<<

1

Salvador, 2010 Editorial

Numa tentativa de contribuir para a profissionalização da cena rocker soteropolitana e estimular a organização do setor e a criação de redes, o Guia de Produção do Rock – Salvador 2010 surge com um esforço de mapear e sistematizar os prestadores de serviço envolvidos na cadeia produtiva do rock da cidade.

Para isso, levamos em consideração as etapas da produção que dividimos em Estrutura e Técnica; Gravação e Distribuição; Agenciamento e Promoção; e Mídia e Circulação.

Para esta primeira edição, não foi alvo da nossa pesquisa os serviços relacionados a ensino e aquisição e manutenção de equipamentos e acessórios. www.guiadeproducaodorock.com.br Contamos ainda com a luxuosa colaboração de Luciano Matos, Jorge Solovera, Guia de Produção do Rock - Salvador 2010 andré t, Chico Castro Jr. e Cássia Cardoso, que assinam textos de temáticas 1ª edição: Junho/2010 relacionadas ao cenário baiano e atividades de produção. Já para o prefácio tivemos a contribuição do produtor e professor universitário Leonardo Costa, que Projeto desenvolvido pela graduanda Clara Marques Campos, como trabalho de conclusão do curso de também orientou a realização deste trabalho. Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural da UFBA, sob orientação dos professores José Mamede e Leonardo Costa. 2 Consideramos para delimitação do presente Guia a cidade de Salvador e o gênero 3 EXPEDIENTE: Projeto Editorial, Pesquisa e Redação*: Clara Marques Campos | Projeto Gráfico e Design: rock, ainda que o resultado deste mapeamento possa servir a outras cidades Edileno Capistrano Filho do nosso estado e outros gêneros da música independente baiana. Da mesma *Exceto os textos de destaque sobre Lívia Rangel e Paula Berbert, escritos pelas próprias assessoras forma que algumas empresas e espaços catalogados não são necessariamente especializados em rock, mas apresentam uma abertura de diálogo e atuação AGRADECIMENTOS: Alan Botelho, Aline Trettin, andré t, Bruno Sarraf, Cássia Cardoso, Chico Castro Jr., profissional com o gênero. David Campbell, Diogo Campos, Enio Nogueira, Edileno Capistrano Filho, Fernanda Carrera, Jorge Solovera, José Mamede, Leonardo Costa, Luciano Matos, Marcelo Santana, Marta Amorim, Natália Assim, com tudo isto, esperamos que o material aqui organizado possa ser útil a Improta, Paula Berbert, Pinguim, Renata Alves, Sara Regis, Tiago Celestino, e a todas as outras pessoas produtores, músicos e consumidores do rock produzido em Salvador, contribuindo, de que contribuíram, de alguma forma, para a realização e divulgação deste Guia. alguma forma, para a realização das suas atividades. Para acessar a versão online do Guia de Produção do Rock e fazer o cadastro ou atualizar os seus dados para a próxima edição, visite o nosso site ou entre em contato:

[email protected] Clara Marques Campos (71) 8163-0173 Editora do Guia de Produção do Rock – Salvador 2010

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Prefácio

Este “Guia de Produção do Rock” é mais um exemplo do que a área da organização da cultura precisa para o seu crescimento: a sistematização de informações/conhecimento. Como egresso do curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da , do qual também fui professor substituto, percebo claramente a falta de materiais de apoio para esta área profissional que busca a formação de um campo de atuação.

É fácil perceber ainda a demanda atual por sistemas de informações e indicadores culturais – e é aqui que destaco a importância deste guia. Essa questão foi levantada como uma das 32 propostas prioritárias na II Conferência Nacional de Cultura, realizada na cidade de Brasília, em março de 2010. Segundo a proposta de número 324, é importante que se faça um mapeamento preliminar dos agentes e instituições ligados às diversas expressões contemporâneas, bem como das suas cadeias produtivas. 4 Dessa forma, podemos ter uma noção do “estado da arte” de determinada área, 5 inclusive com a possibilidade de formular, a partir daí, o planejamento de políticas públicas. Mapeamento que depois pode ser pensado através de subprodutos, tais como: catálogos com as várias linguagens e manifestações, publicação de anuários e revistas.

Vale destacar também que o trabalho de pesquisa realizado neste guia conseguiu ampliar o seu alcance através da utilização de mídias sociais, buscando agregar o maior número possível de profissionais/serviços ligados ao campo da produção do rock na cidade de Salvador. Um mapeamento que pode ser útil – como este guia busca ser – para pessoas interessadas em ingressar e/ou que já estão atuando num determinado meio.

Leonardo Costa é doutorando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, com período sanduíche na Université Paris III (Sorbonne Nouvelle), e mestre em Cibercultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA, onde foi professor substituto da Faculdade de Comunicação, de 2006 a 2007.

Bruno Sarraf | www.brunosarraf.com.br

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Agenciamento e Promoção O rock baiano e sua realidade quase Produtores pág. 54 Associações e Coletivos pág. 60 desconhecida (Luciano Matos) pág. 8 Assessores de Comunicação pág. 62 Fotógrafos pág. 65

Designers pág. 69 n

Advogados pág. 72 Estrutura e Estúdios de Ensaio pág. 72 Técnica h Espaços para Shows pág. 14 Sonorização pág. 24 Técnicos de Som pág. 24 Duas ou três coisas que aprendi Técnicos de Luz pág. 27 desde um dia qualquer de setembro pág. 76 Roadies pág. 28 de 1984 (Chico Castro Jr)

Mídia e Circulação 6 7 Tem um cabo aí, cara? (Jorge Solovera) pág. 32 Sites e Blogs pág. 82 Programas de Rádio pág. 85 Programas de TV pág. 86 Gravação e Festivais Independentes pág. 87 Distribuição

Estúdios de Gravação pág. 38 Selos Independentes pág. 41 Coletivo e coletividade em uma rede Lojas de Discos pág. 43 chamada Bahia (Cássia Cardoso) Diretores de Videoclipe pág. 92 pág. 45 l

Produção musical (andré t) pág. 50 Endereços Úteis pág. 96 Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 O rock baiano e sua realidade por Luciano Matos quase desconhecida

O rock na Bahia sempre viveu um e continuam requisitados em festivais e dilema, revelando talentos e, ao shows em várias partes do país. mesmo tempo, brigando por espaço, seja na mídia, seja na sociedade. São exemplos positivos que mostram Atualmente, não é muito diferente. como trabalhos bem realizados O melhor do rock baiano, porém, é podem render, mesmo na Bahia, onde poder assistir sempre o surgimento muitos acreditam que fazer rock é de bandas e artistas relevantes algo impossível. Evidente que até e interessantes, numa sequência essas bandas enfrentam dificuldades e que poucos lugares no país tem o estão longe de uma sustentabilidade privilégio. satisfatória. Entretanto, nomes como Pitty saíram desse mercado do rock O cenário local continua observando soteropolitano e hoje estão entre os uma grande diversidade de novos principais do rock nacional. 8 nomes, em sintonia com os veteranos 9 que já alcançaram seu espaço. De Caminho que vem sendo seguido pela Retrofoguetes, Cascadura e Ronei banda Vivendo do Ócio, muito mais Jorge e Os Ladrões de Bicicleta a nova, mas já com uma boa projeção Vendo 147, Tentrio, Maglore, Você me e um trabalho de respeito. Ou outras Excita, The Pivos e Barcos, entre tantos que tentam essa batalha longe de outros. Com problemas e muita mão casa, no eixo Rio-São Paulo, como a Cascadura / David Campbell na massa, a cena baiana continua Formidável Família Musical e Matiz. efervescente. Outros permanecem por aqui e “COM UMA PRODUÇÃO FREQUENTE Bandas - A trinca de ouro do rock buscam seu espaço. Alguns, inclusive, baiano, Retrofoguetes, Cascadura e já rodaram o Brasil inteiro e chegaram E EM ALTA ROTATIVIDADE, O ROCK Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, até a sair do país, como a veterana BAIANO AOS POUCOS DEIXA DE cada um com seu estilo e a seu modo, The Honkers. A banda punk Pastel de vem mostrando que o insistente Miolos permanece na ativa há 14 anos, LADO OS QUEIXUMES QUE TANTO trabalho de qualidade e bem articulado enquanto a Lisergia está voltando traz benefícios. Com seus discos depois de um longo período longe da O MARCARAM E PASSA A SER MAIS bem recebidos pela crítica nacional, cena. Além de fazer shows, a banda PROFISSIONAL E A SE SOLIDIFICAR” costumam encher shows em Salvador promete lançar material novo.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 O rock baiano e sua realidade por Luciano Matos quase desconhecida

Alguns veteranos já passaram por grupos mantendo o cenário ativo. São bandas tempos de poucos espaços receptivos “OS NOVOS NOMES essenciais na história do rock baiano e como Radiola, Yun-Fat, Opus Incertum, a bandas, assim mesmo, em casas sem seguem agora em outros projetos. Caso ou mais novas ainda, como Maglore, boa estrutura, possui, hoje, opções de DO ROCK BAIANO de Vandinho, ex-Úteros em Fúria, que Você Me Excita, Velotroz, Jonas etc. alto nível para qualquer cidade do país, criou um novo trabalho, batizado como a exemplo do Groove Bar, na Barra. CONTINUAM Vandex. Ou de Messias, que lançou seu Não é só a capital, no entanto, que BROTANDO E HOJE trabalho solo, depois de uma parada mantém esse cenário baiano vivo. Quem também tinha esse nível era da brincando de deus. Ou, ainda, do Várias cidades do interior do estado a Boomerangue, no Rio Vermelho, SEUS SHOWS OCUPAM, guitarrista Paulinho Oliveira, de Nancy têm realizado shows, eventos e que, apesar de recém-fechada, fez NOS FINS DE SEMANA, Viégas, de André Mendes. festivais, com destaque para Feira sucesso durante mais de três anos de Santana, Camaçari e Vitória da com festas e diversos shows e foi um MAIS ESPAÇO NOS Os novos nomes do rock baiano Conquista. E dessas mesmas cidades exemplo de como pode dar certo continuam brotando e hoje seus shows têm surgido boas bandas também, uma casa totalmente voltada à música ROTEIROS DOS JORNAIS ocupam, nos fins de semana, mais espaço como The Pivos, Declinium, Clube de indepedendente. Ainda há outros nos roteiros dos jornais do que qualquer DO QUE QUALQUER 10 Patifes, Os Barcos, entre tantas outras. espaços que convivem com o rock: 11 outro estilo. Alguns desses nomes trazem Além de importante para a cena Zauber (Centro), World Bar (Barra), OUTRO ESTILO” integrantes que já passaram por outras das próprias cidades, a estruturação Irish Pub (Barra), além das praças do bandas e experimentam agora novos do cenário no interior contribui Pelourinho etc. projetos, contribuindo para uma nova cara decisivamente para um circuito no rock baiano. É o caso da Vendo 147, fortalecido na Bahia, facilitando a Como em quase todas as partes do Festivais que faz um rock pesado instrumental de circulação de bandas da capital, que país, o rock e todo esse cenário de alto nível e vem se destacando com shows podem tocar mais, além de bandas de artistas independentes tem movido o Evidente que nem tudo são flores. pelo Brasil afora. Ou de tantos outros: fora, que passam pelo estado. âmbito não só cultural, mas também Temos festivais, mas nenhum deles Demoiselle, Theatro de Séraphin, Estrada toda uma cadeia econômica por Perdida, Mortícia, Bestiário, Lou, Irmaõs da Profissionalização alcançou o nível desejado. O Palco do trás. Profissionais de diversas áreas Bailarina, Pessoas Invisíveis, The Futchers, Rock já é um evento consolidado e estão envolvidos com a realização de Enio e a Maloca, Dois em Um etc. Para muitos, a chamada “cena baiana” importante no cenário, existindo há não existe. Mesmo enfrentando shows, ensaios e gravação de discos. mais de uma década, com 16 edições E as novas gerações continuam no ainda muitos problemas, é grande São técnicos de som, assessoria de realizadas e um grande público sempre mesmo ritmo: de alguns anos para cá, erro considerar que não vivemos imprensa, empresas de sonorização, presente. No entanto, ainda não uma infinidade de bandas apareceram, um cenário no estado, ainda mais se produtores, estúdios, músicos, reúne os mais relevantes nomes em umas mais ativas do que outras, umas comparado com poucos anos atrás. designers, casas de show, bares, sua programação, sejam locais, sejam melhores do que outras, mas todas Salvador, por exemplo, que viveu festas e por aí vai. convidados de fora.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 O rock baiano e sua realidade por Luciano Matos quase desconhecida

Os demais festivais ainda precisam se todos dos últimos anos, mas dá para mostram como o cenário, apesar de consolidar e mostrar que permanecem lembrar como os álbuns de Ronei várias deficiências, é rico, diverso, na agenda como opções reais para o Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, importante e continua crescendo. Com rock baiano. É o caso do BoomBahia, Retrofoguetes, Cascadura, brincando uma produção frequente e em alta que já provou ter qualidade e reunir de deus, entre outros, integraram listas rotatividade, o rock baiano aos poucos alguns dos principais nomes do rock dos melhores de 2009 em revistas, deixa de lado os queixumes que local, mas ainda não se estabeleceu sites e blogs como , Bizz, tanto o marcaram e passa a ser mais como um evento fixo. O Festival Trabalho Sujo, Scream & Yell e Coquetel profissional e a se solidificar. BigBands aos poucos tem crescido Molotov. Ainda está distante de ser conhecido e ganhado importância, mas ainda Outro aspecto positivo no atual do grande público, muito por não precisa se firmar e mostrar que veio rock baiano é o investimento no frequentar a grande mídia, que insiste para ficar. Juntos, esses festivais podem audiovisual, principalmente em em não querer enxergar esse cenário. tornar o cenário baiano mais visível videoclipes. Pela dimensão que o A responsabilidade também cabe aos 12 não apenas para o próprio público YouTube ganhou, muitas bandas têm próprios artistas e produtores, que 13 local, mas para além do estado, apostado em mostrar suas músicas em desistiram de expor seus trabalhos às chamando atenção da mídia nacional e clipes, antes mesmo de um EP ou um rádios e TVs e seguem num mercado conquistando um público maior. disco. O melhor é que desse meio tem real, mas com as mãos atadas para um surgido boas produções e profissionais. desenvolvimento ainda maior. Se os festivais não ganham uma A frequência de lançamentos prova dimensão maior por aqui, várias bandas que é um campo interessante e uma e artistas baianos têm trabalhado forma de apresentar o que vem sendo para conquistar novos públicos, seja feito no rock baiano. Luciano Matos é jornalista e circulando através de turnês e eventos, blogueiro que há mais de dez seja participando de festivais. Em 2010, Uma aposta importante são os DVDs, que anos atua na cobertura do cenário o destaque tem sido a Vendo147, musical baiano e brasileiro, espe- ainda são produzidos de forma tímida, cialmente o chamado mercado que já participou do Abril Pro Rock mas que ganham destaque. É o caso de independente. Mantém o blog el Cabong e produz (Pernambuco), Baianada (Goiás) e Rock “Efeito Bogary”, documentário sobre o e apresenta o programa Radioca, veiculado na Sertão (Sergipe). último disco da Cascadura recentemente Educadora FM e voltado para a música brasileira contemporânea e discussões sobre o mercado elogiado pela revista Rolling Stone. O rock baiano também não deve a musical. Ainda participa de comissões e curadorias sobre música em diversas instituições e premia- nenhum outro estado no quesito Além de todos esses, há vários ções, além de atuar como produtor e DJ das festas lançamentos. Impossível listar aqui outros aspectos no rock baiano que Nave e Baile Esquema Novo. Retrofoguetes / David Campbell

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Estrutura e Técnica Espaços para h Shows

ESPAÇOS PARA SHOWS (71) 3371-0885 Club Ego Portela Café www.bahiacafehall.com.br Rua Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho Rua Itabuna, 304, Casas (71) 3017-3111 Parque Cruz Aguiar – Rio Vermelho Beach Beer www.clubego.com.br (71) 3335-6855 / 8204-3395 www.portelacafe.com.br 30 Segundos Rua L, 3, Jardim Iracema – Patamares (71) 3343-6395 [email protected] Rua Ilhéus, 21 – Rio Vermelho Groove Bar (71) 3334-8586 Rua Marques de Leão, 351 – Barra www.30segundosbar.com.br Bond Canto (71) 3267-5124 Prospect Club 81 [email protected] Rua Lidio Mesquita, 51 – Rio Vermelho www.groovebar.com.br Rua Ariston Bertino de Carvalho, 244 – (71) 3335-3737 [email protected] Brotas (71) 8880-7924 / 8744-6071 Ali do Lado www.bondcanto.com.br [email protected] [email protected] Rua da Paciência, 233 – Rio Vermelho Madrre (71) 3011-8947 Av. Otávio Mangabeira, 2471 – Pituba Cais Dourado (71) 3346-0012 Tarrafa Botequim e Galeria Rua da Paciência, 116 – Rio Vermelho B-23 Lounge Music Bar Av. Jequitáia, 102 – Comércio www.madrre.com.br 14 (71) 3242-2200 / 8133-0002 (71) 8742-8010 15 Rua Anísio Teixeira, Boulevard 161, loja [email protected] www.caisdourado.com.br 23 S – Itaigara (71) 3353-2348 Ponto de Partida Snooker Bar Zauber Multicultura www.b23lounge.blogspot.com Casa da Dinha Rua da Paciência, 263 – Rio Vermelho Ladeira da Misericórdia, 11 – produçã[email protected] Largo de Santana – Rio Vermelho (71) 3012-2145 Pelourinho (71) 3334-4350 www.pontodepartidabar.com.br (71) 8894-1381 [email protected] Bahia Café Aflitos www.casadadinhadoacaraje.com.br [email protected] Largo dos Aflitos, s/n – Mirante dos Aflitos Casa de Show Espetáculo Pop Dance Teatros (71) 3329-0944 / 9131-4157 Av. Otávio Mangabeira – Boca do Rio Rua Carlos Gomes, 31, Clube de www.bahiacafe.com.br (71) 3232-0239 Engenharia – Centro Café-Teatro Sitorne [email protected] (71) 3014-5954 / 8783-4077 Rua Deputado Cunha Bueno, 55 – Rio Casarão Arte Bahia www.danceteriapopdancemix.com.br Vermelho Bahia Café Hall Rua Frei Vicente – Pelourinho [email protected] (71) 3347-7089 Av. Luiz Viana Filho, Parque de Pituaçu (71) 3236-0048 / 9999-4521 www.sitorne.com.br – Paralela [email protected] [email protected]

