Fique por dentro de tudo o que acontece em Caraguá e que foi publicado hoje na mídia

NOTÍCIAS DOS DIAS Terça-Feira e Quarta-Feira 14 e 15 de Julho de 2020.

Tamoios News Caraguatatuba Covid: Concursos Públicos permanecem suspensos desde março na região

Caraguatatuba Covid: Estado destina dez respiradores para Caraguatatuba

Caraguatatuba Prefeitura libera gratuidade para idosos no transporte público

Caraguatatuba Indenização para profissional da saúde afetado por covid-19 é aprovada

Caraguatatuba Covid: Justiça suspende o funcionamento da casa de repouso em Caraguatatuba

Caraguatatuba Representantes do Maranhão e Paraná vencem concurso de contos e poesias em Caraguatatuba

Caraguatatuba Prazo de sugestões online para o plano diretor termina na sexta (17)

Caraguatatuba Terminar nesta quarta (15) inscrições para o Programa Beleza Empreendedora do Sebrae

Caraguatatuba Caraguatatuba registra uma das maiores taxas de letalidade por cobranças do estado

Radar Litoral Saúde Após morte de três idosos por Covid-19, Justiça suspende atividade de casa de repouso; direção garante protocolo sanitário e pede nova vistoria

Geral Gratuidade de idosos no transporte público volta a ser liberada em Caraguatatuba

Nova Imprensa Cidades TCE julga irregular contrato de R$ 3,6 milhões para UPA Perequê-Mirim

Cidades ‘Passe livre’ volta a ser liberado para idosos em ônibus de Caraguatatuba

G1 Vanguarda Vale do Paraíba e Região Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 14 de julho

Folha de SP Fotografia Motoboys do litoral de SP doam lanches a moradores de rua

Contra e Verso Blogueando É ano de Eleição 7

O Vale Nossa Região Marinha emite alerta para ondas de até quatro metros no Litoral Norte

Nossa Região Justiça determinar suspensão de atividades em casa de repouso após três idosos morrerem com Covid-19 em Caraguatatuba

Nossa Região Com quase 1.000 confirmados em dois dias, o RMVale chega a 10.700 casos do Covid-19

Sistema Costa Norte Geral CRAS do Massaguaçu será entregue nesta quarta em Caraguatatuba

Geral Caraguatatuba notifica quiosques e restaurantes que desrespeitam horário de funcionamento

Repórter Litoral Polícia Polícia Militar faz 34 autuações durante ‘baile funk’ em Caraguatatuba

Saúde Família faz carreata para paciente que venceu a Covid-19 em Caraguatatuba

Polícia Adolescente de 14 anos, recebe homenagem surpresa de policiais militares

Política Câmara derruba veto do Executivo

Agora Vale Geral Governo de SP distribui mais 179 respiradores nesta semana ao interior, litoral e Região Metropolitana

Massagua News Caraguatatuba 15º Caraguá A Gosto Delivery confirma participação de 50 estabelecimentos

Ubatuba acontece Saúde CRAS Massaguaçu em Caraguatatuba inaugura nesta quarta-feira

Cursos Sebrae cria programa Beleza Empreendedora

Coronavírus Hospital de Campanha de Caraguatatuba recebe 10 respiradores; Cruzeiro, Lorena, e Guaratinguetá também recebem o equipamento

Litoral em Pauta Caraguatatuba Álvaro Alencar quer fazer gestão voltada para os bairros de Caraguatatuba

Rádio Oceânica Notícias A pandemia

Notícias Obra da Upa Sul de Caraguá é considerada irregular

Notícias Cras de Massaguaçu atende desde o começo do mês

SP Rio+ Cidades Caraguatatuba volta a liberar gratuidade de idosos no transporte público

Cidades Caraguatatuba notifica estabelecimentos que desrespeitam horário de funcionamento

TV Vanguarda Link Vanguarda Movimento é alto nas praias

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Covid: Concursos Públicos permanecem suspensos desde março na região

Uma pandemia de novo coronavírus suspende ou interrompe todos os concursos públicos promovidos pelas prefeituras da região. Em São Sebastião e Caraguatatuba, como etapas dos concursos estão suspensos desde o mês de março.

A paralisação das etapas dos concursos iniciados pelas empresas contratadas devido a uma crise sanitária provocada pela covid-19, atrasa ou retarda o processo de seleção e a contratação das pessoas aprovadas.

Como empresas contratadas pelas prefeituras para a realização de concursos, informações e certificados foram paralisados em março a partir de decretos municipais que determinaram o uso de quarentena nas cidades da região.

A retomada dos concursos depende das autorizações das prefeituras e do comitê de enfrentamento em 19 municípios cobertos.

Em São Sebastião, uma empresa que a RBO solicita como pessoas inscritas aguardam a divulgação do Edital de Homologação das Inscrições Fundação de Saúde Pública de São Sebastião - FSPSS Concurso Público - Edição nº 01/2020) no site da RBO e do Município.

Segundo a RBO, neste momento, uma empresa não tem dados previstos para a divulgação dos locais e dados das provas.

Em Caraguatatuba, como provas de concurso público para a Guarda Civil Municipal foram suspensas pelo Vunesp, também, no mês de março, devido a uma pandemia de novo coronavírus. Como as provas estavam marcadas para ocorrer nos dias 29 de março e 5 de abril, mas um procedimento municipal decretou uma quarentena suspensa por tempo indeterminado na realização dos testes de aptidão para um GCM.

O prefeito Aguilar Junior comentou nesta terça-feira (14) que, no Vunesp, empresa responsável pelo concurso, procura um local adequado para uma recuperação com segurança dos testes de candidatos pelos candidatos, seguindo as normas sanitárias aplicadas pela pandemia de coronavírus. A prefeitura e a empresa devem informar como novos dados e os locais das provas através de suas páginas nas redes sociais.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Covid: Estado destina dez respiradores para Caraguatatuba

Equipamentos usados para ampliação de leitos de UTI em hospitais localizados em 45 cidades, reforçando o atendimento a casos graves de COVID-19

O governo de distribui, nesta semana, mais 179 respiradores para hospitais de 45 cidades localizadas no interior e na Grande São Paulo, permitindo a abertura de novos leitos da UTI e, portanto, recebendo atendimento a casos graves provocados pelo novo coronavírus.

“O total de respiradores usados nos municípios de São Paulo já supera os 2.500, ou seja, o que é mais possível dobrar a nossa capacidade hospitalar de leitos da UTI”, afirmou Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional.

Para o Vale do Paraíba serão 50 respiradores, no total. O Hospital de Campanha de Caraguatatuba recebe dez unidades. Como Santas Casas de Cruzeiro e Lorena recebem dez unidades cada, e também contam com o reforço Santas Casas de Aparecida (7), Guaratinguetá (6) e o Hospital Frei Galvão, também em Guaratinguetá.

“O estado já recebeu até aqui 3.345 respiradores, parte deles por meio de doação. Seguimos ampliando a liberação de respiradores para todo o estado, fortalecendo a rede assistencial ”, afirmou o secretário executivo de estado da saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.

Segundo o Estado, uma distribuição técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

O Estado informou ainda que para enfrentar pandemia, o Governo de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8 milhões de leitos do tipo. Com uma chegada de mais respiradores, uma rede segue em expansão.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Prefeitura libera gratuidade para idosos no transporte público

A Prefeitura de Caraguatatuba autorizou novamente a gratuidade para idosos no transporte público na última segunda-feira (13), por meio do Decreto nº 1.287, de 09 de julho de 2020 (Edital 327 do Diário Oficial Eletrônico do Município).

A medida de suspensão da gratuidade para ônibus da empresa Praiamar foi realizada pela Prefeitura seguindo uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP / SP) para proteger a população idosa do município, o grupo de risco para o Covid-19 (doença) provocada pela nova cepa do coronavírus).

Com uma edição do novo decreto, o prefeito Aguilar Junior alterou o inciso XII, do artigo 2º, do Decreto Municipal nº 1.234, de 19 de março de 2020, que teve a situação de morte em todo Caraguatatuba por ameaça e enfrentamento em Covid-19. Dessa forma, o dispositivo em questão passou a vigorar com a seguinte redação: “limitar o número de passageiros nos transportes públicos coletivos sem porcentagem de 50% de sua capacidade, a partir de 23 de março de 2020, por tempo indeterminado”.

Com uma pandemia, o Decreto 1.234 / 2020 havia um número limitado de passageiros nos transportes públicos coletivos sem um percentual de 50% de sua capacidade, restrito a gratuidade de passagens para pessoas idosas, bem como 25% da faixa de veículos sem transporte coletivo municipal desde 23 de março, por tempo indeterminado, sendo este percentual já alterado.

Mas mesmo com a volta do 'passe livre' para idosos sem transporte público, a população dessa faixa etária deve evitar sair de casa sem necessidade e sem máscara.

O decreto 1.273 / 2020, que estabeleceu procedimentos e procedimentos para recuperação segura, gradativa e consciente das atividades econômicas na cidade, fixou um horário exclusivo de atendimento para atendimento ao público idoso, das 9h às 11h no comércio alimentar e das 12h às 14h nos centros de compras que escolhem pelo horário alternativo.

Diante desse cenário, os idosos devem adotar todas as medidas de ameaça já permitidas, como distanciamento social, uso de máscaras, higienização constante das mãos, limpeza e desinfecção de alimentos e ambientes e, o mais importante, usar a Rede de Apoio de amigos, vizinhos, filhos para situações em que é necessário sair).

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Fiscaliza a empresa durante este período para garantir que todas as garantias sejam permitidas para o combate ao novo coronavírus. Um dos pedidos foi feito para que a Praiamar aumentasse a circulação de veículos durante o horário de pico da população que trabalha nos serviços essenciais.

Remanejamento de linhas

Nesta terça-feira (14), uma Secretaria publicou novos horários de ônibus que foram remanejados para atender aos melhores usuários. Foram feitos reformas nos horários de pico nas linhas das regiões norte e sul.

Confira a nova tabela no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade- protecao/horario-dos-onibus/

O telefone da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão para obter sugestões, elogios e reclamações relacionadas ao transporte público é o 0800 778 8080, diariamente das 8h às 18h.

