CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Estrutura da Vigilância em Saúde

Vigilância Composição da Equipe de Vigilância em Vigilância VISA Ambiental/Saúde do

Sanitário Trabalhador Transporte

CANTAO

CCZ

Canil

análise

CEREST

notificados

Implantada

Ambulância

oficializada por portaria por oficializada

ACE Número

Coordenador

Estrutura legal

Estrutura Física

Téc. Enf. Exclusivo Sala de Vacina de Sala Enf.Téc. Exclusivo

encerra os casos encerra casos os

Laboratório de Entomologia Laboratório

Núcleo Saúde do do Saúde Núcleo

ACE Cobertura %

Coleta de água de para Coleta

Outros Profissionais Outros

em Tabwin e Tabnet em Tabwin

Trabalhador -NUSAT Trabalhador

Vigilância Ambiental Ambiental Vigilância

Pólo de Distribuição de Medicamentos de Distribuição Pólo

rápido, insulina, medicamentos, outros medicamentos, insulina, rápido, eTransporte logística

Qual o profissional que que profissional o Qual biológico material para

anual de VISA Pactuada de VISA anual

Digitador para todos os para todos Digitador de Informação Sistemas

Servidor com Habilidade Habilidade com Servidor de refrigerador para teste Disponibilidade

Possui Equipe de Vigilância em Saúde em Saúde de Vigilância Equipe Possui

Execução da Programação Programação da Execução Abreulândia Barrolândia Cristalândia Divinópolis do Dois Irmãos do Tocantins Lagoa da Confusão Marianópolis do TO Monte Santo do TO Nova Rosalândia Paraíso do Tocantins TOTAL

Orientações para preenchimento:

Os itens serão preenchidos da seguinte forma: De "Equipe de Vigilância em Saúde, Coordenador, Digitador, Execução da programação até Transporte Sanitário", colocar com S= Sim e N= Não, com exceção dos ítens "Qual o profissional que encerra os casos notificados"e "Outros Profissionais", que deverão especificar a função destes. Para as ações de campo, cada agente de endemias, com carga horária de 40 horas, deve cubrir de 500 a 600 imóveis por ciclo. Mediante isso, a recomendação é de que se realise minimamente 8 ciclos de visita por ano. A equipe de vigilância em Saúde deve estar instalada em área física da SMS que contenha computador (es) com impressora e acesso à internet; telefone,fax e e-mail, arquivo(s) e almoxarifado específico para guarda de inseticidas. Deverá funcionar todos os dias úteis da semana nos dois turnos e garantir transporte para o apoio e execução das ações de Vigilância no território.

Sala equipada para atender as demandas da VISA (telefone, computador com acesso a internet, mesa, cadeira, arquivo, material de expediente: formulários, material Estrutura Física da VISA para coleta de amostras, termo de notificação, autuação, apreensão, inutilização, coleta, etc. Código Sanitário Municipal; Ato de Criação da VISA; Ato de Designação do Servidor para executar ações de VISA; Lei de Instituição de Taxas dos Serviços de VISA; Ato de Estrutura Legal de VISA: Definição de Instâncias Julgadoras do Processo Administrativo Sanitário.

Vigilância ambiental implantada – Quando o município executa as ações do vigiagua (cadastro, vigilância e controle) mais um dos seguintes programas: Vigipeq – Vigilância de Populações expostas a substâncias químicas, a exemplo, alguma ação que envolva a questão dos agrotóxicos; Vigissolo – Cadastro de áreas contaminadas utilizando o formulário do Sissolo – Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de População Exposta a Solo Contaminado; Vigiar – Vigilância de População Exposta a Poluentes Atmosféricos – Município que tenha aplicado o IIMR – Instrutivo de Identificação de Município de Risco; Vigedesastres – Vigilância de População Exposta a Desastres Naturais – Município que tenha feito alguma ação de enfrentamento à situação de estiagem ou inundação.

Coleta de água para análise – O município que realiza de forma sistemática a coleta de água para consumo humano, conforme estabelecido no Plano de Amostragem, com posterior envio ao Lacen

NUSAT – Município que possui o Núcleo de Saúde do Trabalhador, cujo objetivo é descentralizar as ações e fortalecer a Vigilância do Saúde do Trabalhador na ótica da vigilância em saúde. O município celebra convênio e recebe recursos para investimento em uma primeira etapa e na segunda para custeio; é obrigatório indicar um interlocutor e elaborar um Plano de Ação; a responsabilidade do interlocutor é desenvolver ações de saúde do trabalhador articulando localmente os componentes da Vigilância em Saúde e a Atenção primária bem como o Controle Social e outros atores intra e intersetoriais conforme as ações exijam.