Sapiranga/RS

Plano de Governo para o Município de Sapiranga

MDB 15 - 2021/2024

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS A CIDADE QUE TEMOS Situação atual de Sapiranga

Sapiranga é um município da região metropolitana de , localizado no Vale do Sinos, conhecida como a Cidade das Rosas. Está localizada em uma posição geográfica muito privilegiada, pois está inserida em um corredor com potencial turístico e empreendedor, entre a serra e o mar. Ainda encontra-se no núcleo de um polo industrial calçadista de projeção nacional e internacional. Abriga diversas empresas de variados setores produtivos, e a vocação do município é genuinamente calçadista e cultural. A cidade conta com uma população de 79.946 habitantes (população estimada no ano de ​ 2016 pelo IBGE). Atualmente, a cidade conta com sistema de saúde pública composto por ​ postos de saúde distribuídos nos bairros, uma unidade de pronto atendimento e um hospital beneficente. É facilmente perceptível que a cidade atende não somente a sua população sapiranguense, mas também a uma clientela regional, que busca na rede de saúde municipal, atendimento a carências percebidas nas cidades vizinhas. A rede municipal de ensino possui escolas em todos os bairros da cidade. Com tudo, constata-se a necessidade da modernização da educação municipal. A tecnologia é o presente. E potencializando o aprendizado dentro das escolas públicas, Sapiranga pode voltar a ser destaque em ensino de qualidade. Na segurança, Sapiranga pode contar com uma delegacia da polícia civil em um quartel da Brigada Militar sediado no município. Mesmo assim, a cidade registra altos índices de violência na região, desde pequenos furtos, roubos de veículos e homicídios em números preocupantes. A cidade conta ainda com quadro permanente de servidores concursados de agentes de trânsito. É sabido que a prevenção é tida por especialistas como uma ferramenta essencial para um programa de segurança pública eficiente e justamente por conta disso, a cidade pode e deve ter o núcleo municipal permanente de apoio em segurança pública. Sapiranga é uma bela cidade, rodeada por fatos históricos determinantes para a região. Na atualidade, nota-se o desmemoriamento dos capítulos mais importantes da história da Cidade das Rosas, exaltar a história será missão para ativar o cenário turístico, comercial e cultural da cidade, que é potente e aquecido pelo eixo, Capital - Serra Gaúcha - Litoral.

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS

1. A CIDADE QUE QUEREMOS O futuro próspero de Sapiranga

SAÚDE

1.1. Uma cidade saudável: saúde humanizada, inclusiva e para todos. ​ ​

Ação eficiente com atendimento humanizado, focado em uma gestão de qualidade que garanta uma saúde pública que atenda às exigências da população. Como alcançar isto?

1. Fomentar e incentivar a qualificação permanente de todos os servidores públicos da área da saúde; 2. Fiscalizar e otimizar da melhor forma possível a aplicação dos recursos públicos destinados à saúde; 3. Buscar junto ao Governo Estadual e Federal, incentivo e fomento para ampliação e qualificação das redes de saúde já instaladas; 4. Qualificar redes de assistência à saúde (saúde mental, psicossocial, do idoso, urgência/emergência e pacientes portadores de necessidades especiais) com adoção de linhas de cuidado e protocolos de atendimento padronizadas; 5. Melhorar equipes de atendimentos do PSF (Programa de Saúde da Família); 6. Ampliar e descentralizar o atendimento de saúde no município (zona rural e urbana) levando equipamentos e instrumentos necessários para exames básicos de saúde, até o cidadão; Estudar a implantação do Hospital Dia Sapiranga - Espaço de atendimento rápido ao cidadão qual tem interesse em realizar um "check up" da sua saúde. Neste espaço haverá atendimento clínico com exames rápidos, como o eletrocardiograma, exames laboratoriais entre outros, quais o cidadão terá resultado no mesmo dia. Disponibilizando equipes especializadas e o fácil acesso ao atendimento. 7. Ampliar os horários de atendimento público de profissionais de saúde na zona rural do município como também dos bairros Amaral Ribeiro e São Luiz para dirimir a superlotação da unidade de pronto atendimento - UPA; 8. Garantir o abastecimento de medicamentos e insumos necessários aos atendimentos médicos e ampliar pontos de distribuição farmacêuticos (Posto de saúde, UPA 24 horas e Secretaria Municipal de Saúde); 9. Realizar a real e necessária manutenção preventiva dos equipamentos de atendimento; 10. Buscar o fundamento legal necessário junto ao Governo Estadual e Federal para manutenção da unidade de pronto atendimento - UPA; 11. Implementar o setor oncológico municipal e/ou construir parcerias neste setor; 12. Garantir o acesso a informação dos serviços prestados e como o cidadão faz para obtê-los (campanhas de vacinação, campanhas de conscientização, Outubro Rosa, Novembro Azul, Aplicativo Mapa da Saúde, Site da Prefeitura e etc) e facilitar o agendamento de consultas eletivas de forma online e por telefone;

