Bacia Hidrográfica Do Entorno Do Lago Uhe Luis Eduardo Magalhães

Total Page:16

File Type:pdf, Size:1020Kb

Bacia Hidrográfica Do Entorno Do Lago Uhe Luis Eduardo Magalhães BACIA HIDROGRÁFICA DO ENTORNO DO LAGO UHE LUIS EDUARDO MAGALHÃES 1 – CARACTERIZAÇÃO GERAL Visando atender ao que determina a Lei Estadual no 1.307, de 22 de março de 2002, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, o Governo do Estado do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente – SEPLAN, com a coordenação e supervisão técnica da Diretoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da SEPLAN, contratou o Consórcio de empresas consultoras ACL/ENGEPLUS/MAGNA para a elaboração das “Estratégias de Usos das Águas Superficiais e Subterrâneas das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões São João, Taquarussú, Água Fria, Jaú e Lajeado, e dos Córregos Taquari, Prata, Brejo Comprido, Almescão, Atoleiro, Ronca, Barreira e Adjacentes”. Localização e Acessos As bacias dos cursos d’água em estudo situam-se entre a Serra do Lajeado e o reservatório da U.H.E. Luis Eduardo Magalhães, abrangendo áreas dos municípios de Palmas, Porto Nacional, Lajeado, Aparecida do Rio Negro e Tocantínia. Tratam-se de pequenas bacias hidrográficas, em função do seu posicionamento geográfico, confinadas entre as escarpas da Serra do Lajeado (nascentes) e o curso do Rio Tocantins (foz). Porém, situam-se em uma área de grande interesse para fins de planejamento de uso racional e gestão dos recursos hídricos, em função das grandes intervenções antrópicas existentes, como a cidade de Palmas, capital do Estado, área urbana em grande expansão, o projeto de irrigação São João, o aeroporto internacional e a própria U.H.E. Luiz Eduardo Magalhães, além da área de proteção ambiental – A.P.A. Serra do Lajeado. Os municípios que compõem a bacia hidrográfica são: 1. Aliança do Tocantins 2. Aparecida do Rio Negro 3. Barrolândia 4. Brejinho de Nazaré 5. Crixás do Tocantins 6. Fátima 7. Ipueiras 8. Lajeado 9. Miracema do Tocantins 10. Monte do Carmo 11. Nova Rosalândia 12. Oliveira de Fátima 13. Palmas 14. Paraíso do Tocantins 15. Porto Nacional 16. Pugmil 17. Santa Rosa 18. Silvanópolis 19. Tocantínia 2 - Mapa de localização da bacia hidrográfica do Entorno do Lago UHE Luis Eduardo Magalhães. 4 - O COMITÊ COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ENTORNO DO LAGO – UHE LUIS EDUARDO MAGALHÃES. • Presidente CONSORCIO INTERMUNICIPAL DO LAGO CI - LAGO Representante: Itamar Xavier da Silva Fone: 2111-0915 / 9216-2634 E-mail: [email protected] • Vice-Presidente Prefeitura Municipal de Palmas Representante: Mario Francisco Nania Junior Fone: 2111-0622/0601 E-mail: [email protected] • Secretário executivo Companhia de Saneamento do Tocantins – SANEATINS Representante: Antonio Rodrigues da Silva Neto Fone: 8403-3318/3218-3428 E-mail: [email protected] .
