RELATÓRIO DE ATIVIDADES

1º Quadrimestre de 2020

Palmas-TO

Junho/2020

1

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do – Cosems/TO.

Diretoria Executiva:

 Presidente: Jair Pereira Lima (Nova Olinda)  1ª. Vice-Presidente: Maria das Dores Abreu Farias (Sítio Novo)  Diretoria Administrativa: Amilton Pereira Lopes ()  Adjunto da Diretoria Administrativa: Paula Sabrinne Caldeira Mota Varão (Chapada de Areia)  Diretoria de Comunicação: Warley Coelho Cirqueira ()  Adjunto da Diretoria de Comunicação: Lucione de Oliveira Negre (Monte Carmo)  Diretoria Financeira: Rondinelly da Silva e Souza ()  Diretoria de Descentralização e Regionalização: Nelson Queiroz de Souza Neto (Maurilândia)

Conselho Fiscal:

 1º Conselheiro Titular: Eliaquim Ferreira Mendonça ()  2º Conselheiro Titular: Edimar Sônia da Silva (Conceição)  3º Conselheiro Titular: Sherlla Monsione Moreira Borges ()  1º Conselheiro Suplente: Renato Donizetti Fischer ()  2º Conselheiro Suplente: José Junior Neres da Silva (Luzinópolis)

2

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...... 4

2 - RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA EXECUTIVA...... 6

3 - RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO APOIO INSTITUCIONAL ...... 22

4 - RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO ...... 28

3

1. NTRODUÇÃO

O COSEMS/TO foi fundado em 1991, registrado em cartório no ano de 1997, é uma entidade sem fim lucrativo, com objetivo de representar os Secretários Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, junto às instâncias institucionais do SUS. É através do COSEMS que o gestor Municipal garante espaço e poder de decisão perante o Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite. O COSEMS também, em articulação com o Colegiado Nacional, compõe a Comissão Tripartite. A entidade é constituída por instâncias deliberativas e executoras como a Diretoria Executiva (DE), o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes Regionais (CRR) e a Assembleia Geral. Ao lado das ações políticas institucionais, o COSEMS/TO oferece uma série de atividades e serviços dentre os quais o mais importante é atualização constante do Gestor Municipal de Saúde sobre todos os assuntos deliberados pelas instâncias do SUS, bem como, o acompanhamento de projetos que representem recursos financeiros para os Municípios. Ainda, no Parágrafo Único do referido Estatuto, “Para a Consecução de suas Finalidade COSEMS-TO se propõe a:

I - Congregar os gestores das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins; II - Manter o intercâmbio com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Conasems e com os Cosems dos demais estados; III - Propugnar pela efetivação do Sistema Único de Saúde - SUS; IV - Viabilizar, participar e representar o Poder Público Municipal de Saúde, a nível Regional, Estadual e Federal, com direito a voz e voto nas instâncias de definição e decisão das políticas, diretrizes e ações de saúde; V – Atuar junto às instâncias municipais, estaduais e nacionais do SUS, representando as Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, na defesa da saúde pública realizando atividades e projetos que visem o fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde; VI - Motivar e assessorar o planejamento da saúde municipal objetivando atender, dentro do espaço local e regional, as principais prioridades estabelecidas pelas instâncias decisórias do Sistema Único de Saúde;

4

VII - Estimular o desenvolvimento organizacional das Secretarias Municipais de Saúde; VIII - Contribuir para o processo de gestão federativa do SUS e a organização do sistema e ações dos serviços de saúde; IX - Lutar pela ampliação do financiamento do SUS e pelo aprimoramento da Gestão do SUS. X - Promover encontros, seminários e outros eventos para estimular o intercâmbio de experiências e aprofundar as discussões entre os Municípios na área de saúde, sejam no âmbito local, regional ou estadual.

Diretoria Executiva:

I – Participar das Assembleias Gerais da Entidade; II – Votar e ser votado para os cargos de acordo com as normas deste estatuto; III – Solicitar informações atualizadas sobre as contribuições de representação institucional dos associados; IV – Solicitar apoio e serviços disponibilizados aos associados; V – Requerer e receber informações institucionais referentes ao Sistema Único de Saúde; VI – Solicitar providências da direção da entidade quando não respeitado o presente estatuto; VII – Solicitar recurso à Assembleia Geral de pleitos recusados ou negados por decisão dos órgãos do Colegiado;

5

2 - RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA EXECUTIVA  Janeiro/2020

Durante o período de atividade a Diretoria, reuniu desta terça-feira, 07 de janeiro de 2020, ocorreu a primeira reunião da Diretoria do COSEMS-TO em 2020. Durante o encontro o ex-presidente Roberto prestou contas da sua Gestão. Na ocasião o presidente Jair Pereira Lima SMS/de Nova Olinda, Rondinelly da Silva e Souza/SMS de Caseara, Sherlla Monsione Moreira Borges/SMS de Pequizeiro, Maria da Dores Abreu Farias/SMS de Sítio Novo, Nelson Queiroz de Souza Neto/SMS de Maurilândia, Amilton Pereira Lopes/SMS de Itapiratins e Eliaquim Ferreira Mendonça e os Diretores e Diretoras presentes agradeceram o trabalho realizado por Roberto Alves Sampaio e se colocaram à disposição para ajudar naquilo que for possível.

Figura 1 - 1º Reunião Diretoria do COSEMS/TO

Assembleia Geral Extraordinária e da Roda de Debates, realizado no do 07 de janeiro de 2020, foram apresentados os esclarecimentos sobre os temas: Cadastro de Emendas Parlamentares de Incremento PAB/MAC; Detalhamento do Novo Financiamento da Atenção Básica; e Apresentação do E-Gestor, podem conferi-los nos anexos abaixo. Agradecemos ao Coordenador de Apoio Francisco Rubens Pereira Silva, aos Apoiadores Carlos Alberto Zondoná e Rodolfo Pereira Martins, e ao Coordenador da CGI Mikael Aparecido Peixoto pelas palestras e informações.

6

Figura 2 -Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde - COSEMS/TO.

O COSEMS-TO se reúne com Secretário de Estado da Saúde do Tocantins e solicita benefícios para Secretarias Municipais. O Presidente do COSEMS-TO, Jair Pereira Lima, e os Diretores do Conselho Rondinelly da Silva e Souza e Anna Crystina se reuniram nesta terça-feira, 14 de janeiro de 2020, em Palmas, com o Secretário de Estado da Saúde Luiz Edgar Leão Tolini. Na ocasião, foram Figura 3- Reunião Ordinária do debatidos com o Gestor Estadual quatro pautas COSEMS/TO específicas para o fortalecimento das Secretarias Municipais de Saúde, sendo elas: a dívida do Estado com os Municípios; retomada dos calendários das CIR’s; encaminhamentos das visitas à Região Sudeste; e Patrocínio dos Congressos de Saúde em âmbito Nacional. Também esteve presente na reunião o Coordenador de Apoio Francisco Rubens Pereira da Silva.

7

O Presidente do COSEMS-TO continua comprido sua agenda no dia 14 de janeiro de 2020, o Sr. Jair Pereira Lima/SMS de Nova e Presidente e Rondinelly da Silva e Souza/ SMS de Caseara e Diretor Financeiro receberam a Professora do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Dra. Sônia Lopes e a Nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde Terezinha Franco. Elas solicitaram apoio do COSEMS-TO na implantação do Projeto “ECOA Figura 4 - Reunião com Universidade Federal do Tocantins SUS/TO”, que tem como objetivo enfrentar e controlar a obesidade no âmbito do SUS, por meio de um trabalho de capacitação junto às Secretarias Municipais de Saúde. O nosso Conselho sugeriu a apresentação do Projeto para todos os gestores e gestoras na próxima reunião ordinária.

A 2ª Oficina do Grupo de Trabalho de Direito Sanitário, a realizado em Brasília/DF, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2020. O Sr. Nelson Queiroz de Souza Neto/SMS de Maurilândia esteve representado o COSEMS-TO. A oficina tem o objetivo de realizar o planejamento das atividades do GTDS para o ano corrente, apresentar e discutir o projeto “Judicialização da Saúde nos municípios: como responder e Figura 5 -Reunião da 2ª Oficina do Grupo de prevenir” que será desenvolvido Direito Sanitário pelo CONASEMS no ano de 2020, além da ampliação da composição do grupo, com a participação de representantes dos COSEMS e de Secretarias Municipais de Saúde das capitais e outros municípios. O encontro contará com a presença de assessores jurídicos dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) de diversos estados, bem como de procuradores

8

e assessores jurídicos dos municípios, além de convidados oriundos da Universidade, do Sistema de Justiça e do Sistema de Saúde que nos apoiarão nas atividades. O Srº Jair Pereira Lima/ SMS de Nova o Olinda e Presidente do Cosems, cumpriu agenda no dia 31 de janeiro de 2020, na sala de reuniões do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde - COSEMS-TO, como Hospital sírio- Libanês por meio do Programa de Apoio e Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde(PROADI-SUS) do Ministério da Saúde, está inicia formalmente da Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde, que tem como objetivo qualificar as ações realizadas pelos profissionais que atuam Figura 6 - Reunião do Hospital Sírio Libanês na área de Vigilância em Saúde em diferentes cenários, articulando as ações de Vigilância, prevenção, promoção e controle de doenças e agravos. Uma das inciativas educacionais é o curso de Especialização em vigilância em Saúde (EVS), André Henrique Ribeiro/ Facilitador de Aprendizagem do Hospital /Sírio – Libanês, Marcos Fabiano Monteiro da Costa/Facilitador de Aprendizagem do Hospital Sírio-Libanês e também participou da reunião o secretário de Wanderlândia Ricardo Silva Madruga.

 Fevereiro/2020

A Reunião do Conselho Fiscal do COSEMS/TO aconteceu no 03 de fevereiro de 2020, onde foram os representantes do Conselho Fiscal do COSEMS-TO, se reuniram para apreciar as contas do 3º Quadrimestre de 2019. Ressaltou ainda que estavam presentes o Conselheiro Sr. Eliaquim Ferreira Mendonça /Secretário Municipal de Saúde de Campos Lindos, Sra. Conselheira Sherlla Monsione Moreira Borges /Secretária Municipal de Saúde de Pequizeiro e o Conselheiro Sr. Renato Donizeti Fischer/ Secretário Municipal de Saúde de Figura: 7 - Reunião do Conselho Fiscal Miranorte.

9

A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde/Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins em parceria com a Superintendência de Política de Atenção à Saúde/ Diretoria de Atenção Especializada. O Sr. Lucione de Oliveira Negre/ Secretário Municipal de Saúde de Monte Carmo, participou representando o Cosems/TO na Palestras – Dia Mundial do Combate ao Câncer, eventos aconteceu no dia 03 e 04 de fevereiro de 2020, no Auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia.

Figura 8 - Palestras – Dia Mundial do Combate ao Câncer

A Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde participa da Reunião no dia 06 de fevereiro de 2019, na Superintendência de Vigilância em Saúde em Palmas, de uma Reunião sobre o” Plano de Controle do Coronavírus no Tocantins". O encontro é mediado pela Superintendente da Vigilância em Saúde do Estado do Tocantins, Perciliana Joaquina Bezerra de Carvalho. O Jair Pereira Lima, Secretário Municipal de Saúde e os Diretores Rondinelly da Silva e Souza Secretário Municipal de Saúde de Caseara, Amilton Pereira Lopes Secretário Municipal de Saúde de Itapiratins, Secretária de Saúde de , Anna Crystina Mota Brito Bezerra e Coordenador de Apoio do Cosems Francisco Rubens e técnicos da SES-TO. As informações detalhadas serão repassadas aos Secretários e Secretárias, logo após o término da reunião.

10

Figura 9 - Reunião sobre o” Plano de Controle do Coronavírus no Tocantins". Oficina de Apoio à Implantação do Novo Financiamento", aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2020, das 09h00 às 18h00, em Brasília-DF. Como objetivo de apresentar e discutir com os apoiadores, representantes dos Cosems e das secretarias estatuais de Saúde as regras do novo financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema único de Saúde. Os indicadores para pagamento por desempenho do Programa Previne Brasil pactuados para 2020, são: Pré-natal: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Saúde da mulher: Cobertura de mulheres entre 25 e 64 anos com exame citopatológico de colo uterino realizado nos últimos três anos. Saúde da criança: Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; Doenças crônicas: Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; percentual de diabéticos com realização de hemoglobina glicada.

Figura 10 - Oficina de Apoio à Implantação do Novo Financiamento.

