PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE SANTANA DE PIRAPAMA/2020 DALTON SOARES SILVA PSC – PARTIDO SOCIAL CRISTÃO

SAÚDE

Continuar promovendo uma saúde humanizada, ágil e resolutiva. A grande mudança e melhoria nos serviços públicos de saúde passam obrigatoriamente pela humanização do atendimento. Desde a recepção nas unidades de saúde até o atendimento médico, o serviço público será realizado com zelo e respeito ao cidadão através de um acolhimento humanizado, ágil e resolutivo. A valorização de todos os profissionais que atuam na saúde, independente de sua categoria profissional, será um dos pilares dessa transformação. Além disso, o atendimento na saúde pública será mais rápido e eficiente, reduzindo filas e o tempo de espera para atendimentos, exames e consultas especializadas e cirurgias.

PROPOSTAS

Gestão com base em um planejamento segundo as necessidades do município;

Manter e aprimorar o processo de reorganização administrativa da Secretaria de Saúde, Fundo Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde; Dar continuidade às ações de governo para a área da saúde, visando a humanização e ampliação do acesso e a qualidade das ações e serviços de saúde.

Saúde da Família;

Continuar Garantindo a consolidação das Unidades Básicas de Saúde como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde; Dar continuidade ao programa de atenção à saúde da criança, priorizando a puericultura e mantendo um pediatra como referência para as equipes de saúde da família; Dar continuidade ao modelo assistencial de saúde centrado na qualidade de vida das pessoas, na prevenção, promoção e educação para a saúde, aumentando o investimento nas áreas preventivas; Continuar garantindo maior assistência para usuários da área rural, possibilitando e facilitando que os mesmos sejam acolhidos nas unidades de saúde; Manter o vínculo com o profissional de saúde, integrando com responsabilidade a equipe multiprofissional; Ampliar e reorganizar as equipes da ESF – Equipes de Saúde da Família; Dar continuidade à busca de cooperação técnica com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde para promover o bom funcionamento da rede de serviços, ampliando e qualificando a gestão do cuidado do munícipe na rede municipal de saúde; Retomar a estratégia da vigilância ambiental em saúde, como ferramenta de articulação das ações de prevenção, promoção e de educação à saúde; Garantir as ações de controle de doenças endêmicas e epidêmicas, como, por exemplo, a Dengue, a Chicungunha e COVID 19; Dar continuidade as nossas políticas de incentivo para valorização dos profissionais de saúde da nossa rede assistencial, captando novos servidores e estimulando os profissionais que já atuam na Rede.

Urgência e Emergência;

Dar continuidade e aprimorar a qualidade do atendimento no Centro de saúde Dr. Orlando Calazans Ribeiro. Retomar, reavaliar e implantar as ações municipais e regionais de urgência e emergência. Esse assunto, de extrema importância, tem sido motivo de preocupação e sofrimento, tanto para nossa população como para os governantes. Racionalizar a aplicação dos escassos recursos municipais e valorizar os repasses financeiros dos governos Federal e Estadual, considerando essa, uma ação fundamental para a solução dos problemas que a futura administração poderá enfrentar na área de Urgência e Emergência e demais áreas, em decorrência da pandemia do COVID 19. Concluir a reforma geral das instalações físicas do Centro de Saúde Dr. Orlando Calazans, o qual já teve recentemente a troca de todo telhado e passá agora por pintura e futuramente a troca do piso. Devendo tais intervenções ocorrer também nas duas UBS Urbanas e nas duas UBS Rurais, a fim de assegurar aos usuários do sistema bem como aos servidores, maior comodidade e melhor atendimento. Construir o estacionamento coberto para os veículos da saúde, a fim de proporcionar melhor proteção e conservação desse importante patrimônio.

Farmácia em Casa;

Dar continuidade ao fomento de atividades de qualidade, promoção do acesso e uso racional dos medicamentos pela população, regulação do mercado e otimização de aquisição e distribuição dos medicamentos; Dar continuidade ao trabalho de entrega de medicamentos domiciliar, pelos Agentes Comunitários de Saúde, para pacientes acamados e idosos de forma a garantir a recuperação dos mesmos; Manter o convênio com o Laboratório particular, considerando a economicidade e o melhor atendimento às demandas do Município, evitando idas e vindas dos pacientes á ou para realização de exames laboratoriais básicos e assim melhorando o acompanhamento e controle dos pacientes; Continuar Garantindo a coleta em domicilio de materiais dos pacientes idosos, acamados ou com doenças terminais; Fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde; Construção de uma agenda pública de escuta à nossa população com a criação dos conselhos locais de saúde de forma a garantir a ampla participação da comunidade na melhoria e definição das prioridades no setor saúde.

