CURRAL DE DENTRO

1

PROPOSTA DE GOVERNO DO CANDIDATO SEBASTIÃO ALVES DOS SANTOS (TIÃO MUQUIBA) E WILTON VIANA SOARES NA ELEIÇÃO DE 2016 (1º DE JANEIRO DE 2017 A 31 DE DEZEMBRO DE 2020)

GESTÃO ÉTICA, DEMOCRÁTICA, RESPONSÁVEL E TRANSPARENTE EM BUSCA DE RESULTADOS.

CURRAL DE DENTRO – Programa de Governo

2 Sumário

APRESENTAÇÃO ...... 4 HISTÓRIA DE CURRAL DE DENTRO ...... 5 SAÚDE ...... 6 EDUCAÇÃO ...... 8 CULTURA ...... 9 JUVENTUDE ESPORTE E LAZER ...... 10 AÇÃO SOCIAL - Juntos com você nas causas sociais ...... 11 INFRAESTRUTURA E AGRICULTURA – para todo município ...... 12 TRANSPORTE ...... 14 SEGURANÇA PÚBLICA ...... 15 SERVIDOR PÚBLICO...... 15 CRIAR PLANO DE CARREIRA EFICIENTE ...... 15

3

APRESENTAÇÃO

Os candidatos assumiram, com a comunidade Curraldentrensse, o desafio de construir uma gestão pública pautada pela postura ética, responsável, transparente e participativa, com ênfase na qualidade de vida para todos e no bem-estar das pessoas. Caberia aos gestores públicos a missão de promover o atendimento das necessidades da população mediante um olhar mais criterioso para o ser humano como centro de todas as ações da Gestão Pública.

“Em consonância com os princípios e metas governamentais do Partido Democrático Trabalhista — PDT a coligação Unidos para um novo futuro apresenta seu Plano de Governo para o Município de Curral de Dentro-MG. Propomos seguir as diretrizes de uma gestão compartilhada, voltada para a inclusão social e o equilíbrio financeiro, que são os pilares das gestões do PDT em todas as esferas de governo. (grifo nosso).

Em específico para a Prefeitura Municipal de Curral de Dentro propõe-se desenvolver simultaneamente um planejamento de longo prazo e o atendimento às necessidades mais prementes da população nas áreas prioritárias de saúde, educação, segurança, desenvolvimento social, cultural e esportivo.

Propõe-se pensar a cidade a partir de uma visão ampla e articulada com as esferas de governo Estadual e Federal, estabelecendo as prioridades para os setores de habitação, trânsito e transporte, trabalho e renda, lazer, cultura, meio ambiente e agropecuária. Assim como o perímetro urbano, também as comunidades rurais receberão um planejamento específico de suas prioridades, quer sejam de curto, médio e longo prazo.

Propõe-se a construção efetiva de uma gestão pública compartilhada, com a participação de todos os segmentos sociais, tanto através de representação organizada, como do próprio cidadão, que deverá ter o acesso facilitado que permita sua participação em decisões, como garantia de controle social e aperfeiçoamento democrático.

A meta prioritária do candidato Sebastião Alves (Tião Muquiba) e Wilton Viana Soares é promover o desenvolvimento econômico e a geração de emprego com equidade social e sustentabilidade.