11

O representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. O representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins o Srº Jair Pereira Lima - SMS de Nova Olinda, Francisco Rubens Pereira Silva - Coordenador Institucional, Carlos Alberto Zandoná - Apoiador Institucional, Yatha Anderson Pereira Maciel - Apoiador Institucional, Luci Aparecida Vieira de Lara -Apoiadora Institucional e Maria da Conceição Farias Rêgo - Apoiadora Institucional do Cosems/TO.

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins - COSEMS-TO e Secretário de Municipal de Saúde de Nova Olinda o Sr. Jair Pereira Lima e o Coordenador de Apoio Institucional, Srº Francisco Rubens, participaram dia 11 de fevereiro de 2020, em Brasília, de uma reunião com o Presidente do CONASEMS, Sr. Willames Freire, e com o ex-presidente e Secretário Executivo do CONASEMS Mauro Junqueira. Na pauta, assuntos de interesse da saúde dos municípios tocantinenses, Figure 11- Presidente do COSEMS-TO se reúne com entre eles o andamento do Presidente do Conasems. Projeto de Fortalecimento da Rede de Governança da Informação e Informática do nosso Conselho.

12

Comitê Executivo para Monitoramento das Ações da Saúde no Estado do Tocantins (CEMAS-TO), dia 14 de fevereiro de 2020 às 08:30h horas, na Sala de Reuniões do Fórum da Comarca de Palmas-TO, Localizado Na 502 - Sul, Avenida Teotônio Segurado, S/N. O representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde o Sr. Warley Coelho Cirqueira SMS de Novo Jardim. Figura 12 - Comitê Executivo para Monitoramento das

Ações da Saúde no Estado do Tocantins Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Tocantins -CES/TO, aconteceu no 13 de fevereiro de 2020, às 08h30 em Palmas- TO, o Sr. Lucione de Oliveira Negre - SMS de do Tocantins representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins – COSEMS/TO.

Figura 13 - Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Tocantins 1ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão do SUS do ano de 2020, aconteceu no 19 de fevereiro de 2020 (quarta-feira), às 14hs, na Sala de Reuniões da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. Objetivo da Reunião foram a Construção do Plano de Ação que contemple o Termo de Compromisso Nº 001/2019 entre a SES e COSEMS. O representante do Conselho de Secretarias Municiapis de Saúde do Estado do Tocantins – COSEMS/ TO o Sr. Jair Pereira Lima – SMS de Nova Olinda, Lucione Negre de Oliveira – SMS de Monte do Carmo do Tocantins, Amilton Pereira Lopes – Itapiratins, Warley Coelho Cirqueria – SMS de Novo Jardim, Daniel Borini Zemuner – SMS de Palmas e Gutierres Borges Torquato – SMS de .

13

1º Reunião Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e Reunião Ordinária da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), 20 de fevereiro de 2020, (quinta-feira), às 08h30min, com segunda chamada às 09:00hs, na Sala de Reuniões da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins(SES/TO), em Palmas-TO, situado na Praça dos Girassóis, em Palmas- TO. Presidida pelo Presidente, Jair Pereira Lima, que também é Secretário Municipal de Saúde de Nova Olinda e estavam presentes Secretários e Secretárias de diversos municípios, que objetivo representar os gestores municipais de saúde nas reuniões, que debateram questões de interesse das gestões municipais.

Participação dos Secretários Municipais de Saúde no COSEMS/TO 80 60

40 20 0 Gestores Técnicos

Secretário Municipal de Saúde Técnicos

Figura 14 - Controle das Participação da 1º Reunião Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e Reunião Ordinária Reunião do Planejamento das Oficinas sobre o Previne Brasil - Novo Modelo de Financiamento da APS, realizado no dia 26 de fevereiro de 2020, no anexo I da Vigilância em Saúde do Estado do Tocantins, com participação do Apoio Institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins o Sr. Francisco Rubens Pereira Silva, Carlos Alberto Zandoná, Luci Aparecida Vieira de Lara e Mikael Figura 15 - Reunião do Planejamento das Oficinas sobre o Previne Brasil Aparecido Paixoto.

14

 Março/2020

Considerando a Declaração de Emergência em Saúde Público de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2), publicada em 04 de fevereiro de 2020; e a Lei nº13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019. Considerando a classificação pela Organização Mundial de Saúde – (OMS) em 11 de março de 2020, da doenças pelo novo Coronavírus 2019 (COVID-19) como pandemia; e o pronunciamento em Saúde Pública, COE Convi-19), na manhã do dia 13 de março de 2020, em reunião conjunta com gestores estaduais e municipais de saúde, que trata do cancelamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da epidemia do novo Coronavírus. A partir disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS- TO), iniciou o monitoramento do evento detectando rumores, realizou a primeira reunião, dia 28 de janeiro de 2020, com técnicos das Superintendências afins da SES, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária dos Portos e Aeroportos (ANVISA) e iniciou-se a elaboração do Plano de Contingência Estadual e Municipal para o novo Coronavírus (COVID-19). Necessidade está de dimensionar medidas de precaução e controle para os usuários do SUS no Estado do Tocantins. A partir de então, foram realizadas estratégias por meio de reuniões virtuais para garantir as Reuniões Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins – COSEMS/TO.

15

55ª Reunião Ordinária Conselho Distrital de Saúde Indígena –CONDISI/TO, a aconteceu em Araguaína - TO, nos dias 03 a 05 de março de 2020 no auditório da Casa de Saúde Indígena de Araguaína – CASAI/DSEI. Participou a Sra. Rosivânia Freitas Teixeira, suplente e também Secretária Municipal de Saúde de Itacajá estavam presentes representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins.

Figura 16 - Reunião do CONDISI/TO (Conselho Distrital de Saúde Indígena).

Figura 17 - Abertura Nacional do PADEepiSUS – Plano Ampliado de Desenvolvimento da Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde: Curso de Especialização em Vigilância em Saúde. Abertura Nacional do PADEepiSUS – Plano Ampliado de Desenvolvimento da Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE. O Conselheiro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) e Secretário Municipal de Saúde de Miranorte, Renato Donizeti Fischer, e mais 39 trabalhadores do Sistema Único de Saúde

16

(SUS) de Palmas e de outros municípios do Tocantins iniciaram na manhã desta quarta-feira, 04, o Curso de Especialização em Vigilância em Saúde ofertado pelo Hospital Sírio Libanês. A aula inaugural aconteceu no Instituto 20 de maio, com a presença de gestores da saúde, representantes dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde e parceiros na formação.

Reunião Extraordinária da Sala de Estadual de Combate ao Aedes, que aconteceu no dia 11 de março de 2020, no prédio da Superintendência do Ministério da Saúde do Tocantins , com o objetivo de fortalecer as ações integradas, contínuas e estratégicas de prevenção às arboviroses (chikungunya dengue e Zika), e também assessorar os municípios quanto às dúvidas relacionadas à mobilização social; Informar os municípios sobre as ações estaduais que serão realizadas neste primeiro semestre de 2020; Promover a Campanha Figura 18 - Reunião Estadual de Combate ao Aedes, onde o representando do Extraordinária da Sala de Estadual Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Combate ao Aedes. do Tocantins – COSEMS/TO, o Sr. Sinvaldo dos Santos Moraes/ SMS de . Fórum Nacional de Gestão da Atenção Primária, aconteceu nos dias 11 e 12 de março de 2020, no Hotel Nacional – SHS Q. 1 – Asa Sul, Brasília- DF, 70297-400. O objetivo apresentar as ferramentas de Comunicação Institucional da Secretaria de Atenção Primária à

Figura 19 - Fórum Nacional de Gestão da Atenção Primária

17

Saúde com os gestores e trabalhadores através do Fórum Programa Previne Brasil está vigente desde janeiro de 2020 como regra do financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS). Representando o COSEMS-TO, a nossa Diretora e Secretária Municipal de Saúde de Chapada da Areia, Paula Sabrine Caldeira, participou no evento promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS). Dentre os principais assuntos estiveram o cadastramento na APS, Informatização, o Programa Saúde na Hora, apresentações de experiências exitosas municipais sobre indicadores e a Conferência de abertura com Ricardo Mestre, do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde de Portugal. Além disso, o encontro contou com uma reunião técnica sobre o enfrentamento do Coronavírus. Também participaram do Fórum Coordenadores da APS das Secretarias Municipais de Saúde de capitais, das Secretarias Estaduais e representantes de diversos Conselhos.

1ª Reunião Ordinária da Comissão de Integração Ensino-Serviço Intergestores Bipartite do Estado do Tocantins – CIES/TO, realizado no dia 13 de março de 2020, às 14h, Sala 01 da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes – ETSUS do CIES/TO e esteve presente o Sr. Wilkey Fernando Lourenço Oliveira – Secretário Municipal de Saúde de Silvanópolis representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins - COSEMS/TO.

2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite/TO, realizada no dia 17 de março de 2020, (terça-feira), às 08h30min, às 09:00hs, no Auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Palmas-TO. A Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) participou de uma reunião da Comissão Intergestores Figura 20 - 2ª Reunião Ordinária da Comissão Bipartite (CIB), sobre a Portaria nº 480/2020,Intergestores que estabelece Bipar recursostite. do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, a ser disponibilizado aos estados e municípios para ações de saúde para o enfrentamento do Coronavírus - COVID 19. Representaram o COSEMS-TO o

18

Presidente Jair Pereira Lima, os Diretores Rondinelly da Silva e Souza e Amilton Pereira Lopes e o Secretário Municipal de Saúde de Miranorte Renato Donizeti Fischer. No início das discussões estava prevista a destinação de R$ 2,00 per capita dos recursos destinados ao Tocantins, para cada cidade. Após muitos debates entre representantes dos municípios e Estado, e com a forte defesa do COSEMS-TO, ficou estabelecido o valor de R$ 2,90 por cada munícipe. No total serão destinados R$4.509.821,76 às Gestões. Agora haverá uma tramitação técnica e burocrática para que o recurso seja liberado o mais rápido possível. De acordo com o presidente do COSEMS-TO a participação do Conselho foi muito importante para garantir uma destinação maior de recursos paras ações das Secretarias Municipais de Saúde. “Como todo processo democrático houve debates e conseguimos mostrar a necessidade de ampliação de recursos para nossas cidades. Com todo respeito e visão técnica, o Secretário de Estado da Saúde Dr. Edgar e sua competente equipe fecharam a questão em comum acordo sobre o recurso per capita”, destacou. Para Rondinelly, a forte representação das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins foi importante para conseguir uma maior viabilização de recursos para os municípios. “Sabemos da necessidade do Estado, mas também estamos na ponta junto com todos os demais Gestores e Gestoras. Os debates foram construtivos e conseguimos bater o martelo conjuntamente. Agora é continuar trabalhando para que possamos vencer o mais rápido possível o Coronavírus”.

 Abril/ 2020

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO), Jair Pereira Lima, participou no dia 03 de abril de 2020, em Araguaína, de uma reunião técnica com o Secretário de Saúde, Dr. Luiz Edgar, lideranças políticas e técnicos da SES-TO. O objetivo foi o de dar publicidade às informações oficiais de combate e prevenção ao Covid-19 na região. Um dos tópicos mais importantes foi a da organização de leitos de UTI para Figura 21 - Reunião Técnica sobre o Covid-19. atendimentos.

