusão, exibição e estímulo à reflexão crítica sobre a produção audiovisual contemporânea. Foram oito edições, de abril a novembro, em Belo Horizonte (Sala Humberto Mauro – Palácio das Artes) e Belém do Pará (Auditório do IAP).

Na abertura da mostra de cada mês em BH, houve um debate com o curador vigente e, às vezes, com algum artista, como foi o caso de Carlos Magno, Lia Chaia e Roberto Bellini. itinerâncias

Rumos Cinema e Vídeo 2006-2007 – Cinco sobre Cinco Documentários

O Itaú Cultural continuou a itinerância da série Cinco sobre Cinco Documentários, que participou da Mostra Internacional do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro. Os cineastas André Costa, Camilo Cavalcante, Cláudio Assis, Marcia Derraik, Maya Da-Rin, Miriam Chnaiderman e Paula Gaitán, todos premiados pela edição 2006-2007 do programa Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo, apresentaram seus filmes, que abordam memória, cidade, infância, fronteiras amazônicas e migrações.

5 a 11 de outubro Indie – Mostra de Cinema Mundial (Belo Horizonte, MG).

15 a 19 de outubro Ufes – Cine Metrópolis (Vitória, ES). Debate com o diretor do filme Histórias de Morar e Demolições, Andre Costa.

25 a 31 de outubro Fundação (Recife, PE). Debate com os diretores do filme Eu Vou de Volta, Camilo Cavalcante e Cláudio Assis.

5 a 9 de novembro Instituto de Artes do Pará (Belém, PA). Debate com a diretora do filme Procura-se Janaína, Miriam Chnaiderman.

Mostra Internacional do Filme Etnográfico (Rio de Janeiro, RJ). Com a participação dos diretores André Costa e Maya Da-Rin. Foram exibidos: 9/11 – Margem 11/11 – Histórias de Morar e Demolições 12/11 – Eu Vou de Volta

23 de novembro a 2 de dezembro Forumdoc.bh.2007 (Belo Horizonte, MG). Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro. Exibição do filme Margem, de Maya Da-Rin, com debate com a diretora.

4 a 16 de dezembro 2ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul (São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Recife e Fortaleza). Exibição dos filmes Histórias de Morar e Demolições e Eu Vou de Volta.

11 a 16 de dezembro Mostra do Audiovisual Paulista [21] (São Paulo, SP). Investigações: o Trabalho do Artista

Exibição da mostra Investigações: o Trabalho do Artista, composta de uma série de sete documentários produzida pelo Itaú Cultural em 2000, como parte da exposição Investigações: o Trabalho do Artista. A importância histórica desses registros e, principalmente, a qualidade estética das narrativas propostas pelos realizadores motivaram a reedição da série em DVD, em lançamento comemorativo dos 20 anos do Itaú Cultural. Itinerâncias

6 de setembro Teatro Municipal João Caetano (São Paulo, SP).

26 a 28 de setembro Casa da Cultura (Teresina, PI).

5 a 26 de setembro Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG).

4 a 11 de setembro Teatro do Boi (Teresina, PI).

8 e 9 de outubro Museu Victor Meirelles (Florianópolis, SC). Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles.

9 e 10 de outubro Museu Victor Meirelles (Florianópolis , SC).

6 de novembro Senac Poço (Maceió, AL).

29 de novembro a 1 de dezembro Sesc Arsenal (Cuiabá, MT).

Panorama Histórico Brasileiro 1º de fevereiro a 1º de dezembro A série Panorama Histórico Brasileiro é composta de 15 documentários que tratam de aspectos históricos, políticos e econômicos da produção cultural do Brasil do século XVIII a XXI. Durante o ano de 2007, todos os filmes foram masterizados em DVD para que seja possível uma reedição nesse suporte. Além disso, foi produzido o último documentário da série, abrangendo os últimos 20 anos da história do Brasil – período da democratização e virada do século. Os DVDs são acompanhados, ainda, de uma brochura educativa, com propostas de atividade baseadas nos filmes, e de um livreto de apresentação, com a sinopse de cada programa.

Compra e Copiagem de Mídias 1º de fevereiro a 17 de dezembro Despesas com material de vídeo, DVD, CD e mídias diversas, além de copiagem de vídeo e prensagem de DVD.

Rádio e TV fevereiro a dezembro de 2007 Produção de programas audiovisuais (rádio e TV) pela instituição e em parceria com TVs públicas; realização de produtos para o site, documentários e institucionais. Está incluída a despesa de produção de documentários especiais, com a contratação de prestadores de serviço, e de programas de web-rádio, veiculados gratuitamente pelo site do Instituto Itaú Cultural. O plano de ação contemplou, ainda, a produção anual dos conteúdos audiovisuais e o apoio à produção de demandas das áreas de expressão.

Centro de Documentação e Referência – Itaú Cultural (IC)

- Normalização de referências bibliográficas - Elaboração de índices - Pedidos de ISBN - Elaboração de fichas catalográficas - Direito autoral/depósito legal [cadastros na Biblioteca Nacional]

Registro de ISSN, ISBN, ficha catalográfica, índices: 14 publicações.

LINDOSO, Felipe (org.). Rumos [do] jornalismo cultural. São Paulo: Itaú Cultural: Summus, 2007. ISBN 978-85-85291-62-4.

NÃO-FRONTEIRAS : universos da educação não-formal. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. (Rumos Educação Cultura e Arte, 2). ISBN 978-85-85291-63-1.

CRÔNICA na sala de aula: material de apoio ao professor – 2. ed. rev. ampliada. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. ISBN 978-85291-64-8.

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2007. ISBN 978-85-85291-65-5.

EMOÇÃO Art.ficial 3.0: interface cibernética. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. ISBN 978-85-85291-66-2.

MACHADO, Arlindo (org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro – 2. ed. rev. ampliada. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2007. ISBN 978-85-85291-67-9.

CARTOGRAFIA: Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. ISBN 978-85-85291-68-6.

SOBRE fazer documentários. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. (Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo 2006/2007). ISBN 978-85-85291-69-3.

VISÕES singulares, conversas plurais. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. (Rumos Educação Cultura e Arte, 3). ISBN 978-85-85291-70-9.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Teatro. São Paulo: Itaú Cultural, 2007 (Online). ISBN 978-85-85291-71-6.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Literatura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2007 (Online). ISBN 978-85-85291-72-3.

COLEÇÃO Itaú moderno: arte no Brasil 1911-1980. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. ISBN 978-85-85291-73-0. CONTINUUM Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultual, 2007. ISSN 1981-8084.

Revista Observatório. ISSN 1981-125X.

Registro de direito autoral e depósito legal na Biblioteca Nacional: livros e catálogos: 10 títulos.

ANOS 70: trajetórias. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005. 186 p. ISBN 85-7321-239-X.

CAVALCANTI, Lauro (org.). Tudo é Brasil. Texto Guilherme Bueno, Rafael Cardoso, Maria Claudia Coelho, José Carlos Avellar, George Kornis, Wander Melo Miranda, Helena Katz, Wanderley Guilherme dos Santos, Valter Sinder, Carlos Lessa, Esther Hamburguer, Wilson Amendoeira, Luiz Fernando Gallego, Sergio Oliveira. São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Paço Imperial, 2004. 144 p., il. color. ISBN 85-85291-48-6.

CINÉTICO_DIGITAL. Curadoria e texto Monica Tavares, Suzete Venturelli; texto Analívia Cordeiro, Giselle Beiguelman, Cid Campos, Fábio Oliveira Nunes, Lívio Tragtenberg, Juliana Monachesi, Bill Seaman, Tuzé de Abreu. São Paulo: Itaú Cultural, 2005. 80 p., il. color. ISBN 85-85291-57-5. 1 DVD.

CORPO. Texto Fernando Cocchiarale, Viviane Matesco, Maria Rita Kehl, Maria Lúcia Montes, Lucia Santaella, Lucia Leão, Janaina Rocha, Stella Senra, Thereza Rocha, Christine Greiner, Henri-Pierre Jeudy, Denise Bernuzzi Sant'Anna, Mirian Goldenberg, Frederico Barbosa, Gustavo Ciríaco. São Paulo: Itaú Cultural, 2005. 198 p., il. color. ISBN 85-85291-55-9. 1 DVD Corpo.

CRÔNICA na sala de aula: material de apoio ao professor. São Paulo: Itaú Cultural, 2004. 87 p., il. p&b. ISBN 85-85291-49-4.

O LÚDICO na arte. Curadoria e texto Denise Mattar; textos de Alcino Leite Neto, Angela Lago, Edmilson Felipe da Silva, Jesus de Paula Assis, Regina Márcia Moura Tavares, Renata Meirelles, Verena Alberti. São Paulo: Itaú Cultural, 2005. 168 p., il. p&b color. ISBN 85-85291-58-3. 1 DVD.

REVISTA RUMOS LITERATURA. São Paulo: Itaú Cultural, 2004.

RUMOS Artes Visuais Itaú Cultural [2005/2006]: Paradoxos Brasil. Apresentação Aracy Amaral; texto Cristiana Tejo, Marisa Mokarzel, Luisa Duarte, Aracy Amaral, Lisette Lagnado, Agnaldo Farias, Icléia Cattani, Luíza Interlenghi, Marília Panitz Silveira, Moacir dos Anjos, Piti, Stéphane Huchet, Vladimir Safatle. São Paulo: Itaú Cultural, 2006. 372 p., il. color. ISBN 85-85291-59-1. 1 DVD.

RUMOS_BRASIL da Música: pensamentos & reflexões. Apresentação Francisco Gregório Filho. São Paulo: Itaú Cultural, 2006. 156 p. ISBN 85-85291-56-7. 1 DVD documentário.

SALZSTEIN, Sônia (coord.). Fronteiras. Texto Sônia Salzstein. São Paulo: Itaú Cultural, 2005. 264 p., il. color. ISBN 85-86011-959.

Normalização de índice

O CDR realizou o índice do livro Coleção Itaú Moderno – Arte no Brasil 1911-1980 com base nas indicações do autor.

Conteúdo para o site do Itaú Cultural Web-rádio Itaú Cultural No ano, 51 programas de rádio foram cadastrados entre os meses de junho e dezembro.

- Escritor-Leitor – 14 programas - Estéreo Saci – 6 programas - Inventário – 11 programas - Mapa – 8 programas - Te Dou Minha Palavra – 12 programas

Rumos Música

1997/1998 Rumos Musicais Itaú Cultural 97/98: instrumental – 12 músicas cadastradas Rumos Musicais Itaú Cultural 97/98: vocal – 15 músicas cadastradas

1999 Rumos Musicais 99: ao vivo 1/3 – 13 músicas cadastradas Rumos Musicais 99: ao vivo 2/3 – 11 músicas cadastradas Rumos Musicais 99: ao vivo 3/3 – 11 músicas cadastradas

2001 Cartografia musical brasileira: Acre/Amapá/Amazonas/Pará/Rondônia/Roraima – 14 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: Alagoas/Ceará/Paraíba/Pernambuco/Rio Grande do Norte/ Sergipe – 16 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: Bahia – 13 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: Distrito Federal/Goiás/Mato Grosso/Mato Grosso do Sul/ Tocantins – 15 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: Espírito Santo/Rio de Janeiro – 16 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: Maranhão/Piauí – 14 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: Minas Gerais – 16 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: Paraná/Santa Catarina – 13 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: Rio Grande do Sul – 16 músicas cadastradas Cartografia musical brasileira: São Paulo – 15 músicas cadastradas

2004 001_Rumos Brasil da Música – 14 músicas cadastradas 002_Rumos Brasil da Música – 16 músicas cadastradas 003_Rumos Brasil da Música – 16 músicas cadastradas 004_Rumos Brasil da Música – 16 músicas cadastradas 005_Rumos Brasil da Música – 16 músicas cadastradas 006_Rumos Brasil da Música – 14 músicas cadastradas 007_Rumos Brasil da Música – 16 músicas cadastradas

Total = 317 músicas cadastradas

Toca Brasil

Banda Pequi – 13 músicas cadastradas Berimbrown – 15 músicas cadastradas Carmina Juarez – 16 músicas cadastradas Escurinho – 17 músicas cadastradas Kátia B – 14 músicas cadastradas Mombojó – 20 músicas cadastradas Nei Lisboa – 19 músicas cadastradas Quaternaglia – 14 músicas cadastradas Suzana Salles, Ivan Villela e Lenine Santos – 13 músicas cadastradas

Total = 141 músicas cadastradas

Produtos Itaú Cultural

O registro dos produtos, cadastrados no software Informa, é aproveitado para a demonstração no site. Dessa forma, o CDR fica responsável pelo cadastramento dos dados das publicações, dos vídeos, dos CDs etc. e do vínculo destes com as imagens (capas) no Banco de Imagem (BI) e no Banco de Mídia (BM). Atualmente, já estão sendo mostrados 468 produtos feitos pelo Itaú Cultural, desde 1987, com informações básicas sobre o conteúdo e a disponibilidade para doação.

Eventos anteriores

Os eventos anteriores do Itaú Cultural, cadastrados pelo CDR no Banco de Eventos, podem ser consultados no site. Já são 2.122 eventos, desde 1987, com dados sobre realização, participantes e acesso a hotsites.

Entrada de informação e atualização diária

Base Atividade Quantidade

Banco de Eventos Exposições gerais 511

Banco de Eventos Atualização de dados 310

Banco de Eventos Eventos Itaú Cultural 229

Total 1.050

Período: janeiro a dezembro de 2007

Banco de Eventos e artistas na internet

O Banco de Eventos, em 2007, passou a apresentar o conteúdo de dados sobre os eventos do Itaú Cultural, no novo site, no item Eventos Anteriores. Isso permite ao usuário ter acesso a informações dos eventos realizados no Itaú Cultural desde 1997. Além disso, o conteúdo de exposições coletivas e individuais, ocorridas no Brasil, continuou disponível na internet, na página da Enciclopédia de Artes, com dados de participantes, local de realização etc. São mais de 26 mil exposições individuais e coletivas. E mais de 10 mil nomes de artistas com dados de data e local de nascimento e morte, nome civil e grafias adotadas para o nome.

Dessa forma, manteve-se o objetivo de disponibilizar os conteúdos de Bases de Dados internas, com a publicação e o compartilhamento do trabalho de pesquisa com pesquisadores da área, museus, galerias, universidades e redes de bibliotecas. Período: 1/1/2007 a 28/12/2007

1. Inserção de imagens no Banco de Imagem: Total de conjuntos inseridos = 4.907 (um conjunto pode conter várias imagens) Total de imagens inseridas = 16.599

2. Fluxo de trabalho: Help Desk Total de solicitação de imagem: 1.720 Solicitações entregues e/ou validadas: 1.395 Solicitações pendentes: 305 (imagens do acervo do Banco Itaú)

3. Catalogação (identificação, descrição, numeração) de mídias digitais (CD/DVD) no Informa: 540 *O Banco de Imagem realizou tratamento de imagem e gravação de CDs para todos os núcleos. O número de inserção no Banco de Imagem superou todos os anos anteriores.

Núcleo atendido Serviço(s) prestado(s) Comunicação e • Cadastro de imagens para o site e a intranet relacionamento • Tratamento e cadastro no BI de imagens dos eventos do Itaú Cultural produzidas pela Cia da Foto e por funcionários do IC Artes visuais • Cadastro no BI de imagens para divulgação das exposições realizadas pelo IC • Cadastro no Banco de Obras e de Imagem dos registros fotográficos das obras das exposições realizadas pelo IC no ano de 2007 Enciclopédias • Digitalização, tratamento e inserção no BI de imagens para as enciclopédias do IC, com ênfase para as de artes visuais, teatro e literatura Acervo de obras de arte • Perfil da Coleção Itaú – digitalização de cromos antigos usados na elaboração do livro: 365 imagens • Inserção de imagens da obra Itaú Contemporâneo • Inserção de imagens da obra Itaú Moderno • Inserção de imagens para a exposição do Masp: 203 obras • Gravação de CDs Itaulab • Cadastro no BI de imagens para divulgação das exposições realizadas pelo núcleo Audiovisual • Cadastro de imagens no BI para divulgação de mostras de cinema e vídeo, para lançamentos de vídeos (como o do PHB) Artes cênicas • Cadastro no BI de imagens para divulgação dos eventos realizados pelo núcleo Observatório Itaú Cultural / • Registro fotográfico da biblioteca e da exposição Itaú CDR Cultural 20 anos e criação de imagens para o site (biblioteca, Observatório etc.) • Pesquisa/seleção de imagens para a exposição Itaú Cultural 20 anos • Pesquisa/seleção de imagens para o livro 20 Anos do Itaú Cultural (Olavo Setubal) Memória Itaú Cultural

No ano em que o Itaú Cultural completou 20 anos, o CDR Memória Institucional conseguiu mapear quase toda a produção gráfica. Fez a catalogação e o armazenamento dos documentos relacionados à história do instituto, o que possibilitou a montagem da exposição Itaú Cultural 20 anos, inaugurada no Instituto com itinerância para o Ceic e o CTO.

*Os produtos editados pelo Itaú Cultural (catálogos, livros, CDs, CD-ROM e vídeos) já estão todos cadastrados e disponíveis para consulta.

Exposição Itaú Cultural 20 anos

O setor de Memória Institucional completou a organização da produção gráfica e de documentos relacionados à história do Itaú Cultural destinada à elaboração da exposição Itaú Cultural 20 anos – curadoria de Vladimir Sacchetta e projeto gráfico de Marcos Cartum. A mostra foi exibida em três locais distintos no decorrer de 2007:

Data Local Público * 6/3 a 29/4 Instituto Itaú Cultural 45 mil** 30/5 a 24/8 Centro Empresarial Itaúsa 1.648 17/9 a 19/10 Centro de Tecnologia 2.537 Operacional *aproximado. **público estimado do Instituto.

Procedimentos realizados em 2007

• Cadastramento, no software Informa, da produção gráfica de 2007 e da produção realizada entre 1971 e 2006 localizada, durante a catalogação do material utilizado, na montagem da exposição Itaú Cultural 20 anos. • Organização de 13 caixas-arquivo com material administrativo referente às atividades de 1983 a 2001 da Itaú Galeria de Penápolis; • Organização de 4 caixas-arquivo contendo material administrativo referente às atividades de 1991 a 2001 da Itaú Galeria de Brasília; • Procedimentos de revisão, cadastramento e identificação da produção gráfica do Instituto referente ao período de 1990 a 2007; • Reorganização no arquivo com nova numeração das peças gráficas cadastradas entre 1996 e 2007; • Cadastramento e revisão de todas as peças gráficas referentes as Itaú Galerias; • Reorganização e acondicionamento de todos os clippings impressos recebidos entre 1989 e 2007.

Produção Itaú Cultural (produção gráfica, impressos, livros, catálogos, CDs, vídeos). São arquivados três exemplares de cada título produzido e quatro exemplares de cada impresso (fôlder, folheto, convite, programação) no setor de Memória.

Itens publicados/impressos referentes ao ano de 2007: Produtos: 107 (títulos de livros, catálogos, vídeos, música) Produção gráfica: 104 (fôlder, convite, programação etc.)

• Fôlderes, folhetos, programação: 104 títulos • Catálogos: 3 títulos; • Livros : 16 títulos; • DVDs: 42 títulos [considerando os 7 Rumos Dança + 5 Cinco Sobre Cinco + 19 Jogo de Idéias] • Revistas: 9 edições [Observatório + Continuum] • CDs: 27 [considerando os programas para a rádio]

Banco de Dados – itens alterados e cadastros de anos anteriores • Fôlderes, folhetos, programação, postais e pequenos catálogos: 1.136 títulos

Doação de publicações duplicatas/intercâmbio institucional

• E.E. Prof. Dr. René Albers. Pirassununga, SP • Bibioteca Associação Eremim, Osasco, SP • Biblioteca Espaço Cultura, Osasco, SP

Projeto Memória IC/análise de unidades documentais

Levantamento de gravações em áudio (fitas cassete e CD-ROM) realizadas a partir da década de 1990. Localização de entrevistas e depoimentos de personalidades, cursos, palestras e eventos diversos importantes para a história da produção cultural do IC.

• 849 unidades documentais localizadas, sendo 512 unidades analisadas.

Observatório Itaú Cultural

1. Seminários 2. Programa Rumos Pesquisa 3. Publicações 4. Pesquisas 5. Cursos 6. Contatos 7. Formação de acervo 8. Reuniões de trabalho

1. Seminários

Encontro de Pesquisadores: Indicadores culturais: reflexão e experiência Data: 12/11/2007 Formação: duas mesas de expositores e debatedores, períodos manhã e tarde, respectivamente Participação:

Reflexão sobre indicadores (9h30 – 12h30)

Expositores Interventores Apresentação (5min) Mediadora (Liliana Sousa e Silva) Liliana Rolfsen Petrilli Segnini (25min) José Carlos Garcia Durand (15min) Depto. de Ciências Sociais na Educação – Focus – Grupo de Pesquisas sobre Unicamp/SP Instituição Escolar e Organização Familiar – Unicamp/SP

Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva José Márcio Barros (15min) (25min) Observatório da Diversidade Cultural – PUC/ Centro de Comunicação e Expressão – MG Universidade Federal de Santa Catarina/SC

Teixeira Coelho (25min) Escola de Comunicações e Artes – ECA/ USP/SP

Experiências de indicadores (14h30 – 17h30)

Expositores Interventores Apresentação (5min) Mediadora (Liliana Sousa e Silva) Paul Tolila (25min) José Márcio Barros (15min) Inspetor-geral de administração e de Observatório da Diversidade Cultural – negócios culturais – Ministério da PUC/MG Cultura/França

Cristina Lins (25min) Carlos Alberto Dória (15min) Instituto Brasileiro de Geografia e Jornalista – revista Trópico/SP Estatística/RJ

Antonio Alkmim (25min) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/RJ

Debate Final (40min)

Público (presencial): 20 pessoas Transmissão via web

Seminário internacional sobre indicadores culturais: debate Brasil e Espanha Data: 11 e 12 de dezembro de 2007 Formação: quatro mesas de expositores e debatedores, distribuídas no período da manhã e da tarde, respectivamente, ao longo dos dois dias de realização do evento. Participação:

Dia 11/12 Mesa 1 – Indicadores culturais como ferramenta de gestão e políticas culturais 9h30min – 10h: credenciamento 10h – 13h Expositores Mediação Enrique Saravia (20min) Teixeira Coelho (15min) FGV/RJ ECA/USP/USP Albino Rubim (20min) UFBA/BA Miriam Arredondo Garrido (20min) Espanha Intervalo (30min) Intervenção: Teixeira Coelho (10min) Resposta: expositores (30min) Debate geral (45min)

Mesa 2 – A avaliação no setor cultural 15h – 18h Expositores Mediação Maria Helena Pires Martins (20min) José Marcio Barros (15min) ECA/USP/USP PUC/MG José Carlos Garcia Durand (20min) Unicamp/SP Cristina Pou Satorre (20min) Espanha Intervalo (30min) Intervenção: José Marcio Barros (10min) Resposta: expositores (30min) Debate geral (45min)

Dia: 12/12 Mesa 3 – Metodologias para a construção de indicadores culturais 10h – 13h Expositores Mediação Aurilio Caiado (20min) Rosimeri de Carvalho (15min) Seade UFSC/SC Maria Amarante (20min) UEMG/MG Miriam Arredondo Garrido (20min) Espanha Intervalo (30min) Intervenção: Rosimeri de Carvalho (10min) Resposta: expositores (30min) Debate geral (45min)

Mesa 4 – O uso de indicadores culturais em pesquisas do setor cultural 15h – 18h Expositores Mediação Frederico Barbosa (20min) Elizete Ignácio (15min) Ipea FGV/Rio Maurício Fiore (20min) Cebrap Cristina Pou Satorre (20min) Espanha Intervalo (30min) Intervenção: Elizete Ignácio (10min) Resposta: expositores (30min) Debate geral (45min)

Público presencial: 20 pessoas Transmissão via web Acesso via web: 42

Seminário indústria criativa Data : 4 a 6/12/2007 Realização: Fiesp e Secretaria de Estado da Cultura Apoio do Observatório Itaú Cultural Transmissão via web, link disponibilizado no site do Itaú Cultural

Seminário gestão cultural em cena, 2ª edição Data: 18 a 20/6/2007 Realização Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia Patrocínio: Itaú Cultural/Observatório Itaú Cultural

2. Programa Rumos Pesquisa Gestão Cultural 2007–2008

a. Seminários de divulgação Foram realizados seminários temáticos de divulgação do Rumos Pesquisa Gestão Cultural 2007-2008 em Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Recife/PE, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ e Cuiabá/MT, totalizando seis seminários (um para cada cidade):

Rumos Itaú Cultural Pesquisa. A institucionalização da área da cultura: estudos e gestão Data: 25/5/2007 Local: Universidade Federal da Bahia, Salvador. Parte integrante do III Enecult Público: 120

Rumos Itaú Cultural Pesquisa. Acesso à cultura Data: 11/7/2007 Local: Centro Cultural Candido Mendes. Rio de Janeiro Público: 65

Rumos Itaú Cultural Pesquisa. Economia da cultura e gestão cultural: caminhos e sinergias Data: 3/6/2007 Local: Museu Histórico Abílio Barreto, Belo Horizonte Público: 45

Rumos Itaú Cultural Pesquisa. Economia, cultura e desenvolvimento Data: 9/5/2007 Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Público: 65

Rumos Itaú Cultural Pesquisa. Experiências de gestão cultural no setor público Data: 20/8/2007 Local: Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá Público: 110

Rumos Itaú Cultural Pesquisa. Parte integrante do Seminário internacional de economia criativa Data: 17/7/2007 Local: Fundação Joaquim Nabuco, Recife Público: 60 b. Inscrição O Edital possibilitou a participação de pesquisas em duas carteiras: Pesquisa Concluída e Pesquisa em Andamento. Total de inscrições: 541/inscrições válidas: 529 c. Comissão julgadora A comissão de julgamento foi composta de três especialistas da área: os professores doutores Cristina Amélia de Carvalho, Enrique Saravia e Teixeira Coelho. d. Seleção A etapa de pré-seleção (inscrições válidas, isto é, inscrições de acordo com os critérios estabelecidos em edital) apresentou 236 inscritos de todo o território nacional. Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo são os estados que, juntos, foram responsáveis por 47% das inscrições (SP = 25%; RJ = 13%; BA = 9%). Os selecionados saíram desses estados; foram dez ao todo, sendo cinco para a Carteira Pesquisa Concluída e cinco para a Carteira Pesquisa em Andamento. e. Evento de premiação O Itaú Cultural organizou encontro entre os membros da comissão julgadora e os selecionados pelo programa. Data: 13/12/07 Formação: mesa-redonda entre os professores da comissão e os pesquisadores selecionados. Na seqüência, almoço de confraternização. Gravação digital (som e imagem) da mesa-redonda e de depoimento dos selecionados. f. Premiados

Pesquisa em andamento:

- nº 497 - Nome: Cleisemery Campos da Costa - cidade: Rio de Janeiro – RJ - titulação: mestrado - Universidade: Universidade Salgado de Oliveira (Universo) – Campus Niterói - orientadora: Professora Mary Del Priore - título: A cultura do interior fluminense, avanços e tensões: Casimiro de Abreu e São Gonçalo – 1985 a 2005

- nº 470 - Nome: Maria Carolina Vasconcelos Oliveira - cidade: São Paulo – SP - titulação: mestrado - orientador: Professor Álvaro Augusto Comin - Universidade: USP/FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) - título: Sociologia e políticas culturais: uma aproximação a partir do estudo do caso Sesc

- nº 334 - Nome: Mariella Pitombo Vieira - Cidade: Salvador – BA - titulação: doutorado - Universidade: UFBA - orientador: Professor Edson Silva de Farias - título: O papel das redes transnacionais de conhecimento na organização da esfera cultural: reverberações das idéias da Unesco na formulação das políticas culturais.