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Estrutura e Técnica Espaços para h Shows

Café Teatro Zélia Gattai Espaço Xisto Bahia Teatro do ICBA - Goethe- Teatro ISBA Largo do Pelourinho, s/n, Fundação Rua General Labatut, 27 – Barris Institut Av. Oceânica, 2717 – Ondina Casa de Jorge Amado – Pelourinho (71) 3117-6155 / 6156 Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória (71) 4009-3689 (71) 3321-0070 / 0122 www.espacoxisto.blogspot.com (71) 3338-4700 www.teatroisba.com.br www.jorgeamado.org.br [email protected] www.goethe.de/salvador [email protected] [email protected] [email protected] Sala do Coro Teatro Jorge Amado Centro Cultural Plataforma Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Pituba (71) 3117-4883 / 4884 Teatro do ICEIA Praça São Brás, s/n – Plataforma Rua Thales de Freitas s/n – Barbalho (71) 3525-9720 (71) 3117-8106 www.tca.ba.gov.br www.uec.com.br/teatro.asp [email protected] (71) 3117-1521 www.plataformacultural.com www.teatroiceia.blogspot.com [email protected] [email protected] [email protected] Teatro ACBEU Teatro Módulo Cine-Teatro Solar Boa Vista Av. Sete de Setembro, 1883 – Vitória Av. Magalhães Neto, 1177 – Pituba (71) 3444-4423 Teatro do Irdeb Parque Boa Vista de Brotas, s/n – Rua Pedro Gama, 413/E, Alto do (71) 2102-1392 16 Engenho Velho de Brotas www.acbeubahia.org.br www.portalmodulo.com.br 17 [email protected] Sobradinho – Federação (71) 3116-2009 / 2000 / 2008 (71) 3116-7436 [email protected] www.blogdosolar.wordpress.com www.irdeb.ba.gov.br [email protected] Teatro Caballeros de Santiago Rua da Paciência, 441 – Rio Vermelho [email protected] Teatro Molière (71) 3334-4342 / 0241 Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Espaço Cultural Alagados www.caballeros.com.br Teatro dos Correios Barra Rua Direta do Uruguai, s/n – Uruguai [email protected] Av. Paulo VI, 190 – Pituba (71) 3336-7599 (71) 3117-6517 / 3313-8076 (71) 3346-2095 www.afbahia.com.br Teatro Castro Alves [email protected] [email protected] Espaço Cultural Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande Teatro SESC Casa do Comércio Av. Sete de Setembro 1001 – Mercês (71) 3535-0600 Teatro Gamboa Nova (71) 3329-2333 www.tca.ba.gov.br Av. Tancredo Neves, 1109, Edifício Casa Rua Gamboa de Cima, 3 – Aflitos do Comércio – Pituba www.bancariosbahia.org.br [email protected] (71) 3329-2418 [email protected] (71) 3273-8732 / 8543 www.teatrogamboanova.com.br www.sesc-ba.com.br Teatro da Barra [email protected] Rua Marquês de Caravelas, 50 – Barra [email protected] (71) 3264-4163

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Estrutura e Técnica Espaços para h Shows

Teatro SESC SENAC Pelourinho Bar Cultural Café & Cognac Dubliners Irish Pub Praça José de Alencar, 19 – Centro Av. Cerqueira Lima, 5, Beco dos Artistas Rua Fonte do Boi, 5 – Rio Vermelho Av. Sete de Setembro, 3691, Histórico – Garcia (71) 3334-0234 Porto da Barra – Barra (71) 3324-4520 / 4527 (71) 3329-7303 www.cafecognac.multiply.com (71) 9133-2189 / 3011-2185 www.sesc-ba.com.br [email protected] [email protected] [email protected] Bar da Tia Dedé Estrada Velha do São Caetano – Largo Capella Music Bar Espaço Bahia Morena Teatro SESI Rio Vermelho do Tanque Rua da Paciência, 127 – Rio Vermelho Rua Marques de Queluz, 43 – Pituaçu Rua Borges dos Reis, 9 – Rio Vermelho (71) 8829-8752 (71) 9993-3110 / 8877-1312 / 8209-9520 (71) 3616-7061 / 7081 www.capellamusicbar.com.br Espaço Cultural Dona Neuza - www.sesi.fieb.org.br/teatrosesi Bar do Magno [email protected] Bar Piscina [email protected] Rua da Paciência – Rio Vermelho Conjunto Marback, Setor 2 – Imbuí / Caranguejo de Sergipe Boca do rio Teatro Vila Velha (71) 3230-9854 Bar “Na Rua” Av. Otávio Mangabeira, 222, Jardim dos Av. Sete de Setembro, s/n, Passeio Namorados – Pituba Público – Campo Grande Alameda Benevento, 23, Avenida ACM Espaço Gangara Music Bar 18 – Pituba (71) 3248-3331 19 (71) 3083-4600 www.caranguejodesergipe.com.br Rua do Bambuí, s/n – São Caetano www.teatrovilavelha.com.br [email protected] [email protected] Bohemia Music Bar Farol Music Bar Rua Belo Horizonte, 177, Jardim Brasil Rua Odilon Santos, 224 – Rio Vermelho Theatro XVIII – Barra Ciranda Café, Cultura & Artes (71) 3334-0170 Rua Frei Vicente, 18 – Pelourinho (71) 3331-8737 / 7812-5027 Rua Fonte do Boi, 131 – Rio Vermelho www.bardofarol.ning.com (71) 3322-0018 www.bohemiamusicbar.com.br (71) 3012-3963 [email protected] www.theatroxviii.com.br [email protected] www.cirandacafe.com [email protected] Galeria Music Bares e Restaurantes Café Atelier J.C. Barreto - Praça da Sé – Pelourinho Companhia da Pizza (71) 3321-2504 Galeria Céu Aberto Rua Osvaldo Cruz, 266 – Rio Vermelho Bar Caraca! Rua Direta do São Caetano – São Av. Otávio Mangabeira, 8000 – Corsário (71) 3334-7443 / 6807 Garota Carioca Caetano www.companhiadapizza.com.br (71) 8603-8697 (71) 3335-2974 / 8808-8543 Av. Otávio Mangabeira, 2457, Jardim dos [email protected] Namorados – Pituba (71) 3344-0004

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Estrutura e Técnica Espaços para h Shows

Goethe Café & Lounge Maria João Reina Music Bar www.restauranteyoko.com.br Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória Rua São Paulo, 600 – Pituba Rua da Paciência, 127 – Rio Vermelho [email protected] (71) 3336 - 4721 / 3337-0120 (71) 3248-4623 / 8816-7420 / (71) 3334-6871 / 9998-1457 / www.goethecafe.blogspot.com 8795-3023 8128-3377 ZEN Dining & Music [email protected] www.barmariajoao.com.br Rua Conselheiro Pedro Luis, 311 – Rio [email protected] The Twist Pub Vermelho Hangar Live Music Rua João Gomes, 95 – Rio Vermelho (71) 3334-6556 Curva da Paciência – Rio Vermelho Matsuri Restaurante (71) 3334-1520 / 9113-5007 (71) 3014-4007 / 9204-6560 Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, www.twistpub.com.br Praças e Espaços Públicos www.hangarriovermelho.com Parque Costa Azul, Villa Gourmet – [email protected] [email protected] Costa Azul Coqueiral de Piatã (71) 3533-3666 Tom do Sabor Av. Otávio Mangabeira, s/n – Piatã Hit Music Bar www.restaurantematsuri.com.br Rua João Gomes, 249 – Rio Vermelho (71) 3172–8634 (SESP) Rua Minas Gerais, 243 – Pituba [email protected] (71) 3334-5677 [email protected] (71) 3011-4662 www.piramidedoriovermelho.com.br 20 www.hitmusicbar.com.br Moema Batataria e Lounge Estacionamento do MAM 21 [email protected] Rua Alagoinhas, 772, Parque Cruz Trindade Music Bar Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão – Aguiar – Rio Vermelho Rua Piauí, 140 – Pituba Comércio Jequitibar Café (71) 3335-3335 (71) 3240-3984 (71) 3117-6139 Rua Borges dos Reis, 9, Varanda www.moemabatataria.com.br www.trindademusicbar.com.br www.mam.ba.gov.br do Teatro SESI Rio Vermelho – Rio [email protected] [email protected] Vermelho Os Sertões (71) 3616-7061 / 7081 Rua Guedes Cabral, 20 – Rio Vermelho What’s Up Farol da Barra www.sesi.fieb.org.br/teatrosesi (71) 3013-4055 Rua Minas Gerais, 382 – Pituba Av. Sete de Setembro – Barra [email protected] (71) 3248-3571 (71) 3172–8634 (SESP) Pra Começar... Chopp & Music www.whatsupbar.com.br [email protected] Leopoldinna Av. Manoel Dias da Silva, 1345 – Pituba [email protected] Av. Princesa Leopoldina, 398 – Graça (71) 3345-6450 / 8806-1573 / Jardim dos Namorados (71) 3235-2351 9238-0222 Yoko Culinária Japonesa & Av. Otávio Mangabeira – Pituba Music Bar (71) 3172–8634 (SESP) Rua Borges dos Reis, 16 – Rio Vermelho [email protected] (71) 3334-7701

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Estrutura e Técnica Espaços para h Shows

Largo da Soledade Parque da Cidade Joventino Praça Dois de Julho Espaço Unibanco Soledade Silva Campo Grande Glauber Rocha (71) 3172–8634 (SESP) Av. Antônio Carlos Magalhães (71) 3172–8634 (SESP) Praça Castro Alves, s/n – Centro [email protected] (71) 3358-5612 [email protected] (71) 3011-4706 / 3322-0302 www.pc.salvador.ba.gov.br www.unibancocinemas.com.br Largo do Pelourinho Praça Wilson Dias Pelourinho Passeio Público Av. Otávio Mangabeira – Pituba Midialouca (71) 3117-6458 (IPAC) Praça da Aclamação – Campo Grande (71) 3172–8634 (SESP) Rua Fonte do Boi, 10 – Rio Vermelho [email protected] (71) 3117-6458 (IPAC) [email protected] (71) 3334-2077 [email protected] www.midialouca.com.br Largo do Terreiro de Jesus Outros [email protected] Pelourinho Porto da Barra Casa da Música Museu du Ritmo (71) 3117-6458 (IPAC) Av. Sete de Setembro – Barra [email protected] Parque Metropolitano do Abaeté – Av. Jequitaia, 01, Mercado do Ouro – (71) 3172–8634 (SESP) Itapuã Comércio 22 [email protected] (71) 3116-1511 (71) 3354-2747 23 Largo Pedro Archanjo www.casadamusicabahia.wordpress.com Pelourinho Praça Castro Alves [email protected] Parque de Exposições de (71) 3117-6458 (IPAC) Centro Salvador [email protected] (71) 3172–8634 (SESP) Circo Picolino Av. Luiz Viana Filho – São Cristovão [email protected] Av. Otávio Mangabeira – Pituaçu (71) 3115-2757 Largo Quincas Berro D’Água (71) 3363-4069‎ Pelourinho Praça da Revolução www.circopicolino.org.br Saraiva MegaStore (71) 3117-6458 (IPAC) Periperi [email protected] Salvador Shopping – Av. Tancredo Neves, 2915 [email protected] (71) 3172–8634 (SESP) (71) 3341-7020 [email protected] Concha Acústica Shopping Iguatemi – Av. Tancredo Neves, 148 Largo Tereza Batista Praça Dois de Julho, s/n – Campo (71) 3450-7728 Pelourinho Praça do Reggae Grande www.saraiva.com.br (71) 3117-6458 (IPAC) Pelourinho (71) 3117-4885 / 4886 [email protected] (71) 3117-6458 (IPAC) www.tca.ba.gov.br Wet’n Wild [email protected] [email protected] Av. Luiz Viana Filho, 8951 – Paralela (71) 3451-4440 Espaço Cultural da Barroquinha Praça Castro Alves – Centro (71) 3322-1486

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Sonorização / h Estrutura e Técnica Técnicos de Som

SONORIZAÇÃO Pop Sonorização (71) 8167-7994 Sonorização; Jm Audio System; (71) 9261-4504 / 8229-0406 [email protected] Audio R Sonorização; Submarino Augusto Menezes Sonorização [email protected] Principais trabalhos: Bandas: Studios | Ensino: dB Cursos Rua F. Jardim Pituassu, 1 – Boca do Rio Penélope; Cascadura; Retrofoguetes; de Áudio; Pracatum (71) 3371-7368 Portuga Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta; [email protected] (71) 9106-9714 / 9921-8048 Enio e a Maloca | Eventos: BoomBahia; Átila Vitória [email protected] Festival BigBands; Garage Rock (71) 8701-6686 Canal Sonorização [email protected] Rua Nelson Gallo, 262 – Rio Vermelho Roberto Possidio Principais trabalhos: Bandas: (71) 3240-9645 (71) 8772-0065 / 9161-3458 Armandinho; Novos Baianos; Luiz [email protected] [email protected] Caldas; Quininho de Valente; Scorpius (atual Chiclete com Banana); Na Everaldo Sonorização Vibrato Sonorização Pegada; Os 10 Compromissados | Eventos: Festival de Inverno da Rua Vila Matos, 3 – Rio Vermelho (71) 8867-5197 / 8769-1235 Chapada | Espaços: Groove Bar; Café (71) 8865-7420 / 8159-3982 [email protected] 24 Cancun; Bombai; The Twist Pub 25 Jacó Borges TÉCNICOS DE SOM (71) 9964-2244 Bráulio Passos [email protected] (71) 9604-4681 Apu Tude [email protected] Apu Tude ajudou a marcar a história do Aquitê Moreno Leo Kimahri Principais trabalhos: Bandas: rock baiano integrando a lendária banda (71) 8788-6202 Orkestra Rumpilezz; Retrofoguetes; (71) 8634-0065 Úteros em Fúria, durante a década de [email protected] [email protected] Dubstereo Sound; Marcos Valle 90. Após a dissolução do grupo, tocou Principais trabalhos: Bandas: Radiola; (RJ); Johnny Alf (RJ) guitarra ainda na Dinky Dau, Guizzzmo, Lampirônicos; Alobêned; Cor de Marcus Danton Sangria e atualmente compõe a Mel; Marcelo Bacelar; Adelmo (71) 9986-2554 Bestiário. Há 12 anos atua como Casé; Filomena Bagaceira; Beth Cabral [email protected] técnico de som, já tendo trabalhado Carvalho; Alcione; Carla Cristina | (71) 8213-4775 com a banda Penélope e diversos Eventos: Festival de Verão Salvador; Principais trabalhos: Bandas: Tills; Plataforma de Lançamento grupos baianos de rock. Em estúdio, Espetáculo Teatral Musical Raul Lula Nascimento | Espaços: Farol (71) 3331-9543 / 8886-8929 Apu também já gravou discos de Alex Seixas; Espetáculo Teatral Musical Music Bar [email protected] Pochat, brincando de deus e Tiago Aziz. Irmã Dulce | Outros: João Américo

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Técnicos de Som / h Estrutura e Técnica Técnicos de Luz

Fernando Gundlach Festival Bigbands; BoomBahia; Festival TÉCNICOS DE LUZ Bonfant, em São Paulo, (71) 9115-1400 / 8810-4213 Calango (MT); VMB/MTV (SP); Abril Pro e trabalhou com importantes [email protected] Rock (PE) Edy Luz bandas do cenário soteropolitano. Principais trabalhos: Bandas: (71) 9176-9346 Retrofoguetes; Lampirônicos; Jorge Solovera [email protected] (71) 9608-7742 Malefactor; Minus Blindness; Grupo (71) 8709-2701 / 3012-7334 Principais trabalhos: Bandas: Funk [email protected] Garagem; Jurandir Santana; OSBA; [email protected] Machine; Chica Fé; Salsalitro; Principais trabalhos: OSUFBA | Eventos: Festival Arena 1; Principais trabalhos: Bandas: Cascadura; As Meninas; Luiz Caldas; Negra Bandas: Cascadura; Retrofoguetes; Festival Instrumental | Ensino: dB Aguarraz; Formidável Família Musical; Cor; Alexandre Peixe | Eventos: Marcio Mello; Rebeca Matta; Diamba; Cursos de Áudio; Pracatum Lou; Demosielle; Os Irmãos da Bailarina; Ceará Music; Festival de Verão; Mosiah; Lampirônicos; Diga Aí Chefe; Estrada Perdida | Eventos: Festival de Festival de Lençóis; Iguatemi Scambo; O Círculo; Alex Pochat; Gabriel Franco Verão; Festival da Capricho (RJ); Abril Collection; Projeto Axe; Barra Nancy Viégas; Chico César (PB); (71) 8894-8766 Pro Rock (PE) Festival; Mostra Pan-Africana de Biquini Cavadão (RJ); Buena Vista [email protected] Arte Contemporânea; VI Mercado Social Club (Cuba) | Eventos: Festival de Verão; MPB Petrobras; Projeto Principais trabalhos: Bandas: Mosiah; Pinguim Cultural; XIV Encontro Latino- Nomin; OSBA; OSUFBA; Nana Americano do Projeto Empretec Por do Sol; Projeto Solaris; Troféu 26 (71) 8764-4775 Caymmi; Palco do Rock 27 Caymmi; Solmaaré; Grupo Jacarandá; [email protected] Sebrae; Saúde Business Fórum; Embaixadores da Paz; Laura Dantas & Principais trabalhos: Bandas: Hardcall; Circuito Cultural Banco do Brasil; Grupo Quanta Accord; Os Mizeravão; Banda de Rock | Itu Telecom Americas 2005; Claro Espaços: Boomerangue Que É Rock; Sauípe Folia Graco (71) 9956-0326 Sabugo João Batista [email protected] (71) 9277-8553 João Batista, ou simplesmente Principais trabalhos: Bandas: Cascadura; [email protected] JB, planeja e executa iluminação Retrofoguetes; Rebeca Matta; Matanza; Principais trabalhos: Bandas: Rock profissional de shows, exposições e Marcio Mello; Wander Wildner; Walter Forever; The Cents; Cover (PR); espetáculos de dança e teatro Queiroz; Vivendo do Ócio; Ronei Jorge Bacanal; Forrozão do Sfrega | Espaços: há 13 anos, quando começou a e os Ladrões de Bicicleta; Montage Groove Bar; Boomerangue trabalhar com a banda Mil Milhas. (SP); brincando de deus; Black Drawing Desde então, fez cursos com Jamile Chalks (GO); Yun-Fat | Eventos: Arena 1; Tormman, no Rio, e Guilherme

