ESTADO DO GABINETE DO GOVERNADOR

Of. nº 275-5/2021/RO/JA/GG/RS , 21 de junho de 2021.

Às Regiões Covid-19 de Palmeira das Missões (R15 e 20) Municípios listados ao final

Prezados(as) Prefeitos(as) e Integrantes do Comitê Técnico Regional, Ao cumprimentá-los(as), o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 destaca a importância de uma forte articulação entre o Estado e seus municípios para a construção conjunta de soluções e esclarecimentos, especialmente diante do atual cenário da pandemia do Coronavírus. Desta forma, encaminho em anexo o retorno da análise feita no Plano de Ação apresentado pelas Regiões Covid-19 R15 e 20. Atenciosamente,

MARCELO ALVES Secretário Executivo do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia COVID-19 Chefe de Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Palácio , Praça Marechal Deodoro, s/nº – 90010-282 – Porto Alegre – RS Fone: 51 3210-4100

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GABINETE DO GOVERNADOR Listagem dos municípios das Regiões da Saúde – R15 e 20 Of. nº 275-5/2021/RO/AJ/GG/RS Alpestre Boa Vista das Missões Braga Caiçara Cerro Grande Chapada Constantina Dois Irmãos das Missões Esperança do Sul dos Loureiros Iraí Jaboticaba Miraguaí Palmeira das Missões Pinhal Planalto Sagrada Família São José das Missões São Pedro das Missões Sarandi Taquaruçu do Sul Três Palmeiras Três Passos Vista Alegre Vista Gaúcha 2

Palácio Piratini, Praça Marechal Deodoro, s/nº – 90010-282 – Porto Alegre – RS Fone: 51 3210-4100

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GABINETE DE CRISE PARA O ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA COVID-19

AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO REGIONAL REGIÃO COVID-19 – R15 e R20 – PALMEIRA DAS MISSÕES

À Região Covid-19 de Palmeira das Missões (R15 e R20)

Porto Alegre, 21 de junho de 2021.

Assunto: Resposta à Região Covid-19 sobre o Plano de Ação Regional apresentado.

Prezados(as) Prefeitos(as) e Integrantes do Comitê Técnico Regional,

Ao cumprimentá-los(as), conforme o Decreto Estadual nº 55.882, que institui o Sistema 3As para fins de monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia Covid-19, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, o Gabinete de Crise após reunião no dia 16 de junho de 2021 decidiu pela manutenção de ALERTA, seguindo o Art. 5º, inc. II, § 2º, para a Região de Palmeira das Missões, R15 e T20.

Atendendo ao que dispõe o referido Decreto, com o encaminhamento de Plano de Ação Regional para conter o agravamento diagnosticado com resposta acerca do quadro da pandemia que gerou o alerta, segue abaixo breve relato do atual cenário, bem como avaliação do Plano de Ação Regional recepcionado na data de 21 de junho de 2021.

Na reunião de 15 de junho de 2021 o GT Saúde optou por manter o ALERTA à região de Palmeira das Missões o que foi mantido pelo Gabinete de Crise na reunião do dia 16 de junho de 2021. Tal fato se deve a situação de gravidade na epidemia. No alerta encaminhado, foram destacadas as seguintes atenções, justificada por fatores regionais e macrorregionais:

CASOS CONFIRMADOS A Região de Palmeira das Missões - R15 R20, localizada na Macrorregião Norte, apresentou incidência de novos casos de 491,4 casos confirmados por 100 mil

habitantes na última semana, representando um aumento de 17,7% frente à semana anterior. Esta incidência representa a 7ª maior do Estado entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 75,7% superior à média estadual. ÓBITOS A Região de Palmeira das Missões - R15 R20, localizada na Macrorregião Norte, apresentou taxa de mortalidade acumulada na semana de 8,96 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, representando um aumento de 19,2% frente à semana anterior. Esta taxa de mortalidade recente representa a 8ª maior do Estado entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 22,0% superior à média estadual. UTI Embora tenha apresentado uma redução de 3 internados ao longo da última semana, a Região de Palmeira das Missões - R15 R20 possui 43 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação acima de 100%, indicando utilização acima da capacidade regular de leitos intensivos, com deficiência de 5 leitos no momento.

Em resposta ao alerta emitido, no dia 21 de junho de 2021, a região informou através do Ofício nº 003/2021 CTR algumas ações complementares ao último plano encaminhado, no qual solicita aos municípios de sua região que procedam com:

- Intensificação das ações de fiscalização, e que as comprovem através de relatórios periódicos, os quais deverão ser encaminhados ao comitê técnico das regiões R15 e R20, para que se possa fazer uma avaliação mais precisa sobre a efetividade das atuações. - Mantenham seus decretos atualizados, de acordo com o proposto nos Plano de Ação regional, intensifiquem a sua publicização, bem como suas complementações, e que os referidos decretos municipais sejam encaminhados ao Comitê. - Oficiem o comando da Brigada Militar para que auxiliem na efetiva fiscalização, inibindo as aglomerações. - Sugestionar aos prefeitos sobre as medidas restritivas, (respeitando a autonomia de cada município), bem como, aumentar a publicidade e a campanha do uso de mascaras, inclusive com aplicação de penalidades caso necessário.

Ainda trazem no documento exemplos de ações executadas pelo município de Frederico Westphalen quanto às ações de fiscalização e divulgação na mídia das ações de prevenção e enfrentamento.

Cabe considerar que, do dia 16 de junho até a presente data, 21 de junho, a região segue em situação de gravidade com alta incidência de casos passando 431 casos/100 mil habitantes, superior a do estado 304 casos/100 mil habitantes.

Houve uma estabilização nos leitos clínicos. Com relação aos leitos de UTI, segue superior a 100% a taxa de ocupação de leitos (104%).

Após avaliação dos documentos citados, entende-se que é fundamental que as ações propostas no ofício 003/2021 CTR, sejam agregadas ao último ofício nº 002/2021 CTR e formatadas em forma de um “Plano de Ação” melhor estruturado e que sejam criados instrumentos capazes de acompanhar melhor em cada município as ações desenvolvidas aos moldes do apresentado por Frederico Westphalen.

É importante que as proposições do plano da região sejam efetivamente implantadas nos demais municípios das regiões. Desta forma o Comitê Regional

poderá contabilizar, acompanhar e demonstrar melhor a efetividade dessas ações propostas.

Ainda seguimos apontando a necessidade de reforço de medidas como busca ativa de casos, testagem e isolamento de casos e contactantes.

Sugere-se, ainda, que a região estabeleça quais as metas de curto prazo perseguidas, acompanhadas de indicadores passíveis de acompanhamento diário, para que, de fato, seja possível à região acompanhar se as suas ações estão sendo efetivas.

Por fim, reforçamos que mantenham a avaliação diária do seu boletim e de outras informações relevantes a fim de, a qualquer momento, adotar outras medidas para conter o agravamento da pandemia nos municípios.

Sendo o que se apresenta para o momento, subscrevo-me.

Marcelo Jostmeier Vallandro Especialista em Saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/SES-RS, Membro do Grupo Técnico Protocolos.