- nº 375 - Nome: Rejane Calazans - cidade: Rio de Janeiro - RJ - titulação: doutorado - Universidade: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - orientador: Professora Silvana Gonçalves de Paula - título: Mangue: a lama, a parabólica e a rede

- nº 491 - Nome: Taiane Fernandes da Silva - cidade: Salvador – BA - titulação: mestrado - Universidade: UFBA/Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - orientadora: Professora Gisele Marchiori Nussbaumer - título: Políticas culturais de uma nota só: doze anos da secretaria de cultura e turismo do estado da Bahia

Pesquisa Concluída:

- nº 440 - Nome: Anita Simis - cidade: São Paulo – SP - titulação: doutorado - Universidade: USP - orientador: Professor Oliveiros S. Ferreira - título: Estado e cinema no Brasil - ano de defesa: 1993

- nº 65 - Nome: Isaura Botelho - cidade: São Paulo – SP - titulação: doutorado - Universidade: ECA/USP - orientador: Professor Teixeira Coelho - título: Romance de formação: a Funarte e a política cultural 1976-1990. - ano de defesa: 1996

- nº 47 - Nome: Luzia Aparecida Ferreira - cidade: São Paulo – SP - titulação: doutorado. - Universidade: ECA/USP - orientador: Professora Dilma de Melo Silva - título: Políticas públicas para a cultura na cidade de São Paulo: a Secretaria Municipal de Cultura – teoria e prática - ano de defesa: 2006

- nº 351 - Nome: Márcia de Noronha Santos Ferran - cidade: Rio de Janeiro – RJ - titulação: mestrado - Universidade: UFRJ – Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - orientador: Professoras Paola Berenstein Jacques e Lílian Fessler Vaz - título: Participação, política cultural e revitalização urbana nos subúrbios cariocas: o caso das lonas culturais - ano de defesa: 2000

- nº 374 - Nome: Melina Izar Marson - cidade: Sorocaba-SP - titulação: mestrado - Universidade: Unicamp/IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Departamento de Sociologia - orientador: Professor José Mário Ortiz Ramos - título: O cinema da retomada: estado e cinema no Brasil da dissolução da Embrafilme à criação da Ancine - ano de defesa: 2006

g. Dados estatísticos

Númer Percent Temas o ual Outros 74 32% Políticas culturais 66 28% Gestão cultural 43 18% Produção cultural 29 12% Economia da cultura 24 10% Total 236 100%

Pré- selecionad Númer Percent os o ual Pesquisa em 44% andamento 103 Pesquisa concluída 133 56% Total 236 100% O Rumos Pesquisa é destinado à pós-graduação. Os dados de formação dos participantes dos seminários Rumos Pesquisa, realizados no período de divulgação do programa, também demonstram participação majoritária de mulheres. Foram dez premiadas.

3. Publicações

a. Revista Revista Observatório Itaú Cultural – três números lançados até dezembro de 2007 Periodicidade: quadrimestral. Tiragem: 3 mil exemplares. Distribuição: gratuita, via mailling, hotsite do Observatório Itaú Cultural [pdf] ou retirada direta na sede do Itaú Cultural.

b. Livros Publicação do título Cultura e Economia, de Paul Tolila, e palestra do autor, com mediação do professor doutor Teixeira Coelho. Lançamento: junho de 2007. Tiragem: 2 mil exemplares. Distribuição: parceria entre Itaú Cultural e Editora Iluminuras. O Itaú Cultural distribui gratuitamente, e a Iluminuras faz a distribuição comercial.

Lançamento do livro Corpos Indisciplinados, de Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira Evento de lançamento organizado pelo Observatório Itaú Cultural em 5 de dezembro de 2007.

c. e-book Economia criativa como estratégia de desenvolvimento. Organização de Ana Carla Reis. Edição do Observatório Itaú Cultural. Lançamento: previsto para fevereiro de 2008. Tiragem: livro virtual disponibilizado no sub-home do Observatório Itaú Cultural.

d. Site Definição do conteúdo específico para o sub-home Observatório Itaú Cultural. Preparação e inserção do conteúdo. I

4. Pesquisas a. Fichas de coleta sobre atividades e objetivos de institutos e centros brasileiros que trabalham com produção e gestão cultural b. Análise conceitual dos dados sobre cultura disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) c. Reunião e descrição de sites de observatórios culturais disponíveis na web

5. Cursos Elaboração de projeto de cátedra a ser desenvolvido em parceria com a Unesco. Atualmente, em fase de análise e aprovação da Unesco.

6. Contatos Formação de mailling especializado na área de produção e gestão cultural para envio de publicações e notícias dos eventos realizados pelo Observatório Itaú Cultural. 7. Formação de acervo Aquisição de livros, teses, dissertações e periódicos no tema Produção e Gestão Cultural. Acesso livre e gratuito: via sub-home do Observatório Cultural (quando tal recurso é previsto em contrato conforme determinado pela lei de Direitos Autorais) ou consulta na sede do Itaú Cultural.

8. Reuniões de trabalho Organização de grupo de trabalho entre pesquisadoras contratadas pelo Observatório Itaú Cultural e Paul Tolila, secretário de Administração do Ministério da Cultura e Comunicação da França, contratado como consultor. Atividades: definição de metodologias de pesquisa para ações do Observatório Itaú Cultural. Datas: junho e novembro de 2007.

Seminário Metodológico – Paul Tolila – IBGE/emprego cultural Seminário interno com Paul Tolila para discutir as pesquisas culturais (IBGE) e as pesquisas sobre emprego cultural no Brasil. Realização: 5 a 14 de novembro de 2007 Participantes: equipe do Observatório IC

Seminário Metodológico – Paul Tolila – Dados Culturais Seminário interno, realizado com a equipe do Observatório Itaú Cultural, para o desenvolvimento de metodologias de estudo e coleta de dados culturais. Realização:18 a 25 de junho de 2007 Participantes: equipe do Observatório IC

Formação de Midiateca/Potencialização do Acervo

Desenvolvimento do acervo da biblioteca e da videoteca através da aquisição de todos os suportes disponíveis (livros, vídeos, multimídia), sobre as artes visuais e cultura do Brasil. Objetiva reunir, em espaço público, fontes de informação importantes para o público especializado e a comunidade.

Atividades no espaço do Centro de Documentação, voltadas à divulgação do acervo na comunidade. Destacam-se reuniões com os profissionais de instituições de arte (Redarte) e palestras com especialistas, as quais envolvem o público real e potencial da biblioteca e da videoteca.

Acervo/Aquisições

Acervo Atual: principais suportes

A Midiateca do CDR é formada por biblioteca, videoteca, hemeroteca, coleções de CD-ROM e CD-Áudio. O acervo geral, especializado em temas artísticos e culturais do Brasil, apresenta mais de 48.131 mil títulos, dos quais destacamos: • 10.719 livros

• 11.569 catálogos de arte

• 2.851 títulos de vídeo

• 637 títulos de DVD

• 6.276 recortes de jornais e revistas [hemeroteca, após descarte]

• 388 títulos de CD-ROM

• 2.441 títulos de CD-Áudio

• 806 obras de referência [enciclopédias, dicionários, guias etc.]

• 430 títulos de periódicos

• 287 títulos de teses sobre arte brasileira Todo o material encontra-se disponível para consulta local e empréstimo. O catálogo da biblioteca e da videoteca, com atualização diária, está no site do Itaú Cultural desde 2002. http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2007.

AQUISIÇÕES: 1/1/2007 a 26/12/2007 (compras e doações)

Nesta tabela, estão relacionados apenas os materiais adquiridos para o acervo do CDR, destinados ao atendimento dos públicos interno e externo.

Tipo de material Quantidade Tipo de aquisição Valor (R$) (exemplares)

Catálogos de arte 298 doação/compra 112,50

CD-áudio 79 compra 1.622,00

CD-áudio 143 doação 77,00

CD-ROM 1 compra 61,00 software DVD 376 compra 16.838,00

Fita de vídeo 45 doação/compra 15,00

Livro, obras de 761 compra 21.804,51 referência, teses

Total 1.703 40.530,01

Assinaturas/ Renovações e compra 32.115,64 periódicos novas assinaturas

Total 72.645,65 Atendimento (biblioteca/videoteca)

Freqüência: 10/2/2007 a 16/12/2007

Público-alvo: Pesquisadores, professores, estudantes, grupos especiais, comunidade.

Consultas locais: 20.312 atendimentos.

Total de usuários atendidos pelo CDR: 20.312

* Em dezembro, o CDR realizou atendimento nos dias 1, 4, 5, 6, 7 e 8. Nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 abriu ao público exclusivamente para consulta local devido ao início do inventário do acervo.

Analisando o gráfico podemos dizer que:

• O CDR recebeu uma média de 2.031 usuários por mês, considerando apenas dez meses de funcionamento em 2007.

• Agosto e Maio foram os meses com maior concentração de público.

• Desconsiderando março e dezembro, que foram os meses de abertura e encerramento de atividade, novembro foi o mês com a menor procura de nossos serviços.

• O CDR esteve fechado em janeiro e fevereiro de 2007 devido à reforma do espaço e iniciou suas atividades no dia 7 de março.

Empréstimos

Foram emprestados 20.893 materiais da Midiateca, como mostra o quadro abaixo:

Catálogo 1.808 Caixa de cultura 19 CD-sonoro 786 CD-ROM 58 Clip 4 Dossiê 60 DVD 9.614 Foto 0 Folheto 11 Fvd 4.043 Livro 3.791 Periódico 356 Peças gráficas 1 Tese 59 Obra de referência 266 Hemeroteca 7 Portfólio 4 Prancha 6

Estatísticas de consultas locais Desde julho de 2007, estamos realizando o levantamento dos materiais que foram mais consultados dentro da biblioteca: CDs, livros e vídeos nos formatos DVD e VHS. Entre os títulos mais consultados no espaço temos:

Relação de livros mais consultados no espaço do CDR

Título Graffiti na cidade de São Paulo e sua vertente no Brasil Grafite, Pichação & Cia Avenida Paulista: símbolo de São Paulo [Itaú Cultural]] Art at the turn of the millennium Art of postmodern era: from the 1960´s Ensino da arte e sua história Gravura: arte brasileira do século XX [Itaú Cultural] Oswaldo Goeldi: na coleção Hermann Kümmerly Saudades do Brasil Lygia Clark Álbum iconográfico da avenida Paulista Cinema brasileiro: um balanço dos 5 anos da retomada... Oswaldo Goeldi: um auto-retrato

Relação de CDs mais consultados no espaço do CDR

Título Sobrevivendo no inferno – Racionais MCs Afrociberdelia – caixa coleção Grandes Nomes Djavan ao vivo Jorge Bem Trilha, toada e tupé Rumos Brasil da música [Itaú Cultural]

Videoteca

Número de usuários cadastrados na Videoteca 10.481

Em 2007, houve 917 novos cadastros:

Professores 191 Usuários comuns 642 Estagiários 17 Funcionários 24 Prestador de serviços 17 Prestador interno 25 Consultores 0 Eventos 1

Relação de vídeos mais consultados no espaço do CDR

Título Tipo O ano em que meus pais saíram de férias DVD DVD : educar para transformar VHS Melhor de anima mundi: volume 4 DVD Melhor de anima mundi: volume 3 DVD Falcão: meninos do tráfico DVD Janela da alma DVD Casa de areia DVD Oficinas Kinoforum de realização audiovisual DVD Povo brasileiro DVD Missão de pesquisas folk-lóricas VHS

Empréstimos

Em 2007, 13.593 exemplares foram emprestados na Videoteca, sendo 4.021 em VHS e 9.572 em DVDs.

Os títulos mais retirados foram:

Título Tipo Classificação 1º Povo brasileiro DVD Documentário

2º Terra em transe DVD Longa-metragem

3º Melhor de anima mundi: volume 4 DVD Animação

4º Notícias de uma guerra particular DVD Documentário Zuzu Angel DVD Longa-metragem

5º Melhor de anima mundi: volume 3 DVD Animação 6º Abril despedaçado DVD Longa-metragem

7º Peões DVD Documentário

8º O ano em que meus pais saíram de férias DVD Longa-metragem

9º Prisioneiro da grade de ferro [Itaú Cultural] DVD Documentário

10º Botinada: a origem do punk no Brasil DVD Documentário

11º Cabra-Cega/ No olho do furacão DVD Documentário

12º Quanto vale ou é por quilo? DVD Longa-metragem

13º Falcão: meninos do tráfico DVD Documentário

14º Lavoura arcaica DVD Longa-metragem Deus e o diabo na terra do sol DVD Longa-metragem

15º Cama de gato DVD Longa-metragem

Entre os assuntos, os mais pesquisados foram:

• Cinema brasileiro (longa-metragem) • Cultura popular • Cultura afro-brasileira • Década de 70 • Animação • Documentário • Aspectos sociais • Criminalidade • História do Brasil • Literatura brasileira • Desigualdade social • Música • Cultura urbana

Atrasos

Em 2007, 355 usuários foram suspensos e 56 excluídos.

Público agendado e de eventos Visitas técnicas ao CDR

Instituição/grupo Data Quantidade

Visita ao CDR/Estudantes Unifai 4-5/4/2007 2 Visita ao CDR/Maria Fernanda Penido 1 (Estudante de Arquit. Belo Horizonte) 18/5/207 Visita ao CDR/Associação Comunitária 08/8/2007 40 Despertar Visita técnica/PUC/RJ setembro/2007 4 Visita técnica / Marina Geraldo – faculdade de arquitetura – interesse dezembro/2007 1 nos eventos IC

Público virtual (biblioteca/videoteca): consultas

Público PageView Visitas s Midiateca – consulta 55.434 98.886 Midiateca – destaques 8.189 9.624 Midiateca 63.623 108.510

Público por mês midiateca consulta Mês Visitas PageViews Midiateca – consulta 1 Midiateca – consulta 2 Midiateca – consulta 3 Midiateca – consulta 4 Midiateca – consulta 5 Midiateca – consulta 6 5.710 9.456 Midiateca – consulta 7 10.763 18.628 Midiateca – consulta 8 9.480 16.986 Midiateca – consulta 9 8.501 18.445 Midiateca – consulta 10 6.682 13.289 Midiateca – consulta 11 7.117 12.641 Midiateca – consulta 12 7.181 9.441

Público por mês midiateca apresentação

Mês Visitas PageViews Midiateca – consulta 1 Midiateca – consulta 2 Midiateca – consulta 3 Midiateca – consulta 4 Midiateca – consulta 5 Midiateca – consulta 6 868 1024 Midiateca – consulta 7 1003 1266 Midiateca – consulta 8 1362 1568 Midiateca – consulta 9 1783 2193 Midiateca – consulta 10 1314 1492 Midiateca – consulta 11 1145 1296 Midiateca – consulta 12 714 785

Observação: Foram levados em consideração os dados de acesso ao público virtual a partir de junho, data de inauguração do novo site do Itaú Cultural. Os links anteriores "destaques" e "consulta" foram substituídos por "apresentação" e "consulta".

Encontro com a biblioteca

Eventos realizados pelo CDR (biblioteca/videoteca) em 2007

“O projeto convida, periodicamente, críticos, especialistas e pesquisadores para apresentar temas relacionados a artes visuais, cinema, artes cênicas, música, literatura, cultura e arte brasileira – áreas de expressão presentes no acervo da biblioteca e da videoteca. Nessa primeira edição, foi abordada a forma como as artes visuais são retratadas na linguagem do documentário. Foram exibidas e comentadas obras que tematizam conceitos, artistas e a história das artes visuais, entre elas algumas produzidas pelo Itaú Cultural.”

O cenário artístico brasileiro no século XIX – professora Maria do Carmo Couto da Silva O curso será dedicado à análise da produção em arte realizada no Brasil no século XIX e da historiografia mais recente sobre o assunto. Nesse período, o cenário artístico encontra-se amplamente ligado à Academia Imperial de Belas Artes, a principal instituição de ensino do país, que promovia também a divulgação da produção de seus alunos e de outros artistas, por meio das Exposições Gerais de Belas Artes.

O estudo das obras realizadas no Brasil nesse período revela especificidades do meio local, assim como o diálogo com a arte européia contemporânea. Em paralelo, o curso pretende abranger a atividade de artistas não diretamente relacionados à Academia, como viajantes que registraram a paisagem, tipos humanos e cenas do cotidiano, ajudando a constituir o imaginário da nação.

OBJETIVOS Desenvolver padrões críticos de análise de obras de arte, a fim de favorecer sua percepção no contexto histórico em que foram realizadas. Serão propostas discussões sobre aspectos formais e temáticos de diversos gêneros de trabalhos artísticos, como a pintura de história, o retrato, a natureza-morta e a cena de costumes.

Agenda

Data Início Fim Eespaço Tipo Ter 23/10 15:00 17h Auditório (2º andar) curso Qui 25/10 15:00 17h Auditório (2º andar) curso Ter 06/11 15:00 17h Auditório (2º andar) curso Qui 08/11 15:00 17h Sala vermelha curso Ter 13/11 10:00 12h CDR/biblioteca curso

Participantes: funcionários e estagiários do Itaú Cultural Evento – Parceria (Itaú Cultural e Centro de Memória da Bunge)

Palestra: Direitos autorais – Sonia Maria DʼElboux

Questão patrimonial e moral dos direitos autorais, além de temas como cessão, licença, domínio público, plágio, sanções civis e criminais, processo de digitalização de acervos de bibliotecas e cópias de livros e documentos. Trata ainda de questões como direitos da personalidade e liberdade de expressão.

Sônia Maria DʼElboux é professora, advogada e perita judicial, especializada em propriedade intelectual, direitos da personalidade e direito da comunicação social. É membro da Comissão Especial de Propriedade Imaterial da OAB-SP e do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual.

Data: 18/4/2007/Sala Vermelha

Público: 80 Considerações

Todas as atividades foram ampliadas, em 2007, acompanhando o crescimento das demandas internas do IC. O CDR adquiriu cerca de 1.800 títulos, ou seja, material especializado que ficará disponível para a comunidade interna e externa (catálogos, vídeos, CDs, livros, artigos etc.); realizou o Rumos Pesquisa e todas as suas atividades peculiares: seminários, mapeamentos, cerimônias; ampliou as ações do Observatório ao criar a revista e realizar eventos com transmissão ao vivo; interagiu mais com outros setores ao assumir responsabilidades de conteúdos no site (produtos, rádio, eventos); contribuiu para o registro e divulgação da história do instituto – memória e exposição 20 anos; realizou suporte de informações com o Banco de Imagem e de Eventos; por fim, colocou todo o trabalho à disposição da comunidade de forma presencial e virtual.

A freqüência ao 2º mezanino (biblioteca e videoteca) apresenta redução em 2007 (20 mil) se comparada à de 2005 (42 mil) e à de 2006 (por volta de 30 mil). De certa forma, observou-se que a pesquisa presencial em livros, catálogos e materiais impressos caiu bastante. O CDR concentrou seu desenvolvimento nos materiais especializados (especialmente os de artes visuais) e na divulgação da produção audiovisual brasileira. E reduziu ações julgadas apenas de simples entretenimento.

O público continuou diversificado, ou seja, menos especializado. Hoje, ele constitui-se de um número significativo de pessoas da comunidade, além dos pesquisadores, artistas e estudantes. Em 2005, o público aumentou quase 60%, passando de 26 mil em 2004 para 42 mil. Em 2006, a freqüência teve queda devido às restrições impostas para o uso de materiais e ao cancelamento do acesso à internet. Conforme demonstra o relatório de 2005, as ações relacionadas a vídeos, CDs , jornais e revistas foram responsáveis por certa “popularização” do espaço. Entretanto, o CDR teve de interromper algumas atividades e serviços, a partir de junho, devido a mudanças no quadro de funcionários. Reduziu-se ainda a exibição de longas- metragens, condicionando-a à pesquisa escolar e ao trabalho dos professores.

A freqüência do público interno, entretanto, voltou a subir em 2007, especialmente com a participação dos Núcleos Enciclopédia e Educação Cultural.

CDR/Itaú Cultural – Equipe

Coordenação Selma Cristina da Silva

Atendimento: biblioteca/videoteca Fernando Galante Júlia A. Marinho

Ediana Borges (estagiária) Gustavo Jonck (estagiário) Jonathan Brito (estagiário)

Banco de Imagens Humberto Lima Pimentel

Flávia Jaconis (estagiária) Tiago Veleca (estagiário)

Observatório Josiane Mozer Marcelo Dias de Carvalho

Thiago Schiavone (estagiário)

Processamento Técnico: aquisição e catalogação Andréia Guerra (livros, catálogos, impressos etc.) Edson Alves Gomes (aquisição de livros, catálogos, registro ISBN) Eduardo Koiti Kataoka (banco de eventos e artistas) Luis Antonio da Silva Matos Filho (Memória Itaú Cultural) Maitê Ciancaglini (Memória Itaú Cultural) Marcel Nanni Fracassi (catalogação de música e CDs) Tatiane Reghini Mattos (aquisição de catálogos periódicos, artigos e vídeos)

Adriano Cavalcante (estagiário - periódicos) Rafaela Pavão (estagiária – vídeos)

Núcleo Diálogos – Relatório de atividades de 2007

O Núcleo Diálogos, que atua nas áreas de literatura brasileira e mídia, teve como principais atividades no ano os processos de seleção dos programas Rumos Literatura e Rumos Jornalismo Cultural, que foram reformulados em relação às edições de 2004–2005.

Outro programa que teve seu perfil de atividade (não o foco) mudado em relação às edições anteriores foi o Onda Cidadã, que deixa de apresentar em 2008 atividades abertas ao público em geral para ser desenvolvido no formato de fórum de discussões. Para selecionar os representantes de instituições e coordenadores de grupos de trabalho que participam do encontro Diálogos, foi obtida a colaboração dos outros núcleos do Itaú Cultural. A produção do show de encerramento do Onda Cidadã 2008 recebeu a participação do Núcleo de Música. O g ru p o d e t ra b a lh o d e Rá d io la n ç o u d ia s d e p o is d o f ó ru m o h t t p : / / redeintegradaderadios.blogspot.com. Vale lembrar que na primeira edição do Onda Cidadã, em 2003, diretores de rádios públicas que vieram ao encontro se reuniram na sede do Itaú Cultural e criaram a Associação Brasileira das Rádios Públicas (Arpub). O Onda Cidadã 2007 foi realizado no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Outros destaques de 2007:

– Lançamento da Enciclopédia Itaú Cultural de Literatura Brasileira, em parceria com os núcleos Enciclopédias e Comunicação, em substituição ao Panorama de Poesia e Crônica;

– MediaOn – 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online, co-realizado com o Terra Networks em junho, na sede da instituição, em São Paulo. O encontro conseguiu reunir em sua programação e na platéia importantes nomes da imprensa brasileira; - Depois de hibernar desde 2004, Encontros de Interrogação tem em 2007 duas edições, sendo a de dezembro apresentada em Buenos Aires.

