Mapa Gastronômico de Mapa Gastronômico de Minas Gerais Gastronômico Mapa Mapa Gastronômico de Minas Gerais

Do fogão a lenha à alta gastronomia, os sabores de Minas são muitos. Vêm das receitas de família, passadas de geração em geração. Dos ingredientes das fazendas, de mãos habilidosas. Uma culinária com história, cores e aromas.

Em Minas, tudo é preparado com muito cuidado. Com tempo, com gosto. Para acompanhar, uma cervejinha gelada, cachaça, uma boa conversa. Conversa que se estica até o café.

E dentro de toda essa história, o novo também tem seu lugar à mesa. Novos pratos e uma cozinha reinventada somam ainda mais sabores para Minas.

Venha conhecer tudo isso! Viaje por cada cantinho, boteco, mercado, festa, feirinha de rua e pelos muitos encontros que acontecem nesta terra.

Para ajudar você, este guia está dividido em três partes: Festivais Gastronômicos, Visitas aos Produtores Locais e Roteiros Gastronômicos, de acordo com os circuitos que compõem o mapa turístico do estado.

Venha viver Minas Gerais! Como ler este guia

O Mapa Gastronômico de Minas Gerais está dividido em três seções, de acordo com a categoria de passeio oferecida ao turista: Os Circuitos Festivais Gastronômicos, em que o visitante Turísticos poderá se informar a respeito de eventos gastronômicos periódicos que ocorrem Minas Gerais conta com circuitos turísticos, em determinada localidade; que são divisões distintas das mesorregiões do estado. As divisões dos circuitos levam em Visitas aos Produtores Locais, que descreve consideração não apenas as características ao turista passeios associados à vivência in econômicas e sociais dos municípios, mas, loco da produção de artigos gastronômicos; sobretudo, suas peculiaridades culturais.

Roteiros Gastronômicos, que apresenta Desse modo, o turismo regional é fomentado passeios que exploram um elemento destacando-se as afinidades socioculturais gastronômico específico da cidade, região presentes em cada circuito de municípios. ou circuito turístico. O estado possui, no total, 47 circuitos turísticos; Em cada um desses eixos, o Mapa Gastronômico se este guia apresenta atrações de 31 deles. organiza, primeiramente, pelo circuito turístico em que a cidade se encontra e, em seguida, pela cidade onde ocorre a atração.

Para cada uma das atrações, o turista encontrará uma breve descrição e as informações relevantes para realizar o seu passeio.

Bom proveito! Sumário

Festivais Gastronômicos 6 Visitas aos Produtores Locais 114 Roteiros Gastronômicos 192 Índice Remissivo 212 Festivais Gastronômicos Circuito das Águas

Caxambu

Caxambuteco Festival da Boa Mesa O evento reúne diversos bares e restaurantes A cidade de se mobiliza em torno tradicionais de Caxambu sob o tema único do festival, que forma um circuito regional de Lambari da “comida de boteco”. Partindo de um restaurantes. Os pratos elaborados são exclusivos ingrediente norteador, os chefs criam deliciosos para o evento, que ainda oferece ao público pratos utilizando arranjos e técnicas pouco opções de lazer, festas semanais, além de oficinas convencionais. e aulas-shows com chefs da vanguarda da cozinha Quando: mineira. Gastronomia e Artes Julho Quando: O festival reúne, em um mesmo espaço, Abril o melhor da gastronomia, da cultura e do artesanato da cidade. O visitante desfruta Caxambu Mais Gourmet de ótimas atrações musicais e dos deliciosos O Festival Gastronômico Caxambu Mais Gourmet pratos nas Tendas Gourmet. proporciona ao turista a incrível chance de Quando: desfrutar da experiência da vida local e saborear Julho deliciosos pratos tradicionais do Sul de Minas. O festival é um convite à imersão da cultura local. Quando: Abril

10 11 Circuito Gastronômico da Pampulha Capital O circuito reúne os 18 melhores restaurantes da região da Pampulha em . Com temas escolhidos a cada ano, os chefs dos Belo Horizonte estabelecimentos participantes propõem pratos exclusivos, criados especialmente para o evento. Quando: Setembro Belo Horizonte Comida di Buteco Comida di Buteco já é um evento tradicional em Belo Horizonte. Sua proposta é promover um concurso, entre diversos estabelecimentos Belo Horizonte Restaurant Week Circuito Aproxima da capital, em que o público elege o melhor prato concorrente. Sendo o buteco um ícone da Duas vezes ao ano, restaurantes notáveis O Circuito Aproxima valoriza produtos mineiros e cultura boêmia de BH, o evento é um convite aos da capital se organizam para promover, por incentiva chefs e cozinheiros a se apropriarem turistas para se juntarem aos belo-horizontinos e uma semana, cardápios especiais a preços dos produtos locais. Durante o período do evento, desfrutarem das delícias da culinária de boteco. promocionais. Por um preço fixo, o cliente tem os diversos estabelecimentos participantes – acesso a uma refeição composta por uma restaurantes, cafés, quitandas, hamburguerias, Quando: entrada, um prato principal e uma sobremesa. pizzarias e sorveterias – desenvolvem pratos com Abril Quando: o ingrediente escolhido. Abril e outubro Quando: Junho Expocachaça — Feira Festival Internacional da Cachaça Botecar O evento pioneiro é a maior e mais conceituada Em Belo Horizonte, o boteco está nas raízes da Circuito Gastronômico vitrine do agronegócio da cachaça no mundo. cultura tradicional, e Botecar tem a finalidade de Beer Chef Brasil Realizado em um formato de feira e festival, promove também ao visitante uma programação promover e festejar essa instituição consagrada. O circuito reúne uma seleção de bares e cultural eclética e complementar, propícia não só O festival reúne diversos estabelecimentos restaurantes da capital especializados em à realização de negócios, mas ao entretenimento, espalhados por toda a capital. Se você cerveja. Os estabelecimentos prepararam ao lazer e à apreciação culinária, o que torna a compartilha dessa paixão que é a arte de botecar, combos exclusivos que harmonizam cervejas e degustação da cachaça uma experiência única. este evento espera por você! comidas locais, proporcionando ao público uma Quando: experiência única de aromas, sabores e texturas. Quando: Junho Abril Quando: Outubro

12 13 Feirinha Aproxima Festa Fartura BH A Feirinha Aproxima é uma feira itinerante de rua O Projeto Fartura promove edições do festival que ocorre mensalmente. Ela apresenta pequenos em várias cidades brasileiras, e o objetivo é produtores e os melhores chefs, cafeterias, apresentar um pouco da culinária de diversas cervejarias e quitandas do estado, proporcionando regiões do País. Na edição da Capital Mineira, aos amantes da boa culinária a oportunidade de o público compartilha diversão, boa música e provar diversas iguarias. experiências gastronômicas com chefs de todo Quando: o Brasil, que contam histórias da Expedição Um sábado por mês Fartura e falam de suas receitas. Quando: Setembro Festa Francesa de BH O evento ocorre anualmente em comemoração à Queda da Bastilha pela comunidade francesa Festival Gastronômico Brasil Sabor da cidade. A festa de rua oferece programação O evento é um sucesso em todo o Brasil e cultural, com quermesse e espetáculos franceses destaca a cultura culinária nacional, valorizando e brasileiros. A festa destaca vinhos e produtos o processo de criação da receita e as sensações típicos da culinária francesa. despertadas pela mistura dos ingredientes e Quando: temperos de cada região. Durante todo o período Julho do festival, os bares e restaurantes participantes oferecem um prato específico, levando em consideração a especialidade da casa e as Festa Tradicional Italiana características e as tradições locais. A capital mineira possui, reconhecidamente, Quando: uma grande comunidade de ascendência Maio italiana, e a proposta da festa é unir italianos, ítalo-descendentes e brasileiros em uma grande confraternização. O evento festeja a culinária Festival Internacional de Cerveja e italiana, tão presente no dia a dia do cardápio Cultura (FICC) brasileiro. Além do espaço gastronômico, o evento Voltado para o público cervejeiro, o festival conta apresenta tradições, hábitos e elementos da com uma programação repleta de atividades, cultura da Itália ao som de boa música. como palestras, shows, atrações circenses, Quando: gastronomia. A infraestrutura do evento Maio proporciona ao público foodtrucks, espaço kids, BierGarten e, claro, uma feira com mais de 300 rótulos de cerveja! Quando: Agosto

14 15 Circuito Caminho Novo

Juiz de Fora

Comida di Buteco Deutsches Fest Gastronomia na Praça Semana da Gastronomia Mineira O Comida di Buteco é um concurso culinário Realizada desde 1969, a festa alemã é o maior entre bares que promove a cultura dos autênticos evento local de divulgação e preservação de Realizado em locais públicos, o evento reúne O evento ocorre em celebração ao Dia da botecos e da cozinha de raiz. Em , uma cultura imigrante. A festa é de caráter restaurantes, chefs e cozinheiros que executam Gastronomia Mineira e conta com uma extensa o evento já se estabeleceu como um dos mais popular, com acesso livre a todos os seus espaços receitas de diversas partes do País e do mundo. programação, que inclui oficinas, fóruns, importantes no ramo da gastronomia, reunindo e atrações. O evento apresenta a gastronomia São oferecidos pratos, sobremesas e petiscos, demonstrações culinárias e intervenções em os melhores estabelecimentos e mobilizando a típica, regada a chope e cervejas artesanais. sempre a preços acessíveis, que também podem mercados públicos e instituições de cultura. população local. O público se diverte ao som de boa música ser harmonizados com vinhos, cervejas e bebidas Alguns restaurantes da capital convidam o público e danças. especiais. a abraçar a culinária do estado oferecendo pratos Quando: Abril/maio Quando: Quando: temáticos exclusivos para a ocasião. Setembro Outubro Quando: Julho JF Sabor MixBeer — Festival de Cervejas O JF Sabor valoriza o setor de alimentação fora do Biergarten Especiais lar de toda Juiz de Fora e região, proporcionando O Festival Biergarten (Jardim das Cervejas), o desenvolvimento do turismo gastronômico. realizado em um espaço público e ao ar livre, O festival Mixbeer visa fomentar a crescente O evento, que dura 40 dias, envolve dezenas de promove lazer para a população de Juiz de Fora cultura cervejeira do estado. O evento, estabelecimentos e premia em 5 categorias os e atrai visitantes da região. O evento resgata que promove e destaca cervejas especiais pratos exclusivamente desenvolvidos para parte da história do município e divulga a cultura e artesanais, apresenta ao público os melhores o festival. local, destacando as cervejas artesanais e a produtos nacionais e internacionais. Quando: gastronomia. Em uma deliciosa atmosfera, o Quando: Setembro/outubro público ainda desfruta de shows de bandas Setembro regionais e atividades culturais. Quando: Abril/maio

16 17 Festa das Nações O festival resgata, valoriza e divulga a importância das nações que formaram Juiz de Fora. O evento promove atrações de gastronomia, música e dança das culturas representadas durante sete dias. A festa ao ar livre conta com tendas temáticas que comercializam comidas típicas dos países homenageados. Quando: Maio

Saint Patrick’s Day Santos Dumont O “Saint Patrick’s Day” (Dia de São Patrício), comemorado em 17 de março, é uma das festas mais celebradas do mundo e tem a cerveja como uma de suas marcas principais. Em Juiz de Fora, as cervejas artesanais e especiais se destacam Degusta Dumont no festival, que também é celebrado com O festival, que se iniciou com o propósito de gastronomia, música, dança, teatro de rua, desfiles incentivar a produção local de queijos e doces, e exposições. É uma oportunidade incrível para se é hoje um importante evento gastronômico conhecer a variedade de cervejarias artesanais da cidade. Celebrando os tradicionais que cresce, a cada dia, na região. estabelecimentos de alimentos e bebidas de Santos Dumont, o festival é um convite ao público Quando: para degustar as delícias da região e fazer uma Março viagem em sua história gastronômica. Quando: Julho/agosto

18 19 Circuito Caminhos do Sul de Minas

Cristina

Maria da Fé Festival Café com Música O município de Cristina, famoso pelo cultivo cafeeiro, produz grãos premiados internacionalmente. O festival, que associa o gosto pelo café à apreciação da boa música, também conta com Festival de Inverno Festival Gastronômico de uma praça de alimentação que reúne diversos O Festival de Inverno de Maria da Fé promove Maria da Fé estandes gastronômicos, como de massa, comida atrações de gastronomia regional e japonesa, porções, chope, caldos, cafeteria e O primeiro festival temático de azeites do Brasil apresentações musicais. O segmento culinário chocolate. Há ainda atividades como workshops de também dá lugar à diversidade da culinária do evento apresenta pratos confeccionados desgustação de café e oficinas de música, além de internacional, além de oferecer música, cultura com batata e azeite, dois dos mais importantes uma vasta programação de cultura e de lazer, com e arte. Os tradicionais pratos típicos à base de produtos locais. apresentações da orquestra, duetos, capoeira, teatro pinhão, batata e azeites regionais compartilham e bandas. Quando: espaço com a comida mineira, japonesa, Julho mexicana e chinesa no Espaço Gastronômico, Quando: que também conta com café e empório mineiro, Maio oferecendo produtos orgânicos e doces locais. Quando: Abril

20 21 Santa Rita do Sapucaí

Festa do Maior Pé de Moleque Sabores do Vale — Festival de Festa de Santa Rita de Cássia do Mundo Gastronomia e Cultura de Santa O evento faz parte da celebração do dia da O evento é uma festa tradicional da cultura Rita do Sapucaí padroeira da cidade – Santa Rita de Cássia – e envolve a preparação e a degustação do pão piranguinhense e apresenta a produção artesanal O evento é um festival gastronômico em formato cheio, receita tradicional dos santa-ritenses. do doce, Patrimônio Cultural do Estado de de feira de rua que conta com apresentações A festa também incorpora outros elementos da Minas Gerais. Com três dias de duração, a festa musicais, palestras com chefs especializados, culinária local em sua celebração, sobretudo proporciona ao público a vivência da produção e oficinas de culinária para crianças e workshops doces finos e tradicionais, biscoitos e sequilhos. a degustação do maior pé de moleque do mundo para quem curte cozinhar e quer aprender e ainda conta com atrações musicais e danças um pouco mais sobre a magia da cozinha. São Quando: típicas de festa junina. oferecidos à população e aos turistas pratos Maio Quando: da culinária brasileira e internacional a preços Junho acessíveis, preparados pela gente da terra, amantes da culinária. Quando: Setembro

22 23 Circuito Caminhos Gerais

Andradas Caldas

Festa Benne detta Italia Festival Buteko Nota 10 Pocinhos do Rio Verde A festa é um convite ao público para conhecer a Comer um aperitivo acompanhado de uma (distrito de Caldas) produção local de vinho e a cultura italiana. Para cerveja gelada é algo indispensável para os o evento, cardápios típicos da cozinha italiana são amantes da tradicional arte mineira de “botecar”, Festa da Uva Festa do Biscoito elaborados para serem harmonizados com o vinho principalmente aos finais de semana. O Festival A festa comemora a colheita da uva no município A Festa do Biscoito apresenta a gastronomia produzido na cidade. Para acompanhar a deliciosa Buteko Nota 10 oferece pratos especiais e oferece atrações para toda a família, incluindo local e conta com mais de 20 barraquinhas experiência gastronômica, o evento também desenvolvidos para o evento e servidos em exposição e venda de uvas, outros produtos locais, gastronômicas. O destaque do evento são os oferece atrações de dança e música. diversos estabelecimentos do município, como artesanato e gastronomia. O evento conta com fornos manejados pelas famílias que iniciaram Quando: bares, cantinas, restaurantes e botecos. uma praça de alimentação, parque de diversões e a festa, em que se executam receitas de Julho Quando: promove apresentações artísticas e culturais, como biscoitos, resgatando-se, assim, as tradições Agosto shows e o tradicional desfile de carros alegóricos. familiares. O evento se estende por alguns finais Quando: de semanas do mês de julho e oferece atrações Festa do Vinho Janeiro musicais e gastronômicas. é conhecida como a Terra do Vinho não Quando: apenas pela qualidade, mas pela diversidade de Julho vinhos que produz. A Festa do Vinho conta com atrações culturais, como apresentações musicais, e estandes expositores, que oferecem para degustação os produtos das vinícolas locais. Quando: Julho

24 25 Circuito Caminhos Verdes de Minas

Coronel Pacheco

CABRAFEST — Festival da Cabra Festa da Banana Leiteira A Festa da Banana é uma tradição do município O Festival da Cabra Leiteira de de Piau. O evento destaca a produção da fruta, destaca a culinária produzida a partir de queijos de seus derivados alimentícios e do artesanato e leite de cabra e da carne de cabrito. O evento criado a partir da fibra da bananeira. A festa tem atrai o público geral e também o interessado como atrações o desfile de carros de boi, shows na criação de caprinos, promovendo festival de sanfoneiros e calouros, bandas e encontro do gastronômico, shows de bandas, workshops para piauense ausente. produtores, concurso leiteiro, exposição e venda Quando: de animais e clínica tecnológica. Julho Quando: Julho

26 27 Circuito Canastra São João

Festival de Comida de Boteco, Braúna Araxá Tira-gostos e Caldos (distrito de São João Nepomuceno) O festival envolve alguns estabelecimentos Festa do Arroz da cidade e compõe um circuito de bares, restaurantes e botecos. Cada casa participante A tradicional festa conta com programação oferece um prato especial exclusivo para variada ao longo de todo o dia, com atividades Festival Internacional de o evento e, ao final, é eleito o melhor prato. de promoção da culinária tradicional e de Paralelamente, o público também poderá entretenimento. As atividades incluem missa Gastronomia Sabores e Saberes desfrutar de uma vasta programação cultural, campal, almoço, futebol na lama, roda de viola, O festival tem como eixo central a valorização da que inclui shows e mostras artísticas. eleição e premiação da Rainha do Arroz e dos cultura e da gastronomia regional, com tendas melhores pratos típicos. Quando: gastronômicas e produtos regionais. Fazem parte Abril e maio Quando: da programação shows musicais de ritmos variados, Setembro tais como jazz, blues, rock e MPB, com artistas de Araxá e outras localidades. Com muito aprendizado Festival de Cerveja Artesanal e degustações, o evento proporciona ao turista uma de São João Nepomuceno experiência sensorial de aromas e sabores. Quando: O evento é um projeto inovador que promove Setembro as cervejas especiais e artesanais mineiras e da região serrana do Rio de Janeiro. Ao ar livre e com atrações musicais, como shows e DJs, são propostas harmonizações de cerveja com hambúrgueres artesanais. Quando: Outubro

