Monitoramento de notícias da Unisul Dia 9 de abril de 2019

Site

Veículo: Palhocense Data: 09/04/2019 Link: http://www.palhocense.com.br/noticias/prefeitura-e-unisul-unem-forcas

Prefeitura e Unisul unem forças

A Prefeitura de Palhoça e a Unisul terão, no decorrer deste mês, reuniões técnicas entre secretarias municipais e grupos de professores e pesquisadores da universidade, para viabilizar ações imprescindíveis ao desenvolvimento sustentável da cidade. O novo Plano Diretor já está agendado para a próxima reunião. Os acordos de integração e participação se concretizaram na manhã desta segunda-feira (8), em reunião entre o prefeito de Palhoça, Camilo Martins (PSD); o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt; e as equipes técnicas, além da presença do deputado estadual Nazareno Martins (PSB).

Para o prefeito Camilo Martins, todo o esforço voltado para facilitar soluções é importante, ainda mais partindo de uma universidade como a Unisul. A Unisul Soluções, um dos órgãos de inovação e empreendedorismo da universidade, já reúne ideias e planos para ajudar a cidade de Palhoça a abreviar soluções para o seu crescimento social e econômico. “Esta integração é fundamental, até porque a Unisul está em Palhoça, na Pedra Branca, e está no seu DNA envolver-se com questões das cidades, onde a qualidade de vida é a principal meta”, salientou o reitor Mauri Heerdt.

Para o diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec), professor Paulo Boff, que gerencia a Unisul Soluções, a universidade deve trabalhar projetos nas áreas mais importantes da cidade, como o Plano Diretor, meio ambiente, infraestrutura e tantas outras. As próximas reuniões devem também reunir dirigentes e técnicos da Associação Empresarial de Palhoça (Acip).

Veículo: Diário do Sul Data: 09/04/2019 Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/colunista/63/25159/MICHELINE-ZIM- Redes-sociais-.html

Sábias palavras

O reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, publicou em seu Facebook (olha aí um excelente exemplo do bom uso das redes sociais) algumas palavras do cientista da Nasa Kumar Krishen, em palestra na aula magna de Sistemas de Informação e Engenharias, que, de tão sábias, faço questão de publicar aqui: “Se você for um inventor, invente! Se for um líder, promova invenções! Se for consumidor, consuma as invenções boas! Se for dono de negócio, faça chegar as invenções às pessoas!”.

Veículo: Diário do Sul Data: 09/04/2019 Link: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/39687/Morte-de-macacos-na-- regiao-esta-em-analise-.html

Morte de macacos na região está em análise

Três macacos foram encontrados mortos na região nas últimas duas semanas, e já estão sendo analisados para descartar ou não a febre amarela como causa paralela.

Eles foram encontrados na localidade de Jabuticabeira (divisa entre Tubarão e ), Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, respectivamente.

A bióloga da Regional de Saúde em Tubarão Sabrina Fernandes Cardoso disse que no mesmo dia em que foram encontrados já foi feita a necropsia e já estão em análise, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Em fevereiro, um macaco já havia sido encontrado morto em São Martinho, mas os exames laboratoriais foram negativos para a febre amarela, e a causa morte foi atropelamento.

Desta vez, segundo Sabrina, o primata encontrado morto em Jaguaruna teve como primeira causa de morte apurada um ataque de cães. Já na semana passada, na quinta- feira, um outro macaco foi encontrado morto na rodovia estadual em Rio Fortuna, tendo como primeira causa apurada uma pneumonia causada por vermes, e o terceiro animal, encontrado no dia seguinte, desta vez em Santa Rosa de Lima, também teve como primeira causa de morte apurada um atropelamento.

Porém, a bióloga explica que todas as análises estão sendo feitas, inclusive em parceria com o Hospital Veterinário da Unisul, para apurar todas as possíveis causas. “Sabemos que os macacos são animais ágeis, portanto o fato de serem atacados por cães ou atropelados pode ser um indicativo de fragilidade, que pode ser causada, sim, pela febre amarela”, pontua.

Um outro macaco também foi encontrado morto fora da Amurel, em Morro da Fumaça, e a causa também está sendo apurada.

Ações imediatas são tomadas A bióloga Sabrina Fernandes Cardoso explica que, quando um macaco é encontrado morto, tendo em vista os riscos de febre amarela e pelo fato destes animais serem as maiores vítimas da doença em sua forma silvestre, é realizada uma série de ações imediatas. “Fazemos o que chamamos de bloqueio vacinal. Vamos em todas as residências da região onde o animal foi encontrado, e vacinamos os moradores que, por acaso, ainda não tomaram a dose da vacina. Além disso, enviamos o animal para análise no mesmo dia. É extremamente necessária esta precaução, pois a febre amarela já chegou a , com uma morte humana e uma de um macaco confirmadas pela doença no Norte do Estado”.

Cobertura vacinal é necessária Para prevenir que a febre amarela chegue à região, ações estão sendo intensificadas para que a maioria da população seja vacinada. Mas, de acordo com a coordenadora de imunização da Regional de Saúde na Amurel, Shaiane Salvador, mesmo estando dentro do esperado, é necessário atingir ainda grande parte da população.

De 20 de março – quando começou efetivamente a campanha – até ontem haviam sido vacinadas, na Amurel, 34.022 pessoas. Em Tubarão, foram 8.990 doses aplicadas nesses dias.

De janeiro até agora, segundo Shaiane, foram imunizadas cerca de 35 mil pessoas na Cidade Azul, mas ainda é preciso vacinar mais 40 mil para que a meta seja atingida. Em toda a região, a meta é vacinar 191.767 pessoas.

“Queremos conseguir atingir este número em, no máximo, três meses, mas precisamos da conscientização das pessoas para tomar a vacina, que está disponível em todas as unidades de saúde dos municípios”, afirma a coordenadora de imunização.

Veículo: Jornal Terceira Via Data: 08/04/2019 Link: https://www.jornalterceiravia.com.br/2019/04/08/feira-qualifica-campos- comeca-nesta-terca-9-com-desconto-de-ate-70-em-cursos/

Feira Qualifica Campos começa nesta terça com desconto de até 70% em cursos

Com cursos de até 70% de desconto, a feira Qualifica Campos começa nesta terça-feira (9), no calçadão do Centro. Até sábado (13), a população pode ter acesso a cursos de 16 instituições parceiras. Expectativa para a feira é alta, uma vez que a última edição, realizada em agosto do ano passado, realizou cerca de 1,3 mil atendimentos. Nos dias de semana, a feira acontece de 9h às 18h e no sábado de 9h às 13h.