Resumidamente, os números do Diálogos em 2007 são: 147 atividades com 551 pessoas, embarcados 257 convidados, tanto em cidades brasileiras quanto em trechos internacionais, e lançados 30 produtos (físicos e virtuais).

1. Programação Nacional

1.1 Jogo de Idéias Programa de televisão que foca a produção cultural brasileira. É exibido por uma rede de emissoras, em sua maioria educativas e universitárias. Os destaques são a Rede Minas, a TV São Marcos (Canal Universitário de São Paulo – CNU), a TVE/RS, a TV Unimep (Piracicaba/ SP), além das coberturas nacionais da TV NBR (Sistema Radiobrás) e do Cine Brasil TV, o que garante a cobertura nacional do programa, que já conta com trajetória internacional: desde 2005, Jogo de Idéias é transmitido ao Japão, pela IPCTV, e desde 2006, à França, pelo CLPTV (vide item 7.1 de Programação Internacional). Na internet, a TV Ponto Comunidade, do Instituto Embratel 21, mantém em sua programação gravações antigas de 54 programas da série no endereço da TV virtual do instituto –http://200.244.52.177/embratel/main/mediaview/ homepage?context=embratel. Completados quatro anos e meio no ar (estreou em agosto de 2003), o programa está quase atingindo 200 edições nas quais seu apresentador, o jornalista e gestor do Núcleo Diálogos, Claudiney Ferreira, convida profissionais do mundo da arte, da cultura e do conhecimento em geral, especialmente das áreas de literatura, jornalismo, educação, música, cinema e artes cênicas, para conversar com o público sobre temas da atualidade. Marcam presença no programa escritores como Ignácio de Loyola Brandão e , o produtor cultural Nelson Motta, os cineastas e Jorge Furtado, os jornalistas Ricardo Noblat e William Waack, o coreógrafo , a performer Marilena Ansaldi, os músicos do Barbatuques e o filósofo Mário Sérgio Cotrella, entre muitos outros. Em 2007, o programa fez uma pausa no primeiro semestre para pequenos ajustes e mudança de parceiro em São Paulo, cuja equipe grava a maior parte dos programas (da TV PUC para a TV São Marcos, ambas transmitidas pelo CNU), mas assim mesmo recebeu 72 convidados em 28 produções. Na TV São Marcos, o programa inédito é exibido semanalmente nas quintas (20h), desde 2 de agosto, com reprises às sextas (16h30), sábados (20h), domingos (16h30) e segundas (8h).

Gravações

Data Tema Convidados Local

9/1 Biblioteca Guita e José Mindlin, Felipe Lindoso e Biblioteca Guita e José José Mindlin – 1 Cristina Antunes Mindlin (SP)

9/1 Biblioteca Guita e José Mindlin, Felipe Lindoso e Biblioteca Guita e José José Mindlin – 2 Cristina Antunes Mindlin (SP)

16/1 Jornalismo Online A n t o n i o P r a d a e J a i m e Itaú Cultural (SP) Spitzcowski

16/1 Milton Hatoum Milton Hatoum Itaú Cultural (SP)

17/4 Perfil Marco Lucchesi Centro Cultural Justiça Federal (RJ) E d iç ã o d e Painel Infantil Índigo, Nelly Novaes Coelho, Eva Itaú Cultural (SP) p r o g r a m a Furnari, Nelson de Oliveira, Ana i n é d i t o Maria Machado gravado em 2004

E d iç ã o d e P r o s a Ra imu n d o Ca rre ro , Wils o n Itaú Cultural (SP) p r o g r a m a C o n t e m p o r â n e a Bueno, Maria José Silveira, i n é d i t o Brasileira Nelson de Oliveira, Marçal Aquino gravado em e Manuel da Costa Pinto 2004

E d iç ã o d e P o e s i a Jomar Muniz de Brito, Frederico Itaú Cultural (SP) p r o g r a m a C o n t e m p o r â n e a Barbosa, Amador Ribeiro Neto, i n é d i t o Brasileira Fabrício Marques e Micheliny gravado em Verunschk 2004

6/6 Os Caminhos do Andréa Del Fuego, Adriana Itaú Cultural (SP) Escritor L u n a r d i , J o s é E d u a r d o Gonçalves, Ivana Arruda Leite e Cristóvão Tezza

7/6 P o e s i a Maria Esther Maciel, Amador Itaú Cultural (SP) C o n t e m p o r â n e a Ribeiro Neto, Lau Siqueira e Brasileira Cláudio Daniel

8/6 Estudar e Ensinar J o s é Ca s t e llo , A n a L ú c ia Itaú Cultural (SP) Literatura Trevisan, Maria Esther Maciel, Maria José Silveira e Marcio Souza

2/7 Perfil João Cezar de Castro Rocha Itaú Cultural (SP)

5/8 Poema Falado Eucanaã Ferraz e André Vallias Itaú Cultural (SP)

15/8 Perfil Thomas Farkas Estúdio do Artista (SP)

20/8 Agnaldo Farias Agnaldo Farias MAM (SP)

22/8 Novos Dramaturgos Cláudia Vasconcellos, Mario Espaço Parlapatões Viana, Sérgio Roveri e Rubens (SP) Rewald

22/8 D r a m a t u r g i a Cláudia Vasconcellos, Mario Espaço Parlapatões Contemporânea Viana, Sérgio Roveri e (SP) Rubens Rewald

29/8 Perfil Luís Nassif Itaú Cultural (SP)

29/8 Lançamento do livro Ana Luiza Zamboni Gomes Itaú Cultural (SP) Na Boca do Rádio 14 e15/9 Onda Cidadã 2007 S u sa n n e B u ch we itz, Die g o Circo Voador (RJ) –1 Rojas, Rosa Gauditano, Rogério Pereira e Kayky Avraham

14 e15/9 Onda cidadã 2007 Idevaldo Lima, Luciana Bezerra, Circo Voador (RJ) – 2 Joselito Crispim, Alemberg Souza Lima, Rafaela Lima e Paulo Roberto Tavares

14 e15/9 Onda Cidadã 2007 Écio de Salles (UFRJ/RJ) (UFRJ/ Circo Voador (RJ) – 3 RJ), Susanne Buchweitz, (Jornal B o ca d e Ru a / RS ), G a b rie l Furtado (site Media Sana/PE), Eliezer Muniz dos Santos (Projeto Canal Motoboy/SP), Francisca Azevedo (Açougue Cultural T- Bone /DF), Pablo Capilé (Espaço Cubo/MT) e Idevaldo Lima (Rádio J. Sid- Publicidade/BA)

16/9 Perfil Heloísa Buarque de Hollanda Espaço Oi (RJ)

18/9 Perfil José Castello Itaú Cultural (SP)

1/11 Perfil Manuel Barenbein Itaú Cultural (SP)

6/11 Escola de Clowns Marcio Ballas Galpão de Circo (SP)

18/11 Balada Literária José Luandino Vieira e Rita Centro Cultural Barco Chaves (SP)

2. Rumos Itaú Cultural 2007–2008

Diálogos coordena dois segmentos do programa Rumos Itaú Cultural: Jornalismo Cultural e Literatura, que ocorrem simultaneamente. Assim, a exemplo da primeira edição (2004–2005), o biênio 2007–2008 também tem lançamento de inscrições para os dois segmentos do programa de estímulo em todo o território nacional. 2.1 Rumos Literatura Depois da primeira edição do Rumos Literatura promovido entre 2004 e 2005, cujo foco foi a produção em audioficção, o Itaú Cultural retoma o tema da crítica, abordado entre 1999 e 2000, ainda sem o formato de Edital de Inscrição. Em sua terceira edição, portanto, o Rumos Literatura 2007–2008 é dirigido a interessados em desenvolver textos reflexivos sobre a literatura e a crítica literária produzidas no Brasil contemporâneo. O programa busca colaborar no desenvolvimento de suas potencialidades ao estimular em sua formação e na ampliação de sua rede de relacionamentos intelectuais e profissionais e, posteriormente, lançar e divulgar uma publicação com sua produção autoral. Assim, a nova edição trata das possibilidades de reflexão sobre a produção literária brasileira contemporânea em seus vários gêneros, principalmente na forma de crítica e ensaio literário. O programa assumiu como objetivo possibilitar a percepção sobre os trabalhos de acadêmicos, jornalistas, escritores e pesquisadores no campo da reflexão sobre a produção literária brasileira surgida a partir do início dos anos 1980. A seleção de projetos se deu em duas categorias: Produção Literária e Crítica Literária. A primeira computou o recebimento de 470 inscrições provenientes de 124 cidades de 24 estados e a seleção de 12 projetos de 9 cidades de 6 estados. Já a segunda acusou 107 inscrições de 48 cidades e 19 estados, sendo selecionados 4 projetos de 4 cidades de 3 estados. A comissão de seleção foi formada pelos especialistas Alckmar Luiz dos Santos, Heloisa Buarque de Hollanda, Jaime Ginzburg, Leda Tenório da Motta, Lourival Holanda e Luís Augusto Fischer, além de Claudiney Ferreira como representante do Itaú Cultural e presidente da Comissão. Vale lembrar que, no processo de divulgação das inscrições, o Núcleo Diálogos realizou a itinerância nacional de seus Colóquios Rumos Literatura, que em 2007 percorreu cinco cidades, adequando temas e perfis de convidados a cada lugar por onde passou.

As atividades nacionais e os principais colóquios estão descritos abaixo

2.2 Rumos Jornalismo Cultural Professores e estudantes de graduação são os públicos-alvo da segunda edição do Rumos Jornalismo Cultural. O programa reitera a importância de identificar um caminho possível à melhor compreensão dos papéis e das funções da mídia, da academia e das instituições culturais na construção do que se convencionou chamar de jornalismo cultural. O Itaú Cultural reafirma, assim, uma atitude positiva em relação à formação e à prática do jornalista de cultura. A realização do programa – ora revisto e ampliado – também se justifica pela relevância que universidades, professores, veículos de comunicação e jornalistas têm como atores essenciais na construção do diálogo de agentes culturais diversos – sejam instituições, artistas, curadores, pesquisadores ou produtores, entre outros – com a sociedade. Inscreveram-se neste biênio estudantes de jornalismo e/ou comunicação social que cursavam do terceiro ao quinto período no primeiro semestre de 2007, com a realização de reportagens culturais em quatro Categorias – Mídia Impressa, Rádio, Vídeo e Web. Além de ampliar as possibilidades de inscrição nessa carteira (anteriormente só havia a Categoria Mídia Impressa), nesta edição o programa destaca, também, o trabalho do professor de graduação em jornalismo e/ou comunicação social, abrindo, em reconhecimento ao seu trabalho e aos desafios que enfrenta a cada dia, uma carteira exclusiva, com comissão de seleção própria. A inscrição se deu por meio de textos que tratem da formação em jornalismo cultural, sejam eles com reflexões e propostas pedagógicas para preparar professores e estudantes ou relatos de casos – consolidados ou em andamento – em sua trajetória acadêmica, discutindo seu fundamento pedagógico. A Carteira Estudante de Graduação recebeu um total de 210 reportagens nas quatro categorias, provenientes de 60 cidades de 23 estados, e selecionou 17 universitários de 14 cidades de 12 estados de 16 cursos de comunicação. A Comissão de Seleção foi formada por Cuca Fromer (representante do Portal Terra, parceiro do Rumos Jornalismo Cultural para formatar a categoria web-reportagem) e Zélia Leal Adghirni (da UnB, representante da Intercom, parceira do Rumos Jornalismo Cultural para a divulgação das inscrições), além dos jornalistas Beth Carmona e Humberto Werneck, com Claudiney Ferreira como representante da instituição e presidente da Comissão. Já a Carteira Professor de Graduação teve um total de 28 inscrições de 17 cidades, de 13 estados de 27 universidades, sendo selecionados textos de 9 autores, de 6 cidades de 5 estados e 8 faculdades, com comissão formada por Sandra de Deus (da UFRGS, representando o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, parceiro do Rumos Jornalismo Cultural na divulgação de inscrições) e Antonio Hohlfeldt, da PUC/RS, representante da SBPJor, convidada a enviar um emissário para integrar a comissão. Claudiney Ferreira representou o Itaú Cultural e preside a Comissão. Vale lembrar que, no processo de divulgação das inscrições, o Núcleo Diálogos realizou a itinerância nacional de seus Colóquios Rumos Jornalismo Cultural, que em 2007 percorreu três cidades, adequando temas e perfis de convidados a cada lugar por onde passou. Por meio de parcerias com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Itaú Cultural marcou presença na décima edição do Fórum, em Goiânia/GO e nos cinco encontros regionais Intercom (Passo Fundo/RS, Juiz de Fora/MG, Cuiabá/MT, Salvador/BA e Belém/PA), para conversar com alunos, professores e coordenadores de curso que perfazem o público-alvo do programa (vide item 9, Representações).

3. Em São Paulo/SP

3.1 Eventos e espetáculos 3.1.1 Outros Bárbaros 2 O festival multimídia de poesia retorna ao palco da Sala Itaú Cultural. Idealizado pelo poeta Ademir Assunção em 2005, o evento chega em sua segunda edição apresentando poetas que usam som, imagem e recursos digitais para explorar a multiplicidade poética da palavra em récitas eletrônicas.

Data Show Convidados Local Público 20/4 B ô n u s T r a s h Valquir Fedri, Ricardo Dantas, Sala Itaú 70 O r i g i n a l P o e t r y Rich a rd B ite n co u rt e A n d ré Cultural Soundtrack Bartalo 20/4 Poesia Dub Celso Borges, Otávio Rodrigues e Sala Itaú 70 Gerson da Conceição Cultural 21/4 Rebelião na Zona Ademir Assunção, Luiz Waack, Sala Itaú 70 Fantasma Da n ie l S za f ra n , Ch u la p a e Cultural Leandro Paccagnela 22/4 Um Ano entre os Ricardo Aleixo, Rodrigo Coelho e Sala Itaú 70 Humanos Benedikt Wiertz Cultural 3.1.2 Mulheres Imóveis Espetáculo protagonizado pelas escritoras Índigo e Ivana Arruda Leite, dirigidas por Fernanda dʼUmbra, foi concebido em 2006 por iniciativa do escritor Marcelino Freire, idealizador do evento A(u)Tores em Cena, série apresentada no ano passado. A segunda encenação de Mulheres Imóveis marca o lançamento da Enciclopédia de Literatura Brasileira (vide item 5.1 de Na Internet). Nele, ambas as escritoras mostram no palco suas até então desconhecidas habilidades de atrizes, ao interpretar seu próprio texto, ainda que acompanhado de convidados especiais que as auxiliem nessa empreitada – no caso, o fotógrafo Edson Kumasaka. Apresentado na noite de 5 de junho, reuniu um público de 120 pessoas na Sala Itaú Cultural e marcou também o início das transmissões da programação do Instituto pelo seu novo site (vide item 5.5, de Na Internet).

3.1.3 Portfólio Realizado pelo Núcleo de Artes Visuais desde 2005 (ainda sob o nome de Projeto Mezanino de Fotografia) e rebatizado em 2006, um curador de fotografia (nesta edição, Eduardo Brandão) convida um talento emergente da fotografia para expor algumas de suas imagens. O Núcleo de Diálogos colabora com um curador de literatura (Nelson de Oliveira) que, por sua vez, convida um novo talento das letras para criar um texto com base nas imagens e exibi-lo junto às fotos. Por ocasião da abertura da exposição, o autor promove uma leitura em público de seu texto. Em 2007, o projeto tomou dimensão nacional, itinerando a temporada 2006 por outros estados (vide item 4, Pelo Brasil).

Data Fotos Texto 12/5 a 24/6 Cia de Foto (mostra coletiva) Olívia Maia 14/7 a 26/8 Daniel Santiago Edward Pimenta 20/10 a 25/11 Alexandre Sequeira Bruna Beber 1/12 a 20/1/08 José Frota Ivan Hegenberg

3.1.4 Poema Falado Como parte da programação paralela da exposição Memória do Futuro, organizada pelo Itaulab, o Núcleo Diálogos apresenta dois espetáculos com o título Poesia Falada. Trata-se de espetáculos em que a “fala” da poesia é realizada com imagens, trabalho de iluminação, música, inclusive com um DJ.

Data Convidados Local Público 4/8 Eucanaã Ferraz, com projeções criadas por André Vallias Sala Itaú 100 a partir de filmes de Chuck Close, Gérard Fromanger, Cultural Lázló Moholy-Nagy e Richard Serra. 5/8 André Vallias numa leitura multimídia de poemas seus e Sala Itaú 120 de Age de Carvalho, Joan Brossa, Luís de Camões, Cultural Friedrich Hölderlin e Velimir Khlébnikov (os dois últimos, em traduções suas e de ). 3.2 Seminários, mesas-redondas, oficinas e grupos de discussão:

3.2.1 Colóquios Rumos Literatura – Edição São Paulo (I) Para abrir o período de inscrições do Rumos Literatura 2007–2008, iniciou-se em São Paulo/ SP a série Colóquios Rumos Literatura, que depois itinerou por algumas cidades brasileiras (vide item 4, Pelo Brasil). Para abrir a temporada, a curadoria foi de Claudiney Ferreira.

D a t a Tema Convidados Local Público

14/3 Crítica Literária e Ficção Flávio Aguiar, Marcio Souza e Sala Itaú 50 Histórica Zaíra Turchi. Mediação de Luís Cultural Camargo 14/3 Conferência Sala Itaú 50 Cultural 15/3 A C r í t i c a e a André Vallias, Marcus Bastos e Sala Itaú 50 Cibercultura Ricardo Araújo. Mediação de Cultural Maria Esther Maciel 15/3 Funções e Importância Alcir Pécora, Beatriz Resende e Sala Itaú 90 da Crítica Literária José Miguel Wisnik. Mediação de Cultural Regina Dalcastagné 16/3 Crítica Literária entre a Heloísa Buarque de Hollanda, Sala Itaú 50 Academia e a Mídia Luiz Roncari e Mànya Milen. Cultural Mediação de Fábio de Souza Andrade 16/3 C r í t i c o - E s c r i t o r e Cristovão Tezza , José Castello e Sala Itaú 60 Escritor-Crítico Marco Lucchesi. Mediação de Cultural Flávio Carneiro 17/3 A C rí t i c a L i t e rá ri a Leda Tenório da Motta S a l a 70 Bra sile ira d o Último Vermelh Meio Século (oficina) a 3.2.2 MediaOn – 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online Em co-realização com o Terra Networks Brasil, com apoio da BBC (BBC Brasil), Turner International (CNN.com) e Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) e curadoria dos jornalistas Antonio Prada, Fernanda Ceravolo e Jaime Spitzcovsky, a primeira edição do encontro traz profissionais do Brasil e do mundo para debater a situação – atual e futura – da informação jornalística no meio digital. A transmissão ao vivo sob a responsabilidade do Terra (www.mediaon.com.br) reúne 35 mil internautas no mundo inteiro e permanece para download à disposição do público interessado, entre outras disponibilidades de navegação sobre o evento (vide item 5.3, de Na Internet).

Data Tema Convidados Local Público 12/6 Super session: Michael Rogers (The New York Sala Itaú 250 o Futuro e o Times, EUA) e Américo Martins (BBC, Cultural J o r n a l i s m o Inglaterra). Mediação de Paulo Online Henrique Amorim (TV Record, Brasil) 13/6 Painel: Novos Derek Thomson (France24, França), Sala Itaú 250 H á b i t o s n o Marion Strecker (UOL, Brasil), Bob Cultural Co n s u mo d e Fernandes (Terra, Brasil) e Cristina Informação d e L u ca (JB O n lin e , B ra sil). Mediação de Lílian Witte Fibe (Brasil) 13/6 P a i n e l : A Kurt Muller (CNN.com, EUA), Silvia Sala Itaú 250 Informação e de Jesus (RBS, Brasil) e Samuel Cultural a s N o v a s P o sse b o n (Te la V iva , B ra sil). Tecnologias Mediação de Antonio Prada (Terra, Brasil) 13/6 P a i n e l : Rosental Calmon (Universidade do Sala Itaú 250 Mudanças na , EUA), Mário Andrada e Silva Cultural F o r m a ç ã o e (Reuters, Brasil) e André Lemos A t u a ç ã o d o (Universidade Federal da Bahia, Jornalista B ra s i l ). Me d i a ç ã o d e J a i me Spitzcovsky (Prima Página, Brasil) 13/6 P a i n e l Matthew Melucci (beliefnet.com, Sala Itaú 250 Comunidades e EUA), Silvio Meira (C.E.S.A.R., Brasil) Cultural I n f o r m a ç ã o : e Pedro Dória (nominimo.com, Quais são as Brasil). Mediação de Fernanda V o z e s Ceravolo (Vinil, Brasil) Independentes da Internet 14/6 P a i n e l : A Sally Thompson (BBC, Inglaterra), Sala Itaú 250 Construção do Julian Gallo (blog Mira!, Argentina) e Cultural Conteúdo e o Ricardo Noblat (blog Noblat, Brasil). J o r n a l i s m o Mediação de Hélio Gurovitz (Época, Colaborativo Brasil). 14/6 P a i n e l : Mário Magalhães (Folha de S.Paulo, Sala Itaú 250 Desafios para a Brasil) e Caio Túlio Costa (iG, Brasil). Cultural M í d i a Mediação de Milton Jung (CBN, Tradicional Brasil). 14/6 W o r k s h o p : Ricardo Calil, Laís Bodansky e Jader S a l a 30 J o r n a l i s m o Rosa (Brasil) Vermelha Cultural Online 1 3 a Oficina*: André Hallak, Bernardo Brant, Auditório 15 16/6 Experimentaçã Fernando Rabelo e Paula Kimo o e m Audiovisual *Atividade realizada sob a responsabilidade do Núcleo Audiovisual do Itaú Cultural, direcionada a ONGs brasileiras. 3.2.3 II Encontros de Interrogação A segunda edição do Encontros de Interrogação busca provocar prosadores, poetas, críticos, pesquisadores e leitores a pensar os sentidos e os valores da literatura, questões que, com seus diálogos flutuantes e tantas vezes intangíveis, podem nos conduzir a inúmeros questionamentos. Seria possível especificar os limites que condicionam os diálogos imanentes às criações literárias? Talvez não. Se concebermos a literatura como um diálogo de fragmentos em que tênues transparências insistem em revelar outros discursos, perceberemos a dimensão que pode alcançar o trabalho crítico. É sabido que quando lemos um texto literário lemos também seus textos implícitos, somos todos convidados a abrir a Caixa de Pandora para, enfim, não se fartar de espanto com as entrelinhas possíveis. Cada escritor é também leitor, e cada leitura é também escritura, nos adverte Jorge Luis Borges na voz de seu Pierre Menard. Cada leitura entrelaça outra leitura que pode ressurgir em uma nova escritura. Está armada uma teia, estão dispostas as mil e uma noites, estamos diante dos sentidos múltiplos e provocadores da literatura. Os encontros reuniram autores de todo o país na sede do Itaú Cultural, para as mesas, e também na Casa das Rosas, para a programação artística.

