Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Monitoramento das Notícias da UNISUL

Dia 17 de Dezembro de 2015

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 17/12/2015 Editoria: Esporte – Eduardo Ventura Página: 13

Veículo: Jornal Diário do Sul Data: 17/12/2015 Editoria: Diversão – Ramires Linhares Página: 19

Veículo: Site Reclame Aqui Data: 16/12/2015 Link: http://www.reclameaqui.com.br/15917163/unisul-universidade-do-sul-de- santa-catarina/negativou-o-meu-nome/

Negativou o meu nome

Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Belo Horizonte - MG Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015 - 16:47

Comecei a estudar graduação na Unisul em meados de 2011. Porém, 1 mês depois solicitei o cancelamento pois não gostei do curso. No entanto a UNISUL negativou meu nome e está me cobrando o semestre inteiro. Mas como? Sendo que junto ao atendente a época o mesmo me disse que já estava cancelado. Solicito a retirada do meu nome junto ao SPC.

Obrigado.

Veículo: Site Adjori SC Data: 16/12/2015 Link: http://www.adjorisc.com.br/geral/complexo-aqu%C3%A1tico-da-unisul- tem-a-primeira-seletiva-das-olimp%C3%ADadas-rio2016-1.1854819

Complexo Aquático da Unisul tem a primeira seletiva das Olimpíadas Rio2016

O Complexo Aquático da Unisul Pedra Branca (Palhoça) sedia até o sábado (19), a primeira seletiva da natação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os melhores nadadores do país tentarão os índices estipulados para obter uma vaga no time olímpico (programa de provas no final). A segunda e última seletiva será o Brasileiro Absoluto/ Troféu -Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no , Cidade-Olímpica.

Após sete anos, os dois campeonatos estão de volta a Palhoça. Em 2008, o Pinheiros venceu ambos. Um é disputado pela manhã, o 25º Brasileiro Senior / Troféu Daltely Guimarães. O outro é à tarde/noite, o 11º Torneio Open Correios-CBDA, em que apenas os oito melhores de cada prova da competição senior, podem disputa-lo. As duas competições são válidas para obtenção dos índices olímpicos. Embora o Brasileiro Senior seja disputado por atletas com no mínimo 20 anos, os mais jovens poderão nada- lo “em observação”. Isto significa que não poderão conquistar medalhas e pontuar para seus clubes nem bater recorde de campeonato, mas seus tempos serão válidos para a conquista de índice olímpico e para possíveis recordes nacionais e internacionais.

Os oito melhores de cada prova do Brasileiro Sênior, independente da idade, voltam à piscina para a disputa do Open, competição que não tem prova de revezamento. Os revezamentos que serão disputados no final do dia serão válidos apenas para o Troféu Daltely Guimarães. Já os tempos das provas de fundo – 800m livre feminino e 1500m livre masculino – valerão para as duas competições, com os atletas balizados com os tempos mais lentos, competindo pela manhã, e os oito mais bem ranqueados competindo à noite, na série forte.

O Pinheiros é o maior vencedor do Open com oito conquistas, seguido pelo Minas Tênis, com duas vitórias. No Brasileiro Senior, o clube paulista também é o mais vitorioso, com outros oito triunfos. Na sequência aparecem Unisanta/SP e Minas Tênis, com três vitórias cada um; Esportiva São José/SP, Flamengo e Vasco, com dois títulos; Grêmio Náutico União/RS, Corinthians, Português do Recife e Londrina Country/PR, com um.

Programação

A programação é a mesma para o Brasileiro Senior e para o Torneio Open, menos os revezamentos que são válidos apenas para o Brasileiro Senior, embora aconteçam à noite.

Dia 16/12 – 4ª feira (Daltely – 9h / Open – 17h30m)

50m borboleta F e M / 200m costas F e M / 800m livre F / 1500m livre M / 4x50m livre F e M Dia 17/12 – 5ª feira (Daltely – 9h15m / Open – 17h30m)

50m peito F e M / 200m livre F e M / 100m costas F e M / 100m borboleta F e M / 400m medley F e M / 4x100m livre F e M

Dia 18/12 – 6ª feira (Daltely – 9h / Open – 17h30m)

50m costas F e M / 100m livre F e M / 200m peito F e M / 200m medley F e M / 4x50 medley misto

Dia 19/12 – sábado (Daltely – 9h / Open – 18h)

50m livre F e M / 100m peito F e M / 200m borboleta F e M / 400m livre F e M / 4x100m medley F e M

A natação brasileira conta com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, COB, Sadia, Speedo e Universidade Estácio de Sá.

Veículo: Site Floripa News Data: 16/12/2015 Link: http://www.floripanews.com.br/noticia/9568-unisul-auxilia-instalacao-de- empresas-no-porto-de-imbituba

Unisul auxilia instalação de empresas no porto de Imbituba

Empresários noruegueses visitaram o porto de Imbituba na manhã desta terça-feira, 15 de dezembro. A empresa, que fabrica contêineres para gás, demonstrou interesse em se instalar na cidade, especialmente na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Desde o mês de setembro é avaliada a vinda da multinacional para região.

Essa é uma das ações realizada pelo governo de Santa Catarina na intenção de capitar companhias que tenham interesse em fazer movimentações em Imbituba. Durante a visita os representantes da empresa tiveram a oportunidade de fazer as primeiras tratativas e relatar quais são os passos para que a instituição possa vir a se instalar no município.

Para o presidente do porto, Luis Rogério Pupo Gonçalves, a vinda é uma movimentação que eles pretendem que seja efetiva. “Gostariam de ter praticamente um berço especifico para eles, então envolve um processo de construção e de obra. Então tudo agora depende efetivamente deles apresentarem projeto, nós detalharmos essas variáveis todas e entendermos melhor como isso pode ser adequado a nossa realidade”, relata Luis.

A empresa tem interesse em 19 hectares da zona de processamento de exportação na ZPE. Com isso o investimento pode chegar a mais de R$ 3 bilhões de reais ao longo dos anos, que ajudaria a movimentar uma área que hoje é improdutiva em Imbituba.

A Unisul realizou diversos estudos de zoneamento do porto para facilitar a instalação de empresas, como essa, no local. Segundo o Pró-Reitor de Operações e Serviços Acadêmicos, Valter Alves Schmitz Neto, o processo faz parte das estratégias de ação da Universidade, em especial do mapa estratégico que a reitoria definiu como meta de trabalho dos próximos cinco anos. “Estamos aqui cumprindo a missão institucional e em especial dando a nossa contribuição para ajudar na proporção do desenvolvimento regional”, conta.

A possibilidade da instalação dessa empresa poderia ajudar o estado, que hoje importa mais de dois milhões de metros cúbicos do gasoduto Brasil – Bolívia. Atualmente existe a carência de um porto que possa receber o gás líquido, o que seria possível com a vinda da multinacional norueguesa.

“A região sul é uma região que precisa de empreendimentos para se desenvolver de forma mais acelerada e esse é o objetivo. Não tenha dúvida de que essa empresa vai promover um desenvolvimento econômico social mais rápido”, afirma o vice- governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

Veículo: Site Clic RBS Data: 17/12/2015 Link: http://dc.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2015/12/em-busca-de-vaga-no- rio-2016-destaques-da-natacao-disputam-seletiva-olimpica-em-palhoca- 4932091.html

Em busca de vaga no Rio 2016, destaques da natação disputam seletiva olímpica em Palhoça

Atletas de nome no cenário nacional estão na disputa em Palhoça até sábado. Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Os nomes mais badalados da natação brasileira na atualidade estão em Santa Catarina. Ficam até sábado, mas não vêm a passeio, e sim em busca de uma vaga na Olimpíada do ano que vem, no Rio de Janeiro. A primeira seletiva olímpica da modalidade para atletas do país atrai Cesar Cielo, , Joana Maranhão e cia para o Complexo Aquático Unisul, em Palhoça, que recebe as provas desde esta quarta-feira.

Como haverá só mais uma seletiva antes dos Jogos - o Troféu Maria Lenk, em abril -, é possível ter uma ideia da gana que os nadadores trazem para a piscina catarinense. Palhoça recebe duas competições simultâneas: o 25º Campeonato Brasileiro Senior (disputado pela manhã) e o 11º Torneio Open Correios-CBDA (à tarde e à noite). Os oito melhores de cada categoria do Senior ainda disputarão o Open.

- São dois campeonatos em um, valendo vaga para os Jogos Olímpicos - resume Rômulo Noronha, coordenador de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

A seleção brasileira da modalidade tem direito de ir ao Rio 2016 com dois nomes em cada categoria, entre homens e mulheres. A classificação será estabelecida pelos melhores tempos dentro do índice olímpico registrados na soma das duas seletivas (entenda melhor no quadro). Ou seja, nenhum competidor sairá de SC com a certeza de ir aos Jogos, pois poderá ser superado no Maria Lenk.

- Esta seletiva em Santa Catarina é muito importante no ciclo olímpico. Todos os atletas que querem estar no Rio 2016 passam por aqui. É um nível escelente. Foram três anos de preparação muito bons na natação brasileira. São atletas muito rodados no cenário do esporte - avalia o técnico da equipe do Sesi e da seleção feminina, Fernando Vanzella. Palhoça não sediava o Brasileiro Senior e o Torneio Open há sete anos, mas nunca ficou fora da rota nacional do esporte. No ano passado, o complexo da Unisul recebeu o Brasileiro Infantil. Agora, volta a receber nomes de ponta com uma infraestrutura nova e moderna, pois recebeu cuidados especiais antes de receber as seleções da Holanda e da Alemanha no ano que vem, na aclimatação para os Jogos Olímpicos.

