Conselho Municipal de Política Cultural de 2018-2019 Representantes Sociedade Civil

Setorial Nome Candidato Foto Currículo resumido

* Artesão, Artista Plástico. Expositor da Feira da Av. Afonso Pena ( Feira Hippie) , a mais de 25 anos. Presidente do Centro de Artesanato Mineiro- Ceart ( loja do Pálacio das Artes ). Vice-Presidente, da Federação dos Artesãos de Artes Visuais e Design Luiz Augusto Pianetti Fonseca (Titular) . Representande em MG, da Confderação Nacional dos Artesãos. Menbro do grupo de trabalho, para desenvolvimento de políticas publicas para o artesanato de Minas Gerais, junto ao Governo Estadual. Colaborador do programa "+ Artesanato" do Governo Estadual.

Possui graduação em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e especialização em Arte e Contemporaneidade pela UEMG/Escola Guignard (2004). Tem experiência na área de Artes. PRODUÇÕES, PRÊMIOS, EXPERIÊNCIAS Artes Visuais e Design Marcos Antônio Venuto Reditos: O refazimento da obra de arte. Revista Fólio, Belo Horizonte/MG, p. 199 - 210, 01 jun. 2003. Minas em aquarela. 2013. Desenho. | Mitos. 2012. Pintura. | Galeria de Arte - 20 anos. 2012. Pintura. |Registros. 2005. Desenho. Lecionou de 1999 a 2017 na Escola Guignard / UEMG. Menção Honrosa 'BH Natal pela Vida', Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 2002

Mineiro de Rubim, cidade do vale do , reside em Belo Horizonte desde 1979. Publicitário e Mestre em Comunicação Social, atua desde de 1987 como professor universitário, lecionando Cinema e audiovisual. A paixão pelo cinema o levou a CUBA onde fez o curso "La Montaje Cinematográfica", na Escuela Internacional de Cine y Cinema e Audiovisual Melquiades Almeida Lima (Titular) Television – EICTV. Dirigiu o programa "Música Viva", exibido pela TV Universitária e TV . Fez a direção geral de mais de 400 programas "Vereda Literária", exibidos semanalmente, em rede nacional, pela TV Cultura de São Paulo. Dirigiu e roteirizou os curtas metragem "Estranho Amor" e "O Aprendizado do Vento" e o documentário de média metragem "Lagoinha".

Gestor Cultural com formação em Sociologia. Coordenou a "Feira Cultural" do Orçamento Participativo da PBH (1994- 1995). A partir de então se especializa em programas de "Cultura e Desenvolvimento Local Sustentável", com destaque para a coordenação da "Campanha Diamantina Patrimônio Cultural da Humanidade" (1996-2000) e do plano de 20 anos para o "Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais" (2002-2022). Desde 2005 é diretor- Cinema e Audiovisual Gleiber Cesar Piva de Oliveira presidente da Fábrica do Futuro, com ações nas cidades de Belo Horizonte e de . Nos últimos anos em BH atuou diretamente em: organização do "Fórum do Audiovisual Mineiro"; constituição do "PRODAM" - Programa do Audiovisual do Governo de Minas Gerais; instalação da Câmara Audiovisual da FIEMG; e implantação do projeto MIDIAPARQUE - Audiovisual em Rede, envolvendo o BH.TEC - Parque Tecnológico de BH, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, o Governo de Minas e a ANCINE.

Jornalista, produtora cultural graduação em comunicação social pela PUC MG e pós graduação em cinema pela mesma instituição. Pesquisadora e escritora autora dos livros "Histórias da Rua da Bahia e da Cantina do Lucas", Literatura, Livro e Leitura Brenda Maria da Silveira Augusto (Titular) "Lagoinha a Cidade Encantada", "Os donos da Bola Histórias e Lendas do Futebol em BH" Pesquisa e autoria do Site OS MODOS E AS MODAS EM BELO HORIZONTE 1920 a 1970. Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte 2018-2019 Representantes Sociedade Civil

