JORNALJORNAL CINFORMCINFORM EDIÇÃOEDIÇÃO 19161915 || ANOANO 3737 || 30/12/201923/12/2019

SERGIPE-BR A NOVA ERA DA NOTÍCIA

ALVO:ENTREVIST PREFEITURAA RODRIGO DE V SOCORROALADARES

Fábio Henrique diz que sua pré- candidatura em Socorro está confirmada

“NO PDT, EDVALDO SEGUE PROJETO DO PARTIDO” ACESSE P. 22

Cantinho da Crônica Feliz Ano Novo P. 68 Honda Civic EXL 2020 ACESSE P. 94 A NOVA ERA DA NOTÍCIA Feliz Ano Novo

O Jornal CINFORM deseja a todos os nossos leitores e clientes um Feliz Ano Novo

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 2

A NOVA ERA DA NOTÍCIA t ÍNDICE CADERNO 1 ÍNDICE TOQUE E ACESSE

OPINIÃO EDITORIAL – Mais um ano que passa 6

CINFORMANDO – Qual a nota dos alunos para o Magistério e os prefeitos? 10

POLÍTICA “Se vier para PDT, Edvaldo seguirá projeto do partido” 22

PANORAMA – Otimismo com os pés no chão 36

GERAL Desemprego fecha o trimestre encerrado em novembro em 11,2% 42

Ministério credencia municípios para receber gerentes de atenção primária 47

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 3 OFICINA DE ADVOCACIA A importância da caracterização dos atos administrativos nas ações de improbidade administrativa 50

MEDIAÇÃO & ARBITRAGEM Arbitragem: aspectos processuais Lei 9.307/96 e alteração Lei 13.129/15 58

ESPAÇO LITERÁRIO Li e recomendo – O barbeiro de Vila Rica 64

Cantinho da crônica – Feliz Ano Novo 68

ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES uCláudio Sousa (79) 99971-9179 uElenaldo Santana (79) 99949-9262 uVia email: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 4 ÍNDICE t GERAL TOQUE E ACESSE

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 5 OPINIÃO 1/3 EDITORIAL MAIS UM ANO QUE PASSA

Novamente é final de ano, desta feita de um ano singular na história do Brasil, em que parte expressiva da população desligou-se mais de sua vida e de seus projetos para imbrincar- se numa competição estéril e obtusa entre duas facções políticas, que por aqui ainda se chamam direita e esquerda.

De um lado, a velha turma aguerrida, comprometida com as esquerdas, empunhando as desafiadoras bandeiras vermelhas.

Do outro lado, a turma da direita, que reencontrou seu espaço de luta depois de

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 6 OPINIÃO EDITORIAL 2/3

décadas de letargia, agora motivada pela vitória incontestável do capitão Bolsonaro.

As duas facções trocaram acusações e MAIS UM ANO agressões ao longo deste ano, que parece ter voado de tão rápido que passou. QUE PASSA Ao lado dessa sociedade distraída entre Lula e Bolsonaro, tranquilamente, aplica- se em constantes tramas de bastidores o poderosíssimo Congresso Nacional.

Ali, longe do controle popular e sob o guarda-chuva da grande mídia, tenebrosas transações acontecem em favor de interesses corporativos de políticos ordinários, visceralmente comprometidos com o enriquecimento pessoal e a permanência no poder.

Vigilantes, as cortes superiores de justiça, os ministérios públicos, os tribunais de contas, todos buscam um ponto de equilíbrio nesses tempos de excessiva transparência e de exposição gratuita.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 7 OPINIÃO EDITORIAL 3/3

O novo presidente cumpre aquilo que prometeu durante a campanha eleitoral: cortes nas verbas de propaganda oficial; reforma da previdência; reforma trabalhista; aproximação com os Estados Unidos; afastamento de ditaduras; combate à corrupção; recuperação da economia; combate à violência e ao crime organizado etc.

Portanto, não me trasparecem como justos os ataques constantes contra um presidente de um país de dimensões continentais, com todas as suas dificuldades, principalmente porque sequer completou um ano de mandato.

Já se ouvem os sinos que anunciam o raiar de um novo ano, podem-se ouvir os primeiros acordes de um novo hino, em que todos os brasileiros, unidos, demonstrem que o Brasil é uma só nação, que sua bandeira é verde e amarela, que a sua vocação é a democracia, e que a felicidade de todos os brasileiros é o objetivo da luta.

Feliz Ano Novo

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 8 IMPORTANTE Para ler e navegar melhor no seu jornal CINFORM digital, instale a versão gratuita do Adobe Acrobat Reader, acessando o Play Store ou Apple Store do seu celular, tablet ou computador.

TOQUE TOQUE E ACESSE E ACESSE

TOQUE E ACESSE

Receba o seu jornal CINFORM digital GRÁTIS toda semana através do WhatsApp, às segundas e quintas-feiras TOQUE AQUI E CADASTRE-SE

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 9 OPINIÃO 1/12

Habacuque Villacorte CINFORMANDO QUAL A NOTA DOS ALUNOS PARA O MAGISTÉRIO E OS PREFEITOS?

Por HABACUQUE VILLACORTE | [email protected]

Na última sexta-feira (27), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) publicou a já tradicional “Prova Final”, quando os profissionais do Magistério atribuem uma nota de avaliação

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 10 OPINIÃO CINFORMANDO 2/12 a cada município sergipano e ao Governo do Estado. O “galeguinho” Belivaldo Chagas (PSD) e a vice-governadora Eliane Aquino (PT) foram “reprovados” com uma nota “pífia” de 1,3. Um “vexame” ainda maior para quem já foi secretário de Estado da Educação...

Mas a situação não é ruim apenas na rede estadual: 55 municípios sergipanos tiveram nota inferior a média 5,0, ou seja, também foram “reprovados” na “Prova Final” do Magistério sergipano. Do outro lado, por sua vez, teve resposta da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (UNDIME-SE).

As entidades avaliam o resultado negativo como “a opinião PESSOAL e POLÍTICA da cúpula da coordenação do SINTESE de cada município sergipano”, enfatizando a crítica ao fato desses supostos “votantes” representar menos de 10% do total de professores de cada Rede Municipal, ou da sua cúpula estadual, em relação ao Governo do Estado. Não deixa de ser uma acusação dos prefeitos

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 11 OPINIÃO CINFORMANDO 3/12 em uma espécie de “guerra fria” com os profissionais do Magistério.

Este colunista avalia que tanto os professores estão corretos e no direito de reclamarem e reivindicarem melhores condições de trabalho e valorização salarial quanto os prefeitos de não aceitarem ser cobrados e pressionados por dirigentes sindicais que não escondem de ninguém suas tendências e preferências políticas. Mas os “dois lados da moeda” estão errados quando não priorizam os alunos da rede pública, seja ela estadual ou municipal.

É o aluno quem normalmente fica no meio desse “tiroteio de notas”, horas ao lado do professor, horas a favor do prefeito de plantão. O que ele mais precisa é de Educação, de qualidade de ensino. Cada lado puxa para o que mais convém e ninguém se preocupa em ouvir o aluno, o que ele pensa, como ele avalia a situação! O gestor, pelo menos, é avaliado a cada quatro anos. Mas e o professor? Se a Educação pública em Sergipe vai de mal a pior todos têm culpa: quem finge que investe,

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 12 OPINIÃO CINFORMANDO 4/12 quem finge que ensina e quem finge que aprende. Elementar, ou não?

Veja essa! A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que suspende o afastamento do conselheiro Clóvis Barbosa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a medida que o coloca em disponibilidade não punitiva, não tem qualquer efeito sobre a decisão do pleno do TCE que permitiu o retorno do também conselheiro Flávio Conceição ao órgão fiscalizador.

E essa! Verificando a decisão do ministro Gilmar Mendes, ele registra que “não faço aqui qualquer juízo acerca do retorno de Flávio Conceição de Oliveira Neto ao cargo de Conselheiro diante da ilicitude das provas que embasaram a aposentadoria compulsória”, ou seja, diferente de muito do que se tem dito por setores da imprensa, a decisão em nada atinge Flávio e nem obrigada seu afastamento do TCE.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 13 OPINIÃO CINFORMANDO 5/12

TCE I Em cumprimento a medida cautelar do ministro Gilmar Mendes, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio do seu conselheiro-presidente, Ulices Andrade, suspendeu os efeitos do Ato da Presidência nº 40/2019 e, consequentemente, o afastamento do conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, na condição de “disponibilidade não punitiva”, até que sobrevenha nova deliberação do Pleno quanto à sua situação jurídica ou nova decisão emitida pelo STF.

TCE II A decisão da presidência enfatiza que a Corte, conforme prevê seu Regimento Interno, se encontra atualmente em período de Recesso Natalino e, no mês de janeiro, em férias coletivas, de modo que a próxima sessão plenária ocorrerá em fevereiro, quando o colegiado deverá se posicionar sobre a matéria de forma definitiva.

Alô São Cristóvão! Encontra-se transitada em julgado uma decisão judicial favorável ao município de São Cristóvão junto à Agência Nacional de Petróleo,

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 14 OPINIÃO CINFORMANDO 6/12

Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referente à cobrança retroativa de royalties, oriundos da instalação de embarque e desembarque de petróleo e gás natural de origem marítima, nos meses de abril de 2009 a outubro de 2016.

Bomba! A decisão garante ao município o repasse de R$ 83 milhões (valor nominal) a serem atualizados monetariamente até a efetiva data do pagamento, ou seja, hoje o montante passaria dos R$ 150 milhões que começariam a ser repassados parceladamente. A ANP aguarda apenas a ordem judicial de execução da sentença.

Exclusiva! O que muita gente não sabe é que assim que ANP iniciar os repasses para São Cristóvão, a Agência vai descontar nos royalties encaminhados para outros municípios sergipanos, como Laranjeiras, por exemplo, que receberam este montante durante o período. Os valores a serem descontados serão apurados pela ANP de imediato, assim que a sentença começar a ser executada.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 15 OPINIÃO CINFORMANDO 7/12

Falando nisso Os filhos Armando Júnior e Armando Neto são os maiores incentivadores de uma pré-candidatura do pai e ex-prefeito Armando Batalha para ele voltar a comandar São Cristóvão. Acreditam que o pai ainda pode contribuir muito com o município. Os rumores da volta do pai deles à disputa é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias.

São Cristóvão I Em defesa da unidade de todos que fazem oposição à atual administração de São Cristóvão, o ex-prefeito Lauro Rocha declarou apoio à uma pré-candidatura de José Alberto Batista Rocha, o “Betão do Povo”, como pré- candidato a prefeito do município em 2020.

São Cristóvão II Lauro Rocha entende que, unida, a oposição reúne totais condições de reverter o quadro político no município. “Na eleição de 2016 nossa candidatura teve quase sete mil votos e a de Betão teve mais de 6.500. Vamos somar ainda com Carlos Vilão, com Cézar Cardoso do PMN

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 16 OPINIÃO CINFORMANDO 8/12 e com os demais amigos que estão insatisfeitos com o que vem acontecendo em São Cristóvão”.

Rejeição No entendimento dos líderes da oposição no município a atual gestão concentra seu trabalho em transmitir uma realidade nas redes sociais que não existe e que basta visitar as comunidades, conversar com a população, que qualquer um pode perceber a rejeição do atual prefeito Marcos Santana.

Lauro Rocha “Talvez eu nem seja mais candidato, mas eu entendo que o melhor nome da oposição para liderar esse processo contra o prefeito é Betão. Acho que ele reúne condições de encabeçar a chapa e que pode sair vencedor na próxima eleição. Vamos conversar com os demais líderes e buscar a unidade, mas eu já antecipo meu apoio a Betão”, completou Lauro Rocha.

Almeida Lima I Em recente almoço oferecido à imprensa, o ex-senador Almeida Lima e ex-secretário

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 17 OPINIÃO CINFORMANDO 9/12 de Estado da Saúde, não confirmou que é candidato a prefeito de Aracaju em 2020, mas não esconde de ninguém seu desejo de voltar à comandar a cidade. Falou, inclusive, em possíveis alianças políticas e, principalmente, com quem ele não pretende caminhar junto.

Almeida Lima II Almeida Lima apenas ratificou que não estará no palanque do prefeito Edvaldo Nogueira e, em tom amistoso no almoço servido em sua casa, estranhou a movimentação política do prefeito de Aracaju: “vejo o comunista e ideológico Edvaldo Nogueira andando com a direitona! É isso?”, ironizou.

Licitação do Transporte Entre os vários assuntos comentados no almoço com a imprensa, o ex-senador tratou com este colunista e outros colegas jornalistas sobre temas que giram em torno da administração municipal, como a licitação do transporte coletivo. Ele demonstra ter ideias neste sentido.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 18 OPINIÃO CINFORMANDO 10/12

Olhar para o povo Questionado por outro jornalista se ele tem algum prejuízo em ser candidato a prefeito pelo Partido Verde, Almeida apenas lembrou que esta não é sua preocupação e que, se realmente for para a disputa, sua intenção é buscar o convencimento e a compreensão do povo sobre suas propostas.

CGU I Recente levantamento feito pela Controladoria- Geral da União (CGU) em um pregão eletrônico que deu a origem a um contrato firmado entre a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a empresa Propag Turismo Ltda, constatou a realização de “licitação com quantidade superestimada em relação às reais necessidades da CBHb”.

CGU II A CGU também constatou “critério de desempate em desacordo com a Lei 8.666/93; desclassificação de licitante sem motivo justificado; indeferimento sumário do recurso sem conceder ao licitante o prazo de três dias para a apresentação de suas razões previsto no

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 19 OPINIÃO CINFORMANDO 11/12 edital da licitação; exigência, no edital do Pregão Eletrônico, de apresentação pelas de, no mínimo, dois atestados de capacidade técnica contrariando decisão do Tribunal de Contas da União”;

Mais indícios E não parou por ai a aferição dos técnicos da CGU! Também se constatou “o Termo de referência com quantidades superdimensionadas dos serviços objeto da licitação; compras de passagens aéreas internacionais através de reservas separadas para o trajeto de ida e para o de volta, com possibilidade de pagamento mais caro dos bilhetes; além da não disponibilização, pela agência de viagem, de nota fiscal emitida pelo prestador de serviço”. Senhores “passageiros” apertem os cintos...

Alô Amparo! A eleição de 2020 da pequena cidade de Amparo do São Francisco começa a esquentar e uma possível aliança entre o Eldinho Vieira, o ex-prefeito Atevaldo e o vereador Clélio Vieira começa a se consolidar. A estratégia de unir a oposição pode prejudicar os projetos do

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 20 OPINIÃO CINFORMANDO 12/12 atual prefeito Franklin Freire, cuja gestão anda bastante desgastada junto à população.

Jeane de Aparecida O presidente regional do Democratas, José Carlos Machado, reuniu-se essa semana, em Itabaiana, com a líder política de Nossa Senhora Aparecida, Jeane Barreto, a “Jeane da Farmácia”. Em pauta, um convite para que a pré-candidata a prefeita do município em 2020 se filie ao DEM e fortaleça a sigla no estado. Machado conhece o potencial político de Jeane e do franco favoritismo para próximo pleito e deseja tê-la como aliada e, futuramente, ampliar o quadro de gestores do Democratas em Sergipe.

Aval de Valmir Hoje no PL (Partido Liberal) e aliada de primeira ordem do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, a empresária só aceitará a troca de partido com o aval de Valmir e depois de consultar seus aliados em Aparecida.

CRÍTICAS E SUGESTÕES [email protected] e [email protected]

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 21 1/12 POLÍTICA

ENTREVISTA Fábio Henrique ARQUIVO PESSOAL

“SE VIER PARA PDT, EDVALDO SEGUIRÁ PROJETO DO PARTIDO”

lFábio Henrique diz que sua pré-candidatura em Socorro está 70% confirmada

Por HABACUQUE VILLACORTE

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 22 POLÍTICAENTREVISTA 2/12

CINFORM: Iniciando a entrevista, vamos direto à pergunta que não quer calar: o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, vem mesmo para o PDT? O convite foi formulado pela nacional?