4 HISTÓRIA DE CURRAL DE DENTRO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Geograficamente, Curral de Dentro está localizado no Norte de , com a área de 572,5 Km², e a população de 7.491 habitantes, estimada pelo IBGE (2015), com uma área urbana de aproximadamente 2 Km2. Faz parte da bacia do Rio Pardo, porém não existe nenhum grande rio que banhe o município, mas existem pequenos riachos. Os dois rios mais importantes são: Rio Itaberaba e Rio Mosquito, existindo também outros menores. A principal rodovia que serve o município é a MG 251. Os municípios que fazem divisa com Curral de Dentro são: Águas Vermelhas, , Cachoeira de Pajeú, e . Há quarenta anos, Curral de Dentro era apenas um lugarejo, onde o primeiro habitante era um Sr. Chamado Capitão Ramirão, que era dono de toda esta área cercada por vegetação denominada “gerais” e “matagal”, cercado por lagoas que receberam o nome de: Lagoa de Curral de Dentro, Lagoa da Laje, Lagoa da Fortuna, Lagoa Funda, Lagoa do Marinheiro, Lagoa do Nero, Lagoa do Gerais, Lagoa Formosa, Lagoa do Cambucão, Lagoa do Capão e Lagoa do Piripiri. A maior destas lagoas é a Lagoa de Curral de Dentro, localizada dentro da cidade, onde muitas crianças e jovens se divertiam em suas proximidades, antigamente. Algumas, são lagoas temporárias, e são localizadas nas proximidades do município, no meio rural. O Sr. Ramirão possuía muito gado e construiu um curral grande e um menos dentro deste, para separar o gado. É por esse motivo que a cidade recebeu o nome de Curral de Dentro. Os currais foram construídos na atual Praça Miguel Alves dos Santos e serviam para os fazendeiros, seus capatazes e vaqueiros prenderem o gado, quando passavam pela região e precisavam pernoitar, sem se preocupar.

5 PROPOSTAS

SAÚDE A qualidade dos serviços de saúde pública permanece como um grande desafio para todos os gestores. A rede municipal de saúde está estruturada na integralidade da atenção ao usuário, mas isso nem sempre se converte em um atendimento de qualidade, já que são crescentes as reclamações dos cidadãos e a judicialização dos pedidos de medicação e serviços médicos específicos.

O investimento e a busca de recursos nos governos estadual e federal serão uma prioridade para a ampliação e implantação de uma assistência médico- hospitalar voltada tanto para a ação preventiva quanto para atenção especializada. Neste processo terá especial atenção o servidor que atua na rede pública de saúde e que é o responsável direto pela acolhida do cidadão/paciente. Este servidor precisa da efetiva implantação de uma política de recursos humanos que o valorize e que promova seu constante aperfeiçoamento profissional. Dentro de tais metas, propõem-se para a rede pública de saúde do Município de Curral de Dentro as seguintes ações:

 Participação Efetiva em campanhas de prevenção e educação em saúde.

 Melhorias nas UBS’s e PA´S tanto no que se refere aos equipamentos, como em suas estruturas físicas e de recursos humanos.

 Aquisição de aparelho de Raio X, desfibrilador cardíaco mais moderno, material odontológico, e outros.

 Reforma das instalações das UBS’s que estiverem com deficiências estruturais.

 Ampliação das equipes e UBS´S do Programa Saúde da Família do Bairro Bela Vista.

 Reorganização do serviço e aquisição de novas ambulâncias.

 Ampliação e reorganização do acesso a medicamentos e a exames radiológicos laboratoriais e outros.

 Aperfeiçoamento do sistema de atenção especializada, com ênfase na reabilitação.

6  Facilitar o acesso à rede de saúde para as famílias em condições de maior vulnerabilidade sócio-sanitária, tanto através dos serviços médicos, como de ações preventivas de educação e orientação específica.

 Aperfeiçoamento dos sistemas informatizados de marcação de consultas exames e internações.

 Fortalecimento do serviço de vigilância sanitária.

 Promover a melhoria da gestão do sistema municipal de saúde pública por meio da padronização de procedimentos, regulação sobre os fluxos de pacientes e circulação eficiente das informações na rede de serviços.

 Atendimento multiprofissional à gestante.

 Maior atenção às pessoas idosas com especialidades consultas geriátricas.

 Médico sobre aviso e priorizar regularização PA.

 Maior atenção aos pacientes de Oncologia, Urologia e outros.

 Apoio e hospedagem à pacientes que deslocarem para tratamento em .

 Ampliar o número de cotas e mais acesso das especialidades de exames e consultas para o CISARP.

 Apoio de pessoal e infraestrutura para o posto de atendimento do SAMU, o qual já está previsto a instalação no município de Curral de Dentro.

 Buscar parcerias com instituições para tratamento de dependentes químicos, com ênfase para o atendimento aos alcóolatras também através do A.A. (Alcóolicos Anônimos).

 Buscar academia da saúde para o distrito de Maristela.

