Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

A FINA Maratona de Águas Abertas 10 km Setúbal 2016 de qualificação olímpica para os Jogos do Rio de Janeiro 2016, realiza-se na Baía do Sado em Setúbal nos dias 11 (femininos, 16.00) e 12 (masculinos, 16.00) de junho de 2016.

Naquela que é considerada a única prova à escala mundial de apuramento para o Rio 2016, organizada em Portugal, a competição terá à partida, para um percurso de 1666 metros (seis voltas), 119 nadadores (69 masculinos e 50 femininos) em representação de 49 países que competirão pelas 30 vagas (15 masculinas e 15 femininas) ainda disponíveis.

Em Setúbal, cada país só apura um nadador, até ficarem definidas dez vagas. As cinco vagas seguintes sobram para os melhores nadadores de cada continente, desde que não pertençam a países já definidos pelos critérios anteriores.

Rafael Gil, Vasco Gaspar, Angélica André e Vânia Neves são os representantes de Portugal na Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament Setúbal 2016 prova de qualificação para a competição de águas abertas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que se disputa no mar da Praia de Copacabana dia 15 e 16 de agosto.

Os nadadores que compõem o quarteto luso foram os mais rápidos no Campeonato Nacional de Águas Abertas disputado na Barragem de Castelo de Bode/Aldeia do Mato e garantiram assim a vaga na prova de 10km que se realiza na Baia do Sado, Parque Urbano de Albarquel (Setúbal).

Setúbal recebe em 2016, pela nona vez, uma competição do calendário mundial de natação em águas abertas, com a primeira prova a realizar-se em 2006. Após uma qualificação olímpica em 2012, seguiu-se um ano de interregno no qual foi celebrado um acordo para a realização, em Setúbal, de mais quatro edições da maratona aquática.

SELEÇÃO DE PORTUGAL

RAFAEL GIL Ano de nascimento 1996 Clube: União Piedense

- Campeonato do Mundo em Kazan: 41.º na prova olímpica de 10km e 15.º nos 5km por equipas.

- Bateu nos Campeonatos de Portugal de juniores e seniores de piscina curta (11-13 Dez 2015) o recorde dos 1500 livres, um dos mais antigos máximos da natação portuguesa que datava de 2005.

- 13.º Classificado no USA Swimming Open Water National Championships.

- Campeão nacional absoluto e sénior de 5 e 10 km em águas abertas.

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

ANGÉLICA ANDRÉ Ano de nascimento 1994 Clube: Fluvial Portuenses

- Terceiro lugar na prova de 10km da Madeira 2014

- Quinto lugar 5km da Taça Europeia Istambul 2014

- Segundo lugar na Taça da Europa de Águas Abertas, Madeira 2015

- Quinto lugar na maratona de 10km de Setúbal, etapa da Taça do Mundo/HOSA 2015

- Quarta na prova de elite da Taça de Franças, em Gravelines, terminando os 5km

- Oitavo e 10.º lugar na Taça do Mundo de águas abertas de Viedma 2015/2016

- 12.º lugar nos 5 km do USA Swimming Open Water National Championships, na Florida (EUA).

- Campeã nacional absoluto e sénior nos 5km e 10 km em águas abertas

VASCO GASPAR Ano de Nascimento 1990 Clube: União Piedense

- 15.º classificado na Taça Mundo FINA 10Km Viedma Argentina

- 23.º Classificado na Taça Mundo FINA 10Km Abu Dabi EAU

- 28.º classificado na prova dos cinco quilómetros em águas abertas dos Mundiais de natação, a decorrer em Kazan, na Rússia.

- 15.º Classificado na LEN Cup 5Km Istambul Turquia 2014

- 14.ª posição na prova de 5km de águas abertas dos Campeonatos do Mundo Barcelona 2013

- 32.º classificado na prova de 10km de águas abertas do Campeonato da Europa em Berlim 2014.

- 18.º nos 10km no Campeonato da Europa de Águas Abertas em Eilat (Israel).

- Campeão nacional 5 km de Águas Abertas 2011

VÂNIA NEVES Ano de nascimento 1990 Clube: Fluvial Portuense

- 2.ª Classificada no Campeonato nacional 2016 (5 e 10 km).