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Técnicos de Luz / h Estrutura e Técnica Roadies

Kiko Andrade King Cobra; Mortícia; Viola de Arame BaianaSystem; Lampirônicos; Diamba; Rock Sally; Candura | (71) 8878-3623 | Eventos: Coca-Cola Zero Desafio das Ponto de Equilíbrio; Eventos: Impactto Produções [email protected] Bandas | Eventos: Festival de Verão; Planeta Atlântida (SC) Gledson Matos Leonardo Santos ROADIES (71) 8274-7879 / 8274-7817 (71) 8632-4438 Batman [email protected] [email protected] Artur Batata (71) 8238-8365 Principais trabalhos: Bandas: Vania Principais trabalhos: Bandas: (71) 8732-9396 / 9176-7805 / [email protected] Abreu; Maria Gasolina; Salsalitro; Cascadura; On The Floor; Narcisa | 8251-2839 Principais trabalhos: Bandas: Camisa Cortejo Afro; Cadê a Parafina; Marcio Eventos: Festival de Verão; Festival de [email protected] de Vênus; Úteros em Fúria; The Mello; Marco Balena; Guiga Reis; No Inverno; Carnaval de Bairro | Espaços: Principais trabalhos: Bandas: Azôgue Dead Billies; Os Irmãos da Bailarina; Styllo; Negra Cor Boomerangue (Portugal); Los Baganas; Alexandre Leão; Demoiselle; Luis Melodia | Eventos: Diamba; Almah (SP); Bruno Masi; Viper (SP); Festival Bigbands; Pelô de Vanguarda Jeferson Mota Rita Lago Dr. Sin (SP); Angra (SP); Marcelo Nova; Pitty; (71) 8714-8365 (71) 9969-7382 Krisiun (RS); Jair Oliveira (SP); Leo Maia (RJ); Cabral [email protected] 28 [email protected] Retrofoguetes; Superfly; Torture Squad (71) 8213-4775 Principais trabalhos: Bandas: Pirigulino 29 Principais trabalhos: Bandas: Cheiro (SP); Alex Pochat; Cascadura; Rebeca Principais trabalhos: Bandas: Tills; Bruno Babilake; Armandinho, Dodô e Osmar; de Amor; Carla Visi; Vania Abreu; Matta; Luciano Nassyn (SP); Matanza (RJ); Nunes; Sangria; Adão Negro; Plano B; Destroyer Kiss Cover; Mariene de Clécia Queiroz; Banda Mahatma; Estakazero; Grupo Garagem; Mudhoney HNS; Talismã Castro; Ângela Rô Rô; Quininho de Marcio Mello; Zé Ramalho (PB) (USA); O Círculo; Double You (Itália); Valente; Paraíso do Calypso; Forrozão | Eventos: Festival Internacinal Neojibá; Mariene de Castro; Adão Negro Cal 3º Andar; Negócio Sério Latino Americano de Teatro; | Eventos: Festival de Verão; Segundas (71) 8191-1236 Encontro Internacional de Dança Musicais; Palco Rio Vermelho - Carnaval Principais trabalhos: Bandas: Superfly; Leandro Castro Contemporânea; Encontro do Rock 2008; Skol Baú Elétrico; Convenção de ; Paulinho Oliveira; (71) 8782-4921 em Armação; Encontros de Pagode | Tatuagem da Bahia; Máquina do Som; Adão Negro; Diamba | Eventos: Festival [email protected] Outros: Balé Folclórico da Bahia Música do Porto; Ao Vivo Bar & Groove; de Verão; Skol Beats; Mercado Cultural; Principais trabalhos: Bandas: traVoltA BoomBahia; Música em Todos os Ouvidos Garage Rock toca Rock; Renato Russo Cover; Kaçola Roberto Mezzotino Elétrica; Di Bar in Bar (71) 8666-3562 / 9911-5532 Bala Cézar Júnior [email protected] (71) 8104-0178 (71) 8130-8855 Lucas Barbosa Principais trabalhos: Bandas: [email protected] [email protected] (71) 3384-8019 / 8805-6588 Cascadura; Retrofoguetes; Radiola; Principais trabalhos: Bandas: Cascadura; Principais trabalhos: Bandas: Marcio [email protected] Paulinho Oliveira; Os Panteras; Endy; Marcio Mello; Paulinho Oliveira; Mello; Efetivus; Engomados; Lost Line; Principais trabalhos: Bandas: Garage 67

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Estrutura e Técnica Roadies h

Pinguim Ricardo Sales (71) 8884-7227 [email protected] Principais trabalhos: Bandas: Incrédula

Sabugo (71) 9277-8553 [email protected] Principais trabalhos: Bandas: Marcelo Nova; U2 Cover (PR); Legião Urbana Cover (SP); George Israel (RJ); Pirigulino Jonathan Tesser, mais conhecido como Babilake; The Cents; Hanna; Cavern Pinguim, atua como roadie há 8 anos, Beatles; Beatles In Senna; Arapuka | trabalhando com importantes bandas Espaços: Groove Bar da cena rocker de Salvador. Estudou na 30 dB Cursos de Áudio e, desde 2009, presta Surabhi Dasa 31 serviço também como técnico de som. (71) 8868-1483 / 9918-2503 [email protected] (71) 8764-4775 Principais trabalhos: Bandas: Matiz; [email protected] Os Irmãos da Bailarina; Irmão Carlos Principais trabalhos: Bandas: e o Catado; Eddie (PE); Cascadura; Retrofoguetes; Cof Damu; Capitão Retrofoguetes; Cascadura; Enio e a Parafina e os Haoles; Starla; Capitão Maloca; Pirigulino Babilake; Marcelo Cometa e os Formidáveis Ladrões de Nova; Pitty; Sua Mãe; Navio Negreiro; Parafina da Terra do Nunca Extreme; Relespública (PR); Cachorro Grande Endy; Vivendo do Ócio; Aguarraz; (RS); Matanza (RJ); Ronei Jorge e Jay Vaquer (RJ); On The Floor; os Ladrões de Bicicleta; Accord; Sambatrônica; The Honkers; Coletivo Subaquático; Sangria; Banda de do | Eventos: BoomBahia; Rock; Banda de Rock Triste; Aguarraz; Festival Bigbands; Hoje é Dia de Berlinda; Endy | Eventos: Festival Esquina! Pra Humanizar a Cidade Bigbands; Boombahia Diogo Campos | www.flickr.com/diogo_campos

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Tem um cabo aí, cara? por Jorge Solovera

“É A HORA DO SHOW! Tão ou mais importante que o CD dizer, mesmo que for uma piada, algo que você gastou horas e uma grana que descontraia. Na arte, tudo passa por ESTE PODE SER pra fazer, aqui vamos nós, é a hora do esse tempo de “fermentação”. Com o show! Este pode ser simplesmente o tempo, tudo fica mais natural. E preparar SIMPLESMENTE O momento de quem te ouve decidir se o repertório não é só colocar a ordem vai virar seu fã ou te odiar pro resto das músicas, é decidir a cara da banda, o MOMENTO DE QUEM da vida e falar mal ou bem no Twitter. clima do show. TE OUVE DECIDIR SE E ninguém disse que seria fácil. Por isso, vamos colocar em etapas. O que Show VAI VIRAR SEU FÃ OU TE é preciso pra fazer um bom show? Então, chegou o grande dia. Muitos ODIAR PRO RESTO DA Anote aí: pensam que é besteira, mas é legal se O repertório organizar para um show. Criar uma lista VIDA E FALAR MAL OU com afazeres, lista de equipamentos e Suas músicas? Covers? Quantos? coisas que não podem ser esquecidas: 32 BEM NO TWITTER” Músicas lentas no meio? No fim? afinador! Trocou as cordas? Os cabos 33 Partindo do pressuposto que está funcionam? A guitarra está funcionando tudo devidamente ensaiado, criar o corretamente? Isso sim pode ser uma repertório requer imaginar os altos dor de cabeça na hora de tocar. Imagine e baixos e como você pode envolver você tentando se concentrar e não a platéia. Pode demorar um ou dois conseguir porque sua guitarra fica shows para você chegar à ordem ideal. falhando ou desafinando toda hora. A Notar as músicas que dão mais certo, performance vai pro lixo e tudo o que as que o público fica mais disperso, as você ensaiou vai por água abaixo. que a galera conhece. Enfim, isso tudo você pode organizar. Se você não tem grana pra um roadie, chame seus brothers. Não tem nada Um detalhe que eu ainda acho que mais chato que carregar equipamento passa muito despercebido por essas antes e depois de tocar, principalmente bandas é a comunicação com o se for sozinho. Quando você acabar público. Se você tem problemas em de desmontar e arrumar suas coisas, não saber o que dizer na hora, anote. as melhores gatas já foram embora e Faça um roteiro, escreva o que você vai você vai voltar puto da vida pra casa. Diogo Campos

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Tem um cabo aí, cara? por Jorge Solovera

34 35 Diogo Campos E ainda assim chamando amigos ou Palco importante. Então, antes de se desgastar “NA ARTE, TUDO PASSA um roadie profissional, faça a velha lista e brigar com todo mundo que está de equipamentos. Afinadores e cabos E o som? Minha guitarra não está muito dizendo que sua guitarra está alta, tente POR ESSE TEMPO DE alta? Estou ouvindo todo mundo? A sempre se perdem na hora da correria, se “equalizar” dentro do palco. Os amplis, última pergunta é importante: como ‘FERMENTAÇÃO’. COM O principalmente quando há muitas se estiverem colocados em plataformas, você quer fazer um show entrosado se bandas tocando no mesmo dia. vire pra você e tenha cuidado que eles você não ouve seu colega de banda? A TEMPO, TUDO FICA MAIS não estejam virados para o vocalista, Seguir um roteiro não é uma má ideia maioria das bandas tocam muito alto NATURAL. E PREPARAR também. Quem vai dar carona a quem, no palco, o que é uma dor de cabeça porque se estiverem, é bem provável em que carro vão os equipamentos. para o técnico e também para todo que o vocalista esteja ouvindo mais O REPERTÓRIO NÃO É Quando a casa não disponibiliza água, mundo que está tocando. Existe um alto que você, pela distância. Enquanto SÓ COLOCAR A ORDEM é legal conseguir, assim também como volume que não é muito alto e também o som do ampli está batendo nas suas toalhas. E nunca esquecer da fita crepe não muito baixo, o suficiente pra você costas, está chegando diretamente DAS MÚSICAS, É DECIDIR e, muito menos, do repertório pra colar sentir o punch do instrumento que no ouvido de quem está a uns 3 ou 4 no chão. você toca, que eu sei ser bastante metros à frente. A CARA DA BANDA, O CLIMA DO SHOW”

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Tem um cabo aí, cara? por Jorge Solovera

“ANTES DE SE Isso, lógico, varia muito de casa pra de solo dos instrumentistas, casa de espetáculo. Normalmente, decidem o repertório. E o técnico, DESGASTAR E BRIGAR casas menores tendem a deixar nessas horas, é tudo. COM TODO MUNDO o som melhor, desde quando não estejam cheias de azulejos Mais um detalhe: que tal preparar QUE ESTÁ DIZENDO ou paredes nuas. Se for o caso, o palco e deixar com a cara da QUE SUA GUITARRA conseguir tapetes pode ser uma banda? Vale tudo. Quer colocar uma boa, já melhora um pouco. Montar cama? Uma moto? Uma banheira? ESTÁ ALTA, TENTE SE a banda toda em cima dos tapetes, Um bidê? Isso não importa. A ‘EQUALIZAR’ DENTRO principalmente a bateria pra não sair criatividade nessas horas é uma do lugar. Até colchões podem ajudar, peça fundamental para conquistar DO PALCO” colocando eles no fundo do palco, o público. Para isso, você pode ver nas quinas. Isso em casas com pouca outros shows pra se inspirar: usar infra ajuda um monte. slides, fotografias, passar vídeos 36 durante a apresentação. Hoje são 37 E, sempre que puder, um técnico de tantos os recursos acessíveis. Há som é uma chave importante. Tente pouco tempo, era quase impossível fazer sempre que possível com o com pouca grana preparar um bom mesmo. O técnico é uma peça chave, palco. Hoje não é bem assim. Até ele conhece o som da banda e vai mesmo comprando telas ou tecidos idealizando com você a textura você pode ornamentar o palco, os do som, os efeitos que podem ser pedestais. Cola colorida pode ser usados durante as músicas. São usada para “pintar” os instrumentos, conceitos pouco utilizados aqui ela dura bastante e quando sai não ainda e que fazem uma diferença deixa marca. enorme. Existem bandas de grande porte que ensaiam o show em Preparado, velho? Ou desistiu? casas com a estrutura pronta: palco, iluminação, som... Eles mixam o show Jorge Solovera é produtor musical, músico, arranjador e e passam tudo, desde os textos (o engenheiro de som, com mais que o artista vai falar), os momentos de 30 anos de música.

Diogo Campos

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Gravação e Distribuição Estúdios de Gravação

ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO www.myspace.com/estudio.audiolab Capitão Cometo e os Formidáveis [email protected] l [email protected] Ladrões de Parafina da Terra do Nunca Produtores: Jera Cravo e Vicente Fonseca Anderson Cunha Produtor: Marcelo Seco Extreme; Antonio Sem Medo; Cerveja Principais trabalhos: Yow; Lou; Vendo Principais trabalhos: Lampirônicos; Café; Truanescos; Você Me Excita; Charlie 147; Templarius; Automata; Madame Rua Conquista, 74, Parque Cruz Aguiar – BaianaSystem; Subaquatico; Rebeca Chaplin; BR 73; Aurora; Fridha; Defeito de Saatan (PA); Ricardo Primata; Malefactor; Rio Vermelho Matta; Marcio Mello; Diamba Fabricação; Stone Queen; Weise; Tallowah Cobalto; Veuliah; Malcom; Mirabolix; (71) 3334-0708 Roots; Analógica; Os Infames Plane Of Mine; The Honkers; Sangria; www.andersoncunha.com Superfly; Pessoas Invisíveis; Joel [email protected] Casa das Máquinas Moncorvo; Minerva; Yun-Fat; Pastel De Produtor: Anderson Cunha Travessa Lydio de Mesquita, 48 – Rio CR Home Studio Miolos Principais trabalhos: Pirigulino Babilake; Vermelho Alameda Congonhas, 50 – Pirajá Daniela Tourinho (71) 9922-4767 (71) 3211-5537 / 8837-6188 [email protected] www.crstudiomusical.com.br Estúdio Estopim Attack Produções Sonoras Produtor: Tadeu Mascarenhas [email protected] Campo da Pólvora, 5, Ed. Flávia, salas 301 Principais trabalhos: Radiola; Manuela Produtores: Cid Rocha e Nilton de Araújo e 302 – Nazaré (71) 8876-3518 Rodrigues; Marcela Bellas; Álvaro Principais trabalhos: Kenezeu; Andragma; (71) 8814-1259 www.myspace.com/attackaudio Lemos e os Romeus; Átila Lima; Abraão Cores do Brasil; Claudia Costa www.estopimrecords.wordpress.com/ 38 [email protected] 39 Costa; Stância; Humberto Monteiro; studio-estopim Produtor: Glauco Neves Layne Redmond; Paquito; Julio Caldas; [email protected] Principais trabalhos: Vivendo do Em Transe Atlantico Sitio; Alex Pochat e os 5 Produtor: Fabiano Passos Ócio; Bruna Leite; Starla; Xaranga Véa; Travessa Dourado, 34 - Stiep Elementos; O Círculo; Headhunther D.C.; Principais trabalhos: Lumpen; Homem Eva Cavalvante; Coro de Cor; Jimmy (71) 3272-1298 In Cactus; Capitão Parafina e os Haoles; Meteoro; Egregora; Vivendo do Ócio Six; Banda de Pífanos do Bendegó; www.emtranse.com.br (demo); Mais Treta; Derrube o Murro Landinho Pé de Bode; João do Realejo; Samba Chula de São Braz [email protected] Alan Benedeto; Los Canos; A Grande Produtor: Evandro Botti Abóbora; Vendo 147; Os Informais; Caverna do Som Principais trabalhos: Mosiah; Diamba; Estúdio K Glauco Neves e suaOrquestraElegante; Conjunto Marback – Imbuí Vandex; Ronei Jorge e os Ladrões de Rua Futuro do Tororó, 42, térreo – Tororó Cissa Guimarães; Sanitário Sex; Mestre (71) 3230-9854 / 9991-6121 Bicicleta; Rasec (71) 3266-0252 Jogo de Dentro; Jonas www.myspace.com/cavernadosom www.estudiok.ssa-ba.com [email protected] Estúdio 60 [email protected] Audiolab Produtores: Irmão Carlos Rua do Meio, 60 – Rio Vermelho Produtor: Uwe Rohr Rua Belmonte – Rio Vermelho Principais trabalhos: Irmão Carlos e o (71) 7812-6699 / 9207-3295 Principais trabalhos: SynTsiS; HardCall; (71) 9196-1118 Catado; Barra Zero Um; Polly 07; Matiz; www.fotolog.net/estudio60 M.A.R.P.; Negro Fyah