 Aumento na equipe técnica e melhoria da UBS de Maristela.

7 EDUCAÇÃO O segundo maior desafio para a gestão pública é melhorar a qualidade da educação no Ensino Fundamental, e estender o acesso à Educação Infantil a todas as famílias que necessitam deixar os filhos em creches enquanto os pais trabalham.

As profundas e irreversíveis mudanças tecnológicas podem significar a exclusão de grande parcela da população, que não tenha o acesso assegurado a uma educação de qualidade, que é a porta de entrada para a inclusão na atual Sociedade do Conhecimento. Mais do que escola para todos é necessário uma boa educação, com a efetiva aprendizagem inclusive de manuseio das atuais e sempre inovadas Tecnologias da Informação.

Assegurar um ensino de qualidade passa necessariamente pelo viés pedagógico, pela valorização do profissional da educação e pela promoção de seu contínuo aprimoramento. A rede de ensino municipal e seu corpo de servidores precisam da implementação de políticas de valorização, democratização e participação de todos os segmentos envolvidos na formação e preparação dos nossos jovens. Diante da necessidade premente de melhoria nas condições de ensino/aprendizagem, propõem-se as metas abaixo para a rede municipal:

 Investimentos na aquisição de equipamentos e mobiliário para as escolas da rede municipal de ensino.

 Ampliação e reforma das Escolas Municipais que estiverem com estrutura física deficitária.

 Aperfeiçoamento do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Municipal, que atendeu a uma reivindicação histórica dos professores da rede municipal de ensino e criação para demais áreas, Servente Escolar, Auxiliares de Secretaria.

 Consolidação da proposta de gestão democrática, de participação da família e da comunidade escolar.

 Aumento do número de matrículas na rede municipal de ensino.

 Aumentar a oferta de vagas na Educação Infantil nos próximos quatro anos.

 Aumento do número de profissionais do magistério.

8  Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola, que propicia maior autonomia e melhores condições de funcionamento para as escolas municipais.

 Ampliação da oferta de cursos profissionalizantes, valorização e modernização dos que já são oferecidos.

 Dedicar esforços à melhoria do aprendizado no Ensino Fundamental, com o acompanhamento prioritário para os alunos que apresentem dificuldade de aprendizagem.

 Melhorar o resultado dos alunos no IDEB.

 Manter diálogo constante com os órgãos da esfera estadual e federal para a busca de recursos, métodos, programas, enfim, toda e qualquer ação que contribua para a melhoria da qualidade de ensino e ampliação da rede municipal.

 Valorização os profissionais da educação quanto à remuneração em todos segmentos: técnicos, administrativo Pedagógico e Servente Escolar.

 Reforma física dos prédios das escolas municipais.

 Melhoria no acervo pedagógico.

 Apoio direto de profissionais da saúde nas escolas para melhoria do atendimento.

 Melhoria na merenda escola.

 Atuação de profissionais específicos nas aulas de Educação Física.

 Criação de uma vaga de Diretor e Vice-diretor na Escola Municipal Pequeno Príncipe e na Escola Municipal Hermógenes Ferreira dos Santos, no distrito de Maristela.

CULTURA Significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

 Em parceria com as igrejas, tentar criar grupo de música e fanfarra.

9  Firmar parcerias público-privada, para viabilizar a compra de instrumentos musicais para a musicalização de crianças e jovens, promovendo o resgate e a inclusão social.

 Manter e fomentar maior incentivo à Festa do Padroeiro da cidade (São João Batista), Aniversário da Cidade, Festas Evangélicas, Cavalgadas, Festa do Trabalhador, Dia da Mulher e outras.

 Apoio e incentivo aos jovens em projetos de danças, teatros e projetos relacionados à cultura.

JUVENTUDE ESPORTE E LAZER

As noções fundamentais da concepção desta política, de gerar oportunidades para assegurar direitos aos jovens, tem com objetivo geral complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, e criar condições para inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional e outros.

 Incentivo à escolas (municipais e estaduais) para práticas esportivas diferenciadas.

 Apoio à participação em competições regionais.

 Incentivo de eventos nas escolas para conscientização do combate ao uso de drogas.