28 29 Circuito Diamantes

Diamantina

São Gonçalo do Rio das Pedras Festival de Gastronomia Diamantina Gourmet (distrito de Serro) Frango Caipira Diamantina Gourmet é um festival de De Tira em Tira - Festival de O festival cria e recria pratos à base de frango gastronomia e cultura que elege uma temática Tira-gostos caipira, iguaria tão querida entre os mineiros. musical para inspirar a criação de pratos pelos Os restaurantes da cidade participam do evento estabelecimentos participantes. Ocorrem, No mês de maio, o festival de tira-gostos toma com pratos que vão desde o galeto ao leite até paralelamente, a degustação dos pratos nos conta das ruas e bares de São Gonçalo do Rio os tradicionais frango com quiabo ou ao molho restaurantes e atrações musicais na cidade. das Pedras. São oferecidas delícias variadas, tira- pardo, passando por ousadas e exóticas criações, gostos especiais e a tradicional cachaça serrana, com misturas inusitadas de temperos Quando: ao som da boa música. e ingredientes. Novembro Quando: Quando: Maio Outubro/novembro

30 31 Circuito Grutas

Cordisburgo

Festival do Frango Caipira Sabor de Bar Tira-Agosto O festival ocorre durante o dia e é realizado em O festival Sabor de Bar é um concurso que O festival é um concurso gastronômico que uma praça pública. Nas tendas montadas ao ar movimenta os bares de Sete Lagoas e conta promove os bares e restaurantes da cidade. livre, cada participante comercializa seu prato com uma festa de abertura, caravanas A cada ano, os participantes têm de desenvolver elaborado com frango caipira. Ao final do evento, empresariais, caravanas de música ao vivo, um prato temático com base em um ingrediente é eleito o prato vencedor. o “Butecão” e uma festa de encerramento. determinado pela organização. A caravana e Quando: Durante 30 dias, o público tem a chance de o público visitam os estabelecimentos para a Novembro conhecer os agradáveis estabelecimentos degustação ao longo do festival e, no evento participantes e degustar os pratos concorrentes de encerramento, ocorrem atrações musicais para eleger o favorito. e premiações dos melhores pratos. Quando: Quando: Data móvel Julho a setembro

32 33 Circuito Guimarães Rosa

Curvelo

Festival de Sabor O evento, aberto ao público e de cunho beneficente, é voltado para o resgate das tradições gastronômicas regionais. Conta com a apresentação de pratos variados, elaborados por chefs e por cozinheiras das comunidades pertencentes ao município, que exploram as raízes da gastronomia sertaneja e promovem o fortalecimento da cultura local. Quando: Abril

34 35 Circuito Lago de Furnas

Pirapora Alfenas

Café na Roça É um evento aberto ao público, realizado na praça Festa da Batata Festa do Milho central da cidade, a Praça dos Cariris, na orla do No mês de outubro, é realizada em Alfenas a Festa Por quatro dias, Alfenas se mobiliza para promover rio São Francisco. O cenário do rio e as delícias da Batata. Os visitantes desfrutam da vivência a Festa do Milho. A praça central da cidade acolhe da tradicional gastronomia barranqueira fazem da vida comunitária da cidade e degustam as barraquinhas típicas com comidas, bebidas e a alegria de todos que visitam a feira, que ainda delícias elaboradas a partir da batata, servidas em doces, valorizando o melhor milho produzido no apresenta o artesanato da comunidade. Para os barracas típicas. O evento é aberto ao público e Sul de Minas. visitantes, é um encontro com as tradições, realizado na praça central da cidade. a cultura e o sabor em . Quando: Quando: Abril Quando: Outubro Semanal (aos sábados)

36 37

Inverno Cultural Festa do Café No mês de julho, Campos Gerais recebe o São dois dias de festa que integram toda a Inverno Cultural. A diversidade gastronômica comunidade paulense em torno de um produto é garantida no evento, com barracas que tipicamente mineiro: o café! As atrações incluem oferecem pratos da cozinha local até a culinária projetos pedagógicos que resgatam a memória, síria e a japonesa. Durante o festival, o público a história e o conhecimento do café; shows; também vivencia um concurso gastronômico workshops; exposição de máquinas, equipamentos, de comida mineira e caldos. Para alegrar ainda insumos e implementos; rodada do agronegócio e mais o ambiente, ocorrem shows com bandas premiações, como “Qualidade do Café” e o concurso locais na Praça da Matriz. de beleza “Flor do Café”. Quando: Quando: Julho Setembro

38 39 Circuito Lago de Irapé

Paraguaçu Santo Antônio do Retiro

Festa do Marolo São Joaquim A tradicional Festa do Marolo ocorre no mês (distrito de Santo Antônio do Retiro) de março, época da colheita do fruto, típico do cerrado. Com atividades que promovem e Festival do Pequi valorizam o marolo, o evento envolve estudantes A festa já se tornou uma tradição em São Joaquim. e toda a comunidade de Paraguaçu. A cidade O evento promove o pequi, fruto típico da culinária acolhe a Feira Gastronômica e de Artesanato, mineira, que é o ingrediente base para a criação e ocorre também o tradicional concurso de saborosos pratos servidos no festival. Além da gastronômico de pratos elaborados com marolo gastronomia, há exposições de artesanato local. pela população local. A festa ainda conta com A programação ainda traz campeonato de futebol, as atrações culturais, como o Festival de Música desfile de carros de bois e um animado concurso Marolo de Ouro, que apresenta músicos locais da Rainha do Pequi. e de renome nacional. Quando: Quando: Fevereiro Março

40 41 Circuito Lago de Três Marias

Morada Nova de Minas Pompéu

Festival do Peixe Butecada Colonial Festival do Doce de Leite A Feira do Peixe promove atividades voltadas A Butecada Colonial é um evento que apresenta, A importância do doce de leite, Patrimônio para os produtores de tilápia, como exposição de em versões atualizadas, as iguarias do período Cultural de Pompéu, é celebrada neste festival. serviços e workshops. O festival ocorre como parte Colonial e do Centro Oeste Mineiro, utilizando a O evento é realizado como parte da programação da programação cultural da feira, destacando a riqueza de sabores do Cerrado para criar novos do Festival Dona Joaquina do Pompéu, que culinária regional com pratos à base de pescado. quitutes de boteco. Neste evento, o público pode promove outras atividades culturais. No festival, Os participantes ainda poderão desfrutar da feira reviver o passado da cidade e suas recriações no os doces são feitos pelas mestras doceiras, que de artesanato, do torneio de pesca esportiva e de presente e, ainda, curtir a ampla programação ensinam a tradição centenária para o público e apresentações de grupos musicais. cultural do Festival Dona Joaquina do Pompéu, ainda oferecem uma deliciosa degustação. Há a Quando: que ocorre simultaneamente à Butecada e conta comercialização dos doces de leite em diversas Setembro com palestras, apresentações musicais e teatrais versões, que incluem iguarias do cerrado e outros e visitas guiadas no Museu Dona Joaquina. ingredientes. O evento é um convite ao público a Quando: se deliciar com o saborosíssimo doce mineiro. Agosto Quando: Agosto

42 43 Circuito Mata Atlântica

Coronel Fabriciano

Festival Gastronômico Rota dos Concurso Gastronômico Comida Festival Gastronômico Ipatinga Sabores — Circuito de Arte e di Buteco Gourmet Gastronomia de O Comida di Buteco é um concurso gastronômico O Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet reúne os O festival reúne os melhores pratos e tira-gostos em que se elege o melhor estabelecimento da bares e restaurantes da cidade para criar saborosos da culinária local em um circuito de restaurantes cidade com seu prato, criado especialmente e variados pratos temáticos que valorizam a e bares. Durante o evento, acontecem para a ocasião do evento. É formado um circuito agricultura local. O público poderá experimentar apresentações de músicos regionais no estilo de “botecos” que se propõem a promover uma todas essas delícias e participar de uma vasta voz e violão. A festa de encerramento promove culinária caseira e local. programação, que inclui oficinas culinárias com os shows na praça e tendas com os pratos dos Quando: chefs convidados, degustação de receitas e vinhos, estabelecimentos participantes. Abril/maio apresentação artística e exposições. Quando: Quando: Setembro Junho

44 45 São Domingos do Prata

Festival Gastronômico Sabores do Prata Sabores do Prata ocorre anualmente e conta com uma vasta programação. Com oficinas culinárias para adultos e crianças e concurso gastronômico entre estabelecimentos da cidade, a diversão é garantida. O festival valoriza e estimula o crescimento da gastronomia local, oferecendo atividades de formação como palestras e seminários. Durante o evento, o visitante ainda pode curtir várias atrações culturais distintas e shows acústicos. Quando: Maio

46 47 Circuito Montanhas Circuito Cafeeiras de Minas Montanhas e Fé

Areado

Festa do Biscoito Bar, Boteco e Cia Por três dias, a festa celebra a atividade O festival gastronômico é um concurso entre bares, biscoiteira, tradição cultural da cidade. O público botecos e restaurantes de Ponte Nova, que formam um pode presenciar a histórica arte da produção de circuito de estabelecimentos concorrendo com pratos biscoitos por biscoiteiras locais, que utilizam três inscritos especialmente para o evento. Para a festa de fornos de barro construídos na Praça Central para “saideira”, são montadas tendas que oferecem os pratos o evento. Ocorrem também a degustação de participantes e há, ainda, uma programação musical. produtos típicos, apresentações de dança, teatro, Quando: música, concurso de causos e crônicas, desfile de Junho/julho carro de bois, encontro de carros antigos, eventos esportivos e exposição de orquídeas. Quando: Junho

48 49 Circuito Noroeste das Gerais

Sem Peixe Guarda-Mor

Barbosa Festival Gastronômico da Semana (distrito de Sem Peixe) do Turismo Festa do Leite O Festival Gastronômico acontece durante a Semana do Turismo de Guarda-Mor. Com a A Festa do Leite de Barbosa reúne os produtores locais participação de bares e restaurantes do locais, de leite de vaca em um animado evento. Durante o evento apresenta a cultura e as tradições os três dias de festa, o público pode conhecer e gastronômicas do município. O público tem experimentar os derivados de leite locais e vivenciar a oportunidade de degustar os pratos dos o torneio leiteiro, em que o proprietário da vaca mais estabelecimentos participantes e votar em seus produtiva é premiado. As atrações musicais e as prediletos. Ao final, há a premiação dos três atividades de lazer para crianças garantem a alegria estabelecimentos mais votados. do evento. Quando: Quando: Setembro Junho

50 51 Circuito do Ouro

Paracatu Barão de Cocais

Festival Gastronômico de Paracatu Festa da Quitanda e Festival O Festival Gastronômico é um concurso de pratos da Goiabada criados por estabelecimentos locais especialmente A festa reúne cultura e gastronomia, chamando para o evento e que o público terá a oportunidade a atenção de diversos públicos. O turista se de conhecer e julgar por 30 dias. O fim do período encontra imerso em um cenário aconchegante e culmina no Festival Cultural de Paracatu, evento típico da região e desfruta de uma programação repleto de programações culturais, como oficinas encantadora. O público pode presenciar a produção e workshops variados, que vão da gastronomia à de goiabada durante o evento, que também conta música, incluindo carreta gastronômica, shows, com um concurso de quitandas. concertos, festival de música, dança e cinema. Quando: Quando: Maio Julho

52 53

Bier Fest Festa do Vinho Festival da Quitanda No mês de abril, a cidade de Catas Altas promove A cidade de Catas Altas é conhecida por sua O Festival da Quitanda de Congonhas envolve o Bier Fest, um festival de cervejas artesanais com produção de vinho. O turista tem a chance de mais de 18 cidades do estado, sendo um produtores locais e regionais. O evento conta com conhecer também o vinho de jabuticaba, uma verdadeiro resgate à tradição das quitandeiras. programação musical. bebida típica da região, e se deliciar com outras O público tem a chance de degustar as antigas Quando: especialidades locais, como doces e licores. quitandas de fazenda, conhecer produtos locais Abril Quando: e vivenciar apresentações culturais que compõem Maio uma agradável atmosfera rural. Quando: Maio

54 55 Mariana

Festival Viação Gastronômica Cachoeira do Brumado Padre Viegas O Festival Viação Gastronômica reúne os (distrito de Mariana) (distrito de Mariana) restaurantes de Itabirito e valoriza a gastronomia Festa da Panela de Pedra de Festival de Cuscuz de Padre Viegas regional. O evento, que é um concurso gastronômico, propõe aos estabelecimentos participantes a criação Cachoeira do Brumado (Sumidouro) de pratos com ingredientes típicos da culinária A Festa da Panela de Pedra é um festival Na essência do festival está a celebração de mineira. O público terá a prazerosa e desafiadora gastronômico e cultural que, durante três dias, uma das comidas típicas de Padre Viegas: chance de eleger o prato vencedor e de curtir uma agita Cachoeira do Brumado. O adorável distrito o cuscuz. O evento é realizado no dia 12 de outubro ótima programação musical. de Mariana oferece ao público o melhor da e também integra a programação das festividades Quando: tradicional culinária mineira em meio a uma em comemoração ao aniversário do distrito. Abril e maio agradável programação cultural, que conta com Os visitantes poderão provar diversos sabores shows e apresentações artísticas. Os visitantes de cuscuz e desfrutar de apresentações musicais também terão a chance de apreciar o famoso de artistas locais. e diverso trabalho dos artesãos locais. Quando: Quando: Outubro Julho

56 57

Experimente — Feira de Cervejas Artesanais e Gastronomia A feira, que já conta com um público fiel de turistas, se orgulha de ser um evento em que os participantes celebram a cerveja artesanal e a gastronomia local. Os mais de 20 expositores de cervejas artesanais compartilham o espaço com shows e atividades culturais. Quando: Um sábado por mês

58 59 Sabará

Festa Cultural da Goiaba Santo Antônio do Salto Festival da Jabuticaba Ravena A tradicional Festa Cultural da Goiaba celebra a (distrito de Ouro Preto) O maior festival de jabuticaba do país ocorre (distrito de Sabará) prática doceira não apenas da goiabada, mas de em Sabará. Durante três dias, o visitante poderá diversos doces mineiros feitos de forma artesanal. Festival de Cultura degustar a fruta in natura e seus derivados, Festival da Banana O evento se orgulha de ter como matéria-prima e Culinária Típica conhecer o artesanato local, desfrutar da praça Todos os anos, o distrito sabarense de Ravena as frutas cultivadas no distrito de São Bartolomeu O evento apresenta comidas típicas da culinária de alimentação e dos diversos shows musicais e recebe o festival gastronômico e cultural que e, claro, do modo de preparo dos tradicionais mineira, atividades religiosas e culturais. Durante apresentações culturais. promove a produção local de banana. Durante doces, que foi tombado como patrimônio imaterial um dia, os visitantes poderão saborear célebres Quando: três dias, o evento oferece diversos pratos feitos da cidade. O público se deliciará com tantos pratos da cultura do estado, como feijão tropeiro Dezembro com a fruta, muito abundante na região. Há, ainda, sabores e história! e bambá de couve, além de doces tradicionais. apresentações musicais e culturais e feira de Quando: O público ainda desfruta de uma riquíssima artesanato local, que utiliza a palha da bananeira Abril programação cultural, que inclui feira de Pompéu como matéria-prima. artesanato local, missa, apresentação de Congado, (distrito de Sabará) Quando: Folia de Reis e shows. Setembro Gastroarte na Chapada Quando: Festival do Ora-pro-nóbis O evento, voltado para a gastronomia e Agosto A terra do ora-pro-nóbis se prepara para receber a boa música, tem como público principal por três dias, no mês de maio, um festival a família. O festival é idealizado por membros gastronômico único. A hortaliça é utilizada em da comunidade de Chapada — que também mais de dez tipos de pratos, servidos durante preparam e servem os pratos em barracas — os três dias evento, que ocorre no distrito de e busca valorizar pratos típicos da culinária Pompéu. A programação do festival inclui, além de do estado. estandes gastronômicos e de artesanato, diversas atrações culturais. Quando: Setembro Quando: Maio 60 61 Circuito Pedras Preciosas

Angelândia Carlos Chagas

Festival Butecarte — Buteco Festa do Café e Arte na Praça A Festa do Café é realizada anualmente na cidade O Festival Butecarte agrega o que mineiro mais de Angelândia e conta com exposição e venda de aprecia: a boa comida de boteco e a convivência cafés produzidos no município e de outros produtos ao ar livre. Uma vez ao mês, a principal praça da gastronomia típica local. O público tem a chance do centro de Carlos Chagas reúne os melhores de degustar o delicioso café da região, saborear bares e restaurantes do município que oferecem uma primorosa comida e desfrutar da ampla ao público seus pratos tradicionais. Os visitantes programação cultural, que inclui shows de artistas também têm a chance de apreciar o artesanato de reconhecimento nacional. local e desfrutar de apresentações culturais. Quando: Quando: Julho Toda segunda sexta-feira do mês

62 63

Butecarte Festival Comida di Buteco O Butecarte é realizado anualmente em O Festival Comida di Buteco é realizado Malacacheta e conta com exposição e venda anualmente em bares e restaurantes de de comidas típicas, comercializadas em bares Malacacheta e conta com exposição e venda e restaurantes do município. O evento inclui de comidas típicas comercializadas em bares exposição e venda de artesanato local e e restaurantes locais, além de apresentações apresentações culturais. culturais. Quando: Quando: Outubro e novembro Maio

64 65 Teófilo Otoni

Feira do Peixe Feira do Mel Durante a Semana Santa, a cidade de Teófilo Otoni A Feira do Mel é realizada anualmente no promove a Feira do Peixe, evento de rua realizado município de Teófilo Otoni. No evento, o público na região central da cidade. No local, pescados da tem a chance de saborear o mel local e todos os região são comercializados. seus produtos derivados, como própolis, doces Quando: e bolos. Semana Santa Quando: Julho Festival da Cachaça O Festival da Cachaça é realizado anualmente Potonzinho (distrito de Teófilo Otoni) na cidade de Novo Cruzeiro. O evento expõe o (distrito de Teófilo Otoni) talento dos produtores locais da bebida e também Festival da Laranja oferece ao público a chance de saborear as Festival do Repolho O Festival da Laranja, realizado anualmente, da culinária típica local. Artistas de O Festival do Repolho é realizado anualmente. conta com exposição e venda de laranjas reconhecimento nacional marcam presença no O público tem a chance de vivenciar um evento e produtos derivados da fruta, além de palco do evento. que valoriza a agricultura local, de curtir a outros produtos da gastronomia típica local. exposição da hortaliça e de seus produtos Quando: O visitante ainda tem a chance desfrutar de derivados e saborear outros produtos típicos da Setembro programações musicais e conhecer o talento gastronomia da cidade. A programação musical dos artistas regionais. destaca o talento dos artistas regionais. Quando: Quando: Julho Agosto