Recommended publications
  • PD Porto Nacional
    3. Aspetos Físico-ambientais Esta seção apresenta a caracterização físico-territorial de Porto Nacional e os principais atributos ambientais que poderão condicionar o desenvolvimento sustentável do Município e seus núcleos urbanos, tanto positiva quanto negativamente. Visa permitir uma avaliação das potencialidades e fragilidades físico- ambientais observadas na realidade atual, com vistas a orientar a definição de um novo cenário, no qual as primeiras sejam potencializadas e as segundas, minimizadas. 3.1. Meio Ambiente Natural 3.1.1. Aspectos Geofísicos Geologia e Geomorfologia A geologia da região de Porto Nacional é formada por unidades geológicas diferenciadas, com predominância de terrenos cristalinos do Complexo Goiano e da Formação Pimenteiras e sedimentares da Bacia Sedimentar do Meio-Norte. Além destas, registram-se em Porto Nacional as seguintes unidades geológicas: Alcalinas de Peixe, Cobertura Sedimentar Quaternária Detrito-laterítica e Aluviões Holocênicos, Complexo Metamórfico Aruanã-Piauí, Complexo Porto Nacional, Depósitos Aluvionares, Formação Longa, Formação Monte do Carmo, Granitos Intrusivos, Grupo Estrondo, Rio Araguaia e Suíte Ipueiras (figura 5). O ambiente geológico da cidade de Porto Nacional é de Coberturas Cenozóicas, que se estendem ao longo das duas margens do rio Tocantins. Na área rural são verificados ambientes dos Complexos Metamórficos do Arqueano e Proterozóico Inferior, faixas de dobramento do Roterozóico Médio e Superior e da Bacia Sedimentar do Parnaíba. A compartimentação geoambiental do Município, de acordo com o Atlas do Tocantins, distribui as terras do Município entre a Depressão do Alto Tocantins, ao sul, sudeste e leste, a Serra das Cordilheiras e Planalto Sul Tocantinense, a oeste, e as Depressões Longitudinais do Tocantins, a norte (figura 6).
    [Show full text]
  • Porto Nacional 2017
    Porto Nacional 2017 seplan.to.gov.br GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS MARCELO DE CARVALHO MIRANDA GOVERNADOR DO ESTADO DAVID SIFFERT TORRES SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO REGINA SÔNIA BOTELHO MARTINS SUBSECRETÁRIA DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Diretoria de Pesquisa e Informações Econômicas Palmas – TO (2017) SEPLAN-TO Março/2017 Diagramação Darllanne Cristina dos Santos Ferreira Tacho Geizianne Pereira da Cunha Leônidas Xavier de Godoy Júnior Mapas Paulo Augusto Barros de Sousa Policarpo Fernandes Alencar Lima Capa Secretaria da Comunicação Social PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS Versão 2017 Elaboração Gerência de Estatística Socioeconômica e Contas Regionais Romildo Leite Dias Diretor de Planejamento Equipe Técnica Geizianne Pereira da Cunha Grazielle Azevedo Evangelista Gleidson Bezerra da Cruz Kézia Araújo Dias Leônidas Xavier de Godoy Júnior APRESENTAÇÃO A Secretaria do Planejamento e Orçamento, em cumprimento de uma de suas responsabilidades institucionais de disseminação da informação, entrega para a população tocantinense o Perfil Socioeconômico dos Municípios. Este Perfil reúne um conjunto de informações sobre as diversas dimensões da realidade dos municípios, desde seus aspectos geográficos até indicadores sintéticos de sua população e suas condições de vida. Ele tem objetivos múltiplos, dentre os quais, subsidiar as Administrações Municipais para nortear os processos de planejamento e de elaboração de programas e projetos destinados a melhorar as condições de vida da população local; E para a sociedade em geral, visa contribuir à formação do conhecimento sobre nossos municípios, suas características, carências e potencialidades. Na oportunidade, esta Secretaria agradece a todas as entidades públicas e privadas que contribuíram direta ou indiretamente com o fornecimento dos dados, possibilitando a realização desta publicação.