Elaborada pela superintendência municipal de Trabalho e Renda, a feira leva cursos nas áreas de técnico em segurança do trabalho, acesso por cordas-irata, informática básica e avançada, salvatagem, mecânica de automóveis, inglês, técnico em mecânica, barbeiro, cabeleireiro, curso de formação de vigilantes, taifeiro, entre outros.

As empresas participantes são Aforvig, Datafox, Digitus, Instituto Politécnico de Ensino (IPE), Best, Microlins, Unigranrio, Unisul Virtual, Pré Sal, Escola Técnica de Campos (ETC), Unopar, Fisk, Centro Universitário Unifacvest, Faculdade São Luís, Emergency GRV Life Support e Smart.

Veículo: NF Notícias Data: 08/04/2019 Link: http://www.nfnoticias.com.br/noticia-15719/qualifica-campos-comeca-nesta- terca-(9)-com-desconto-de-ate-70por-cento-em-cursos

Qualifica Campos começa nesta terça (9) com desconto de até 70% em cursos

Com cursos de até 70% de desconto, a feira Qualifica Campos começa nesta terça-feira (9), no calçadão do Centro. Até sábado (13), a população pode ter acesso a cursos de 16 instituições parceiras. Expectativa para a feira é alta, uma vez que a última edição, realizada em agosto do ano passado, realizou cerca de 1,3 mil atendimentos. Nos dias de semana, a feira acontece de 9h às 18h e no sábado de 9h às 13h. Elaborada pela superintendência municipal de Trabalho e Renda, a feira leva cursos nas áreas de técnico em segurança do trabalho, acesso por cordas-irata, informática básica e avançada, salvatagem, mecânica de automóveis, inglês, técnico em mecânica, barbeiro, cabeleireiro, curso de formação de vigilantes, taifeiro, entre outros.

As empresas participantes são Aforvig, Datafox, Digitus, Instituto Politécnico de Ensino (IPE), Best, Microlins, Unigranrio, Unisul Virtual, Pré Sal, Escola Técnica de Campos (ETC), Unopar, Fisk, Centro Universitário Unifacvest, Faculdade São Luís, Emergency GRV Life Support e Smart.

Veículo: Super Vestibular Data: 08/04/2019 Link: https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/santa-catarina- inscricoes-abertas-para-vestibular-inverno-2019/338800.html

Santa Catarina: inscrições abertas para Vestibular de Inverno 2019 da Acafe

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), em Santa Catarina, recebe de hoje, 8 de abril, até 6 de maio, inscrições para o Vestibular de Inverno 2019. A taxa custa R$ 70, mas, para Medicina, R$ 200.

Inscreva-se Vestibular Inverno 2019 Acafe

Conforme este quadro de cursos e vagas, nesta edição a associação oferece 3.436 vagas nas seguintes instituições de ensino superior

-Católica de Santa Catarina - 772 vagas -Universidade Regional de (FURB): 40 -Universidade do Contestado (UnC): 86 -Universidade do Extremo (Unesc): 768 -Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi): 30 -Centro Universitário de Brusque (Unifebe): 40 -Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) : 1.108 -Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI): 358 -Universidade da Região de (UNIVILLE): 44 -Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc): 30 -Centro Universitário Municipal de São José (USJ): 160 Vestibular O processo seletivo ocorrerá no dia 9 de junho e terá cinco horas de duração. As provas serão aplicadas nas cidades de Araranguá, Florianópolis, , Blumenau, Itajaí, São Bento do Sul, Brusque, Joaçaba, São Francisco do Sul, , Joinville, São José, Chapecó, , São Miguel do Oeste, Caçador, Mafra, Tubarão, Concórdia, Orleans, , Criciúma, Palhoça e Xanxerê.

As provas serão formadas por 35 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Para Medicina, serão 63 itens. Os vestibulandos também vão produzir uma redação.

A previsão é que os estudantes possam visualizar a imagem do cartão no dia 14 de junho. O resultado final é esperado para o dia 19 do mesmo mês. Os dias e os horários das matrículas variam conforme o curso de escolha.

Para mais informações, acesse o Edital do Vestibular de Inverno 2019 da Acafe ou o site.

Veículo: Info Escola Data: 08/04/2019 Link: https://www.infoescola.com/noticias/inscricoes-abertas-para-o-vestibular-de- inverno-2019-da-acafe/

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2019 da Acafe

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2019. Os interessados podem se inscrever até 6 de maio no site.

O valor da taxa de inscrição é R$ 200,00 para o curso de Medicina e R$ 70,00 para os demais cursos. As provas serão aplicadas dia 9 de junho nas cidades de Araranguá, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

A Acafe está oferecendo 3.436 vagas distribuídas nas seguintes Instituições: Centro Universitário Católica de Santa Catarina (Católica SC); Centro Universitário para o Alto do Vale do Itajaí (Unidavi); Centro Universitário de Brusque (Unifebe); Centro Universitário de São José (USJ); Universidade Regional de Blumenau (Furb); Universidade do Contestado (UnC); Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Universidade da Região de Joinville (Univille); e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

O resultado será divulgado em 19 de junho a partir das 16h. Para mais informações acesse o portal de Vestibular Acafe.

Veículo: Portal Palhoça Data: 08/04/2019 Link: https://portalpalhoca.com.br/noticias/saude/palhoca-prepara-oitava- conferencia-municipal-de-saude-na-unisul

Palhoça prepara oitava conferência municipal de Saúde na Unisul

O evento está marcado para os auditórios C e G do campus da Unisul, na Pedra Branca, das 13:30h as 19:00h. Podem participar servidores, entidades ligadas à área de saúde do município, usuários do SUS e a população de modo geral.

Os temas abordados durante a conferência serão "Direito à Saúde", "Consolidação dos Princípios do SUS" e "Financiamento adequado e suficiente do SUS".

O objetivo do evento, que ocorre em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, é reunir o poder público e a comunidade, para discutirem diretrizes de políticas públicas em saúde na esfera municipal.

De acordo com o prefeito Camilo Martins, "A Conferência Municipal de Saúde possibilita uma rica troca de informações entre participantes de diferentes setores, para que todos possam compreender as necessidades e possibilidades concretas do sistema de saúde atual". O secretário de Saúde, Rosinei Horácio, destacou que, "neste evento, serão apresentados os resultados positivos desenvolvidos após as principais reivindicações da última conferência, ocorrida há 4 anos".

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vitor Dias, mencionou a importância de apresentar propostas concretas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

As conclusões e reivindicações locais analisadas em conjunto são posteriormente apresentadas na esfera estadual e depois federal, na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília, em agosto.

A conferência é aberta ao público e quem desejar participar basta ir até a Unisul, nesta quinta,11 e sexta, 12, a partir das 13:30h.