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS 13. Criar um programa de assistência à mulher; 14. Criar o Centro de Convivência Municipal da Terceira Idade com turno integral, conforme normas do Estatuto do Idoso. 15. Qualificar, ampliar e profissionalizar os serviços de atendimentos para animais de rua (Cães e Gatos), visando a redução de animais, significando e dando amplo respeito ao direito dos animais;

EDUCAÇÃO

1.2. Uma cidade que educa: o ensino de qualidade como ferramenta de ​ ​ ​ transformação social.

Ação inclusiva, tecnológica e qualificada na educação para formar o cidadão e transformar a cidade. Não bastam índices numa tabela, se a formação funcional estiver comprometida. Como alcançar isto?

1. Manter e ampliar os programas e convênios já existente, buscar novas parcerias com universidades, institutos e associações a fim de ampliar e suprir as necessidades existentes. 2. Criar uma escola polo de E.F de tempo integral proporcionando atividades de recreação e cidadania, centralizando no contra turno escolar. 3. Democratizar a gestão escolar extinguindo a lista tríplice nas eleições de direção, proporcionar formação e capacitação de qualidade, valorização salarial com a adequação dos níveis, automatização da licença prêmio ao completar 5 anos, revisão do plano de carreira com a participação dos profissionais da área da educação. 4. Implantar, ampliar, qualificar e modernizar todos os laboratórios de informática para a prática das atividades multidisciplinares. 5. Garantir ao quadro de docentes: períodos de planejamento conforme legislação vigente, licença médica para acompanhamento dos filhos em até três dias, ampliar a licença nojo para 8 dias , fornecer recursos pedagógicos e equipamentos para as salas de aula conforme BNCC - Base Nacional Curricular. 6. Garantir a participação da comunidade escolar através de seus representantes (Conselho Escolar e APM), fortalecer as ações dos conselhos municipais. Buscar um diálogo com todas as demais secretarias do município em prol de uma educação direcionada ao desenvolvimento social e intelectual do aluno. 7. Gerenciar uma maior flexibilidade no calendário escolar acompanhando os feriados municipais e pontes, respeitando também o período dos jogos e festivais escolares com a capacitação dos professores. 8. Proporcionar no espaço escolar profissionais com maior carga horária para o atendimento das secretarias. Garantir ao aluno aulas de reforço, professores substitutos, salas de AEE com profissionais qualificados. Dispor ainda de bibliotecas modernas, oficinas de esportes, teatro, música, entre outras garantindo o desenvolvimento de valores e habilidades nos alunos.