19

Foi informado que o Hospital Regional de Araguaína, Maternidade Dom Orione e Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT), já dispõem de leitos específicos para possíveis pacientes com Covid-19 em situações graves.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) se reuniu nesta terça-feira, 14 de abril de 2020, em Palmas, com o Secretário de Estado da Saúde Luiz Edgar Leão Tollini. Na pauta, o Convid-19, o plano de Contingência Estadual e a estruturação dos leitos de UTI dos Hospitais Regionais. As discussões sobre a necessidade de investir nos locais de atendimento público ao cidadão, especialmente pelo momento de pandemia enfrentado, foram levantadas pelos representantes do COSEMS e por secretários municipais presentes. De acordo com o Tollini, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reestruturará os hospitais regionais. Na questão que envolve o Plano de Contingência, foram debatidas nesta reunião as ações voltadas para a pediatria, ginecologia e obstetrícia. O objetivo é o de alinhar os direcionamentos de atendimento em saúde para mulheres, gestantes, recém-nascidos e crianças. Estavam presentes o Presidente do COSEMS-TO, Jair Pereira Lima, o Diretor Financeiro, Rondinelly da Silva e Souza, o Secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, a Secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, o Secretário de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, a Secretária de Saúde de Porto Nacional, Anna Crystina, e técnicos da SES- TO. Foram levantadas as questões sobre a Ampliação do número de Leitos, que no total, o Estado possui 131 leitos de UTI na rede Estadual e outros 157 complementares e privados, totalizando 288 leitos de UTI à disposição do Estado para atendimento de pacientes com quadros moderados a graves, conforme explicou o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini. “A recomendação do Ministério da Saúde, considerando de forma proporcional da população, é que o Tocantins disponha de pelo menos 200 leitos de UTI para atendimento da demanda”. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 131 leitos, o Tocantins se prepara para a ampliação de oferta de leitos específicos para a Covid-19, com previsão de oferta de 355 leitos clínicos e UTI’s (adulto e pediátrico) ampliadas nas três maiores cidades do Estado: o Hospital Regional de Araguaína (HRA) receberá 70 novos leitos clínicos adultos, e 10 leitos de UTI. O Hospital Regional de Gurupi receberá 90 leitos clínicos adultos. Já Palmas,

20

também terá o número ampliado em 125 novos leitos clínicos adultos, e 60 UTI’s adultos e duas UTI’s pediátricas, no HGP, além de 10 novos leitos clínicos pediátricos no Hospital Infantil. Até o último boletim divulgado pela SES, nessa terça-feira, 14, foram 27 casos confirmados da doença, porém, nenhum paciente encontra-se internado em leitos dos hospitais públicos estaduais. Dos 18 hospitais públicos estaduais, localizados em 15 municípios (Araguaína, , Alvorada, Araguaçu, , Augustinópolis, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, e Xambioá), 14 unidades estão com a taxa de ocupação hospitalar abaixo de 50%. O HGP, por exemplo, tem o menor número de ocupação da sua história. O número mostra que as unidades estão preparadas para receberem e oferecerem um tratamento de qualidade a pacientes com a Covid-19. O Plano de Contingência do Tocantins – novo Coronavírus segue em vigor e traz condutas e medidas para a assistência ao paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19, visando diminuir o risco de transmissão aos profissionais da Saúde e demais pacientes, garantindo a qualidade do atendimento. Conforme atualização do plano, o paciente atendido em qualquer unidade da rede pública ou privada do Tocantins que necessite de atendimento especializado, tem o HGP como unidade de referência na região centro-sul do Estado e o HRA na região macro norte. Iniciou a quarentena decretada em março por prefeitos e governadores de todas as regiões brasileiras promoveu uma queda substancial na taxa de contágio do novo Coronavírus (SARS-CoV-2). Mas, ao contrário do observado em países asiáticos e europeus que também adotaram medidas de isolamento social, o achatamento da curva epidemiológica no Brasil não foi suficiente para fazer o número de casos e de mortes por COVID-19 parar de crescer. 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do ano de 2020, aconteceu no dia 23 de abril de 2020 (quinta-feira), a partir das 09h, por meio do Aplicativo de Videoconferência "Zoom". Foram informados aos Gestores (as) Municipais de Saúde do Estado do Tocantins que os dados do aplicativo, o link para a Sala de videoconferência e também a pauta foi encaminhada por e-mail previamente. Destacamos que foram aplicadas algumas formalidades para realização da Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/TO, foram enviados os convites e ofícios a fins de garantir o maior números de participantes. Os matérias foram disponibilizados aos participantes encaminhado por e-mail previamente e ainda

21

disponibilizado por meio tecnologia em formato compartilhamento ou seja pela plataforma do “Zoom” que poderia acompanhar Reunião eram necessários que o aplicativo esteja baixado em seu celular ou computador.

Figura 22 - 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do ano de 2020, por meio do Aplicativo de Videoconferência.

3 - RELATÓRIO DE ATIVIDADE DO APOIO INSTITUCIONAL

 Janeiro /2020

REALIZAÇÃO RODA DE DEBATES PARA OS GESTORES MUNICIPAIS

Realizado no dia 07 de janeiro, a partir das 13h, no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, em Palmas/TO, uma Roda de Debate e de Esclarecimentos sobre os temas:

 Cadastro de Emendas Parlamentares de Incremento PAB/MAC;  Detalhamento do Novo Financiamento da Atenção Básica;  Apresentação do E-Gestor.

22

Figura 23 - Roda de Debates para os Gestores Municipais.

 Fevereiro /2020

Projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS. O Financiamento da Atenção Primária a Saúde, foi tema de debate nos dias 10 e 11 de fevereiro em Brasília-DF. O encontro entre Conasems, Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), coordenadores de apoio e presidentes de Cosems suscitou a discussão sobre o Financiamento da APS, onde foi apresentado para 400 apoiadores e técnicos da gestão SUS.

23

Figura 24 - A Oficina Nacional de Apoio à Implantação do Novo Financiamento Federal da Atenção Primária à Saúde “Previne Brasil”

A Oficina Nacional de Apoio à Implantação do Novo Financiamento Federal da Atenção Primária à Saúde “Previne Brasil” reúne em Brasília-DF, nesta segunda (10) e terça (11), 412 profissionais do SUS, dentre eles apoiadores e coordenadores da Rede Colaborativa, secretários municipais de saúde, representantes e presidentes de Cosems. O objetivo da oficina, realizada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), é promover o alinhamento da estratégia de implementação do novo modelo de financiamento da APS. Wilames, presidente do CONASEMS, falou sobre “O papel do apoiador da Rede Colaborativa do Conasems, em face da mudança no financiamento federal da APS”. Segundo ele, os apoiadores serão ainda mais importantes para a gestão diante das mudanças no modelo de financiamento e do alto número de troca de gestores, que ocorre após eleição municipal. “Muitos vão sair dos cargos para se candidatar a vereadores, prefeitos, vice prefeitos, isso tem o lado bom, porque demonstra que os gestores estão participando da disputa eleitoral e que muitos vão assumir as prefeituras e continuar priorizando as pautas da saúde”.

24

Wilames também orientou os apoiadores sobre estratégias de trabalho. “Devemos fortalecer os municípios mais fragilizados, monitorar e avaliar como as políticas estão sendo aplicadas na ponta e trazer a escuta do território para os Cosems e Conasems a fim de nos auxiliar nas decisões e pactuações a nível nacional” e completou “O novo financiamento da APS não é uma cartilha com Figura 25 - Implantação do Novo Financiamento Federal da modelos e padrões a serem Atenção Primária à Saúde “Previne Brasil. seguidos, é uma política que dá autonomia ao gestor e temos liberdade para aperfeiçoá-la”. O presidente do Conasems chamou atenção para importância do apoio na transição da gestão municipal

Figura 26 – Participação do Apoio Institucional do COSEMS/TO.

25

Os apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), realizam um trabalho de Articulação entre os gestores municipais, a fim de subsidiar o COSEMS, na divulgação da disponibilidade de vagas para biomédicos, farmacêuticos e para médicos, distribuídas em várias cidades do Estado.

Figura 28 - Divulgação das Disponibilidade de vagas.

Figura 30 - Planejamento da Oficinas sobre o Previne Brasil - Novo Modelo de Financiamento da APS.

26

Figura 31 - Ações do Apoiador na Comissão Intergestores Regional – CIR

Figure 29 - Oficina Macrorregionais sobre o Previne Brasil - Novo Modelo de Financiamento da APS.

Apoio Institucional na sede do COSEMS, sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Primaria a Saúde – APS.

27

Figura 32 - Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária a Saúde.

4 - RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

O início de 2020 foi marcado por todos devido a Pandemia causada pelo Coronavírus. O primeiro caso oficial de infectado pelo novo coronavírus no Brasil foi registrado em 26 de fevereiro. No caso, tratava-se de um homem que tinha acabado de voltar de uma viagem da Itália. No entanto, um novo estudo do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), estima que o vírus chegou ao País no fim de janeiro e que já havia transmissão comunitária de COVID-19 no início de fevereiro. Segundo o levantamento, o vírus começou a circular pelo Brasil por volta de 4 de fevereiro, portanto 20 dias antes de as autoridades confirmarem a transmissão comunitária, quando o vírus está à solta por aí, diferente do início em que era possível reconstituir os traços de quem transmitiu a doença inicialmente. A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca

28

de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório). No Tocantins, a Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso de infecção por coronavírus no dia 18 de março. A partir daí várias determinações do Poder Público moldaram as formas de trabalho. No caso da Comunicação do COSEMS não foi diferente. Todas as ações desenvolvidas pela comunicação nos meses subsequentes foram voltadas para esclarecimentos sobre essa nova doença. A seguir será possível conferir o que foi realizado nesta área nas redes sociais “Facebook” e “Instagram”, com as respectivas métricas, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

JANEIRO

FACEBOOK PUBLICAÇÕES PESSOAS ENGAJAMENTOS ALCANÇADAS 67 1598 299 Pessoas alcançadas: números de contas únicas que viram as publicações. Engajamentos: número de contas que interagiram com as publicações.

INSTAGRAM PUBLICAÇÕES ALCANCE IMPRESSÕES 29 3131 3840 Alcance: contas únicas que viram as publicações; Impressões: número total de vezes que as publicações foram vistas.

FEVEREIRO

FACEBOOK PUBLICAÇÕES PESSOAS ENGAJAMENTOS ALCANÇADAS 96 4385 602 Pessoas alcançadas: números de contas únicas que viram as publicações. Engajamentos: número de contas que interagiram com as publicações.

INSTAGRAM PUBLICAÇÕES ALCANCE IMPRESSÕES 38 3405 4271 Alcance: contas únicas que viram as publicações; Impressões: número total de vezes que as publicações foram vistas.

29

MARÇO

FACEBOOK PUBLICAÇÕES PESSOAS ENGAJAMENTOS ALCANÇADAS 53 2210 250 Pessoas alcançadas: números de contas únicas que viram as publicações. Engajamentos: número de contas que interagiram com as publicações.

INSTAGRAM PUBLICAÇÕES ALCANCE IMPRESSÕES 57 4299 5189 Alcance: contas únicas que viram as publicações; Impressões: número total de vezes que as publicações foram vistas.

ABRIL

FACEBOOK PUBLICAÇÕES PESSOAS ENGAJAMENTOS ALCANÇADAS 50 2738 253 Pessoas alcançadas: números de contas únicas que viram as publicações. Engajamentos: número de contas que interagiram com as publicações.

INSTAGRAM PUBLICAÇÕES ALCANCE IMPRESSÕES 42 4763 5603 Alcance: contas únicas que viram as publicações; Impressões: número total de vezes que as publicações foram vistas.

SITE DO COSEMS

Devido a Pandemia causada pelo novo Coronavírus foram necessárias algumas readequações no site institucional do COSEMS-TO. A parte principal do site permanece sendo alimentada pelo profissional da Comunicação, sendo que no banner principais estão disponibilizadas informações de apoio aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, conforme pode ser observado:

30

Figura 1 - Banner: protocolos e orientações

Figura 2 - Banner: Coronavírus no mundo

31

Figura 3 - Banner: coronavírus no Tocantins

Figura 4 - Banner: informações sobre o Coronavírus

32

NOTÍCIAS SITE DO COSEMS

Ainda no site do COSEMS-TO foram produzidas e disponibilizadas notícias de interesse das Secretarias Municipais de Saúde. Para uma exemplificação do que foi divulgado, demonstraremos a seguir as matérias veiculadas.

33

34

35

36

37

38

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

Nos meses que sucederam a Pandemia o atendimento aos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Tocantins aumentou de forma significativa. Auxílio a informações, produções de conteúdo para redes das próprias Gestões e checagem de notícias relacionadas à Covid-19 foram as principais demandas. É importante destacar a dificuldade de se mensurar este tipo de atendimento, já que ele ocorre por meio de ligações e/ou mensagens inbox. Vale destacar que em todos os dias pós-pandemia houve mais de um atendimento, sendo que a Comunicação esteve à disposição dos Gestores 24h por dia, sete dias por semana. Vale lembrar que o Estado do Tocantins possui 139 pastas. Logo, a demanda por informações cresceu exponencialmente neste período.

CLIPAGEM

39

Para uma melhor facilidade das informações chegarem aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde foi criado um grupo de clipagem. Todos os dias da semana a Comunicação realiza o levantamento das principais notícias do Tocantins, do Brasil e do Mundo e disponibiliza para os(as) Gestores. Em médias são enviadas 60 notícias por dia, Na imagem abaixo pode ser verificado o grupo, o ano da sua criação e um exemplo de como funciona o trabalho de clipagem:

Figura 5 - Grupo de clipagem de notícias para os(as) Secretários(as) de Saúde do Tocantins Com a chegada do novo Coronavírus, a comunicação do COSEMS-TO teve um aumento exponencial das demandas dos Secretários e Secretárias de Saúde neste primeiro quadrimestre de 2020. Principalmente nos atendimentos individuais. Foi compreendido que em um momento de emergência como este é necessário que uma equipe preparada esteja à disposição para auxiliar os(as) Gestores(as), já que muitos necessitam de orientação técnica e correta para o enfrentamento eficaz da doença. Outro ponto que merece ser destacado foi a importância do trabalho de conscientização contra a desinformação. O serviço de checagem tem se mostrado de grande valia para uma melhor informação aos Secretários (as) do Tocantins. No colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que venham a surgir

É este o Relatório de Atividades da Secretaria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins – COSEMS/TO, referente aos meses de janeiro e abril de 2020. Palmas, 30 de junho de 2020.

