PLANO DE GOVERNO

2021-2024

Prefeito Carlos Alberto Martins

Vice Gilberto Piassa

Amparo/SP

Setembro de 2020

NOSSA CIDADE

Fundada, em 8 de abril de 1829, Amparo está localizada a 130Km da capital do Estado de na Serra na Mantiqueira, hoje, com 191 anos, a cidade de Amparo conta com 446 km², possui a densidade demográfica de 147,75 hab./km², segundo último senso, são mais de 71.000 habitantes, com crescimento anual da população (2000-2010) de apenas 0,86%, a taxa de urbanização é de 78,71%; em 2010 nasceram 730 crianças com vida. (fonte IBGE).

1

Carta aberta ao Povo de Amparo

Na condição de cidadão amparense nato, aos 40 anos de idade, Carlos Alberto Martins sente-se totalmente preparado e vocacionado a se apresentar à população desta cidade como candidato à Prefeito.

O que veremos abaixo, denominado Plano de Governo, são diretrizes que vem observando e estudando com profundidade, os indicadores sociais desde 2008, quando foi eleito vereador de Amparo (2009-2012).

Muitas das ideias e compromissos que submete à população, já teve a oportunidade em fomentar o debate nas eleições de 2012 e 2016, ocasião que, por muito pouco, apenas 1.116 votos, não teve o privilégio de ser eleito prefeito desta terra que tanto ama.

Além da sua formação em direito e por exercer o “sacerdócio” da advocacia, cursou cinco pós graduações (Direito Constitucional, Trabalhista, Processual Civil Previdenciário e Gestão Pública com Auditoria), mas teve uma escola prática que foi o mandato de vereador entre 2009 e 2012. Na ocasião participou na elaboração e discussão das (LO) Leis Orçamentárias e (LDO) Leis de Diretrizes Orçamentárias, peças de real importância na condução de políticas públicas, responsáveis pelo cronograma de investimentos no município. Entre 2013 e 2014, devido às especializações em Gestão Pública e Auditoria, teve a oportunidade de trabalhar em órgão junto a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (IPEM), onde atuou como Diretor de Compras e posteriormente Auditor-Chefe no Estado de São Paulo.

O candidato a Vice Prefeito, Gilberto Moreira Piassa Filho tem 37 anos, é Biólogo e Mestre em Ciências - Biotecnologia. Ingressou na política por influência dos amigos e da família, que enxergavam nele um interesse genuíno em contribuir com a sociedade de forma ativa. Seu trabalho na câmara municipal foi marcado pela constante luta por mais transparência dos atos do poder público. Sempre atuante, ganhou destaque por projetos que foram aprovados e trouxeram diversos benefícios para a população amparense. Presidiu a “CPI das Fake News”, na apuração de fatos relacionados a publicidades, bem como reiteradas publicações de notícias de conteúdo duvidoso, mostrando mais uma vez que seu compromisso é com a verdade. Fundou também o grupo „Amparo Conectado‟, que conta hoje com mais de 36 mil membros, que compartilham temáticas de relevância para ao município, nas redes sociais.

É bem verdade que nos dias de hoje a Gestão Pública em qualquer da sua esfera, exige de seus agentes não somente a boa vontade e boas intenções, o desafio de administrar uma cidade exige competência técnica para que a administração pública tenha eficiência e probidade, premissas indispensáveis de exigência legal (Constituição Federal e demais leis) e de esperança da sociedade.

Reiterando a máxima que os acompanha, temerário, seria se, conhecedores da estrutura do orçamento municipal se arvorassem a prometer em sua campanha eleitoral a realização de projetos, que na sua essência, seriam nulos e inexequíveis levando-se em conta o comprometimento do orçamento, que será votado este ano, pela Câmara Municipal para execução de 2021.

2

Perto de 90% do orçamento de 310 milhões já estão comprometidos com o custeio da maquina pública (25% Educação, 22% Saúde e próximo de 48% folha de pagamento), além dos compromissos assumidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Pluri Anual de despesas vinculadas, portanto, o Chefe do Executivo precisa ter bom trânsito político para atrair convênios e recursos para o município.

A grande demonstração de competência e habilidade administrativa está em, com os recursos orçamentários já definidos, promover as mudanças reclamadas pela população, respeitando a legalidade do processo, buscar recursos além da arrecadação tributária local, em outras esferas de governo, através de transferências voluntárias de recursos, emendas parlamentares, Projetos Específicos com financiamento dos Ministérios e outros órgãos da administração federal e estadual, além de parcerias com a iniciativa privada por intermédio das PPPs (Parceria Público Privada).

O Programa de Governo que segue nas páginas seguintes leva em conta esta premissa e conta com ações que serão tomadas a curto, médio e longo prazo. Nosso programa tem como foco: a MUDANÇA DE ATITUDE do Poder Executivo, do Funcionalismo e, fundamentalmente, aproximar o Poder Público dos cidadãos.

Gestão pública de qualidade será a mola propulsora dos demais agentes envolvidos na racionalização de recursos públicos. Do Poder Executivo – PREFEITURA – espera- se a, partir da posse como Prefeito de Amparo, 01.01.2021, uma ação PROATIVA na administração da cidade com ideias inovadoras, tecnologias, sem deixar de atuar fortemente na área social, saúde, educação e geração de emprego e renda.

Incentivar o funcionalismo para atender melhor o cidadão faz parte de uma série de ações de valorização destes servidores públicos municipais, que responderá ao usuário do serviço público municipal com qualidade e gentileza. A liderança pelo exemplo será uma marca de nossa administração que irá contagiar os Cidadãos para exigirem um serviço público de qualidade, sentindo-se corresponsáveis pelo uso racional dos recursos públicos. Em paralelo com o aperfeiçoamento do atendimento ao cidadão, vamos caminhar com ações concretas de valorização destes servidores que há tempo vem sendo descartados por ausência de políticas públicas.

Esta política vem ao encontro da plataforma comum de nossos Vereadores no que diz respeito ao fortalecimento dos CONSELHOS MUNICIPAIS, com a criação da Casa dos Conselhos. Passa pelo fortalecimento dos Conselhos Municipais, prover-lhes voz para que possamos designar caminhos a seguir e que levem ao encontro dos anseios da maioria da população. À Gestão Pública cabe a responsabilidade de aplicar os recursos públicos dentro da legalidade e procurando executar uma linha de conduta oriunda destes Conselhos.

Governar e proporcionar “MUDANÇA DE VERDADE” é a tônica da nossa plataforma e pretendemos, com isto, dar velocidade e transparência à administração dando a importância que cada Cidadão merece, e ao mesmo tempo contar com a colaboração destes Cidadãos no que diz respeito a contribuição e fiscalização da administração pública.

Gastar não, mas fundamentalmente INVESTIR BEM OS RECURSOS! Temos que acompanhar de perto o uso dos recursos públicos e não hesitaremos em pedir a colaboração dos Cidadãos e das entidades constituídas para cumprimento desta meta que será o trivial na nossa Administração.

3

Nossa plataforma é signatária do Programa Cidade Sustentável e utilizaremos desta consultoria de alto nível, implantada em diversos municípios brasileiros, como forma de buscar soluções para problemas comuns já resolvidos em outras localidades e, apresentar soluções encontradas na condução do cotidiano de nossa cidade (www.cidadessustentaveis.org.br).

A interação entre os departamentos da Administração Pública, aparecerá por diversas vezes em nosso Plano de Governo - terá o significado da integração, ou seja, trabalho em conjunto entre as diversas secretarias da nossa administração - sinergia para que os esforços de cada uma delas possam ser aproveitados ao máximo por outras áreas, por exemplo, cursos de qualificação da mão de obra: Secretarias da Educação com o Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços.

Diante dessas premissas, propomos a viabilização do presente Programa de Governo de forma participativa, racional, coerente, sustentável e principalmente voltada para o Ser Humano, valorizando o trabalho em equipe e a competência técnica em detrimento do fator político.

E, é por estes motivos, que recorremos aos eleitores de forma respeitosa para dar conhecimento do nosso Plano de Governo que, acima de tudo, e, democraticamente, destina espaço para contribuição daqueles que desejarem participar de um NOVO projeto para a Cidade de AMPARO – MUDANÇA DE VERDADE.

Cordialmente

CARLOS ALBERTO MARTINS – PREFEITO GILBERTO PIASSA – VICE PREFEITO COLIGAÇÃO – MDB, DEM, AVANTE, PODEMOS E PATRIOTAS.

Carlos Alberto Martins é Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade São Francisco (USF); Cursou pós graduação em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica; (MBA) em Gestão Pública e Auditoria pela Universidade Salesiana; Direito do Trabalho pela Escola Superior da Advocacia (ESA); Direito Previdenciário pela Faculdade Legale de São Paulo e Processo Civil também pela PUC - Advogado OAB/SP 302.561militante; Professor de Direito, Vereador (2009- 2012) de Amparo/SP – Gerente Financeiro certificado pela ANBID (Agência Nacional de Bancos de Investimentos); Radialista (Rádio Cidade das Águas 101,3 FM) desde 1998, ex-gerente comercial do Santander S/A (2005-2010); ex-gerente do Citibank (2003 - 2005); ex- diretor da Federação da FEEB (Federação dos Empregados de Estabelecimentos Bancários) dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Foi Diretor de Suprimentos e Auditor Chefe do órgão da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (IPEM).

Gilberto Moreira Piassa Filho, 36 anos, é Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Amparense; Mestre em Ciências (Área: Biotecnologia) pela Universidade de São Paulo (2010). Desenvolveu seu projeto no Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan e na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia. É coautor em duas publicações em revistas científicas internacionais; Vereador (2017-2020) de Amparo-SP; possui ampla experiência no setor de Turismo, Recreação e Comércio. Fundador do Grupo Amparo Conectado :) o maior grupo do município (36 mil membros de Amparo) e principal canal de comunicação da população com os poderes Executivo e Legislativo.

4

PROGRAMA DE GOVERNO

Na condição de postulante ao cargo de Prefeito Municipal, tenho como ideário, objetivos definidos no que diz respeito à condução político administrativa do município de Amparo, inspirado no programa defendido e debatido por grupos da cidade, cujos alguns dos pontos principais descrevemos abaixo:

O PODER LOCAL: os municípios devem recuperar o conjunto de competências necessárias ao seu exercício que significa a gestão do dia a dia da população. Deve passar à órbita municipal a gestão efetiva dos transportes e do trânsito, das águas e esgotos, do meio ambiente, da segurança, da saúde, da educação e dos demais setores básicos de imediato interesse da população.