A Conferência Nacional de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

É realizada desde 1941, antes mesmo da criação do Ministério da Saúde, e acontece de 4 em 4 anos, em todos os municípios brasileiros, depois a etapa estadual e por fim a etapa federal, em Brasília.

Uma grande ação em defesa do SUS e da democracia

O evento organizado em Palhoça visa a participação da experiência na área da saúde no município, que será apresentada na próxima Conferência Nacional de Saúde a realizar- se em Brasília, capital federal.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e realizada pelo Ministério da Saúde, a Conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar, de forma democrática, as diretrizes para as políticas de saúde pública no país. O tema principal da 16ª Conferência é “democracia e saúde” e os eixos temáticos são; saúde como direito, consolidação dos princípios do sistema único de saúde (SUS) e financiamento do sistema único de saúde(SUS).

Os participantes serão eleitos em etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, obedecendo a uma série de regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira. Além da sociedade em geral, as etapas da Conferência devem contar com a participação de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil, seja em territórios urbanos ou rurais. Diante da EC (emenda constitucional) 95/2016, a realização da Conferência se faz ainda mais necessária como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia. A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Por isso, traz a ideia de “8ª+8=16ª, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira, em Brasília, gerou as bases para a seção DA SAÚDE da Constituição Brasileira, em 1988. A participação social no Brasil é muito importante, é através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde(8ª+8) deve gerar subsídios.

Veículo: Prefeitura de Tubarão Data: 08/04/2019 Link: https://www.tubarao.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/545846/codMapaItem /16675

Democracia e Saúde é o tema da 9º Conferência Municipal da Saúde

Dando a chance de a comunidade ter voz e discutir sobre a saúde em um todo, foi realizada nesta segunda-feira (8), no Salão Nobre da Unisul, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde, o evento discutiu três eixos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema único de Saúde (SUS) e o Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

A mesa de autoridades teve a presença de Daisson Trevisol(diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde), Marcelo César Ribeiro ( representando o prefeito Joares Ponticelli) vereador Paulo Henrique, William Edgar Lanzendorf (presidente do Conselho Municipal de Saúde), Vaneide Margotti Marcon (palestrante) e Maria Zélia Baldessar (coordenador do curso de medicina).

O evento que acontece a cada quatro anos visa reunir segmentos representativos da sociedade para debater a situação de saúde do município e propor novas diretrizes para a formulação da política de saúde. Neste ano, foi iniciado com a aprovação do Regulamento Interno da Conferência e palestras para integrar e comunicar os presentes com os temas Financiamento da Saúde, com Daisson Trevisol, e Fortalecimento dos princípios do SUS - com a palestrante Vaneide Margotti Marcon. Toda a população tubaronense foi convidada a participar e contribuir com as discussões dos eixos temáticos, durante a tarde, para propor algumas sugestões de intervenção para melhorias da saúde pública, juntamente com os 24 conselheiros presentes.

“É importante para que eles possam dizer quais são dificuldades no setor público, para discutirmos juntos e formar uma estratégia para resolver o que é mais importante para população”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde.

As escolhas dos delegados aconteceram na plenária final para passarem para a fase estadual, que acontece durante os dias 16 abril até 14 de junho. Foram 32 propostas entre os três eixos debatidos. Essas e propostas e moções serão cadastradas na etapa estadual – 8º Conferência Estadual de Saúde. Os escolhidos usuários foram Maria Lis Cardoso, Temóteo Bittencourt, Ivan, José Passos, Philipe Honório, Manuela dos Santos de Souza, Terezinha Flor e Marlene Marcelo. Os escolhidos da fase estadual vão participar da etapa nacional que vai ocorrer do dia 4 ao dia 7 de agosto.

Veículo: Ego Notícias Data: 09/04/2019 Link: https://www.egonoticias.com/https-www-egonoticias-com-maya-nobre-se- disurfar-e-estudar/

Maya Nobre se divide entre o modelar, surfar e estudar

Descobri essa ninfa chamada Maya Nobre em seus 15 anos, quando fiz seu primeiro ensaio fotográfico no paradisíaco Vida Sol & Mar Eco Resort & Beach Village, quintal da sua casa, a Praia do Rosa em – SC. Nunca me cansei de fotografar esse tipo de beleza exótica que impacta qualquer profissional de respeito. Doce, meiga, sempre atenta aos nossos comandos.

Portanto, a modelagem dela começou aos 15 anos como hobby, quando soltamos as suas primeiras fotos para o mercado. Já em 2017 foi escolhida como Garota Rosa Shock e fez campanha para o Floripa Shopping, C&A. Em seguida participou do programa do do Canal Off ( que foca os esportes de ação e radicais). Fez dois vídeos clipes da virada mágica, e o vídeo clip “Meu doce” que estrou em setembro de 2018. E não para por aí, fez a campanha Verão Trópico Brasil 2017/18 e a Campanha de verão Aika Beachwear 2017/2018 – 2018/2019, além das campanhas da Sal e Lyam Beachwear 2016 a 2019.

E a lista não para por aí, fez o Look Kook para a marca Viva Lá Isla, Elliss swimwear e Neokai 2018. Desfilou no Imbituba Fashion em 2017. Já na Argentina em 2018, fez campanha para a “Zapas que te pario”. Hoje, com seus 20 aninhos, se divide entre a Faculdade de Naturologia na Unisul, Campus pedra Branca, surf e modelando sempre. Seu lifestyle é o sulf, quintal da sua casa, sem perder a elegância da cidade. A fera é do esporte por natureza e passa a maior parte do tempo estudando ou surfando. Cuida da alimentação, sem nenhuma neurose e sem perder o saber, fazendo seus treinos e viagens. Sempre na ponte aérea Floripa, Buenos Aires e Hawai, onde mora seu pai. Compete de longboard, foi tri-campeã do Filhas do Mar e ficou em 4º lugar no Circuito Argentino de surf. Antes de naturologia, fez dois anos de fisioterapia.

Essa eterna menina adora flores (aí vai uma boa dica para conquistá-la) e ama a vida marinha, e esportes ao ar livre, e o principal hobby é viajar muito, conhecer as diferentes culturas, cozinhar, correr, desenhar. Está sempre com um livro na bolsa, daqueles bem românticos ou aventura. Adora um bom café passado, frutas e natureza. Sempre de bem com a vida, Maya mora numa das 30 baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa, em Imbituba – SC.

Essa sereia que passa suas manhãs na praia surfando as ondas do Rosa também gosta de tirar o chinelo e colocar aquele salto alto fino e ficar na frente das câmeras trabalhando como modelo, por horas a fio, e eu tenho a grata satisfação e clica-la, como sempre. Em breve um novo super ensaio.