Fábio Henrique: Posso lhe dizer que as conversas neste sentido estão muito avançadas, mas só quem pode dizer se vai se filiar ou não no PDT é o próprio Edvaldo Nogueira. O convite foi feito por mim há mais de um ano e está mantido! As portas do PDT estão escancaradas para ele e o convite foi sim referendado pela nacional. Se decidir vir, Edvaldo será recebido de braços abertos por todos nós.

E quanto à disputa pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro? Você será ou não pré-candidato a prefeito novamente? De 0% a 100%, qual a chance de Fábio Henrique disputa as próximas eleições no município? O PDT já confirmou que terá candidato a prefeito em Nossa Senhora do Socorro no próximo ano. Isso é fato

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 23 POLÍTICAENTREVISTA 3/12 consumado. De 0% a 100% eu diria que hoje nós estaríamos 70% encaminhados neste sentido, mas esta é uma decisão que só tomaremos no momento certo, lá na frente e em grupo. (INTERROMPIDO)

“O que tem de obra no município hoje foi iniciado ou contratado por mim ou estava com o dinheiro já na conta”

Mas e como ficaria o prefeito Edvaldo Nogueira caso realmente se filie ao PDT? Vai apoiar o projeto político em Socorro ou vai caminhar com o prefeito Padre Inaldo, que deverá disputar a reeleição? Se vier para PDT, Edvaldo seguirá o projeto do partido! Ele integrará o projeto político da legenda em todo o Estado de Sergipe, inclusive em Nossa Senhora do Socorro. Isso é algo natural...

Já existem rumores e especulações de que a vereadora Maria da Taiçoca (PSD) será

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 24 ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 25 POLÍTICAENTREVISTA 4/12 candidata a vice em uma chapa encabeçada por Fábio Henrique? O encaminhamento que vem sendo “costurado” é neste sentido? Também temos conversas bem adiantadas o grupo da vereadora Maria da Taiçoca sim, inclusive com a participação do amigo e deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Mas não é hora de falar em formação de chapa, de acertar alianças políticas. Temos que trabalhar focados para ajudar a população de Nossa Senhora do Socorro. No momento certo a gente trata de candidaturas.

É verdade que em meio a este entendimento político com Fábio Mitidieri e Maria da Taiçoca, também passa o senador Rogério Carvalho (PT)? Vocês conversaram politicamente? O PT pode compor esse projeto do PDT de voltar à prefeitura de Socorro? Não tivemos nenhuma conversa, por enquanto. Mas, se evoluir, não vejo problema em procurar o PT e Rogério Carvalho. Ele é meu amigo e temos uma relação muito boa. E Kleverton (Siqueira – pré-candidato a prefeito de Socorro pelo PT) foi meu secretário

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 26 POLÍTICAENTREVISTA 5/12 municipal por sete anos. Respeito o momento dele e a decisão (pré-candidatura), temos uma relação muito boa e de respeito.

CINFORM: E quanto ao ex-prefeito e ex-deputado Zé Franco? Vocês têm conversado? Existe possibilidade de retomarem aquela aliança antiga? Também tenho uma relação muito boa com ele. Respeito, inclusive a intenção dele de ser pré- candidato a prefeito novamente. Vou procura- lo sim para conversar e se não der para a gente caminhar juntos, paciência! Mas eu o procurarei sim.

Voltando a Edvaldo Nogueira, outra pergunta que é feita em todas as rodas políticas: ele vem para assumir o comando do PDT em Sergipe? O partido vai participar da administração municipal de Aracaju? Qual o entendimento? Por uma questão de justiça, em nenhuma das nossas conversas o prefeito Edvaldo exigiu essa coisa de comando do partido. Nunca tratamos disso! O que ele quer, e é natural, é a garantia de ser candidato

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 27 POLÍTICAENTREVISTA 6/12 pelo partido a prefeito de Aracaju em 2020 e isso ele já tem. E nada mais natural do que ele ter o comando do Diretório da capital. Sobre a gestão posso lhe assegurar que, hoje, o PDT não tem nenhuma participação na prefeitura e isso também não foi tratado hora alguma com Edvaldo. Tratamos apenas de política! Agora, a partir do momento em que ele estiver filiado ao partido, não é uma exigência, mas também não será problema se o partido passar a compor a administração. Acho que isso é algo normal se acontecer...

E quanto a São Cristóvão? Seu irmão Adílson Júnior, atual vice-prefeito, deixou o PDT. O que houve? Existiu algum problema com o atual prefeito do município? Júnior está indo para o PSD atendendo a um convite do nosso amigo e deputado Fábio Mitidieri. Isso passa por projetos que temos não apenas em São Cristóvão e em Nossa Senhora do Socorro, mas em todo o Estado. Júnior tem “carta branca” de Mitidieri até para ser candidato a prefeito se for o entendimento. Mas pretendemos discutir a sucessão com o prefeito

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 28 POLÍTICAENTREVISTA 7/12

Marcos Santana. Se não houver espaço, aí eles vão decidir o que fazer. Quanto ao PDT o partido ficará sob o comando do vereador Djalma e continuará fortalecido na cidade.

“Sobre esse débito que ele (prefeito) fala eu afirmo: é fake News do Padre Inaldo!”

Esse seu entendimento com Mitidieri e com Edvaldo Nogueira sinaliza uma aproximação do governador Belivaldo Chagas? Se o prefeito de Aracaju vier para o PDT, o “galeguinho” vai para qual palanque em Socorro? Tenho uma relação muito boa com o governador e isso ficou claro na questão das emendas que eu procurei ouvi-lo até para ter conhecimento das demandas. Tratamos sobre algumas questões políticas, ouvi a orientação dele e já me coloquei à disposição da gestão como deputado federal. Temos que ajudar Sergipe. Sobre a participação no

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 29 Fale conosco

ESTE É O NÚMERO DO ATENDIMENTO CINFORM: (79)3304-5414 PARA MAIS INFORMAÇÕES, TIRAR DÚVIDAS,SUGESTÕES, OU MESMO PARA ANUNCIAR,SOLICITANDO UMA VISITA.

ANUNCIE AQUI CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES

Cláudio Sousa (79)99971-9179 email: [email protected]

Acesse mais notícias www.cinform.com.br

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 30 POLÍTICAENTREVISTA 8/12 governo nós nunca apresentamos nada e ele também nunca ofereceu. Sobre o palanque, eu acredito que o governador estará no palanque do prefeito de Socorro que foi quem votou nele. Pode ser que não estejamos juntos em Socorro, mas sim em Aracaju ou em outros municípios. Cada cidade tem sua história.

Agora falando como um possível pré- candidato a prefeito de Socorro, qual a sua avaliação sobre os três anos da administração do prefeito Padre Inaldo? Ele lhe acusa de deixar um débito milionário na prefeitura. Procede? Você foi condenado recentemente, por que? (A gestão do Padre) vem capengando! Sobre esse débito que ele (prefeito) fala eu afirmo: é fake News do Padre Inaldo! Quando você quer denunciar uma dívida, você o faz no início da gestão e não três anos depois! O que sempre existiu é um débito junto ao INSS que a maioria dos municípios tem! É algo histórico. O prefeito quer passar a impressão de malversação de dinheiro público, mas das minhas oito contas anuais, sete já foram aprovadas pelo Tribunal de Contas.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 31 POLÍTICAENTREVISTA 9/12

Sobre essa condenação, foi sim em primeira instância, causada pela contratação de um dentista para atuar em um posto de saúde. Não foi por roubo, safadeza ou malandragem! Recorremos e vamos discutir isso mais para frente porque entendemos que a contratação de um profissional não deve ser caso de improbidade. Basta lembrar que dos últimos 14 anos em Socorro, um único concurso público foi realizado e na minha gestão.

Depois de passar oito anos a frente da Prefeitura de Socorro, dá para destacar algum setor que piorou na atual gestão do Padre Inaldo? Piorou tudo! Basta você perguntar ao povo de Socorro! O que tem de obra no município hoje foi iniciado ou contratado por mim ou estava com o dinheiro já na conta. Todas as obras que o prefeito inaugurou ou ainda vai inaugurar foram deixadas por mim e com os recursos assegurados. Eu nem disse que sou candidato a prefeito e todas as pesquisas posicionam bem o meu nome. O primeiro prefeito que eu ofereci o meu gabinete em Brasília (DF) foi ele

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 32 POLÍTICAENTREVISTA 10/12

(Padre Inaldo), mas ele abriu mão de R$ 10 milhões de emendas para colocar as questões políticas acima dos interesses do município. O que é muito ruim...

“O que Edvaldo quer é a garantia de ser candidato pelo PDT a prefeito de Aracaju e isso ele já tem”

E quanto ao deputado estadual Doutor Samuel Carvalho (Cidadania)? Ele também é pré-candidato a prefeito de Socorro. Existe alguma possibilidade dele ou de você indicar o vice em uma chapa, formalizando uma aliança? Nossa relação também é muito boa e eu também acho legítima essa intenção dele de se candidatar. Não vejo nada demais e nunca tratamos da possibilidade de fazer uma composição. Possibilidades sempre existem, mas neste momento o PDT mantém o desejo de ter candidato a prefeito de Socorro.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 33 POLÍTICAENTREVISTA 11/12

Falando um pouco agora da Reforma da Previdência. Em Brasília você teve posição aberta contra a proposta do governo de Jair Bolsonaro. E aqui em Sergipe? Como você avalia a Reforma de Belivaldo que apenas fez uma adequação em relação à nacional? Por uma questão de coerência, se eu fiquei contrário lá em BSB, não poderia ter uma posição diferente aqui em Sergipe. Se fosse deputado estadual eu votaria contra! Agora eu não conheço o texto da Reforma proposta em Sergipe e fique contra no Congresso porque no meu entendimento quem vai pagar a conta é justamente quem ganha um ou dois salários mínimos! Vão tirar de quem ganha menos! O governo estadual tem o problema do déficit da Previdência. Lá em Brasília Bolsonaro poderia fazer de outras formas, compensando indo em cima das grandes fortunas. Eu continuo fazendo oposição responsável e votando a favor daquilo que for positivo para o nosso Brasil.

Concluindo a entrevista, como você avalia este seu primeiro ano de mandato na Capital Federal? Eu, particularmente, considero que foi muito bom, muito positivo. Tivemos uma atuação

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 34 POLÍTICAENTREVISTA 12/12 destacada no Congresso Nacional, discutindo assuntos do interesse do povo sergipano. Não tenho nenhuma falta, fui um dos que mais usou a tribuna e apresentou projetos. Fui, inclusive, reconhecido pelo Congresso em Foco como um dos parlamentares mais atuantes. Isso me anima para que no próximo ano o nosso mandato seja ainda mais presente e eficiente.

BAIXE JÁ NOSSO APP Todas as notícias do CINFORM na palma da sua mão, a qualquer hora, em qualquer lugar

TOQUE AQUI PARA BAIXAR

A NOVA ERA DA NOTÍCIA

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 35 POLÍTICA 1/6

André Barros PANORAMA

OTIMISMO COM OS PÉS NO CHÃO

Na sexta-feira passada, o governador Belivaldo Chagas foi nosso convidado especial no jornal matinal da Nova Brasil FM e, muito diferente daquele cidadão que entrevistamos logo no início de 2019, ao tomar posse como governador de Sergipe, deparamo-nos com um político completamente diferente, descontraído, leve. Podemos dizer até... repaginado.

O pessimismo de outrora deu lugar a

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 36 POLÍTICA 2/6 um otimismo centrado nas perspectivas de investimentos para 2020, fruto do planejamento estratégico realizado pelo governo do Estado, por meio da modernização da gestão e do equilíbrio fiscal. Belivaldo, sem dúvidas, era um outro homem ao falar.

“Desde o início, optei em ser sincero e transparente com a população e mostrar que nós estávamos num período de dificuldades financeiras e que era preciso fazer ajustes. Agora estamos mais otimistas porque efetivamente fizemos o dever de casa para chegarmos agora no mês de dezembro e poder dizer que, para aquecer a economia, de 30 de novembro até 30 de dezembro, nós injetamos o equivalente a R$ 520 milhões, só em pagamentos de salários”, destacou. De acordo com o governo, quase a totalidade dos servidores, cerca de 53 mil deles, já haviam acessado o 13ºsalário, até a realização da entrevista no rádio.

O governador comentou também sobre

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 37 POLÍTICA 3/6 a reavaliação de crédito de Sergipe junto à Caixa Econômica Federal. E assim, o estado passou a ter acesso a uma linha de empréstimo de até R$ 500 milhões para infraestrutura rodoviária. Por conta disso, a Assembleia Legislativa aprovou um pedido de autorização de empréstimo imediato da ordem de R$ 200 milhões para rodovias. Ou seja, recursos suficientes para reconstruir 250 km de rodovias completamente destruídas pelo tempo. Uma ótima notícia para início das obras ainda em fevereiro.

MELHORIA DOS SERVIÇOS O governador destacou a melhoria dos serviços prestados na área da saúde e na segurança pública ao longo do ano. “Na saúde, zeramos a fila da radioterapia, além disso, resolvemos alguns problemas no Huse, destaque para parceria que tivemos com o Hospital Cirurgia nas cirurgias vasculares. Tenho que destacar também o trabalho na SSP e agradeço a todos os policiais civis militares que tiveram a compreensão de que para avançar, precisávamos melhorar os

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 38 POLÍTICA 4/6 números para poder dar uma maior sensação de segurança à sociedade”, disse.

ADEQUAÇÃO À PREVIDÊNCIA O governador justificou a necessidade de adequação da Previdência do Estado ao sistema previdenciário nacional. “Nós vamos encerrar o ano de 2019, com o déficit da Previdência em torno de um R$ 1,2 bilhão. E, se eu não fizesse essa adequação na Previdência que foi feita pelo Governo Federal, nós teríamos, em dezembro de 2020, um déficit de R$ 1,430 bilhão (um bilhão e quatrocentos e trinta milhões), portanto mais R$ 230 milhões de déficit. Com esta adequação, em 2020, a gente vai ter uma economia de R$ 140 milhões aproximadamente, considerando o fato de que as alíquotas entrarão em vigor só a partir de abril. Se essa adequação não fosse feita agora, no futuro, ninguém iria poder dar aumento para o servidor, fazer correção de inflação e obras, nem investir em Sergipe”, colocou.

ORLA SUL Para alavancar o turismo no estado, o

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 39 POLÍTICA 5/6 governador falou sobre um investimento de R$ 30 milhões para a construção da Orla Sul. “Serão 2,5km, parte com recursos próprios e outra parte com recursos que estão sendo alocados pelos parlamentares da nossa bancada federal. A previsão é que no final de fevereiro ou na primeira semana de março, a gente já dê a ordem de serviço para começar. Serão três trechos no que chamamos da primeira etapa. Um projeto muito bonito, que dará uma nova vida àquela região e a Aracaju”, frisou.

PROINVESTE O governador comentou também sobre obras que estão em fase de conclusão. “Nós temos cerca de R$ 60 milhões do Proinveste. Conseguimos prorrogar para mais um ano para concluir cinco obras. A rodovia que liga Itabaiana a Itaporanga; a rodovia que liga Pirambu a Pacatuba; o Ceasa de Itabaiana, faltando apena o entorno; o Centro de Convenções. Temos também o IML, em Socorro, que também estamos fazendo com recursos

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 40 POLÍTICA 6/6 do Proinveste. Além disso, temos o Programa Águas de Sergipe que estamos concluindo uma grande obra no município de Itabaiana, especificamente na sede, são cerca de R$ 70 milhões em esgotamento sanitário naquela região”, destacou.

CENTRO DE CONVENÇÕES Sobre o Centro de Convenções, o governador disse que a perspectiva é de que esteja concluído em julho de 2020. O Centro de Convenções vai estar pronto no mês de julho para entrar em efetivo funcionamento em janeiro de 2021, porque estamos fazendo uma PPP, que já está bastante avançada para que esse grupo que venha ter esse direito à concessão do espaço. São cerca de R$ 10 milhões em investimentos para dar condições de funcionamento. O Centro de Convenções tem parte do Proinveste e parte de emendas de parlamentares, mas os recursos estão garantidos para essa conclusão”, pontuou.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 41 GERAL 1/5 GERAL DESEMPREGO FECHA O TRIMESTRE ENCERRADO EM NOVEMBRO EM 11,2%

lEmprego com carteira de trabalho assinada chegou a 33,4 milhões

Por ANA CRISTINA CAMPOS | Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

A taxa de desocupação no país fechou o trimestre encerrado em novembro em 11,2%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 42 GERAL 2/5 DIVULGAÇÃO

Estatística (IBGE). O estudo, divulgado hoje (27), considera desocupadas as pessoas que estão sem emprego, mas que buscaram efetivamente um trabalho nos 30 dias anteriores à coleta dos dados. O levantamento aponta que 11,9 milhões de pessoas compõem a população desocupada.