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS 9. Viabilizar porteiro nas escolas para maior segurança da comunidade escolar, retornar a patrulha escolar através da guarda municipal, garantir transporte aos alunos e projetos conforme as necessidades. 10. Realizar aquisição de mobiliários e equipamentos adequados e dignos do aluno de inclusão em todas as modalidades de ensino, bem como a adequação de espaços adaptados conforme as necessidades e garantir profissionais técnicos da área. 11. Viabilizar convênios através da compra de consulta e horários com clínicas privadas para atendimentos especializados tais como psiquiatra, neurologista, psicólogos e testagem de Whisky. 12. Garantir a qualidade da merenda escolar, o fornecimento de uniforme escolar, kits escolares dos que necessitam. Monitor e ou auxiliar de sala de aula para todos os níveis de educação conforme necessidade. 13. Subsidiar um atendimento a todos os níveis de educação infantil de qualidade, com a garantia de vaga em turno integral, flexibilizando o turno conforme a solicitação dos responsáveis. Adequar os espaços escolares para os JNA e JNB mantendo a vaga para a criança em seu bairro ou o mais próximo possível de sua residência 14. Construir um prédio próprio com autonomia e cargo de diretor para a consolidação das atividades do polo universitário, disponibilizando fácil acesso com instalações e equipamentos modernos. Buscar ampliar o número de cursos superiores e pós-graduações. 15. Subsidiar cursos de alfabetização e ensino especializado para jovens e adultos com defasagem escolar. Assegurar a qualificação da mão de obra dos trabalhadores que construíram Sapiranga e não tiveram acesso à educação.

ESPORTE

1.3. Uma cidade com esportes e lazer: a saúde traz felicidade! ​ ​ ​ ​

Ação direta no apoio e incentivo ao desenvolvimento de diversas modalidades esportivas e recreativas, proporcionando ao cidadão bem-estar, qualidade de vida e oportunidade. Como alcançar isto?

1. Restaurar e manter limpo as praças já existentes na cidade, com equipamentos esportivos, de ginástica, academia, canchas esportivas e brinquedos infantis. 2. Incentivar atividades esportivas em todo município, em espaços públicos nos finais de semana e feriados, oportunizando lazer à comunidade em geral; 3. Fomentar a organização do Conselho de Cultura; 4. Apoiar as diversas modalidades de esportes (futebol, basquete, ginástica, tênis, futsal, artes marciais, handebol, ciclismo, entre outros). 5. Apoiar e prestigiar atletas locais de todas as modalidades esportivas; 6. Incentivar, ampliar e fomentar os projetos de atividades como dança rítmica, ginástica artística, artes marciais e levar oficinas destas modalidades para dentro de escolas; 7. Incentivar a realização de competições amadoras de diversas modalidades esportivas;

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS 8. Incentivar e fomentar a participação da melhor idade em atividades esportivas e recreativas orientadas, nos bairros e no centro da cidade; 9. Criar espaços destinados ao portadores de necessidades especiais para atividades físicas de recreação. 10. Fazer melhorias necessárias nas estruturas esportivas públicas, como ginásios escolares, o Nenezão e o Palácio do Esporte.

MEIO AMBIENTE

1.4. Uma cidade sustentável: o meio ambiente trabalhado de forma a garantir uma ​ ​ ​ melhor Sapiranga.

Ação coletiva no ensejo de tornar nossa cidade cada vez mais próspera sem descuidar da qualidade de vida da população com a garantia de um ambiente saudável e conservado.

1. Promover ações de preservação do Morro Ferrabraz como área de interesse ambiental conforme leis estaduais e federais, garantindo o uso as áreas consolidadas de produção; 2. Ampliar as ações de plantio de árvores adequadas nos passeios públicos da cidade com acompanhamento técnico; 3. Ampliar a rede de coleta de resíduos especiais (óleo de fritura, lixo eletrônico, móveis e eletrodomésticos (volumosos)); 4. Incentivar a implantação de usinas de triagem de resíduos da construção civil e resíduos da poda; 5. Otimizar a coleta, reciclagem e destinação dos resíduos domésticos; 6. Ampliar área municipal para descarte de resíduos da construção civil e inertes; 7. Ampliar as atividades de educação ambiental no município, dando especial atenção ao centro municipal de estudos ambientais, o CEMEAM; 8. Prover a autonomia do centro municipal de estudos ambientais, o CEMEAM; 9. Realizar a qualificação e capacitação para servidores ligados a área de educação para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental; 10. Incentivar a implantação do saneamento rural; 11. Agilizar o atendimento das demandas de licenciamento ambiental de forma eficiente; 12. Estabelecer parcerias com unidades de ensino superior e iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos voltados a melhoria da qualidade ambiental da cidade; 13. Incentivar as hortas urbanas;

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

1.5. Uma cidade economicamente diversificada: fomentar e potencializar a ​ ​ ​ ​ diversificação econômica como garantia de uma cidade próspera.

