CÂMARA DOS DEPUTADOS

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO

BRASÍLIA CAPITAL E MUDANÇA

Exposição organizada pelo Museu da Câmara dos Deputados, mostrando a cronologia da transferência da Capital Federal.

Centro de Documentação e Informação Coordenação de Publicações Brasília – 2003 CÂMARA DOS DEPUTADOS DIRETORIA LEGISLATIVA Diretor: Afrísio Vieira Lima Filho CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO Diretora: Nelda Mendonça Raulino COORDENAÇÃO DE PUBLICAÇÕES Diretora: Maria Clara Bicudo Cesar COORDENAÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS Diretor: Carlos Henrique de Oliveira Porto Filho COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECA Diretora: Marli Elizabeth Schreiber COORDENAÇÃO DE ARQUIVO Diretora: Inaldo Marinho Júnior

Trabalho elaborado pela Seção de Museu da Câmara dos Deputados. 2005, reimpressão

Câmara dos Deputados Centro de Documentação e Informação — CEDI Coordenação de Publicações — CODEP Anexo II, térreo Praça dos Três Poderes 70160-900 - Brasília (DF) Telefone: (61) 216-5802; fax: (61) 216-5810 [email protected] SÉRIE Cadernos do Museu n. 3 2ª tiragem Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP) Coordenação de Biblioteca. Seção de Catalogação.

Brasília : capital e mudança. — 2. tir. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2003. 13 p. : il. — (Série cadernos do Museu ; n. 3) Exposição organizada pelo Museu da Câmara dos Deputados, mostrando a cronologia da transferência da Capital Federal. 1. Transferência da Capital, exposição, Brasil. 2. Brasília (DF), história, exposição. 3. Cronologia histórica, exposição, Brasília (DF) I. Série. CDU 981.74 BRASÍLIA: CAPITAL E MUDANÇA

Ao contrário do que muita gente pensa, a interiorização da Capital não foi uma idéia recente, posta em prática da noite para o dia. Desde o século XVIII a transferência do centro administrativo para um espaço mais seguro já havia sido idealizada por pessoas que, aos poucos, fizeram da proposta um sonho e uma bandeira. Assumindo a Presidência da República no ano de 1956, Juscelino Kubitschek trazia consigo esse mesmo ideal e, principalmente, a forte decisão de cumpri-lo e transformá-lo naquilo que seria seu mais importante ato em vida: a construção de Brasília.

CRONOLOGIA

1789 – Os Inconfidentes Mineiros, liderados por Tiradentes, reivindicam à Corte de Lisboa a fixação da Capital no interior – São João del Rei – alegando vantagem estratégica (segurança) e demográfica (povoamento do interior).

1813 – Hipólito José da Costa, jornalista exilado em Londres, lança o “Correio Braziliense”, um jornal editado em língua portuguesa para, dentre outras coisas, defender a “transferência da Capital para o interior central”, “nas cabeceiras dos grandes rios”. Mantém sua luta pela mudança até 1822. 1817 – Padre João Ribeiro, como um dos líderes da Revolução Praieira (Independência do Estado), apóia junto aos pernambucanos a tese mudancista.

1822 – Na véspera do “Grito de Independência” José Bonifácio inclui nas “instruções dos Deputados Paulistas à Corte” a sugestão de que se levante no interior do Brasil uma cidade central para assento da Corte, em latitude de aproximadamente 15°.

1822 – D. Pedro I recebe um manifesto do povo com 8 mil assinaturas em favor da interiorização.

1822 – Após a Independência, Menezes Palmiro propõe a criação de uma província central para a construção da Capital definitiva do Império, sugerindo o nome de Pedrália.

1823 – José Bonifácio propõe à Assembléia Constituinte que a Capital do Império seja transferida para a Comarca de Paracatu, , e sugere os nomes de Brasília ou Petrópolis.

1831 – Projeto João Cândido de Deos e Silva

1834 a 1877 – Adolfo Varnhagen – Visconde de Porto Seguro, historiador, empunhou a bandeira da interiorização da Capital durante 43 anos. Foi autor de várias obras nesse sentido, mas só conheceu o Planalto Central em 1877. Dentre suas obras de maior vulto estão a Carta ao Ministro da Agricultura, o Memorial Orgânico, História Geral do Brasil e a Questão da Capital – Marítima ou Interior.