D a t a Tema Convidados Local Público

6/6 A Oficina Literária Faz o Claudiney Ferreira questiona Auditório 28 Escritor? José Castello e Raimundo Carrero 2º andar 6/6 Quem É a Personagem Cristóvão Tezza e Maria José S a l a 30 do Romance Brasileiro Silveira questionam Regina Vermelha Contemporâneo? Dal Castagné 6/6 Q u a l o Ca min h o d o Marcelino Freire questiona Sala Itaú 60 Escritor: Contar Histórias Alberto Mussa e Evandro Cultural ou a Experimentação de Affonso Ferreira Linguagem? 6/6 Mas Literatura Infantil Fernando Paixão questiona S a l a 60 Não É Literatura? Índigo, João Carrascoza e Vermelha Roger Mello 6/6 Mais Escolher do que Frederico Barbosa questiona Sala Itaú 84 Ler? Carlos Felipe Moisés, Heloisa Cultural B u a rq u e d e Ho lla n d a e Manuel da Costa Pinto 6/6 Leituras Poéticas Claudio Daniel apresenta os Casa das 80 poetas Adriana Zapparoli e Rosas Leonardo Gandolfi 7/6 Por que Escrever sobre Flávio Carneiro S a l a 22 Literatura? E Como? Vermelha 7/6 Existe Crítica Poética de L e d a Te n ó rio d a Mo t t a S a l a 90 Q u a lid a d e n o B ra sil questiona Alcir Pécora e Vermelha Hoje? Floriano Martins 7/6 Onde Começa a Prosa e Maria Esther Maciel questiona Sala Itaú 60 Te rmin a a P o e sia , o Fernando Bonassi, João Filho Cultural E n s a i o o u o e Luís Alberto Brandão Documentário? 7/6 Literatura é Dia a Dia? Reynaldo Damazio questiona S a l a 90 Andréa del Fuego, Greta Vermelha Benitez e Virna Teixeira 7/6 Cada Escritor É Também Ma risa L a jo lo q u e st io n a Sala Itaú 120 Leitor? Cada Leitura É Adriana Lunardi, Luiz Ruffato Cultural Também Escritura? e Marco Lucchesi 7/6 Leituras Poéticas Frederico Barbosa apresenta Casa das 80 os poetas Delmo Montenegro Rosas e Micheliny Verunschk 8/6 Cin e ma , L ite ra tu ra e Vera Lúcia Follain e Marçal S a l a 30 Mercado Editorial: Existe Aquino. Mediação de Bruno Vermelha o Escritor Multimídia? Dorigatti 8/6 Q u a n d o o A u t o r M i g u e l S a n c h e s N e t o Sala Itaú 88 Reconhece que seu Livro questiona Alberto Martins, Cultural Está Pronto? Cíntia Moscovich e Ronaldo Correia de Brito 8/6 Para que Poetas em Claudio Daniel questiona S a l a 60 Tempos de Pobreza? Ademir Assunção, Eduardo Vermelha Jorge e Horácio Costa 8/6 Afinal, Quais os Sentidos Nelson de Oliveira questiona Sala Itaú 110 e Valores da Literatura? D a n i e l G a l e r a , G l a u c o Cultural Mattoso, Luiz Costa Lima e Márcio Souza 9/6 Como São Produzidas as Ana Lúcia Trevisan conversa S a l a 30 Enciclopédias Virtuais? co m A n a L ig ia d a S ilva Vermelha Medeiros, Marcos Galindo e Tânia Rodrigues 9/6 E o C â n o n e , T e m Felipe Lindoso conversa com S a l a 60 Função na Literatura B e a t riz Re ze n d e , Ja ime Vermelha Contemporânea? Ginzburg e José Sérgio Leite Lopes

3.2.4 Oficina Leitura 2.0 Como parte integrante da exposição Memória do Futuro, organizada pelo Itaulab, o Núcleo Diálogos realizou a oficina de André Vallias, que tratou de leituras poéticas não-lineares, no dia 4 de agosto, na Sala Vermelha, para seletas 30 pessoas. Com base na análise de sua trajetória no campo da poesia digital e de suas atividades como produtor de mídia interativa e editor da revista online Errática, o poeta André Vallias discorreu sobre o conceito de leitura não-linear e do texto poético como “diagrama aberto”, mostrando exemplos de sua obra e de outros autores 3.2.5 Colóquios Rumos Literatura – Edição São Paulo (II) Para reunir os selecionados de 2007–2008 do Rumos Literatura, o Núcleo Diálogos realizou a última edição da série Colóquios Rumos Literatura novamente em São Paulo/SP, dessa vez sob a curadoria de Felipe Lindoso.

Data Tema Convidados Local Público 28/11 O s R i s c o s d o Regina Dal Castagné entrevistada S a l a 65 Contemporâneo por Claudiney Ferreira Vermelha 28/11 C r í t i c a e V i d a Benjamin Abdalla, Lúcia Santaella S a l a 65 Cultural no Brasil e Alcir Pécora, com medição de Vermelha Contemporâneo Claudia Nina 28/11 Literatura Brasileira Ítalo Moriconi, Percival Leme Brito S a l a 70 Co n t e mp o râ n e a : e Manuel da Costa Pinto, com Vermelha Modos de Ler mediação de Fabio de Souza Andrade 29/11 Oficina – Literatura Alckmar Luis dos Santos S a l a 30 Digital Vermelha 29/11 O Escritor Crítico Marisa Lajolo, Cristóvão Tezza e S a l a 70 Paulo Franchetti, com mediação Vermelha de Rachel Bertol 29/11 O s S e n t id o s d a Lourival Hollanda, Luis Augusto S a l a 65 Literatura Fischer e Jaime Ginsburg, com Vermelha mediação de Felipe Lindoso 30/11 Oficina Crítica de Leda Tenório da Motta S a l a 20 Poesia Vermelha 3.2.6 Colóquios Rumos Jornalismo Cultural – Edição São Paulo Para reunir os selecionados 2007–2008 do Rumos Jornalismo Cultural, o núcleo realizou a última edição da série que percorreu o Brasil à época das inscrições, dessa vez em São Paulo/ SP, sob a curadoria de José Castello.

Data Tema Convidados Local Público 6/12 Webjornalismo Cuca Fromer, entrevistada por S a l a 70 Leandro Lopes Vermelha 6/12 Ética e Jornalismo Tu tty V a sq u e s, P a b lo Gu imó n S a l a 70 Cultural (Espanha) e Luciana Villas-Boas, Vermelha com mediação de Zélia Leal Adghirni 6/12 J o r n a l i s m o Teixeira Coelho, Renato Mezan e S a l a 70 Cultural e Mundo Flávio Pinheiro, com mediação de Vermelha Contemporâneo José Castello 7/12 J o r n a l i s m o Gabriel Priolli e Israel do Vale, S a l a 70 C u l t u r a l e entrevistados por Anderson Ribeiro e Vermelha Televisão Gleice Almeida 7/12 J o r n a l i s m o Cremilda Medina, Luis Antonio Giron S a l a 70 Cultural e Crítica e Arthur Dapieve, com mediação de Vermelha de Arte Paula Barcellos 7/12 O T e x t o n o Ca ssia n o Ele k Ma ch a d o , Jo sé S a l a 70 J o r n a l i s m o Marques de Melo e Mánya Millén, Vermelha Cultural com mediação de José Castello 8/12 O fi c i n a d e Humberto Werneck S a l a 40 J o r n a l i s m o Vermelha Cultural

4. Pelo Brasil (programação regional)

4.1 Recife/PE

4.1.1 Colóquios Rumos Literatura – Edição Recife Da série Colóquios Rumos Literatura, para divulgar as inscrições do Rumos Literatura 2007– 2008. A curadoria é assinada por Claudiney Ferreira e o evento se realizou na Livraria Cultura da capital pernambucana

. Data Tema Convidados Público 9/3 A Crítica Literária entre José Castello, Luiz Roncari e Ronaldo 95 o J o r n a l i s m o e a Correia de Brito, com mediação de Mirella Academia Falcão 9/3 Escritores Críticos e Flávio Carneiro, Nelson de Oliveira e 125 Vice-Versa Raimundo Carrero, com mediação de Renato Lima 10/3 A Crítica Poética Mariana Ianelli, Delmo Montenegro e Marco 80 Lucchesi, com mediação de Marco Pólo 10/3 Importância e Funções Janilton Andrade, Lourival Holanda e Regina 100 da Crítica Hoje Dal Castagné, com mediação de Claudiney Ferreira 10/3 S h o w “ C a n t o s Marcelino Freire e Fabiana Cozza 120 Negreiros” 4.2. Rio de Janeiro/RJ

4.2.1 Colóquios Rumos Jornalismo Cultural – Edição Rio Da série Colóquios Rumos Jornalismo Cultural, para divulgar as inscrições do Rumos Jornalismo Cultural 2007–2008. A curadoria foi de Paula Barcellos e o evento se realizou no Centro Cultural da Justiça Federal, na capital carioca.

Data Tema Convidados Público 23/4 A Critica L ite rá ria Antonio Fernando Borges, Alberto Mussa e 55 C o m o C r i a ç ã o Lourival Holanda. Mediação de Renato Artística Cordeiro Gomes 23/4 O s V a l o r e s d a Silviano Santiago, Vera Lúcia Follain de 75 L i t e r a t u r a e a Figueiredo e Miguel Sanches Neto. Mediação Contemporaneidade de Maria Esther Maciel 24/4 Importância da Crítica Beatriz Rezende, Flávio Carneiro e Marcelo 45 n a F i c ç ã o Moutinho. Mediação de Paula Barcellos Contemporânea 24/4 C â n o n e s d a Alcides Cardoso dos Santos, e 80 Literatura Brasileira Leda Tenório da Motta. Mediação de Marco Lucchesi 4.2.2 Colóquio Rumos Literatura – Edição Rio Da série Colóquios Rumos Literatura, para divulgar as inscrições do Rumos Literatura 2007– 2008. A curadoria foi de Paula Barcellos e o evento se realizou no Centro Cultural da Justiça Federal, na capital carioca.

Data Tema Convidados Público 16/4 Jornalismo Literário Humberto Werneck e Ruy Castro. Mediação 65 de Felipe Pena 16/4 Os Co n ce ito s e o s Peter Burke e João Cezar de Castro Rocha. 80 V a lo re s d a Cu ltu ra Mediação de Felipe Lindoso Contemporânea 17/4 C i b e r c u l t u r a e Juremir Machado da Silva, Mário Lima 65 Jornalismo Cultural Cavalcanti e Beatriz Ribas. Mediação de Guilherme Kujawski 17/4 A Cultura na Imprensa Mário Marques, Mauro Ventura e Gustavo de 70 Castro. Mediação de Claudiney Ferreira

4.2.3 Onda Cidadã 2007 Em seu quinto ano de atividades, o programa Onda Cidadã, concebido e realizado pelo Itaú Cultural, promoveu um fórum de debates sobre sustentabilidade das mídias autônomas. Criado em 2003, o programa nasceu da vontade de difundir informações sobre as rádios comunitárias, públicas e universitárias do Brasil. Esse espectro foi ampliado para outras linguagens, como audiovisual, impressos, internet, experiências de mídia tática e diversas formas de intervenção urbana. Com isso, o Onda Cidadã passou a reunir diferentes formas de ativismo e organização social. O tema Sustentabilidade das Mídias Autônomas foi discutido por representantes de 39 associações, organizações não-governamentais, movimentos sociais, grupos artísticos e culturais de 11 estados brasileiros. O fórum foi dividido em cinco grupos de trabalho: impresso, rádio, audiovisual, internet e interseções. O tema contemplou não apenas a questão da viabilidade econômica mas os aspectos ecológicos, culturais, sociais e políticos das experiências em foco no encontro.

As discussões do fórum abordaram aspectos como as condições de desigualdade e concentração de recursos no mundo contemporâneo, e também apontaram alternativas de transformação efetiva desse panorama. Cada mesa contou com um coordenador-relator, que contribuiu para o andamento da discussão e produziu um texto sobre as discussões de sua área específica. As atividades do Fórum Onda Cidadã 2007 tiveram curadoria do pesquisador e consultor Ecio Salles e ocorreram nas instalações do Circo Voador do Rio de Janeiro.

A programação contou ainda com oficina de imagem, mostra de vídeos produzidos por movimentos sociais e apresentações artísticas. Programação

Data Tema Convidados Público 1 2 e Mostra de Vídeo Vide títulos das obras abaixo* 60 13/9 (em looping) 1 2 e O fi c i n a Márcio Blanco, Marianna Araujo, Francisco 15 13/9 Imaginação Digital Valdean e Vitor Monteiro de Castro (Observatório de Favelas/RJ) 12/9 S a r a u O n d a s Chacal, Eber Ferreira e Pedro Rocha (RJ), 100 Poéticas (RJ e Sergio Vaz, Rose Dória e Ed Mauro (SP) SP) 12/9 S h o w c o m Integrantes do grupo (11 músicos) com 300 AfroSamba (RJ) participação especial de Dudu Nobre 13/9 Show Samba de Integrantes do grupo (12 músicos) 650 Coco Raízes de Arcoverde (PE) 1 2 e Fórum de Rádio** Sofía Alejandra Hammoe (DF), Ramon Programação 13/9 Damásio (MG), Francisco Alemberg de sem público Souza Lima (CE), Neílton José de Carvalho (PE), Idevaldo Gomes Lima (BA), Allison da Silva Leite (SP), Dudu de Morro Agudo (RJ) e Max Graef (RJ), coordenados por Cicília Peruzzo (SP) 1 2 e F ó r u m d e Paulo Roberto Tavares (RS), Bernardo Programação 13/9 Audiovisual** Brant (RJ), Negro JC (SP), Joselito Crispim sem público dos Santos de Assis (BA), Rafaela Pereira Lima (MG), Naira Reis Lins (RJ), Marcus Vinícius Faustini (RJ) e Luciana Bezerra (RJ), coordenados por Ivana Bentes (RJ) 1 2 e Fórum de Mídia Kayky Avraham (SP), Rosa Gauditano Programação 13/9 Impressa** (SP), Rogério Pereira (PR), Diego Rojas sem público (SP), Sérgio Cohn (SP) e Susanne Buchweitz (RS), coordenados por Amarildo Carnicel (SP) 1 2 e F ó r u m d e Gabriel Furtado (PE), Eliezer Muniz dos Programação 13/9 Internet** Santos (SP), Oona Castro (RJ), Leandro do sem público Nascimento (RJ), Augusto Gazir (RJ), Tiago Jucá (RS), Ermanno Allegri (CE) e Sebastião Nicomedes (SP), coordenados por Fábio Mallini (ES) 1 2 e F ó r u m d e Pablo Capilé (MT), Sergio Vaz (SP), Programação 13/9 Interseções** Francisca Maria Azevedo (DF), Fábio sem público Corrêia Santana (ES), Reinaldo Pamponet (SP), Marcelo Mac (RJ), Makely Ka (MG) e Geandre Tomazoni (SP), coordenados por Peter Pál Pelbart (SP) 13/9 Plenária Geral Amarildo Carnicel (SP), Cicília Peruzzo Programação (SP), Ivana Bentes (RJ), Peter Pal Pebart sem público (SP) e Fábio Mallini (ES), mediados por Écio de Salles (RJ)

*Mostra de Vídeo – Reunião de 26 trabalhos audiovisuais, produzidos por dez movimentos sociais situados em Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, a saber:

Observatório de Favelas – Rio de Janeiro Feira da Teixeira Observatório de Favelas e Escola Popular de Comunicação Crítica O Orgulho da Maré Escola Popular de Comunicação Crítica, Vanderson Feitosa Noite Aberta Escola Popular de Comunicação Crítica, Diego Bion

Nós do Morro – Rio de Janeiro Picolé, Pintinho e Pipa Nós do Morro e Novo Mundo, Gustavo Melo Um Leão por Dia Nós do Morro, Ruy Albernaz Sebastião Nós do Morro/Mil e Uma Imagem, Luciana Bezerra

Associação Imagem Comunitária – Minas Gerais Guerrilha Poética Religando, Tá Ligado? Juventude em Movimento

Filmagens Periféricas – São Paulo Vida Loka Kelly Regina Alves e Tio Pac Raça Negro JC Assim que É Vários

Bagunçaço/Ba do Brasil/Red Hook – Bahia Ilha do Rato Joselito Crispim e Bernard Attal 29 Polegadas Joselito Crispim e Bernard Attal

Festival Um Amazonas – Amazonas Louis Vommitton Sergio Andrade Igarapé do 40 Thiago Moraes Reciclável Bruno Moraes

TV Ovo – Rio Grande do Sul Eu Sou Mulher Paulo Tavares Hardcore Tio Bilia Carolina Berger, Flamarion da Rocha e Beto Munõz Cuíca Danusa Ciochetta, Edina Girardi e Luciane Treulieb

TV Morrinho – Rio de Janeiro Saci no Morrinho Renato Dias e José Carlos (Junior) A Piscina do Peri Fábio Gavião, Renato Dias e Chico Serra A Revolta dos Bonecos Renato Dias

Cavídeo Produções e Companhia Brasileira de Cinema Barato – Rio de Janeiro O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filmes Marcelo Yuka, Júlio Pecly e Paulo Silva

Central Única das Favelas (Cufa) – Rio de Janeiro Deny – Tu Não Tá Sozinho Não Anderson Quak, Nino Brown e Rodrigo Felha Minha Cara, Bela Cara, Cara Preta de Mulher Ana Gomes ** Representações

Fórum de Rádio Amarc – Associação Mundial de Rádios Comunitárias – sub-região Brasil – Brasília, DF Rádio Favela – Belo Horizonte, MG Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri – Nova Olinda, CE Alto Falante – Recife, PE Rádio J.Sid Publicidade – Candeias, BA Rádio Web Circuito Mix – São Paulo, SP Movimento Enraizados – Nova Iguaçu, RJ Rádio Web AfroReggae – Rio de Janeiro, RJ

Fórum de Audiovisual Oficina de Vídeo TV Ovo – Santa Maria, RS Oficina de Imagens, Comunicação e Educação – Belo Horizonte, MG Filmagens Periféricas – São Paulo, SP TV Lata – Salvador, BA AIC – Associação Imagem Comunitária – Belo Horizonte, MG Cufa – Central Única das Favelas – Rio de Janeiro, RJ Escola Livre de Cinema – Nova Iguaçu, RJ Nós do Morro – Rio de Janeiro, RJ

Fórum de Mídia Impressa Revista Ocas – São Paulo, SP e Rio de Janeiro, RJ Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Itapeva – Jornal Tarja Preta – Itapeva, SP Associação Nossa Tribo – São Paulo, SP Jornal Rascunho – Curitiba, PR Instituto Pombas Urbanas – São Paulo, SP Azougue Editorial – Rio de Janeiro, RJ Alice – Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Jornal Boca de Rua) – Porto Alegre, RS

Fórum de Internet Adital – Agência de Informação Frei Tito para a América Latina – Fortaleza, CE CAAC – Centro de Artes e Alternativas de Cidadania – São Paulo, SP Media Sana – Recife, PE Projeto Canal Motoboy – São Paulo, SP Overmundo – Rio de Janeiro, RJ Dinamicoop – Cooperativa Popular de Informática – Rio de Janeiro, RJ ESPOCC – Escola Popular de Comunicação Crítica – Rio de Janeiro, RJ Revista O Dilúvio – Porto Alegre, RS

Fórum de Insterseções Espaço Cubo – Cuiabá, MT Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferia – Taboão da Serra, SP Açougue Cultural T-Bone – Águas Claras, DF Forninho/Culturartes – Vitória, ES Instituto Eletrocooperativa – Salvador, BA e São Paulo, SP Circo Voador – Rio de Janeiro, RJ Coletivo Bijari – São Paulo, SP Fórum Permanente de Música de Minas Gerais – Belo Horizonte, MG

4.3 João Pessoa/PB

4.3.1 Colóquios Rumos Literatura – Edição João Pessoa Da série Colóquios Rumos Literatura, realizada para divulgar as inscrições do Rumos Literatura 2007–2008, dessa vez sob a curadoria de Amador Ribeiro Neto, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

Data Tema Convidados Público 26/5 Oficina: Exercícios de Frederico Barbosa 55 Poesia 26/5 M e s a P o e s i a : Ademir Assunção, Gláucia Vieira Machado e 70 Palavras e Dígitos Lau Siqueira. Mediação de Astier Basílio 26/5 M e s a : P o e s i a e Linaldo Guedes, Paulo Marcondes Soares e 90 Outros Códigos Ricardo Aleixo. Mediação de Rinaldo de Fernandes 27/5 Mesa: A Crítica e a Ronald Polito, Irene Machado e Lúcia 90 Renovação Literária Santaella. Mediação de Amador Ribeiro Neto 27/5 P e r f o r m a n c e : O Micheliny Verunschk 100 Observador e o Nada 4.4. Londrina/PR

4.4.1 Colóquios Rumos Literatura – Edição Londrina Da série Colóquios Rumos Literatura, realizada para divulgar as inscrições do Rumos Literatura 2007–2008, dessa vez sob a curadoria de Janete El Haouli, na Associação Médica de Londrina.

Data Tema Convidados Público 18/5 Perfil Glauco Mattoso, entrevistado por Maurício Arruda 80 Mendonça, Rogério Ivano e Frederico Augusto Garcia Fernandes 4.4.2 Colóquios Rumos Jornalismo Cultural − Edição Londrina Da série Colóquios Rumos Jornalismo Cultural, realizada para divulgar as inscrições do Rumos Jornalismo Cultural 2007−2008. Sob a curadoria de Janete El Haouli, o evento se realizou na Associação Médica de Londrina.

Data Tema Convidados Público 19/5 A Reportagem e o Karine Serezuella, Ranulfo Pedreiro e Karen 60 Texto Jornalístico Debertolis entrevistam Humberto Werneck 19/5 A Informação de Tharita Franzini e Célia Mussili entrevistam Écio 60 Cultura Salles e Alberto Klein 4.5 Curitiba/PR

4.5.1 Colóquios Rumos Literatura − Edição Curitiba Da série Colóquios Rumos Literatura, realizada para divulgar as inscrições do Rumos Literatura 2007−2008, dessa vez sob a curadoria de José Castello, no Teatro Paiol.

Data Tema Convidados Público 16/5 L i t e r a t u r a e Ítalo Moriconi, Glauco Mattoso e Bernardo 80 Perplexidade Ajzenberg. Mediação de Flávio Stein 16/5 O Vazio na Cultura Joel Birman e Lourival Holanda. Mediação de 90 Contemporânea José Castello. 17/5 A Crítica Literária Cíntia Moscovich, Cristóvão Tezza e Michel 90 em Questão Laub. Mediação de Claudiney Ferreira 17/5 O Nascimento de Depoimento de Silviano Santiago a José 90 um Crítico Castello 4.6 Belém/PA

4.6.1 Portfólio Itinerância do programa originário em São Paulo (vide item 3.1.3), pela primeira vez Portfólio deixa a capital paulista para seguir outras capitais brasileiras. Sob curadoria de foto de Eder Chiodetto e de texto de Nelson de Oliveira, o evento ocorreu no Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Data Fotos Texto Público 28/2 a 15/4 Rodrigo Braga Gabriela Kimura 1.603

4.7 Natal/RN 4.7.1 Portfólio Programa itinerante originário em São Paulo (vide item 3.1.3.), Portfólio deixa a capital paulista para seguir outras capitais brasileiras. Sob curadoria de foto de Eder Chiodetto e de texto de Nelson de Oliveira, o evento ocorreu no Centro Cultural Casa da Ribeira.

Data Fotos Textos Público 19/5 a 1/6 Helga Stein Tiago Novaes 700

5. Na Internet

5.1 Enciclopédia de Literatura Brasileira Em junho, o Núcleo Diálogos lança uma atualização da antiga Minienciclopédia de Crônica e Poesia do site www.itaucultural.org.br numa versão mais contemporânea, transformando-a na Enciclopédia de Literatura Brasileira. A atualização se dá também com a inclusão de elementos como fotos e gravações em vídeo com autores, artistas e críticos. Os objetivos são colocar à disposição do interessado, notadamente pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes e professores, um conteúdo de credibilidade e dinâmico sobre a literatura brasileira – bem como sobre escritores, críticos, ilustradores de obras etc. – e ainda focar o produto para ser um instrumento de pesquisa didática, utilizável em sala de aula e em oficinas ou outras atividades de ensino e instrumentalização da literatura em processos educativos. Disponível ao público a partir de junho, a Enciclopédia foi lançada com mil verbetes pesquisados sob a consultoria de Flávio Carneiro, Luiz Ruffato e Regina Dal Castagné. O trabalho foi realizado em colaboração com o Núcleo Enciclopédias da instituição.

5.2 Programas de web-rádio

Os dois programas criados e lançados em 2007 estrearam em junho com a reformulação do site www.itaucultural.org.br. Ambos têm como foco o processo de criação dos escritores e a formação de escritores e críticos. A intenção é fornecer informação sobre processos criativos e a formação dos principais escritores e críticos brasileiros, além de valorizar o patrimônio oral da literatura brasileira. Produzido pelo radialista Eduardo Baszczyn, o público-alvo de ambos os programas é formado por jornalistas, pesquisadores, professores, jovens escritores e poetas, críticos, estudantes de letras etc.

5.2.1 Escritor-Leitor Autores contemporâneos revelam quais personagens da literatura mais o impactaram e como é o processo de criação de seus personagens.

Gravações

Data Convidado Local da gravação 28/5 Milton Hatoum Estúdio Zut – São Paulo 7/6 Raimundo Carrero Estúdio Zut – São Paulo 11/6 Márcio Souza Estúdio Zut – São Paulo 10/7 Evandro Affonso Ferreira Estúdio Zut – São Paulo 7/8 Ignácio de Loyola Brandão Estúdio Zut – São Paulo 16/8 Luiz Ruffato Estúdio Zut – São Paulo 23/8 Ivan Angelo Estúdio Zut – São Paulo 20/9 João Silvério Trevisan Estúdio Zut – São Paulo 28/9 Ricardo Azevedo Estúdio Zut – São Paulo 4/10 Marçal Aquino Estúdio Zut – São Paulo 18/10 Eva Furnari Estúdio Zut – São Paulo 6/11 Ivana Arruda Leite Estúdio Zut – São Paulo

5.2.2 Inventário Autores brasileiros descrevem suas primeiras leituras e falam sobre a descoberta da literatura, a decisão de viver dessa arte e os seus princípios literários.

Gravações

Data Convidado Local da gravação 17/5 Silviano Santiago Teatro Paiol – Curitiba 6/7 Nelly Novaes Coelho Estúdio Zut – São Paulo 19/7 Boris Schnaiderman Estúdio Zut – São Paulo 10/8 Tatiana Belinky Estúdio Zut – São Paulo 30/8 Claudio Willer Estúdio Zut – São Paulo 31/8 Humberto Werneck Estúdio Zut – São Paulo 26/9 Ivan Teixeira Estúdio Zut – São Paulo 3/10 Leda Tenório da Motta Estúdio Zut – São Paulo 9/10 Carlos Felipe Moisés Estúdio Zut – São Paulo 29/10 Roberto Piva Estúdio Zut – São Paulo 30/11 Walnice Galvão Estúdio Zut – São Paulo

5.3 MediaOn – 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online Direto da Sala Itaú Cultural em São Paulo/SP, todos os seis painéis e a super session de abertura do evento, detalhado no item 3.2.2, foram transmitidos pela internet, por meio do site do Itaú Cultural, do Terra e do blog MediaOn, criado especificamente para as atividades. Totalizando aproximadamente 18 horas de transmissão ao vivo (com as mesas posteriormente disponibilizadas on demand) a ação registrou 35 mil acessos, do Brasil e do exterior. O blog MediaOn ficou no ar de maio a setembro, reunindo aficionados de toda a parte para discutir temas pertinentes aos assuntos tratados.