Reestruturação do transporte em saúde;

Dar continuidade ao sistema recém implantado pela gestão 2017/2020, onde quando foi totalmente reestruturada a frota de veículo para transporte de pacientes, tanto na urgência quanto no TFD, visando garantir eficiência e dignidade na remoção e transporte de pacientes, especialmente aqueles que fazem hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia e que residem tanto em Santana de Pirapama como nas comunidades rurais, por meio veículos seguros e de novas ambulâncias, incluindo no projeto a aquisição de mais uma ambulância 4x4 para socorro à população rural; Buscar novamente parcerias com o SESC Minas, para trazer novamente à nossa Cidade benefícios através de serviços como o SESC Odontológico, o SESC Saúde da Mulher e o SESC Oftalmológico.

Atenção Integral à Saúde da Mulher;

Promover o atendimento integral à saúde da mulher, com enfoque na resolução dos problemas prioritários, através de medidas para ampliação e melhoria da qualidade das ações realizadas na rede SUS e serviços complementares, como o programa Viva Mulher, que visa a prevenção do câncer do colo de útero e de mama através de realização de Colo de útero: Coleta de citologia, realização de colonoscopia e biópsia do colo uterino.

Saúde do Idoso:

Reduzir a morbimortalidade da população maior de 60 anos e promover a independência funcional do idoso, otimizando a assistência em todos os níveis de atenção da rede; Promover e programar assistência periódica e integral aos moradores do “Lar dos Idosos”; Incentivo para que o envelhecimento seja ativo e saudável; Atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa; Estímulo às ações intersetoriais, visando à integridade da atenção; Estimular a implantação de serviços de atenção domiciliar; Estimular o acolhimento preferencial em unidades de saúde, respeitado o critério de risco; Prover recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; Normatizar o atendimento com a implantação da abordagem geriátrica abrangente; Estimular vacinação dos maiores de 60 anos; Promover a reabilitação e reinserção social; Garantir a internação ao tratamento agudo e aos portadores de doenças crônico-degenerativas em longa permanência; Proporcionar assistência humanizada e integral, resgatando a relação família/equipe.

Centro de Fisioterapia;

Botar em prática a Implantação do Centro de Reabilitação Fisioterápica visando melhorar e fortalecer o atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) do município;

Atendimento Odontológico;

Dar continuidade e ampliar o programa de saúde bucal que cubra todo o município, por meio de extensão de consultórios odontológicos Móvel Já adquirido, na zona urbana, assim como na zona rural; Dar continuidade ao programa de redução à incidência da cárie dental, doença periodontal e outros agravos bucais; Atuar em parceria com as escolas do município através de palestras que norteiam os temas pertinentes a saúde bucal; Continuar garantindo a escovação e aplicação de flúor em 100% dos escolares da rede pública através do PSE – Programa Saúde na Escola em parceria com o Ministério da Saúde/COPASA.

Saúde Plena (integralidade);

Ampliar a oferta de consultas especializadas e exames com a contratação ou terceirização desse serviço, aproveitando a rede médica-hospitalar já existente na região (Sete Lagoas e Belo Horizontes), Inclusive através do Consórcio CISMISEL.

Projetos

Dar continuidade ao projeto: “Santana de Pirapama, uma cidade boa de viver”, com enfoque na qualidade de vida e de promoção como das Academias de Saúde, por meio de atividades física grupal com orientação profissional; Dar continuidade ao Centro de Convivência - Terceira Idade; Implantação de um Centro de Convivência da Melhor Idade, com academia, atividades físicas, eventos culturais e danças e oficinas para qualificação profissional, letramento e apoio psicológico.

