Gab. Senador Eduardo Suplicy

Requerimento nº , 2011

Requeiro, nos termos do artigo 222 do Regimento Interno do Senado Federal, a inserção em ata de voto de congratulações e aplauso ao atleta Rogério Ceni, goleiro do São Paulo Futebol Clube, que ontem, 7 de setembro de 2011, completou a milésima partida defendendo seu time.

Justificativa

Rogério Ceni nasceu em Pato Branco, interior do Paraná, mas se criou em Sinop, no estado de Mato Grosso. Aí, no clube local, o Sinop Futebol Club foi revelado como goleiro. Em 1990, com apenas 17 anos, foi contratado como quarto goleiro do São Paulo.

Em 1992, foi promovido a terceiro goleiro do time profissional. No ano seguinte, voltou para a categoria dos Juniores sendo campeão como titular da Copa São Paulo. Aos 20 anos de idade fez sua estreia como profissional, em junho de 1993, contra o Tenerife no Torneio Santiago de Compostela defendendo um penalti na vitória do São Paulo por 4x1.

Rogério Ceni fez parte dos elencos vitoriosos que ganharam vários títulos para o São Paulo, como o da Copa Conmebol, em 1994. Em 1997, assumiu a posição de goleiro titular do time. Recebeu por seis vezes a Bola de Prata, prêmio concedido pela revista ao melhor jogador da posição durante o Campeonato Brasileiro.

No ano de 2006, foi condecorado com o troféu de ouro concedido para o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro, juntamente com o troféu de melhor jogador do campeonato, prêmios concedidos pela CBF. Em 2007, voltou a receber o prêmio de Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro, além de Craque do Brasileirão e Craque da Torcida, todos concedidos pela CBF. No ano de 2008, além da Bola de Prata, recebeu a como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro.

Rogério entrou três vezes na lista dos dez melhores goleiros do mundo, elaborada anualmente pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), entidade com sede na Alemanha. Também foi o único atleta, jogando na America do Sul, indicado para o prêmio Bola de Ouro da revista France FootballI.

1

Gab. Senador Eduardo Suplicy

Graças a seu profissionalismo e dedicação ao clube recebeu o slogan: "Todos têm goleiros, só nós temos Rogério Ceni". Em 2010, Rogério Ceni completou 20 anos vestindo a camisa do São Paulo e ontem, 7 de setembro de 2011, ele passou a integrar o seleto rol de apenas três jogadores que atuaram em mais de 1000 partidas pelo mesmo time. Os outros dois são Pelé, pelo Santos Futebol Clube, e , pelo Club de Regatas Vasco da Gama.

Ceni também participou de 17 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol, tendo integrado a equipe brasileira pentacampeão do mundo em 2002.

Rogério Ceni é o maior goleiro-artilheiro na história do futebol mundial. Sua precisão nas cobranças é enorme, tendo se tornado o goleiro com o maior número de gols marcados na história do futebol. Atualmente, esta marca está em 103 gols.

Juntamente com todos os apaixonados pelo futebol, como torcedor do Santos Futebol Clube, também desejo homenageá-lo, assim como fez a torcida sãopaulina, pelo exemplo de atleta e de ser humano que é Rogério Ceni para todos nós brasileiros, sobretudo para os jovens.

Sala das Sessões, em

Senador Eduardo Matarazzo Suplicy

2