66 67 Festival Sabor di Buteco O Festival Sabor di Buteco é realizado anualmente em bares e restaurantes de Teófilo Otoni. O público tem a chance de explorar os estabelecimentos da cidade e desgustar as comidas típicas locais. A programação do evento inclui apresentações musicais. Quando: Setembro e outubro

Festival da Carne de Sol e Feira Circuito da Cachaça O Festival da Carne de Sol e a Feira da Cachaça Pico da Bandeira são eventos simultâneos realizados anualmente no município de Teófilo Otoni. A programação ocorre dentro do Mercado Municipal e, além da chance de saborear uma boa cachaça, o público poderá conhecer a carne de sol mais famosa do país e ainda aprender as técnicas e segredos de seu preparo. O evento ainda recebe shows de artistas de reconhecimento regional. Quando: Dezembro Festival Gastronômico de Espera Feliz Cedro O Festival Gastronômico de Espera Feliz é uma (distrito de Teófilo Otoni) oportunidade de desfrutar da gastronomia tipicamente mineira. O evento reúne Festival da Mandioca estabelecimentos locais, que criam pratos O Festival da Mandioca é realizado anualmente. variados especialmente para o evento. O festival O público tem contato com os produtores locais, também proporciona ao público a chance de que expõem e vendem excelentes produtos desenvolver suas habilidades culinárias em derivados da mandioca e outros produtos da oficinas e, claro, de curtir a programação cultural, gastronomia típica local. O visitante também repleta de shows de artistas regionais. poderá desfrutar da boa música regional. Quando: Quando: Junho Setembro

68 69 Circuito Serra do Cabral

Augusto de Lima Buenópolis

Festival da Manga Festa da Queima do Alho No mês de novembro, Augusto de Lima celebra o A queima do alho é uma tradição da culinária início da temporada da manga. O festival promove típica das comitivas de peões de boiadeiro. o cultivo da fruta no município e conta com a O evento é um concurso culinário realizado exposição, degustação e comercialização da no Rancho Villa Rural, e cada comitiva inscrita manga in natura e de seus derivados, como sucos, elabora um cardápio para a festa, composto de doces e pratos salgados. Os visitantes poderão se arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e encantar com o sabor da fruta recém-colhida e churrasco, tudo feito no fogão a lenha. A festa é desfrutar das apresentações musicais e culturais um convite ao turista a vivenciar a diversidade da do evento, que também proporciona cursos de cultura caipira do nosso povo do sertão mineiro. capacitação em diversas áreas de interesse do Quando: trabalhador rural. Julho Quando: Novembro

70 71 Claro dos Poções Joaquim Felício

Festa da Abóbora Festa de Setembro A tradicional festa dura três dias e conta com A tradicional festa tem duração de uma semana e festejos de rua, shows musicais, barracas de conta com missas, festejos de rua, shows musicais, alimentos e bebidas. A culinária regional é o barracas de bebidas e alimentos e concurso destaque, dando foco aos pratos à base de abóbora, gastronômico. A culinária é a verdadeira estrela da que disputam o concurso gastronômico. O visitante festa, que encanta o público com sua diversidade ainda encontra à sua disposição uma grande e riqueza de sabores. Os pratos típicos oferecidos diversidade de pratos para se maravilhar, à base de são elaborados à base de carne de sol, pequi, pequi, frango, linguiça da roça, além das delícias frango, linguiça. O visitante também tem a chance locais que são comercializadas, como queijos, de adquirir, diretamente do produtor, a cachaça requeijão, frutas do cerrado, frutas da época e a artesanal local, frutas sazonais do cerrado, queijos tradicional cachaça artesanal da região. e requeijão, enfim, tudo o que torna a gastronomia Quando: do vilarejo inesquecível. Setembro Quando: Setembro

72 73 Circuito Serra do Cipó

Conceição do Mato Dentro Itambé do Mato Dentro

Festival de Comida da Roça Sabores do Mato Dentro Cabeça de Boi O festival promove a comida da roça, valorizando No mês de julho é a vez de a comunidade de (distrito de Itambé do Mato Dentro) a cultura do campo e levando muita diversão Conceição festejar a gastronomia de boteco. aos distritos de Conceição do Mato Dentro. Cada O festival Sabores do Mato Dentro é um concurso Festival da Banana edição conta com seis eventos, sendo cinco nos em que os bares locais elaboram pratos e Tradicional festa de Cabeça de Boi, o Festival da distritos e o último na sede, quando todos os petiscos temáticos especialmente para o evento, Banana acontece anualmente no mês de julho. participantes se reúnem para um grande evento. disputando o prêmio de melhor prato. Ao público Durante o evento, a comunidade do vilarejo se reúne A comida caseira é o carro-chefe, e fica ainda cabe a tarefa de degustar os quitutes e dar para enfeitar a praça e alegrar a vida local. mais gostosa ao som das atrações musicais locais. o veredicto. A premiação ocorre na festa de Nas barracas temáticas, são comercializados Quando: encerramento, alegrada por um show musical. os irresistíveis quitutes juninos, com destaque Agosto e setembro Quando: para a banana com melado. A programação também Julho inclui uma quadrilha, diversão garantida para animar o público. Quando: Julho

74 75 Circuito Serras de Minas

Santana do Riacho Dom Silvério

Lapinha da Serra Festival Gastronômico — Sabor (distrito de ) de Dom Silvério O Festival Gastronômico Sabor de Dom Silvério Agosto com Gosto é um concurso entre estabelecimentos locais. Durante alguns dias de agosto, os bares, restaurantes Para o público, é uma ótima oportunidade de e pousadas de Lapinha da Serra se reúnem para degustar uma seleção de pratos servidos nos celebrar a gastronomia local. Os estabelecimentos bares e restaurantes da cidade e escolher elaboram pratos e petiscos a partir do ingrediente o seu favorito. O encerramento do evento anuncia o prato vencedor e promove selecionado para a edição do festival, um apresentação musical. verdadeiro desafio. Para o público, é uma excelente oportunidade de apreciar a cozinha temática, Quando: conhecer um pouco mais da cultura do vilarejo e Dezembro assistir shows na praça e nos estabelecimentos. Quando: Agosto

76 77 Guaraciaba Rio Doce

Festival Cultural Feira Gastrocultural de Rio Doce O Festival Cultural de Guaraciaba oferece uma Durante uma semana, arte e gastronomia se enorme riqueza gastronômica: tem cachaça, abraçam em Rio Doce. Em uma cozinha montada café, rapadura, broa de milho, cobu, feijão na Praça Helder de Aquino, a população local tropeiro, quitandas, doces variados, pastel, caldo tem a oportunidade de participar de cursos de de cana, frango com quiabo, caldo de mandioca, culinária voltados para a valorização de matérias- caldo de feijão, canjiquinha, canjica doce. É uma primas locais. No encerramento do evento, ocorre oportunidade única para o visitante saborear a exposição, concurso e premiação dos pratos as maiores delícias locais das mãos de seus vencedores. Simultaneamente à feira, o público produtores e vivenciar a vida cultural da cidade poderá desfrutar também da rica programação em meio à comunidade local. cultural da Rio Doce Mostra Cinema. Quando: Quando: Agosto Setembro

78 79 Circuito Serras e Cachoeiras

Argirita

Argirita Sabor Festa de Santa Rita Sereno Argirita Sabor é um evento que festeja a culinária da O festejo, realizada em louvor a Santa Rita de (distrito de Cataguases) cidade. No festival, o público tem a chance de saborear Cássia, padroeira de Cataguases, é marcado os deliciosos pratos da cozinha local e apreciar uma também pela culinária. O pastel, um quitute Festival de Viola e Festa boa programação musical, com tradicional da comunidade, se tornou o elemento da Mandioca artistas locais e regionais. gastronômico favorito da festa, e é oferecido O festival valoriza e destaca a cultura dos Quando: em vários sabores. O evento, que dura em torno produtores rurais locais e da população Agosto de uma semana, tem vários shows, apresentações campesina. A mandioca é a matéria-prima para e missas. a confecção de pratos tradicionais como bolinho Quando: de carne seca, bolinho de bacalhau, mandioca Maio frita, escondinho de mandioca. O evento ainda elege e premia o Rei da Mandioca e a festa ocorre animada pelo som da viola. Quando: Entre maio e julho

80 81 Leopoldina Rodeiro

Piacatuba Festival Gastronômico e Cultural (distrito de Leopoldina) de Rodeiro Festival de Gastronomia O festival é realizado anualmente pela Prefeitura Municipal de Rodeiro e conta com um público de Piacatuba de aproximadamente 3 mil pessoas durante Durante o inverno, acontece o Festival de todo o dia. O evento reúne cozinheiros da Gastronomia. Os estabelecimentos locais se comunidade que oferecem seus pratos, reúnem para celebrar a culinária regional e valorizando a verdadeira culinária local. também valorizar a cultura do distrito. O evento A programação inclui apresentações musicais. propõe uma programação rica, que conta com Quando: palestras, workshops, exposições e shows com Setembro artistas locais e artistas de renome. Quando: Julho

82 83 Circuito Serras Verdes do Sul de Minas

Camanducaia Córrego do Bom Jesus

Monte Verde Diversidade Gastronômica — (distrito de ) Festa de Agosto Festival Gastronômico O Diversidade Gastronômica acontece há mais de 100 anos durante a tradicional festa de Córrego do Bom de Monte Verde Jesus, a Festa de Agosto. Durante os dias de festa, são O festival celebra os sabores da comida mineira, montadas variadas barracas, que oferecem comes e resgatando e valorizando a tradição da culinária bebes, produtos doces e salgados, com destaque para local. Cada estabelecimento interpreta o tema o leitão pururuca, que é o carro-chefe da festividade. do festival à sua maneira, apresentando um prato Durante os dias de festa, o público poderá desfrutar de exclusivo para o evento ou promovendo pratos já diversas atrações culturais, shows e outras atividades. existentes no cardápio. Durante o evento, há ainda Quando: o espaço gastronômico com aulas e palestras sobre Julho/agosto diversos assuntos de gastronomia, respeitando o tema do festival. Durante 12 dias, o visitante pode desfrutar de palestras gratuitas e dos pratos comercializados nos estabelecimentos. Quando: Outubro

84 85 Extrema Paraisópolis

Festival Comida de Boteco Festival de Inverno — Festa do Pastel Desde 2010, o Festival Comida de Boteco Extremamente Caipira e Festival Na cidade de Paraisópolis, o pastel é um elemento faz parte da programação de aniversário da Sabores da Roça tão forte da cultura gastronômica que acabou por cidade de Extrema. Nos dias de realização do inspirar a criação do evento. A festa típica recebe Desde 2008, o Festival Sabores da Roça faz parte evento, realizado na Praça Presidente Vargas, milhares de turistas e amantes da boa comida, da programação de inverno local e da festa da estabelecimentos locais elaboram petiscos que encontram versões tradicionais, inusitadas cultura Extremamente Caipira. O concurso de de boteco, comercializados na ocasião, que e exóticas do quitute. melhor prato de comida da roça, com temas competem em um concurso de prato vencedor. selecionados anualmente, é realizado na Praça Quando: Quando: Presidente Vargas. Os participantes do concurso Setembro/outubro Setembro são entidades beneficientes que comercializam os pratos do festival. Quando: Julho

86 87 Circuito Terras Altas da Mantiqueira

Alagoa

Festival do Queijo e do Azeite Os sabores singulares dos produtos de Alagoa são característicos da região da Mantiqueira. O festival valoriza a tradicional fabricação do queijo artesanal da cidade e a recente e bem- sucedida produção de azeite artesanal. No evento, os produtos locais são oferecidos para degustação e harmonizados com cachaças e cervejas. A programação do evento inclui shows e tem duração de quinta a domingo. Quando: Maio

88 89

Festival de Gastronomia Aromas Sabor de Buteco Festival de Gastronomia e Sabores de Itanhandu O Festival Sabor de Buteco ocorre durante todo Passa Quatro Gourmet O Festival de Gastronomia Aromas e Sabores de o feriado da Semana Santa e tem entrada franca. Produtores e comerciantes de Passa Quatro se Intanhandu faz parte da programação da Semana O evento apresenta a típica culinária de boteco instalam no cenário da Cidade Gastronômica, Cultural, que também conta com a Feira Literária de Itanhandu, propondo cardápios harmonizados onde ocorre a degustação harmonizada com e o Festival de Música. Os bares e restaurantes com cerveja artesanal. A programação conta com bebidas artesanais e embalada pela música ao locais apresentam seus cardápios, que valorizam a feira de artesanato e produtos locais e shows de vivo. Os produtos típicos são utilizados nas oficinas os sabores e aromas da cidade. A programação bandas e músicos da região. dos chefs para a preparação dos mais variados do festival inclui oficinas gastronômicas, feira Quando: pratos da culinária local. O artesanato e os de artesanato e produtos caseiros locais e Semana Santa produtos caseiros ganham espaço para venda no shows de música. Empório, o que valoriza a cultura e a arte de fazer Quando: da comunidade. Novembro Quando: Maio

90 91 Trilha dos

Pouso Alto

Festival de Gastronomia Festival de Morangos, Flores e Delícias da Terra Rosas de Alfredo Vasconcelos O festival mostra a culinária tradicional das quituteiras O festival, que é realizado anualmente no Parque de por meio das receitas preparadas de Exposições Ana Maria Rodrigues, promove e com o queijo tipo mozarela fabricado no município. valoriza o cultivo local. No evento, produtores A ficazzella, herança da culinária italiana na região, expõem e comercializam flores, rosas e morangos. é o prato principal do evento, que também oferece A fruta e seus derivados são inspiração para a saborosos doces caseiros. A programação inclui criação dos quitutes servidos aos visitantes. exposição e venda de artesanato e produtos caseiros A programação da festa conta com concursos de locais, além de apresentações musicais. beleza e tratores ornamentados e shows. Quando: Quando: Outubro Agosto

92 93 Antônio Carlos Carrancas

Flequeijo Festival Gastronômico O Flequeijo - Festival de Leite e Queijo movimenta e Cultural de Carrancas Antônio Carlos com uma rica programação, que No mês de julho, a cidade de Carrancas fica busca fomentar a pecuária bovina e a produção recheada de sabores e saberes. A programação do leiteira. O evento conta com exposição e leilão Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas é de gado, concurso de queijos, desfile de carros elaborada para encantar seu paladar, embalada pela ornamentados com as rainhas e princesas do cultura tradicional, pelo teatro e por apresentações festival, shows sertanejos. musicais. O festival tem a participação de chefs Quando: convidados e locais nos diversos cursos, workshops Setembro e degustações promovidos. Quando: Julho

94 95 São João del-Rei

Festa do Rocambole Mais Happy Hour São Sebastião da Vitória de Lagoa Dourada O Festival Happy Hour reúne bares e restaurantes (distrito de São João del-Rei) A cidade de Lagoa Dourada é famosa pela do Campo das Vertentes em um mês de celebração Festival do Pão de Queijo qualidade e pela variedade dos rocamboles à mineiridade, com muita cultura e sabores. que produz. O quitute é tão querido que ganhou O evento invade o Campo das Vertentes com Em São Sebastião da Vitória, distrito de São uma festa anual. Durante todo o dia do evento, muita comida, cultura, cerveja e felicidade! João del-Rei, uma das maiores delícias da os visitantes podem degustar livremente os diversos Quando: culinária mineira tem uma festa especial. sabores oferecidos. A programação do evento Março O Festival do Pão de Queijo integra a conta também com apresentações culturais que comunidade local e valoriza a comida promovem o teatro local e a música regional. e a cultura mineira. Além do tradicional quitute, biscoitos, doces e o artesanato local Quando: também são promovidos. O evento ainda Setembro conta com atrações culturais e atividades de diversão e lazer. Quando: Setembro

96 97

São Tiago Festival de Cultura e Gastronomia Festival de Vinho e Jazz de Tiradentes No mês de julho, Tiradentes acolhe o Festival de Um dos primeiros festivais gastronômicos Vinho e Jazz, promovendo a degustação de vinhos realizados em Minas Gerais, o evento é um típicos nacionais e de outros sete países: Chile, grande projeto de promoção e desenvolvimento Argentina, França, Portugal, Itália, Espanha e África da gastronomia mineira no cenário nacional. do Sul. O evento conta com músicos de importância Festa do Café com Biscoito nacional e internacional em sua programação. de São Tiago O festival reúne e integra produtos, produtores, chefs, indústria, mercados e apreciadores da Quando: A cidade de São Tiago possui mais de 50 unidades boa cozinha. Shows, cozinha ao vivo, estandes Julho de fabricação de biscoito, número aproximado com representantes dos mais importantes também da variedade produzida do quitute. restaurantes de Minas, além de vários pratos feitos A festa celebra a importância do biscoito e do especialmente para a ocasião, são as atrações TremBier Festival café para a comunidade local, que tem a chance desse grande festival. Nomeado em homenagem à charmosa locomotiva de mostrar seu talento e se aproximar dos Quando: Maria Fumaça e ao jeito mineiro de falar, o TremBier consumidores. Os visitantes sempre se encantam Agosto é dedicado às cervejas artesanais. O evento conta com a hospitalidade dos moradores e com sua com estandes de produtores de cervejas especiais, riquíssima culinária de forno e fogão. shows de bandas, um circuito de restaurantes que Quando: propõe harmonizações de pratos e cervejas e um Setembro concurso de cervejas artesanais. A programação ainda inclui cursos, palestras e workshops. Quando: Abril

98 99 Circuito Velho Chico

Itacarambi

Roda de Boteco Delícias Sabores da Roça do Velho Chico O Festival Sabores da Roça promove o turismo O Roda de Boteco Delícias do Velho Chico é gastronômico em , resgatando um festival gastronômico que destaca pratos vivências como o almoço em família e a elaborados à base de pescado. O evento é um simplicidade do campo e utilizando matérias- resgate à experiência da boa conversa, da comida primas locais na culinária. saborosa, da simplicidade e da integração social. Quando: Quando: Novembro Abril

100 101 Manga São Francisco

Festival de Quadrilha — Concurso Festival Bora Butecar Retiro de Canjica O Festival Bora Butecar é um concurso entre (distrito de São Francisco) O festival reúne a comunidade de Manga e bares e restaurantes de São Francisco que Festa do Milho valoriza a culinária local. São servidas comidas premia o melhor prato feito com peixe. e bebidas típicas. Uma das atrações do evento Quando: O evento busca valorizar a produção do milho. é um concurso que premia a melhor canjica Fevereiro Um dos principais produtos da agricultura familiar em várias categorias. na região, o cereal constitui a identidade da comunidade que tem a culinária enriquecida Quando: com quitutes e pratos à base de milho. Durante o Julho evento é realizada a eleição da Rainha do Milho. Quando: Agosto