1883 – Dom Bosco, o padre fundador dos Salesianos, tem um sonho profético que prevê o nascimento de uma rica e próspera civilização no planalto central brasileiro entre os paralelos 15 e 20.

Sonho de Dom Bosco

“... Eu enxergava nas vísceras das montanhas e nas profundas da planície. Tinha, sob os olhos, as riquezas incomparáveis dessas regiões, as quais, um dia, serão descobertas. Eu via numerosos minérios de metais preciosos, jazidas inesgotáveis de carvão de pedra, de depósitos de petróleo tão abundantes, como jamais se acharam noutros lugares. Mas não era tudo. Entre os graus 15 e 20, existia um seio de terra bastante largo e longo, que partia de um ponto onde se formava um lago. E então uma voz me disse, repetidamente: ‘Quando vierem escavar os minerais ocultos no meio destes montes, surgirá aqui a Terra da Promissão, fluente de leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.’” (O sonho de Dom Bosco traduzido por Monteiro Lobato) http://jluciano.users.com.br/dombosco.htm 1891 – Após aprovação de emenda do Senador Virgílio Damásio e do Deputado Lauro Müller, o art. 3º da Constituição da República passa a trazer: “Fica pertencente à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal”.

1892 – Deputado Nogueira Paranaguá faz um projeto que autoriza a exploração e demarcação das terras destinadas à nova Capital.

1892 – Luiz Cruls, Diretor do Observatório Nacional, é nomeado por para chefiar a Comissão que iria explorar e demarcar a área da Capital. Conclui seu trabalho dois anos depois, com sucesso.

1905 – Deputado Nogueira Paranaguá retoma sua “Campanha Mudancista” com o apoio de vários jornalistas e escritores.

1922 – Na comemoração do centenário da Independência é lançada a Pedra Fundamental da nova Capital, por sugestão dos Deputados Americano do e Rodrigues Machado, no Morro do Centenário, nas cercanias de Planaltina.

1934 – A nova Constituição determinou que “Será transferida a Capital da União para o ponto central do Brasil”.

1946 – A Constituição promulgada neste ano determinou que “A Capital da União será transferida para o Planalto Central”, dado ao Presidente da República () um prazo de 60 dias para iniciar os estudos de localização.

1946 – O Presidente Eurico Gaspar Dutra nomeia uma “Comissão de Estudos para a Localização da Nova Capital do Brasil” chefiada pelo General Djalma Polli Coelho.

1948 – A Comissão de Polli Coelho conclui seus trabalhos, confirma os estudos de Cruls e tem seu relatório enviado pelo Presidente Dutra ao Congresso com o nome de “Mensagem de Corumbá”.

1953 – O General Caiado de Castro é nomeado por Getúlio Vargas para presidir nova “Comissão de Localização da Nova Capital Federal” sendo mais adiante substituído pelo Marechal José Pessoa.

1955 – O Marechal José Pessoa apresenta o relatório final dos trabalhos.

1955 – Em um comício na cidade goiana de Jataí, Juscelino Kubitschek afirma a um popular que, se eleito fosse, “sendo a mudança um preceito constitucional, seu Governo daria os primeiros passos”.

1956 – Juscelino Kubitschek, cinco dias após sua investidura na Presidência da República, chama o Marechal José Pessoa para inteirar-se do que já existia sobre a mudança e quais as providências iniciais para efetivar o preceito constitucional.

1956 – Início das obras da construção de Brasília. 1956 – JK assina a “Mensagem de Anápolis”, tratando da criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital – NOVACAP.

1956 – O Diário Oficial de 30 de setembro publica o edital do “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil”.

1956 – Primeira viagem do Presidente da República ao Planalto Central, marco inicial da construção de Brasília.

1957 – Divulgação do projeto vencedor do “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil” – Lúcio Costa, arquiteto e urbanista fica em 1º lugar.

