Reunião de: 02/07/2019 Notas Taquigráficas - Comissões SENADO FEDERAL

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR REUNIÃO 02/07/2019 - 22ª - Comissão de Assuntos Econômicos

O SR. PRESIDENTE (. PSD - AM) – Declaro aberta a 22ª Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos. Aprovação da ata. Antes de iniciar os trabalhos, proponho a dispensa da leitura e a aprovação da Ata da 21ª Reunião. As Sras. Senadoras e os Srs. Senadores que concordam queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) A ata está aprovada e será publicada no Diário do Senado Federal. Hoje nós teremos discussão e votação das emendas desta Comissão ao PLN nº 05, de 2019, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2020 e dá outras providências. O Relator é o Senador , que está chegando. Depois, vamos ouvir, em outra reunião, a sabatina com a Sra. Fernanda Feitosa Nechio, para exercer o cargo em Diretoria do Banco Central do Brasil. Também vamos ler o relatório hoje da indicação do Sr. Josué Alfredo Pellegrini para ocupar o cargo de Diretor da Instituição Fiscal Independente em vaga aberta em decorrência da saída do Sr. Gabriel Leal de Barros. (Pausa.)

A reunião está suspensa por cinco minutos, aguardando o Relator do PLN 05. (Suspensa às 10 horas e 32 minutos, a reunião é reaberta às 10 horas e 34 minutos.) O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – A reunião está reaberta. Discussão e votação das emendas desta Comissão ao PLN nº 05, de 2019, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2020 e dá outras providências. Com a palavra o Senador Otto Alencar, da nossa querida . O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA. Para proferir relatório.) – Pois não, Sr. Presidente. Agradeço a oportunidade que V. Exa. me concede de relatar a Lei de Diretrizes Orçamentárias aqui na Comissão de Assuntos Econômicos. O relatório. Conforme o disposto no art. 166, da Constituição, e nos termos da Resolução nº 1, de 2006, CN, encontra-se em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 5, de 2019, CN, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2020 e dá outras providências. A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020, LDO 2020, compreenderá as metas e prioridades da Administração Pública federal e orientará a elaboração da Lei Orçamentária Anual, disporá sobre as alterações da legislação tributária e estabelecerá política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

1/7 Reunião de: 02/07/2019 Notas Taquigráficas - Comissões SENADO FEDERAL

De acordo com as normas de tramitação do Projeto da LDO de 2020, cujos fundamentos são lançados pela já citada Resolução nº 1, de 2020-CN, e pelo parecer preliminar de que tratam os arts. 85 e 86 dessa resolução, a CAE tem competência para propor emendas ao projeto, devendo fazê-lo na condição de autor de emenda coletiva. Considera-se a emenda de texto a que proponha alteração das seguintes partes do Projeto da LDO de 2020: a) texto do projeto; b) Anexo I – Relação dos Quadros Orçamentários Consolidados; c) Anexo II – Relação das Informações Complementares ao Projeto de Lei Orçamentária de 2020; d) Anexo III – Despesas que não serão Objeto de Limitação de Empenho; e) Anexo IV.1 – anexo das Metas Fiscais; e f) Anexo IV.2 – Demonstrativo da Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado. Não há limite ao número de emenda de texto. O anexo de prioridades e metas será elaborado por meio de emendas de inclusão de ação orçamentária e respectiva meta. A apresentação de emendas para inclusão de ações do anexo de prioridades e metas deve observar o limite de duas emendas por comissão permanente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e comissão mista permanente no Congresso Nacional. Encontram-se em análise por esta Comissão 119 propostas de emendas apresentadas pelos Senadores: Senador , Senador Confúcio Moura, Dário Berger, , Elmano Férrer, , Flávio Bolsonaro, Senador Irajá Abreu, Izalci Lucas, Senador , Senador , Jorge Kajuru, Senadora Kátia Abreu, Senadora , Senador , Senador Luiz do Carmo, Senador Marcio Bittar, Oriovisto Guimarães, Senador Otto Alencar, Senador , Plínio Valério, , , , Veneziano Vital do Rêgo e . Dentre tais propostas, 45 são propostas de emenda de texto e 74 relativas ao Anexo de Prioridades e Metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. É o relatório, Sr. Presidente. Análise. As emendas propostas são restritas às competências regimentais, além de atenderem às disposições constitucionais. O mérito de cada emenda será devidamente avaliado no momento oportuno pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. O voto. Somos pela apresentação, por esta Comissão, de todas as emendas de texto: 2, 4, 5, 17, 22, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 41, 45, 53, 54, 55, 57, 59, 60, 61, 62, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 72, 80, 81, 82, 84, 85, 92, 98, 99, 100, 101, 111, 113, 114, 115, 116 e 119, assim como das seguintes emendas propostas ao anexo de prioridades e metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020.