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

- 3.ª Classificada no Campeonato Nacional 10 km em 2014

- 17.ª Classificada Taça Mundo FINA 10Km Viedma, Argentina 2015

- 37.ª Classificada Taça Mundo FINA 10Km Cozumel, México 2015

SETÚBAL PALCO DA NATAÇÃO DE ÁGUAS ABERTAS

Setúbal recebe em 2016, pela nona vez, uma competição do calendário do circuito mundial de natação em águas abertas, com a primeira prova a realizar-se em 2006. Após uma qualificação olímpica em 2012, seguiu-se um ano de interregno no qual foi celebrado um acordo para a realização, em Setúbal, de mais quatro edições da maratona aquática.

A cidade do Sado volta a receber em 2016 a elite mundial de nadadores de águas abertas, à semelhança do que aconteceu em 2012 quando acolheu a qualificação olímpica para os Jogos de Londres, em que o tunisino e a húngara Eva Rizstov foram os vencedores da prova, apurando-se no percurso de 6 voltas nas águas do Sado para depois se sagrarem campeões olímpicos na capital britânica.

O sistema de classificação para os Jogos do Rio 2016 é o mesmo utilizado em Pequim 2008 e Londres 2012: 25 nadadores de cada sexo serão selecionados no Mundial de agosto 2015 e na Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament Setúbal. Dez nadadores asseguram já a presença olímpica no Mundial de Kazan. Para as 15 vagas restantes, será realizada em Setúbal, onde se classificam os 10 primeiros (um de cada país) e mais 5 (um de cada continente).

PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA

A FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament realiza-se de 4 em 4 anos, poucos meses antes do início dos Jogos Olímpicos. Para a prova Olímpica de 10km em Águas Abertas estão definidos apenas dois momentos para a qualificação dos nadadores.

Neste ciclo Olímpico, o primeiro desses momentos teve lugar em Kazan (Rússia) no decorrer do 16.º Campeonato do Mundo. O número de nadadores apurados em Kazan foi de 10 homens e 10 mulheres. As restantes vagas, de um total de 30, 15 para cada género, ficarão definidas em Setúbal.

Este é um dos eventos mais importantes e mais guardados na disciplina de Águas Abertas. Excetuando a prova Olímpica, será o evento principal no calendário da disciplina em 2016. Esta competição, a única qualificação olímpica mundial que irá decorrer em Portugal, vai apurar os 30 nadadores (15 masculinos e 15 femininos) restantes que irão estar presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016, na prova de Maratona de Águas Abertas, na distância de 10 km.

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

A Qualificação Olímpica realiza-se nos dias 11 e 12 de Junho no rio Sado, com partida no Parque urbano de Albarquel, local onde nos últimos dez anos se disputou a Taça do Mundo de Setúbal. Estão neste momento inscritos na FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament um total de 119 nadadores – 69 masculinos e 50 femininos em representação de 49 países e cinco continentes.

Processo de Qualificação

Os 10 primeiros nadadores masculinos e femininos no Campeonato do Mundo de Kazan 2015 ficaram automaticamente qualificados para os Jogos Olímpicos. Os países que qualificaram atletas no Mundial estão excluídos da FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2016, tendo em conta que já estão previamente apurados. Apenas as Federações que não tiveram qualquer nadador apurado em Kazan podem eleger um máximo de dois nadadores por género para a qualificação. Cada país pode apenas apurar em Setúbal um nadador por género. Critérios de Qualificação em Setúbal:

1. Nove Primeiros Classificados

2. Representação Continental

3. País Organizador

1. Nove Primeiros Classificados

Os nove primeiros classificados de cada género ficam apurados – um por país. No caso de um país terminar com dois nadadores nos nove primeiros lugares, o segundo fica excluído. Seguem-se os critérios da representação da representação continental e do país organizador.

2. Representação Continental

10 nadadores (5 masculinos e 5 femininos), um por continente. Os melhores nadadores de cada um dos cinco continentes que não tenham garantido uma vaga nos critérios anteriores, irão obter um lugar de apuramento.

3. País Organizador

O Brasil, como país organizador, tem direito a uma vaga para um nadador feminino e masculino. O apuramento feminino e masculino ficou atribuído em Kazan, deste modo, existe uma vaga extraordinária que irá ser atribuída em Setúbal.