Referências

Constituição Federal de 1988 Artigos 196/197/198/199/200 Lei 8080 de 19 de setembro de 1990 e Lei 8142 de 28 Dezembro de 1990 Norma Operacional Básica – NOB 01/93 Norma Operacional Básica – NOB-SUS/96 Norma Operacional de Assistência à Saúde – NOAS 01/2002 BRASIL. Pacto Pela Saúde 200

SEGURANÇA PÚBLICA

Proposta:

Dar continuidade a trabalho implementado após Diagnóstico realizado no início de 2017 através do qual identificamos os principais problemas comprometedores da segurança pública, tanto no perímetro urbano, quanto na imensa extensão rural do Município, e partindo da experiência adquirida, continuar incrementando medidas mitigadoras em parceria com os órgãos de segurança pública, de forma a proporcionar a sensação de segurança e bem estar da população bem como a defesa do seu patrimônio Dar continuidade aos trabalhos de identificação dos problemas relacionados ao uso de entorpecentes e, em parceria, com o sistema de defesa social, continuar executando medidas mitigadoras, que visem à conscientização e a reabilitação dos dependentes químicos. Continuar Monitorando os potenciais grupos de risco e de vulnerabilidades sociais compostos por jovens e adolescentes, e famílias fragilizadas no sentido de fortalecer a família que é à base de uma sociedade mais justa e humana. Continuar Trabalhando a assistência social com foco na família ofertando um atendimento humanizado e acolhedor com abordagem técnicas da equipe multiprofissional composta por Assistentes Sociais e Psicólogos e Advogado no sentido de dar acessória e consultoria `a família que por ventura tenha em sua composição familiar crianças e adolescentes em conflito com a “Lei”. Sempre que se fizer necessário trabalhar em conjunto com a rede de proteção social e com os respectivos conselhos: Tutelar, do Idoso e da Assistência Social no sentido de promover a valorização da pessoa humana. Trabalhar em conjunto com a justiça da Infância e juventude quando for pertinente adotar as medidas sócio educativas que possibilitem a inclusão destas pessoas em programas específicos e indicados para cada tipo de desvio de conduta. Valorização da pessoa Idosa, no sentido de promover os direitos fundamentais tais como apoiar a instituição de longa permanência; Lar do Idoso Joaquim Candido Ribeiro de Santana de Pirapama e seus residentes.

RELIGIOSIDADE

PROPOSTA:

Continuar apoiando os eventos religiosos, respeitando as suas denominações e congregações tendo em vista que é parte estrutural do ser humano ter a sua religião preservada, direito adquirido e expresso em nossa carta magna de 1988, a constituição cidadã, considerando ainda, que, a religiosidade favorece a paz social. Continuar Colaborando com a Igreja Católica na realização do tradicional Jubileu de Santana e São Joaquim, bem como a festas do Rosário, de São Sebastião e outros (as) padroeiros (as) das comunidades rurais. Colaborar com as igrejas evangélicas nas realizações de seus eventos diversos, tanto da zona urbana como nas comunidades rurais.

ESPORTE, LAZER E TURISMO PROPOSTA:

Continuar Incentivando a prática esportiva em todas as modalidades disponibilizando a ambos os sexos, pequenas áreas públicas dotadas de infraestrutura de lazer com equipamentos de ginásticas e playgrounds em locais acessíveis à população, tanto urbana quanto nas pequenas comunidades rurais. Continuar promovendo com maior freqüência na sede do município, campeonatos esportivos em diversas modalidades e também nas comunidades rurais, objetivando ofertar aos cidadãos, mais opções de lazer. Obs.: Será estudado e discutido junto à população, o interesse na promoção de campeonatos intermunicipais de atletismo. Trabalhar no sentido de Buscar recursos financeiro para reestruturação da quadra poliesportiva da comunidade de Santos Reis, onde temos observado que, jovens, adolescentes e crianças praticam suas peladinhas diariamente, sem as condições necessárias Revitalizar o Estádio de Futebol “João da Silva Valgas” o qual se encontra em mal estado de conservação e ocioso. Empenhar no sentido de atrair investidores do ramo do turismo, para explorar de forma sustentável e ecologicamente correta, o grande potencial turístico disponível no vale do rio Cipó e Serra do Cipó, a fim de gerar empregos e renda para a população local, garantindo assim a captação e circulação de divisas. Para incrementação dessa meta, lembrando da necessidade de estudos de impacto ambiental, tendo em vista que o vale do rio Cipó é um santuário ecológico, objeto de especial preservação. Isto significa que: antes de incentivar o turismo na região, é preciso regulamentar tal atividade. Para tanto, temos que dotar o local de infra estrutura necessária, para receber o turismo, sem comprometer aquele patrimônio invejável, - privilégio do povo pirapamenho. Dar continuidade à tradicional festa do trabalhador, criada há décadas, sendo um orgulho do nosso povo, e que merece aprimoramento, no sentido de que: nossa paisagem (praças e jardins) não seja depredada; nossa honra não seja desprezada; nossa segurança não seja vulnerabilizada; nosso sossego não seja perturbado; nossos jovens não sejam corrompidos e nossos idosos não sejam ignorados. Sobretudo é preciso cuidar para que o nosso povo trabalhador seja de fato reconhecido, priorizado e homenageado. Cuidando ainda, para que nossos artistas regionais sejam reconhecidos e valorizados, pois, além de tudo, eles também são trabalhadores.