Emenda nº 1, na ação de desenvolvimento de cargueiro tático-militar de 10 a 20 toneladas, Projeto KCX, da minha autoria, informando inclusive que, desde que fui Relator setorial em 2016, já tínhamos colocado emendas para essa finalidade –, que engloba as Emendas 16, do Senador Dário Berger; do Senador Kajuru; nº 23, da Senadora Kátia Abreu; 29, do Senador Paulo Paim; 42, do Senador Oriovisto; 43, do Senador Jaques Wagner; 44, do Senador Elmano Férrer; 52, do Wellington Fagundes; 63, do Senador Vanderlan Cardoso; 71, do Senador Marcio Bittar; 83, do Senador Chico Rodrigues; 91, do Senador Veneziano Vital do Rêgo; 93, do Senador Flávio Bolsonaro; 102, do Senador Irajá; 112, do Senador Lasier Martins; 117, do Senador Eduardo Braga; e 118, do Senador Izalci Lucas. E a Emenda 3 na ação da revitalização de bacias hidrográficas na área de atuação da Codevasf, também da minha autoria. Quero, inclusive, pedir vênia e a concordância de todos os Senadores e Senadoras. Cheguei ao Senado com uma preocupação muito grande com a revitalização do Rio São Francisco. Talvez seja o único ente que vai poder fazer suprimento de água para consumo humano, animal, industrial, geração de energia e irrigação para o Nordeste brasileiro para todos os Estados receptores, tanto... Essa é uma luta desses quatro anos em que estou aqui. Até agora não tivemos nenhuma ação efetiva na revitalização do Rio São Francisco. Esse é um projeto de Governo, um projeto de País, até porque no Nordeste brasileiro não há a menor condição de suprimento de água para as futuras gerações que não sejam elas levadas pelo Rio São Francisco, o único manancial que pode dar esse suprimento. Portanto, eu coloquei aqui e gostaria de contar com o apoio e também com a concordância dos Srs. Senadores, já que chegamos a uma situação bem grave. Agora mesmo, no recesso de julho, vou fazer outra caravana no Rio São Francisco, começando pela sua nascente, no Município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, até a sua foz, no Oceano Atlântico, e vou mostrar essas lesões gravíssimas que já existem no rio. Na minha opinião, se não for feito um tratamento de urgência, de emergência, teremos um rio morto, no máximo, dentro de 15, 20 anos. Portanto, essa foi a emenda que eu coloquei para constar aqui como emenda de meta na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Esse é o relatório, Sr. Presidente. 2/7 Reunião de: 02/07/2019 Notas Taquigráficas - Comissões SENADO FEDERAL

Agradeço a V. Exa. A SRA. RENILDE BULHÕES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - AL) – Sr. Presidente, pela ordem. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Pela ordem.