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

VENCEDORES DA TAÇA DO MUNDO DE SETÚBAL (Masculino e Feminino)

2006

Alan Bircher (Inglaterra); Jana Pechanová (R. Checa)

2007

Mohamed El Zanaty (Egito); Eva Berglund (Suécia)

2008

Valerio Cleri (Itália); Ana Marcela Cunha (Brasil)

2009

Thomas Lurz (Alemanha); Poliana Okimoto (Brasil)

2010

Thomas Lurz (Alemanha); Martina Grimaldi (Itália)

2011

Spyridon Gianniotis (Grécia); Angela Maurer (Alemanha)

2012

Qualificação Olímpica

Oussama Mellouli (Tunísia) ; Haley Anderson (EUA)

2013 (não se realizou)

2014

Jarrod Poort (Austrália); Ana Marcela Cunha (Brasil)

2015

Charles Peterson (EUA) ; Rachele Bruni (Itália)

ELITE INTERNACIONAL EM SETÚBAL 2016

Destaque para a presença na FINA Maratona de Águas Abertas 10 km Setúbal 2016 do campeão olímpico em título Oussama Mellouli (Tunísia), do campeão do mundo em título dos 5km Chad Ho (RSA), além dos alemães Christian Reichert e Andreas Waschburger.

Do lado feminino referência para Keri-Anne Payne (GBR), Mireia Belmonte (Espanha) e Chelsea Gubecka (AUS).

Em masculinos, constam nomes como o atual campeão olímpico Oussama Mellouli (Tunísia), Esteban Enderica (Equador), Christian Reichert (Alemanha) ou Gergely Gyurta (Hungria).

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

Do lado feminino, a disputa pelo apuramento deverá focar-se em nomes como Mireia Belmonte (Espanha), Chelsea Gubecka (Austrália) ou Keri-Anne Payne (Grã-Bretanha).

Masculinos

Oussama Mellouli

(Tunísia) 16 de fevereiro de 1984 (32 anos) Túnis

- Medalha de ouro nos 1500 metros livres nos Jogos de Pequim 2008

- Medalha de ouro na maratona de 10 km em Londres 2012 e bronze nos 1500m livres. O primeiro nadador a conquistar medalhas em piscina e natação em águas abertas nos mesmos jogos.

- Medalha de ouro na maratona de 5km no Campeonato Mundial 2013, em Barcelona, Espanha.

Chad Ho (Africa do Sul) 21 de Junho 1990 (25 anos)

- Medalha de Bronze no Mundial de Roma, 2009 (5km)

- Medalha de ouro no Mundial de Kazan, 2015 (5km);

Esteban Enderica (Equador) 30 de outubro de 1990 (25 anos), Cuenca, Equador.

- Recordista continental da América do Sul dos 1500 livres com 15:09.82

- Medalha de prata na taça do Mundo Cozumel, México 2015

- Madalha de Bronze na Taça do Mundo na China 2015

Christian Reichert (Alemanha) 7 de fevereiro de 1985 (31 anos) em Würzburg, Alemanha.

- Ouro por equipas no mundial de Barcelona 2013 e Kazan 2015

- 9.º lugar no Campeonato Mundial em Barcelona 10 km

- 1.º lugar na Taça do Mundo em Eilat (Israel) 10 km

- 2º lugar na Copa do Mundo em Lac-Mégantic (Canadá) 10 km

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

- 3.º lugar na Taça do Mundo de 10 km em Viedma (Argentina)

- 2.º classificado na Taça do Mundo Setúbal 2015

Yasunari Hirai (Japão) 2 de abril de 1990 (26 anos), Abiko, Chiba, Japão

- 15.º nos 10 km dos Jogos de Londres 2012

- Campeão Japan Championship 2009 e 2014

- 4.º classificado nos 10 km do Open Australiano 2012

- 2.º classificado no 10 km do Open Nova Zelândia 2014

Simon Huitenga (Austrália) 4 março 1988 Perth (28 anos), WA, AUS

- 15.º no Mundial de Kazan 2015

- 11º. nos 10 km no Mundial de Barcelona

- Melhor nadador australiano de Águas Abertas de 2014

Gergely Gyurta (Hungria) 12 de setembro de 1991 (24 anos), Budapeste.

- 13.º classificado no Mundial Kazan 2015

- 7.º no Mundial Kazan 2015 por equipas

- 14.º Classificado na Taça do Mundo Abu Dhabi 2016

- 7.º nos 800 livres do Europeu Londres 2016

- 4.º nos 1500 livres do Europeu Londres 2016

Outros nomes em destaque na prova masculina:

Lijun Zu (China)

Andreas Waschburger (Alemanha)

Sejin Kim (Coreia)

Davy Billiau (Bélgica)

Jan Kutnik (R. Checa)

António Arroyo (Espanha)

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

Mark Papp (Hungria)

Kirill Abrosimov (Rússia)

Yuval Safra (Israel)

Mateusz Jakub Sawrymowicz (Polónia)

Femininos

Mireia Belmonte (Espanha) 10 de novembro de 1990 (26 anos) em Badalona

- Medalhas de prata nas provas de 800 livres e 200 mariposa.