40 RELATÓRIO SINTÉTICO DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA

Planilha de Prestação de Contas dos Recursos Financeiros da Contribuição de Representação Institucional

Tipos de Receitas JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL TOTAL

Receita Corrente 91.399,34 64.777,85 64.792,80 64.866,09 285.836,08

Receitas de Contribuições/Portaria 220 64.730,00 64.730,00 64.730,00 64.730,00 258.920,00

Receitas de Contribuições/Boletos 0,00

Receitas Financeiras (Rendimentos) 1,83 47,85 62,80 136,09 248,57

Ressarcimento de Despesas (OPAS) 26.667,51 26.667,51

Receita de Capital 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Imobilizado 0,00

Diversas (Devolução de Diária) 0,00

Total das Receitas 91.399,34 64.777,85 64.792,80 64.866,09 285.836,08

Tipos de Despesas JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL TOTAL

Despesas Correntes: 58.282,26 85.525,17 31.108,15 37.672,11 212.587,69

Vencimentos e Vantagens Fixas 12.795,43 4.853,52 4.901,61 4.901,61 27.452,17

Encargos Sociais 11.151,35 5.652,33 55,11 4.765,18 21.623,97

Diárias e Ajuda de Custos 3.615,00 8.390,00 7.365,00 2.115,00 21.485,00

Impostos/Taxas 1.711,38 242,10 153,31 192,52 2.299,31

Tarifas Bancárias 104,50 83,60 65,30 10,45 263,85

Materiais de Consumo (Expedientes) 3.014,50 2.403,91 3.169,32 1.038,85 9.626,58

Combustíveis e Lubrificantes 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Passagens e Locomoção 0,00 31.337,71 0,00 0,00 31.337,71

Serviços de Terceiros Pessoa Física 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica 25.890,10 32.562,00 14.648,50 24.648,50 97.749,10

Outros (especificar) 0,00 0,00 750,00 0,00 750,00

Despesas de Capital 0,00 439,00 0,00 0,00 439,00

Investimentos 0,00

Móveis e Equipamentos 439,00 0,00 439,00

Veículos 0,00

Outros (especificar) 0,00

Total de Despesas 58.282,26 85.964,17 31.108,15 37.672,11 213.026,69

Saldo do Mês 33.117,08 (21.186,32) 33.684,65 27.193,98

Saldo do Período Anterior 21.126,22 54.243,30 33.056,98 66.741,63

Saldo Final 54.243,30 33.056,98 66.741,63 93.935,61 93.935,61

Jair Pereira Lima Rondinelly da Silva e Souza

Presidente Diretor Financeiro

Relatório Anual de Gestão COSEMS/TO

2019

PALMAS/TO JUNHO – 2020

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins – Cosems/TO

Diretoria Executiva:

Presidente: Jair Pereira Lima (Nova Olinda) 1ª. Vice-Presidente: Maria das Dores Abreu Farias (Sítio Novo) Diretoria Administrativa: Amilton Pereira Lopes (Itapiratins) Adjunto da Diretoria Administrativa: Paula Sabrinne Caldeira Mota Varão (Chapada de Areia) Diretoria de Comunicação: Warley Coelho Cirqueira (Novo Jardim) Adjunto da Diretoria de Comunicação: Lucione de Oliveira Negre (Monte Carmo) Diretoria Financeira: Rondinelly da Silva e Souza (Caseara) Diretoria de Descentralização e Regionalização: Nelson Queiroz de Souza Neto (Maurilândia)

Conselho Fiscal:

1º Conselheira Titular: Edimar Sônia da Silva (Conceição) 2º Conselheira Titular: Sherlla Monsione Moreira Borges (Pequizeiro) 3º Conselheiro Titular: Renato Donizetti Fischer (Miranorte)

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

SUMÁRIO

1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL ...... 4

2. RESULTAOS OBTIDOS ...... 7

2.1 . DIRETRIZ 1: Operacionalização da Participação dos representantes do COSEMS/TO nos

Fórum de Pactuações Regional, Estadual, Nacional e em Outros Eventos de Relevância para

Políticas de Saúde do Tocantins...... 7

2.2 DIRETRIZ 2: Qualificação da Gestão Municipal Através da Promoção de Encontros de

Relevância para aprimoramento das Políticas Públicas em Saúde; ...... 9

2.3. DIRETRIZ 3: Aprimoramento da Gestão Municipal Através do Apoio Institucional...... 11

2.3. DIRETRIZ 4: Organização e Aprimoramento da Gestão do COSEMS-TO...... 13

3. CONCLUSÃO...... 15

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

A constituição Federal, em seu art.196, dispõe que (verbais): “... A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário ás ações e serviços para sua promoção e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção e ao acesso e proteção e recuperação...” Por seu turno, a Lei Orgânica da Saúde Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regula, nos teremos o do seu art.1º, “ em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado..”, dispõe no art. 14-B, que (verbis); “Art.14- O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho de Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais para tratar de matérias referentes à saúde de declarados de utilidade pública e de relevante função social, na forma de regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.466, de 2011). “§” 1º O Conass e Conasems receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo Nacional de Saúde, para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, podendo ainda celebrar convênios com a União. (Incluído pela Lei nº 12.466, de 2011). “§” 2º Os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) são reconhecidos como entidades que representam os entes municipais, no âmbito estadual, para tratar de matérias referente à saúde, desde que vinculados institucionalmente ao Conasems, na forma que dispuserem seus estatutos. (Incluído pela Lei nº 12.466, de 2011). Entretanto o COSEMS-TO, além de deter a titularidade da representação dos entes municipais para tratar de matérias referente à saúde, recebe recursos do Orçamento Geral da

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

União – OGU, através do CONASEMS, para “auxiliar no custeio de suas atividades institucionais.” Com efeito, a Portaria n° 1.752, de 13 de julho de 2017, de 13 de julho de 2017, da Ministério da Saúde. “regulamenta as normas para execução do estabelecido no $1º do artigo 14-B da Lei nº 8.080, de setembro de 1990” ... que dispõe sobre regras de transferência de recursos do OGU ao CONASEMS/COSEMS. Atribuindo à Entidade, nos termos do inciso III. Do art6º, a obrigação de apresentar Relatório Anual de Gestão(verbis): “Art,6º obrigações do Conass e Conasems: (...) III. prestar Contas dos recursos recebidos à Secretaria Executiva do Ministério da Saúde por meio de Relatório Anual de gestão, previamente submetido às instâncias previstas no estatuto de cada Conselho, até 01 de março do ano subsequente à execução do Programa Anual de Atividade...” Assim, a apresentação acima exposta, com a finalidade de prestar contas os recursos Orçamento Geral da União executados por esta Entidade, durante o exercício de 2019, decorrente de transferência realizadas nos termos do art.14-B, DA Lei nº8.080/1990, conforme regulamentado na Portaria nº1.752, de 13 de julho de 2017.

I COSEMS-TO Art. 1º - O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins - Cosems/TO, em 20 de fevereiro de 1997, foi constituído como associação, sem fins econômicos, possuindo personalidade jurídica de direito privado, atuando em âmbito estadual, com autonomia técnica, administrativa e financeira, dotada de patrimônio próprio, destinada a congregar gestores públicos municipais de saúde do Estado do Tocantins, com vistas ao efetivo intercâmbio de informações e experiências e ao apoio coletivo no encaminhamento de soluções para problemas de saúde de interesse local, regional e

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

estadual, nos termos da Lei 12.466 de 2011, regendo-se pelo presente Estatuto.

I - Congregar os gestores das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins; II - Manter o intercâmbio com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e com os Cosems dos demais estados; III - Propugnar pela efetivação do Sistema Único de Saúde - SUS; IV - Viabilizar, participar e representar o Poder Público Municipal de Saúde, a nível Regional, Estadual e Federal, com direito a voz e voto nas instâncias de definição e decisão das políticas, diretrizes e ações de saúde; V – Atuar junto às instâncias municipais, estaduais e nacionais do SUS, representando as Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, na defesa da saúde pública realizando atividades e projetos que visem o fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde; VI - Motivar e assessorar o planejamento da saúde municipal objetivando atender, dentro do espaço local e regional, as principais prioridades estabelecidas pelas instâncias decisórias do Sistema Único de Saúde; VII - Estimular o desenvolvimento organizacional das Secretarias Municipais de Saúde; VIII - Contribuir para o processo de gestão federativa do SUS e a organização do sistema e ações dos serviços de saúde; IX - Lutar pela ampliação do financiamento do SUS e pelo aprimoramento da Gestão do SUS; X - Promover encontros, seminários e outros eventos para estimular o intercâmbio de experiências e aprofundar as discussões entre os Municípios na área de saúde, seja no âmbito local, regional ou estadual.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

§1º O Cosems/TO é reconhecido pela Lei Federal nº 8.080/90 (alterada pela Lei Federal nº 12.466/11) como entidade que representa os entes municipais, no âmbito estadual, para tratar de matérias referentes à saúde, vinculado institucionalmente ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems.

§2º Em consonância com a sua finalidade, o Cosems/TO propugnará pela defesa e proteção da saúde como direito do cidadão e dever do Estado, cabendo-lhe, nesse sentido, representar os interesses de seus associados, fundados na relevância das ações e dos serviços de saúde e vinculados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas municipais de saúde.

2. RESULTAOS OBTIDOS

As Diretrizes do Programa Anual de Atividades - PAA do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins – COSEMS/TO – 2019, expressam os temas prioritários da gestão. 2.1 . DIRETRIZ 1: Operacionalização da Participação dos representantes do COSEMS/TO nos Fórum de Pactuações Regional, Estadual, Nacional e em Outros Eventos de Relevância para Políticas de Saúde do Tocantins. Além dos marcos legais e estatutários exposto mais acima, dentre as ações desenvolvidas no ano de 2019, destacamos as principais que consideramos que foram primordiais para o fortalecimento da classe dos gestores, garantindo 259 (duzentos e cinquenta e nove), participantes/representantes em 94 (noventa e quatro) reuniões eventos dentre esses: Reuniões, Grupo de Câmara Técnica, Seminários, Congressos, Fórum e Capacitação. Como resultando do processo de planejamento estratégico que foi elaborado no plano para garantir o espaço e o poder de decisão dos Municípios nos Fóruns de Pactuações

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Estadual, Nacional e em Eventos de Relevância Para o Desenvolvimento das Políticas Públicas no Tocantins/ congressos e encontros. Ressaltamos ainda, que os gestores do Tocantins participaram do 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, representado por mais de 100 profissionais da saúde de alguns dos municípios, sendo que 09 Experiencias Exitosas na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS com experiências bem-sucedidas realizadas em seus municípios. Os gestores do Tocantins participaram também do 7º Congresso Norte & Nordeste com quase 1.500 inscrito, dentre os quais reuniu gestores, técnicos e trabalhadores do SUS entre os dias 29 de abril e 1º de maio de 2020 em Fortaleza -CE. Com a temática “Atenção Básica e Regionalização: desafios e perspectivas” o público teve acesso à ampla programação durante os três dias de eventos com debates, mesas redonda , painéis de exposição dos estados. A caravana do Tocantins contou com a participação de 37 secretários, autores de experiências exitosas.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

2.2 DIRETRIZ 2: Qualificação da Gestão Municipal Através da Promoção de Encontros de Relevância para aprimoramento das Políticas Públicas em Saúde; O COSEMS vem esforçando no sentido de contribuir com a Qualificação da Gestão Municipal através da Promoção de Encontros de Relevância para Aprimoramento primordial para o fortalecimento da qualidade dos processos de trabalho. Nesse contexto, o COSEMS-TO realizou 02 (dois) eventos no ano de 2019, o primeiro o 17º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins, no Auditório da Justiça Federal, 23 de abril de 2019, o Cosems/TO, foi idealizador e proponente de assuntos prioritários na “Aplicação de Emedas Parlamentares para o SUS e Saldos Remanescentes”. É oportuno citar também as seguintes pautas de discussões: Lançamento da 9ª Conferência Estadual de Saúde – Democracia e Saúde, além da Premiação “Secretário Nota 10” – Edição 2018. A Diretoria do COSEMS-TO premiou os Secretários Municipais de Saúde que se destacaram pela capacidade de gestão e condução das ações de saúde, alcançando índices preconizados pelo Ministério da Saúde. O prêmio “Secretário Nota 10” é realizado pelo quarto ano seguido e desta vez teve como parâmetro as metas pactuadas para o PQAVS – Programa de Qualificação das Ações da Vigilância em Saúde. Nesta edição, o número de gestores premiados foi recorde com 93 secretários sendo premiados por atingir 75% ou mais das metas pactuadas. O Prêmio foi criado com o propósito de sensibilizar, motivar e valorizar o avanço da gestão municipal de saúde, sobretudo na melhoria dos níveis de transparência da gestão, na valorização das boas práticas e na inovação no planejamento e no trabalho em saúde. Na primeira edição em 2015, o parâmetro foi a participação dos municípios nas Comissões Intergestores Regionais. Na 2ª edição, em 2016, o critério foi a entrega no prazo dos instrumentos de gestão. Em 2017, a 3ª edição do “Prêmio Secretário Nota 10” destacou aqueles que alcançaram 75% ou mais das metas da pactuação Interfederativas. Em todas as edições, os resultados alcançados revelaram avanços positivos nos índices, demonstrando que o Prêmio tem alcançado o propósito, sendo ainda um momento de grande interação e festividade entre os gestores municipais do SUS.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Figura 2 -17º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins.