1/15

Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, recebe a primeira seletiva olímpica para nadadores brasileiros de olho no Rio-2016 - 16/12/2015 - Foto: Diorgenes Pandini/Agencia RBS

+12

Critérios para ir ao Rio 2016

- Os atletas precisam estabelecer tempo dentro do índice olímpico de sua categoria - Valem tempos em fases eliminatórias ou finais das duas seletivas olímpicas. Ou seja, pode acontecer de alguém que foi bem em uma prova eliminatória se classificar aos Jogos, e um finalista, não.

- Após estabelecer desempenho dentro do índice, é preciso ficar com o primeiro ou o segundo melhor tempo na categoria entre todos os registrados nas duas seletivas. - A seleção brasileira de natação tem direito a duas vagas por prova (entre mulheres e homens) na Olimpíada do ano que vem.

SELETIVA OLÍMPICA DA NATAÇÃO BRASILEIRA - De quarta-feira até sábado - No Complexo Aquático da Unisul, no campus da instituição, em Palhoça - Entrada de graça

PROGRAMAÇÃO Quinta-feira: 9h15min - 2ª etapa do Campeonato Brasileiro Sênior 17h30min - 2ª etapa do Torneio Open

Sexta-feira: 9h - 3ª etapa do Campeonato Brasileiro Sênior 17h30min - 2ª etapa do Torneio Open

Sábado: 9h - 4ª etapa do Campeonato Brasileiro Sênior e premiação dos vencedores 18h - 4ª etapa do Torneio Open e premiação dos vencedores

Veículo: Site Yess Wim Data: 16/12/2015 Link: http://yesswim.com.br/blog/campeonatos-brasileiros/torneio-open-2015/os- melhores-do-primeiro-dia/

Os melhores do primeiro dia

5 – O 800 livre de Joanna

Muito bom o 800 livre de Joanna Maranhão, nadando para 8’35”93 em prova negativa e chegando mais de seis segundos à frente da segunda colocada. Joanna passou 4’18 e voltou para 4’17, fechando para 1’03 nos últimos 100 metros – a própria nadadora disse que gostaria de ter passado mais forte. A marca é seu melhor tempo da vida sem trajes e deixa Joanna a menos de 2 segundos do índice olímpico da prova.

Joanna Maranhao. Torneio Open de Natacao na Unisul. 16 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

4- O primeiro índice feminino

Lorrane Ferreira está acostumada a abrir muito bem o revezamento 4×50 livre do Minas. Há exatamente um ano, na mesma competição, nadou para 25”20, abaixo do índice para o Mundial de . Dessa vez Lorrane fez 25”28, exatamente o índice para as Olimpíadas de Londres. O índice só é válido se a nadadora não disputar a prova individual, e sabemos que 25”2 não deve ser suficiente para se classificar para as Olimpíadas, dado os tempos das demais atletas na prova nas últimas competições. Mas índice olímpico é índice olímpico.

Loirane Ferreira. Torneio Open de Natacao na Unisul. 16 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

3- O único recorde sulamericano do dia

Confesso que estava com grande expectativa para esse 1500 livre masculino. Como se trata de uma prova sem eliminatória e final, os nadadores tem apenas duas chances de fazer o índice olímpico, e não 4, como acontece nas demais. Esteban Enderica ditou o ritmo da prova e se distanciou dos brasileiros. Seu 15’09”82 não só está abaixo do índice olímpico como é recorde de campeonato e recorde sul-americano. Entre os brasileiros, a prova não foi tão boa, com Lucas Kanieski nadando bem acima de tempo no Maria Lenk, quando havia nadado abaixo do índice olímpico.

Foto: Ale Koizumi

2- Índice e recorde para Leo de Deus

Leo não quis nem esperar as finais e garantiu seu primeiro índice olímpico, o primeiro do Brasil para 2016, nadando para 1’57”43 no 200 costas. O 200 borboleta é sua prova preferida e mais forte, mas Leo é muito competitivo no 200 costas também e foi nela que veio seu melhor resultado em Olimpíadas: uma semifinal em 2012. A marca foi melhor do que o tempo feito no Mundial de Kazan, quando Leo terminou em 13o.

Leonardo de Deus. Trofeu Daltely Guimaraes na Unisul, Campeonato Brasileiro Senior. 16 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

1- O quarto melhor da história

O melhor do dia ficou reservado para o final, com a abertura de do revezamento 4×50 livre. O 21”37 é muito mais do que índice olímpico: estamos falando do segundo melhor tempo do ano e do quarto da história sem trajes tecnológicos, atrás apenas de Florent Manaudou, Cesar Cielo, Fred Bousquet e empatado com Nathan Adrian. Tempaço.

Bruno Fratus. Torneio Open de Natacao na Unisul. 16 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Veículo: Site Best Swim Data: 16/12/2015 Link: http://www.bestswim.com.br/2015/12/16/leo-de-deus-faz-o-primeiro-indice- para-o-rio-2016/

Leo de Deus faz o primeiro índice para o Rio 2016

A tendência era nem nadar, mas Leo de Deus do Corinthians foi lá e nas eliminatórias fez logo o seu índice dos 200 metros nado costas com 1:57.43, bem abaixo dos 1:58.22 exigidos pela CBDA. Leo nadou e já saiu das finais, vai descansar para a sua prova principal que acontece no sábado, os 200 borboleta, mas antes disso ainda nada os 200 livre, quem sabe ganhando um lugar no revezamento 4×200.

Leonardo de Deus. Trofeu Daltely Guimaraes na Unisul, Campeonato Brasileiro Senior. 16 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Foi a oitava vez que Leo de Deus nadou para 1:57 nos 200 costas. Seu melhor segue os 1:57.38 feitos no Maria Lenk, seletiva olímpica de 2012. A marca de hoje superou os tempos feitos no Mundial de Kazan, os 1:57.73 das eliminatórias e os 1:57.96 feitos na semifinal quando terminou a prova em 13o lugar.

Leo de Deus e um pequeno histórico de seus 200 costas listando o melhor tempo da temporada e o número de vezes que nadou na casa do 1:57

2012 – 1:57.38 no Maria Lenk (1 vez) 2013 – 1:57.77 no Maria Lenk (3 vezes) 2014 – 1:57.78 no Pan Pacífico (1 vez) 2015 – 1:57.43 no Open (3 vezes)

Leonardo de Deus. Trofeu Daltely Guimaraes na Unisul, Campeonato Brasileiro Senior. 16 de dezembro de 2015, Palhoca, SC, Brasil. Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Resumo das provas eliminatórias de hoje:

50 borboleta feminino –

Daiene Dias do Minas bateu 26.78 contra 26.91, mas não nada na final. Daynara volta para a piscina e a mais próxima ficou Bruna Rocha do Corinthians com 27.16.

50 borboleta masculino –

Sem Cesar Cielo que nada o revezamento 4×50 livre de hoje a noite pelo Minas, do Unisanta foi o mais rápido da manhã com 23.16. Quem chegou mais perto foi Marcos Macedo com 23.79. Ainda tivemos mais três nadadores na casa dos 23 segundos: Glauber Silva do Iate de Brasília 23.82, Henrique Martins do Minas 23.91, e Guilherme Rosolen do Minas 23.97.

200 costas feminino –

A prova mais fraca da manhã. Natália de Luccas do Corinthians foi o melhor tempo das eliminatórias com 2:17.04.

200 costas masculino –

Sem Leo de Deus, apenas Fábio Santi do Pinheiros quebrou a barreira dos dois minutos com 1:59.38.

800 livre feminino –

Nas séries da manhã, o melhor resultado veio com Gabriela Rocha do Corinthians com 9:01.64.

1500 livre masculino –

Dois nadadores abaixo dos 16 minutos, o melhor da manhã foi Alexandre Finco do Grêmio Náutico União com 15:48.12.

Veículo: Site Governo do Maranhão Data: 16/12/2015 Link: http://www.ma.gov.br/frederico-castro-participa-da-primeira-seletiva- olimpica-da-natacao-brasileira/

Frederico Castro participa da primeira seletiva olímpica da natação brasileira

Frederico Castro tenta uma vaga no time olímpico no esporte natação. Foto: Divulgação

A partir de amanhã (17), o nadador maranhense Frederico Castro, do Sampaio Corrêa, participa da primeira seletiva olímpica da natação brasileira, que acontece no Parque Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), na cidade de Palhoça, na grande Florianópolis/SC. Na disputa, os melhores nadadores do país tentam chegar aos índices de desempenho nacional para obter uma vaga no time olímpico.

Essa é a primeira vez que o atleta vai fazer parte de uma competição desse porte. Frederico Castro, que treina em São Luís, vai competir com nadadores do Flamengo, Pinheiros, Corinthians, Minas Tênis, Fluminense, Unisanta, Botafogo e outros grandes times de natação do Brasil. Os oito melhores de cada prova do Brasileiro voltam às piscinas a partir das 17h30 (com exceção do último dia, sábado (19), que será a partir das 18 horas) para a disputa do 11º Torneio Open Correios/CBDA de Natação. Desde o início do ano, os brasileiros estão se preparando intensamente para essa disputa, inclusive competindo em eventos no exterior. Em agosto, Frederico Castro disputou a Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação – FINA e conquistou o sexto lugar na prova dos 200m nado borboleta.