A SRA. RENILDE BULHÕES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - AL. Pela ordem.) – Queremos parabenizar o Senador Otto Alencar pela importância dessa emenda. Nós somos de e estamos assistindo realmente à morte do Rio São Francisco, que já está sendo utilizado por outros Estados do Nordeste e precisa realmente ser revitalizado. Hoje grande parte dos peixes está morrendo. O mar está avançando para o rio no Município de Coruripe, e a água do rio se tornou salgada. A gente precisa realmente lutar para que esse rio não morra. Então, é um pleito de Alagoas, de , de todo o Nordeste. Eu acho que nós poderemos fazer algo por esse rio, de que o Brasil tanto precisa, e o Nordeste mais ainda. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Senadora Renilde, o Estado do Amazonas, como os outros Estados do Norte, solidarizam-se com os Estados do Nordeste que têm esse tipo de problema. O assoreamento do Rio São Francisco tem permitido que o mar entre no Rio São Francisco. As matas ciliares estão realmente degradadas. O Senador Otto Alencar, desde o primeiro dia em que assumiu aqui o seu mandato, vem lutando com isso e terá, com certeza, o apoio de todos os Senadores do Brasil, porque a responsabilidade do Rio São Francisco para a população do Nordeste é muito grande. Então, é responsabilidade nossa também. A SRA. RENILDE BULHÕES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - AL) – Obrigada, Sr. Presidente. O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Sr. Presidente, só quero complementar... O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – A Senadora Renilde. O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – ... o que disse a Senadora Renilde, do Estado de Alagoas. E aqui está meu amigo do Estado de Sergipe, aqui está o Tasso, do Ceará, e outros representantes do Nordeste. A Senadora Renilde falou que o principal sinal da morte de um grande rio é quando o mar penetra o grande rio. E já entrou quase 14km. O Oceano Atlântico já entrou 14km no Rio São Francisco, chegando perto, inclusive, das cidades de Propriá e de Penedo, em Alagoas. Esse é o principal sinal da morte do rio. O rio perdeu tanta força que o mar está entrando já 14km. Agora, recentemente, poucos meses atrás, recebi uma foto da captura de um tubarão-martelo perto da cidade de Penedo. Vejam a situação a que está chegando o Rio São Francisco! O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM. Fora do microfone.) – Vai martelar a cabeça! O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – O quê? O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Senador, é o tubarão-martelo? O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – É. Não há o tubarão-martelo? O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Sim! O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Então, está duvidando? O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Não, pelo contrário! Isso é histórico! O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – O que não acredito... O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Quando há o assoreamento do rio, ele fica abaixo do mar. Ele tem de estar acima do mar para o mar não entrar. O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Eu não acredito é na história de V. Exa. do boto-cor-de-rosa. É nisso que não acredito mesmo! A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO. Fora do microfone.) – Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Com a palavra a Senadora Kátia Abreu. O Senador Otto, desde o primeiro dia em que chegou aqui – sou testemunha disso –, luta muito por essa questão.

3/7 Reunião de: 02/07/2019 Notas Taquigráficas - Comissões SENADO FEDERAL

Senadora Kátia, por favor... A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO. Pela ordem.) – Eu não tenho nenhum reparo a fazer com relação ao Rio São Francisco. Senador Otto, eu não tenho nenhum reparo a fazer, mas aqui foi escolhida a mais votada, que é a do avião, e uma que nem é tão votada, que é a do São Francisco. Eu não tenho nada contra porque muitas das que a gente assina são referentes a pessoas que aqui vêm, porque os ministérios pedem. A gente, para contemplar... E, às vezes, não é exatamente o que queremos.