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Estúdios de Gravação / Gravação e Distribuição Selos Independentes

estúdio t Los Canos; The Blus Bullets; Veu Pater; SELOS INDEPENDENTES rock mais ativos da cidade, l Rick The Freak; Dois Em Um; Danny lançando, desde 2002, discos Nascimento; Nancyta; Julia Maia; Victor Alpha Centauri de importantes bandas baianas. Brasil; Leo Vieira; Identidade J; Suinga; Rua Alberto Fiúza, 571, ap. 1204 – Rhendra Nadyer Av. Tiradentes, 19, Ed. São Lourenço, ap. 302 – Caminho de Areia Imbuí NairoHomestudio (71) 8862-2605 Rua Marechal Floriano,106, Ed. Palazzo www.alphacentauri.com.br (71) 8121-3366 Florentino, AP. 1102 – Canela [email protected] www.myspace.com/bigbrossrecords (71) 8894-9465 Principais Bandas: Hardcall [email protected] www.cursohomestudio.blogspot.com Principais Bandas: Os Irmãos da Sob o comando do experiente andré [email protected] Bailarina; Opus Incertum; Vendo t, pelo estúdio t já passaram algumas Produtores: Nairo Elo e Ivo Atalho Discos 147; Dever de Classe; Soma; Brinde; das mais importantes bandas do rock Rua do Meio, 60 – Rio Vermelho Principais trabalhos: Carla Quadros; Arsene Lupin; Retrofoguetes; soteropolitano. (71) 7812-6699 Sandra Simões; Banda The Docs brincando de deus; Cascadura; [email protected] [email protected] Rewinders; Flauer; Zambotronic; Produtora Coaxo do Sapo Principais Bandas: Lou; Automata; Produtor: andré t Ronei Jorge e os Ladrões de 40 (71) 3678-2982 Malcom; Theatro de Séraphin 41 Principais trabalhos: Retrofoguetes; www.coaxodosapo.com Bicicleta; Lou; The Honkers; Cascadura; Sua Mãe; Rebeca Matta; Enio [email protected] Guizzzmo; Diga Aí Chefe; Tritor; e a Maloca; Nancy Viegas; Luiz Caldas; Produtores: Pedro Arantes e Gabriel Bigbross Records Alex Pochat e os 5 Elementos; Carla Visi Martini Theatro de Séraphin; Sangria; Principais trabalhos: Guilherme Arantes; Mutation Lab Jorge Solovera Heather Davis; PAXKAYAB; Rockers (71) 8709-2701 Control; Massarock; Sergio Passos; O www.myspace.com/soloveramixing Círculo; Railda Melo; Renato Di Giorgio Brechó Discos [email protected] Rua Rodolpho Coleho Cavalcante, Produtor: Jorge Solovera StudioD 58, ap. 403 A – Armação Principais trabalhos: Formidável Família Rua Prado Valadares, 6 – Nazaré (71) 8101-1868 Musical; Neologia; Maglore; Roberta (71) 3011-5973 / 9134-1993 www.myspace.com/brechodiscos Simões; Lazzo Matumbi; Lou; Paulinho www.studiod-musica.com.br [email protected] Oliveira; Janette 7; Cassio Nobre; Teclas [email protected] Uma iniciativa do produtor cultural Principais Bandas: Pastel de Miolos; Pretas; Cris Bellare; Starla; Saul Barbosa; Produtores: Daniel Rebello Nunes e e DJ Rogério Brito, mais conhecido Declinium; The Pivos; Projeto Sambatrônica; Alexandre Leão; Pat Forest; Alexandre Processo Bud (França); Ricardo Chaves; Carla Perez; Principais trabalhos: Tomate; Ivete como Big Brother, o Bigbross Records Macabéa; Jato Invisível Netinho; Luciano Calazans; Ana Luisa; Sangalo; Trem de Pouso é um dos selos especializados em

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Selos Independentes / Gravação e Distribuição Lojas de Discos

Catacumba Produções Principais Bandas: Cissa Guimarães; Principais Bandas: Radiola; Nancy com um acervo orientado l Rua Jardim Vera Cruz, Quadra 6, Lote Glauco Neves e sua Orquestra Viégas; Alex Pochat; Marcela Bellas; pelo chorinho, jazz, rock, 21 - IAPI Elegante; Viados; Declinium; The Abraão Costa; Átila Lima; Cicinho incluindo lançamentos de bandas (71) 9999-4521 / 3236-0048 Honkers; Los Canos de Assis; Dão; Folha de Chá; Lazzo baianas, e outros gêneros que [email protected] Matumbi; Samba Chula de São Braz não são facilmente encontrados Principais Bandas: Cobalto; Garimpo Música em outros estabelecimentos. A Harzoth; Artefacto; Rio de Lamúrias; Rua Conselheiro Dantas, 57, sala 212 – Torto Fono Gramas loja ainda tem a possibilidade Homem Meteoro; Act of Revenge; Comércio Rua Piauí, 661, 104 A – Pituba de oferecer atendimento em Reflections Bleed; Hoje Você Morre; (71) 3331-4351 / 9136-8224 (71) 8860-2381 inglês, italiano, alemão e francês Yun-Fat; Decomposer; Fullminant; www.garimpodiscos.blogspot.com www.myspace.com/tortofonogramas e a matriz do Rio Vermelho Minus Blindness; Acanon; Dr Gore; [email protected] [email protected] permanece aberta das 8h da Undermine; Arcade Noise; Connection; Principais Bandas: BaianaSystem; João Principais Bandas: Cobalto; Minus manhã até a meia-noite, todos Atitude Now; Agressivos Omar; Os Ingênuos; Mateus Aleluia; Blindness; Odd Humans; Satânia; os dias, inclusive domingos e Manuela Rodrigues; Opanijé Yun-Fat feriados. O site permite ainda Estopim Records a opção de compra online ou 42 Campo da Pólvora, 5, Ed. Flávia, salas Os Quinze Records LOJAS DE DISCOS reserva de produtos para a 43 301 e 302 – Nazaré Av. Silveira Martins, 8, Cond. José retirada pessoalmente na loja. (71) 8814-1259 Marcelino, Bl25, 8 – Cabula midialouca www.estopimrecords.wordpress.com (71) 8193-7536 Rua Fonte do Boi, 10 – Rio Vermelho [email protected] www.osquinze.tk (71) 3334-2077 Principais Bandas: Lumpen; A Sangue [email protected] Rua das Laranjeiras, 28 – Pelourinho Frio; Confronto (RJ); Adicional; Mais Principais Bandas: ET²; Dynamus; La (71) 3321-1596 Treta; Nouvelle Gaia (); Entrefuego Vida; Days of Glory; Caftor www.midialouca.com.br (Chile) [email protected] Plataforma de Lançamento Pérola Negra Frangote Records Av. Oceânica, 3529, ap. 204-A – Rua Marechal Floriano, 18 – Canela Rua Rodrigo Argollo, 351, ap. 104 – Rio Ondina (71) 3336-6997 Vermelho (71) 3331-9543 / 8886-8929 www.perolanegracd.com.br (71) 8883-5004 www.myspace.com/ [email protected] www.myspace.com/frangoterecords plataformadelancamento A midialouca é uma loja de CDs, [email protected] [email protected] DVDs, livros e revistas que conta

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Lojas de Discos / Gravação e Distribuição Diretores de Videoclipe

Saraiva MegaStore Sebos DIRETORES DE VIDEOCLIPE Sete” (Ronei Jorge e os Ladrões del Salvador Shopping Bicicleta). Até que, em 2006, teve Av. Tancredo Neves, 2915 Empório “Memórias” (Pitty) eleito melhor videoclipe do ano pelo VMB/MTV e (71) 3341-7020 Travessa da Ajuda, Edf. Martins pelo Prêmio Multishow de Música Shopping Iguatemi Catharino, loja 2 – Centro Brasileira. Os seus curtas também Av. Tancredo Neves, 148 (71) 3322-0247 contam com trilha sonora composta (71) 3450-7728 por músicos de bandas baianas como Shopping Barra Praia dos Livros Ronei Jorge e Edson Rosa (“Sadistic”), Av. Centenário, 2992 Largo do Porto da Barra, s/n – Barra Vandex (“Politic”), Luisão Pereira (71) 3264-2191 (71) 3015-0093 (“Silent Star” e “1964”) e Glauco Alexandre Guena Neves (“1964”). Ministrou ainda a Shopping Paralela www.praiadoslivros.com.br Alexandre Guena é formado com Oficina Geração Bit, que resultou Av. Luiz Vianna, 8544 [email protected] distinção em Cinema e Vídeo pela em 5 videoclipes de bandas baianas (71) 3360-1025 FTC. Entre os prêmios e elogios que veiculados em diversas mídias. www.saraiva.com.br Sebo Juvenil coleciona, teve o seu vídeo “Orgasm 44 Estação da Lapa – Centro #1” selecionado pelo Festival de (71) 9966-9562 / 9981-4111 45 TrenchTown Rockstore* (71) 3322-8783 / 3243-6584 / Berlim e os curtas “Politic” e “Sadistic” www.filmaka.com/profiles/ elogiados pelo cineasta Harmony Rua Pernambuco, 81, Galeria Madson 3012-6562 alexandreguena Korine, enquanto que “Super8 [email protected] Plaza, Loja 31 – Pituba Rua Teixeira Barros, 92 – Brotas Love” foi utilizado na divulgação Principais trabalhos: Memórias (Pitty); (71) 3015-0097 (71) 3351-5420 do lançamento da versão em vinil www.trenchtownrockstore.blogspot.com Terminal da Barroquinha – Baixa dos do disco “Silver Sessions” da banda Sessões Anacrônicas (documentário - [email protected] Sapateiros Sonic Youth. Ex-músico de rock, ele Pitty); I Can’t Help Myself From Gettin’ It On (The Dead Billies); Night of (71) 3322-6289 começou a sua carreira no cinema Urbanorama* dirigindo videoclipes para bandas Excess (The Dead Billies); A Noite dos Psicóticos (documentário - The Dead Rua Oswaldo Cruz, 222 – Rio Vermelho de amigos e, em pouco tempo, já era finalista do VMB da MTV, na Billies); A Loucura Perde (documentário (71) 3335-3639 categoria independente, com “I Can’t - The Dead Billies); Surf-O-Matic www.urbanorama.blogspot.com Help Myself From Gettin’ It On” (The (Retrofoguetes); Ativar Retrofoguetes! [email protected] Dead Billies). Em seguida, venceu (Retrofoguetes); Sete Sete (Ronei a III Mostra Baiana de Videoclipes Jorge e os Ladrões de Bicicleta); Mais com “Surf-O-Matic” (Retrofoguetes) Uma Vez (Dois Em Um); Sacarina (Érika *Não é propriamente uma loja de discos, mas lá podem ser encontrados alguns CDs de bandas independentes. e o Festival de Gramado com “Sete Martins); Bacon’s Babe (Pelvs)

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Gravação e Distribuição Diretores de Videoclipe

Angelo Rosário Jeronimo Soffer Rafael Jardim quem também realizou o l (71) 9257-6329 / 9103-4832 (71) 8816-5092 (71) 8749-5797 “Efeito Bogary”, documentário da www.angelorosarioblog.blogspot.com www.jeronimosoffer.com www.youtube.com/rafaeljardimcine banda Cascadura. Já ao lado de [email protected] [email protected] [email protected] Paloma Guedes dirigiu as 20 edições Principais trabalhos: Ele, o Super- Principais trabalhos: A Janela (O do programa Encarte, exibido na Carol Ribeiro Herói (Cascadura); Dueto (Matiz); Círculo); Engarrafamento (Starla); internet e na TV Salvador. (71) 9179-2978 Ela Me Disse (Capitão Cometo e os Vizinha Suicídio (Velotroz) www..com/carolribeiro Formidáveis Ladrões de Parafina da (11) 6556-8278 [email protected] Terra do Nunca Extreme); Aos 27 Rafael Kent www.youtube.com/reure Principais trabalhos: Trilhar (Automata); (Matiz); Tudo Vai Mudar (Davi Zew) (11) 8352-2363 [email protected] Get Away (Lou); O Beijo Amargo (Nancy www.rafaelkent.com Principais trabalhos: Non Enhanced Viégas) Jonga Oliveira [email protected] Head CT (Plane of Mine); Ele, o (71) 8807-4050 Principais trabalhos: Dilema (Vivendo Super-Herói (Cascadura); Dueto David Campbell www.youtube.com/jongadiretor do Ócio); Come and Go (Beeshop); O (Matiz); Mondo Canis (Automata); (71) 8755-7096 [email protected] Que Sei (Terceira Edição) Faye (Plane of Mine); Não Me Leve www.davidcampbell.com.br Principais trabalhos: Bem Mais Leve a Mal (Enio e a Maloca); Tudo de 46 [email protected] (Aguarraz); Depois de Ver (O Círculo); Ramon Santos Novo, Começo Sem Fim (Mirabolix); 47 Principais trabalhos: He Wants a Bullet Carapuça (Umkonto); Oxe, Como Era (71) 8862-2605 No Cuzinho (Capitão Cometo e os Between His Eyes (Yun-Fat); Um Minuto Doce (BaianaSystem) www.youtube.com/ramortis Formidáveis Ladrões de Parafina da Pra Dizer (Davi Zew) [email protected] Terra do Nunca Extreme); Depois Joplin Hendrix da Meia-Noite (Demoiselle); Aos Eugeniusz Kowalski (71) 9113-7506 Renato Gaiarsa 27 (Matiz); Ela Me Disse (Capitão (71) 8808-1109 www.joplinhendrix.blogspot.com Renato Gaiarsa cursou publicidade e já Cometo e os Formidáveis Ladrões www.youtube.com/ekowalski [email protected] trabalhou como webdesigner, repórter de Parafina da Terra do Nunca [email protected] Principais trabalhos: Automalocafalante de rádio e atendente de videolocadora, Extreme); Se o Sol Sair (Formidável Principais trabalhos: Enquanto Sós (Enio e a Maloca); Retrato Falado (Enio até, finalmente, se tornar editor Família Musical); Tudo Vai Mudar (Maglore); Lápis de Carvão (Maglore); e a Maloca); Saudade (Eva Cavalcante); de vídeo, cinegrafista e diretor. (Davi Zew) Má Companhia (Damm) Depois de Ver (O Círculo) Atualmente, mora em São Paulo, mas ainda tem forte atuação no cenário Jera Cravo Nalini Vasconcelos soteropolitano, onde, nos últimos (71) 7812-6699 (71) 9988-3964 10 anos realizou pequenos curtas, www.youtube.com/jelmet666 www.youtube.com/nalinivasconcelos documentários e mais notadamente [email protected] [email protected] co-dirigiu e/ou editou mais de 15 Principais trabalhos: Mensagem Principais trabalhos: Mesmo Sem Você videoclipes de bandas baianas, em de Despedida (Hoje Você Morre); (Os Culpados); Sobre a Verdade (Os parceria com Rodrigo Luna, com Despotismo (Hoje Você Morre); Trilhar Culpados) (Automata); More Speed, More Life (Jonas)

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Gravação e Distribuição Diretores de Videoclipe

Rodrigo Luna (71) 9957-7556 l [email protected] www.youtube.com/rodrigodeluna Principais trabalhos: Ela Me Disse (Capitão Cometo e os Formidáveis Ladrões de Parafina da Terra do Nunca Extreme); Mais uma Vez (Dois em Um); Aos 27 (Matiz); Efeito Bogary

Vagner Junqueira (documentário - Cascadura); Ele, o Super- Rodrigo Luna é roteirista, diretor e editor Herói (Cascadura); No Cuzinho (Capitão desde 1999. Foi assistente de direção Cometo e os Formidáveis Ladrões de no curta “Dez Centavos”, selecionado Parafina da Terra do Nunca Extreme); no Short Film Corner (Cannes, 2008) e Non Enhanced Head CT (Plane of Mine); premiado pela Unicef no Festival de Dueto (Matiz); Não Me Leve a Mal (Enio Bilbao. Editou o documentário “Janela e a Maloca); Tudo de Novo, Começo Sem 48 de Samba”, selecionado para o Festival Fim (Mirabolix); Faye (Plane of Mine); 49 Brasileiro de Cinema Universitário (Rio Mondo Canis (Automata); Depois da de Janeiro, 2006), Festival CineSul (Rio, Meia-Noite (Demoiselle) 2006) e Festival de Jovens Realizadores em Audiovisual do Mercosul (Fortaleza, Rosely Tranjan 2006), dentre outros. Roteirizou e editou (71) 8255-8414 o documentário “A Máquina de Fazer www.roselytranjan.blogspot.com Democracia”, selecionado no I DOCTV. [email protected] Foi diretor de “Deslimites, Conexões Criativas”, documentário selecionado para Victor Mascarenhas a mostra Primeira Pessoa, no Itaú Cultural (71) 8112-4762 (São Paulo). E, em parceria com Renato www.youtube.com/trapizomba Gaiarsa, dirigiu diversos videoclipes de [email protected] bandas baianas, entre vários premiados e Principais trabalhos: An Evenig Out selecionados para festivais de todo o país, (brincando de deus); Tweedledum além do documentário-musical “Efeito (brincando de deus); Menino Ladeira Bogary”, para a banda Cascadura. Abaixo (Maria Bacana) Diogo Campos | www.flickr.com/diogo_campos

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Produção Musical por andré t

“O PRODUTOR MUSICAL O que significa produção musical? Esse Outros produtores estão do outro termo pode significar coisas diferentes, lado do espectro, selecionando É O RESPONSÁVEL nos levando a mais perguntas do que repertório ou compondo, tocando tínhamos antes. os instrumentos (muitas vezes todos POR FAZER O DISCO eles), cuidando da parte técnica etc. ACONTECER. É A O produtor musical é o responsável Esses produtores são talvez mais por fazer o disco acontecer. É a pessoa importantes do que o próprio artista PESSOA QUE SERVIRÁ que servirá como elo entre o artista, nesses casos, como os discos de os músicos, a técnica, o estúdio e a algumas divas da dance music. COMO ELO ENTRE O gravadora. O produtor fará com que ARTISTA, OS MÚSICOS, A o artista sinta que o resultado final do Existem produtores que trabalham seu trabalho (o disco) o representa, junto ao artista, em momentos como TÉCNICA, O ESTÚDIO E A que a gravadora (que muitas vezes está mais um músico da banda, em outros GRAVADORA” bancando o projeto) e o artista tenham como alguém que vai apenas dar 50 fé que esse disco poderá ter uma o parecer final e em alguns como a 51 resposta comercial, que o orçamento pessoa que vai ser o psicólogo das não vai estourar absurdamente (mas sessões de gravação. Esses produtores claro que vai estourar!) e que o disco deverão ser inteligentes o suficiente ficará pronto no prazo (ou quase…). para saber que chapéu devem usar Muitas vezes o produtor musical no momento adequado. Tomo como acumula funções, como engenheiro exemplo George Martin, na minha de gravação e/ou mixagem ou ainda opinião o maior produtor da história da como músico ou compositor. música popular.