O nadador é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e conta com o incentivo da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), pela Lei de Incentivo ao Esporte.

“Ser o representante maranhense em uma prova que reúne os mais ilustres nadadores do país, serve de motivação para representar com afinco o nosso Estado. Estou treinado e determinado a fazer o meu melhor para defender a bandeira do Maranhão. Sei que meus resultados incentivam aqueles que estão começando no esporte, por isso estou concentrado para essa disputa e torço para que brevemente tenhamos mais atletas de diferentes modalidades nos representando em competições deste porte”, disse Frederico Castro.

A segunda e última seletiva olímpica da natação será o Brasileiro Absoluto/ Troféu Maria Lenk-Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no Rio de Janeiro, Cidade-Olímpica.

Veículo: Site O Imparcial Data: 16/12/2015 Link:http://www.oimparcial.com.br/_conteudo/2015/12/super_esportes/outros_esp ortes/184393-maranhense-vence-campeonato-brasileiro-infantil.html

Maranhense vence Campeonato Brasileiro Infantil

Júlia Nina é uma promessa da natação maranhense

No último final semana, a nadadora Júlia Nina, do MAC/Nina, conquistou mais uma vitória para a história de sucesso da natação do maranhense ao vencer as provas dos 400 e 800m livres, no 38º Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Verão, 13 e 14 anos - Troféu Maurício Bekenn. A disputa ocorreu na piscina olímpica do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo.

No evento, coordenado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), nadaram 647 atletas, de 117 equipes do país. A jovem Júlia Nina, representante do Maranhão, disputou as provas sob orientação técnica do professor Alexandre Nina, um dos maiores nomes da natação do estado, competindo na categoria infantil 2 (14 anos).

A maranhense, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), pela Lei de Incentivo ao Esporte, terminou em segundo lugar na prova dos 400m livres, com o tempo 4.34:93, e em terceiro lugar nos 800m livres, com a marca 9.34:54. “As performances da atleta foram muito consistentes e trouxeram consigo os seus melhores tempos pessoais”, explica Alexandre Nina.

Júlia Nina sagrou-se campeã geral feminina na 33ª edição da tradicional prova da Travessia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis/SC. Na disputa, a nadadora teve uma atuação emocionante, vencendo suas principais adversárias Djenifer Arnold do complexo Aquático/Unisul (SC), que ficou em segundo lugar, e Mariana Amorim do GNU (RS), que levou o bronze.

“Júlia superou todas as suas principais concorrentes, que têm um nível de natação bem elevado, o que valorizou ainda mais a conquista. Esse resultado veio para coroar a semana de intensas disputas e um ano repleto de grandes competições”, finalizou o técnico.

Veículo: Blog do Gervázio Data: 17/12/2015 Link: http://gervazioplacido.blogspot.com.br/2015/12/rio2016-primeiro-indice- olimpico-e.html

Rio2016 - Primeiro índice olímpico é conquistado no Complexo Aquático da Unisul

Leonardo de Deus provou que seu nome é abençoado. O nadador do Corinthians conquistou na manhã desta 4ª feira, 16/12, no Complexo Aquático da Unisul Pedra Branca (Palhoça) o primeiro índice olímpico individual da natação brasileira. Leozinho marcou 1m57s43 nos 200m costas, bem melhor do que o índice de 1m58s22. Satisfeito com a marca, Leo abriu mão do Torneio Open e não competiu à tarde.

– Eu e meu técnico, o Carlão (Carlos Matheus), traçamos a estratégia de forçar de manhã para conseguir logo este índice nos 200m costas, até porque minha principal prova é somente no sábado, os 200m borboleta, e não quero me desgastar tanto. Assim, vou ficar de fora do Open hoje (qua) à tarde. Achei o tempo muito bom, ainda mais para manhã, mesmo querendo nadar pra 1m56 ou no mínimo para o recorde brasileiro do Thiago Pereira (1m57s19), que ficou pertinho. Mas estou feliz, para um ano desgastante, com tantas competições, chegar na última da temporada e fazer o melhor tempo do ano, é satisfatório – disse Leonardo, que acredita que o tempo lhe dá uma tranquilidade maior para os Jogos Olímpicos, “pois o primeiro passo já foi dado e agora é se concentrar para as próximas provas. Com tempos fortes aqui posso pensar num trabalho técnico melhor de janeiro a agosto, fazendo uma periodização melhor pra Rio- 2016, passando por cima do Maria Lenk” – completou.

A natação brasileira já havia conquistado vaga olímpica em quatro dos seis revezamentos olímpicos durante o Mundial de Kazan, em agosto passado: 4x100m livre masculino e feminino; 4x200m livre feminino; e 4x100m medley masculino.

Na versão feminina da prova, Natalia de Luccas, ex-recordista sul-americana da prova e também nadadora corinthiana, foi a melhor da manhã. Só não pode ganhar medalha no Brasileiro Senior, por ter 19 anos e ainda ser junior. A campeã brasileira senior foi Marina Nascimento, da Unisanta, com 2m19s02. Além de Natalia, Gabriela Mello, outra do Corinthians, também nadou em observação e fez tempo melhor, 2m18s32.

– Acho difícil conseguir índice aqui. Vai ficar mais pro Maria Lenk (nota: segunda e última seletiva olímpica, em abril de 2016). Já fico satisfeita se logo mais, no Open, recuperar o recorde sul-americano – disse Natalia, que tem como melhor marca nos 200m costas, 2m12s09, tempo superado depois por Joanna Maranhão, atual recordista continental, com 2m12s05.

O dia começou com as provas de 50m borboleta, que não fazem parte do programa olímpico. Os vencedores foram Nicholas Santos, da Unisanta, 23s16, e , do Minas Tênis, 26s78. A manhã foi completada pelas séries fracas dos 800m livre feminino e dos 1500m livre masculino, que serão completados apenas à tarde, no Torneio Open com a série forte, válida para as duas competições. Os melhores da manhã foram Alexandre Finco, do Grêmio Náutico, 15m48s52, nos 1500m livre; e Gabriela Rocha, do Corinthians, 9m01s64, nos 800m livre.

Texto site CBDA. Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

Resultados – Troféu Daltely Guimarães – 1ª etapa – 16/12/2015

50m borboleta Femn1) Daiene Dias – Minas Tênis – 26s78 / 2) Daynara de Paula- Sesi/SP – 26s91 / 3) Bruna Rocha – Corinthians – 27s16

50m borboleta Masc 1) Nicholas dos Santos – Unisanta – 23s16 / 2) Macos Macedo – Minas Tênis – 23s79 / 3) Glauber Silva – Iate Clube de Brasília – 23s82

200m Costas Fem 1) Marina De Oliveira – Unisanta – 2m19s02 / 2) Florência Perotti – Grêmio Náutico União – 2m19s09 / 3) Isabela Silva – Corinthians – 2m20s17

200m Costas Masc 1) Leonardo de Deus – Corinthians – 1m57s43 – Recorde de Campeonato e Índice Olímpico / 2) Fabio Santi – Pinheiros – 1m59s38 / 3) Fernando Ernesto Santos – Corinthians – 2m02s69

800m Livre Fem – Série Fraca – Melhor tempo: Gabriela Rocha – Corinthians – 9m01s64 1500m Livre Masc – Série Fraca – Melhor tempo: Alexandre Finco – Grêmio Náutico União – 15m48s52

Programação – hora de Brasília

Obs: A programação é a mesma para o Brasileiro Senior e para o Torneio Open, menos os revezamentos que são válidos apenas para o Brasileiro Senior, embora aconteçam à noite.

Dia 16/12 – 4ª feira (Open – 17h30m)

50m borboleta F e M / 200m costas F e M / 800m livre F / 1500m livre M / 4x50m livre F e M

Dia 17/12 – 5ª feira (Daltely – 9h15m / Open – 17h30m)

50m peito F e M / 200m livre F e M / 100m costas F e M / 100m borboleta F e M / 400m medley F e M / 4x100m livre F e M

Dia 18/12 – 6ª feira (Daltely – 9h / Open – 17h30m)

50m costas F e M / 100m livre F e M / 200m peito F e M / 200m medley F e M / 4×50 medley misto

Dia 19/12 – sábado (Daltely – 9h / Open – 18h) 50m livre F e M / 100m peito F e M / 200m borboleta F e M / 400m livre F e M / 4x100m medley F e M

A natação brasileira conta com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, COB, Sadia, Speedo e Universidade Estácio de Sá.

Veículo: Site Paraná Online Data: 16/12/2015 Link: http://www.parana- online.com.br/editoria/esportes/news/924264/?noticia=JOANNA+MARANHAO+S E+DESTACA+MAS+2A+ETAPA+DA+SELETIVA+TERMINA+SEM+INDICE

Joanna Maranhão se destaca, mas 2ª etapa da seletiva termina sem índice

Ainda que não tenha obtido índice para os Jogos Olímpicos do Rio, Joanna Maranhão foi o grande destaque da primeira tarde de competições em Palhoça, em evento que vale como primeira seletiva da natação brasileira para os Jogos do Rio-2016. Ela venceu os 800m livre em Palhoça (SC) com tempo próximo do recorde sul-americano.