O prédio fica na Rua Irmã São Francisco, 83, Caputera. O atendimento ao público presencial é das 10h às 14h. Mais informações pelo telefone (12) 3886- 6080.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Indenização para profissional da saúde afetado por covid-19 é aprovada

Benefício vale para quem atuou diretamente no combate à pandemia

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (14) uma análise do projeto que prevê o pagamento de compensação financeira de R $ 50 milhões para profissionais de saúde por morte ou incapacidade permanente para o trabalho após serem contaminados pela covid-19 ao executar diretamente sem combate à pandemia. A indenização será paga pela União. A matéria segue para sanção presidencial.

O texto do Projeto de Lei 1.826 estabelece que, no caso de morte, o valor será dividido entre os dependentes e o companheiro ou companheiro. Além desse valor, serão pagos R $ 10 mil por ano para que dependentes menores de 21 anos atinjam essa idade. A indenização será estendida por 24 anos, caso o dependente esteja cursando o ensino superior nos dados do óbito. Para dependentes com deficiência, uma indenização será de R $ 50 mil, menos da idade.

Os valores somados a todas as indenizações devidas devem ser pagos em três parcelas mensais, iguais e sucessivas. A concessão da indenização está sujeita a perícia médica. Segundo números do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), 30% dos profissionais de enfermagem mortos pela covid- 19 no mundo são Brasil.

De acordo com o projeto, uma presença de comorbidades não garantida pelo direito ao recebimento da compensação financeira. O valor será devido mesmo que o novo coronavírus não tenha sido a única causa, principal ou imediata, por ocorrência de incapacidade permanente para trabalho ou óbito.

O projeto aprovado ainda garante o pagamento com despesas do funeral. Os recursos, porém, ainda podem ser usados por meio de uma utilização.

Beneficiários O projeto inclui diversas categorias de beneficiários como fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais que trabalham com laboratórios de análises clínicas, laboratórios de necrotérios e coveiros, e todos aqueles que praticam profissões independentemente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Ao tramitar no Senado, os parlamentares incluem outras profissões, como agentes de saúde ou de combate a endemias que tenham realizado visitas domiciliares durante uma pandemia; profissionais de nível técnico ou auxiliar, que estejam vinculadas às áreas de saúde; aqueles que não praticam atividades de fim de saúde, usam o serviço operacional ou de atendimento, como serviços administrativos e copa, lavanderia, limpeza, segurança, condução de ambulâncias e outros. Por Agência Brasil.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Covid: Justiça suspende funcionamento de casa de repouso em Caraguatatuba

O juiz de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Júnior, suspendeu as atividades da Casa de Repouso Jardim do Éden, que fica no bairro Barranco Alto, região sul da cidade.

O juiz acatou um pedido de liminar feito pelo Ministério Público, que alegou o estabelecimento de normas sanitárias, o fato de que os idosos e os funcionários foram infectados pelo coronavírus.

A Casa de Repouso abriga cerca de 20 idosos. Três idosos que estavam na casa morreram de covid. A Prefeitura já tinha instituído a instituição em 26 de junho e encaminhou o caso ao MP.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que vai acompanhar e suspender as atividades da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) - Casa de Repouso no Jardim do Éden, localizada no bairro Barranco Alto.

A própria Prefeitura autuou em 26 de junho a instituição e encaminhou o caso ao Ministério Público. Segundo relatório emitido pela Vigilância Sanitária, em caso de visita local, não foi constatado que os protocolos de atendimento aos idosos e procedimentos cirúrgicos são causados por pandemia de novo coronavírus que não foram cumpridos.

Essa autenticação é resultado das ações que estão sendo monitoradas pela Vigilância em Saúde em todas as ILPI públicas e particulares. Foram realizados 339 testes, sendo 186 idosos e 153, entre o final de maio e o início de junho. Testado positivo 10 profissionais e 14 idosos.

No Jardim do Éden, oito idosos e quatro cuidadores testaram positivo para o novo coronavírus. Três idosos encaminhados para unidades hospitalares faleceram em decorrência da doença.

O auto de infração pode gerar uma multa no valor mínimo de 1.000 VRMs ou R $ 3.570,00 em caso de descumprimento.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Representantes do Maranhão e Paraná vencem concurso de contos e poesias em Caraguatatuba

Êxito com número de inscrições, o 3º Concurso de Contos e Poesia organizado pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) em parceria com a Comissão Municipal de Livros, Leitura e Literatura, consagrado a poesia 'Manhãs à Deriva', de Oly Cesar Wolf, de Campo Largo (PR), e o conto 'Um Café no Sertão', de Matheus de Jesus Fernandes, de Bacabal (MA), como vencedores da edição 2020 da competição. Ambos os participantes recebem premiação de R $ 1.500.

Seguindo o quadro de premiações, o segundo lugar da categoria poesia foi para 'Desenhava meus olhos para mim - estudos sobre sol e mar', de Ana Lucia da Silva, de São Bernardo do Campo (SP) e o terceiro para 'FÉ', de Flávio de Azevedo Levy, de (SP).

Já nesta categoria, os vencedores da segunda e terceira colocação foram 'A pujança do amanhã', de Carlos Eduardo de Oliveira Mohrstedt, de Petrópolis (RJ), e 'Lestinho e a Pensamento', de Cristhiane Rejane Malaquias, de Diamantina (MG) . Segundo e terceiro membros em algumas categorias, recebem premiação de R $ 1.000 e R $ 500.

Além dos prêmios às três primeiras colocações, todos os 10 primeiros selecionados de cada categoria participar da publicação e lançar uma coletânea em formato impresso e eletrônico (e-book) com tiragem mínima de 100 exemplos. Também serão entregues certificados de participação.

Participou da Comissão Julgadora na categoria contada pelos jurados Janaina de Figueiredo, mestre em história e pós-doutoranda em antropologia; Maíra

Marques de Oliveira, psicopedagoga e influenciadora digital, e Ricardo Cestari Junior, livreiro com formação em marketing digital e comunicação social.

A categoria poesia foi julgada pelo poeta e dramaturgo Evaldo Sérgio Tenório (Bado Todão); Juliana La Salvia Bueno, professora de língua portuguesa e espanhola e escritora Regina Célia Ribeiro do Nascimento, que também já atuou como professora universitária e psicóloga.

Os requisitos utilizados para a avaliação dos trabalhos inscritos foram: original, estrutura textual e qualidade técnica e literária para contos, e qualidade técnica literária e uso de recursos poéticos para poesias.

Segundo a organização do concurso, a participação do público na edição 2020 foi mais do que satisfatória e contou com 317 inscrições de participantes do norte no sul do Brasil. “Estamos muito felizes com a proporção que o concurso leva e só temos o que agradar a todos que registraram”, disseram.

Confira uma lista completa das poesias e contos selecionados:

Poesia

1º - Oly Cesar Wolf - 'Manhãs à Deriva' - Campo Largo (PR)

2º - Ana Lucia da Silva - 'Desenhava meus olhos para mim - estudos sobre sol e mar' - São Bernardo do Campo (SP)

3º - Flávio de Azevedo Arrecadação - 'FÉ' - Campinas (SP)

4º - Viviane Ferreira Santiago - 'Inventário de perdas e esperas' - (SP)

5º - Alexandre Morais Paulino - 'Jângal de Caraguatás' - São Paulo (SP)

6º - Gilliard Santos da Silva - 'Enfrentando as intempéries' - Fortaleza (CE)

7º - Inaê Sodré - 'Eurus' - Salvador (BA)

8º - Gabriel Aragão de Carvalho - 'Marinheiro do Ar' - São Paulo (SP)

9º - Elizângela Gonçalves Pinheiro - 'Leste' - Goiânia (GO)

10º - Francisco Falabella Rocha - 'Poema ao vento' - Belo Horizonte (MG)

Conto

1º - Matheus de Jesus Fernandes - 'Um Café no Sertão' - Bacabal (MA)

2º - Carlos Eduardo de Oliveira Mohrstedt - 'A pujança do amanhã' - Petrópolis (RJ)

3º - Cristhiane Rejane Malaquias - 'Lestinho e a Pensamento' - Diamantina (MG)

4º - Maria Clara Nicolau Vieira - 'Maria ao Mar' - São Paulo (SP)

5º - Viviane Ferreira Santiago - 'A cura' - Ferraz de Vasconcelos (SP)

6º - Marina Palombini Fagundes - 'Sobre mulheres e sereias' - Porto Alegre (RS)

7º - Amilcar Neves - 'De Este, este Lestinho' - Florianópolis (SC)

8º - Ana Fabiola Rios Eichenbrenner - Peixe Nero - Foz do Iguaçu (PR)

9º - Cauan Cristofalo de Morais - 'Na Linha de Frente' - São José dos Campos (SP)

10º - Maria Laura Zanella - 'Uma misteriosa jornada da alma' - Caraguatatuba (SP)

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Prazo de sugestões online para o plano de diretor termina na sexta (17)

Termo na sexta-feira (17/07) ou prazo para que a população dê sugestões que podem ser adicionadas nas alterações feitas no Plano Diretor de Caraguatatuba. Consulta Pública está disponível no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/revisaopd/ onde o interessado pode fazer suas manifestações.

Em consulta, o cidadão preenche um formulário e descreve uma alteração sugerida, com base em todas as informações contidas na página. Como sugestões serão encaminhadas para análise do Grupo Gestor do Plano Diretor (GGPD).

Após a apreciação dos órgãos, uma proposta será discutida em audiências públicas e encaminhada para a Câmara Municipal.

“Este momento é para a manifestação da população, entidades de classes que ajudam na melhoria do nosso Plano Diretor”, explica Ronaldo Cherbele, diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca.

Segundo, o documento já foi encaminhado ao Ministério Público de São Paulo, Ministério Público Federal e Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) também para manifestação desses órgãos.

A atual revisão do Plano Diretor Municipal propõe várias alterações no zoneamento municipal e na Lei Complementar 42/2011, objetivando sua adequação ao novo Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE).

O Litoral Norte é escolhido pela diversidade de recursos naturais e de alto potencial turístico, que pode ser ameaçado por diversos fatores, como

especulação imobiliária, parcelamento irregular do solo, pesca predatória, atividades náuticas e portuárias, entre outros.