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação caiu 0,7 ponto percentual no trimestre de junho a agosto, que ficou em 11,8% e foi inferior 0,4 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2018, de 11,6%.

A população desempregada teve redução em ambas as comparações, de menos 5,6%,

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 43 GERAL 3/5 ou 702 mil pessoas a menos, em relação ao trimestre de junho a agosto, e de menos 2,5%, 300 mil pessoas a menos, em relação ao mesmo trimestre de 2018.

Em relação à população ocupada, o levantamento mostra que são 94,4 milhões, novo recorde da série histórica iniciada em 2012. A população ocupada cresceu 0,8%, com mais 785 mil pessoas trabalhando em relação ao trimestre anterior e 1,6%, mais 1,5 milhão de pessoas, em relação ao mesmo trimestre de 2018.

“Em termos de ocupação, a gente tem o ano de 2019 com crescimentos sucessivos da população ocupada. Em novembro, a gente chega a 94,4 milhões de pessoas ocupadas com várias atividades absorvendo trabalhadores, como indústria, comércio, serviços. Isso é bastante positivo”, disse a gerente da Pesquisa Adriana Beringuy.

Carteira assinada - O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, sem incluir trabalhadores

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 44 GERAL 4/5 domésticos, chegou a 33,4 milhões, crescimento de 1,1%, ou seja, mais 378 mil pessoas com carteira assinada em relação ao trimestre anterior e 1,6%, mais 516 mil pessoas, ante o mesmo trimestre de 2018. A categoria dos empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado, de 11,8 milhões de pessoas, ficou estatisticamente estável em ambas as comparações.

Segundo Adriana Beringuy, o aumento

BAIXE JÁ NOSSO APP Todas as notícias do CINFORM na palma da sua mão, a qualquer hora, em qualquer lugar

TOQUE AQUI PARA BAIXAR

A NOVA ERA DA NOTÍCIA

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 45 GERAL 5/5 dos trabalhadores com carteira assinada foi impulsionado pelas contratações no comércio. “O comércio teve uma contratação importante no trimestre que se encerrou em novembro. Esta é uma época em que esse setor costuma contratar mais em virtude das datas festivas”.

De acordo com o IBGE, “o número de trabalhadores por conta própria, novo recorde na série histórica, chegou a 24,6 milhões de pessoas, e cresceu nas duas comparações: 1,2% (mais 303 mil pessoas) frente ao trimestre móvel anterior e 3,6% (mais 861 mil pessoas) em relação ao mesmo período de 2018”. O rendimento médio real habitual de R$ 2.332 no trimestre terminado em novembro de 2019 não teve variação significativa em nenhuma das comparações.

A pesquisa também indica que 65,1 milhões de pessoas não estão trabalhando, nem procurando trabalho. Esse dado mostra estabilidade tanto em relação ao trimestre de junho a agosto de 2019 quanto em relação ao mesmo trimestre de 2018.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 46 GERAL 1/3

DIVULGAÇÃO

MINISTÉRIO CREDENCIA MUNICÍPIOS PARA RECEBER GERENTES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 47 GERAL 2/3

O Ministério da Saúde deu início ao credenciamento dos municípios que receberão ajuda financeira para ampliar os serviços de atenção primária - aquela que cuida do atendimento, prevenção de agravamento de doenças, reabilitação e redução de danos à saúde - na rede pública. Ao todo, nesse primeiro momento, 1.084 gerentes de saúde serão distribuídos por 319 municípios, em 23 estados.

Em nota, o ministério informa que os gerentes de atenção primária estarão exclusivamente dedicados à administração e organização de processos de trabalho nas Unidades de Saúde da Família (USF), “o que deve melhorar o fluxo de atendimento desses postos”. Os gerentes serão responsáveis, ainda, pela interlocução com outras unidades da rede de saúde, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais da rede pública.

A iniciativa visa retirar as funções administrativas que são cumpridas por enfermeiros - que estarão à disposição

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 48 GERAL 3/3 para atendimento da população durante toda a jornada de trabalho - e deixá-las a cargo dos novos gerentes, que não farão atendimentos de saúde.

O custo inicial do programa é de R$ 1,5 milhão em 2019, mas o repasse para 2020 será de R$ 18,5 milhões. O Ministério da Saúde exige que os gerentes de atenção primária sejam profissionais com formação de nível superior, preferencialmente com experiência na área. A remuneração varia de R$ 713 a R$ 1.426.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 49 GERAL 1/8

Dr. EDUARDO RIBEIRO

A IMPORTÂNCIA DA CARACTERIZAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS NAS AÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Por Emanuel Messias Barbosa Moura Juinior

Ainda que não seja recente, o debate sobre o tema improbidade administrativa sempre está na moda e continua provocando discussões acaloradas.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 50 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 2/8

Nesse campo, o que é probidade administrativa? Os estudiosos do direito afirmam ser aquele comportamento sublime, indene de dúvidas, ético, respeitoso à coisa pública (res publica). Lembro de “seu Horácio”, Horácio Fernandes Fontes, prefeito de Boquim, que fiscalizava as obras municipais trafegando com seu fusquinha, destacando que o dinheiro público não deveria ser gasto com o transporte do gestor, mas aplicado para os munícipes. Bons tempos!

A Lei 8.429/1992 (LIA) que trata do tema elenca, nos artigos 9º. a 11, quais são os comportamentos que estão no seu foco: atos que importam enriquecimento ilícito (art. 9º); atos que causam prejuízo ao erário (art. 10) e atos que violam princípio da Administração (art. 11).

Temos notado, nas lides conduzidas pelo escritório ao longo do tempo, talvez pelo açodamento de alguns, a ausência dos elementos que permitem a denúncia. Não é incomum o cliente procurar a assessoria jurídica do escritório sem ter claro qual

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 51 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 3/8 comportamento na gestão permitiu a sua inclusão no polo passivo da ação.

Sujeitos ativos do ato de improbidade são os agentes públicos ou terceiros que concorram para o ato, ou dele se beneficiem. Agentes públicos são todas as pessoas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exercício de alguma função estatal.

Dispõe o artigo 3º da Lei de Improbidade Administrativa que as sanções previstas são aplicáveis a todos que participem do ato ilegal, portanto pelo princípio da isonomia previsto no artigo 5º, caput da Constituição Federal, todos

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 52 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 4/8 os envolvidos serão acionados. Inclusive, a bem dizer, notável contribuição tem dado a doutrina e a jurisprudência ao delimitar o que de fato é comportamento ímprobo, ilegal.

Improbidade é figura que exige essencial intencionalidade delitiva, a vontade ativa e efetiva de praticar ato sabidamente inadmitido pelo direito. Trata-se da má-fé plenamente caracterizada, ou seja, é a má intenção do agente, o dolo, translúcido, configurado.

Ninguém, portanto, é ímprobo por acaso, nem desonesto por imperícia, nem “velhaco” por imprudência, nem inidôneo se não quiser sê-lo ostensiva e propositadamente. É ato volitivo.

Embora transcorridos quase vinte anos desde a promulgação da Lei nº 8.429/1992, é factível que o processo de construção dogmática dos denominados “atos de improbidade administrativa” ainda não alcançou contornos definitivos. Um dos aspectos mais controversos diz respeito aos

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 53 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 5/8 contornos conceituais e à funcionalidade que a denominada má-fé ostenta nesse processo. De modo algo paradoxal, a expressão, embora citada com relativa frequência pela jurisprudência, raramente tem o seu significado explicitado com observância de padrões mínimos de objetividade, isso para fins de apreensão do interlocutor, e muito menos é esclarecida a natureza de sua influência no âmbito da teoria dos atos de improbidade. Não é incomum que as referências à má-fé, quando existentes, limitam-se à afirmação de que ela está presente e a improbidade administrativa configurada, ou que, por não estar caracterizada, deve ser afastada a incidência da Lei nº 8.429/1992. (GARCIA, Emerson et ALVES, Rogério Pacheco. Improbidade Administrativa. 9ª ed., Rio de Janeiro: Lúmen Júris (e-book), 2017).

Remansosa jurisprudência tem tratado do tema, sempre com o mesmo entendimento:

(...) Os atos ímprobos descritos no artigo 11 da

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 54 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 6/8 lei 8.429/92 não se confundem com simples ilegalidades administrativas ou inaptidões funcionais, devendo apresentar alguma aproximação objetiva com a essencialidade da improbidade, consubstanciada na inobservância dos princípios regentes da atividade estatal — legalidade, impessoalidade, honestidade, imparcialidade, publicidade, eficiência e moralidade. Numa palavra, a desonestidade.

A textura aberta do preceito exige, para evitar resultados sem razoabilidade, um certo temperamento na sua aplicação, para que meras irregularidades não sejam consideradas atos ímprobos e atraiam as consequências severas da lei. A moralidade, por ser um princípio de conceito indeterminado, vago, necessita estar associado a outros princípios, como o da legalidade.

[…] A má-fé, caracterizada pelo dolo, é que deve ser apenada. Não é toda ilegalidade e/ ou imoralidade que caracterizam um ato de

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 55 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 7/8 improbidade. No STJ e no STF o tema tem sido tratado com a mesma galhardia, a exemplo do REsp 1558038/PE, da relatoria do Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, 1ª. Turma, DJe 09/11/2015:

ALEI 8.429/92 É DESTINADA A PRESERVAR O VALOR DA PROBIDADE NA GESTÃO DA COISA PÚBLICA, POR MEIO DO COMBATE AO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DE AGENTES PÚBLICOS, O DANO AO ERÁRIO E A VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS NUCLEARES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. NÃO SE CONFUNDE IMPROBIDADE COM A MERA ILEGALIDADE, OU COM UMA CONDUTA QUE NÃO SEGUE OS DITAMES DO DIREITO POSITIVO. ASSIM FOSSE, A QUASE TOTALIDADE DAS IRREGULARIDADES ADMINISTRATIVAS IMPLICARIAM VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. (...) HÁ QUE SE TER COMO REFERENCIAL O ATO DO AGENTE PÚBLICO FRENTE À COISA PÚBLICA A QUE FOI CHAMADO A ADMINISTRAR. O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, NO JULGAMENTO DO RESP 1.558.038-PE, ADUZIU

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 56 GERAL OFICINA DE ADVOCACIA 8/8

QUE SOMENTE SE CLASSIFICAM COMO ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA AS CONDUTAS DE SERVIDORES PÚBLICOS QUE CAUSAM VILIPÊNDIO AOS COFRES PÚBLICOS OU PROMOVEM O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO PRÓPRIO AGENTE OU DE TERCEIROS, EFEITOS INOCORRENTES NESTE CASO. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. DESPROVIMENTO DO RECURSO.

Na mesma direção segue o RE 6838385, da relatoria do Ministro Gilmar Mendes, aqui não transcrito por razões de enquadramento de espaço da coluna.

Portanto, sem a vontade de delinqüir, de lesar, de tirar ilegítimo proveito, de locupletar- se indevidamente, de enriquecer ilicitamente, ninguém pode ser inquinado de improbidade, uma vez que essa pecha somente tem sentido técnico-jurídico, e mesmo lógico, se e quando imputada ao mal-intencionado, ao desonesto de propósitos, ao golpista, ao escroque. lEmanuel Messias Barbosa Moura Juinior – DAdvogado, Professor, especialista em Improbidade Administrativa, sócio do Escritório EDUARDO RIBEIRO ADVOCACIA e membro da ADVOGAR Oficina de Advocacia

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 57 GERAL 1/6

Editora: LÍVIA MELO

ANA SARMENTO

Arbitragem: aspectos processuais Lei 9.307/96 e alteração Lei 13.129/15

Por LAURA AMORIM

A Arbitragem é um instituto de resolução de conflitos largamente utilizado em todo o mundo, mas pouco usual no Brasil. As demandas que poderiam ser solucionadas por Arbitragem são encaminhadas sempre ao judiciário gerando custos elevadíssimos ao estado.

Os casos solucionados por Arbitragem geralmente são de altas somas, mas como

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 58 GERAL MEDIAÇÃO & ARBITRAGEM 2/6 uma das características principal do instituto é o sigilo, somente os casos em que as partes não exigem o sigilo é que caem em conhecimento público, ou quando as sentenças arbitrais – denominação legal no Brasil, passa a ser executada no judiciário.

Dá-se conhecimento ao cidadão comum e aos juristas de que a Arbitragem é uma opção segura às partes para dirimirem seus conflitos e uma forma de buscar pela justiça, sem que para isso seja utilizada a estrutura estatal.

1 CONCEITO Segundo GARCEZ, José Maria Rossani, a arbitragem “consiste no método parajurisdicional mais complexo e certamente o mais efetivo para solução de conflitos de natureza privada que possam ser objeto de disposição pelas partes mediante convenção privada”

Para Carlos Alberto Carmona, é ‘mecanismo privado de solução de litígios’ ; a arbitragem é ‘meio alternativo de solução de controvérsias

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 59 GERAL MEDIAÇÃO & ARBITRAGEM 3/6 através da intervenção de uma ou de mais pessoas que recebem seus poderes de uma convenção privada’

Corrobora Irineu Strenger “a arbitragem é instância jurisdicional prática em função de regime contratualmente estabelecido para dirimir controvérsias entre pessoas de direito privado ou público, com procedimentos próprios e força executória perante os tribunais estatais.’

Portanto, é uma justiça privada, espécie de justiça, que não pertence `a jurisdição estatal e que necessita da outorga, permissão expressa das partes para que o arbitro (s), usando de todos os meios necessários a seu esclarecimento e convencimento, sentencie sobre o caso para o qual foi investido como “juiz”.

2 NATUREZA JURÍDICA Neste aspecto, a doutrina se divide. Em geral, prevalece o caráter jurisdicional da arbitragem, entre os doutrinadores.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 60 GERAL MEDIAÇÃO & ARBITRAGEM 4/6

Naturalmente, é uma jurisdição privada, não sendo mantida pelo Estado e nem contendo a obrigatoriedade da justiça comum. Serão as partes que assumindo as despesas (pagamento de árbitros, contratações de peritos, etc.) proporcionarão a atuação do juízo arbitral.

Outro fator que evidencia ser a arbitragem de natureza jurisdicional, é que embora o árbitro não detenha o poder de coerção nem de execução, é equiparado ao juiz “o árbitro é juiz de fato e de direito, e a sentença que proferir não fica sujeita a recurso ou a homologação pelo Poder Judiciário” equiparando-se aos funcionários públicos, devendo agir com independência, discrição, imparcialidade, diligência e competência, sob pena de ser responsabilizado criminalmente.

3 DA CONVENÇÃO ARBITRAL Para elegerem a arbitragem, é necessário que as partes, inclusive administração pública direta ou indireta, tenham capacidade

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 61 GERAL MEDIAÇÃO & ARBITRAGEM 5/6 de contratar e a lide verse sobre direitos patrimoniais disponíveis. A convenção arbitral pode se evidenciar de duas maneiras: pela Clausula Compromissória, ou pelo Compromisso Arbitral.

A Cláusula Compromissória vem inserida em um contrato, ou pode ser colocada em apartada, nos contratos já existentes. (art. 4§ § da Lei 9.307/96). É preventiva, pois anterior ao conflito. O Compromisso Arbitral, se dá posterior ao conflito, e será formatado em uma Câmara de Mediação e Arbitragem escolhida pelas partes, que contratarão os serviços de um árbitro, para que ele julgue a questão em conflito.