1. EDUCAÇÃO

AMPARO HOJE

A Educação deve ser setor fundamental em qualquer cidade, pois trata da formação das futuras gerações. Na década passada, a educação de Amparo recebeu uma melhora significativa quanto à sua estrutura, pessoal e ferramentas. Naquele período, foram implantados programas como o de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o de Educação Inclusiva, que garante acesso qualificado e diferenciado reconhecido em toda região por contemplar os princípios de um ensino verdadeiramente inclusivo, que busca eliminar as barreiras que impedem o melhor aproveitamento dos alunos com deficiência. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com Leis que garantem o funcionamento do Sistema de Ensino: Plano Municipal de Educação em consonância com Leis superiores, Estatuto do Magistério e Plano de Carreira, porém ainda há muito o que fazer. É preciso investir em capacitação e incentivar o investimento próprio de professores em melhora na sua formação, uma vez que grande parte da rede conta com pós- graduação, custeada com recursos próprios, o que qualifica o atendimento oferecido às nossas crianças. Em 2020, estamos vivendo um ano atípico, em virtude da pandemia de COVID-19. E quando os alunos mais precisaram, foram os professores que demonstraram sua grande capacidade de inovar e se reinventar, utilizando-se dos mais diversos meios, inclusive recursos próprios, para garantir que seus alunos durante as atividades remotas, pudessem manter o foco nas atividades escolares. Apesar de toda dificuldade, como falta de acesso à internet, recursos tecnológicos e falta de investimento por parte do poder público, as escolas garantiram o melhor atendimento possível, buscando não deixar nenhum aluno fora do processo de educação, neste momento junto à família. Porém, 2021 precisa ser um ano “dobrado”, é necessário um planejamento focado na oferta de conteúdo pedagógico para garantir que nossas crianças consigam seguir seus estudos, resgatando o conteúdo que não foi aplicado em 2020. Uma tarefa que precisa ser muito bem enfrentada. O grande objetivo deste grupo é principalmente elevar o aproveitamento, que hoje conta com o índice de IDEB 6,5, garantindo educação de qualidade para todos e todas e promovendo o acesso através de todos os recursos possíveis, pois é na Educação que se concentra o maior potencial de desenvolvimento de um município, um estado, um país.

5

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

A educação como instrumento da formação plena de cidadãos, cientes e conscientes de seus deveres e direitos, será transformada através da aplicação das seguintes premissas:

 Desenvolver programas e projetos educacionais para atingir outros segmentos da população que não tiveram oportunidade de ter uma educação regular;

 Continuar e aprimorar o Programa de Educação Inclusiva e promover a educação ética e cidadã, o respeito à diversidade racial, cultural, sexual e religiosa;

 Levar para as escolas o programa “APRENDA BRINCANDO” com apresentações culturais (teatro, música, literatura) na formação dos alunos;

 Garantir a universalização e a qualidade de ensino em todos os níveis, assegurando a participação da comunidade na gestão das escolas;

 Garantir a disponibilização de material escolar (kit escolar) e uniforme para todos os alunos da rede municipal de ensino até 2023;

 Acompanhamento psicossocial aos alunos que se destacarem com comportamento incompatível ao ambiente escolar e dificuldade no aprendizado, sempre interagindo com a família na solução dos problemas.

 Discutir com os profissionais da educação, a possibilidade de implantar metodologia padronizada de ensino na Rede Municipal de Educação, como por exemplo o Sistema SESI de ensino;

 Ter como meta de governo no campo da educação a melhoria da posição atual da cidade de Amparo no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com ênfase no ensino fundamental de 1ª a 5ª série.

 Investir na inovação e tecnologia na Rede Municipal de Ensino com sistema que seja possível aos pais acompanharem os boletins dos filhos online e frequência escolar de forma diária;

 Implantar sistema EAD (Ensino à Distância), com plataforma de aprendizagem virtual, como forma de atividades extracurriculares (Programa Escola Virtual Permanente) e para garantir a reposição dos conteúdos da Grade Curricular em defasagem devido à pandemia de COVID-19, no ano 2020 e posteriormente como escola permanente de apoio.

 Capacitar os profissionais da educação para o uso de recursos tecnológicos e da plataforma de EAD para garantir ao aluno o uso da tecnologia de forma crítica, significativa e ética.

 Integrar a Secretaria de Saúde à Secretaria de Educação, na implantação de um Programa de Atendimento Psicológico que atenda às necessidades de profissionais da Educação e alunos que em decorrência da pandemia de COVID-19, possam apresentar traumas e transtornos emocionais.

 Garantir a execução e o acompanhamento da Lei 3829/2015 – Plano Municipal de Educação – 2015 a 2025, organizando as Conferências Municipais de Educação necessárias para revisão de metas e estratégias.

6

 Dar continuidade à capacitação dos profissionais da educação, para a implantação da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) garantindo que as competências propostas sejam atingidas e que o currículo seja discutido com os professores para fazer as adequações de acordo com a mesma.

 Dar continuidade às discussões, para reestruturação do Plano de Carreira, Estatuto do Magistério e do Plano de Cargos e Salários que envolve outros profissionais da educação, que não fazem parte do Quadro do Magistério, através de comissões.

Pré-Escola e Creches Municipais

 Expandir a rede de creches em locais de maior demanda e oferecer transporte monitorado para as mães que moram longe das atuais creches. Estudar a possibilidade de flexibilizar horário de saída dos filhos após horário convencional quando devidamente comprovada a necessidade dos pais.

Valorização do Profissional:

 Investimento na formação e aperfeiçoamento periódico de conhecimentos dos profissionais da educação, capacitando-os a enfrentar os desafios que as novas tecnologias impõem. Revisão da política salarial adequando-a aos índices de aproveitamento e melhoria da qualidade de ensino aplicada em nossas escolas;

 Apresentar projetos e celebrar convênios com o Governo Federal objetivando recursos do FUNDEB para aplicação na qualificação dos professores; aumento da capacidade de gestão nas escolas com o fortalecimento do Conselho Municipal da Educação e fortalecimento/capacitação dos Conselhos Escolares formados por pais dos alunos, profissionais da escola e membros da comunidade que poderão sugerir/interagir na gestão escolar.

 Adotar concurso público para algumas funções primordiais para o funcionamento das escolas municipais, deixando de adotar os critérios de escolhas subjetivas.

 Garantir a aplicação da Lei 11.738/2008 e adotar a reserva do percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse;

 Incentivar a leitura aos alunos com a disponibilização de material didático e biblioteca em casa (rodízio de livros entre os alunos) e acompanhamento da leitura em sala de aula.

 Do aluno – Atender as necessidades dos alunos que utilizam a escola pública municipal, dando-lhe condições mínimas de aprendizado, aparelhando a escola, oferecendo-lhe professores capacitados, material, uniforme, merenda e transporte escolar de qualidade, adequados a sua realidade mental, física e geográfica;

 Oferecer Atividades Culturais: peças teatrais, dança, música, visitação e outras atividades centradas nos mais diversos segmentos culturais dentro das escolas.

 Dos Pais – Incentivar e estimular a participação dos pais na formação e desenvolvimento escolar dos seus filhos, criando condições que permitam o acompanhamento da educação e aplicação dos recursos públicos na escola;

7

 Interagir com a Secretaria de Saúde, aproveitando o conhecimento das Agentes Comunitárias de Saúde para identificar dificuldades no núcleo família que possam interferir no aprendizado das crianças.

Valorização da Escola Pública como Instrumento de Agregação Social:

 Adesão a Rede Brasileira do Programa Cidades Educadoras: O programa foi pensado originalmente para escolas públicas, levando em conta as peculiaridades de cada município. As experiências locais são valorizadas para que alunos e professores se tornem agentes de mudanças nas escolas, em casa e na comunidade, desenvolvendo valores e construindo conhecimentos. É uma alternativa inovadora em educação que vamos adotar em Amparo, iniciando com a troca de ideias e experiências entre outras cidades que aderiram o programa.

 Do funcionamento da escola – Criar condições de permitir o aumento da carga horária disponível aos alunos na escola. Permitir a utilização da escola pública municipal como instrumento de agregação social propiciando a abertura, aos finais de semana (com o trabalho de alunos do Programa Universidade Amparense), com a participação da comunidade local na condução de atividades lúdicas e educativas;

 Implantar o Programa de Voluntariado visando integrar a comunidade na prestação de serviços não remunerados nas diversas atividades escolares.

 Do respeito ao patrimônio público – Com a participação da família integrada no processo da formação escolar, será possível aplicar e desenvolver política de preservação do bem público, não só da escola que lhe provê a educação, como do bem público em geral do qual como cidadão em formação será um propagador de uma nova ordem de respeito à coisa pública;

 Incluir na grade curricular história da nossa cidade (do patrimônio, culturais, personalidades etc).

 Da introdução de matérias interdisciplinares - Criar condições e incentivar a introdução de matérias interdisciplinares tais como: Musica, Informática, Línguas Estrangeiras, Atividades Esportivas, entre outras que serão aplicadas em horários diferenciados, estimulando a permanência do aluno na escola em tempo integral e disponibilizar conteúdo também no formato de EAD.

Do Ensino Médio / Profissionalizante

A qualificação da mão de obra é um dos maiores desafios que Amparo precisa vencer. Embora os indicadores de empregabilidade seja um dos melhores da região, a questão está relacionada à renda do trabalhador. Em Amparo, a renda do trabalhador da indústria e comércio, é quase a metade da média paga no Estado de São Paulo.

 Programa Escola Nota 10 que além de melhorar a educação para a sustentabilidade na educação básica através de projetos o programa visa

8

incentivar a criatividade e a competitividade entre as escolas públicas municipais e estaduais de Amparo, destacando como ESCOLA NOTA 10, uma de cada segmento: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, que, durante o ano, tenha desenvolvido o melhor projeto cultural, visando a melhoria da qualidade do ensino público – o programa também classifica o PROFESSOR NOTA 10.

 Fortalecer e apoiar o Centro Paula Sousa e procurar parcerias para aumento da oferta de novos cursos e vagas para qualificação da mão de obra;

 Implantar em parceiras com o SENAC extensão de cursos profissionalizantes oferecendo transporte para que jovens e adultos tenham a oportunidade de obter qualificação profissional, tendo a chance de aumentar seus rendimentos, sempre levando em consideração como critério de obtenção o socioeconômico.

 Oferecer área e infraestrutura para a implantação de uma unidade do SENAC e/ou SENAI, e criar a Escola da Juventude, com foco no jovem que já não é atendido pela rede municipal de ensino.