    [Show full text]
  • Município Miracema Do Tocantins
    GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS MAPA DE DINÂMICA DA COBERTURA E USO DA TERRA - 1990/2000 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO - SEPLAN MUNICÍPIO MIRACEMA DO TOCANTINS 49°0'O 48°45'O 48°30'O 48°15'O LEGENDA Rio dos Bois 1990 2000 Corpo D' Água Continental Área de Vegetação Natural Área Antrópica Área de Vegetação Natural Pedro Afonso Área de Vegetação Natural Área de Vegetação Natural a r a p Corpo D' Água Continental Área Antrópica a u ç u Área Antrópica Área Antrópica S a o Área de Vegetação Natural Área Antrópica m ã r a i L e b i Corpo D' Água Continental Corpo D' Água Continental e d R a t Área Antrópica Corpo D' Água Continental o r G r. r Área de Vegetação Natural Corpo D' Água Continental ó C Có rr. P AGRUPAMENTO LEGENDA (1:100.000) o ç o Floresta Ombrófila Densa Submontana Floresta Ombrófila Densa Aluvial C ó Floresta Ombrófila r Dois Irmãos do Tocantins r A e C Floresta Ombrófila Aberta Submontana z ó g r a u o r r . S i l u iú FORMAÇÕES cu r b Floresta Ombrófila Aberta Aluvial m FLORESTAIS a a M h n ri Floresta Estacional Semidecidual Submontana a Miranorte F C o P ó r. d Floresta Estacional Floresta Estacional Semidecidual Aluvial C r a l ó m r r e e i Floresta Estacional Decidual Submontana r g a o Mata de Galeria/Mata Ciliar C ÁREAS DE ó Cór r r. M VEGETAÇÃO NATURAL Formações Florestais r olha e Mata Seca g de Cerrado o L a Cerradão L g a o n a d F Cerrado Sentido Restrito i r ia 9°30'S FORMAÇÕES 9°30'S Parque de Cerrado SAVÂNICAS Cerrado Sentido Restrito Palmeiral Vereda Campo Formações Campestres ia ênc Campo Rupestre a d a ovi n d Pr a n rit io u u R PRAIA E DUNA Praia e Duna B F ó ip s n C i t Área Urbanizada o n r.
    [Show full text]
  • Cenário Mundial E Nacional
    BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE PORTO NACIONAL – TO, 25 de maio de 2020 Doença pelo Novo Coronavírus (COVID-19) BOLETIM Nº 26 CENÁRIO MUNDIAL E NACIONAL De acordo o Relatório de Situação nº 125 da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 5.204, 508 casos de COVID-19 e mortes 337. 687 (letalidade de 6,9%). São 215 países, áreas e territórios com casos confirmados. A OMS no dia 11 de março de 2020 declarou pandemia e mantém como muito elevado o nível de risco de disseminação do novo coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde (MS) às 19h do dia 24 de maio de 2020, o Brasil apresenta 363.211 casos de COVID-19 com 22.666 óbitos, o que aponta a letalidade de 6,2% dos casos confirmados. Todas as unidades da Federação possuem casos confirmados eóbitos para COVID-19. SITUAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, às 12h, por meio do Boletim Nº 71, do dia 25 de maio de 2020, aponta que foram contabilizados 113 novos casos da COVID-19. Os novos casos foram registrados em Araguaína (77), Araguatins (06), Darcinópolis (01), Filadélfia (02), Goiatins (03), Guaraí (03), Itaguatins (04), Nazaré (01), Palmas (07), Porto Nacional (02), Sampaio (03), Santa Fé do Araguaia (01), Tocantinópolis (02) e Xambioá (01). Desta forma o Tocantins contabiliza 2. 696 casos confirmados, 58 óbitos, 732 casos recuperados e 1.906 pacientes hospitalizados ou em isolamento domiciliar. Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no LACEN-TO e notificações recebidas dos municípios até às 23h59min do último dia.