4 AS VANTAGENS DO INSTITUTO DA ARBITRAGEM São inúmeras as vantagens que o instituto da arbitragem promove às partes que dele se utilizam, mas, a mais estimulante é a celeridade. Na arbitragem a fase de cognição e de instrução se reduz a cento e oitenta (180) dias, a contar da

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 62 GERAL MEDIAÇÃO & ARBITRAGEM 6/6 instituição da arbitragem. Outra vantagem na Arbitragem, se for de vontade e determinação das partes, o processo é sigiloso. Ainda, especialidade do Árbitro e o baixo custo. Facilmente entendido quando se compara o tempo do processo o gasto público (do cidadão) e o stress da espera por uma solução.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Embora assunto vastíssimo em nosso ordenamento jurídico, que nos oferece muitas nuances de pesquisa, dentro do que se propôs pode-se concluir que a Lei de Arbitragem vigente no ordenamento brasileiro é mais um mecanismo de acesso a justiça, um método apropriado à resolução dos mais diversos tipos de conflitos. E pode ser utilizada em diversos institutos civis como: cobrança, contratos de consumo, partilha de bens, e nas relações de comércio nacional e internacional.

lLaura Amorim – DOUTORANDA em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), Buenos Aires, Argentina. MESTRA EM DIREITO pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2009, com ênfase em Ambiental e Novos Direitos. Advogada, Mediadora judicial cadastrada no CNJ e TJ/SE. ARBITRA associada na Câmara de Mediação e Arbitragem - MEDIA.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 63 GERAL 1/4

Edvar Freire L i Recomendo

O barbeiro de Vila Rica

AUTOR EDITORA Fuad G. Yazbeck Record

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 64 GERAL 2/4

Se falarmos de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, todo mundo conhece ou já ouviu falar. Agora, vocês precisam conhecer “O barbeiro de Vila Rica”, história ricamente detalhada da Inconfidência Mineira e de um homem que acreditou no sonho de construir uma nação livre do domínio de Portugal, em uma colônia fortemente armada por tropas lusitanas e aparelhada para impedir qualquer indício de sublevação, ou mesmo de simples insatisfação para com Maria I, a todo- poderosa rainha encastelada na Corte.

Foi louvável a pesquisa do autor, mas regiamente recompensado por uma obra de ficção que retrata a vida de lutas de um simples alferes que, pela sua humilde condição social, era comumente desprezado pelos próprios companheiros de insurreição, composta de homens de destaque na sociedade de Vila Rica, como fazendeiros, padres, intelectuais, coronéis, advogados e outros que tais.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 65 GERAL 3/4

Nenhum deles foi tão apaixonado como Tiradentes, que se deslocava a cavalo entre sua vila e o Rio de Janeiro, pela belíssima Estrada Nova, participando de reuniões e pregando incansavelmente o seu evangelho de libertação. Minerador frustrado, buscou a carreira militar. Era barbeiro, atividade que, à época, o aproximava de outras demandas, como a de dentista, médico e até cirurgião de pequenas interferências.

É utilizado um personagem narrador, Alexandre, companheiro e assistente de barbeiro, para contar a maior parte da saga daquele que se tornaria o mártir da independência, quando o Brasil virou uma república e necessitava, desesperadamente, de heróis.

Voltando ao alferes: o aventureiro apaixonado foi, algumas vezes, ignorado pelos outros inconfidentes, homens de maior importância numa época de forte discriminação social, mas foi o único

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 66 GERAL 4/4 que assumiu e defendeu suas ideias no processo de insurreição.

Traído por companheiros inconfidentes, e não apenas por Joaquim Silvério dos Reis, alguns historiadores classificam Tiradentes como mero bode expiatório, o que não é verdade porque, como esclarece o autor, embora tenha sido figura secundária na Inconfidência Mineira ele foi essencial para a projeção do movimento, por conta do seu determinado esforço na ligação entre vários grupos e entre o Rio de Janeiro e Vila Rica.

O autor detalha o destino de todos os condenados, um por um, inclusive o enriquecimento do grande traidor, que herdou muito ouro, título de nobreza e reconhecimento eterno de Lisboa, enquanto Tiradentes era morto por enforcamento, no Rio de Janeiro, esquartejado e seus restos espalhados pela sua querida vila. O barbeiro de Vila Rica, excelente livro, Li & Recomendo.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 67 GERAL 1/4

Ednalva F. Caetano Cantinho da

Feliz Ano Novo

Eu creio firmemente que todas as pessoas acreditam em alguma coisa, independentemente de professarem uma religião. Há que se por a fé em algo que se situe para além da simples materialidade. Paulo, o apóstolo maior do cristianismo, diz que se a vida dos seres humanos sobre a terra se resume a apenas isso que vivemos, nós somos os mais infelizes dos mortais. Acreditar é ter certeza de alguma coisa que não se materializa. Assim, você pode não acreditar em um Deus, pode não professar qualquer religião mas com certeza há algum princípio que rege a sua vida e que se situa no plano da imaterialidade. E é esse princípio ou esse valor que define o rumo das suas ações, que impõe

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 68 GERAL 2/4 limites à sua natureza humana. O fato de você estar lendo este jornal significa que você acredita em alguma coisa. É por aí que nós vamos nos comunicar.

Sempre que um ano novo se inicia fazemos novos projetos, criamos algumas expectativas, estabelecemos metas e até decidimos por alguma mudança de vida, no sentido de varrer velhas mágoas, esquecer alguns rancores e recomeçar de fato, acreditando na vida como possibilidades diversas. Por que no início de um novo ano?

Diriam os céticos que não existe ano novo mas apenas um dia que discursa a outro dia, numa sucessão de fatos repetidos que se acumulam ao longo do tempo. Perguntariam os cultos: que ano novo se na China ele só começa no dia 25 de janeiro e para os judeus e muçulmanos em setembro? E nós diríamos: o nosso ano novo. Porque na vida tudo só faz sentido quando é nosso, quando somos parte, pois que sem o sentido do pertencimento nada somos. Não importa se o mundo todo estará no ano novo a

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 69 GERAL 3/4 partir da próxima quarta-feira. Nós estaremos e isso me leva a convidá-lo a determinar para si um Feliz Ano Novo! Mais do que isso. Vamos acreditar que todos os brasileiros terão um Feliz Ano novo! É provável que o Brasil continue enfrentando dificuldades econômicas, é possível que não consiga colocar em cena o tão anunciado espetáculo do crescimento; que mesmo encenado, o espetáculo se revele uma peça conhecida, privilegiando velhos atores e com um final que está longe de ser um happy end. Mas acreditemos em um Feliz Ano Novo! É possível também que a violência permaneça confundindo valores, aviltando direitos, amordaçando a liberdade, ludibriando a justiça, mas ainda assim acreditemos em um Feliz Ano Novo!

Anunciam-se revoluções (eu gostaria que não usassem palavras tão drásticas), propaga- se que serão feitas com justiça e eqüidade, por isso acreditemos num Feliz Ano Novo!

E se é para acreditar de fato, colocando a nossa fé no sentido bíblico – a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 70 GERAL 4/4 se vêem – não esperemos que nos seja dado um Feliz Ano Novo. Construamo-lo com o nosso trabalho, com a dignidade conquistada por cada um dos filhos dessa Pátria, com a força que conseguirmos retirar da fraqueza das nossas instituições. Construamos um Feliz Ano Novo com a esperança que ainda brilha nos olhos das nossas crianças, acreditando na possibilidade do futuro, ou com o vestígio de saudade que os nossos velhos expressam nas rugas que lhes marcam os anos. Velhos que aguardam à distância a possibilidade de ainda ver um Feliz Ano Novo, qual Moisés impossibilitado de entrar em Canaã e ver de perto a terra prometida.

E, como uma profissão de fé, acreditemos num Feliz Ano Novo construindo um Brasil em que o pão nosso de cada dia seja servido a todos, iluminado pela luz da dignidade humana conferida pelo acesso ao trabalho, à saúde, à educação, à moradia e ao lazer. E aí sim, Feliz Ano Novo para todos!

ACESSE MAIS NOTÍCIAS EM WWW.CINFORM.COM.BR

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 71 EDIÇÃO 1916

Público emocionado aplaude de pé ESTUDANTES DE SOCORRO EMOCIONAM O PÚBLICO COM O ESPETÁCULO “NOSSAS RAÍZES” ÍNDICE TOQUE E ACESSE

GERAL Estudantes de Socorro emocionam o público com o espetáculo “Nossas Raízes” 75

Prefeitura de Socorro conclui asfaltamento em área para feira livre do Marcos Freire II 80

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 73 Pela segunda vez consecutiva, município GERAL de Nossa Senhora do Socorro é Campeão na educação 82

Prefeitura de São Cristóvão inicia chamamento público para credenciamento de meis dia 02 de janeiro 84

TCE mostra desempenho dos municípios em índice que mede efetividadedas gestões 88

ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES

uCláudio Sousa (79) 99971-9179 uElenaldo Santana (79) 99949-9262 uVia email: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019- 74 1/5

GERAL ASCOM/ITABAIANA

Meninas de Nossa Senhora do Socorro encantam o público harmonia perfeita ELISON BOMFIM E ANTÔNIO CARLOS

ESTUDANTES DE SOCORRO EMOCIONAM O PÚBLICO COM O ESPETÁCULO “NOSSAS RAÍZES”

Por LÍVIA LESSA

Emoção, magia, beleza e encanto marcaram as apresentações do espetáculo “Nossas Raízes”, do Programa Arte na Escola, realizadas neste final de semana, 21 e 22, no Teatro

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 75 | GERAL 2/5

Tobias Barreto, na capital Sergipana. Mais de mil alunos participaram da iniciativa e o público vibrava com cada coreografia.

O Programa Arte na Escola é vinculado à Secretaria Municipal de Educação Prefeito Padre Inaldo (Semed) e beneficia agradece a professores, alunos das comunidades famílias e alunos e estudantes da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem 15 anos de existência colabora na formação das crianças e adolescentes ao permitir a imersão no universo artístico.

O prefeito, Padre Inaldo, parabenizou os professores e técnicos da Semed pelo empenho e compromisso em promover melhorias contínuas no cenário educacional de Nossa Senhora do Socorro. “O Arte na Escola é uma ação importante que colabora na formação dos estudantes. Os alunos que integram o Programa se dedicam também aos estudos e apresentam as melhores notas”,

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 76 | GERAL 3/5 ressaltou. Ainda conforme o chefe do poder executivo, a Prefeitura, por meio da Semed, presta todo apoio necessário à iniciativa.

Para a secretária Municipal de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco, o Programa é um importante instrumento da melhoria da qualidade da educação. “A arte é um viés muito significativo para a formação das pessoas. Nós que fazemos educação, sabemos o quanto ela agrega valor. O Programa Arte na Escola tem uma representatividade não apenas do ponto de vista artístico e cultural, mas também na perspectiva educacional”, apresentou.

Segundo a coordenadora do grupo, professora Anúbia Tavares, o apoio da Prefeitura, por meio das ações da Semed, foi fundamental para o sucesso do espetáculo. “Quero agradecer o empenho da nossa equipe. Conto com pessoas que não medem esforços para atuar em prol da educação”, anunciou.

Arte a serviço da educação - O jovem

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 77 | GERAL 4/5

Leilton dos Santos, faz parte do grupo há três anos. Para ele, o Arte na Escola represente uma extensão da sua família. “Professores me incentivaram a ficar no Programa e antes das aulas eu não imaginava que seria bailarino” disse.

A estudante Thauane Costa, disse que o Arte na Escola representa a realização de um sonho. “Eu sempre quis ser bailarina, mas devido as condições financeiras achava impossível. Sou muito grata a todos que fazem parte do Arte na Escola”, declarou.

Para a aluna, Adriele Leite Santos, o contato com o universo artístico é de extrema importância. “Por meio do Arte na Escola eu conheci pessoas maravilhosas. Dentro do grupo encontramos histórias que servem como meio de inspiração”.

Público se emociona com as apresentações - A vendedora Anna Maraisa dos Santos, tem dois filhos que fazem parte do Arte na Escola. “Logo quando soube da iniciativa eu fiz

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 78 | GERAL 5/5 questão que meus filhos participassem. Além de ajudar na formação, colabora também para eliminar a timidez”, apresentou.

Compartilhando desta mesma opinião, a dona de casa Anne Marrara Ramos Oliveira não poupou elogios “Gosto muito deste projeto, eu não sabia que a minha filha é tão talentosa. O espetáculo é emocionante”.

A embaladora Eurides da Silva informou que acompanha as filhas em todos os ensaios. “Cada um aqui se depara com muitas dificuldades o Arte na Escola transforma a vida dos alunos”, comentou.

Homenagens - Após as apresentações o prefeito, a secretária, técnicos da Semed e professores do Programa Arte na Escola foram homenageados. A coordenadora Anúbia Tavares fez a entrega de quadros com imagens do espetáculo, realizada no último dia 13, em Nossa Senhora do Socorro. Na oportunidade, a secretária também prestou uma homenagem a professora Anúbia Tavares.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 79 | GERAL 1/2 PREFEITURA DE SOCORRO CONCLUI ASFALTAMENTO EM ÁREA PARA FEIRA LIVRE DO MARCOS FREIRE II

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), finalizou o trabalho de pavimentação na nova área que receberá a feira livre do Conjunto Marcos Freire II. Foram utilizadas 300 toneladas de asfalto no serviço, para a cobertura de uma área de 4.872 metros quadrados.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 80 | GERAL 2/2 ASCOM SOCORRO

Feira livre deixará de ocupar as ruas, tendo espaço próprio para sua realização

As próximas etapas serão de pintura, separando os espaços destinados aos feirantes e ao estacionamento dos clientes, e de montagem das tendas e mesas. Na primeira semana de Janeiro de 2020, a feira do Conjunto Marcos Freire II já ocorrerá em seu local próprio.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 81 | GERAL 1/2

PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA, MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO É CAMPEÃO NA EDUCAÇÃO

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 82 | GERAL 2/2

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro conquistou novamente o 1° lugar na educação do estado de Sergipe. O índice foi aferido, através da “Prova Final”, realizada pelo Sindicado dos Profissionais de Educação do Estado de Sergipe (Sintese), que avalia a qualidade no ensino em todo o estado.

Segundo o Sintese, Socorro obteve nota 6.8, consagrando-se pela segunda vez consecutiva como Campeã Estadual na Educação.

Os investimentos na área, unido com o trabalho sério, o diálogo com os profissionais e as obras estruturantes nas unidades de ensino são alguns dos itens para que o município conquistasse a melhor nota do estado.

Mais uma vez a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro mostra a força dos seus investimentos em Educação e colhe os frutos de mais um ano de muito trabalho e dedicação em proporcionar o melhor para os estudantes socorrenses!

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 83 | GERAL 1/4

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO INICIA CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CREDENCIAMENTO DE MEIs DIA 02 DE JANEIRO

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 84 | GERAL 2/4

FOTOS ASCOM SÃO CRISTOVÃO A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) dá inicio no próximo dia 02 de janeiro, quinta-feira, ao Chamamento Público para credenciamento de Microempreendedores Individuais (MEIs). A entrega dos envelopes de credenciamento pode ser feita até o dia 16 de janeiro, das 8h às 12h, na sala da Comissão Permanente de Licitações (CPL), situada no Prédio da Procuradoria Geral do Município (PGM), na Rua Messias Prado, nº 70, Centro de São Cristóvão. Confira o edital completo neste link clicando aqui:

Serão disponibilizadas vagas para as seguintes categorias: Artesão – Corte e Costura; Artesão – Oficina Criativa; Artesão – Crochê; Artesão – Bordado; Pintura; Pedreiro; Carpintaria; Jardinagem; Serralheria; Elétrica e Digitação. O chamamento público dá preferência de contratação para os credenciados sediados no município de São Cristóvão e povoados

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 85 | GERAL 3/4 pertencentes ao Município, para futuras contratações e prestação de pequenos reparos e serviços nas instalações utilizadas pelos órgãos da administração direta e indireta desta municipalidade. Conforme consta no edital, o cadastro não gerará para os Microempreendedores Individuais habilitados qualquer direito de contratação, objetivando somente o cadastramento para prestação de futuros serviços. “A Prefeitura tem pequenos serviços que podem ser executados por trabalhadores autônomos, porém, para que isso aconteça é necessário que ele esteja formalizado como MEI. Isso fomenta a geração de renda para os microempreendedores do município e também facilita para a própria estrutura governamental, que consegue dar mais celeridade na execução de pequenos serviços”, explicou a secretária da Semast, Lucianne Rocha.