Veículo: Rádio Araguaia Data: 09/04/2019 Link: https://araguaiabrusque.com.br/noticia/valdir-rubens-walendowsky- assumira-a-secretaria-de-turismo-de-bc/55182

Valdir Rubens Walendowsky assumirá a secretaria de turismo de BC

A partir da próxima semana, haverá mudanças no secretariado da Prefeitura de Balneário Camboriú. No Turismo, será empossado Valdir Rubens Walendowsky, que assumirá o comando da pasta. Já o atual secretário interino, Nelson Oliveira, que desde 2017 ocupou o cargo de diretor-geral, assumirá o comando da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (COMPUR), que em poucos dias passará a se chamar BC Investimentos.

Valdir Walendowsky atua há 36 anos na área turística e terá como metas aplicar o uso da tecnologia para reposicionar o turismo de Balneário Camboriú; criar “Mapas Digitais” com informações precisas dos turistas que visitam a cidade; reposicionar a marca “Balneário Camboriú” através de uma estratégia de marketing; ampliar a oferta no trade nacional e internacional com novos produtos; tornar Balneário Camboriú destino de eventos nacionais e internacionais; diminuir a sazonalidade do turismo de lazer diversificando com novos produtos; reposicionar a Rodovia Interpraias como “Rota Cênica” e promovê-la; promover a praia precursora do naturismo no Brasil, Praia do Pinho, preconizando o cultivo da vida saudável e o retorno à natureza, como produto turístico internacional. “Nossa meta é criar mecanismos para inovar no Turismo, principalmente utilizando recursos tecnológicos que façam com que Balneário Camboriú avance no cenário das smart cities. Fizemos um planejamento que será em breve apresentado ao trade turístico e que remete BC a um novo patamar turístico, no Brasil e na América Latina”, disse Valdir.

Walendowsky é formado em Engenharia Civil na Furb e em Gestão e Administração de Marketing na Unisul. Na área turística já atuou de 1983 a 1996 como presidente da Comissão Municipal de Turismo de Brusque, onde começou a Fenarreco em 1985; de 1989 a 1992 foi diretor de Turismo de Brusque; de 1993 a 1996 foi secretário de Turismo de Brusque; de 1997 a 1999 foi diretor de Marketing da Santur; de 2000 a 2002 atuou como diretor Executivo do Joinville Convention e Visitors Bureaux; de 2003 a julho de 2007 foi diretor de Marketing da Santur; de julho de 2007 a fevereiro de 2019 foi presidente da Santur; em 2010, 2013 e 2019 foi secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Já Nelson Oliveira é administrador de empresas e tem atuação forte em prol do desenvolvimento econômico, tendo presidido associações representativas dos empresariais da cidade. Ele será presidente da COMPUR, que passará a se chamada BC Investimentos e terá como foco desenvolver uma política para o desenvolvimento econômico da cidade. A BC Investimentos além de atuar na busca de Parcerias Público- Privadas (PPP), deverá startar um polo de tecnologia e desenvolver uma nova matriz econômica na área de tecnologia.

Rádio

Veículo: Rádio Santa Catarina Programa: De olho nas cidades Data: 09/04/2019 Hora: 7h30min Assunto: Curso prepara profissionais para recrutamento de pessoas e Unisul oferece aulas de informática para migrantes Comentarista: Beatriz Juncklaus

Veículo: Rádio Bandeirantes Programa: Boca no Trombone Data: 09/04/2019 Hora: 10horas Assunto: Curso prepara profissionais para recrutamento de pessoas e Unisul oferece aulas de informática para migrantes Comentarista: Beatriz Juncklaus

Veículo: Rádio Litoral Sul Programa: Jornal Litoral AM 1320 Data: 09/04/2019 Hora: 7horas Assunto: Curso prepara profissionais para recrutamento de pessoas e Unisul oferece aulas de informática para migrantes Comentarista: Beatriz Juncklaus

Unisul Hoje

Veículo: Unisul Hoje Data: 08/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/workshop-busca-novas-formas-de-ensinar-ciencia-e- biologia/

Workshop busca novas formas de ensinar ciência e biologia

Durante a primeira semana do mês de abril os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Unisul participaram do workshop “Alternativas inovadoras didático- pedagógicas para potencializar a prática docente em Ciências e Biologia”. A atividade foi realizada, pelo terceiro ano consecutivo, pela unidade de aprendizagem de Prática no Ensino de Ciências e Biologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unisul.

Segundo a professora Drª Yalin Brizola Yared, responsável pela atividade e pela unidade de aprendizagem, a ação tem como objetivo estimular os estudantes de licenciatura, futuros professores, para a possibilidade de criação de estratégias metodológicas inovadoras para a prática docente em Ciências e Biologia.

Nesta edição, o workshop contou com dois convidados: a prof.ª Mestra Ediane da Silva, egressa do curso de Mestrado em Educação da Unisul, supervisora escolar e professora de Biologia e o estudante de graduação em Ciências Biológicas, Eduardo de Medeiros Peretti. “Fortalecer a interação entre a licenciatura em Ciências Biológicas e egressos do nosso curso de Mestrado em Educação também é um dos objetivos que contribuem para aprimorar cada vez mais a prática docente no ensino de Ciências e Biologia”, explica a professora Yalin.

Inovação contínua

A prof.ª Ediane, que já havia ministrado os workshops de 2017 e 2018, continua inovando. Além dos diversos materiais e jogos criados e utilizados por ela durante suas aulas de Biologia, fruto de sua trajetória profissional, também foram apresentados aos estudantes novas sugestões metodológicas que foram desenvolvidas durante sua vivência no curso de mestrado na Unisul. Neste terceiro workshop, Edilene relata que percebe tanto os avanços da prática como do crescimento e aprimoramento de ações diante de sugestões e observações realizadas pelos graduandos. Para Ediane, o workshop é um momento interativo de troca de experiências e dinâmicas para compartilhamento de informação. “Compreendo que uma aula diferenciada e comprometida com o estudante como sujeito ativo e participativo na sociedade pode colaborar para uma educação que atenda às necessidades da atualidade em busca de transformações sociais”, esclarece.

Já o estudante Eduardo apresentou o “Jogo de Cartas do Sistema Endócrino”. Este jogo foi criado por ele em 2018. Atualmente o jogo encontra-se em processo de aperfeiçoamento, como objeto de estudo em pesquisa de iniciação científica voluntária sob orientação da prof.ª Yalin e do prof. Dr. Rafael Mariano de Bitencourt do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unisul. “Acredito ser um espaço de grande aprendizado e desenvolvimento de ideias. Posso utilizar o feedback recebido para aperfeiçoar meu trabalho, além de ser um incentivo aos meus colegas, para que busquem alternativas para trabalhar em sala de aula”, reflete Eduardo.