Acostumada a nadar provas mais curtas, de 100m a 400m, Joanna completou os 800m em 8min35s96, a apenas três segundos do recorde brasileiro, que é dela desde 2009, e a dois do índice para os Jogos Olímpicos do ano que vem, que é 8min33s97.

A seletiva que começou nesta quarta-feira no parque aquático da Unisul tem provas válidas pelo Campeonato Brasileiro Sênior pela manhã e pelo Torneio Open à tarde. Nas distâncias mais longas (800m no feminino e 1.5000m no masculino), as mesmas baterias são válidas para os dois torneios.

Apesar de ter batido o recorde sul-americano dos 200m costas no Pan de , Joanna optou por não nadar essa prova em Palhoça - está inscrita em outras quatro. Por pouco, não viu o recorde voltar a Natália de Luccas, que venceu com o tempo de 2min12s44, novo recorde do Open. Aos 19 anos, a nadadora do Corinthians ficou a cerca de dois segundos do índice: 2min10s60. Por 0s39 não bateu o recorde de Joanna.

O único índice feito nesta quarta-feira em Palhoça foi de Leo de Deus, nos 200m costas, pela manhã. À tarde, optou por não nadar o Open, para se poupar. Sem o corintiano, a vitória ficou com seu companheiro de clube Fernando Ernesto dos Santos, com 1min59s63, acima do tempo de 1min58s22 exigido para a Olimpíada. Além dele, só Fabio Santi, do Pinheiros, com 2min00s66, nadou relativamente perto do índice.

Na outra prova de distância olímpica disputada esta tarde, o equatoriano Esteban Enderica bateu o recorde do campeonato nos 1.500m pelo Fluminense. Com 15min09s82, ele colocou mais de 13 segundos sobre o melhor brasileiro, Luiz Rogério Arapiraca, da Unisanta, que completou em 15min23s29. O índice nessa prova é na casa de 15min14s. Brandonn Almeida, que fez 15min11s no Pan, não se inscreveu nos 1.500m no Open.

As disputas de 50m borboleta foram vencidas respectivamente por Daynara de Paula (26s47, pelo Sesi-SP) e Nicholas Santos (23s38, pela Unisanta). Cesar Cielo, que costuma nadar essa prova, resolveu priorizar os 50m e 100m livre, que são provas olímpicas.

Na quinta-feira a seletiva promete pegar fogo com oito provas olímpicas: 200m livre, 100m costas, 100m borboleta e 400m medley, sempre no masculino e no feminino. Também serão disputado o revezamento 4x100m livre (os atletas que não nadarem os 100m livre podem fazer tomada de tempo na abertura do revezamento) e as provas de 50m peito.

Veículo: Site Repórter Diário Data: 16/12/2015 Link: http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/547180/joanna-maranhao-se- destaca-mas-2-etapa-da-seletiva-termina-sem-indice/

Joana Maranhão se destaca, mas 2ª etapa da seletiva termina sem índice

Ainda que não tenha obtido índice para os Jogos Olímpicos do Rio, Joanna Maranhão foi o grande destaque da primeira tarde de competições em Palhoça, em evento que vale como primeira seletiva da natação brasileira para os Jogos do Rio-2016. Ela venceu os 800m livre em Palhoça (SC) com tempo próximo do recorde sul-americano.

Acostumada a nadar provas mais curtas, de 100m a 400m, Joanna completou os 800m em 8min35s96, a apenas três segundos do recorde brasileiro, que é dela desde 2009, e a dois do índice para os Jogos Olímpicos do ano que vem, que é 8min33s97.

A seletiva que começou nesta quarta-feira no parque aquático da Unisul tem provas válidas pelo Campeonato Brasileiro Sênior pela manhã e pelo Torneio Open à tarde. Nas distâncias mais longas (800m no feminino e 1.5000m no masculino), as mesmas baterias são válidas para os dois torneios.

Apesar de ter batido o recorde sul-americano dos 200m costas no Pan de Toronto, Joanna optou por não nadar essa prova em Palhoça - está inscrita em outras quatro. Por pouco, não viu o recorde voltar a Natália de Luccas, que venceu com o tempo de 2min12s44, novo recorde do Open. Aos 19 anos, a nadadora do Corinthians ficou a cerca de dois segundos do índice: 2min10s60. Por 0s39 não bateu o recorde de Joanna.

O único índice feito nesta quarta-feira em Palhoça foi de Leo de Deus, nos 200m costas, pela manhã. À tarde, optou por não nadar o Open, para se poupar. Sem o corintiano, a vitória ficou com seu companheiro de clube Fernando Ernesto dos Santos, com 1min59s63, acima do tempo de 1min58s22 exigido para a Olimpíada. Além dele, só Fabio Santi, do Pinheiros, com 2min00s66, nadou relativamente perto do índice.

Na outra prova de distância olímpica disputada esta tarde, o equatoriano Esteban Enderica bateu o recorde do campeonato nos 1.500m pelo Fluminense. Com 15min09s82, ele colocou mais de 13 segundos sobre o melhor brasileiro, Luiz Rogério Arapiraca, da Unisanta, que completou em 15min23s29. O índice nessa prova é na casa de 15min14s. Brandonn Almeida, que fez 15min11s no Pan, não se inscreveu nos 1.500m no Open.

As disputas de 50m borboleta foram vencidas respectivamente por Daynara de Paula (26s47, pelo Sesi-SP) e Nicholas Santos (23s38, pela Unisanta). Cesar Cielo, que costuma nadar essa prova, resolveu priorizar os 50m e 100m livre, que são provas olímpicas.

Na quinta-feira a seletiva promete pegar fogo com oito provas olímpicas: 200m livre, 100m costas, 100m borboleta e 400m medley, sempre no masculino e no feminino. Também serão disputado o revezamento 4x100m livre (os atletas que não nadarem os 100m livre podem fazer tomada de tempo na abertura do revezamento) e as provas de 50m peito.

Veículo: Site CAU BR Data: 16/12/2015 Link: http://www.caubr.gov.br/?p=50466

Conheça os vencedores do 3° Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Cada trabalho selecionado ganhou R$ 3.000,00

A solenidade da 3° Premiação para estudantes de Arquitetura e Urbanismo foi realizada no dia 11 de dezembro, no Centro de Inovação Acate Primavera, em Florianópolis. Os estudantes premiados receberam as homenagens dos conselheiros do CAU/SC. Cada trabalho selecionado ganhou R$ 3.000,00.

Os trabalhos vencedores foram de:

Anderson Cechinel Lúcio – professor orientador Ademir França – da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); Felipe Braibante Kaspary – professora orientadora Lisete Terezinha Assen de Oliveira – da Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Guilherme Augusto Linhares Vendrami – professor orientador Guido Paulo Kaestner Neto – da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Matheus Rossarolla – professora orientadora Arlis Buhl Peres – da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); Thiago Xavier Costa – professor orientador Almir Francisco Reis – da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Menções honrosas

Consuelo Marcieli Lucho Van Caeneghem – professoras orientadoras Ana Laura Vianna Villela e Luana Peroza Piaia – da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UnoChapecó); Geruza Kretzer – professor orientador Renato Tibiriça de Saboya – da UFSC; Guilherme Vettoretti Gomes – professor orientador Cristiano Fontes de Oliveira – da Unisul. Veículo: Site Secretaria de Desenvolvimento Regional Data: 16/12/2015 Link: http://www.sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul/18315-governo-do-estado-assina- convenio-do-plano-de-bacia-do-rio-itapocu

Governo do Estado assina convênio do Plano de Bacia do Rio Itapocu

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, assinou nesta quarta-feira, 16, na sede da AMVALI, em Jaraguá do Sul, o plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. O estudo vai apontar a capacidade hídrica, recuperação de áreas degradadas, desassoreamento, entre uma série de medições do rio que visam evitar cheias e alagamentos. “Este era um anseio muito forte da nossa região, e lutamos muito para conquistar o recurso e tirar o plano do papel ainda em 2015. O benefício será para todo o Vale do Itapocu”, explica o secretário Chiodini.

O projeto vai custar R$1,7 milhão, e tem como prazo de execução 18 meses, com o primeiro repasse de 50% do valor na assinatura do convênio que envolve a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e com o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Itapocu.

Uma equipe de pesquisadores da UNISUL será responsável pela elaboração do documento, que vai beneficiar 13 municípios. O Plano da Bacia do rio Itapocu permitirá que o governo e a sociedade conheçam a situação das águas da região, em termos de qualidade e de quantidade, e identifiquem potenciais conflitos de uso, possibilitando estabelecer diretrizes e ações a fim de compatibilizar os diversos usos da água. O trabalho será dividido em três etapas que compreendem: a elaboração de um Diagnóstico dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu; a identificação de cenários futuros para a gestão de recursos hídricos na bacia do rio Itapocu e enquadramento das águas superficiais. Essa última etapa consiste na análise de estratégias de intervenção, visando à compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.

“O que estamos fazendo é somar todo o conhecimento que hoje temos para construir um inventário desta parceria de qualidade e quantidade. É em nome do futuro que começamos a trilhar este caminho a partir de agora, com uma base conhecida de estatísticas e vivências. Planejar a utilização das aguas da região é planejar o desenvolvimento”, destacou o secretário Chiodini.