O 18º Encontro de Secretarias de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, com o tema “Mudança do Financiamento da Saúde, na Assembleia Legislativa em Palmas – TO. Na ocasião foram debatidos assuntos de interesses o “Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde”, “Emendas Parlamentares e InvestSUS”. O evento, contou com participação de gestores e técnicos nas oito regiões de saúde do estado do Figura 3 - 18º Encontro de Secretarias de Tocantins, o objetivo foi promover o Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. debate qualificado acerca das diferentes propostas de financiamento dos Sistemas de Saúde, em especial da Atenção Primária à Saúde, na perspectiva da garantia do acesso aos serviços, da eficiência e da sustentabilidade dos modelos.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

O Novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde, teve parceira com a Secretaria de Atenção Primária da Saúde (SAPS), o Sr. Marco Aurélio Santana da Silva, foi o responsável por falar sobre o “Novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde”. Ele esclareceu que alguns pontos principais debatidos durante a sua fala.

2.3. DIRETRIZ 3: Aprimoramento da Gestão Municipal Através do Apoio Institucional.

Os desafios são grandes, porém graças à dedicação de todo o corpo do COSEMS/TO, (Representantes da CIR’s, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Secretaria Executiva, Apoiadores Institucional e Corpo Técnico Profissional) está sendo possível cumprir com acompanhamento ente assessoramento aos Gestores Municipais de Saúde na propositura de Política Públicas de Saúde e nos Fórum de Pactuações Regionais e Estaduais – CIR’s / CIs. A parceria com a Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO) e a Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF) da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Tocantins (SEMS/TO), o Cosems/TO conseguiu realizar Oficinas do DigiSUS, que foi o destaque nas ações realizadas no ano 2019, considerando que foram capacitados profissionais de 128 dos 139 municípios tocantinenses. Durante o evento foram apresentadas as informações gerais sobre o sistema, funcionalidades e orientações sobre a solicitação da senha de acesso ao sistema e com relação aos perfis de acesso. A capacitação foi realizada no laboratório de informático da SEMS/TO, desta forma os gestores e técnicos tiveram a oportunidade de simular a alimentação dos dados no ambiente de treinamento, esclarecendo as dúvidas e pontuando sugestões para o aprimoramento do sistema. O alcance de tais resultados mostram que é possível construir com diferentes ideias, quando essas ideias se unem no mesmo objetivo. Alcançamos importantes conquistas graças ao trabalho coletivo em prol da promoção da saúde do povo tocantinense. O alcance das oficinas de capacitação do DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP), com as regiões de saúde do Tocantins, estão evidenciados conforme gráfico abaixo:

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Capacitações DigiSUS por Região de Saúde

Bico do Papagaio Médio Norte Araguaia Tocantins Cerrado Tocantins Araguaia Amor Perfeito Capim Dourado Cantão Ilha do Bananal Sudeste

100% 92% 94% 94% 94% 94% 94% 85%

Bico do Médio Cerrado Amor Capim Cantão Ilha do Sudeste Papagaio Norte Tocantins Perfeito Dourado Bananal Araguaia Araguaia Tocantins

Figura 17 - Oficina de capacitação sobre DigiSUS - Região Amor Perfeito

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

2.4. DIRETRIZ 4: Organização e Aprimoramento da Gestão do COSEMS-TO.

Em relação aos processos relacionados ao funcionamento das atividades de caráter executivo determinado pela Diretoria Executiva do Cosems/TO, foram realizadas atividades Institucionais com as seguintes representações junto às instâncias administrativas Federias /Estaduais, representação junto ao Poder Público (Executivo/Legislativo/Judiciário), Comissão Intergestores Bipartite, Conselho Estadual de Saúde, Integrante de Comissões Estaduais responsáveis pela operacionalização do SUS.

Por fim, seguem quadros que espelham a execução em 2019 do orçamento disponibilizado ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins – COSEMS/TO:

Figure 1 - Fontes de Recursos 2019.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Figure 3 - Detalhamento da Despesas

Figure 3 - Detalhamento das Despesas do Apoio Institucional do Cosems-TO.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

3. CONCLUSÃO

Verifica-se, portanto, que a plena execução dos recursos transferidos ao COSEMS, nos termos do § 1º, do art. 14-B da Lei nº 8.80/1990, em conjunto com as demais fontes de receita da entidade, qualifica a gestão municipal do SUS, por meio dos projetos, atividades e processos de trabalho constantes do presente documento. Vale considerar ainda a aprovação das contas patrimoniais e financeiras do exercício em questão, em Assembleia Geral Ordinária do Colegiado do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, realizada no dia 20 de fevereiro de 2020, convocada através do Edital 002/2020. Ademais, a escuta e representação institucional dos gestores municipais promove o aprimoramento dos processos de tomada de decisões bipartite, com reflexos no aprimoramento da gestão do Sistema Único de Saúde como um todo.

Palmas-TO, 24 de junho de 2020.

Jair Pereira Lima Presidente do Cosems/TO

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Demonstrações contábeis

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS/TO)

31 de dezembro de 2019

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS/TO)

Demonstrações contábeis

31 de dezembro de 2019

Índice

Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis ...... 01

Demonstrações contábeis

Balanço patrimonial...... 05 Demonstração do resultado do período ...... 06 Demonstração do resultado abrangente ...... 06 Demonstração das mutações do patrimônio líquido...... 07 Demonstração do fluxo de caixa...... 08 Notas explicativas às demonstrações contábeis ...... 09

Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Contábeis

Aos Diretores do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE TOCANTINS (COSEMS/TO) Palmas - TO

Opinião

Examinamos as demonstrações contábeis do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Tocantins (“COSEMS/TO”), que compreendem o balanço patrimonial, em 31 de dezembro de 2019, e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Tocantins (“COSEMS/TO”),em 31 de dezembro de 2019, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis as Entidades sem Finalidade de Lucros.

Base para opinião

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção intitulada “Responsabilidade do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”. Somos independentes em relação ao COSEMS/TO, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Ênfase

Elaboração de normativos para definir regras na contratação de despesas

O COSEMS/TO não possui normativos para definir as regras de contratação das suas despesas. Por gerir recursos públicos, na contratação de suas despesas, o COSEMS/TO deve adotar regulamentos próprios e uniformes, livres do excesso de procedimentos burocráticos, que preservem os princípios gerais que norteiam a execução da despesa pública, atentado para os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, descritos no art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil.

1

Outros assuntos

As demonstrações contábeis do exercício anterior, apresentadas para fins comparativos, foram examinadas por outro auditor, cujo relatório foi emitido em 29 de março de 2019, sem modificações.

Responsabilidades da administração e da governança pelas demonstrações contábeis

A administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis as Entidades sem Finalidade de Lucros e pelos controles internos que ele determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações contábeis, a administração é responsável pela avaliação da capacidade do Conselho continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a não ser que a administração pretenda liquidar o Conselho ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela governança do Conselho são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações contábeis.

Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis

Nossos objetivos são obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, estejam livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro, e emitir relatório de auditoria contendo nossa opinião. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas, não, uma garantia de que a auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria sempre detectam as eventuais distorções relevantes existentes. As distorções podem ser decorrentes de fraude ou erro e são consideradas relevantes quando, individualmente ou em conjunto, possam influenciar, dentro de uma perspectiva razoável, as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas referidas demonstrações contábeis.

2

Como parte da auditoria realizada, de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

• Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimentos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representações falsas intencionais.

• Obtemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejarmos procedimentos de auditoria apropriados nas circunstâncias, mas não com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos do Conselho.

• Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

• Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe uma incerteza relevante em relação a eventos ou condições que possam levantar dúvida significativa em relação à capacidade de continuidade operacional do Conselho. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar o Conselho a não mais se manter em continuidade operacional.

• Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações contábeis, inclusive as divulgações e se as demonstrações contábeis representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada.

3

Comunicamo-nos com os responsáveis pela governança a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais deficiências significativas nos controles internos que identificamos durante nossos trabalhos.

Palmas - TO, 07 de fevereiro de 2020.

MRP AUDITORIA & CONSULTORIA S/S CRC DF-001326/O-4 CNAIPJ – 000041 CVM – 11.720

Assinado de forma digital por RICARDO DA SILVA Assinado de forma digital por MARCOS DE OLIVEIRA RICARDO DA SILVA FARIAS MARCOS DE OLIVEIRA FARIAS PEREIRA:03189203105 PASSOS:55230954191 PEREIRA:03189203105 PASSOS:55230954191 Dados: 2020.04.21 16:17:07 -03'00' Dados: 2020.04.21 16:52:39 -03'00'

Ricardo da Silva Farias Passos Marcos de Oliveira Pereira

Contador CRC DF-015504/O-2 Contador CRC DF-027109/O-0

4

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2019 e 2018

(Valores expressos em Reais)

Ativo

Nota 2019 2018

Ativo Circulante Caixa e equivalente de caixa 3 47.793,73 90.298,62 Créditos a receber 4 65.230,00 43.280,00 Outros créditos - 37.434,39

113.023,73 171.013,01 Não circulante

Realizável a longo prazo

Imobilizado 5 29.448,66 37.015,88 29.448,66 37.015,88

Total do Ativo 142.472,39 208.028,89

Passivo

Nota 2019 2018

Passivo Circulante Fornecedores de bens e serviços 6 6.751,00 - Salários, obrigações sociais e tributárias 7 28.490,44 12.501,96 Parcerias com entidades governamentais/privadas 8 - 74.663,00 35.241,44 87.164,96

Patrimônio Líquido 10

Patrimônio Social 120.955,22 120.612,22 Déficit e superávit acumulado (13.724,27) 251,71

107.230,95 120.863,93

Total do Passivo e Patrimônio Líquido 142.472,39 208.028,89

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.

5 CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Demonstração do resultado do período

Exercício findo em 31 de dezembro de 2019 e 2018

(Valores expressos em Reais)

Nota 2019 2018

Receitas

Receitas com restrição 245.462,24 - Entidades governamentais (Educação/Saúde/Assistência Social/Outros) 12 245.462,24 -

Receitas sem restrição 629.220,45 519.360,00 Contribuições e doações voluntárias 629.220,45 519.360,00

Despesas operacionais

Com programas (Educação/Saúde/Assistência Social/Outros) (245.462,24) -

Despesas administrativas 12 (245.462,24) -

Com atividades institucionais (641.297,56) (519.659,36) Pessoal e encargos sociais e assistenciais 13 (204.646,11) (117.378,73) Despesas gerais e administrativas 14 (436.651,45) (402.280,63)

Superávit antes da receitas e despesas financeiras (12.077,11) (299,36)

Despesas e receitas financeiras, líquido 15 (1.898,87) 551,07

Déficit e superávit líquido do exercício (13.975,98) 251,71

Demonstração do resultado abrangente

Exercício findo em 31 de dezembro de 2019 e 2018

(Valores expressos em Reais)

2019 2018

Déficit e superávit líquido do exercício (13.975,98) 251,71

Outros Resultados Abrangentes - -

Total dos resultados abrangentes do período (13.975,98) 251,71

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.