Do Ensino Universitário:

 Viabilizar a implantação do programa “UNIAMP“ (Programa Universidade Amparense) com a disponibilização de 200 bolsas de curso superior em parceria com estabelecimentos de ensino local e da região, tendo como critério estudo socioeconômico e integração do beneficiado com programas da Secretaria de Educação nas escolas da rede municipal;

 Criar programas de Subsídio ao Transporte Universitário, aos bolsistas da Prefeitura, escalonado com percentuais que variam do inicial de 100% do valor relativo à despesa com transporte aos alunos do 1º semestre de curso, aplicando- se escala redutiva de 10% no subsídio a cada semestre cursado – projeto que depende das condições orçamentárias a partir de 2022.

 Buscar junto as Universidades a criação de polos universitários com universidades Federal e/ou Estadual para qualificação superior.

2. SAÚDE

A crise da saúde passa por uma mudança radical da mentalidade dominante que a considera como uma mercadoria da indústria farmacêutica. Deve se dar ênfase à medicina preventiva, sanitarista e com maior espaço para as terapias alternativas, evitando a doença, educando a população quanto à higiene e à alimentação sadia, socializando o saber‐saúde.

Do Cidadão: “Saúde é um dever do Estado e um direito do cidadão”. Visando o cumprimento desta premissa constitucional no projeto de Saúde para AMPARO, temos como prioridade a integração dos recursos atualmente disponíveis, nas esferas municipal, regional, estadual e nacional;

9

AMPARO HOJE:

A saúde e pública de Amparo conta com estrutura física no atendimento básico: são 18 USF (Unidade de Saúde da Família), sendo 13 unidades na área urbana e 5 na área rural, abrangendo mais de 20 mil famílias cadastradas, todavia, não significa que os usuários cadastrados estão sendo efetivamente atendidos.

A falta de funcionamento eficiente na rede básica de saúde (USFs) ocasiona a superlotação nos Prontos Socorros do município (Santa Casa Anna Cintra e Beneficência Portuguesa), chegando a representar 70% dos atendimentos (protocolo verde) que poderiam ser resolvidos, muitas vezes, nas Unidades de Saúde nos bairros, facilitando às condições e acesso à saúde pública.

A ineficiência da gestão pública no Sistema Municipal de saúde, somado com a descaracterização do Programa “SAÚDE DA FAMÍLIA” na rede municipal tem ocasionado transtornos aos usuários, além de muitas vezes sofrerem por desorganização (agendamento, prontuários etc), chega a longas horas de espera por uma simples consulta no P.S. da Santa Casa Anna Cintra e/ou Beneficência Portuguesa.

Além da morosidade no agendamento de consultas em geral, para cirurgias eletivas (média complexidade) existe uma demanda reprimida de aproximadamente 500 pacientes aguardando o agendamento de algum procedimento cirúrgico.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Recuperar o conceito do “Programa Saúde da Família” no atendimento pessoal e integração entre profissionais e cidadãos/pacientes, ocasionando a permanência dos profissionais na Unidade, permitindo eventuais transferências apenas em casos extremos;

 Permitir que cada Unidade de Saúde tenha um Coordenador Técnico para garantir e acompanhar a execução dos programas dentro do PSF – incluindo Hipertensão / Diabetes / Gestantes. Fazer o gerenciamento dos funcionários técnicos da USF para manter um padrão de atendimento;

 Inserir nas atividades das UNIDADES DE SAÚDE, podendo aproveitar a realização da educação continuada para usuários incluindo Dengue / Higiene / Alimentação / cuidados com seus animais domésticos / lixo nas ruas e em terrenos baldios;

 Implantar os programas Redes de Atenção e Linhas de Cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde, são uma evolução dos programas anteriores, e pretendemos criar condições para atuar na gestão, orientação, fiscalização e incentivo para a total aplicação dos recursos financeiros e de formação de capital humano e política preventiva de saúde pública;

 Saúde Preventiva: Importante ressaltar que a cada R$ 2,00 investidos na prevenção de doenças e proteção da saúde (educação em saúde, hábitos alimentares, prática de esportes, saneamento etc), o Poder Público economiza R$ 19,00 no tratamento da doença;

10

 Criar a Unidade Móvel de Saúde (UMS) com equipe formada de profissionais multidisciplinar (médico, enfermeiro, farmácia e agente comunitário de saúde) para atender semanalmente os bairros mais distantes da cidade e atuar na saúde preventiva com a busca ativa de pacientes onde houver fluxo de pessoas;

 Disponibilizar especialidade médica em pediatria 24 horas por dia na Santa Casa Ana Cintra ou na Beneficência Portuguesa (conforme melhor aproveitamento);

 Estender o horário de atendimento de algumas Unidades de Saúde da Família (por exemplo, São Dimas) até as 22h00;

 Abertura da farmácia da Prefeitura diariamente até as 22h00, e aos sábados, domingos e feriados até as 18h00.

 Recuperação das equipes do NASF (Núcleo de Atenção a Saúde da Família);

 Aumentar a equipe de cuidados paliativos (atendimento e cuidados com pacientes graves)

 Fortalecer a equipe CTA (Centro de Testagem e Aconselhamentos) e Infectologia que realizam testes e cuidam de pacientes com HIV, Hepatite B e C e Sífilis.

 Implantar o programa “Melhor em Casa” que consiste em uma equipe médica especializada, em parceria com a Unidade de Saúde responsável pertencente a região, sempre que possível, para prestar atendimento médico a pacientes acamados (AVC, Trauma etc) na própria residência com fisioterapia, avaliação, coleta de material para exames e todo tratamento necessário até que o paciente tenha condições seguras de se locomover até a Unidade de Saúde.

 Expandir e aprimorar o atendimento do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), inclusive atuando em parceria com as Unidades de Saúde dos bairros no sentido de diagnosticar eventuais pacientes que se recusam e/ou se sentem tímidos em procurar ajuda psiquiátrica.

 Proporcionar aos cidadãos, usuários do serviço público de saúde, ferramentas de avaliação, acompanhamento e fiscalização da qualidade na prestação do serviço de saúde disponível pela rede municipal;

 Melhorar o aproveitamento das ferramentas de gestão profissional que serão aplicadas com o objetivo de proporcionar a integralidade do atendimento de saúde aos cidadãos de maneira rápida e eficaz utilizando-se de todos os recursos, quer sejam do Município, ou na falta destes no âmbito local, proporcionar a remoção e atendimento em unidades referenciadas conveniadas no menor tempo possível.

 Estimular e possibilitar a participação da população nas Conferências Municipais de Saúde, a fim de atender às necessidades da população e avaliar se as políticas públicas implantadas estão de acordo com as necessidades do município.

11

 Criar políticas de saúde preventiva, com o objetivo de educar para saúde, reduzindo os índices de enfermidade e agravamento do estado de saúde dos munícipes e desta forma diminuindo a carga de utilização da atual estrutura de atendimento às doenças.

 Fazer um estudo aprofundado com base nos dados oficiais das causas de suicídio em Amparo e atuar fortemente no atendimento no grupo de risco. Implantar o programa “VOCÊ É ÚNICO” que fortalecerá os cuidados da saúde mental para prevenção ao suicídio com prática multidisciplinar de tratamento e acirrado acompanhamento.

Das Instalações Médicas e Unidades de Saúde:

 Buscar junto ao Ministério da Saúde a UPA (Unidade de Pronto Atendimento): considerando que a contemplação de Amparo como beneficiária de uma UPA 24 horas foi descartada pela atual Administração em 2014. Implantar a UPA na região do São Dimas, levando-se em conta a densidade demográfica e principalmente a descentralização dos atendimentos de urgência;

 Disponibilizar a Unidade Móvel de Saúde (ônibus) equipado com consultório médico, farmácia, médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde e todo equipamento necessário para atender pacientes nos bairros mais distantes com rotina semanal e pontos de fluxo de pessoas.

Do transporte de pacientes:

 Dividir o atendimento do transporte de pacientes por setor: aprimorar o atendimento do 192 e reestruturar o atendimento de pacientes agendados (, São Paulo, etc), visando melhor agilidade aos pacientes;

 Estudar a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência);

 Oferecer aos pacientes do SUS que necessitarem de atendimento fora do município sendo transportados pela ambulância, inclusive ao acompanhante quando comprovadamente necessário, um ticket para refeição.

Hospitais:

 Secretaria Municipal da Saúde vai atuar de forma integrada no direcionamento de atendimentos médicos e internações hospitalares, levando-se em consideração as vocações de cada uma destas entidades.

Por exemplo: a Beneficência Portuguesa tem expertise em atendimentos na área de urologia e cardiologia. A Santa Casa Anna Cintra, por sua vez, possui especialidades no atendimento nas áreas de pediatria, maternidade e UTI.

12

Direcionar o atendimento destas unidades é um ato de inteligência, bom senso e gestão pública. Tais medidas não geram custos adicionais aos cofres públicos e pode proporcionar melhor atendimento a população da cidade.

 Incluir no convênio para que o hospital Beneficência Portuguesa venha disponibilizar exames de Raio-X 24 horas por dia, para não precisar o paciente atendido depois das 20h00 e nos finais de semana ter que se locomover até a Santa Casa Anna Cintra para realizar exames simples quanto um Raio-X.

 Aumentar a parceria/convênio com a Clínica Fazenda Palmeiras para disponibilizar atendimento e internações a pacientes da cidade;

 Expandir o Núcleo de Saúde da Mulher e aumentar o tratamento da saúde da mulher com diagnósticos e exames de rotina de forma mais ágil (mamografia, papanicolau, ultrassonografia e exames laboratoriais), bem como atendimento médico especializado em ginecologia e obstetrícia.

 Estudar a viabilidade e buscar parcerias para transformar a Santa Casa em “hospital escola” estabelecendo convênio com Universidade de Medicina e consequente obtenção de recursos do MEC (Ministério da Educação) na formação de novos médicos supervisionados constantemente por experientes professores de medicina.

Dos Profissionais da Área de Saúde:

 Realizar concurso público para a admissão de profissionais na área da saúde em número suficiente para o atendimento das necessidades básicas da população, tendo como meta, a adequação dos prazos apregoados pelo Ministério da Saúde no que diz respeito ao atendimento de todos os procedimentos na área da Saúde;

 Qualificar os profissionais da saúde para estímulo ao processo Regional de Educação Permanente em parceria com os programas já existentes nos governos Federal e Estadual – proporcionar aos médicos cursos/reciclagem do Programa Saúde da Família.

 Acompanhamento do cumprimento da carga horária estabelecida em contrato, proporcionando aos profissionais justa remuneração, baseada em critérios de produtividade individual e dar condições de trabalho adequadas para o bom atendimento à população;

 Agente Comunitária de Saúde (ACS): Desenvolver ações de políticas públicas para incentivo as ACS considerando as Portarias do Ministério da Saúde.