Alguns produtores basicamente No final das contas, qualquer que seja o estilo do produtor, este deve tirar o supervisionam as sessões de gravação, melhor do artista, e em alguns casos estando no estúdio (ou não, no tirar algo que este nem pensava que caso de alguns produtores famosos era capaz. americanos), abrindo o estúdio para George Martin, produtor os músicos registrarem suas ideias. De Nenhuma destas três facetas de de quase todos os discos vez em quando eles podem fazer uma produtores está certa ou errada; são dos Beatles intervenção, como pedir para algo ser apenas estilos diferentes de produção refeito se não estiver satisfatório. que funcionam em situações distintas.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Produção Musical por andré t

52 53

sxc.hu Alguns artistas se auto-produzem. Infelizmente é comum ver artistas melhores possíveis ou se o conceito do independente, onde os orçamentos Uns o fazem bem, porém em muitos lançando trabalhos que estão muito disco foi realmente o adequado. Como são reduzidos, acredito que a outros casos isso significa apenas aquém do potencial deles, ou ainda costumo dizer para as pessoas que importância de um bom produtor se vaidade ou tentativa de economia, pois abraçando um caminho que no final trabalham comigo, não podemos pôr torna maior ainda, pois não há espaço eles não tem visão o suficiente para das contas não os representa. Erro um adesivo na capa do disco pedindo para erro na maior parte das vezes. objetivamente enxergar o trabalho. do produtor, que pode não ter visto desculpas porque o cantor estava Muitas vezes o artista está tão ligado esse caminho equivocado que o resfriado e não conseguiu cantar bem andré t é produtor musical, multi- emocionalmente às músicas que deixa artista queria tomar, ou até mesmo ter a terceira música, e não houve tempo instrumentista, engenheiro de gravação e mixagem e formado em de ver vários problemas. apresentado a ideia! nem orçamento para refazer... Comunicação pelo Elizabethtown College, em Elizabethtown/PA, nos Existem problemas que ocorrem O fato é que ao ouvinte chega apenas É muito importante a escolha certa EUA. Produziu discos de Retrofoguetes, Cascadura, também quando a combinação artista- o resultado final do trabalho. Não do produtor, pois este vai auxiliar o Sua Mãe, Rebeca Matta (Prêmio APCA 1999), Enio produtor não é adequada. Alguns interessa se o orçamento do disco foi artista com sua experiência a guiar o e a Maloca, Nancy Viegas, Luiz Caldas, Carla Visi, entre muitos outros. Como músico, trabalhou com produtores podem não perceber bem suficiente, se houve tempo hábil para trabalho, e será a pessoa de fora que artistas como Carlinhos Brown e Sidney Magal. o verdadeiro potencial do artista, e finalizar satisfatoriamente, se as relações objetivamente indicará os acertos Neste momento, além dos discos se concentra empurrá-lo para um lado equivocado. pessoais entre a equipe eram as e equívocos. No caso do trabalho também em trilhas de cinema.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Agenciamento e Promoção Produtores n PRODUTORES III Festival Internacional de Artistas Batata Principais trabalhos: Produtora: de Rua; Noite do Hip Hop; VI Mercado (71) 9141-0504 Cronos Produções Alexandre Araújo Casal Cultural; Troféu Caymmi; Ação Global; www.ipeuha.com (71) 3243-9833 / 8847-8460 Terça da Boa Música; Julho em [email protected] Cairo Melo (71) 9216-3722 [email protected] Salvador; Expresso 2001 Principais trabalhos: Produtora: Ipeuha [email protected] Principais trabalhos: Bandas: Vivendo Principais trabalhos: Bandas: Você do Ócio Andreza Carvalho Bruno Netto Me Excita | Eventos: Fucking Shit, (71) 9979-0098 / 3321-1829 (71) 8797-5454 Man! | Produtora: NIHIL Produções Ana Paula Campos [email protected] [email protected] Artísticas (71) 9996-7196 Principais trabalhos: Bandas: Chá de Abu Principais trabalhos: Bandas: Pirigulino [email protected] Babilake Cássia Cardoso Principais trabalhos: Eventos: Shows Angela Pereira (71) 9129-6222 de Los Hermanos; Marcelo Camelo; (71) 9957-4653 Bruno Prospero www.quinacultural.com.br Paralamas e Titãs; Dois em Um; Nação www.angelacristinamanager.blogspot.com (71) 9999-4521 / 3236-0048 [email protected] Zumbi; Mombojó; Festival Baianada [email protected] [email protected] Principais trabalhos: Eventos: Noites 54 Principais trabalhos: Bandas: Principais trabalhos: Produtora: Fora do Eixo; BoomBahia; Festival de 55 Analu Franca Camisa de Vênus; Elvis In Concert; Catacumba Produções Vanguarda; Festival BigBands; Hoje é Dia de Esquina! Para humanizar (71) 3286-7589 / 8830-7528 Água Suja; Álvaro Assmar; Beatles a Cidade | Outros: Coletivo Quina [email protected] In Senna; Beatles Concert; André Caçadores das Trevas Cultural; Agência Fora do Eixo; Principais trabalhos: Bandas: Christóvam (SP); Endy Boy (RS); Keko Produção Pires & Grupo; Rosi Marback; Você Conselho Gestor da Rede Música Mensageiros do Vento; Tamima Brasil; (71) 8717-3487 Bahia Itapuã Beat; Dom Lula Nascimento | Me Excita | Eventos: Cristal Rock www.cacadoresdastrevas.blogspot.com Eventos: Sarau da Casa da Música; Festival; Encontro de Blueseiros de [email protected] Cézar Júnior Salvador; Moto Festival; Trio Toca Projeto Pôr-do-Sol no SESC Principais trabalhos: Eventos: (71) 8130-8855 Pompéia (SP); Shows de MV Bill; Dia Raul; Projeto Por do Som; Música no Caçadores das Trevas I, II, III e IV; www.sopasantanna.blogspot.com Mundial do Rock; Pelourinho Dia Parque; Pelourinho Dia e Noite; Blues Domingo Maldito 1 e 2; Noite [email protected] e Noite; Carnaval Pelourinho Dia For Salvador; Festival de Rock de Headbanger 1, 2 e 3 Principais trabalhos: Bandas: Marcio e Noite; IV Festival Internacional Arembepe; 40 Anos do Álbum Branco; Mello; Efetivus; Rock Sally; Candura; de Artistas de Rua; Sua Nota é um 40 Anos do Abbey Road; 75 Anos de Caio Schramm Sex Aphill; Engomados; Lost Line; Show; Projeto Afro Bahia; Festival Nascimento de (75) 8189-9214 Glaucoma; Central Wallts de Música Instrumental da Bahia; [email protected]

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Agenciamento e Promoção Produtores n Clara Marques Emmanuel Mirdad Jan Balanco (71) 3336-8554 (71) 8163-0173 (71) 8707-3364 (71) 8883-5004 [email protected] [email protected] www.elmirdad.blogspot.com www.quaseconcreto.wordpress.com Principais trabalhos: Bandas: Principais trabalhos: Bandas: Enio e a [email protected] [email protected] Retrofoguetes; Anacê; Os Mizeravão; Maloca; traVoltA toca Rock; Miss Blue; Principais trabalhos: Eventos: Prêmio Principais trabalhos: Bandas: Cissa Accord; Enio e a Maloca; Cascadura; Valentina; | Eventos: Grande Circo Bahia de Todos os Rocks; Exposição Guimarães | Eventos: Festa Nave Malefactor; Cobalto; Sangria | Eventos: Alternativo; 30 Anos da Educadora FM; “Eles Estão Entre Nós - Evidências e Maniac Metal Fest; Maniac Metal Fight; 3x4 Circuito de Produção Cultural da Artefatos do Rock Baiano” | Produtora: João Carlos Shows das bandas Angra (SP); Sepultura UFBA | Outros: Salvador Alternativo; Putzgrillo! - Assessoria em Cultura (MG); Shaman (SP); Dr. Sin (SP); Nazareth Guia de Produção do Rock (Escócia); Jeff Scott Sotto (Costa Rica); Estela Oliveira Santana Kreator (Alemanha); Destruction Cronos Produções (71) 9619-3466 (Alemanha) | Produtoras: Maniac (75) 8189-9214 [email protected] Records; Na Pilha Produções | Espaços: www.cronosproducoes.blogspot.com Principais trabalhos: Eventos: Festival Groove Bar; Rock Sandwich Bar [email protected] SESI Música | Produtora: Palco 56 Principais trabalhos: Eventos: D’Ávila Produções. João Paulo Leal 57 Rock Hellbanger; Simões Filho Metal (71) 8857-7883 Union Fabiano Passos Com mais de 15 anos de experiência [email protected] (71) 8814-1259 Principais trabalhos: Bandas: Inflerte; Dimmy www.estopimrecords.wordpress.com na área, João Carlos lançou CDs de bandas locais de heavy metal Labirinto de Pano; RastaXote; Forrozão (71) 8804-7440 [email protected] 3º Andar; Kelly Melo | Eventos: Aloha [email protected] Principais trabalhos: Eventos: Festival e produziu diversos shows com Festival; Excercise Festival 3 Principais trabalhos: Bandas: The Estopim; Festival Tomada; Shows de importantes grupos do gênero de Honkers; Vendo 147 | Eventos: Chegou Ratos de Porão (SP); Dead Fish (ES); projeção nacional e internacional, à a Hora da Onça Beber Água; Festa Noção de Nada (RJ); Sugar Kane (PR); frente da loja, selo e produtora Maniac Joel Costa Private Hell; Marco Butcher e os Zander (RJ); Confronto (RJ); Discarga Records. Organizou também o Maniac (71) 8127-0857 Açogueiros; Perkele Metal Tour; Noites (SP); Entrefuego (Chile); Nouvelle Gaia Metal Fight, acirrada competição [email protected] Fora do Eixo - Noite Instrumental (Chile); Hellshock (EUA); War Cry (EUA) anual de bandas soteropolitanas, Principais trabalhos: Bandas: O Circulo | que se desdobrava ainda no evento Eventos: O Círculo Convida Edmilia Barros Fernanda Pinheiro Maniac Metal Fest. Atualmente, João é (71) 8669-9527 (71) 9623-6192 produtor do Groove Bar, responsável Larissa Oliveira [email protected] [email protected] pela programação da casa, e ainda (71) 9626-4326 Principais trabalhos: Bandas: Pirigulino Principais trabalhos: Bandas: Vitrola produz bandas de destaque do cenário [email protected] Babilake | Eventos: CooperaRock I e II Azul; Outros Três | Eventos: Tarrafada soteropolitano. Principais trabalhos: Eventos: Paixão de Rock I e II

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Agenciamento e Promoção Produtores n Laryne Nascimento Plataforma de Lançamento [email protected] ABRAFIN - Associação Brasileira de (71) 8708-5064 (71) 3331-9543 / 8886-8929 Principais trabalhos: Bandas: HardCall | Festivais Independentes e idealizador [email protected] www.myspace.com/ Produtora: Alpha Centauri do Festival BigBands e do selo Principais trabalhos: Bandas: Os Irmãos plataformadelancamento BigBross, que desde 2002 lança discos da Bailarina; Starla | Eventos: Noise | [email protected] Rhythm Produções de diversas bandas baianas. Atuou Outros: Coletivo Quina Cultural Principais trabalhos: Bandas: Radiola; (71) 8707-3853 ainda na produção e curadoria de Nancy Viégas; Alex Pochat; Marcela www.rhythmrockstore.com importantes festivais soteropolitanos Márcio Ribeiro Bellas; Abraão Costa; Átila Lima; [email protected] como BoomBahia, Tomada Rock, Garage (71) 9633-6965 Cicinho de Assis; Dão; Folha de Chá; Principais trabalhos: Eventos: Animal Rock, Kildare Summer Rock, Canta Rock [email protected] Lazzo Matumbi; Samba Chula de São Liberation Rock Festival; Antidemon Pelourinho e Bazar Musical. Sempre Principais trabalhos: Bandas: Enio e Braz | Eventos: Trilhas Urbanos; Um World Tour 2010; Antidemon em buscando promover o intercâmbio de a Maloca | Eventos: Sábado Sim I, II e Forró para Seu Luiz | Outros: Trios Salvador 2007; apoio (Gira Antidemon bandas, Rogério já produziu em Salvador III; Simões Folia; Inauguração Salão Carnivalha e Quilombolasoul (Carnaval por Latino America 2007; Screams of shows de grupos de várias partes do país Dejá Vù de Salvador, 2010) Abaddon Metal Fest 2007; Fúria Fest e miniturnês de artistas baianos e de com Antidemon - Itabuna; Metanoia outros estados em São Paulo. Como o DJ 58 Marcos Clément Priscilla Martins Fest Nordeste 2008; Coliseu do Rock Bigbross, ainda se apresenta em festas de 59 (71) 8735-5569 (71) 9606-6044 / 8762-1462 2009; Brutal Tour 2009 com Puritan; Salvador, São Paulo e Belo Horizonte. www.trevoproducoes.com.br [email protected] Voices of Destruction Festival 2009; I [email protected] Principais trabalhos: Bandas: Nomin; CMF Rock Fest - Rio de Janeiro; Screams (71) 8862-4495 Principais trabalhos: Bandas: Camisa suRRmenage of Abaddon Metal Fest 2009; Lamb Rock www.quinacultural.com.br de Vênus; Groove Band | Eventos: Trio Fest 2010 - Santo Antonio de Jesus) [email protected] Toca Raul; Dia Municipal do Rock; Raphael Maiffre Principais trabalhos: Eventos: Festival Caminhada Raul 20 anos Mais Vivo; (71) 8727-5969 Ricardo Sales Garage Rock; BoomBahia; Festival Projeto Música no Dique; Lançamento www.rocksalvadormagazine.blogspot.com (71) 8884-7227 BigBands do CD “Distorções do Meu Jardim” de [email protected] jricardosales@ hotmail.com George Israel Principais trabalhos: Bandas: In.Core; Principais trabalhos: Bandas: Incrédula; And Mary Dies; Violaine; Set7e; Sunday; Artrópodes Murilo Fróes Hardnoise; Beyond All Disgrace; Seventh (71) 8811-9846 Prophecy | Produtora: RS Rock Salvador Rogério Brito [email protected] Movimentando o cenário rocker de Principais trabalhos: Bandas: Aguarraz; Ramon Santos Salvador há cerca de duas décadas, Carlinhos Brown (71) 8862-2605 Rogério Brito, mais conhecido como Big www.alphacentauri.com.br Brother, é membro fundador da

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Produtores / Agenciamento e Promoção Associações e Coletivos n Rótsen Campos Surabhi Dasa shows esporádicos e eventos como Boombahia, Bigbands e Vanguarda e (71) 3298-4464 (71) 8868-1483 / 9918-2503 Dia Municipal do Rock, Festival Rock de pela produção das Noites Fora do Eixo. www.zrotsencampos.blogspot.com [email protected] Batom, Rockumentário e Expo Rock. [email protected] Principais trabalhos: Bandas: Alex Goés; www.quinacultural.blogspot.com Principais trabalhos: Bandas: Herah Capitão Cometo e os Formidáveis Rua Dias Gomes, 2, Térreo – Piatã [email protected] Ladrões de Parafina da Terra do Nunca (71) 3286-1255 Rubinho de Ávilla Extreme; The Honkers | Eventos: Mantra www.accrba.com.br (71) 8894-5264 Rock [email protected] [email protected] www.myspace.com/rubinhosom Tâmara Moreira (71) 8627-0300 Safira Parente [email protected] (71) 9929-3420 Principais trabalhos: Bandas: Maglore IMA - Independência Musical [email protected] Associada Principais trabalhos: Eventos: Hardneja Valter Musael O coletivo IMA tem o objetivo de 60 Sertacore (RS); Fake Number (SP); (71) 9291-4913 representar músicos independentes 61 Aditive (SP); Corbe (SP); Skins Party [email protected] de Salvador, traçando estratégias Salvador Principais trabalhos: Bandas: de produção e distribuição e Trepanator | Eventos: Violent estabelecendo parcerias. É responsável Sara Cohim Trepanation Quina Cultural pela produção do Festival Noites Independentes e dos Saraus de Itapuã. (71) 9932-7433 Ponto integrado ao Circuito Fora do [email protected] ASSOCIAÇÕES E COLETIVOS Eixo, o coletivo Quina Cultural surgiu (71) 9128-8271 Principais trabalhos: Bandas: Neologia como uma iniciativa dos produtores www.imagneticamusical.blogspot.com ACCRBA - Associação Cultural Cássia Cardoso, Rogério Brito e Theo [email protected] Sara Regis Clube do Rock da Bahia Filho, com o objetivo de fomentar (71) 9953-2340 Fundada em 1991, a ACCRBA é uma cultura para fortalecer o cenário da www.tirandodohd.blogspot.com associação cultural sem fins lucrativos música independente local e do país, [email protected] que tem como objetivo fomentar através de projetos e festivais que Principais trabalhos: Bandas: Vulgo; o cenário rocker baiano. Promove promovam intercâmbio entre Salvador, Denollie | Eventos: Exposição: “Rock no anualmente o Festival Palco do Rock, cidades do interior e diversos estados Rio Vermelho”; FacomSom; 3x4: Circuito além de realizar workshops, oficinas, do país. Criado em 2009, o Quina de Produção Cultural da UFBA Cultural já é responsável pelos festivais