102 103 Circuito Veredas do Brumadinho Gourmet Festival da Jabuticaba Reunindo arte, cultura e gastronomia, Considerada uma das principais festas do o Brumadinho Gourmet é um evento que atrai município, o Festival da Jabuticaba reúne Bonfim turistas e visitantes de todo o Brasil. O festival moradores, turistas, visitantes e vários gastronômico tem como objetivo promover bares produtores rurais locais que apresentam e e restaurantes da cidade e valorizar os talentos comercializam seus produtos derivados da existente na região por meio de exposição de fruta. Além das exposições, o evento conta com artesanato e shows artísticos. O evento conta diversas apresentações culturais, como shows, também com diversas oficinas, dentre elas danças e outros talentos locais. Festival Gastronômico Sabores a Oficina de Temperos e a de Degustação de Bonfim Quando: de Cachaças. Novembro O Festival Sabores de Bonfim valoriza o que Quando: a gastronomia do município tem de melhor: Data móvel a produção artesanal de cachaça, queijos, Córrego de Almas rapadura, biscoitos, doces e cerveja. Durante (distrito de Brumadinho) o evento, além das barracas de exposição e Brutiquim comercialização dos produtos, o público poderá O Brutiquim é um concurso de comida de boteco Festival da Cachaça se deliciar nas tendas gastronômicas, que que reúne em um circuito bares da cidade de O Festival da Cachaça reúne anualmente oferecem pratos que valorizam a culinária Brumadinho. Durante o mês das “blitz”, o público diversos produtores rurais locais, valorizando do município. A exposição de artesanato e as poderá degustar e julgar os pratos participantes a produção e criação de diversos produtos apresentações musicais garantem a beleza do evento. O evento de encerramento garante derivados da cachaça e proporcionando e a alegria do evento. muita diversão, com o anúncio do prato vencedor sensações únicas a turistas e visitantes. Quando: e com as apresentações musicais. O Festival apresenta as cachaças produzidas no Julho Quando: município e conta com exposição e degustação Junho/julho dos produtos e apresentações musicais. Quando: Agosto

104 105 Igarapé

Igarapé Bem Temperado - Festival Festival de Inverno e Gastronomia de Culinária e Cultura de Itaguara As estrelas deste evento são as adoráveis e experientes Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara cozinheiras da comunidade local, senhoras conhecidas possui uma programação especial com belas como “Mestras da Culinária”. O Igarapé Bem bandas, além de uma extensa programação Temperado dura quatro dias e promove, desde 2005, com apresentação teatral, oficinas, exposição a cozinha dos quintais de Minas, suas mestras e o uso no museu Sagarana e um festival de sabores. de PANCs (plantas alimentícias não convencionais). As atividades são apresentadas pelas instituições É um espetacular show de sabores e aromas. Durante do município que possuem ações sociais como o festival, o público encontra comidas, doces, uma forma de ajudar a arrecadar fundos. quitandas, quitutes, licores e outras iguarias repletas O evento ocorre na praça central, com tendas de mineiridade. Também fazem parte da programação gastronômicas, apresentando a diversidade palestras e cozinha-show com degustações, da culinária local. preparadas por renomados chefs convidados e Quando: mestras locais. Julho Quando: Junho/julho

106 107

Festival Gastronômico Sabores Festival Temperos de Juatuba de Jeceaba O Festival Temperos de Juatuba apresenta ao público o melhor da culinária local. O festival tem O Festival Gastronômico Sabores de Jeceaba a participação dos feirantes da cidade e acontece celebra a gastronomia do município e atrai na Praça Central. A programação inclui vários turistas da região e de todo o estado. shows e exposição de artesanato. O evento conta com a participação de bares e restaurantes locais, que usam de criatividade Quando: para elaborar pratos e tira-gostos cheios de Data móvel sabor e originalidade. O festival conta com várias apresentações musicais, exposição e comercialização de artesanato e cachaça. Quando: Data móvel

108 109 Mário Campos São Joaquim de

Nossa Senhora da Paz Festa da Alface e Festival Culinário (distrito de São Joaquim de Bicas) de Mário Campos Festa da Farofa Todos os pratos do festival são produzidos por moradores da cidade, que devem apresentar A tradicional festa é um evento gastronômico algum tipo de hortaliça produzida no município idealizado por moradores do distrito de Nossa de Mário Campos. O evento traz ao público Senhora da Paz, conhecido carinhosamente exposições, workshops e visitas guiadas nas hortas. como Farofa. No evento, vários tipos de farofa Acontecem, ainda, apresentações culturais como são preparados e servidos por moradores locais teatro e shows. e concorrem ao prêmio de Melhor Farofa. A festa acontece na Praça Central do distrito e conta com Quando: uma extensa programação cultural, que inclui Data móvel shows, apresentação de capoeira, teatro e dança. Quando: Maio

110 111 Circuito Villas e Fazendas

Conselheiro Lafaiete

Circuito Gastronômico de Bares Lafaiete Sabores O festival é realizado em e conta com a participação de diversos bares da cidade. Cada estabelecimento apresenta um prato, de acordo com o tema proposto pela organização do evento, a ser comercializado por um preço único. Durante quatro dias, o público pode degustar os pratos participantes. Quando: Maio

112 113

Barra Boa Espera (distrito de Itaverava) (zona rural de Santana dos Montes) Festa da Cachaça Festa do Milho A Festa da Cachaça valoriza a produção da bebida, uma Neste evento, que tem a duração de três dias, das instituições do estado. Durante o evento, o público o turista tem a chance de se encantar com a pode degustar as mais diversas cachaças produzidas cultura do milho e a produção de seus derivados na região e desfrutar da variada programação, que e curtir atrações como exposição e venda dos inclui atividades de entretenimento e shows. produtos da terra, desfile de carros de boi, shows Quando: e premiações aos produtores rurais. Setembro Quando: Junho

114 115 Visitas aos Produtores Locais Circuito das Águas

Caxambu Lambari

Visita ao sítio Golden Garden Visita ao alambique do Rancho JS Com uma paisagem encantadora, o resort Pousada e Alambique fazenda Golden Garden cultiva frutas para Visita guiada com um especialista em cachaça, fabricação de polpas e derivados. Os produtos em que as etapas de plantio e colheita da cana servem de matéria-prima na fabricação de doces de açúcar e a alambicagem da cachaça são e outras iguarias, que podem ser adquiridas no demonstradas. ponto de venda. Onde: Onde: Zona rural BR 267 sentido Juiz de Fora, a 2 km do trevo de Caxambu Visitas: Todos os dias, das 8h às 18h. Entrada franca. Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. Jaime: (35) 3271-4505 José Sebastião: (35) 3341-4709 Araucária Ecoturismo: (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 [email protected]

118 119 Visita à fazenda Cabanha Vida Visita guiada à produção de leite de ovelha e laticínio da Fazenda Cabanha Vida. No passeio, o turista acompanhará todas as etapas da produção, desde a ordenha até a degustação de queijos no ponto de venda. Onde: Zona rural Visitas: Saída às 9h e às 14h, conforme demanda. É preciso agendar. Araucária Ecoturismo: (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 [email protected]

Visita à fazenda de Ovelhas da Mantiqueira Nesta visita, o turista poderá degustar e comprar iogurtes e queijos da raça ovelha da mantiqueira, produzidos na fazenda. O visitante também terá a oportunidade de conhecer os animais e até acompanhar a ordenha. Onde: Zona rural Visitas: Visita à fábrica de café Santa Rosa Visita à fábrica de doces Sabor É preciso agendar. Araucária Ecoturismo: Um passeio perfeito para apreciadores de café. da Roça (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 A fazenda conta com variedades de grãos Visita guiada à fábrica Sabor da Roça, onde [email protected] gourmets, como acaiá, catuaí e icatu amarelo, são feitos doces diet e light a partir de frutas conhecidos pela alta qualidade e sabor refinado. selecionadas conforme a estação. O visitante O visitante conhecerá todo o processo de terá a chance de conhecer uma produção caseira Visita à fazenda Santa Rosa preparo do café, desde o plantio do grão até sua mas, ao mesmo tempo, de alta tecnologia. Nesta visita guiada, o turista tem a oportunidade transformação em bebida. Onde: de passear pelos cafezais, acompanhar a Onde: Zona rural produção do café e degustar o produto. Zona rural Visitas: Onde: Visitas: É preciso agendar. Zona rural É preciso agendar. Araucária Ecoturismo: Visitas: Araucária Ecoturismo: (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 [email protected] Entrada franca. [email protected] É preciso agendar. Araucária Ecoturismo: (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 [email protected] 120 121 Capital Belo Horizonte

Belo Horizonte Visita ao Mercado Central Visita à Salumeria Chiari Na visita ao Mercado Central, o turista apreciará Visita guiada à Salumeria Chiari, tradicional toda a diversidade cultural e gastronômica de fabricante de embutidos da capital. A Salumeria Visita à Cervejaria Backer Visita à Cervejaria Wäls Minas Gerais. O passeio é acompanhado por produz embutidos artesanais, como prosciutto Nesta visita guiada, o turista terá a oportunidade Os amantes de cervejas especiais vão adorar o guias bilíngues e reúne grupos de no máximo 20 crudo, parma, speck, culatello, capocollo e salame de conhecer as instalações da Cervejaria passeio à fábrica da Wäls. Após ver de perto como pessoas. O visitante poderá ter aula de culinária italiano. Os convidados farão degustação dirigida Backer - a primeira a fazer cerveja artesanal em a bebida é fabricada, o visitante poderá saborear gratuita no local, promovida pela Nestlé. de presuntos, pães e azeite, harmonizada com Minas Gerais - e descobrir como é o processo de e adquirir os produtos da cervejaria. As compras Onde: cervejas artesanais, vinhos ou espumantes. fabricação da bebida. são realizadas na local, o lúpulo wäls, cujo Avenida Augusto de Lima, 744 — Centro A atividade inclui tour na câmara fria e vivência valor é equivalente ao real. das etapas de produção. Onde: Visitas: Rua Santa Rita, 220 — Olhos d’Água Onde: Segunda a sábado, das 9h às 17h. Onde: Visitas: Rua Padre Leopoldo Mertens, 1460 — São Francisco Domingos e feriados, das 9h às 13h. Rua Vital Brasil, 500 ou rua Boaventura, 1388 — Sábados. Visitas: É preciso agendar. Bairro Liberdade – Pampulha É preciso agendar. Sábados, das 11h às 17h. Mariana Jabour: (31) 3277-4691 Visitas: Tatiana Paro: (31) 99844-6357 / (31) 3228-8862 É preciso agendar. [email protected] Terça a quinta-feira, em horário a ser (31) 3443-2811 Facebook: Mercado Central de Belo Horizonte estabelecido. Mínimo de 8 e máximo de [email protected] Instagram: @mercadocentralbh 50 pessoas. [email protected] É preciso agendar. Carlos Chiari: (31) 3427-1006 [email protected]

122 123 Visita à cervejaria Mr. Tugas Localizada em um casarão de arquitetura rústica, a cervejaria Mr. Tugas produz alimentos como azeites e pizzas, além da bebida artesanal. O visitante poderá saborear as delícias do estabelecimento, ideal para um passeio familiar. Onde: Rua Otília de Souza Leal, 310 — Nova Califórnia Visitas: Circuito Não é preciso agendar. Visita à Cervejaria São Bartolomeu Caminho Novo Visita à Cervejaria São Bartolomeu, localizada no centro boêmio de Juiz de Fora. O estabelecimento oferece aos convidados cachaças especiais e hambúrgueres gourmet, além, é claro, de suas cervejas e chopes artesanais. Onde: Juiz de Fora Rua São Matheus, 41 — São Matheus. Visitas: Não é preciso agendar.

Visita à Cervejaria Antuérpia Visita à Cervejaria Barbante Divisa entre Juiz de Fora Excursão ao local de origem da Cervejaria A visita à Cervejaria Barbante engloba a ida a seu e Antuérpia, atualmente abrigada em uma fábrica restaurante, onde são servidos pratos da culinária Visita à Cervejaria Antuérpia maior. O estabelecimento conserva equipamentos contemporânea harmonizados com a tradicional Quem visitar a fábrica da Antuérpia conhecerá de produção, oferecendo aos visitantes suas cerveja de mais de 150 anos. mais do que suas próprias cervejas. A empresa melhores cervejas e chopes artesanais. Onde: abriga em seu galpão cervejarias de outras Onde: Avenida Senhor dos Passos, 1585 cidades, como as cariocas Aprazível, Hocus Pocus, Rua Manoel Bernardino, 15 — São Mateus Visitas: Hija de Punta e 3Cariocas. Visitas: É preciso agendar. Onde: Não é preciso agendar. Pedro Peters: (32) 3231-2879 BR 040, km 801 — Empresarial Park Sul — www.cervejariabarbante.com.br Galpão 45. Visitas: É preciso agendar. (32) 3273-1046

124 125 Circuito Caminhos do Sul de Minas

Maria da Fé Piranguinho

Visita à Fazenda da EPAMIG Visita à produção artesanal Visita guiada à Fazenda da Epamig, solo das do pé de moleque primeiras plantações de oliveira em Minas Gerais. Esta visita traz a oportunidade de se conhecer O passeio inclui degustação do azeite produzido a fabricação artesanal de um dos doces mais no local, também disponível para compra. tradicionais do Brasil - o pé de moleque. O turista também poderá adquirir mudas e O visitante poderá saborear o quitute, feito na receberá dicas de como cultivá-las. hora em fogão a lenha. Onde: Onde: Maria da Fé Bairro Lage Visitas: Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. Araucária Ecoturismo: Edson: (35) 99814-2537 (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 [email protected]

126 127 Circuito Caminhos Gerais

Andradas

Visita à vinícola Basso Ltda. Visita à vinícola Beloto Visita à vinícola Casa Geraldo Visita à vinícola J. Bertoli Nesta visita, o turista poderá andar pelos A jornada pela Vinícola Beloto, de 1930, se inicia na Passeio no complexo turístico Casa Geraldo, No tour guiado pela adega Bertoli, o turista parreirais da chácara Lagoa Dourada e conhecer moagem da uva. O visitante passeia pelas áreas compreendido por restaurante, auditório, loja e aprenderá sobre a fabricação dos vinhos, sua adega. A vinícola, ativa desde 1902, oferece de fermentação, armazenamento em tonéis vinícola. Um guia mostrará ao visitante o processo degustará a bebida e poderá comprá-la no ponto degustação de vinhos tintos seco e suave, de madeira e engarrafamento, até chegar à de produção dos vinhos, que poderão ser de venda. Fundada em 1905 por imigrantes branco seco, suave e licoroso, além do destilado degustação do vinho, vendido na adega. degustados e adquiridos na adega. italianos, a vinícola preserva sua infraestrutura bagaceira. Os produtos podem ser comprados no Onde: Onde: original, com barris, cubas e dornas antigas. local de origem. Chácara Santa Clara — Jaguari Fazenda São Geraldo — Jaguari Onde: Onde: Visitas: Visitas: Rua São José, 119 — Vila Santa Rita Chácara Lagoa Dourada — Alto Alegre Não é preciso agendar. Não é preciso agendar. Visitas: Visitas: É preciso agendar. Sábados, domingos e feriados das 8h30 às 14h. Ítalo Bertoli ou Fernando Bertoli: Não é preciso agendar. (35) 3731-1507 / (35) 99987-9009 [email protected]

128 129 Visita à vinícola Marcon Na visita à Vinícola Marcon, fundada em 1912, o visitante poderá observar os processos de filtragem, armazenamento e engarrafamento dos vinhos. O estabelecimento conta com uma enoteca para degustação e compra da bebida. Onde: Rua Olyntho Trevisan, 60 — Alto Alegre Visitas: Não é preciso agendar.

Visita à vinícola Muterle Visita à vinícola Muterle, fundada em 1918 por imigrantes italianos. Desde então, a família produz vinho, que pode ser degustado e comprado na adega. Também é possível passear pelos encantadores parreirais e conhecer a Visita ao alambique da cachaça história do local. Âmago da Tradição Onde: Um passeio pensado para apreciadores de cachaças Chácara Pirapitinga — Jardim Muterle de alta qualidade. Durante a excursão ao alambique Visitas: Âmago da Tradição, o visitante terá a chance de Não é preciso agendar. provar a saborosa bebida, produzida de forma artesanal e com matérias-primas nobres. Onde: Rua São Paulo, 163 fundos — Palmeiral Visitas: Não é preciso agendar.