O Zoneamento Ecológico Econômico da Região foi regulamentado pelo Decreto Estadual nº 49.215 / 2004, após verificar a necessidade de promover o ordenamento territorial e disciplinar ou o uso dos recursos naturais.

Em novembro de 2017, foi promulgada ou Decreto Estadual nº 62.913 / 2017 , que inclui revisão de ZEE do Litoral Norte, estabelecimento de normas de uso e ocupação do solo e manejo de recursos naturais, que são observadas em cada uma das zonas e subzonas de tratado ou diploma referido, ficando revogado ou Decreto Estadual nº 49.215 / 2004.

A Consulta Pública relativa à proposta de Revisão do Plano Diretor atende ao previsto no artigo 40 da Lei Federal 10.257 / 2001 (Estatuto das Cidades).

Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no telefone (12) 3897-2530.

Clipping de Notícias: 15/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Terminar nesta quarta (15) inscrições para o Programa Beleza Empreendedora do Sebrae

Microempreendedores individuais (MEIs) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM / Vale) têm a oportunidade de participar do programa Beleza Empreendedora do Sebrae / SP entre os dias 20 de julho e 21 de setembro, das 15h às 17h, em plataforma online específica. O curso, organizado pelo Escritório Regional do Sebrae de São José dos Campos, trará soluções gratuitas de práticas de gestão empresarial, inovação e inclusão digital para quem não atua no ramo de beleza da região.

As inscrições terminam nesta quarta-feira (15) e podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/programa-sebrae-sp—beleza- empreendedora__891021 . As vagas são limitadas.

Serão oito encontros coletivos on-line e quatro horas de consultas individuais para os ramos de beleza de Caraguatatuba da MEI, Caçapava, , Jacareí, , , , , Redenção da Serra, , São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e .

Clipping de Notícias: 15/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Tamoios News Caraguatatuba registra uma das maiores taxas de letalidade por covid do estado

A cidade de Caraguatatuba registra uma das mais altas taxas de letalidade por estado no estado de São Paulo. Com um coeficiente de 7,1% na cidade, supera um índice médio de letalidade do estado que é de 4,8% e no Brasil, de 3,9%. Os dados são da última segunda-feira (13).

A taxa de letalidade (TL) ou coeficiente de letalidade é uma proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de vítimas que sofrem dessa doença, e por um período de tempo determinado. É típico em porcentagem.

Caraguatatuba teve na segunda-feira (13) 526 casos confirmados e 40 mortes de moradores. O coeficiente de mortes era de 7,1%, segundo secretaria estadual de Saúde.

Na região, Ubatuba tem a segunda maior taxa de letalidade, com 253 casos e 14 mortes, ou coeficiente de 5,1%. Em São Sebastião, cidade com maior número de casos (683) e 11 mortes, ou era coeficiente de 1,1%. Em Ilhabela, com 319 caos e três mortes, um índice de letalidade de 1,0%. .

O alto coeficiente de taxa de letalidade em Caraguatatuba seria motivado pela grande população de idosos existente no segundo país, segundo comentário do município Aguilar Junior, em entrevista concedida a uma emissora de rádio.

O prefeito afirmou ainda que existem sete casas de repouso ou abrigo para idosos no município, onde dez pessoas morrem por Covid-19. Os dados do Estado comprovado de que a maioria das mortes na cidade era de pessoas idosas.

O secretário municipal de Saúde, Amauri Toledo, declarou na semana passada que Caraguatatuba é uma cidade que possui muitos idosos, cerca de 20

mil. Na ocasião, segundo ele, o total de 35 mortes registradas na ocasião, 27 delas eram de idosos com mais de 60 anos e que possuíam comorbidades.

“O vírus está chegando nos idosos e isso é importante para a consciência dos filhos, netos e pessoas que têm contato com esse grupo de risco. Se precisar, não saia de casa, cuide do seu idoso, use uma máscara, álcool em gel ”, pediu Toledo.

Levantamento feito pela secretaria estadual de Saúde demonstra que 51,3% das mortes ocorreram na cidade foram infectadas com idades entre 60 a 79 anos. Outros 15,5% de pessoas com idade entre 80 a 89 anos; 10,3% na faixa etária de 40 a 49 anos; 7,7% com idades entre 50 e 59 anos; 2,6%, na faixa de 30 a 39 anos; e, 2,6% na faixa etária até 10 anos de idade.

Ainda, segundo Estado, a letalidade é maior entre os homens infectados com média de 10,6%. Com relação às mulheres, o coeficiente é menor, de 4,8%, apesar de cobertas por 19 anos terem causado a morte de mais mulheres (59%), do que homens (41%) no município. .

Casos

Apesar de ocultar a morte de pessoas com idade mais alta, o número de casos tem crescido em uma faixa etária mais jovem, conforme demonstrado ou levantamento feito pelo Estado.

Dos 509 casos confirmados, 62,1% deles são pessoas com idades entre 30 e 59 anos. Outros 7,8% estão na faixa de 60 a 69 anos; 5,6% entre 70 a 79 anos; 3,8% entre 80 e 89 anos; 2,6% entre 11 e 19 anos; 1,5% acima de 90 anos; e, 1,5% até 10 anos.

Bairros

O bairro do Indaiá lidera o número de covid-19 no município com 38 casos; o Perequê-Mirim tem 35; Barranco Alto, 29; Massaguaçu, 26; Gaivotas, 23; Porto Novo, Praia das Palmeiras, Rio do Ouro e Travessão, 21 casos cada um; Tinga, 19; Martim de Sá, 17; Sumaré, 16; Centro, 13; e, o Jardim Primavera, 5, entre outros.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Saúde Veículo: Radar Litoral

Após morte de três idosos por Covid-19, Justiça suspende atividade de casa de repouso; direção garante protocolo sanitário e pede nova vistoria

O juiz Ayrton Vidolin Marques Júnior, da Comarca de Caraguatatuba, determinou a suspensão da atividade da Casa de Repouso Jardim do Éden, localizada no bairro Barranco Alto, zona sul de Caraguatatuba, após a a morte de três idosos por Covid-19. Cerca de 20 idosos vivem na casa e serão encaminhados às famílias ou cuidadores. O Radar Litoral conversou com o advogado da Casa de Repouso, Dr. Roberto Magiolino, que afirmou que o protocolo de saúde é seguido e que modificações solicitadas foram atendidas, aguardando nova vistoria da Vigilânia Sanitária. A liminar expedida pela Justiça atende pedido do Ministério Público, que apontou que o local estaria descumprindo normas sanitárias de combate ao novo coronavírus, o que teria desencadeado a contaminação de colaboradores e idosos. A decisão impede o recebimento de novos idosos na Casa de Repouso. O juiz cita que "a recusa da família em retirar os idosos em situação de risco representa grave violação ao direito de cuidado". Marques Júnior frisa que as medidas até então adotadas pela instituição foram insuficientes para prevenção da doença entre idosos e colaboradores. Casa de Repouso Jardim do Éden O Radar Litoral entrou em contato com a Casa de Repouso Jardim do Éden nesta tarde de terça-feira (14/7). O advogado Roberto Magiolino explicou que a Justiça determinou a suspensão das atividades até que a Vigilância Sanitária autorize a reabertura. Ele informou que ainda na segunda-feira foi solicitada uma nova vistoria da Vigilância para verificação das condições do local. Conforme informou o advogado, a Casa de Repouso possui alvará há anos e possui protocolo de trabalho que está sendo seguido e que foi submetido à

vigilância. "Em vistoria anterior, e que gerou o relatório que embasou a suspensão, foram constatadas as situações: apesar de haver álcool gel em diversos recipientes e locais, não havia no portão de entrada, isso foi corrigido. Havia um sofá em um local considerado inadequado, mesmo não tendo havido solicitação de retirada, mas uma sugestão, isso foi acatado. Quando da chegada da equipe para vistoria, uma funcionária estava trocando de máscara, e isto foi, equivocadamente interpretado como se a funcionária não estivesse utilizando a máscara. Foi informado, equivocadamente, que há manipulação de alimentos por uma cuidadora. Somente quem manipula alimentos são os funcionários da cozinha (cozinheira e/ou nutricionista), as cuidadoras somente retiram as bandejas com o alimento e servem aos idosos. São fornecidos todos os equipamento de proteção aos funcionários; as visitas estão suspensas há semanas", relatou o advogado. Com relação aos idosos, o advogado salienta que são fornecidas máscaras. No entanto, ele ressalta que, segundo recomendação da Anvisa, os mesmos não podem ser obrigados ou forçados a utilizar. Ele citou ainda que o distanciamento também está sendo cumprido. Quanto aos citados casos de Covid-19, o advogado da Casa de Repouso informou que testes são realizados regularmente, sendo o último no dia 11 de julho. Sobre as três mortes, Dr. Roberto Magiolino relatou que no primeiro caso, o idoso foi encaminhado para a UPA por apresentar problemas em seu "marca-passo", mas antes de ser encaminhado para a UPA havia sido testado e o teste deu negativo. No segundo caso, o idoso foi encaminhado para a UPA com síndrome gripal, e posteriomente foi diagnosticado com a Covid-19. Em relação a terceira morte, a idosa foi encaminhada para a UPA para tratamento de uma infecção urinária, mas sem sintomas do novo coronavírus. Ainda segundo o advogado, o estabelecimento possui equipe médica e de enfermagem, como determina a legislação vigente. "Com relação à ordem judicial de suspensão das atividades até que a Vigilância autorize expressamente o funcionamento, a empresa está cumprindo. Para tanto, notificou todos os responsáveis para que retirassem os idosos até o dia de ontem. (13/7). Alguns foram retirados por seus responsáveis. Os que não puderam ser retirados por seus parentes continuarão recebendo todos os cuidados, seguindo todos os protocolos, até que sejam retirados por quem de direito", concluiu. Prefeitura de Caraguatatuba Em nota, a Prefeitura de Caraguatatuba informa que está acompanhando a suspensão e encerramento das atividades da Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) – Casa de Repouso Jardim do Éden, localizada no bairro Barranco Alto. A própria Prefeitura autuou em 26 de junho a instituição e encaminhou o caso ao Ministério Público. Segundo relatório emitido pela Vigilância Sanitária, em vistoria no local foi constatado que os protocolos de atendimento aos idosos e procedimentos operacionais devido à pandemia do novo coronavírus não estavam sendo

cumpridos. Ainda na nota, a prefeitura ressalta que essa autuação é resultado das ações que estão sendo desenvolvidas pela Vigilância em Saúde em todas as ILPI públicas e particulares. Foram realizados 339 testes sendo 186 idosos e 153 cuidadores, entre o final de maio e início de junho. Testaram positivo 10 profissionais e 14 idosos. O auto de infração pode gerar uma multa no valor mínimo de 1.000 VRMs ou R$ 3.570,00 em caso de descumprimento.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Geral Veículo: Radar Litoral