- 14.º lugar tanto nos 200 m quanto nos 400 m estilos, 15º no 4x100 m estilos, e 24º nos 200 m bruços em Pequim 2008

- Recordista mundial dos 400 estilos em piscina curta entre 2008 e 2009.

- Mireia Belmonte alcançou quatro mínimos olímpicos (800 livre, 200 mariposa, 200 e 400 estilos) para o Rio 2016.

Keri-Anne Payne (Grã-Bretanha) 28 de setembro de 1988 Joanesburgo (28 anos) , África do Sul

- Campeã Mundial dos 10 km em Roma 2009

- Campeã mundial dos 10 km em Xangai 2011

- Medalha de prata nos 10 km Jogos Londres 2012

Samantha Arevalo

(Equador) 30 de setembro de 1994 (22 anos) Cuenca, Azuay, Ecuador

- Bronze na Taça do Mundo de Viedma, Argentina 2016.

- Olímpica em Londres 2016 nos 800 livres com recorde nacional 8:49.29

- Campeã sul americana dos 5 km e vice-campeã dos 10 km em 2016.

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

Cecilia Elizabeth Biagioli (Argentina) 3 de janeiro de 1985 (31 anos) em Córdoba, Argentina

- Presente nos Jogos Olímpicos de 2000, 2004, 2008 e 2012

- Em Londres 2012 foi 17.ª nos 10 km em águas abertas com um tempo de 2.2.22 horas. Nos 800m livre foi 16.ª na geral.

- Ouro na prova de água de natação 10 km Jogos de 2011 Pan-Americanos

Kareena Lee (Austrália) 16 de Dezembro de 1993 (23 anos)

- 20.ª Classificada no Mundial de Kazan 2015

- Medalha de prata nos 5km e 10km s do Open da Austrália 2016

- Vencedora da Mooloolaba Mile 2014

Michelle Weber (África do Sul) 28 de setembro de 1996 (20 anos).

- 19.ª no Mundial de Kazan 2015

Outros nomes em destaque na prova feminina:

Chelsea Gubecka (Austrália)

Xin Xin (China)

Michelle Weber (RSA)

Jade Dusablon (Canadá)

Yumi Kida (Japão)

Zaira Cardenas (México)

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

NADADORES JÁ QUALIFICADOS PARA O RIO 2016

(TOP-10 Mundial Kazan 2015):

Masculinos:

Jordan Wilimovsky (EUA); Ferry Weertman (HOL); Spyros Gianniotis (GRE); Sean Ryan (EUA), Jack Burnell (GBR); Marc Olivier (FRA); Simone Ruffini (ITA); Richard Weinberger (CAN); Allan do Carmo (BRA); Federico Vanelli (ITA).

Femininos:

Aurélie Muller (FRA); Sharon Van Rouwendaal (Hol); Ana Cunha (BRA); Rachele Bruni (ITA); Anastasia Krapivina (RUS); Poliana Okimoto (BRA); Isabelle Harle (ALE); Kalliopi Araouzou (GRE); Haley Anderson (EUA); Eva Risztov (HUN).

QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA SETÚBAL 2012

Masculinos

1.º Oussama Mellouli (Tunísia)

2.º Richard Weiberger (Canadá)

3.º Peter Stoychev (Bulgária)

4.º Valerio Cleri (Itália)

5.º (África do Sul)

6.º Yasunari Hirai (Japão)

7.º Igor Chervynskiy (Ucrânia)

8.º Ivan Enderica (Equador)

9.º Arseniy Lavrentyev (Portugal)

40.º Vasco Gaspar

Qualificados vaga continental:

Yuriy Kudinov, Cazaquistão (vaga da Ásia),

Erwin Maldonado, Venezuela (América),

Csaba Gercsak, Hungria (Europa),

Kane Radford, Nova Zelândia (Oceânia)

Mazen Aziz, Egito (África).