SORTEIO Após o credenciamento, será iniciado no dia 17, às 10h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Cristóvão o sorteio que definirá a classificação dos credenciados, para

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 86 | GERAL 4/4 a possível prestação de serviços, estabelecendo assim a ordem de chamada para o rodízio nas contratações, por serviço, bem como a sequência de contratação no rodízio. O sorteio ocorrerá por meio de papeleta, contendo o nome de cada Microempreendedor Individual que tenha sido habilitado na primeira fase de análise da documentação. Os interessados credenciados farão parte de cadastro específico de prestadores de serviço de São Cristóvão, com vistas às possíveis e eventuais contratações para a prestação dos serviços credenciados.

Mais informações sobre documentação para o credenciamento, pagamento, serviços, e outros detalhes podem ser encontrados em www. saocristovao.se.gov.br [2] , na aba ‘Credenciamento de MEIs’, ou clicando aqui [1]. Dúvidas podem ser sanadas através do credenciamentomei.sc@gmail. com ou do (79) 99888-9268.

Clique nos Links respectivos:

[1] https://saocristovao.se.gov.br/sistema/arq_up/ dow_5bb98fd4ce16d6f8c6c5cb66ecfdca085df29d8b7e8661_19518592.pdf

[2] http://www.saocristovao.se.gov.br

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 87 | GERAL 1/4 TCE MOSTRA DESEMPENHO DOS MUNICÍPIOS EM ÍNDICE QUE MEDE EFETIVIDADE DAS GESTÕES

Por DICOM/TCE

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) divulgou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2019 [2], considerando o ano de 2018 como base. Gestores e servidores dos 75 municípios sergipanos responderam a um questionário, dentro do padrão exigido pelo Instituto Rui

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 88 | GERAL 2/4

Barbosa (IRB), analisando as esferas Educação, Saúde, Governança e Tecnologia da Informação, Planejamento, Fiscal, Ambiente e Cidade.

“Uma das nossas frentes de ação nesses dois últimos anos esteve no estímulo à melhoria das gestões públicas em Sergipe. E o IEGM, ao avaliar a qualidade de gastos e a efetividade das políticas públicas, está inserido justamente nesse contexto”, avalia o conselheiro-presidente, Ulices Andrade.

Para que seja realizada, a avaliação segue uma metodologia de cinco faixas de resultados. A nota A classifica as políticas públicas aplicadas em determinada esfera como altamente efetiva; nota B+, como muito efetiva; B, como efetiva; C+, como em fase de adequação e C, com baixo nível de adequação. Esta classificação serve para orientar os gestores municipais para melhorias nas políticas públicas e apresentar à população e instituições interessadas a evolução dessas políticas com o passar dos anos.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 89 | GERAL 3/4

Em 2019 (ano base 2018), 31 municípios obtiveram melhora no resultado geral do IEGM em comparação com a avaliação feita em 2018 (ano base 2017), representando um aumento de 41,33% no desempenho geral do Estado.

O destaque atual vai para os números gerais nas esferas Educação, Saúde e Fiscal, em comparação com o ano de 2018 (ano base 2017). Na área da Educação houve considerável migração de municípios da faixa C+ para as faixas B e B+: 28 municípios melhoraram seus resultados, representando um aumento de 37,33% no desempenho geral do estado, nesta dimensão.

Já na esfera da Saúde, 22 municípios obtiveram melhoras em comparação com 2018, gerando crescimento de 29,33% no resultado geral. Já na Fiscal, 31 municípios apresentaram melhoras nos resultados de 2019, um aumento de 21,33% no resultado do estado.

No âmbito do TCE/SE, o IEGM é conduzido pela Diretoria Técnica, através da Assessoria de

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 90 | GERAL 4/4

Planejamento, que ao final deste ano ofertou treinamento sobre o Índice para mais de 300 gestores e servidores dos municípios sergipanos.

A ação tem como objetivo apresentar de forma transparente a qualidade das políticas públicas municipais, por meio da avaliação de resultados dos programas e serviços prestados à população, visando o aperfeiçoamento das ações dos governos municipais. O TCE contribui para a efetivação deste índice desde 2015, valorizando a qualidade do gasto público e contribuindo com a administração pública.

A avaliação completa, com gráficos e mais detalhamento sobre o desempenho dos municípios no IEGM 2019, está disponível no site do TCE ( [3]tcese.tc.br [4]). Clique nos Links respectivos:

[1] https://www.tce.se.gov.br/SitePages/noticia. aspx?postID=1077# [2] https://www.tcese.tc.br/IndicadoresMunicipais/ mapa?indicador=49 [3] https://www.tce.se.gov.br/ [4] https://www.tcese.tc.br/

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 91 EDIÇÃO 1916

Honda Civic

EXL 2020 HONDA/DIVULGAÇÃO ÍNDICE TOQUE E ACESSE Equilíbrio de virtudes 94

Retrospectiva 2019 – Novidades em profusão 104

Um utilitário esportivo esportivo 118

Ajustes sutis 124

Entre a razão e a emoção 129

NOTAS – 135

ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES uCláudio Sousa (79) 99971-9179 uElenaldo Santana (79) 99949-9262

uVia email: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 93 2/11 FOTOS LUIZA KREITLON

Equilíbrio de virtudes

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

Versão intermediária EXL é a mais competitiva da linha Honda Civic

Em agosto de 2019, exatos três anos depois do lançamento da décima geração do Civic no Brasil, o sedã da Honda chegou ao mercado nacional em sua linha 2020, com uma discreta reestilização. O para-choque frontal foi

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 94 3/11 redesenhado e ganhou linhas mais horizontais e, no traseiro, foi adicionado um friso cromado. Nas laterais, as colunas das portas receberam cor preto brilhante. Por dentro, novos revestimentos e apliques metalizados. A versão intermediária EXL ganhou rodas de liga leve de 17 polegadas e dez raios com acabamento grafite, sensor de chuva, saídas do ar-condicionado para os bancos traseiros e chave presencial, possibilitando que o sedã recebesse partida por botão. O motor flex 2.0 de quatro cilindros entrega 155 cavalos e 19,5 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. A EXL é a configuração mais equipada com motor aspirado do sedã, que move também as versões EX, a Sport e a LX. Acima dela, há a versão Touring do sedã e o cupê Si, ambos com motor 1.5 turbo. Exceto pelo cupê, todas as configurações adotam o câmbio automático continuamente variável (CVT), que conta com conversor de torque para ajudar nas arrancadas e simula 7 marchas, com opção de trocas sequenciais pelas aletas atrás do volante.

Na versão EXL, o pacote de equipamentos inclui ar-condicionado digital, freio de estacionamento

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 95 4/11

eletrônico com função Brake-Hold – ao parar o veículo, não é necessário manter o pé no pedal do freio –, controle de cruzeiro, botão Econ de modo de condução econômico, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque, sistema de áudio com tela tátil de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay com comandos no volante, câmera de ré, direção com assistência elétrica e monitoramento de pressão dos pneus – quando um dos pneus tem redução na pressão, uma luz amarela acende no painel. O ar-condicionado é de duas zonas e foram incluídas providenciais saídas de ventilação para os ocupantes do banco traseiro.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 96 5/11

Em termos de segurança, além dos obrigatórios airbags frontais e ABS, a versão EXL traz bolsas laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives, sistema de vetorização por torque via frenagem automática das rodas internas e luz de frenagem de emergência. A Honda optou por não incluir no Civic brasileiro os sistemas ativos de segurança que andam em alta no segmento de sedãs – freiam automaticamente o carro em caso de acidente iminente ou evitam que o motorista saia da faixa involuntariamente.

Com uma estética arrojada e ainda moderna – apesar de ter sido apresentada em agosto de 2016 –, um “powertrain” eficiente e bons equipamentos, o Civic pode ser considerado um automóvel desejável e, não por acaso, a EXL é uma das versões “puxadoras de vendas” da linha. Todavia, os preços cobrados pelo sedã da Honda não permitem que se torne ainda mais popular nas ruas brasileiras – a versão EXL avaliada parte de R$ 112.600, mas os preços vão dos R$ 97.900 na básica LX aos R$ 134.900 na Touring. Outra questão que certamente inibe a expansão

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 97 6/11 das vendas da linha Civic em geral é o sucesso de seu arquirrival: o Corolla. O sedã da Toyota apresentou em setembro no Brasil sua linha 2020, com um visual renovado, sistemas de segurança ativa e novos motores – inclusive uma inédita versão híbrida. Em 2019, de janeiro a novembro, o Civic vendeu 24.920 unidades, enquanto o Corolla teve 51.492 emplacamentos.

EXPERIÊNCIA A BORDO ALTO NÍVEL

Por dentro, o Honda Civic EXL é o que se costuma chamar de “um carrão”. A cabine é caprichada e o conjunto formado pelo painel e console central no estilo “cockpit” podem não ser mais novidade, porém, continuam visualmente impactantes. A ergonomia e o espaço interno já são bastante conhecidos e permanecem muito bons. O sistema multimídia, com tela tátil de 7 polegadas de alta resolução e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, às vezes parece um tanto complexo, no entanto, não deixa a desejar. Exibe também as imagens da câmera de ré com três imagens, que mostram linhas dinâmicas indicando onde o carro irá com o volante naquela

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 98 7/11

posição – uma verdadeira “mão na roda” nas manobras de estacionamento.

A posição de dirigir é correta, com bancos bastante confortáveis. Os bancos e o volante são revestidos em um tecido sintético que imita couro. O painel de instrumentos tem acabamento “soft touch” – macio ao toque. O freio de estacionamento eletrônico EPB é acionado por meio de um botão. Os vidros elétricos contam com a função de subida automática dos vidros com apenas um toque em todas as portas. A coluna de direção é ajustável em altura e profundidade. O isolamento acústico é bom para o segmento.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 99 8/11

IMPRESSÕES AO DIRIGIR VOCAÇÃO PARA O CONFORTO

O Honda Civic é um daqueles carros que tornam o ato de dirigir um prazer. O motor entrega 155 cavalos (com etanol) e 150 cavalos (com gasolina), sempre a 6.300 rpm, com torque máximo de 19,5 kgfm (com etanol) e de 19,3 kgfm (com gasolina) a 4.800 rpm. O câmbio automático CVT colabora bastante ao obter a força necessária do motor quando é preciso. A entrega do desempenho é progressiva e as respostas são sempre rápidas. Não falta força nem

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 100 9/11 em baixos giros. O CVT tem conversor de torque para ajudar nas saídas e ainda simula 7 marchas, com possibilidade de trocas sequenciais pelas aletas atrás do volante. Na prática, o conjunto basta para deixar o sedã esperto, mesmo sem a “pegada” mais esportiva da versão Touring, com seu motor 1.5 turbo de 173 cavalos.

Se a proposta é entregar um sedã confiável e confortável, a versão EXL a cumpre com precisão. O modo Econ faz com que o câmbio CVT troque as marchas virtuais em giros mais baixos e atua também sobre o ar-condicionado, para privilegiar a redução no consumo de combustível. A função Brake Hold permite tirar o pé do pedal do freio, mesmo em Drive, sem que o carro comece a andar antes de ser acelerado – algo bastante funcional e relaxante nos engarrafamentos. O assistente de partidas em aclive HSA também torna a vida do motorista mais fácil.

A calibragem da direção eletro-assistida progressiva é correta e a suspensão impressiona pela eficiência com que filtra as irregularidades do piso. O assistente de

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 101 10/11

tração e estabilidade VSA atua com elegância quando o motorista se excede no acelerador em trechos mais sinuosos. Ágil em curvas e com uma suspensão que controla muito bem os movimentos da carroceria, o Honda Civic EXL está entre as melhores opções de sedã nacional para quem não quer abrir mão do conforto.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 102 11/11

FICHA TÉCNICA HONDA CIVIC EXL

MOTOR 4 cilindros, 2.0, 16V, flex, dianteiro, transversal, duplo comando variável CILINDRADA 1.997 cm3 COMBUSTÍVEL etanol ou gasolina POTÊNCIA 155 cavalos (com etanol) e 150 cavalos (com gasolina), sempre a 6.300 rpm TORQUE 19,5 kgfm (com etanol) e 19,3 kgfm (com gasolina) a 4.800 rpm CÂMBIO automático continuamente variável (CVT), 7 marchas simuladas DIREÇÃO elétrica SUSPENSÃO MacPherson na dianteira e multilink na traseira FREIOS disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira TRAÇÃO dianteira DIMENSÕES 4,64 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,43 metro de altura e 2,70 metros de entre- eixos PNEUS 215/50 R17 PORTA-MALAS: 519 litros TANQUE 56 litros PESO 1.291 kg

PREÇO BÁSICO

R$ 112.600 na cor Branco Tafetá. Pintura metálica (como o Cinza Barion do modelo avaliado) ou perolizada que aumenta o preço em R$ 1.350

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 103 1/14 Retrospectiva 2019 Novidades em profusão

Em um ano movimentado, novos automóveis e versões ganharam as ruas brasileiras

Por Daniel Dias Agência AutoMotrix

Ponto máximo de uma fabricante, o lançamento de um modelo totalmente novo ou de uma versão importante ditam o ritmo do que as marcas têm para oferecer ao mercado. A apresentação dos novos automóveis é um momento marcante e sempre muito aguardado. Entre as fabricantes mais tradicionais instaladas no Brasil, todas mostraram novidades em 2019, a começar pela Volkswagen. A marca alemã finalmente lançou, em fevereiro, seu primeiro SUV nacional, o T-Cross, depois de assistir a todas as outras tendo modelos em seus respectivos portfólios há muito tempo no segmento mais emergente do mundo. Outras inovações importantes deste ano entre

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 104 2/14 os SUVs foram a versão Touring do Honda HR-V e a Sierra do Suzuki Jimny. Em outro segmento também bastante disputado, o das picapes, a principal novidade ficou por conta da linha 2020 da Ford Ranger, que incorporou assistentes semiautônomos na versão “top” Limited.

Em expansão no mundo inteiro, os automóveis híbridos e 100% elétricos também marcaram presença no mercado brasileiro este ano. A Nissan apresentou aos brasileiros o Leaf, a segunda geração do carro elétrico mais vendido do planeta. Dois dos mais importantes lançamentos do ano vieram com a segunda geração de dois campeões nacionais de emplacamentos: o Chevrolet Onix – o carro mais vendido do país há cinco anos – e o HB20, o projeto brasileiro da Hyundai. Atenta à concorrência, a Fiat contra-atacou com a versão aventureira do Argo, a Trekking, que ajudou a embalar as vendas da linha. Ainda no segmento de compactos, de forma mais discreta, a Renault veio com um “facelift” e introduziu um câmbio CVT na linha Sandero. Já entre os sedãs médios, o maior destaque foi o Toyota Corolla 2020, que chegou com um visual renovado e uma inédita versão híbrida.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 105 3/14 Os 10 lançamentos automotivos mais marcantes no Brasil em 2019 FOTOS DIVULGAÇÃO

1

VOLKSWAGEN T-CROSS O primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil chegou às concessionárias em março em quatro configurações, com preços de R$ 84.990 a R$ 109.990. Enquanto digeria a ideia de seu primeiro utilitário nacional, a marca alemã assistiu ao sucesso de mais de uma década e meia dos concorrentes do T-Cross. O utilitário esportivo da Volkswagen tem exclusivamente

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 106 4/14

motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor. As versões 200 TSI têm propulsor 1.0 com 128 cavalos de potência a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm de 2 mil a 3.500 rpm, associado ao câmbio manual ou à transmissão automática (ambos com 6 marchas). A versão topo de linha Highline 250 TSI é equipada com motor 1.4 de 150 cavalos acoplado à mesma transmissão automática. LUIZA KLEITLON

2

HONDA HR-V TOURING 2020 O SUV da Honda foi apresentado mundialmente em 2014 e chegou ao Brasil em março de 2015. Tornou-se um sucesso de vendas e conquistou a liderança entre os utilitários esportivos, só perdida no final de 2016 para o Jeep Compass. Para tentar

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 107 5/14 voltar ao topo, a linha 2020 do HR-V trouxe como principal novidade a versão Touring. Sob o capô está o motor 1.5 turbo de 173 cavalos a gasolina. O aumento de quase 25% na potência em relação ao 1.8 16V FlexOne de 140 cavalos que equipa as demais versões do HR-V foi acompanhado pelo preço. Oferecido por R$ 139.900, o HR-V Touring passou a disputar com os SUVs médios.