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Assessores de Agenciamento e Promoção Comunicação n ASSESSORES DE Lali Souza Instituto de Radiodifusão Educativa Multicultura | Outros: Programa COMUNICAÇÃO (71) 8843-3832 da Bahia (Irdeb) e o jornal A Tarde Pelourinho Cultural (Secult) www.lalifsouza.blogspot.com (Cadernos Especiais). Trabalhou [email protected] como coordenadora do setor de Alessandro Dórea Principais trabalhos: Bandas: Elipê; Comunicação de campanhas eleitorais (71) 8101-4167 Marco Balena | Eventos: Elipê Convida para prefeito e vereadores; elaborou www.alessandrodorea.com.br | Outros: Plataforma de Lançamento diversos projetos culturais e editais; e [email protected] (produtora musical - Dão e a atuou junto à assessoria do Programa Principais trabalhos: Bandas: Grupo Caravanablack; Radiola; Nancy Viégas; Eva; Enio e a Maloca; Samba de Praia | Pelourinho Cultural, da Secretaria de Lazzo Matumbi; Átila Lima; Folha Cultura do Estado da Bahia (Secult). Eventos: Festa Sábado Sim; Festa Good de Chá; Cicinho de Assis; Marcela Vibes Atualmente integra a equipe da Bellas; Samba Chula de São Braz; Alex Via Press, onde exerce a função de Pochat; Abraão Costa); Olho de Peixe Cleber Silva Executiva de Atendimento, e está à (produtora de vídeo) frente da Lira Comunicação. Mariana Riccio (71) 8817-9005 (71) 8824-3737 62 [email protected] Liderico Neto (71) 8874-8459 / 9242-0012 www.maririccio.blogspot.com 63 Principais trabalhos: Eventos: Palco do (71) 8133-7541 [email protected] [email protected] Rock | Outros: ACCRBA - Associação [email protected] Principais trabalhos: Bandas: Theatro de Principais trabalhos: Bandas: Elipê; Cultural Clube do Rock da Bahia Principais trabalhos: Bandas: Cangaia Séraphin; Anacê; Margareth Menezes Autoreverso | Eventos: Elipê Convida O de Jegue | Outros: Varjão & Associados (Via Press) | Eventos: III Conferência Círculo e O Teatro Mágico Débora Teixeira Comunicação; Geração de conteúdo Estadual de Cultura; Semana do (71) 9188-1423 para os portais Imbui; VNotícias; e Benin na Bahia; 7 Anos de Gerônimo [email protected] Milena Ribeiro Pituba na Escadaria do Passo; Lançamento (71) 8736-6959 Principais trabalhos: Bandas: do CD Ironia Erótica (Vandex); [email protected] Retrofoguetes Lívia Rangel VandexTV; Projeto Papo de Gaita (Luiz Principais trabalhos: Bandas: Samba Graduada em jornalismo, Lívia Rocha); Edital Segundas Musicais Maria Heleo Neto Rangel possui MBA em Comunicação (Retrofoguetes); Festa Enquanto Isso, (71) 7811-7406 Corporativa pela UNIFACS, e está na Sala de Justiça; Video Games Live; [email protected] Neila Bahia no mercado há sete anos, atuando Os Cafajestes (espetáculo teatral); (71) 8809-5050 Principais trabalhos: Bandas: Jammil e no setor cultural e empresarial, com O Melhor do Homem (espetáculo [email protected] Uma Noites; Negra Cor passagem por veículos como o teatral) | Espaços: Groove Bar; Zauber

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Assessores de Comunicação/ Agenciamento e Promoção Fotógrafos n Nerivaldo Góes assessoria de imprensa desde 2006. Principais trabalhos: Bandas: FOTÓGRAFOS (71) 9173-0539 Tudo começou após uma temporada Cascadura; Ronei Jorge e Os Ladrões www.noitepontosom.blogspot.com em São Paulo, onde fez estágio numa de Bicicleta; Aguarraz; Elipê; Os Agnes Cajaiba [email protected] grande empresa de comunicação. Irmãos da Bailarina; Pirigulino (71) 8868-6899 Principais trabalhos: Bandas: Yuri De volta a Salvador, ofereceu seus Babilake; Os Panteras; Retrofoguetes; www.flickr.com/acajaiba da Cunha | Eventos: Show de Dani serviços ao trio ZecaCuryDamm, Starla; Lou; ZecaCuryDamm e [email protected] Lasalvia; Show de Socorro Lira; que, recém-formado, despontava A Formidável Família Musical | Exposição Retratos Calados; Exposição no cenário da música independente Eventos: Hoje É Dia de Esquina! Alessandra Nohvais Para Humanizar a Cidade; Festival Arte Coletiva em Cena; Exposição Arte da cidade. Naquela época, não era (71) 8782-4004 Bigbands; Paixão de Rock | Espaços: em Trânsito comum haver assessores trabalhando www.flickr.com/alenohvais Groove Bar; World Bar; Balcão com estes grupos. Assim, decidiu [email protected] Patricia Moura investir na área, que descobriu ser Botequim (71) 9119-6823 sua paixão, e construiu carreira Ane Oiticica especificamente voltada para este [email protected] Renata Alves (71) 8744-4906 segmento. Com extenso portfólio Principais trabalhos: Bandas: (71) 9165-9688 www.flickr.com/annefraser de clientes atendidos, que incluem 64 Armandinho, Dodô e Osmar; www.outravitrine.wordpress.com [email protected] 65 Retrofoguetes nomes consagrados do rock baiano, [email protected] como Os Panteras, Cascadura, Principais trabalhos: Bandas: Maglore Retrofoguetes e Ronei Jorge e Os Angelo Rosário Paula Berbert (71) 9257-6329 / 9103-4832 Ladrões de Bicicleta, e novos talentos, Trevo Comunicação e como Aguarraz, Os Irmãos da Bailarina www.angelorosarioblog.blogspot.com [email protected] e Starla, além de casas de shows e Produções Artísticas LTDA. eventos, Paula tem colaborado para Rua das Vassouras, 4 – Centro divulgar e fortalecer a produção do (71) 8735-5568 / 8735-5569 Bruno Campos rock soteropolitano. Atualmente, é www.trevoproducoes.com.br (71) 8880-5225 também assessora de comunicação [email protected] www.brunocampos.com.br Principais trabalhos: Eventos: da Fundação Cultural do Estado da [email protected] Dia Municipal do Rock; Show Bahia – FUNCEB. de George Israel; Sinuca de Bico Bruno Ricci (71) 9127-7803 (espetáculo teatral) (71) 7811-6125 Paula Berbert trocou a psicologia www.marcatexto.com.br www.flickr.com/photos-rba pelo jornalismo e trabalha com [email protected] [email protected]

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Agenciamento e Promoção Fotógrafos n Bruno Sarraf David começa também a atuar na Izadora Gauche que gostava. Antes mesmo dos 18 (71) 8744-2784 direção de videoclipes de bandas (11) 6736-7407 anos, entrou para o exército, onde www.brunosarraf.com.br baianas. www.izadora.carbonmade.com fez o curso de fotógrafo perito [email protected] [email protected] militar e atuou por mais de 2 anos (71) 8755-7096 na Polícia do Exército, fotografando David Campbell www.flickr.com/david_campbell Jamile Barbosa Ferreira autoridades e eventos oficiais. [email protected] (71) 9251-9691 Recentemente, deixou a carreira www.jamilebarbosa.com.br militar e tem hoje a fotografia como Denisse Salazar [email protected] o seu principal trabalho. Marcelo já (71) 3249-2733 realizou a cobertura oficial de shows www.flickr.com/denisse_salazar Jera Cravo em Salvador de artistas como Fábio Jr. e Bruno & Marrone e bandas de [email protected] (71) 7812-6699 rock de projeção nacional como www.jeracravo.com CPM 22, Fake Number e Hevo84, Diogo Campos [email protected] Natalia Arjones (71) 8711-0519 além de trabalhos no carnaval com Cláudia Leitte, Asa de Águia e 66 O jovem David Campbell desponta www.flickr.com/diogo_campos Leandro Uema 67 atualmente como um dos mais Cheiro de Amor. Com forte atuação [email protected] (71) 8709-2270 atuantes fotógrafos de rock do cenário na cena rocker soteropolitana, é www.flickr.com/leandrouema baiano. Interessado pela arte desde a constantemente convidado para Emília Núñez [email protected] fotografar apresentações de grupos infância, as fotografias de surf e skate (71) 9979-2663 sempre chamaram mais a sua atenção. locais, além de acompanhar as www.flickr.com/elacoloriuocaos Lucas Azevedo bandas Enio e a Maloca e O Círculo. Mas apenas em 2006 ele comprou a [email protected] sua primeira câmera semi-profissional (71) 8892-3802 www.flickr.com/lucasloboazevedo (71) 8866-6868 / 9966-5032 e, fã do hardcore, começou a registrar Filipe Cartaxo também shows de bandas de rock. [email protected] www.flickr.com/marcelo_santana (71) 8855-0703 Desde então, tem realizado trabalhos [email protected] www.flickr.com/cartaxo para nomes como Cascadura, Ivete Marcelo Santana [email protected] Sangalo, Asa de Águia, O Círculo, entre Marcelo Santana começou a ter muitos outros, e já teve suas fotografias contato com a fotografia ainda exibidas na exposição “Fragmentos Igor Andrade na adolescência, inicialmente da Música Brasileira”, organizada pela (71) 8136-2187 registrando paisagens e, em pouco Funceb, em 2009. Estudante do curso www.igordeolho.carbonmade.com tempo, já estava cobrindo shows de universitário de Produção Audiovisual, [email protected] rock de grupos de amigos e bandas Marcelo Santana

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Agenciamento e Promoção Fotógrafos /Designers n Mariele Góes Philippe Carvalho Em 2009, participou da exposição “Eles Wendell Wagner (71) 3381-0585 (71) 8707-7409 Estão Entre Nós - Evidências e (71) 8193-7786 www.flickr.com/pluralidade www.flickr.com/philippe_carvalho Artefatos do Rock Baiano”, com fotos de www.flickr.com/dell2ws [email protected] [email protected] bandas de rock dos anos 90 e 2000. [email protected] Já realizou coberturas de shows e fotos Maritza Mendes Rafael Kent promocionais para grupos como DESIGNERS (71) 8188-7279 (11) 8352-2363 Retrofoguetes, Vandex, Paquito, www.laverve.com.br www.rafaelkent.com Nove Mil Anjos, brincando de deus e Nancyta e os Grazzers. Alexandre Reis [email protected] [email protected] (71) 3385-0961 www.alexandrereisdesign.com Marta Amorim Rosely Tranjan (71) 9181-4349 / 3272-1982 [email protected] [email protected] (71) 8133-0405 (71) 8255-8414 www.martaamorim.com.br www.roselytranjan.blogspot.com [email protected] [email protected] André Pimenta (71) 8883-1840 68 www.andrepimenta.com 69 Mbeni Ware Sara Regis [email protected] (71) 9134-5227 (71) 9953-2340 www.flickr.com/mbware www.flickr.com/sararegis [email protected] [email protected] Batata (71) 9141-0504 [email protected] Paula Meyer www.tiagobatata.carbonmade.com (71) 8193-6227 Sora Maia Mônica Zorzanelli www.flickr.com/paulameyer Jornalista, Sora Maia atua como [email protected] fotógrafa desde o início dos anos 90, Tiago Celestino Bruno Campos conhecida por registrar o cenário (71) 8825-7389 (71) 8880-5225 www.brunocampos.com.br Pedro Coelho cultural baiano e, em especial, o rock. Já www.flickr.com/tcelestino fez diversos cursos de fotografia, [email protected] [email protected] (71) 8230-4665 iluminação cênica e direção de www.flickr.com/peucb fotografia para o cinema e já ministrou [email protected] disciplinas de fotografia na Unijorge.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Agenciamento e Promoção Designers n Bruno Prospero Danilo Oliveira Igor Andrade Jeison Torres de Jesus (71) 9999-4521 / 3236-0048 (71) 8869-9816 (71) 9947-6874 [email protected] www.flickr.com/danilowd www.jazaoonline.blogspot.com [email protected] [email protected] Danilo Castor Denisse Salazar Jozé Silva (71) 3249-2733 (71) 9125-1003 www.salazarportfolio.blogspot.com www.falecomze.com.br [email protected] [email protected]

Edileno Capistrano Filho Pedro Coelho Igor Andrade (71) 8844-9117 (71) 8230 4665 Igor Andrade tem contato com o www.flickr.com/edileno_capistrano_ www.peudesign.carbonmade.com design gráfico desde 2005, mas filho [email protected] Izadora Guache passou a se dedicar mesmo à [email protected] 70 Danilo Castor é formado em desenho atividade apenas nos últimos anos, Ramon Santos 71 e plástica pela UFBA e desde o início trabalhando na criação de layouts (71) 8862-2605 da sua trajetória acadêmica atua como Filipe Cartaxo para os mais diversos meios, do www.alphacentauri.com.br designer, realizando trabalhos para (71) 8855-0703 simples cartão de visita até um [email protected] o segmento cultural, em especial, www.flickr.com/cartaxo site na web. Fotógrafo e músico artistas da área de música – a sua outra [email protected] Ricardo Ferro paixão e atividade. Guitarrista, ele já (guitarrista da banda instrumental (71) 8830-8803 tocou na banda Canto dos Malditos na Peito de Planta), Igor mescla Terra do Nunca e atualmente integra a Filipe Lopes em seus trabalhos fotografia, www.ricardoferro.wordpress.com Autoreverso. No comando da identidade (71) 9944-9277 photoshop, artes plásticas e uma [email protected] visual do Groove Bar, assina a arte www.flickr.com/outrosliquidos boa dose de criatividade, colocando dos cartazes de alguns dos principais [email protected] a sua arte à serviço do rock na Ramon Smith (71) 8810-5121 eventos da cidade, além de todas as produção de layouts para MySpace, www.designcabeca.com.br peças gráficas utilizadas pela casa, bem George Lessa encartes de CDs, cartazes de shows [email protected] como a sua programação visual interna. (71) 8867-1673 e webflyers diversos. Danilo ainda desenvolve layouts para www.lessadesign.blogspot.com sites, MySpace e encartes de CDs. [email protected] Santo Design (71) 8136-2187 (71) 3358-4919 (71) 8766-2955 / 9923-7730 www.igordeolho.carbonmade.com www.santodesign.net [email protected] [email protected] [email protected]

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Advogados / Agenciamento e Promoção Estúdios de Ensaio n Sidney Rocharte ESTÚDIOS DE ENSAIO [email protected] Estúdio de Léo (71) 8835-6187 Técnicos responsáveis: Jera Cravo / Alameda das Espatódias, lote 74 – www.studiorocharte.com Anderson Cunha Vicente Fonseca Caminho das Árvores [email protected] Rua Conquista, 74, Parque Cruz Aguiar Preço: Sala A: R$ 40/2h – R$ 50/3h; (71) 9113-0131 / 8794-8247 – Rio Vermelho Sala B: R$ 30/2h – R$ 40/3h [email protected] Tuíris de Azevedo (71) 3334-0708 Técnico responsável: Léo Preço: R$ 40/3h (71) 8773-6562 www.andersoncunha.com Estúdio 1003 Av. Vasco da Gama – Dique do Tororó www.tuirisdeazevedo.com [email protected] Estúdio Deliege [email protected] Técnico responsável: Anderson Cunha (71) 3494-2686 / 8841-4713 / Condomínio Quinta do Candeal – 9609-9545 Preço: A Consultar Brotas [email protected] ADVOGADOS (71) 9973-2334 / 3276-5698 Técnico responsável: Fábio Carranca www.estudiodeliege.com.br Ana Paula Urbano Teixeira Rua Waldemar Falcão, 5 – Brotas Preço: R$ 45/3h [email protected] Rua Thomaz Gonzaga, 23 – (71) 3356-6910 / 8117-0768 / Técnico responsável: Pedro (Peu) Pernambués 8789-7999 Estúdio Casarão Preço: R$ 60/3h 72 (71) 7812-4358 [email protected] Av. Bonocô, 381, Cond. Pedras do Vale, 73 [email protected] Técnico responsável: Thiago Bonocô Center – Bonocô Estúdio K Preço: R$ 50/3h (71) 9944-8851 / 8700-4446 Rua Futuro do Tororó, 42, térreo – Emerson Almeida Cabral www.fotolog.com.br/estudiocasarao Tororó Rua Comendador José Alves Ferreira, Caverna do Som [email protected] (71) 3266-0252 140, sala 08 – Garcia www.estudiok.ssa-ba.com Conjunto Marback – Imbuí Técnico responsável: Candido Sotto (71) 9148-2014 [email protected] (71) 3230-9854 / 9991-6121 Preço: R$ 30/2h – R$ 40/3h [email protected] Técnico responsável: Uwe Rohr www.myspace.com/cavernadosom Preço: R$ 45/3h [email protected] Estúdio Central das Bandas Rodrigo Moraes Técnico responsável: Irmão Carlos Rua Campinas de Brotas – Brotas Rua Frederico Simões, 153, Ed. Orlando Estúdio Two Tone Preço: R$ 40/3h (71) 9184-9482 / 3494-5767 Rua da Paciência, 257, sala 205 – Rio Gomes Empresarial, sala 108 – [email protected] Caminho das Árvores Vermelho Estúdio 60 Técnico responsável: Anderson (71) 9984-5064 / 8867-5197 (71) 3341-3697 Preço: R$ 50/3h www.rodrigomoraes.com.br Rua do Meio, 60 – Rio Vermelho [email protected] Técnicos responsáveis: Rogério / Lucas [email protected] (71) 9207-3295 / 7812-6609 www.fotolog.net/estudio60 Preço: R$ 25/2h – R$ 35/3h

