Projeto Sertão Sorridente

I. Histórico – Diante das dificuldades enfrentadas pelos municípios do Alto Sertão do Pajeú dentro da Saúde Bucal, foi realizada no município de Afogados da – PE no mês de outubro de 2008, o 1º Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal contando com os vinte municípios que pertencem ao Território da Cidadania e a participação do Coordenador Nacional de Saúde Bucal Dr. Gilberto Pucca.

Neste encontro foram tirados propostas para a melhoria das ações coletivas de Saúde Bucal de acordo com a nossa realidade, surgindo assim o Projeto Sertão Sorridente.

Municípios Participantes :

Afogados da Ingazeira, Tabira, São José do Egito, Carnaiba, Santa , , , , Solidão, , Ingazeira, , Serra Talha, Flores, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, , Sertânia, , Betânia.

II. Objetivos :

- Melhoria das condições de trabalho dos profissionais, com relação aos equipamentos odontológicos ultrapassados. - Maior integração das equipes de Saúde Bucal dentro do contexto dos ESF. - Elaboração de projetos específicos para a região.

III. Ações já Realizadas em Parceria com a Coordenação Nacional :

1 - Troca dos equipamentos odontológicos que ocorreu no mês de dezembro de 2008 totalizando 41 equipos. 2 - Um aparelho de RX e um Auto-Clave para cada município do Território da Cidadania. 3 - Aumento da quantidade de kits de Saúde Bucal de 4.000 para 8.000.

1 IV. Ações Realizadas pelo Projeto :

1 - Elaboração do cartão kit saúde bucal.

Frente Verso

Inicialmente este cartão foi elaborado somente no município de como piloto para posteriormente ser implantado nos demais municípios. Este cartão visa ter um controle sobre o impacto que o kit tem sobre a higiene bucal.

Modo de Funcionamento :

- Foram selecionadas 10 famílias mais carentes de cada área de cobertura dos ACS. - Foram distribuídos 1 cartão por família, onde consta o nome dos componentes da família e a idade. - Distribuição dos Kits de Saúde Bucal para estas famílias. - As trocas das escovas são feitas de 3 em 3 mês totalizando 4 trocas ao ano, com a supervisão do Cirurgião Dentista, avaliando as condições das escovas para uma futura troca.

Resultado :

Apos 7 mês, foi constatado uma melhora da higienização bucal, bem como o correto uso da escova dental em 80% dos casos supervisionados mostrando assim a eficiência destes kits junto da população mais carentes.

2 - Encaminhamento do Projeto de Fluoretação da água de abastecimento dos municípios de Afogados da Ingazeira e Tabira junto a COMPESA.

3 - Transformação dos folhetos informativos de Saúde Bucal em uma linguagem regional (Ex: literatura de cordel).

Diante deste contexto, a execução deste projeto possibilitará a intervenção no processo de trabalho das equipes profissionais de saúde dos municípios participantes, particularmente à implementação de ações de vigilância em saúde para a promoção de saúde, através da intensificação de ações coletivas, com construção de programação local, assegurando-se qualificação aos atores envolvidos no desenvolvimento destas ações, revertendo em melhorias na gestão do cuidado em saúde às comunidades atendidas, e conseqüente fortalecimento de ações de políticas publicas e sociais, como a saúde bucal.

Coordenador do Projeto Dr. Gilberto M. Sanomiya Tel: (87) 8826-2075 / E-mail: [email protected]

2