 Criação do programa Valores da Terra, com o objetivo de descobrir talentos.

 Promover aquisição de material esportivo para aula de educação física.

 Incentivar a prática de jogos escolares e campeonatos intermunicipais.

 Incluir no calendário oficial eventos do município “Dia da Consciência Jovem” a ser comemorado todo último domingo do mês de abril.

 Implantação do Projeto “Atleta do Amanhã” incentivo ao esporte.

 Fortalecer o apoio e incentivo aos jovens à participarem de cursos (informática) que são desenvolvidos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

10  Buscar junto aos ministérios, programas e projetos voltados à juventude.

 Implantação do Projeto “Eu me Identifico” buscando junto aos órgãos competentes, documentos de identidade (RG) para jovens e adolescentes.

AÇÃO SOCIAL - Juntos com você nas causas sociais

A Secretaria Municipal de Educação de Desenvolvimento Social é responsável por oferecer informações legais às instituições parceiras, orientar tecnicamente monitorar e avaliar a rede, propor, estimular troca de experiência, possibilitando que cada ator social envolvido na política cumpra o seu papel.

 Programas de assistência às famílias com vulnerabilidade social.

 Implantar e/ou manter Programa Bolsa Cidadão, a fim de erradicar a miséria.

 Criação de Centro de Convivência e Associação de apoio ao Idoso.

 Apoio psicossocial aos abrigos para atender crianças e adolescentes em situação de risco.

 Buscar parceria com instituições para tratamento de dependentes químicos.

 Revitalizar a Cozinha comunitária e Horta Comunitária.

 Buscar junto aos “Ministérios ou órgãos competentes” recursos para a criação de renda a partir de matéria-prima local.

 Apoio ao CMDCA.

 Efetivar parceria na busca de formação profissional SEBRAE, SENAI.

 Apoio às Associações na busca de implementar cursos profissionalizantes.

 Equipe técnica Sede e Distrito.

11 INFRAESTRUTURA E AGRICULTURA – para todo município

A infraestrutura é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do nosso município. Sem ela, o nosso município não consegue desenvolver adequadamente.

A agricultura familiar, o cultivo da terra realizado por pequenos produtores rurais, tendo como mão de obra, essencialmente o núcleo familiar.

 Preparar projetos para construção de área de lazer permanente.

 Construção, reforma e ampliação de Praças.

 Construção da praça do Bairro Bela Vista.

 Jardinagem em praças, logradouros e canteiros centrais.

 Parcerias para expansão de rede de água e esgoto.

 Pavimentação, arborização e sinalização de ruas e avenidas.

 Regularização fundiária.

 Construção e reorganização da cozinha comunitária.

 Construção de uma ponte no rio da Gameleira.

 Ampliação, reforma e iluminação do cemitério sede e igrejinha Padre Cícero.

 Ampliação e reforma dos cemitérios de Itaberaba I e II, Maristela e Gameleira.

 Extensão e manutenção da rede de energia elétrica em todo o município.

 Construção de uma praça com arvores frutíferas (serrado e/ou nativas) no bairro ??????

 Buscar recursos para construção de unidades habitacionais (minha casa minha vida).

 Construção de Clínica de Fisioterapia.

 Melhoria da coleta de lixo, conscientização para uma possível coleta seletiva para facilitar a reciclagem.

 Instituir o Programa de coleta do lixo eletrônico.

12  Buscar licença ambiental para a revitalização da Lagoa, recuperação da nascente, viabilizar a criação e construção de uma pista de cooper em volta da lagoa, com parquinho infantil e academia da saúde.

 Aquisição de veículos?????? para a sede e distrito de Maristela.

 Possibilitar e viabilizar um ponto de apoio à comunidade de Maristela, visto que o acesso à sede do município é distante.

 Firmar parcerias com empresas de reflorestamento e mineradoras na formação e manutenção de viveiro de mudas de árvores nativas.

 Revitalização da Usina de Reciclagem e criação de uma composteira para transformar lixo orgânico (sobras de frutas e legumes) em adubo.

 Reforma da quadra de Maristela, manutenção da quadra da sede.