6 CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Demonstração das mutações do patrimônio líquido

Exercício findo em 31 de dezembro de 2019 e 2018.

(Valores expressos em Reais)

Nota Patrimônio Superávit/ Total do patrimônio social Déficit líquido

Saldos em 31 de dezembro de 2017 120.612,22 - 120.612,22

Superávit do exercício - 251,71 251,71

Saldos em 31 de dezembro de 2018 120.612,22 251,71 120.863,93

Ajustes de exercícios anteriores 343,00 343,00 Déficit do exercício (13.975,98) (13.975,98)

Saldos em 31 de dezembro de 2019 120.955,22 (13.724,27) 107.230,95

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.

7 CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Demonstração do fluxo de caixa

Exercício findo em 31 de dezembro de 2019 e 2018.

(Valores expressos em Milhares de Reais)

2019 2018

Fluxos de caixa das atividades operacionais Superávit do exercício (13.975,98) 251,71 Ajustes para conciliar o resultado às disponibilidades geradas pelas atividades operacionais: Ajustes de exercícios anteriores 343,00 Ajustes de provisões contingenciais - - Depreciação 8.566,22 8.976,56 (5.066,76) 9.228,27

Variações nos ativos Créditos a receber (21.950,00) - Outros créditos 37.434,39 (35.308,71)

Variações nos passivos Fornecedores de bens e serviços 6.751,00 - Salários, obrigações sociais e tributárias 15.988,48 2.326,62 Parcerias com entidades governamentais/privadas (74.663,00) 74.663,00 Disponibilidades líquidas aplicadas nas atividades operacionais (41.505,89) 50.909,18

Fluxos de caixa das atividades de investimentos Adições de imobilizado e intangível, líquidas (999,00) (5.877,04)

Disponibilidades líquidas aplicadas nas atividades de investimentos (999,00) (5.877,04)

Fluxos de caixa das atividades de financiamentos

Disponibilidades líquidas geradas pelas atividades de financiamentos - -

Aumento nas disponibilidades (42.504,89) 45.032,14

Caixa no início do exercício 90.298,62 45.266,48 Caixa no final do exercício 47.793,73 90.298,62

Aumento nas disponibilidades (42.504,89) 45.032,14

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.

8

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

1. CONTEXTO OPERACIONAL

O CONSELHO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS – COSEMS. Foi criado em 18/08/1997, com sede em Palmas/TO cuja finalidade é: I - Congregar os gestores das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins; II - Manter o intercâmbio com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde- Conasems e com o Cosems dos demais estados; III - Propugnar pela efetivação do Sistema único de Saúde –SUS; IV - Viabilizar, participar e representar o poder público municipal de saúde, a nível Regional, Estadual e Federal, com direito a voz e voto nas instâncias de definição e decisão das políticas, diretrizes e ações de saúde; V - Atuar junto as instâncias municipais, estaduais e nacionais do SUS, representando as secretaria municipais de saúde do estado do Tocantins, na defesa da saúde pública realizando atividades e projetos que visem o fortalecimento e aprimoramento do Sistema único de Saúde; VI - Motivar e assessorar o planejamento da saúde municipal objetivando atender, dentro do espaço local e regional, as principais prioridades estabelecidas pelas instâncias decisórias do Sistema único de Saúde; VII - Estimular o desenvolvimento organizacional das Secretarias Municipais de Saúde; VIII - Contribuir para o processo de gestão federativa do SUS e a organização do sistema e ações dos serviços de saúde; IX - Lutar pela ampliação do financiamento do SUS e pelo aprimoramento da gestão do SUS; X – Promover encontros, seminários e outros eventos para estimular o intercambio de experiências e aprofundar as discussões entre os municípios na área de saúde, seja no âmbito local, regional ou estadual.

9

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

2. APRESENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

2.1 Base de preparação e apresentação

As demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil em observância aos novos pronunciamentos, interpretações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, aprovados por resoluções do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, que são, em geral, convergentes ou em acordo com as normas internacionais (IFRS) emitidas pelo International Accounting Standard Board (IASB). Como se trata de uma entidade sem fins lucrativos, as demonstrações contábeis também foram elaboradas de acordo com a ITG 2002 (R1) - Entidade sem finalidade de lucros, aprovada pela Resolução no 1.409, de 21 de setembro de 2012, pelo Comunicado Técnico CTG 2000, aprovado pela Resolução no 1.159, de 13 de fevereiro de 2009, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela NBC TG 1000 (R1)- Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, para os aspectos não abordados pela ITG 2002 (R1) - Entidade sem finalidade de lucros.

A Administração declara que todas as informações relevantes próprias das demonstrações contábeis, e somente elas, estão sendo evidenciadas e correspondem as utilizadas pela Administração na sua gestão.

As demonstrações contábeis foram aprovadas pela Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO em 03 de Fevereiro de 2020.

2.2 Moeda funcional e moeda de apresentação

Essas demonstrações contábeis são apresentadas em Real, que é a moeda funcional do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO e, também, a sua moeda de apresentação.

10

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

2.3 Apresentação dos ativos e passivos

Os ativos são reconhecidos nos balanços somente quando for provável que seus benefícios econômicos futuros serão gerados em favor do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO e seu custo ou valor puder ser mensurado com segurança.

Os passivos são reconhecidos no balanço quando o CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO possui uma obrigação legal ou constituída como resultado de um evento passado, sendo provável que um recurso econômico seja requerido para liquidá-la.

Alguns passivos envolvem incertezas quanto ao prazo e valor sendo estimados na medida em que são incorridos e registrados através de provisão. As provisões são registradas tendo como base as melhores estimativas do risco envolvido.

Os ativos circulantes e não circulantes são demonstrados pelos montantes nos quais seriam realizados ou pelo seu valor de custo, o menor entre os dois considerando as amortizações, variações monetárias e cambiais de acordo com as condições contratuais.

São classificados como ativo circulante quando se espera que seja realizado até doze meses após a data do balanço ou que esteja mantido essencialmente com o propósito de ser negociado.

Os passivos circulantes e não circulantes são demonstrados pelos montantes nos quais eles serão liquidados considerando a data de cada balanço, incluindo juros provisionados e variações monetárias de acordo com as condições contratuais.

São classificados como passivo circulante quando estiver mantido essencialmente com finalidade de ser negociado ou deve ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço.

11

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

2.4 Caixa e equivalente de caixa

Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo, e não para investimento ou outros fins. O CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO considera equivalentes de caixa uma aplicação financeira de conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estando sujeita a um insignificante risco de mudança de valor.

2.5 Instrumentos financeiros

Os ativos e passivos financeiros são reconhecidos no balanço patrimonial do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO quando a entidade for parte das disposições contratuais dos instrumentos. Os ativos e passivos financeiros são inicialmente mensurados pelo valor justo.

Os custos da transação diretamente atribuíveis à aquisição ou emissão de ativos e passivos financeiros (exceto por ativos e passivos financeiros reconhecidos ao valor justo por meio do resultado) são acrescidos ao ou deduzidos do valor justo dos ativos ou passivos financeiros, se aplicável, no reconhecimento inicial. Os custos da transação diretamente atribuíveis à aquisição de ativos e passivos financeiros ao valor justo por meio do resultado são reconhecidos imediatamente no resultado.

2.6 Imobilizado

São apresentados ao custo de aquisição, construção ou doação. Os terrenos não são depreciados. A depreciação dos demais itens é calculada pelo método linear, utilizando taxas que levam em consideração a vida útil dos bens, conforme segue:

12

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

Descrição Anos

Edifícios 25 Móveis e utensílios 10 Instalações 10 Equipamentos de informática 5 Veículos 5 Máquinas e equipamentos 10

Os custos subsequentes são incorporados ao valor residual do imobilizado ou reconhecidos como item específico, conforme apropriado, somente se os benefícios econômicos associados a esses itens forem prováveis e os valores forem mensurados de forma confiável. O saldo residual do item substituído é baixado. Demais reparos e manutenções são reconhecidos diretamente no resultado quando incorridos.

O valor residual e a vida útil estimada dos bens são revisados e ajustados, se necessário, quando existir uma indicação de mudança significativa. Os ganhos ou as perdas em alienações são determinados pela comparação do valor de venda com o valor contábil e são reconhecidos na demonstração do resultado quando ocorridos.

As imobilizações em andamento para produção, suprimento ou fins administrativos, ou para fins ainda não determinados, são demonstrados ao custo, deduzidos de eventuais perdas por redução ao valor recuperável reconhecidas. São registrados como parte dos custos os honorários profissionais e, no caso de ativos qualificáveis, os custos de empréstimos capitalizados de acordo com a política contábil do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO .

A depreciação desses ativos inicia-se quando eles estão prontos para o uso pretendido na mesma base dos outros ativos imobilizados. Ativos mantidos por meio de arrendamento financeiro são depreciados com base na vida útil esperada, da mesma forma que os ativos próprios. No entanto, quando não há razoável certeza de que a propriedade será obtida ao término do arrendamento, os ativos são depreciados pelo prazo do arrendamento ou da sua vida útil, qual for o menor.

13

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

2.7 Redução ao valor recuperável de ativos tangíveis e intangíveis

No fim de cada exercício, o CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO revisa o valor contábil dos seus ativos tangíveis e intangíveis para determinar se há alguma indicação de que esses ativos sofreram alguma perda por redução ao valor recuperável. Se houver tal indicação, o montante recuperável do ativo é estimado com a finalidade de mensurar o montante dessa perda, se houver.

Ativos intangíveis com vida útil indefinida são submetidos ao teste de redução ao valor recuperável no mínimo anualmente e sempre que houver indicação de que o ativo possa apresentar perda por redução ao valor recuperável.

O valor recuperável é o maior valor entre o valor justo menos os custos de alienação e o valor em uso. Na avaliação do valor em uso, os fluxos de caixa futuros estimados são descontados ao valor presente pela taxa de desconto que reflete uma avaliação atual de mercado do valor da moeda no tempo e os riscos específicos do ativo para os quais a estimativa de fluxos de caixa futuros não foi ajustada.

Se o valor recuperável de um ativo calculado for menor que o seu valor contábil, o valor contábil do ativo é reduzido ao seu valor recuperável. A perda por redução ao valor recuperável é reconhecida imediatamente no resultado. Quando a perda por redução ao valor recuperável é revertida subsequentemente, ocorre o aumento do valor contábil do ativo para a estimativa revisada do seu valor recuperável, desde que não exceda o valor contábil que teria sido determinado, caso nenhuma perda por redução ao valor recuperável tivesse sido reconhecida para o ativo em exercícios anteriores. A reversão da perda por redução ao valor recuperável é reconhecida imediatamente no resultado.

14

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

2.8 Provisões

Uma provisão é reconhecida em função de um evento passado, quando o CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO tem uma obrigação legal ou construtiva que possa ser estimada de maneira confiável, em que o provável recurso econômico será exigido para liquidar a obrigação.

2.9 Apuração dos resultados

O CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO adota o regime de competência para o registro de suas despesas com base nas disposições contidas na Resolução CFC 1.409/12 sobre Entidade sem finalidade de lucros e a ITG 1000 – Resolução CFC 1.418/12 e ainda nas disposições contidas nos pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, vigentes no exercício de 2019.

As receitas dos recursos vinculados aos projetos são registradas no momento da utilização dos referidos recursos para o objeto dos respectivos projetos.

2.10 Subvenções governamentais

As subvenções governamentais não são reconhecidas até que exista segurança razoável de que o CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO irá atender às condições relacionadas e de que as subvenções serão recebidas. As subvenções governamentais são reconhecidas sistematicamente no resultado durante os períodos nos quais o CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO reconhece como despesas os correspondentes custos que as subvenções pretendem compensar. Mais especificamente, as subvenções governamentais cuja principal condição consiste na compra, construção ou aquisição de ativos não circulantes pelo CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO

15

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais) TOCANTINS - COSEMS/TO são reconhecidas no balanço patrimonial e transferidas para o resultado em base sistemática e racional durante a vida útil dos correspondentes ativos.

As subvenções governamentais recebíveis como compensação por despesas ou prejuízos já incorridos ou com a finalidade de oferecer suporte financeiro imediato ao CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO, sem custos futuros correspondentes, são reconhecidas no resultado do período em que forem recebidas.

2.11 - Estimativas contábeis

A elaboração de demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil requer que a Administração do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO use de julgamentos na determinação e no registro de estimativas contábeis. Ativos e passivos sujeitos as estimativas e premissas incluem valor residual do ativo imobilizado, provisão para redução ao valor recuperável de ativos, provisão para devedores duvidosos, provisão para contingências, mensuração de instrumentos financeiros básicos, e ativos e passivos relacionados a benefícios a empregados.