Veículo: Unisul Hoje Data: 08/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/tres-modalidades-esportivas-reunidas-em-um-unico- amor/

Três modalidades esportivas reunidas em um único amor

Dia 8 de abril, dia da Natação, modalidade que no Brasil se tem grandes nomes no esporte como Maria Lenk, Fabiola Molina, César Cielo, Gustavo Borges entre outros grandes nadadores que surgiram nas piscinas brasileiras. Muitos deles começaram no esporte ainda criança. Assim como eles, milhares de baixinhos entram em escolinhas de natação, por ser um esporte que auxilia na manutenção da boa saúde e em processos importantes do crescimento.

E foi pela melhora da qualidade de vida e saúde, que a Natação acabou atraindo Taynara Bonetti. Com bronquite asmática, aos 4 anos, foi indicado aos pais colocá-la na natação para a melhoria da respiração. Ela acabou gostando do esporte e foi pegando gosto pela competição. Aos 12 anos, foi trazida para a Unisul para integrar a pré-equipe de natação, pela professora Elinae Freitas Schultz que também é sócia-proprietária da Escola de Natação Tutubarão, onde a Thaynara treinava.

Aos 15 anos, fez a escolha de incluir outros esportes na sua rotina e passou a se dedicar ao triathlon, esporte que conheceu aos 9 anos. Gostou por ter achado algo diferente e acabou se apaixonando pelo esporte. “Já tentei parar, desistir, mais não consegui. Fiquei em casa por 2 semanas e fiquei agoniada por querer voltar a treinar, o corpo pede, é amor mesmo”.

Agora aos 21 anos, está em processo de treinos para provas longas, com o objetivo de chegar no Ironman. Com a experiência, mesmo sendo jovem ainda, já sabe controlar os treinos e não deixar isso subir à cabeça e ter desgastes desnecessários. Sabendo equilibrar bem o número de treinos com o descanso necessário, para chegar bem nas provas.

Após a parceria com a Unisul, a rotina ficou um pouco mais apertada, pelo fato de estar cursando graduação em psicologia. “Está sendo uma coisa incrível na minha vida, nunca pensei me encontrar tanto em um curso como me encontrei na psicologia. Pretendo seguir a carreira na psicologia esportiva. Já estou aplicando algumas coisas em mim mesma, testando, usando nos treinos, nas provas. Está sendo bem interessante os resultados, os feedbacks que eu mesmo tenho”.

Tratar o esporte como um caso de amor e como uma maneira de viver, é como as grandes esportistas se sustentam e a Taynara se encaixa neste quadro. “Eu faço porque eu amo, não faço porque sou obrigada, não faço porque alguém me obriga. Porque se não, modéstia a parte falando, eu não teria conquistado tudo o que eu consegui até hoje. Sem amor pelo o que a gente faz, a gente não dura tanto tempo em uma área. E a minha meta desde pequena foi fazer o Ironman”, destaca a atleta.

Daqui há 20 dias, Taynara, participa do 70.3 Ironman nos Ingleses, em Florianópolis.

Veículo: Unisul Hoje Data: 08/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/carreira-unisul-dicas-elaborar-curriculo-entrevista/

Carreira: 5 dicas para elaborar um currículo e sair-se bem numa entrevista

Embora a internet esteja recheada de dicas e orientações para a elaboração de um bom currículo, muitas vezes não são as melhores fontes e as mais atuais. As pessoas, ainda, podem ficar com dúvida por onde começar e também como se preparar para a entrevista de emprego, caso o currículo passe para a segunda etapa da vaga tão desejada. Para sanar essas dúvidas, o professor Vanderlei Brasil, coordenador do Unisul Carreiras, passa algumas dicas para facilitar nestes processos. Não é novidade que o currículo é a carta de apresentação daquele que se candidata a uma vaga de emprego. E mesmo que pareça óbvio, um bom currículo é essencial neste momento pois pode não haver uma segunda chance. Então, como deve ser o currículo?

. O currículo tem que ser enxuto: para o mercado de trabalho atualmente tido como adequado, o ideal é uma ou duas páginas. Mais que isso é considerado excessivo;

. Tem que ser formal e ao mesmo tempo objetivo: por mais que a pessoa queira construir um currículo diferente, no padrão comum das empresas e das organizações, este tem que ser objetivo, focado, numa fonte clara, uma diagramação (alinhamento) adequada e que respeite uma boa visualização.

. Nada de enfeites, perfume, nada de um papel muito diferente do padrão;

. Foto: alvo de questionamentos, na opinião do professor Vanderlei, o ideal é inserir a foto se realmente for solicitado no processo seletivo. O ideal é não usar, pois a foto não é o elemento central para contratação;

. Dados pessoais: há casos em que solicitam dados pessoais como endereço, RG, CPF, perfil nas redes sociais. Não é um processo ilegal, mas quando se trata de um processo seletivo em específico, é necessário preencher para que o candidato não seja excluído da entrevista para a vaga.

Como o currículo elaborado e encaminhado para a vaga de interesse, o candidato recebe o retorno dos recrutadores e sabe que foi selecionado para a entrevista. E aí surge outra dúvida. Como se comportar na hora da entrevista para ter sucesso nesta etapa?

. Treinar para a entrevista: a primeira dica do professor Vanderlei é para aquelas pessoas que ansiosas. O ideal é treinar, simular uma entrevista. “É comum bater o nervosismo, então é bacana treinar bastante, sem vergonha. Seja na frente do espelho, seja com uma outra pessoa. A internet está aí para ajudar e tem uma série de materiais que podem dar uma maõzinha nesse processo”, explica;

. Falar de si: esse momento requer muito bom senso pois mesmo que a entrevista seja guiada pelo currículo é neste processo em que se conhece mais do candidato. Requer que a pessoa reflita sobre a compatibilidade com o cargo/vaga, as funções e o que almeja dali para a frente, mas com objetividade. Bem comum também, são os recrutadores perguntarem ao candidato uma qualidade e um defeito. Muitos respondem “perfeccionismo”, ora, esse é o sonho de qualquer gestor. Evite respostas padrão, seja original, honesto. Responder somente o que for perguntado, pois falar em demasia, pode levar tudo a perder.

. Perguntas inusitadas – qual bicho você seria? Não é questão de resposta certa ou errada. A proposta muitas vezes é avaliar a capacidade de articulação de raciocínio rápido, demonstrar mais segurança possível;

. Problemas mal resolvidos: os canais para tratar dos problemas têm de ser entre as pessoas envolvidas nos problemas e não levar o que acontecia para a entrevista de emprego. Isso pode não pegar bem e gerar uma má imagem do candidato; . Roupa adequada: não é questão de formalidade ou informalidade. E sim de vestir uma roupa discreta, porque em organizacionais as pessoas primam por descrição;

. Postura corporal: ficar confortável, de modo que minimize o nervosismo, evitar cruzar os braços cruzados, mão no queixo, postura séria, reta, olhando para a pessoa. A postura corporal é muito analisada.