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS Ação de busca permanente de investidores garantindo postos qualificados de trabalho a população, também incentivando o empreendedor local. Como alcançar isto?

1. Fomentar o empreendedorismo local com ações diretas de apoio e incentivo a Micro e Pequenas Empresas da cidade; 2. Restabelecer a Sala do Empreendedor; 3. Estabelecer uma linha de diálogo permanente com Indústria e Comércio e Serviço local, ouvindo e atendendo as demandas do setor; 4. Implantar o Distrito Industrial de forma a oportunizar a ampliação de empresas locais e atrair novas empresas para a cidade; 5. Realizar e incentivar mostras e feiras municipais e regionais de negócios; 6. Incentivar e fomentar a participação de empreendedores locais em eventos nacionais da Indústria e Comércio; 7. Criar programas municipais que visam estimular graduandos e recém-formados, a abrir o próprio negócio, além de encaminhamentos para Programas de Trainee em empresas locais e regionais; 8. Incentivar parcerias público-privadas; 9. Incentivar a continuidade da Rota do sapato do Vale dos Sinos na região; 10. Criação do CITSAP - Centro de Inovação Tecnológico de Sapiranga em parceria com ​ unidades de ensino superior e iniciativa privada; 11. Criar o Berçário Industrial do município; 12. Criar o Centro de Treinamento Profissional da Indústria;

HABITAÇÃO

1.6. Uma cidade com moradia digna: possui um local seguro, confortável e digno ​ para viver com sua família é um direito de todo cidadão. Como alcançar isto?

Ação para garantir um lar doce lar para sua família. Sapiranga, a Cidade das Rosas - venha morar aqui quem ainda não morou!

1. Viabilizar a regularização de loteamentos e moradias que não se enquadram na descrição do plano diretor, mas estão consolidados no município; 2. Captar recursos federais e estaduais para realizar melhorias em casas de conjuntos habitacionais de interesse social; 3. Buscar junto ao governo federal recursos para projetos habitacionais; 4. Recriar a Sociedade Comunitária de Habitação Popular (SCHP);

TRANSPORTE

1.7. Uma cidade que se movimenta: transporte e trânsito eficientes e de qualidade. ​ ​

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS Ação de melhoria contínua na prestação e fiscalização dos serviços de transporte e trânsito na cidade. Como alcançar isto?

1. Desenvolver e implantar projetos em local permanente para uma escola de trânsito, com o uso de veículos miniatura para a educação das crianças para um trânsito mais humanizado e seguro; 2. Realizar palestras, atividades lúdicas e campanhas visando a mudança comportamental e redução de acidentes em via pública; 3. Reestruturar o sistema viário do município, conforme o crescimento e necessidade do município; 4. Melhorar a acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais; 5. Viabilizar descontos para proprietários que constroem seu passeio público; 6. Estudar a ampliação das ciclovias; 7. Requalificar o transporte público coletivo; 8. Viabilizar juntamente a EGR a conclusão das pistas laterais da RS-239; 9. Completar o anel de contorno do centro, conforme plano diretor (Conclusão da Avenida Mauá e Rua Antão de Farias); 10. Concluir o acesso Norte Oeste à cidade (ligar a Rua Carlos Gilberto Weiss à Rua ); O acesso Sul Oeste à cidade (Rua Itapema, Avenida Flamingos e a Travessão ) e o acesso Sul Leste à cidade, (Rua Porto Palmeira até RS 239) conforme Plano Diretor Municipal; 11. Apoiar a execução da rodovia RS-010 e fomentar instalação de alças de acesso à Sapiranga, nos KM 26 e KM 32, para assim dirimir o fluxo na RS 239. 12. Pavimentar o travessão da São Jacó (começo na Estrada Sapiranga, na Picada dos Nabos, atravessando a Picada São Jacó concluindo nos fundos da plataforma de Voo Livre) para desenvolvimento agrícola e turístico; 13. Resolver os problemas de alagamentos urbanos com a macrodrenagem: desassoreamento, limpeza e alargamento do arroio Sapiranga em 8 KM. Separando os arroios Sapiranga e Mauá de forma subterrânea (embaixo da Av. Mauá), na altura do Hipermercado BIG, conduzindo as águas até o Arroio Sapiranga, onde se encontram novamente depois da Avenida João Corrêa. 14. Fazer uma nova canalização que conduz as águas do Arroio Mauá, que estão debaixo do Parque do , para o entorno do Parque (Avenida Mauá e Avenida 20 de Setembro) dirimindo alagamentos. AGRICULTURA

1.8. Uma terra que também produz: agricultura familiar como garantia de renda ao ​ ​ produtor e alimento de qualidade na cidade.