Então, eu queria sugerir que essa do avião... Não, do cargueiro, desculpa... É avião? Não? Desenvolvimento de cargueiro tático. A gente poderia substituir pela micro e pequena empresas. Nós nunca falhamos, aqui nesta Comissão, com micro e pequena empresas. E essa dos militares, de que eu também sou autora, nós poderíamos colocar na CRE. Isso é das relações exteriores. Isso é emenda de defesa, do Ministério da Defesa. Então, eu também faço parte dessa Comissão e a gente poderia substituir, porque aí ficaria o Rio São Francisco, que é importante para o Brasil inteiro, mas mais para o Nordeste, e micro e pequena empresas, que é o Brasil inteiro. Então, eu gostaria de fazer essa sugestão de substituição para análise dos colegas Senadores. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Com a palavra o Sr. Relator. O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA. Como Relator.) – Sr. Presidente, não tenho nenhuma objeção, desde que a maioria dos Srs. Senadores aceite, em acatar a sugestão da substituição da Senadora Kátia Abreu. A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO) – Tem várias emendas, Senador Otto. É porque o Senador está perguntando aqui. Nós temos uma... Porque a gente pode escolher. Simplificação e Integração dos serviços públicos, bem mais simples. Promoção de desenvolvimento de micro e pequenas empresas e artesanato. Sistema integrado... A 27. Eu estou lendo as minhas porque eu marquei aqui primeiro. Implantação de sistema integrado de acesso a serviço e micro e pequenas empresas e artesanato. Portal único do comércio exterior. Então, eu sugiro que talvez a 26 e a 27, que não são só de minha autoria, mas de muitos... Pode ser só uma, mas que a gente pudesse optar entre as duas, porque uma é implantação de sistema integrado e outra é promoção de desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Eu gosto muito dessa 26, que o Kajuru também – eu já estou olhando aqui – assinou. Promoção de desenvolvimento de micro e pequenas empresas e artesanato, porque é um foco muito forte no turismo, também, o artesanato. E é uma renda mínima para muita gente, neste País. O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Senadora Kátia Abreu, eu vou dar, então, a V. Exa. o direito, com a maioria, de escolher a emenda, que eu acatarei. O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/ - PR) – Eu só queria pedir que a 42, que é de minha autoria... O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Para substituir pela, pelo... O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PODEMOS - PR) – ... que é o desenvolvimento do cargueiro tático... Eu recebi o pessoal desse setor, é um projeto importante, já tem um bocado de trabalho envolvido. Seria uma pena deixar de fora. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Primeiro, o Senador Rogério, depois, o Senador Izalci. Senadora Kátia, é bom... Eu posso suspender por três minutos, para a gente entrar num acordo aqui, até porque nós vamos ter que fazer a sabatina de uma diretora do Banco Central. O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Presidente. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Sim, eu vou conceder a palavra. Senador Rogério e Senador Izalci. O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE. Para discutir.) – Em primeiro lugar, eu quero concordar com o Senador Otto Alencar sobre a emenda de revitalização do Rio São Francisco. É fato que o rio já não consegue mais atender a demanda de geração de energia, de exportação de água para vários Estados que não são por onde ele passa.

Portanto, ele é um patrimônio fundamental para o Brasil. O Estado de Minas, o Estado da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Paraíba, , Ceará, , ou seja, os vários Estados da Região Nordeste e são dependentes do Rio São Francisco. 4/7 Reunião de: 02/07/2019 Notas Taquigráficas - Comissões SENADO FEDERAL

Agora, eu também concordo com a Senadora Kátia Abreu de que essa emenda sobre o cargueiro pode ser tirada na Comissão de Relações Exteriores, e nós poderíamos colocar aqui essa emenda que fala da promoção da micro, pequena e média empresa como foco da... O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM. Fazendo soar a campainha.) – O Senador Rogério está defendendo a mesma tese da Senadora Kátia Abreu, então... O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Só que com a emenda do investimento na micro e pequena empresa para o desenvolvimento. A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO) – Então, é essa. O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – A Emenda 26. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Senador Izalci. O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - DF) – Bem, eu só quero fazer aqui um alerta, Sr. Presidente. Aqui se está falando como se fosse um cargueiro comum. Eu só quero dizer que esse KC-390 está na fronteira do conhecimento. O Brasil realmente está muito bem, isso aqui para o País é superimportante. Eu só acho que, para a gente abandonar essa emenda, a gente teria que ter certeza de que ela seria contemplada em outra Comissão, porque para o País isso é fundamental. Eu vejo que, nessa questão das pequenas e microempresas, elas já devem... Eu não sei se, como é... Eu vejo que é mais fácil isso ser contemplado como projeto do que este aqui, que é um projeto importante para o País, de desenvolvimento. Não é um cargueiro... Não é simplesmente fazer mais um cargueiro. Isso aqui no mundo só o Brasil produz, está na fronteira do conhecimento. Eu acho assim: se a gente garantisse que a Ciência e Tecnologia colocaria isso, eu não tenho nenhuma dúvida de que poderíamos discutir; agora, se a gente não tem certeza, para o País eu não tenho nenhuma dúvida de que isso aqui é muito mais importante do que... Não desprezando a microempresa, porque eu defendo a microempresa, mas são ações que podem ser feitas... O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE. Fora do microfone.) – Nada é mais importante do que o que gera riqueza. Isso não vai gerar riqueza para a gente de imediato. A gente está numa crise. Nós precisamos de uma ação... O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - DF) – O que é isso? Ciência e tecnologia? Isso aqui... O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE. Fora do microfone.) – Gera riqueza, mas não no mesmo volume, com a mesma velocidade. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Vamos fazer... O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Eu conheço... Sr. Presidente, eu fui Relator da... O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - DF) – Exportar um KC desses vale mais do que toneladas e toneladas de... O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Eu fui o Relator setorial da defesa em 2016, e iniciamos colocando recursos para a construção desse cargueiro. Eu creio que para a conclusão faltam poucos recursos, muito poucos recursos. Então, a nossa preocupação foi em cima disso. No entanto, eu vou aceitar a decisão da maioria dos Senadores. Como propôs a Senadora Kátia, o Senador Rogério e outros Senadores aqui, nós poderemos acatar, modificar, e a Comissão de Relações Exteriores talvez ou outra Comissão pode colocar os recursos para a conclusão. Se não me engano, faltam 15%, 20% para a conclusão desse projeto. O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PODEMOS - PR) – Sr. Presidente... O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - DF) – Presidente, só para... Desculpe-me, mas me deixe dizer para você: na pesquisa, na ciência e tecnologia, a pior coisa que há é você não ter regularidade dos recursos. Você pega um projeto como esse, que está na fase final de desenvolvimento, que vai gerar milhões e milhões de dólares – porque isso aqui, sendo tudo aprovado, vai ser exportado para muitos países... A gente não pode abandonar um projeto que está na fase final. A gente precisa dar respaldo para concluir o projeto. Não tem condição. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – E a prática da CAE não pode ser igual à do Governo, que cria uma insegurança jurídica em tudo em que mete o dedo agora.