3

FORD RANGER 2020 Entre as picapes, quem mais ganhou mercado nos últimos anos foi a Ranger. Para tentar uma recuperação maior e até brigar pela liderança, a Ford apresentou em junho o modelo 2020. A picape recebeu discretos retoques estilísticos e incorporou

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 108 6/14 equipamentos. Dentro da estratégia de reforçar a competitividade, a Ford fez tais aprimoramentos sem aumentar os preços, que permaneceram os mesmos da linha 2019. A Ranger manteve os dois motores a diesel da família Duratorq, o 3.2 de cinco cilindros, com 200 cavalos, e o 2.2, de 160 cavalos. Os preços partem de R$ 128.250 na versão XLS 2.2 4x2 automática e chegam a R$ 188.990 da Limited 3.2 4x4 automática, que incorpora assistentes semiautônomos de direção – uma tendência na indústria automotiva mundial, porém, ainda inéditos entre as picapes vendidas no Brasil.

4

NISSAN LEAF O carro 100% elétrico mais vendido do planeta é o Nissan Leaf, lançado em 2010 e com a segunda

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 109 7/14 geração apresentada em 2017 – no total, mais de 400 mil unidades já foram comercializadas. A segunda geração chegou ao mercado brasileiro em junho. Importado da Inglaterra, o novo elétrico é vendido em versão única, com preço de R$ 195 mil. A nova geração oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à anterior. O conjunto de baterias de íons de lítio oferece autonomia de 240 quilômetros no ciclo americano e proporciona desempenho linear ao entregar potência equivalente a 149 cavalos e torque de 32,6 kgfm.

5

RENAULT SANDERO 2020 Com o hatch compacto Sandero defasado em relação a rivais mais modernos, a Renault se

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 110 8/14 decidiu por aplicar uma reestilização específica para o mercado brasileiro, em agosto, reforçando a segurança e o conforto dos passageiros e abandonando o câmbio automatizado em favor de um legítimo automático do tipo CVT. Os motores permaneceram os mesmos: 1.0 SCe 12V de três cilindros e 1.6 16V de quatro cilindros, além do 2.0 16V de quatro cilindros com 150 cavalos exclusivo da versão esportiva R.S.. O mix de versões também mudou, entrando as novas Life, Zen, Intense e a topo de linha Iconic.

6

TOYOTA COROLLA 2020 Líder do segmento de sedãs médios no Brasil há cinco anos, o Toyota Corolla, no lançamento de sua décima segunda geração, em setembro,

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 111 9/14 passou por um “upgrade” de verdade, apostando no desenvolvimento de duas motorizações: uma flex 2.0 Dynamic Force e outra híbrida, que combina dois motores elétricos e um 1.8 bicombustível. A nova geração do Corolla chegou ao mercado brasileiro em três versões. O motor flex 2.0 Dynamic Force estará disponível nas configurações GLi, XEi e Altis, todas com transmissão CVT Direct Shift de 10 marchas simuladas. O híbrido ficou apenas na versão topo de gama Altis. O motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC Flex rende 177 cavalos de potência a 6.600 giros. No híbrido, o bicombustível é um 1.8 VVT-i 16V derivado do propulsor a gasolina do Prius, com 101 cavalos de potência e 14,5 kgfm de torque. Funciona em conjunto com dois motores elétricos que produzem 72 cavalos de potência e 16,6 kgfm de torque.

FIAT ARGO TREKKING A Fiat investe nos chamados “aventureiros” há mais de duas décadas. O mais novo representante dessa “linhagem” é o Argo Trekking, lançado em junho com o motor 1.3 e câmbio manual. Além do design inspirado nos utilitários esportivos, a nova versão do hatch trouxe diferenciais que habilitam o

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 112 10/14

7 modelo para trilhas leves. Em dezembro, uma nova versão Trekking passou a ser oferecida com motor 1.8 E.torQ de 139 cavalos de potência e torque de 19 kgfm, transmissão automática de 6 marchas e rodas de liga leve de 15 polegadas de série. Como opcionais, a configuração tem câmera de ré e novos kits que trazem para a versão Trekking conteúdos tecnológicos de topo de gama.

CHEVROLET ONIX E ONIX PLUS 2020 A Chevrolet apresentou em setembro a segunda geração do Onix, lançado em 2012 e o carro mais vendido do país há cinco anos, e a nova versão sedã Prisma, rebatizada de Onix Plus. No entanto, o novo Onix só chegou às lojas em novembro. Foi mantida no catálogo

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 113 11/14

8 a configuração antiga Joy em ambos os tipos de carroceria. A segunda geração do hatch e do sedã chegou com a oferta de dois motores novos da família Ecotec. Um 1.0 flex de três cilindros passa a equipar os modelos de entrada, com até 82 cavalos de potência e 10,6 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 marchas. As configurações mais sofisticadas têm um propulsor 1.0 turbo com 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque alinhado à caixa automática de 6 velocidades. O Onix Plus sofreu um recall um mês após a estreia, em virtude de um problema que resultou em quebra de motores e em dois incêndios, um deles ocorrido no pátio do Complexo de Gravataí (RS), onde o carro é produzido.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 114 12/14

9

HYUNDAI HB20 2020 O HB20 e o Onix nasceram praticamente no mesmo momento, em 2012. Curiosamente, as segundas gerações dos dois rivais de mercado foram apresentadas com apenas três dias de diferença, em setembro. Entre o HB20, o HB20S (sedã) e o HB20X (aventureiro), a linha compacta da Hyundai engloba vinte e duas configurações. Os preços partem de R$ 46.690 na versão de entrada do hatch 1.0 12V Flex Sense com câmbio manual de 5 marchas. Em termos de motorizações, os flex 1.0 e 1.6, ambos aspirados, oferecem 80 cavalos e 130 cavalos de potência, respectivamente. O inédito três cilindros 1.0 turbo GDI entrega 120 cavalos de potência. No 1.0 aspirado, o câmbio

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 115 13/14

é o manual de 5 marchas, enquanto o turbo é associado ao automático de 6 velocidades.

10

SUZUKI JIMNY SIERRA Apresentada ao Brasil em outubro, a quarta geração do Jimny, chamada de Sierra no mercado brasileiro, chegou importada do Japão com preços de R$ 103.990 a R$ 122.990. A geração anterior, produzida na cidade goiana de Catalão, continua à venda, por preços de R$ 74.990 a R$ 92.990. O motor 1,5 litro a gasolina do Sierra com 108 cavalos e 14,1 kgfm de torque é totalmente novo e

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 116 14/14 apresenta a inédita opção de transmissão automática de 4 marchas – antes, havia apenas o câmbio manual de 5 velocidades, que continua a ser oferecido. O baixo peso do Sierra – de 1.090 e 1.135 quilos, dependendo da versão – é outra característica que ajuda a ultrapassar terrenos arenosos e lamacentos.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 117 1/6

Porsche Macan GTS FOTOS DIVULGAÇÃO

Um utilitário esportivo esportivo

Por Daniel Dias Agência AutoMotrix

Versão mais “apimentada” do Porsche Macan, a GTS está confirmada para retornar ao catálogo do SUV para o Brasil

A esportividade está na primeira letra da sigla em inglês SUV (Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo), mas em alguns veículos a palavra realmente se traduz em potência

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 118 2/6 especial. É o caso do Macan GTS (Gran Turismo Sport), que volta ao catálogo de SUVs da Porsche destinado ao Brasil, equipado com um motor 3.0 V6 biturbo de 380 cavalos de potência de 5.200 a 6.700 rotações por minuto e 53 kgfm de torque de 1.750 a 5 mil giros. Com a recém-adaptada transmissão PDK de dupla embreagem e o pacote Sport Chrono, o Macan GTS pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e chegar à velocidade máxima de 261 km/h. A nova versão está confirmada para o Brasil em 2020, mas ainda sem preço definido. Atualmente, estão disponíveis no mercado brasileiro as versões 2.0, por R$ 329 mil, e a S 3.0, com o mesmo motor V6 da GTS em uma configuração mais “branda”, de 354 cavalos e 49 kgfm, por R$ 452 mil.

Entre outras coisas, o novo membro da família SUV compacta da Porsche ganhou a abreviatura GTS devido a sua ótima dinâmica de direção. O sistema de controle de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM) foi especialmente ajustado. O chassi foi abaixado em 1,5 centímetro para maior dinâmica lateral. A suspensão pneumática adaptável está disponível

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 119 3/6

opcionalmente com o chassi descendo mais dez milímetros. Combinado com as rodas padrão RS Spyder Design de 20 polegadas e os freios de ferro fundido de tamanho generoso (360x36 milímetros na frente e 330x22 milímetros na traseira), o novo Macan impressiona com a agilidade e capacidade de resposta de um verdadeiro carro esportivo.

Acusticamente, o sistema de escapamento esportivo padrão adaptado especificamente ao GTS acentua o prazer de dirigir no novo Macan. O motor está no centro da experiência sonora. O GTS consome 9,6

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 120 4/6 litros de combustível por cem quilômetros, de acordo com a NEDC. “Com o novo Macan GTS, estamos focados em um visual particularmente esportivo e no máximo prazer de dirigir. Com suspensão esportiva adaptável, assentos esportivos exclusivos em couro e Alcântara, rodas de 20 polegadas e um sistema de escapamento esportivo especialmente ajustado garantem uma experiência de condução intensiva”, garante Julian Baumann, diretor de produto da Porsche.

O novo Macan GTS também enfatiza visualmente seu status esportivo. O pacote Sport Design padrão, com novos acabamentos dianteiro e traseiro e saias laterais marcantes, confere ao carro uma aparência única. A saia dianteira e a seção frontal são caracterizados por elementos pintados em preto - uma “assinatura” de todos os modelos GTS da Porsche. Os faróis de led com Porsche Dynamic Light System (PDLS) e as luzes traseiras tridimensionais com barra de led são escurecidos. Os faróis podem vir opcionalmente em preto com

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 121 5/6

o PDLS Plus. Com uma redução de um centímetro e meio no chassi, as rodas RS Spyder Design de 20 polegadas em preto acetinado, as pinças de freio vermelhas e as faixas de acabamento em preto brilhante enfatizam a aparência de alto desempenho. A cor preta também acentua a parte traseira.

Materiais de alta qualidade, como Alcântara nos painéis centrais dos bancos, nos apoios de braços, nos painéis das portas, no console central e alumínio escovado permitem ver e sentir as características esportivas e elegantes do Macan GTS no interior. O volante esportivo multifuncional com o aro em couro liso e as

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 122 6/6

aletas de mudanças de marchas manuais são de série, assim como os assentos esportivos, exclusivos do GTS, com ajuste em oito direções e apoios laterais pronunciados para suporte estável em curvas mais fortes. O estofamento em couro GTS em Carmine Red ou Crayon com recursos adicionais de Alcântara, o sistema Bose Surround Sound e a nova bandeja para smartphone com função de carregamento indutivo estão entre as opções de personalização. O controle de cruzeiro adaptável, incluindo Traffic Jam Assist, Park Assist com câmera de visão traseira e Surround View, para-brisa aquecido e ionizador aumentam a segurança e o conforto.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 123 1/5

Volkswagen Amarok 2020 FOTOS DIVULGAÇÃO

Ajustes sutis A Volkswagen Amarok 2020 traz novas rodas de 18 polegadas e mudanças no visual

Por Edmundo Dantas Agência AutoMotrix

A linha 2020 da Volkswagen Amarok está chegando às revendas com discretas novidades, entre alterações estéticas e mudanças de equipamentos. A versão topo de linha, a V6 Extreme, passou por modificações na dianteira e conta com um novo defletor, pintado na cor da carroceria. A V6 Highline traz agora de série

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 124 2/5

novas rodas de liga leve com 18 polegadas. Opcionalmente, a Highline também pode vir equipada com rodas Milford de liga leve, com 19 polegadas - disponível também para a versão Highline 2.0 biturbo. Os preços sugeridos para a linha Amarok 2020 são: S turbo cabine simples manual 4x4 por R$ 130.590, SE biturbo cabine dupla automática manual 4x4 por R$ 156.290, Comfortline biturbo automática 4x4 por R$ 177.980, Highline biturbo automática 4x4 por R$ 193.380, V6 Highline automática 4x4 por R$ 199.280 e V6 Extreme automática 4x4 por R$ 210.280.

Item de série nas versões Comfortline, Highline, V6 Highline e V6 Extreme, o pacote do protetor da caçamba passa a incorporar

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 125 3/5

agora o antifurto do estepe, com cinco níveis de proteção. Conta com chave segredo exclusiva e inviolável, tubo de aço de proteção para o cabo de aço para movimentação do pneu sobressalente, placa de proteção inferior para o suporte de fixação e maior resistência mecânica e à corrosão, para uma durabilidade ainda maior. O pacote do protetor de caçamba com protetor antifurto do estepe também é oferecido, como opção, para a Amarok SE. Um novo pacote opcional para todas as versões Comfortline e Highline reúne a capota marítima para a caçamba e os estribos laterais. A capota, que oculta e protege a carga, tem trava em alumínio, com mecanismo de abertura robusto e de fácil operação. Para a versão Extreme, que

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 126 4/5

já inclui os estribos de série, a capota marítima é oferecida individualmente como opcional. Do ponto de vista funcional, os estribos facilitam o embarque e o desembarque do motorista e dos passageiros. O acessório é feito de alumínio, resistente à corrosão e de alta durabilidade, e tem capacidade de carga para até 150 quilos.

No topo da gama, a Amarok V6 Extreme e a V6 Highline contam com o motor 3.0 V6 de 225 cavalos e torque de 56 kgfm - o mais potente do segmento, associado ao câmbio automático de 8 marchas. Segundo a Volkswagen, esse conjunto permite que a picape atinja 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 8 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h. A Amarok

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 127 5/5

V6 Extreme se destaca visualmente tanto pelo exterior quanto pelo interior. O modelo topo de linha conta com rodas de liga leve com 20 polegadas de diâmetro, estribos laterais de série e santantônio esportivo. Na cabine, os bancos são revestidos em couro Nappa, os pedais têm capas esportivas cromadas e os tapetes são exclusivos. O sistema de informação e entretenimento inclui espelhamento de smartphone e tela de 6,33 polegadas. O volante multifuncional, com regulagem de altura e distância, tem comandos para o sistema de infoentretenimento e dá acesso às funções do computador de bordo da picape. Também traz as aletas (paddles shifts) para mudanças de marcha. As versões Comfortline e Highline automáticas (também com 8 velocidades) contam com o motor quatro cilindros biturbo de 180 cavalos e 43 kgfm de torque, que também equipa a SE, que tem câmbio manual de 6 marchas. A versão S utiliza o motor turbodiesel de 140 cavalos e câmbio manual. Todas as versões da Amarok trazem de série o engate removível para reboque, o qual incorpora o sistema de estabilização para reboque TSA (Trailer Stabilization Assist System).

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 128 1/6 FOTOS FABIANO GODOY

Teste de longa duração da scooter Yamaha Nmax 160 ABS Entre a razão e a emoção A scooter Yamaha Nmax 160 ABS combina diferentes virtudes

Por Fabiano Godoy, do Minuto Motor especial para a Agência AutoMotrix

Colocar na balança razão e emoção é um exercício saudável e que pode trazer muitos benefícios. Seja nos pequenos detalhes ou em grandes tomadas de decisão. E a hora de decidir a compra de uma moto se encaixa perfeitamente nisso. Economia ou esportividade? Para usar na cidade, estrada ou em corridas? Preta,

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 129 2/6 vermelha, roxa, branca ou azul? Por mais que o lado racional esteja latente, a paixão tem uma porcentagem alta nesse momento. Essa relação de equilíbrio está presente quando se pilota um modelo como a Yamaha Nmax 160 ABS, uma scooter ágil e econômica, ideal para mobilidade urbana. Com motor de 155 cm³ com 15,1 cavalos a 8 mil rpm e 1,5 kgfm a 6 mil rpm e transmissão CVT, o modelo é vendido por R$ 12.590, mais o frete de R$ 789.