Setorial Nome Candidato Foto Currículo resumido

Cursando 9 º período do Curso de Teatro (Licenciatura) da UFMG. Curso profissionalizante para ator TU UFMG – concluído em 2012. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: - Educador no Museu Brasileiro do Futebol – Estádio Governador Magalhães Pinto/Mineirão (Maio 2017 – Dias Atuais). - Produção Executiva do Projeto Ponta a Pé Cultural da Cóccix Companhia Teatro Angelo César Fernandes Dias (Titular) Teatral (2009 à 2013). | Oficineiro de Teatro do Núcleo de Promoção de Saúde e Paz – Projeto Manuelzão/UFMG nos Centros Socioeducativos do Horto e São Jerônimo – (Setembro à Dezembro 2014). ATUAÇÃO: - Cóccix Companhia Teatral com os espetáculos: “Meu canto de graça” Direção: Rogério Gomes e Cida Falabella (2010 à 2014). - "Para Se Ta Mal" Direção de Rogério Gomes (2013/2014). - "Pequenos Romances – direção Tarcísio Ramos, Espetáculo de Formatura do Teatro Universitário UFMG/2012.

Sócio Fundador do Espaço Cênico Escola de Atores de Belo Horizonte, comemorando 20 anos em 2018. Graduado em Artes Cênicas e Psicologia. Especialista em Psicodrama e Psicologia Médica. Estudou Cinema na renomada EICTV de Teatro Romildo Alves (Rick Alves) Cuba. Doutorado em Psiologia Clínica pela Universidade de Buenos Aires. Atua há 20 anos na capital mineira lecionando em escolas de teatro e Universidades, é atual coordenador do Curso de formação de atores do Espaço Cênico BH.

Formação Específica:Ballet; Música e Teatro. Autora, e Pesquisadora Circense; Consultora para desenvolvimento de políticas para o circo;Integrante do Grupo Circo Irmão Dourado;Musicista, registrada na Ordem Músicos sob nº 4331 / insc. 11331;Atriz, diretora, bailarina e coreógrafa, DRT nº 0718, inscrição – SATED/MG, sob nº 0747; Membro do Colegiado Setorial de Circo – CNPC / MINC, Circo Sula Kyriacos Mavrudis (Titular) 2010 a 2014 ;Membro do Conselho Estadual de Política Cultura de Minas Gerais – CONSEC;–Diretora da área de circo- SATED/MG;Membro da Comissão de Jurados do Carnaval de Belo Horizonte e do Arraial de Belo Horizonte.; Integrou a Comissão de Seleção de Projetos Culturais para Circo das Secretárias do Estado de Cultura de Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Bahia.;Fundadora e Presidente da Rede de Apoio ao Circo – RAC - em Minas Gerais, fundada desde 1987.

Desde 2012 pesquisando a arte de rua e o circo, teve formação na Eslipa Escola Livre de Palhaços no RJ e em diversas outras oficinas circenses e teatrais. Participou de montagens de espetáculos como a Fanfalhaça “Fanfarra de Palhaços”, A Cidade e a Família, A Alegria do Circo e o Roda Saia Palhaça. Orientadora das seguintes oficinas; Experimentação Circense na Mostra BH Centros culturais, Oficina de Circo no Circo Thais Aparecida Oliveira Ponto de Cultura itinerante Caravana de Artesania e da oficina Circo para Crianças no Espaço Corre Cutia e Circo Brincante. Idealizadora da Cia Gêmea e Festival Palhaça na Praça, membro da Rede de Palhaças do Brasil. Sempre envolvida em projetos e coletivos tanto na mobilização e fazer artístico como na produção e coordenação, dentre eles estão Quaquaraquaquá, Mostra de Arte , Movimento Mineiro de Circo, Coletivo de Palhaços e Palhaças, Movimento artes na rua.

Bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador em dança contemporânea. Atuou como bailarino da Companhia de Dança do Palácio das Artes (BH), Balé Teatro Guaíra (PR) e Grupo de Dança 1º Ato (BH). Já coordenou oficinas e se apresentou nos seguintes festivais: MOVE Berlim, Panorama de Dança RJ, Bienal de Dança SESC Campinas, FID - Fórum Internacional de Dança e Le Manifeste, na França. Já dirigiu e assinou trabalhos coreográficos para as Dança Heitor Pinheiro (Titular) companhias Balé Teatro Castro Alves, G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra, Cia de Dança do Palácio das Artes, Cia Teatro Luna Lunera, Grupo de Dança Primeiro Ato, dentre outros. Professor convidado a ministrar aulas e oficinas para os seguintes grupos, companhias e festivais: Grupo Corpo, Grupo de Dança Primeiro Ato, Balé Teatro Guaíra, Casa Hoffmann, Festival Zone Sude (França), Festival Le Manifeste (França), Coletivo Lagoa (Lisboa), Festival de Cadiz (Espanha), Festival de Manizales (Colômbia).

Licenciatura em Dança – UFMG (término em 2018). 2017 – Professora de Dança como matéria obrigatória curricular para o ensino fundamental na AMAR – Associação Pedagógica Miguel Arcanjo Pedagogia Waldof. 2017 – Professora de Ballet Classico Materna e Elementar para Fundação Torino . 2017 – Professora de Ballet Clássico Intermediário para o Centro Artístico Ciranda no Colégio Dança Priscila Pereira Rodrigues Pitágoras. 2017 - 2014 – Professora de Ballet no Colégio Loyola. 2015 – 2014 - Coordenação da Unidade Sede Ballet Passo a Passo Credenciada a Royal Academy of Dance em Belo Horizonte – MG. 2015 – 2013 - Atriz de Arte- Mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, “Mobiliza-SUS BH”. 2011 -Monitoria na área da Dança pelo Valores de Minas nas áreas de Dança de Salão, Ballet, Contemporâneo, Hip Hop Dance, Afro-Contemporâneo em Belo Horizonte – MG Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte 2018-2019 Representantes Sociedade Civil

Setorial Nome Candidato Foto Currículo resumido

Integrante do Grupo SAMBOLEROS arte e cultura que se localiza na comunidade Pedreira Prado Lopes trabalho desde 2012 com os projetos sociais da APACC PEDREIRA PRADO LOPES, sou implementador do projeto de capoeira e de musica que beneficiam 80 alunos, tenho um trabalho consolidado em vilas e aglomerados, onde consigo ampliar a Culturas Populares Tradicionais Andre da Silva Cunha (Titular) cultura local através de resgate da cidadania, atualmente nos ex alunos do curso de musica da APACC reunimos em um evento de grande porte onde cantamos para 700 pessoas da comunidade e de toda regional noroeste, trabalho com musica e capoeira desde 2012.

Registro profissional: 44.333 CRA/MG. Formação intelectual: 3º Grau.. Conselho Federal de Terapias: 25927/SSP. Ex presidente da Congregação Mineira de Candomblecistas. Militante dos movimentos sociais ligados à cultura afro brasileira. | Pai de Santo Titular da Casa de Cultura e Assistência Social e da Resistência Afro brasileira Lode Apara - Santa Luzia -MG. Elaboração e montagem no Museu Mineiro em Belo Horizonte, da exposição "Olóòrisà, a liberdade Culturas Populares Tradicionais Geraldo Andre da Silva conquistada”, 1988, com montagens de artes plásticas seguidas ciclo de palestras e mesas redondas. Formação em medicinas alternativas naturais AFRICANA, em 1995. Certificado pelo Centro Mineiro de Naturismo em Belo Horizonte, Minas Gerais. Homeopatia Popular, em 1997. Universidade Federal de Viçosa. ONDE NO TCC DEFENDEU A MEDICINA AFRICANA EM SEUS TRATAMENTOS DOS CASOS DE LOUCURAS, com o título "SERIAM LOUCO OS LOUCOS OU LOUCO SERIA QUEM OS ROTULA COMO TAIS?";