    [Show full text]
  • Estado Do Tocantins Secretaria Da Educação, Juventude E Esportes Comissão Permanente De Seleção – Copese Processo De Seleção - Diretor De Unidade Escolar
    ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E ESPORTES COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE PROCESSO DE SELEÇÃO - DIRETOR DE UNIDADE ESCOLAR EDITAL N° 003/2017 – SEDUC – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, PUBLICAÇÃO DOS LOCAIS DE APLICAÇÃO DE PROVA E CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ETAPA I - AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA TÉCNICA / PROVA OBJETIVA PROCESSO PARA SUBSIDIAR A ESCOLHA PARA O PROVIMENTO DA FUNÇÃO PÚBLICA DE DIRETOR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO TOCANTINS A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E ESPORTES, no uso das atribuições conferidas pelo Decreto nº 5.645, de 30 de maio de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado n° 4.883, de 7 de junho de 2017, do Senhor Governador do Estado do Tocantins, torna público a HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES, PUBLICAÇÃO DOS LOCAIS DE APLICAÇÃO DE PROVA E CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ETAPA I - AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA TÉCNICA / PROVA OBJETIVA, referente ao Processo Seletivo para Subsidiar a Escolha do Provimento da Função Pública de Diretor de Unidade Escolar na Rede Pública Estadual de Ensino do Tocantins, objeto do edital de abertura nº 001, de 25 de agosto de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins nº 4.940, de 25 de agosto de 2017, conforme segue: 1. DA CONVOCAÇÃO 1.1. Ficam CONVOCADOS para a aplicação das provas da Etapa I – Avaliação de Competência Técnica / Prova Objetiva os candidatos que tiveram suas inscrições devidamente homologadas, conforme item 3 (e seus subitens) deste edital. 1.1.1. Solicitamos a todos os candidatos convocados que releiam atentamente e observem os dispostos procedimentais constantes no Edital de Abertura (nº 001/2017 – de 25/08/2017), em especial aos itens 6 e 7 (e seus subitens) e à data e horários da aplicação das provas disponíveis no Quadro I do subitem 6.2 do edital de abertura.
    [Show full text]
  • Endereço Dos Locais De Votação E Municípios Que Compõem
    ENDEREÇO DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO E MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM CIDADES DE VOTAÇÃO ENDEREÇO MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM ALIANÇA DO TOCANTINS Câmara Municipal de Aliança do TO-(QUADRO I, II E III) Dueré, Santa Rita do Tocantins, Lagoa da Confusão e Oliveira de Fátima. Avenida Central, nº 207 – Centro ARAGUAÇU SEMUS (QUADRO I, II E III)- Rua 21,n º 482. Sandolândia e Talismã. ARAGUAÍNA HRA- Hospital Regional de Araguaína (QUADRO II e III)-Rua 13 Babaçulândia, Barra do Ouro, Goiatins, Carmolândia, Aragominas, de maio nº 1336, Centro. Muricilândia, Santa Fé do Araguaia ,Nova Olinda e Filadélfia. Hospital de Doenças Tropicais (QUADRO I) - Av José de Brito, nº1015, Setor Anhanguera. ARAGUATINS Centro Municipal de Saúde- (QUADRO I, II E III) – São Bento do Tocantins. Rua 13 de outubro, nº695, Centro AUGUSTINÓPOLIS Núcleo de Ciências Jurídicas da Faculdade do Bico do Papagaio Buriti do Tocantins, Esperantina, São Sebastião do Tocantins, Carrasco Bonito, – FABIC - (QUADRO I, II E III) Sampaio, Praia Norte, Axixá do Tocantins, São Miguel do TO e Sitio Novo do Rua Planalto, s/nº, Centro. Tocantins. COLINAS Hospital Municipal de Colinas-(QUADRO I, II E III) Palmeirante, Juarina , Brasilândia do Tocantins, Arapoema, Pau D’Arco, Rua João Ramalho s/n, Setor Campinas. Bandeirante e Bernardo Sayão. COLMÉIA SEMUS-(QUADRO I, II E III) Couto de Magalhães, Pequizeiro, Goianorte e Itaporã do Tocantins. Av Castelo Branco, nº 642 DIANÓPOLIS CEO- Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas- Chapada da Natividade, Natividade, Almas, Porto Alegre do Tocantins, Rio da (QUADRO I, II E III) Conceição, São Felix do Tocantins, Mateiros e Novo Jardim. Rua Jaime Pontes- Centro GUARAÍ Hospital de Referência de Guaraí.