130 131 Circuito Caminhos Verdes de Minas

Coronel Pacheco Guarani

Visita à Leiteria Cabriola Visita ao alambique Guarani A Leiteria Cabriola estará de portas abertas Visita guiada ao alambique Guarani, produtor de àqueles que têm curiosidade de saber mais cachaça mineira de excelente qualidade. O turista sobre a produção do leite de cabra. O visitante se encantará com o processo artesanal de feitura conhecerá as instalações do laticínio e poderá da bebida, vendida na loja local. comprar produtos com certificação orgânica. Onde: Onde: Sítio Ouro Verde — Estrada Três Vendas Rua Antônio Augusto Sobral, 243 Visitas: Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. Geraldo Neves: (32) 3575-1161 Caetano: (32) 98453-5312 / (32) 3258-1012 Guilherme: (32) 99973-3367

132 133 Rio Novo

Visita à agroindústria do sítio Mato Negro Camonge (distrito de Rio Novo) Nesta visita à agroindústria do sítio Camonge, Visita à agroindústria e ao café o turista irá descobrir os mistérios da moagem e da torrefação de café, fubá e farinhas. mineiro do sítio Boa Vista O visitante poderá apreciar um lanche típico Um agradável programa com direito ao legítimo da roça e comprar vários produtos no local. café da manhã mineiro: é isso o que encontrará Onde: o visitante do sítio Boa Vista. Durante o passeio Endereço informado mediante agendamento. em sua agroindústria, o produtor apresentará o processo de moagem e torrefação artesanal de São João Nepomuceno Visitas: café, fubá e farinhas, comercializados na loja. É preciso agendar. Receptivo Novo TUR Onde: Luciene: (32) 99972-2570 Endereço informado mediante agendamento. Visitas: É preciso agendar. Taruaçu Visita à horticultura orgânica Receptivo Novo TUR (distrito de São João Nepomuceno) familiar Pingo d’Água Luciene: (32) 99972-2570 Visita ao alambique da cachaça Nesta visita, o turista conhecerá as etapas de Taruana produção de uma horta orgânica certificada A visita guiada ao alambique da Cachaça Taruana e terá a chance de comprar os alimentos proporciona uma interessante vivência no campo. recém-colhidos. O guia será o produtor, que Além de conhecer as dependências da destilaria, irá apresentar as instalações e dará dicas de o turista poderá contemplar a natureza e passar um alimentação saudável. agradável dia ao ar livre. Onde: Onde: Sítio Pingo d’Água — Lazaredo São João Nepomuceno — Fazenda São Luiz, s/n Visitas: Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. Receptivo Novo TUR Receptivo NOVO TUR Luciene: (32) 99972-2570 Luciene: (32) 99972-2570

134 135 Circuito Canastra

Araxá

Visita à produção artesanal de Visita à produção artesanal de Visita à produção de leite e café cachaça da fazenda Asa Branca queijo da fazenda Só Nata rural do sítio Real O alambique da fazenda Asa Branca esconde o Quem aprecia o queijo mineiro se encantará com Visita perfeita para quem quer desfrutar da segredo de uma das melhores cachaças mineiras. a fazenda. Responsável pela produção do queijo tranquilidade da vida rural. Neste passeio, o turista O visitante poderá degustar a bebida, feita de Araxá premiado, a Só Nata oferece ao turista a poderá apreciar um típico café da tarde mineiro, forma artesanal, e comprar o produto na loja. chance de experimentar queijos em diferentes repleto de iguarias da roça, além de comprar Onde: etapas de maturação. Há venda de produtos queijos, iogurtes, manteiga e doce de leite Endereço informado mediante agendamento. no local. fabricados no sítio. Visitas: Onde: Onde: É preciso agendar com antecedência de 2 dias. Endereço informado mediante agendamento. Endereço informado mediante agendamento. Paulino Chicrala: (34) 99105-6674 Visitas: Visitas: É preciso agendar com antecedência de 2 dias. É preciso agendar com antecedência de 2 dias. Alexandre Honorato: (34) 99810-4005 Dalva Lima: (34) 99169-1602

136 137 Circuito Diamantes

Diamantina Serro

Visita à Cervejaria Capistrana Visita à produção de queijo do A cervejaria Capistrana é o local de criação de Serro da fazenda Pedra do Queijo cervejas pilsner, pale ale, red ale, ipa e trigo. Nesta A visita à fazenda Pedra do Queijo promete ser visita guiada, o turista aprenderá sobre o processo inesquecível. O local mantém o processo de de produção artesanal da bebida, que poderá ser fabricação tradicional do queijo do Serro, criado degustada e comprada no estabelecimento. há três séculos, e conta com uma paisagem Onde: deslumbrante. O turista degustará a iguaria em Rua Maria Leopoldina, 160 — Jardim Imperial diferentes maturações e poderá fazer compras diretamente com o produtor. Visitas: É preciso agendar. Onde: Bruna Melo Santos: (38) 98846-2801 Loja Trem-ruá - Grife do Queijo [email protected] Rua São José 422 A — Centro Visitas: É preciso agendar. Túlio Madureira da Silva: (38) 99823-4207 / (38) 98814-5061 Facebook: @grifedoqueijo

138 139 Circuito Guimarães Rosa Visita às produções artesanais Poções da comunidade Paiol de Baixo (distrito de Curvelo) Visita às produções artesanais de Paiol de Baixo, Visita à fábríca de farinha que utilizam matérias-primas originárias da comunidade. O turista ficará fascinado com o da comunidade de Poções preparo da rapadura, do melado, do doce de leite, Nesta jornada em uma fábrica artesanal, Araçaí dos queijos e de outras iguarias típicas da região. o visitante irá percorrer todas as etapas para Os produtos ficarão disponíveis para compra. obtenção da farinha de mandioca e do polvilho, Onde: vivendo a experiência de um processo de Endereço informado mediante agendamento. produção tradicional. Visitas: Onde: Visita à fabricação artesanal É preciso agendar. Praça Fininho de Freitas Pinto de empadinhas Geisiane Pinto Barbosa: (38) 99840-5797 Visitas: Nesta visita, o turista descobrirá o segredo da Não é preciso agendar. prestigiada empadinha de Araçaí, conhecida por sua massa fina peculiar. O preparo da receita - Visita à cooperativa Dedo de Gente dominado por pouquíssimas salgadeiras - poderá — produção de doces e geleias ser acompanhado pelo visitante, que aprenderá a fazer o petisco. O visitante será envolvido pela mineiridade da cooperativa Dedo de Gente, que produz doces, Onde: licores e geleias com frutas do norte do estado. Centro de Arte e Artesanato — Rua Doutor Teófilo, 97 — O preparo poderá ser visto de perto, sempre com Centro um guia para dar informações. Guloseimas e Visitas: outros produtos exclusivos estarão disponíveis É preciso agendar. para venda. Ivarte : (31) 98444-5970 Onde: Afonsinha: (31) 3715-6133 Rua , 135 — Praça da Basílica Maria José: (31) 98309-7964 Ana: (31) 98360-2578 Visitas: Rita: (31) 98373-9392 Não é preciso agendar.

140 141 Circuito Lago de Irapé

Pirapora Grão Mogol

Visita à fazenda Paco Paco para Visita ao alambique da cachaça um café da roça Paraíso das Águas O turista terá um agradável dia na fazenda Paco A visita ao alambique Paraíso das Águas irá Paco, onde é servido o legítimo café da roça com proporcionar ao visitante a típica tranquilidade rapadura, frutas e verduras e outras delícias. da roça. No passeio, será mostrado todo o O local também oferece almoço a seus visitantes, processo de produção da cachaça artesanal. sempre preparado com produtos típicos da A atividade se encerrará com a degustação da culinária rural. bebida, armazenada em tonéis de imburana. Onde: Onde: Fazenda Paco Paco — BR 365, km 155 Endereço informado mediante agendamento. Visitas: Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. Maria da Luz Pereira de Jesus: (38) 99988-2954 Santa Quitéria Hotel Nem Costa: (38) 99986-0675 [email protected] www.paraisodasaguashotel.net

142 143 Circuito Mata Atlântica

Novorizonte Coronel Fabriciano

Visita ao alambique da cachaça Visita às hortas de agricultores Salinas familiares — Hortaliças do Rancho Passeio pelo alambique da famosa cachaça mineira Colher, experimentar e comprar hortaliças sem Salinas. O turista terá uma experiência inigualável, agrotóxicos são alguns dos atrativos desta visita, tendo a chance de conhecer a cadeia produtiva, guiada por agricultores familiares. O passeio fazer degustações e até criar seu blend favorito também dará a oportunidade de saborear um com a bebida. almoço tipicamente rural, com ingredientes Onde: escolhidos pelo próprio turista. Fazenda Salinas, s/n — Zona Rural Onde: Visitas: São José dos Cocais (Cocais de Cima) É preciso agendar. Povoado Rural — Córrego do Rancho, s/n. Fazenda Salinas: (31) 99712- 5059 / (38)99823-1171 Visitas: [email protected] Todos os dias. É preciso agendar. www.cachacasalinas.com.br Gilson: (31) 99362-6600 Aparecida: (31) 99459-6240

144 145 Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas

Ipatinga Areado

Visita e vivência na produção Visita guiada à produção de Visita guiada aos cafezais do de quitandas, artesanato e biscoito em forno de barro roteiro de cafés especiais — produtos típicos Esta visita guiada promete ser uma verdadeira Projeto do Pé à Xícara O visitante fará um mergulho na culinária e aventura pelo mundo dos biscoitos. Além de O turista caminhará por cafezais de onde saem artesanato da região neste passeio guiado. passear pela produção em forno de barro, o grãos de sabor especial. Neste tour guiado, O turista aprenderá a fazer deliciosos biscoitos com visitante terá oficinas de preparo, aprenderá a o visitante conhecerá a cadeia produtiva da cozinheiras tadicionais, além de conhecer diversas história do apelido dos biscoiteiros e degustará bebida, desde o pé até a xícara, e poderá degustar técnicas manuais com as artesãs. a guloseima. cafés acompanhados de pães de queijo, doces Onde: Onde: caseiros e outras delícias. Estrada do Ipaneminha, s/n — Zona Rural Museu Municipal Monsenhor Faria — Onde: Praça Henrique Vieira, 179 — Centro Visitas: Fazenda Capoeira — Rural Capoeira É preciso agendar. Visitas: Visitas: Erlayne: (31) 3801-1071 / (31) 97343-8557 É preciso agendar. É preciso agendar. Belinha: (31) 98633-0364 Silvana: (35) 99926-5162 Marisa Helena: (35) 99142-2878

146 147 Circuito Montanhas e Fé

Jequeri Ponte Nova

Visita ao alambique Tira Mágoa Visita à unidade de produção Visita à unidade de produção Visita à unidade de produção Na visita à fábrica da Tira Mágoa, o turista terá a do queijo Kidelícia dos doces Sinhá Mineira da Goiabada Jatiboca oportunidade de conhecer um dos alambiques Visita à fábrica do queijo Kidelícia, onde são Na visita à Fazenda da Esperança, o turista terá O visitante descobrirá uma goiabada mais tradicionais da região. A destilaria, fabricante produzidos queijos artesanais de massa cozida do a oportunidade de ver o modo de preparo de um verdadeiramente tradicional, cuja receita é de cachaça artesanal desde 1971, está inserida na tipo muçarela. patrimônio cultural mineiro - a goiabada cascão mantida pelos produtores há quase um século. famosa Rota Imperial. Onde: de Ponte Nova. Em sua unidade de produção de Doces como mangada e pessegada também Onde: Sítio — Zona Rural doces, também são fabricados quitutes como fazem parte do repertório da fábrica, onde as Sítio Estrela do Bálsamo, Bálsamo, BR 265, Km 7 — bananada com canela e mangada, tudo feito guloseimas são preparadas artesanalmente. Zona Rural Visitas: de forma artesanal. É preciso agendar. Onde: Visitas: Afranio Bering Viana de Carvalho: (31) 99714-3789 Onde: Usina Jatiboca É preciso agendar. Fazenda da Esperança, s/n — Zona Rural Visitas: Alarico Augusto Gomes: (31) 3877-1270 Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. Bernardo ou Derly: (31) 3876-3118 / (31) 3871-5601 Aquiles ou Sandra: (31) 98391-2180

148 149 Santo Antônio do Grama

Visita à unidade de produção Visita à unidade de produção de Doces Fynus de doces Sabores do Grama Com mais de 50 anos, a tradicional fábrica de Neste passeio, o turista verá a produção de doces Fynus encantará os visitantes com sua guloseimas tradicionais de Minas, como as variedade de produtos e diversidade de sabores. goiabadas cremosa e cascão e diversos tipos O catálogo inclui delícias como doce de leite de doce de leite. cremoso, doce de leite em pedaços, cajuzinho Onde: de amendoim e de abacaxi, brigadeiro, pé de Avenida Elci Dutra Miranda, 220 — Centro moleque crocante, beijinho e outras receitas que atravessam as gerações da família produtora. Visitas: É preciso agendar. Onde: Maria das Graças Souza: (31) 98407-9607 Rua Doutor Galba Miranda Chaves, 22 — Centro Visitas: É preciso agendar. Fernanda: (31) 3871-1222

150 151 Sem Peixe

Visita à unidade de produção do Queijo Minas do Lucca A visita à produção do Queijo Minas do Lucca irá emocionar os mais saudosistas. O turista verá um método de produção artesanal antigo, que prioriza a qualidade. O resultado é uma média diária de apenas oito a dez queijos, vendidos de porta em porta. Onde: Sítio Lucca Visitas: É preciso agendar. Luiz Gonzaga Nascimento: (31) 98441-0289

152 153 Circuito Ouro

Urucânia Barão de Cocais

Visita à unidade de produção dos Visita à unidade de produção Visita ao café colonial e à Doces da Christy da Goiabada Zélia produção de doces caseiros O turista irá apreciar um ambiente de fabricação O passeio será uma aventura pelo local onde é da Mirtes de doces tradicionais. Frutas naturais escolhidas feita a goiabada Zélia, comercializada há mais O visitante irá saborear um típico café mineiro, a dedo são a matéria-prima de delícias como de 50 anos. Na unidade, o visitante conhecerá, preparado por uma das quitandeiras mais a tradicional goiabada cascão, a bananada ainda, o método de produção de outros doces conhecidas da região, a Mirtes. Em um ambiente e a mangada. tradicionais, como a bananada e a mangada. de muito verde, o turista verá o preparo da Onde: Onde: rapadura do jeito tradicional e poderá comprar Sítio Almecega, s/n — Zona Rural Fazenda Jatiboca, s/n variados doces e quitutes. Visitas: Visitas: Onde: É preciso agendar. É preciso agendar. Fazenda da Praia, 230 Cristiana: (31) 3876-2060 / (31) 98462-9593 Renato Mol: (31) 3817-1734 Visitas: É preciso agendar. (31) 99769-1913 / (31) 99965-2186

154 155 Itabirito

Visita à cervejaria da fazenda São Gonçalo do Bação Uaimií (distrito de Itabirito) O visitante terá um dia de sossego nesta cervejaria Visita à cachaçaria São Gonçalo localizada na fazenda. Além de conhecer o modo de produção da bebida, o turista poderá A visita à cachaçaria São Gonçalo do Bação experimentar algumas das sete cervejas especiais revelará um método de produção legitimamente Caeté feitas pela Uaimií. artesanal, em que a bebida é fermentada com cepa de leveduras da própria cana. Além de ver Onde: todo o processo de feitura, o turista poderá fazer a Estrada de Capanema, km 9 — Acuruí degustação da cachaça. Visitas: Onde: É preciso agendar. Fazenda Olhos d’Água, s/n Visita à fábrica Sabores de Posses Roças Novas José Maurício: (31) 3285-3435 Quem gosta de banana terá um ótimo dia (distrito de Caeté) Visitas: É preciso agendar. visitando a fábrica Sabores de Posses. O local Visita à loja de doces caseiros desenvolve doces, licores e outros itens derivados Vivência de oficinas de pastel Elias Rezende: (31) 98865-1293 Dona Nazinha da fruta a partir de receitas das moradoras mais de Angu antigas do distrito. Os produtos poderão ser Na loja Dona Nazinha, o turista será recebido comprados no ponto de venda. com a hospitalidade típica da família mineira. O turista aprenderá a fazer o famoso pastel de angu de Itabirito, cuja receita data de 1851. Nas Onde: Doces caseiros poderão ser degustados ao som oficinas, o visitante também receberá instruções BR 381, km 249 — Trevo de Caeté — Povoado de causos da região, contados pelos anfitriões. sobre o preparo do mais tradicional recheio da de Posses Também será possível ver de perto a produção dos quitutes e licores, vendidos no local. iguaria, o umbigo de banana. Visitas: Onde: Quinta-feira das 12h30 às 15h. Onde: Endereço informado mediante agendamento. É preciso agendar. Rua do Contorno, 387 Francislaine Coelho: Visitas: Visitas: (31) 99847-3308 / (31) 98773-2438 Segunda a sexta-feira de 14h às 18h. É preciso agendar. [email protected] É preciso agendar. Diretoria de Turismo — Centro de Referências (31) 3652-1106 e Informações Turisticas: (31) 3561-7847 [email protected]

156 157 Mariana Nova Lima

Visita à produção artesanal Visita à Cervejaria Krug Bier da geleia de pimenta Bikinho A microcervejaria Krug Bier abrirá suas portas para Visita à sede da AHOBERO - Associação que o visitante possa degustar chopes e cervejas Hortigranjeiros de Bento Rodrigues, onde se especiais. O turista também terá a chance de produz geleia artesanal de pimenta biquinho. conhecer o processo de produção artesanal O turista terá a oportunidade de conhecer todo das bebidas. o processo produtivo e degustar a deliciosa Onde: geleia, disponível para a venda no local. Rua Alaska, 115A — Jardim Canadá Onde: Visitas: Rua Pernambuco, 90 — Colina É preciso agendar. Visitas: Herwig Gangl: (31) 3507-0777 / (31) 98491-4639 Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. www.krug.com.br É preciso agendar. Ahobero: (31) 99648-1137

158 159 Circuito Pico da Bandeira

Alto Caparaó

Visita à fazenda Ninho da Águia Visita guiada à fazenda onde é feito o café Ninho da Águia, campeão do prêmio Coffee Of The Year Brasil nos anos de 2014 e 2015. O turista poderá degustar e comprar a bebida de qualidade certificada no local. Onde: Estrada Alto Caparaó — Córrego José Pedro — Zona Rural Visitas: É preciso agendar. Clayton Monteiro: (32) 98431 8230 / (32) 98488-8032

160 161 Espera Feliz

Visita ao alambique Turmalina Visita ao complexo turístico rural Circuito A visita ao alambique Turmalina será uma Sítio Tatuapé e alambique da verdadeira incursão no que há de mais mineiro. Cachaça Tatuapé Serra do Cabral No local, o turista poderá apreciar a deliciosa Visita ao sítio Tatuapé e ao alambique da cachaça cachaça e comer torresmo caseiro. A destilaria Tatauapé, que formam um agradável complexo conta com espaço para hospedagem e eventos, turístico rural. Aberto para hospedagem e podendo ser alugada para grupos. eventos, o local oferece degustação de geleias, Onde: pimentas e do famoso torresmo caseiro. Buenópolis Estrada Turística Agostinho Patrus — Onde: Vargem Alegre — Zona Rural Córrego da Água Espalhada — Zona Rural Visitas: Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. Jair Razzi: (32) 99968 1775 Rosembergue Fernandes Lopes: (32) 99902-8501 Visita ao alambique da cachaça Providência Visita à produção de café O turista terá a chance de ver como se fabrica Forquilha do Rio Visita ao estabelecimento uma das cachaças mais conhecidas de Minas, a O passeio promete ser uma experiência A Cafeteria Providência. Além de provar a bebida, o visitante memorável para os apreciadores do bom café. poderá experimentar a garapa e chupar cana doce. Neste programa, o turista irá se deliciar com Na fábrica Forquilha do Rio, responsável por uma O produto artesanal poderá ser comprado direto no sanduíches, tortas, bolos, tapiocas, pães, broa produção premiada, o visitante poderá ver a ponto de venda. de rapadura, tudo servido na companhia de um torrefação dos grãos e degustar bebidas especiais excelente café. Os pratos são feitos de forma Onde: junto de deliciosas quitandas. inteiramente artesanal e com ingredientes livres Fazenda do Condado — Buenópolis Onde: de agrotóxicos. Visitas: Córrego da Forquilha do Rio — Zona Rural Onde: De junho a novembro (período de alambicagem Visitas: Sítio Santa Rita — Paraíso — Zona Rural da cachaça). É preciso agendar. É preciso agendar. Visitas: José Alexandre Abreu de Lacerda: (28) 99977-7902 Antônio Teixeira: (38) 3756-1149 É preciso agendar. Fred Ayres: (28) 99986-3744