Dos Programas de Saúde:

 O Ministério da Saúde, desde 2011, tem preconizado a criação de Redes de Atendimentos por segmentos, tais como: Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências, Rede de Atenção Psicossocial e outras, que enfatizam as “Linhas de Cuidado”. O SUS municipal deverá definir sua política pública dentro dessas

13

diretrizes, a fim de promover a integração de todos os níveis de atendimento à população Amparense.

 Incentivar o desenvolvimento da Atenção Básica, com ênfase na Proteção e Promoção à Saúde, Atenção às Urgências e Emergências, Saúde Bucal, Saúde Mental e a Assistência Farmacêutica (medicamentos da atenção básica e alto custo), ações de Vigilância em Saúde (Sanitárias e Epidemiológicas);

 Abrir a farmácia da rede pública nos feriados e finais de semana, orientando a prescrição de medicamentos de acordo com a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), ou seja, os profissionais médicos deverão, sempre que possível, prescrever os medicamentos atribuindo-lhes a nomenclatura do princípio ativo e não simplesmente por nomes comerciais dos laboratórios;

3. DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

AMPARO HOJE

A falta de coordenação proveniente da ineficiência da atual gestão, coloca Amparo em situação de risco que poderá comprometer uma geração. Proporcionalmente, a cidade de Amparo possui mais viciados em drogas (lícitas e ilícitas) quando comparada com a cidade de São Paulo. A falta de mapeamento preciso da dimensão dos problemas compromete os investimentos por parte do município nas políticas públicas na área social.

A falta do Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD) colabora com o agravamento dos problemas na área social em algumas localidades, inclusive envolvendo a região central (Rodoviária e Mercado Municipal).

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Estimular as políticas Públicas do Governo Federal, através do S.U.A.S – (Sistema Único da Assistência Social)

 Programa “SEGUNDA CHANCE” será implementado com as Secretarias de Segurança Pública, Administração e Saúde da Prefeitura, além de estabelecer parcerias com o Ministério Público, Justiça e iniciativa privada. O projeto terá uma equipe multidisciplinar permanente de atuação no município que abordará, sistematicamente, os moradores de rua proporcionando tratamento médico/psicológico, oportunidade de emprego por intermédio do programa “frente de trabalho” ou, se for o caso, internação compulsória em clínica de recuperação. O programa ainda abarca oportunidade de emprego dentro do percentual que será exigido pela Prefeitura as empresas terceirizadas aos ex-presidiários como meio de inserção na sociedade.

 Criar o Conselho Municipal Anti-Droga (COMAD) com a finalidade de declinar ações de recuperação de drogaditos e captar recursos juntos a programas estadual e federal com o propósito de manutenção de política permanente de combate a uso de drogas lícitas e ilícitas;

14

 Expandir o atendimento do C.R.A.S – (Centro de Referência de Assistência Social) e todas as políticas locais preconizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com estímulo ao desenvolvimento da inclusão social e cidadania voltadas para todas as faixas etárias, com ênfase a ações inter setoriais e parcerias com entidades do terceiro setor (ONGS), benemerentes e outras no atendimento integral ao cidadão;

 Proporcionar meios de integração das ações sociais do município através da organização dos recursos públicos e das entidades que já atuam no setor, provendo-os com ferramentas de gestão como forma de utilização inteligente e eficaz do uso dos recursos públicos e das ações das próprias entidades. Levantar e catalogar carências e necessidades buscando a racionalização dos esforços para atendimento das famílias de acordo com sua localização geográfica e características destas necessidades.

 Criar programa de cadastro único de beneficiários com objetivo de evitar a sobreposição de esforços e benefícios;

 Estabelecer programas de reorganização de recursos públicos focando nas reais necessidades e deficiências de atendimento, bem como mapear os problemas que afetam os beneficiários dos programas;

 Implantar o Programa de Voluntariado visando integrar a comunidade na prestação de serviços não remunerados nas diversas áreas do município em benefício da sociedade.

4. OBRAS, MANUTENÇÃO, MORADIAS E BENFEITORIAS NA CIDADE

Infelizmente no que diz respeito às obras é preciso ter muita responsabilidade diante do quadro econômico-financeiro que atravessa o país em razão da pandemia do Covid-19.

Todavia, muitas obras e benfeitorias estruturais podem ser realizadas desde que haja bons projetos com obtenção de recursos já destinados dos governos superiores.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Implantação de programa habitacional em parceira com a Caixa Econômica e programas Estadual e Federal, com a construção de 300 moradias populares.

 Concluir o Parque Linear até o São Dimas;

 Fazer o Parque Linear do trecho da rua Ana Cintra até a saída/rotatória de com a Rua Galvão Bueno;

 Manter equipe permanente de manutenção e limpeza da cidade, incluindo os terrenos da Prefeitura;

 Atuar fortemente na conservação das calçadas em toda cidade, facilitando a circulação de transeuntes e acessibilidade; 15

 Construir banheiros públicos e bebedouros d´água em todas as regiões da cidade, inclusive no Parque Linear;

 Obter junto às esferas superiores recursos financeiros para construção de ponte na região do Jardim Bianca/Panorama Tropical a Rodovia, próximo da Igreja do Vale Verde;

 Dividir em três trechos e pavimentar a estrada rural do bairro dos /Boa Vereda (possivelmente com recursos do DADE ou demais fontes).

 Pavimentar a Avenida .

5. ECONOMIA LOCAL, DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO, EMPREGO E SERVIÇOS

AMPARO HOJE

É comum, ainda, nos dias de hoje, ouvirmos a expressão “Qual a vocação de Amparo?” O setor da indústria e comércio predomina sobre os demais. A falta de políticas públicas voltadas ao segmento de serviços compromete o desenvolvimento de todas as potencialidades latentes que o município possui.

Em Amparo, a renda do trabalhador da indústria e comércio, é quase a metade da média paga no Estado de São Paulo. A falta de perspectivas para os jovens cria círculo vicioso resultando a evasão de talentos que poderiam ser aproveitados no desenvolvimento e no progresso da cidade, fortalecendo todas as vocações, quer sejam, da indústria, comércio, serviço ou agricultura.

Por falta de empenho por parte da atual Administração já perdemos a Junta Comercial e o Posto Fiscal do Estado. Certamente essas perdas vêm na contramão que a cidade precisa.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Reestruturar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, direcionando esforços específicos para a criação de programas que venham possibilitar o desenvolvimento de ações públicas eficazes voltadas às pequenas, médias, grandes empresas, comércio e serviços, conforme as seguintes ações:

 Liderar o processo de criação de “Cooperativas” como por exemplo MDF e pequenos empreendedores, com objetivo de centralizar as compras da matéria prima com menores custos e operacionalizar o descarte do resíduo das fábricas, bem como abarcar os pequenos empreendedores que não conseguem, com as próprias forças, se legalizar e ganhar competitividade de mercado;

 Diagnosticar junto ao empresariado quais as principais demandas de mão de obra qualificada, integrando ações inter setoriais envolvendo demais secretarias e os órgãos formadores no atendimento das demandas;

16

 Em consonância com a Lei Federal n. 13.874 de 20 de setembro de 2019, conhecida como a “Lei da Liberdade Econômica”, nosso governo vai desburocratizar as demandas que dependem do Poder Público Municipal e disponibilizar apoio ao empresariado junto aos demais órgãos estadual e federal, para a modernização de processos;

 Implantar na cidade o selo SISBI-POA, ampliando o atual SIM, para viabilizar que o pequeno empreendedor de Produtos de Origem Animal possa vender para sua produção para outros estados.

 Firmar parcerias com o SEBRAE para intensificar a qualificação e assessoramento, para ajudar o pequeno empreendedor aqui localizado, para que ele possa crescer e, junto com ele, alavancar a economia local.

 Viabilizar a implantação de Distritos e Condomínios Industriais, em parceria com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e por meio de Parcerias Público Privadas (PPP), de modo sustentável, com estrutura para receber empresas de pequeno e médio porte, inclusive de tecnologia;

 Promover em parceria com o setor comercial do município ações voltadas para o aquecimento do comércio local, bem como discutir a revitalização da rua Treze de Maio.

 Proporcionar condições aos profissionais artesãos em oferecer seus produtos no mercado interno e turístico na reativação da feira do artesanato e outros espaços com maiores condições para o setor;

 Aproveitar a vocação na fabricação de roupa infantil e criar condições para o desenvolvimento do setor, inclusive fomentar a Feira da Gestante e Bebê.

 No tópico Cultura e Turismo falaremos mais sobre o tema roupa infantil e férias.

A busca do desenvolvimento econômico do município de Amparo, passa pelo diagnóstico das vocações identificadas nas atividades desenvolvidas no município, atreladas as ações já desenvolvidas e outras a serem planejadas na busca do implemento do turismo enquanto fonte de geração de empregos aliadas as medidas de proteção do Patrimônio Cultural e Artístico, deverão balizar a política Pública do Desenvolvimento Econômico Sustentável, com o desenvolvimento da cultura da preservação do meio ambiente e das riquezas e belezas naturais de nossa cidade.

6. ATENDIMENTO AO CIDADÃO E FUNCIONALISMO PÚBLICO

Cabe ao cidadão, antes de tudo, usuário do espaço e do serviço público, o papel de guardião do patrimônio municipal. Ao poder público cabe criar condições para que os seus cidadãos possam exercer plenamente seu papel encontrando no serviço e principalmente no Funcionalismo Público agentes do bem-estar da sociedade, cujo papel principal é o de servir ao Cidadão.

17

Do Cidadão:

O propalado fortalecimento dos Conselhos Municipais exige, antes de tudo, uma participação ativa do Cidadão. Criar condições para que os munícipes se interessem pelo “bem público” é antes de tudo um dever do Gestor Público

Do Funcionalismo

“Funcionalismo Público satisfeito significa Cidadão bem atendido”. Com esta premissa, nosso compromisso é discutir com o funcionalismo, através de suas lideranças, política salarial que possa encontrar eco na legalidade e na realidade financeira do município visando recuperar perdas salariais e criar novas condições que permitam destacar os servidores por sua dedicação e compromisso de servir bem aos Cidadãos. Instituir plano de cargo e salários, estabelecer critérios que levem em conta a meritocracia (define-se como uma política que visa a premiar por merecimento e desempenho).

Do Patrimônio Público

Propor ações educativas e de valorização do patrimônio público. Incentivar o uso do espaço público com o objetivo de conscientizar os cidadãos dando-lhes oportunidade de praticar uma atitude responsável em relação a sua conduta no que diz respeito à conservação e uso do espaço público, bem como cumprir o papel de difusor dos benefícios, inerentes desta conduta.