1960 – Inauguração de Brasília. DOCUMENTOS

Acervo do Arquivo da Câmara dos Deputados

ATA DA 25ª SESSÃO – DA ASSEMBLÉIA-GERAL CONSTITUINTE E LEGISLATIVA DA CORTE DO IMPÉRIO DO BRASIL Conteúdo: Oferecimento de Memória à Assembléia, pelo Sr. Presidente – JOSÉ BONIFÁCIO – na qual mostra a necessidade e aponta os meios de edificar-se, no interior do Brasil, uma nova Capital para assento da Corte, da Assembléia Legislativa e dos Tribunais Superiores. Data: 9-6-1823

EMENDA AO ART. 3º DO PROJETO Nº 1 (CONSTITUIÇÃO FEDERAL) Conteúdo: “Fica pertencendo à União uma zona de 400 léguas quadradas situada no planalto central da República, a qual será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura Capital Federal.” Data: 15-12-1890

OFÍCIO Conteúdo: Encaminhando Mensagem do Vice-Presidente da República – FLORIANO PEIXOTO – que manda consignar no Orçamento desse ministério, para o exercício de 1893, uma verba de 80:000$000 (oitenta contos de réis), destinada às despesas com a Comissão do Planalto Central da República, sob a direção do Dr. Luiz Cruls, para exploração e demarcação da futura Capital Federal. Autor: MINISTRO DA AGRICULTURA, COMÉRCIO E OBRAS PÚBLICAS Data: , 30-9-1892

PROJETO Nº 60/1895 Conteúdo: “Declara federal o território demarcado no Planalto Central pela Comissão Exploradora, e dá outras providências.” Autor: LAURO MÜLLER e outros Data: 17-6-1895

PROJETO Nº 206/1899 Conteúdo: “Autoriza o Poder Executivo a transferir para a cidade de Minas, no Estado de Minas Gerais, a capital da República dos Estados Unidos do Brasil, ou para outro ponto que julgar conveniente no planalto central, e dá outras providências.” Autor: SÁ FREIRE Data: 11-10-1899 PROJETO Nº 223/1911 Conteúdo: “Autoriza a abertura de concorrência pública e o contrato para os serviços e construções necessários ao estabelecimento da Capital da República no Planalto Central do Brasil, e dá outras providências.” Autor: EDUARDO SÓCRATES e outros Data: 11-10-1911

REQUERIMENTO Conteúdo: Pedindo o andamento de Requerimento anterior (12-9-1911), sobre a construção da Nova Capital da República, no Planalto Central do Brasil. Autor: ADOLPHO LEYRET e MÁRIO TEIXEIRA LOPES GUIMARÃES Data: Rio de Janeiro, 23-7-1913

PROJETO Nº 246/1914 Conteúdo: “Autoriza a abrir o necessário crédito para execução do dispositivo constitucional relativo à construção e mudança da futura Capital da República dos Estados Unidos do Brasil.” Autor: CORRÊA DE FREITAS e outros Data: 23-12-1914

PETIÇÃO Conteúdo: Solicitando ao Congresso Nacional uma lei que autoriza o Governo a fazer emissão de papel-ouro, tanto quanto bastar, para sustar os empréstimos e aquisição de outro nacional para substituir a moeda papel, a fim de dar prosseguimento ao projeto da “Nova Capital da República dos Estados Unidos do Brasil” , de sua autoria. Autor: FRANCISCO GONÇALVES DE SEQUEIRA Data: 30-7-1914

PROJETO Nº 680/1921 Conteúdo: “Determina que a pedra fundamental da Capital Federal seja lançada, no planalto central de Goiás ao meio-dia de 7 de setembro de 1922.” Autor: RODRIGUES MACHADO e AMERICANO DO BRAZIL Data: 7-12-1921