5.4 Colóquios Rumos Jornalismo Cultural – Edição São Paulo Quatro mesas foram transmitidas ao vivo, direto da Sala Vermelha do Itaú Cultural em São Paulo/SP (vide item 3.2.6): Ética e Jornalismo Cultural; Jornalismo Cultural e Mundo Contemporâneo; Os Princípios da Crítica; e O Texto no Jornalismo Cultural, com aproximadamente oito horas de transmissão, registrando, em média, 150 acessos.

5.5 Mulheres Imóveis Apresentado na noite de 5 de junho (vide item 3.1.2) na Sala Itaú Cultural, em São Paulo/SP, o evento do Núcleo Diálogos foi realizado para comemorar três marcos históricos da instituição no ano de seu 20º aniversário: o lançamento do novo site do Itaú Cultural, que deixa de ser apenas informativo para se transformar em gestor de conteúdo; o início das transmissões da programação do Instituto ao vivo pelo novo site; e o lançamento, no mesmo endereço virtual, da Enciclopédia de Literatura Brasileira (vide item 5.1). O espetáculo foi visto por 150 internautas, em média.

6. Cessão de Espaço 6.1 Para a Rádio Bandeirantes A comemoração do sexto aniversário do programa Você É Curioso?, de Marcelo Duarte e Silvania Alves, organizada pelo núcleo, transformou a Sala Itaú Cultural num auditório de rádio, com transmissão ao vivo para todo o Brasil da edição especial matutina do dia 4 de agosto (reprisado à noite), com lotação de 100 pessoas. Vale lembrar que Você É Curioso? recebeu o prêmio de melhor programa de cultura geral do rádio em 2005 na votação da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Transmitido ao vivo todo sábado, das 10 às 11h30 e reprisado à noite, das 20 às 21h30, para 43 emissoras afiliadas ao país e 7 de propriedade da Rádio Bandeirantes, somente na Grande São Paulo – segundo dados trimestrais (jul./set.) do Ibope – o programa acusou uma audiência média de 94.649 ouvintes por minuto no horário matutino e 23.779 no noturno, atingindo, em ambos os casos, a liderança da programação entre as rádios consideradas jornalísticas. É a quarta vez consecutiva que o aniversário de Você É Curioso? é comemorado no Itaú Cultural.

7. Programação Internacional

7.1 Encontros de Interrogación em Buenos Aires, Argentina Um encontro das literaturas contemporâneas do Brasil e da Argentina marca a primeira edição internacional do Encontros de Interrogação, na Fundação do Centro de Estudos Brasileiros (Funceb), em Buenos Aires. Em suas duas primeiras edições, em 2005 e 2007, em São Paulo, Encontros de Interrogação contou com a participação de cerca de 110 convidados entre escritores, jornalistas, críticos literários e pesquisadores acadêmicos. Em Buenos Aires, a atividade reuniu escritores e críticos literários brasileiros e argentinos para discutir as proximidades e distanciamentos entre as produções literárias dos dois países fronteiriços. A atração de encerramento da atividade foi um sarau de leitura com participação de escritores dos dois países. Encontros de Interrogação − Edição Buenos Aires é uma produção da parceria Itaú Cultural e Funceb.

Data Tema Convidados Público 4/12 A P r o s a B r a s i l e i r a Flavio Carneiro (Brasil) e Maximiliano 30 Contemporânea. Uma Leitura Thomas (Argentina) Possível? 4/12 F ó r u m d e E d i t o r e s d e Brasil: Bruno Dorigatti, Julio Daio 30 Publicações Independentes Borges, Edson Cruz, Marcio André e Rogério Pereira. Argentina: Marina Kogan, Gustavo Dario Lopez, Paula Siganevich e Guadalupe Wernicke 4/12 P ro fi s s ã o : E s c rit o r? O u Flávio Carneiro e Joca Reiners 50 Profissional e Escritor? Terron (Brasil), Pedro Mairal e Damián Tabarovisky (Argentina) 4/12 Ge ra çã o é Uma P a la vra Inés de Mendonça, Guilherme 20 Incômoda? Zarvos, Paula Peyseré e Francisco Garamona (Argentina) e Nelson de Oliveira (Brasil) 5/12 A P r o s a B r a s i l e i r a Claudio Daniel (Brasil) e Cecília 40 Contemporânea. Uma Leitura Pavón (Argentina) Possível?

5/12 Lançamento da Revista El Marcela Croce e Diego Molina 20 matadero nº 5 (Argentina) 5/12 A Fronteira Realmente Nos Felipe Lindoso e Samuel Leon 40 Aproxima? (Brasil), Gabriela Adamo e Adrian Cangi (Argentina) 5/12 C o m o a H i s t ó r i a S e Ana Maria Gonçalves e Maria José 40 Transforma em Personagem Silveira (Brasil), Sebastián Hernáiz, Literária? Florencia Abbate e Maria Fernanda Pampim (Argentina) 6/12 Qual É a Personagem do Regina Dalcastangné (Brasil) e 20 R o m a n c e B r a s i l e i r o Marina Mariasch (Argentina) Contemporâneo? 6/12 Lançamento da Antologia Gonzalo Aguilar e Cecília Pavón 15 bilíngüe Caos Portátil (Argentina) e Bruno Dorigatti (Brasil) 6/12 O Que Faz de um Escritor um Cíntia Moscovich e Luiz Ruffato 50 Verdadeiro Escritor? (B ra sil), Ma rt í n K o h a n , Ju a n Terranova e Florencia Garramuño (Argentina) 6/12 Sarau de Prosa e Poesia: Andréa Del Fuego, Marcelino Freire 40 Qual o Tom da Literatura? e Ricardo Aleixo (Brasil), Marina Ma ria s c h e Mirt a Ro s e n b e rg (Argentina)

8. Produtos

8.1 DVD Encontros de Interrogação 2004 Em novembro de 2004, o Núcleo Diálogos reuniu 90 profissionais entre poetas, prosadores, jornalistas e críticos literários para discutir a produção da mais recente geração da literatura brasileira. Os temas centrais foram a nova prosa brasileira, as relações entre poesia, música e imagem, se há talentos significativos na nova literatura brasileira, o diálogo entre jornalismo e crítica literária e a literatura na internet. Parte da programação e vários depoimentos de autores participantes, entre os quais André Dick, Cíntia Moscovich, Daniel Galera, Frederico Barbosa, João Paulo Cuenca, Joca Reiners Terron, Ricardo Aleixo, Rodrigo Garcia Lopes e Verônica Stigger – que também interpretaram trechos de suas obras –, foram editados em DVD para distribuição gratuita (em 2007, lançado durante o II Encontros de Interrogação) a diversas instituições que se afinam com a literatura.

8.2 Livro Rumos (do) Jornalismo Cultural 2004−2005 Com a intenção de mostrar ao público interessado (basicamente composto das instituições superiores de ensino que mantêm cursos de jornalismo) a primeira experiência do Rumos Jornalismo Cultural e para valorizar uma matéria do curso que, quando existe, é optativa, o Itaú Cultural vem reiterar a importância dessa cadeira no currículo e de sua editoria, cada vez mais insipiente na grande mídia. O livro é composto de relatos sobre a construção do edital e os procedimentos para inscrição e seleção; um capítulo que trata exclusivamente das vivências com os seminários sobre o assunto realizados em todo o Brasil; concepção, metodologia, dinâmica e desenvolvimento do prêmio concedido, um Laboratório Multimídia de Jornalismo Cultural, com impressões de seu editor e dos participantes; textos de profissionais convidados para as diversas atividades do programa; repercussão nas instituições de ensino; um capítulo de prestação de serviços relacionando contatos de parceiros envolvidos; e ainda listas referenciais de instituições, periódicos, publicações e sites que um bom jornalista cultural deve acompanhar, elaboradas por profissionais das áreas afins. O lançamento ocorreu em março, por meio de parceria com a Editora Summus, marcando a abertura das inscrições para a edição 2007−2008. 8.3 Reedição do livro Rumos da Crítica Em 1999, embora ainda sem a forma de edital de inscrição, o então programa Rumos Literatura e Crítica se desenvolveu em três módulos. Enquanto os dois primeiros apresentaram conferências sobre as origens e o estado atual da crítica, o último se ocupou das questões teóricas e metodológicas relacionadas à crítica de literatura, linguagens interagentes e TV, no âmbito do jornalismo cultural, sob o formato de oficinas e grupos de discussão pela internet. Em 2000 a instituição editou duas publicações que contemplaram o resultado desses encontros: Rumos da Crítica, com as conferências, e Outras Leituras, com textos referentes às oficinas e discussões virtuais. Com parceria da Editora Senac, os livros tiveram tiragem de 2 mil exemplares cada um, distribuídos a instituições públicas e privadas, sejam de ensino superior, bibliotecas, centros de pesquisa e até centros de estudos brasileiros no exterior. Esgotados rapidamente, até os dias atuais o Itaú Cultural tem recebido pedidos de doação. Em seus 20 anos, é apropriado reeditar o primeiro volume, Rumos da Crítica, que se mostra atualíssimo em sua essência e vem a calhar com a política de atuação dos últimos anos do Núcleo Diálogos – debruçar-se tanto sobre a literatura quanto sobre o jornalismo cultural. Inclusive, para o biênio 2007-2008, o programa Rumos Literatura trata especificamente da crítica literária, dessa vez sob a forma de edital de inscrição, ao contrário de 1999, quando o tema ganhou a chancela do programa Rumos, sem contudo receber inscrições para processo seletivo. A intenção da reedição é mostrar ao jovem universitário (basicamente das instituições superiores de ensino que mantêm cursos de comunicação, letras, rádio e TV e afins) ensaios de grande valia para seu desenvolvimento criativo, reflexivo e profissional, por meio dos textos das conferências publicadas em Rumos da Crítica − “Crítica de Arte e Cultura no Mundo Contemporâneo”, do sociólogo francês Jacques Leenhardt; “O Nascimento e o Sentido da Crítica”, do filósofo carioca Gerd Bornhein; “A Crítica de Literatura”, do escritor paraense Benedito Nunes; “A Crítica de Arte e Cultura no Jornalismo”, do professor de jornalismo paulista Marcelo Coelho; “A Crítica de TV”, do jornalista e crítico paulista Eugênio Bucci; “Crítica de Linguagens Interagentes”, da diretora do Centro de Investigações em Mídias Digitais da PUC/SP Lucia Santaella. Já o livro Outras Leituras desenvolve o talento desses leitores para a apreciação da atividade estética, por meio dos textos sobre as oficinas Crítica de Literatura, com o professor de literatura brasileira Flávio Aguiar; “Crítica no Jornalismo de Arte e Cultura”, com a professora de jornalismo Dulcília Buitoni; “Crítica de TV”, com a coordenadora-geral do Núcleo de Pesquisa de Telenovela da ECA/USP Maria Aparecida Baccega; e “Crítica de Linguagens Interagentes”, com a professora de comunicação e semiótica Irene Machado. A tiragem é de outros 2 mil exemplares – mil para distribuição do Itaú Cultural (gratuita) e mil para a Editora Senac colocar à venda.

9. Representações

9.1 10º Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) da Universidade Federal de Goiânia (UFG)– Goiânia, GO Uma parceria com o FNPJ permitiu a inserção do Itaú Cultural em seu décimo encontro anual, dessa vez realizado na UFG, em abril, para divulgar as inscrições do programa Rumos Jornalismo Cultural e Rumos Literatura 2007–2008. Na ocasião, foram contatados professores e universitários, especialmente dos cursos de comunicação e letras, de 43 universidades brasileiras e três entidades de classe:

1) Faculdades Alves Faria – Alfa (Goiânia/GO) 2) Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação – Enecos (Campo Grande/MS) 3) Estácio de Sá (Rio de Janeiro/RJ) 4) Faculdades Araguaia (Goiânia/GO) 5) Faculdades Integradas Pe. Humberto (Itaperuna/RJ) 6) Faculdade Cambury (Goiânia/GO) 7) Faculdades Sul-Americanas – Fasam (Goiânia/GO) 8) Federação Nacional dos Jornalistas – Fnaj (Brasília/DF) 9) Federação Latino-Americana das Faculdades de Comunicação (Cidade do México/México) 10) Faculdades Integradas Alcântara Machado – Fiam (São Paulo/SP) 11) Instituto de Educação Superior de Brasília – Iesb (Brasília/DF) 12) Instituto Mackenzie (São Paulo/SP) 13) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ) 14) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS) 15) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas/SP) 16) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo/SP) 17) Universidade Castelo Branco – UCB (Rio de Janeiro/RJ) 18) Universidade Estadual de Londrina – UEL (Londrina/PR) 19) Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (Ponta Grossa/PR) 20) Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uerj (Rio de Janeiro/RJ) 21) Universidade Federal Fluminense – UFF (Rio de Janeiro/RJ) 22) Universidade Federal de Goiás – UFG (Goiânia/GO) 23) Universidade Federal do Paraná – UFPR (Curitiba/PR) 24) Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Porto Alegre/RS) 25) Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro/RJ) 26) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (Natal/RN) 27) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis/SC) 28) Universidade Federal de Tocantis – UFT (Palmas/TO) 29) Universidade Metodista de São Paulo – Umesp (São Bernardo do Campo/SP) 30) Unama (Belém/PA) 31) Unesc (São Caetano do Sul/SP) 32) Unesp (Bauru/SP) 33) UniCarioca (Rio de Janeiro/RJ) 34) UniCentro (Guarapuava/PR) 35) Unicesp (Brasília/DF) 36) UniEvangelica (Anápolis/GO) 37) Unifesp (São Paulo/SP) 38) UniRadial (São Paulo/SP) 39) Universidade Regional de Gurupi – Unirg (Gurupi/TO) 40) UniToledo (Araçatuba/SP) 41) UniverCidade – Universidade da Cidade (Rio de Janeiro/RJ) 42) Universidade de Sorocaba (Sorocaba/SP) 43) Universidade Católica de Brasília (Brasília/DF) 44) Universidade Católica de Goiás (Goiânia/GO) 45) Universidade São Judas (São Paulo/SP) 46) Universidade Salgado de Oliveira – Universo (Niterói/RJ)

9.2 Intercom Sul – Universidade Federal de Passo Fundo (UFPS) – Passo Fundo/RS Uma parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) permitiu a inserção do Itaú Cultural em seu encontro regional–sul de 2007, dessa vez realizado na Universidade Federal de Passo Fundo, em maio, para divulgar as inscrições do programa Rumos Jornalismo Cultural e Rumos Literatura 2007–2008. Na ocasião, foram contatados professores e universitários, especialmente dos cursos de comunicação e letras, de 20 universidades brasileiras:

1) Ibes (Blumenau/SC) 2) Faculdade Energia (Florianópolis/SC) 3) Faculdade do Sul do Brasil – FaSul (Toledo/PR) 4) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS) 5) Universidade de Caxias do Sul – UCS (Caxias do Sul/RS) 6) Universidade Estadual de Londrina – UEL (Londrina/PR) 7) Universidade Federal de Passo Fundo – UFPF (Passo Fundo/RS) 8) Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (Ponta Grossa/PR) 9) Universidade Federal do Paraná – UFPR (Curitiba/PR) 10) Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Porto Alegre/RS) 11) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis/SC) 12) Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Santa Maria/RS) 13) Centro Universitário Positivo – UniCenP (Curitiba/PR) 14) UniCentro (Guarapuava/PR) 15) Unifra (Santa Maria/RS) 16) (São Leopoldo/RS) 17) Unisul (Florianópolis/SC) 18) Univali (Itajaí/SC) 19) Universidade Católica de Pelotas (Pelotas/RS) 20) Universidade Tuiuti (Curitiba/PR)

9.3 Intercom Sudeste – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG Uma parceria com a Intercom permite a inserção do Itaú Cultural em seu encontro regional– sudeste de 2007, dessa vez realizado na UFJF em maio, para divulgar as inscrições do programa Rumos Jornalismo Cultural e Rumos Literatura 2007–2008. Na ocasião, foram contatados professores e universitários, especialmente dos cursos de comunicação e letras, de 52 universidades brasileiras:

1) Anhembi-Morumbi (São Paulo/SP) 2) Faculdade Cásper Líbero (São Paulo/SP) 3) Cefet (Juiz de Fora/MG) 4) Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (Juiz de Fora/MG) 5) Centro Universitário São Camilo (Cachoeiro do Itapemerim/ES) 6) Centro Universitário Una (Belo Horizonte/MG) 7) Estácio de Sá (Juiz de Fora/MG) 8) Estácio de Sá (Rio de Janeiro/RJ) 9) FaCamp (Campinas/SP) 10) Faculdades Claretianas (Rio Claro/SP) 11) Faculdades Integradas Pe. Humberto (Itaperuna/RJ) 12) Faesa – Faculdades do Espírito Santo (Vitória/ES) 13) Fatea – Instituto Santa Tereza dʼÁvila (Lorena/SP) 14) Fumec (Belo Horizonte/MG) 15) Fundação Educacional de Fernandópolis (Fernandópolis/SP) 16) Instituto Mackenzie (São Paulo/SP) 17) Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (Bebedouro/SP) 18) Isca – Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Limeira/SP) 19) Iuperj – Instituto Universitário de Pesquisa (Rio de Janeiro/RJ) 20) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas/SP) 21) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte/MG) 22) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ) 23) São Paulo Apóstolo (Rio de Janeiro/RJ) 24) Uerj – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ) 25) Ufes – Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/ES) 26) UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora/MG) 27) UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte/MG) 28) UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ) 29) UFV – Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/RJ) 30) Umesp – Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo/SP) 31) Unasp – Universidade Adventista de São Paulo (Engenheiro Coelho/SP) 32) Uniban (São Paulo/SP) 33) UniBh (Belo Horizonte/MG) 34) UnicSul (São Paulo/SP) 35) UniLeste (Cel. Fabriciano/MG) 36) UniMar (Marília/SP) 37) Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba (Piracicaba/SP) 38) Unimonte – Universidade Mont Serrat (Santos/SP) 39) Unip – Universidade Paulista (São Paulo/SP) 40) Unipac – Universidade Presidente Antonio Carlos (Barbacena/MG) 41) Unipac – Universidade Presidente Antonio Carlos (Juiz de Fora/MG) 42) UniPinhal (Pinhal/SP) 43) Unisal (Americana/SP) 44) UniSanta – Universidade Santa Cecília (Santos/SP) 45) UniTau – Universidade de Taubaté (Taubaté/SP) 46) Universidade Federal de São João Del Rey (São João Del Rey/MG) 47) Universidade Católica de Santos (Santos/SP) 48) Universidade Municipal de São Caetano do Sul (São Caetano do Sul/SP) 49) Universo – Universidade Salgado de Oliveira (Juiz de Fora/MG) 50) Universo – Universidade Salgado de Oliveira (Rio de Janeiro/RJ) 51) Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro/RJ) 52) USP – Universidade de São Paulo (São Paulo/SP)

9.4. Intercom Centro-Oeste – Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá/MT Uma parceria com a Intercom permitiu a inserção do Itaú Cultural em seu encontro regional– centro-oeste de 2007, dessa vez realizado na UFMT, em maio, para divulgar as inscrições do programa Rumos Jornalismo Cultural e Rumos Literatura 2007–2008. Na ocasião, foram contatados professores e universitários, especialmente dos cursos de comunicação e letras, de 15 universidades brasileiras:

1) Estácio de Sá (Campo Grande/MS) 2) Faculdades Afirmativo (Cuiabá/MT) 3) Instituto Cuiabano de Educação e Cultura – Icec (Cuiabá/MT) 4) Instituto Várzea Grande – IVE (Várzea Grande/MT) 5) Universidade Federal de Goiânia – UFG (Goiânia/GO) 6) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (Campo Grande/MS) 7) Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (Cuiabá/MT) 8) Ulbra (Ji-Paraná/RO) 9) UnB (Brasília/DF) 10) Unemat (Alto Araguaia/MT) 11) Universidade de Cuiabá – UniC (Cuiabá/MT) 12) UniGran (Dourados/MS) 13) UniRondon (Cuiabá/MT) 14) Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande/MS) 15) UniVag (Várzea Grande/MT)

9.5 Intercom Nordeste – Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador/BA Uma parceria com a Intercom permitiu a inserção do Itaú Cultural em seu encontro regional– nordeste de 2007, dessa vez realizado na UFBA, em junho, para divulgar as inscrições do programa Rumos Jornalismo Cultural e Rumos Literatura 2007–2008. Na ocasião, foram contatados professores e universitários, especialmente dos cursos de comunicação e letras, de 37 universidades brasileiras e uma estrangeira:

1) Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso (Olinda/PE) 2) Cefet (Mal. Deodoro/AL) 3) Centro Universitário da Bahia (Salvador/BA) 4) Centro de Estudos Superiores de Maceió – Cesmac (Maceió/AL) 5) Faculdade Maurício de Nassau (Recife/PE) 6) Faculdade 2 de Julho (Salvador/BA) 7) Faculdade de São Bento da Bahia (Salvador/BA) 8) Faculdade Social da Bahia (Salvador/BA) 9) Faculdade (Salvador/BA) 10) Faculdade do Sul – FacSul (Itabuna/BA) 11) Faculdade Frassinetti – Fafire (Recife/PE) 12) Faculdade do Nordeste – Fanor (Fortaleza/CE) 13) Faculdade Anísio Teixeira – FAT (Feira de Santana/BA) 14) Faculdades Integradas da Bahia – FIB (Salvador/BA) 15) Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC (Itabuna/BA) 16) Instituto Social da Bahia – Isba (Salvador/BA) 17) Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (Feira de Santana/BA) 18) Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN (Mossoró/RN) 19) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb (Vitória da Conquista/BA) 20) Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc (Ilhéus/BA) 21) Universidade Federal de Alagoas – Ufal (Maceió/AL) 22) Universidade Federal da Bahia – UFBA (Salvador/BA) 23) Universidade Federal da Paraíba –UFPB (João Pessoa/PB) 24) Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (Recife/PE) 25) Universidade Federal do Piauí – UFPI (Teresina/PI) 26) Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB (Cachoeira/BA) 27) Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (Natal/RN) 28) Universidade Federal de Sergipe – UFSE (Aracaju/SE) 29) Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana – Unef (Feira de Santana/BA) 30) UniBahia (Lauro de Freitas/BA) 31) Universidade Católica de Pernambuco – UniCap (Recife/PE) 32) UniFor (Fortaleza/CE) 33) Universidade Católica de Salvador (Salvador/BA) 34) Universidade da Cidade (Salvador/BA) 35) Universidad de Virgo (Espanha) 36) Universidade Salgado de Oliveira – Universo (Recife/PE) 37) Universidade Potiguar – UnP (Natal/RN) 38) Universidade Raimundo Sá – Ursa (Teresina/PI)

9.6 Intercom Norte – Universidade Federal do Pará (UFP) – Belém/PA Uma parceria com a Intercom permitiu a inserção do Itaú Cultural em seu encontro regional– norte de 2007, dessa vez realizado na UFP, em junho, para divulgar as inscrições do programa Rumos Jornalismo Cultural e Rumos Literatura 2007–2008. Na ocasião, foram contatados professores e universitários, especialmente dos cursos de comunicação e letras, de 23 universidades brasileiras, uma emissora de rádio e duas instituições culturais:

1) Faculdade Atual (Boa Vista/RR) 2) Faculdade Ipiranga (Belém/PA) 3) Faculdade do Pará – FAC (Belém/PA) 4) Faculdade Panamazônica – Fapan (Belém/PA) 5) Faculdade de Tecnologia da Amazônia – FAZ (Belém/PA) 6) Faculdades de Estudos Avançados do Pará – Feapa (Belém/PA) 7) Faculdades Integradas de Tapajós – FIT (Santarém/PA) 8) Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – Iesam (Belém/PA) 9) Instituto Esperança de Estudos Superiores – Iespes (Santarém/PA) 10) Interamericana UniRon (Porto Velho/RO) 11) Museu Paraense Emilio Goeldi – MPEG (Belém/PA) 12) ONG Novos Curupiras (Marajó/PA) 13) Rádio Cultura (Belém/PA) 14) Seama (Macapá/AP) 15) Universidade Federal do Amazonas – Ufam (Manaus/AM) 16) Universidade Federal do Maranhão – Ufma (São Luis/MA) 17) Universidade Federal do Pará – UFPA (Belém/PA) 18) Universidade Federal de Roraima – UFRR (Boa Vista/RR) 19) Ulbra (Ji-Paraná/RO) 20) Ulbra (Palmas/TO) 21) Unama (Ananindeuá/PA) 22) Unama (Manaus/AM) 23) Unamaz (Belém/PA) 24) Faculdades Associadas Ipiranga – Unifai (Limeira/SP) 25) UniMar (Marília/SP) 26) UniNorte (Manaus/AM)

10. Planejamento 2008

10.1 Lugares É um projeto para os próximos anos, com início já em 2008, que contempla um mapeamento inédito da presença da literatura brasileira no mundo – na mídia, em pesquisa e no mercado editorial –, uma análise sobre a visão que o pesquisador estrangeiro tem de nossa literatura, das tendências de pesquisa e dos novos nomes brasileiros que começam a firmar seu espaço na literatura internacional, além de produtos como dois documentários e um texto analítico do mapeamento. Mapear e identificar o perfil de institutos e centros de pesquisa estrangeiros de estudos de literatura e cultura brasileiras, seus pesquisadores, professores, estudantes, tradutores, editores; e catalogar obras publicadas no exterior que reflitam sobre algum aspecto da literatura brasileira, entre outros, deve gerar uma material de análise fundamental para que se possa ter uma percepção mais acurada da presença da literatura brasileira mundo afora. Além disso, o mapeamento deve colaborar para que escritores, gestores públicos, editores e produtores culturais identifiquem políticas culturais, tendências de interesse, canais de divulgação, entre outros, para conhecimento, entendimento e fortalecimento da literatura e, por conseqüência, da cultura brasileira e do país. Essa atividade deve ser desenvolvida em 2008 e 2009. Sua programação prevê o mapeamento (de fevereiro a dezembro), a divulgação dos dados preliminares do mapeamento em dezembro, a realização, em dezembro de 2008, do 1º Encontro de Pesquisadores Internacionais de Literatura Brasileira, em São Paulo, e a divulgação no hotsite dos lugares e dos contatos dos mapeados. Em abril de 2009 devem ser concluídas as análises dos dados do mapeamento e publicado um livro com os estudos. Os livros devem ser distribuídos a instituições brasileiras e estrangeiras. Para realizar esse trabalho foram contratados, desde o mês de novembro de 2007, dois consultores – Felipe Lindoso e João Cezar de Castro Rocha – que já delineiam o processo de mapeamento e o questionário a ser enviado aos interessados em literatura brasileira no exterior e também já começam a pensar em pesquisadores no exterior e no Brasil, que serão contratados em 2008.