Veículo: Unisul Hoje Data: 09/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/curso-fisioterapia-atividade-com-nocoes-primeiros- socorros/

Curso de Fisioterapia realiza atividade com noções de primeiros socorros

O curso de Fisioterapia tem realizado uma série de ações na unidade Pedra Branca. Dessa vez, convidou o grupo do corpo de Bombeiros para falar sobre a importância dos primeiros socorros que envolve o atendimento para Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e como o procedimento pode ser feito de maneira eficaz e segura.

Uma das atividades práticas foi com o uso do Desfibrilador Automático (DEA), equipamento usado no momento da RCP, para auxiliar a quem executa o procedimento. O aparelho está disponível na Clínica Escola de Fisioterapia.

Sabe-se que as noções de primeiros socorros são fundamentais principalmente nos minutos iniciais após um acidente. E o ideal, é que ao ocorrer, que se mantenha a calma e se chame rapidamente o resgate profissional. “É importante destacar que qualquer pessoa pode aplicar o procedimento, mas, se estiver seguro e tenha clara noção da situação. Em caso de dúvidas deve-se aguardar o resgate e apenas proteger a vítima de perigos maiores”, explica professora Luana Belmonte, coordenadora do curso de Fisioterapia.

Veículo: Unisul Hoje Data: 09/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/jornalista-lanca-terceiro-romance-policial-aposenta- protagonista/

Jornalista lança terceiro romance policial e aposenta protagonista

O escritor e jornalista Marco Antonio Zanfra, lança na próxima quarta-feira (17/04), na Alesc, em Florianópolis, seu terceiro romance policial, O Beijo de Perséfone, pela Editora Unisul. E encerra, o que ele mesmo chama de “trilogia Marlowe”, ao trazer o personagem criado no livro As covas gêmeas (Editora Brasiliense, 2010) pela última vez à cena.

Marlowe – um policial afastado das funções enquanto respondia a uma sindicância por ter provocado, supostamente bêbado, um acidente de trânsito que confinou seu parceiro de trabalho a uma cadeira de rodas – cumpre sua derradeira missão neste terceiro livro, desta vez como investigador particular, já que se exonerou da polícia no livro anterior, A rosa no aquário (também da Editora Unisul).

Zanfra acha que Marlowe cumpriu sua quota de heroísmo e chegou a hora de “mandar nosso personagem para os arquivos da literatura”. Chegou a hora de sair da vida e entrar para a história.

Em As covas…, Marlowe desmontou uma rede de tráfico de órgãos humanos que simplesmente atravessou seu caminho enquanto ele procurava um garoto desaparecido. No segundo livro – publicado em 2018 pela Editora Unisul – ele empregou toda sua energia para provar a inocência de uma ex-namorada acusada de assassinato, que, por incrível que possa parecer, fazia questão de assumir a culpa.

Ao final de A rosa no aquário, Marlowe resolveu exonerar-se da polícia antes que a conclusão da sindicância o fizesse. Afastado do cargo oficial, o agora ex-policial resolve continuar fazendo a única coisa que sabe fazer – porque dedicava-se a isso há mais de vinte anos – e monta um escritório de investigação particular. Seu primeiro desafio é um caso de sequestro que envolve muito mais interesses do que um simples pagamento de resgate. Ainda que fora da corporação policial, Marlowe não consegue ficar longe da atividade à qual dedicou sua vida, mesmo porque depende disso para viver. Problemático, cínico, alcoolista, ele é, todavia, extremamente humano e justo. Pai de uma criança especial não completamente assimilada por ele, Marlowe carrega a culpa por não dar à filha o amor que ela merece e por ser responsável pela condenação de um parceiro à imobilidade.

Sobre o Autor

Com 42 anos de exercício profissional recentemente completados, o jornalista Marco Antonio Zanfra passou 25 anos dentro de redações de jornais e revistas, como repórter, redator e editor. Destes, pelo menos 15 anos foram dedicados à editoria de polícia.

Graças a essa experiência, ele criou em 2001 o Manual do Repórter de Polícia, que, embora não tenha sido lançado na forma de livro impresso, é um compêndio temático on-line até hoje utilizado por profissionais da área. O manual não ensina a fazer jornalismo policial, mas fornece informações técnicas da lei penal, da medicina legal, de armas e munições e da justiça criminal, entre outros assuntos.

A partir de 2002, Zanfra passou para o “outro lado do balcão” e começou a trabalhar em assessoria. Seu debut foi na Alesc, como assessor de imprensa do deputado Ronaldo Benedet (do então PMDB). Depois disso, teve papel destacado como assessor de imprensa do Detran, cargo que ocupou por oito anos. Durante três anos e meio, pouco antes de aposentar-se, foi diretor de Apoio e Mídias da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis, gestão César Souza Júnior.

Nascido em São Paulo, Marco Antonio Zanfra mora há mais de 20 anos em Florianópolis, no Sul da Ilha. É casado, tem duas filhas e, por enquanto, dois netos.

Serviço

O quê: lançamento do livro O beijo de Perséfone, de Marco Antonio Zanfra

Quando: 17 de abril, quarta-feira, das 19 às 21 horas

Onde: Espaço Cultural Jerônimo Coelho, da Alesc, à rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis

Veículo: Unisul Hoje Data: 09/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/curso-auxilia-na-gestao-de-custos-na-agroindustria/

Curso auxilia na gestão de custos na agroindústria

Procurando atender a uma demanda de mercado da região do Vale de Braço do Norte, a Unisul oferta o curso de curta duração “Gestão de Custos na Atividade Agroindustrial: como reduzir o seu?”. O objetivo é auxiliar a compreender os mecanismos necessários para um melhor gerenciamento de custos de atividades agroindustriais. O curso tem início no dia 31 de maio e a matrícula vai até o dia 24 do mesmo mês. As aulas acontecem na Unidade de Braço do Norte da Unisul.

“Esse curso vem dar um suporte para o gerenciamento das atividades. Posteriormente ele pode ir aperfeiçoando com outros cursos a sua atividade”, explica a coordenadora da Unidade de Braço do Norte da Unisul, Gisela Daufenbach Fellipe.