Ação de incentivo e ampliação das atividades de agroindústrias das famílias que vivem em produzem na zona rural da cidade. Como alcançar isto?

1. Incentivar o incremento e ampliação das agroindústrias familiares no município; 2. Apoiar a cooperação entre os pequenos produtores rurais;

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS 3. Fomentar/Buscar junto ao Governo Estadual e Federal linhas de crédito que possibilitem ao pequeno produtor rural a ampliação, modernização e qualificação de sua atividade; 4. Incentivar o pequeno produtor rural com programas municipais de fomento a produção de alimentos; 5. Ampliar a participação do pequeno produtor rural na distribuição de alimentos para merenda escolar das escolas municipais; 6. Garantir a manutenção de estradas e acessos rurais de qualidade para que o produtor rural possa escoar sua produção sem comprometimento da qualidade; 7. Incentivar as atividades de piscicultura nas propriedades rurais do município; 8. Fomentar e ampliar a Festa da Colônia, ofertando a possibilidade de comercialização dos piscicultores; 9. Fomentar e incentivar a produção de alimentos livres de agrotóxicos;

SEGURANÇA

1.9. Uma cidade segura: prevenção e ação eficiente. ​ ​

Ação é justamente o termo que mais se adapta quando se fala em segurança pública. O Anseio da população que mais se escuta nos dias de hoje: o direito de ir e vir, de estar em segurança.

1. Manter e ampliar cercamento eletrônico por câmeras de vigilância em toda a cidade de forma que todas as entradas e saídas possuam vigilância inteiramente ligadas no sistema integrado com a brigada militar, polícia civil e agentes de trânsito; 2. Apoiar e fortalecer o consepro; 3. Apoiar e viabilizar políticas educacionais para o profissional da área da segurança, garantindo seu desenvolvimento profissional; 4. Realizar operações em parceria com os demais órgãos da segurança; 5. Criar uma política de incentivo à moradia aos policiais militares. 6. Ampliar discussões sobre segurança pública com o grupo de gestão integrada municipal (GGIM); 7. Apoiar a implantação de um posto policial online, através de aplicativo de fácil acesso à comunidade; 8. Estudar a implantação de uma guarda civil municipal;

ADMINISTRAÇÃO

1.10 uma cidade administrada com coerência: não existe dinheiro público, existe dinheiro ​ do povo.

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS Ação comprometida a reduzir gastos, utilizar recursos e ampliar investimentos em melhorias para toda população, através de uma modernização administrativa e consistente responsabilidade fiscal. Como alcançar isto?

1. Reduzir o número de cargos comissionados em pelo menos 20%; 2. Qualificação continuada do quadro de servidores; 3. Reestruturar a secretaria da fazenda de forma a otimizar os processos e procedimentos; 4. Modernizar os sistemas de gestão pública administrativa e financeira; 5. Criar programa de qualidade de gestão pública municipal; 6. Desburocratizar procedimentos de forma a garantir agilidade e otimização em trâmites administrativos; 7. Liberar alvarás provisórios. 8. Aperfeiçoar a avaliação acerca do IPTU para corrigir disparidade; 9. Criar o Gabinete Digital para receber todas as reivindicações da população;

ASSISTÊNCIA SOCIAL

1.11 Uma cidade socialmente justa: compromisso com o direito de todos. ​ ​

Ação efetiva e comprometida para desenvolver um trabalho sério e ágil no que se refere ao atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Como alcançar isto?