10.2 Rumos Itaú Cultural 2007–2008 Os dois segmentos do programa Rumos sob a responsabilidade do Diálogos – Jornalismo Cultural e Literatura – têm uma série de ações previstas para o desenvolvimento dos trabalhos das 30 pessoas selecionadas (somando-se os dois). Jornalismo Cultural dá como parte do prêmio um Laboratório Online semanal aos estudantes e um Fórum Virtual mensal aos professores. Já o Literatura oferece um Laboratório Online semanal a todos os seus contemplados. Juntas, as ações prospectam um mínimo de 430 horas de trabalho virtual durante o próximo ano. O Núcleo Diálogos, preocupado com o bom andamento do processo, contatou, em outubro de 2007, o Núcleo de Informática para a Educação da Unicamp – Nied (Campinas/SP), não apenas para a utilização de seu software livre de Educação a Distância – TelEduc (já utilizado em 2005, para o Laboratório Online aos selecionados da primeira edição do Rumos Jornalismo Cultural), como também – e principalmente – para contratação dos serviços de formatação, treinamento, consultoria, assistência técnica e ainda aluguel de servidor para a realização dos dois Laboratórios e do Fórum em 2008.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CULTURAL

Crônica na Sala de Aula 2007–2008

O Crônica na Sala de Aula é um programa de formação de professores que congrega ações de formação e distribuição de material de apoio. Desde sua origem, voltado prioritariamente para docentes de literatura e língua portuguesa do ensino médio, o público-alvo tem sido ampliado em virtude da procura de professores que atuam no ensino fundamental. O caráter interdisciplinar do programa permite que os profissionais das áreas de artes, história e educação inclusiva, entre outras, também sejam contemplados. Em 2007, foram promovidas ações diretas (concepção, custeio, produção e viabilização). O Itaú Cultural estabeleceu parcerias para doação de materiais e para suporte às ações.

Ações promovidas pelo Itaú Cultural

Encontro com Autores A série de palestras, organizada para apresentar a nova edição do caderno Crônica na Sala de Aula, discutiu obras de autores consagrados por meio do olhar de quatro autores contemporâneos de grande relevância dentro do cenário literário.

Local: Itaú Cultural Data: 3 de agosto Autor convidado: Antonio Carlos Secchin Pauta da discussão: Materiais distribuídos: 57 Público: 57 pessoas

Local: Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (João Pessoa, PB) Data: 8 de agosto Autor convidado: Luiz Rufatto Pauta da discussão: José Lins do Rego Materiais distribuídos: 135 Público: 79 pessoas

Local: Teatro Alcione Nazaré (São Luís, MA) Data: 10 de agosto Autor convidado: Marcelino Freire Pauta da discussão: Materiais distribuídos: 235 Público: 181 pessoas

Local: Instituto de Artes do Pará (Belém, PA) Data: 22 de agosto Autor convidado: Carlos Nejar Pauta da discussão: Carlos Drummond de Andrade Materiais distribuídos: 80 Público: 88 pessoas

Local: Sesc Prainha (Florianópolis, SC) Data: 13 de setembro Autor convidado: Carlos Nejar Pauta da discussão: João Cabral de Melo Neto Materiais distribuídos: 140 Público: 36 pessoas

Curso de Formação de Professores

Por solicitação da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, o Itaú Cultural promoveu mais uma ação de formação de multiplicadores para 38 profissionais, entre eles professores e superintendentes regionais da rede de ensino. Esses profissionais já estão envolvidos no processo de multiplicação do programa Crônica na Sala de Aula e vieram a se aproximar da proposta da segunda edição do material de apoio ao professor, especialmente das duas novas crônicas inseridas no caderno: “Aquele casal”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Leite de porca é bom e faz crescer”, de João Ubaldo Ribeiro.

Foram promovidos também alguns exercícios de leitura de imagens a fim de potencializar o uso das reproduções contidas no material no cotidiano escolar.

No intuito de complementar a ação de formação desses profissionais, o grupo visitou o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, acompanhado pelos representantes do Itaú Cultural e da Secretaria.

Local: Itaú Cultural Data: 27 a 29 de novembro Carga horária: 16 horas de formação Participantes: 38 pessoas

Palestra na XI Feira Pan-Amazônica do Livro Por causa do contato estabelecido entre a gerência do Núcleo de Educação Cultural e a Fundação Curro Velho, localizada em Belém, Pará, o Itaú Cultural esteve representado na pessoa do multiplicador do programa professor doutor Marcio Antonio Raiol dos Santos com uma palestra que fez parte da programação da XI Feira Pan-Amazônica do Livro.

Local: Belém, PA Data: 5 de outubro Público: 23 professores e estudantes

Ações de formação realizadas pelos parceiros

Parceiro: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo Dando continuidade ao trabalho de disseminação do programa no estado do Espírito Santo, o Itaú Cultural disponibilizou mil exemplares do material de apoio para fundamentar ações de formação, além de servir de material de consulta nas superintendências regionais de ensino localizadas em todo o estado. As ações foram realizadas autonomamente pelo parceiro, que contou com uma equipe de multiplicadores – professores e técnicos – da Secretaria.

Parceiro: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Privilegiando dessa vez os docentes do interior do estado de São Paulo, a Secretaria de Educação promoveu uma ação de formação de professores com a especialista Cilza Bignotto para os profissionais das áreas de literatura, língua portuguesa e artes. A ação ocorreu por meio de cinco videoconferências entre os meses de outubro e dezembro e utilizou como material de apoio os exemplares cedidos pelo Itaú Cultural. Parceiro: Universidade Federal do Pará (UFPA) O professor doutor Marcio Antonio Raiol dos Santos, multiplicador do programa desde 2004, aceitou o convite do Itaú Cultural para implementar ações de formação junto do público universitário na instituição em que, além de ministrar suas aulas, coordena o departamento de práticas pedagógicas. O Itaú Cultural doou os materiais de apoio a fim de garantir a realização das ações, e os professores Junia Braga Vasconcelos e Marcio Raiol se responsabilizaram por toda a ação de formação. O projeto prevê a realização de quatro ações, cujo desenvolvimento, proposto pelos docentes responsáveis, pode ser acompanhado na tabela abaixo:

Ação Data Nível de observações prevista realização 1ª – Doação por parte do Itaú outubro Totalmente 200 exemplares Cultural de livros de apoio ao realizada docente do programa Crônica na Sala de Aula 2ª – Capacitação de 30 de Totalmente 10 alunos-monitores graduandos da UFPA para que outubro realizada atuem como monitores junto aos docentes da rede estadual de ensino 3ª – Série de quatro workshops 28 de Parcialmente Os dois primeiros destinados a docentes (UFPA novembro e realizada workshops para e rede estadual de ensino) 1º de docentes da UFPA dezembro foram realizados com 39 participantes. Contudo, as ações com 120 docentes da rede estadual de ensino ocorrerão em janeiro de 2008 4ª – Montagem de um setor 2º semestre Parcialmente Dez exemplares do destinado ao programa Crônica de 2007 realizada caderno Crônica na na Sala de Aula na Biblioteca Sala de Aula foram Setorial da Escola de Aplicação disponibilizados para a biblioteca, só restando os 15 exemplares de crônicas selecionadas de autores paraenses e regionais

Rumos Educação Cultura e Arte

No ano de encerramento da primeira edição do programa, as atividades foram concentradas na produção de duas publicações e na realização de eventos de lançamento da coleção Rumos Educação Cultura e Arte. Arte-educadores, educadores sociais e profissionais de educação não-formal, arte e cultura puderam ter acesso às ações e aos produtos culturais na sede do Itaú Cultural e em outros estados brasileiros.

Eventos

Mapas da Diversidade O encontro foi realizado na ocasião do lançamento do volume Não-Fronteiras: Universos da Educação Não-Formal, com o intuito de apresentar o mapeamento da primeira edição do programa, discutir as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores e as alternativas encontradas por eles no desenvolvimento de seu trabalho e manter a rede de troca entre o público-alvo do programa.

Palestra: Cultura e Terceiro Setor, uma Relação Possível e Desejada Espetáculo: Na Rua Local: Itaú Cultural Data: 13 de abril Convidados: Renato Janine Ribeiro e Som do Meio Fio Público: 150 pessoas

Bate-papo: A Alegria É a Prova dos Nove: Profissão Palhaço Debate: O Educador Não-Formal no Panorama Brasileiro Local: Itaú Cultural Data: 14 de abril Convidados: Doutores da Alegria, Maria da Glória Gohn, Soninha Francine e Wellington Nogueira Público: 250 pessoas

Rumos Educação – Andanças e Chegadas A fim de potencializar a visibilidade do programa e contribuir para a formação artística dos educadores não-formais, foi programada uma série de cinco aulas-espetáculo com integrantes do grupo musical A Barca, para lançar a coleção Rumos Educação Cultura e Arte em locais estratégicos. A ação foi inserida no escopo de atividades do Núcleo de Educação Cultural, em parceria com o programa Crônica na Sala de Aula.

Local: Teatro Santa Roza – Fundação Espaço Cultural da Paraíba (João Pessoa , PB) Data: 7 de agosto Convidados: Chico Saraiva, Juçara Marçal e Lincoln Antonio Público: 276 pessoas

Local: Livraria Cultura (Recife, PE) Data: 12 de agosto Convidados: André Magalhães, Marcelo Pretto e Renata Amaral Público: 120 pessoas

Local: Teatro Sesc-Senac Pelourinho (Salvador, BA) Data: 15 de agosto Convidados: André Magalhães, Marcelo Pretto e Renata Amaral Público: 200 pessoas

Local: Teatro Maria Sylvia Nunes (Belém, PA) Data: 21 de agosto Convidados: Ari Colares, Lincoln Antonio e Sandra Ximenes Público: 120 pessoas

Local: Teatro Sesc Prainha (Florianópolis , SC) Data: 12 de setembro Convidados: Chico Saraiva, Juçara Marçal e Sandra Ximenez Público: 80 pessoas

Te Dou Minha Palavra – Cultura Oral & Educação As possibilidades de inserção de contos tradicionais, mitos, histórias e cantos em contextos educativos foram abordadas durante o evento Te Dou Minha Palavra – Cultura Oral & Educação. A programação diversificada criou um espaço de diálogo e fortalecimento da arte de contar histórias, proporcionando aos educadores, atores, contadores de histórias e pesquisadores oportunidades de reflexão e discussão sobre a importância da tradição oral para a cultura. Às crianças e suas famílias, bem como aos grupos escolares e de organizações sociais, foram oferecidos espetáculos e narrações durante os fins de semana e feriado. A programação incluiu espetáculos, oficinas, narração de histórias, mesas de debates e um seminário.

Bloco 1 – Seminário

Aula-espetáculo Data: 19 e 20 de outubro Participantes: Marcelo Manzatti e Samba Chula de São Braz Público: 460 pessoas

Palestra: O Mito, o Relato e o Contar Histórias Data: 23 de outubro Participante: Ilan Brenman Público: 80 pessoas

Mesa: Vozes Africanas – Mitos Africanos e Afro-Brasileiros Data: 24 de outubro Participantes: Luiz Carlos dos Santos, Renata Bittencourt e Vanda Machado Público: 83 pessoas

Mesa: Cultura Indígena – as Vozes da Terra Data: 25 de outubro Participantes: Betty Mindlin, Gersem José dos Santos Luciano e José Ribamar Bessa Freire Público: 79 pessoas

Mesa: Urbano e Popular – Vozes do Imaterial Data: 26 de outubro Participantes: Edu de Maria, José Márcio Pinto de Moura Barros e Sylvia Couceiro Público: 60 pessoas

Bloco 2 – Espetáculos, oficinas e mesas

Espetáculo: Lendas da Natureza: Mitos Indígenas Brasileiros Data: 27 de outubro Participante: Grupo Faz e Conta Público: 200 pessoas

Espetáculo: Contos Populares do Brasil Data: 27 de outubro Participante: Núcleo Trecos e Cacarecos Público: 200 pessoas

Espetáculo: O Rei que Ficou Cego Data: 28 de outubro Participante: Os Tapetes Contadores de Histórias Público: 100 pessoas Espetáculo: Era Uma Vez... E Não Eram Nem Duas e Nem Três Data: 28 de outubro Participante: Grupo as Meninas do Conto Público: 123 pessoas

Narração Data: 2 de novembro Participante: Cia. Rodamoinho Público: 130 pessoas

Narração Data: 2 de novembro Participante: Carmelina de Toledo Piza Público: 130 pessoas

Narração Data: 2 de novembro Participante: Geraldo Tartaruga Público: 55 pessoas

Narração Data: 2 de novembro Participante: Helena Faria Público: 65 pessoas

Narração Data: 2 de novembro Participante: Michael Harvey Público: 90 pessoas

Espetáculo: As Velhas Fiandeiras Data: 3 de novembro Participante: Grupo as Meninas do Conto Público: 225 pessoas

Espetáculo: Sabenças Indígena Data: 3 de novembro Participantes: Grupo Pé de Palavra Público: 200 pessoas

Espetáculo: Ler É uma Viagem com Andersen Data: 3 de novembro Participante: Élida Marques Público: 100 pessoas

Espetáculo: Moio de Pavio Data: 3 de novembro Participante: Regina Machado Público: 150 pessoas

Oficina: Leitura Orientada das Mil e Uma Noites Data: 30 e 31 de outubro Participante: Gislayne Avelar de Matos Público: 17 pessoas

Oficina: Os Quatro Eixos da Narração Data: 30 e 31 de outubro Participante: Liliana Cinetto Público: 16 pessoas

Oficina: Vivência da Pedagogia Griô – Tradição Oral e Música Data: 30 e 31 de outubro Participantes: Família Grãos de Luz e Griô Público: 19 pessoas

Oficina: Contando e Criando Histórias Data: 30 e 31 de outubro Participante: Michael Harvey Público: 16 pessoas

Roda de Histórias Data: 30 de outubro Participantes: Cia. Dedo de Prosa Público*

Roda de Histórias Data: 30 de outubro Participantes: Ilan Brenman e Lilian Marchetti Público*

Roda de Histórias Data: 31 de outubro Participantes: Neide Palumbo e Stela Barbieri Público*

Roda de Histórias Data: 31 de outubro Participantes: Cris Velasco e Karla Martins Público*

Oficina: Primeiras Histórias Data: 1º de novembro Participante: Benita Prieto Público: 21 pessoas

Oficina: Contar para Crianças Data: 1º de novembro Participante: Helena Faria Público: 21 pessoas

Roda de Histórias Data: 1º de novembro Participantes: Kelly Orassi e Zé Bocca Público*

Documentário: Histórias Data: 1º de novembro Participante: Benita Prieto Público*

Mesa: Tradição Viva Data: 30 de outubro Participantes: Geraldo Tartaruga, Giba Pedroza e Neide Palumbo Público: 55 pessoas

Mesa: O que Contar? Data: 31 de outubro Participantes: Ana Luísa Lacombe, Gislayne Avelar de Matos e Helena Faria Público: 50 pessoas

Mesa: A História Entra na Sala de Aula Data: 1 de novembro de 2007 Participantes: Liliana Cinetto, Madalena Monteiro e Renata Flaiban Público: 76 pessoas

*Público já computado nas oficinas

Atendimento educativo

Visitas educativas

O Programa de Atendimento Educativo do Núcleo de Educação Cultural disponibiliza visitas educativas para os públicos visitantes das exposições temporárias de curta e de longa duração e da exposição permanente do Museu de Numismática.

Em todas as visitas os educadores buscam formatos de mediação que propõem diálogos com as obras expostas por meio da observação crítica e da reflexão. São desenvolvidas estratégias diferenciadas de mediação que reconhecem o potencial educativo dos objetos artísticos e históricos, valorizando a participação dos diversos públicos como sujeitos criadores. São propostas discussões, dinâmicas e atividades adequadas ao perfil de cada grupo, que articulam, de modo sensível, o artista, a obra e o contexto, enriquecendo as possibilidades de leitura. Essas estratégias são facilitadoras da relação dos visitantes, portadores ou não de necessidades especiais, com as obras e objetos em exposição.

O programa de atendimento educativo ofereceu visitas orientadas agendadas às exposições de terça a sábado para grupos de 10 a 44 pessoas, com duração de 90 minutos em média para as exposições temporárias e de 60 minutos para o Museu de Numismática. Visitas orientadas sem agendamento foram disponibilizadas de terça a domingo para grupos de até 22 pessoas e tiveram duração média de 60 minutos. Ao longo do ano houve horários reservados para atendimento de público especial de terça a sexta em visitas com duração de até 120 minutos. Cada exposição contou com horários específicos de visitas agendadas e espontâneas.

Encontro com Professores

O Encontro com Professores objetiva a formação dos participantes a respeito do tema e dos conteúdos das exposições temporárias vigentes no período e a aproximação do trabalho educativo desenvolvido pelo Núcleo de Educação Cultural. Por meio do contato com as obras, exercício de leitura de imagens, discussões, reflexões e atividades práticas, os encontros ofereceram subsídios para a formação e o trabalho do professor na sala de aula. O curso é dirigido a professores, educadores, estudantes e interessados em geral em arte e educação. A exposição Itaú Contemporâneo abriu a primeira série de encontros realizados no ano de 2007, tendo como docente o educador Gilberto Mariotti. A docente Anaí Teles foi a responsável pela realização dos encontros das exposições Memória do Futuro e Futuro do Presente.

Os encontros tiveram a duração aproximada de oito horas. Constaram da programação conteúdos relacionados à curadoria e à arte contemporânea; exercícios de leitura de imagens; visitas às exposições e atividades de reflexão.

Exposições temporárias

Primeira Pessoa Período de atendimento: 11 de novembro de 2006 a 28 de janeiro de 2007 Público atendido: instituições sociais e educacionais, portadores de necessidades especiais, professores e público espontâneo. As escolas da rede estadual foram as mais freqüentes, seguidas das particulares e das municipais, em que estudantes do ensino fundamental foram o público mais atendido. Não houve atendimento a grupos exclusivos de portadores de necessidades especiais. Público agendado: 3.570 pessoas Público espontâneo: 12.838 pessoas de 80 instituições Encontro com Professores: 125 pessoas Visitantes: ONGs Casa do Zezinho, Capão Cidadão e Periferia Ativa

Porfólio Rodrigo Braga Período de atendimento: 18 de novembro de 2006 a 21 de janeiro de 2007 O atendimento abrangeu todo o público que freqüentou a exposição. Público agendado: não foi aberto a agendamentos Público espontâneo: 1.603 pessoas

Exposição Itaú Cultural 20 Anos Local: Itaú Cultural Período de atendimento: 7 de março a 29 de abril O atendimento abrangeu todo o público que freqüentou a exposição. Público agendado: não foi aberto a agendamentos Público espontâneo: 2.012 pessoas

Exposição Itaú Cultural 20 Anos Local: Ceic – Centro Empresarial Itaú Conceição Período de atendimento: 31 de maio a 31 de julho O atendimento abrangeu todo o público que freqüentou a exposição. Público espontâneo: 1.648 pessoas

Exposição Itaú Cultural 20 Anos Local: CTO – Centro Técnico Operacional do Banco Itaú Período de atendimento: 18 de setembro a 19 de outubro de 2007 O atendimento abrangeu todo o público que freqüentou a exposição. Público espontâneo: 147 pessoas

Exposição Itaú Contemporâneo Período de atendimento: 21 de março a 27 de maio Os públicos atendidos foram instituições sociais e educacionais, portadores de necessidades especiais, professores e público espontâneo. As escolas da rede estadual foram as mais freqüentes, seguidas das municipais e particulares, em que os estudantes do ensino fundamental foram o público mais atendido. Não houve atendimento a grupos exclusivos de portadores de necessidades especiais. Público agendado: 5.542 pessoas Público espontâneo: 4.366 pessoas Encontro com Professores: 105 pessoas Visitas com transporte fornecido pelo Itaú Cultural: 5.136 pessoas de 87 instituições Parcerias: Programa de Educação Voluntária (PEV) e Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped)

Exposição Memória do Futuro Período de atendimento: 4 de julho a 9 de setembro Os públicos atendidos foram instituições sociais e educacionais, portadores de necessidades especiais, professores e público espontâneo. As escolas da rede estadual foram as mais freqüentes, seguidas das municipais e particulares, em que os estudantes do ensino fundamental foram o público mais atendido. Para o atendimento a portadores de necessidades especiais vieram grupos com deficiência auditiva e mental. Esses grupos foram atendidos de forma diferenciada, adequada a suas necessidades específicas. Público agendado: 5.535 pessoas Público espontâneo: 4.900 pessoas Encontro com Professores: 83 pessoas Portadores de necessidades especiais: 38 pessoas Visitas com transporte fornecido pelo Itaú Cultural: 3.725 pessoas de 56 instituições Parcerias: Programa de Educação Voluntária (PEV), Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) e Secretaria Estadual de Educação (Cenp)

Exposição Sutil Violento Período de Atendimento: 3 a 21 de outubro Os públicos atendidos foram: instituições sociais, educacionais e público espontâneo. As escolas da rede estadual foram as mais freqüentes, seguidas das municipais, em que os estudantes do ensino médio foram o público mais atendido. Não houve atendimento a grupos exclusivos de portadores de necessidades especiais. Público agendado: 567 pessoas Público espontâneo: 522 pessoas Visitas com transporte fornecido pelo Itaú Cultural: 502 pessoas de 14 instituições

Exposição Futuro do Presente (números computados até 31 de dezembro de 2007) Período de atendimento: 13 de novembro de 2007 a 10 de fevereiro de 2008 Os públicos atendidos foram instituições sociais e educacionais, portadores de necessidades especiais, professores e público espontâneo. As escolas da rede estadual foram as mais freqüentes, seguidas das municipais, em que os estudantes do ensino fundamental foram o público mais atendido. O atendimento a portadores de necessidades especiais ficou restrito à deficiência mental. Esses grupos foram atendidos de forma diferenciada, adequada a suas necessidades específicas. Público agendado: 1.581 pessoas Público espontâneo: 1.845 pessoas Encontro com Professores: 37 pessoas de 29 instituições Portadores de necessidades especiais: 153 pessoas Visitas com transporte fornecido pelo Itaú Cultural: 1.355 pessoas Parcerias: Programa de Educação Voluntária (PEV), Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) e Secretaria Estadual de Educação (Cenp)

Museu Herculano Pires – Itaú Numismática

O Itaú Numismática – Museu Herculano Pires, com a exposição permanente As Moedas Contam a História do Brasil, proporciona ao público o encontro com uma das mais completas e importantes coleções brasileiras de moedas, medalhas e condecorações. Visitar o acervo promove o conhecimento acerca da história de nosso país e de suas transformações sociais, políticas e econômicas, além da reflexão sobre o dinheiro e seu valor.

Os principais públicos atendidos pelo Programa de Atendimento Educativo ao longo do ano foram instituições sociais, públicos especiais, instituições educacionais públicas e particulares e público espontâneo. As escolas da rede estadual foram mais freqüentes, seguidas das municipais e particulares, em que os estudantes do ensino fundamental foram o público mais atendido. Para o atendimento a portadores de necessidades especiais vieram grupos com deficiência auditiva, física, mental, visual e múltipla, além de grupos inclusivos (formados por pessoas com e sem deficiência). Esses grupos foram atendidos de forma diferenciada, adequada a suas necessidades específicas.