Ampliar a concepção de Patrimônio Público atingindo não só os bens imobiliários (praças, jardins, ruas, prédios, etc...), como também a História do Município. Valorizar a história do município instituindo programas de divulgação nas escolas municipais.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Priorizar e enfatizar ações desta Secretaria com vistas à manutenção de todos os aparelhos públicos de uso da comunidade, a partir de todos os logradouros, praças, parques, jardins, monumentos, limpeza urbana, tornando a cidade um lugar agradável e convidativo para se viver, conviver, passear, além de espaços para desenvolvimento de atividades de esporte e lazer.

 Estimular através da efetiva participação dos Conselhos Municipais das áreas de atuação a elaboração e definição de diretrizes para, de forma ascendente, deliberar sobre políticas públicas específicas em que a conciliação destas atividades, de forma integrada, promovam a melhoria da qualidade de vida, com investimentos oriundos, além dos recursos orçamentários municipais, sejam obtidos em outras esferas de governo, através de Projetos e junto à iniciativa privada, através de Parcerias com empresas das áreas envolvidas, para as quais ações inter setoriais se tornam imprescindíveis.

Do cidadão

Propor alteração da Lei Municipal com o objetivo de considerar a paridade de interesses dos cidadãos, usuários dos programas destinados a incentivar o esporte, a cultura, o lazer e o turismo, fortalecendo a discussão de ideias e projetos que visem 18

beneficiar um número maior de pessoas em detrimento de ações isoladas e de pouco impacto na difusão destes programas. Criar condições dentro do espectro do ensino público municipal para a introdução de matérias interdisciplinares voltadas ao esporte e a cultura (música, canto coral, esportes em geral, teatro, etc..) incentivando a prática e a competição saudável como forma de crescimento e desenvolvimento de uma mentalidade sã.

Das Instalações

 Estabelecer Parcerias Público Privadas (PPP) com objetivo de dar condições para criação de espaços destinados a cultura sem ônus à Prefeitura.

 Revitalização e aparelhamento, manutenção e vigilância das praças públicas com o objetivo de oferecer lazer e entretenimento aliando a qualidade de vida e segurança aos cidadãos.

 Valorizar o patrimônio histórico municipal, criando condições para que Parcerias Públicas Privadas possam ser constituídas e desenvolvam autonomamente programas de turismo receptivo (integrado ao Projeto de Turismo Rural), com o objetivo de atender e dar conhecimento do rico acervo histórico e arquitetônico de nosso município, reconduzindo-o a vocação de Estância Turística do Estado de São Paulo, ocupando o seu lugar de merecimento como o Portal do Circuito das Águas Paulista e não como corredor de acesso as Estâncias Hidrominerais.

 Estímular a produção de alimentos saudáveis para o mercado interno e aperfeiçoamento da rede de transporte e estocagem de alimentos tornando-os mais seguros, reduzindo o desperdício e as perdas de alimento por erros de estocagem ou transporte e pela não reciclagem das sobras no varejo;

7. MELHORIA DA VIDA RURAL

AMPARO HOJE

Além de ser um importante polo de desenvolvimento econômico, graças à forte produção agropecuária, proveniente de produtores familiares e pequenas empresas, a área rural de Amparo é imensa. Cerca de 82% do território do município encontra-se nesse segmento.

Ali, moram famílias inteiras que dependem pouco do Poder Público para sua subsistência, mas, os poucos serviços que eles demandam são falhos.

É necessário olhar para o rural como prioridade, oferencendo serviços que possibilitem o incremento da economia, mas também a melhoria da vida das pessoas que lá residem.

19

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

Estradas Rurais

 Levantamento da situação da malha viária de estradas rurais e levantamento dos pontos críticos;

 Treinamento continuado da equipe responsável pela manutenção de estradas rurais;

 Estabelecimento de uma legislação específica para estradas rurais com as obrigações do poder público municipal, propriedades lindeiras e usuários das estradas rurais;

 Manutenção programada e análise de soluções para pontos críticos (inclusive pontes);

 Busca por recursos junto aos governos estadual e federal e a efetivação de parcerias público-privadas para ações na área de estradas rurais;

 Estabelecer a parceria formal com as comunidades rurais para identificar moradores dos bairros rurais para “serem os olhos” da prefeitura na identificação imediata de problemas nas estradas rurais;

Segurança Rural

 Efetivação da Patrulha Rural (via GCM), inclusive com a participação da iniciativa privada;

 Estabelecimento de parceiros nas comunidades rurais para serem “os olhos” da Patrulha Rural com contato direto com a GCM caso observe alguma movimentação diferente;

 Estabelecer o projeto CEP Rural através da identificação por placas padronizadas com nome e código da propriedade, devidamente georeferenciada;

Amparo Rural Conectado

 Trabalhar com as empresas de tecnologia de sinal de telefonia e internet como: VIVO, OI, CLARO, TIM, EMBRATEL etc. e as empresas locais como TELESOM, NET, FASTERNET etc. para viabilizar o efetivo acesso a todos os pontos do espaço rural de Amparo;

 Colocação de torres repetidoras em pontos específicos ou outra forma de tecnologia (satélite) mais adequada de permitir o acesso a todos com o apoio das empresas do setor;

Saneamento Rural

 Apoio para a avaliação do CAR – Cadastro Ambiental Rural; (com relação ao CAR, no sistema Amparo consta com 1045 propriedades rurais cadastradas, maior do

20

que as 890 apresentadas pelo LUPA, por algumas questões: escape no censo LUPA e principalmente por aqui no CAR propriedades de um mesmo dono mas matrículas diferentes podem ter feito o CAR separados);

 Apoio para a execução do PRA – Programa de Recuperação Ambiental;

 Continuidade do Programa de Recuperação de Nascentes;

Outras Propostas

 Reformulação e efetivação das ações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS;

 Participação de representantes da área rural no Conselho Municipal do Meio Ambiente;

 Comemoração do Dia das Mulheres Rurais (estabelecido por lei municipal), com o retorno do Concurso de Receitas com Chuchu;

 Fortalecimento do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, com a retomada dos trabalhos do Grupo Gestor de Alimentação Escolar e a efetivação das compras através de organizações rurais locais e/ou agricultores familiares do município e/ou região;

 Manutenção e aumento do Projeto Via Verde, estabelecendo parcerias com a iniciativa privada dada a importância dessa ação, estimulando consumo de FLV (frutas, legumes e verduras), estimulando a reciclagem e a educação ambiental e fortalecendo a venda de FVL de produtores locais;

 Efetivação, manutenção e melhoria continuada dos serviços da Patrulha Agrícola, tanto com relação aos recursos humanos como na questão de equipamentos e tratores;

8. OS DISTRITOS E AS SUB-PREFEITURAS

AMPARO HOJE

Atualmente os dois distritos Arcadas e Três Pontes possuem subprefeituras. Infelizmente os serviços prestados deixam a desejar - a burocracia e falta de autonomia para solução de problemas deixa a população órfã da presença do Poder Público.

A estrutura atual das subprefeituras são precárias. Qualquer material ou ferramenta que venha precisar para execução de serviços públicos, é necessário pedir ordem para a Secretaria de Serviços Públicos, o que ocasiona lentidão na prestação dos serviços aos munícipes pelo excesso burocrático.

21

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Vamos dar autonomia para as subprefeituras atenderem as demandas dos distritos com agilidade;

 Equipar as subprefeituras com equipamentos e materiais de acordo com a demanda sempre visando o planejamento;

 Criar a subprefeitura no jardim São Dimas para atender as demandas da região (Modelo, Chácara São João e Santa Maria do Amparo);

 Implantar junto às subprefeituras (Arcadas, Três Pontes e futuramente no São Dimas), posto operacional da Guarda Civil Municipal.

Distrito de Três Pontes

 Criar condições para regularização dos loteamentos próximos do distrito;

 Melhorar o atendimento na Unidade de Saúde da Família;

 Inserir monitoramento 24 horas

 Melhorar a iluminação das ruas;

 Sinalizar a estrada vicinal do “morrão”.

Distrito de Arcadas

 Melhorar o atendimento médico na Unidade de Saúde;

 Posto operacional da Guarda Civil Municipal;

 Estruturar a subprefeitura para atender as demandas da população de Arcadas, disponibilizando máquinas e equipamentos o Distrito com efetivo de pessoal para manutenção da região.

 Instalação de câmeras de monitoramento digital;

 Melhoria das estradas rurais.

9. MOBILIDADE URBANA – TRANSPORTE COLETIVO

AMPARO HOJE

O município de Amparo possui um enorme desafio: democratizar o transporte coletivo para atender os bairros mais distantes e zona rural.

Para isso, será necessário rever o Plano de Mobilidade Urbana (transporte coletivo) e pensar na implantação do transporte alternativo para atender as demandas dos moradores da Zona Rural. Com reestruturação do transporte coletivo em Amparo, haverá significativa redução do transporte individual automotivo, ou seja, com mais 22

horários e novas linhas de ônibus, muitas pessoas vão preferir deixar o carro na garagem e começaram a utilizar-se dos ônibus.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Licitar o transporte coletivo e exigir no edital novas linhas e horários de ônibus nos bairros mais distantes do centro da cidade.  Implantar o “passe único” dando a oportunidade do usuário se deslocar de uma extremidade a outra do município pagando apenas uma tarifa;  Isentar aos idosos acima de 60 anos de pagar o transporte coletivo, benefício, hoje, garantido apenas as pessoas acima de 65 anos de idade;  Exigir o cumprimento da Lei que garante o embarque e desembarque de pessoas com necessidades especiais, mesmo que temporárias, foram dos pontos oficiais;  Garantir o transporte coletivo seguro e ágil aos portadores de necessidades especiais em veículos adaptados.

10. PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

AMPARO HOJE

Nosso município tem apresentado crescentes números quanto à prática de crimes nas mais diversas espécies. A Guarda Civil Municipal tem apresentado trabalhos relevantes no combate à criminalidade com apreensões, principalmente no diz respeito ao tráfico de drogas.

Atualmente toda corporação da GCM está subordinada a Secretaria de Assistência Social, que por sua vez, não detém conhecimento das técnicas de segurança pública – a concentração da GCM na região central ocasiona a desproporção na ronda, sendo que, pela expansão demográfica de Amparo, as extremidades, por exemplo, Arcadas e Três Pontes, acabam sentindo a ausência de policiamento e consequente falta de segurança.

A Polícia Civil vem sofrendo com a falta de contingente, problema semelhante, porém, em menor proporção quanto a Polícia Militar.