A liquidação das transações envolvendo essas estimativas poderá resultar em valores diferentes dos estimados em razão de imprecisões inerentes ao processo da sua determinação.

3. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

O Caixa e equivalentes de caixa abrangem saldos de caixa, bancos e aplicações financeiras de curto prazo e de alta liquidez são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

16

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

Recursos próprios

2019 2018 Caixa e bancos 0,00 0,00 Aplicações financeiras 21.126,22 53.455,46 21.126,22 53.455,46

Recursos vinculados (a)

2019 2018 Bancos 26.667,51 36.843,16 Aplicações financeiras 0,0 0,00 26.667,51 36.843,16

47.793,73 90.298,62

(a) Vinculados a projeto da OPAS/OMS.

Os recursos vinculados correspondem aos projetos a seguir relacionados:

2019 Bancos Aplicações Total Projeto OPAS / OMS 26.667,51 0,00 26.667,51

Total 26.667,51 0,00 26.667,51

2018 Bancos Aplicações Total Projeto OPAS / OMS 36.843,16 0,00 36.843,16

Total 36.843,16 0,00 36.843,16

17

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

4. CRÉDITOS A RECEBER

2019 2018 REPASSE DO CONASEMS 65.230,00 43.280,00 65.230,00 43.280,00

Os valores a receber se referem ao recurso repassado pelo CONASEMS ao COSEMS, oriundos das Contribuições de Representação Institucional conforme Portaria 220/2007 e a Deliberação CONARES n.º 002/2018, para manutenção das despesas da entidade.

5. IMOBILIZADO

2019 2018 Custo Depreciação Líquido Custo Depreciação Líquido Terrenos ------

Edifícios ------

Móveis e utensílios 12.560,10 -4.439,26 8.120,74 12.560,10 -3.183,10 9.376,90

Equipamentos de 35.836,73 -22.550,84 13.285,89 34.837,73 -16.596,90 18.240,83 informática

Máquinas e equipamentos 13.559,21 -5.517,28 8.041,93 13.559,21 -4.161,16 9.398,05

Veículos ------

Total 61.956,04 -32.507,38 29.448,56 60.957,04 -23.941,16 37.015,88

18

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

Os detalhes da movimentação do ativo imobilizado do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO estão demonstrados a seguir:

Móveis e Equipamento Máquinas e Terrenos Edifícios Veículos Total utensílios de informática equipamentos

Saldos em - - 2.327,48 27.033,75 10.754,17 - 40.115,40 31/12/2017

Aquisições - - - 5.877,04 - - 5.877,04 Depreciação - - -1.256,16 -6.364,28 -1.356,12 - -8.976,56

Baixas ------

Saldos em - - 1.071,32 26.546,51 9.398,05 - 37.015,88 31/12/2018

Aquisições - - - 1.502,61 - - 1.502,61 Depreciação - - -1.256,16 -5.953,94 -1.356,12 - -8.566,22

Baixas - - - -503,61 - - -503,61

Saldos em - - -184,84 21.591,57 8.041,93 - 29.448,66 31/12/2019

Durante o exercício, o CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO não verificou a existência de indicadores de que determinados ativos imobilizados poderiam estar acima do valor recuperável, e consequentemente nenhuma provisão para perda de valor recuperável dos ativos imobilizados foi necessária

6. FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS

2019 2018 Contas a pagar – Prestadores de serviços 6.751,00 - Outras contas a pagar - - 6.751,00 -

19

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

As contas a pagar a fornecedores e provisões são compostas principalmente pelos valores em aberto de serviços contratados pela entidade. O CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO possui políticas de gestão de risco financeiro em vigor para garantir que todas as contas a pagar são liquidadas dentro dos prazos previamente acordados.

A Administração acredita que o valor contábil das contas a pagar não difere do seu valor justo.

7. SALÁRIOS, OBRIGAÇÕES SOCIAIS E TRIBUTÁRIAS

2019 2018 Salários a pagar 3.247,17 - 13º Salário a pagar 612,50 - INSS a recolher 7.859,77 206,34 FGTS a recolher 1.779,18 - IRRF FOPAG a recolher 337,15 551,88 PIS/COFINS/CSLL/ISS retidos 1.055,86 766,82 IRRF retido a recolher - - PIS S/ Folha a recolher 222,40 - Provisão de férias 13.376,41 10.976,92 28.490,44 12.501,96

Correspondem aos registros de valores relativos aos encargos sociais e impostos sobre a folha de pagamento e de serviços de terceiros, e que a entidade apenas repassa aos Órgãos Governamentais.

20

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

8. PARCERIAS COM ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E PRIVADAS

Referem-se a recursos recebidos antecipadamente de patrocinadores e ainda não destinados aos programas e projetos:

2019 2018 Projeto OPAS / OMS - 74.320,00 Projeto - - Programa - - - 74.320,00

O saldo está representado por:

2019 2018 Banco conta movimento - 36.843,16 Fundos de renda fixa - - - 36.843,16

A movimentação pode ser assim demonstrada no exercício de 2019:

Saldo em 31 de dezembro de 2018 74.320,00 Recursos aportados 171.142,24 Recursos utilizados (Nota 15) (245.462,24) Saldo em 31 de dezembro de 2019 -

21

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

9. CONTINGÊNCIAS

O CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO não é parte em processos judiciais e administrativos. Provisões são constituídas na existência de contingências referentes a processos judiciais para os quais é provável que uma saída de recursos seja feita para liquidar a obrigação e uma estimativa razoável possa ser feita. A avaliação da probabilidade de perda inclui a avaliação das evidências disponíveis, a hierarquia das leis, as jurisprudências disponíveis, as decisões mais recentes nos tribunais e sua relevância no ordenamento jurídico, bem como a avaliação dos advogados externos. As provisões são revisadas e ajustadas para levar em conta alterações nas circunstâncias, tais como prazo de prescrição aplicável, conclusões de inspeções fiscais ou exposições adicionais identificadas com base em novos assuntos ou decisões de tribunais.

10. PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O superávit ou déficit são integralmente destinados ao cumprimento dos objetivos estatutários do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO, sendo apropriado anualmente ao patrimônio social.

11. TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

Conforme estabelece os parágrafos 16 e 19 da ITG 2002 (R1), o trabalho voluntário deve ser reconhecido pelo valo justo da prestação de serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro e as gratuidades pelo valor efetivamente praticado, respectivamente. O CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO não identificou trabalhos voluntários nos exercícios de 2019 e de 2018.

22

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

12. APLICAÇÃO DE RECURSOS DO PROJETO OPAS/OMS

Os recursos do projeto OPAS/OMS são aplicados em suas finalidades institucionais, em conformidade com o Estatuo Social do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO. Os custos por natureza dos programas e projetos estão detalhados a seguir:

2019 2018 Projeto OPAS / OMS 245.462,24 - Projeto - - Programa - - 245.462,24 -

A seguir serão detalhadas as despesas por natureza:

Projeto Total - 2019 OPAS / OMS

Passagens aéreas, Terrestres e Diárias 64.501,22 64.501,22

Serviços Pessoa Física 82.916,28 82.916,28 Serviços, Materiais e Fornecimento 98.044,74 98.044,74

245.462,24 245.462,24

23

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

13. DESPESAS COM PESSOAL, ENCARGOS SOCIAIS E ASSISTENCIAIS

2019 2018 Despesa com pessoal 142.405,06 80.832,64 Custos previdenciários 41.544,15 23.351,98 FGTS e PIS sobre folha 17.266,55 7.989,11 Benefícios 3.430,35 5.205,00 204.646,11 117.378,73

14. DESPESAS GERAIS E ADMINISTRATIVAS

Compreendem todas as despesas essenciais para a continuidade das atividades operacionais, bem como todos os gastos necessários na atividade fim do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO, conforme apresentados abaixo:

2019 2018 Serviços prestados pessoa jurídica 266.481,71 213.939,95 Viagens e estadias 161.603,52 179.364,12 Depreciações e amortizações 8.566,22 8.976,56 436.651,45 402.280,63

15. RESULTADO FINANCEIRO Receitas Financeiras 2019 2018 Rendimentos de aplicações financeiras 953,86 2.135,09 Outras Receitas - - 953,86 2.135,09 Despesas Financeiras 2019 2018 Juros sobre empréstimos e financiamentos 2.088,31 413,22 Despesas bancárias 764,42 1170,80 2.852,73 1.584,02

1.898,87 551,07

24

CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO - 02.069.806/0001-61

Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2019 e 2018 (Em Reais)

16. ISENÇÃO TRIBUTÁRIA

A CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO é uma entidade sem fins lucrativos, isenta de recolhimento do imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido.

Caso o CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO não se beneficiasse da isenção tributária das Contribuições Sociais e Imposto de Renda e, considerando que, fosse enquadrado no regime de tributação do Lucro Presumido, seriam devidos nos exercícios de 2018 e 2019 os seguintes valores:

Total Ano Receita PIS (0,65%) COFINS (3%) CSLL (2,88%) IRPJ (4,8%) Tributos

2018 519.360,00 3.375,84 15.580,80 14.957,57 24.929,28 58.843,49

2019 875.636,55 5.685,44 26.240,48 25.190,86 41.984,77 99.101,55

17. DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA DIRETORIA

O Conselho Diretor do CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO declara que revisou, discutiu e concordou com as demonstrações contábeis referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2019 e com o respectivo Relatório dos Auditores Independentes. Confirma também que todas as informações relevantes constantes nas demonstrações contábeis correspondem às utilizadas por ela na sua gestão.

18. EVENTOS SUBSEQUENTES

Até a data da autorização para a emissão dessas demonstrações contábeis, não há evidência de ocorrência de eventos subsequentes relevantes, relacionados com o CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE DO ESTADO DO TOCANTINS - COSEMS/TO, que possam ter efeito relevante em suas demonstrações contábeis.

25

PROGRAMA ANUAL DE ATIVIDADES - PAA DO CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO TOCANTINS - COSEMS/TO 2021

PALMAS/TO JUNHO 2020

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins – Cosems/TO

Diretoria Executiva:

Presidente: Jair Pereira Lima (Nova Olinda) 1ª. Vice Presidente: Maria das Dores Abreu Farias (Sítio Novo) Diretoria Administrativa: Amilton Pereira Lopes (Itapiratins) Adjunto da Diretoria Administrativa: Paula Sabrinne Caldeira Mota Varão (Chapada de Areia) Diretoria de Comunicação: Warley Coelho Cirqueira (Novo Jardim) Adjunto da Diretoria de Comunicação: Lucione de Oliveira Negre (Monte Carmo) Diretoria Financeira: Rondinelly da Silva e Souza (Caseara) Diretoria de Descentralização e Regionalização: Nelson Queiroz de Souza Neto (Maurilândia)

Conselho Fiscal:

1º Conselheiro Titular: Edimar Sônia da Silva (Conceição) 2º Conselheiro Titular: Sherlla Monsione Moreira Borges (Pequizeiro) 3º Conselheiro Titular: Renato Donizetti Fischer (Miranorte)

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

1. APRESENTAÇÃO 1.1 INSTITUCIONAL

É através do COSEMS/TO que o gestor Municipal garante espaço e poder de decisão perante o Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite e em articulação com o Colegiado Nacional, compõe a Comissão Tripartite. A entidade é constituída por instâncias deliberativas e executoras como a Diretoria Executiva (DE), o Conselho Fiscal, os Representantes das Comissões Intergestores Regionais (CIR’s) e a Assembleia Geral. Ao lado das ações políticas institucionais, o COSEMS/TO oferece uma série de atividades e serviços dentre os quais o mais importante é atualização constante do Gestor Municipal de Saúde sobre todos os assuntos deliberados pelas instâncias do SUS, bem como, o acompanhamento de projetos que representem recursos financeiros para os Municípios.

1.2 ATIVIDADES INSTITUCIONAIS  Representação junto às instâncias administrativas federais/ estaduais;  Representação junto ao Poder Público, (Executivo/Legislativo/ Judiciário);  Representação na Comissão Intergestores Bipartite;  Representação no Conselho Estadual de Saúde;  Integrante de Comissões Estaduais responsáveis pela operacionalização do SUS;  Responsável pela mobilização de Secretários Municipais;  Elaborador de proposta para avanço no financiamento e aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

1.3 MISSÃO  Trabalhar pela autonomia dos municípios, congregando os gestores municipais de saúde atuando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações para seus membros através da participação efetiva na formulação das políticas públicas de saúde no estado do Tocantins buscando a melhoria da saúde da população Tocantinense.