Gratuidade de idosos no transporte público volta a ser liberada em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba autorizou novamente a gratuidade para idosos no transporte público na segunda-feira (13/7), por meio do Decreto nº 1.287, de 09 de julho de 2020 (Edital 327 do Diário Oficial Eletrônico do Município). A medida da suspensão da gratuidade para os ônibus da empresa Praiamar foi tomada pela Prefeitura seguindo uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo para proteger a população idosa do município, grupo de risco para a Covid-19 (doença provocada pela nova cepa do coronavírus). Com a edição do novo decreto, o prefeito Aguilar Junior alterou o inciso XII, do artigo 2º, do Decreto Municipal nº 1.234, de 19 de março de 2020, que declarou situação de emergência em toda Caraguatatuba para prevenção e enfrentamento à Covid-19. Dessa forma, o dispositivo em questão passou a vigorar com a seguinte redação: “limitar o número de passageiros nos transportes públicos coletivos no percentual de 50% de sua capacidade, a partir de 23 de março de 2020, por tempo indeterminado”. Com a pandemia, o Decreto 1.234/2020 havia limitado o número de passageiros nos transportes públicos coletivos no percentual de 50% de sua capacidade, restringindo-se a gratuidade de passagens para pessoas idosas, bem como 25% da frota de veículos no transporte coletivo municipal desde 23 de março, por tempo indeterminado, sendo este percentual já alterado. Mas mesmo com a volta do ‘passe livre’ para idosos no transporte público, a população dessa faixa etária precisa evitar sair de casa sem necessidade e sem máscara. O decreto 1.273/2020, que estabeleceu critérios e procedimentos para a retomada segura, gradativa e consciente das atividades econômicas na cidade, fixou um horário exclusivo para atendimento do público idoso, das 9h às 11h no

comércio varejista e das 12h às 14h nos shoppings centers que optarem pelo horário alternativo. Diante desse cenário, os idosos devem adotar todas as medidas de prevenção já conhecidas, como distanciamento social, uso de máscaras, constante higienização das mãos, limpeza e desinfecção de alimentos e ambientes e, o mais importante, utilizar a Rede de Apoio (pedir ajuda de amigos, vizinhos, filhos para situações em que necessitar sair). A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão fiscaliza a empresa durante este período para garantir que todas as exigências sejam atingidas para o combate ao novo coronavírus. Um dos pedidos foi para que a Praiamar aumentasse a circulação de veículos durante o horário de pico para a população que trabalha nos serviços essenciais. Remanejamento de linhas Nesta terça-feira (14), a Secretaria publicou novos horários de ônibus que foram remanejados para atender melhor os usuários. Foram feitos reforços nos horários de pico nas linhas das regiões norte e sul. Confira a nova tabela no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade- protecao/horario-dos-onibus/ O telefone da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão para sugestões, elogios e reclamações relativas ao transporte público é o 0800 778 8080, diariamente das 8h às 18h. O prédio fica na Rua Irmã São Francisco, 83, Caputera. O atendimento ao público presencial é da 10h às 14h. Mais informações pelo telefone (12) 3886- 6080.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Cidades Veículo: Nova Imprensa TCE julga irregular contrato de R$ 3,6 milhões para UPA Perequê-Mirim Dono da construtora Volpp está preso e negocia delação premiada para reduzir pena

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) julgou irregular o contrato para construção da Unidade de Pronto Atendimeno (UPA) Sul, no Perequê- Mirim, em Caraguatatuba. O documento foi assinado em 2013, na gestão do ex-prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB), com a Volpp Construtora e Transportes Ltda, no valor de R$ 3.568.259,32.

O proprietário da empresa, Adriano César Pereira, foi preso em maio de 2019 pela Polícia Federal, acusado de superfaturamento em contrato com a Prefeitura de Ilhabela. Cerca de um ano depois, ele aceitou realizar delação premiada dentro da Operação Prelúdio II, que apurou desvios de recursos públicos também nas nas cidades de São Sebastião e Caraguatatuba. Com a delação, o réu terá redução na sua pena.

Segundo a decisão do TCE, proferida no dia 22 de junho, a obra da UPA Sul não cumpriu as determinações do projeto inicial e não atendeu prazos, apesar dos recursos públicos terem sido pagos pela prefeitura.

No parecer, o conselheiro do TCE Sidney Estanislau Beraldo afirma que “nem todos os aspectos da obra foram considerados na sua concepção, causando modificação do projeto originalmente licitado, sem que esta alteração tenha sido oficialmente formalizada. Ademais, como assinalou a fiscalização, observar tal necessidade depois de já decorridos quase dois anos do início da execução, após todo a aprovação de projeto básico e de realizada integralmente a licitação é, no mínimo, uma flagrante caracterização de falta de planejamento”.

Ainda segundo ele, “no que se refere à execução contratual, acompanho a instrução no sentido de considerar irregulares não apenas as sucessivas dilações de prazo para realização das obras, como também o esgotamento dos quantitativos de 29 itens estabelecidos no edital antes da finalização do objeto. No mais, a propositura de ação civil pública (1007792- 08.2017.8.26.0126, em trâmite na 2ª Vara Cível do Foro de Caraguatatuba) em face do ex-prefeito, secretários e contratada, em razão de falhas, sem que fosse concluída a obra, reforça o juízo pela irregularidade da execução contratual. Por fim, considerando que a obra em questão foi parcialmente custeada com recursos federais, determino a expedição de ofício ao Ministério da Saúde”, finaliza.

Cheque para a filha

Em setembro do ano passado, o juiz da Comarca de Caraguatatuba, João Mário Estevam da Silva, abriu inquérito contra o ex-prefeito Antônio Carlos para investigar o pagamento de uma dívida da empresa Volpp com uma de suas filhas. A transação, no valor de R$ 421.476,49, teria sido feita com dinheiro público, em 2016.

“Causa profunda estranheza a informação nova no sentido de que os envolvidos teriam supostamente protagonizado um ‘acórdão com dinheiro público’, através da emissão daquele cheque, cujo valor teria sido utilizado para o pagamento de crédito devido aos filhos do ex-prefeito”, disse o juiz no documento.

A denúncia principal aponta que os filhos de Antônio Carlos teriam negócios com o empreiteiro. Adriano teria comprado uma loja de materiais de construção da família do ex-prefeito e, segundo a denúncia, a maneira que encontraram para quitar a dívida foi, ao invés da Prefeitura pagar para a empresa pelas obras da UPA Sul, repassaria o dinheiro aos filhos do ex-prefeito.

“Emitiram uma nota fiscal e uma medição sem a devida existência da obra a ser paga, ou seja, pagaram uma dívida particular com dinheiro público. Para isso, utilizaram a empresa Lumynus Administradora de Bens e Negócios Ltda, uma holding criada pelo ex-prefeito para tentar escapar da Justiça”, diz a denúncia.

Obras

A obra da UPA Sul teve início em 21 de dezembro de 2013, sob o contrato n° 163/2013, com previsão para a finalização da obra em 18 meses. Porém, algumas paralisações ocorreram, por exemplo, por falta de materiais para o aterro e quatro aditamentos. O prazo indicou sua finalização em 11 de dezembro de 2016. No contrato com a Volpp, sediada em São Sebastião, o pagamento seria realizado em Preço Pago por Unidade (PPU).

As obras da UPA são objetos de investigação e a própria Prefeitura encaminhou relatórios em 2017 apontando irregularidades, falhas no projeto e pagamentos indevidos.

A vistoria técnica, realizada pela consultoria DLK, apontou irregularidades no empreendimento, começando pela placa de anuncio da obra, que foi feita cerca no tamanho de 5 m², mas paga pelo valor de quase 16 m².

O laudo apontou que havia discrepância entre valores pagos pela prefeitura investigando a planilha de preços, serviços e materiais usados na obra em 38%. São esses: lajes, telhas, rufos, portas, janelas, material hidráulico, janelas, vidros, entre outros. A grama paga não foi encontrada.

Ainda de acordo com a ação, não foram encontrados relatórios de controle do andamento da obra e de materiais usados, não havia também um cronograma financeiro, que segundos relatórios da DLK são essenciais para o planejamento e andamento da obra, assim como o controle e fiscalização. Foi apontado que não houve análise topográfica do terreno e nem descrição das fundações da obra.

O relatório também implicou que não foram respeitadas normas de segurança. A análise de projeto em PPU e inspeções de campo, também identificaram que em 147 itens analisados, 38% estavam com medição de quantidades maiores que as realmente executadas. Estas quantidades multiplicadas pelos valores unitários somou a quantia de R$ 455.675,69.

“Laudos periciais comprovam que obra estava praticamente pronta”, diz ex- prefeito

O ex-prefeito Antonio Carlos da Silva defendeu-se das acusações, informando que a UPA Sul foi construída em seu governo e foi entregue com as luzes acesas, faltando menos de R$ 300 mil para acabar, dinheiro que teria deixado na conta do município, para este fim.

Ele informa, ainda, que no primeiro ano da atual gestão já houve uma discussão sobre o assunto. “Laudos periciais comprovam que a obra estava praticamente pronta, mas ao invés de terminar, deixaram o prédio fechado por três anos, deteriorando. Uma obra de R$ 300 mil acabou custando R$ 4 milhões para reformar, mais do que o valor que gastei para construí-la”.