A sensação de insegurança atualmente é percebida pela população, já não é mais possível caminhar à noite por algumas praças e ruas da cidade de Amparo em razão do risco de se tornar vítima da violência urbana.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Fortalecer e treinar a Guarda Civil Municipal como força de segurança pública;  Descentralizar a GCM e implantar sub comando no São Dimas junto a subprefeitura e posto nos distritos de Arcadas e Três Pontes.  Em parceria com o Governo Federal e Estadual, implantar o sistema de monitoramento digital inteligente em toda cidade (ex. de Jundiaí e Bragança Paulista, Salto, etc), monitorando todas as entradas e saídas da cidade;

23

 Iniciar a negociação com as demais cidades dos Circuitos das Águas para a implantação o Plano de Segurança Regional (Consórcio de Segurança);  Firmar convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para obter a parceria com a Polícia Militar na fiscalização do trânsito e na segurança pública;  Implantar iluminação nas vielas e melhorar a iluminação dos bairros, inclusive a margem da rodovia até o Bosque dos Eucaliptos;  Implantar a Secretária de Segurança Pública, Trânsito e Transporte;  Elaborar em parceria com os diversos segmentos da sociedade o Plano Municipal de Segurança Pública.  Integrar inteligência de segurança pública com as Polícias Militar e Civil, com mapeamento da criminalidade por região da cidade e planejamento de ações integradas para atuar diretamente no problema.  Implantar um stand de tiros, público ou realizar parceria com o setor privado, para capacitação constante dos GCMs;  Implantar programa de acompanhamento psicológico constante para os GCMs;  Escolha de comandante da GCM, por meio de votação em lista tríplice votada pelos próprios pares.

11. CULTURA E TURISMO

BREVE HISTÓRICO DE AMPARO

Conhecida inicialmente, como Sertão de Bragança, a cidade de Amparo formou-se no final do século XVIII, às margens do rio Camanducaia. Aquele pequeno núcleo habitacional se transformou em um verdadeiro acervo histórico e cultural a céu aberto, preservando a arquitetura de uma cidade que viveu o apogeu do ciclo do café. Passear pelas ruas centrais, é possível perceber as edificações e o traçado urbano original dos tempos áureos. A cidade é um convite permanente ao turismo patrimonial e rural, ao lazer e entretenimento artístico-cultural.

Amparo é terra de riquezas, de histórias e causos; terra de artistas, de esportistas, personagens e políticos, do passado e do presente que nos enche de orgulho. Amparo é terra do ministro Laudo de Almeida Camargo, dos médicos e Atílio Mazzini, do biólogo Paulino Recchi, do prefeito da cidade de São Paulo Prestes Maia, do escritor Marçal Aquino, do Jogador Luizão, da judoca Maria Suelen, entre tantos outros. Amparo é terra de pessoas de CORAGEM.

Atualmente as políticas públicas para o desenvolvimento da Cultura e do Turismo no município de Amparo são realizadas de forma isoladas, sem planejamento e dissonante da realidade da região. Neste plano estamos propondo ações que deverão ser implementadas a curto prazo, logo no 1º Ano de mandato, pois tem urgência para a execução do Plano proposto para o quadriênio. Todo o Plano proposto visa o fortalecimento, o crescimento, ampliação e bem como a inclusão do maior número possível de entidades locais e de programas e projetos culturais dentro do Município de Amparo. 24

Ações de Médio Prazo foram propostas para o 2º Ano de mandato, pois demandam de enquadramento de cada área do Município e bem como ações que deverão ser discutidas com a população e com o órgão de cultura competente no Município;

As ações propostas para Longo Prazo deverão ser implantadas dentro do 3º e 4º Ano de Mandato, deixando o projeto para os próximos gestores, pois demandam de parcerias, construções adequações de espaços e bem como leis para que sejam bem- sucedidas dentro do âmbito Municipal.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

DA CULTURA

Ações de Curto Prazo:

 Mapear e criar dossiê da situação atual de todos os bens e espaços próprios físicos culturais existentes no município;

 Cadastrar, catalogar e criar um banco de dados com todos os artistas, coletivos de cultura, agentes e espaços culturais, eventos, saberes e fazeres do município de Amparo;

 Criar site responsável com toda a base de dados do mapeamento cultural da cidade;

 Implantar políticas públicas de Cultura para atendimento aos bairros, distritos e área rural do município de Amparo;

 Disponibilizar e facilitar o uso dos espaços públicos para eventos artísticos, como apresentações musicais, teatrais, de dança, entre outros. Ex. concha acústica, palco da rádio, coreto do Jardim Público, praças e parques, e etc;

 Implantar programas de fomento à cultura em parcerias com as outras secretarias municipais;

 Fortalecer o Conselho Municipal de Cultural e ampliar os recursos aplicados no Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FAIC), para subsidiar artistas locais, das diferentes manifestações culturais, na execução de seus projetos culturais;

 Criar mecanismos para implantação de Rede Municipal de Pontos de Cultura, através de convênios direto com o governo municipal, estadual e federal;

 Atualizar leis e criar editais e programas específicos para repasse de subvenção às Entidades culturais constituídas juridicamente: Associação Guarda Mirim, Academias de Dança, Corporação BandadaBanda, Casa do Teatro, Cine Foto Clube de Amparo, Academia Amparense de Letras, entre outras;

 Criar programa “ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO” com conteúdo e apresentações culturais sobre a história de Amparo nas escolas da rede municipal de ensino;

 Apoiar com infraestruturas básicas nas festividades das comunidades rurais;

 Criar agenda cultural online com toda a programação existente da cidade; 25

Ações de Médio e Longo Prazo:

 Reestruturação de todos os Patrimônios Públicos para a difusão e fomento de cultura no Município;

 Dar continuidade ao atendimento as entidades culturais do Município, por meio de criação de lei própria de Fomento da Cultura;

 Possibilitar a criação de Salão de Belas Artes, Mapas Culturais, Mostras de Artes;

 Estimular e viabilizar a criação de Festival Literário, de Cinema, de Gastronomia, de Dança, de Teatro, de Arquitetura, entre outros;

 Aquisição de Equipamentos para difusão e circulação da Produção Cultural no Município;

 Fortalecer e apoiar todas entidades culturais fazedoras de cultura em nosso município, tais como a Casa do Teatro, Cine Foto Clube, Conservatório Integrado, Fundação São Pedro, entre outras;

 Criar o programa “CULTURA NOS BAIRROS”, atividades de circulação nos Bairros e Distritos do Município por meio das produções culturais;

 Criar o programa “ARTE NA ESTAÇÃO”, espaço cultural multiuso na Estação da Mogiana para exposições de artes, oficinas, instalações, apresentações e informações da cidade;

 Fortalecer o carnaval com ampliação dos Blocos Carnavalescos do Município e incentivar todas as manifestações culturais, incluindo os Distritos de Três Pontes e Arcadas;

 Reformular e reestruturar o Festival de Inverno, na Praça Pádua Salles, fortalecendo a produção cultural local e regional, como nos bons tempos desse importante evento para o município;

 Retomada da escola de Música Municipal e da BAMMA (Banda Marcial Municipal de Amparo);

 Retomada do Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, evento este consagrado por grande público em outras ocasiões e esquecido pelo governo atual;

 Retomada do Festival de Verão durante as férias de janeiro onde artistas locais poderão desfilar todos os seus talentos em todas as áreas da cultura local;

 Retomada dos Grupos de Violão, Corais Municipais, Orquestras Sinfônicas

 Retomada das Oficinas Culturais de Dança, Teatro e Artes Plásticas nas praças;

 Retomada de programas que já existiram e foram abandonados justamente no atendimento de crianças, jovens e adolescentes do município;

 Dar finalidade ao Parque das Águas, antigo Clube do Cavalo, para a realização de grandes eventos;

26

 Diversificar durante todo o mês de julho o Festival de Inverno e descentralizar os eventos nos bairros da cidade;

 Aquisição de uma “carreta palco” para apresentações musicais, teatrais nos bairros e nas comunidades do município;

Do Turismo

Ações de Curto Prazo:

As realizações de curto prazo compreendem o primeiro ano de governo e consistem na formação da base educacional, reconhecimento e valorização dos potenciais existentes na cidade.

 Criar os programas “TURISMO NA ESCOLA” e o programa “EU AMO AMPARO”, ambos com ações educacionais para formação de opinião dos cidadãos e multiplicadores do conhecimento;

 Criar o programa “RECONSTRUIR” que consiste em reestruturar e dar novas formas aos tradicionais eventos e infraestruturas que a cidade possui, tais como: Festival de Inverno, Carnaval, Mercado Municipal, Banda Municipal, Estúdio de Gravação da Rádio Cultura, Parque Ecológico, Feira Permanente de Artesanato;

 Criar web site com informações turísticas com conteúdo baseado no inventário da cidade;

 Atualizar e estruturar todas as Leis Municipais relacionadas ao Turismo, bem como fortalecer o Conselho de Turismo e suas ramificações nas áreas multidisciplinares;

 Fortalecer o Conselho Municipal de Turismo e ampliar os recursos aplicados no Fundo Municipal para subsidiar projetos locais para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade;

 O programa será aberto aos estudantes da rede Municipal e Estadual de ensino (em parceria com a Secretaria Estadual de Educação) e todos os serviços relacionados ao atendimento ao público em geral.

 Incentivar e apoiar com infraestrutura os eventos culturais e religiosos da cidade: festividades de igrejas, festa dos caminhoneiros, festas das nações etc.

 Criação de logomarca e identidade turística da cidade a partir de estudos junto aos prestadores de serviços;

 Implantar programas de fomento turismo em parcerias com as outras secretarias municipais;

 Capitalizar e potencializar nomes importantes da cidade como atrativo cultural e turístico. Ex.: Prestes Maia, Franco da Rocha, Marçal Aquino, entre outros;

27

Ações de Médio e Longo Prazo:

As ações de médio e longo prazo consistem no desenvolvimento das atividades turísticas com base nos estudos e informações levantadas no ano anterior, bem como no aprimoramento e continuidade do resultado das ações educativas e dos projetos implantados.

 Desenvolver website para várias plataformas e aplicativo para smartphone com conteúdo dinâmico sobre a cidade, pontos de visitação, serviços oferecidos e galeria de fotos e vídeos.

 Criar o programa “IDENTIDADE VISUAL” que irá trazer informações na fachada ou na frente dos prédios históricos tombados e nos pontos de maior interesse para visitação.

 Criar publicações e almanaques sobre a cultura e o turismo do município para distribuição nos hotéis, restaurantes, comércio local, eventos e feiras de turismo;

 Gerenciar de forma efetiva todos os programas e convênios junto aos órgãos do Circuito das Águas, Governo Estadual e Federal;

 Atualizar o inventário turístico do município, com base nas informações teremos o mapeamento de todas as atividades aptas ou não para as ações futuras de divulgação da cidade como destino turístico;

 Dar continuidade e fortalecer os programas “TURISMO NA ESCOLA” e “EU AMO AMPARO”.