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Agenciamento e Promoção Estúdios de Ensaio n Estúdio UDU Kalamazu Estudio Rua Prediliano Pitta, 109, casa 2 – Rua Celina Ferreira, 6 – São Marcos Garcia (71) 8155-0523 (71) 3491-0441 / 9237-7118 / [email protected] 8841-3418 Técnico responsável: Vagner Peruna www.estudioudu.blogspot.com Preço: R$ 40/3h [email protected] Técnico responsável: Eduardo Kamikaze Studio Preço: R$25/2h – R$ 35/3h Rua Jardim Madelena, 472 - Brotas (71) 8858-7393 / 3351-7393 / Freedom Studio 7812-4794 Rua das Hortências – Pituba [email protected] (71) 8846-8965 / 3012-4744 / 8894- Técnico responsável: Rodrigo Ito 8944 / 8133-4960 Preço: R$ 70/3h [email protected] 74 Técnico responsável: Junior MD Estudio 75 Preço: R$ 50/3h Rua Junqueira Ayres, 175 – Barris (71) 3328-1965 Garage Studio www.estudiomd.blogspot.com Rua Levino Amorim, 72 – Brotas [email protected] (71) 3017-5557 Técnico responsável: Sidinei Falcão Técnico responsável: Júnior Preço: R$ 30/3h Preço: R$ 40/3h StudioD Ital Estúdio Rua Prado Valadares, 6 – Nazaré Rua Rio de Janeiro, 558 – Pituba (71) 3011-5973 / 9134-1993 (71) 3346-7993 / 8842-6071 www.studiod-musica.com.br Técnico responsável: Vicente [email protected] Preço: R$ 40/3h Técnico responsável: Daniel Rebello Nunes Preço: R$ 50/3h

David Campbell | www.flickr.com/david_campbell

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Duas ou três coisas que aprendi desde por Chico Castro Jr um dia qualquer de setembro de 1984

“Quem tá no rock é pra se fuder” mais seu amigo que seja – aguenta Cezar Vieira, guitarrista da banda muito tempo assistindo a um “show” brincando de deus em que não apenas os músicos não se comunicam com a plateia, como fazem Antes de tudo, um aviso a você, de conta que ela não está lá. roqueiro com pretensões de artista: se você acha que está pronto para o Não adianta argumentar que “Kurt sucesso (essa ilusão) e se considera Cobain isso”, “Billy Corgan aquilo” ou genial demais para ouvir conselhos “Ian Curtis aquilo outro”. Kurt, Billy e Ian porque acha que já sabe tudo, pode são (foram) gênios – privilégio restrito parar de ler este texto aqui mesmo. Ele a 0,0000000000001 da humanidade. não foi escrito para você. É, pare. Solte Assim, até que uma vendagem de isso e ponha as mãos na cabeça. Não, milhões de cópias ou sua entrada brincadeira. no Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll 76 confirmem isto, você - é, você mesmo, 77 Ah, você ainda está aí? Então é com que está lendo isto - não é gênio de você mesmo que eu quero falar. É, você coisa nenhuma. Por mais que sua mãe, que gosta de rock, tem (ou quer ter) namorada ou amigo puxa-saco te uma banda, mas ainda não sabe direito digam o contrário. como as coisas funcionam. Portanto, faça um favor a si mesmo e Vamos começar com uma coisa bem aos pobres frequentadores de shows básica que os acabrunhados indies, de rock desta cidade: a menos especialmente os de segunda geração que você, de fato, seja um artista, – além dos seus equivocados herdeiros, NÃO COMETA A ESTUPIDEZ os emos – nunca entenderam: se você DE SUBIR NO PALCO PARA se propõe a subir em um palco, você FICAR DE CARA AMARRADA E “O PALCO É UM TERRENO SAGRADO. É O tem que – necessariamente – dar FAZENDO CHARMINHO DE GÊNIO EQUIVALENTE AO ALTAR PARA O PADRE, espetáculo. INCOMPREENDIDO. Daí a sensação de tédio absoluto Não compreenda mal este jornalista. AO PALANQUE PARA O POLÍTICO E AO que assalta os shows de rock de dez, Não é minha intenção podar as PÚLPITO PARA O ORADOR” quinze anos para cá. Ninguém – por pretensões artísticas de ninguém.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Duas ou três coisas que aprendi desde um dia qualquer de setembro de 1984 por Chico Castro Jr

Mas, ao mesmo tempo, é necessário total chamada Bahia consegue ir além Resumindo: o importante, se você “SE VOCÊ MORA NA entender uma coisa: o palco é um disso com facilidade. realmente pretende se embrenhar terreno sagrado. É o equivalente ao neste terreno pantanoso e de difícil BAHIA, PORTANTO, Estudem os clássicos. E quando digo altar para o padre, ao palanque para o acesso chamado rock ‘n’ roll, são três “clássicos”, isso inclui de Frank Sinatra político e ao púlpito para o orador. coisas: NÃO ESPERE ao Kiss, passando por Elvis, Little RECONHECIMENTO É ali que você, necessariamente, tem Richard, , Iggy Pop, Freddie 1. Só se meta a subir em um palco de dar tudo de si. Mercury, Mick Jagger, Dave Lee Roth, se tiver algo a dizer. Ninguém está – NEM RÁPIDO, Nei Matogrosso, Marcelo Nova, Rita interessado no seu vazio existencial É ali, que, necessariamente, você terá Lee, Johnny Rotten, Bruce Springsteen, ou na sua necessidade de atenção. NEM TARDIO. de assumir o papel de seduzir todas Bono, os verdadeiros grandes nomes do Antes de faze-lo, certifique-se de que SIMPLESMENTE NÃO as pessoas que estão na sua frente. É, entretenimento de qualidade. tem talento o bastante para isso. Já todas elas. Sejam duas, duzentas, duas há meninos amarelos equivocados ESPERE NADA” É nesses que você tem que se espelhar. mil ou duzentas mil pessoas. Não aceite ídolos de segunda ou demais nesse negócio. 78 Na Bahia, onde a arte de entreter terceira mão (ou seja, da década 2. Se você mora na Bahia, portanto, não 79 plateias foi estuprada e distorcida de de 90 para cá). Se espelhe nestes aí. espere reconhecimento – nem rápido, Identifique sua vertente e vá fundo. forma vulgar (para não dizer criminosa) nem tardio. Simplesmente não espere pelo poder estebelecido da axé music / Não se preocupe se no início o pessoal nada. Faça seu som porque te dá prazer participação da plateia, mostre a ela pagode, é complicado falar disto. disser que você está copiando ou ou porque é divertido e você consegue que você pode olhar cada um dos muito parecido com fulano ou sicrano. reunir sua galera. E mesmo assim, espectadores no olho e leva-los a Aqui, praticamente não há mais É normal. Ninguém parte do nada para fique avisado: serão muitas as noites esquecer o mundo lá fora, nem que cantores. Estes foram reduzidos a um alguma coisa. É preciso uma referência, de decepção, com plateias minúsculas seja por meia hora. É isso (além de bizarro e disforme cruzamento de um ponto de partida para se criar um e bode generalizado. Faça sua música boas canções, claro) que vai fazer animador de auditório de programa de estilo próprio. para 2 ou 200 pessoas com o mesmo alguém querer ver outro show da televisão com professor de ginástica entusiasmo e tesão. É isso que faz o sua banda. aeróbica. (E mesmo que, se, depois de alguns boca a boca acontecer. anos, seu estilo próprio não tiver É óbvio que tudo isto que escrevi até Desta forma, é muito fácil para um emergido, assuma que é imitador e 3. Se comunique com o público. Crie agora é opinião minha, o que (acho) cantor baiano cair na vala comum do forme uma banda cover porradona. algumas frases de efeito divertidas aprendi desde um dia qualquer de “tira o pé do chão”. Mas qualquer pessoa Quanta gente boa sobrevive disso? para usar entre uma música e outra. setembro de 1984, quando ouvi o que disponha de um único e mísero Não é indigno – desde que feito com Conte piadas, reclame da vida com Iron Maiden pela primeira vez e tudo olho nesta terra de cegueira e escuridão honestidade e amor). bom humor, peça - mas não force - a mudou na minha vida.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Duas ou três coisas que aprendi desde um dia qualquer de setembro de 1984 por Chico Castro Jr

Agora, vamos ao lado realmente muito tempo a perder. Se você desafios seguintes serão muito prático da coisa. Como jornalista que escrever um release catatau com 500 maiores e complicados do que tudo cobre mais ou menos essa área, sou páginas, sabe quantos jornalistas vão isto que escrevi até aqui. Mas isso é abordado por todo tipo de bandas. ler seu release inteiro? Zero. Então, outra história. Dê seu primeiro passo Boa parte delas ainda não sabe como seja econômico, mas informativo. e seja feliz com suas escolhas. abordar a imprensa e o que é preciso Seja objetivo. para divulgar sua música. E nunca se esqueça das sábias Agora, fotos em alta resolução. São palavras de Fábio Cascadura, no As palavras mágicas são duas. ideais para divulgação em veículos seu imorredouro hino “O Batismo”: Não, não é “por favor”. Primeira impressos. Nenhum jornal, revista, Rock’n’Roll seja sempre assim / palavra: release. Segunda: fotos em guia de fim de semana ou o que Seja cruel pra ele quanto foi pra alta resolução. (Ops, foram cinco, seja vai publicar sua foto se ela mim / Bem vindo ao mundo do desculpe). não tiver, no mínimo, 300 DPI de Rock ‘n’ Roll / Um dia assim alguém me falou / Esse é um ciclo que se resolução na imagem e pelo menos, Release. Se você acha que não vai faz / Desde o Rhythm’n blues / 80 15 X 25 centímetros de tamanho. 81 saber escrever direito, peça a alguém Quando um roqueiro se vai / Logo Na verdade, o ideal é 20 X 30 cm. que saiba. Não é muito difícil. Em vem outro / Pra acender as luzes Quanto maior, melhor. (Não me poucas palavras, o que não pode / Eu preciso avisar você / Desse pergunte a parte técnica. Só sei que faltar em um release é isso, anota aí: caminho que vamos entrar / Nunca os números são estes). nome da banda, um breve histórico, mais vai poder voltar”. de onde é, nomes dos integrantes Quando for ligar – ou mandar um email Só serve se for assim, amigo(a). Vai (e o que cada um faz na banda), há ou um sinal de fumaça, twitter ou o que encarar? quanto tempo ela existe, proposta, for – para um jornalista, tenha um fato estilo, gêneros que ela cobre (ex: objetivo a dizer. Um show, uma viagem rock, metal, MPB, funk, xaxado, para fazer um show, uma gravação, um Chico Castro Jr. é jornalista folk do leste europeu etc.), feitos edital aprovado, um lançamento de CD formado pela Facom - UFBA e planos (shows, turnê, gravações, (ou clipe ou o que seja). e repórter do Caderno 2+ clipe etc). Tudo em poucas palavras, do jornal A Tarde, desde Enfim, isso é só o começo. Se você 2007, para o qual escreve rapidinho. Uma lauda (ou seja, de principalmente sobre cultura pop e assina a 25 a 30 linhas). Como você sabe, tiver sorte e talento (hoje em dia é coluna semanal Coletânea, dedicada ao rock jornalista é um bicho afobado, sem preciso ter os dois, camarada), seus e à música independente local.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Mídia e Circulação Sites e Blogs

SITES E BLOGS Balcão do Músico Coisas pra Fazer em Salvador www.nemo.com.br/elcabong www.balcaodomusico.com.br www.coisasprafazeremsalvador.ning.com [email protected] Agenda Cultural Bahia [email protected] [email protected] www.twitter.com/lubmatos www.agendacultural.ba.gov.br www.twitter.com/balcaodomusico www.twitter.com/coisasprafazer [email protected] www.twitter.com/agendacultbahia Correio www.correio24horas.com.br Agenda Cultural Rota twitter.com/correio24horas www.noticiasrota.blogspot.com [email protected] [email protected] Cronos Produções Zine Aldeia Nagô BahiaRock www.cronosproducoes.blogspot.com Criado há quase 10 anos por Ramon www.aldeianago.com.br [email protected] Guia do Ócio [email protected] Prates e Márcio Costa e no ar até hoje divulgando o cenário rocker www.guiadoocio.com www.twitter.com/aldeianago Dendê Cultural [email protected] 82 soteropolitano, o maior destaque do www.dendecultural.blogspot.com 83 site fica por conta da sua agenda de www.twitter.com/guiadoocio A Tarde [email protected] shows, alimentada pelos próprios www.twitter.com/dendecultural www.atarde.com.br usuários. O BahiaRock tem ainda iBahia [email protected] espaços destinados a classificados, www.ibahia.com.br www.twitter.com/atarde cadastro de bandas, videoclipes e el Cabong [email protected] downloads. Blog mantido pelo jornalista e DJ www.twitter.com/ibahia Bahia com H www.bahiarock.com.br Luciano Matos, que há mais de www.twitter.com/bahiacomh [email protected] dez anos atua na cobertura do Metal Vox cenário musical baiano e brasileiro, [email protected] www.twitter.com/bahiarock www.metalvox.com.br especialmente o chamado mercado [email protected] Bahia Cult independente. O el Cabong traz Boca de Som notícias, matérias, entrevistas, www.bahiacult.com www.bocadesom.wordpress.com Noite Ponto Som [email protected] coberturas de eventos, agenda de [email protected] shows, podcast e ainda conta com www.noitepontosom.blogspot.com seções dedicadas a discos, clipes, [email protected] festivais e espaços para show.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Sites e Blogs / Mídia e Circulação Programas de Rádio

Oxente Salvador Salvador Guia PROGRAMAS DE RÁDIO Multicultura www.oxentesalvador.com.br www.salvadorguia.com.br Educadora FM - 107.5 [email protected] [email protected] Band News 1ª e 2ª edições Segunda a Sexta, 12h www.twitter.com/oxentesalvador www.twitter.com/salvadorguia (Quadro Divirta-se) (71) 3116-7412 / 7413 Band News FM - 99.1 www.educadora.ba.gov.br Pelourinho Cultural Salvador Update Sexta, 10h, 14h, 18h; [email protected] Sábado, 9h, 14h, 16h www.pelourinho.ba.gov.br www.salvadorupdate.com (71) 3339-0782 [email protected] [email protected] Outros Baianos www.bandnewsfm.band.com.br www.twitter.com/ascompelourinho www.twitter.com/salvadorupdate Educadora FM - 107.5 [email protected] Quinta, 21h Reidjou Salvadoreando (71) 3116-7401 Especial das Seis www.educadora.ba.gov.br www.reidjou.com www.twitter.com/salvadoreando Educadora FM - 107.5 [email protected] [email protected] [email protected] Segunda a Sexta, 18h www.twitter.com/reidjou (71) 3116-7404 Tomanacara www.educadora.ba.gov.br Programa dos Mensageiros do 84 Revista Acesso Total www.tomanacarahc.blogspot.com [email protected] Vento 85 www.acessototalrevista.org [email protected] Atual FM - 105.3 [email protected] www.twitter.com/tomanacara Globo Cultura Segunda a Sábado, 11h; Sábado, 21h www.twitter.com/rev_acessototal Globo FM - 90.1 (internet) Vitrola.Net Segunda a Sexta, 10h30, 12h30, 14h30, (71) 3249-8503 16h30, 18h30; Sábado, 10h, 12h, 14h, Rock Loco www.vitrola.net www.fmradiocidade.com 16h, 18h; Domingo, 11h, 16h www.rockloco.blogspot.com [email protected] [email protected] (71) 3203-1210 [email protected] www.twitter.com/vitrola_net www.gfm.com.br Psicose [email protected] Salvador Acontece Rádio Facom - 89.3 FM www.salvadoracontece.com Quinta, 11h30 Hora do Metal (71) 3283-6184 [email protected] Rádio Facom - 89.3 FM www.radiofacom.ufba.br www.twitter.com/salvadoracontec Quarta, 11h30 [email protected] (71) 3283-6184 www.radiofacom.ufba.br [email protected]

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Programas de TV / Mídia e Circulação Festivais Independentes

Radioca Rock’n Geral (71) 3203-1210 FESTIVAIS INDEPENDENTES Educadora FM - 107.5 www.ibahia.com/ bahiameiodia Terça, 21h [email protected] Bigbands (71) 3116-7408 www.quinacultural.com.br www.educadora.ba.gov.br Balaio de Gato [email protected] [email protected] TVE Bahia – Canal 2 Sábado, 11h30 Período de realização: Outubro Roda Baiana (71) 3116-7300 Produção: Coletivo Quina Cultural Rádio Metrópole - 101.3 FM, 1290 AM Principais atrações: Zefirina Bomba (PB); Programa semanal que se propõe Segunda a Sexta, 13h Mosaico Baiano Nuda (PE); Frank Jorge (RS); Tom Bloch a mostrar a nova geração da nossa (71) 3505-5000 TV Bahia – Canal 11 (RJ); Julia Says (PE); Black Drewing Chalks música em suas várias vertentes, como www.radiometropole.com.br Sábado, 13h45 (GO); The Honkers; Os Irmãos da Bailarina; rock, jazz, samba, frevo, eletrônica, [email protected] (71) 3203-1210 Pastel de Miolos; Estrada Perdida entre outras, com foco em seus artistas www.ibahia.com/mosaico Número de edições realizadas: 2 e em toda sua cadeia produtiva, Público médio por edição: 1.500 pessoas com discussões sobre o mercado e Start! Rádio Facom - 89.3 FM 86 seus rumos. O programa, idealizado, Rede Bahia Revista 87 Terça e Quinta, 7h BoomBahia produzido e apresentado por Luciano TV Bahia – Canal 11 (71) 3283-6184 www.boombahia.com.br Matos, Beto Barreto e Ronei Jorge, Domingo, 23h50 www.radiofacom.ufba.br [email protected] traz lançamentos de CDs, quadros (71) 3203-1210 [email protected] www.ibahia.com/ redebahiarevista especiais, entrevistas, reportagens, Período de realização: Dezembro [email protected] informações e, claro, muita música. Produção: Coletivo Quina Cultural PROGRAMAS DE TV Principais atrações: Mudhoney (EUA); Educadora FM - 107.5 Soterópolis Sweet Fanny Adams (PE); Curumin (SP); Domingo, 19h Aprovado TVE Bahia – Canal 2 The Dead Billies; brincando de deus; (71) 3116-7401 TV Bahia – Canal 11 Quinta, 19h30; Sábado, 16h30 Penélope Charmosa; Dois Sapos e Meio; www.radioca.com.br Sábado, 8h (71) 3116-7377 Dr. Cascadura; Retrofoguetes; Ronei [email protected] (71) 3203-1210 www.tve.ba.gov.br/soteropolis Jorge e os Ladrões de Bicicleta; Vivendo www.ibahia.com/aprovado [email protected] do Ócio; Os Irmãos da Bailarina; Theatro Rock Freeday [email protected] de Séraphin; Alex Pochat e os Cinco (rádio online) TVE Revista Elementos; Nancy e os Nunca Vistos; (71) 8874-7900 Bahia Meio Dia TVE Bahia – Canal 2 Subaquático; Yun-Fat; Pessoas Invisíveis; www.rockfreeday.com.br TV Bahia – Canal 11 Segunda a sábado, 12h15 Matiz; Lumpen; Declinium; Starla; Estrada [email protected] Segunda a Sábado, 12h (71) 3116-7300 Perdida Número de edições realizadas: 4 Público médio por edição: 8.000 pessoas