Segundo o presidente do Comitê do Rio Itapocu, Sergio Victor Santini, sem este planejamento, seriam perdidas informações importantes para se chegar a um resultado positivo. Este é o momento-chave da história da bacia, em que vamos fazer o planejamento de médio, curto e longo prazo do rio que queremos. Este plano será feito com a participação da população, afirmou.

Veículo: Blog da Swim Brasil Data: 16/12/2015 Link: http://www.swimbrasil.com.br/blog/2015/12/16/leo-de-deus-conquista-indice- nos-200-costas/

Léo de Deus conquista índice nos 200 costas

Está sendo realizado no Complexo Aquático da UNISUL, Palhoça/SC e logo no primeiro dia de disputas o nadador do Corinthians Leonardo de Deus conquistou o índice para as Olimpíadas do Rio com o tempo de 1:57.43. Acompanhe todas as provas:

50 Borboleta Feminino

Daiene Marçal Dias do FIAT/Minas foi a grande campeã com o tempo de 26.78, seguida por Daynara Ferreira de Paula do SESI-SP com o tempo de 26.91, as únicas sub-27. Em terceiro a atleta do Corinthians Bruna Caroline Dias com o tempo de 27.16.

Tempo para entrar na final: 29.60

Recorde Sulamericano: 25.65

50 Borboleta Masculino

O Campeão da prova foi Nicholas Santos, Da Unisanta com o tempo de 23.16, em segundo do FIAT/Minas Marcos Antônio Macedo com o tempo de 23.79 e em terceiro Glauber Henrique Silva do Iate Clube com o tempo de 23.82. Abaixo dos 24 segundos teve Henrique Martins (23.91) e Guilherme Rosolen (23.97).

Tempo para entrar na final: 24.26

Recorde Sul-americano: 22.76

200 Costas Feminino

Prova vencida pelas caçulas nadando em observação Natalia de Luccas do Corinthians nadou 2:17.04 e em segundo também do Corinthians Carolina Albuquerque com 2:18.32, as únicas abaixo de 2:19.

A campeã Senior foi Marina de Oliveira do Unisanta com 2:19.02, em segundo Florência Perotti, da GNU com 2:19.09 e em terceiro Isabela Vicente Silva, do Corinthians com o tempo de 2:20.17. Índice Olímpico: 2:10.60

Tempo para entrar na final: 2:30.46

200 Costas Masculino

Leonardo de Deus, do Corinthians não quis deixa pra depois, nadou 1:57.43 com novo recorde de campeonato e índice olímpico para o Rio 2016. Pensando nas outras prova Leo não nadará o OPEN a tarde. Em segundo, Fabio Santi do Pinheiros com 1:59.38 e em terceiro Fernando Ernesto do Corinthians com o tempo de 2:02.69, mostrando a força do time da Capital Paulista.

Índice Olímpico: 1:58.22

Tempo para entrar na final: 2:08.29

800 livre Feminino

Nadando a série mais fraca, Gabriela Rocha, do Crotinthians venceu com o tempo de 9:01.64 seguida por Mariana Serrano de Souza, do SESI-SP nadando em observação com 9:04.28, Amanda Carolina Delgrado também do Corinthians com 9:10.09.

1500 livre masculino

Com 15:48.52, Alexandre Finco da GNU nadando em observação foi o melhor, seguido Cassio Brito do fluminense com 15:53.18 e Luiz Gustavo Barros da GNU com 16:07.11 foi o primeiro sênior na série mais fraca dos 1500. A tarde tem mais!!!

Veículo: Site Funil do Timão Data: 16/12/2015 Link: http://funildotimao.com.br/news/2894/nadador-do-timao-bate-indice-em- seletiva-e-abre-caminho-para-olimpiada

Nadador do Timão bate índice em seletiva e abre caminho para Olimpíada

O nadador do Corinthians, Leonardo de Deus aproveitou sua primeira chance para atingir um bom índice para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Logo na sua estreia nas seletivas, Léo nadou abaixo da marca exigida nos 200m costas, na piscina de Unisul, pelo Torneiro de Brasileiro/Open, em Palhoça, Santa Catarina. "Foi muito bom, até por ser de manhã. Claro que eu queria quebrar a barreira do 1m57s ou o recorde brasileiro do Thiago (Pereira), mas está muito bom. Estou satisfeito. Cansado, depois de uma bateria de competições no ano, muitas viagens, acho que chegar na última competição e fazer a melhor marca do ano foi muito satisfatório. Agora é descansar, pois a competição está só começando. O primeiro passo já foi dado, agora é concentrar para as próximas provas", disse o atleta após a prova. Primeiro Índice Olímpico individual da natação brasileira Rio2016, e com recorde de campeonato!!!! Muito feliz com o meu 200m costas, 1:57.43!!  �    �  �  #rio2016 #olimpíadas #natação #happy #sintasemormaii #corinthians #issoéentrega #issoéouro #cde #ldsportsbr #timebrasil #workhard # A photo posted by Leonardo de Deus (@leogdeus) on Dec 16, 2015 at 3:45am PST Em uma manhã iluminada, o nadador venceu a prova e fez o seu melhor tempo da temporada, além de garantir o novo recorde do campeonato: 1m57s43, em que o índice olímpico estipulado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos era de 1m58s22. Com a bela marca alcançada, Leonardo abriu mão da segunda disputa, que acontece nesta tarde, para melhorar o tempo. "Foi uma estratégia que fiz junto como meu técnico, o Carlão. A gente conversou para vir fazer esses índices de manhã, tanto nos 200m costas quanto buscar a vaga no revezamento nos 200m livre. A minha principal prova é no sábado, e eu não quero me desgastar tanto. Eu estou bem e quero tentar quebrar barreira nos 200m borboleta", explicou. Mesmo com a grande participação nessa primeira etapa, a vaga para o Rio, no entanto, ainda não está garantida. O Troféu Maria Lenk, realizado em abril do próximo ano, também conta para a pontuação dos atletas. Os dois melhores tempos, abaixo do índice, das duas seletivas garantem vaga na competição internacional.

Veículo: Site Esporte Alternativo Data: 16/12/2015 Link: http://www.esportealternativo.com.br/todas-as-noticias-natacao/23891-sesi- vai-a-palhoca-em-busca-de-indices-na-primeira-seletiva-olimpica

Sesi vai a Palhoça em busca de índices na primeira seletiva olímpica

Etiene Medeiros / Foto: Reprodução / Globoesporte

Santa Catarina - Desta quarta-feira (16) até sábado (19/12), no parque aquático da Unisul, em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), 18 nadadores do Sesi-SP, entre eles , Daynara de Paula, Jéssica Cavalheiro e Giovanny , medirão forças contra outros destaques nacionais no 25º Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e no 11º Torneio Open Correios-CBDA.

A equipe, comandada pelos técnicos Fernando Vanzella e Fernando Possenti, tentará os índices estipulados para obter uma vaga no time que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Na natação feminina, o objetivo é disputar a primeira colocação geral, assim como na edição passada.

“Hoje nós temos na equipe três meninas seniores que já estiveram na seleção adulta esse ano. A Etiene e a Daynara em provas individuais e a Jiba no revezamento 4x200. A ideia é manter essas três atletas na seleção. Elas vêm bem, num processo de maturidade e desenvolvimento, prontas para este momento. E a gente tem uma geração mais nova chegando agora, com Giovanny Lima, Bruna Primati, Giovanna Diamante e outras meninas que estão evoluindo, que são da categoria júnior e podem surpreender pelo fato da maturidade e crescimento”, comentou Vanzella.

De olho no calendário olímpico, o Sesi-SP investiu no treinamento do grupo de atletas. Em 2015 foram três ações internacionais, com treinamento em altitude e os Grand Prix de Santa Clara e de Minneapolis, ambos nos Estados Unidos, onde tanto as seniores como as atletas juniores participaram dos processos para obterem bagagem e experiência. Vanzella espera que tudo o que foi trabalhado ao longo do ano contribua para um bom resultado. Além de fechar o calendário de 2015, o treinador acredita que o fato de servir como uma seletiva dará uma pitada extra de tensão nos atletas.

“Com o Open nós estamos praticamente iniciando as olimpíadas, porque é agora que começa a definição das pessoas que representarão o Brasil daqui a meses no Rio de Janeiro. É uma competição que encerra o nosso calendário de 2015, então tem uma importância grande. Acredito que este ano o Open tem uma responsabilidade maior do que normalmente ele tem, de só terminar a temporada e ser um campeonato nacional.”

“Vai ser uma competição forte e acredito que será mais tensa que o normal, mas eu acho que é isso que o atleta gosta e que vem buscando, é o sonho olímpico, de estar na seleção brasileira num momento como esse. Vamos ver coisas bacanas e grandes momentos de emoção para o nosso time e para a seleção brasileira”, alertou o técnico do Sesi-SP e da seleção brasileira.

Na sua 25ª edição, o Brasileiro Senior/Troféu Daltely Guimarães, disputado na parte da manhã, é voltada a atletas com no mínimo 20 anos. Os mais jovens podem competir “em observação”. Mesmo sem conquistar medalhas e pontuar na classificação geral das equipes, os tempos dos mais novos serão válidos para a conquista de índice olímpico e possíveis recordes nacionais e internacionais.

