HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE MIRASSOL-SP

Quando São José do Rio Preto tornou-se comarca, desligando-se de , em 1904, para aí convergiam homens dedicados ao trabalho em busca de novas possibilidades. Muitos contribuíram para o desbravamento dessa região, os agrimensores Frederico Meyer, Portugal Freixo e Francisco Crespo, que pela localização exata das áreas, identificaram as legítimas propriedades. Por volta de 1908, as primeiras glebas das fazendas Sertão dos Inácios, Bálsamo, Tatu, Campo e Barra Grande, foram adquiridas pelos novos povoadores e entre eles, Joaquim da Costa Penha e Vítor Cândido de Souza. Estes dois sertanistas quando rapazes, haviam se encontrado em - MG, (posteriormente Vila Eloy), terra onde nasceu Joaquim da Costa Penha. Voltaram a se encontrar em e Monte Azul e, por fim, vizinhos nas fazendas Campo e Sertão dos Inácios. Na junção de suas propriedades, ergueram no dia 8 de setembro de 1910, o cruzeiro, marco perpétuo da fundação de São Pedro da Mata Una (atual Mirassol). Joaquim Neves, então, residente em Monte Azul, relata o seguinte no seu diário: "Hoje, às doze horas, sigo de viagem para São José do Rio Preto e daquela cidade com destino ao meu sítio, que é além duas léguas e três quartas mais ou menos; aí vou com pretensões de fundar a florescente e futurosa povoação da Mata Una, sita nos espigões das fazendas Três Barras, Campo, Piedade e Sertão dos Inácios. Hoje, às oito horas, assisti missa na matriz dessa vila mandada celebrar ao Bom Jesus pelo Sr. Joaquim Nabuco (em 23/08/1910)." No dia 5 de setembro de 1910, após vivas a São Pedro e a Nossa Senhora , deu-se início à roçada da densa mata. Em 1912, por proposta do Capitão Neves, Mata Una passou a chamar-se Mirassol, pois com as derrubadas das matas divisava-se melhor o sol e também, segundo dizem, por ter sido encontrada nessa ocasião uma moita de girassol. Como haviam espanhóis na região, começaram a substituir "gira" por "mira", originando daí, o nome Mirassol. Nesse mesmo ano foi rezada a primeira missa, na capelinha erguida em terras doadas pelos senhores Modesto José Moreira, Vítor Cândido de Souza e Joaquim da Costa Penha.

Em 1914 foi criado o distrito policial. No dia 3 de abril de 1920, foi instalado o distrito de paz, criado pela Lei nº 1.667, de 27 de novembro de 1919. No dia 24 de dezembro de 1922 foi instalada a paróquia de Mirassol. Pela Lei nº 2.007, de 23 de dezembro de 1924, Mirassol foi elevada a Município, com os seguintes distritos, Bálsamo, Barra Dourada, , Miralua, Colombo e Jacutinga, continuando a ser comarca de Rio Preto. Em 1926, foram desmembrados os distritos de Cerradão e Ubarana, que constituíram o Município de José Bonifácio. Mirassol foi elevada a comarca com o município de Iboti, pelo Decreto Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944. Em 1945, foram desmembrados os distritos de Neves e Barra Dourada, que constituíram o Município de Iboti (hoje ).

Mirassol em 1922 ALGUMAS INFORMAÇÕES

Mirassol situa-se à noroeste do Estado de , na zona fisiográfica de São José do Rio Preto que é também sede da 8ª Região Administrativa. Seu clima é temperado e sua altitude na parte central do município é de 593 metros. Limita-se ao Norte com o Município de Mirassolândia, ao Sul com Bady Bassit, Nova Aliança e Jaci, à leste com São José do Rio Preto e à oeste com Neves Paulista e Bálsamo. Sua área é de 243,20 km2, com uma população de 57.390 habitantes (Fonte de consulta: CENSO / IBGE 2013).

VIAS DE ACESSO

O Município é servido por rodovias asfaltadas: SP-310 - Washington Luís, em pista dupla de até Mirassol. SP-310 - Feliciano Sales Cunha, de Mirassol até . SP-320 - Euclides da Cunha, de Mirassol até Santa Fé do Sul. SP-425 / BR-153 - Federal São José do Rio Preto

SERVIÇOS PÚBLICOS

Delegacias: Delegacia de Polícia, 1º Distrito - Delegacia de Polícia, Delegacia Agrícola; 1ª Cia do 52º BPM, 52º Batalhão de Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Tiro-de-Guerra 02-021; Fórum; Posto Fiscal; Posto do INSS; Coletoria Estadual e Empresa de Correios e Telégrafos.

NÚMEROS DE MIRASSOL

Jornais em circulação: 02 (Folha de Mirassol e Correio de Mirassol) Emissoras de rádio: 02 (Kairos FM e FM Diário) Canais de TV no vídeo da Cidade: 07 Clube Recreativo: 01 (Tupan) Clubes Esportivos: 01 () Clubes de Serviço: 02 (Lions, Rotary 8 de Setembro) Sindicatos: 07 (metalúrgico, moveleiro, rural patronal e rural de empregado, comércio, municipal e judiciário) Estabelecimentos de Ensino: 14 (05 municipais, 05 estaduais e 03 particulares; e 01 faculdade) Centro de Saúde: 01 Postos de Saúde: 04 (Regissol, Aeroporto, Cohab I e Cohab II) Hospitais: 02 (Hospital Maternidade Mãe do Divino Amor e Hospital HB Saúde) Agências Bancárias: 08 Cartórios: 03

DATAS COMEMORATIVAS

Festa de São Pedro (Padroeiro da Cidade) - 29 de junho Dia da Cidade - 8 de setembro

ATRAÇÕES

Sociedade Cultural Mirassolense – Auditório Cândido Brasil Estrela, com instalações para teatro e exposições. Museu de Mirassol – Fundado em 1945 por Jesualdo D`Oliveira. Igreja Matriz – um dos mais belos templos do interior do Estado. Recinto Municipal Leopoldo Gotardi – onde se realizam festas de Peão de Boiadeiro. Grota de Mirassol – próxima ao centro da cidade e adjacente ao TG, numa área de 05 alqueires.

Dias atuais