Custos como mão de obra, encargos sociais, insumos, matérias-primas possuem grande representatividade, e se não forem bem gerenciados, impactam negativamente na formação do preço de venda, no resultado econômico e financeiro do negócio, levando a empresa ao insucesso. É ofertado especialmente a gestores, analistas, técnicos de empresas agroindustriais, produtores, associados de cooperativas agroindustriais e demais interessados.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unidade de Braço do Norte, Dalci Mendes, o curso vai unir aulas teóricas e práticas. “Com aulas expositivas, dialogadas e com estudos de casos reais, vai propiciar melhor eficiência operacional nas atividades profissionais, focando os estudos na otimização de recursos e maximização de resultados”, esclarece.

Serão abordados assuntos como:

 Aspectos introdutórios e econômicos de custos;  Gestão, controle e cálculo dos custos de produção e comercialização dos produtos relacionados ao agronegócio;  Custos influentes na tomada de decisão.

Veículo: Unisul Hoje Data: 09/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/encontro-discute-a-cidade-de-tubarao-e-homenageia-a- imprensa/

Encontro discute a cidade de Tubarão e homenageia a imprensa

O futuro da cidade será pauta de análise, durante o encontro “Para onde caminha a nossa Tubarão”, a ser promovido pela Unisul e a Em Revista, no dia 28 de maio, ocasião em que também jornalistas e radialistas serão homenageados.

O evento deverá contar com a participação do governador de SC, Carlos Moisés da Silva; do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli; do presidente da ACIT – Associação Empresarial de Tubarão -, Edson Martins Antônio; do presidente da CDL, Harrison Marcon Cachoeira e do reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, e de outros convidados.

Com 110 mil habitantes, Tubarão não foge às dificuldades comuns às cidades brasileiras. Seus problemas sociais aumentam em decorrência de ser uma cidade polo da região, e o desempenho econômico tímido é provocado pela redução expressiva de investimentos privados diante de incertezas em que vive a Nação.

A sociedade de Tubarão precisa ser despertada para a realidade. Cada cidadão também precisa enxergar os problemas que ele mesmo também pode ajudar a equacionar, como consertar calçadas em frente à sua casa ou empreendimento, cuidar do bairro, da escola, e, da mesma forma, o poder público necessita projetar a cidade para os próximos 20 anos.

“Continuaremos sendo uma cidade humanizada e acolhedora, diferente da grande maioria das cidades brasileiras. Tubarão tem sinergia e o seu povo é capaz de se mobilizar para transformar a região em um lugar ainda mais agradável para se viver”, afirma o coordenador do Campus Tubarão da Unisul, Rafael Faraco.

Para o proprietário da EM REVISTA, Henrique Bueno, a sua motivação para a idealização deste evento foi a de celebrar o momento em que a EM REVISTA completa 15 anos de circulação em Tubarão e região, justamente no mês em que a cidade de Tubarão também faz aniversário. “A proposta para esse encontro, que conta com as parcerias da Unisul, do Clube de Campo Tubarão, patrocinadores e apoiadores, é de homenagear a imprensa tubaronense que tanto contribui para que Tubarão cresça, se desenvolva e seja uma cidade cada vez melhor para se viver. E, que também faça parte das comemorações de aniversário do município”, aponta Bueno.

O encontro “Para onde caminha a nossa Tubarão” será realizado no Clube de Campos, com início previsto para às 19 horas, com o apoio da Cergal, Clube de Campo, CDL e Prefeitura de Tubarão e Cardoso Outdoors.

Veículo: Unisul Hoje Data: 09/042019 Link: http://hoje.unisul.br/engenharia-uma-carreira-multidisciplinar/

Engenharia: uma carreira multidisciplinar

A profissão de engenheiro foi regulamentada em 1933 e a área é uma das mais procuradas pelos estudantes. Um dos grandes atrativos é a variedade de carreiras que o profissional pode seguir. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o engenheiro, para exercer a profissão, deve ter registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (Crea).

A Unisul, universidade nota 5 no MEC, possui sete cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação nas áreas das engenharias.

Cursos de graduação (presencial):

Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus Grande Florianópolis): Responsável pelo desenvolvimento econômico sustentável. Cria e aplica tecnologias para proteger o meio ambiente apesar das atividades humanas.

Engenharia Civil (Campi Tubarão e Grande Florianópolis): Responsável por projetar, gerenciar e executar obras de diferentes tipos, como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas e muito mais.

Engenharia Elétrica (Campi Tubarão e Grande Florianópolis): Responsável por atuar na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas relacionadas à potência da energia.

Engenharia Química (Campi Tubarão e Grande Florianópolis): Responsável por desenvolver processos industriais. O engenheiro químico cria produtos como fertilizantes, medicamentos, extração de matérias-primas e muito mais.

Engenharia de Controle e Automação (Campus Tubarão): Responsável por desenvolver e executar projetos de automação industrial. Ele projeta e opera equipamentos nos processos automatizados.

Engenharia de Petróleo (Campus Tubarão): Responsável pela extração, produção e comercialização de petróleo. Ele atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas. Engenharia de Produção (Grande Florianópolis): Responsável pela elaboração do processo produtivo de uma empresa, gerenciando os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade.

Cursos de pós-graduação (presenciais e a distância):

Auditoria e Gestão Ambiental (Campus Tubarão): Compreender ações e problemas relacionados às ciências ambientais, boas práticas e noções de legislação ambiental são as principais competências abordadas.

Datacenter: projeto, operação e serviços (Campus UnisulVirtual): Estudo de sistemas modernos de centros de dados ou datacenters, capacitando-os para desempenhar funções estratégicas nas áreas de projetos, de operação e de prestação de serviços.

Engenharia de Segurança do Trabalho (Campus Tubarão): Tratar sobre a importância da área de Segurança e Medicina do Trabalho, tanto para as empresas quanto para o bem- estar físico e psicológico do trabalhador.

Ergonomia (Campus Grande Florianópolis): Compreender os fundamentos da Ergonomia, envolvendo os subsídios da fisiologia e da psicologia do trabalho, em situações reais de trabalho.

MBA em Gestão de Obras e Projetos (Campus Grande Florianópolis): Supervisionar e coordenar atividades de gestão administrativa na construção civil, bem como atuar em unidades produtivas.

Patologia das Construções (Campus Tubarão): Atuar com obras de recuperação de estruturas, na prevenção da ocorrência de manifestações patológicas em edificações.

Sistemas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (Campus Tubarão): Planejar, projetar e supervisionar sistemas de energia de forma atenta à legislação elétrica e ambiental.

Tecnologia de Concreto (Campus Tubarão): O curso aborda as principais tecnologias de concreto, aspectos e conceitos que são fundamentais ao profissional.