Antonio Carlos disse que entregou a prefeitura com R$ 63 milhões em caixa, com obras em andamento que custariam R$ 35 milhões. “Deixei em andamento a UBS Perequê, duas unidades do Lar do Idoso, entre outras”. Ele acrescentou que, “fora isso, 19% do orçamento do município era investido, gerando R$ 13 milhões para a cidade anualmente”, concluiu.

Clipping de Notícias: 15/07/2020 Editoria: Cidades Veículo: Nova Imprensa ‘Passe livre’ volta a ser liberado para idosos em ônibus de Caraguatatuba Prefeitura alerta que pessoas acima de 60 anos são grupo de risco do novo coronavírus

Após quatro meses, a Prefeitura de Caraguatatuba autorizou novamente a gratuidade para idosos no transporte público. Agora, os ônibus da Praiamar podem funcionar com capacidade total de passageiros acima dos 60 anos.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão fiscaliza a empresa durante este período para garantir que regras de saúde contra o coronavírus sejam cumpridas. Um dos pedidos foi para que a Praiamar aumentasse a circulação de veículos durante o horário de pico para a população que trabalha nos serviços essenciais.

Caraguatatuba registra 42 mortes confirmadas pela Covid-19 e mais 526 pessoas contaminadas com o novo vírus.

A medida da suspensão havia sido implementada em março, conforme recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo para proteger a população idosa do município, grupo de risco para o novo vírus. A prefeitura também havia limitado o número de passageiros nos transportes públicos coletivos no percentual de 50% de sua capacidade, bem como 25% da frota de veículos

Apesar da volta do ‘passe livre’ para idosos no transporte público, a prefeitura alerta que população dessa faixa etária precisa evitar sair de casa sem

necessidade e sem máscara. “Os idosos devem adotar todas as medidas de prevenção já conhecidas, como distanciamento social, uso de máscaras, constante higienização das mãos, limpeza e desinfecção de alimentos e ambientes e, o mais importante, utilizar a rede de apoio (pedir ajuda de amigos, vizinhos, filhos para situações em que necessitar sair)”, ressaltou a administração.

Remanejamento de linhas

Nesta terça-feira (14), a pasta de Mobilidade Urbana publicou os novos horários de ônibus que foram remanejados.

O telefone da Secretaria para sugestões e reclamações relativas ao transporte público é o 0800 778 8080, diariamente das 8h às 18h. O prédio fica na Rua Irmã São Francisco, 83, Caputera. O atendimento ao público presencial é da 10h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3886-6080.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Vale do Paraíba e Região Veículo: G1 Vanguarda Casos de coronavírus confirmados no Vale e região bragantina em 14 de julho Informação é das secretarias municipais de saúde. Primeiros casos na região foram registrados em 18 de março.

As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina chegaram a 12.214 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Foram registrados 480 novos casos, sendo 12 mortes, até às 20h desta terça-feira (14).

Ao todo foram registradas 418 mortes pela doença em 33 cidades (veja casos por município abaixo). Os números são das secretarias municipais de saúde.

Apesar disso, nem todos os casos reportados constavam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que tem balanços diferentes. Confira a situação em cada cidade da região:

Os primeiros casos de coronavírus na região foram registrados em 18 de março - dois em São José dos Campos e um em Taubaté. Nos dias seguintes, foram confirmados casos da doença em , São Sebastião, Bragança Paulista e Jacareí.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Fotografia Veículo: Folha de SP

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Blogueando Veículo: Contra e Verso

É ano de Eleição 7

Já vimos que a Pandemia não está assim, atrapalhando os políticos em ano de Eleição Municipal, mas a máquina pública está sentindo os efeitos do Covid- 19??? O que temos percebido é que os políticos atrapalham mais a Administração Pública do que propriamente o Corona Vírus.

Live Numa Live realizada no início de Maio o atual Prefeito manifestou a sua tristeza pela pequena arrecadação que a cidade teve nestes sombrios tempos.

Valores Em Março a arrecadação ficou em torno de R$ 49 Milhões, enquanto que em Abril ficou em R$ 35 Milhões, sendo que a despesa de Maio estava em torno de R$ 35 Milhões.

Queda Os números são altos, mas é sabido que o prejuízo chega a casa dos R$ 50 Milhões, ou seja, a coisa está feia, medonha, horripilante!!!

Gastos Tudo bem, se a queda na arrecadação foi Faraônica e o prejuízo Astronômico, porque a atual Administração insiste em gastos que não sejam voltados para a Pandemia e a manutenção básica do município???

Obras Quando nos referimos a isso, queremos dizer que qualquer obra que não esteja relacionada a nota anterior deveria ser imediatamente cancelada e paralisada!!

TCESP Ao invés de seguir os conselhos deste Editor e de algumas pessoas sensatas, é Licitação atrás de Licitação impedida, bloqueada, cancelada e observada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Filial Fico pensando, não seria melhor o Tribunal de Contas montar um escritório em Caraguatatuba??? Penso que o ideal seria se instalar na Prefeitura e oficializar a UR – 7C, Unidade Regional 7 Caraguatatuba, para facilitar o trabalho da instituição.

Piada Parece piada, mas você sabia que cada Presepada apontada pelo TCESP, que solicita informações e contra razões da Prefeitura, ao invés de serem respondidas e corrigidas, o Prefeito simplesmente cancela o certame???

Infantil Parece até aqueles momentos de desagravo das crianças, que ficam bravas quando não gostam da brincadeira dela, do tipo “Ah!!! não gostou da brincadeira, então não brinco mais!!!”

Seguidas É empresa que não entrega produto, é produto comprado por preço fora de mercado, é produto sem o reconhecimento da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – e por aí vai.

Oposição É certo que a oposição vem dando trabalho a atual gestão, com ações seguidas, seja no Tribunal de Contas como no Ministério Público, que vem respondendo prontamente, tanto na análise como na inicial dos processos.

Mesa Pensando assim, se vingar a ideia da filial do TCESP em Caraguá, a oposição poderia uma mesa lá como no MP também. Sabe como é né, seria uma maneira de facilitar o trabalho que vem sendo feito!!!

Como eu sempre digo, este e outros assuntos ligados a política e seus bastidores não param por aqui, aliás, não param nunca. Continue conosco!!!

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Nossa Região Veículo: O Vale Marinha emite alerta para ondas de até quatro metros no Litoral Norte

A Marinha do Brasil emitiu um comunicado em que alerta para possibilidade de ressaca, mar agitado e ondas que podem atingir até quatro metros até a quinta- feira (16) nas praias de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, no Litoral Norte.

Segundo ou órgão, os fenômenos podem ocorrer nas quatro cidades litorâneas da região e também da baixada santista até Cabo de São Tomé, no .

TEMPERATURA.

O Cptec (Centro Nacional de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tem uma temperatura baixa durante os próximos dias no Litoral Norte, com previsão de temperaturas mínimas até 16ºC e máximas de 25ºC. Há possibilidade de chuva na quarta-feira (15) e tempo interrompido nublado na quinta-feira (16).

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Nossa Região Veículo: O Vale Justiça determinar suspensão de atividades em casa de repouso após três idosos morrerem com Covid-19 em Caraguatatuba

A Justiça determinou a suspensão temporária das atividades de uma casa de repouso localizada no bairro Barranco Alto, depois de menos de três idosos morreram diagnosticados com o Covid-19 em Caraguatatuba. A unidade informou que fez as alterações necessárias e aguarda nova avaliação (leia mais abaixo).

A decisão atende a um pedido do Ministério Público e foi proferida pelo juiz Ayrton Vidolin Marques Júnior, após uma apresentação de uma série de informações que indica o potencial máximo de contágio por coronavírus no local, já autuado pela federação em 26 de junho.

Entre as irregularidades apontadas pelo município, a falta de uso de máscaras de proteção entre uma cuidadora e uma enfermeira, a perda de álcool no gel na entrada da unidade, a disponibilização de assentos coletivos, além da falta de distanciamento adequado. A Cleveland afirmou ainda que nenhum dos idosos utilizou a máscara durante uma visita.

"Neste contexto, não é difícil perceber que a manutenção de idosos em ambientes com vírus representa um alto risco de morte, apenas por representar uma classe mais vulnerável ao COVID-19, e que medidas até então adotadas (ou não) pela instituição de permanência prolongada de idosos não foi permitida para prevenção e prevenção de doenças, tanto para os residentes, como para seus colaboradores ", diz o juiz, e decide a decisão.

Marques Júnior determinou qual a suspeita local como atividades até que seja a nova autorização da Vigilância Sanitária para o funcionamento. A decisão impede o recebimento de novos idosos e pede o encaminhamento dos atuais aos familiares ou cuidadores.

OUTRO LADO.

Em contato com uma denúncia, uma defesa da Casa de Repouso Jardim do Éden informou que foi notificada como famílias, mas que algumas delas se recusaram a buscar os idosos. O espaço informou também que fez um pedido por escrito para que o município compare ao local e faça uma nova visita.

"Não há nada de irregular, está tudo certinho, a legislação está sendo seguida", afirmou o advogado Roberto Lopes. Segundo ele, entre as correções executadas, é possível retirar um sofá que antes fica na recepção e disponibilizar álcool em gel também na entrada do espaço. "Embora já tivéssemos em outros cômodos, colocamos na recepção também", afirmou. "Estamos esperando a visita da vigilância. Não há nada que impeça o funcionamento", complementa.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Nossa Região Veículo: O Vale Com quase 1.000 confirmados em dois dias, o RMVale chega a 10.700 casos do Covid-19

Duas primeiras semanas de julho têm 140% a mais de novos casos do mesmo período do mês anterior; região registrada segundo maior número de mortes por período de 24 horas

Um RMVale registrou mais de um número alto de casos nesta terça-feira (15) e chegou a 10.700 casos confirmados de Covid-19.

Somente nos últimos dois dias são quase 950 diagnósticos positivos na região, um registro para um período de tempo mais curto. Em 14 dias do mês de julho foram 3.621 casos, uma alta de 140% em relação ao mesmo período do mês passado (1.504 confirmados).