PROJETO Nº 128/1934 Conteúdo: “Autoriza a fazer as despesas necessárias com a nomeação de uma comissão de técnica, destinada a explorar e demarcar, na região central do território nacional, a superfície para a construção da futura capital do Brasil.” Autor: PLINIO TOURINHO e LACERDA PINTO Data: 16-10-1934 PROJETO Nº 288/1946 Conteúdo: “Abre ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores o crédito especial de Cr$ 2.000.000,00 (dois milhões de cruzeiros) para ocorrer às despesas iniciais da Comissão Técnica de Estudos da Nova Capital Federal.” Autor: PODER EXECUTIVO – Mensagem do PRESIDENTE EURICO GASPAR DUTRA Data: 30-11-1946

PROJETO Nº 1.234/1956 Conteúdo: “Dispõe sobre a mudança da Capital Federal, e dá outras providências.” Autor: PODER EXECUTIVO – Mensagem Nº 156 do PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK Data: Anápolis, 18-4-1956

PROJETO Nº 1.773/1956 Conteúdo: “Fixa a data de mudança da Capital Federal, e dá outras providências.” Autor: EMIVAL CAIADO Data: 27-8-1956

PROJETO Nº 329/1959 Conteúdo: “Dispõe sobre a transferência dos servidores públicos civis para Brasília, e dá outras providências.” Autor : LYCIO HAUER Data: 20-5-1959

PROJETO Nº 1.450/1960 Conteúdo: “Estabelece normas para a execução da Lei nº 3.273, de 1º-10-1957, que fixa a data de 21 de abril de 1960 para a mudança da Capital Federal.” Autor: OTHON MADER e outros Data: 27-1-1960

PROJETO Nº 1.730/1960 Conteúdo: “Autoriza o Poder Executivo a mandar erigir em Brasília (DF) um monumento aos trabalhadores que a erigiram, e dá outras providências.” Autor: VASCONCELOS TORRES Data: 31-3-1960 BIBLIOGRAFIA

Anais das Assembléias Constituintes (1823, 1891, 1933 e 1946).

AUTOS de Devassa da Inconfidência Mineira. 2.ed. Brasília : Câmara dos Deputados; : Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1978, v. 2.

BRASÍLIA. Brasília : Novacap, v. 1, n. 3, mar. 1957 ; v.4, n.4, abr. 1960. Número Especial de 21.04.1960.

COUTO, Ronaldo Costa. Brasília Kubitschek de Oliveira. Rio de Janeiro : Ed. Filiada, 2001.

CRULS, Luiz. Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Rio de Janeiro : H. Lombaerts & C., Impressores do Observatório, 1894.

DEMOSTHENES, M. Estudos sobre a nova capital do Brasil. Rio de Janeiro : Agir, 1947.

KUBITSCHEK, Juscelino. Mensagens ao Congresso Nacional. 1960.

MÓDULO : revista de arquitetura e artes plásticas. Rio de Janeiro : Editora Módulo, v.3, n.7, fev. 1957 : v. 4, n. 19, ago. 1960.

VARNHAGEN, Francisco Adolfo. A questão da capital : marítima ou interior? Rio de Janeiro : Oficinas Gráficas do Arquivo Nacional, 1935.

VASCONCELOS, José Adirson. Brasília : 40 anos. Brasília : Verano, 2000.

_____. Memorial Juscelino Kubitschek. Brasília : União, 1998. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRANT, Vera. JK : o reencontro com Brasília. Rio de Janeiro : Record, 2002.

COELHO, Djalma Polli. A propósito do parecer do relator da comissão especial da mudança da capital, na Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro : Serviço Geográfico do Exército, 1949.

GUIA preliminar de fontes para a História de Brasília. Brasília : Arquivo Público do Distrito Federal, 1988.

KUBITSCHEK, Juscelino. Por que construí Brasília. Brasília : Senado Federal, Conselho Editorial, 2000.

NOSSO Século. Memória Fotográfica do Brasil no Séc. 20. São Paulo : Abril Cultural, 1980.

ORICO, Oswaldo. Brasil, capital Brasília. 3. ed. Rio de Janeiro : Record, 1961.

PRINCIPAIS atos referentes à mudança da capital federal para o planalto central, a partir da Constituição de 1891. Brasília : Senado Federal, 1970.

VASCONCELOS, José Adirson. A mudança da capital. 2.ed. Brasília : A. Vasconcelos, 1978.