MEIO AMBIENTE PROPOSTA:

Continuar mantendo operante a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e de forma efetiva, o CODEMA a fim de continuar regulamentando novos empreendimentos e regularizando os já existentes, de forma a promover o desenvolvimento sustentável. Traçar novos projetos de recuperação de estradas vicinais para se evitar o carreamento de resíduos e sólidos (terra e cascalho), com vistas a evitar o assoreamento de nascentes, olhos d’água, surgências e cursos d’água (rios e córregos).

Continuar buscando mediante convênios e também junto ao Ministério Público, ONGS, e Parceria público privadas PPP, recursos para implantação de projetos de barraginhas, para revitalizar a bacia hidrográfica do Município, e principalmente o Rio Cipó com seus tributários, que é reconhecidamente o ultimo afluente limpo do Rio das Velhas. Promover maior integração com os órgãos estaduais de assistência ao produtor rural, a fim de aprimorar projetos que visem à exploração racional do solo sem agressão aos ecossistemas, garantindo a eles, além de maior aproveitamento da terra, melhor produtividade e também a recuperação e preservação do seu patrimônio. Regularizar junto ao SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e SEUC Sistema Estadual de Unidades de Conservação a situação da APPA da Serra Talhada, objetivando sua exploração turística de forma sustentável, além de proporcionar aos proprietários da área uma fonte de renda alternativa para que não precisem exercer outras atividades que possam resultar na degradação daquele santuário ecológico. Após implantação do transbordo do resido sólido para a Cidade de , que já está acontecendo, vamos providenciar a execução do projeto de recuperação da área do antigo aterro sanitário (lixão), transformando o local em um bosque e eliminando de vez o impacto negativo causado pela poluição visual do referido local. Continuar buscando recursos e solução para implantação de uma nova ESTE Estação de Tratamento de Esgoto, em seguida, solucionar o problema da falta de saneamento do Bairro Floresta, Rua José Gomes de Oliveira, e Rua Tiradentes e outras Exercer maior controle sobre a expansão dos aviários de corte no Município, com vistas a prevenção da escassez hídrica e á poluição ambiental. Exercer controle total sobre as atividades minerárias com objetivo de proteger nossas áreas de proteção ambiental bem como toda bacia hidrográfica.

DESENVOLVIMENTO PROPOSTA:

Continuar incentivando e criando ambiente favorável às empresas que se interessarem a instalarem em nosso território, para aumento da oferta de empregos e salários e geração de renda através de impostos para o desenvolvimento econômico e da infra estrutura do nosso Município. A geração de emprego reduz a evasão de divisas e a saída de jovens que queiram permanecer em sua terra natal. Ressaltando que: è mais interessante atrair para o município as atividades industriais, e de prestação de serviços e de geração de energia, para não comprometer as atividades comerciais já existentes. Criar ambiente favorável às empresas que buscam nosso território para implantação de usinas de geração de energia hidroelétrica e eólica, apoiando tais empreendimentos inclusive no licenciamento ambiental, visando transformar nosso Município num atrativo para atividades que gerem progresso sustentável Continuar empenhando junto aos nossos deputados e Governos Estadual e Federal para viabilizar o asfaltamento da Rodovia LMG 888, que liga da LMG 807 à BR 259 (Santana de Pirapama a ), visando atrair novas atividades comerciais e industriais e conseqüentemente, mais empregos, mais divisas e melhores condições de tráfego para nossos Munícipes.