Ao todo, segundo os boletins das 39 cidades, foram 45.422 testes na região - ou seja, um taxa de positividade de 23,56%. O Vale ainda tem outros 6.557 casos suspeitos de doenças, além de 7.188 pacientes recuperados.

A cidade com mais casos na região é São José dos Campos, com 4.422 positivos. A segunda é Taubaté, que nesta terça-feira alcançou 1.000 casos confirmados. Uma sequência de Jacareí (869), São Sebastião (716) e Caraguatatuba (526) como outras cidades com mais de 500 casos - em todo o Vale, apenas Lagoinha e São José do Barreiro não possui casos confirmados de nova doença.

Nesta terça-feira, a região também registrou o segundo maior número de mortes por um período de 24 horas: foram 16, elevando o número total para 378.

Confira o boletim covid-19 OVALE desta quarta-feira clicando no link .

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Geral Veículo: Sistema Costa Norte

CRAS do Massaguaçu será entregue nesta quarta em Caraguatatuba Obra teve investimento de R$ 361 mil

A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, entregará na próxima quarta-feira, 14, às 16h, o novo prédio do CRAS Massaguaçu – Nadir Pereira Soares. A cerimônia será transmitida na página oficial da prefeitura no Facebook.

O novo prédio do CRAS Massaguaçu já está em funcionamento desde o início do mês. Localizado na região Norte da cidade, o CRAS Massaguaçu atende mais de 800 famílias dos bairros Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III. A nova unidade está equipada, tem ambientes bem planejados, permitindo melhor atendimento da população e maior privacidade nos casos que demandem essa necessidade. O prédio conta com recepção, salas de multiuso, sala de atividade familiar, sala de coordenação e administração, almoxarifado, copa, vestiário e banheiros.

O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, e possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e programas de assistência. Entre suas principais funções estão ações de informar e orientar direitos, estimular a restauração e o desenvolvimento de vínculos familiares e comunitários, bem como prevenir situações de vulnerabilidade e risco social.

Investimento

O investimento para realização da obra foi de R$ 361 mil, contando com aporte de recursos federais (R$ 237 mil) e, em contrapartida, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba investiu mais R$ 124 mil para a conclusão e

entrega do projeto à população. Devido à pandemia pelo novo Coronavírus, o horário de atendimento presencial segue reduzido, sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h.

O novo CRAS Massaguaçu está localizado na Rua Itália Baffi Magni, 512 (em frente a UBS). O telefone para contato é o (12) 3882-2668. O Facebook da Prefeitura de Caraguatatuba: endereço www.facebook.com/prefeituradecaraguatatuba.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Geral Veículo: Sistema Costa Norte

Caraguatatuba notifica quiosques e restaurantes que desrespeitam horário de funcionamento De sexta-feira a domingo (10 a 12) foram feitas cerca de 460 fiscalizações pelas equipes das Secretarias de Urbanismo (Postura), Fazenda (Comércio) e Saúde (Saúde Pública)

Os fiscais da prefeitura de Caraguatatuba lavraram, neste fim de semana, 22 notificações a estabelecimentos comerciais que desrespeitaram o Decreto Municipal 1.273/2020 que determina horário de funcionamento neste período de pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Alguns também exerciam atividades não permitidas, como serviço de atendimento em mesa ou não tinha alvará de funcionamento.

De sexta-feira a domingo (10 a 12/7) foram, feitas cerca de 460 fiscalizações pelas equipes das Secretarias de Urbanismo (Postura), Fazenda (Comércio) e Saúde (Saúde Pública). Um dos estabelecimentos, localizado na Massaguaçu, região norte, foi flagrado realizando uma festa de aniversário, com várias pessoas aglomeradas. Ele foi autuado e pode ser multado em 1.000 Valores de Referência do Município (URMs), equivalente a R$ 3.570.

Pelo menos 11 quiosques localizados nas praias do Indaiá, região central, e Mococa, região norte, desobedeceram as determinações de só atenderam delivery aos domingos, por isso, também foram notificados e autuados na mesma infração. Os fiscais flagraram o atendimento em mesas.

Pelo decreto, os quiosques podem abrir para atendimento presencial das 11h às 17h de segunda a sábado, respeitando o limite de 10 mesas com quatro cadeiras cada, mas aos domingos é permitido apenas o atendimento por delivery.

Em relação aos restaurantes, bares e similares, o atendimento presencial está autorizado das 11h30 às 14h30 e das 19h às 22h de segunda a sábado. O limite para que o cliente esteja dentro do estabelecimento comercial é o horário determinado para o seu atendimento.

Os servidores municipais percorreram todas as praias notificando e orientando comerciantes e população. Em alguns locais famílias foram flagradas fazendo churrasco na areia, o que é proibido.

Os agentes de Saúde Pública estiveram em 45 estabelecimentos para atender denúncias feitas ao Canal 156, além de dar orientações.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Polícia Veículo: Repórter Litoral

Polícia Militar faz 34 autuações durante ‘baile funk’ em Caraguatatuba

Comando da PM vai realizar operações durante final de semana, afim de coibir os bailes na cidade.

O vigésimo batalhão da Polícia Militar realizou 34 autuações durante baile funk registrado na madrugada do último domingo (12/7), no Mirantes da Orla, próximo ao acesso a praia da Freira.

A informação foi passada pelo Capitão Rodrigo Freire Baracho, responsável pelo policiamento Militar em Caraguatatuba. “As equipes foram deslocadas para outro lugar onde havia a informação que iria acontecer o baile. Porém os jovens mudaram o “rolezinho” de lugar. Durante a fiscalização pessoas com veículos com som alto e conduzindo moto sem capacete, foram autuados”, contou. Segundo ainda informou a PM, a ação visava manutenção da ordem pública.

Operação para combater a realização de bailes ‘Pancadão’ será realizada sem data marcada pela PM, como é realizado também os convites que se organizam pelas redes sociais. “Os moradores podem ajudar o nosso trabalho fazendo a sua denúncia no 190 ou 181”, disse.

A situação preocupa moradores. Além do risco dos frequentadores dos bailes serem contaminados, eles podem transmitir o vírus para pessoas próximas, como parentes que estejam no grupo de risco. “Já parou para pensar um fiscal da prefeitura, entrando num baile desses de jovens. O que pode acontecer com ele. Isso é caso de polícia. Não estão levando a sério”, comentou em sua live o Prefeito Aguilar Junior.

Acompanhe e entrevista com Capitão Baracho da 2° CIA de Caraguatatuba

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Saúde Veículo: Repórter Litoral

Família faz carreata para paciente que venceu a Covid-19 em Caraguatatuba

Enfermeiro, Juliano Marques, de 37 anos, passou mais 25 dias na UTI e foi recepcionado no retorno para casa, na tarde desta terça-feira (14)

A família e amigos do enfermeiro, Juliano Marques, de 37 anos, morador do bairro Jardim Gaivotas em Caraguatatuba, fizeram uma surpresa para ele na tarde desta terça-feira (14/7). Após mais de 35 dias internado no Hospital Regional do Litoral Norte, sendo que 25 foram na UTI, ele venceu a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e foi recepcionado com uma carreata até chegada em sua casa.

O encontro de familiares e amigos aconteceu na entrada do Hospital Regional, logo após ele receber alta médica. A carreata percorreu a SP-55 do trecho do Santa Marina até o trevo do Poiares onde entraram no bairro do enfermeiro. “Tive outra chance e vou aproveitar cada minuto”, contou.

Segundo boletim epidemiológico divulgado na tarde de hoje. A cidade de Caraguatatuba tem 616 casos positivos, 2.136 descartados, 183 investigados, 444 recuperados e 40 óbitos.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Polícia Veículo: Repórter Litoral Adolescente de 14 anos, recebe homenagem surpresa de policiais militares

O adolescente Pablo César de Jesus, de 14 anos, morador do bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba, recebeu na noite desta terça-feira (14/7), uma visita surpresa. Em Maio ele fez aniversário e o seu sonho era conhecer os policiais militares. “Ele sempre pede pra mim uma farda igual a dos policiais militares. O sonho dele e ser um Policial Militar ele é fã”, contou a mãe do garoto, Patrícia Maria de Jesus.

Sensibilizados, os policiais militares se mobilizaram e mandaram confeccionar uma farda especial para o garoto, compraram um bolo, salgados e refrigerante, que foram entregues pessoalmente, no começo da noite na residência.

Os policiais chegam em viaturas e motos da ROCAM, com sirenes e luminosos ligados, surpreendendo o adolescente e sua mãe. Ele ouviu dos policiais militares palavras de incentivo e estímulo, de respeito aos pais e familiares, de compromisso com os estudos, para que possa um dia se tornar um policial, como é seu desejo hoje.

Depois de colocar a farda, Pablo pôde tirar várias fotos com seus ídolos e dar uma volta na viatura, pelo bairro reforçando os vínculos positivos de amizade e referência. Com certeza um dia que ficará marcado na vida deste jovem.

Fotos: Policia Militar

Clipping de Notícias: 15/07/2020 Editoria: Política Veículo: Repórter Litoral

Câmara derruba veto do Executivo

Na noite desta terça-feira foi realizada a 24ª sessão ordinária do ano. Por 9 votos a 6, foi rejeitado o veto total ao projeto de lei nº 056/19, do vereador Dennis da Silva Guerra, que dispõe sobre a obrigatoriedade da remoção dos cabos e fiação aérea, excedentes e sem uso, instalados por concessionárias e/ou permissionárias que operam ou utilizam rede aérea, no município e dá outras providências.

Foram contrários ao veto e a favor da derrubada os vereadores: Aurimar Mansano, Celso Pereira, Elizeu Onofre da Silva (Ceará), Dennis da Silva Guerra, Evandro do Nascimento (Vandinho), Fernando Augusto da Silva Ferreira (Fernando Cuiu), Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), Flávio Rodrigues Nishiyama Filho e José Eduardo da Silva (Duda Silva).