162 163 Circuito Serra do Cipó

Jaboticatubas Santana do Riacho

Café rural na Fazenda do Retiro Visita à produção dos queijos Degustação e venda de doces Visita à Queijaria Sustentabilidade é a palavra de ordem nesta diferenciados e tradicionais e queijos do Rancho Tico-Tico e outros fazenda, em que o turista terá a oportunidade da Jane No rancho Tico-Tico, o turista irá desfrutar de Nesta visita, o turista conhecerá as maravilhas de apreciar um delicioso café mineiro. Café, leite, A produção da Jane espera o turista com uma um relaxante banho nas águas do rio Paraúna e produzidas pela Riachinho. Diferentes variedades bolo, biscoito de queijo, geleia e doce de leite são grande variedade de queijos. Seja em sua versão ainda poderá saborear queijos e doces produzidos de queijo minas, requeijão, doce de leite, manteiga apenas algumas das delícias da refeição, feita tradicional, recheado com doce, curtido no café de forma artesanal, levando para casa algumas e ghee fazem parte do catálogo da queijaria, com ingredientes produzidos no local. ou com ervas, o alimento poderá ser degustado e dessas iguarias. localizada na Serra do Cipó. Onde: comprado pelo visitante, que conhecerá todas as Onde: Onde: Rodovia MG 010, km 82 — Condomínio Residencial etapas da produção. Fazenda Padre José — Usina — Serra do Cipó Estrada da Lapinha da Serra, km 01 Rural Retiro da Serra Onde: Visitas: Visitas: Visitas: Rua Alameda Rúbens F. Belisário, s/n — Serra Sextas-feiras. É preciso agendar com antecedência de 3 dias. É preciso agendar com antecedência de 3 dias. do Cipó É preciso agendar com um dia de antecedência. Cintia: (31) 98833-3983 Helder Alves de Melo ou Maria das Graças Reis: Visitas: Patrícia Nazário de Carvalho: [email protected] (31) 98229-3575 / (31) 99977-0891 / (31) 99950-2090 É preciso agendar com antecedência de 5 dias. (31) 98663-6435 / (31) 98769-3956 [email protected] Jane Belisário: (31) 98686-5390 [email protected]

164 165 Circuito Serras de Minas

Araponga Guaraciaba

Visita à produção artesanal de café Visita à produção de café especial Visita ao alambique da Fazenda orgânico do Sítio Pedra Redonda da Fazenda Pedra Redonda Independência Visita à produção artesanal de cafés orgânicos no Esta será uma ótima chance para entusiastas de O turista dará um mergulho no passado ao chegar sítio Pedra Redonda. No passeio, o turista poderá cafés especiais (gourmet e orgânico) vivenciarem ao alambique da Fazenda Independência, ativo acompanhar todo o processo de preparo do grão, o processo de colheita, beneficiamento, torra, há quase 70 anos e que ainda utiliza engenho desde sua colheia até a embalagem. A produção moagem e embalagem dos grãos em uma grande movido a vapor. Nesse clima nostálgico, o visitante do café é 100% exportada para a Itália. A visita é fazenda produtora de café. A atividade também conhecerá toda a etapa de produção da cachaça uma ótima oportunidade para adquirir um café englobará uma oficina de degustação da bebida. e participará da oficina de degustação. que não se encontra nas prateleiras brasileiras. Onde: Onde: Haverá oficina de degustação da bebida. Fazenda Pedra Redonda — Zona Rural Fazenda Independência — Zona Rural Onde: Visitas: Visitas: Sítio Pedra Redonda — Zona Rural É preciso agendar com antecedência de 2 dias. É preciso agendar com antecedência de 2 dias. Visitas: José Bernardes: (31) 3891-3567 Marceli Santana: (31) 3893-5134 / (31) 99615-2334 É preciso agendar com antecedência de 2 dias. Edmar Lopes: (31) 98398-6887

166 167 Circuito Serras e Cachoeiras

Argirita

Visita à produção de biscoitos Visita à produção de queijos caseiros amanteigados da indústria variados do Laticínios Alzira de biscoito caseiros ZP Visita à produção de queijos variados do Laticínios O delicioso cheiro de biscoito estará presente Alzira. Além de derivados do leite, o turista Viçosa durante todo este passeio. O turista verá a encontrará, na loja do estabelecimento, produtos produção de variados sabores - recheado, típicos da região, como cachaça, carne na lata amanteigado, napolitano - e poderá adquirir e azeite. o produto diretamente na fábrica. Onde: Onde: Rua Mizael Furtado, s/n Visita à produção de vinho Rua Deodoro Nunes de Moraes, s/n Visitas: de uva, farinha de moinho Visitas: É preciso agendar. Mario Cezar: (32) 98406-0705 d’água, rapadura e melado É preciso agendar. Zélia: (32) 98419-9404 da fazenda Indaiá O turista estará cercado de delícias na fazenda Visita à produção de doces e Indaiá. O local - abrigo das fabricações de vinho, compotas da fábrica Alquimia farinha de moinho d’água, rapadura e melado - conta com guias que ministram oficinas de todas das Frutas as suas produções para os visitantes. O visitante verá um modo de produção que preza Onde: pela qualidade, em que doces e compotas são Fazenda Indaiá — Zona Rural feitos com frutas colhidas do quintal, respeitando o tempo de maturação. O preparo artesanal Visitas: garante iguarias deliciosas e únicas. É preciso agendar com antecedência de 2 dias. José: (31) 98877-3447 Onde: Rua Joaquim Barbosa de Castro, s/n Visitas: É preciso agendar. Mario Cezar: (32) 98406-0705

168 169 Cataguases

Café Rural Nesta visita, o turista desfrutará de um café mineiro repleto de produtos rurais regionais, delícias locais e saborosas quitandas cujas receitas acompanham as mulheres de Cataguases por várias gerações. Onde: Endereço informado mediante agendamento. Visitas: Associação de Mulheres Rurais de Cataguases Maria Aparecida: (32) 999998-3254 Edna: (32) 99995-1756 / (32) 3423-3134

170 171 Circuito Serras Verdes do Sul de Minas

Laranjal Bueno Brandão

Visita à produção de queijo frescal, Visita à produção de Café curado e temperado da Queijaria Campo Místico do Vasco Destinado a técnicos, produtores e amantes de A visita é ideal para quem quer aproveitar um dia café em geral, o passeio inclui dicas práticas tranquilo e saboroso. Os diversos tipos de queijo sobre plantio, colheita e manejo do grão. No fim produzidos no local poderão ser degustados à do percurso, o visitante experimentará as bebidas sombra das árvores da fazenda. Durante o passeio, especiais feitas na propriedade. o guia mostrará ao turista o gado, o trabalho de Onde: ordenha e a cadeia produtiva para que o produto Café Campo Místico — Bairro do Machado chegue às prateleiras. Visitas: Onde: É preciso agendar. BR 116, km 744 [email protected] Visitas: É preciso agendar. Renê: (32) 99956-8240

172 173 Camanducaia Cambuí

Camundacaia Visita ao Alambique Capela (distrito de Monte Verde) Visita ao alambique Capela, cujo início da produção de cachaça remonta à década Visita à Fritz Cervejaria Artesanal de 1960. Até hoje, a destilaria adota a forma O turista conhecerá o berço de um autêntico artesanal de fabricação da bebida. chope artesanal alemão. Cercada de natureza, a Onde: microcervejaria - uma das mais antigas do Brasil - Endereço informado mediante agendamento. oferece ambiente tranquilo e agradável. Visitas: Onde: É preciso agendar. Fritz Fábrica de Chopp — Rua Rolinha, 40 Tatiane Rosa: (35) 99815-5849 Visitas: É preciso agendar. Jörg Franz Schawbe: (35) 3438-2414

174 175 Extrema

Visita à Casa de Chá e Café, Visita à Empyreo Destilaria — Visita ao apiário Flor Padaria e Doceria Rural do Salto Cachaça Salto do Meio O turista terá um dia cheio de diversão no apiário A visita irá porporcionar a chance ímpar de Quem aprecia cachaça passará ótimas horas Flor Brazil, que conta com um miniparque degustar um café feito no fogão a lenha e servido na destilaria Empyreo. Depois de conhecer o temático de entrada gratuita. No local, o visitante com pãezinhos recém-assados. No local, o turista processo de fabricação da bebida, o turista poderá comprar mel e diversos outros produtos poderá comprar queijos, manteiga, leite, iogurte, poderá comprar um dos 10 itens do cardápio, apícolas. pães, bolos, doces, geleias e sobremesas caseiras que inclui coquetéis. O alambique conta com Onde: e artesanais. um restaurante com música ao vivo aos fins Estrada Pedro Rosa da Silva, km 8,5 — Onde: de semana. Salto do Meio Sítio Tirano da Fronteira, s/n — Salto do Meio Onde: Visitas: Visitas: Estrada Pedro Rosa da Silva, km 7,5 — Não é preciso agendar. Não é preciso agendar. Salto do Meio Visitas: Não é preciso agendar. Visita ao café mineiro Visita à cervejaria ValenBier do Recanto do Ipê O visitante descobrirá os segredos da fabricação A visita ao Recanto do Ipê dará ao turista a artesanal da cerveja, desde a moagem dos Visita ao alambique JJ Carvalho experiência do verdadeiro café mineiro. Coada na maltes até o envasilhamento. Ao fim da atividade, Visita ao alambique JJ Carvalho, local de hora, a bebida acompanhará pães, bolos, biscoitos, a cervejaria oferecerá degustação gratuita e fabricação de licores e cachaças artesanais. geleias, doces e outras delícias, todas disponíveis possibilidade de compra do produto. O turista terá a chance de conhecer o processo para compra na loja. Onde: de moagem, fermentação e destilação da Onde: Rua Augusto Morbidelli, 30A — Morbidelli cachaça e, ao final, degustar as saborosas Estrada Pedro Rosa da Silva, km 8,52 — Salto do cahaças e licores produzidos no local. Meio Visitas: O alambique também possui loja de fábrica. Sábados. Visitas: Não é preciso agendar. Onde: É preciso agendar. Estrada Pedro Rosa da Silva, km 10 Dalva Frade Zambone ou José Carlos Zambone: Visitas: (35) 99937-8920 / (35) 99917-7809 Não é preciso agendar.

176 177 Paraisópolis

Visita ao alambique da Cachaça Visita à produção de derivados Amélia de leite orgânico, farinha de O turista terá a rara oportunidade de experimentar mandioca, frutas e hortaliças Circuito uma cachaça envelhecida em porão escuro por do Rancho Biju 25 anos. O visitante também poderá degustar a O turista sairá do Rancho Biju com o versão tradicional da bebida, cujo gosto de cana Terras Altas conhecimento de uma legítima pessoa do campo. pronunciado é perfeito para fazer caipirinhas. Durante a visita, o guia ensinará os processos Onde: de produção de derivados de leite orgânico, da da Mantiqueira Cachaça Amélia — Lagoa farinha de mandioca, de frutas e de hortaliças. Visitas: Onde: É preciso agendar. Estrada do Recinto de Exposições, s/n — (35) 3651-1573 Santo Antônio Visitas: Passa Quatro Visita à produção de cerveja É preciso agendar. (35) 3651-1146 artesanal Zalaz Ao pé da Serra da Mantiqueira e instalada dentro de uma fazenda orgânica, a microcervejaria artesanal Visita à produção de leite de búfala Visita ao Museu da Cachaça Zalaz produz oito diferentes rótulos de cervejas da Fazenda Montanha Cochos artesanais. Aos sábados, é aberta a loja que se O turista se surpreenderá com os sabores e localiza dentro da fábrica, onde os visitantes podem Visita à produção e beneficiamento de leite aromas especiais característicos da cachaça experimentar as cervejas produzidas no local e de búfala. Pousada do Verde, armazenada em tonéis de comer alguns petiscos que são produtos da própria Onde: carvalho. Além de fazer a degustação, o visitante fazenda, como torresmo, linguiça e mandioca. Fazenda Montanha Cochos poderá conhecer de perto o processo de Tem-se, ainda, a oportunidade de experimentar o fabricação da bebida artesanal. Visitas: maravilhoso cafezinho orgânico já premiado que a É preciso agendar. Onde: fazenda produz. (35) 99921-2251 Estrada da Selinha, 1400 — Tronqueiras Onde: Visitas: Fazenda Santa Terezinha — Jacintos É preciso agendar. Visitas: Paulo Brito: (35) 3371-3000 Sábados, 14h30 às 18h. É preciso agendar. Júnia: (11) 98404-7855

178 179 Circuito Trilha dos Inconfidentes Visita ao alambique da cachaça Visita ao engenho Boa Vista Jacuba A paisagem bucólica do Engenho Boa Vista O passeio ao alambique da cachaça Jacuba é encantará o visitante. Com construções datadas uma excelente chance de experimentar o de 1755, o lugar histórico é o cenário da produção destilado premium, criado a partir da combinação de aguardente há mais de 255 anos. Nesse Carrancas de métodos tradicionais e novas tecnologias. ambiente de tirar o folêgo, o turista poderá apreciar uma cachaça de altíssima qualidade. Onde: Rodovia Vereador João Vicente Vieira Camargo, Onde: km 1 Rua João XXIII, 443 Visita ao café da roça Visitas: Visitas: da fazenda Carrancas Segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, sábados e É preciso agendar. domingos, de 9h às 16h. Rumos em Rotas: (32) 3372-5689 / 98815-8327 A visita à fazenda Carrancas será excelente para É preciso agendar. (São João del Rei) quem aprecia um verdadeiro e delicioso café (32) 3372-3088 Uai Trip: (32) 3355-1161 / 98848-3283 mineiro. Uma refeição farta com mais de 40 (Tiradentes) quitutes caseiros - incluindo geleias, pão de queijo, manteiga e sucos - estará à espera do turista. Visita à produção do queijo Catauá Onde: Visita guiada à produção do saboroso Catauá, Estrada Carrancas, km 2 — Cachoeira da Fumaça queijo artesanal com denominação de origem Visitas: produzido a partir do leite cru de gado Jersey. Em feriados, não é preciso agendar. Onde: Soraia: (35) 99226-6071 / (35) 98823-7620 Sítio do Coqueiro – Estrada do , km 7 – Colônia do Felizardo – Coronel Xavier Chaves Visitas: Quintas e sextas-feiras às 14h. É preciso agendar. (32) 98888-5112

180 181 Visita ao Sítio Ambiental Buscapé Visita ao sítio São Sebastião Nesta propriedade rural familiar, o visitante terá O sítio São Sebastião oferece a oportunidade uma chance rara de adquirir cosméticos naturais de se conhecer o interior de uma propriedade e fitoterápicos diretamente do produtor. Frutas e rural familiar. No local, são produzidos itens como sucos também estarão disponíveis ao turista, que queijo Minas artesanal curado, leite, verdura, entre se encantará com o ambiente intimista. outros gêneros alimentícios. É possível adquirir o Onde: queijo direto do produtor. Colônia Viva Onde: Visitas: Colônia Viva São João del-Rei É preciso agendar. Visitas: (32) 99951-7180 / (32) 99911-0034 É preciso agendar. (32) 3373-2095 / (32) 99997-2068 Visita ao Sítio Giarola — turismo Visita à Tarôco Flores Visita ao entreposto rural Sítio rural pedagógico Em uma paisagem inspiradora, o turista terá a do Felizardo Com uma proposta de turismo pedagógico, o Sítio chance de caminhar por fileiras intermináveis No Sítio do Felizardo, o turista poderá degustar e Giarola é o local ideal para ampliar o conhecimento de flores e aprender sobre suas etapas de adquirir gostosuras como biscoitos, doces, geleias do visitante sobre o meio rural. Durante a atividade, cultivo. Oficinas de confecção de arranjos são e massas artesanais. Outro item imperdível, à o convidado aprenderá sobre o processo produtivo ministradas juntamente com a oferta do café da venda no entreposto comercial, é a cachaça local, em sementeiras, estufa de verduras e hortaliças, Vó Rita, cheio de quitandas caseiras. cujo alambique produtor é aberto à visitação. desde o plantio até a colheita. Onde: Onde: Onde: Colônia Viva Colônia Viva Colônia Viva Visitas: Visitas: Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. É preciso agendar. (32) 99923-2372 / (32) 3373-2086 (32) 99989-8484 / 99919-3291 (32) 99908-6970 Visita ao Restaurante da Filó Visita ao sítio São Geraldo Visita ao café da Fatinha Na visita ao Restaurante da Filó, o turista terá o O turista terá um gostinho da vida no campo Quem não gosta de um café da manhã repleto de gostinho de estar em uma verdadeira cantina durante a visita ao sítio São Geraldo. Será possível alimentos saborosos e quitandas feitas em fogão italiana. Receitas tradicionais, preparadas à moda colher verduras direto do pé e comprá-las na loja, a lenha? Isso é o que o turista irá encontrar no original, produzem pratos tão deliciosos quanto o onde também são vendidos itens como frutas, Café da Fatinha, onde ainda são vendidos doces, próprio local. ovos, conservas e linguiças, além do tradicional bolos e biscoitos caseiros. Onde: fubá de moinho d’água, fabricado na propriedade. Onde: Colônia Viva Onde: Colônia Viva Visitas: Colônia Viva Visitas: Sábado, domigo e feriados, das 11h30 às 17h. Visitas: É preciso agendar. Não é preciso agendar. É preciso agendar. (32) 3373-4015 (32) 3371-4219 / (32) 3372-8326 / (32) 99802-7678

182 183 Circuito Trilhas do Rio Doce

Coluna Governador Valadares

Visita à fàbrica da cachaça Pontal Coluninha (distrito de Governador Valadares) O visitante ficará maravilhado com o sabor da Visita à fábrica da cachaça cachaça Coluninha, que poderá ser apreciada ao final do passeio pelo alambique. Nesta visita, o turista acompanhará todas as etapas da O alambique da cachaça Ibituruna será um ótimo produção, passando pela colheita da cana até lugar para quem valoriza beber e comer bem. chegar ao produto final. O visitante poderá degustar o delicioso destilado Onde: comendo quitandas especiais, não sem antes ter Fazenda Tabocal conhecido todo o processo de fabricação da bebida. Visitas: É preciso agendar. Onde: Silvio Garcia de Aguiar: (31) 3422-0309 Rodovia 259, km 188 www.coluninha.com.br Visitas: É preciso agendar. Tulio Almeida: (33) 99952-8159 / (33) 3215-3215

184 185 Circuito Veredas do Paraopeba

São João Evangelista

Visita à fábrica de cachaça Rainha Visita ao alambique da cachaça da Mata Serra Morena Durante todo o ano, o visitante terá a chance de No alambique da cachaça Serra Morena, o turista conhecer a fábrica de cachaça e licor Rainha da irá se deparar com um processo de produção Mata, que oferece degustação de suas criações. artesanal que prima pela excelência. O resultado No período de produção - de julho a outubro -, é uma bebida de sabor e aroma especiais, que o turista ainda poderá acompanhar a feitura poderão ser apreciados durante a degustação. das bebidas. O visitante terá a chance de passear pela fábrica Onde: e adquirir a bebida no local. Rancho do Tanque — Estrada para Onde: Visitas: Fazenda Laranjeiras. Estrada Belo Vale, km 3 — É preciso agendar. Boa Esperança Drausus: (33) 98880-1392 / (33) 98836-1392 / Visitas: (33) 3412-1392 É preciso agendar. Joelma: (31) 98449-5373