5/7 Reunião de: 02/07/2019 Notas Taquigráficas - Comissões SENADO FEDERAL

Se você pegar essa Portaria 309, que eles editaram poucos dias atrás, ela cria uma subjetividade maior do mundo, pega um decreto que eles esperam vencer um dia para ter a noventena. Então, a insegurança não está dentro da CAE. Eu acho que a CAE tem o papel dela e a CAE tem um papel mais importante para a micro e pequena empresa do que para qualquer outro tipo de atividade que esteja aqui. Eu não sou contra a proposta de manter esses transportadores, ou coisa parecida, mas, se a CAE não for responsável para colocar recursos para a micro e pequena empresa, é melhor não haver mais a Comissão de Assuntos Econômicos aqui. Então, a prioridade será as pequenas e microempresas. E os generais, almirantes e outras pessoas que estão tratando desse assunto que tratem em outras comissões. Senador Otto, por favor. O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Eu percebo que, pelo que vejo aqui, a maioria dos Senadores querem acatar a proposição da Senadora Kátia Abreu. Então, eu vou substituir e vou acatar, retirando a meta para a conclusão do... O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Você tem que ver qual é, porque há quatro emendas diferentes. O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – É a de promoção, é a nº 26, se não me engano. A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO) – Eu fui coletando aqui com os colegas um por um, e a opção foi pelo 26, que é a promoção de desenvolvimento de micro e pequenas empresas e artesanato. Parabéns, Presidente, pelas suas palavras! Parabéns ao Otto! O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Ou a CAE faz o papel dela que é esse... Eu acho que o papel da ciência e tecnologia é outro, o papel da CDR é outro, cada um tem o seu papel. O nosso papel aqui é incentivar a economia brasileira e ter uma pauta própria, porque, se a gente for depender da pauta do Governo, o Congresso Nacional tem levado pancadas diuturnamente, de todo tipo... Inclusive, eu quero aqui me solidarizar com o Gen. Heleno, que eu tive o prazer de comandar, ser Comandante Militar da Amazônia. E, se eu fosse o Gen. Heleno, pela história que ele tem, eu não me permitiria ser atacado da forma como ele foi atacado ontem, porque eu conheço o Gen. Heleno e eu estou desconhecendo o Gen. Heleno que eu conheci, Comandante das nossas Forças Armadas no Haiti, Comandante Militar da Amazônia e sendo chamado atenção por um trabalho que poucos brasileiros sabem fazer como o Gen. Heleno está fazendo. Então, se há uma crise, a crise não está na manifestação pró ou contra o Governo; a crise não está no Senado, não está no Congresso, a crise está em outro lugar que não é aqui. E o Otto já deve ter colocado a crise do dia; se não colocou, deverá colocar mais tarde. O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PODEMOS - PR) – Sr. Presidente... O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Mas eu quero aqui, como Senador do Estado do Amazonas, tendo conhecido de perto o Gen. Heleno, trabalhando na Amazônia como Comandante Militar da Amazônia, me solidarizar com o Comandante Militar da Amazônia Gen. Heleno, grande brasileiro, por quem eu tenho o maior respeito, e me surpreende a passividade dele hoje neste Governo. O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PODEMOS - PR) – Sr. Presidente, posso ainda argumentar sobre a questão do KC-390? Olha, eu tenho aqui uma foto, pediria até que olhassem. Nesse projeto, eu recebi aqui o pessoal da Força Aérea Brasileira. Só para se ter uma ideia do que nós estamos falando, os benefícios esperados com a exportação desse avião é de até US$2 bilhões por ano em exportações; a geração de 15 mil empregos diretos e indiretos; participação no mercado internacional de defesa concorrendo com o C-130 Hercules; geração de tecnologia nacional; fortalecimento da indústria aeronáutica; maior integração nacional. Então, é um projeto que está avançado.