Sou organizador e Mestre de cerimônia de Batalhas ha 5 anos em BH, Já fiz teatro musical na SMED, sou atleta amador de Slackline, estou sempre nos movimentos culturais e negros de BH. Estou na organização da comitiva do Bloco de carnaval da Belotur " CarnaRAP" (Movimentos Culturais ) Batalhas que já organizei : Batalha do TUPI (primeira batalha da ZN) Batalha do Heliopolis. Batalha da Clandestina (Acontece todos os domingos na Pista de skate Michael Douglas Alvino do Carmo (Titular) Culturas Populares Urbanas do Viaduto Santa teresa). Batalha do GL. Batalha do Minas Caixas ( Acontece 15 em 15 dias ou uma vez no mês ). Batalha da Mini Ramp. Batalha do Ribeiro. Batalha da VK ( Na praça do Papa). Projeto novo Rapa do PAPA. Batalha do SB (Acontece dentro de um centro cultural na bairro São Bernado.) Tenho dois projetos de poesias que chama : 1Verso de Poesia (Trabalho novo ) e Cypher Poética (trampo novo)

Proprietário do Agosto Butiquim, há 12 anos localizado no Prado, membro ativo da Abrasel-MG, do COMTUR e integrante da Frente da Gastronomia Mineira. Com o Agosto participo de festivais tais como: Comida di Buteco, Botecar, Festival de Tiradentes, Festival de Sabará, Mesa ao Vivo BH, Beer Chef Brasil, Bar em Bar, sendo premiado na maioria deles. Nossa missão é valorizar a cultura boteco-gastronômica da cidade através dos costumes e hábitos Lucas Brandão Arouca (Titular) Cultura alimentar e Gastronomia de seus moradores. No bar organizo eventos culturais como a Textura, feira de literatura independente, o Projeto Olhares, contemplando +/- 90 artistas de BH, o Conversa com Cerveja, debate sobre temas contemporâneos tendo como pano de fundo harmonizações com cervejas especiais e tira-gostos além de cursos de produção de cerveja e brassagens coletivas. Bartender pela NY Bartending School e infusor de cachaça. Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte 2018-2019 Representantes Sociedade Civil

Setorial Nome Candidato Foto Currículo resumido

Produtora Executiva na Cria Cultura (2010 a 2012), Coordenadora de Produção e Projetos na Laboratório Fantasma (2012 a 2014), Produtora Executiva na Full Produções (2014 a 2015). Produção de Eventos: FIT - Festival Internacional de Teatro (2010), Conexão Vivo (2010/2012), MPB Petrobrás (2010/2011), Natura Musical (2011/2012), Cidadania nas Ruas SP (2013), Cada Canto Um Rap SP (2014), Ubuntu (2014), Viva o Carnaval (2015), Momentos Aymoré (2015), Renata Neves de Castro Almeida (Titular) Música Virada Cultural de Belo Horizonte (2015), Momentos Aymoré (2016), Passagem da Tocha Olímpica em BH (2016), Festival de Inverno de BH (2016), Virada Cultural de Belo Horizonte (2016), Luau de Verão (2017), Planeta Brasil (2017), Parada Cervejeira (2017), Turnê Mário Adnet (2017), Giro Brasil (2017), AKMOS (2017), Festival da Gentileza (2017), Festival de Gastronomia de Tiradentes (2017), Música Mundo (2017), Fartura Brasil (2017)

Compositor, pianista, produtor musical e produtor de eventos musicais. 30 anos de trabalho. Autor de 6 cds autorais, além de produzir inúmeros trabalhos e compositor de mais de 30 trilhas sonoras entre filmes, peças de teatro. Participou de inúmeros processos de fomentação e transformação da política Música Gilberto Leite Mauro pública na antiga secretaria de cultura e hoje fundação de Cultura. Foi um dos poucos artistas que participou da elaboração original da lei original de incentivo da Cultura de Belo Horizonte no ano de 1995. Hoje, está na nova diretoria eleita do sindicato dos Músicos de Minas gerais, como primeiro secretário.