A Yamaha é uma marca conhecida por embutir emoção em seus produtos, seja nas trails, com as Ténéré e nas pistas, com as esportivas, como a lendária R1. Ou até as antigas DT, RX e RD. Quer dizer, ao colocar o piloto italiano da MotoGP Valentino Rossi para fazer a campanha de lançamento da Nmax 160, a marca deu a dica que ali poderia ter uma boa pitada de paixão, sem perder a razão. Afinal, ainda se trata de uma scooter, sinônimo de uma escolha feita na “ponta do lápis”.

Com seus 1,95 metro de comprimento, 74 centímetros de largura, 1,11 metro de altura, 765

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 130 3/6

centímetros de altura de assento, 1,35 metro de distância de entre-eixos e altura mínima do solo de 13,5 centímetros, as linhas retas e o acabamento, todo em preto, com uma capa de guidão “invocadíssima”, mostra que o modelo de 127 quilos pode proporcionar a sensação de pilotar algo mais que uma scooter. Uma lista enorme de acessórios é oferecida para a Yamaha Nmax, principalmente manetes e manoplas que remetem às superesportivas, além de kits de preparação, ponteiras esportivas e bolhas altas. Dois opcionais particularmente funcionais são a forração do baú, com um kit de bolsos, e uma capa para o porta-treco que fica no painel, ambos bem úteis e muito usados no dia a dia.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 131 4/6

IMPRESSÕES AO PILOTAR QUATRO MESES DE CONVÍVIO

São Paulo/SP - Para fazer um teste de longa duração com a scooter Yamaha Nmax 160 ABS, foram percorridos mais de 1.500 quilômetros ao longo de quatro meses de uso diário e misto (estrada e cidade). A principal proposta foi entender se é possível fazer uma escolha racional, com todos os cálculos de custos e ainda, de quebra, se emocionar com as sensações que o modelo entrega.

Basta sentar na Nmax e dar as primeiras voltas para perceber o peso da assinatura da

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 132 5/6

Yamaha. Como na maioria dos modelos da marca, a pequena scooter tem bem definida a sua parte ciclística, com centro de gravidade baixo, posição confortável e, ao mesmo tempo, esportiva. Ao posicionar os pés no apoio alto, o piloto se sente protegido e em perfeito encaixe na motocicleta, uma característica muito forte das motos de pista da marca. Ponto para o quesito “escolha com o coração”.

Com muito torque em baixa, elasticidade e um bom desenvolvimento em velocidades mais altas, a Nmax 160 passa segurança – aliás, conta com sistema de freios ABS em ambas as rodas – e instiga o piloto a rodar quilômetros. Quer dizer, não é difícil pensar em se programar para pegar estrada. E foi isso que foi feito. Os trajetos incluíram descer e subir a Serra do Mar, em alguns bate e volta para Santos, no litoral paulista, e encarar um pulo até Atibaia, no interior de São Paulo, com garupa. Mais ou menos, 200 quilos de carga sobre a scooter. Nas duas situações, o modelo se saiu muito bem, mantendo as médias entre 100 km/h e 110 km/h e o consumo na casa dos 36 km/l. Na cidade, marcou 32 km/l.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 133 6/6

Para manter o bom consumo, sem abrir mão de oferecer a moto ligada 100% do tempo em uso, a Yamaha aplicou a tecnologia VVA (Atuação de Válvula Variável), que garante a economia contínua, não apenas em situação de parada. O resultado aparece “na ponta do lápis”: em quatro meses de uso e 1.500 quilômetros rodados, a Nmax custou R$ 572,89 ou R$ 143,89 por mês, com combustível, revisão e seguro. Ou seja, a scooter da Yamaha oferece economia de tempo, dinheiro e, de quebra, um ganho enorme da tão desejada liberdade de ir e vir a hora que quiser ou precisar.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 134 1/11

TOMADA DE LIDERANÇA FOTOS DIVULGAÇÃO BMW i3

Por Daniel Dias Agência AutoMotrix

O BMW Group Brasil segue firme na transformação da mobilidade premium e acaba de atingir cento e oitenta pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos no país. Esse número superou as estimativas da fabricante e revela o seu compromisso com a estratégia de eletromobilidade da empresa. Além dos pontos de recarga urbanos, há o corredor elétrico Rio- São Paulo, inaugurado em junho de 2018, como o maior da América Latina, com seis pontos de recarga entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os carregadores de estrada oferecem recarga em 50kW, capaz de carregar 80% da

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 135 2/11 bateria de um BMW i3 em meia hora, tempo suficiente para um café e um lanche antes de seguir viagem. A BMW Wallbox, instalada nos parceiros urbanos, opera em até 21kW, a maior potência entre os carregadores das montadoras premium, e fornece ao i3 1,14 quilômetro de autonomia por minuto de recarga. “Investimos de forma duradoura e consistente na infraestrutura da eletromobilidade no país, e os resultados deste ano superaram a expectativa inicial de cento e cinquenta pontos de recarga elétrica. Estamos preparados para os novos desafios da indústria nos próximos anos, ampliando a rede de assistência técnica a veículos desse tipo”, afirma Gleide Souza, diretora de Assuntos Governamentais do BMW Group Brasil.

UM ÍCONE NASCIDO DA NASCAR

Por Daniel Dias Agência AutoMotrix

Modelo de alta performance oferecido pela Ford em 1969 e 1970, o Mustang Boss 429 é considerado um dos mais raros e valorizados da linha. O modelo surgiu da necessidade da

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 136 3/11

Mustang Boss 429

Ford de homologar o motor 429 semihemisférico para as corridas da Nascar – a categoria exigia das fabricantes a produção de pelo menos quinhentos carros com o mesmo motor. Acabou tendo 1.359 unidades produzidas. A Ford adaptou o compartimento do motor do Mustang Cobra Jet para acomodar o enorme 429, com potência de 380 cavalos e torque de 62 kgfm, com transmissão manual de 4 velocidades. Para compensar o peso dianteiro, o Mustang recebeu barra estabilizadora traseira, aprimorando a dirigibilidade. Contava também com spoiler dianteiro, espelhos de competição, resfriador de óleo do motor e diferencial traseiro com escorregamento limitado. Um exemplar do Mustang Boss é destaque no museu da Ford em Detroit.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 137 4/11

PRÊMIO COM VALOR FOTOS DIVULGAÇÃO

Honda NXR 160 Bros

Por Edmundo Dantas Agência AutoMotrix

A Honda NXR 160 Bros é campeã geral do Selo Maior Valor de Revenda - Motos 2019, certificação realizada pela Agência AutoInforme. A trail registrou uma perda de apenas 5,6% do seu preço após um ano de uso e ganhou o título de moto mais valorizada do Brasil pela quarta vez seguida. Desempenho, design, economia de combustível e outros atributos são importantes na hora de comprar uma moto, mas o valor de revenda é fator relevante na decisão. Isso

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 138 5/11 porque o consumidor não quer perder muito na hora da troca. A moto bem valorizada tem a preferência do comprador. Daí a importância de conhecer o índice de depreciação de cada moto do mercado, informação revelada pelo Estudo de Depreciação feito pela Agência AutoInforme e que define a certificação Maior Valor de Revenda. O Estudo de Depreciação considerou os preços praticados no mercado de motos zero- quilômetro em outubro de 2018 (e não os preços de tabela) e comparou com os da mesma moto um ano depois, em outubro de 2019.

REVOLUÇÃO ELÉTRICA

Por Edmundo Dantas Agência AutoMotrix

A empresa francesa NAWA Technologies apresentará um novo conceito de motocicleta elétrica na CES 2020, que acontecerá de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento produzido pela Consumer Technology Association (CTA) atrai há cinquenta anos os líderes empresariais do mundo e serve como campo de provas para

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 139 6/11

NAWA Racer tecnologias inovadoras. A novidade é a NAWA Racer, um impressionante conceito de moto de emissão zero inspirado nas “cafe racers” dos anos 60, mas é alimentado por um sistema de bateria que combina os ultracapacitores de última geração com íons de lítio. A base são os ultracapacitores à base de carbono da empresa, que carregam e descarregam em segundos, capazes de captar energia da frenagem regenerativa e fornecê-la de volta a um motor elétrico muito rapidamente. Oferecendo dez vezes mais potência e cinco vezes mais energia do que as tecnologia

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 140 7/11 existentes, o sistema revolucionário permite à NAWA Racer reutilizar 80% da energia perdida na frenagem e gera economia de 25%. A NAWA Racer pode percorrer cento e cinquenta quilômetros em um ciclo misto, incluindo estradas, mas pode dobrar seu alcance em uma área urbana, cobrindo até trezentos quilômetros entre cargas. A bateria inteira pode ser carregada em 80% em uma hora a partir de um suprimento doméstico. O motor de aro sem cubo acelera a NAWA Racer até 100 km/h em menos de três segundos, para uma velocidade máxima superior a 160 km/h. “Os ultracapacitores da NAWA Technologies oferecem a solução completa, a menor resistência interna e o menor custo. Levando em consideração desempenho, alcance, eficiência, peso e tempo de carregamento a novas alturas, esse sistema também é mais ecológico. Nossos ultracapacitores são baseados em carbono, que é natural e abundante, portanto, nossos pacotes híbridos também reduzem a necessidade de mineração de lítio”, explica Pascal Boulanger, fundador e presidente do Conselho de Administração da NAWA Technologies.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 141 8/11 FOTOS LUIZA KREITLON

HISTÓRIA REAL E VIRTUAL

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

A FuMTran (Fundação Memória do Transporte) - instituída em 1996 pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), com a missão de preservar a memória e a cultura do transporte brasileiro em todos os seus modais - dá início a uma nova etapa e cria o portal “Memória do Transporte Brasileiro”, um museu virtual. Com recursos da Lei Rouanet, o projeto, já em fase de execução, para começar a ser veiculado ainda em 2020, conta com a experiência do museólogo Fábio Magalhães, em apoio à equipe da FuMTran, com a missão de reunir e digitalizar cerca de

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 142 9/11

20 mil itens que deverão compor o acervo inicial para consulta pública, via internet. Fotos, vídeos, áudios, entrevistas e documentos serão disponibilizados em contextos que ajudem os visitantes a compreenderem melhor o quanto a mobilidade de bens e pessoas é essencial para a evolução de um povo e para a competitividade da sua economia. “A intenção é que ele seja uma referência histórica e cultural para o setor de transportes e para a sociedade em geral. Será criada uma linha do tempo que abrangerá as várias épocas da história dos transportes e a inter-relação com os diversos modais. Porém, é necessário haver uma abordagem contemporânea. O passado nos interessa para ajudar a compreender o presente e projetar o futuro”, acentua Magalhães.

FÁBRICA EM EVOLUÇÃO

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

No dia 12 de dezembro de 2019, a fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf comemorou o início da produção da eSprinter. A marca

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 143 10/11

alemã iniciou a produção de suas vans de sucesso mundial em Dusseldorf no ano de 1962. Desde então, essa unidade industrial tem se desenvolvido continuamente até se tornar a principal fábrica da Sprinter em todo o mundo nos últimos anos, além de servir como referência para outros centros. A implementação de tecnologias e métodos de fabricação voltados ao futuro, assim como os consistentes testes, beneficiam toda a rede de produção da Mercedes-Benz Vans. Mais de 4,6 milhões de

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 144 11/11 veículos foram produzidos em Dusseldorf até hoje. Desde 2018, a fábrica assumiu também a produção da nova Sprinter, com mais de 200 mil unidades montadas. A eSprinter visa cobrir uma ampla variedade de aplicações na mobilidade urbana. Assim, o modelo está sendo inicialmente oferecido como um furgão de teto alto e PBT - peso bruto total de 3.500 quilos. O volume máximo de carga é de 10,5 m3, o mesmo da Sprinter com motor a combustão. Semelhante ao modelo de entrada com motor a diesel, a propulsão elétrica na eSprinter aciona as rodas dianteiras com uma potência de 85 kW (equivalente a 115,5 cavalos) e um torque máximo de até 30,6 kgfm. Um conceito flexível de carga útil e bateria permite a adaptação às necessidades individuais para uso prático. Assim, o cliente pode escolher entre três ou quatro unidades de bateria. Com a capacidade de bateria de 55 kWh, a autonomia do veículo é estimada em 168 quilômetros, com carga máxima de 891 quilos.

ACESSE MAIS NOTÍCIAS EM WWW.CINFORM.COM.BR

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 145 EDIÇÃO 1916

OLHO VIVO

Grupo baiano comanda festa dentro da programação do Fest Verão em Aracaju

É O TCHAN NO PARAÍSO ÍNDICE CLIQUE E ACESSE

Editorial 148 Capa da semana 151

Réveillon do Che Music 156

Sociedade 160

Roteiro cultural 170

Circulando 173

ANUNCIE AQUI

CONTATE SUA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE OU TOQUE u E FALE COM OS NOSSOS CONSULTORES

uCláudio Sousa (79) 99971-9179 uElenaldo Santana (79) 99949-9262

uVia email: [email protected]

SE PREFERIR, FALE DIRETAMENTE COM O CINFORM SOLICITANDO UMA VISITA (79) 3304-5414

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 147 EDITORIAL 1/3

ARQUIVO PESSOAL

OLHO VIVO

25 ANOS DO É O TCHAN

O grupo baiano É o Tchan comemora 25 anos de sucesso e Sergipe faz parte desta trajetória. É hora de comemorar na programação do Fest Verão com a festa ‘É o Tchan no Paraíso’.

É o Tchan é referência no pagode baiano e se tornou muito popular na segunda metade da década de 1990. Com diversas canções de teor de duplo sentido, o grupo se popularizou com a ajuda de um trio de dançarinos, e que em sua primeira e original formação eram Carla Perez, Débora Brasil e Jacaré, e nos vocais “Cumpadi” Washington e Beto Jamaica.

O grupo musical vendeu ao todo, de 1994 a 2007, mais de 6 milhões de álbuns no Brasil, de acordo com a ABPD. Um de seus momentos

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 148 EDITORIAL 2/3 mais marcantes foi a apresentação realizada no Festival de de Montreux, de 1997.

Carla Perez foi dançarina mais famosa e fez parte do grupo entre os anos de 1995 a 1998. Carla deixou o É o Tchan e foi substituída por Sheila Mello que venceu um concurso no Domingão do Faustão, da Rede Globo. Silmara Miranda foi a terceira loira do grupo e entrou em 2003.

Compadre Washington, nome artístico de Washington Luiz Silva Santos, também alcançou a fama como integrante do grupo. Deixou os vocais no início dos anos 2000 e retornou em 2010.

A primeira morena a fazer sucesso foi a baiana Débora Brasil entre 1994 e 1997 quando saiu e deu o lugar para Scheila Carvalho que venceu concurso e permaneceu no grupo até 2005.

Roberto Pereira dos Santos, mais conhecido como Beto Jamaica, é o vocalista mais famoso do É o Tchan!

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 149 EDITORIAL 3/3

Conhecido pelas suas características especiais e habilidades vocais ímpares com que interpreta as letras das músicas do grupo em meados da década de 1990. Diversos artistas, como por exemplo, o grupo Olodum, gravaram suas obras.

Compadre Washington, nome artístico de Washington Luiz Silva Santos, também alcançou a fama como integrante do grupo. Deixou os vocais no início dos anos 2000 e retornou em 2010.

Também passaram pelo É o Tchan os cantores Renatinho da Bahia e Tony Salles.

O grupo baiano fez parte da transformação do Axé Music com a pegada do samba de roda e conquistou um grande público do país abrindo portas para a chegada de outros artistas do mesmo seguimento no cenário musical como Harmonia do Samba, Parangolé, Psirico, Gang do Samba e Companhia do Pagode.

É o Tchan é fenômeno e seus hits estão sempre presentes em todas as festas. Vamos curtir o Fest verão e nos contagiar com a energia boa da Bahia...