    [Show full text]
  • Boletim Covid-25-07-21
    TOCANTINS CONTRA O 25 de julho CORONAVÍRUS BOLETIM de 2021 (COVID-19) EPIDEMIOLÓGICO Nº 497 PG. 01 NOTIFICAÇÕES PARA COVID-19 CASOS CONFIRMADOS HOSPITALIZAÇÃO COVID 207.726 302 CASOS RECUPERADOS LEITOS PÚBLICOS 211 192.039 CLÍNICOS 70 CASOS ATIVOS (EM ISOLAMENTO DOMICILIAR OU HOSPITALAR) UTI COVID 141 12.221 LEITOS PRIVADOS 91 ÓBITOS CLÍNICOS 38 Casos confirmados 1 - 50 UTI COVID 53 51 - 100 3.466 101 - 500 501 - 1000 CASOS NOTIFICADOS > 1000 VACINÔMETRO 617.712 792.446 DOSES APLICADAS 497º BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO NOTIFICAÇÕES DA COVID-19 NO TOCANTINS A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 25 de julho, foram contabilizados 220 novos casos confirmados para Covid-19. Deste total, foram registrados 11 nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados inseridos no sistema, pelos municípios, na data de ontem. Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 617.712 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 207.726 casos confirmados da doença. Destes, pacientes 192.039 estão recuperados e 12.221 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 3.466 óbitos. TABELA 1. Distribuição dos novos casos confirmados para COVID-19, segundo município de residência, TOCANTINS. MUNICÍPIO TOTAL MUNICÍPIO TOTAL 1 PALMAS 104 11 BABACULÂNDIA 2 2 GURUPI 40 12 COMBINADO 2 3 DIANÓPOLIS 16 13 ITAPIRATINS 2 4 ARAGUAÍNA 15 14 MIRANORTE 2 5 PEDRO AFONSO 9 15 PARAÍSO DO TOCANTINS 2 6 CARIRI DO TOCANTINS 5 16 PINDORAMA DO TOCANTINS 2 7 FORMOSO DO ARAGUAIA 5 17 LAVANDEIRA 1 8 PORTO NACIONAL 5 18 MIRACEMA DO TOCANTINS 1 9 AGUIARNÓPOLIS 3 19 MONTE DO CARMO 1 10 ARAGUATINS 2 20 SÃO VALÉRIO 1 TOTAL 220 GRÁFICOS 1 E 2.
    [Show full text]
  • Plano Diretor De Desenvolvimento Urbano Em Apoio À Gestão Ambiental Do Município De Porto Nacional, De Acordo Com O Contrato Nº
    GGOOVVEERRNNOO DDOO EESSTTAADDOO DDOO TTOOCCAANNTTIINNSS PPRREEFFEEIITTUURRAA MMUUNNIICCIIPPAALL DDEE PPOORRTTOO NNAACCIIOONNAALL PPLLAANNOO DDIIRREETTOORR DDEE DDEESSEENNVVOOLLVVIIMMEENNTTOO SSUUSSTTEENNTTÁÁVVEELL DDEE PPOORRTTOO NNAACCIIOONNAALL GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS Marcelo de Carvalho Miranda - Governador Raimundo Nonato Pires dos Santos – Vice-Governador SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE Lívio William Reis de Carvalho – Secretário Nilton Claro Costa - Subsecretário DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS Belizário Franco Neto - Diretor EQUIPE DE COORDENAÇÃO Humberto de Campos Rosângela A. F. Benvindo Elaine Maria da Silva PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL Paulo Sardinha Mourão COMISSÃO ORGANIZADORA MUNICIPAL José Roque Rodrigues Santiago – Secretário Executivo Municipal de Orçamento Participativo - Coordenador Edgar Mascarenhas Tavares – Vice-Prefeito Joaquim Medrado de Sousa – Secretário Executivo Municipal de Produção Urbana e Emprego AGRADECIMENTOS DA COMISSÃO DE COORDENAÇÃO LOCAL AOS SEGUINTES COLABORADORES CEM Félix Camôa CEM Profº. Florêncio Aires da Silva Colégio Sagrado Coração de Jesus Instituto de Ensino Superior de Porto Nacional – IESPEN Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Deusina Ribeiro dos Reis Pereira – Escola Família Agrícola Dr. Eduardo Manzano – Secretário Municipal da Saúde Francisco Mascarenhas – Advogado Iarirene da Costa Braga – Vereadora Marcos Antônio da Silva – Administrador do Aeródromo de Porto Nacional Pe. José Moreira da Silva – Diocese de Porto Nacional
    [Show full text]
  • Programa Nacional De Prospecção De Ouro
    MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS DIRETORIA DE GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS 48°52’34” W. Greenwich 45’ 30’ 15’ 10°30’ 48°00’ NOTA EXPLICATIVA 10°30’ ÍNDICE DE PROSPECTIVIDADE DEMANDADA - IPD Pzp Rio Apn Pzp TO RIO -4 CAMPOS DE VARIAÇÃO DOS OS VALORES DO ÍNDICE DE PROSPECTIVIDADE DEMANDADA - IPD RESULTAM 40 Á TQdl TIPO GITOLÓGICO DA CONJUGAÇÃO DOS DIVERSOS VALORES DE ÍNDICE DE PROSPECTIVIDADE PMn gua VALORES DE IPD S Apn PRÉVIA - IPP E DE ÍNDICE DE GITOLOGIA QUANTITATIVA - IGQ, OBTIDOS ATRAVÉS Am uja DA FÓRMULA: I - Residual/supergênico devenvolvido em zonas de favorabilidade Qa > 10 a 15 IGQ (200-IPP) Córr. geológico-econômica TOC IPD = TO-050 eque 200 Mol ANT Apn INS IV - Mineralizações sulfetadas encaixadas em rochas sedimentares, > 10 a 15 predominates em relação a componente vulcânica associada INDICANDO A IMPORTÂNCIA RELATIVA QUE DETERMINADA ÁREA TEM PARA SER Apn PROSPECTADA. TQdl Qa a anç Mat Pzp io > 05 a 10 R TQdl PMg X - Pláceres recentes Pzp PMn CAMPOS DE VARIAÇÃO PARA > 10 a 15 PMn Apn R REPRESENTAÇÃO DOS Pzsg io VALORES DE IPD Pzp TO TO-230 > 35 a 40 -230 o < 05 rm Pzp Ca PMn > 05 a 10 Água > 40 a 45 . do ib > 10 a 15 PMg R PORTO NACIONAL C S PMg ó u > 45 a 50 > 15 a 20 Pinheirópolis rr. ja XIV - Filões quartzo-auríferos relacionados a grandes lineamentos crustais S Có ã rr > 20 a 25 o . Sue Apn PMg iro > 50 a 55 (falhas e zonas de cisalhamento) Jo > 25 a 30 ão 45’ Apn > 30 a 35 Pzp 45’ > 55 a 60 > 35 a 40 > 40 a 45 PMg Monte do Carmo > 60 a 65 > 45 a 50 Pzp PMg > 50 a 55 so Ambiente sem caracterização de tipo gitológico segundo o quadro da Pzp > 55 a 60 rci 0 gitologia quantitativa padrão e sem registro de jazimentos auríferos, à luz do Pzp Na > 60 a 65 conhecimento atual > 65 a 70 .
    [Show full text]
  • Conjuntura Do Desenvolvimento Regional Dos Municípios Do Estado Do Tocantins1
    CONJUNTURA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO TOCANTINS1 Nilton Marques de Oliveira2 Moacir Piffer3 RESUMO O objetivo deste artigo foi analisar a conjuntura e o perfil do desenvolvimento social e econômico regional dos municípios do Estado do Tocantins entre 2000 e 2010. O método utilizado foi o Índice de Desenvolvimento Regional (IDR), com base em variáveis sociais e econômicas. O Aporte teórico foi o institucionalista, tendo como expoente os trabalhos de North sobre a Base de Exportação e o Ambiente Institucional. Os resultados apontaram que o desenvolvimento regional no Tocantins não se deu de forma homogênea no tempo e no espaço. A construção da BR-153 fez os elos com as cidades do seu corredor e com seus corredores menores, destacando as cidades que estão instaladas ao longo dessa rodovia. Isso implicou expansão, ocupação de novas fronteiras agrícolas, reprodução e ampliação do capital, no entanto, ocorreram profundos desequilíbrios sociais e econômicos em quase todos os municípios, com exceção dos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi. A partir de 2010, constatou-se melhora sensível do IDR, que se deve, sobretudo, a indicadores sociais, como, por exemplo, queda da taxa de pobreza, aumento dos gastos em saúde, em saneamento e em educação. Em relação aos indicadores econômicos, um dos principais fatores foi a criação de novos postos de trabalhos na área de serviços, de comércio e de administração pública, verificou-se, também, aumento do PIB municipal. Palavras-Chave: Desenvolvimento Regional. Desigualdades sociais e econômicas. Economia do Tocantins 1 Esta pesquisa teve apoio financeiro da Capes, na modalidade prodoutoral e na modalidade “Novos Pesquisadores” UFT/PROPESQ.