Jornalista profissional com pós-graduação em Design de Moda pela Fumec. Trabalhou 30 anos no jornal Estado de Minas, foi editora adjunta do Caderno Feminino & Masculino, e uma das pioneiras na cobertura de moda em Minas Gerais e no Brasil. Cobriu os mais importantes eventos do setor, as principais semanas de moda, e tem centenas de Moda e Vestuário Heloisa Aline de Oliveira Silva (Titular) reportagens sobre o tema publicadas. É professora universitária e, recentemente, voltou a escrever sobre moda no Caderno Feminino do EM. É diretora da Salamandra Comunicação e Marketing, agência especializada na assessoria e consultoria de moda. Está escrevendo um livro sobre a história da moda em Minas Gerais.

Jornalista e empreendedor na área de comunicação há mais de 15 anos. Desde 2005 à frente da Benedita Comunicação, agência especializada em economia criativa, com destaque para moda, cultura, gastronomia, design e tecnologia. Trabalhos já realizados para o Minas Trend, Instituto Amem, Sindicalçados, Sindibolsas e Sindijoias, Ronaldo Fraga, Arte Sacra, Skazi, Victor Dzenk, Anne Fernandes, Regina Salomão, Caos, Fleche D’Or, DBZ Jeans, Anne Moda e Vestuário Thiago Romano Souza Oliveira Est Folle, Frutacor, Civil Jeans, Vivaz, Patachou, Vide Bula, entre outras grifes locais; regionalização de comunicação de marcas nacionais (Calvin Klein, Forum, Cavalera, VR, Redley, Melissa, entre outras). Outros destaques: Paul McCartney 2017, Pearl Jam, Foo Figthers, Maroon 5, Planeta Brasil, Rodeio Show, Campeonato Mundial de Wakeboard, Na Praia BH, Bienal Brasileira de Design 2012, Casa Cor Minas, Anglogold Auditions, Museu Inimá de Paula, Le Creuset, Movimento Hotspot, Finit, Sympla.

Graduada em Letras – UFMG, com especialização em Gestão Cultural pelo IHAC-UFBA e Gestão da Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Milton Campos. Gestora publica por 13 anos, na Representação Regional MG-MINC, desenvolvendo com os municípios de MG políticas públicas para o desenvolvimento do setor cultural. Coordenação do Programa Cultura Viva em MG, programa em que se encontra a Diversidade Cultural, Memória, Arquivos e Museu Cláudia Houara de Castro (Titular) realizando suas atividades juntos aos Pontos de Cultura das Redes do Estado. Coordenação, Produção, Execução dos Fóruns, Conferencias, Seminários, apresentação dos Editais lançados, eventos e formação, realizados pela Regional Minc/MG e/ou solicitados ao MINC. Atualmente é funcionária da Prodemge Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais atuando na Gerencia de Comunicação, com Programas e Projetos de Comunicação Cultura e Memória. (a partir de fevereiro/2017)

Consultor para a área de gestão cultural, com aplicação no desenvolvimento de laudos técnicos, diagnósticos, cursos e capacitações, conteúdos, seminários e outras atividades focadas na qualificação dos profissionais da cultura e na reflexão sobre os desafios que envolvem esse campo de trabalho. Professor Tutor do Curso de Formação de Conselheiros de Cultura e Patrimônio em Minas Gerais realizado pela parceria entre a SEC /Ministério da Cultura / Memória, Arquivos e Museu Carlos Alexandre Madalena UEMG e Utramig. Administrador de Empresas e Museologo (UFMG). Pós-graduado em Gestão Cultural (SENAC), Especialização em Gestão e Consultoria para MPE´s (SEBRAE/SENAC) e Executive MBA Empresarial pela FEAD com foco de pesquisa em Estratégias de Marketing Cultural. Atualmente mestrando em Ciência da Informação com pesquisa sobre Memória social, patrimônio e produção do conhecimento pelo (PPGCI) da Escola de Ciência da Informação da UFMG.