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Festivais Mídia e Circulação Independentes

Cajazeiras Metal Fest Número de edições realizadas: 4 Associação Cultural Clube do Rock Lella - RJ); Witchery (DF); Mortal www.cajazeirasmetalfest.com Público médio por edição: 5.000 pessoas da Bahia (ACCRBA) e realizado Scenery (MG); Poseidon (SP); Big G [email protected] sempre do sábado à terça de (DF); Drowned (MG); A.L.M.A. (CE); Noites Independentes carnaval, com entrada franca, o Palco Canelas de Cachorro (DF); TMD (AL); Período de realização: Setembro www.imagneticamusical.blogspot.com do Rock recebe uma circulação MUT [mutação] (AL); Chipset Zero Produção: Danylo Pontes [email protected] média de 35 mil pessoas durante (SP); General Zorg (AL); C-Real (SP); Principais atrações: Aqueronte; os quatro dias do evento. Além Zero8quatro (RN); Alegoria da Caverna Dryad; Cruzadas; Portal; Fullminant; Período de realização: Agosto a dos shows musicais, a estrutura do (CE); Maldita (RJ); Delinquentes (PA); Decomposer; Soul Wind; Keter; dezembro festival comporta ainda uma área de Jolly Joker (PA); Playground (SP); Apus; Vitiris; Satanic Litany; REST; Produção: Coletivo Independência camping, um Espaço Interativo com Levant (CE); Hargos (MG); Finitude (SE); Knightrider; Bravus; Tahiraã; Storm; Musical Associada (IMA) stands de materiais alternativos, e Zeferina Bomba (PB); Varial (AL); Choke Hate Devastation; Necrobscure Principais atrações: Roberto Mendes; um Espaço Infantil, que conta com (PR); Ulo Selvagem; Head Hunter D.C.; Número de edições realizadas: 5 Mou Brasil; Amadeu Alves; Banda brinquedos, instrutores e ambiente Mystifier; Cascadura; The Dead Billies; Público médio por edição: 600 pessoas Oscaravelho; Banda Ritual da Canção; de repouso para as crianças. Úteros em Fúria; Tamima Brasil; Álvaro Carlinhos Cor das Aguas; Dinho Oliveira; Assmar; Pitty; Maria Bacana; Dois 88 Convenção de Tatuagem da Banda Macaco Bambo; Mensageiro dos www.palcodorock.com.br Sapos e Meio; Lisergia; Malefactor; 89 Bahia Ventos; Moacy Mendes [email protected] Yousen Maia; Cobalto; Meteora; Bruno www.convencaotattooba.com Número de edições realizadas: 3 Nunes com Brian Knave (baterista do Período de realização: Sábado a terça- [email protected] Público médio por edição: 800 pessoas Jonh Lee Hooker); The Honkers; Elipê; feira de carnaval Período de realização: Novembro Vivendo do Ócio; Enio e a Maloca Produção: Associação Cultural Clube Produção: Nilton Rezende Palco do Rock Número de edições realizadas: 16 do Rock da Bahia (ACCRBA) Principais atrações: Tempestt (SP); Acontecimento já tradicional no Público médio por edição: 35.000 pessoas Principais atrações: Korzus (SP); Venus Volts (SP); Matanza (RJ); Sick carnaval soteropolitano, o maior festival Dead Fish (ES); Phantom Rockers Sick Sinners (PR); AMP (PE); Zumbis de rock independente da Bahia leva (USA); Cólera (SP); Underschool do Espaço (SP); Cascadura; Vendo anualmente às areias do coqueiral da Element (Suíça); Plebe Rude (DF); 147; Lou; The Honkers; Insaintfication; praia de Piatã 36 bandas selecionadas Inocentes (SP); Sem Destino (DF); Pessoas Invisíveis; Abismo Solar; por meio de uma curadoria pública Agrotóxico (SP); Karne Krua (SE); Pastel de Miolos; Lo Han; Estrada e representativas das mais variadas Cabeça (RJ); Oito (SP); Dread (AL); Perdida; Keter; Morticia; Theatro vertentes do gênero, de diversos Imortallis (Portugal); Slug (DF); de Séraphin; Demoiselle; Capitão estados brasileiros e com direito a Imago Mortis (RJ); Polux (hoje, Parafina e os Haoles atração internacional. Promovido pela Cleber Silva

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Coletivo e coletividade em por Cássia Cardoso uma rede chamada Bahia

“ORGANIZAR UM são colocadas em pauta em Salvador, e forma de trabalhar, além de estimular onde foram dados passos importantes todos os elos da cadeia produtiva, FESTIVAL NÃO É na construção da Rede Música Bahia, ainda amplia a possibilidade de criada no intuito de sincronizar ações trabalhos, pois somam-se experiências TAREFA FÁCIL, ENVOLVE de diversos agentes produtivos individuais de seus participantes DESDE A QUESTÃO da música no estado, tais como que incorporam a proposta do músicos, produtores, selos, festivais, coletivo, e ali empreendem suas MUSICAL ATÉ A comunicadores e casas de shows. Foi experiências e ideias em prol de um QUESTÃO POLÍTICA durante este mesmo fórum que o objetivo comum. Juntar o que já se coletivo Quina Cultural foi convidado tinha individualmente, e colocar em DE ARTICULAÇÃO DE a se integrar ao Circuito Fora do Eixo, prática de forma coletiva, fortaleceu PARCERIAS, EDITAIS uma rede de trabalhos concebida a proposta dos três produtores que por produtores culturais das regiões durante anos se dedicaram à música E, PRINCIPALMENTE, centro-oeste, norte e sul no final de independente, principalmente, 90 2005 e hoje já está ampliado para ao Rock’n Roll. O coletivo hoje é 91 UM NÚCLEO BEM todas as regiões do país. responsável por três importantes ORGANIZADO DE festivais, o BigBands, o Vanguarda O coletivo Quina Cultural surgiu da e o mais tradicional de todos, o PRODUÇÃO” necessidade de três experientes BoomBahia. produtores – Cássia Cardoso, Rogério O cenário musical independente de Brito e Theo Filho – de fomentar a Organizar um festival não é tarefa fácil, Salvador, capital da Bahia, vive um cultura para fortalecer o cenário da envolve desde a questão musical até momento muito favorável; iniciativas música independente local, através a questão política de articulação de alternativas vem se consolidando à da realização de projetos diversos, parcerias, editais e, principalmente, um medida em que o governo do estado tais como os festivais, que promovam núcleo bem organizado de produção. começa a dar mais incentivos e intercâmbio entre Salvador, cidades do É essa batalha interna que o coletivo possibilidades de diálogo ao setor. interior e diversos estados do Brasil. Quina Cultural está cada vez mais Hoje temos Fórum de Música, Mercado empenhado na sua organização, com A ideia de juntar pessoas com e Tecnologia, encontro anual no qual a criação de núcleos dedicados a as redes de trabalho voltadas para a afinidades para produzir algo em trabalhos de mídias livres, distribuição, criação, produção e difusão musical comum vem sendo praticada por circulação e agência, sustentabilidade no mercado nacional e internacional diversos grupos em todo o país. Essa e sonorização. BoomBahia / Mariana Neri

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Coletivo e coletividade em por Cássia Cardoso uma rede chamada Bahia

“A BAHIA ESTÁ SE ORGANIZANDO, CRIANDO ROTAS DE CIRCULAÇÃO DENTRO DO ESTADO.”

92 93 Festival BigBands / Mariana Neri O coletivo cresceu e continua Salvador foi o primeiro ponto Fora bandas, o intercâmbio de tecnologia trazer para Salvador uma nova safra de crescendo a cada dia com novas do Eixo e o ponta pé inicial para que de produção e o escoamento de artistas vindo de todas as regiões. adesões de integrantes e parceiros. outros coletivos se organizassem e produtos dos coletivos e bandas Um mercado musical estável para virassem outros pontos, como é o caso nas diversas rotas do circuito pela Recentemente, o coletivo Quina toda a cadeia produtiva. Hoje, entre o de Vitoria da Conquista e futuros já América do Sul, levando em conta que Cultural trouxe para Salvador bandas núcleo durável e parceiros, somam-se encaminhados em Feira de Santana, já existem pontos de circulação na do Acre e do Amapá, coisa que parecia quinze pessoas trabalhando juntos e Camaçari e Juazeiro. . Outros países da América ser impossível há um tempo atrás. “correndo atrás” de um mesmo ideal. O do Sul também já estão se integrando As redes de trabalho hoje facilitam o trabalho coletivo só tem trazido bons O Circuito Fora do Eixo é um grande a esta grande rede. trabalho em produção cultural, por isso frutos para todos e o Quina Cultural exemplo de um importante e é importante que todos os agentes tem aprendido muito com o Circuito competente trabalho coletivo, uma Este foi o modelo de trabalho que da cultura do campo da música se Fora do Eixo, que trabalha pautado na opção de um novo modelo bem mais se identificou com o coletivo aproximem das diversas redes que coletividade e na economia solidária. organizado, no qual coletivos de todo Quina Cultural e graças a esse trabalho estão sendo formadas e dos debates, o país estão juntos e trabalhando coletivo ficou mais viável bandas que estão cada vez mais amadurecidos A Bahia está se organizando, criando em prol de um mesmo objetivo, locais circularem por diversos festivais entre todos os setores da música e as rotas de circulação dentro do estado. que é de estimular a circulação de e casas de show pelo país, além de políticas públicas do Brasil.

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Coletivo e coletividade em por Cássia Cardoso uma rede chamada Bahia

“A BAHIA O setor da música está cada vez mais costuma dizer sempre: “…essa organizado, a Rede Música Brasil, geração (e as próximas) tem seu TAMBÉM ESTÁ SE formalizada em 2009, reúne diversas DNA impregnado do ‘realizar de ORGANIZANDO E SE forças ligadas à música no país, e forma independente’, foram criados ainda conta com a participação e no Do It Yourself (faça você mesmo) INTEGRANDO CADA chancela do Ministério da Cultura e vive Do It Together (façamos VEZ MAIS ÀS REDES para debater futuros investimentos juntos)! Aprenderam na prática que para este setor. A Bahia também ser independente é realizar cultura NACIONAIS E CRIANDO está se organizando e se integrando / música / arte independente das AS SUAS PRÓPRIAS cada vez mais às redes nacionais e ferramentas e estruturas que se tem criando as suas próprias redes, como a mão.” REDES” é o caso da Rede Música Bahia. Esta está sendo formada por entidades Hoje, não falamos mais em “meu 94 cujo objetivo é a sincronização das projeto” ou “eu faço”, isso é coisa do 95 ações já existentes no mercado da passado… Somos nós que criamos, música da Bahia, visando inicialmente fazemos, executamos e batalhamos. ao fortalecimento econômico de Como dizia o poeta: É impossível ser seis eixos que a compõe: Músicos, feliz sozinho. Produtores, Selos, Casas de Show, Festivais e Informação. Cássia Cardoso é produtora Como o conceito de produção de eventos, shows e festivais, cultural é muito abrangente, e trabalha também com a hoje, produtores pontuais, pouco elaboração de projetos culturais; membro fundador do Coletivo articulados e pouco informados vão Quina Cultural; membro da Agência Fora do ter muito mais dificuldades em se Eixo; integrante do Conselho Gestor da Rede inserir no novo mercado. Música Bahia; e responsável pela coordenação das turnês Fora do Eixo dentro do estado. Entre O produtor Fabricio Nobre, atual os seus principais projetos destacam-se Noites Fora do Eixo; Festival Boombahia; Festival de presidente da ABRAFIN (Associação Vanguarda; Bigbands Festival; Hoje é Dia de Brasileira de Festivais Independentes), Esquina! Para Humanizar a Cidade.

Festival BigBands / Mariana Neri

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Endereços Úteis

ENDEREÇOS ÚTEIS ECAD - Escritório Central de IPAC - Instituto do Patrimônio POMBA - Pólo de Arrecadação e Distribuição Artístico e Cultural da Bahia Desenvolvimento da Música ABRAMUS - Associação Rua Aracaju, 26 – Jardim Brasil Centro Histórico de Salvador, Rua 28 de Independente da Bahia Brasileira de Música e Artes (71) 3235-3685 / 3237-7873 / 7822 Setembro, 15 – Centro www.pomba.mus.br Av. Tancredo Neves, 1632, Salvador www.ecad.org.br (71) 3117-6400 [email protected] Trade Center, Torre Norte, sala 1807 – [email protected] www.ipac.ba.gov.br Caminho das Árvores Rede Música Bahia (71) 3113-2530 FGM - Fundação Gregório de IRDEB - Instituto de www.redemusicaba.wordpress.com www.abramus.org.br Mattos Radiodifusão Educativa da [email protected] [email protected] Rua Chile, 31 – Centro Bahia (71) 3322-1486 Rua Pedro Gama, 413/E, Alto do SBACEM - Sociedade Brasileira AMAR-SOMBRÁS - Associação www.cultura.salvador.ba.gov.br Sobradinho – Federação de Autores, Compositores e de Músicos, Arranjadores e (71) 3116-7300 FUNCEB - Fundação Cultural Escritores de Música Regentes www.irdeb.ba.gov.br Rua Alceu Amoroso Lima, 668, sala 513 Rua César Zama, 173, Residencial Barra do Estado da Bahia – Caminho das Árvores 96 Aquamarina, loja 03 – Barra 97 Rua Gregório de Mattos, 29 – OMB - Ordem dos Músicos do (71) 3015-6966 (71) 3264-4262 / 9002 Pelourinho Brasil - Bahia www.sbacem.org www.amar.art.br (71) 3321-6857 / 3103-4000 [email protected] Rua Chile, 5, Ed. Antonio Ferreira, 2º [email protected] www.funceb.ba.gov.br andar – Centro (71) 3322-7144 / 3322-3683 SEBRAE - Serviço Brasileiro Associação dos Produtores INPI - Instituto Nacional da [email protected] de Apoio às Micro e Pequenas Culturais do Brasil Propriedade Industrial Empresas Av. ACM, 2501, Ed. Profissional Center, Rua Pedro R. Bandeira, 143, 5º andar – Pelourinho Cultural Av. Sete de Setembro, 261 – Mercês sala 1418 – Brotas Cidade Baixa Praça José de Alencar, 12, Largo do (71) 3320-4526 (71) 3491-1998 (71) 3326-9597 / 3242-5223 Pelourinho – Pelourinho www.ba.sebrae.com.br www.inpi.gov.br Biblioteca Pública do Estado (71) 3117-6456 [email protected] [email protected] www.pelourinho.ba.gov.br da Bahia Rua General Labatut, 27 – Barris (71) 3117-6000 / 6084 [email protected]

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 Endereços Úteis

SECULT - Secretaria de Cultura SOCINPRO - Sociedade do Estado da Bahia Brasileira de Administração Rua Inácio Acioly, 06 – Pelourinho e Proteção de Direitos (71) 3103-3017 / 3116-4132 Intelectuais www.cultura.ba.gov.br Rua Maestro Carlos Lacerda, 55, sala 03 – Garibaldi SESP - Secretaria Municipal de (71) 3331-7799 / 3331-5314 Serviços Públicos e Prevenção www.socinpro.org.br à Violência [email protected] Rua Guedes de Brito, 1, Ed. Ranulfo Oliveira, Térreo – Praça da Sé SUCOM - Superintendência de (71) 3172–8634 Controle e Ordenamento do www.servicospublicos.salvador.ba.gov.br Uso do Solo do Município [email protected] Av. Antônio Carlos Magalhães, 3244, 98 Ed. Thomé de Souza Empresarial – 99 SINDIMÚSICOS/BA - Sindicato Iguatemi dos Músicos Profissionais do (71) 2201-6600 / 6900 Estado da Bahia www.sucom.ba.gov.br Praça da Sé, 398, Ed. Themis, sala 614 – [email protected] Centro (71) 3322-1518 UBC - União Brasileira de www.sindimusicosbahia.blogspot.com Compositores [email protected] Av. Prof. Magalhães Neto, 1752, Ed. Lena Empresarial, sala 602 – Pituba (71) 3272-0855 / 3272-0855 www.ubc.org.br [email protected]

Marta Amorim | www.martaamorim.com.br

Guia de Produção do Rock Salvador, 2010 100

Guia de Produção do Rock Salvador 2010 1ª edição Organizado por Clara Marques Campos www.guiadeproducaodorock.com.br

Guia de Produção do Rock