    [Show full text]
  • Tocantins Apresentação
    TOCANTINS APRESENTAÇÃO Com mais de 40 mil empreendimentos de pessoas com o Programa Luz para por todo o território nacional, o Programa Todos e mais de 6,4 milhões com o de Aceleração do Crescimento (PAC Programa Minha Casa, Minha Vida. 2) completa três anos e quatro meses com alta execução. Até abril deste ano, Os investimentos do PAC têm sido 84,6% dos recursos previstos para o fundamentais para o Brasil manter período 2011-2014 foram realizados, baixas taxas de desemprego: 5% em o que representa R$ 871,4 bilhões abril de 2014 (PME). O emprego na área investidos em obras de infraestrutura. de infraestrutura, contudo, cresceu o dobro do emprego total no País, desde O PAC 2 já concluiu R$ 675,8 bilhões o início do PAC, em 2007. Enquanto em obras, o que corresponde a 95,5% a taxa de emprego aumentou 4,2% das ações previstas até o final deste ao ano, o emprego em infraestrutura ano. Esse resultado é 15,9% superior cresceu 8,5% ao ano. em relação ao último balanço, quando o volume de obras concluídas era de Destaca-se também a elevação de R$ 583 bilhões. 10,4%, em termos reais, do salário médio dos trabalhadores em infraestrutura. O PAC2 entra em sua reta final, cumprindo o compromisso de Neste caderno, estão as informações realizar a infraestrutura que eleva regionais do 10º Balanço do PAC 2. a competitividade do País, gerar São dados dos seis eixos do Programa: empregos, resgatar o papel do Estado Transportes, Energia, Cidade Melhor, como indutor do desenvolvimento, Comunidade Cidadã, Minha Casa, incentivar os investimentos públicos Minha Vida e Água e Luz para Todos.
    [Show full text]
  • Porto Nacional
    PORTO NACIONAL 1 Informações Gerais 2 Aspectos Físicos 3 Aspectos Demográficos 4 Indicadores Sociais 5 Aspectos Econômicos 6 Educação 7 Saúde 8 Saneamento Básico 9 Finanças Públicas 10 Serviços e Equipamentos Urbanos 11 Problemas Ambientais 1 | INFORMAÇÕES GERAIS Histórico A história de Porto Nacional está ligada ao Rio Tocantins. A palavra Tocantins, nariz de tucano, era o nome de uma tribo indígena com nariz comprido que habitava as margens do rio. A exploração do ouro, iniciada em 1.722, na Província de Goiás, trouxe muitos mineradores e foi responsável pela maioria dos pequenos núcleos que se estabeleceram na região. A travessia destes mineradores, tropeiros, mascates e viajantes já era realizada no local onde é hoje o centro histórico de Porto Nacional, em barcos do português Félix Camôa, quando, em 1.791, o cabo Thomaz de Souza Villa Real, que verificava a possibilidade de navegação e do estabelecimento de uma rota de comércio sul-norte, instala um destacamento militar na região. Com privilegiada localização entre dois povoados mineradores importantes, Pontal e Carmo, surge Porto Real, que se desenvolve com o comércio e a navegação. Em 1.831 o julgado de Porto Real é elevado à categoria de Vila mudando seu nome para Vila de Porto Imperial. Destacamos como principais fatores que contribuíram para sua elevação à sede do município: - incremento da navegação do Tocantins e do comércio com Belém do Pará; - o declínio da mineração nas localidades vizinhas, como Pontal; - o desenvolvimento da criação de gado. Quando de sua elevação à condição de cidade, pela Resolução Provincial nº 333, de 13 de julho de 1.861, Porto Imperial era um importante empório comercial, com muitos comerciantes, comércio fluvial intenso com o Norte e 4.313 habitantes.
    [Show full text]