Á tarde, o 11º Torneio Open Correios-CBDA contará apenas com os oito melhores de cada prova da competição senior. As duas competições serão válidas para obtenção dos índices olímpicos. Os tempos das provas de fundo (800m livre feminino e 1500m livre masculino) valerão para as duas competições, com os atletas balizados com os tempos mais lentos competindo pela manhã, e os oito mais bem ranqueados competindo à noite, na série forte.

A segunda e última seletiva será o Brasileiro Absoluto/ Troféu Maria Lenk-Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no Rio de Janeiro.

Programação:

Dia 16/12 – 4ª feira (Brasileiro – 9h / Open – 17h30)

50m borboleta F (Daynara de Paula, Priscila de Souza, Carolina Diamante, Clarissa Rodrigues)

50m borboleta M (Matheus Isidro e André Marques)

200m costas F (Gisele Rodrigues)

800m livre F (Bruna Primati e Mariana Serrano)

Dia 17/12 – 5ª feira (Brasileiro – 9h15 / Open – 17h30)

50m peito F (Isabel Fagundes e Andressa Simão)

50m peito M (Gabriel Freitas) 200m livre F (Sabrina Todão, Jéssica Cavalheiro, Bruna Primati e Giovanna Diamante)

200m livre M (Giovanny Lima)

100m costas F (Etiene Medeiros, Gisele Rodrigues e Fernanda Delgado)

100m borboleta F (Daynara de Paula, Giovanna Diamante, Carolina Diamante e Clarissa Rodrigues)

100m borboleta M (Matheus Isidro e André Marques)

400m medley F (Bruna Primati e Mariana Serrano)

Dia 18/12 – 6ª feira (Brasileiro – 9h / Open – 17h30)

50m costas F (Gisele Rodrigues)

100m livre F (Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Jéssica Cavalheiro, Sabrina Todão, Priscila de Souza, Fernanda Delgado e Giovanna Diamante)

100m livre M (Giovanny Lima, Matheus Isidro e André Marques)

200m peito F (Isabel Fagundes, Andressa Simão e Mariana Serrano)

200m peito M (Gabriel Freitas)

200m medley F (Carolina Diamante e Clarissa Rodrigues)

Dia 19/12 – sábado (Brasileiro – 9h / Open – 18h)

50m livre F (Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Sabrina Todão, Priscila de Souza, Fernanda Delgado e Clarissa Rodrigues)

50m livre M (Giovanny Lima)

100m peito F (Isabel Fagundes e Andressa Simão)

100mpeito M (Gabriel Freitas)

200m borboleta F (Mariana Serrano, Giovanna Diamante e Carolina Diamante)

200m borboleta M (Matheus Isidro e André Marques)

400m livre F (Isabel Fagundes, Jéssica Cavalheiro e Bruna Primati)

400m livre M (Giovanny Lima)

Veículo: Site Portos e Navios Data: 16/12/2015 Link: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/32666- empresarios-noruegueses-visitam-o-porto-de-imbituba

Empresários noruegueses visitam o Porto de Imbituba

Empresários noruegueses visitaram o porto de Imbituba no última terça-feira(15). A empresa, que fabrica contêineres para gás, demonstrou interesse em se instalar na cidade, especialmente na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Desde o mês de setembro é avaliada a vinda da multinacional para região.

A empresa tem interesse em 19 hectares da ZPE. Com isso o investimento pode chegar a mais de R$ 3 bilhões ao longo dos anos, que ajudaria a movimentar uma área que hoje é improdutiva.

Para o presidente do porto, Luis Rogério Pupo Gonçalves, a vinda é uma movimentação que eles pretendem que seja efetiva. “Gostariam de ter praticamente um berço especifico para eles, então envolve um processo de construção e de obra. Então tudo agora depende efetivamente deles apresentarem projeto, nós detalharmos essas variáveis todas e entendermos melhor como isso pode ser adequado a nossa realidade”, relata Luis.

Por meio da Unisul de Tubarão foram realizados diversos estudos de zoneamento do porto para facilitar a instalação de empresas, como essa, no local. Segundo o pró-reitor de operações e serviços acadêmicos, Valter Alves Schmitz Neto, o processo faz parte das estratégias de ação da universidade, em especial do mapa estratégico que a reitoria definiu como meta de trabalho dos próximos cinco anos. “Estamos aqui cumprindo a missão institucional e em especial dando a nossa contribuição para ajudar na proporção do desenvolvimento regional”, conta.

Veículo: Site Minas Tênis Clube Data: 16/12/2015 Link: http://www.minastenisclube.com.br/noticias/na-lideranca1

Na liderança

Fiat/Minas encerra o primeiro dia na liderança do Brasileiro Sênior

Após as provas do primeiro dia de disputa do Brasileiro Sênior e do Torneio Open, a Fiat/Minas terminou na liderança do Brasileiro, com 86 pontos, e em quinto lugar no Open, com 33 pontos somados. As competições são realizadas simultaneamente no parque aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely é disputado pela manhã e o Torneio Open é realizado à tarde. As duas competições são válidas para obtenção de índices olímpicos.

No fim da tarde desta quarta-feira, os nadadores caíram na piscina pela disputa do Torneio Open. Roberta Albino garantiu a primeira medalha, com o terceiro lugar nos 50m borboleta (27s23). Dandara Mendes terminou em sétimo (27s67). No masculino, Henrique Martins garantiu o segundo lugar (23s55) e Felipe Martins ficou em sexto (24s10).

Nas provas longas, Carolina Bilich nadou os 800m livre em 8m47s38 e ficou na quarta posição. Já nos 1.500m livre, Lucas Kanieski chegou em terceiro (15m23s82), Raphael Mattioli em quinto (15m29s59) e Miguel Valente ficou em décimo (16m03s16).

Os revezamentos 4x50m livre encerraram o primeiro dia de competição e, mesmo sendo realizados à tarde, contam pontos para o Brasileiro Sênior. A Fiat/Minas foi a campeã tanto no feminino quanto no masculino. Lorrane Ferreira, Daiane Becker, Carolina Bergamaschi e Roberta Albino nadaram em 1m41s98, enquanto Alan Vitória, Cesar Cielo, Ítalo Manzine e Felipe Martins fizeram 1m27s67.

Os minastenistas voltam a competir nesta quinta-feira, com as provas do Brasileiro a partir das 9h15 e as provas do Open a partir das 17h30. O canal Sportv transmite as disputas da tarde.

Programação

Quinta-feira – 17/12 (Brasileiro Sênior – 9h15 / Open – 17h30) 50m peito F e M / 200m livre F e M / 100m costas F e M / 100m borboleta F e M / 400m medley F e M / 4x100m livre F e M

Sexta-feira – 18/12 (Brasileiro Sênior – 9h / Open – 17h30)

50m costas F e M / 100m livre F e M / 200m peito F e M / 200m medley F e M / 4x50 medley misto

Sábado – 19/12 (Brasileiro Sênior – 9h / Open – 18h)

50m livre F e M / 100m peito F e M / 200m borboleta F e M / 400m livre F e M / 4x100m medley F e M

Patrocinador: Fiat Fornecedor de material esportivo: Hammerhead

Veículo: Site SporTV Data: 16/12/2015 Link: http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2015/12/quinta- no-sportv-tem--no-mundial-e-flamengo-x-brasilia-no-nbb.html

Natação

A agenda do dia também reserva espaço para as finais do aberto de natação, que acontece no complexo aquático unisul, na cidade de palhoça, em santa catarina. O sportv2 transmite a partir das 17h30, com narração de cláudio uchôa, comentários de alexandre pussieldi e mariana brochado e reportagens de edmilson ortiz.

Veículo: Site Diário da Região Data: 17/12/2015 Link: http://www.diariodaregiao.com.br/esportes/andressa-simi%C3%A3o- disputa-seletiva-hoje-e-amanh%C3%A3-em-palho%C3%A7a-sc-1.388081

Andressa Simião disputa seletiva hoje e amanhã em Palhoça-SC

Andressa Simião luta pelo índice olímpico nas provas dos 50 e dos 200 metros nado peito

O sonho olímpico da nadadora rio-pretense Andressa Simião pode se tornar realidade nesta sexta-feira, dia 17, na Seletiva Olímpica, no parque aquático da Unisul, em Palhoça, em Santa Catarina. A atleta do Sesi de São Paulo, que treina na unidade de Rio Preto, encara a competição atrás do índice B dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na prova dos 200 metros peito. A competição começou nesta quarta-feira e nesta quinta Andressa vai nadar os 50m peito. “Minha principal prova é os 200m peito e vou com tudo, pois venci ela no Troféu José Finkel e quero fazer o mesmo aqui no Open.

Além disso quero muito fazer o índice B”, comentou Andressa. Pelo seu melhor tempo, a nadadora está a um segundo e dez milésimos da marca desejada. Se preparou bastante e agora tentará quebrar essa marca. “A preparação foi bem intensa, agora é só colocar em prática. Acredito que vai dar tudo certo”, disse a nadadora do Sesi, que tem como melhor tempo 2m33s16, feito no José Finkel, bem perto do índice B olímpico - 2m32s06.