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

Femininos

1.ª Haley Anderson (EUA)

2.ª Eva Riszt (Hungria)

3.ª Anna Olasz (Hungria)

4.ª Yanqiao Fang (China)

5.ª Ashley Twichell (EUA)

6.ª Zsofia Balazs (Canadá)

7.ª Ophelie Aspord (França)

8.ª Natalia Charlos (Polónia)

9.ª Anna Guseva (Rússia)

10.ª Karla Sitic (Croácia)

21.ª Terri Tang (Hong Kong)

23.ª Yumi Kida (Japão)

25.ª Angélica André (Portugal)

30.ª Daniela Pinto (Portugal)

Qualificadas por vaga continental:

Olga Beresnyeva, da Ucrânia (vaga da Europa)

Cara Baker, Nova Zelândia, (Oceânia)

Yanel Pinto, Venezuela (América)

Heidi Gan, Malásia (Ásia)

Jessica Roux, África do Sul (África).

ÁGUAS ABERTAS EM PORTUGAL

Designa-se por natação de águas abertas, natação de alto mar, natação de águas livres, natação de longa distância ou natação de fundo a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar.

Dadas as grandes distâncias percorridas, é por vezes designada por maratona aquática, embora não sejam por norma disputadas distâncias iguais à longa corrida terrestre de mais de 42 km.

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

Esta modalidade remete às origens da natação, quando ainda não havia piscinas. Nos finais do século XIX as competições em águas abertas tiveram uma grande aceitação porque, devido à existência de poucas piscinas, as competições de natação desenrolavam-se utilizando os meios aquáticos naturais.

Tornaram-se célebres as travessias do canal da Mancha e as longas maratonas natatórias que ocorriam nos rios e no mar de todo o mundo. Há uns anos a esta parte, estas competições têm renascido e algumas delas são já consideradas um marco na Europa. Hoje as provas são divididas entre as de distância inferior e superior a 10km.

Nos campeonatos mundiais são realizadas três provas da modalidade, nas distâncias de 5km, 10km e 25km, sempre para mulheres e homens.

Em 27 de Outubro de 2005, o Comité Olímpico Internacional decidiu integrar as águas abertas no programa dos Jogos Olímpicos de Verão Pequim 2008. Portugal iniciou também o processo de desenvolvimento do rendimento das águas abertas com a participação internacionais a partir de 2006. Em Pequim participou com dois atletas: Arseny Lavrentyev (SAD Algés) e a Daniela Inácio (CF Belenenses). Em Londres 2016, Portugal voltou a estar representado por Arseny Lavrentyev.

Em Portugal, durante décadas realizou-se anualmente a Travessia do Tejo, no percurso clássico da Trafaria a Algés, prova que arrastava muitos espectadores, às suas margens, para assistir.

Durante os anos 40 e 50, o maior expoente português, deste tipo de competição, foi o nadador Baptista Pereira que efetuou diversas travessias em todo o mundo e bateu inúmeros recordes.

Mais recentemente nadadores de maratonas aquáticas como Miguel Arrobas e Nuno Vicente efetuaram travessias de grande relevo em Portugal Continental e Ilha da Madeira, bem como a travessia do Canal da Mancha, seguindo os passos do mítico Baptista Pereira.

Nos dias 21 de maio realizaram-se os Campeonatos de Portugal na barragem de Castelo de Bode com a vitória pertencer a Rafael Gil e Angélica André.

LISTA DOS INSCRITOS http://www.fina.org/sites/default/files/general/ows_entries.pdf

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

PERCURSO DA COMPETIÇÃO

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

CAMPUS DA COMPETIÇÃO

Fina Marathon Swimming Olympic Games Qualification

Tournament DOSSIER DE IMPRENSA

INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Federação Portuguesa de Natação

Moradia do Complexo do Jamor, Estrada da Costa

1495-688 Cruz Quebrada-Dafundo

E-Mail: [email protected]

Telefone: 214 158 190/1 http://www.fpnatacao.pt/

Presidente do Comité Organizador

Luís Liberato Baptista

Phone: +351 265 545 180

Fax: +351 265 545 187

Email: [email protected]

Gabinete de Comunicação

Federação Portuguesa de natação

Cipriano Lucas [email protected]

916183351

Câmara Municipal de Setúbal

Paulo Anjos [email protected]

916615864

Mais informação em: http://www.fina.org/ http://www.fpnatacao.pt/federa%C3%A7%C3%A3o/documentos/dossier-de- imprensa/1464222956-marathon-swimming-olympic-games-qualification

Direto em FINA's Youtube channel