OBRAS PROPOSTA:

Construir as pontes sobre os seguintes cursos d’água: córrego da Redonda em Duas Barras; Córrego Gerais (Sinhazinha); Córrego do Retiro em Retiro do Mendes; Córrego da Tibuna (Abelha de Baixo) e Córrego do Guará, na região de Lajes, Forquilha e Gentio. Buscar programa habitacional junto à Caixa Econômica Federa e COHAB para solucionar a demanda habitacional da Cidade, priorizando as famílias carentes que atualmente habitam áreas instáveis e com risco iminente de desabamento, a exemplo da encosta do morro no Bairro Santos Reis. Incrementar novas melhorias no Bairro Santos Reis, com vistas a proporcionar melhor qualidade de vida aos seus moradores. Dar prosseguimento no projeto de revitalização do córrego traíras, do qual originou o nome da Cidade. (Traíras = peixe bravo = Pirapama em Tupi Guarani). Tal projeto prevê o desassoreamento do seu leito, recuperação da vegetação ciliar e implantação de rede coletora de esgoto margeando seu curso e o transpondo até ETE Estação de Tratamento de Esgoto. Se necessário, buscar apoio junto a COPASA e iniciativa privada. Dar continuidade ao nosso recém-implantado projeto de recuperação do sistema viário da cidade e substituição das lâmpadas para melhoria da iluminação pública. Continuar realizando excelentes serviços de manutenção nas estradas rurais, a fim de promover mais comodidade, e melhores condições de acesso para os produtores rurais, para a população rural e para o transporte escolar dos estudantes que deslocam diariamente de suas casas para as inúmeras escolas localizadas por todo Município. Captar recursos para sercamento do Parque de Exposições, para que ao final da pandemia possamos retornar as belas festas do cavalo naquele importante espaço. Realizar a pavimentação do bairro Floresta, tão logo seja implantada a rede de esgoto que será construída pelos herdeiros do espólio do responsável pela realização do loteamento. Reforma das escolas Municipais: Sagrado Coração, localizada da Comunidade de Barreiro, e Governador Juscelino, na localidade de Capão do Inocêncio.

AGRICULTURA PROPOSTA:

Fortalecer o produtor rural e a agricultura familiar ofertando sempre que oportúno orientações técnicas de manejo sustentável junto ao meio ambiente, no sentido da recuperação e manutenção de sua propriedade, já que o grande problema enfrentado hoje pela humanidade é a escassez da água, tanto para o consumo Humano quanto na produção de alimentos. Continuar realizando trabalhos de excelência na manutenção e conservação das vias/estradas de acesso até as sedes das propriedades rurais, eliminando o mito de que tais acessos seriam “galhos” ou estradas particulares, e que por isso sua manutenção não seria de competência do poder público. Obs.: Se a manutenção destes acessos (galhos) não fosse de competência e responsabilidade do poder público, poderia então os proprietários impedir a entrada ou passagem dos órgãos públicos fiscalizadores, exemplo: Polícia Militar, IEF, IMA, etc. ou mesmo, a entrada dos “políticos” em busca de votos.

EDUCAÇÃO

PROPOSTA:

Manter profissional competente ocupando o cargo de Secretario de Educação, bem como seus assessores, dando o suporte necessário para o bom andamento e total cumprimento do direito constitucional fundamental e primordial (Todos têm direito à educação) de boa qualidade. Melhorar ainda mais a qualidade dos transportes escolares, afim de que os estudantes que deles fazem uso tenham mais conforto e segurança, para evitar que o cansaço prejudique o desempenho e o aprendizado. Acompanhar constantemente a qualidade da merenda escolar tendo em observação as orientações técnicas do profissional: Nutricionista e as boas condições prediais dos estabelecimentos de ensino. Valorizar os profissionais da educação quanto à questão salarial e disponibilizar a estes, cursos de capacitação profissional visando à melhoria no desempenho de suas funções, e na vida cotidiana. Fazer Parceria com a iniciativa privada, buscando assim trazer cursos profissionalizantes para os jovens de todo o município, a fim de capacitá-los para o mercado de trabalho. Rever o custo do transporte dos estudantes que viajam diariamente para faculdades e escolas técnicas, considerando que parte desses estudantes pertence a famílias de baixa ou indefinida renda. Obs.: Dentro das reais condições do Município, e apurado os casos distintos, oferecer o apoio necessário àqueles que buscam incessantemente o saber.

DALTON SOARES SILVA Candidato – Prefeito – PSC

Santana de Pirapama, MG, 05 de Setembro de 2020