 Reforma do Mercado Municipal e reorganização da Feira, garantindo espaço para agricultura do muncípio de Curral de Dentro.

 Viabilizar a disponibilização de recursos para construção de uma creche no distrito de Maristela.

 Manutenção e construção de mata-burros, estradas e bacias de contenção de enxurrada, para conservação das estradas.

 Elaboração de um cronograma junto às comunidades rurais e CMDR, para aquisição e uso de máquinas na prevenção e convivência com a seca evitando a falta d’água.

 Elaborar em parceria com a EMATER, IEF e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um cadastramento de nascentes do município para posterior proteção e conscientização do uso racional dos recursos hídricos.

 Garantir e viabilizar vagas de filhos de agricultores na EFA (Escola Família Agrícola) de Taiobeiras.

 Manutenção de Poços Artesianos.

 Discutir com a comunidade de Maristela a possibilidade de um espaço para comércio (com padronização de espaços) para a produção agrícola desta região.

 Garantir o aporte do programa Bolsa Estiagem.

13  Desenvolvimento de programas de fomento à agricultura, como o de incentivo à horticultura, integrando pequenos horticultores, e programas para as culturas agrícolas.

 Desenvolvimento de programas de fomento à pecuária, como os de incentivo à produção de leite, ao confinamento de bovinos, à nutrição animal, à avicultura de corte e à suinocultura.

 Manutenção de parcerias com instituições envolvidas com o desenvolvimento da agropecuária: SINDICATO,IDENE, EMATER-MG, IMA, IEF.

 Ampliação das linhas de transporte coletivo para comunidades rurais.

 Ampliação e/ou implantação do Programa de Saúde da Família.

 Manutenção e aprimoramento dos programas de atendimento ao pequeno produtor e à agricultura familiar.

TRANSPORTE  Manutenção da frota do transporte em condições dignas para transportar os alunos com segurança (ver possibilidade de monitorar os veículos)

 Manutenção e limpeza periódica dos veículos da prefeitura.

 Apoio e ampliação do transporte nos dias de feira e festividades.

 Atender o transporte de alunos nos cursos de formação técnica e superior que cursarem em cidades vizinhas.

 Manter sempre veículo de plantão e sobre avio para atender às eventuais solicitações da Secretaria de saúde.

 Aquisição de mais veículos e ambulâncias para as demandas do município.

 Destinar um veículo à disposição da Assistência Social para visitas domiciliares

 Disponibilizar um veículo à disposição da Fisioterapia para os atendimentos domiciliares às pessoas impossibilitadas de se locomoverem.

14 SEGURANÇA PÚBLICA

Curral de Dentro clama por mais segurança. O aumento da criminalidade amedronta o cidadão, que recorre a vários outros tipos de seguranças particulares, buscando a prevenção contra ilícitos e tornando-se cada dia mais refém do medo em seu próprio lar ou comércio. Infraestrutura física apoio quando necessário em campanhas educacionais, manutenção de veículos e outros.

 A proposta da Coligação Unidos para um novo futuro é a implantação efetiva do programa olho vivo.

 Integração da sociedade com os programas da polícia militar na prevenção e orientação contra o uso de drogas violência doméstica e outros ilícitos.

SERVIDOR PÚBLICO

Em primeiro lugar, a proposta ora apresentada está pautada fortemente em torno de humanização e da valorização do terceiro setor, preceitos que norteiam o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

A valorização do servidor e a dignificação da profissão serão pontos de honra do governo municipal, dando liberdade de acesso ao servidor junto ao prefeito, valorizar a qualificação profissional.

CRIAR PLANO DE CARREIRA EFICIENTE Uma das mazelas encontradas durante pesquisa junto aos servidores da Prefeitura Municipal de Curral de Dentro é a questão da falta de um plano de carreira eficiente, que valorize o trabalho, a qualificação profissional e que seja, ao mesmo tempo, viável para os cofres públicos e satisfatório para os anseios dos servidores. Assim, este Plano de Governo visa a criação, também deste plano de carreira, com participação Constante dos representantes dos servidores públicos em uma gestão compartilhada dessas decisões para criação do plano.

15