E, hoje, por exemplo, todos os noticiários de televisão falam muito em 130 obras da saúde paradas no meio do Brasil, essa mania que nós temos de começar as coisas e não terminar. Eu acho que interromper um projeto deste é um prejuízo enorme – enorme! Então, se for para tirar esta emenda, não sei, mas teríamos que ter, como já disse alguém aqui, uma certeza muito grande de que ela será aprovada de outra maneira. Eu acho que deveríamos escolher outra coisa para tirar que não fosse o projeto do KC-390. Eu acho que a indústria aeronáutica nacional é um orgulho, e é uma pena prejudicar... O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM. Fora do microfone.) – Isso é uma emenda?

6/7 Reunião de: 02/07/2019 Notas Taquigráficas - Comissões SENADO FEDERAL

O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - DF) – Presidente, eu até gostaria de sugerir que, já nos próximos, antes de definir esses orçamentos todos, as emendas, precisaria haver uma audiência para que cada que um falasse um pouco sobre isso, porque a gente decide de uma forma muito superficial. Há coisas que realmente que... Por exemplo, o Senador Oriovisto disse ali. Então, quando se fala em desenvolvimento econômico, em geração de emprego, em geração de renda, com certeza, isso é um projeto fundamental. Agora, eu acho que a gente pode trabalhar assim: como eu acho que todos participam também da Ciência e Tecnologia ou de outro lugar... A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO. Fora do microfone.) – Exato. Na Ciência e Tecnologia... O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - DF) – A gente podia fazer um acordo de todo mundo ir para a Ciência e Tecnologia e aprovar lá. Senão, a gente vai comprometer um projeto que é fundamental para o País. A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO) – Fechado. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Oi? A SRA. KÁTIA ABREU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO) – Na Relações Exteriores ou Ciência e Tecnologia... O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - DF) – Na Ciência e Tecnologia. (Intervenções fora do microfone.) O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - DF) – É fundamental. Está bom. Resolvido o problema. (Intervenções fora do microfone.) O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Sr. Presidente, eu acato a modificação proposta pela Senadora Kátia Abreu, a de número 26, retirando o KC–60, e colocando a proposta da promoção da microempresa. Eu acho que há condições de se colocarem recursos em outras Comissões, até porque o que não falta são os recursos para investimento nessa área. V. Exa. conhece o meu projeto, que está em tramitação no Senado, para vedar o desvio de recursos dos fundos de... O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Constitucionais. O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – ... ciência e tecnologia, como Fust, Fistel, que podem servir a essa finalidade. O SR. PRESIDENTE (Omar Aziz. PSD - AM) – Em votação. Os Senadores que concordam com as emendas permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovadas. Antes de encerrarmos os trabalhos, em atendimento às normas regimentais, proponho a dispensa da leitura e aprovação da ata da presente reunião para o encaminhamento à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, juntamente com as emendas aprovadas. Os Srs. e as Sras. Senadoras que concordam queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) A ata está aprovada e será publicada no Diário Oficial do Senado Federal. Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente reunião, convocando para uma próxima reunião imediatamente. (Iniciada às 10 horas e 28 minutos, a reunião é encerrada às 11 horas e 02 minutos.)

7/7