 Com base nas as informações obtidas através do inventário turístico, criar de banco de imagens, vídeos e conteúdo relacionados às atividades turísticas existentes e funcionais;

 Melhorar a infraestrutura e o embelezamento das praças e fontes de águas minerais;

 Fomento, captação e criação de eventos culturais para o município tais como: feiras, congressos, atividades ligadas a fotografia, cinema, música, teatro, literatura, colecionismo, encontro de carros antigos, encontro de clubes de motociclistas entre outros.

 Discutir e avaliar em conjunto com os conselhos de cultura e turismo os pontos de interesse que estão abandonados ou em pouco uso. Ex: Mercado Municipal, Ponte de Aço, Parque Ecológico, Pinacoteca, Biblioteca, Museu Pedagógico, Estações da Mogiana, Usina da e Centro de Artesanato;

 Revitalizar o Centro Permanente de Artesanato e a antiga sede da Guarda Municipal como centro de artes, exposições e informações turísticas;

 Fortalecer mais a divulgação dos equipamentos turísticos privados existentes na cidade, como a reserva ecológica Mundão das Trilhas, o Polo Astronômico, casas noturnas entre outros.

 Criar o programa “ILUMINAÇÃO CÊNICA” de forma a valorizar nosso conjunto arquitetônico;

28

 Dar continuidade ao projeto “VISITE AMPARO”, com objetivo em divulgar os atrativos da cidade em feiras e congressos de turismo nos grandes centros emissores;

 Criar parcerias de visitação com faculdades de arquitetura, clubes de viagens e outras entidades ligadas à cultura, história da arte e preservação de locais históricos;

 Desenvolver estudo para criação de memorial nas antigas “casas de saúde” do Parque Ecológico;

 Fortalecer projetos para captação de recursos, gerenciamento, divulgação da cidade junto ao apoio da iniciativa privada;

 Criar o programa “AMPARO CARD”, onde o visitante pode adquirir cartão exclusivo dando acesso a descontos em vários estabelecimentos comerciais do município e informações da cidade;

 Criar incentivos e ações para o fomento da história/cultura ferroviária da cidade (museu da Mogiana, exposições, etc...);

12. ESPORTE

AMPARO HOJE

Nosso projeto para AMPARO é o de incentivar a prática de esportes nas atuais instalações existentes no município aparelhando-as para que possam cumprir seu papel de “esporte para educação”. Além de atualização e revitalização dos espaços públicos destinados a prática de esportes, dar condições de funcionamento, com os equipamentos e profissionais necessários para a prática e desenvolvimento de nossa juventude e grupos de 3ª idade, pessoas com deficiência, usuários destes programas que serão desenvolvidos e contará com a participação, controle, fiscalização da própria sociedade beneficiária destes programas dentro da política de intersetorização de áreas buscando um bem maior que é a satisfação da sociedade e melhoria da qualidade de vida.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Implantar o Programa de Esportes Adaptados com o objetivo de promover às pessoas com deficiências a prática de esportes (bocha adaptada, voleibol sentado, goalboll, natação, atletismo, e outros. De acordo com a necessidade, após levantamento dos tipos de deficiências existentes no município) e às pessoas sem deficiência o conhecimento e acesso a estes esportes;

 Implantar uma pista de kart e dar manutenção constante às pistas de skate;

 Adquirir um ônibus para a Secretaria Esporte para o transporte dos atletas amparenses sempre que necessário para treinos e campeonatos;

 Resgatar o Campeonato Municipal de Futebol de Base, mas para isto as escolinhas precisam ter mais ativadas, ou seja, usar os campos do Modelo,

29

Jardim Brasil, Três Pontes com monitores estes locais. Terminar logo as reformas no Campo de Futebol do Centro Esportivo do Trabalhador;

 Estabelecer novas parcerias com clubes da cidade e associações para várias modalidades. Tentar parceiros para a volta do Futebol Profissional em Amparo.

 Abolir a taxa de inscrição do futebol Varziano e estabelecer parceria com clubes para que a prefeitura possa realizar este evento.

 Ativar as quadras de futebol de salão nos bairros de Amparo e se possível fazer campeonatos interbairros.

 Modificar o atual modelo de Jogos Escolares de Amparo e voltar ao modelo antigo, ou seja, realizar todas as modalidades de acordo com os horários escolares utilizando as quadras das escolas. O evento pode durar um mês e se possível em Julho ou no final de ano.

 Criar condições para que atletas de atletismo possam treinar. Se necessário estabelecer parceria com clubes, pois os equipamentos públicos não têm dimensões oficiais.

 Realizar a 1ª Corrida Padroeira Nossa Senhora de Amparo em 7 km, no masculino e feminino;

 Proporcionar condições para que os atletas do Judô, que é uma forte modalidade no município, tenham mais condições para treinar e participar de competições fora da cidade. Temos atletas de alto nível que precisam ser acompanhados mais de perto - tratamento igualitário para todas as academias.

 Incentivar a volta da prática do Basquete, já fomos tradição nessa modalidade esportiva.

 Reformar a ampliar as áreas esportivas no São Dimas;

 Fortalecer por intermédio de parcerias os projetos que incentivem a capoeira, inclusive, levando aulas até as escolas municipais.

 Criar o programa de incentivo ao esporte, incentivando o empresariado local a investir em atletas de iniciação e alto rendimento;

 Investir em equipes de alto rendimento, fazendo com que Amparo volte a brilhar nos jogos regionais como acontecia em outros tempos;

 Incentivar a práticas de esportes para a terceira idade, visando a melhora da qualidade de vida e a conquista de medalhas no JORI;

 Viabilizar a Bolsa Atleta do Governo Federal para garantir que nossos atletas representem Amparo em competições;

 Utilizar a estrutura existente no Parque Linear para realizar eventos e treinamentos de BMX e skate;

 Promover eventos de esportes de areia na quadra do Parque Linear;

30

 Promover a prática de natação, em parceria com clubes, e, se possível com a construção de uma piscina pública.

 Estimular a prática de ciclismo, com a instalação de pontos de apoio na Área Rural.

 Incentivar a prática de Rally e Enduros de Irregularidade na Zona Rural para várias modalidades: Jeep, enduro, bicicletas.

 Promover aulas de ginástica abertas no Verão nas estruturas de Academias ao Ar Livre, localizadas na Rodoviária do São Dimas e no Parque Linear.

 Criar áreas de lazer, quadras e academia ao ar livre, inclusive com equipamentos adaptados, em diversos pontos da cidade, como por exemplo, no Santa Maria do Amparo.

 Instalar playgrounds nos diversos bairros e distritos da cidade.

13. DO MEIO AMBIENTE - AMPARO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Da Água

 Consertar o que estiver errado e tratar 100% dos 144 litros de esgoto que são despejados a cada segundo sem tratamento no Rio Camanducaia, procurar corrigir os erros na execução do projeto na E.T.E (Estação de Tratamento de Esgoto), e construir mini estação de tratamento nos canais (córregos) que recebem esgoto que hoje são despejados in natura no rio.

 Atuar e articular no Consórcio das Bacias dos rios , e Jundiaí e na Agência PCJ por investimentos em saneamento ambiental e reflorestamento para preservar e despoluir os recursos hídricos de Amparo.

 Preservar e reflorestar as APPs (Área de Preservação Permanente) para proteção e perenização de rios, nascentes, olhos d‟água.

 Promover a educação ambiental para o uso sustentável da água nas escolas (por intermédio de manifestações culturais), empresas, repartições públicas etc.

 Incentivar a adoção do “projeto construção sustentável” com instalação hidráulica em todas as construções para captação e armazenamento da água da chuva e reuso da água.

 Universalizar o saneamento em 5 anos.

 Incentivar a coleta seletiva com a implantação de ecopontos em locais estratégicos da cidade, devidamente monitorados, com o fim de evitar acúmulo nas vias públicas e consequente carreamento para as galerias e rios.

 Construir um reservatório natural para armazenamento de água nas proximidades do Jardim Velhobol, visando gerar “estoque de água" para o período de estiagem

 Implantar na cidade o Plano Municipal de Arborização.

31

 Fomentar a retomada da Cooperativa de Recicladores, visando reduzir a perda de resíduos dessa natureza,

 Estudar a implantação do Programa Plantando Água, que remunera proprietários de áreas de nascente pela preservação e armazenamento destas águas;

 Georreferenciamento das minas d‟água estabelecidas no território do Município.

Do Ar

 Monitorar a qualidade do ar de Amparo e incentivar o uso de energia que não emita gases que provoquem o efeito estufa;

 Estabelecer imediatamente o Plano de Mobilidade Urbana pela opção do uso do transporte coletivo e uso de bicicletas ao invés do transporte individual;

 Incentivar o reflorestamento de Amparo, (Projeto Plante uma Árvore em Amparo) uma vez que a cobertura vegetal produz oxigênio e sequestra o carbono, melhorando a qualidade do ar, além de diminuir a temperatura devido à criação do microclima na sombra das árvores.

 Estabelecer imediatamente o Plano de Transporte Coletivo.

Do Solo

 Incentivar a agricultura orgânica, o cultivo permanente e a compostagem de material orgânico para enriquecimento do solo agriculturável e diminuir o uso de agrotóxicos;

 Fazer parcerias com institutos de pesquisa agronômica para incentivar a prática da agricultura sustentável – aumentar a parceria com a Casa da Agricultura de Amparo;

 Atuar efetivamente na gestão e fiscalização das unidades de conservação no município (Parque Chico Mendes, Parque Ecológico, Jardim Público, Parque Linear e APPs).

 Investir na arborização e paisagismo de parques, jardins e áreas urbanas com espécimes da Mata Atlântica respeitando a biodiversidade.

 Adotar técnicas na poda das árvores, em parceria com a CPFL, no perímetro urbano para a preservação e adaptação das árvores existentes em Amparo com rede de alta tensão elétrica, residências e tráfego nas vias públicas.

 Apoiar e realizar parcerias com institutos que pesquisam a biodiversidade e incluir o conhecimento e trabalhos sobre a Mata Atlântica, Serra da Mantiqueira na educação básica do Município.

Dos animais

 Estudar a viabilidade de implantação do Pronto Socorro Veterinário

 Criar o “castramóvel" para promover a castração de animais domésticos e de rua.

32

14. POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS

AMPARO HOJE A Administração Municipal conta com aproximadamente com 2.300 servidores entre Prefeitura, SAAE e Câmara Municipal. Desse total, entre Prefeitura e SAAE, são mais de 150 cargos de confiança.

O gráfico comparativo dos salários dos servidores municipais de Amparo é um dos piores de nossa região. Cidades pequenas com orçamentos bem menores que o nosso, conseguem oferecer salários mais vantajosos aos seus colaboradores.