1. Ampliar e aperfeiçoar os programas sociais que atendam de forma direta às famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social junto aos Governo Estadual e Federal; 2. Revisar, atualizar e fiscalizar os cadastros já existentes de participação em programas sociais, de forma, a garantir que toda a família ou cidadão que realmente necessite esteja contemplado; 3. Reestruturar a casa de passagem de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); 4. Criar cadastro municipal para o atendimento das famílias em vulnerabilidade social que necessitem de apoio imediato para as necessidades básicas: alimentos, roupas e medicações. 5. Criar um plano de assistência social juntamente às igrejas do município; 6. Criar um plano de ação de serviço social sobreaviso para auxiliar cidadãos em horários não comerciais; 7. Proporcionar qualificação para trabalhadores que atendem pessoas da terceira idade; 8. Fiscalizar e incentivar a formalização de lares para idosos; 9. Criar parceria mediante convênio, com associação dos aposentados da cidade visando uma política social focada na terceira idade; 10. Incentivar mediante convênios, instituições privadas que se dedicam no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco.

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS 11. Instalar um albergue ou casa de acolhimento conforme necessidade da sociedade sapiranguense (inverno, enchente, assistência social etc).

CULTURA E TURISMO

1.12 Uma cidade que valoriza sua história: divulgar e valorizar o potente cenário histórico ​ ​ da cidade para criar um forte cenário comercial.

Ação constante do desenvolvimento de um posicionamento no mercado turístico para potencializar o cenário gastronômico, comercial e histórico. Como alcançar isto?

1. Coordenar o planejamento turístico e posicionamento de mercado baseado em estudos e pesquisas que serão realizadas por universidades, pela prefeitura e pela empresa privada; 2. Garantir o funcionamento de edificações de uso público ou coletivo destinadas a atividades indutoras de turismo como o Centros de Cultura Lúcio Fleck, Museu Adolfo Evaldo Lindenmeyer, Casa do Imigrante, Centro de Apoio ao Turista, Feira do Agricultor, Praça da Bandeira, etc; 3. Fomentar a organização do Conselho de Cultura; 4. Fomentar e criar atividades multiculturais (intermunicipais e interestaduais) para atrair os turistas (Festival de Música, Festival de Teatro, Festival de Dança, Acampamento, Festa das Rosas, Festa de Aniversário, Caminho da Jacobina, Noite Gospel, Dia da Bíblia, etc); 5. Desenvolver atividades artísticas (peças teatrais, corais, conjuntos de música, grupos de dança, etc) em todo município em espaços públicos, descentralizando a arte e cultivando a cultura, além de proporcionar o entretenimento à comunidade em geral; 6. Garantir o apoio ao cadastramento, classificação e fiscalização dos serviços e equipamentos turísticos; 7. Implantação do Centro de Qualificação de Mão-de-Obra (CQTUR - Centro de Qualificação do Turismo Municipal) para capacitar e qualificar os serviços turísticos (gastronomia, hotelaria e turismo) em parceria com com unidades de ensino superior e iniciativa privada em Sapiranga; 8. Implantar uma sinalização turística para atrair e garantir fácil acesso ao município; 9. Criar um fórum de discussão permanente com entidades representativas da arte, da educação, do comércio, das igrejas e turismo para questões culturais além das audiências públicas obrigatórias do Conselho de Cultura; 10. Realizar a qualificação e capacitação para servidores ligados a área de educação para o desenvolvimento de projetos de arte educação; 11. Estudar a reabertura do cinema em Sapiranga.

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.

Sapiranga/RS

Comissão de criação do PG Emedebistas, professores e convidados especiais (especialistas de cada área). ​

Presidente do MDB Sapiranga: Gilnei Roggia ​ Coordenação do PG e Presidente da JMDB: Anderson Freitag ​ Pré-candidato a Prefeito: Betinho Goetert ​ Pré-candidato a Vice-Prefeito: Pastor Jacó Martiny ​ Secretário Geral do MDB Sapiranga: João Guedes ​ Professora: Cleidi do Prado ​ Professor: José Borges da Silva ​ Professora: Margit Schwingel ​ Professora: Neusa Seimentz ​ Professor: Odone Roberto Mallmann ​

Todos os direitos reservados ao Movimento Democrático Brasileiro - Sapiranga/RS.