Na intenção de aproximar as equipes do Instituto e proporcionar maior identificação com o ambiente de trabalho, foram promovidas visitas educativas com funcionários das equipes de Segurança, Recepção, Inspeção de Segurança, Monitoramento, Manutenção e Limpeza da instituição e com a equipe de educadores temporários da exposição Futuro do Presente.

* O atendimento aos grupos agendados foi reduzido devido aos desligamentos, promoções e novas contratações da equipe. A partir da segunda quinzena de março, a contagem de público espontâneo passou a ser diferenciada da contagem de público circulante. Assim, público espontâneo corresponde apenas aos atendimentos realizados pelos educadores no espaço do Museu.

Público agendado: 8.735 pessoas Público espontâneo: 2.709 pessoas Portadores de necessidades especiais: 283 pessoas Visitas com transporte fornecido pelo Itaú Cultural: 7.491 pessoas de 141 instituições Parcerias: Programa de Educação Voluntária (PEV) e Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped)

ENCICLOPÉDIAS ITAÚ CULTURAL

1 – Apresentação

As enciclopédias presentes no site do Itaú Cultural são resultado de ações iniciadas em 1987 – com a criação do Banco de Dados Informatizado Instituto Itaú Cultural – e envolvem pesquisa, coleta, tratamento e informatização de dados sobre arte e cultura no Brasil. Aberto ao público em 1989, muito antes da popularização da internet no país, esse banco de dados era inicialmente acessado somente na sede do Instituto. Em 1999, ele se torna disponível para internet e, dois anos depois, com base nesse acervo, a primeira das enciclopédias, dedicada às artes visuais, é lançada com mais de 3 mil verbetes e 12 mil imagens.

Além das informações organizadas em verbetes, as enciclopédias possibilitam a consulta a um número maior de dados sobre artistas, escritores, críticos, colecionadores, instituições, exposições e espetáculos teatrais que integram as bases de dados do Itaú Cultural. Por ser uma base eletrônica, disponível na internet, diferencia-se das demais obras de referência impressas pela abrangência de conteúdo, pela possibilidade de atualização constante e, principalmente, pela facilidade de acesso, feito sempre de forma gratuita.

As enciclopédias atingem grande diversidade de público, desde estudantes do ensino fundamental e médio até pesquisadores de nível universitário, especialistas e críticos de arte. São também um instrumento de consulta para os próprios artistas. Juntas, têm cerca de 5 mil acessos diários, resultando desde 2003 numa média de 1,5 milhão de acessos a cada ano.

Em 2007, foram desenvolvidas atividades voltadas para revisão, complementação e ampliação dos conteúdos existentes nas enciclopédias de artes visuais e teatro, e lançada uma nova enciclopédia, dedicada à literatura brasileira. Foram realizados também trabalhos relacionados ao cadastramento e padronização de dados sobre o universo da dança contemporânea e seus profissionais no Brasil. Essas ações serão detalhadas a seguir.

2 – Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais

Ampla base eletrônica de informações sobre artes visuais brasileiras (pintura, escultura, gravura, fotografia, desenho, caricatura, instalações, happenings, arquitetura, design etc.). A Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais apresenta dados sobre artistas nacionais e estrangeiros que atuaram e atuam no Brasil; críticos, mecenas e colecionadores; movimentos, grupos e episódios que são marcos da arte brasileira; e instituições de destaque no cenário cultural do país. Há também definições de termos e conceitos empregados no universo das artes visuais.

Em 2007 foi dada continuidade ao trabalho de revisão, complementação, atualização, ampliação e tradução do conteúdo existente, alcançando os seguintes números:

2.1 – Redação Foram redigidos 262 textos, que integraram 149 verbetes dedicados a biografias de artistas, arquitetos, colecionadores, mecenas e críticos de arte; a definições de termos e conceitos empregados no universo das artes visuais; e a instituições e museus de destaque na preservação da memória artística nacional.

2.2 – Revisão Foi realizada a revisão ortográfica, gramatical e de estilo de 121 verbetes, num total de 694,38 laudas (é adotada a lauda jornalística, contendo 1.400 caracteres, somados os espaços entre as palavras).

2.3 – Tradução

Espanhol: foram traduzidos 95 textos, que integraram 52 verbetes, num total de 206, 42 laudas;

Francês: foram traduzidos 183 textos, que integraram 102 verbetes, num total de 334,50 laudas;

Inglês: foram traduzidos 290 textos, que integraram 160 verbetes, num total de 547, 83 laudas.

2.4 – Atualização Por meio da contratação de cinco pesquisadores terceirizados, foi realizado o trabalho de complementação e atualização das cronologias e das imagens de 148 verbetes biográficos.

2.5 – Inclusão e substituição de imagens Foi providenciada a substituição (redigitalização com melhor qualidade) de 200 reproduções fotográficas de obras que integram 48 verbetes de artistas e a inclusão de 678 reproduções de novas obras nesses 48 verbetes. 2.6 – Total de acessos (computados durante o ano de 2007)

Visitas únicas: 2.783.645 pessoas (anual); 231.970 pessoas (média mensal); e 7.732 pessoas (média diária);

Page views: 5.640.489 pessoas (anual); 470.041 pessoas (média mensal); e 13.313 pessoas (média diária).

3 – Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro

Obra virtual de referência sobre as atividades do teatro no Rio de Janeiro e em São Paulo, de 1938 a 2000. Com 726 verbetes, divididos em três categorias, traz informações biográficas e cronológicas de profissionais de teatro; históricos de companhias e grupos ou centros de produção teatral; e descrições estéticas de espetáculos marcantes. Nas biografias e históricos, encontram-se inserções analíticas de críticos e pesquisadores do período.

Em 2007 foi dada continuidade ao trabalho de revisão, complementação, atualização e ampliação do conteúdo existente, alcançando os seguintes números:

3.1 – Redação Foram redigidos textos para 67 novos verbetes;

3.2 – Revisão Foi realizada a revisão ortográfica, gramatical e de estilo de textos de 65 verbetes;

3.3 – Atualização Foi realizado o trabalho de complementação e atualização das cronologias de 120 verbetes.

3.4 – Total de acessos (computados de 01/01 a 31/12/2007)

Visitas únicas: 664.867 pessoas (anual); 55.406 pessoas (média mensal); e 1.847 pessoas (média diária);

Page views: 1.107.776 pessoas (anual); 92.315 pessoas (média mensal); e 3.077 pessoas (média diária).

4 – Enciclopédia Itaú Cultural de Literatura Brasileira A Enciclopédia Itaú Cultural de Literatura Brasileira é uma obra de referência virtual que tem como objetivo informar e revelar ao leitor a complexidade da produção literária brasileira. Presente no site do Itaú Cultural desde abril de 2001, a enciclopédia é resultado de ações iniciadas em 1992 com a criação do Banco de Dados Informatizado Instituto Itaú Cultural – Módulo Literatura/Setor Literatura no Brasil, que envolvem pesquisa, coleta, tratamento e informatização de dados sobre a literatura brasileira. Faz parte do compromisso do Itaú Cultural utilizar-se de recursos eletrônicos para disponibilizar na rede mundial de computadores, de forma gratuita, informações e reflexões organizadas e criteriosas sobre a produção literária brasileira, através, sobretudo, da documentação de seus protagonistas ao longo da história, bem como dos eventos determinantes em seu processo de formação.

No ano de 2007, além das atividades que envolveram a formatação, a organização e a apresentação dos conteúdos específicos da Enciclopédia de Literatura Brasileira – desenvolvidas em parceria com núcleos de tecnologia e comunicação – e permitiram sua disponibilização na internet no dia 5 de junho, foram realizados também trabalhos de redação e revisão de verbetes, detalhados a seguir:

4.1 – Redação Foram redigidos textos que integraram 359 verbetes dedicados a biografias de escritores e de personalidades do universo literário; à vida literária – documentando grupos, instituições, organizações e acontecimentos importantes para a história da literatura no Brasil – ; e a definições de termos e conceitos empregados no universo literário.

4.2 – Revisão Foi realizada a revisão ortográfica, gramatical e de estilo de 165 verbetes, num total de 607,31 laudas.

4.3 – Total de acessos (computados no período de 5/6/2007 a 31/12/2007)

Visitas únicas: 230.749 pessoas (anual); 19.229 pessoas (média mensal); e 641 pessoas (média diária);

Page views: 513.725 pessoas (anual); 42.810 pessoas (média mensal); e 1.427 pessoas (média diária).

5 – Base de Dados Rumos Dança

Base de dados que contém informações coletadas em diversos estados brasileiros relativas ao universo da dança contemporânea no país: profissionais, companhias e grupos, movimentos artísticos e instituições de ensino e pesquisa, bem como teatros e demais espaços de apresentação de espetáculos. As informações foram reunidas por ocasião da realização do projeto Rumos Itaú Cultural Dança, realizado pelo Núcleo de Artes Cênicas.

Em 2007, a equipe do Núcleo Enciclopédias responsabilizou-se por padronizar e cadastrar nos sistemas informatizados os seguintes dados:

– 1.105 personalidades; – 229 companhias e grupos; – 165 movimentos; – 272 instituições.

Itaulab – relatório anual 2007

1. Memória do Futuro – Dez Anos de Arte e Tecnologia no Itaú Cultural

Esta exposição marca os dez anos de atuação do Itaú Cultural na área de arte e tecnologia. Ao trabalhar com o conceito físico continuum, Memória do Futuro propõe uma reflexão sobre a relação espaço e tempo.

Obras - TRANS-E, My Body, My Blood (1997/2007), de Diana Domingues - Imateriais (1999), do Itaulab - Desertesejo (2000), de Gilbertto Prado - Descendo a Escada (2002), de Regina Silveira - Paulista 1919 (2002), do Itaulab - Policarpo (2004), do Itaulab - Reflexão #3 (2005), de Raquel Kogan - Atrator Poético (2005), do SciArts - OP_ERA: Sonic Dimension (2005), de Daniela Kutschat e Rejane Cantoni - Abadia Virtual (2005), do Itaulab - Le Passe Muraille (2006), de Julien De Smedt - Moebius Display (2006), de Martin Bonadeo - Espaço Memória do Futuro no Second Life (2007)

Data: 4 de julho a 9 de setembro Público: 79.854 pessoas Produtos: fôlder, publicação multidisciplinar, DVD com documentário, catálogo geral de obras (a ser lançada em 2008) e hot site abrigado no site da instituição.

1.1 SIMPÓSIO MEMÓRIA DO FUTURO

O simpósio, programa integrante da exposição Memória do Futuro, teve como objetivo discutir temas como ambientes virtuais, redes sociais, autorias colaborativas e sistemas complexos.

Participantes Catalina Holmgren Eduardo Viveiros de Castro Enrique Rivera Isaac Epstein Julian Dibbell Ronaldo Lemos Ronaldo Rogério de Freitas Mourão Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses

2. RUMOS ARTE CIBERNÉTICA

A quarta edição do Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética, programa permanente do Itaú Cultural sobre arte e tecnologia, tem o objetivo de mapear e apoiar a produção desse segmento artístico no Brasil. As inscrições dos projetos foram realizadas de 18 de julho a 24 de novembro de 2006. A seleção foi feita entre janeiro e fevereiro de 2007 por uma comissão autônoma de especialistas em duas carteiras: Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia e Apoio à Pesquisa Acadêmica.

A carteira Apoio à Produção de Obra em Arte e Tecnologia contemplou nove projetos (seis no valor de R$ 20 mil e três no valor de R$ 40 mil). A carteira Apoio à Pesquisa Acadêmica contemplou seis projetos com o valor de R$ 10 mil para cada um.

Como nas edições anteriores – Rumos Mídias Interativas, em 1999; e, simultaneamente, Rumos Transmídia e Rumos Pesquisa, em 2002 –, a nova edição é um importante instrumento de incentivo à produção e à pesquisa. O conceito de arte cibernética exige a interação constante entre o observador e a obra. Assim, o Rumos Arte Cibernética 2006-2007 busca incentivar obras e projetos que trabalhem com arte computacional, instalações interativas, arte em rede, arte robótica, arte com videogames e instalações de música interativa, entre outras linguagens.

O resultado foi comunicado por correspondência aos contemplados em 18 de março de 2007 e, paralelamente, divulgado pela imprensa e pela internet. Devido à alta qualidade dos trabalhos enviados – o que demonstra o grau de maturidade alcançado por essa categoria da arte brasileira –, o Instituto Itaú Cultural decidiu ampliar a premiação de 13 (prevista em edital) para 15 contemplados: três na carteira de Apoio à Produção de Obras até R$ 40 mil; seis na carteira de Apoio à Produção de Obras até R$ 20 mil; e seis na carteira de Apoio à Pesquisa Acadêmica.

O corpo de jurados foi composto de Claudia Giannetti (diretora do Mecad, Barcelona, Espanha), Giselle Beiguelman (artista digital e professora da pós-graduação em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP), Arlindo Machado (professor do programa de pós-graduação em comunicação e semiótica também da PUC/SP e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP) e Michel Bret (professor da cadeira de artes e tecnologia da imagem na Universidade Paris 8).

A avaliação dos projetos foi realizada em anonimato e separadamente – sem contato entre os jurados. A apreciação foi feita unicamente pelo conteúdo que apresentavam, sem que nomes ou experiências interferissem no processo de julgamento, dentro do possível.

Selecionados

Carteira de Apoio à Produção de Obras de até R$ 40 mil

I/VOID/O (Sandro Canavezzi de Abreu) Computador Vestível Co-Evolutivo #2 (Rachel Zuanon) reler (Raquel Kogan)

Carteira de Apoio à Produção de Obras de até R$ 20 mil youTag (Lucas Bambozzi) Quadro Sonoro (Carlos Praude) As Músicas Que Você Não Ouve – Módulo Submerso (Vivian Caccuri) New(s)Wor(l)d (Ricardo de Oliveira Nascimento) KinoArcade Machine (Fernanda Neves Gomes) Corpo Digitalizado (Juliana Cerqueira da Silva)

Carteira de Apoio à Pesquisa Acadêmica

Interfaces de Voz em Ambientes Hipermidiáticos (Martha Carrer Cruz Gabriel) ViMus: um Software Livre para Aplicações de Performances e Produção de Obras Artísticas Audiovisuais Interativas em Tempo-Real (Jarbas Jácome de Oliveira Júnior) Dinâmicas Espaciais de Consumo Audiovisual: Aproximações entre a Sala de Cinema e o Lugar do VJing (Gabriel Menotti Miglio Pinto Gonring) A Performance enquanto Elemento Composicional na Música Eletroacústica de Concerto (Vitor Kisil Miskalo) SpotRadio: uma Ferramenta Web para Composição Musical Colaborativa em Tempo Real e Performances ao Vivo (João Paulo Cavalcanti Rolim) Desenvolvimento de Jogos com Realidade Aumentada Espacial (Daniel Calife)

3. REVISTA ONLINE CIBERCULTURA

Descritivo: Revista eletrônica (ISSN 1679-6756) abrigada no endereço www.cibercultura.org.br, veiculou 28 matérias e 28 resenhas em 2007. Entre os colaboradores estão Bill Seaman, Humberto Maturana, Jorge La Ferla, Lucia Santaella, Rejane Cantoni e Tânia Fraga, figuras referenciais no campo da arte e tecnologia nacional e internacional, e o conselheiro editorial André Lemos. Em 2007, houve 21.923 visitas online. Além de matérias e resenhas, a revista oferece o Blog do Itaulab (http://itaulab.blogspot.com) que tem, em média, mil visitantes mensais. O canal publica de maneira dinâmica dados sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Núcleo Itaulab, além de notícias e reflexões sobre áreas específicas da arte contemporânea.

4. ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E TECNOLOGIA

Descritivo: Uma evolução do panorama de arte e tecnologia, primeira tentativa de mapear a produção artística brasileira no campo de intersecção entre arte, ciência e tecnologia, desde seus primórdios nos anos 1950 até os dias atuais. A primeira versão contou com a curadoria de Arlindo Machado, Fernando Iazeetta e Silvia Laurentiz. O novo projeto emprega o software de código aberto TikiWiki, selecionado em 2006. Softwares do tipo Wiki são gerenciadores de conteúdo que permitem a edição de seu conteúdo diretamente no local onde ele é visualizado (em geral uma página de internet). As ferramentas possuem vastos recursos e funcionalidades de publicação. Além de ser gratuitas, as licenças sob as quais são liberadas permitem que sejam feitas as adaptações necessárias sem comprometer o conteúdo e o formato do site.

Relatório Música

Produtos Produção da trilha sonora da exposição Primeira Pessoa, composta por Chico Corrêa (mapeado rumos música 2004/2005).

Eventos

Rumos Música

Com o objetivo de mapear, fomentar e difundir o acesso à produção musical das diversas regiões brasileiras, a edição 2007−2009, além da Carteira Mapeamento, inclui a Carteira Homenagem, incentivando releituras das obras de Walter Smetk, Itamar Assumpção e Sabottage. Incluindo a realização de seminários e encontros em todos os estados brasileiros (50 cidades brasileiras), o Rumos Música recebeu 2.222 inscrições e selecionou 58 projetos, sendo 50 para a Carteira Mapeamento e 8 para a Carteira Homenagem. As obras dos selecionados serão registradas em CDs e DVDs em 2008 para futura distribuição a instituições culturais, jornalistas, pesquisadores, universidades etc.

Seminários e encontros Rumos Música

Cidade: Londrina, PR Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências e Alternativas na Música Brasileira Participante: Janete El Haouli e Pablo Capilé Data: 2/3/2007 Local: Anfiteatro da Associação Médica de Londrina Instituição parceira: Universidade Estadual de Londrina Público: 80 pessoas

Mesa: Mídias Alternativas, Tecnologia e o Futuro da Música Participantes: Edson Natale e Israel do Vale Data: 2/3/2007 Local: Anfiteatro da Associação Médica de Londrina Instituição parceira: Universidade Estadual de Londrina Público: 80 pessoas

Cidade: Teresina, PI Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Indústria, Estratégia e Tecnologia Musical Participante: Jerome Vonk e Sonoe Juliana Data: 2/3/2007 Local: Sala Torquato Neto Instituição parceira: Complexo Cultural Clube dos Diários Público: 40 pessoas

Mesa: O músico, o Mercado Internacional e o Poder Público Participante: Leandro Carvalho Data: 2/3/2007 Local: Sala Torquato Neto Instituição parceira: Complexo Cultural Clube dos Diários Público: 40 pessoas

Cidade: Dourados, MS Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Experiências e Alternativas na Música Brasileira Participante: Pablo Capilé Data: 5/3/2007 Local: Universidade Federal da Grande Dourados Instituição parceira: Universidade Federal da Grande Dourados Público: 30 pessoas

Mesa: Mídias, Tecnologia e o Futuro da Música Participante: Israel do Vale Data: 5/3/2007 Local: Universidade Federal da Grande Dourados Instituição parceira: Universidade Federal da Grande Dourados Público: 30 pessoas

Cidade: São Luís, MA Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Indústria, Estratégia e Tecnologia Musical Participante: Jerome Vonk Data: 5/3/2007 Local: Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa Instituição parceira: Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa Público: 45 pessoas

Mesa: O músico, o Mercado Internacional e o Poder Público Participante: Leandro Carvalho Data: 5/3/2007 Local: Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa Instituição parceira: Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa Público: 45 pessoas

Cidade: Campo Grande, MS Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências Nacionais com a Música: Planejamento e Reflexões Participante: Wagner Campos Data: 7/3/2007 Local: Anfiteatro do CHS/UFMS Instituição parceira: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Público: 118 pessoas

Mesa: Mídias Alternativas, Tecnologia e o Futuro da Música Participante: Maurício Tagliari e Rodrigo Lariú Data: 7/3/2007 Local: Anfiteatro do CHS/UFMS Instituição parceira: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Público: 118 pessoas

Cidade: Cuiabá, MT Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências Nacionais com a Música: Planejamento e Reflexões Participante: Leandro Carvalho Data: 9/3/2007 Local: Sesc Arsenal Instituição parceira: Sesc/MT Público: 54 pessoas

Mesa: Mídias Alternativas, Tecnologia e o Futuro da Música Participante: Maurício Tagliari e Rodrigo Lariú Data: 9/3/2007 Local: Sesc Arsenal Instituição parceira: Sesc/MT Público: 54 pessoas

Cidade: Barra do Garças, MT Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências Nacionais com a Música: Planejamento e Reflexões Participante: Leandro Carvalho Data: 11/3/2007 Local: Anfiteatro Municipal Fernando Peres Instituição parceira: Projeto Ciranda Público: 38 pessoas

Mesa: Mídias Alternativas, Tecnologia e o Futuro da Música Participante: Maurício Tagliari e Rodrigo Lariú Data: 11/3/2007 Local: Anfiteatro Municipal Fernando Peres Instituição parceira: Projeto Ciranda Público: 38 pessoas Cidade: Crato, CE Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências Nacionais com a Música: Planejamento e Reflexões Participante: Fabrício Nobre Data: 20/3/2007 Local: Centro Cultural e Turístico do Araripe – Auditório Instituição parceira: Sebrae/CE Público: 22 pessoas

Mesa: Produção da Música e Organização dos Músicos Participante: Carlos Zimbher e Mário de Aratanha Data: 20/3/2007 Local: Centro Cultural e Turístico do Araripe – Auditório Instituição parceira: Sebrae/CE Público: 22 pessoas

Cidade: Nova Olinda, CE Mesa: 30.000 km de Música pelo Brasil Participante: Edson Natale Data: 20/3/2007 Local: Fundação Casa Grande Instituição parceira: Fundação Casa Grande do Homem do Cariri Público: 14 pessoas

Cidade: Fortaleza, CE Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências Nacionais com a Música: Planejamento e Reflexões Participante: Fabrício Nobre Data: 22/3/2007 Local: Auditório do Sebrae Instituição parceira: Sebrae/CE Público: 123 pessoas

Mesa: Produção da Música e Organização dos Músicos Participante: Carlos Zimbher e Mário de Aratanha Data: 22/3/2007 Local: Auditório do Sebrae Instituição parceira: Sebrae/CE Público: 123 pessoas

Cidade: Arcoverde, PE Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências Nacionais com a Música: Planejamento e Reflexões Participante: Edson Natale Data: 24/3/2007 Local: Sesc Arcoverde Instituição parceira: Sesc/PE Público: 44 pessoas

Mesa: Produção da Música e Organização dos Músicos Participante: Carlos Zimbher Data: 24/3/2007 Local: Sesc Arcoverde Instituição parceira: Sesc/PE Público: 44 pessoas

Cidade: Itajaí, SC Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Reflexões e Experiências com Educação e Música Participante: José Roberto Zan Data: 27/3/2007 Local: Casa da Cultura Dide Brandão Instituição parceira: Fundação Cultural de Itajaí Público: 30 pessoas

Mesa: A música Brasileira, a Produção e o Mercado Internacional Participante: Magda Pucci Data: 27/3/2007 Local: Casa da Cultura Dide Brandão Instituição parceira: Fundação Cultural de Itajaí Público: 30 pessoas

Cidade: Juazeiro, BA Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências Nacionais com a Música: Planejamento e Reflexões Participante: Edson Natale Data: 27/3/2007 Local: Centro de Cultura João Gilberto Instituição parceira: Centro de Cultura João Gilberto Público: 11 pessoas

Mesa: Produção da Música e Organização dos Músicos Participante: Carlos Zimbher Data: 27/3/2007 Local: Centro de Cultura João Gilberto Instituição parceira: Centro de Cultura João Gilberto Público: 11 pessoas

Cidade: Florianópolis, SC Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Reflexões e Experiências com Educação e Música Participante: José Roberto Zan Data: 29/3/2007 Local: Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Instituição parceira: Udesc Público: 40 pessoas

Mesa: A música Brasileira, a Produção e o Mercado Internacional Participante: Magda Pucci Data: 29/3/2007 Local: Ceart – Udesc Instituição parceira: Udesc Público: 40 pessoas

Cidade: Curitiba, PR Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Reflexões e Experiências com Educação e Música Participante: José Roberto Zan Data: 31/3/2007 Local: Conservatório de Música Popular Brasileira Instituição parceira: Conservatório de Música Popular Brasileira Público: 32 pessoas

Mesa: A música Brasileira, a Produção e o Mercado Internacional Participante: Magda Pucci Data: 31/3/2007 Local: Conservatório de Música Popular Brasileira Instituição parceira: Conservatório de Música Popular Brasileira Público: 32 pessoas

Cidade: São José dos Campos, SP Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Música, Mercado e Tecnologia Participante: Maurício Bussab Data: 9/4/2007 Local: Espaço Mario Covas Instituição parceira: Fundação de Cultura Cassiano Ricardo Público: 50 pessoas

Cidade: Tatuí, SP Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Reflexões e Organização na Música Participante: Luis Felipe Gama, Maestro Neves e Paulo Braga Data: 11/4/2007 Local: Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos Tatuí Instituição parceira: Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos Tatuí Público: 101 pessoas

Cidade: Maceió, AL Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Reflexões e novas possibilidades para a música Participante: Caio Mariano Data: 17/4/2007 Local: Teatro Sesc Instituição parceira: Sesc/AL Público: 25 pessoas

Mesa: Comunicação e organização para a música Participante: Fernando Rosa e Kiko Ferreira Data: 17/4/2007 Local: Teatro Sesc Instituição parceira: Sesc/AL Público: 25 pessoas