186 187 Brumadinho

Aranha Piedade do Paraopeba (distrito de Brumadinho) (distrito de Brumadinho) Itaguara Visita à cervejaria artesanal Visita à produção de defumados Casa Piacenza e embutidos do Rancho do Peixe - O turista terá o prazer de degustar uma cerveja Restaurante e Fazenda artesanal de qualidade em um ambiente O Rancho do Peixe é o local perfeito para aconchegante, repleto de história e de cultura saborear defumados e embutidos. Feitas com Visita à produção artesanal de Visita ao alambique da Cachaça cervejeira. O local, que funciona como fábrica e carnes selecionadas, as iguarias são servidas doces de frutas em calda do Sítio Asa Branca pub, tem produções nos sabores pale ale, weiss, no restaurante – como refeição completa ou Paraíso Famosa por sua excelente qualidade, a cachaça stout, jabuticaba e chocolate. porção para degustação. Mediante agendamento, Os doces de frutas em calda do Sítio Paraíso Asa Branca poderá ser conhecida a fundo por o turista também poderá ver o processo de Onde: irão agradar até aos visitantes de paladar mais quem visitar seu alambique. O turista verá todo defumação na companhia de um guia. Endereço informado mediante agendamento. exigente. No estabelecimento, os turistas poderão o processo de produção do destilado, disponível Visitas: Onde: ver e participar da produção artesanal que resulta para degustação e compra ao final do passeio. É preciso agendar. Rancho do Peixe Restaurante Fazenda — em uma iguaria de sabor puro. As delícias estarão Onde: Ruan: (31) 99843-7408 Rua Antônio Carlos de Oliveira, 7 — Palhano disponíveis para compra e degustação. Rua João Paulinho, 1002 — Dias Visitas: Onde: Visitas: Restaurante aberto ao público. Sítio Paraíso — Zona Rural É preciso agendar. Piedade do Paraopeba É preciso agendar. Visitas: Celinho: (31) 3184-1235 / (37) 99121-1024 (distrito de Brumadinho) Viçoso Lacerda ou Rodolfo Lacerda: É preciso agendar. [email protected] (31) 3575 6013 / (31) 99181-8619 / (31) 99972-4040 Visita à produção de cachaças Ana: (37) 99967-5995 e licores Segredo do Patriarca e Dômina Suave Visita à produção de queijo e Visita à fábrica de cachaças e licores onde são derivados do leite de cabra da produzidas, de forma artesanal, as aguardentes Fazenda Capril Santa Cecília Segredo do Patriarca e Dômina Suave, ideais para preparação de caipirinhas e drinks. O visitante A fazenda Santa Cecília é um belo ambiente para conhece o processo de produção das bebidas, aproveitar os encantos da vida rural. O turista com destaque para os diversos sabores de licores verá de perto as cabras, fonte do leite utilizado na que são produzidos no local. Ainda é possível fabricação de queijos, iogurtes, doces, produtos comprar os produtos direto do produtor. de beleza e outros derivados feitos no local, que também conta com restaurante e parquinho Onde: para crianças. Endereço informado mediante agendamento. Onde: Visitas: Fazenda Capril Santa Cecília É preciso agendar. Visitas: Glander: (31) 99891-5003 É preciso agendar. Marli: (31) 99983-0906 / (31) 99771-9806 188 189 Jeceaba São Joaquim de Bicas

Visita ao alambique da Cachaça Visita à produção de Doces Jeceaba e Licores da Bethe O turista ficará inebriado com o aroma encorpado, O turista passará o dia nesta simpática chácara, a cor, a textura e o sabor marcante da cachaça de onde são colhidos os ingredientes para Jeceaba. Ao caminhar pelo alambique, o visitante o preparo de licores, doces e outras delícias descobrirá a magia da produção artesanal de sabor incomparável. Bethe, a proprietária, do destilado, oferecido aos convidados para ensinará os segredos da produção e oferecerá degustação e vendido no local. produtos para degustação, que também poderão Onde: ser adquiridos no local. Fazenda Bela Vista — Rua Antônio Ribeiro de Onde: Souza, 660 — Centro Rua Itajubá, 439 Visitas: Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. Roger: (31) 99276-1231 Bethe: (31) 3534-9848 / (31) 99126-7576

190 191 Circuito Villas e Fazendas

Itaverava Santana dos Montes

Visita à fábrica de cachaça Visita à fábrica de cerveja Taverna Real artesanal Loba O visitante terá o privilégio de conhecer a única O turista ficará fascinado com modo de preparo instituição no Brasil que oferece o curso de da cerveja Loba, manipulada artesanalmente mestre alambiqueiro. Nesta fazenda-escola, durante todas as etapas da produção. Neste o turista irá se deparar com as mais recentes passeio guiado, o visitante degustará a deliciosa tecnologias para obtenção de cachaça, álcool bebida no bar, onde o produto também é vendido. e outros derivados da cana, e poderá criar seu Onde: próprio drink de forma profissional. Fazenda Guarará Onde: Visitas: Localidade Pé da Serra, BR 482, km 18 É preciso agendar Visitas: Fazenda da Chácara e Receptivo Ver Gerais: É preciso agendar. (31) 3762-9124 Arnaldo Ribeiro: (31) 2535-2228 [email protected] Receptivo Ver Gerais: (31) 3762-9124

192 193 Roteiros Gastronômicos

194 195 Circuito das Águas

Soledade de Minas

Cantos e Sabores Ovelhas da Mantiqueira / Pelos caminhos do café A fábrica, que produz doces diet e light, utiliza Cabanha Vida Estabelecida em uma área de 90 hectares e a como matéria-prima frutas selecionadas e Dedicada à pecuária de ovinos, a fazenda uma altitude privilegiada, a fazenda cultiva o sazonais. A visita guiada por profissionais oferece desenvolve a raça Ovelha da Mantiqueira. melhor café da região e colhe os grãos acaiá, a vivência de uma produção que conjuga alta No passeio, o visitante tem contato com os catuaí e icatu amarelo, variedades de Coffea tecnologia com técnicas caseiras. animais, acompanha a ordenha e pode visitar arabica. O passeio revela os segredos dessa iguaria brasileira, desde o plantio até as diferentes Visitas: o laticínio, que produz iogurte e oito tipos de técnicas de preparação da bebida. É preciso agendar. queijo. Os produtos poderão ser degustados e Araucária Ecoturismo: adquiridos durante a visita. Visitas: (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 Visitas: É preciso agendar. [email protected] É preciso agendar. Araucária Ecoturismo: Araucária Ecoturismo: (35) 3415-0000 / (35) 99141-0694 (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 [email protected] [email protected]

196 197 Rota dos Bares Rota dos Mercados O bar é a verdadeira paixão belo-horizontina. A capital mineira conta com diversos mercados Capital Basta abrir o mapa da cidade para encontrar públicos que fascinam a freguesia com suas uma grande variedade de botecos e bares que pequenas e charmosas vendas. Além do atendem a todos os gostos. O tradicional bairro Mercado Central, a capital oferece mercados Belo Horizonte de Lourdes conta com opções requintadas menores - os distritais - como o Mercado do de lazer gastronômico. Para os boêmios Cruzeiro e a Feira dos Produtores. inveterados, um passeio a Santa Tereza ou Para mais informações acesse o site: ao Centro é diversão certeira. Outros bairros www.belohorizonte.mg.gov.br como Savassi, Funcionários, Anchieta, Sion, Visitas: Mangabeiras, Prado, São Bento, Lourdes, Serra, Autoguiadas Belo Horizonte Santa Tereza e Santa Efigênia oferecem inúmeras possibilidades gastronômicas. Santo Antônio e São Pedro têm várias opções de Rota Noturna (By night) bares tradicionais e agitos noturnos, como Na Rota Noturna, o turista tem a chance de cafés, restaurantes, bares com pista de dança, escolher o tipo de passeio que mais lhe agrada Rota da Comida Típica Rota das Cervejas Artesanais choperias e pubs. A Pampulha e o União - rua para desfrutar na capital: bares, danceterias, A Rota da Comida Típica é um passeio Na capital mundial dos botecos também Alberto Cintra - também oferecem diversidade apresentação cultural e, ainda, passeios que garante ao turista a verdadeira é possível conhecer incríveis cervejarias de lazer e entretenimento. selecionados por gêneros musicais, como experiência da cozinha mineira em artesanais e aprender sobre o processo Para mais informações acesse o site: o rock, o sertanejo ou o samba. um restaurante em Belo Horizonte. de produção da cerveja e as técnicas de www.belohorizonte.mg.gov.br Para mais informações acesse o site: Para mais informações acesse o site: torrefação do malte. Os roteiros também Visitas: www.belohorizonte.mg.gov.br www.belohorizonte.mg.gov.br podem incluir visitas a bares e lojas Autoguiadas Visitas: Visitas: especializadas em cervejas especiais, café Autoguiadas Autoguiadas da manhã cervejeiro, almoço harmonizado e, ao final do passeio, o “ajantarado” cervejeiro. Rota dos Cafés Para mais informações acesse o site: Quem pensa que mineiro só vive em bar se Rota das Cachaças Artesanais www.belohorizonte.mg.gov.br engana! Apaixonados por café, os moradores da capital são um público superexigente, o A relação de Minas Gerais com a cachaça vem Visitas: que garante não só a variedade de cafeterias desde o século XVIII. Em Belo Horizonte, Autoguiadas a cachaça artesanal pode ser saboreada de várias da capital, mas também a diversidade de maneiras: nos melhores bares e restaurantes da tipos de café oferecidos. Concentrados cidade e também em lojas especializadas. principalmente na região Centro-Sul de Belo O entorno da capital ainda oferece uma seleção Horizonte, os cafés, que geralmente possuem de alambiques, onde o turista poderá conhecer um período de atendimento mais longo que o processo artesanal de produção da bebida e de outros estabelecimentos, são ambientes seus derivados, degustá-los e ainda desfrutar de aconchegantes e com ótimas opções culinárias, belíssimas paisagens naturais. alguns incluem livraria e programação musical. Para mais informações acesse o site: Para mais informações acesse o site: www.belohorizonte.mg.gov.br www.belohorizonte.mg.gov.br Visitas: Visitas: Autoguiadas Autoguiadas

198 199 Circuito Caminhos do Circuito Sul de Minas Caminhos Gerais

Maria da Fé Andradas

Pelos sabores da Mantiqueira Rota dos Vinhos Vinhos do Sul de Minas O roteiro é uma visita a uma fazenda Marcada pela cultura italiana, com sua peculiar Fundada em 1969, a Casa Geraldo é uma das experimental da EPAMIG onde se deram hospitalidade e alegria, a Rota dos Vinhos é um maiores vinícolas do estado e um dos orgulhos as primeiras plantações de oliva do estado. passeio imperdível. Vinícolas comerciais, vinhos de Andradas, cidade mineira localizada aos pés Os visitantes têm a chance de conhecer as e espumantes premiados, boa gastronomia e da Serra da Mantiqueira. A região de altitudes mudas e as primeiras gerações das plantas, muito alto astral são as principais caracteristicas elevadas marca temperaturas amenas, o que bem como aprender as práticas de cultivo do da região. O visitante tem a oportunindade de propicia o cultivo da uva Vitis vinifera, variedade fruto e degustar o saboroso azeite produzido conhecer seis dessas vinícolas, cada qual com trazida a Minas Gerais pela Casa Geraldo. A Casa no local. O visitante também poderá adquirir suas peculiaridades. O roteiro inclui degustação de se consolidou como uma referência na produção azeites e mudas de oliveira. vinhos e sucos de uva e o passeio pelos parreirais de vinhos, atraindo uma grande quantidade de Visitas: de uvas finas, em que o visitante terá uma turistas para suas visitas guiadas aos parreirais É preciso agendar. verdadeira aula sobre uvas e vinhos de Andradas. e instalações da vinícolas, que culminam no Araucária Ecoturismo: Visitas: restaurante Enogastronômico. (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 É preciso agendar. Visitas: [email protected] Janaína Veronese: (35) 3731-1671 É preciso agendar. Primotur — Helder: (31) 3213-9839 / (31) 98649-9839

200 201 Circuito Canastra

Araxá Sacramento

Experiência Queijo Minas Roteiro Gastronômico Metendo Experiência Queijo Minas Artesanal Artesanal Araxá a Colher - Circuito dos Sabores Canastra O roteiro se propõe a ser uma vivência na Neste roteiro gastronômico, os visitantes poderão O roteiro contempla três dias de passeio, que se Fazenda São Vicente, produtora do queijo Minas conhecer mais de 12 restaurantes em Araxá que inicia com um dia livre na cidade de Sacramento. Araxá, feito com leite orgânico cru e integral, oferecem pelo menos um prato tipicamente No segundo dia, os visitantes sairão rumo ao sob manejo agroecológico e totalmente livre de mineiro no cardápio. É uma chance única de primeiro local certificado para produção de queijo transgênicos, agrotóximos ou antibióticos. se deliciar com as ingualáveis iguarias da no município, o Portal Canastra. Ali terão a chance O passeio se inicia com um café da manhã culinária mineira. de saber mais sobre a tradicional e encantadora (100% orgânico) e uma prática de meditação Visitas: técnica de produção de queijo, os cuidados coletiva, que sintoniza os turistas e a natureza ao Não é preciso agendar. com o gado e o local adequado para o feitio da redor. Em seguida, tem início uma caminhada, iguaria. Após o almoço, o grupo terá a chance de que mostra a harmoniosa comunhão entre a acompanhar todo o processo de fabricação do flora, a paisagem, a história, os plantios, os animais queijo, e cada visitante terá a oportunidade de e os seres humanos. Após o almoço (também fazer o seu próprio queijo. Com a programação produzido com ingredientes 100% orgânicos), os livre para o resto do dia, o visitante poderá visitar visitantes acompanham a elaboração dos queijos uma das cachoeiras do hotel ou o povoado do e submergem em uma reflexão sobre o ciclos da Desemboque e terá direito ao jantar típico e vida e do leite. pernoite no Portal da Canastra. No terceiro dia de Visitas: passeio, os visitantes retornam para Sacramento É preciso agendar. após o café da manhã. Receptivo Maritaca Expeditions Visitas: Frederico: (34) 99148-6882 É preciso agendar. Receptivo Maritaca Expeditions Frederico: (34) 99148-6883

202 203 Circuito do Ouro Circuito Pico da Bandeira

Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas 17 Municípios Associados

Rota Gastronômica do Roteiro 50 empreendimentos Entre Serras — da Piedade O Roteiro Gastronômico do Circuito Pico da ao Caraça Bandeira envolve os 17 municípios inseridos no Circuito Turistico Pico da Bandeira. Anualmente, Percorrer a rota gastronômica do Entre Serras o roteiro é revisto e novos empreendimentos é fazer um passeio inesquecível pela cozinha gastronômicos são inseridos. Assim, novos mineira. Além dos doces típicos, que são cardápios são apresentados, divulgando e facilmente encontrados pelo roteiro, ganham valorizando a gastronomia regional. A gastronomia destaque: o queijão de Caeté; a goiabada cascão, é, portanto, um dos principais valores da cultura do que é patrimônio imaterial de Barão de Cocais; Caparaó Mineiro de que o turista desfrutará . o famoso mel produzido em Santa Bárbara; e as delícias do doce de leite de Catas Altas. Visitas: Conhecer tais iguarias e vê-las transformadas Autoguiadas em ingredientes também é conhecer parte da www.circuitopicodabandeira.com história e da encantadora cultura do povo mineiro. Visitas: É preciso agendar. Centro de Informações ao Turista — Circuito do Ouro (em Catas Altas) Márcia Martins: (31) 3860-2003

204 205 Circuito Terras Altas Circuito da Mantiqueira Serras de Minas Alagoa , Guaraciaba e Viçosa Produção Rural Caminho do Azeite e do Queijo de Alagoa Roteiro Café com Cachaça Partindo de qualquer uma das cidades das Terras Altas da Mantiqueira, o roteiro percorre os caminhos O Roteiro Café com Cachaça acontece na da encosta do Parque Estadual da Serra do Papagaio Zona da Mata mineira e inclui os municípios com destino ao município de Alagoa, reserva da de Araponga, Guaraciaba e Viçosa. A região é biosfera decretada pela UNESCO. Breves paradas produtora dos melhores cafés 100% arábica durante o percurso permitem caminhadas para do Brasil e das melhores cachaças artesanais observação de pássaros e áreas remanescentes do de Minas. O passeio, voltado para a gastronomia bioma Mata Atlântica, com vistas panorâmicas do mineira, pode durar de um a três dias e encanta Parque Nacional do Itatiaia. Atrativos à parte incluem os turistas com visitas às propriedades produtoras visitas a cachoeiras e relato de histórias do ouro da de café e cachaça da região. A rota também Estrada Real e dos jesuítas. Na cidade de Alagoa, os inclui uma visita ao Parque Estadual da Serra turistas têm a chance de visitar um laticínio produtor do Brigadeiro. de queijo artesanal de Alagoa, onde conhecem as Visitas: etapas de fabricação seguidas de degustação. É preciso agendar. O roteiro também inclui a visita à Fazenda Cauré Agência O Mapa do Mundo para conhecer as oliveiras e a produção do Azeite Sérgio Vitarelli: (31) 3891-4898 / (31) 3891-6297 Prado & Vazquez. Visitas: É preciso agendar. Araucária Ecoturismo: (35) 3415-0000 / (35) 99141-0693 [email protected]