1.4 VISÃO  Ser instituição modelo no país pela sua organização e funcionamento, sendo interlocutor dos Gestores Municipais nas Políticas Públicas de Saúde no Estado do Tocantins.

1.5VALORES  Transparência, ética, compromisso, qualidade, cooperação, dedicação e respeito.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

1.6NEGÓCIO  Apoio e subsídio para os processos de tomada de decisão da instituição e de todos os gestores Municipais de Saúde do Tocantins, nos espaços decisórios do SUS, buscando a otimização dos recursos disponíveis e a disseminação da informação.

1.7 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO COSEMS Para o ano de 2021, os objetivos dos Cosems/TO serão apresentados por Diretoria a fim de que estas possam se apropriar de suas atribuições, a saber:

 Presidência

 Buscar a eficiência resolutiva das questões de saúde pública nos municípios do Estado do Tocantins;  Definir estratégias de encaminhamento e atendimento às demandas externas geradas pelas Secretarias Municipais de Saúde;  Elaboração, sistematização, implementação, monitoramento e avaliação da agenda de trabalho e institucional;  Definir e propor estratégias de relação político- institucional;  Propor pauta para a Comissão Intergestores Bipartite – CIB e acompanhar suas deliberações;  Apoiar às atividades de gestão de pessoas, proposição de atividades de capacitação/desenvolvimento, confraternizações, premiações;  Promover a identificação de temas e a formulação de programação e de conteúdos comunicativos, informativos e formativo e realização de cursos, oficinas, seminários e congressos;  Responsabilizar-se, no que lhe compete, pelo relatório de gestão anual;  Apoiar a coordenação do processo de planejamento do Plano Anual de Atividades.

 Diretoria Administrativa

 Acompanhar a agenda do Presidente e dos Representantes do Cosems nos eventos;  Acompanhar o recebimento, tramitação, expedição e arquivo de documentos e correspondências, bem como as respectivas providências;  Atualização constante dos contatos de interesse do Cosems com autoridades ou representantes dos setores público e privado;

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

 Apoio operacional à Assessoria Técnica;  Organização da Mostra Brasil Aqui Tem SUS;  Apoio à organização do Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde;  Manutenção predial e serviços de higienização dos ambientes;  Fornecimento de passagens aéreas, recebimento, controle e arquivo das Prestações de Contas de viagens;  Remessa de documentos, Hotelaria e serviços cartoriais;  Elaborar Termo de Referência para a viabilização de Eventos (TRE);  Elaboração de Atas, relatórios e outros documentos do Cosems/TO;  Elaboração do Relatório Quadrimestral de Atividades;  Controle patrimonial;  Serviços externos e de motorista;  Serviços relacionados ao depósito e arquivo do Cosems;  Aquisição e fornecimento de material de expediente;  Gestão de Pessoas;

 Diretoria de Comunicação

 Incentivar o acesso da população à informação em saúde;  Assessoramento à Diretoria Executiva, visando à promoção e o relacionamento do Cosems junto aos gestores municipais de saúde, aos profissionais e técnicos das secretarias municipais de saúde e demais atores do SUS;  Cobertura jornalística de texto, foto e vídeo de eventos, audiências e reuniões com representantes do Cosems para divulgação da atuação da entidade;  Coordenar a construção da memória da Entidade;  Relação com a imprensa;  Elaboração do Boletim de Legislação Diária;  Alimentação das Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Flickr) com principais notícias diárias;  Alimentação do site do Cosems (notícias e informações relevantes ao cotidiano do gestor em formato de reportagens, vídeos, notas e orientações técnicas, portarias e legislações);

 Diretoria Financeira

 Preparação do orçamento anual e acompanhamento de sua execução;  Controle diário dos recursos financeiros do Cosems (Fluxo de Caixa);

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

 Controle e execução do repasse financeiro de outros convênios;  Preparação do Relatório Quadrimestral Financeiro para apreciação do Conselho Fiscal;  Preparação do Relatório Anual Financeiro para aprovação da Assembleia Geral;  Apoio na organização geral do Congresso e gestão do sistema de inscrição;  Registro de todos os pagamentos da Instituição e arquivo da documentação correspondente;  Acompanhamento da escrituração contábil elaborada por empresa terceirizada;  Compras e Contratações de bens e serviços e gestão de contratos;  Fornecimento de informações e acompanhamento do contrato de auditoria independente;

 Diretoria de Descentralização e Regionalização

 Desenvolver uma política de qualificação da gestão descentralizada e de orientação do Cosems aos sistemas de saúde para o processo de pactuação;  Construir um modelo dialógico para a produção de referências, conhecimentos e de intervenção, adequado às características regionais e destinado à promoção da saúde coletiva;  Acompanhamento, monitoramento e avaliação da Coordenação do Apoio Institucional do Cosems, a saber: a) Comparecer às reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), da Comissão Intergestores Regional (CIR), do COSEMS e dos demais colegiados; b) Acompanhar os momentos presenciais das capacitações e agendas com a Coordenação do Apoio no COSEMS; c) Mobilizar os gestores municipais da Região de Saúde em torno da agenda interfederativa; d) Desenvolver capacidade de escuta ampliada para as questões da gestão e apoiar os Secretários Municipais de Saúde na busca de solução conjunta na Região de Saúde para os problemas do cotidiano; e) Reconhecer, na Região de Saúde, experiências de gestão e cooperar com as mesmas no sentido de potencializá-las, embasados pelas ferramentas aprendidas durante o processo de formação; f) Apoiar os gestores da Região de Saúde no cumprimento das agendas da gestão municipal e interfederativa (Plano de Saúde, Relatório de Gestão, PPA, LDO, LOA etc.); e g) Manter os Secretários da Região de Saúde informados sobre as Portarias, normas, projetos e financiamentos possíveis.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

 Acompanhamento, monitoramento e avaliação da Coordenação de Governança da Informação, a saber:

a) Prestar aos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Tocantins um trabalho de apoio quanto às tecnologias da informação do SUS; b) Alcançar a melhoria no acesso aos sistemas de informações de saúde;, c) Capacitar trabalhadores do SUS e desenvolver ações que agilizem a troca de informação e disseminem seus resultados. d) Fomentar uma Rede de Informação para os aos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Tocantins. e) Mapear os Sistemas de Informação em operação no SUS. f) Monitorar o cumprimento da obrigação de envio de dados à base nacional das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins. g) Monitorar a qualidade dos dados e informações disponíveis aos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Tocantins h) Subsidiar a operacionalização dos Sistemas de Informação de Saúde das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins. i) Gerir todas as fases do desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação – iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento; j) Subsidiar o processo de aquisição de ferramentas de suporte e de ativos de infraestrutura de TIC k) Gerir o ciclo de vida das TIC de suporte bem como dos ativos de infraestrutura de tecnologia da informação; l) Responder pela integridade, disponibilidade, tempestividade, organização e fluxo de dados que informam os processos organizacionais, bem como pela disponibilidade e organização dos ativos de infraestrutura de tecnologia da informação; m) Melhor conectar a gestão municipal às instâncias de governança da informação; n) Aumentar a efetividade e eficiência das iniciativas de aprimoramento dos sistemas; o) Melhorar a qualidade dos dados; p) Ampliar o acesso à informação para a Gestão do SUS; q) Atuação no Comitê Gestor da Estratégia de Saúde Digital, vinculado ao MS e grupos de trabalho derivados; r) Fórum Governança da Informação(plataforma Conasems); s) Atividades web e presenciais apoio e capacitação profissional; t) Produção de informações por meio de massas de dados, visando subsidiar a Diretoria do Cosems.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

2. PROGRAMA ANUAL DE ATIVIDADES

O Programa Anual de Atividades - PAA aqui apresentado refere-se à anualização para 2021 das metas do COSEMS/TO, além de prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados no exercício. O PAA 2021 modela a atuação anual do COSEMS/TO ao definir as ações que, no ano específico, garantirão o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas da Diretoria Executiva da Entidade, bem como dar transparência as atividades desenvolvidas pela gestão atual. Dessa forma, a PAA 2021 constitui-se em um instrumento de gestão que demonstra a operacionalização, no respectivo exercício, definindo prioridades, mobilizando recursos e esforços em prol de objetivos conjuntamente estabelecidos, dentro de uma lógica transparente e dinâmica com o objetivo de orientar os processos dos seus vários espaços. Ao dimensionar metas e estabelecer valores para a cobertura financeira das proposições, explicita-se quais os compromissos previstos para 2021 no âmbito do PAA. A identificação de todos os componentes da PAA e o dimensionamento físico-financeiro é de responsabilidade conjunta de todas as Diretorias da entidade componentes da estrutura do Cosems/TO. Por meio deste instrumento, a agenda da gestão anual conta com um referencial para a execução e apuração dos resultados anuais, a serem apresentados no Relatório de Atividades, que será elaborado quadrimestralmente com finalidade de apresentar as ações empreendidas e os resultados alcançados, em contraponto ao planejado para o período, bem como no Relatório Anual de Gestão, instrumento que será amplamente divulgado, permitindo apresentação das características organizacionais que conformam com a Entidade, ressaltando as principais ações empreendidas e os resultados alcançados com a implementação do planejamento e a execução do Programa Anual de Atividades e orientando eventuais redirecionamento que se fizerem necessários à gestão do fortalecimento de sua atuação em prol do Sistema Único de Saúde – SUS.

ATIVIDADES VALOR

ATIVIDADE 1: Operacionalização da Participação dos Representantes do 251.704,76 Cosems/TO nos Fóruns de Pactuações Regional, Estadual, Nacional e em Outros Eventos de Relevância para Políticas de Saúde do Tocantins

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Finalidade: Garantir o Espaço e o Poder de decisão dos Municípios nos Fóruns De Pactuações Estadual, Nacional e em Eventos de Relevância Para o Desenvolvimento das Políticas Públicas no Tocantins

ATIVIDADE 2: Qualificação da Gestão Municipal através da Promoção de Encontros 100.800,00 de Relevância para Aprimoramento da qualidade dos processos de trabalho

Finalidade: Aprimoramento do modelo de gestão e instrumentos de relação federativa, com centralidade na garantia do acesso, gestão participativa com foco em resultados, participação social e financiamento estável;

ATIVIDADE 3: Aprimoramento da Gestão Municipal através do Apoio Institucional 49.920,00 e do fortalecimento da Governança da Informação

Finalidade: Acompanhamento e Assessoramento aos Gestores Municipais De Saúde na Propositura e Pactuação de Políticas Públicas de Saúde e nos Fóruns de Pactuações Regionais e Estadual (CIRs / CIBs) ATIVIDADE 4: Organização e aprimoramento da gestão do COSEMS 380.335,24

Finalidade: Garantir o bom funcionamento das atividades de caráter executivo determinado pela Diretoria Executiva do Cosems/TO

VALOR TOTAL 782.760,00

REFERÊNCIAS

 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Decreto 7508 de 28 de junho de 2011: Regulamentação da Lei 8080/90/ Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. 1 ed. Reimp - Brasília: Ministério da Saúde, 2011.  CONASEMS. Deliberação CONARES 002/2018. Aprova o Regulamento para Prestação de Contas dos Cosems ao Conasems referente aos recursos oriundos da Contribuição de Representação Institucional  COSEMS - TO. Estatuto do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. Palmas – TO: Janeiro/2020  COSEMS - TO. Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. Home page. Disponível em www.cosems.org.br. Acesso 19/06/2020.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins 104 Norte, Avenida LO 02, Lote 19, Edifício Homaidam, Sala 305, Palmas-Tocantins, CEP:77006-022 Fone: (63) 3218-1782/3218-1017 Email: [email protected] http://www.cosemsto.org.br/

Ofício nº 0432/2020 – CONASEMS

Brasília, 15/09/2020.

A Sua Senhoria o Senhor Jair Pereira Lima Presidente do COSEMS/TO Quadra 104 Norte Avenida LO 2 Lote 19 Ed. Homaidan Sal - Plano Diretor Norte. Palmas/TO CEP: 77006-022

Assunto: Encaminha Parecer nº 0052/2020.

Ilustríssimo Senhor,

Venho pelo presente, encaminhar Parecer nº 0052/2020 de 15/09/2020, que dispõe sobre a apreciação da documentação encaminhada ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS por esse conselho, conforme orienta Regulamento Interno da apresentação ao CONASEMS das Prestações de Contas dos COSEMS referente aos recursos da Contribuição de Representação Institucional.

Atenciosamente,

Wilames Freire Bezerra PRESIDENTE DO CONASEMS