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 150 CAPA DA SEMANA 1/5 FOTOS DIVULGAÇÃO

“Teimosinha” é aposta do É o Tchan para o verão FEST VERÃO: É O TCHAN COMEMORA 25 ANOS EM ARACAJU SHOW SERÁ REALIZADO NO PRIMEIRO DOMINGO DE JANEIRO

A programação do Fest Verão segue no primeiro domingo de 2020 com a festa ‘É o Tchan no Paraíso’, além dos anfitriões, Beto Jamaica e Compadre Washington, que comemoram 25 anos do grupo baiano, o evento vai contar ainda com show da banda Quinto Round, a partir das 16h, na Arena de Eventos em Aracaju.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 151 CAPA DA SEMANA 2/5

“Ninguém pode perder o show”, convoca Compadre Washington

Beto Jamaica e Compadre Washington prometem um show eletrizante com uma viagem aos maiores sucessos da carreira do É o Tchan, entre eles não podem faltar os hits mais antigos até as canções atuais como “É o Tchan no Havaí”, “Melô do Tchan”, “Dança do Bumbum”, “Cordinha”, “Brincadeira da Tomada”, “Bota a Cara no Sol” e “Arreira Novinha”.

Vale destacar que artistas como Jacaré, Carla Perez, Scheila Carvalho, Sheila Mello e Débora Brasil ganharam destaque nacional após passagem pelo grupo.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 152 CAPA DA SEMANA 3/5

Beto Jamaica e Compadre Washington convidam fãs para show especial

“Sergipe faz parte da nossa história e retornar nesta terra cheia de boas energias é muito bom. Estamos ansiosos para fazer esse show na programação do Fest Verão e recordar bons tempos que nos apresentamos na Augustus e também no Pré-Caju. Momentos marcantes e eternizados para nós. Sempre com novidades, nos apresentamos em Aracaju com todas as nossas formações e sempre fomos muito bem recebidos. Estamos felizes comemorando nossos 25 anos e queremos contar com a presença de todos neste show lindo”, convida Beto Jamaica.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 153 CAPA DA SEMANA 4/5

Beto Jamaica recorda bons tempos do grupo em Sergipe

25 anos O grupo “É o Tchan” comemora oficialmente 25 anos de sucesso em 2020 e promete trazer novidades para os fãs neste verão. Com uma programação especial para este ano, o grupo lançou uma música que é aposta para o verão, “Teimosinha”.

“A canção é uma composição de Matheus Kennedy, Kartlove, Rodrigo Martins e Ed. Nobre. Sua melodia traz um ritmo dançante e alegre. É uma música swingueira, para cima mesmo.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 154 CAPA DA SEMANA 5/5

Já cantamos em alguns shows e a reposta do público foi incrível. É mais um sucesso para a história do Tchan”, aposta Washington.

“Teimosinha” já está disponível para ser conferida em todas as plataformas digitais. O clipe do single está em fase de produção e deve ser lançado em breve.

“Ninguém vai ficar parado neste show especial em Aracaju. O verão chegou forte e vamos nos divertir muito. O show começa no fim da tarde e não tem hora para terminar. O público sempre manda no nosso repertório e cantamos tudo o que a galera quer ouvir e dançar. Vai ser nosso esquenta para o carnaval em Sergipe”, vibra Beto Jamaica.

Ingressos A festa está prevista para começar a partir das 16 mas os portões estarão abertos às 15h na Arena de Eventos (em frente ao Shopping Riomar). Os ingressos estão sendo vendidos na Central do Ticket, localizada no primeiro piso do RioMar Shopping. Outras informações pelo telefone (79) 3219-2069.

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 155 ENTREVISTA 1/4 RÉVEILLON DO CHE MUSIC

VINÍCIUS GÓIS ADIANTA DETALHES E FAZ CONVITE PARA A FESTA

Vem aí o 1º Reveillon do Che Music Bar. A casa de show está preparando uma virada de ano muito bacana com três bandas tocando diversos ritmos para o público entrar no ano novo com o pé direito ao som de Maysa Reis, Banda Metamorfose e Dana Estavo & Banda além do DJ D´Gordo.

A festa que vai começar a partir das 21h desta terça-feira, dia 31 de dezembro, no estacionamento da Academia Movimento Fitness, na Orla da Atalaia, contará com uma estrutura de palco e luz além de banheiros exclusivos. A festa será Open Bar com água, refrigerante, catuaba, cerveja e vodca. O 4° lote está sendo vendido por R$ 110.

O Olho Vivo convidou um dos sócios da festa, Vinícius Góis, para adiantar os detalhes. Confira na íntegra:

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 156 ENTREVISTA 2/4 FOTOS DIVULGAÇÃO

Vínícius Gois convida público para a festa

OLHO VIVO: Como estão os preparativos para a festa da virada? Vinícius Góis: Os preparativos estão de vento em popa. Estamos correndo com a finalização dos ajustes para tudo ficar pronto. Já estamos com as compras feitas e equipe montada para atender da melhor forma cada cliente que escolher passar a virada do ano com a gente.

Como as atrações foram escolhidas?

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 157 ENTREVISTA 3/4

Maysa Reis é uma das atrações mais aguardadas

As atrações foram escolhidas visando 100% a diversão. São todas bandas locais. A única exigência é que fosse música pra cima. Maysa Reis com axé. Dana Estavo com forró das Antigas e axé. Banda Metamorfose com um pouco de tudo. O famoso junto e misturado.

Qual a ordem dos shows? Dana, Metamorfose e Maysa

Quais serviços serão ofertados aos clientes? Serviços além do open bar, banheiros

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 158 ENTREVISTA 4/4 exclusivos, caneca e pulseiras personalizadas para livre acesso orla/festa. Além das bebidas no sistema all incluvise, tem comida também? Nossa festa é apenas open bar. Não teremos comida, nem mesas, nem cadeiras. É réveillon balada.

Convide o público para a festa... Eu e meus sócios convidamos todos os sergipanos e turistas pra curtir junto com a gente o melhor, mais animado e mais barato réveillon da orla de Aracaju. Cole que vai ser sucesso!!!

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 159 1/10 SOCIEDADE FOTOS DIVULGAÇAO

O Fest Verão Sergipe começou em alta com o show Live Experience que celebra os 25 anos de sucesso da artista. A festa contou ainda com show de Alinne Rosa no Mambo Aju. A TV Atalaia fez transmissão ao vivo da festa e o repórter Rodrigo Bomfim, do programa Canal Elétrico, mais uma vez foi recebido pela baiana e entrevistou a rainha do Axé que revelou detalhes do show e lançou a música nova. l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 160 SOCIEDADE 2/10 SOCIEDADE

O anfitrião da festa Fabiano Oliveira recebeu Ivete Sangalo e posou com a cantora ao lado de Jaqueline Lima. Ivete agradeceu o carinho de Fabiano e falou que a família ‘Augustus’ faz parte dos 25 anos da carreira dela. l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 161 SOCIEDADE 3/10

Baladeira de plantão, Valquíria Miron não perdeu a festa e se divertiu muito com a filha Flávia Miron e Vânia Oliveira. l

Também aproveitaram o primeiro dia do Fest Verão com Ivete Sangalo e Alinne Rosa: Nathalia Vergueiro, Gustinho, Lourival Oliveira e dona Nicinha Oliveira. l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 162 SOCIEDADE 4/10

Os amigos Anderson Barbosa, Omero Neto, Fredson Navarro, Cícero Pereira e Fábio Amâncio marcaram presença no show e foi o grupo mais animado do ‘Lounge’. A turma promete bater ponto em toda a programação do Fest Verão Sergipe. Os shows mais aguardados são de Xand Avião, Wesley Safadão, Mano Walter e Bell Marques. Haja disposição! l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 163 SOCIEDADE 5/10

Adreane Mendonça e João Ricardo também começaram o verão ao som de Ivete Sangalo e Alinne Rosa no Mambo Aju. Eles se divertiram muito até o sol raiar! l

A cantora Maysa Reis e Ítalo Marcos também prestigiaram a abertura do Fest Verão Sergipe. Maysa tem um carinho muito grande por Ivete e sempre faz questão de prestigiar e cantar seus sucessos nos shows também! l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 164 SOCIEDADE 6/10

O maior artilheiro do Brasileirão de pontos corridos participou do jogo beneficente no fim de semana no Estádio Roberto Gois, no município de Riachão do Dantas, distante 99 km de Aracaju. Autor de 34 gols em 2004 pelo Atlhético Paranense, Washington “Coração Valente” ficou animado para balançar as redes no interior do estado e ajudar pessoas carentes da região. l

O espírito natalino mais uma vez contagiou as irmãs Helena, Cândida e Laura Braz que realizaram a IV edição do Natal Solidário dos Amigos de HCL. Desde 2013, elas reúnem os

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 165 SOCIEDADE 7/10

amigos para distribuir presentes para crianças carentes. Em caravana, todos iniciaram a distribuição em Aracaju e seguiram para a Barra dos Coqueiros, passando pelos povoados Touro, Canal e Ilha do Rato. Este ano, as doações beneficiaram ainda instituições como o GACC e Creche Almir do Picolé. l

Este ano de 2019 foi de muito sucesso e aprendizado para o fisioterapeuta Dr. Artur Oliveira. Além de conquistar a admiração de

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 166 SOCIEDADE 8/10 algumas personalidades da city, através da excelência do seu trabalho, no click o nosso querido fisioterapeuta aparece ladeado do top personal trainer Guilherme Fontainha, em mais uma sessão de atendimento domiciliar. l

O grupo de ação social ‘Galera Sangue Bom’ realizou mais uma edição do “Natal Solidário GSB”. Diversas famílias do Conjunto Albano Franco, em Nossa Senhora do Socorro

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 167 SOCIEDADE 9/10

receberam cestas básicas, e as crianças tiveram uma tarde de lazer com direito a pula-pula, algodão doce e muitas brincadeiras. O grupo que é encabeçado pelo jovem Francisco Carlos (Chicão) realiza essa ação há mais de seis anos. Ponto para essa galera! l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 168 SOCIEDADE 10/10

É com sentimento de gratidão por todos que estiveram conosco neste ano, que desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas. Que no novo ano possamos renovar não só as energias mas o visual também.

Boas festas! Da equipe do Ecledson Centro de Beleza l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 169 1/3 ROTEIRO CULTURAL FOTOS DIVULGAÇAO

RÉVEILLON DE ARACAJU A Prefeitura de Aracaju anunciou as atrações do Réveillon 2020, que acontece no dia 31 de dezembro, a partir das 21h, na Orla de Atalaia. A festa terá início às 21h com a cantora sergipana Winnie Souza. Em seguida, às 22h30 será a vez de Kaelzinho Ferraz, revelação do arrocha em Sergipe. Na virada do ano, haverá o show pirotécnico. A partir de 00h20, os aracajuanos cairão no samba de Péricles, artista de destaque no cenário nacional. A celebração do novo ano continua com show da banda pernambucana Patusco, às 2h. l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 170 ROTEIRO CULTURAL 2/3

EDU GUERRA COMANDA RÉVEILLON Uma das festas de réveillon mais conhecidas da cidade, o Réveillon All Inclusive do Sal e Brasa já é tradicional em Aracaju. E este ano mais um belo evento está sendo preparado para entrar 2020 com o pé direito. O cantor Edu Guerra será a atração principal da noite que também vai contar com Dj Kay para animar o público. Já na hora da virada, uma super queima de fogos na Praça de Eventos da Orla vai dar as boas-vindas ao novo ano. l

FÁBIO LIMA AGITA O ADEGA 526 O mais novo restaurante da Orla da Atalaia, o Adega 526, terá um réveillon all inclusive diferenciado para você entrar 2020 em grande

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 171 ROTEIRO CULTURAL 3/3

estilo. A atração da noite será o cantor Fábio Lima e o show terá como tema principal o carnaval dos anos 80 com direito a decoração temática. O pacote all inclusive do Adega 526 dá direito a entradas, pratos principais, sobremesas, ballantines 12 anos, cerveja, taças de vinhos e uma garrafa de champanhe por mesa. As reservas já estão sendo feitas através do telefone (79) 3302-4460, (79) 9.9999-5895 ou (79) 9.9854-3330. l

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 172 CIRCULANDO 1/5 CIRCULANDO 30 ANOS DE MINISTÉRIO Nesta quarta- FOTOS DIVULGAÇÃO feira, dia 1º de janeiro, às 18h, a Evangélica Assembleia de Deus em Sergipe comemora os 30 anos de presidência do Reverendo Virginio de Carvalho Neto. Será um dia de alegria e muitas homenagens ao pastor e missionário, que, durante toda a sua vida, escolheu trabalhar para a obra do Senhor. Virginio possui mais de 40 anos de ministério, foi consagrado a pastor na juventude, aos 20 anos. Seu

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 173 CIRCULANDO 2/5 encontro espiritual com Deus foi na infância, quando ainda menino percebeu a importância de levar o evangelho a toda criatura, como orienta as escrituras bíblicas. Ao lado de sua esposa, Rosa Angélica, vive experiências com povos de diferentes etnias, através da obra missionária. A igreja fica localizada Rua Bahia, 836, Bairro Siqueira Campos. l

SUBURBIA REGGAE ROCK O cantor holandês Mitchell Brunings está de volta à Aracaju no dia 11 de janeiro para uma

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 174 CIRCULANDO 3/5 interpretação do rei Bob Marley. Ele é a atração principal do Suburbia Reggae Rock, que ainda vai contar com a banda Mc Fly interpretando Engenheiros do Havai e a banda Imunidade CBRJ interpretando Charlie Brown Jr. O evento começa a partir das 21 horas e ainda terá chopp Uça e petiscos do Jobim. Mitchel Brunnings ficou conhecido mundialmente ao se apresentar no The Voice Holanda pela semelhança da sua voz com a de Bob Marley. Na ocasião ele cantou Redemption Song e emocionou o público. No Brasil, esta é a terceira turnê de Mitchell, que já se apresentou em diversos estados e em programas como o Domingão do Faustão e o Altas Horas. l

BANDA TITÃS No dia 25 de janeiro de 2020 a banda Titãs vai reviver o clássico álbum acústico da MTV no Teatro Tobias Barreto, a partir das 21h. A apresentação contará com Branco Melo (Voz, e baixo), Branco Melo (voz, violão e baixo) e (voz, guitarra acústica e violão). No palco, o grupo tem o apoio dos instrumentistas Mário Fabre (bateria) e (guitarra e vocal de apoio). No repertório, sucessos como Sonífera Ilha, É

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 175 CIRCULANDO 4/5

Preciso Saber Viver e Pulso. Os Titãs também vão relembrar baladas como e Epitáfio. A estreia do novo show foi no dia 23 de fevereiro no interior de São Paulo. Paralelamente à turnê, a banda segue na estrada com a ópera-rock , de 2017. l

JÃO VOLTA A ARACAJU Uma das vozes mais marcantes da nova geração da música pop brasileira, Jão percorre novamente o país, e aterrissa em Aracaju, no dia 30 de janeiro, dessa vez apresentando a turnê de

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 176 CIRCULANDO 5/5

seu novo álbum “Anti-Herói”. No palco do Teatro Atheneu, o cantor traz uma megaprodução que tem rendido a ele casas esgotadas em todo o Brasil. Cantando “sobre o amor, no sentido mais cruel da palavra”, Jão traz no repertório do novo show todas as faixas do novo álbum, além dos seus sucessos anteriores. “Gosto de criar uma experiência. O que mais ouço das pessoas é que, no show, elas se sentem um pouco fora da realidade. Quero criar um universo em que saiam da realidade delas, mesmo que seja para entrar nelas mesmas”, completa. l

ACESSE MAIS NOTÍCIAS EM WWW.CINFORM.COM.BR

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 177 FUNDADO EM 2 DE DEZEMBRO DE 1982 PUBLICADO EM DIGITAL DESDE 17 DE JULHO DE 2017

Edvar Freire Caetano Diretor de Jornalismo DRT–591/SE [email protected]

Fredso Navarro DRT –1145 [email protected] Jornalistas Habacuque Villacorte DRT – 947/SE [email protected]

Editoração Altemar Oliveira Eletrônica [email protected]

Elenaldo Santana Diretoria (79) 99835-0481 Comercial WhatsApp (79) 99949-9262 [email protected]

ENTRE EM CONTATO (79) 3304 - 5414

Estatística responsável: Drielly Julianne Rodrigues Registro CONRE 10.591 5° Região

VOLTAR 1ª PÁGINA

ANO 37 - ED. 1916 -30/12/2019 - 178