206 207 Circuito Trilha dos Inconfidentes

Coronel Xavier Chaves, São João del-Rei e Tiradentes

Tour Gastronômico Coronel Xavier Chaves São João del-Rei Caixa d’Água da Esperança No Tour Gastronômico da Trilha dos Inconfidentes, Tour Vivencial Alambiques Tour Agroturismo (distrito de Tiradentes) os visitantes têm uma vivência singular, em que descobrirão os deliciosos sabores da região: Este tour apresenta o alambique mais antigo O Tour Agroturismo da Trilha dos Inconfidentes Rota do Sabor doces caseiros, trufas, picolés, cervejas artesanais do Brasil em funcionamento, propriedade, é um roteiro em que os turistas percorrem A Rota do Sabor propicia a vivência de fazeres e e cachaça de alambique. há 250 anos, dos descendentes do alferes fazendas e plantações de hortaliças, legumes, sabores tradicionais de Minas Gerais. No distrito Tiradentes. O turista também presenciará a flores e frutas da região de São João del-Rei. Os de Caixa d’Água da Esperança, um pedacinho do Visitas: produção da melhor cachaça branca do País e, visitantes também têm a chance de conhecer a É preciso agendar. paraíso, o turista se deliciará com um restaurante em seguida, terá a chance de conhecer um dos fabricação de massas caseiras, produção típica rural e uma diversidade de produtos artesanais, Uai Trip: (32) 3355-1161 / (32) 98848-3283 mais modernos alambiques brasileiros. Além de de descendentes de italianos na região. O passeio (Tiradentes) que incluem doces, geleias, queijos, cachaças segurança, o roteiro proporciona a vivência da é um convite ao descanso e à fuga da rotina. e biscoitos. boa prosa mineira. Visitas: Visitas: Visitas: É preciso agendar. É preciso agendar. É preciso agendar. Uai Trip: (32) 3355-1161 / (32) 98848-3283 Uai Trip: (32) 3355-1161 / (32) 98848-3283 Uai Trip: (32) 3355-1161 / (32) 98848-3283 (Tiradentes) (Tiradentes) (Tiradentes)

208 209 Circuito Veredas do Paraopeba

Brumadinho e Moeda Igarapé

Rota da Cachaça Veredas Roteiro Cozinhas e Quintais do Paraopeba das Mestras Os passeios da Rota da Cachaça Veredas do O Roteiro Cozinhas e Quintais das Mestras Paraopeba foram elaborados e desenvolvidos oferece uma inigualável vivência da cozinha a partir de pesquisas e um um intenso mergulho mineira. Com a companhia de adoráveis mestras em relatos, causos e contos locais. A cachaça é a da culinária, protagonistas do Festival Igarapé estrela do passeio, mas o turista irá conhecer Bem Temperado, o turista tem a oportunidade essa história em passeios que destacam o que de descobrir o prazer de uma experiência a cultura mineira tem de mais vivencial gastronômica repleta de histórias sobre as raízes e comunitário. da tradicional comida mineira e de degustar uma Visitas: deliciosa comida à beira do fogão a lenha. É preciso agendar. Visitas: HT Happy Travel: (31) 4117-0333 / (31) 99949-7969 / É preciso agendar. (31) 98896-0701 BrumaTur Site: www.hthappytravel.com www.circuitoveredasdoparaopeba.org.br

210 211 Circuito Villas e Fazendas

Santana dos Montes

Caminho do Guarará com Comida de Boteco No roteiro, o visitante irá participar de uma caminhada de seis quilômetros, cujo destino é uma produção de cerveja artesanal que inclui degustação. Em seguida, inicia-se o circuito de comidas de boteco, em que o turista se deliciará com saborosos quitutes da roça, como torresminho com angu, churrasquinho de frango com farofa, coraçãozinho acebolado e linguiça caramelada. O passeio se encerra no centro histórico do município. Visitas: É preciso agendar. Receptivo Ver Gerais: (31) 3762-9124

212 213 Índice Remissivo

214 215 Igarapé: 104 / 209 Piau: 25 Índice Ipatinga: 43 / 144 Piranguinho: 20 / 125 Itabirito: 54 / 155 Pirapora: 34 / 140 Itacarambi: 98 Pompéu: 41 / 59 Itaguara: 105 / 187 Ponte Nova: 47 / 147 Cidades Itambé do Mato Dentro: 73 Pouso Alto: 90 Itanhandu: 88 Rio Casca: 148 Itaverava: 112 / 190 Rio Doce: 77 : 162 Rio Novo: 132 Alagoa: 86 / 205 Carlos Chagas: 61 Jeceaba: 106 / 188 Rodeiro: 71 Alfenas: 35 Carrancas: 93 / 178 : 146 Sabará: 59 Alfredo Vasconcelos: 91 Cataguases: 79 / 168 Joaquim Felício: 71 Sacramento: 201 Alto Caparaó: 158 Catas Altas: 52 / 202 Juatuba: 107 Santo Antônio do Grama: 149 Andradas: 22 / 126-128 / 199 Caxambu: 8 / 116 Juiz de Fora: 15-16 / 122 - 123 Santa Bárbara: 202 Angelândia: 60 Claro dos Poções: 70 Lagoa Dourada: 94 Santa Rita do Sapucaí: 21 Antônio Carlos: 92 Coluna: 182 Lambari: 9 / 117 Santana do Riacho: 74 / 163 Araçaí: 138 Conceição do Mato Dentro: 72 Laranjal: 168 Santana dos Montes: 113 / 191 / 210 Araponga: 164 / 204 Congonhas: 53 Leopoldina: 80 Santo Antônio do Retiro: 39 Araxá: 27 / 134-135 / 200 Conselheiro Lafaiete: 110 Malacacheta: 62 Santos Dumont: 17 Areado: 46 / 145 : 30 Manga: 100 São Domingos do Prata: 45 Argirita: 78 / 167 Coronel Fabriciano: 42 / 143 Maria da Fé: 19 / 124 / 198 São Francisco: 101 Augusto de Lima: 68 Coronel Pacheco: 24 / 130 Mariana: 55 / 156 São João del-Rei: 95 / 180-181 / 206-207 Barão de Cocais: 51 / 153 / 202 Coronel Xavier Chaves: 179 / 206 Mário Campos: 108 São João Evangelista: 184 Belo Horizonte: 10-14 / 120-121 / 196-197 Córrego do Bom Jesus: 83 Matias Barbosa: 123 São João Nepomuceno: 26 / 133 Belo Vale: 185 Cristina: 18 Moeda: 208 São Joaquim de Bicas: 109 / 189 Bonfim: 102 Curvelo: 32 / 139 Monsenhor Paulo: 37 São Tiago: 96 Botelhos: 129 Diamantina: 28 / 136 : 40 Sem Peixe: 48 / 150 Brumadinho: 103 / 186 / 208 Dom Silvério: 75 Nova Lima: 56 / 157 Serro: 29 / 137 Bueno Brandão: 169 Espera Feliz: 67 / 160 Novo Cruzeiro: 64 Sete Lagoas: 31 Buenópolis: 69 / 161 Extrema: 84 / 174-175 : 142 Soledade de Minas: 118-119 / 194-195 Caeté: 154 / 202 Governador Valadares: 183 Ouro Preto: 58 Teófilo Otoni: 65-66 Caldas: 23 Grão Mogol: 141 Paracatu: 50 Tiradentes: 97 / 206-207 Camanducaia: 82 / 172 Guaraciaba: 76 / 165 / 204 Paraguaçu: 38 Urucânia: 152 Cambuí: 173 Guarani: 131 Paraisópolis: 85 / 176 Viçosa: 166 / 204 Campos Gerais: 36 Guarda-Mor: 49 Passa Quatro: 89 / 177

Índice

Datas de Festivais Gastronômicos

Janeiro Festa Cultural da Goiaba – Ouro Preto: 58 Festa das Nações – Juiz de Fora: 16 Junho Festa da Uva – Caldas: 23 Festa do Milho – Alfenas: 35 Festa de Santa Rita – Cataguases: 79 Bar, Boteco e Cia – Ponte Nova: 47 Festival da Boa Mesa – Caxambu: 8 Festa de Santa Rita de Cássia – Santa Rita do Brutiquim – Brumadinho: 103 Sapucaí: 21 Fevereiro Festival de Comida de Boteco, Tira-gostos Circuito Aproxima – Belo Horizonte: 10 e Caldos – São João Nepomuceno: 26 Festa do Vinho – Catas Altas: 52 Festival Bora Butecar – São Francisco: 101 Expocachaça – Feira Festival Internacional Festival Gastronômico de Maria da Fé – Festa Tradicional Italiana – Belo Horizonte: 13 da Cachaça – Belo Horizonte: 13 Festival do Pequi – Santo Antônio do Retiro: 39 Maria da Fé: 19 Festival Café com Música – Cristina: 18 Festa do Biscoito – Areado: 46 Festival Viação Gastronômica – Itabirito: 54 Festival Comida di Buteco – Malacacheta: 62 Festa do Leite – Barbosa/Sem Peixe: 48 Festival de Sabor – Curvelo: 32 Março Festival da Quitanda – Congonhas: 53 Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo – Festa do Marolo – Paraguaçu: 38 Roda de Boteco Delícias do Velho Chico – Festival de Comida de Boteco, Tira-gostos Piranguinho: 20 Itacarambi: 98 Mais Happy Hour – São João del-Rei: 95 e Caldos – São João Nepomuceno: 26 Festa do Milho – Boa Esperança/Santana dos TremBier Festival – Tiradentes: 97 Saint Patrick’s Day – Juiz de Fora: 16 Festival de Gastronomia Passa Quatro Gourmet – Montes: 113 Passa Quatro: 89 Festival de Viola e Festa da Mandioca – Sereno/ Maio Festival de Viola e Festa da Mandioca – Sereno/ Cataguases: 79 Abril Cataguases: 79 Biergarten – Juiz de Fora: 15 Festival Gastronômico de Espera Feliz – Espera Belo Horizonte Restaurant Week – Belo Horizonte: 10 Festival do Ora-pro-nóbis – Pompéu/Sabará: 59 Feliz: 67 Circuito Gastronômico de Bares Lafaiete Sabores – Bier Fest – Catas Altas: 52 Conselheiro Lafaiete: 110 Festival do Queijo e do Azeite – Alagoa: 86 Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet – Biergarten – Juiz de Fora: 15 Ipatinga: 43 Comida di Buteco – Juiz de Fora: 15 Festival Gastronômico Brasil Sabor – Botecar – Belo Horizonte: 10 Belo Horizonte: 13 Igarapé Bem Temperado — Festival de Culinária Concurso Gastronômico Comida di Buteco – e Cultura – Igarapé: 104 Caxambu Mais Gourmet – Caxambu: 8 Ipatinga: 43 Festival Gastronômico Sabores do Prata – São Domingos do Prata: 45 Comida di Buteco – Belo Horizonte: 11 De Tira em Tira – Festival de Tira-gostos – Festival Viação Gastronômica – Itabirito: 54 Comida di Buteco – Juiz de Fora: 15 São Gonçalo do Rio das Pedras/Serro: 29 Concurso Gastronômico Comida di Buteco – Festa da Farofa – São Joaquim de Bicas: 109 Ipatinga: 43 Festa da Quitanda e Festival da Goiabada – Barão de Cocais: 51 Julho Festival Gastronômico Sabores de Bonfim – Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) – Festival Sabor di Buteco – Teófilo Otoni: 66 Bonfim: 102 Belo Horizonte: 14 Bar, Boteco e Cia – Ponte Nova: 47 Flequeijo – Antônio Carlos: 92 Festival de Quadrilha — Concurso de Canjica – Tira Agosto – Sete Lagoas: 31 Gastroarte da Chapada – Ouro Preto: 58 Brutiquim – Brumadinho: 103 Manga: 100 JF Sabor – Juiz de Fora: 15 Cabrafest — Festival da Cabra Leiteira – Gastronomia e Artes – Lambari: 9 Coronel Pacheco: 24 Setembro MixBeer – Festival de Cervejas Especiais – Igarapé Bem Temperado — Festival de Culinária Belo Horizonte: 14 Caxambuteco – Caxambu: 8 e Cultura – Igarapé: 104 Circuito Gastronômico da Pampulha – Belo Horizonte: 11 Sabores do Vale – Festival de Gastronomia Degusta Dumont – Santos Dumont: 17 Inverno Cultural – Campos Gerais: 36 Deutsches Fest – Juiz de Fora: 15 e Cultura de Santa Rita do Sapucaí – Santa Rita Diversidade Gastronômica — Festa de Agosto – Sabores do Mato Dentro – Conceição do Mato do Sapucaí: 21 Córrego do Bom Jesus: 83 Feira Gastrocultural – Rio Doce: 81 Dentro: 72 Tira Agosto – Sete Lagoas: 31 Feira do Mel – Teófilo Otoni: 65 Semana da Gastronomia Mineira – Festa da Abóbora – Claro dos Poções: 70 Festa Benne detta Itália – Andradas: 22 Belo Horizonte: 14 Festa da Cachaça – Barra/Itaverava: 112 Festa da Banana – Piau: 25 Tira Agosto – Sete Lagoas: 31 Festa de Setembro – Joaquim Felício: 71 Outubro Festa da Panela de Pedra de Cachoeira Festa do Arroz – Braúna/São João Nepomuceno: 26 Butecarte – Malacacheta: 62 do Brumado – Cachoeira do Brumado/Mariana: 55 Festa do Café – Monsenhor Paulo: 37 Circuito Gastronômico Beer Chef Brasil – Agosto Belo Horizonte: 10 Festa da Queima do Alho – Buenópolis: 69 Festa do Café-com-biscoito – São Tiago: 96 Agosto com Gosto – Lapinha da Serra/Santana Festa do Biscoito – Pocinhos do Rio Verde/Caldas: 23 Festa da Batata – Alfenas: 35 do Riacho: 74 Festa do Pastel – Paraisópolis: 85 Festa do Café – Angelândia: 60 Festa do Pastel – Paraisópolis: 85 Argirita Sabor – Argirita: 78 Festa do Rocambole – Lagoa Dourada: 94 Festival de Cerveja Artesanal de São João Festa do Vinho – Andradas: 22 Festival Comida di Boteco – Extrema: 84 Butecada Colonial – Pompéu: 41 Nepomuceno – São João Nepomuceno: 26 Festa Francesa de BH – Belo Horizonte: 13 Festival da Banana – Ravena/Sabará: 59 Degusta Dumont – Santos Dumont: 17 Festival de Cuscuz de Padre Viegas (Sumidouro) Festival da Banana – Cabeça de Boi/Itambé do Diversidade Gastronômica — Festa de Agosto – Festival da Cachaça – Novo Cruzeiro: 64 – Padre Viegas/Mariana: 55 Mato Dentro: 73 Córrego do Bom Jesus: 83 Festival da Mandioca – Teófilo Otoni: 66 Festival de Gastronomia Delícias da Terra - Festival da Laranja – Teófilo Otoni: 65 Festa do Milho – Retiro/São Francisco: 101 Festival de Comida da Roça – Conceição do Mato Pouso Alto: 90 Festival de Gastronomia de Piacatuba – Festival Buteko Nota 10 – Andradas: 22 Dentro: 72 Festival de Gastronomia Frango Caipira – Serro: 29 Piacatuba/Leopoldina: 80 Festival Cultural – Guaraciaba: 76 Festival do Pão de Queijo – São Sebastião da Festival Gastronômico de Monte Verde – Monte Festival de Inverno — Extremamente Caipira Vitória/São João del-Rei: 95 Verde/Camanducaia: 82 e Festival Sabores da Roça – Extrema: 84 Festival da Cachaça – Córrego de Almas/ Brumadinho: 103 Festival do Peixe – Morada Nova de Minas: 40 Festival Sabor di Buteco – Teófilo Otoni: 66 Festival de Inverno – Maria da Fé: 19 Festival de Comida da Roça – Conceição do Mato Festival Fartura – Belo Horizonte: 13 Gastronomia na Praça – Belo Horizonte: 14 Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara – Dentro: 72 Itaguara: 105 Festival Gastronômico da Semana do Turismo – JF Sabor – Juiz de Fora: 15 Festival de Cultura e Culinária Típica – Santo Guarda-Mor: 49 Festival de Vinho e Jazz – Tiradentes: 97 Belo Horizonte Restaurant Week – Belo Horizonte: 10 Antônio do Salto/Ouro Preto: 58 Festival Gastronômico e Cultural de Rodeiro – Festival de Viola e Festa da Mandioca – Sereno/ Festival de Cultura e Gastronomia – Tiradentes: 97 Rodeiro: 81 Cataguases: 79 Festival de Morangos, Flores e Rosas – Alfredo Festival Gastronômico Rota dos Sabores — Festival Gastronômico de Paracatu – Paracatu: 50 Vasconcelos: 91 Circuito de Arte e Gastronomia de Coronel Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas – Fabriciano – Coronel Fabriciano: 42 Festival do Doce de Leite – Pompéu: 41 Carrancas: 93 Festival Internacional de Gastronomia Sabores Festival do Repolho – Potonzinho/Teófilo Otoni: 65 e Saberes – Araxá: 27 Novembro Data Móvel Butecarte – Malacacheta: 62 Brumadinho Gourmet – Brumadinho: 103 Diamantina Gourmet – Diamantina: 28 Feira do Peixe – Teófilo Otoni: 65 Festival da Jabuticaba – Brumadinho: 103 Festa de Alface e Festival Culinário de Mário Festival da Manga – Augusto de Lima: 68 Campos – Mário Campos: 108 Festival de Gastronomia Aromas e Sabores de Festival Gastronômico Sabores de Jeceaba – Itanhandu – Itanhandu: 88 Jeceaba: 106 Festival de Gastronomia Frango Caipira – Serro: 29 Festival Temperos de Juatuba – Juatuba: 107 Festival do Frango Caipira – Cordisburgo: 30 Sabor de Bar – Sete Lagoas: 31 Sabores da Roça – Itacarambi: 98 Sabor de Buteco – Itanhandu: 88

Dezembro Festival da Carne de Sol e Feira da Cachaça – Teófilo Otoni: 66 Festival da Jabuticaba – Sabará: 59 Festival Gastronômico — Sabor de Dom Silvério – Dom Silvério: 75

Durante todo o ano Café na Roça – Pirapora: 34 Experimente — Feira de Cervejas Artesanais e Gastronomia – Nova Lima: 56 Feirinha Aproxima – Belo Horizonte: 13 Festival Butecarte— Buteco e Arte na Praça – Carlos Chagas: 61

Os dados contidos nesta publicação foram informados pelos Circuitos Turísticos e podem sofrer alterações. A SETUR recomenda que o turista confirme as e condições de visita ao planejar sua viagem. GOVERNO DE MINAS GERAIS FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral Governador do Estado de Minas Gerais Nathália Farah Laranjo Fernando Damata Pimentel Coordenação Técnica e Conteúdo Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais Nayane Assis Ricardo Faria Colaboradores Secretário de Estado Adjunto de Turismo de Minas Gerais Associação dos Circuitos Turísticos Gustavo Arrais do Estado de Minas Gerais Agências de Receptivo do Programa Superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico Minas Recebe Daniel Anilton Duarte Marques Direção de Criação Coordenadora do Núcleo de Gastronomia Carla Madeira Nathália Farah Laranjo Criação Luiza Gondim e Kátia Soares

Direção de Atendimento Simone Moreira

Gerência de Atendimento Renata Pereira

Atendimento Flávia Magalhães

Gerência de Design Daniela Piancastelli

Operações Patrícia Abranches

Editoração Viviane Maroca e Raquel Freire

Diagramação e Produção Gráfica Oeste