Veículo: Unisul Hoje Data: 09/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/esporte-exercicio-combinacao-perfeita-praticar-unisul/

Esporte e exercício a combinação perfeita para praticar na Unisul

Entre os serviços disponíveis pela Unisul, na unidade Pedra Branca, estão o Complexo Aquático e Centro Esportivo, que oferecem uma série de possibilidades através das atividades físicas e esportivas à comunidade. As atividades são direcionadas a diferentes públicos e atendem objetivos tanto de saúde quanto de bem-estar, até mesmo de iniciação esportiva e formação de atletas de alto rendimento.

Todas as modalidades são acompanhadas por profissionais e estagiários do curso de Educação Física. Para conhecer todos os serviços, basta acessar o site da Unisul.

Complexo Aquático

No Complexo Aquático a comunidade pode praticar natação (infantil e adulto), saltos ornamentais (infantil), musculação (adulto), pilates solo (adulto), judô (infantil), hidroginástica (adulto) e treinamento funcional (adultos). Além disso, são desenvolvidas atividades voltadas ao treinamento de atletas de alto rendimento nas modalidades de natação, saltos ornamentais e judô. Mais informações através do número: 3279- 1197 ou pelo e-mail: [email protected]

Inaugurado em 2007, o Complexo Aquático Unisul, se caracteriza como um polivalente ambiente de aprendizagem, afirma o professor Carlos Camargo, gestor do Complexo. “Os cursos das mais diferentes áreas conseguem solidificar seus conteúdos através das vivências práticas e teóricas.

No esporte, o Complexo já abrigou dezenas de eventos importantes do calendário nacional tendo também a satisfação de receber diversas equipes estrangeiras para a aclimatação das Olimpíadas RIO 2016. E as comunidades – internas e externas – da Universidade, têm pleno acesso às atividades tornando-o um centro de referência esportivo e social para aqueles que vivem a Unisul”.

Centro Esportivo

Já no Centro Esportivo, a comunidade tem acesso às modalidades de basquetebol (crianças e jovens) e tênis de campo (crianças, jovens e adultos). As aulas de basquetebol acontecem em parceria com a Organização para o Movimento e o Desporto Amador (OMDA) e são totalmente gratuitas. Os alunos do tênis de campo são orientados por um estagiário sob acompanhamento do professor do curso de Educação Física e os valores dependem da quantidade de pessoas por turma e dias da semana. Mais informações através do número 3279-1055 ou pelo e-mail: [email protected]

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física, unidade Pedra Branca, professor Tiago Baptista, as atividades esportivas oportunizam inúmeras vivências. “É fundamental à formação do estudante estar inserido nestas atividades, assim como a comunidade também. Dessa forma, cria-se não só um ambiente de interação com a comunidade, mas também se torna um excelente laboratório de aprendizagem para os acadêmicos do curso de Educação Física e de outros cursos da Unisul que são parceiros no desenvolvimento destas atividades”, destaca. Veículo: Unisul Hoje Data: 09/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/unisul-recebe-9-conferencia-municipal-da-saude/

Unisul recebe 9ª Conferência Municipal da Saúde

Oportunizando a comunidade a participar e ter voz sobre a saúde em um todo, foi realizada no Salão Nobre da Unisul, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde, o evento discutiu três eixos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema único de Saúde (SUS) e o Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

A mesa de autoridades teve a presença de Daisson Trevisol (diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unisul), Maria Zélia Baldessar (coordenadora do curso de Medicina da Unisul), Marcelo César Ribeiro (representando o prefeito Joares Ponticelli), vereador Paulo Henrique, William Edgar Lanzendorf (presidente do Conselho Municipal de Saúde) e Vaneide Margotti Marcon (palestrante).

O evento que acontece a cada quatro anos visa reunir segmentos representativos da sociedade para debater a situação de saúde do município e propor novas diretrizes para a formulação da política de saúde.

Toda a população tubaronense foi convidada a participar e contribuir com as discussões dos eixos temáticos, durante a tarde, para propor algumas sugestões de intervenção para melhorias da saúde pública, juntamente com os 24 conselheiros presentes.

Com informações da Prefeitura de Tubarão

Veículo: Unisul Hoje Data: 09/04/2019 Link: http://hoje.unisul.br/conferencia-municipal-debate-democracia-saude-sus- na-unisul/

Conferência municipal debate democracia e saúde dos usuários do SUS

A VIII Conferência Municipal de Saúde de Palhoça, nos dias 11 e 12/04, vai tratar da Democracia e Saúde tendo como eixos temáticos: Direito à Saúde, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento Adequado e Suficiente. O evento acontece das 13h30min às 19h, nos auditórios C e G, da unidade Pedra Branca. Podem participar servidores, entidades ligadas à área de saúde do município, usuários do SUS e a população de modo geral.

Temas da Conferência Municipal de Saúde de Palhoça

A proposta é que ao discutirem os temas Direito à Saúde, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente do SUS, elaborem-se as diretrizes de políticas públicas em saúde do Município e propostas concertas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS. As conclusões e reivindicações serão apresentadas nas esferas estadual e federal na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em agosto, no Distrito Federal.

Conferência Municipal: uma grande ação em defesa do SUS e da democracia

O PET Saúde Interprofissionalidade, da Unisul, assume o protagonismo ao participar da organização dessa VIII Conferência, que irá deliberar as políticas de saúde a serem implementadas no Município pelos próximos quatro anos.

Os participantes serão eleitos em etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, obedecendo a uma série de regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira. Além da sociedade em geral, as etapas da Conferência devem contar com a participação de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil, seja em territórios urbanos ou rurais.

Diante da EC (emenda constitucional) 95/2016, a realização da Conferência se faz ainda mais necessária como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia. A proposta para o evento é um resgate a memória da 8ª conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.

O resultado desse grande encontro da população brasileira, em Brasília, gerou as bases para a seção DA SAÚDE da Constituição Brasileira, em 1988. A participação social no Brasil é muito importante, é através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde(8ª+8) deve gerar subsídios. Conferência Nacional de Saúde

A Conferência Nacional de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde será o maior evento de participação social no Brasil ao discutir democracia e saúde, por meio dos eixos temáticos: saúde como direito, consolidação dos princípios do sistema único de saúde e financiamento do SUS. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e realizada pelo Ministério da Saúde, vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 04 a 07 de agosto, para traçar, de forma democrática, as diretrizes para as políticas de saúde pública no país.

Realizada desde 1941, antes mesmo da criação do Ministério da Saúde, a Conferência acontece a cada quatro anos, em todos os municípios brasileiros, depois a etapa estadual e por fim, a etapa federal, em Brasília.

PET Saúde Interprofissionalidade da Unisul

A proposta do Pet-saúde é compreender e cuidar dos indivíduos que compõem a população usuária do SUS, em Palhoça, através do trabalho interprofissional.

 Fonte: Prefeitura Municipal de Palhoça