Se não conseguir melhorar seu tempo agora, ela terá a última chance no Troféu Maria Lenk, que acontecerá entre 18 e 23 de abril. Será o evento-teste da natação no Rio de Janeiro. Nesta quarta, Leonardo de Deus se tornou o primeiro nadador brasileiro a conseguir o índice olímpico para 2016. Para isso, ele venceu os 200 metros costas no Brasileiro Sênior, realizado em Palhoça, com a marca de 1m57s43 - o índice da prova é de 1m58s22.

Palhoça recebe a primeira seletiva olímpica da natação. Durante a manhã, são realizadas as provas do Brasileiro Sênior. À tarde, as disputas são do Torneio Open, disputado pelos oito primeiros de cada prova da manhã. A natação brasileira já havia conquistado vaga olímpica em quatro dos seis revezamentos durante o Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, realizado em agosto. As classificações foram garantidas no 4x100m livre masculino e feminino, no 4x200m livre feminino e no 4x100m medley masculino.

Nos 200m costas feminino, Natalia de Luccas foi a mais rápida (2m17s04), mas não levou o ouro por ter apenas 19 anos, ainda sendo júnior. Assim, o ouro ficou com Marina de Oliveira (2m19s02). Já Daiene Dias (50s78) e Nicholas dos Santos (23s16) foram os vencedores dos 50m borboleta, que não é prova olímpica. Joanna Maranhão foi o grande destaque da primeira tarde de competições ao vencer os 800m livre, com o tempo de 8m35s96, a apenas três segundos do recorde brasileiro, que é dela desde 2009.

Veículo: Site Bol Notícias Data: 17/12/2015 Link: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/esporte/2015/12/16/cesar-cielo- busca-a-redencao-na-primeira-seletiva-para-a-olimpiada.htm

Cesar Cielo busca a redenção na primeira seletiva para a Olimpíada

Um ouro em Pequim-2008 e um bronze em Londres-2012. Baseado apenas nesse retrospecto positivo, é difícil imaginar Cesar Cielo fora do pódio nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, pelo menos nos 50m livre,. Mas o desempenho na temporada de 2015, já começa a criar algumas dúvidas. Por isso, a partir desta quarta- feira, no Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e no Torneio Open, em Palhoça (SC), o nadador quer provar que os feitos do passado podem sim ser repetidos. Afinal, essa será a primeira seletiva para a Olimpíada na capital carioca.

É impossível negar que Cielo foi o principal atleta da natação do Brasil nas últimas temporadas. Mas também não dá para esconder que o desempenho dele neste ano, pelo menos por enquanto, ficou abaixo do esperado. Fora dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) para fazer uma melhor preparação para o Mundial de Kazan (RUS), ele não atingiu os resultados esperados. Na Rússia, ficou apenas na sexta colocação nos 50m borboleta (prova não-olímpica). Se não bastasse, teve de abdicar dos 50m livre por conta de uma lesão no ombro esquerdo. O problema já tinha aparecido antes mesmo da competição, mas ele decidiu viajar.

Assim, o brasileiro viu o francês Florent Manaudou ser campeão nas duas provas e mostrar estar bem preparado para os Jogos de 2016. Além disso, o compatriota Bruno Fratus desencantou ao ficar com o bronze nos 50m livre.

Recuperado da lesão e agora pai (seu filho Thomas nasceu no fim de setembro), Cielo está cada vez mais focado em retomar os bons resultados. Após o Mundial, o foco foi em tratar o ombro e treinar. Entrevistas? Nem com muita insistência.

Para os Jogos Olímpicos do próximo ano, ele foca os 50m livre e o revezamento 4x100m livre. Essas duas provas, além dos 4x50m livre e dos 100m livre, serão disputadas por ele na primeira seletiva olímpica. Enquanto os 50m borboleta será deixado de lado nesse momento, restava a dúvida na participação no revezamento 4x100m medley.

- Os 50m livre, com certeza, é o meu foco principal, assim como o revezamento - afirmou o nadador do Minas Tênis Clube, que desde fevereiro treina com Arilson Silva.

Brasil vai ter duas seletivas

Os nadadores brasileiros vão ter duas oportunidades para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A primeira será no Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e no Torneio Open, em Palhoça (SC).

As competições serão disputados a partir desta quarta-feira e até sábado, dia 19, no parque aquático da Unisul. Já no ano que vem, os atletas do Brasil ainda poderão lutar por uma vaga na Olimpíada durante o Brasileiro Absoluto/ Troféu Maria Lenk-Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no Rio de Janeiro. A expectativa é que esse torneio também seja o evento-teste da Rio- 2016.

Veículo: Site Meus Conteúdos Data: 16/12/2015 Link:http://www.meusconteudos.com.br/codigo/2015_12_16/110/nadadores_caem_ n%C2%B4agua_em_busca_de_indices_olimpicos_no_open_de_palhoca

Thiago Pereira, vice-campeão olímpico nos 400m medley, se inscreve apenas nos 200m medley; Cielo está de olho no 4x100m

Thiago Pereira: esforços concentrados nos 200m medley. Foto: Satiro Sodre/SSPress

A seleção de natação que vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio vai começar a ganhar cara a partir de hoje, no Open de Palhoça, no parque aquático da Unisul, na Grande Florianópolis. O Open, que termina no próximo sábado, será uma das duas oportunidades que os nadadores terão para alcançar índices para entrar no time olímpico. A segunda e última chance será o Troféu Maria Lenk, em abril, no Rio.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) adotou os mesmos índices da Fina (Federação Internacional de Natação). O limite é de dois brasileiros por prova. Thiago Pereira, prata nos 400m medley nos Jogos Olímpicos de Londres, inscreveu-se em apenas uma prova no Open: os 200m medley, na qual obteve a prata no Mundial de Kazan. Cesar Cielo está inscrito nos 50m e 100m livre. Cielo chegou a cogitar excluir os 100m livre, prova na qual é pouco competitivo individualmente. Seu interesse pela prova aumentou devido às possibilidades reais de medalha do revezamento 4x100m livre. A prova deverá ser uma das mais interessantes em Palhoça.

Bruno Fratus tenta se garantir nos 50m livre. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Nas elminatórias dos 100m livre, estarão presentes Bruno Fratus, , e João de Lucca. Etiene Medeiros, prata nos 50m costas, tirou essa prova de seu calendário, por não ser olímpica. A pernambucana vai perseguir vaga nos 100m livre e nos 100m costas.

Fernando Vanzella, técnico da seleção brasileira feminina, espera ver um Open de altíssimo nível técnico. "Com o Open nós estamos praticamente iniciando a Olimpíada, porque é agora que começa a definição dos atletas que representarão o Brasil daqui a meses no Rio de Janeiro. É uma competição que encerra o nosso calendário de 2015, então tem uma importância grande".

Veículo: Site Futespote Data: 16/12/2015 Link: http://futesporte.com.br/noticias/noticias_detalhes.asp?id_noticia=21813

Natação

A agenda do dia também reserva espaço para as finais do aberto de natação, que acontece no complexo aquático unisul, na cidade de palhoça, em santa catarina. O sportv2 transmite a partir das 17h30, com narração de cláudio uchôa, comentários de alexandre pussieldi e mariana brochado e reportagens de edmilson ortiz.

Veículo: Site A Tribuna Data: 16/12/2015 Link: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/outros/cesar-cielo- busca-a-redencao-na-primeira-seletiva-para-a- olimpiada/?cHash=6325f86accc83ffd0485f3a06b7715eb

Cesar Cielo busca a redenção na primeira seletiva para a Olimpíada

Campeão olímpico quer provar em competição que ainda é o cara a ser batido

Cesar Cielo não teve uma temporada boa em 2015

Um ouro em Pequim-2008 e um bronze em Londres-2012. Baseado apenas nesse retrospecto positivo, é difícil imaginar Cesar Cielo fora do pódio nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, pelo menos nos 50m livre,. Mas o desempenho na temporada de 2015, já começa a criar algumas dúvidas. Por isso, a partir desta quarta- feira, no Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e no Torneio Open, em Palhoça (SC), o nadador quer provar que os feitos do passado podem sim ser repetidos. Afinal, essa será a primeira seletiva para a Olimpíada na capital carioca.É impossível negar que Cielo foi o principal atleta da natação do Brasil nas últimas temporadas.

Mas também não dá para esconder que o desempenho dele neste ano, pelo menos por enquanto, ficou abaixo do esperado. Fora dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) para fazer uma melhor preparação para o Mundial de Kazan (RUS), ele não atingiu os resultados esperados.

Na Rússia, ficou apenas na sexta colocação nos 50m borboleta (prova não-olímpica). Se não bastasse, teve de abdicar dos 50m livre por conta de uma lesão no ombro esquerdo. O problema já tinha aparecido antes mesmo da competição, mas ele decidiu viajar.Assim, o brasileiro viu o francês Florent Manaudou ser campeão nas duas provas e mostrar estar bem preparado para os Jogos de 2016.

Além disso, o compatriota Bruno Fratus desencantou ao ficar com o bronze nos 50m livre.Recuperado da lesão e agora pai (seu filho Thomas nasceu no fim de setembro), Cielo está cada vez mais focado em retomar os bons resultados. Após o Mundial, o foco foi em tratar o ombro e treinar. Entrevistas? Nem com muita insistência.