Cidade: Aracaju, SE Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Reflexões e novas possibilidades para a música Participante: Caio Mariano Data: 19/4/2007 Local: Sesc Centro Instituição parceira: Sesc/SE Público: 30 pessoas

Mesa: Comunicação e organização para a música Participante: Fernando Rosa e Kiko Ferreira Data: 19/4/2007 Local: Sesc Centro Instituição parceira: Sesc/SE Público: 30 pessoas

Cidade: Campina Grande, PB Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Reflexões: da escola ao mercado Participante: Edson Natale e Paulo Braga Data: 23/4/2007 Local: Sesc Centro Instituição parceira: Sesc/PB Público: 27 pessoas

Mesa: Organização e tecnologia: experiências para a música Participante: Daniel Santana e James Lima Data: 23/4/2007 Local: Sesc Centro Instituição parceira: Sesc/PB Público: 27 pessoas

Cidade: João Pessoa, PB Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Reflexões: da escola ao mercado Participante: Edson Natale e Paulo Braga Data: 24/4/2007 Local: Auditório Zé da Luz Instituição parceira: Centro Cultural da Paraíba Público: 124 pessoas

Mesa: Organização e tecnologia: experiências para a música Participante: Daniel Santana e James Lima Data: 24/4/2007 Local: Auditório Zé da Luz Instituição parceira: Centro Cultural da Paraíba Público: 124 pessoas Cidade: Natal, RN Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Reflexões: da escola ao mercado Participante: Edson Natale e Paulo Braga Data: 26/4/2007 Local: Auditório da Fundação Cultural Capitania das Artes Instituição parceira: Fundação Cultural Capitania das Artes Público: 11 pessoas

Mesa: Organização e tecnologia: experiências para a música Participante: Daniel Santana e James Lima Data: 26/4/2007 Local: Auditório da Fundação Cultural Capitania das Artes Instituição parceira: Fundação Cultural Capitania das Artes Público: 11 pessoas

Cidade: Barbacena, MG Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Experiência na Informação para Difusão da Música Participante: Heloísa Fischer Data: 26/4/2007 Local: Universidade de Música Bituca Instituição parceira: Coletivo Ponto de Partida Público: 50 pessoas

Mesa: Não existem receitas para o sucesso: o dia-a-dia da música e do músico Participante: Benjamin Taubkin Data: 26/4/2007 Local: Universidade de Música Bituca Instituição parceira: Coletivo Ponto de Partida Público: 50 pessoas

Cidade: Juiz de Fora, MG Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Experiência na Informação para Difusão da Música Participante: Heloísa Fischer Data: 28/4/2007 Local: Universidade de Música Bituca Instituição parceira: Coletivo Ponto de Partida Público: 9 pessoas

Mesa: Não existem receitas para o sucesso: o dia-a-dia da música e do músico Participante: Benjamin Taubkin Data: 28/4/2007 Local: Universidade de Música Bituca Instituição parceira: Coletivo Ponto de Partida Público: 9 pessoas

Cidade: Pouso Alegre, MG Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Experiência na Informação para Difusão da Música Participante: Maurício Bussab Data: 2/5/2007 Local: Teatro Municipal Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 66 pessoas

Cidade: Brasília, DF Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Quem Fica Parado É Poste Participante: Alemberg Quindins e Pablo Capilé Data: 4/5/2007 Local: Teatro Nacional Cláudio Santoro Instituição parceira: Feira de Música Independente Internacional de Brasília (FMI) Público: 48 pessoas

Mesa: Fronteiras e Expectativas Associativas Participante: Arthur de Faria e Lincoln Antônio Data: 4/5/2007 Local: Teatro Nacional Cláudio Santoro Instituição parceira: FMI Público: 54 pessoas

Cidade: Anápolis, GO Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Quem Fica Parado É Poste Participante: Alemberg Quindins e Pablo Capilé Data: 7/5/2007 Local: Sebrae Goiás – Auditório da Unidade de Atendimento Instituição parceira: Sebrae/GO Público: 11 pessoas

Mesa: Fronteiras e Expectativas Associativas Participante: Arthur de Faria e Lincoln Antônio Data: 7/5/2007 Local: Sebrae Goiás – Auditório da Unidade de Atendimento Instituição parceira: Sebrae/GO Público: 11 pessoas

Cidade: Goiânia, GO Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Quem Fica Parado É Poste Participante: Alemberg Quindins e Pablo Capilé Data: 8/5/2007 Local: Sebrae Goiás − Mezanino Instituição parceira: Sebrae/GO Público: 76 pessoas

Mesa: Fronteiras e Expectativas Associativas Participante: Arthur de Faria e Lincoln Antônio Data: 8/5/2007 Local: Sebrae Goiás − Mezanino Instituição parceira: Sebrae/GO Público: 76 pessoas

Cidade: Palmas, TO Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Quem Fica Parado É Poste Participante: Alemberg Quindins e Pablo Capilé Data: 7/5/2007 Local: Espaço Cultural de Palmas Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 150 pessoas

Mesa: Fronteiras e Expectativas Associativas Participante: Arthur de Faria e Lincoln Antônio Data: 7/5/2007 Local: Espaço Cultural de Palmas Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 150 pessoas

Cidade: Gurupi, TO Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra Participante: Paulo André Data: 11/5/2007 Local: Faculdade Unirg Instituição parceira: Unirg Público: 10 pessoas

Mesa: Caminhos para a exportação da música brasileira Participante: Michel Nicolau Data: 11/5/2007 Local: Faculdade Unirg Instituição parceira: Unirg Público: 10 pessoas

Cidade: Porto Velho, RO Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra Participante: Paulo André Data: 14/5/2007 Local: Auditório da Escola Municipal de Música Jorge Andrade Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura de Porto Velho Público: 58 pessoas

Mesa: Caminhos para a exportação da música brasileira Participante: Michel Nicolau Data: 10/5/2007 Local: Auditório da Escola Municipal de Música Jorge Andrade Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura de Porto Velho Público: 58 pessoas Cidade: Buenos Aires, ARG Mesa: Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra Participante: Paulo André Data: 19/5/2007 Local: Buenos Aires Jazz Festival y Otras Músicas Instituição parceira: Buenos Aires Jazz Festival Público: 32 pessoas

Mesa: Caminhos para a Exportação da Música Brasileira Participante: Michel Nicolau Data: 19/05/2007 Local: Buenos Aires Jazz Festival y Otras Músicas Instituição parceira: Buenos Aires Jazz Festival Público: 32 pessoas

Cidade: Boa Vista, RR Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: O Panorama da Música e uma Experiência Cooperativa Participante: Luis Felipe Gama Data: 22/5/2007 Local: Sesc Centro Instituição parceira: Sesc Público: 32 pessoas

Mesa: A música Brasileira, a Produção e o Mercado Internacional Participante: Bruno Boulay e Magda Pucci Data: 22/5/2007 Local: Sesc Centro Instituição parceira: Sesc Público: 32 pessoas

Cidade: Porto Alegre, RS Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Pensamentos e reflexões para a música Participante: Livio Tragtenberg Data: 22/5/2007 Local: Teatro de Câmera Túlio Piva Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 35 pessoas

Mesa: Experiências, ferramentas e iniciativas para a música Participante: David McLoughlin e Paulo André Data: 22/5/2007 Local: Teatro de Câmera Túlio Piva Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 24 pessoas

Cidade: Santa Cruz do Sul, RS Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra Participante: Paulo André Data: 23/5/2007 Local: Universidade de Santa Cruz do Sul Instituição parceira: Universidade de Santa Cruz do Sul Público: 45 pessoas

Mesa: Caminhos para exportação da música brasileira Participante: David McLoughlin Data: 23/5/2007 Local: Universidade de Santa Cruz do Sul Instituição parceira: Universidade de Santa Cruz do Sul Público: 45 pessoas

Cidade: Santa Maria, RS Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra Participante: Paulo André Data: 24/5/2007 Local: Universidade de Santa Maria Instituição parceira: Universidade de Santa Maria Público: 20 pessoas

Mesa: Caminhos para exportação da música brasileira Participante: David McLoughlin Data: 24/5/2007 Local: Universidade de Santa Maria Instituição parceira: Universidade de Santa Maria Público: 15 pessoas

Cidade: Manaus, AM Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: O Panorama da Música e uma Experiência Cooperativa Participante: Luis Felipe Gama Data: 24/5/2007 Local: Sesc Centro Instituição parceira: Sesc/AM Público: 25 pessoas

Mesa: A música Brasileira, a Produção e o Mercado Internacional Participante: Bruno Boulay e Magda Pucci Data: 24/5/2007 Local: Sesc Centro Instituição parceira: Sesc/AM Público: 25 pessoas

Cidade: Rio Branco, AC Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências de Gestão Cooperativa na Música Participante: Luis Felipe Gama Data: 1/6/2007 Local: Sebrae Acre Instituições parceiras: Sebrae e Secretaria Municipal de Cultura Público: 33 pessoas

Mesa: Mercado Internacional e Alternativas de Difusão para a Música Brasileira Participante: David McLoughlin e Israel do Vale Data: 1/6/2007 Local: Sebrae Acre Instituições parceiras: Sebrae e Secretaria Municipal de Cultura Público: 33 pessoas

Cidade: Macapá, AP Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Alternativas de Produção e Difusão Participante: Pablo Capilé Data: 1/6/2007 Local: Sebrae Amapá Instituição parceira: Sebrae/AP Público: 30 pessoas

Mesa: Independência no Pensamento da Música Participante: Benjamin Taubkin Data: 1/6/2007 Local: Sebrae Instituição parceira: Sebrae/AP Público: 25 pessoas

Cidade: São Paulo, SP Encontro Rumos Música na Oficina Cultural Oswald de Andrade Descritivo: Encontro realizado na sede da Oficina Cultural, com a presença de músicos e estudantes do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, com Sonoe Juliana Data: 1 de junho Público: 19 pessoas

Cidade: Santarém, PA Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Alternativas de Produção e Difusão Participante: Pablo Capilé Data: 3/6/2007 Local: Hotel Barão Center Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura de Belém Público: 17 pessoas

Mesa: Independência no Pensamento da Música Participante: Benjamin Taubkin Data: 3/6/2007 Local: Hotel Barão Center Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura de Belém Público: 20 pessoas

Cidade: Cruzeiro do Sul, AC Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Experiências de Gestão Cooperativa na Música Participante: Luis Felipe Gama Data: 3/6/2007 Local: Teatro José de Alencar Instituição parceira: Secretaria de Cultura de Rio Branco Público: 26 pessoas

Mesa: Mercado Internacional e Alternativas de Difusão para a Música Brasileira Participante: David McLoughlin e Israel do Vale Data: 3/6/2007 Local: Teatro José de Alencar Instituição parceira: Secretaria de Cultura de Rio Branco Público: 26 pessoas

Cidade: Belém, PA Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Alternativas de Produção e Difusão Participante: Israel do Vale e Pablo Capilé Data: 5/6/2007 Local: Teatro Maria Silvia Nunes – Estação das Docas Instituição parceira: Secretaria de Cultura de Belém Público: 25 pessoas

Mesa: Possibilidades Internacionais de Difusão da Música Brasileira Participante: David McLoughlin Data: 5/6/2007 Local: Teatro Maria Silvia Nunes – Estação das Docas Instituição parceira: Secretaria de Cultura de Belém Público: 20 pessoas

Mesa: Reflexões para Articulação e Organização dos Músicos do Brasil Participante: Benjamin Taubkin e Luis Felipe Gama Data: 5/6/2007 Local: Teatro Maria Silvia Nunes – Estação das Docas Instituição parceira: Secretaria de Cultura de Belém Público: 15 pessoas

Cidade: São Carlos, SP Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Possibilidades Internacionais de Difusão da Música Brasileira Participante: Michel Nicolau Data: 11/6/2007 Local: Auditório da Embrapa Instituição parceira: Contribuinte da Cultura Público: 20 pessoas

Mesa: Experiências de Gestão Cooperativa na Música Participante: Carlos Zimbher Data: 11/6/2007 Local: Auditório da Embrapa Instituição parceira: Contribuinte da Cultura Público: 13 pessoas Cidade: Colatina, ES Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Alternativas de Produção e Processos Associativos na Música Participante: Anderson Foca e Carlos Zimbher Data: 13/6/2007 Local: Auditório do Senac Instituição parceira: Senac Público: 20 pessoas

Mesa: Uma Experiência a Partir da Música Participante: Alemberg Quindins Data: 13/6/2007 Local: Auditório do Senac Instituição parceira: Senac Público: 20 pessoas

Cidade: Uberlândia, MG Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Chester Prestes Mesa: Experiências Nacionais com a Música: Planejamento e Reflexões Participante: Fabrício Nobre Data: 14/6/2007 Local: Sesc Uberlândia Instituição parceira: Sesc/MG Público: 20 pessoas

Mesa: Comunicação e Organização para a Música Participante: Kiko Ferreira Data: 14/6/2007 Local: Sesc Uberlândia Instituição parceira: Sesc/MG Público: 17 pessoas

Cidade: Vitória, ES Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Sonoe Juliana Mesa: Alternativas de Produção e Processos Associativos na Música Participante: Anderson Foca e Carlos Zimbher Data: 15/6/2007 Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Vitória Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 54 pessoas

Mesa: Uma Experiência a Partir da Música Participante: Alemberg Quindins Data: 15/6/2007 Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Vitória Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 54 pessoas

Cidade: Belo Horizonte, MG Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Alternativas de Pensamentos e de Gestão para a Música Participante: Livio Tragtenberg e Pablo Capilé Data: 1/7/2007 Local: Fundação Clóvis Salgado Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 47 pessoas

Mesa: Música do Brasil, Música da Argentina, Música do Mundo Participante: Beni Goldemberg, Paulo André e Ricardo Salton Data: 1/7/2007 Local: Fundação Clóvis Salgado Instituição parceira: Secretaria Municipal de Cultura Público: 47 pessoas

Cidade: Recife, PE Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: A Organização dos Músicos e da Música Participante: Carlos Zimbher e Israel do Vale Data: 11/7/2007 Local: Fundação Joaquim Nabuco Instituição parceira: Fundação Joaquim Nabuco Público: 38 pessoas

Mesa: A Difusão, a Música e a Formação de Platéias Participante: Alemberg Quindins e Jorge Barbosa Data: 11/7/2007 Local: Fundação Joaquim Nabuco Instituição parceira: Fundação Joaquim Nabuco Público: 38 pessoas

Cidade: Salvador, BA Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: A Organização dos Músicos e da Música Participante: Carlos Zimbher e Israel do Vale Data: 12/7/2007 Local: Auditório Orlando Moscoso Instituição parceira: Sebrae/BA Público: 72 pessoas

Mesa: A Difusão, a Música e a Formação de Platéias Participante: Alemberg Quindins e Jorge Barbosa Data: 12/7/2007 Local: Auditório Orlando Moscoso Instituição parceira: Sebrae/BA Público: 72 pessoas

Cidade: Rio de Janeiro, RJ Abertura: 30.000 km de Música pelo Brasil, com Edson Natale Mesa: Alternativas de Organização para os Músicos e para a Música Participante: Carlos Zimbher e Rodrigo Lariú Data: 26/7/2007 Local: Sesc Flamengo Instituição parceira: Sesc/RJ Público: 15 pessoas

Mesa: Três Visões da Música Fora do Eixo Participante: Alemberg Quindins e Anderson Foca Data: 26/7/2007 Local: Sesc Flamengo Instituição parceira: Sesc/RJ Público: 15 pessoas

Cidade: São Paulo, SP Abertura: Encerramento da Caravana Rumos Música 2007−2009, com Edson Natale Mesa: Outras Características de Gestão e Produção para a Música Participantes: Anderson Foca, Carlos Zimbher, Daniel Zen e Maurício Ubal Data: 30/8/2007 Local: Sala Itaú Cultural, São Paulo, SP Público: 35 pessoas

Mesa: Repensar a Difusão, Sintonizar a Música e o Rádio Participantes: Israel do Vale, Janete El Haouli, Luis Felipe Gama e Maria Luiza Kfouri Data: 30/8/2007 Local: Sala Itaú Cultural, São Paulo, SP Público: 35 pessoas

Mesa: A Gestão Pública e a Cultura Participantes: Edson Natale, João Sayad e Lincoln Antonio Data: 31/8/2007 Local: Sala Itaú Cultural, São Paulo, SP Público: 30 pessoas

Mesa: Qual É o Poder da Música? Participantes: Alemberg Quindins e Rubens Gomes Data: 31/8/2007 Local: Sala Itaú Cultural, São Paulo, SP Público: 37 pessoas

Toca Brasil

Em 2007, a programação musical do Itaú Cultural contemplou a diversidade da música brasileira. Foram cinco shows gravados em audiovisual para confecção de DVDs da série Toca Brasil a ser lançados em 2008. Também foi dada continuidade ao evento Antídoto – 2º seminário internacional de ações culturais em zonas de conflito, cujas palestras e programação musical foram gravadas em audiovisual para confecção de produtos que serão lançados em 2008.

Toca Brasil 2007 (abril) Descritivo: show Marcelo Pretto Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Data: 6, 7 e 8 de abril Público: 255 pessoas (6/4); 255 pessoas (7/4); 255 pessoas (8/4)

Toca Brasil 2007 (maio) Descritivo: show Marku Ribas Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Data: 18, 19 e 20 de maio Público: 255 pessoas (18/5); 255 pessoas (19/5); 255 pessoas (20/5)

Toca Brasil 2007 (junho) Descritivo: show Los Porongas Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Data: 20, 21 e 22 de junho Público: 120 pessoas (20/6); 200 pessoas (21/6); 220 pessoas (22/6)

Toca Brasil 2007 (julho) Descritivo: show Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Data: 22, 23 e 24 de junho Público: 200 pessoas (22/7); 200 pessoas (23/7); 200 pessoas (24/7)

Exposição Memória do Futuro (agosto) Descritivo: show ContinuaMENTE Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Data: 17, 18 e 19 de agosto Público: 60 pessoas (17/8); 110 pessoas (18/8); 150 pessoas (19/8)

Antídoto II

Seminário Antídoto II Descritivo: Mesas de debate

Mesa 1 − Abertura com Hector Ivan Mejia (Honduras), oficial ligado ao Ministério da Segurança de Honduras, e MV Bill, músico e um dos fundadores da Central Única de Favelas (Cufa) Mediação: Renata Bittencourt, gerente do Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural

Mesa 2 − As Contradições dos Conflitos e da Cultura Com Hugo Acero, sociólogo e ex-secretário de Segurança e Convivência da Prefeitura de Bogotá (Colômbia), e Danilo Santos de Miranda, especialista em ação cultural e diretor do Departamento Regional do Sesc/SP Mediação: Renata Bittencourt

Data: 24 de setembro (16h30 e 19h30) Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Instituição parceira: Grupo Cultural AfroReggae (Rio de Janeiro) Produto: fôlder e cartazes de divulgação Público: 110 pessoas (mesa 1); 85 pessoas (mesa 2)

Mesa 3 − Cotidiano: Relatos e Experiências Com Bárbara Santos, socióloga e coordenadora-geral do Centro de Teatro do Oprimido (CTO); Luke Dowdney (Inglaterra), antropólogo inglês criador do projeto socioesportivo Luta Pela Paz, instalado desde 2000 no Complexo da Maré; e Washington Rimas, ex-dono de tráfico em Acari (RJ) e atual agente de projetos do AfroReggae nas comunidades de Vigário Geral e Parada de Lucas Mediação: Damian Platt (Inglaterra), ex-funcionário da Anistia Internacional em Londres, atualmente integra o departamento de Parcerias Institucionais do Grupo Cultural AfroReggae Mesa 4 – O Preconceito da Cultura Leva ao Conflito? Com Gabriela Leite (Brasil), criadora da ONG Davida e da grife Daspu, e Regina Casé (Brasil), apresentadora dos programas Minha Periferia e Central da Periferia Mediação: Edson Natale (Brasil), gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural.

Data: 25 de setembro (16h30 e 19h30) Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Instituição parceira: Grupo Cultural AfroReggae (Rio de Janeiro) Público: 100 pessoas (mesa 1); 250 pessoas (mesa 2)

Mesa 5 – A Juventude Não Conhece Muros Com Dagmar Garroux, pedagoga que há 14 anos trabalha com crianças e jovens no Capão Redondo, em São Paulo; Laura Ribeiro, advogada mineira, trabalhou com direitos humanos em países de conflito e hoje coordena a campanha de direito à educação na universidade de Birzeit, em Ramallah; e Valdênia Paulino, ex-coordenadora do projeto Casa das Meninas e atual conselheira nacional de Direitos Humanos Mediação: Marcelo Loureiro, ex-empresário que integra o conselho Instituto Rukha, atuante da zona sul de São Paulo

Mesa 6 – Religião, Cultura e Conflito Com Brendan Meagher (Irlanda) e pastor Marcos, presidente da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias que desenvolve atividades de mediação de conflitos em presídios Mediação: José Júnior, coordenador executivo do AfroReggae, ONG que desenvolve projetos para tirar crianças do caminho do tráfico e do subemprego no Rio de Janeiro Data: 26 de setembro (16h30 e 19h30) Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Instituição parceira: Grupo Cultural AfroReggae (Rio de Janeiro) Público: 90 pessoas (mesa 1); 150 pessoas (mesa 2)

Descritivo: Apresentação musical com AfroReggae, Rappinʼ Hood e Paula Lima Data: 20 de setembro Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Instituição parceira: Grupo Cultural AfroReggae (Rio de Janeiro) Público: 255 pessoas

Descritivo: Apresentação musical com AfroReggae, Rappinʼ Hood e Paula Lima, Arlindo Cruz e Cesar Lopez (Colômbia) Data: 21 de setembro Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Instituição parceira: Grupo Cultural AfroReggae (Rio de Janeiro) Público: 255 pessoas

Descritivo: Apresentação musical com AfroReggae, Rappinʼ Hood, Paula Lima, Olodum e Banda 190, da Polícia Militar do Rio de Janeiro Data: 22 de setembro Local: Itaú Cultural, São Paulo, SP Instituição parceira: Grupo Cultural AfroReggae (Rio de Janeiro) Público: 255 pessoas

Participação em feiras e exposições

Brasília, DF Feira da Música Independente Descrição: Estande com a difusão das ações e dos produtos do Itaú Cultural durante o evento Data: 2 a 5 de maio Local: Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro

Fortaleza, CE Feira da Música Descrição: Estande com a difusão das ações e dos produtos do Itaú Cultural durante o evento Data: 15 a 18 de agosto Local: Centro de Negócios Sebrae

Recife, PE Feira de Música Brasil Descrição: Estande com a difusão das ações e dos produtos do Itaú Cultural durante o evento Data: 7 a 11 de fevereiro Local: Armazém Marítimo (Recife Velho), no espaço Feira de Negócios

Participação em eventos promovidos por outras instituições

Porto Alegre, RS Acorde Brasileiro − Encontro Nacional das Músicas Regionais Descrição: Participação de representante do Itaú Cultural no painel Em busca de soluções criativas, com Edson Natale (Itaú Cutural), Israel do Vale, Roberto Sant'Ana e Arthur de Faria (RS). Coordenadora: Myriam Taubkin (SP) Data: 30/11 Local: Teatro do Sesc Público: 82 pessoas

Goiânia, GO Goiânia Noise Music Conference Descrição: Participação de representante do Itaú Cultural na programação do seminário e na mesa redonda A cena independente e as novas alternativas de divulgação, com Dagoberto Donato, Sonoe Juliana (Itaú Cultural) e Terence Machado, mediado por Marcos Bragatto Data: 20/11 Local: Centro Cultural Goiânia Ouro Público: 50 pessoas

Curitiba, PR I Seminário Interartes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Descritivo: Participação de representante do Itaú Cultural na programação do seminário e na mesa redonda Produção, com Beto Lanza, Paulo Reis, Sonoe Juliana (Itaú Cultural) e Ulisses Galetto, moderação do maestro Isaac Chueke Data: 20/10 Local: Centro de Línguas e Interculturalidades da UFPR Público: 50 pessoas

Shows realizados fora da sede

Brasília, DF Feira de Música Independente Internacional de Brasília 2007 Descrição: Apresentação Musical de Kátia B (RJ) e Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE) Data: 4/5 Local: Sala Villa-Lobos (Teatro Nacional Claudio Santoro) Público: 980 pessoas

Buenos Aires (Argentina) 6º Festival de Jazz y Otras Músicas Descrição: Show de Juarez Moreira Trio Data: 18 de maio Local: El Dorrego Público: 760 pessoas

6º Festival de Jazz y Otras Músicas Descrição: Show de Trio Curupira Data: 19 de maio Local: El Dorrego Público: 760 pessoas

Fortaleza, CE Feira de Música de Fortaleza Descrição: Apresentação musical de Loop B Data: 15 de agosto Local: Palcos Poço Musical – Poço da Draga Público: 123 pessoas

Belo Horizonte, MG Rumos Música Descrição: Shows do grupo Amaranto, com participação de Renato Braz e Samba de Coco Raízes de Arcoverde Data: 1/7 Local: Fundação Clóvis Salgado − Palácio das Artes (Grande Teatro) Público: 1.130 pessoas

Apoio a eventos de outras instituições

São Paulo, SP Semana de Arte Moderna da Periferia Data: 4 e 10 de novembro