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Valorizar o servidor municipal, tratando-o com o devido respeito, e fomentando sua participação na decisão de assuntos relacionados ao seu setor, melhorando o ambiente de trabalho nos diversos setores.

 Reajustar valores do ticket alimentação, para todos os servidores como medida de aumentar o poder de compra dos servidores do município;

 Implantação do Programa “Destaque no Município”: sistema de premiação de servidores de cada área pela excelência no atendimento e compromisso com o serviço público, com métodos objetivos de conquista;

 Seminários, Simpósios e treinamentos a todos os servidores públicos de Amparo a respeito de motivação pessoal, organização do ambiente de trabalho, planejamento familiar e orçamentária, saúde preventiva etc.

 Criar comissões setoriais de servidores para debater alterações de legislações que impactem em suas funções e remunerações, inicialmente as Leis 4021/19 que trata cargos e salários e a Lei 4030/19 da estrutura administrativa. Avaliar a possibilidade da redução da quantidade de letras de progressão salarial, visando recuperar o poder de compra dos salários dos servidores.

15. Departamento de Tecnologia e Inovação:

O que propõe a coligação “MUDANÇA DE VERDADE”

 Implantar um aplicativo único com todos os serviços públicos na palma da mão do cidadão, como boletim escolar, solicitação de serviços diversos, informações sobre agendas de consultas, exames e procedimentos - inclusive com alertas por notificações, aquisição de área azul, segunas vias de documentos e tributos, entre outros serviços públicos.

 Utilizar aplicativos de captação de problemas públicos. Exemplo de aplicativo: Improve My City (https://www.improve-my-city.com/?lang=en_us) .

33

 Interligar os dados digitais (Prontuário Eletrônico) de Postos de Saúde e Hospitais da cidade. (Nos postos, implantação de Estoque Virtual e Gestão Inteligente de Recursos).

 Instalar iluminação pública LED e instalar painéis digitais com informações sobr a cidade.

 Instalar câmeras de monitoramento em tempo real em locais chaves da cidade para prevenir crimes, ajudar na resolução de problemas policiais e civis, monitorar o fluxo de carros que passam pela cidade, etc.

 Modernizar a Educação com o uso de plataforma de ensino à distância e presencial; implantar boletim eletrônico, inclusive com acompanhamento da frequência do aluno pelos pais on-line e renovar parque tecnológico (aquisição de computadores), via leasing/locação

 Aumentar os Pontos de Acesso Público a Internet de Alta Qualidade.

 Instalar sensores para acompanhamento da qualidade do ar, da qualidade de água e pluviosidade em diversos pontos da cidade.

 Instalar sistemas inteligentes para a melhoria da mobilidade urbana (carros, transporte público, ciclovias, etc.).

 Disponibilizar os dados públicos e abertos para a toda a população e expandir os serviços online.

 Facilitar a instalação de Startups (criação de ambientes para negócios) no município, estimulando a geração de empregos principalmente nas áreas tecnológicas, economizando espaço, recursos naturais, etc.

 Criar eventos que estimulem o empreendedorismo e inovação, que envolvam a comunidade local e investidores.

 Criar um sistema de monitoramento eficiente em tempo real através de sensores, que podem ser instalados em prédios públicos para a geração de informações importantes para uma melhor utilização energética, de recursos naturais e outros indicadores.

 Utilizar BigData (super análise de dados) para a resolução de diversos problemas públicos, prevenção de fraudes em licitações e prevenção de fraudes em processos internos da Prefeitura.

34

AMPARO QUE EU QUERO

Visando maior participação popular nas escolhas dos rumos de nossa cidade, lançamos o portal participativo AmparoQueEuQuero.com.br, que é uma importante ferramenta para ouvir aquilo o que as pessoas mais querem para nossa cidade.

Abaixo destacamos 15 propostas enviadas para o site até o registro da candidatura:

1- Nome: Eduardo Ferraroli Bairro: Centro Tema: Saúde

Proposta: Água é vida. O rio Camanducaia é uma das riquezas de nossa cidade. Mas não é valorizado nem reconhecido. Para qualquer projeto de governo é necessário dimensionar a quantidade de recursos naturais. E isso passa pelo nosso Rio Camanducaia. Valorização, conservação e proteção ao nosso rio e mananciais. Viva a água.

2- Nome: Erick Witter Bairro: Velhobol Tema: Cultura

Proposta: Retomar junto aos artistas de Amparo e região exposições visuais e virtuais, promovendo essa classe tão importante para a sociedade.

As exposições devem ocorrer nos espaços próprios como: Pinacoteca, Casa de Cultura, Prefeitura, como também nas sub-prefeituras de Três Pontes e Arcadas, como nas unidades de saúde. Retomar os eventos musicais promovendo os músicos de nossa cidade e região, otimizando nossos espaços físicos existentes como Anfiteatro, Palco da Prefeitura, coretos entre outros. Valorizar toda a classe artística, criando o intercambio com as cidades do Circuito das Águas, eventos itinerantes, fortalecendo nossa região.

3- Nome Bianca Rachieli Bairro: Jd. Camanducaia Tema: Meio Ambiente

Proposta: Tenho amigos que moram fora do Brasil , e lá tudo que é reciclável gera renda! Todas as famílias levam seu reciclável até uma máquina, e automaticamente isso gera um valor para ela usar da forma que quiser, como com alimentação, combustível etc... É sim uma forma de concretizar a população e gerar renda! Mas de forma acessível a todos !

4- Nome: Vanessa Mariana Koski Bairro Jd Natal Tema: Gestão

Proposta: Quero um governo transparente e eficiente, que faça a cidade crescer e progredir sem esquecer de cuidar do que já temos, pois o patrimônio é do povo independente de qual governo que fez. 35

5- Nome: Leandro Rondini Bairro: Centro Tema Emprego e renda

Proposta: Com a economia em frangalhos precisaremos criar uma incubadora de empresas de TI - startups para alavancar negócios, auxiliar outras empresas, ajudar a reduzir custos e formar mão de obra qualificada. Precisamos aproveitar que estamos ao lado das maiores empresas de tecnologia do mundo, ao lado do maior polo de tecnologia da América Latina e tirar do papel essa proposta. Trazer ao menos 20 micro empresas startups com subsídio para iniciarmos nossa trajetória tecnológica. Podemos assim alavancar a indústria, o comércio, o turismo, o projeto smart city e integrar o desenvolvimento com baixa poluição, alto valor agregado e formação de mão de obra. Temos tudo! Espaço físico, estrutura, gente e possibilidades, somente nos falta vontade política.

6- Nome: Lucas Vinicius Henriques da Silva Bairro Centro Tema: Transporte

Proposta: Sugiro que a próxima licitação de transporte público seja realizada exigindo o uso de vans, estilo lotação para que consigam atender mais bairros. Nos bairros com menor demanda utiliza-se o transporte público com van, nós bairros com maiores demanda o transporte continua com ônibus. Assim atende mais bairros da nossa cidade.

7- Nome: Alzira Gasparini Bairro Jd. Silmara Tema Saúde

Proposta: Consulta médica com especialista com mais rapidez, não é possível esperar por um especialista mais de seis meses e não resolver o problema do paciente, encaminhar novamente para o posto e ter que esperar uma eternidade. Descaso com o povo.

8- Nome Emerson Gustavo Macedo Bairro Jd Europa Tema Iluminação Pública

Proposta Possuímos a CIP atualmente para custeio da iluminação pública, um plano de governo para atuar em possibilidade da iluminação pública ser feita por meio de LED e inclusive com energia solar, isto diminuiria em muito os gastos e claro possibilitaria muito a diminuição da porcentagem na conta de dos amparenses.

36

9- Nome Antonio Carlos Oliveira Bairro Jd Figueira Tema Cultura

Proposta: Precisamos ter de volta Projetos Culturais como a BAMMA e os Corais Municipais bem como a Criação de uma Escola de Artes onde possam ser ensinadas todos os tipos de artes, plástica, visuais, musicais, línguas, música, dança, teatro. Isso pensando em um núcleo central e com braços em bairros.

10- Nome Ademir Tosco Bairro Distrito de Arcadas Tema Esporte

Proposta: Criação de Selo para as empresas que podem destinar partes dos impostos para incentivar o esporte em geral.

11- Nome Luis Guilherme Cavarsan Bairro Jd Moreirinha Tema Outro

Proposta: Existe uma região da prefeitura onde antigamente se encontrava o clube Peraltas, hoje totalmente abandonada […] Porém vejo uma área rica para se construir uma represa para armazenamento de agua para a cidade e em volta uma área de lazer e uma praça de alimentação. Como exemplo bem sucedido de uma área igual a essa que cito existe o parque do Mirim em Indaiatuba. Conseguimos juntar em.um espaço uma obra essencial para a cidade principalmente para tempos de estiagem como criar um espaço de esporte e lazer a população.

12- Nome Saulo Rodrigues de Oliveira Bairro Santa Maria Temas Obras

Proposta Tratar 100%por cento o esgoto da cidade de amparo

13- Nome Giovana Leopoldino Bairro Jd América Tema Emprego e renda

Proposta: Amparo e região por serem consideradas cidades pequenas, sempre teve problemas na geração de empregos, ainda mais para jovens. No entanto, diante do cenário atual o desemprego vai piorar e muito. Pensando nisso, a nova gestão poderia pensar em propostas de como resolver essa questão. Acredito que a diminuição de impostos para abertura de novas empresas e/ou lojas, buscar em conjunto com empresas estímulos para que essas contratem jovens ou pessoas sem experiência, buscar ampliar programas de estágio e jovem aprendiz na prefeitura e departamentos... Acredito que muitas soluções baratas e eficazes podem ser propostas e devem ser colocadas em práticas o mais rápido possível.

37

14- Nome Kleber Ap Silva Bairro Pq Flamboyant Tema Esporte

Proposta: Promover a instituição de times de esportes coletivos ou individuais como basquete, vôlei, futsal, ginástica, xadrez, tenis de mesa, jogos cientificos, matematicos e outros, nas escolas públicas, onde os atletas em destaque nas notas, e esportivamente, farão parte dos times escolares, e das seleções da cidade. […]

Aumentado assim o interesse por educação, esportes, saúde, e na sua cidade natal. Com promoção das empresas e administração envolvidas, por uma cidade olhando para o futuro, e dando a opção de raízes e oportunidades de uma parcela da população municipal ficar bem, e em sua terra natal.

15- Nome Isabela Cristina Pinheiro Bairro Pedrosos Tema Infra-estrutura

Proposta Gostaria de pedir uma atenção e suporte ao bairro dos Pedrosos em geral , em todos os aspectos .

38