Para os Jogos Olímpicos do próximo ano, ele foca os 50m livre e o revezamento 4x100m livre. Essas duas provas, além dos 4x50m livre e dos 100m livre, serão disputadas por ele na primeira seletiva olímpica. Enquanto os 50m borboleta será deixado de lado nesse momento, restava a dúvida na participação no revezamento 4x100m medley. " Os 50m livre, com certeza, é o meu foco principal, assim como o revezamento", afirmou o nadador do Minas Tênis Clube, que desde fevereiro treina com Arilson Silva.

Seletivas

Os nadadores brasileiros vão ter duas oportunidades para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A primeira será no Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães e no Torneio Open, em Palhoça (SC).

As competições serão disputados a partir desta quarta-feira e até sábado, dia 19, no parque aquático da Unisul.

Já no ano que vem, os atletas do Brasil ainda poderão lutar por uma vaga na Olimpíada durante o Brasileiro Absoluto/ Troféu Maria Lenk-Taça Correios, de 15 a 20 de abril, no Rio de Janeiro. A expectativa é que esse torneio também seja o evento-teste da Rio- 2016.

Veículo: Site News SJS Data: 16/12/2015 Link:http://www.newsjs.com/url.php?p=http://globoesporte.globo.com/natacao/no ticia/2015/12/leo-de-deus-faz-o-1-indice-da-natacao-brasileira-para-2016-so- comecando.html

Léo de Deus faz o 1º índice individual do Brasil para 2016: "Só começando"

Nadador do Corinthians inaugura corrida por vaga nos Jogos Olímpicos do Rio, com ouro e tempo abaixo do exigido pela CBDA nos 200m costas, no Brasileiro/Open

Leonardo de Deus estava com pressa para começar sua caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de 2016. Logo na primeira chance de fazer índice para a competição, o nadador do Corinthians mergulhou na piscina da Unisul e nadou abaixo da marca exigida nos 200m costas, pelo Torneio Brasileiro/Open, em Palhoça, Santa Catarina. A vaga para o Rio 2016, no entanto, ainda não está garantida, uma vez que esta é apenas a primeira seletiva da natação. Em abril, ainda será realizado o Troféu Maria Lenk, no Rio. Os dois melhores tempos (abaixo do índice) depois das duas seletivas se classificam.

- Foi muito bom, até por ser de manhã. Claro que eu queria quebrar a barreira do 1m57s ou o recorde brasileiro do Thiago (Pereira), mas está muito bom. Estou satisfeito. Cansado, depois de uma bateria de competições no ano, muitas viagens, acho que chegar na última competição e fazer a melhor marca do ano foi muito satisfatório. Agora é descansar, pois a competição está só começando. O primeiro passo já foi dado, agora é concentrar para as próximas provas - afirmou Léo, que ainda disputa os 200m livre e os 200m borboleta em Palhoça. Leonardo de Deus comemora tempo nos 200m costas (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Na primeira manhã de disputas do Torneio Brasileiro/Open, Léo de Deus venceu os 200m costas, com seu melhor tempo na temporada e novo recorde do campeonato: 1m57s43. O índice olímpico estipulado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos era 1m58s22. Com a marca confortável feita logo em sua primeira caída na água, no Brasileiro, o nadador Corinthians vai abrir mão da chance de melhorar seu tempo, nesta tarde, quando os oito melhores de cada prova pela manhã se reencontram na disputa por medalhas do Open.

- Foi uma estratégia que fiz junto como meu técnico, o Carlão. A gente conversou para vir fazer esses índices de manhã, tanto nos 200m costas quanto buscar a vaga no revezamento nos 200m livre. A minha principal prova é no sábado, e eu não quero me desgastar tanto. Eu estou bem e quero tentar quebrar barreira nos 200m borboleta.

Leonardo de Deus na largada dos 200m costas do Brasileiro (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

De olho no índice, o segundo colocado, Fábio Santi, não vai desperdiçar a nova chance, nesta tarde. O nadador do Pinheiros melhorou sua marca nos 200m costas, com o tempo de 1m59s38 e ficou próximo da marca exigida para 2016. Fernando dos Santos, do Corinthians, completou o pódio (2m02s69).

- Pena que não vou ter o Léo do meu lado à tarde. Mas vou tentar fazer a minha prova, fazer o melhor que eu posso. Aqui é um por todos, todos estão em busca do sonho olímpico, todos em busca do índice - disse Fábio Santi.

Confira todos resultados desta manhã:

50m borboleta Fem 1) Daiene Dias – Minas Tênis – 26s78 / 2) Daynara de Paula- Sesi/SP – 26s91 / 3) Bruna Rocha – Corinthians – 27s16 50m borboleta Masc 1) Nicholas dos Santos – Unisanta – 23s16 / 2) Macos Macedo – Minas Tênis – 23s79 / 3) Glauber Silva – Iate Clube de Brasília – 23s82 200m Costas Fem 1) Marina De Oliveira – Unisanta – 2m19s02 / 2) Florência Perotti – Grêmio Náutico União – 2m19s09 / 3) Isabela Silva – Corinthians – 2m20s17 200m Costas Masc 1) Leonardo de Deus – Corinthians – 1m57s43 – Recorde de Campeonato e Índice Olímpico / 2) Fabio Santi – Pinheiros – 1m59s38 / 3) Fernando Ernesto Santos – Corinthians – 2m02s69 800m Livre Fem – Série Fraca – Melhor tempo: Gabriela Rocha – Corinthians – 9m01s64 1500m Livre Masc – Série Fraca – Melhor tempo: Alexandre Finco – Grêmio Náutico União – 15m48s52

Veículo: Site Notícia Sertaneja Data: 16/12/2015 Link: http://noticiasertaneja.com.br/nadadores-caem-ngua-em-busca-de-ndices- olmpicos-no-open-de-palhoa/

Nadadores caem n’água em busca de índices olímpicos no Open de Palhoça

Thiago Pereira, vice-campeão olímpico nos 400m medley, se inscreve apenas nos 200m medley; Cielo está de olho no 4x100m

Thiago Pereira: esforços concentrados nos 200m medley. Foto: Satiro Sodre/SSPress

A seleção de natação que vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio vai começar a ganhar cara a partir de hoje, no Open de Palhoça, no parque aquático da Unisul, na Grande Florianópolis.

O Open, que termina no próximo sábado, será uma das duas oportunidades que os nadadores terão para alcançar índices para entrar no time olímpico. A segunda e última chance será o Troféu Maria Lenk, em abril, no Rio.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) adotou os mesmos índices da Fina (Federação Internacional de Natação). O limite é de dois brasileiros por prova. Thiago Pereira, prata nos 400m medley nos Jogos Olímpicos de Londres, inscreveu-se em apenas uma prova no Open: os 200m medley, na qual obteve a prata no Mundial de Kazan. Cesar Cielo está inscrito nos 50m e 100m livre. Cielo chegou a cogitar excluir os 100m livre, prova na qual é pouco competitivo individualmente. Seu interesse pela prova aumentou devido às possibilidades reais de medalha do revezamento 4x100m livre. A prova deverá ser uma das mais interessantes em Palhoça.

Bruno Fratus tenta se garantir nos 50m livre. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Nas elminatórias dos 100m livre, estarão presentes Bruno Fratus, Marcelo Chierighini, Matheus Santana e João de Lucca. Etiene Medeiros, prata nos 50m costas, tirou essa prova de seu calendário, por não ser olímpica. A pernambucana vai perseguir vaga nos 100m livre e nos 100m costas.

Fernando Vanzella, técnico da seleção brasileira feminina, espera ver um Open de altíssimo nível técnico. “Com o Open nós estamos praticamente iniciando a Olimpíada, porque é agora que começa a definição dos atletas que representarão o Brasil daqui a meses no Rio de Janeiro. É uma competição que encerra o nosso calendário de 2015, então tem uma importância grande”.

Veículo: Site Calendário Floripa Data: 17/12/2015 Link: http://calendariofloripa.com/board/6-1-0-4869

Duas seletivas às Olimpíadas Rio 2016 - Campeonato Brasileiro Sênior e Campeonato Open Correios

Quando: de 16 a 19 de dezembro Onde: Complexo Aquático da Unisul Pedra Branca, em Palhoça Quanto: Gratuito

O Complexo Aquático da Unisul Pedra Branca, em Palhoça, receberá duas importantes competições de natação organizadas pela Federação Aquática de Santa Catarina (FASC) e Confederação Brasileira dos Desportos Aquáticos (CBDA) no mês de dezembro. As competições valem como primeira seletiva para as Olimpíadas Rio 2016.

O Campeonato Brasileiro Sênior e o Campeonato Open Correios têm início no dia 16 e seguem até 19 de dezembro. As provas do Brasileiro Sênior ocorrem pela manhã e do Open à tarde. O Open terá transmissão do canal SporTV. O evento tem entrada livre e gratuita.

O Campeonato Brasileiro Sênior é uma categoria acima dos vinte anos. Os oito melhores desta competição, que também é uma eliminatória, irão automaticamente para o Campeonato Open Correios. Os atletas que obtiverem os melhores tempos no Open e no troféu Maria Lenque em 2016 estarão classificados para as Olimpíadas.

Mais de 350 atletas estarão no Complexo Aquático da Unisul, entre eles os melhores do país. . Nomes como Cesar Cielo, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini, Caio Marques de Almeida, Joana Maranhão, Felipe França, , e Tiago Pereira estarão presentes nas competições.