De acordo com o Poder Executivo, a proposta, que foi aprovada pela Câmara em fevereiro deste ano, é inconstitucional. No projeto diz que as concessionárias ou permissionárias prestadoras de serviços de telefonia, televisão a cabo, internet ou qualquer outros relacionado à rede aérea, teriam o prazo de 180 dias, após a publicação desta lei, para se adequarem à presente

legislação. Ainda de acordo com a propositura, uma vez notificada pela Administração Pública, haveria um prazo de 30 dias, a contar da notificação, para remoção dos cabos ou fiação aéreos excedentes ou para justificar a necessidade de mantê-los no local, sob pena de aplicação de multa no valor de R$ 5 mil por dia.

Também foi aprovado, por unanimidade, o projeto de lei 14/20, de Aurimar Mansano, que denomina “Sebastião Bugolin”, a Rua E, do loteamento Jardim Mariella e Villagio Verde Mare.

Na primeira parte da sessão, foram aprovados 17 requerimentos de autoria dos parlamentares e encaminhados ao Poder Executivo. Todos podem ser conferidos através do site da Câmara e do facebook oficial.

Os vereadores também aprovaram a moção 19/20, do vereador Evandro do Nascimento, que congratula com a equipe de Vôlei de Praia Caraguatá por levar o nome da cidade e pelos feitos nos últimos anos.

As sessões estão acontecendo normalmente no mês de julho, após a aprovação por unanimidade do projeto de lei 02/20, da Mesa da Câmara, que dispõe sobre a suspensão do período de recesso da Câmara Municipal de Caraguatatuba durante o mês de julho de 2020. A propositura que suspende o recesso foi criada já que a Casa de Leis esteve impossibilitada de realizar sessões legislativas por conta da pandemia do COVID-19 e, para que os trabalhos do Legislativo não sejam prejudicados com a não realização de sessões durante um período, faz-se necessária a suspensão do recesso, para que a Câmara consiga realizar suas atribuições normalmente dentro das orientações dos órgãos competentes.

As sessões seguem sendo por meio de videoconferência e são transmitidas ao vivo pela internet, através do site: www.camaracaragua.sp.gov.br, pelo facebook e aplicativo oficial da Câmara Municipal, pelo youtube e pela rádio Caraguá FM.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Geral Veículo: Agora Vale

Governo de SP distribui mais 179 respiradores nesta semana ao interior, litoral e Região Metropolitana

Equipamentos permitem a ampliação de leitos de UTI em hospitais localizados em 45 cidades, reforçando atendimento a casos graves de COVID-

O Governo de São Paulo distribui, nesta semana, mais 179 respiradores para hospitais de 45 cidades localizadas no interior e na Grande São Paulo, permitindo a abertura de novos leitos de UTI e, assim, garantindo atendimento a casos graves provocados pelo novo coronavírus. "O total de respiradores colocados nos municípios no estado de São Paulo já supera os 2.500, o que possibilitou mais do que dobrar a nossa capacidade hospitalar de leitos de UTI", afirmou Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional.

A destinação será feita a serviços localizados em dez Departamentos Regionais de Saúde (DRSs). À região de Campinas, serão 11 equipamentos, sendo 5 para o Hospital de Campanha de Sumaré, 4 para a Santa Casa de e 2 para a Prefeitura de Monte Alegre. No Hospital Regional de , 12 respiradores permitirão a abertura de 12 novos leitos de UTI. A região de receberá 25 ventiladores pulmonares para fortalecimento da rede hospitalar, sendo nove para Unidades de Pronto Atendimento do município de Sorocaba, 11 para o Hospital e Maternidade Municipal de Salto, 3 à Prefeitura de Itaberá e 2 para a Santa Casa de Cerquilho.

Para o Vale do Paraíba serão 50 respiradores, no total. O Hospital de Campanha de Caraguatatuba e as Santas Casas de Cruzeiro e de Lorena receberão dez unidades cada, e também contarão com o reforço as Santas Casas de Aparecida (7), Guaratinguetá (6) e o Hospital Frei Galvão, também em Guaratinguetá. Juntas, Marília e receberão oito equipamentos para os hospitais Santa Luzia de Duartina (2), Prefeitura de Piraju (3) e as Santas Casa de Pompeia (2) e Parapuã (1).

Ainda no interior, Araçatuba contará com mais 14 equipamentos. As Santas Casas de Araçatuba e Birigui receberão cinco cada; outros três vão para o Hospital de Campanha de Penápolis e um para a Santa Casa de Pereira Barreto. Já a Santa Casa de contará com dez respiradores e outro equipamento será enviado ao Pronto-Socorro de Gavião Peixoto, localizado na região de .

Para a região de São José de Rio Preto, irão mais 38 ventiladores, sendo 17 para hospitais municipais e 21 para hospitais filantrópicos. Na cidade homônima, o destino dos aparelhos será a Santa Casa de São José do Rio

Preto (2), os Pronto-Socorros Vila Toninho (2) e Santo Antonio (2), e as UPAs Tangará Estoril (2), Jaguaré (2) e Região Norte (2). Outros serviços regionais contemplados são as Santas Casas de Novo Horizonte (4), Aparecida D'Oeste (1), Estrela D'Oeste (1), Ibirá (1), José Bonifácio (1), (1), Palmeira D'Oeste (1), Riolândia (1), (1), Indiaporã (1). Também receberão respiradores o Pronto Atendimento Fortunata Pozobom, de (2); Hospital São José, de Itajobi (1), Hospital Nossa Senhora Divina Providência de Jaci (1), UPA de (3), Hospital São Domingos de Nhandeara (1), Hospital João Veloso de Ouroeste (1); Hospital Assistencial de (1), Pronto Atendimento de Sales (1), Hospital Maria Vale Pereira de Tabapuã (1) e Hospital São Lourenço de Urupês (1).

Na Grande São Paulo, dez equipamentos serão instalados no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, e dois na Santa Casa de Pompeia.

"O estado já recebeu até aqui 3.345 respiradores, parte deles por meio de doação. Seguimos ampliando a liberação de respiradores para todo o estado, fortalecendo a rede assistencial", afirmou o Secretário Executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8 mil leitos do tipo. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca expansão.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Massagua News 15º Caraguá A Gosto Delivery confirma participação de 50 estabelecimentos

Um dos principais eventos gastronômicos de Caraguatatuba, o Caraguá a Gosto confirmou a participação de 50 estabelecimentos na edição 2020. Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o formato escolhido para o 15º ano foi de delivery, com pedidos feitos pelo aplicativo Litoral da Mesa.

O evento será realizado entre 1º de agosto e 7 de setembro de 2020. A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explica que a proposta do Caraguá a Gosto sempre foi ser um atrativo turístico para a baixa temporada, mas neste ano terá uma função mais local devido à Covid.

“Os comerciantes entenderam o propósito principal que era movimentar as casas nesta época de Covid-19 e a adesão foi maciça, inclusive, com estabelecimentos que entraram pela primeira vez”, explica Maria Fernanda.

Ela acrescenta, ainda, que o prefeito Aguilar Junior apoiou o novo formato não só como forma de favorecer e ajudar o comércio local do ponto de vista econômico, mas também para dar mais ânimo neste momento tão difícil para todos. “Um evento tão tradicional não poderia deixar de ser realizado”.

Diferente das edições anteriores, os estabelecimentos comerciais participantes do ramo alimentício (bares, quiosques, restaurantes, pizzarias, e similares) contribuíram, como taxa de inscrição, com cestas básicas que, posteriormente, serão doadas pelo Fundo Social de Solidariedade.

As categorias definidas são carnes e aves: pratos à base de carnes, aves; comida de boteco: petiscos e porções; culinária internacional: pratos da culinária internacional; frutos do mar: pratos à base de frutos do mar; lanches

artesanais: sanduíches ou outros tipos de lanches artesanais; pizzas: pizzas; sabor de praia: petiscos ou porções de frutos do mar; sobremesas frias: sobremesas como sorvetes, açaí e congêneres e confeitaria: tipo de culinária baseado no preparo e decoração de diversos pratos doces como tortas, cupcakes, bolos, pudins e congêneres.

De acordo com a Secretaria de Turismo, caso durante a realização do evento as condições da retomada venham a permitir o término das restrições para abertura de restaurantes, bares e similares, os pratos poderão ser consumidos no local, mas o pedido e votação serão exclusivamente através do aplicativo Litoral na Mesa.

Participantes

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Coronavírus Veículo: Ubatuba Acontece

CRAS Massaguaçu em Caraguatatuba inaugura nesta quarta- feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, convida a todos para prestigiarem a “Live da entrega oficial” do novo prédio do Cras Massaguaçu – Nadir Pereira Soares, que será realizada nesta quarta-feira, dia 15 de julho, às 16h. A cerimônia será transmitida na página oficial da prefeitura no endereço www.facebook.com/prefeituradecaraguatatuba.

O novo prédio do Cras Massaguaçu já está em funcionamento desde o início do mês. Localizado na região Norte da cidade, o Cras Massaguaçu atende mais de 800 famílias dos bairros Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra

Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III. A nova unidade está equipada, tem ambientes bem planejados, permitindo melhor atendimento da população e maior privacidade nos casos que demandem essa necessidade. O prédio conta com recepção, salas de multiuso, sala de atividade familiar, sala de coordenação e administração, almoxarifado, copa, vestiário e banheiros. O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, e possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e programas de assistência. O CRAS é uma referência para a população. Entre suas principais funções estão ações de informar e orientar direitos, estimular a restauração e o desenvolvimento de vínculos familiares e comunitários, bem como prevenir situações de vulnerabilidade e risco social. Investimento O investimento para realização da obra foi de quase 400 mil reais, contando com aporte de recursos federais (R$ 237 mil) e, em contrapartida, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba investiu mais R$ 124 mil para a conclusão e entrega do projeto à população. Devido à pandemia pelo novo Coronavírus, o horário de atendimento presencial segue reduzido, sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. O novo CRAS Massaguaçu está localizado na Rua Itália Baffi Magni, 512 (em frente a UBS). O telefone para contato é o (12) 3882-2668.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Cursos Veículo: Ubatuba Acontece

