Rock in Rio celebra primeiro dia dedicado às apresentações das bandas de metal

Público fiel faz preto predominar pela primeira vez na Cidade do Rock

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2013 – “A diferença está no coração do roqueiro”, afirmou Derek, vocalista do , ainda no camarim do Palco Mundo, para justificar a Cidade do Rock, lotada, desde a abertura dos portões às 14h da tarde. A fidelidade do Metal de fato fez a diferença nesta quinta-feira nublada que inaugurou a segunda etapa de shows do . Conhecendo essa paixão, a produção do festival garantiu duas noites repletas de atrações do gênero (19 e 22/09), presenteando os metaleiros.

Logo pela manhã, a fila de pessoas já era grande em frente à Cidade do Rock. Entre os muitos fãs estava o casal Nathaiska Doge Nicolau, 25 anos, e Julio César Nicolau, 19 anos, que veio de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, para assistir os shows do Metallica e do . Casados há um mês, e na fila desde as 02h da manhã, seu objetivo era comemorar o aniversário de casamento. “Esperamos que o Metallica toque Unforgiven, que é a nossa música”, conta Nathaiska.

O encontro das bandas Dr. Sin e República com o guitarrista Roy Z abriu o Palco Sunset com um som pesado, agradando o público – que agora só vestia preto (e suas variações), em contraponto ao colorido dos três primeiros dias de festival. O ponto alto foi a execução de Breaking The Law e dos clássicos The Kinks e You Really Got Me, que encerraram a apresentação.

Almah e Hibria deram sequência aos shows e mostraram a força dos brasileiros neste gênero. Para contrastar, os músicos cantaram um trecho da música do conhecido desenho japonês, Cavaleiros do Zodíaco, uma brincadeira que, segundo eles, já aconteceu em outros shows.

Uma das apresentações mais esperadas do Sunset, deu ao público um show cheio de sucessos e declarações de amor aos fãs brasileiros, em português. Logo no início da

apresentação, Sebastian levantou a galera com a frase: “Oi, Rock in Rio. Nós estamos muito felizes de estar com vocês”. Aos 45 anos, o vocalista pedia ao público para pular e cantar, enquanto tocava seus sucessos, entre eles I Remember You.

Às 18h30, Sepultura e Tambour du Bronx, primeira atração a ser anunciada para o Rock in Rio 2013, abriram a noite no Palco Mundo repetindo o sucesso obtido no Sunset, em 2011, porém surpreendendo o público com um setlist inédito. A parceria entre a maior banda brasileira de metal e os percussionistas franceses funcionou tão bem desde o primeiro encontro que, hoje, já coleciona um vasto repertório. Para , guitarrista do Sepultura, o público abraçou a dobradinha de imediato. “O impacto foi fantástico, tanto que já nos apresentamos juntos em Portugal e na Alemanha e, hoje, gravaremos um DVD ao vivo no festival”, comemorou, animado com a apresentação que o grupo também fará ao lado de Zé Ramalho no domingo, 22. “Tocar com bandas diferentes é algo que fazemos com frequência. E festival é isso: interação”, disse.

Números parciais do Rock in Rio:

- Até às 19h, 60 mil pessoas já haviam entrado na Cidade do Rock.

- Atendimentos médicos: Até às 18h, 172 pessoas foram atendidas nos sete postos médicos espalhados pela Cidade do Rock. A maioria era por desidratação e queda de pressão arterial.

- Brinquedos: Após o sucesso no primeiro fim de semana, onde 39.445 pessoas passaram pelos brinquedos da Cidade do Rock, até às 19h, 445 pessoas já haviam brincado na Tirolesa da Heineken, 1.205 pessoas no Turbo Drop da Trident, 1.879 pessoas na Roda Gigante da Prefeitura e do Itaú, 1.537 pessoas na Montanha Russa da Chilli Beans e 130 pessoas na Parede de Escalada dos Correios.

- A Domino´s vendeu, no primeiro fim de semana do Rock in Rio, 24.350 pizzas brotinho (pepperoni e muzzarela), representando um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do festival, em 2011.

- A Taco, entre os dias 13 e 15 de setembro, vendeu 5 mil peças, um aumento de 50% em relação ao primeiro fim de semana de 2011, e também registrou o movimento de 3.050

pessoas em duas ações que acontecem em seu stand: Fotos para a Rock in Rio Magazine e customização de blusas.

Sobre o Rock in Rio O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, tendo atualmente mais de 9 milhões de seguidores em todo o mundo – o maior na categoria de festivais de música.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$ 16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia “O Passo”; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

APPROACH – assessoria de imprensa Rock in Rio www.approach.com.br Tel: (21) 3461-4616 ramais 110 e 152

Heda Wenzel (Atendimento) [email protected] Tel: (21) 9275-4213

Fabiana Fuchs (Atendimento) [email protected] (21) 9362-3457

Fabi Guimarães (Coordenadora de Mídia, Comportamento e Eventos) [email protected] (21) 9476-4050