Sebrae cria programa Beleza Empreendedora

Aprenda como fazer gestão da sua empresa, entenda por que empreender pode ser um bom negócio Para melhor preparar os colaboradores do ramo da beleza, o Sebrae de São José dos Campos elaborou o programa Beleza Empreendedora, com o objetivo de compartilhar dicas, ferramentas e orientações para fortalecerem os empresários do Setor de beleza, saúde e bem-estar e as inscrições seguem abertas até a quarta-feira (15) e as vagas são limitadas. O Programa Beleza Empreendedora, contém soluções práticas em Gestão Empresarial, Inovação e Acesso as melhores práticas deste segmento. Serão abordados temas sobre soluções práticas de Gestão Empresarial, Inovação e inclusão digital, para quem atua no ramo da Beleza. O curso será inteiramente gratuito e online, ocorrerão oito encontros virtuais de forma coletiva, mais um bônus de 4 horas de consultorias individuais. Para receber o certificado é necessário comprometimento e presença de no mínimo 75% do curso. Alguns dos conteúdos abordados nas matérias serão recomendações sanitárias e protocolos para salão de beleza, link Sebrae – Tendências para o Setor de Beleza, como atrair e fidelizar clientes através das mídias sociais, fluxo de caixa e capital de giro, soluções jurídicas para o seu negócio, como aumentar e utilizar sua rede de contatos para vender mais, principais linhas de credito para o segmento e Encerramento – plano de ação (chamada para as consultorias). O Curso está voltado a Prestadores de Serviço formalizados (MEI), do ramo da beleza, das cidades de Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, Santa Branca,

São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba. Para realizar as inscrições basta acessar o link: https://bit.ly/belezaempreendedora20

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Coronavírus Veículo: Ubatuba Acontece

Hospital de Campanha de Caraguatatuba recebe 10 respiradores; Cruzeiro, Lorena, Aparecida e Guaratinguetá também recebem o equipamento

O Governo de São Paulo distribui, nesta semana, mais 179 respiradores para hospitais de 45 cidades localizadas no interior e na Grande São Paulo, permitindo a abertura de novos leitos de UTI e, assim, garantindo atendimento a casos graves provocados pelo novo coronavírus. já supera os 2.500, o que possibilitou mais do que dobrar a nossa capacidade hospitalar de leitos de UTI”, afirmou Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional. A destinação será feita a serviços localizados em dez Departamentos Regionais de Saúde (DRSs). À região de Campinas, serão 11 equipamentos, sendo 5 para o Hospital de Campanha de Sumaré, 4 para a Santa Casa de Valinhos e 2 para a Prefeitura de Monte Alegre. No Hospital Regional de Piracicaba, 12 respiradores permitirão a abertura de 12 novos leitos de UTI. A região de Sorocaba receberá 25 ventiladores pulmonares para fortalecimento da rede hospitalar, sendo nove para Unidades de Pronto Atendimento do município de Sorocaba, 11 para o Hospital e Maternidade Municipal de Salto, 3 à Prefeitura de Itaberá e 2 para a Santa Casa de Cerquilho. Para o Vale do Paraíba serão 50 respiradores, no total. O Hospital de Campanha de Caraguatatuba e as Santas Casas de Cruzeiro e de Lorena receberão dez unidades cada, e também contarão com o reforço as Santas Casas de Aparecida (7), Guaratinguetá (6) e o Hospital Frei Galvão, também em Guaratinguetá. “O estado já recebeu até aqui 3.345 respiradores, parte deles por meio de

doação. Seguimos ampliando a liberação de respiradores para todo o estado, fortalecendo a rede assistencial”, afirmou o Secretário-Executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano. A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8 mil leitos do tipo. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca expansão.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Caraguatatuba Veículo: Litoral em Pauta

Álvaro Alencar quer fazer gestão voltada para os bairros de Caraguatatuba

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Notícias Veículo: Rádio Oceânica A pandemia

Aumentou de 1764 para 1927 os números de casos confirmados de coronavírus no Litoral Norte

OceânicaFM

A Rádio Oceânica segue informando diariamente os números da pandemia em todo o Litoral Norte de São Paulo, segundo informações fornecidas pelas prefeituras. O total de casos confirmados nas quatro cidades do Litoral Norte Paulista aumentou de1764 para 1927, com 72 mortes por Covid-19. Caraguatatuba registra 42 mortes e uma aguardando o resultado. 616 pessoas infectadas pelo novo vírus e 183 casos suspeitos. São Sebastião, continua ocorrendo o maior número de infectados do Litoral Norte, registrando 711 casos, 13 mortes por Covid-19 com três aguardando resultado. Em Ilhabela são três mortes relacionadas à pandemia. A cidade aguarda os resultados de 63 exames. 333 casos já foram confirmados. Ubatuba registra 14 mortes atribuídas ao novo vírus, com uma aguardando resultado. A cidade tem 267 casos confirmados e 98 sendo investigados.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Notícias Veículo: Rádio Oceânica Obra da Upa Sul de Caraguá é considerada irregular

A decisão é do Tribunal de Contas do estado de São Paulo sobre contrato assinado na gestão Antônio Carlos

Divulgação

O Tribunal de Contas de São Paulo julgou irregular o contrato de construção da Upa Sul, celebrado na gestão do ex-prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva. Antonio Carlos foi condenado por licitar e contratar irregularmente a empresa Volpp Construtora e Transportes Ltda, que tinha como objetivo construir a Unidade de Pronto Atendimento no Bairro Perequê Mirim, região sul do município. A obra deveria ser concluída no prazo de 18 meses e custaria inicialmente R$ 3.568.259,32 (três milhões, quinhentos e sessenta e oito mil, duzentos e cinquenta e nove reais e trinta e dois centavos), dos quais R$ 1.260.000,00 (um milhão e duzentos e sessenta mil reais) custeados com recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde. A decisão determina, entre outras questões, que a Prefeitura Municipal adote as medidas administrativas e judiciais para ressarcimento dos valores pagos indevidamente e dê ciência ao tribunal das medidas adotadas no prazo de 60 dias. A empresa Volpp Construtora e Transportes Ltda e seu proprietário foram alvos da Operação Torniquete, cuja a investigação apurou contratos irregulares em obras e na gestão da saúde no município de São Sebastião, exatamente no

mesmo período em que foi celebrado o contrato entre a empresa e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Adriano César Pereira, proprietário da empresa Volpp, foi preso em maio de 2019 durante a Operação Prelúdio II, deflagrada pela Polícia Federal para apurar crimes relacionados a contratos celebrados pela Prefeitura de Ilhabela. O empresário foi libertado este ano após realizar acordo de delação premiada. Por sua vez, Antônio Carlos da Silva continua inelegível até 2024. O Superior Tribunal de Justiça manteve, em sessão realizada no dia 19 de março de 2019, a condenação por improbidade administrativa declarando irregular o contrato de merenda escolar com a empresa Nutriplus Alimentação e Tecnologia Ltda. Na decisão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, votou por manter a sentença condenatória proferida no em 2018 pelo colegiado do STJ, quando todos os cinco ministros negaram o recurso do ex- prefeito, acompanhando o parecer do relator, ministro Francisco Falcão.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Notícias Veículo: Rádio Oceânica Cras de Massaguaçu atende desde o começo do mês

O prédio novo foi construído pela prefeitura em parceria com o governo federal

Prefeitura de Caraguatatuba

O novo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Caraguatatuba, localizado no bairro Massaguaçu, atende desde o início deste mês, cerca de 800 famílias dos bairros Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III. O prédio conta com recepção, salas de multiuso, sala de atividade familiar, sala de coordenação e administração, almoxarifado, copa, vestiário e banheiros. O investimento na obra foi de cerca de 400 mil reais, sendo R$ 237 mil do governo federal e R$ 124 mil da Prefeitura de Caraguatatuba. Entre suas principais funções do CRAS estão ações de informar e orientar direitos, estimular a restauração e o desenvolvimento de vínculos familiares e comunitários, bem como prevenir situações de vulnerabilidade e risco social. Devido à pandemia pelo do coronavírus, o horário de atendimento presencial está reduzido, sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 14h00. O novo CRAS Massaguaçu está localizado em frente a UBS do bairro. O telefone é 3882-2668O

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Cidades Veículo: SP Rio+ Caraguatatuba volta a liberar gratuidade de idosos no transporte público

O município publicou também o remanejamento nos horários dos ônibus

Foto: PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba autorizou o retorno da gratuidade para idosos no transporte público do município. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município nesta segunda-feira (13). A suspensão da gratuidade havia sido recomendada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para proteger a população idosa do município, grupo de risco para a Covid-19.

Com a edição do novo decreto editado pelo prefeito Aguilar Junior (PSDB), fica permitido apenas 50% de utilização da capacidade máxima dos transportes públicos coletivos por tempo indeterminado. A prefeitura reforça que, mesmo com a volta do ‘passe livre’, é recomendado à população dessa faixa etária que evite sair de casa sem necessidade e sem máscara.

Remanejamento A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão publicou nesta terça-feira (14) novos horários de ônibus que foram remanejados para atender melhor os usuários.

Confira a nova tabela no link.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Cidades Veículo: SP Rio+ Caraguatatuba notifica estabelecimentos que desrespeitam horário de funcionamento

Foto: PMC

Os fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba lavraram, neste fim de semana, 22 notificações a estabelecimentos comerciais que desrespeitam a determinação do horário de funcionamento neste período de pandemia do novo coronavírus.

Pelo menos 11 quiosques localizados nas praias do Indaiá e Mococa desobedeceram as determinações de só atenderem delivery aos domingos. Foram notificados e podem ser multados em 1.000 Valores de Referência do Município, equivalente a R$ 3.570. Um estabelecimento, localizado na Massaguaçu, foi flagrado realizando uma festa de aniversário, com várias pessoas aglomeradas. O local foi notificado e autuado na mesma infração. Pelo decreto, os quiosques podem abrir para atendimento presencial das 11h às 17h de segunda a sábado, respeitando o limite de 10 mesas com quatro cadeiras cada, mas aos domingos é permitido apenas o atendimento por delivery. Em relação aos restaurantes, bares e similares, o atendimento presencial está autorizado das 11h30 às 14h30 e das 19h às 22h de segunda a sábado. O limite para que o cliente esteja dentro do estabelecimento comercial é o horário determinado para o seu atendimento.

Clipping de Notícias: 14/07/2020 Editoria: Link Vanguarda Veículo: TV Vanguarda